Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Profissão: Técnico - de 2020 a 2039


GG.

Posts Recomendados

15 hours ago, Jirimias said:

Estou atualizando e vi que chegou a ponderar o fim, ainda bem que decidiu pela continuidade.

Que campeonato aguerrido esse pernambucano! Como disseram é uma verdadeira armadilha pra todos. Bacana quando a gente ainda é surpreendido por um jogo que joga há tempos, pena que de forma negativa, mas vale a experiência.  Tião mostrou coragem e permaneceu para disputa do regional e deixa o clube pela porta da frente. 

Tá muito bacana sua epopeia: a realidade nua e crua do futebol. Por favor, não pare!!

A fórmula ficou bem complicada. Eu particularmente gostei. Na vida real o Sport disputará a fase de rebaixamento este ano.

Um dos objetivos propostos ao deixar as contratações sob o controle do DdF foi exatamente para eu ter essa possibilidade. Logicamente, preferia não ter passado por ela, mas aconteceu. Pensei em largar o Centro, mas na hora não consegui, mas resolvi ir um pouco mais adiante e o bom resultado na Série Regional me deixou com mais certeza de que poderia ter feito diferente no Campeonato Pernambucano. Mas agora não adiante tentar recuperar o que passou. O que está feito está feito. Tião segue adiante.

Até agora, nenhum título. Bons resultados, mas não título. Obrigado pela força, Jiri. Continuo procurando caminhos para seguir. Às vezes bate o desânimo. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O save está do jeito que eu gosto Gilson: difícil e desafiador. Espero que você tenha resiliência em continuar e levá-lo por uns bons anos, até vermos a ascensão do Tião. E claro, espero que você esteja se divertimento.

Inclusive esse seu save, fez eu iniciar um outro, como fazia tempo que não jogava: desempregado e com a menor reputação possível (e obviamente, sem licença alguma de treinador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Título clickbait esse, rs. Achei que tinha sido rebaixado também no nacional.

Sobre os goleiros, eu sou adepto dessa linha de apenas dois no time principal há muito tempo também. Três só mesmo quando tenho duas promessas surgindo e ainda não está claro qual irá se consolidar como melhor opção.

Inclusive com muita frequência não levo o goleiro reserva no banco. Depende da versatilidade dos demais jogadores e de quantos posso levar pro banco, claro, mas no geral acho que ganho mais com uma possibilidade a mais de substituição de jogador de campo do que perco por não ter o reserva do gol. Lesões de goleiro são raríssimas de qualquer modo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Stay Heavy said:

O save está do jeito que eu gosto Gilson: difícil e desafiador. Espero que você tenha resiliência em continuar e levá-lo por uns bons anos, até vermos a ascensão do Tião. E claro, espero que você esteja se divertimento.

Inclusive esse seu save, fez eu iniciar um outro, como fazia tempo que não jogava: desempregado e com a menor reputação possível (e obviamente, sem licença alguma de treinador).

Que bom que esteja gostando, eu também prefiro assim. O desânimo que tenho sentido não tem relação com o desempenho de Sebastião Oliveira, mas com o jogar, o postar e outras questões do FM. Perder não me assusta.

Menor reputação possível...Isso é vida no FM. Está jogando off ou tem postado na área de saves?

 

 

1 hour ago, Danut said:

Título clickbait esse, rs. Achei que tinha sido rebaixado também no nacional.

Sobre os goleiros, eu sou adepto dessa linha de apenas dois no time principal há muito tempo também. Três só mesmo quando tenho duas promessas surgindo e ainda não está claro qual irá se consolidar como melhor opção.

Inclusive com muita frequência não levo o goleiro reserva no banco. Depende da versatilidade dos demais jogadores e de quantos posso levar pro banco, claro, mas no geral acho que ganho mais com uma possibilidade a mais de substituição de jogador de campo do que perco por não ter o reserva do gol. Lesões de goleiro são raríssimas de qualquer modo.

Vou seguir esse caminho.😀

Estamos juntos nesse quesito.

Eu conheci uma pessoa que também fazia isso, principalmente na Inglaterra, quando só podia levar cinco jogadores para o banco de reservas. E assim, como você, raramente precisou de um 3º goleiro, o famoso come e dorme.

Valeu.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ggpofm disse:

Que bom que esteja gostando, eu também prefiro assim. O desânimo que tenho sentido não tem relação com o desempenho de Sebastião Oliveira, mas com o jogar, o postar e outras questões do FM. Perder não me assusta.

Menor reputação possível...Isso é vida no FM. Está jogando off ou tem postado na área de saves?

Estou jogando esse em off. Fui parar no Kremin (2ª divisão da Ucrania).

Eu estava postando o save com o Basel - Chelsea - Milan (que dei uma pausa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo a demissão do ponto de vista de jogador de FM, do Tião nem tanto.

Já tem propostas? Tem um plano em vista? Quer usar o seguro desemprego? Desculpe se vc ja falou e passei batido.

No meu save como eu não tenho a opção de contratar quem eu quiser, tenho que usar as 7 vacas gordas para quando chegarem as sete magras.

O que tenho feito e emprestado um dos goleiros reservas, com opção de retorno. Então fico com 2 no profissional, 2 no sub, e um profissional emprestado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 hours ago, Stay Heavy said:

Estou jogando esse em off. Fui parar no Kremin (2ª divisão da Ucrania).

Eu estava postando o save com o Basel - Chelsea - Milan (que dei uma pausa).

Ucrânia? Boa sorte.

 

2 hours ago, Andreh68 said:

Entendo a demissão do ponto de vista de jogador de FM, do Tião nem tanto.

Já tem propostas? Tem um plano em vista? Quer usar o seguro desemprego? Desculpe se vc ja falou e passei batido.

No meu save como eu não tenho a opção de contratar quem eu quiser, tenho que usar as 7 vacas gordas para quando chegarem as sete magras.

O que tenho feito e emprestado um dos goleiros reservas, com opção de retorno. Então fico com 2 no profissional, 2 no sub, e um profissional emprestado.

Não tem propostas. Vou me candidatar ao times sem técnicos. A ideia é pegar uma equipe que esteja na Série Regional e também na 1ª divisão estaudual. Essa é a preferência. Se Tião usasse o seguro desemprego seria pilantragem.

Obrigado pelo seu relato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi ler em uma paulada só e agora já sou mais um a acompanhar a saga, que inclusive é a minha primeira por aqui. Esta é forma como eu mais gosto de jogar (Tirando com o clube de coração): Começando de baixo no Brasil.

Ansioso pela sequência da carreira do Tião.

Edit:
Onde você monta essas imagens dos uniformes?

Editado por vmos
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu particularmente gosto de ter 3 goleiros no elenco principal, com exceção desse save com Youth Challenge, que ainda é tudo meio novo pra mim. No entanto, geralmente deixo um goleiro do Sub-20 treinando com o profissional e disponível para jogar pelos juniores, assim ele sempre está com a capacidade física alto e pronto pra quando eu precisar.

Fez uma boa Regional, se manteve na competição, o que é bem visto depois de um rebaixamento no estadual. Uma pena que as coisas não tenham dado certo no Nordeste. Particularmente achei o Diretor fraco nessa temporada, poucas contratações, e nenhuma pontual. O que você atribui essa "má-campanha"? 

Boa sorte na sequência, GG!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, vmos said:

Resolvi ler em uma paulada só e agora já sou mais um a acompanhar a saga, que inclusive é a minha primeira por aqui. Esta é forma como eu mais gosto de jogar (Tirando com o clube de coração): Começando de baixo no Brasil.

Ansioso pela sequência da carreira do Tião.

Edit:
Onde você monta essas imagens dos uniformes?

Olá, vmos. Bem-vindo e obrigado pela leitura.

COmeçar por baixo e o que mais gosto também.

Existem mockups de quase tudo o que você quiser. Esse é o caso dos uniformes. Veja esse link no Youtube. Em alguns deles é possível baixá-los. Só fique atentos para não clicar em nada que possa ter vírus.

 

36 minutes ago, ElPerroMG said:

Eu particularmente gosto de ter 3 goleiros no elenco principal, com exceção desse save com Youth Challenge, que ainda é tudo meio novo pra mim. No entanto, geralmente deixo um goleiro do Sub-20 treinando com o profissional e disponível para jogar pelos juniores, assim ele sempre está com a capacidade física alto e pronto pra quando eu precisar.

Fez uma boa Regional, se manteve na competição, o que é bem visto depois de um rebaixamento no estadual. Uma pena que as coisas não tenham dado certo no Nordeste. Particularmente achei o Diretor fraco nessa temporada, poucas contratações, e nenhuma pontual. O que você atribui essa "má-campanha"? 

Boa sorte na sequência, GG!!

Legal que tenha dado sua opinião também, Perro.

No Regional eu acho que fiz o que podia ser feito. Acho uma boa colocação, ainda mais que não corremos riscos durante a competição. No Pernambucano, a equipe era a mais fraca. Se você se lembrar, ela nem tinha condições de ser promovida, ou seja, a Série A1 seria complicada. Contudo, acho que adotei uma estratégia errada e na fase de rebaixamento são apenas três partidas e aí não consegui fazer os resultados que eram necessários para a permanência.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Gentil Cardoso: Tri com o trio de ferro

É sem esforço que se pode lembrar de vários nomes de jogadores brasileiros de futebol que são afrodescendentes. Por outro lado, não é tão fácil lembrar de nomes de técnicos brasileiros que também sejam afrodescendentes. Em um levantamento do jornalista Paulo Vinícius Coelho com os “12 clubes mais tradicionais” do Brasil houve mais espaço para técnicos estrangeiros do que para técnicos negros. Em outro levantamento feito pelo Superesportes em 2019, entre 100 dirigentes e técnicos da Série A, apenas três eram negros: o técnico Roger Machado, do Bahia; o diretor do Grêmio, Deco Nascimento; e o assessor de futebol do Palmeiras, Zé Roberto.

ACtC-3cH9mM0sFRkzUegdaDGAZKC2Coyl4yyevB4

Dos poucos negros que tiveram espaço e conseguiram destaque em mais de 100 anos de futebol no Brasil está o nome do pernambucano Gentil Cardoso, nascido em 1906, no Recife. Durante sua carreira, Cardoso comandou várias equipes. Além dos quatro grandes do Rio de Janeiro, dirigiu o América, Bangu, Bonsucesso, Portuguesa Carioca, Olaria, Corinthians, Ponte Preta, Rio-Grandense, Cruzeiro (RS), Paysandu e também o Sporting, em Portugal. 

ACtC-3fmBbPFtoyMKlHQHuPaTWcJZ9TkIZ0IJ-XK9XeJUh9FajnYeIEWE2ByT2zOQ4rB9476qmy4fhgbDghf2ikLeDe-5CwvFE9hD8TIiniBocs4LjYYu_JGu8fsPtxFCZ_AFXQrqRnjvN_0dtWQ9U6HfPgqHQ=w372-h467-no?authuser=0Gentil Cardoso também comandou o trio de ferro pernambucano e foi o primeiro de quatro técnicos que conseguiram títulos com os três clubes. Além dele, apenas Palmeira, Duque e Ênio Andrade realizaram o feito. 

A primeira equipe comandada por Gentil Cardoso em sua terra natal foi o Sport. Depois de perder o título de 1954 em uma melhor de três contra o Náutico, o Sport precisava conquistar o título em seu cinquentenário e por isso contratou o Moço Preto (sic), apelido de Gentil. Com várias indicações do técnico, o elenco foi reforçado, e entre eles, estava um atacante matogrossense, Traçaia, que se tornaria o maior artilheiro da história do Sport com 202 gols. O título do Campeonato Pernambucano de 1955 foi decidido novamente e uma melhor de três contra o Náutico. Na primeira partida, o Sport venceu por 2 a 0, na segunda houve empate em 0 a 0 e na terceira, o Leão venceu por 3 a 2 e garantiu o título.

Em 1959, foi a vez do Santa Cruz contratar Gentil Cardoso. Disputado em dois turnos, o campeonato foi decidido em uma melhor de três entre o Náutico, campeão do 1º turno, e Santa Cruz, campeão do 2º turno. A primeira partida terminou empatada em 1 a 1, na segunda partida o Santa venceu por 2 a 1, vantagem que acabou sendo decisiva porque na terceira partida o placar não saiu do 0 a 0.

O terceiro título de Cardoso veio no Campeonato Pernambucano de 1960. Ele foi contratado com o campeonato em andamento. O Náutico havia conquistado o 1º turno, mas havia trocado de técnico duas vezes durante a disputa. Quando Cardoso chegou faltavam três partidas para o término do 2º turno. Na última rodada, Náutico e Santa Cruz se enfrentaram. O Náutico aguardava seu adversário na decisão. Se vencesse ou empatasse, o Sport conquistaria o título do 2º turno e a vaga na decisão. Se perdesse, o Santa Cruz venceria o 2º turno e iria para a decisão. 

Na avaliação de Cardoso, o time do Sport, comandado pelo técnico Palmeira, era melhor do que o Santa Cruz, comandado pelo argentino Ricardo Diéz. O Náutico entrou em campo com o time reserva e foi derrotado pelo Santa Cruz por 3 a 1. O Náutico foi acusado de ter facilitado o jogo, principalmente porque dois gols do Santa Cruz foram gols contra.

Independentemente da polêmica, na melhor de três, Gentil mostrou que estava certo e o Náutico precisou apenas de duas partidas para conquistar o título. Venceu o Santa Cruz por 1 a 0 e depois por 2 a 1 e conquistou o título pernambucano.

ACtC-3eIUN3lStWXU89prNDSN5uZCCPEa9NgPo8y

Gentil Cardoso ainda voltaria ao Recife para comandar uma equipe pernambucana pela última vez. Em 1966, a diretoria do Sport queria impedir o tetracampeonato do Náutico, conquista inédita no estado. Mesmo com Gentil Cardoso no comando não conseguiu evitar a façanha do Timbu. O Náutico, do técnico Duque, venceu o 1º turno, o Sport, venceu o 2º. Na melhor de três, o Náutico venceu a primeira partida por 2 a 0, empatou a segunda em 1 a 1 e na partida decisiva goleou o Sport por 5 a 1.

Nas quatro vezes em que trabalhou em Pernambuco, Gentil Cardoso também teve uma história com a seleção brasileira, mas essa fica para outro momento. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico | Gentil Cardoso: Tri com o trio de ferro | atualizado: 27/07
On 7/28/2020 at 8:29 PM, Andreh68 said:

Feia essa história do título do Náutico hein.

Feia também essa estatística racial.

No mínimo, polêmica a história do Naútico.

Já a questão racial penetra em todos os poros de nossa sociedade. Só não vê quem não quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ


Temporada 2026: "É o Trem da Colina que ultrapassa, a conquista de uma taça, para mostrar o seu valor"

Mudança no save

Estou procurando ajustar o save e as postagens dele para seguir levando-o adiante. Por conta disso, farei uma mudança importante em seu formato. Minha intenção, quando comecei o save, era que a cada término de temporada houvesse um post histórico e até o momento fiz isso, mas modificarei essa periodicidade para algo mais flexível para mim. 

Não pretendo parar de fazer os posts históricos ao término das temporadas, mas não adotarei uma periodicidade definida. Espero que compreendam a mudança, mas a produção do material que tenho postado atrasa o prosseguimento do save e para evitar isso preciso modificar essa questão.

Obrigado pela atenção.

Novo clube, novo estado

Depois do pedido de demissão no Centro Limoeirense, Sebastião Oliveira procurou rapidamente um novo clube para trabalhar. A ideia era uma equipe que estivesse na primeira divisão estadual e também na Série Regional. Primeiramente, ele tentou o Capital (TO), mas a direção do clube tocantinense preferiu outro profissional. Não demorou muito e ele encontrou um emprego, dessa vez em Manaus, Amazonas.

O clube escolhido é o Sul América e o contrato foi assinado com duração até dezembro de 2026 e um salário de 23 mil, 5 mil a menos do que o recebido no Centro no último ano.

ACtC-3cde0nQN_2biRqHOdIbrxIWfMIbPrk8-lBS

O Sul América conseguiu a promoção para a Série A do Amazonas com o vice-campeonato da Série B Amazonense em 2025. O clube também disputará a Série Regional pela 3ª temporada seguida.

Desde o rebaixamento do Sul América em 2014, o clube ficou ausente das competições estaduais e só retornou no ano passado, quando conquistou o vice-campeonato da Série B Amazonense e a promoção. Sendo assim não há uma lista de técnicos, exceto a lista do save. É possível ver que os treinadores ficam cerca de um ano e seis meses no clube.

ACtC-3f5C3EiDyBHc53FT8HoSTRQrhnQQYFhMEHG

Sul América: O Trem da Colina

O Sul América Esporte Clube é um dos vários clubes de Manaus. Fundada em 1669, a capital amazonense tem uma população estimada em pouco mais de 2,1 milhões habitantes. É o município mais populoso do estado e a 7ª capital mais populosa do País.

O Sul América foi fundado em 1º de maio de 1932, Dia do Trabalhador. O clube só começou a participar do Campeonato Amazonense na década de 1960 e ao contrário dos clubes anteriores do save, o Sul América possui dois títulos estaduais, o bicampeonato em 1992 e 1993. Fora os títulos, o Sulão, como também é conhecido, nunca foi vice-campeão estadual e por seis vezes foi 3º lugar. 

ACtC-3fvjuw6LPgpIcUdCGpjxwpuGDaTdFKja7xF_cYFsYBDfBq-p4MXqpP_sxpcQ9BfGzaMZHqqm7FZqariXUZZg8RA7ubcn6jmDZ0ID4ZWrXR9-gKZxgtF0bMLyQtQjoO5mhRp-PchwMdxW2CmfdlD00peRw=w800-h413-no?authuser=0
Clique na imagem para ampliá-la e clique aqui para ouvir o hino do Sul América

No Brasil Mundi Up, o Sul América manda suas partidas na Arena da Amazônia, mas na vida real ele joga no estádio Ismael Benigno, chamado de Colina, estádio do rival São Raimundo. No save a média de público tem variado muito. A menor foi 791 pessoas em 2021 e a maior foi 2.593 em 2024. Na temporada passada foi de 1.896 pessoas.

ACtC-3ddykd_kQSPJLOSepIRRsnPeQjfj_bNImEG

Até agora, o Sul América tem disputado a Série B do Campeonato Amazonense e disputara a Série A pela primeira vez no save. Em nível “nacional”, o clube se dividiu entre participações na Pré- Regional (2021, 2022, 2023) e na Série Regional (2020, 2024, 2025).

Finanças: No vermelho

No que diz respeito às finanças, o Sul América tem seguido a realidade dos clubes brasileiros, ou seja, dívidas e poucas perspectivas de melhora.O clube começa a temporada com saldo negativo de mais de 4 milhões reais e uma projeção de terminar a temporada 2026 com um saldo negativo de mais de 6 milhões.

ACtC-3ccfGodnHa2NvAwyBi4QKQ680VcQXCQe998

O clube não tem nenhum empréstimo bancário.

Diretoria e Comissão Técnica: Oito tarefas

Uma das situações ruins até o momento são os clubes que não possuem diretor de futebol. Pelo que vi no save tem relação com o nível dos clubes com os quais tenho jogado. A partir da Série A do Brasileirão e até a Série C, a ausência de diretor de futebol no clubes é a exceção. Já na Série D, ausência de diretor de futebol no clubes aumenta e na Série Regional, a exceção é ter um diretor de futebol. 

Sendo assim, não foi surpresa quando Sebastião Oliveira chegou ao Sul América e não encontrou um diretor de futebol. Por um tempo, o presidente assumiu praticamente todas as responsabilidades, mas rapidamente contratou um diretor de futebol e as responsabilidades foram gerenciadas para um modelo que tenho usado desde o início do save, no qual Sebastião Oliveira fica com apenas oito tarefas.

Elenco e Transferências: Nenhum contratado, onze dispensados

A ideia de encontrar um clube rapidamente para trabalhar foi ter um tempo maior para conhecer o elenco e treinar a tática, antecipando-se ao que viria na temporada 2026. O problema maior foi não saber qual seria a equipe para o início da temporada. Muitos jogadores estavam com o contrato por terminar e só cabia esperar que o diretor de futebol renovasse o contrato deles. Foi assim com o Sul América.

Na virada do ano, 11 jogadores deixaram o clube. Dos que deixaram o clube, um deles estava nos planos de Tião Oliveira para titular, Cleverson Maurílio. Até a véspera da estreia no Campeonato Amazonense nenhum jogador foi contratado. Com a promoção de alguns jogadores do time reserva, a equipe inicia a temporada com 21 jogadores com média de idade de 20,71. O elenco também tem um polonês, o Admilson, nascido em São João de Meriti (RJ), mas de família com ascendência polonesa, Sobczyc.

ACtC-3dNWMGbVmrQtPzKRAH-cZOM7ooHCM5QRblNACtC-3c2NzCraCBLPYZ1UNVd0vlCwNQllaUSVuEU

Do elenco, os jogadores melhores avaliados são quatro: Rodrigo Batata (extremo esquerdo), Gersinho (centroavante), Panda (meia central) e Antônio (lateral direito)ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do novo clube. O Amazonas é um estado que eu gostaria de ver mais representado no cenário nacional. Talvez com o Manaus, o Amazonas e agora os chineses no Nacional local essa representatividade venha.

Além disso tem o fator de ser um clube de primeira divisão local, mesmo não sendo de um grande ou médio centro, como São Paulo e Pernambuco, é um estado grande pelo menos para a sua região. Um título estadual pode te abrir bem mais portas que uma segundona pernambucana ou terceirona paulista.

Boa sorte para a continuação do save.

Editado por Khroiskantis
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, Khroiskantis said:

Gostei do novo clube. O Amazonas é um estado que eu gostaria de ver mais representado no cenário nacional. Talvez com o Manaus, o Amazonas e agora os chineses no Nacional local essa representatividade venha.

Além disso tem o fator de ser um clube de primeira divisão local, mesmo não sendo de um grande ou médio centro, como São Paulo e Pernambuco, é um estado grande pelo menos para a sua região. Um título estadual pode te abrir bem mais portas que uma segundona pernambucana ou terceirona paulista.

Boa sorte para a continuação do save.

Legal que tenha gostado. Eu também gostaria que houvesse mais clubes amazonenses. Na verdade tenho uma certa birra com um campeonato nacional de apenas 20 clubes em um país tão grande e com desequilíbrios regionais tão expressivos. Acho o modelo inadequado para o nosso País. Mas isso é outra história.

Pois é, parece que o futebol por lá tem uma chance de expansão com esses dois novos clubes (Manaus e Amazonas) e a Arena Amazonas sendo finalmente utilizada. Porém, novos clubes surgindo na mesma cidade e disputando o mesmo mercado de uma cidade de apenas 2 milhões de habitantes pode significar o desaparecimento de alguns deles. Não vejo espaço para todos.

Já a história dos chineses no Nacional ficou só no papo. Nem o "representante" da empresa chinesa era verdadeiro. Acho que era uma tentativa de golpe.

É uma tentativa do Sebastião de continuar em uma divisão com maior visibilidade, porém pegar novamente uma equipe candidata ao rebaixamento na primeira divisão estadual, só será bom se ele conseguir fazer alguma campanha que chame a atenção, não é mesmo?

Valeu, Nismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O save tem sido contado através de boas histórias dos clubes até aqui, o Sul América é mais um quase centenário, com alguma tradição local, mas desconhecido nacionalmente. Tem sido uma grande oportunidade de conhecer mais do verdadeiro futebol brasileiro dentro da sua história.

Quanto ao novo clube, chegar ao Amazonas oferece uma chance única de almejar um título estadual, talvez na próxima temporada, se tudo der certo. Claro que não é um dever mas dentro do que viveu até aqui, o Amazonas oferece a melhor chance dessa taça. E é interessante pensar que na vida de um treinador brasileiro, as grandes glórias nacionais não são frequentes, ao passo que grandes nomes se consolidaram empilhando troféus estaduais por onde passavam, exemplo maior foi o Gentil Cardoso que você abordou na postagem anterior, mas ainda podemos pensar em Joel Santana, Givanildo, e etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, Peepe said:

O save tem sido contado através de boas histórias dos clubes até aqui, o Sul América é mais um quase centenário, com alguma tradição local, mas desconhecido nacionalmente. Tem sido uma grande oportunidade de conhecer mais do verdadeiro futebol brasileiro dentro da sua história.

Quanto ao novo clube, chegar ao Amazonas oferece uma chance única de almejar um título estadual, talvez na próxima temporada, se tudo der certo. Claro que não é um dever mas dentro do que viveu até aqui, o Amazonas oferece a melhor chance dessa taça. E é interessante pensar que na vida de um treinador brasileiro, as grandes glórias nacionais não são frequentes, ao passo que grandes nomes se consolidaram empilhando troféus estaduais por onde passavam, exemplo maior foi o Gentil Cardoso que você abordou na postagem anterior, mas ainda podemos pensar em Joel Santana, Givanildo, e etc.

Eu não gosto de pegar um clube apenas porque está disponível para treinar. Tento encontrar algo atrativo neles, mesmo que seja algo pequeno ou irrelevante para a maioria. O Sul América é esse caso. Um time de bairro, como poucos ainda existem no Brasil, mas que tem um registro importante no futebol amazonense, o bicampeonato 92-93.

Sim, uma chance única, como bem disse. Não sei se almejar o título estará tão próximo do Tião, ainda mais em uma distante próxima temporada. Mas pode ser que portas sejam abertas no Amazonas. Veremos.

O Marcelo Bielsa costuma dizer que exaltamos demasiadamente as vitórias e castigamos impiedosamente quem perde, quando na realidade a vida da maioria absoluta das pessoas é feita de derrotas diárias e as vitórias são a exceção, como você bem lembrou. Quantos técnicos sequer conhecemos, não é mesmo? E olha que nem citei que o Gentil foi campeão com o Flu e com o Vasco no Rio. E além desses que você citou existem outros mais que nem sabemos quem são.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ACtC-3fjCv-Bzv_-_YUeSI0W-lOFA_kAt9nI6tIQ

 

Temporada 2026: Surpresas

Táticas: Assimétrico

Depois de algumas temporadas jogando no 4-1-4-1, Sebastião Oliveira resolveu adotar uma nova formação tática para este início de trabalho no Sul América. O 4-1-4-1 até poderia ter sido adotado, mas ele preferiu utilizar uma formação que pudesse utilizar os jogadores do elenco em suas posições preferidas. A escolha recaiu em um desenho assimétrico com quatro defensores; um volante, um meia central, um meia externo, um meia-atacante, um extremo e um centroavante no que pode-se chamar de 4-1-2-2-1.

ACtC-3ePwmCGOPwfuOuQLjJhMPAIPt-M2CA86aQujq1J0fovHyajwPzr1WoPCh6NjeB6JBD9hPDUyaZ1lcrameRlCPmF5RUaQ00ImowdiYX1_2d8XHxvOzKgKOfUuqJL68R6tDdDSJR-xtpkXbnbmSH3Lv99XQ=w626-h580-no?authuser=0Como foi dito acima, esse desenho surgiu do desejo de colocar os jogadores em suas posições naturais.  A tática segue um caminho bastante comum a partir do goleiro e da dupla de zagueiros, com um goleiro como Guarda-Redes (defender) e dois zagueiros como Defesa Central (defender) ombreados pelos dois laterais como Defesa Lateral (apoiar), que possuem como movimento preferido o “ficar sempre atrás”.

À frente da zaga, um volante como Médio Defensivo (defender). Por um breve momento pensou-se em colocar à frente do volante um meia central e à frente deste um meia atacante, mas acabou-se optando por um desenho irregular por conta dos dois jogadores que jogariam pelos lados, um meia externo como Extremo (atacar) no lado direito e um ponta no outro lado esquerdo como Extremo Invertido (apoiar).

Por conta dessa configuração, optou-se por colocar o meia central como Médio Central (apoiar)  mais próximo do Extremo Invertido (apoiar), dando suporte a ele, e do outro lado, o meia-atacante como Construtor de Jogo Avançado (apoiar) que recuará e servirá de apoio ao Extremo (atacar) que deverá se lançar em direção à defesa adversária.

No ataque, o centroavante como Ponta-de-Lança (atacar) que poderá ficar mais à frente sem se isolar dos demais jogadores por conta da presença do Construtor de Jogo Avançado (apoiar) e do  Extremo Invertido (apoiar).

No estilo tático, duas propostas serão adotadas, uma com mentalidade equilibrada e outra com defensiva com pouquíssimas personalizações, exceto, a saída de bola do goleiro com os defensores, a obrigação da equipe de se reagrupar após a perda da posse de bola e uma intensidade de pressão pouco urgente para manter o desenho tático na fase defensiva.

Campeonato Amazonense - Série A: Intrusos

O Campeonato Amazonense é disputado desde 1914. No save, o Sul América disputará pela primeira vez a Série A do Campeonato Amazonense. Na temporada passada, 2025, o campeão amazonense foi o jovem Manaus, fundado em 2013, e o vice-campeão foi o tradicional Nacional, maior campeão do estado. No save, essas duas equipes têm se alternado em títulos nas últimas cinco temporadas.

O campeonato é disputado por oito equipes. Nenhuma das equipes está nas Séries A ou B do Campeonato Brasileiro. Na Série C está o Nacional, na Série D está o Fast Clube e na Série Regional estão o Rio Negro, Manaus, Amazonas, São Raimundo, Manicoré e o Sul América.

ACtC-3e5u4oNeiCHhTIgj_Wx6ENUpezhV1rvIfCA

A fórmula de disputa do Campeonato Amazonense não segue a fórmula real do campeonato. Ele é muito parecida, mas não está dividida em dois turnos. No Brasil Mundi Up, as equipes jogam entre si duas vezes. Os dois últimos são rebaixados e os quatro melhores avançam para a semifinal disputada em duas partidas. Os vencedores disputam a final também em dois jogos. 

Posso afirmar que as primeiras sete partidas dos campeonato correram muito bem para o Sul América, que no momento ocupa o 2º lugar, cinco pontos atrás do líder, o Nacional. Mesmo como uma equipe recém-promovida, a inexistência de equipes amazonenses nos dois primeiros níveis do futebol nacional podem ter deixado a competição mais equilibrada, mesmo com o Nacional e o Manaus revezando-se em títulos.

Até o momento, a campanha do Trem da Colina é marcada por derrotas e vitórias. O time ainda não empatou. As derrotas ocorrem para as duas equipes mais tradicionais do estado, o Nacional (4-3-3 em linha) e o também recém-promovido Rio Negro (4-2-3-1 MD), campeão da Série B Amazonense no ano passado. Contra o Naça, a superioridade técnica do adversário foi nítida, já contra o Rio Negro, a partida foi equilibrada até sofrer o gol que deu a vitória ao adversário.

ACtC-3cFSLu8EfcioIUyv9Fu_jfqTg9arUz90mOO

A 3ª derrota foi contra o Manaus (4-1-2-3 ), que vem oscilando na competição, mas não hesitou em jogar contra o Sul América com três atacantes centralizados e dois meias-atacantes atrás da linha de ataque. Uma formação sempre complicada para enfrentar. Mesmo assim, o Sulão fez uma boa partida e poderia ter conseguido um resultado melhor.

ACtC-3eflkLmHLjb6DZQ9LgawvpKCHlc0rzTutdx

Perder para o Nacional e Manaus, equipes favoritas ao título, não foi um problema,  por isso o Sul América não se preocupou com essas derrotas e concentrou esforços nos adversários diretos. A vitória sobre o Amazonas (4-4-2), fora de casa, em uma partida que qualquer uma das duas equipes poderia ter vencido é uma exemplo da importância desse tipo de confronto.

Vencer o Manicoré (4-2-2-2) em outra partida equilibrada foi outra importante vitória para quem desejava escapar do rebaixamento, mas foi a vitória contra o Fast Clube que deu uma esperança a mais ao Sulão,  que soube aproveitar as oportunidades que teve e soube travar o jogo do adversário.

ACtC-3cFSLu8EfcioIUyv9Fu_jfqTg9arUz90mOO

E sobre travar o jogo do adversário, pode-se citar também a vitória magra, mas muito importante, sobre o rival São Raimundo, no clássico Galo Preto, por 1 a 0.

ACtC-3dydB2-d7eULoXz8wMIvSZHed4h7_WXMcN1

Com o fim do turno, o Nacional, ainda invicto, avança para recuperar o título perdido na temporada passada, enquanto o atual campeão, o Manaus, está em 4º lugar. A surpresa está com os dois intrusos, os recém-promovidos Rio Negro e Sul América.

ACtC-3emh8jsTt0qfZIh8iCxMQ-bK3lj1tN51Xre

Ainda faltam sete partidas para definir o futuro do Sul América na competição, mas com 12 pontos, o time está praticamente livre de um rebaixamento. Por outro lado, não há como não deixar de pensar em uma vaga para a semifinal. É bem verdade que não houve partidas fáceis e em muitas delas, o resultado poderia ter pendido para o lado do adversário, mas não podia ser diferente para uma equipe promovida recentemente, ainda mais com uma equipe que praticamente não recebeu reforços.

Elenco, transferências e estatísticas: Substitutos valiosos

Antes da estreia no Campeonato Amazonense, o Sul América teve duas perdas importantes. Dos quatro jogadores melhor avaliados do elenco, dois deles se contundiram: o atacante Gersinho (estiramento na coxa), no amistoso contra o Holanda, e meia Panda (contratura muscular), em um treino.

ACtC-3csZS2pITOXTP82WYeus9nB9RI8pPpUi5c-ACtC-3d5hfKZHmZ6TrlodIEwz0l71ES_Iw2_hwkc

E algo que Sebastião Oliveira aprendeu na sua curta carreira como técnico é que os elencos das divisões inferiores do Brasil costumam ser bastante desequilibrados. Felizmente, os respectivos suplentes, Brener e Hiran, responderam bem até o momento e estão entre os quatro jogadores com média acima de sete no elenco.

Diferentemente de outras experiências em outros clube, até o momento, o diretor de futebol contratou apenas um lateral esquerdo, Frederico, e negociou sem custos um jogador para outra equipe.

Finanças: Só com empréstimo

A principal notícia financeira do Sul América é que a direção do clube contraiu um empréstimo para fechar o rombo de mais de 4 milhões de reais. ACtC-3diOwF03c1QtV0e7CoBywtQg9b01W6HgBa8

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carmba, ta indo bem no Amazonense. Não sei se esperava mais dificuldade, porque os "grandes" do estado mostraram a sua força. Porém, o Sul America também mostrou sua qualidade ficando em um "segundo pelotão" junto com o Rio Negro. Boa sorte na sequencia!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 hours ago, Valismaalane said:

Carmba, ta indo bem no Amazonense. Não sei se esperava mais dificuldade, porque os "grandes" do estado mostraram a sua força. Porém, o Sul America também mostrou sua qualidade ficando em um "segundo pelotão" junto com o Rio Negro. Boa sorte na sequencia!

Até agora sim. Com poucas equipes disputando o campeonato, algumas vitórias podem fazer a diferença. Além disso, a diferença de nível entre as equipes é menor do que em Pernambuco, por exemplo. Mas qualquer vacilo pode jogar a equipe para baixo. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu imaginei que o campeonato amazonense seria nivelado e, com a pitada certa de sorte, poderia sonhar. É o que vemos até aqui, montou um time consistente que não abaixa a cabeça nem para os grandes do estado e faz jogos sempre bem abertos. Acho importante focar em chegar no mata-mata e lá, sem nada a perder e com orgulho de ter chegado aonde chegou, tudo pode acontecer.

Fora que, na pior das hipóteses, chega bem para o campeonato nacional, imagino que se o Tião ficar, vai dar trabalho e quem sabe conquistar mais um acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baita início de estadual, pelo visto vai superar bastante as expectativas da diretoria.

No seu save estamos vendo que se não houver a intervenção do jogador no financeiro, as coisas acontecem de um jeito bem similar à realidade do futebol brasileiro (pelo menos nas divisões inferiores).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, Peepe said:

Eu imaginei que o campeonato amazonense seria nivelado e, com a pitada certa de sorte, poderia sonhar. É o que vemos até aqui, montou um time consistente que não abaixa a cabeça nem para os grandes do estado e faz jogos sempre bem abertos. Acho importante focar em chegar no mata-mata e lá, sem nada a perder e com orgulho de ter chegado aonde chegou, tudo pode acontecer.

Fora que, na pior das hipóteses, chega bem para o campeonato nacional, imagino que se o Tião ficar, vai dar trabalho e quem sabe conquistar mais um acesso.

E o legal do Campeonato é que tem vários ex-campeões, com exceção do Amazonas e Manicoré. Por enquanto, o Sulão está sonhando. Com o que tinha em mãos, Tião Oliveira conseguiu até agora fazer frente aos adversários e muito disso deve-se ao aprendizado do Campeonato Pernambucano na temporada passada. Exato, tentar chegar no mata-mata. Quem é candidato ao rebaixamento não tem o que perder, então é melhor arriscar.

Já para o Regional, muitas coisas podem mudar por conta das transferências para dentro e fora do clube. Pelo que vi, a qualidade do elenco não é muito melhor do que Tião tinha no Centro na temporada passada.

😉

 

7 hours ago, div said:

Baita início de estadual, pelo visto vai superar bastante as expectativas da diretoria.

No seu save estamos vendo que se não houver a intervenção do jogador no financeiro, as coisas acontecem de um jeito bem similar à realidade do futebol brasileiro (pelo menos nas divisões inferiores).

Um começo bom mesmo, mas sabemos que treinadores humanos conseguem isso, não é mesmo?

Não há minha intervenção. Nem indico jogadores para o diretor de futebol. Também não dou a palavra final em contrações. Tudo, desde a observação, passando pela negociação até a contratação do jogador é tudo responsabilidade da diretoria. E mais adiante quando precisa renovar o contrato de algum jogador, também não interfiro, tudo é resolvido por eles, assim como ofertas que recebam para que o jogador deixe o clube.

Creio que ninguém possa reclamar até o momento do quem tem acontecido nas divisões inferiores. A simulação tem corrido muito bem já que os clubes são endividados como realmente são. Logicamente, os empréstimos não ocorrem em nível tão baixo no futebol brasileiro, mas isso praticamente não tem impacto no save porque os clubes voltam a se endividar a seguir.

Valeu pela participação.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogos duros contra os 2 maiores do estado, mas o Sula mostrou sua força e poderia ter saído com algo a mais. Gostei da formação assimétrica e do time que montou, tem tudo pra ser uma boa temporada para o Tião. Espero que consiga se classificar para as demais, seria lindo de se ver. Claro, também torço para ir bem na regional e ficar conhecido como Sebastiaonildo de Oliveira, rei dos acessos. 

Boa sorte na sequência, GG!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Profissão: Técnico - de 2020 a 2039
  • Fujarra unfeatured this tópico
  • Fujarra featured, pinned e unpinned this tópico
  • AllMight featured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Nei of
      Por Nei of
      Supremo é o povo
       
      Valduxo: Eles conseguiram, bandidos, eles vão vencer!
      Disse meu filho caçula, entrando no apartamento, voz sumida, desabando em seguida seu corpo na poltrona da sala, ao mesmo tempo em que afundava os dedos na careca rala. Naquela época ele estava com quase quarenta anos. Era sempre assim quando alguma coisa o preocupava: mergulhava os olhos no celular, segurando a cabeça; ou viajava com o primo.
      Eu e o Ricardo, lembro-me como se fosse hoje, embora isso tenha acontecido há tantos anos, assistíamos a uma brilhante aula sobre tática e esquemas do Professor Joel Carvalho. Rochele, nossa madrasta, tricotava um pagãozinho, enquanto Paula estudava hebraico.
      Pedi para Bananinha, meu filho Ricardo, gravar a a aula. Ele se fez que não entendeu, alegando que o Professor Joel já não estava mais entre nós, e que a aula era gravada. Levantei, sacudi a farofa da camisa - Rochele odiava quando eu fazia isso. Senti uma ponta na barriga, mas me esforcei para levantar.
      Eu: Como assim venceram, Valdo? Você disse que a vitória era certa.
      V: Era certa até a Rochele tomar o celular, né.
      A rivalidade entre meu filho mais novo e sua madrasta era antiga.
      Eu ainda não consegui acreditar na notícia. Andava nas ruas, recebia o abraço dos torcedores. Valduxo prosseguiu.
      V: O conselho deliberativo ajudou também. O presidente do STJD, aquele vampiro do Joca Carvalhais, está por trás disso também.
      Eu: Não acredito. Liga para o Donald Textor.
      V: Já tentei, não nos atende.
      Eu: Bom, paciência. E o que vão fazer, me demitir?
      V: Antes fosse, né pai. Vão proibir você de atuar por aqui. Talvez até proibir de treinar no mundo todo.
      Eu: Caramba, não pode, fiz tudo dentro das quatro linhas.
      A conversa se estenderia por mais alguns minutos. O telefone não parava de tocar. Me sentia bastante cansado e triste. Entrei no quarto, tranquei a porta. Chorei por horas.
      Lembro de ter ficar assim por uma semana. Estava a espera de que os torcedores batessem na porta, me carregassem até a sede do clube e obrigassem aquela corja a me aceitar de volta.
      Ninguém apareceu. 
      Viajei para encontrar Donald Textor. Precisava trabalhar, nem que fosse no exterior. A falta de experiência estrangeira pesava contra, mas eu tinha amigos e o Ricardo que já trabalhara como roupeiro no exterior. 
       
      *Essa é uma história ficcional que pode ou não ter sido baseada em fatos ou pessoas reais. Qualquer semelhança com a realidade trata-se de coincidência e não intenção. 
    • Andreh68
      Por Andreh68
      Apesar de já ter muitas postagens, só tive um save sério de FM na área no já pré-histórico FM 2015. Tudo bem que levei 5 anos para encerrá-lo, mas nesse tempo tive muitas ideias para o próximo trabalho, mas que acabaram ficando no baú mofando. Com o lançamento do FM24 e as idas e vindas que a vida dá, já decidi o rumo a tomar. Sò que ainda preciso esperar a versão definitiva pós janela de verão e o lançamento de uma base de dados customizada. Nesse ínterim, após muitos vídeos do youtube e saves do Ney, e muita abstinência de FM, resolvi queimar a largada e começar uma jornada experimental, sem obrigação de que "dê certo", mas com a pretensão de que seja divertido. Ou seja, um Diniz esperando o Ancelotti.
       

      Países - Seguindo uma orientação que o @GG. já postou, carreguei uma liga de cada continente, contando com as 7 ligas mais fortes da Europa, mais os países restantes das ilhas "britânicas" com suas divisões mais inferiores (Inglaterra-D10, Irlanda-D7), com uma base de dados pequena customizada com todos os jogadores naturais e/ou baseados nas ilhas, chegando a um total de 89k jogadores e 1,5 estrela de velocidade 😬. Adicionei os arquivos real names da Sortiout, os históricos do Ben, e um arquivo de "qualidade de vida" da Irlanda do fórum da SI.
      Início - Início da temporada na Inglaterra (julho de 2023), jogo modo Mundo Real.
      Opções avançadas - Não adicionar staff chave, desabilitar primeira janela de transferência. Editor de jogo será usado quando necessário para sanar "deficiências" do jogo e para tentar levar o save de uma forma que a SI não programou, nunca para facilitar. Quando necessário seu uso será sinalizado. O editor que tenho acesso é o FMRTE. Se alguém souber como adicionar o ingame da SI me diga ☺️.
      Tipo de contação - Não vai ser de historinha! Mentira, acho que não consigo fazer totalmente JET, mas não vai ter nenhum roteiro mirabolante.
      Clube - Será um save de carreira, começando desempregado. Evitarei alpinismo social, e as mudanças de clube serão explicadas e verossímeis (pretensamente). Para o primeiro emprego, deixarei o jogo correr ate 31 de dezembro e a equipe de menor reputação na liga mais inferior possível(D7 Irlanda), mas que tenha ao menos uma logo real e 5 jogadores não cinzas. 
      Tipo de save - Desafio do diretor, não tipo o Profissão técnico que o @GG. nos trouxe, mas justo o contrário. Serei responsável pela parte administrativa, e os t´rcnicos contratados (ou auxiliares) que serão responsáveis pelo campo e bola (como o @Nei of já fez mais de uma vez). No dia do jogo saio de férias, e eventualmente posso assistir aos jogos mais importantes da arquibancada, adicionando um manager qualquer desempregado. Mal ou bem aparecerão algumas situações dúbias, que tentarei resolver da melhor forma possível. Por exemplo, vou evitar conversas motivacionais, mas como o jogo não prevê que eu delegue essa função ao assistente, eventualmente poderá acontecer. Tentarei seguir as diretrizes do Moneyball, resumidas pelo Kirk Sheridan, mas não serei escravo delas se o mais lógico for fazer diferente:
      - Priorizar o setor mais fraco da equipe.
      - Sempre que possível usar a camada de jovens ao invés de contratar.
      - Priorizar a defesa sempre que possível.
      - Contratar jogadores entre 20 a 25 anos, que já tenham experiência em equipe sênior, não temos como fazer apostas vazias.
      - Centroavantes são muito caros, não comprar se não for estritamente necessário. Infelizmente a IA não tira táticas strikerless da cartola,então usarei o bom senso.
      - Comprar em ligas periféricas ou inferiores, listados para transferência ou livres de contrato, sempre em busca de valor por qualidade (estatística).
      - Vender jogadores em seu auge, antes da desvalorização.
      - Vender qualquer jogador que receber uma oferta acima do seu valor de mercado.
      - Ter sempre uma lista atualizada de futuros prospectos já que não há jogadores intocáveis.
      Moneyball não é necessariamente lucrobol, entendo como conseguir o maior valor esportivo gastando o menor valor financeiro possível. Eventualmente pode ser melhor custo-benefício para a equipe contratar um Ganso desvalorizado que um Endrick caríssimo.
      Skin - Em conjunção com o Moneyball usaremos na maior parte do tempo uma skin gráfica, sem atributos numéricos (Munstermann). As decisões serão tomadas baseadas nas opiniões dos scouts e treinadores, além do resultado em campo, demonstrado nas estatísticas. Eventuais painéis "defeituosos" ou mudanças de skin que revelarem atributos não deverão afetar a jogabilidade. Descobrir que um jogador tem velocidade de 12, 14 ou 16, depois que soubermos que ele é rapido o suficiente ou não, não mudará as conclusões que já chegamos sobre eles. A razão de jogar sem atributos é justamente evitar que os atributos influenciem nossa avaliação inicial.
      Sugestão - Eu posto muitas imagens em hiperlinks, o uso de uma extensão do Chrome sugerida pelo @LC, Imagus, deixa a leitura muito mais rica e dinâmica.
       

      Alex F. MacLeod nasceu em 31 de dezembro de 1989 na cidade de Aberdeen, Escócia, e como era de se esperar, é torcedor do famoso time local. Sempre apaixonado por futebol, tentou a sorte nas escolinhas da equipe, mas não tinha alegria nas pernas e logo viu que seu futuro não estava dentro das 4 linhas. Tentou várias posições no clube, com a velha tática do já ganhei a Champions no Football Manager, mas nunca passou de posições subalternas e voluntárias na equipe de análises. Como não conseguiu cursar a faculdade de educação física, vive de bicos como Personal Trainer não regularizado. Alex aluga um quarto por 70 Libras por semana, num apartamento de 2 quartos, numa área a 10 minutos de caminhada para Universidade. Não por acaso, há muitos estudantes por perto, que compõem  maior parte da sua clientela. Enquanto na média os Personais Trainers cobram 25 Libras por hora, a aula do Alex sai por 15/h (por volta de 32 aulas por semana, incluindo muito do sábado e domingo), o que totaliza 25 mil libras/ano, chegando ao piso salarial em Aberdeen. Não dá pra regalias, mas vive quase decentemente.
       


       

      Me divertir e compartilhar com vocês.
       
    • Nei of
      Por Nei of
      Não deve ser novidade pra ninguém, mas o seu Roberto Justus deu uma entrevista dias atrás falando que umas das empresas das quais ele é sócio deve investir no futebol brasileiro, adquirindo alguma SAF. Indicou, ainda, conversas sobre o clube escolhido ser o Coritiba.
      De posse dessas informações lancei mão de um estilo já costumeiro em saves ocultos do Coritiba: usar e abusar do editor, no melhor estilo o'matic e cheats afins. Agora com uma motivação, emular a tal SAF do Justus.
      Quem acompanha o clube alviverde, sabe que na vida real o clube já fez algumas contratações milionárias, coisa incomum na história do clube. Vou fazer o mesmo, tentando não forçar tanto a barra (tipo Messi no Brasil).
      Mediante o uso do querido editor, a SAF do Coritiba chegou injetando dinheiro:
       
      - 400 milhões de reais no caixa;
      - 199 milhões de reais para transferências;
      - 14 milhões reais mensais de salário.
       
      Vai ficar muito fácil? Não sei. Quem me conhece sabe da minha capacidade.
      Para controlar esse Tesla não poderia ser um motorista de ônibus. Então saiu Eduardo Barroca (jogo começa em 2020) e entrou ninguém mais, ninguém menos, que o craque, o ídolo, o meteoro, Keirrison Carneiro de Souza: o K9.
      Aos 31 anos, o jovem atacante irá revezar a prancheta e o campo, preparando-se para pendurar as chuteiras. (Contratei o jogador K9 no jogo, também).
      Antes que me perguntem, pelo menos nesse primeiro momento não vai m teremos pojeto: uma das primeiras movimentações do clube foi a contratação de Marcelinho Carioca para Diretor da Base (voxe é muleque!).
      Não devo contar uma história, mas misturar o relato entre ficção e jogo, ora falando K9, outrora eu mesmo.
      Tudo direto do meu Xiaomi.
      Vai dar certo, confia.
    • Marcolation
      Por Marcolation
      APRESENTAÇÃO PESSOAL   Olá, pessoal!

      Como sou novo aqui no fórum achei por bem começar com uma pequena apresentação, uma vez que meu primeiro tópico no FManager já é um post de save aqui no Profissão Manager (acho que esse é o espaço certo para o tópico).

      Meu nome é Marcos, tenho 25 anos,  sou carioca e um Flamenguista que já foi bem mais apaixonado pelo clube e pelo futebol, e que tem um carinho especial por jogadores incompreendidos e odiados (leia-se injustiçados) pela imensa e implacável torcida do Flamengo. Se conseguir ser um pouco mais ativo nas discussões por aqui, podem aparecer comentários em defesa dos tipos de Márcio Araújo, Mancuello, Maxi "primo do Messi" Biancucchi, Renê, o ex-odiado Arão e por aí vai.

      Pela falta de tempo, provavelmente aparecerei em um ou outro post esporadicamente, e por aqui atualizando o save quando conseguir. Não vou criar pressão sobre o resultado ou periodicidade de atualização do save, e começo com expectativa bem baixa: me divertir, compartilhar, e quem sabe alguém curtir o jogo comigo.   No FM, sou praticamente novato, principalmente nas versões mais recentes do jogo, com introdução das funções e papéis, de mais opções táticas e jogo bem mais detalhado no geral. Joguei um pouco algumas versões bem anteriores (CM04, FM11, talvez outro que não lembro), e outros simuladores de treinador mais simples (e mais baratos) como o Brasfoot,  Master Liga no W11, Modo Carreira do FIFA 08 aos mais recentes... Nada que exige tanto quanto o FM.  Portanto, dificilmente esse save meu terá uma ascensão meteórica e títulos empilhados. Provavelmente é brigar pelo acesso e depois ficar longe da confusão por algum tempo.

      Sobre o fórum, desde que começou a pandemia ano passado, ficando em casa por longos períodos de tempo busquei sobre o estado atual do FM, e alguns vídeos e posts com a complexidade do jogo me aguçaram a curiosidade de voltar a jogar. Baixei o FM19,  e nas muitas buscas e leituras para aprender mais sobre todas as áreas do jogo encontrei o fórum e a área do PM. Acompanhei uma história aqui no início do ano passado, acho que já  finalizada à época: "A Revolução Húngara"; e estou acompanhando outra em andamento: "Eu amo o dinheiro! A história de um mercenário na América do Sul", duas ótimas histórias ficcionais e de FM, que foram a principal razão de resolver postar aqui e de, quem sabe, futuramente fazer um save ficcional. A história já está nascendo na cabeça, falta só todo o resto.  Comecei a acompanhar algumas outras histórias atuais também, e estou curtindo bastante os desafios e estilos diferentes de contar os saves.   Tiro aqui um momento para agradecer também aos diversos membros que disponibilizam conteúdo e comentários que ajudam a entender melhor a parte tática, além das traduções de ótimos guias de FM. Valeu demais!!!
      Uma breve contextualização sobre minha breve experiência com o FM desde o ano passado:
       
      Então, chega de lenga lenga, e vamos ao que interessa: O save!
         

      ESCOLHA DO TIME

      O Save será em apenas um clube: o TSV 1860 München, atualmente da 3.Bundesliga.
      Os motivos para escolha do time são: - Jogava bastante com o time em um longíquo Nintendo 64 na infância (International SuperStar Soccer ou algo do tipo), e sabe-se lá porque tomei carinho pelo clube.
      - Continuar nas ligas alemãs. Gostei do nível de jogo da liga no FM19, e na minha experiência a Bundesliga teve muita disputa e equilíbrio que não esperava e espero que se repita, dada a dominância do Bayern na vida real.
      - Começar na Terceirona me permite usar um novo estilo de jogo, mais direto e reativo, fugindo da emulação do Tiki-Taka que dediquei mais tempo me metendo.
      - Recuperar um dos times fundadores da Bundesliga, que já foi campeão e hoje amarga ligas inferiores. De quebra, reviver a rivalidade com um gigante do continente que virou o dono da cidade.
        O TSV 1860 MÜNCHEN   O TSV 1860 München, conhecido pela alcunha Die Löwen (Os Leões) ou apenas como Sechzig (Sessenta), é um tradicional time alemão da cidade de Munique, no estado da Baviera, fundado no ano de 1860.
      Com a prática do futebol presente desde 1899, o Sechzig venceu a Copa da Alemanha em 1942 (período manchado de sua história pela aproximação ao regime nazista alemão), e foi um dos 16 clubes fundadores da Bundesliga, em 1963/64. ano em que venceu sua segunda e última conquista da Copa, e acabou por vencer seu único título da liga na elite do futebol alemão logo na temporada 65/66. Os primeiros anos foram de protagonismo na disputa da Bundesliga, sendo considerado o principal time de Munique à época acima do Bayern, inclusive foi o primeiro time de Munique a ganhar a Bundesliga, mas, devido a problemas financeiros que minaram o clube no final da década de 60, os leões amargaram a queda de divisão ainda em 1970.
      Ficando por alguns anos em séries regionais ou até fora das disputas nacionais, o clube ainda conseguiu retornar à divisão principal em 77/78, logo rebaixado, subindo novamente no ano seguinte e sobrevivendo mais 2 temporadas, até ser novamente rebaixado. Com graves problemas financeiros, ao fim da temporada 1981/82 o clube não conseguiu obter sua licença da DFB (CBF alemã) e foi obrigado a disputar as séries inferiores do país. 
      Após anos de reorganização, o time voltou à Bundesliga em 1994/95, onde ficaria por uma década tendo algumas campanhas de destaque como um 4º lugar e vaga na Champions League em 99/00, ano em que inclusive venceram nos dois turnos o posteriormente campeão Bayern. Entretanto, após 10 anos na elite, o time fez sua última temporada na primeira divisão em 03/04. Foram diversos anos no segundo escalão do futebol alemão até a temporada 2016/17, quando diante de um público 62 mil torcedores na Allianz Arena (onde mandava seus jogos junto do Bayern) o clube foi rebaixado para a terceira divisão. Para piorar, o principal investidor do Sechzig, o milionário jornadiano Hasan Abdullah Ismaik, que anos antes se tornou dono de 49% do capital acionário do clube sob protesto de boa parte dos torcedores, se RECUSOU a pagar a licença para o time participar da 3.Liga, levando o time a ter de jogar a quarta divisão do futebol alemão no ano seguinte, a qual o time venceu, marcando seu retorno para a terceira divisão, onde se encontra no momento atual do save (e da vida real, uma vez que não subiram na temporada 19/20).
      Sobre o Bayern, as últimas vitórias sobre o rival em partidas oficiais  foram as da temporada 99/00, fazendo com que o Sechzig amargue uma série de 9 derrotas seguidas no clássico de Munique. No geral, a última temporada em que o 1860 München terminou a frente do Bayern na classificação foi a de 1966/67, onde foram vice-campeões com o rival vermelho logo abaixo. Desde então, o Bayern coleciona títulos e o 1860 coleciona decepções, algo que, espero, pode mudar em breve.
       
      DESAFIO   Tirar o 1860 München das divisões inferiores, tornando o time uma referência na Alemanha e um rival à altura do Bayern.


      OBJETIVOS

      OBJETIVOS PRINCIPAIS - Chegar na 2.Bundesliga
      - Vencer uma das divisões inferiores
      - Chegar na Bundesliga
      - 5 temporadas na Bundesliga sem rebaixamento
      - Chegar em competições Europeias
      - Chegar no Mata-mata da Champions
      - Vencer um título Nacional

      OBJETIVOS SECUNDÁRIOS - Vencer o Bayern de Munique em jogos oficiais
      - Invencibilidade em uma temporada contra o Bayern
      - Terminar à frente do Bayern na classificação em uma temporada
      - Me tornar um treinador ídolo do TSV 1860 München
        FIM DE SAVE
        - Demitido do clube a qualquer altura
      - Muitas temporadas seguidas na 3.Bundesliga sem acesso (6?, 7?, não tenho um número certo)
          INFORMAÇÕES IMPORTANTES DO SAVE
      O save será no estilo JET. Uma vez que tenho pouco tempo para efetivamente jogar e também para escrever, a atualização do save pode ser espaçada, não tenho uma ideia de periodicidade certa para não criar uma pressão que acabe tornando o jogo e a escrita uma obrigação e tirem a diversão do processo. No mesmo sentido, não tenho experiência e não devo dedicar tanto à parte visual do save, mas vou tentar não deixar a desejar nas imagens.   Acho que é isso! Logo menos estou de volta com o primeiro capítulo dessa empreitada.
    • JeanValjean
      Por JeanValjean
      Fala, pessoal! 
       
      Jogo o jogo desde o CM 03/04, já fiz saves memoráveis. Voltei a jogar com mais força no FM 2016, jogando depois o 2017 e agora o 2020. Digo isso por já saber das potencialidades e limitações, mas hoje parece que cheguei a um limite. Tem hora que não dá vontade mais de jogar e parece que o jogo está te fazendo de otário.

      Estou em um save no FM 2020 onde comecei na série B do Brasileiro com o América-MG, fui treinar o Palmeiras e tive um grande destaque, o que me levou a treinar o Arsenal depois de algumas temporadas. O Arsenal do FM 2020 é o pior time dos "big six" e foi uma luta para fazer um time para brigar lá na frente, mas, logo na primeira temporada, terminei em 2° lugar na PL e garanti uma final da Copa da Liga. Nunca tive a pretensão de ganhar a PL logo de cara, mas fui montando meu projeto para os próximos anos. Depois de uma constante nos 4 primeiros depois de três temporadas no Arsenal (2°,4° e 3°), fui para o 4° ano em boa fase, com um elenco muito entrosado e forte e quase sem alterações, fiz uma boa janela de transferências trazendo jogadores muito bons por preços baixos e consegui uma boa base para tentar disputar a PL.
      Pois bem, começo a quarta temporada no Arsenal voando, com alta compreensão tática desde o início e duas vitórias jogando muita bola contra Manchester United (campeão da temporada passada) e Liverpool (campeão da Champions) fora de casa. Embalo com o time, aí começam os jogos contra os times de baixo da tabela. Pego um West Ham em 19° e tomo um vareio perdendo de 2 a 0. Sigo em frente, faço mais alguns bons jogos com boas vitórias e pego o Leicester em 19° e tomo outro vareio. Qual a lógica nisso? Todo jogo que faço contra um time da parte de baixo da tabela parece que sou o Valladolid enfrentando o Real Madrid no Bernabéu. Meu meia central de 4 estrelas e meia que joga uma barbaridade perdendo todas as bolas e não conseguindo dar um passe certo tendo 16 de passe, meu lateral direito com 19 de desarme deixando passar tudo. Meu atacante com 18 de finalização e 16 de compostura perdendo gol na cara do gol com o goleiro rendido. O que acontece com esse jogo?
      Por conta disso, me vem à mente as temporadas anteriores e é sempre isso: time jogando uma barbaridade, pega um time no fim da tabela e toma um passeio. Parece que seu time todo desaprende a jogar futebol. E isso aconteceu em todas as temporadas. Com o Palmeiras, fui vice campeão do Brasileiro 3x seguidas simplesmente porque tropeçava em jogos contra Vitória, Chapecoense ou Avaí enquanto o Flamengo voava e raramente perdia um jogo. É tenso você montar um quarteto ofensivo com Philipe Coutinho, Arrascaeta, Scarpa e Pedro (metendo 30 gols em uma temporada) e não conseguir ganhar o Brasileiro. Com o Arsenal, é a mesma coisa. Me mantenho na disputa pelos 3 primeiros lugares até o momento em que pego times que estão lá embaixo. Aí a derrota é certa. Eu entendo perfeitamente que zebra é natural vez ou outra, mas toda vez? Não faz nenhum sentido seu time atropelar o Manchester United em um jogo e no jogo seguinte tomar um sacode do Southampton. Essa sensação de está sendo "roubado" me cansou e estou seriamente pensando em parar com o jogo. Na Champions, perdi uma vaga no mata-mata simplesmente porque empatei um jogo com o Herta (que terminou com 2pts no grupo) mesmo ganhando do Real Madrid na última rodada. Na outra temporada, perdi o primeiro lugar porque, mesmo ganhando do Bayern, empatei com o Dinamo de Kiev. Toda vez vai ser assim? É muito tempo perdido para ser enrolado dessa forma. Olhando em retrospectiva, o jogo sempre te sacaneia. 
      Perdoem pelo desabafo, mas é isso. Mais alguém já se sentiu assim? Como conseguiu continuar jogando?
       
×
×
  • Criar Novo...