Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Posts Recomendados

eu já não gostei nem um pouco do Alba nesse último jogo.

Piqué vinha muito bem há uns tempos, mas cagou mesmo dessa vez.

curtindo pacas o Neymar nessa temporada e não podia estar mais feliz com o Messi jogando tanta bola de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 405
  • Criado
  • Última resposta

Será que só eu to vendo um Piqué bizonho em campo? Bixo ta um sono da porra.

E o Alba, nunca achei grande coisa, só to cada vez mais achando ele fraco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do erro (e alguns outros nessa temporada) o Pique já teve fases terríveis, tá melhorando bastante. Mas o Puyol faz falta demais, independente da fase da zaga catalã.

Sobre o Jordi Alba, há algumas coisas a ponderar antes de defini-lo como sendo um bom ou mal jogador:
Quando o Tito Vilanova ( :rip:) era técnico do Barcelona, ele fez algumas alterações táticas do time de Guardiola que quebraram o poder ofensivo do time. O "Falso 9" era a tática do momento, e o Barcelona foi aperfeiçoando muito seu jogo para que Messi pudesse ter total liberdade de criação e finalização. Assim o argentino foi consagrado melhor do mundo e Guardiola técnico do ano. Na primeira temporada pós-Guardiola, o time precisava se reinventar. Tinha perdido pro Chelsea na semi da UCL anterior, e estava em uma crise tática. Não conseguia ser tão incisivo e vertical quanto em anos anteriores. Havia um ar de "a magia acabou" no Camp Nou. Comentaristas do mundo inteiro analisavam a temporada do Barça, e apesar do time ganhar a La Liga daquele ano, naquela campanha que foi chamada "A Liga dos 100 pontos", os jogadores eram claramente dependentes do Messi.
Em uma tentativa frustrada de deixar Messi mais livre e solto, e consequentemente deixar o time mais vertical, Tito "rodou" um pouco a posição dos jogadores e fez algumas alterações táticas. Aliando a falta de motivação presente nos jogadores do Barcelona, problemas na 'prancheta tática' de Tito, ainda havia a sua doença: o câncer (que tempos depois infelizmente o matou).
A alteração tática que fez Tito deixou Messi preso e um time pragmático, sem poder ofensivo.

O que tem Jordi Alba com toda essa história?

Ele foi justamente o pilar que sustentava o poder ofensivo do time. Era ele o jogador que penetrava no campo adversário, ele que cortava o horizonte do Barcelona. Um jogo que ilustra tudo isso foi aquele nas oitavas de final contra o Milan, lá no San Siro. O time perdeu por dois a zero do Milan. Jordi Alba era a peça que corria pra frente e cruzava na diagonal. Logicamente, ele não é tecnicamente capaz de fazer o time jogar e jogar bem. Na sua primeira temporada pelo Barcelona, ele era titular de um time em crise. Essa crise resultou, taticamente falando, no espaço único pelo lado esquerdo, o lado que não era "tão" marcado. Aquela temporada culminou nos 7 a 0 contra os alemães do Bayern (mas não se empolgue, foi resultado somatório de duas partidas Felipão!).

Alba sofreu pressão logo no início, e saiu bem dela. Ele fez bem seu papel ofensivo desde sua primeira temporada. Não fez milagres, mas não se queimou diante da sua torcida. Desde então, tem melhorado seu jogo e feito excelentes partidas tanto pelo Barça quanto pela seleção.

Acho que o Alba acrescenta ao time muuuito mais que o Daniel Alves. Tomei preguiça do brasileiro já tem uns anos.

-

Faço minhas as palavras do Camilo:

[...] não podia estar mais feliz com o Messi jogando tanta bola de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tu já viu que o Alba quando chega na linha de fundo, desaprendeu a cruzar e hoje já não acerta nada? Parece que tá aprendendo com o Daniel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele foi justamente o pilar que sustentava o poder ofensivo do time. Era ele o jogador que penetrava no campo adversário, ele que cortava o horizonte do Barcelona. Um jogo que ilustra tudo isso foi aquele nas oitavas de final contra o Milan, lá no San Siro. O time perdeu por dois a zero do Milan. Jordi Alba era a peça que corria pra frente e cruzava na diagonal. Logicamente, ele não é tecnicamente capaz de fazer o time jogar e jogar bem. Na sua primeira temporada pelo Barcelona, ele era titular de um time em crise. Essa crise resultou, taticamente falando, no espaço único pelo lado esquerdo, o lado que não era "tão" marcado. Aquela temporada culminou nos 7 a 0 contra os alemães do Bayern (mas não se empolgue, foi resultado somatório de duas partidas Felipão!).

Branco, não saquei qual foi o lance do Alba.

antes dele o time tinha o Abidal ou algum outro lateral esquerdo mais defensivo, que compensava as constantes subidas do Alves pela direita. nada de errado com isso, o time funcionava maravilhosamente bem.

não entendi o Alba ser o pilar do jogo ofensivo, pode explicar de nuevo?

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Pô, eu gosto do Alba... pra mim é um lateral mt bom no apoio ofensivo, com velocidade e técnica bem sincronizadas. O grande problema, e aí é no geral desse tipo de jogador, é sua cobertura: pra funcionar ele precisa necessariamente de alguém mt bom na marcação dos espaços que ele vai deixar (porque ele VAI DEIXAR). Um volante ou um zagueiro veloz fazendo "suas costas" é imprescindível pro cara render.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Branco, não saquei qual foi o lance do Alba.

antes dele o time tinha o Abidal ou algum outro lateral esquerdo mais defensivo, que compensava as constantes subidas do Alves pela direita. nada de errado com isso, o time funcionava maravilhosamente bem.

não entendi o Alba ser o pilar do jogo ofensivo, pode explicar de nuevo?

valeu

Claro,

Este é o esquema defensivo que você citou.

Campinho-Barcelona-2011-e-12.jpg

Eric Abidal era mais zagueiro que lateral, e dava cobertura as saídas do Daniel Alves. Com isso, o time deixava de ser formado por uma linha de 4 para ter um a mais no meio campo e 3 zagueiros. Funcionou magistralmente. O time cortava na diagonal fazendo um zig zag, com Daniel Alves ou Busquets, Xavi (penúltimo passe), Iniesta (último passe) e finalização por parte de um dos três atacantes. Assim funcionava basicamente a ligação defesa~ataque do time. O gol do Xavi no 'la manita', aquele grandioso 5 a 0, ilustra bem esse zig zag (a partir de 1:15 min):

https://www.youtube.com/watch?v=yyBOkHQMdpg

Quando Jordi Alba ocupou a vaga do francês na lateral esquerda, o time passou a ter Sergio como 3º homem na zaga. Isso abria espaço para dois laterais subirem. Como consequência que Tito não estava preparado para enfrentar, havia certo congestionamento no meio campo catalão. Não havia mais um "zig zag" ali. O time deixava de lado toda a versatilidade ofensiva para se tornar Messidependente e horizontal.

A receita para vencer o Barcelona era simples: deixar Messi distante da área, e usar os lados do campo para alcançar a área do time catalão, pois os dois laterais subiam. Assim o Milan venceu o Barcelona nas oitavas da UCL daquela temporada.

Mapa de calor do Barcelona no San Siro, quando perdeu por 2 a 0:

65a8ed35-ea38-3f41-927c-80c11cd14f6e.jpg

Era um time pragmático, óbvio. O Barça ocupava todos espaços do meio campo, e congelava Messi como mais um ali no miolo do meio campo. Tito Vilanova teve trabalho pra encaixar o Alba no time. E ressaltando que era a primeira temporada dele. Em meio a todo o pragmatismo do Barcelona, o lateral ainda assim se sobressaia no setor ofensivo. Ele quebrava um pouco o horizontal, e era incisivo nas jogadas do time. Tinha personalidade para isso.

Se for olhar o histórico do Jordi Alba na sua passagem pré-Barcelona pelo Valencia, verá que ele atuava jogando mais ofensivamente. E na seleção, ele substituiu Capdevilla jogando como faz hoje no time catalão: sendo um lateral que sobe bastante.

Campinho-Jordi-Alba.jpg

Pra encerrar, resumindo tudo:

Se Pep Guardiola conseguia deixar Messi com espaço, as alterações táticas que Tito fez tiveram como consequência deixar messi congelado (ainda assim seu ano de 2012 foi brilhante individualmente) e Jordi Alba com espaço. Não fazia sentido, já que o lateral não é técnico o suficiente pra fazer o time jogar. Mas foi isso que acabou acontecendo, resultando em uma temporada ruim. A temporada do Barcelona foi péssima, apesar do título da Liga. E como eu disse no post anterior, o time passava por diversas crises. Apesar do fracasso do time, o Alba não se queimou diante da torcida. Ele não fez más atuações (com exceção de alguns jogos no início da temporada, ainda se adaptando ao clube), e o seu estilo de jogo contribuiu taticamente para o time. Ele teve personalidade suficiente para, em meio de tanta crise, fazer bons jogos e ser regular. Ele rendeu mais que o esperado. Desde então, vem com muita regularidade fazendo bons jogos.

Não que eu seja grande fã dele, mas esse post é pra destacar que ele chegou em um time quebrado tática e emocionalmente. Era pra ele, ainda sem muita experiência, oscilar em suas atuações e se limitar a passes pro lado, assim como o resto do time naquela temporada. Mas não, ele assumiu a posição, e é titular incontestável no time desde então. Foi mais que o esperado.

O post tá enorme hahah, foi mal.

É basicamente isso, desculpa por tanta informação. Talvez seja algo meio inútil, mas é só pra chegar onde eu quero hahaha.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mano, tira esse spoiler aí que tem mto conteúdo nesse post hahahaha

você ta querendo dizer então que com mais um cara no meio (busquets), o time tinha um 'desbalanço' que o tornava imprevisível?

e quando o Alba chegou, um volante saiu do jogo de passes e virou zagueiro, o time voltou a ser simétrico e ficou previsível, mesmo com o mesmo número de jogadores atacando?

isso foi uma pergunta mesmo, não estou duvidando, só querendo entender seu ponto 100%. adorei a explicação e curto muito esse tipo de análise. parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mano, tira esse spoiler aí que tem mto conteúdo nesse post hahahaha

Hahahaha que isso cara, valeu. Solicitação atendida! ;)

Só deixar claro que esse é meu ponto de vista, não to querendo ensinar nada. Afinal, alguns desse Fórum tem conhecimento futebolístico impressionante.

Lembrando que estamos falando dos problemas táticos do Barcelona de 2012. Aquele ano foi significativo, pois desmanchou a ideia de 'tiki taka invencível'.

Você ta querendo dizer então que com mais um cara no meio (busquets), o time tinha um 'desbalanço' que o tornava imprevisível?

E quando o Alba chegou, um volante saiu do jogo de passes e virou zagueiro, o time voltou a ser simétrico e ficou previsível, mesmo com o mesmo número de jogadores atacando?

Na verdade acho que a 'culpa' não fica muito em cima desses dois. São peças importantes pra funcionar a engenhoca, mas foram mais vítimas do que culpados.

É uma discussão extensa, que envolve extra-campo, contratações da diretoria e problemas na comissão técnica. Vou só tentar dar uma breve opinião:

O Busquets não se tornava oficialmente terceiro zagueiro, ele cobria quando necessário os espaços na zaga. Quem cobria 'oficialmente' as subidas do Alba era o Iniesta. Isso provocava algumas consequências que, juntamente com (mais uma vez lembrando) toda aquela crise que pairava sob o Camp Nou, desestabilizavam o time.

Quais?

Os jogadores ficavam distantes um do outro. Os laterais tinham fortes tendências a subir junto com o time. Busquets ficava mais fixo atrás e Iniesta cobria a esquerda. Xavi já não aguentava muito fisicamente e Messi muitas vezes tinha companheiros... digamos... limitados.

Parar o Barcelona, como eu disse, era "simples". Veja o que Mourinho fez na final da Supercopa, no início da temporada 12/13: Di Maria e Cristiano Ronaldo ficavam adiantados, nas costas dos laterais. Mourinho usou os lados do campo para alcançar a área do time catalão quando os dois laterais subiam, como eu disse no post anterior.

546637_175122872623268_400115511_n.jpg?o

O 'desbalanço' do time não tinha como uma de suas causas o Busquets estar no jogo de passes, porque na verdade o Busquets não saiu do jogo de passes. Era pela proximidade que os jogadores do time tinham antes da crise. Os responsáveis por essa proximidade eram principalmente Guardiola e Xavi, que até alguns anos atrás tinha muita mobilidade (o 6 a 2 no Real Madrid mostra isso). Essa mobilidade do meia espanhol ajudava a proporcionar a rotação no meio campo.

Não era a posse de bola que fazia o time ser fantástico. Afinal, o time toca a bola até hoje. A seleção espanhola o faz. Os segredos eram rotação e pressão na marcação.

Se dois laterais subiam congestionava e estagnava na intermediária adversária, com passes horizontais e pouquíssima objetividade. Além de deixar a zaga exposta.

Tito Vilanova não era um grande incompetente. Não era um Guardiola, mas não se encontram desse em esquinas. O Barça de Tito foi atrapalhado por muitas coisas. O Barcelona sofreu muito no seu sistema defensivo, pois não conseguiu substituir Puyol. E na frente, Alexis, Pedro e Tello não cumpriram suas funções na hora do aperto (nem conseguiriam). É preciso reconhecer quando é necessário buscar peças no mercado, e a diretoria demorou nesse sentido.

O orgulho que eles tinham quando eram chamados de 'time perfeito que faz tudo certo' foi ao chão com a derrota pro Bayern. As expectativas em cima dos catalães são imensas.

O Barcelona de 2008-2011 ficou na história, e não voltaremos a vê-lo. Foi muita coisa que deu certo naquele time: aqueles jogadores, naquela idade, com aquele treinador, etc. Vai deixar saudade, e daqui uns 30 anos vai bater uma enorme nostalgia relembrar a escalação daquele time hahaha. Nossa geração está condicionada a ser tão saudosista quando essa que relembra de 70,80...

O Barcelona de hoje é menos previsível porque tem dois pontas que são muito versáteis. Mas longe de ser tão mágico. Pelo bem do futebol ainda podemos aprecias resquícios daquela obra de arte: Messi (o grande gênio daquele esquadrão) e Neymar (iniciando uma nova fase de reformulação, para daqui uns anos chegar ao topo absoluto novamente) dão gosto para quem gosta de boas coisas.

Novamente desculpa pelo tamanho do post hahaha.

Não sei se te respondi, ou se fui convincente. Mas é mais ou menos isso.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desliga o hack se não vai ser banido Barcelona... Xitado de mais esse ataque

Já a defesa... que horror. Dani sendo substituído não é a troco de nada. Essa defesa vai fazer eles caírem na UCL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Silveira tá secando a fase final da UCL do barça desde sempre, parceiro hahaha

Eu não lembro de um time que tenha ganho a UCL recentemente com uma defesa fraca. E defesa não são só os 4 atrás, mas sim todo o time e a forma como fecham os espaços. Barcelona só ganhou UCL com uma defesa "boa" porque tinham 5000% de posse de bola e controle de jogo. Hoje isso não acontece, com Piqué e Daniel vazando pra tudo quanto é lado. O único zagueiro bom defensivamente é o Mascherano. O resto é triste.

Pega a defesa do Real, do Bayern, o sistema defensivo do Chelsea (que tinha um zagueiro ruim, mas um sistema defensivo muito bom). Nenhum vaza como o do Barcelona. Vão ser eliminados por causa da defesa. O ataque tá sobrando, o meio campo tá mais ou menos e a defesa tá bem ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado silveira, depois dessa secada nós ganharemos. :)

Mas algo que tem me chamado atenção são os gols de contra ataque, contra o Atlético foi assim e hoje também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos motivos para a defesa do Barcelona estar tão fragil nos ultimos jogos é a liberdade que o Luis Enrique deu para o trio MSN não voltar para ajudar a defesa nos momentos de aperto,então o time fica mais fragil defensivamente e mais forte no contra ataque ja que geralmente vão ficar 3 jogadores do time adversário marcando o trio do Barça e em 3 contra 3 com a tecnica e velocidade que Messi,Suarez e Neymar tem é fatal

Isso pode ser visto no 2º gol que o Barcelona fez ontem contra o Athletic

O Athletic estava no ataque quando o Mathieu roubou a bola e ela sobrou com o Busquets que imediatamente ja mandou um passe longo pro Neymar

150209011400565991.png


Eai ja da pra ver os 3 do Barça contra os 4 do Athletic nesse caso,e logo apos receber o Neymar ja toca rapidamente pro Suarez que espera o Messi passar na direita e faz o toque o Messi corre e quando entra na area para e toca pra tras pro Suarez chegar batendo e fazer o 2º gol do Barça no jogo

150209011408940799.png

150209011420611412.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mascherano é um monstro como volante é um desperdício utilizar ele de zagueiro

Fazendo até agora sua melhor partida da temporada

E o Villarreal com 3 lesionados no mesmo jogo haha FM mode on

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

https://vine.co/v/OPaqDTvFgg0

Porra, que foda. Messi disse pro Neymar bater o pênalti. Isso mostra duas coisas: o Anão não liga tanto assim pra recordes e ele realmente gosta do Neymar. Me pareceu algo como o Ronaldinho passando a batuta pro Messi. Claro que vai demorar no mínimo uns 3 ou 4 anos pra isso acontecer, mas é bacana pra caralho ver.

O FODA É QUE O FILHO DA PUTA DO NEYMAR ME ERROU ESSA MERDA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clubes querem parar Espanhol se país não mudar a divisão de direitos de TV

Mesmo achando que os times menores não vão ter culhões de fazer isso no momento, acho que é vital começarem a tocar um pouco o terror nesse tema.

Vendo essa matéria e outras fontes por aí, é deprimente um campeonato ser tão discrepante assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Clubes querem parar Espanhol se país não mudar a divisão de direitos de TV

Mesmo achando que os times menores não vão ter culhões de fazer isso no momento, acho que é vital começarem a tocar um pouco o terror nesse tema.

Vendo essa matéria e outras fontes por aí, é deprimente um campeonato ser tão discrepante assim.

Vá se acostumando. A partir do ano que vem a gente vai ver exatamente isso por aqui, de modo bem mais efetivo que esse ano. Só alegria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vá se acostumando. A partir do ano que vem a gente vai ver exatamente isso por aqui, de modo bem mais efetivo que esse ano. Só alegria.

Sim sim. O que nos torna tão deprimente quanto os clubes de lá, infelizmente.

Eu só acho que no fundo, falam assim mais falta aquela atitude mor, a drástica, por parte de algum clube. Todos reclamam, mas ainda são coniventes com o cenário e olham pro próprio umbigo.

Realmente é equivalente em muitos aspectos ao que teremos no Brasil em breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...