Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda: como posso criar uma tática baseada no meu plantel?


Lecc3f4

Posts Recomendados

Dependendo do elenco, vai ser muita tentativa e erro mesmo, porque às vezes você vai precisar ver quem são os melhores jogadores e quais as melhores funções, e nem sempre isso vai encaixar certinho, muitas boas táticas podem sacrificar o desempenho de alguém, do mesmo modo que podem acabar fazendo render mais que o esperado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/04/2024 em 19:04, Lecc3f4 disse:

Tento criar varias taticas, porem não tenho muito sucesso

Eu vou te passar dois conteúdos aqui mesmo do fórum. Também recomendo a leitura dos tópicos no Clube Tático (aqui mesmo, onde você fez o tópico). Se a dúvida persistir, mande para a gente o print do seu elenco.

Acho que a primeira coisa a se fazer quando chega num time é simplesmente montar sua estratégia.

  • Qual é o seu estilo de técnico? Você prefere adaptar-se aos jogadores (Carlo Ancelotti) ou gosta de fazer os jogadores se adaptarem ao teu estilo de jogo (Pep Guardiola)?
  • Sua equipe é suficientemente boa para aquilo que você está planejando? Eu batia muita cabeça tentando inventar táticas quando meu time era extremamente limitado. Por exemplo, jogar com um Construtor de Jogo Recuado com um cidadão que não tem atributos para aquela função. O Football Manager é um simulador extremamente realista, mas ele ainda é um simulador. Então os atributos contam MUITO. Não dá para pedir para um time que é ruim em passe, que jogue no Tiki-Taka. Certo?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to Ajuda: como posso criar uma tática baseada no meu plantel?
  • Diretor Geral

Recomendo bastante o canal do Alex (TáticaMente). Dá pra pegar bastante coisa legal por lá e ir testando/aprendendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Leho. disse:

Recomendo bastante o canal do Alex (TáticaMente). Dá pra pegar bastante coisa legal por lá e ir testando/aprendendo.

O foda é que no Brasil há muito pouco conteúdo nível gringo como o Rashiid, Zealand e uns canais alternativos que tem surgido ultimamente. Gosto do Saga Manager também porquê ele foge da mesmice do brasileiro, que é fazer um vídeo que todo mundo já faz. Ele busca mostrar o jogo de uma forma diferente falando sobre funções e táticas mais profundamente. Eu gosto desse tipo de coisa.

Uma coisa que têm me ajudado muito no FM desde que eu voltei a jogar e eu não sabia da importância são os números. Depois de ver como as equipes da Premier League como Brighton e Brentford valorizam esse aspecto, comecei a priorizar mais e os resultados tem sido maravilhosos. O famoso "Moneyball" eu utilizo mais na minha própria equipe do que para fazer contratações.

Isso me ajuda muito taticamente. Por exemplo:

u2Fth2O.png

Estou com um simples 4-2-3-1. Porém, a função que estava me dando dor de cabeça no ataque era o Meia-Atacante. Depois de rodar o elenco algumas vezes, percebi que o meu titular, Mohamed Rabbas estava muito abaixo que o Matheus Pereira, que é o seu suplente. A alternativa foi buscar nos números para enxergar o motivo e o brasileiro dá um baile em criação de jogadas, efetividade de cruzamentos, acertos de passe e até mesmo na defesa nos ajuda.

Acho que outra coisa importante também é a staff. Depois que eu comecei a olhar com mais carinho nessa parte do jogo, tudo começou à mudar. Os resultados estão melhores e é visível dentro de campo a melhoria da equipe. Como eu me tornei viciado em esportes americanos, percebi que lá eles dão muito mais ênfase à equipe técnica do que no futebol. Por exemplo, uma franquia da NFL, o meu Houston Texans, tem coordenador ofensivo, coordenador defensivo, treinadores de todas as posições possíveis, além do técnico. Então são mil cabeças ali trabalhando em conjunto. Na NBA, o meu OKC, não foge à regra. O OKC é um dos times efetivos da liga além de ser muito jovem. O motivo? Uma boa equipe técnica. A dinastia do San Antonio Spurs foi tão impactante para o basquete estadunidense, que grande parte dos técnicos e dirigentes da liga, em algum momento, teve influência direta ou indireta do Gregg Popovich.

Aqui mesmo no fórum tem muito conteúdo bacana sobre tática. Eu ainda não li esse tópico a cima do Seo Beraldo, mas estou relendo a sua saga no Hansa Rostock que pra mim, é um dos melhores saves que já fizeram. Está no top-3 do Histórias Memoráveis. Isso é certeza. A forma como ele trabalha tudo no mínimo detalhe, dá graça à leitura e os resultados são colhidos muito rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral
16 horas atrás, Banton disse:

O foda é que no Brasil há muito pouco conteúdo nível gringo como o Rashiid, Zealand e uns canais alternativos que tem surgido ultimamente. Gosto do Saga Manager também porquê ele foge da mesmice do brasileiro, que é fazer um vídeo que todo mundo já faz. Ele busca mostrar o jogo de uma forma diferente falando sobre funções e táticas mais profundamente. Eu gosto desse tipo de coisa.

[...]

Eu vi um ou outro vídeo só do Saga Manager até hoje, mas depois dessa sua avalizada aí eu me inscrevi no canal hehe, vamos ver.

Quanto ao "Moneyball", eu também tenho usado a parte do "Data Hub" pra fazer algumas análises, tanto do desempenho do meu time/jogadores, quanto na hora de contratar (aqui um pouco menos). Tenho gostado, dá pra ser ter uma boa ideia de como as coisas estão andando e o que dá pra melhorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...