Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Kemel Demir: Entre Dois Mundos - de 2013/14 a 2027/28


GG.

Posts Recomendados

Fiquei um pouco surpreso com a demissão, mas achei justas as prerrogativas para tal.

Bom, tratando do novo clube, não acha que Kemel deu um passo para trás?

Stay, estou fazendo o save com a intenção de não ficar parado no mesmo clube, pelo menos no início de carreira. Se eu fosse fazer um save como outros que fiz, ainda estaria no Çankirispor e mais cedo ou mais tarde conquistaria o título da Super Lig com ele. Seria legal começar com um clube da 3ª divisão e levá-lo ao título da 1ª divisão, mas isso, você sabe, já fiz em outros saves.

Sim, foi um passo atrás. Um passo até largo, eu diria, já que com o Karabukspor ele participaria do play-off da UCL e agora ele está na 2ª divisão e sem saber quando alcançará o mesmo nível competitivo em que estava.

Na batalha dos egos, acabou trocando os playoffs da UEFA Champions League pelos playoffs da 1. Lig. Concordo que Kemel merecia mais, principalmente pelas suas brilhantes campanhas, mas até que ponto acha ser necessário trocar o sonho da participação no maior torneio continental pelos números de um salário?

Sem dúvidas que a intenção seria permanecer na Super Lig e quando comecei a ler, imaginei que teria conseguido ao menos isso. A reputação do treinador continua tão baixa assim para ser esnobado pelos clubes da divisão de topo? Julgo que acaba por ser uma falha do FM. Somente a primeira campanha, num inédito terceiro lugar, já bastaria para Demir conquistar pelo menos um fictício prêmio de "treinador revelação" do torneio.

Porém, dentre o que o destino permitia, acabou conseguindo um bom lugar. Assume um Göztepe com meio-turno de campeonato pela frente e condições reais inclusive de título, visto que são apenas seis pontos separando o quinto do primeiro colocado. É a chance de retornar imediatamente para a Super Lig e provar para os demais que este é o lugar para um treinador com a capacidade que Kemel tem.

Ps.: fiquei um pouco indignado com a situação.

O save não é um save de ficção com você bem sabe, mas como não quero necessariamente seguir aquele caminho natural de conquistar títulos e depois mudar de clube e conquistar mais títulos e mudar de clube novamente e assim por diante. Como eu disse para o Stay, se fosse um save como outros que fiz, ainda estaria do Çankirispor, mas essa não é a intenção. Quero experimentar outros clubes turcos e conhecer outros jogadores, enfrentar outros desafios enquanto estiver na Turquia. Nesse sentido, quando os contratos estiverem para terminar sempre haverá maior risco de acontecer uma mudança. E dessa vez foi isso que aconteceu.

Kemel Demir é ambicioso e determinado. Da mesma forma que ele procurar tirar o máximo de seus atletas e por isso tem conseguido levar os clubes que dirigiu a conquistar resultados muito acima dos desejados pela direção dos clubes. A questão pode ter ficado com marca de um briga por salários, mas ela foi mais uma questão de hierarquia. No primeiro contrato assinado por ele com o Karabukspor, ele aceitou o valor oferecido pela direção do clube. Depois, houve a renovação por mais duas temporadas e ele aceitou o que foi ofertado. Nesse tempo ele levou o clube a um patamar não esperado pela diretoria. Na minha visão do Demir, ele esperava um reconhecimento por isso, que seria alcançado ao ser colocado como o nome principal da comissão técnica, o que seria refletido ao ser o salário mais alto. Receber menos do que o assistente técnico e até preparadores da equipe não dava mais.

Eu tinha que testar como o FM14 estava nessa questão, não é mesmo? E foi por isso que demorei para tomar uma decisão. Quando tomei não tinha mais volta, mas percebi que não conseguiria um emprego quando vi clubes preferindo treinadores desempregados e até treinadores da 2ª divisão em vez de Kemel Demir. Quando tentei o Ankaraspor pela 2ª vez e sem sucesso, vi que não havia mais tempo a perder. Também acho uma falha do FM.

Um dos fatores que me levou ao Goztepe foi a situação dele no campeonato. Ele tem reais possibilidades de promoção e Kemel Demir, como não poderia deixar de ser, acredita nisso também. Se tudo der certo, na outra temporada ele estará na Super Lig novamente. Se não ser certo...

Você sabia que a torcida do Goztep é a torcida mais fanática da turquia? ela é mais fanática que a do Fener e Galatasaray juntas ^_^ e salvo engano é o time com maior torcida fora os 2 principais.

tem uma foto em que eles transformaram uma ponte em um inferno com fogos de artificio os cara lá são mto loucos cuidado hdaiusdhauishdauihdauidshai

agora to mais fã ainda da saga.

Fiquei sabendo da força da torcida do Goztepe quando vi o episódio daquele "Real Football Factories" que passou pela ESPN.

Realmente são muito fanáticos e fazem um clássico de muita rivalidade com outra equipe da cidade, o Karşiyaka.

Mas em matéria de torcida depois dos 3 grandes temos o Trabzonspor e o Bursaspor.

A torcida do Goztepe nem chega a 1% do país, mas isso não quer dizer que não lotem o estádio e que não seja fanáticos.

Valeu pela força.

Não achei interessante essa mudança na carreira, está certo que dobrou o salário, mas o fato de não poder voltar a Super Lig na próxima temporada deveria ter pesado um pouco mais. Talvez quando nos apresentar a equipe com mais detalhes, eu possa mudar de opinião. Agora, por outro lado, eu te entendo totalmente nessa questão de falta de interesse das outras equipes, isso é algo falho deste FM.

As responsabilidades serão diminuidas agora?

Entendo que você não tenha gostado, mas onde você viu que não poderei estar na Super Lig na próxima temporada (2020/21)? Creio que você queria dizer na atual temporada (2019/20), pois a temporada que acabou foi a 2018/19. Mas não havia como eu saber se não conseguiria um outro clube da Super Lig para treinar, exceto se eu simulasse a demissão e percebesse que não conseguiria arranjar um outro clube e aí voltasse atrás. Preferi arriscar e ver no que daria. Me dei "mal".

O Goztepe é muito mais tradicional do que os dois clubes anteriores do Demir. A começar pela data de fundação das outras equipes: Çankirispor (1993), Karabukspor (1969). O Goztepe é de 1925. Mais adiante passarei maiores informações sobre o clube.

Ainda não olhei a questão das responsabilidades. Vai ser a próxima coisa que farei para continuar o save. Qual é sua opinião sobre essa questão nesse momento?

Poxa que pena a demissão estava demais no Karabukspor, e pegou bastante gente de surpresa quando assumiu o Goztepe, mas boa sorte no novo time

Esse tipo de demissão está prevista na minha ideia deste save. Só vocês que não sabem disso, logicamente.

Valeu pelo apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 831
  • Criado
  • Última resposta

GG está ousado pra caramba nesse save, deu um passo atrás mas quem sabe você até o fim do contrato coloque o clube no mesmo nível do anterior (postulante pelo título e na briga pelas competições europeias).

Depois fale do elenco, estrutura, comissão técnica, etc.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu quis dizer que, como vai assumir o Goztepe na 1.Lig, vai conseguir chegar a Super Lig apenas na próxima temporada.

Eu não fazia ideia que o Goztepe é mais tradicional que os anteriores, olhando a tabela eu reconheci apenas o Manisaspor e o Gaziantepspor. Com relação as responsabilidades, por se tratar de uma equipe mais tradicional, eu penso que deveria ser mais restrito neste começo no clube.

Entendo que você não tenha gostado, mas onde você viu que não poderei estar na Super Lig na próxima temporada (2020/21)? Creio que você queria dizer na atual temporada (2019/20), pois a temporada que acabou foi a 2018/19. Mas não havia como eu saber se não conseguiria um outro clube da Super Lig para treinar, exceto se eu simulasse a demissão e percebesse que não conseguiria arranjar um outro clube e aí voltasse atrás. Preferi arriscar e ver no que daria. Me dei "mal".

O Goztepe é muito mais tradicional do que os dois clubes anteriores do Demir. A começar pela data de fundação das outras equipes: Çankirispor (1993), Karabukspor (1969). O Goztepe é de 1925. Mais adiante passarei maiores informações sobre o clube.

Ainda não olhei a questão das responsabilidades. Vai ser a próxima coisa que farei para continuar o save. Qual é sua opinião sobre essa questão nesse momento?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GG está ousado pra caramba nesse save, deu um passo atrás mas quem sabe você até o fim do contrato coloque o clube no mesmo nível do anterior (postulante pelo título e na briga pelas competições europeias).

Depois fale do elenco, estrutura, comissão técnica, etc.

Boa sorte

Minha expectativa com este save era passar por vários clubes turcos antes de tentar algo em outros países. Minha intenção e o crescimento do Goztepe, mas onde poderemos chegar teremos que esperar para ver.

Vou fazer isso sim. Tive pouco tempo ontem.

Valeu.

Eu quis dizer que, como vai assumir o Goztepe na 1.Lig, vai conseguir chegar a Super Lig apenas na próxima temporada.

Eu não fazia ideia que o Goztepe é mais tradicional que os anteriores, olhando a tabela eu reconheci apenas o Manisaspor e o Gaziantepspor. Com relação as responsabilidades, por se tratar de uma equipe mais tradicional, eu penso que deveria ser mais restrito neste começo no clube.

Sim, imaginei que seria isso.

Mas se eu não pegasse o Goztepe, creio que não conseguiria outro clube da Super Lig para dirigir e aí, em vez de seis meses eu ficaria um anosem trabalho.

Depois passo mais informações sobre o Goztepe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sucesso cara... Estou acompanhando e que venha os futuros troféus. Rumo ao mundial!! hahaha :D

Valeu e bem-vindo à área e ao fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei a ler, me pareceu uma locuura ver um treinador trocando a disputa do continental pela disputa por uma promoção na segunda divisão, mas para tornar o save mais real, pagou pra ver e retrocedeu. Como disse, poderia ter encontrado trabalho na primeira divisão, mas pegar um time na segunda divisao com chances de subir e no meio do campeonato vai te dar tempo suficiente pra conhecer tudo e aplicar mudanças ja na próxima temporada. Nesse caso vale a máxima "Um passo pra trás, dois pra frente".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando comecei a ler, me pareceu uma locuura ver um treinador trocando a disputa do continental pela disputa por uma promoção na segunda divisão, mas para tornar o save mais real, pagou pra ver e retrocedeu. Como disse, poderia ter encontrado trabalho na primeira divisão, mas pegar um time na segunda divisao com chances de subir e no meio do campeonato vai te dar tempo suficiente pra conhecer tudo e aplicar mudanças ja na próxima temporada. Nesse caso vale a máxima "Um passo pra trás, dois pra frente".

Pois é, Rodrigo. Qualquer um que falar que foi um retrocesso na carreira de Demir terei que concordar, mas tive que pagar para ver e nesse caso as coisas não correram bem pelo fato de não conseguir uma equipe da Super Lig. No entanto, em matéria de reputação, juntando o Çankirispor e o Karabukspor não dá o Goztepe. Minha esperança é exatamente essa, conseguir a promoção e voltar o mais rápido possível para a elite da Turquia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-E2M.png

Temporada 2019/20

A promoção é possível

Ao assumir o Goztepe, Kemel Demir tenta se colocar novamente no controle de sua carreira. Depois de trocar o Çankirispor pelo Karabukspor, ele esperava um novo salto na carreira, mas não foi isso que aconteceu. Se soubesse que não encontraria um clube da Super Lig disposto a empregá-lo, aceitaria o contrato proposto pelo Karabukspor e continuaria empregado, mas mesmo com o vice-campeonato e o 3º lugar na Super Lig em duas temporadas seguidas, o fato é que a reputação dele não foi suficiente para mantê-lo na elite do futebol turco.

Assumir o Goztepe foi a melhor coisa que poderia acontecer a ele diante do quadro que se pintava: uma temporada inteira sem trabalhar e nenhuma perspectiva de assumir um clube da Super Lig. No save, o Goztepe começou na 2.Lig, mas na temporada 2016/17 já estava na Super Lig, na qual permaneceria por duas temporadas. Rebaixado em 2017/18, o Goztepe disputou a 1.Lig e ficou em 3º lugar na temporada passada, mas foi eliminado no play-off.

info-do-clube.png

O Goztepe SK (Göztepe Spor Kulübü em turco) foi fundado em 1925 em Esmirna (Izmir em turco). Para quem acompanha o save desde o início deve estar lembrado que Esmirna é o berço do futebol turco. Antes de ser jogado em Istambul, o futebol foi introduzido pelo ingleses em terras turcas na cidade de Esmirna, a 3ª mais populosa do país, atrás de Istambul e de Ankara.

infraestrutura.png

Esmirna também é o local da fundação do primeiro clube de futebol na Turquia e também o local onde o primeiro turco jogou futebol. Infelizmente, desde a temporada 2003/04 a Super Lig não tem mais nenhum clube de Esmirna entre seus participantes. A última equipe da cidade a participar da principal divisão do futebol turco foi o Goztepe na temporada 2002/03.

Finanças: em déficit

O Goztepe não está bem no lado financeiro. Na temporada passada, o déficit foi de mais de 12 milhões de euros e agora está em mais de 3 milhões de euros. Com isso, o clube já tem um saldo negativo de mais de 1,6 milhões.

financas-08janeiro2020.png

As perspectivas são ruins até o término da temporada e somente a promoção seria capaz de resolver essa sangria financeira.

Comissão técnica: muitas contratações

A comissão técnica encontrada no clube era relativamente pequena, mas depois da chegada de Kemel Demir vários profissionais foram contratados pela direção, melhorando a qualidade da comissão técnica.

Como a situação financeira do clube é ruim e tende a piorar, a direção do clube preferiu manter o controle das contrações e renovações de contrato, deixando Kemel Demir apenas com as questões relativas ao campo, mas com abertura para receber sugestões de contratações vinda do novo treinador.

responsabilidades.png

Elenco e transferências: lesões e contratações

O elenco encontrado por Kemel Demir tinha 23 jogadores e fazia uma campanha muito boa e ocupava o 5º lugar da 1.Lig. Dos jogadores dois haviam trabalhado com Demir: Huseyn Ruzgar no Çankirispor e Bekir Ylamaz no Karabukspor.

O elenco é em média um dos mais fortes da liga, mas passava por um problema de lesões. Os três goleiros da equipe estavam lesionados e o titular da lateral direita era um lateral esquerdo improvisado na posição e que também estava contundido.

Abaixo alguns jogadores de destaque do elenco:

  • Javi Hervás: salário mais alto, melhor assistente ao lado de outro jogador e melhor média do elenco;
  • Emrah Bassan: jogador mais valioso do elenco e vice-artilheiro da equipe ao lado de outro jogador;
  • Bekir Ylmaz: melhor assistente ao lado de Hervás e 2ª melhor média do elenco;
  • Ridvan Balci: artilheiro da equipe.
O Goztepe havia contratado 12 jogadores para a atual temporada e minha intenção não era contratar outros, ainda mais levando em conta as finanças combalidas do clube. No entanto, cinco jogadores foram contratados, sendo dois por empréstimos. Dos contratados, dois foram pedidos do treinador: Aytaç Dinçel (emprestado pelo Besiktas) e o veterano Erçag Evirgen, que esteve com Demir no Karabukspor e estava sem clube.

transferencias.png

Janeiro: os primeiros desafios

A 5ª colocação do Goztepe na competição era muito boa, mas o clube é um dos favoritos ao título ao lado de seu arquirrival, o Karsiyaka.

Como eu disse em outro post sempre gosto de olhar, entre outras coisas, quatro itens do desempenho de uma equipe que dirijo. O Goztepe tinha a 2ª melhor defesa do campeonato e também o 2º melhor ataque da competição, ambos atrás do Manisaspor. No desempenho fora de casa, o clube era o 3º lugar, mas em casa era apenas o 8º, o que deixava claro, que se quisesse subir na tabela seria preciso melhorar o desempenho diante de nossa torcida.

A estreia foi contra o 4º colocado, o Kayseri Erciyesspor, fora de casa. Os problemas eram vários: enfrestaríamos um concorrente direto, fora de casa, minha estreia no comando da equipe e sem goleiros disponíveis (exceto os cinzas). Sofremos um gol aos 8 e achei que a coisa seria muito complicada, mas empatamos aos 34 e fomos melhores na partida, mas o 1 a 1 no final não foi um mal resultado.

kayseri-02.png

Nas duas rodadas seguintes conquistamos as primeiras vitórias sob o meu comando. Em casa vencemos o Mersyn por 3 a 0 com três assistências de Bassan e na outra partida, vencemos o Tavsanli por 2 a 0, fora de casa.

Fevereiro: vitória no clássico de Esmirna

Começamos o mês na 3ª posição, mas com um problema. Bessan se contundiu gravemente e perderá o restante da temporada. Foi por conta dessa contusão que pedi a contratação de Evirgen. Apesar de mais uma lesão, começamos o mês com outra vitória em casa. Com dois gols de Hervás no 1º tempo, derrotamos o Konyaspor.

Depois tivemos outro importante desafio. Fora de casa enfrentamos o Gungorenspor, 4º colocado. Fizemos uma partida muito boa, mas só conseguimos marcar no 2º tempo e vencemos por 2 a 0.

gungorenspor-02.png

Subimos mais uma posição na tabela, mas teríamos que enfrentar o nosso arquirrival na 26ª rodada. O Karsiyaka estava em 3º e no dérbi da cidade tudo poderia acontecer. Felizmente, fomos bem e no 1º tempo fizemos dois gols com Evirgen e o cipriota Mytidis. No 2º tempo, o adversário chegou a diminuir, mas garantimos os três pontos.

karsiyaka-02.png

Na última rodada do mês outra vitória. Dessa vez contra o Gaziantepspor por 3 a 1 na casa do adversário com o jovem Kutlu estreando e fazendo dois gols.

Estamos na vice-liderança e disputamos a melhor defesa e o melhor ataque com o Manisaspor. Fora de casa, somos a melhor equipe e em casa deixamos a 8ª posição e estamos em 4º.

tabela-27.png

Se estamos cinco pontos atrás do líder Manisaspor, temos a mesma vantagem para o Karsiyaka, que ocupa o 3º lugar. Faltam sete rodadas para o término do campeonato e no momento estou mais preocupado em abrir vantagem sobre o 3º colocado e garantir a promoção, mesmo que ela venha sem o título.

27-partidas.png

Você sabia?

Esmirna tem cinco clubes de futebol nas três principais divisões do futebol turco: na 1. Lig temos Altay (1914), Bucaspor (1928), Altinordu (1923) e Karsiyaka (1912). Na 2. Lig está o Goztepe (1925). Os únicos que conquistaram títulos nas principais competições do país foram o Altay e o Goztepe. Cada um deles tem dois títulos da Copa da Turquia. O Altay venceu em 1966/67 e 1979/80 e o Goztepe tem um bicampeonato em 1968/69 e 1969/70.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gostei muito da troca, mas o FM foi meio injusto por não disponibilizar vaga numa equipe maior. O que eu acho é que atrasou o sucesso de Demir e que irá conseguir conquistar o mesmo e mais do que conseguiu com o Karabukspor. Já chegou na equipe obtendo bons resultados e vejo que seus principais jogadores são de bom nível. Deve conseguir a promoção sem problemas.

E esse Petar Storga que foi vendido ao Fenerbahçe era um bom jogador? O preço foi alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gostei muito da troca, mas o FM foi meio injusto por não disponibilizar vaga numa equipe maior. O que eu acho é que atrasou o sucesso de Demir e que irá conseguir conquistar o mesmo e mais do que conseguiu com o Karabukspor. Já chegou na equipe obtendo bons resultados e vejo que seus principais jogadores são de bom nível. Deve conseguir a promoção sem problemas.

E esse Petar Storga que foi vendido ao Fenerbahçe era um bom jogador? O preço foi alto.

Pois é, armei e me dei mal. Mas não dá mais para ficar pensando no que ficou para trás. Agora é trabalhar no Goztepe e levara carreira de Kemel Demir adiante. Estou confiante, mas até o final podem surgir surpresas.

O Storga é um newgen muito bom. Está com média 7,85 no Fener.

Está indo muito bem no campeonato, tem grade chance de titulo mais para isso precisa manter essa Otima fase.

O grande problema para conquistar o título é que o Manisaspor também vem muito bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começou muito bem no time. Acredito no título. A promoção é certeza.

Pelos destaques do time, parece que a qualidade do plantel é superior ao time anterior.

E como ficou o Çankirispor depois de tanto tempo após a saída do Kemel?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comentou que se soubesse que não permanceria na Super Lig, teria renovado o contrato com o Karabukspor. Esta declaração é um sinal de arrependimento pela ousadia de ter sido explosivo e deixado o clube? Curioso pois a reputação de Kemir é nacional e acredito que, salvo algumas exceções, todos os treinadores da divisão de topo devem ter reputação parecida. Acho que foi uma má vontade do FM em não te proporcionar um emprego melhor.
A situação financeira não é nada boa. Na temporada anterior, um défict de 12 milhões e para a temporada atual é previsto uma perda de mais onze milhões. Sabe informar o que tem levado o clube a perder tanto dinheiro assim? Pois pelo o que tudo indica, o clube saiu de um balanço de 10 milhões positivos e se encaminha para dez negativos em apenas dois anos.
Sobre as contratações, comentaste que a intenção não era realizar alguma devido a atual condição financeira do clube, entretanto foi preciso reforçar a equipe pelas lesões que ocorreram. Uma delas foi a contratação de Evirgen, jogador experiente que já havia trabalhado com Kemel em temporadas passadas. O quanto isso influenciou na contratação? Poderia apostar num jogador novo (talvez até num jovem da base do clube), mas optou em Evirgen. Por que? Pode ter sido uma situação de conforto em já saber da capacidade do jogador ao invés de arriscar em algo totalmente desconhecido? Evirgen pode ter justificado sua contratação fazendo gol que abriu o placar no clássico contra o Karsiyaka, porém gostaria de saber com mais detalhes como foi o teu critério de escolha.
Fiquei com uma dúvida: teve que disputar quantos jogos c/ goleiro cinza?
A equipe vem bastante embalada e tudo indica que o acesso está garantido. Resta saber se virá com título. E quis o destino (e a Federação Turca) que Göztepe e Manisaspor se enfrentassem na última rodada do campeonato, com mando da equipe de Esmirna. Dependendo dos resultados, o jogo poderá ser uma final à la UEFA Champions League.
Aliás, como foi/está sendo a primeira temporada do Karabukspor sem Demir?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começou muito bem no time. Acredito no título. A promoção é certeza.

Pelos destaques do time, parece que a qualidade do plantel é superior ao time anterior.

E como ficou o Çankirispor depois de tanto tempo após a saída do Kemel?

O título eu não sei porque o Manisaspor disputa com o Goztepe o melhor desempenho do campeonato e aí, ele leva vantagem por ter mais pontos na frente. A promoção pode parecer certa, mas sei que qualquer deslize pode reservar apenas o play-off para a equipe.

Não. O Karabukspor é melhor.

Depois do título na 2. Lig, o Çankirispor foi rebaixado na temporada seguinte (16/17) na 1.Lig. No retorno à 2. Lig, o Çankirispor se tornou uma das equipes mais fortes da divisão. Em 2017/18, ele ficou em 5º lugar, mas caiu nas quartas do play-off e em 2018/19 ele ficou novamente em 5º lugar e esteve próximo da promoção e perdeu apenas na final do play-off. Na atual temporada eles lideram a liga.

Comentou que se soubesse que não permanceria na Super Lig, teria renovado o contrato com o Karabukspor. Esta declaração é um sinal de arrependimento pela ousadia de ter sido explosivo e deixado o clube? Curioso pois a reputação de Kemir é nacional e acredito que, salvo algumas exceções, todos os treinadores da divisão de topo devem ter reputação parecida. Acho que foi uma má vontade do FM em não te proporcionar um emprego melhor.

A situação financeira não é nada boa. Na temporada anterior, um défict de 12 milhões e para a temporada atual é previsto uma perda de mais onze milhões. Sabe informar o que tem levado o clube a perder tanto dinheiro assim? Pois pelo o que tudo indica, o clube saiu de um balanço de 10 milhões positivos e se encaminha para dez negativos em apenas dois anos.

Sobre as contratações, comentaste que a intenção não era realizar alguma devido a atual condição financeira do clube, entretanto foi preciso reforçar a equipe pelas lesões que ocorreram. Uma delas foi a contratação de Evirgen, jogador experiente que já havia trabalhado com Kemel em temporadas passadas. O quanto isso influenciou na contratação? Poderia apostar num jogador novo (talvez até num jovem da base do clube), mas optou em Evirgen. Por que? Pode ter sido uma situação de conforto em já saber da capacidade do jogador ao invés de arriscar em algo totalmente desconhecido? Evirgen pode ter justificado sua contratação fazendo gol que abriu o placar no clássico contra o Karsiyaka, porém gostaria de saber com mais detalhes como foi o teu critério de escolha.

Fiquei com uma dúvida: teve que disputar quantos jogos c/ goleiro cinza?

A equipe vem bastante embalada e tudo indica que o acesso está garantido. Resta saber se virá com título. E quis o destino (e a Federação Turca) que Göztepe e Manisaspor se enfrentassem na última rodada do campeonato, com mando da equipe de Esmirna. Dependendo dos resultados, o jogo poderá ser uma final à la UEFA Champions League.

Aliás, como foi/está sendo a primeira temporada do Karabukspor sem Demir?

De certa forma, é isso mesmo. Voltar para a 1. Lig não estava nos planos de Kemel Demir, mas ficar no Karabukspor como se fosse mais um também não fazia parte dos planos dele. Ele pagou para ver e descobriu que esse lado ruim do FM. Foi por conta do que já havia acontecido é que achei que dava para migrar para outro clube da Super Lig. Já foi agora. O Goztepe é legal e maior que o Karabuk.

O que suga o dinheiro do clube são os salários. Na temporada passada, os gastos foram de 24 milhões, metade é de salários. Se subirmos creio que isso se ajustará como aconteceu com o Karabukspor.

Sim, a contratação dele foi devido ao conhecimento sobre o jogador. Como perdi o titular, teria apenas um jovem reserva, mas precisaria de mais um reserva pelo menos. Nesse caso, Kemel preferiu ter um jogador conhecido no elenco e usar o jovem reserva aos poucos do que ter que confiar somente nele. Não há muito espaço para falhas no Goztepe, o clube precisa subir, pois se isso não acontecer, terá que se apequenar porque a 1.Lig não consegue bancar uma equipe com esses custos tão altos. O critério foi esse mesmo. Conhecimento anterior do jogador.

Joguei só a primeira partida com o jogador cinza. Na outra, mesmo sem estar 1005 já pude usar um goleiro de verdade.

O grande problema de pegar o Manisaspor é que ele têm uma boa vantagem de pontos e estão bem em gols sofridos, gols marcados e pontos fora e em casa. Assim, fica muito difícil superá-lo. Se tudo der certo, a última rodada vai ser do tipo Atlético de Madrid e Barcelona.

O Karabuk está variando entre o 10º e 8º lugares. Ele disputou o play-off com o Lokomotiv Moscou e perdeu, assim foi direto para a Europa League e foi eliminado na fase de grupos por Arsenal e Nancy. O 4º colocado foi o Austria Viena.

O treinador do clube é o antigo treinador do Ankaraspor. Dos meus jogadores da temporada passada ele deixou 7 irem para outros clubes. Acabou com o trabalho de Kemel Demir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-E2M.png



Temporada 2019/20
Com emoção


Março: a primeira derrota

A sequência final de partidas começou contra o último colocado do campeonato, o Alanyaspor. Comandamos a partida, mas sem conseguir marcar. Contudo, foi um jogador substituto, Karakus, que nos deu a vitórias aos 85 minutos.

A vitória sobre o Alanyaspor combinada com a derrota do Kariyaska na mesma rodada nos deu a vantagem de oito pontos sobre ele. No entanto, na rodada seguinte, ela voltou a ser de cinco pontos, quando o Goztepe perdeu a invencibilidade sobre o comando de Demir ao ser derrotado por 1 a 0, fora da casa, pelo Samsunspor.


samsunspor-02.png


Abril: a promoção com o 4-4-2

O mês começou com uma partida complicada contra o Fehtiyespor, 6º colocado da liga. Não jogamos muito bem, mas um gol de falta de Karakus, aos 33, nos deu mais três pontos.

E foi contra uma equipe que também lutava contra o rebaixamento que demos outro passo para voltar à Super Lig. Contra o Tokatspor não jogamos bem no 1º tempo e não saímos no empate, mas para a etapa final fui para o 4-4-2 inglês e ele resultou com dois gols e outra importante vitória.


tokatspor-02.png


Contra o Urfaspor outra vez nos valemos do 4-4-2 inglês para romper da defesa adversária, mas só adotamos essa formação, quando Hervás sofreu um contusão aos 27. E foi o substituto, Incenbaldir, que em sua primeira jogada na partida abriu o placar de nossa vitória por 2 a 0.


Maio: a final inesperada

Promovidos, faltavam apenas duas rodadas para o término do campeonato. Estava feliz com o vice-campeonato, pois o Manisaspor tinha seis pontos de vantagem e nada indicava que perderia essa vantagem, mas na penúltima rodada, o líder perdeu por 1 a 0 para o Gungorenspor, enquanto o Goztepe, mesmo jogando mal, conquistou uma importante vitória por 1 a 0.


elazigspor-02.png


Com a diferença de apenas três pontos entre o Manisaspor e o Goztepe, a última rodada se tornou uma autêntica decisão. O líder jogava pelo empate e até por uma derrota por 1 a 0, que daria o título a ele no critério do saldo de gols, enquanto o vice-líder precisaria vencer por dois gols de diferença se quisesse conquistar o título pelo primeiro critério de desempate, o de resultado entre as equipes.

Kemel Demir já havia vivido uma situação semelhante a essa ao chegar na última rodada da Super Lig podendo se campeão e por isso foi cauteloso ao enfrentar outra equipe tão forte quanto a sua.

Demir não estava errado. O 4-2-3-1 do Manisaspor e o 4-3-3 do Goztepe propiciaram um encaixe tático perfeito e partida ficou muito equilibrada em todo o 1º tempo, exceto por um boa troca de passes do Goztepe que resultou em gol do jovem Kutlu aos 13 minutos.

Ainda faltava outro gol para o Goztepe conquistar o título, mas novamente era preciso jogar com paciência e inteligência. E assim foi feito. Aos 61, desfizemos o 4-3-3 e partimos para o 4-4-2 inglês em busca do gol, o que resultou em um penâlti aos 65. Dinçel cobrou no meio do gol, mas o goleiro não defendeu. A vantagem dava o título, mas era preciso impedir uma possível reação do Manisaspor e passamos para o 4-4-2 com dois volantes. Seguramos o adversário e um novo pênalti surgiu ao nosso favor, aos 75. Dinçel repetiu a cobrança e novamente no meio do gol e fez o 3 a 0, o que garantiu o título inesperado do Goztepe.


manisaspor-02.png


Quando assumi o Goztepe, eu tinha a consciência de que poderíamos ser promovidos diante do que o clube vinha fazendo no campeonato. Tive a felicidade de acertar rapidamente a equipe no que eu pensava fazer e começamos a subir na tabela.

Durante todo o returno, sabia que o Manisaspor seria a equipe mais difícil a ser batida porque liderava ou disputava com o Goztepe os critérios que considero principais para ver o desempenho de uma equipe.


34-partidas.png

Felizmente, demos sorte do Manisaspor perder fôlego depois que conseguiu a promoção, enquanto continuávamos vencendo, mesmo quando não jogávamos bem e com a vitória sobre eles na última rodada, conquistamos o título com a melhor defesa do campeonato, seguido pelo Manisaspor. Ficamos atrás do Manisaspor na questão do ataque mais positivo, mas com os resultado das últimas rodadas conseguimos reverter a liderança do Manisaspor como a equipe com melhor saldo de gols. No desempenho das partidas, terminamos com a equipe com mais pontos fora de casa à frente do Manisaspor, mas dentro de casa, ele ficaram à frente do Goztepe.


tabela-34.png


Finanças: no vermelho

Como já estava previsto, a temporada termina no vermelho com um déficit de 8,3 milhões. O item que mais contribuiu para afundar as finanças do clube nessas duas temporadas que passou na 1. Lig é a folha salarial. Na temporada que se encerra as despesas somadas foram de 18,7 milhões, destes 13,1 eram de salários.


financas-08janeiro2020.png

Para a próxima temporada, creio que isso começará a ser solucionado com os recursos gerados pela participação do clube da Super Lig e também com o aumento do público nas partidas da equipe, mas no momento o saldo é negativo em quase 6 milhões.


Elenco e estatísticas

Na premiação do campeonato o Goztepe conquistou três prêmios. O Melhor Jogador da 1. Lig foi o espanhol Hervás, mas estranhamente, ele não entrou e na Seleção do Campeonato entraram Yilmaz e o zagueiro Adican.

No que diz respeito sobre as médias do elenco, sete jogadores tiveram médias acima de 7, mas o que vejo de mais interessante no elenco do Goztepe foi a distribuição de gols, assistências e demais estatísticas pela equipe. Elas acabaram distribuídas pela equipe como pode ser visto na imagem abaixo.


estatisticas-final.png



Você sabia?

O Goztepe mandas suas partidas de menor público no estádio Altay Alsancak, que é propriedade do Altay. Com capacidade para pouco mais de 15 mil pessoas, o estádio foi fundado em 1929.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sabia! Sempre acreditei no título hehe, foi emocionante, uma verdadeira final. Parabéns!!!

Gostei das estatísticas dos jogadores, ficou evidente a coletividade do grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sabia! Sempre acreditei no título hehe, foi emocionante, uma verdadeira final. Parabéns!!!

Gostei das estatísticas dos jogadores, ficou evidente a coletividade do grupo.

Eu não acreditava não. Achei que o vice seria o máximo. Foi muito emocionante ver que de repente tudo se voltava para a possibilidade de título.

Ficou tudo bem distribuído mesmo, mas não colocaria tudo na conta da coletividade do grupo, colocaria também nas deficiências do elenco, pois quando achava que um jogador funcionaria, tinha que colocar outro para dar conta do recado. Sorte foi que consegui percebi isso e quem entrava jogava bem.

Que bacana GG, parabéns, muito emocionante.

Espero que consiga sair do vermelho nessa próxima temporada e que reforce bem o time.

Valeu, Neo.

A "final" foi cheia de emoções. Veio à cabeça a perda do título na SuperLig. Mas dessa vez fizemos o jogo certo.

Também espero, mas acho que será uma temporada com o cinto apertado.

o que mais para ficar perfeito um baita treinador em um time que gosto ^_^

Kemel Demir agradeço o apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei algum tempo sem me atualizar nos saves e repentinamente vejo a notícia da transferência do Demir para o Goztepe. Apesar de achar uma loucura, dentro daquilo que você queria para seu save é compreensível. Legal colocar o treinador dentro desta perspectiva real, ou seja, ser tb movido pelo dinheiro, ainda que tenha que recuar. Além disso, o sucesso com o ex-clube era tão previsível em pouco tempo, que não demoraria muito a ter que deixar a Turquia por não haver mais nada o que fazer.

Já com o Goztepe conseguiu sentir esta emoção ímpar de alcançar o título adepois do Manisaspor amarelar nas rodadas finais. Na próxima tempora terá aquele gostinho de enfrentar sua ex-equipe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...