Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão: Técnico - de 2020 a 2039


GG.

Posts Recomendados

12 hours ago, Peepe said:

Não é que Jaboatão não tem times, eu imagino que Jaboatão desistiu de ter times profissionais depois desse retrospecto. É tão curiosa a história que Jaboatão tem uma liga própria em plena atividade mas não tenta se profissionalizar (encontrei a informação buscando em que estádio os times jogavam). Gostei muito desse parenteses na história, achei a informação muito rica mas confesso que lado historiador curte demais essas passagens e referências históricas e sou suspeito para falar. 

Com relação ao Tião, eu defendo novamente que ele permaneça até o Estadual e veja no que vai dar. Acho que se a ideia é reproduzir a cultura brasileira, gostaria de ver vitórias ou derrotas justificando a permanência dele. E, claro, estou curioso para ver o desempenho da dupla Tião e Zezinho com o sarrafo mais no alto, se sair agora é provável que abaixe um pouco o nível. 

Profissionalizar um time deve ser bem complicado, além disso acho que em Jabobatão deve entrar a questão da penetração dos times do Recife nela. A cidade é colada no Recife. Convencer pessoas a torcerem é complicado no Brasil, mesmo quando se tem uma liga em plena atividade. Existem muitos fatores agindo, mas se eu fosse um investidor, eu pensaria nessa questão das cidades com grande população e sem time profissional.

É formado em História ou sou um interessado nela? Independentemente disso existiram outros parênteses desse.

Obrigado pela opinião. Acho que essa carreira ainda terá muitas indas e vindas. Vamos ver o próximo passo.  

 

10 hours ago, PedroJr14 said:

Belíssima informação. É interessante abordar esse fato de que muitos estaduais são formados predominantemente por times da capital e de cidades muito próximas. Aqui no Piauí, dos 8 times da primeira divisão, 4 são da capital (contando com o Timon, que é da cidade homônima do Maranhão que faz fronteira com Teresina, mas joga o Piauiense) e ainda tem o Altos, que é de uma cidade a 40 km de distância. Longe mesmo só o 4 de Julho, o Parnahyba e o SEP.

É sempre gostoso ver um time do "interiorzão" vencendo o estadual e é isso que esperamos ver do Jaboatão, no futuro. Boa sorte!

Obrigado Pedro. Não sabia dessa informação sobre o Timon. Interessantíssima. Essa concentração de clubes na capital diz muito a respeito de como a malha urbana brasileira foi construída historicamente e por onde o futebol chegou. Lógico que tem relações econômicas e de outros tipos envolvidas aí, mas é meio que um padrão no Brasil, mas existem estados no qual isso ocorreu de forma diferente. Um deles é o Rio Grande do Sul. Existe um livro de um geógrafo, Gilmar Mascarenhas (recentemente falecido) que fez um estudo de geografia histórica, Entradas e Bandeiras: A conquista do Brasil pelo futebol, e trata sobre isso e todos que gostam do futebol brasileiro deveriam ler para ampliar a visão restrita sobre Charles Miller e cia.

Valeu pela opinião e força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala GG!

Interessante esse paralelo da história com o futebol, saber essas origens é muito bacana, é realmente onde a paixão pelo esporte acontece. Um fato que me chamou atenção é que o Joboatão aparece nos dois rankings, população e PIB. Curioso alguém ainda não ter investido. 

Na cidade onde eu nasci aqui em MG tem um time que já disputou a série A do mineiro e chegou até ser elogiado pelo Tele Santana (https://www.toquedebola.esp.br/2011/01/tupi-goleia-em-leopoldina/). Hoje em dia só disputa torneios na redondeza. No RS que você citou eu curti a história do 14 de Julho, o primeiro campeão internacional da história do país, e hoje disputa divisões inferiores do campeonato local.

Muito bacana esse paralelo, faz parte da nossa história e curto demais, como já disse em outro comentário. 

Quando ao Tião, acho que deveria continuar, já conhece o time. Pode ficar aí até algum time de divisão superior te chamar. 

Valeu, GG!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre acho legal ver essas postagens mais históricas, dá pra ter uma ideia de como é diversificado o nosso Brasilzão. Aqui no estado do Rio tem tantos times que muitas cidades acabam sendo representadas. Aonde eu moro, Região dos Lagos, quase todas as cidades tem pelo menos um time profissional (à exceção da cidade de Iguaba Grande, que de grande só tem o nome). Na elite mesmo tem 2, Cabofriense e Boavista. Salvo engano, todas as regiões do estado tem pelo menos um representante. Aí a gente vai para outros estados e vê a disparidade. No norte, região que eu vi bastante agora no meu save, a maior parte dos times são da capital, e é bem raro ver um time de fora vencendo o campeonato. E quando faz, é uma vez ou duas e só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando vi o elenco achei fraquinho, sem muita opção, mas o time segue bem e com uma fome de gols. Interessante! 

O desenho tatico é curioso, achei o meio um pouco exposto, mas pode ser só impressão minha. De qualquer forma acho que tem o que é preciso para ir além dos objetivos propostos. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, ElPeroMG said:

Fala GG!

Interessante esse paralelo da história com o futebol, saber essas origens é muito bacana, é realmente onde a paixão pelo esporte acontece. Um fato que me chamou atenção é que o Joboatão aparece nos dois rankings, população e PIB. Curioso alguém ainda não ter investido. 

Na cidade onde eu nasci aqui em MG tem um time que já disputou a série A do mineiro e chegou até ser elogiado pelo Tele Santana (https://www.toquedebola.esp.br/2011/01/tupi-goleia-em-leopoldina/). Hoje em dia só disputa torneios na redondeza. No RS que você citou eu curti a história do 14 de Julho, o primeiro campeão internacional da história do país, e hoje disputa divisões inferiores do campeonato local.

Muito bacana esse paralelo, faz parte da nossa história e curto demais, como já disse em outro comentário. 

Quando ao Tião, acho que deveria continuar, já conhece o time. Pode ficar aí até algum time de divisão superior te chamar. 

Valeu, GG!

Faaala.

Que bom que você deu uma olhada no texto do Zirpoli. Tem isso também, ainda tem um PIB considerável. Se pensar bem dá até para pensar em usar a Arena Pernambuco.

Então, você é um leopoldinense. Não conhecia o clube. Ele é rubro-negro. Já me conquistou. História interessante com o Telê.

O 14 de Julho tem no Mundi UP, mas sempre fico trise quando vejo que deixaram de disputar os campeonatos estaduais. Mas pelo menos está ativo. Já que você falou no 14 de Julho, se quiser sugiro a leitura de um artigo do geógrafo que citei em posts anteriores, o Gilmar Mascarenhas. A via platina de introdução do futebol no Rio Grande do Sul (9 páginas). Essa história do campeonato fora do país faz todo sentido com o texto.

Obrigado pela opinião sobre os textos e sobre o futuro do Tião.

Valeu.

2 hours ago, marciof89 said:

Eu sempre acho legal ver essas postagens mais históricas, dá pra ter uma ideia de como é diversificado o nosso Brasilzão. Aqui no estado do Rio tem tantos times que muitas cidades acabam sendo representadas. Aonde eu moro, Região dos Lagos, quase todas as cidades tem pelo menos um time profissional (à exceção da cidade de Iguaba Grande, que de grande só tem o nome). Na elite mesmo tem 2, Cabofriense e Boavista. Salvo engano, todas as regiões do estado tem pelo menos um representante. Aí a gente vai para outros estados e vê a disparidade. No norte, região que eu vi bastante agora no meu save, a maior parte dos times são da capital, e é bem raro ver um time de fora vencendo o campeonato. E quando faz, é uma vez ou duas e só.

Muito diversificado, né? A cidade do Rio, segundo o texto tem 23 clubes profissionais. Se lembrarmos que durante muito tempo o Rio de Janeiro como conhecemos hoje tinha duas federações, dá para imaginar a quantidade clubes que existiram. Não imaginei que fosse assim. Isso é legal.

Esse vazio em algumas regiões que é triste, mas a situação do profissionalismo no Brasil beira à indigência.

10 minutes ago, Valismaalane said:

Quando vi o elenco achei fraquinho, sem muita opção, mas o time segue bem e com uma fome de gols. Interessante! 

O desenho tatico é curioso, achei o meio um pouco exposto, mas pode ser só impressão minha. De qualquer forma acho que tem o que é preciso para ir além dos objetivos propostos. Boa sorte!

Já acabou a competição, Valis. Era aqui mesmo que você iria postar? Obrigado pela força.

😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, ggpofm disse:

Já acabou a competição, Valis. Era aqui mesmo que você iria postar? Obrigado pela força.

Edit. Descobri o que aconteceu. Fui clicar para ir direto a última página para ver a atualização, e acabei caindo em alguma outra página do save que não lembro agora, do inicio da temporada e confundi achando que seria o inicio de uma nova temporada (até por te jogadores que eu me lembrava da ultima atualização). De qualquer forma, desculpa a confusão aspokpaokspaoksaopk

Em relação as curiosidades, eu gosto e acho bem legal essa exploração pelo desconhecido e esquecido do mundo futebolistico, por exemplo a história das cidades sem clubes, e algumas que até possuem clubes, mas nunca foram pra frente. O Jaguar de Jaboatão se não me engano continua na segundona do Pernambucano (Se nao me engano) e é curioso ver essa movimentação (que não ocorre em alguns estados) de campeonato citadino e a dificuldade que os times amadores e de fora da encontraram para jogar Recife. Continue trazendo mais conhecimento que é bom de mais aprender coisas novas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ggpofm disse:

Faaala.

Que bom que você deu uma olhada no texto do Zirpoli. Tem isso também, ainda tem um PIB considerável. Se pensar bem dá até para pensar em usar a Arena Pernambuco.

Então, você é um leopoldinense. Não conhecia o clube. Ele é rubro-negro. Já me conquistou. História interessante com o Telê.

O 14 de Julho tem no Mundi UP, mas sempre fico trise quando vejo que deixaram de disputar os campeonatos estaduais. Mas pelo menos está ativo. Já que você falou no 14 de Julho, se quiser sugiro a leitura de um artigo do geógrafo que citei em posts anteriores, o Gilmar Mascarenhas. A via platina de introdução do futebol no Rio Grande do Sul (9 páginas). Essa história do campeonato fora do país faz todo sentido com o texto.

Obrigado pela opinião sobre os textos e sobre o futuro do Tião.

 

Nasci e criado hahah. Hoje em dia moro em JF, cidade do saudoso Tupi, outro time que anda mal das pernas.

O Riberio já disputou em algumas ocasiões o estadual do Módulo I. Hoje é esquecido na região, que tem outras cidades no entorno com times disputando as divisões regionais, como o Nacional de Muriáe, que disputa o módulo II.

Eu fiz um save com 14 de Julho no FM18, por isso bastante sobre o clube na época. Com certeza vou ler esse artigo aí sim.

Valeu GG!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, Valismaalane said:

Edit. Descobri o que aconteceu. Fui clicar para ir direto a última página para ver a atualização, e acabei caindo em alguma outra página do save que não lembro agora, do inicio da temporada e confundi achando que seria o inicio de uma nova temporada (até por te jogadores que eu me lembrava da ultima atualização). De qualquer forma, desculpa a confusão aspokpaokspaoksaopk

Em relação as curiosidades, eu gosto e acho bem legal essa exploração pelo desconhecido e esquecido do mundo futebolistico, por exemplo a história das cidades sem clubes, e algumas que até possuem clubes, mas nunca foram pra frente. O Jaguar de Jaboatão se não me engano continua na segundona do Pernambucano (Se nao me engano) e é curioso ver essa movimentação (que não ocorre em alguns estados) de campeonato citadino e a dificuldade que os times amadores e de fora da encontraram para jogar Recife. Continue trazendo mais conhecimento que é bom de mais aprender coisas novas!

Não precisa pedir desculpa por isso. Era nítido que alguma coisa errado tinha acontecido até porque no último post que você escreveu havíamos falado do Adolpho.

Legal que você curte. Continuarei explorando isso. O Jaguar está parado. Sua última aparição no Pernambucano sub-20 de 2015. Até hoje nenhum time fora da capital ganhou o Pernambucano. Em outros estados isso já aconteceu. Valeu. Obrigado pela opinião.

 

1 hour ago, ElPeroMG said:

Nasci e criado hahah. Hoje em dia moro em JF, cidade do saudoso Tupi, outro time que anda mal das pernas.

O Riberio já disputou em algumas ocasiões o estadual do Módulo I. Hoje é esquecido na região, que tem outras cidades no entorno com times disputando as divisões regionais, como o Nacional de Muriáe, que disputa o módulo II.

Eu fiz um save com 14 de Julho no FM18, por isso bastante sobre o clube na época. Com certeza vou ler esse artigo aí sim.

Valeu GG!

Uma pena que isso tenha acontecido com o Tupi e com o Ribeiro.

Leia sim, é muito interessante.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, ggpofm disse:

É formado em História ou sou um interessado nela? Independentemente disso existiram outros parênteses desse.

Formado e interessado nela, ganho a vida (ou tento) como professor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Peepe said:

Formado e interessado nela, ganho a vida (ou tento) como professor.

Legal. Eu sou licenciado em História. Lecionei entre 93 e 2000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2022: "Avante, avante Jabaquara, meu gigante lá da Caneleira"

Tião segue em São Paulo

Não sei bem ao certo, mas a indecisão sobre permanecer ou não no Jaboticabal, talvez tenha atrasado prosseguimento do save. Mas agora tudo está resolvido. Sebastião Oliveira se demitiu do Jaboticabal e já está em outro clube.

A ideia no início da temporada de 2021 era deixar o Jaboticabal ao término da temporada, mas a ótima temporada da equipe modificou essa certeza e a ideia de permanecer mais tempo no Jaboticabal ganhou força. Zezinho Botafogo renovou o contrato da maioria dos jogadores e no início de dezembro restavam uns quatro jogadores ainda por renovar contratos. Tudo caminhava para mais uma temporada no Jaboticabal Atlético.

A confiança após a classificação para a Série Regional era muito boa e Sebastião Oliveira aproveitou a ausência de partidas para pedir novamente um curso para conseguir sua primeira licença, a Nacional C. O presidente rejeitou o pedido. Alguns dias depois, Oliveira pediu a renovação do gramado que estava péssimo desde 2020 e novamente teve o pedido recusado. O último pedido foi a renovação de contrato, já que outros integrantes da comissão técnica estavam tendo seus respectivos contratos renovados. Mesmo com o sucesso alcançado na temporada, estranhamente o presidente se recusou a fazer a renovação.

Alguns dias se passaram e no começo de dezembro veio a oferta de renovação de contrato: duração de um ano, até o fim de 2022, mas com salário era menor. Uma diferença pequena, o salário de Sebastião Oliveira era de R$ 19,75 mil e a oferta era de R$ 18,5 mil. Outros integrantes da comissão técnica haviam renovado contratos pelos valores anteriores e o auxiliar técnico havia renovado por um valor maior do que o anterior. 

Essa situação somada às anteriores modificaram o panorama que caminhava para a permanência. Se a diferença era pequena, o significado era grande. E o pedido de demissão aconteceu.

ACtC-3fsHZX-60CZt8vFK9n0s63M6JmF0ustBvp1

Imediatamente, Sebastião Oliveira concorreu a dois empregos. Um em Pernambuco e outro em São Paulo. O vitorioso foi o clube de São Paulo, o Jabaquara.

ACtC-3ekGKZ8zXlF79exeqfXUVilZ_oLpAP1tP9v

O contrato terá duração de um ano e o salário acordado é de 27 mil reais. As expectativas para as competições não envolvem a promoção em nenhuma das duas competições (2ª Divisão Paulista e Pré-Regional), mas para Sebastião Oliveira, o Jabaquara precisa subir pelo menos em uma competição e o caso mais urgente é a Pré-Regional. 

ACtC-3czWIp43xp_0BMOxLzdk8zdZLDKirMXIuNe

Jabaquara Atlético Clube: O Leão da Caneleira

O Jabaquara Atlético Clube é um clube de Santos. Com população estimada em pouco mais de 280 mil habitantes, Santos é 10º lugar em população entre os 645 municípios do estado de São Paulo. Fundada em 1546, tornou-se município em 1839 e está localizado no litoral do estado e a 80 Km da capital São Paulo. É vizinho às cidades de Praia Grande e Guarujá e divide com São Vicente a ocupação da Ilha de São Vicente. 

ACtC-3cIQd6qs11FXLOg8f_un8HIZb2S6TXOKUrvc9FRiycgXmaeTD2-stqaEZ4ZcVl_M_MPNFTtLMTFz5z1SmYJ4PmrHYZG_MdnYI2qFkZojHnG-kl-7FxHVt6oI6ywu00pyFVChcRyya0in1cZi3ES6EYl7w=w800-h400-no?authuser=0
Clique na imagem para ampliá-la e clique aqui para ouvir o hino do Jabaquara.

O Jabaquara é um clube centenário fundado em novembro de 1914, pouco mais de dois anos e meio depois da fundação do Santos, o clube mais importante da cidade. Disputou o Campeonato Paulistas da A1 em 30 temporadas, mas também disputou a A2, A3, 2ª Divisão e as extintas B2 e B3, equivalentes a 5ª e 6ª divisões. Também viveu períodos de licenciamento, algo muito comum aos pequenos clubes brasileiros.

Carinhosamente chamado de Jabuca, conquistou dois títulos, foi campeão paulista da A3 em 1993, campeão paulista da B3 em 2002. Também foi vice-campeão paulista da A1 em 1927, quando o Campeonato Paulista estava dividido em duas ligas:  Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA) e Liga dos Amadores de Foot-ball (LAF). O Jabaquara disputou o campeonato da LAF e foi vice-campeão, com o título ficando para o Paulistano, de Arthur Friedenreich.

Desde de 1971, o Jabaquara manda suas partidas no estádio Espanha, localizado no bairro da Caneleira. Por isso mesmo, o estádio é muitas vezes chamado de estádio da Caneleira e vem daí também outro apelido do Jabaquara, o Leão da Caneleira. Antes porém, o Jabaquara teve um estádio, o Antonio Alonso, no bairro do Macuco e entre a década de 1920 e 1970 foi chamado de o Leão do Macuco.

ACtC-3cIjllUtYdmrpaFSbzNkjJo34wx3hTtbapj

Diferentemente do Jaboticabal que mandava suas partidas em um “estádio” para 300 pessoas, o Espanha tem capacidade para 7.800 espectadores. Enquanto o Jaboticabal tinha médias de 206 (2021) torcedores, o Jabaquara tem 1.113 (2021).

No save, o Jabaquara disputa duas competições, o Campeonato Paulista da 2ª Divisão e a Pré-Regional. Na 2ª Divisão, o Jabaquara foi eliminado nas oitavas de final (2020) e nas quartas de final (2021) e na Pré-Regional foi eliminado na fase de grupos (2020) e na 1ª eliminatória (2021).

Finanças: O próximo passo é o empréstimo bancário?

O Jabaquara está financeiramente parecido com Jaboticabal. Tem um saldo global negativo de mais de 2 milhões. Com relação à temporada passada, o salários de jogadores e comissão técnica representaram 52% dos gastos do clube.

ACtC-3fWZwqKfSPdE5X8_fQfKivCaGQQm1slWayL

As projeções não são animadoras. Espera-se que ao término de 2022 o balanço esteja negativo em mais de 3,5 milhões.

Diretoria e Comissão Técnica: Faltam profissionais

Infelizmente, a comissão técnica do clube ainda está se organizando. Quem comandava as contratações era o presidente Lucas Álvares Santos, mas no início do ano ele contratou um diretor de futebol, Cassiano Azevedo, ex-jogador de Friburguense, CFZ (RJ), Bangu, Duque de Caxias e outros. No save, ele foi técnico do Grêmio Prudente em 2021 e pela 1ª vez trabalhará como diretor de futebol.

No momento, a comissão técnica carece de preparadores físicos, olheiros e outras funções, mas a parte de técnicos está completa.

ACtC-3dTxylJz8GDfehAhc6EyzXRYAbI2mGCEV8D

Sebastião Oliveira seguirá apenas com oito responsabilidades e sem qualquer influência nas contratações de jogadores.

Elenco e Transferências: Pratas da Casa

O elenco do Jabaquara não possui muitos jogadores. No momento são 24 jogadores para as três equipes (principal, reserva e sub-20), sendo dois deles contratados em janeiro. Na virada do ano houve três dispensas, entre elas a do goleiro Matheus, um dos mais bem avaliados do elenco. O jogador mais bem avaliado é atacante Celso, seguido do extrema esquerda Tiago e do meia central Schumaher

Como tenho feito desde o início do save, tenho usado a ferramenta de comparação do elenco para ter uma média dos atributos do time com relação às outras equipes, no caso, a Pré-Regional.

ACtC-3d3Q7_DO8_dCFC_Ag_Bv3VduIlaH-gFAdP7ACtC-3dTxKBhb5bliL3h2cIqWFX9P6TbU2LOEfyn

Na última temporada, o Jaboticabal teve 33 atributos acima da média na Pré-Regional, o  Jabaquara tem 46. Com relação aos atributos avaliados entre os 100 piores, o Jaboticabal em 2021 teve cinco, o Jabaquara não tem nenhum. Isso pode ser um bom sinal, principalmente para a Pré-Regional.

A média de idade da equipe é muito baixa, está em 19,05. Apenas dois jogadores não são formados no clube, os dois recentemente contratados pelo diretor de futebol. Os pratas da casa que estavam no clube antes da chegada de Sebastião Oliveira resolvi não especificar a classe a qual eles pertenciam quando foram recrutados. Só fiz essa classificação para os jovens surgidos no último ano. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem interessante a mudança de clube. Permanece no estado, mas num centro bem maior, o que talvez ajude a atrair jogadores melhores.

O escudo do Jabaquara me lembra o do Dukla Praga.

Boa sorte para a continuidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita sorte no Jabaquara!! Vai sofrer um pouco porque o elenco aparenta ter vários jogadores acomodados, mas acredito que um esporro aqui e outro ali nos momentos mais oportunos solucione seus problemas. Fora que o elenco ainda está incompleto mas já é um dos bem avaliados para o Pré-Regional, bem possível conquistar mais esse acesso.

Você falando sobre o diretor profissional me criou uma dúvida: caso o time que contrate o Tião não tenha comissão técnica nenhuma, quem fica responsável pelas contratações?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, Khroiskantis said:

Bem interessante a mudança de clube. Permanece no estado, mas num centro bem maior, o que talvez ajude a atrair jogadores melhores.

O escudo do Jabaquara me lembra o do Dukla Praga.

Boa sorte para a continuidade.

Legal que tenha achado. Se estivesse no Jaboticabal também disputaria a 2ª Divisão. A diferença está na Pré-Regional, que terei que disputar de novo, mas isso não me chateia.

Pior que realmente lembra o escudo do Dukla.

Valeu, Nismo. Obrigado.

 

11 hours ago, Peepe said:

Muita sorte no Jabaquara!! Vai sofrer um pouco porque o elenco aparenta ter vários jogadores acomodados, mas acredito que um esporro aqui e outro ali nos momentos mais oportunos solucione seus problemas. Fora que o elenco ainda está incompleto mas já é um dos bem avaliados para o Pré-Regional, bem possível conquistar mais esse acesso.

Você falando sobre o diretor profissional me criou uma dúvida: caso o time que contrate o Tião não tenha comissão técnica nenhuma, quem fica responsável pelas contratações?

Valeu, Peepe

Eu já tive "acomodados" no elenco do Jaboticabal, mas acho que esse número é o maior. Mas o bom é assim. Nos força a buscar soluções e como você disse, talvez o Tião tenha que aumentar os esporros aqui e ali. A expectativa é que o Cassiano, o DdF faça o trabalho dele, mas com responsabilidade.

Não é um dos mais bem avaliados da Pré-Regional. Ele está um acima da média de outras equipes. Não fiz uma análise para ver quantos atributos estão entre os 100 melhores. Por isso não afirmo que está entre o melhores.

Se não tiver DdF, será o presidente do clube. Isso aconteceu no Jaboticabal no início da 1ª temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho esse escudo do Jabaquara muito feio, já conhecia e é um dos escudos que menos gosto no Brasil inteiro. hahaha

Você faz os uniformes no Photoshop? Seus kits são muito bonitos, esse tipo de coisa é uma perfumaria que me agrada demais. É uma pena eu trabalhar todo santo dia com programas de edição, pq aí eu fico sem paciência pra fazer essas coisas nas horas de lazer.

Nossa, o pessoal que joga na frente é tudo acomodado. Aliás, já tem uma ideia de como vai formar a tática do time, ou vai seguir a tática que usava no Jaboticabal?

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 hours ago, marciof89 said:

Acho esse escudo do Jabaquara muito feio, já conhecia e é um dos escudos que menos gosto no Brasil inteiro. hahaha

Você faz os uniformes no Photoshop? Seus kits são muito bonitos, esse tipo de coisa é uma perfumaria que me agrada demais. É uma pena eu trabalhar todo santo dia com programas de edição, pq aí eu fico sem paciência pra fazer essas coisas nas horas de lazer.

Nossa, o pessoal que joga na frente é tudo acomodado. Aliás, já tem uma ideia de como vai formar a tática do time, ou vai seguir a tática que usava no Jaboticabal?

Boa sorte!

Eu também não gosto, acho que não foi uma boa solução. A fonte eu não me incomodo, pois é da época, mas gostaria de saber qual foi a inspiração porque raramente encontramos algo parecido o que remeta, mesmo de longe, a esse escudo.

São mockups. São modelos totalmente brancos que podem ser editados. E aí o restante fica por conta de quem faz. Veja aqui. Eu às vezes me pergunto se deveria ficar fazendo isso ou me concentrar apenas no save, já que é apenas perfumaria e não tem nenhum impacto prático, exceto mostrar um pouco das cores do clube para quem lê. No seu caso tem o trabalho e ainda a ficção que ocupa tempo na produção.

Acho que preferem estar na praia em vez do campo. Falo dela no próximo tópico, mas já adianto que a tática do Jaboticabal está descartada, só tenho dois meias-atacantes.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala GG!

Mudança realmente inesperada, já estava esperando a atualização com as contratações do Jaboticabal. No entanto, gostei da escolha, não fugiu do grande centro do futebol brasileiro. Vai disputar 2 competições que já tem conhecimento sobre elas, o que pode te facilitar no decorrer delas. Você tem alguma expectativa de conquistar títulos? 

Quanto ao elenco, temos que esperar pra ver o trabalho do novo diretor de futebol. Como foi contratado recentemente, deve querer mostrar serviço e trazer algumas peças. 

Interessante a história do clube. Fundado quase junto com o Santos, e hoje amarga a última divisão nacional. Realidade de grandes times menores, que embora tenham sido fundados juntos com os grandes, parece que o investimento não foi apropriado.

Boa sorte na sequência!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez bem em sair e agora numa cidade maior e com mais visibilidade  Vamos ver como o treinador irá lidar com um elenco acomodado.

PS: Gilson você acha esses salários irreais? Pergunto porque clubes de divisões inferiores pagando 25 a 30 mil reais eu acho muito. Exemplo: No meu save eu ganhava  no Serrano 31 mil. Clube da segunda divisão do futebol carioca. Agora no Tabajaras AC, terceira divisão da Paraíba, também o mesmo salário para um treinador de Licença Nacional C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, ElPeroMG said:

Fala GG!

Mudança realmente inesperada, já estava esperando a atualização com as contratações do Jaboticabal. No entanto, gostei da escolha, não fugiu do grande centro do futebol brasileiro. Vai disputar 2 competições que já tem conhecimento sobre elas, o que pode te facilitar no decorrer delas. Você tem alguma expectativa de conquistar títulos? 

Quanto ao elenco, temos que esperar pra ver o trabalho do novo diretor de futebol. Como foi contratado recentemente, deve querer mostrar serviço e trazer algumas peças. 

Interessante a história do clube. Fundado quase junto com o Santos, e hoje amarga a última divisão nacional. Realidade de grandes times menores, que embora tenham sido fundados juntos com os grandes, parece que o investimento não foi apropriado.

Boa sorte na sequência!!

Opa, Pero.

Eu também estava. Já havia me convencido de seguir por ali, mas aí aconteceu aquelas coisas. O Tião esteve para voltar para Pernambuco. Na verdade, a 2ª Divisão é novidade. No Jaboticabal era a 2ªB, mas é fato que ele já tem experiência em São Paulo e isso pode facilitar. Vamos dizer que no Paulista, a equipe chegou duas vezes no mata-mata, sendo assim é possível sonhar com algo mais e o título e a promoção fazem parte disso. Na Pré-Regional o negócio é a classificação.

Exato, esperar para ver se ele sabe trabalhar nessa nova função.

Pois é, muitos clubes nasceram juntos, mas alguns cresceram e a maioria não. É assim e todos os lugares. Acho que as vezes tem mais relação com a distribuição do investimento do que com o bom aproveitamento dele.

Valeu. Obrigado.

 

38 minutes ago, LC said:

Fez bem em sair e agora numa cidade maior e com mais visibilidade  Vamos ver como o treinador irá lidar com um elenco acomodado.

PS: Gilson você acha esses salários irreais? Pergunto porque clubes de divisões inferiores pagando 25 a 30 mil reais eu acho muito. Exemplo: No meu save eu ganhava  no Serrano 31 mil. Clube da segunda divisão do futebol carioca. Agora no Tabajaras AC, terceira divisão da Paraíba, também o mesmo salário para um treinador de Licença Nacional C.

Isso, cidade maior. Importante lembrança. Vamos ver...

Sempre achei, LC. Desde o primeiro FM. Seja no FM original ou agora. Acho que deve ser difícil para a SI organizar toda essa questão econômica pelo mundo. Para você ter uma ideia é comum reclamarem do FM original que aqui no Brasil os clubes enriquecem rápido. Então, eu não ligo muito para isso, desde que a distância entre pequeno e grande seja proporcional, não me importo com valores. Mas é irreal sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sucesso dentro de campo do Jaboticabal, na última temporada, infelizmente não se refletia nas finanças do clube. Imaginei que isso (a proposta de redução salarial) pudesse acontecer, pois eu mesmo vivenciei isso com Sanhueza no Fernández Vial. 

Eu gostei da mudança de clube, ainda permanecendo em SP. Tião assume uma equipe que aparenta ser mais qualificada tecnicamente e terá um salário melhor. Nada mal. No entanto, o problema financeiro se repete no Jabaquara. Espero que o Cassiano Azevedo chegue para organizar a bagunça feita pelo presidente, embora seja improvável que consiga.

PS: Na imagem atual dos atributos do Tião, o nome do clube acabou ficando Jaboticabal ainda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutes ago, mfeitosa said:

O sucesso dentro de campo do Jaboticabal, na última temporada, infelizmente não se refletia nas finanças do clube. Imaginei que isso (a proposta de redução salarial) pudesse acontecer, pois eu mesmo vivenciei isso com Sanhueza no Fernández Vial. 

Eu gostei da mudança de clube, ainda permanecendo em SP. Tião assume uma equipe que aparenta ser mais qualificada tecnicamente e terá um salário melhor. Nada mal. No entanto, o problema financeiro se repete no Jabaquara. Espero que o Cassiano Azevedo chegue para organizar a bagunça feita pelo presidente, embora seja improvável que consiga.

PS: Na imagem atual dos atributos do Tião, o nome do clube acabou ficando Jaboticabal ainda. 

Acho que isso será uma constante no save em níveis mais baixos. Não acho ruim. Só não toque no salário do Tião.😄 Falando sério, dependendo de outros acontecimentos dá até para aceitar a redução e seguir. Mas ali me "irritou".

Eu também gostei. Mesmo sendo um técnico novato, certas coisas precisam ser encerradas porque, nós sabemos bem, fica mais difícil trocar de clube. Já estou vendo o que vem pela frente no Jabuca. Não quero nem pensar.

Obrigado pelo alerta, vou corrigir.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os caras do Jaboticabal só podem estar loucos, desvalorizando Tião assim. Ainda bem que o treinador enxergou que isso estava completamente errado. Agora no novo clube, talvez tenha trabalho pra montar um time à sua maneira, apesar de ter jogadores interessantes como Tiago e Celso e outros que poderão chegar a ser bons para as ambições do clube.

Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, PedroJr14 said:

Os caras do Jaboticabal só podem estar loucos, desvalorizando Tião assim. Ainda bem que o treinador enxergou que isso estava completamente errado. Agora no novo clube, talvez tenha trabalho pra montar um time à sua maneira, apesar de ter jogadores interessantes como Tiago e Celso e outros que poderão chegar a ser bons para as ambições do clube.

Boa sorte na sequência!

Tião agrade o apoio à decisão dele.😉

Acho que o trabalho continuará o mesmo, Pedro. Porque quem contrata é o diretor de futebol e isso também acontecia no Jaboticabal.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutes ago, Valismaalane said:

Boa sorte no grande Jabaquara! A mudança pode ser boa, e espero que consiga bons resultados!

Obrigado, Valis. Espero que seja. Eu também só penso neles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico - de 2020 a 2039
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra featured, pinned e unpinned this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apesar de já ter muitas postagens, só tive um save sério de FM na área no já pré-histórico FM 2015. Tudo bem que levei 5 anos para encerrá-lo, mas nesse tempo tive muitas ideias para o próximo trabalho, mas que acabaram ficando no baú mofando. Com o lançamento do FM24 e as idas e vindas que a vida dá, já decidi o rumo a tomar. Sò que ainda preciso esperar a versão definitiva pós janela de verão e o lançamento de uma base de dados customizada. Nesse ínterim, após muitos vídeos do youtube e saves do Ney, e muita abstinência de FM, resolvi queimar a largada e começar uma jornada experimental, sem obrigação de que "dê certo", mas com a pretensão de que seja divertido. Ou seja, um Diniz esperando o Ancelotti.
       

      Países - Seguindo uma orientação que o @GG. já postou, carreguei uma liga de cada continente, contando com as 7 ligas mais fortes da Europa, mais os países restantes das ilhas "britânicas" com suas divisões mais inferiores (Inglaterra-D10, Irlanda-D7), com uma base de dados pequena customizada com todos os jogadores naturais e/ou baseados nas ilhas, chegando a um total de 89k jogadores e 1,5 estrela de velocidade 😬. Adicionei os arquivos real names da Sortiout, os históricos do Ben, e um arquivo de "qualidade de vida" da Irlanda do fórum da SI.
      Início - Início da temporada na Inglaterra (julho de 2023), jogo modo Mundo Real.
      Opções avançadas - Não adicionar staff chave, desabilitar primeira janela de transferência. Editor de jogo será usado quando necessário para sanar "deficiências" do jogo e para tentar levar o save de uma forma que a SI não programou, nunca para facilitar. Quando necessário seu uso será sinalizado. O editor que tenho acesso é o FMRTE. Se alguém souber como adicionar o ingame da SI me diga ☺️.
      Tipo de contação - Não vai ser de historinha! Mentira, acho que não consigo fazer totalmente JET, mas não vai ter nenhum roteiro mirabolante.
      Clube - Será um save de carreira, começando desempregado. Evitarei alpinismo social, e as mudanças de clube serão explicadas e verossímeis (pretensamente). Para o primeiro emprego, deixarei o jogo correr ate 31 de dezembro e a equipe de menor reputação na liga mais inferior possível(D7 Irlanda), mas que tenha ao menos uma logo real e 5 jogadores não cinzas. 
      Tipo de save - Desafio do diretor, não tipo o Profissão técnico que o @GG. nos trouxe, mas justo o contrário. Serei responsável pela parte administrativa, e os t´rcnicos contratados (ou auxiliares) que serão responsáveis pelo campo e bola (como o @Nei of já fez mais de uma vez). No dia do jogo saio de férias, e eventualmente posso assistir aos jogos mais importantes da arquibancada, adicionando um manager qualquer desempregado. Mal ou bem aparecerão algumas situações dúbias, que tentarei resolver da melhor forma possível. Por exemplo, vou evitar conversas motivacionais, mas como o jogo não prevê que eu delegue essa função ao assistente, eventualmente poderá acontecer. Tentarei seguir as diretrizes do Moneyball, resumidas pelo Kirk Sheridan, mas não serei escravo delas se o mais lógico for fazer diferente:
      - Priorizar o setor mais fraco da equipe.
      - Sempre que possível usar a camada de jovens ao invés de contratar.
      - Priorizar a defesa sempre que possível.
      - Contratar jogadores entre 20 a 25 anos, que já tenham experiência em equipe sênior, não temos como fazer apostas vazias.
      - Centroavantes são muito caros, não comprar se não for estritamente necessário. Infelizmente a IA não tira táticas strikerless da cartola,então usarei o bom senso.
      - Comprar em ligas periféricas ou inferiores, listados para transferência ou livres de contrato, sempre em busca de valor por qualidade (estatística).
      - Vender jogadores em seu auge, antes da desvalorização.
      - Vender qualquer jogador que receber uma oferta acima do seu valor de mercado.
      - Ter sempre uma lista atualizada de futuros prospectos já que não há jogadores intocáveis.
      Moneyball não é necessariamente lucrobol, entendo como conseguir o maior valor esportivo gastando o menor valor financeiro possível. Eventualmente pode ser melhor custo-benefício para a equipe contratar um Ganso desvalorizado que um Endrick caríssimo.
      Skin - Em conjunção com o Moneyball usaremos na maior parte do tempo uma skin gráfica, sem atributos numéricos (Munstermann). As decisões serão tomadas baseadas nas opiniões dos scouts e treinadores, além do resultado em campo, demonstrado nas estatísticas. Eventuais painéis "defeituosos" ou mudanças de skin que revelarem atributos não deverão afetar a jogabilidade. Descobrir que um jogador tem velocidade de 12, 14 ou 16, depois que soubermos que ele é rapido o suficiente ou não, não mudará as conclusões que já chegamos sobre eles. A razão de jogar sem atributos é justamente evitar que os atributos influenciem nossa avaliação inicial.
      Sugestão - Eu posto muitas imagens em hiperlinks, o uso de uma extensão do Chrome sugerida pelo @LC, Imagus, deixa a leitura muito mais rica e dinâmica.
       

      Alex F. MacLeod nasceu em 31 de dezembro de 1989 na cidade de Aberdeen, Escócia, e como era de se esperar, é torcedor do famoso time local. Sempre apaixonado por futebol, tentou a sorte nas escolinhas da equipe, mas não tinha alegria nas pernas e logo viu que seu futuro não estava dentro das 4 linhas. Tentou várias posições no clube, com a velha tática do já ganhei a Champions no Football Manager, mas nunca passou de posições subalternas e voluntárias na equipe de análises. Como não conseguiu cursar a faculdade de educação física, vive de bicos como Personal Trainer não regularizado. Alex aluga um quarto por 70 Libras por semana, num apartamento de 2 quartos, numa área a 10 minutos de caminhada para Universidade. Não por acaso, há muitos estudantes por perto, que compõem  maior parte da sua clientela. Enquanto na média os Personais Trainers cobram 25 Libras por hora, a aula do Alex sai por 15/h (por volta de 32 aulas por semana, incluindo muito do sábado e domingo), o que totaliza 25 mil libras/ano, chegando ao piso salarial em Aberdeen. Não dá pra regalias, mas vive quase decentemente.
       


       

      Me divertir e compartilhar com vocês.
       
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...