Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O nosso "pós-Copa": e agora, 2022? Mudanças, legado, Tite, e etc etc


Leho.

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Pra gente abrir essa "nova fase" da Seleção discutindo seu futuro: nomes, quem merece continuar, quem não chega mais pra 2022, jovens potenciais que estarão no Qatar, mudanças no nosso futebol, enfim.

Dissertem. Adoraria ouvi-los lê-los.

 

 

 

Eu só digo uma coisa, o rapaz abaixo vestirá a nossa camisa 7 em 2022 e trará o Hexa embaixo dos braços:

Spoiler

Resultado de imagem para david neres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comissão técnica - precisam melhorar alguns aspectos e recuperação. Acho que tiraria o Fábio. 

Treinador - manteria e buscaria uma renovação com o Tite, caso já tenha uma proposta de algum clube, iria atrás seguidamente de Renato Portaluppi e caso ouça uma negativa iria pro mercado exterior. 

Jogadores:

Goleiros - Mantém

Laterais Direito - João Pedro se não vacilar e evoluir o que espera assume fácil. Fabinho tbm pode assumir isto, porra temos sim bons laterais

Laterais esquerdo - Marcelo se aposentando, dá para montar um meio de campo só de LE pra jogar. Tamos bem servidos

Zagueiros - Idem, zagueiro é o que não falta. Igor, Felipe, Marquinhos, Wallace, Jemerson, Militão...

Volantes - Caralho, temos jogador pra porra nesta posição.  Artur é um nome certo. Wallace do Sporting, veremos como digievolui

Meias - ... sem comentários. Os que podem surpreender e irem pra Copa, mas que ainda são promessas: Mauro Junior, Renier e Helinho (este boto fé que pega a 11 e vai nos dar o Hexa. Absurdo o que este moleque joga) e talvez o Toró.

Pontas - É o que não falta

Atacantes - Tá ótimo tbm e isto que ainda tem o Jesus e o Firmino. Se o Barbosa por a cabeça no lugar tbm pode ser positivo.

 

 

Copa América vai ser um bom termômetro. Já dá para testar uns nomes. 

Temos uma excelente geração, estamos bem encaminhados quanto a isto. O Tite só não pode ficar de bruxismo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, a minha preocupação com o Tite é se ele vai conseguir dar espaço aos novos jogadores, o que é fundamental nessa transição. Não dá para ficar carregando atletas com desempenho questionável só pelo que já fizeram em outros momentos da carreira. 

Temos jovens com bastante potencial para os próximos anos, isso considerando 2018, sem contar os que aparecerão no meio do caminho. Acho que as pontas estão bem servidas - falando ainda de potencial - enquanto que na zaga tenho um pouco mais de dúvidas. 

Acho que o mais importante passa pelo comando técnico. Primeiro garantir a continuidade do Tite ou agir rápido para buscar uma alternativa, caso ele não continue, depois que o próprio Tite faça uma revisão do que se passou nesse período e corrija algumas posturas suas (convocações, falta de respostas rápidas em alguns jogos, coletivas com um exagero desnecessário), coisas que são importantes para um técnico de seleções. 

Copa América está aí na nossa porta. Mais alguns amistosos e já temos um campeonato, que pode ser muito bem aproveitado já para trazer um bom número de novatos. Se não fizer igual o Parreira em 2004, que levou um time bem diferente e não aproveitou os destaques da maneira que deveria, já pode ser um bom sinal.

Outra coisa que é bom se atentar é para o efeito da UEFA Nations League no calendário de amistosos, para que não desperdicemos as chances de testar o time contra adversários mais tarimbados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou partidário da continuidade do Tite e da transição gradual desse time. Temos muitos jovens talentosos pra jogar nas pontas já experimentados na Europa ( Neres e Malcon ). Tchau Tayson!

Douglas Costa tem 27 anos e tem bola pra assumir a vaga do Willian de titular. 

Rodrygo, Paulinho e Vinicius Jr são muito jovens e talentosos porém para serem alçados ao time carecem de mais experiência jogando.

Gabriel Jesus e Firmino continuam nesse ciclo. Jesus precisa superar essa decepção e ser mentalmente forte pois aparentemente sentiu a pressão. 

No meio, tchau Renato Augusto/Paulinho/Fernandinho. Uma pena termos perdido o Jorginho pra Itália.

Creio que o Fabinho naturalmente seja a alternativa ao Casemiro e o Arthur evolua no Barça pra jogar na do Paulinho.

Se o Paquetá continuar evoluindo, gostaria de vê-lo. Allan do Napoli é bem combativo porém veremos como se sai sem o Sarri.

No Gol, continua a dupla que está.

O que me preocupa:

Lateral direita: quem? Eu já não sou fã do Dani Alves e o Danilo não é o titular dos sonhos pra 2022. Reserva no City.

Não vejo nenhum talento pra assumir a vaga e/ou dar opção. 

Zaga: os grandes zagueiros passaram de 30. Não vejo nenhum grande talento surgindo. Já ouvi na imprensa que Gabriel do Galo é um dos talentos a ser visto hahaha... sem condições! Jemerson não vejo como um grande nome pra jogar com o Marquinhos.

Para Copa América precisa manter a dupla experiente atual e torcemos pra um novo talento surgir.

Temos bons jogadores mas a zaga que foi o ponto forte do time me preocupa para 2022. As demais posições é só parar o bruxismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Goleiros: Alisson e Ederson vão continuar. Estamos "seguros" por um bom tempo na posição.
  • Laterais direitos: É uma posição que tenho dificuldade de apontar um substituto imediato. O João Pedro ex-Palmeiras sempre foi promissor, vamos ver se vai despontar no Porto. Dodô que tá no Shakhtar também pode despontar, tem apenas 19 anos. Para uma opção mais defensiva, tem o Militão. Danilo terá 31 anos e deve ser outra opção.
  • Laterais esquerdos: Alex Telles me parece a opção mais pronta para ser o titular na Copa de 2022. Tem o Wendell, Douglas Santos e Jorge como promessas, mas nenhum desses despontou ainda. Alex Sandro terá 32 anos e pode ser uma das opções correndo por fora.
  • Zagueiros: Marquinhos deve ser o "herdeiro" natural da liderança na zaga. Isso me preocupa. Jemerson, Wallace, Felipe e Marlon (ex-Barça) são outras opções. O setor, como um todo, me preocupa.
  • Meio de campo: Casemiro terá 30 anos e será um dos pilares do time. Projetando o futuro, Arthur e Paquetá fechariam a trinca do meio de campo. Fred, Wendel (Sporting) e Douglas Luiz (que foi pro City) podem compor. Coutinho terá 30 anos e deve fazer parte do setor também. Com certeza deve surgir mais uns 2 ou 3 moleques. Bobsin e Jean Pyerre no Grêmio, Alan do Palmeiras, Jean Lucas do Flamengo, o @vinny_dpcitou os moleques do São Paulo... Enfim, cada time tem essas possíveis promessas que podem brigar lá na frente.
  • Atacantes: Tem tudo pra ser o melhor grupo de atacantes desde 2006. Neymar terá 30 anos, ou seja, jogará essa Copa. Vinicius Junior, Rodrygo e Paulinho prometem absurdos. Neres e Malcom já estão na Europa. Como centroavantes, teremos o Jesus (mais maduro), Firmino com 30 anos e eu boto muita fé no Pedro do Flu.

Conclusão, essa próxima geração tem tudo pra ser uma das mais "bombadas" do Brasil nos últimos anos. É só ter um planejamento correto, trazer os moleques pra perto da comissão técnica, orientar com cuidado, etc...

PS: Em todos setores podem surgir nomes que hoje nem consideramos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês estão muito otimistas, eu não sou tão otimista assim, enxergo muitas falhas no futebol brasileiro como um todo. Principalmente no quesito treinador, Tite continua sendo o melhor treinador do País, mas talvez não seja o ideal para a seleção em uma copa do mundo. Além disso, Neymar é ainda, o melhor jogador do Brasil, chegará com 30 anos na próxima copa e será sua última chance de "provar" algo, temos que torcer para ele ir embora do PSG, ir para um clube maior onde ele amadureça.

Sobre a copa de 2022, o que não pode é chegar  nela com Fágners, Taisons, Paulinhos e Renatos Augustos na seleção brasileira. Estes são jogadores medianos (a nível mundial) que serviriam em clubes brasileiros mas não para a a seleção brasileira. Outra coisa, o problema maior que eu vejo no Tite é o "comprometimento", que é MUITO legal em um time que joga PONTOS CORRIDOS, mas como todo mundo sabe, Copa do Mundo é completamente diferente. O que ocorre é que para uma copa, não pode levar um jogador porque ele foi "fiel" ao treinador durante o periodo anterior a copa. Tem que levar quem está melhor fisicamente e técnicamente. E DAR UM JEITO de ajeitar o time para explorar as qualidades de cada um dos seus jogadores.

A manutenção do Tite deve ocorrer pelo fato de que, simplesmente não há outra opção, e uma alternativa européia com certeza não será levada em consideração. Ele tem que recomeçar o ciclo eliminando todos os corinthianos e ex-corinthianos do elenco (nada contra o Corinthians, mas chega). Bater um papo com o Marcelo ver qualé que é a dele, e ver quem pode ser reaproveitado dessa seleção, e aos poucos começar a inserir "garotos" como Paquetá, Arthur etc... Além disso, ele precisa achar ou forjar um CAPITÃO para essa seleção, esse papo de  rotação é lindo, porém na copa, falta um cara para segurar a barra do time na adversidade (TS embora tenha feito uma boa copa, me calando, não é esse cara e está velho). Gabriel Jesus tem muito a evoluir, porém não pode ser titular da seleção no momento, outra busca é a de um 9 goleador, ele tem que cavocar até achar, a seleção sofre com isso fazem algumas copas já. Diria que o último GRANDE 9 foi Didico, Luis Fabiano talvez.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando a Trivela ninguém considera o melhor ponta em atividade no futebol brasileiro como uma opção para o futuro ? Cebolinha ta jogando um futebol absurdo por aqui e o cara é totalmente ignorado por uns maluco totalmente incognitas no futebol. Ah se ele jogasse no Mengão, Corinthians ou no Shakhtar.

---

No mais a seleção brasileira tem ai um futuro que se gerido corretamente vai dar muitos frutos legais, é só manter um trabalho sério e coerente por que vem ai uma geração de muito potencial que pode ser mesclada com jogadores chave do atual elenco (Alisson, Marquinhos, Casemiro, Neymar, Firmino, Jesus) e dar um ótimo time.

Só precisam ter bastante atenção para a zaga e lateral direita mas aqui surge muito jogador ao menos bom, por pior que seja a geração não vamos ter que lidar com jogadores bizarros na titularidade.

O primeiro passo é começar uma mini revolução na Copa América de 2019 pra ja ir testando a gurizada e trazer um pouco mais de representação dos jogadores nacionais com a torcida, e em 2020 vai ter outra copa américa e vai ser bom pra essa galera já ir tendo rodagem em jogos de verdade e não nos amistosos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que antes de mais nada esse processo deve começar pelo nosso camisa 10 e "craque" Neymar... Tenho certeza que o time será montado em cima dele sempre e não da pra "depender" de um jogador tão egocêntrico e mimado feito ele.

Além disso nosso futebol tem MUITAS falhas! Muita politicagem, muita safadeza, muito esquema etc. CBF precisa de uma limpa para ontem e passar a ser uma entidade mais respeitada e menos corrupta como vem sendo a MUITO tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teria que ocorrer uma mudança na parte política, para daí modificar a estrutura que está errada. Mas como isso não ocorrerá tão cedo, penso que os resultados não serão tão diferentes do que são hoje. É verdade que ainda conseguimos chegar em algumas decisões e até ganhá-las, como foi no caso das Olímpiadas, mas na parte tática estamos bem aquém e, só através de muito esforço é que equiparamos, enquanto os europeus já lidam naturalmente com a parte tática, pois a vivenciam desde cedo. Sem contar com o fator psicológico, já que os jogadores lidam com o fardo de serem considerado o país do futebol, sendo que a hegemonia foi conquistada em uma época em que a maioria não tinha evoluído o suficiente (em vários setores).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
Citar

Zaga e lateral direita são problemas para a renovação da Seleção para 2022
Ataque é cheio de opções, e meio-campo tem Arthur e Lucas Paquetá surgindo como grande promessas. Veja como está a situação, posição por posição, no momento atual

Por Pedro Venancio, Rio de Janeiro
09/07/2018 11h40

A Seleção Brasileira ainda junta os cacos da derrota para a Bélgica na Copa do Mundo, mas num futuro próximo terá que sacodir a poeira e se preparar para o ciclo de 2022. Para o ataque, sobram nomes para uma renovação que deverá atingir pelo menos a metade do grupo, por questões etárias, principalmente na defesa e na lateral direita, onde há poucos nomes atuando com destaque nas ligas europeias. No meio, Arthur e Lucas Paquetá devem ganhar espaço. Confira a situação de cada posição.

Goleiros

Aqui, há pouca possibilidade de renovação e a disputa seguirá acontecendo entre Alisson, 25 anos e Ederson, 24.
Sem problemas para o próximo ciclo.

Laterais-direitos

Daniel Alves terá 39 anos, Fagner, 33 e Danilo, que não se firmou na Copa do Mundo, 31. Aqui, há um problema sério de renovação por enquanto. Entre os jovens, há a perspectiva pela evolução de nomes como Bernardo, do RB Leipzig, William, ex-Inter e atualmente no Wolfbusrg, e João Pedro, recentemente vendido pelo Palmeiras ao Porto. Outros garotos, como Vitinho, vendido pelo Cruzeiro ao futebol Belga, e Wesley, do Flamengo, podem surpreender.

Zagueiros

Ceará x São Paulo Militão (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)
Ceará x São Paulo: Militão (Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net)

Marquinhos, se mantiver o nível, será titular por todo o ciclo sem maiores problemas. Mas Thiago Silva e Miranda terão 37 para 38 anos, e nessa idade é difícil afirmar se estarão em boas condições, assim como Geromel. Rodrigo Caio é a aposta mais óbvia para o início do ciclo. Um nome que surge bem demais nesse momento é o de Militão, do São Paulo, que pode também atuar como volante ou lateral-direito. Dedé, do Cruzeiro, terá 34 anos e poderá, se as lesões permitirem, ter chances. Jemerson que já atuou durante este ciclo, é outro possível nome, assim como Felipe, do Porto, ou Samir. Entre os garotos, Lyanco, do Torino, Léo Duarte, do Flamengo, e Murilo, do Cruzeiro, largam na frente. Mas, claro, muita coisa pode acontecer.

Laterais-esquerdos

Aqui a concorrência é pesada. Marcelo e Filipe Luís provavelmente disputaram suas últimas Copas, mas há Alex Sandro, da Juventus, com muita qualidade. Wendell, do Bayer Leverkusen, Guilherme Arana, do Sevilla, e Jorge, do Monaco, também podem dar conta do recado tranquilamente com a evolução e o passar dos anos. Alex Telles ainda não foi convocado para a seleção italiana e pode pintar. Iago, do Internacional, vem mostrando muito potencial e pode surpreender.

Volantes

Casemiro, de apenas 26 anos, disputa pelo menos mais uma Copa do Mundo como titular. Mas a posição dele para a reserva ainda é um mistério. Fernandinho, 33 anos, dificilmente seguirá na seleção até os 37. Thiago Maia, ex-Santos, é um possível nome, pelas características pedidas: imposição física e ocupação de espaço. Mas ainda poderá surgir outro jogador nos próximos anos.

A situação de Paulinho, já com 29 anos, é difícil também para o próximo Mundial, mas nessa posição a renovação deverá surgir rápido com nomes como Arthur e Lucas Paquetá. Liziero, do São Paulo, Maycon, recém-vendido pelo Corinthians ao Shakhtar Donetsk, e Douglas Luiz, ex-Vasco e agora no Manchester City, são alguns exemplos de nomes que podem crescer e exercer a função. Além, é claro, de Fred, que já esteve nessa Copa, e Fabinho, recém-vendido ao Liverpool.

Meias

Lucas Paquetá, Flamengo x Bahia, Maracanã, Campeonato Brasileiro 2018 (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)
Lucas Paquetá, Flamengo x Bahia, Maracanã, Campeonato Brasileiro 2018 (Foto: André Durão/GloboEsporte.com)
 
Philippe Coutinho tem idade para mais uma Copa do Mundo, e deverá permanecer no grupo. E poderá contar com a ajuda dos citados Arthur e Paquetá. Andreas Pereira, do Valencia, tem potencial para crescer, assim como Boschilia, do Monaco, caso o treinador queira um jogador com mais força e competitividade. Luan, do Grêmio, tem idade para mais um Mundial, mas não caiu nas graças de Tite. Reinier, meia de 16 anos do Flamengo, é o garoto mais cotado para surpreender no próximo ciclo. Mas, claro, ainda é uma promessa, assim como Mauro Júnior, do PSV.

Pontas

É a posição mais bem servida nessa renovação. Neymar ainda estará em grande nível, em tese, e surgem Rodrygo, Paulinho, Vinícius Júnior, Malcom, Richarlison e David Neres, entre outros para ocupar esse espaço.

Centroavantes

Gabriel Jesus e Roberto Firmino ainda podem disputar mais uma Copa do Mundo, e tudo vai depender de como estarão lá. Mas poderão ter a concorrência de Lincoln, do Flamengo, e Pedro, do Fluminense.

@GLOBOESPORTE.com

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo a discussão, mas acho pouquíssimo pertinente.

Quatro anos é tempo demais, muitos irão floppar, outros surgirão, alguns irão lesionar, outros não terão chances e se naturalizarão para defender outra seleção, mais alguns vão se esconder na ChinArábia, e assim vai...

Final das contas, toda a Copa ficam uns 2~3 jovens injustamente deixados de fora, e que as vezes sequer conseguem confirmar a hype. Melhor exemplo é Ganso em 2010.

A um futuro próximo, acho importante mesclar juventude com experiência. Faltou maturidade pra essa seleção. De novo.

Depender de Neymar como líder, a gente vai amargar mais duas Copas sem ganhar nada. Ele é muito talentoso, mas infelizmente tem uma mentalidade de adolescente, e ser dono de um clube pequeno como o PSG, não vai fazer ele evoluir.

Se tivesse ido para um clube com história, ao menos poderia ser cobrado. Mas aí escolheu ir para o PSG...Quem vai puxar a orelha dele? Quem jogou alguma coisa lá? A marca Neymar é maior que a marca PSG. Ele manda e desmanda no time.

Daqui quatro anos, o Tite estará seis anos longe de clubes. Provavelmente as antigas ovelhinhas dele já estarão se aposentando ou sem condições mínimas de jogar uma Copa do Mundo. Tenho muita curiosidade em saber o critério que ele utilizará.

Enfim, como eu faria a partir de hoje:

GK: Ederson +2. Podem me chamar de clubista, mas o Alisson foi abaixo do esperado nessa Copa do Mundo. O gol que tomamos contra a Suíça, foi 50% culpa dele. Bola na área é do goleiro. No segundo gol da Bélgica, tá certo que foi um golaço, mas um goleiro world class pegaria.

Zaga: Marquinhos +3. É o único que terá idade pra jogar, dos que foram agora pra Copa. TS foi uma baita surpresa, ao passo que o Miranda foi ridículo, especialmente contra a Bélgica (única seleção forte que enfrentamos). Conseguiu ganhar ZERO bolas do Lukaku.

LD: Torcer para surgir o new cafu, que tá feia a coisa. Poderia ser o Zeca, mas foi para o Inter e provavelmente jogue de meia lá.

LE: Acompanhei Wendell e principalmente o Alex Telles no Grêmio. São de muita qualidade, um dos dois pode surgir aí.

MC: Arthur, Paquetá, Casemiro. Esses são obrigação. Tem a molecada do Vasco que foi vendida também, bola demais.

Pontas: Douglas Costa, Neymar, Coutinho, Malcolm e Neres. Talvez VJr e Rodrygo. Os quatro últimos serão testados nos próximos anos, visto que serão/foram vendidos para clubes grandes. Ainda tem o Everton, que pra mim é o melhor ponta em atividade no futebol brasileiro, e provavelmente vaze no final do ano. Vai depender da gestão de carreira e continuidade.

ATA: Dá pra contar com Firmino e Jesus, por ora. Mas essa posição é muito ingrata, e CA em má fase, meu amigo, passa longe. Talvez surja alguém por aí.

Sobre o treinador, não tenho dúvidas que deve continuar o Tite.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora é mais pra brincar de prever o futuro já que 4 anos é muito tempo para surgir novos jogadores,  mas a situação da defesa é preocupante, principalmente na lateral direita.

 

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/missao-russia.html

 

Olha isso, Ederson e Alisson nem passavam pela cabeça dos torcedores em 2014.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Ederson já era futuro em Portugal.

Goleiros: Alisson (Roma), Ederson ( Manchester City), Matheus ( Braga), Rafael Cabral ( Napoli), Neto ( Valencia), Lucas Perri ( São Paulo)

Laterais Esquerdo: Alex Sandro ( Juventus), Emerson Palmeri ( Chelsea), Jorge ( Monaco), Guilherme Arana ( Sevilla), Douglas Santos ( Hamburgo), Alex Telles ( Porto), Wendell ( Bayer Leverkusen)

Lateral direito: João Pedro ( Porto), Danilo ( Manchester City), Wallace ( Chelsea), Vitinho ( Clercle Brugge), Gustavo Cascardo ( Atlético- PR), Fabinho ( Monaco), Emerson (Atlético MG), Bernardo (RB Leipizig)

Zagueiros: Marquinhos ( PSG), Felipe ( Porto), Igor Rabello (Botafogo), Léo Santos ( Corinthians), Jemerson ( Monaco), Marlon (Barcelona), Lucas Veríssimo ( Santos FC), Rodrigo Caio ( São Paulo FC), Militão ( São Paulo FC)

Volantes: Artur (Barcelona), Allan (Napoli), Douglas Luiz ( Manchester City), Casemiro ( Real Madrid), Walace ( Hannover 96), Maycon ( Donestk), Thiago Maia ( Lille), Allan ( Liverpool), Wendel (Sporting), Victor Bobsin ( Gremio), Guilherme Nunes ( Santos), Walace (Fluminense), Fred ( Manchester United)

Meias: Lucas Paquetá ( Flamengo), Mauro Junior ( PSV), Hélinho ( São Paulo), Toró ( São Paulo), Reinier ( Flamengo), Felipe Anderson ( Lazio), Matheus Vital ( Corinthians), Coutinho ( Barcelona), Boschilla ( Monaco), Luan ( Gremio), Andreas Pereira ( Valencia), Gabriel Calabres ( Santos), Anderson Talisca ( Evergrande)

Atacantes: David Neres (Ajax), Rodrygo (Santos), Pedrinho ( Corinthians), Vinicius Jr ( Real Madrid), Neymar (PSG), Paulinho ( Bayer Leverkusen), Richarlison (Watford), Roger Guedes ( Atlético MG), Willian José ( Real Sociedad), Pedro ( Fluminense), Malcom ( Bordeaux), Rafinha Alcantara ( Barcelona), Lincoln( Flamengo), Fernando ( Donestk), Luiz Araujo (Lille), Brenner (São Paulo), Vitinho ( Corinthians)

 

Promessas e algumas que são realidades. Alguns podem dá flop? Podem, mas acho que 90% desta lista vai vingar. 

 

Estamos bem servidos.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
6 horas atrás, Leho. disse:

 

No mínimo 75% dessa lista de promessas aí não deve vingar. O Brasil é meio complicado por isso, só ver o que falaram aí sobre a notícia de 2014 e o elenco para 2017. O que tem que se focar é quem pode manter uma espinha dorsal por agora e já botar essa galera para jogar junto e ir complementando a medida que jogadores vão se firmando e surgindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, ZaMBiA disse:

Eu entendo a discussão, mas acho pouquíssimo pertinente.

Quatro anos é tempo demais, muitos irão floppar, outros surgirão, alguns irão lesionar, outros não terão chances e se naturalizarão para defender outra seleção, mais alguns vão se esconder na ChinArábia, e assim vai...

Final das contas, toda a Copa ficam uns 2~3 jovens injustamente deixados de fora, e que as vezes sequer conseguem confirmar a hype. Melhor exemplo é Ganso em 2010.

A um futuro próximo, acho importante mesclar juventude com experiência. Faltou maturidade pra essa seleção. De novo.

Depender de Neymar como líder, a gente vai amargar mais duas Copas sem ganhar nada. Ele é muito talentoso, mas infelizmente tem uma mentalidade de adolescente, e ser dono de um clube pequeno como o PSG, não vai fazer ele evoluir.

Se tivesse ido para um clube com história, ao menos poderia ser cobrado. Mas aí escolheu ir para o PSG...Quem vai puxar a orelha dele? Quem jogou alguma coisa lá? A marca Neymar é maior que a marca PSG. Ele manda e desmanda no time.

Daqui quatro anos, o Tite estará seis anos longe de clubes. Provavelmente as antigas ovelhinhas dele já estarão se aposentando ou sem condições mínimas de jogar uma Copa do Mundo. Tenho muita curiosidade em saber o critério que ele utilizará.

Enfim, como eu faria a partir de hoje:

GK: Ederson +2. Podem me chamar de clubista, mas o Alisson foi abaixo do esperado nessa Copa do Mundo. O gol que tomamos contra a Suíça, foi 50% culpa dele. Bola na área é do goleiro. No segundo gol da Bélgica, tá certo que foi um golaço, mas um goleiro world class pegaria.

Zaga: Marquinhos +3. É o único que terá idade pra jogar, dos que foram agora pra Copa. TS foi uma baita surpresa, ao passo que o Miranda foi ridículo, especialmente contra a Bélgica (única seleção forte que enfrentamos). Conseguiu ganhar ZERO bolas do Lukaku.

LD: Torcer para surgir o new cafu, que tá feia a coisa. Poderia ser o Zeca, mas foi para o Inter e provavelmente jogue de meia lá.

LE: Acompanhei Wendell e principalmente o Alex Telles no Grêmio. São de muita qualidade, um dos dois pode surgir aí.

MC: Arthur, Paquetá, Casemiro. Esses são obrigação. Tem a molecada do Vasco que foi vendida também, bola demais.

Pontas: Douglas Costa, Neymar, Coutinho, Malcolm e Neres. Talvez VJr e Rodrygo. Os quatro últimos serão testados nos próximos anos, visto que serão/foram vendidos para clubes grandes. Ainda tem o Everton, que pra mim é o melhor ponta em atividade no futebol brasileiro, e provavelmente vaze no final do ano. Vai depender da gestão de carreira e continuidade.

ATA: Dá pra contar com Firmino e Jesus, por ora. Mas essa posição é muito ingrata, e CA em má fase, meu amigo, passa longe. Talvez surja alguém por aí.

Sobre o treinador, não tenho dúvidas que deve continuar o Tite.

 

 

Para mim Vini, até existiu o problema psicológico, mas o Brasil tentando fazer jogo propositivo ficou devendo bastante. Aliás, poucos times que conseguem fazer isso contra adversários de alto nível. E isso está relacionado com o tipo de treinamento que o time veio tendo, mas também quanto a convocação de vários jogadores desgastados fisicamente devido ao fim da temporada ou lesões acumulativas e recentes. E dos problemas que apontamos desde o jogo inicial contra a Suíça, pouca coisa foi corrigida, quando muito um pedido para o Neymar se comportar melhor com a arbitragem e o adversário, já na mudança tática nada vi. O que se via (em um jogo apenas, porque voltou a ser apático na ponta, tanto o é que as estatísticas dele no que se refere a cruzamentos é baixa no clube que atua, notabilizando-se mais centralizado), era o Willian, deixando de ser ponta direita para movimentar-se mais, não sei se por um pedido do treinador ou de iniciativa própria. Porque se foi pelo segundo caso, demonstra que muita coisa de um jogo propositivo dele não conseguiu implantar para fazer um jogo mais coletivo; como as sobreposições, cruzamentos na linha de fundo, apoio e ataque dos laterais (era comum ver F. Santos e Fágner tabelarem no último terço e finalizarem), além das triangulações.

Também fico curioso para saber como será o critério convocatório dele e da sua comissão caso esteja como treinador na próxima copa. Mas temos que levar em consideração que ainda haverá alguns jogadores que lá estarão por interesses empresariais. Por exemplo, pode ser que no caso do Taisson tenha sido um misto disso, porque pelo que soube o filho dele que pediu para convocá-lo. Se bem que nesse caso ele, o pai e outros comissionados devem ter um convívio bom com o grupo empresarial, assim conseguem convergir diversos interesses.

E tive um ponto em discordância contigo, que foi o do segundo gol belga. Ali, não tinha muita opção mesmo. 

Outra coisa interessante que citou foi sobre a zaga. No caso do Miranda, ele e o T. Silva até tiveram bom posicionamento, coisa que se espera de uma dupla de zaga veterana, mas acaba se perdendo na velocidade e foi bem arriscado ver o Lukaku tendo sido ponta. Perdeu a referência de um centro-avante, mas deu bastante trabalho, devido mais a sua força, apesar de ser jovem ainda e ter dado algumas arrancadas. Inclusive na que originou o gol. E vale destacar que foi uma artimanha e tanto explorarem o contra-ataque quando eles saíram do posicionamento corriqueiro deles para participarem de um escanteio ofensivo. E aquele balanço defensivo que elogiaram em algumas partidas anteriores acabou não se fazendo valer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

50 minutos atrás, Henrique M. disse:

No mínimo 75% dessa lista de promessas aí não deve vingar. O Brasil é meio complicado por isso, só ver o que falaram aí sobre a notícia de 2014 e o elenco para 2017. O que tem que se focar é quem pode manter uma espinha dorsal por agora e já botar essa galera para jogar junto e ir complementando a medida que jogadores vão se firmando e surgindo.

Já que não mudarão a estrutura, é o jeito. Mas não espero muita coisa caso não haja melhoras efetivas no jogo coletivo. Pois como sempre haverá jogadores sobrecarregados pela temporada desgastante que tiverem e assim o jogo mais individualizado não irá se destacar, como o que ocorreu em outras copas que o Brasil participou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira coisa que eu faria é mandar o Edu Gaspar pra puta que pariu ele. Depois diria pro Tite pra parar de convocar as porras dos bruxos e começar e ver a gurizada que tá aparecendo ai e que hoje já é infinitamente melhor que os que ele convocou. Começaria por ai.

Outro ponto importante é decidir quais jogadores vão intermediar a transição dos jogadores dessa Copa pros jogadores da próxima. Pensando assim, eu colocaria:

Citar

 

ADEUS, ATÉ NUNCA MAIS: Fagner, Paulinho, Renato Augusto, Taison (olha a merda 4 vagas jogadas no lixo), GeroGOD, Cássio, Filipe Luís, Willian e Miranda

MANTERIA POR 1~2 ANOS: Marcelo (dependendo, pode jogar em 2022) e Thiago El Monstro Silva

CONTINUARIA A CONVOCAR PENSANDO EM 2022: Alisson, Ederson, Marquinhos, CaseGOD, Traíra, Douglas Costa, Ney-cai, FirGOD, Djezus

VÃO PRA LISTA DOS QUE PODEM SER CONVOCADOS EVENTUALMENTE: Danilo e Fred

 

Esse, pra mim, seria o destino que deveria ser dado pros convocados do Tite. É óbvio que no início ainda vai ter uma boa dose de bruxismo, mas paciência.

A partir dai, tem um jogador que o Tite TEM QUE CONVOCAR, já pro próximo amistoso e botar ele como titular, que é o Arthur. Acabou a palhaçada, senhor Tite.

Depois, tem uma gama de jogadores convocáveis, sendo que daqui 4 anos alguns deles vão ter 100% flopado, outros vão ter confirmado fácil. São eles:

Citar

Goleiros: não sei FIUASFIASUFHASUFHSAFHASFIU! Eu vou estar mentindo se disser que acompanho goleiros, mas tem uma vaga sobrando
Zagueiros: Wallace e Jemerson
LD: Bernardo e Danilo (Fabinho também)
LE: Wendell, Alex Telles, Alex Sandro e Jorge
Volância: Allan e Fabinho
Meias Centrais/Atacantes: ArthurGOD, Paquetá, Felipe Anderson e Luanel
Pontas: Malcom, Neres, Everton, Richarlison

Eu ainda colocaria o Vinícius Jr e o Paulinho nessa conta, mas tem que ver como eles vão se adaptar nos seus novos clubes. Nem sempre é fácil fazer essa transição e a certeza que eu tenho com o Arthur e o Paquetá, por exemplo, não é a mesma que eu tenho com esses dois, embora ache que o Paulinho vai ser um puta jogador.

Minha próxima convocação já teria: 

GK: Alisson, Ederson e ?
ZG: TS, Marquinhos, Jemerson, Wallace
LE: Marcelo, Alex Sandro
LD: Benardo e Danilo
Vol: CaseGOD e Allan
MC/meias-atacantes: Arthur, Fabinho (aqui dá pra inverter com o Allan, inclusive), Traíra e Paquetá
PD: Douglas Costa e Malcom
PE: Ney-cai e Richarlison
CF: FirGOD e Gzus

4-3-3 com Alisson (ou Ederson, acho que ele merece uma chance como titular); Bernardo, TS, Marquinhos e Marcelo; CaseGOD, Arthur e Traíra; Ney-cai, Douglas Costa e FirGOD.

Adiciona 4 ou 5 novos jogadores no time titular e não tem muito perigo de ver algum deles flopando simplesmente porque eles já se mostraram uma realidade. Ao todo são 11 jogadores estreantes e outros 11 que já jogaram a Copa. Boa mistura sem muito FM por trás.

EDIT:

ESQUECI

Tite tem que chegar no Neymar e enfiar os dois dedo nos olhos dele pra esse filho da puta parar de ficar caindo. Virou chacota mundial, só fez um bom jogo e mais nada. Morreu muito na praia. Ou muda a atitude, ou vai tomar no cu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Aleef disse:

 

Ederson já era futuro em Portugal.

Goleiros: Alisson (Roma), Ederson ( Manchester City), Matheus ( Braga), Rafael Cabral ( Napoli), Neto ( Valencia), Lucas Perri ( São Paulo)

Laterais Esquerdo: Alex Sandro ( Juventus), Emerson Palmeri ( Chelsea), Jorge ( Monaco), Guilherme Arana ( Sevilla), Douglas Santos ( Hamburgo), Alex Telles ( Porto), Wendell ( Bayer Leverkusen)

Lateral direito: João Pedro ( Porto), Danilo ( Manchester City), Wallace ( Chelsea), Vitinho ( Clercle Brugge), Gustavo Cascardo ( Atlético- PR), Fabinho ( Monaco), Emerson (Atlético MG), Bernardo (RB Leipizig)

Zagueiros: Marquinhos ( PSG), Felipe ( Porto), Igor Rabello (Botafogo), Léo Santos ( Corinthians), Jemerson ( Monaco), Marlon (Barcelona), Lucas Veríssimo ( Santos FC), Rodrigo Caio ( São Paulo FC), Militão ( São Paulo FC)

Volantes: Artur (Barcelona), Allan (Napoli), Douglas Luiz ( Manchester City), Casemiro ( Real Madrid), Walace ( Hannover 96), Maycon ( Donestk), Thiago Maia ( Lille), Allan ( Liverpool), Wendel (Sporting), Victor Bobsin ( Gremio), Guilherme Nunes ( Santos), Walace (Fluminense), Fred ( Manchester United)

Meias: Lucas Paquetá ( Flamengo), Mauro Junior ( PSV), Hélinho ( São Paulo), Toró ( São Paulo), Reinier ( Flamengo), Felipe Anderson ( Lazio), Matheus Vital ( Corinthians), Coutinho ( Barcelona), Boschilla ( Monaco), Luan ( Gremio), Andreas Pereira ( Valencia), Gabriel Calabres ( Santos), Anderson Talisca ( Evergrande)

Atacantes: David Neres (Ajax), Rodrygo (Santos), Pedrinho ( Corinthians), Vinicius Jr ( Real Madrid), Neymar (PSG), Paulinho ( Bayer Leverkusen), Richarlison (Watford), Roger Guedes ( Atlético MG), Willian José ( Real Sociedad), Pedro ( Fluminense), Malcom ( Bordeaux), Rafinha Alcantara ( Barcelona), Lincoln( Flamengo), Fernando ( Donestk), Luiz Araujo (Lille), Brenner (São Paulo), Vitinho ( Corinthians)

 

Promessas e algumas que são realidades. Alguns podem dá flop? Podem, mas acho que 90% desta lista vai vingar. 

 

Estamos bem servidos.

 

É o que jogou no Grêmio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, felipevalle disse:

Para mim Vini, até existiu o problema psicológico, mas o Brasil tentando fazer jogo propositivo ficou devendo bastante. Aliás, poucos times que conseguem fazer isso contra adversários de alto nível. E isso está relacionado com o tipo de treinamento que o time veio tendo, mas também quanto a convocação de vários jogadores desgastados fisicamente devido ao fim da temporada ou lesões acumulativas e recentes. E dos problemas que apontamos desde o jogo inicial contra a Suíça, pouca coisa foi corrigida, quando muito um pedido para o Neymar se comportar melhor com a arbitragem e o adversário, já na mudança tática nada vi. O que se via (em um jogo apenas, porque voltou a ser apático na ponta, tanto o é que as estatísticas dele no que se refere a cruzamentos é baixa no clube que atua, notabilizando-se mais centralizado), era o Willian, deixando de ser ponta direita para movimentar-se mais, não sei se por um pedido do treinador ou de iniciativa própria. Porque se foi pelo segundo caso, demonstra que muita coisa de um jogo propositivo dele não conseguiu implantar para fazer um jogo mais coletivo; como as sobreposições, cruzamentos na linha de fundo, apoio e ataque dos laterais (era comum ver F. Santos e Fágner tabelarem no último terço e finalizarem), além das triangulações.

Também fico curioso para saber como será o critério convocatório dele e da sua comissão caso esteja como treinador na próxima copa. Mas temos que levar em consideração que ainda haverá alguns jogadores que lá estarão por interesses empresariais. Por exemplo, pode ser que no caso do Taisson tenha sido um misto disso, porque pelo que soube o filho dele que pediu para convocá-lo. Se bem que nesse caso ele, o pai e outros comissionados devem ter um convívio bom com o grupo empresarial, assim conseguem convergir diversos interesses.

E tive um ponto em discordância contigo, que foi o do segundo gol belga. Ali, não tinha muita opção mesmo. 

Outra coisa interessante que citou foi sobre a zaga. No caso do Miranda, ele e o T. Silva até tiveram bom posicionamento, coisa que se espera de uma dupla de zaga veterana, mas acaba se perdendo na velocidade e foi bem arriscado ver o Lukaku tendo sido ponta. Perdeu a referência de um centro-avante, mas deu bastante trabalho, devido mais a sua força, apesar de ser jovem ainda e ter dado algumas arrancadas. Inclusive na que originou o gol. E vale destacar que foi uma artimanha e tanto explorarem o contra-ataque quando eles saíram do posicionamento corriqueiro deles para participarem de um escanteio ofensivo. E aquele balanço defensivo que elogiaram em algumas partidas anteriores acabou não se fazendo valer.

Cara, a questão do treinamento eu penso o seguinte: todas as seleções tem o mesmo tempo de treino/preparação. Se umas saem  na frente, é porque tem um planejamento melhor, e já mantiveram uma base há mais tempo. Ou seja, falta de preparo não dá pra ser usado como desculpa.

O Brasil cometeu o mesmo erro que em 2014. Tanto em 2013 como em 2017, vários atletas estavam jogando muito, ótima fase e tudo mais. Só que iniciou o ano de Copa, vários estavam voltando de lesão, em má fase, no banco de reservas...E aí meu amigo, a diferença é brutal.

Nas últimas duas Copas do Mundo, por bruxismo e teimosia do treinador, não havia sequer um jogador que pudesse entrar e mudar o estilo de jogo. O time do Brasil é nanico, e não tinha sequer um centroavante forte no banco, que pudesse entrar para o chuveirinho ou pra segurar a marcação. Se é pra levar o Fred lesionado e não colocar jogar, levasse um CA random aí.

Paulinho, que não marca e nem passa bem, sempre teve como forte a chegada-surpresa na área adversária. Só que como tá numa draga desgraçada, fase horrível, nem isso conseguiu fazer direito. Duas ou três bolas bateram na canela dele e foram pra fora/goleiro pegou. Aí você olhava pro banco, poderia muito bem ter o Arthur ali, como alternativa de postura da seleção. Assim o Coutinho não precisaria descer tanto buscar o jogo.

Sobre o segundo gol da Bélgica, eu não culpo o Alisson, só acho que um goleiro world class pegaria. E em Copa do Mundo, esse poder de decisão faz totalmente a diferença.

A bola aérea defensiva foi ridícula também. Não bastasse o primeiro gol que tomamos, a Bélgica quase fez outro igualzinho, o Kompany deu uma trivela, de costas, que quase matou o Alisson (e o torcedor do coração).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Aleef disse:

 

Ederson já era futuro em Portugal.

Goleiros: Alisson (Roma), Ederson ( Manchester City), Matheus ( Braga), Rafael Cabral ( Napoli), Neto ( Valencia), Lucas Perri ( São Paulo)

Laterais Esquerdo: Alex Sandro ( Juventus), Emerson Palmeri ( Chelsea), Jorge ( Monaco), Guilherme Arana ( Sevilla), Douglas Santos ( Hamburgo), Alex Telles ( Porto), Wendell ( Bayer Leverkusen)

Lateral direito: João Pedro ( Porto), Danilo ( Manchester City), Wallace ( Chelsea), Vitinho ( Clercle Brugge), Gustavo Cascardo ( Atlético- PR), Fabinho ( Monaco), Emerson (Atlético MG), Bernardo (RB Leipizig)

Zagueiros: Marquinhos ( PSG), Felipe ( Porto), Igor Rabello (Botafogo), Léo Santos ( Corinthians), Jemerson ( Monaco), Marlon (Barcelona), Lucas Veríssimo ( Santos FC), Rodrigo Caio ( São Paulo FC), Militão ( São Paulo FC)

Volantes: Artur (Barcelona), Allan (Napoli), Douglas Luiz ( Manchester City), Casemiro ( Real Madrid), Walace ( Hannover 96), Maycon ( Donestk), Thiago Maia ( Lille), Allan ( Liverpool), Wendel (Sporting), Victor Bobsin ( Gremio), Guilherme Nunes ( Santos), Walace (Fluminense), Fred ( Manchester United)

Meias: Lucas Paquetá ( Flamengo), Mauro Junior ( PSV), Hélinho ( São Paulo), Toró ( São Paulo), Reinier ( Flamengo), Felipe Anderson ( Lazio), Matheus Vital ( Corinthians), Coutinho ( Barcelona), Boschilla ( Monaco), Luan ( Gremio), Andreas Pereira ( Valencia), Gabriel Calabres ( Santos), Anderson Talisca ( Evergrande)

Atacantes: David Neres (Ajax), Rodrygo (Santos), Pedrinho ( Corinthians), Vinicius Jr ( Real Madrid), Neymar (PSG), Paulinho ( Bayer Leverkusen), Richarlison (Watford), Roger Guedes ( Atlético MG), Willian José ( Real Sociedad), Pedro ( Fluminense), Malcom ( Bordeaux), Rafinha Alcantara ( Barcelona), Lincoln( Flamengo), Fernando ( Donestk), Luiz Araujo (Lille), Brenner (São Paulo), Vitinho ( Corinthians)

 

Promessas e algumas que são realidades. Alguns podem dá flop? Podem, mas acho que 90% desta lista vai vingar. 

 

Estamos bem servidos.

 

Tá maluco?! Léo Moura com 42 anos é melhor opção que esse cara aí. Simplesmente o pior LD que já vi no Grêmio, e olha que já passou muito cara ruim por ali! Pará é um Cafu perto dele.

Se fosse pra citar algum jovem com potencial do Chelsea, citasse o Kenedy.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um ou outro citou aqui, mas o Daniel Alves seria titular com 35 anos na Copa se não tivesse se lesionado. Então porque o Marcelo com 34 anos em 2022 não poderia? Possui a mesma técnica ou até mais.

Sobre o elenco de 2022 em si, acho que seria bem mais parrudo do que dessa Copa na parte ofensiva por poder agregar a geração do Neymar (Coutinho, Firmino e Casemiro), a geração do Jesus (Paquetá, Arthur, Cebolinha, Neres e Malcom) e a geração do Vinicius Júnior (Paulinho e Rodrygo). O grave mesmo seria na lateral direita. Não apareceu até aqui nenhum substituto com potencial nem mesmo perto do Daniel Alves e só tem revelação com potencial de Danilos da vida. Já no gol, na zaga e na esquerda estamos bem servidos, não há preocupações mesmo.

18 horas atrás, dan99 disse:

http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/missao-russia.html

Olha isso, Ederson e Alisson nem passavam pela cabeça dos torcedores em 2014.

Wellington do Vasco cotado na volância e CIRINO no ataque, meo deos. Sem contar com Marlone e Lucas Evangelista no meio. Acho que a gente deveria aproveitar esses nomes e apostar já nos flops de 2022.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acredito sim que o Tite ainda é a melhor opção. Estão surgindo bons nomes, como o Carille, Barbieri e o Larghi, mas todos ainda muito verdes para uma seleção. Fora isso tem o Renato correndo por fora, mas ainda acho o Tite mais treinador.

Só que é preciso pressionar o Tite em relação a estes bruxismos dele. Essa atitude dele na Copa me lembrou bastante a sua passagem pós 2012/mundial, onde morreu abraçado com seus bruxos. Foi nítida a falta de opções por conta desta sua lealdade. E olha que lá ele era idolotrado por conta da Libertadores e Mundial. Mas o foda é que a grande massa de torcedores e, infelizmente, a grande maioria da imprensa, não tem a mínima noção de quais jogadores pedir ou cobrar. Chega num comentarista "comum" e o questione sobre o Allan, por exemplo. Não vai sair nada.

Enfim, em cima da filosofia que o Tite adota, a tendência é que esta renovação seja gradual, mas seguindo uma "hierarquia", só sendo substituído caso alguma promessa desponte bastante, como foi com Jesus (Exemplo: Caso Marcelo e Filipe Luís sejam substituídos, HOJE o nome escolhido seria o Alex Sandro). De qualquer forma acho que nomes como Fagner, Fernandinho, Taison e Paulinho devem ser substituídos de imediato ou em um curto espaço, por conta das críticas. Algumas promessas devem ganhar oportunidade em um curto espaço também, como Malcom (por ter trabalhado com ele no Corinthians aposto que será a primeira mudança), Paquetá e Arthur.

Apostar em nome por nome por posição é bem complicado, principalmente nas apostas, mas vamos lá:

GK - Alisson e Ederson devem se manter, apesar que esperava "mais" do goleiro da Roma, principalmente nas saídas de bola. Ederson deve ganhar a posição logo logo. Cássio deve ser preterido.

Zagueiros- Marquinhos, a princípio, será o pilar da renovação. De início o Tite deve manter o Thiago Silva, pela Copa que fez e por ter um bom relacionamento com nosso craque indomável. Miranda e Geromel devem ser preterido a curto ou médio prazo. A princípio Rodrigo Caio deve ganhar a vaga, mas acho que logo perderá para algum nome que surgirá ou despontará.

Lateral Direito - Fagner deve ser preterido. Acho difícil voltarem com Daniel Alves. A tendência é que o Danilo herde a vaga, mas com certeza não conseguirá mantê-la. Aqui acho que seria interessante, pelo menos a curto espaço, abrir uma oportunidade para o Fabinho. Acho que mesmo adaptado, hoje ele seria uma opção melhor que Fagner e Danilo. Além disso, minhas apostas vão para o Bernardo (RB) e João Pedro (Porto).

Lateral Esquerdo: Vai depender bastante do futuro do Marcelo. Se ele chegar com uma condição física e futebol de hoje, com certeza será a opção do Tite para 2022, mesmo com 34 anos. Só que, particularmente, não vejo o Marcelo com a mesma qualidade na seleção. Por conta disso gostaria que testassem outros nomes. Filipe Luís deve ser preterido a médio prazo pelo Alex Sandro. Algumas apostas correm por fora, como Arana (caso vingue), Jorge e Wendell.

Volantes: Casemiro será o pilar da construção.  Fernandinho  será preterido a curto prazo (Fernandinho acho que nem volta mais). Arthur deve ganhar uma oportunidade a curto prazo. Fabinho deve vir também, logo logo. Correm por fora Fred, Allan. Alguma aposta deve vingar, como Maycon, Douglas Luiz, Thiago Maia. Provavelmente surgirá alguma boa opção nos próximos 4 anos.

Meias: Paulinho e Renato Augusto devem ser preteridos a curto prazo, é insustentável. Coutinho será o pilar. Paquetá deve ser a primeira aposta testada, o Tite gosta bastante de jogadores com boa noção tática. Aqui também cabe o Fabinho, dependendo da escolha tática. Hoje correm por fora algumas apostas, mas com certeza deve surgir algum nome nesta posição para os próximos 4 anos. 

Ponta Direita: William e Douglas Costa devem continuar, a princípio. Mas acho que o William logo será preterido é essa situação de lesões do Douglas complica bastante uma aposta a longo prazo. Malcom deve ser a primeira aposta a ser testada, pela proximidade com o Tite. David Neres deve pegar a outra vaga. Será uma boa disputa. 

Ponta Esquerda: Aqui temos um problema, hahaha. É indiscutível que será o Neymar, mas este Neymar do PSG está bem abaixo do que ele realmente é. O Tite precisa pensar numa forma de fazer o Neymar chegar num nível técnico parecido com o que jogava no Barcelona, de toques rápidos, fintas objetivas, acompanhando o ritmo do jogo. Esse Neymar de hoje que pega a bola, para a jogada, espera as câmeras o focalizar e tenta passar por 4 ou 5 jogadores (como faz no PSG) é uma merda, pelo menos no nível de seleção. Agora, como fazê-lo enteder isso? Na conversa não vai. Acho que a única solução seria aumentar a intensidade e velocidade de triangulações entre Coutinho/Marcelo - atacante/meia- Neymar, praticamente o obrigando a ser mais objetivo. E Aí sim apostar na sua imprevisibilidade, com dribles curtos e conseguindo abrir espaços onde outros não esperam. Taison deve ser preterido a curto prazo. Correm por fora Richarlyson, Vinícius Jr e Rodrygo. Algum nome deve surgir, com certeza. 

Atacante: Seria interessante dar oportunidade ao Firmino é preservar um pouco o Jesus. É preciso ver se ele realmente irá se firmar no City. Firmino precisará matar leões a cada temporada para se manter, pois a mídia irá tentar tirá-lo. Correm por fora Paulinho. Algum nome deve surgir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Perissé comparando a contribuiçâo defensiva entre o Marcelo e o F. Luís demonstra superioridade do segundo. No que se refere a desarmes pela liga espanhola 17/18 o Filipe tem a média de 4.2 contra 1.9 do Marcelo, nas interceptações é de 1.8 contra 1.1, e nas faltas cometeu 0.8 contra 0.9. Quer dizer, na tática 4-1-4-1 se utiliza de lateral defensivo certo? Entâo o Filipe encaixaria melhor hoje, e daqui quatro anos a participação defensiva do Marcelo e até mesmo do Filipe serão bem menores, não havendo a necessidade de terem eles para a próxima copa.

A não ser que queira mantê-lo(s), dando uma função diferente de acordo com as características do jogador. Só que aí abriria uma lacuna que os adversários vem explorando desde a pós-conquista de 2002, sobrecarregando outras funções em tentar ajudá-las. Como foi o caso do carrinho mal-sucedido do Paulinho ao tentar cobrir o erro do Fernandinho na quarta-de-final contra a Bélgica.

Fonte: 

https://www.whoscored.com/Players/22152/Show/Filipe-Luís

https://www.whoscored.com/Players/20241/Show/Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Brasil é engraçado. Termina uma Copa e começa essa abstração de 2022. Tem que pensar por ano, como se fosse um clube que prepara o elenco para a temporada. Nenhum clube pensa de 4 em 4 anos. No time titular da Copa América espero que o Marquinhos substitua o Miranda, pela idade, e qualquer um no lugar do Paulinho, pela absoluta ausência de qualidade nesse ser humano.

O resto vai acontecendo com o tempo.

Ah, espero muito também que o Tite volte à melhor formação que já tivemos, que era com três VOLANTES (Casemiro, Renato Augusto, Paulinho), Coutinho na direita e Neymar na esquerda. Casemiro, Renato Augusto e Arthur ou Casemiro, Arthur e Allan seria um sonho.

EDIT Esse Bernardo do Leipzig não é esquerdo não? Botaram como LD na notícia do Léo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
31 minutos atrás, Roman disse:

EDIT Esse Bernardo do Leipzig não é esquerdo não? Botaram como LD na notícia do Léo.

Segundo o FM, ele faz as duas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • Leho.
      Por Leho.
      Começa hoje o torneio mais famoso de futebol de base do país. Sem o Pacaembu, ainda está indefinido o estádio que abrigará a final no dia 25, dia do aniversário da cidade de SP também como já é tradição.
       
      🔹Grupos:
       
      🔹Transmissão:

       
      🔹Maiores campeões:

    • Leho.
      Por Leho.
      Morreu o maior jogador desse esporte, seu legado deverá sempre ser lembrado e enaltecido, pra que não surjam os "oportunistas de plantão" ao longo das próximas décadas pra contestar e/ou diminuir seus feitos e conquistas.
      Morreu Pelé, eterno Rei do Futebol. 😔
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Primeiro tempo bem ruim do Brasil, muito engessado novamente. Acho que a preparação toda contou com a ideia de que a Croácia ia retrancar, mas, todo mundo sabe que não é assim que os croatas jogam. Alternam momentos de pressão e sabem quando tem que se defender. Enquanto isso, os únicos que estão se movendo do engessado jogo de posição do Tite são o Neymar e o Danilo.
      E grandes intervenções do TS no final da primeira etapa. Tenho dó de quem não gosta por causa de 2014.
      Vini apagado graças ao grande jogo do Juranovic na direita, marcando muito e ainda aparece nas costas do Vini para infernizar.
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Início: 08/04/2022
      Fim: 05/11/2022
       
      Primeira rodada:

    • #Vini
      Por #Vini
      Galera, eu partircularmente adoro acompanhar o sorteio da Copa do Mundo, então achei que um tópico específico poderia reunir outras pessoas que curtam também. 
      Como vocês sabem, teremos um sorteio ao estilo Libertadores, sem todas as seleções definidas, por causa da repescagem internacional e do conflito na Ucrânia que adiou a definição da chave na UEFA. 
      Os potes são esses, considerando o último ranking da FIFA, de ontem:
       
      Para o sorteio, há algumas restrições:
      Com exceção da Europa, países do mesmo continente não caem no mesmo grupo. É possível no máximo dois europeus por grupo – são cinco grupos com cinco europeus, e três com um. Os três classificados que serão definidos em junho cairão no pote 4. O bloqueio entre países do mesmo continente também funciona para quem viera das repescagens. Por exemplo: o vencedor de Peru x Austrália/Emirados Árabes não entra no grupo do Brasil ou de uma seleção asiática. O ge.com também tem um simulador bem legal para o sorteio, que será às 13h (horário de Brasília):
      https://interativos.globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/especial/simulador-sorteio-copa-2022
       
      E aí, quais são as expectativas de vocês para esse sorteio?
       
       
       
      edit// GRUPOS DEFINIDOS:

×
×
  • Criar Novo...