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Lidando com as Personalidades


Henrique M.

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Pelo visto, houve mudança sim. Tenho um jogador no meu clube que possui personalidade "Amigável". Não tá na lista do post inicial. Ou é nova (mais provável, acho), ou trocaram a nomenclatura de alguma das personalidades que existiam.

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18 horas atrás, Danut disse:

Pelo visto, houve mudança sim. Tenho um jogador no meu clube que possui personalidade "Amigável". Não tá na lista do post inicial. Ou é nova (mais provável, acho), ou trocaram a nomenclatura de alguma das personalidades que existiam.

Creio que seja uma nova nomenclatura pra "Amigo da Imprensa". Dá uma olhada, todos os jogadores tem como relação com a imprensa "Serena", "Midiática", "Prudente" ou "Extrovertida". Acho engraçado que, se for isso mesmo, no post original diz que é Amigo da Imprensa - Tem baixa Controvérsia. Fico imaginando quanto deve ser a controvérsia do Icardi nesse jogo, já que ele tem personalidade Amigável.

Editado por pbreno
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27 minutos atrás, pbreno disse:

Creio que seja uma nova nomenclatura pra "Amigo da Imprensa". Dá uma olhada, todos os jogadores tem como relação com a imprensa "Serena", "Midiática", "Prudente" ou "Extrovertida". Acho engraçado que, se for isso mesmo, no post original diz que é Amigo da Imprensa - Tem baixa Controvérsia. Fico imaginando quanto deve ser a controvérsia do Icardi nesse jogo, já que ele tem personalidade Amigável.

Deve ser isso mesmo. Fui olhar agora e não tem "amigo da imprensa" no FM16, realmente. Só não dá pra ter certeza se só mudou o nome ou mudou algo mais, né, mas acho que deve ter sido só o nome. Valeu pela informação :)

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26 minutos atrás, Danut disse:

Deve ser isso mesmo. Fui olhar agora e não tem "amigo da imprensa" no FM16, realmente. Só não dá pra ter certeza se só mudou o nome ou mudou algo mais, né, mas acho que deve ter sido só o nome. Valeu pela informação :)

É isso mesmo. E só pra efeito de informação, dei uma olhada aqui nas personalidades do FM16 e nenhuma foi removida, mas algumas trocaram de nome. De qualquer forma, tem duas personalidades novas nesse FM, que são Inconstante (Fickle) e Mercenário (Mercenary).

Agora, não me perguntem suas características, pelo simples fato de que eu olhei em QUATRO saves diferentes (um na Polônia em 2019, um na Bielorrússia em 2027, um no Brasil em 2018 e o meu atual na França em 2016, tirei limitação de transferências realistas, jogadores do clube e tudo o que tem direito, mas não consegui encontrar ninguém com essas personalidades.

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  • 5 anos depois...
  • Diretor Geral

Sim, vou desenterrar um tópico antiquíssimo sim hahahahah... mas é legal porque soma-se os conteúdos e centraliza a discussão.

 

Eu só passei a entender a devida importância das personalidades nas últimas edições do jogo, que coisa né? Joguei mais de 15 anos cagando pra essa questão, pra só "agora" descobrir sua importância hahahaha. Louvado seja a internet.

Bom, deixei aí um vídeo bem bacana do Alex destrinchando cada uma delas. Recomendo assistirem.

Ele fez uma Tier List também, vou deixar abaixo:

Tier_Personalidades3-1024x377.png

(Imagem retirada do artigo no site → Personalidades no Football Manager - TáticaMente)

 

p.s: sim, ele inverteu erradamente as cores da lista ali kkkkkk! Onde era pra estar vermelho está verde e vice-versa.

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print salvo 😁

agora queria saber qual a % de aparecer numa base com camada top um newgen da primeira tier.

Editado por felipevalle
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1 hora atrás, felipevalle disse:

agora queria saber qual a % de aparecer numa base com camada top um newgen da primeira tier.

Pior que aparece. Eu acho que deveria ser mais raro que PA -10 ter garotos de 15-16 anos com personalidade excelente de cara.

Imagino que tem a ver com a IA não fatorar isso da mesma forma que o treinador humano, mas poderia funcionar melhor e ainda seria um incentivo pra manter jogadores mais velhos no elenco ao longo dos anos pra sempre ter bons tutores.

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  • Diretor Geral
16 horas atrás, felipevalle disse:

agora queria saber qual a % de aparecer numa base com camada top um newgen da primeira tier.

Não precisa nem ser camada top, em times médios da Europa com boas condições das camadas jovens p. ex. eu já notei várias boas fornadas com relação à personalidade. Aliás geralmente eu noto mais personalidade boa e/ou neutra do que essas ruins. Não sei se sou sortudo também ou algo do tipo, kkkkkk.

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    • Danut
      Por Danut
      Introdução
      Olá pessoal,
      recentemente descobri a existência do canal no Youtube "Evidence Based Football Manager" (Football Manager Baseado em Evidências). Nesse canal, o autor faz uma série de testes estatísticos para tentar entender melhor o funcionamento do Football Manager por trás dos panos, a fim de identificar como realmente funcionam as diversas mecânicas do jogo. 
      Eu achei extremamente interessante: o Football Manager é um jogo que tem muitos elementos interligados, cujo funcionamento é escondido do jogador. Em situações normais de jogo, uma mesma situação (o resultado de um jogo, o desenvolvimento de um jogador, etc.) pode ser influenciada por tantas coisas diferentes que é quase impossível determinar quais fatores estão impactando no resultado. É comum encontrar guias sobre um mesmo tema listando elementos completamente diferentes como fatores, e o jogador acaba sem saber qual deles realmente influenciam no jogo. 
      Pois a ideia desse canal é justamente trabalhar os diversos fatores do jogo de forma isolada, a fim de identificar o impacto que cada um deles tem na mecânica do Football Manager, e fazer isso com base em resultados estatísticos comprovados, e não apenas na experiência de jogo e achismo de cada um. 
      Nesse tópico, minha ideia é trazer um resumo dos vídeos da série "Mecânicas de Dia de Jogo" apresentada no canal citado. Nela o autor busca identificar quais fatores impactam no desempenho da equipe no jogo, para além da tática e da qualidade dos jogadores. 
      Vale mencionar que os temas abordados nessa série foram todos testados no FM 2024. Contudo, podemos assumir com certo grau de certeza que essas mecânicas são muito semelhantes (ou mesmo iguais) em outras edições recentes do jogo. 
      Se você fala inglês, eu recomendo fortemente deixar esse tópico e ir lá assistir os vídeos, pois eles são muito bem feitos e trazem muito mais informação do que eu vou ser capaz de apresentar aqui. Por outro lado, espero que esse tópico possa servir para trazer um pouco desse conteúdo para aqueles que não falam inglês, além de resumir os dados mais importantes em um formato mais fácil de ser revisado do que um conteúdo em vídeo. 
      Uma última palavra antes de entrar no conteúdo do guia propriamente dito: destrinchar as mecânicas do jogo por debaixo dos panos não é algo que interessa a todos os jogadores. A própria SI acha que isso piora a experiência ao jogar FM - tanto é que eles nunca divulgam esse tipo de informação. Se você acha que descobrir sobre o funcionamento dos números por debaixo dos panos vai tirar parte da mágica do jogo, talvez seja melhor não seguir na leitura desse tópico. 
       
      Parte 1 - A vantagem de jogar em casa realmente existe no Football Manager?
      Para responder a essa pergunta, o autor dos vídeos criou duas equipes exatamente iguais, usando a mesma tática, com todos os jogadores com valor 10 em todos os atributos, e colocou elas para se enfrentarem 2 mil vezes. Os primeiros mil jogos foram disputados em estádio neutro, enquanto que os mil jogos seguintes foram disputados com o time A jogando em casa, e o time B como visitante. 
      Na primeira situação, jogando em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 35,9% das partidas Vitória do time B: 37,2% das partidas Empate: 26,9% das partidas Como podemos ver, jogando em estádio neutro, as duas equipes tiveram resultados muito parecidos. O time B venceu 1,3% de jogos a mais, mas isso se explica pela simples variância que existe no jogo. É como jogar uma moeda para cima: se fizermos isso mil vezes, o resultado provavelmente não será exatamente 500 vezes cara e 500 vezes coroa. Mas, se a moeda não for viciada, o número deve ficar próximo disso. 
      Passando para a segunda situação, jogando no estádio do time A, os resultados foram os seguintes:
      Vitória do time A: 44% das partidas (+8,1% de vitórias). Vitória do time B: 28,3% das partidas (-8,9% de vitórias) Empate: 27,7% das partidas (+0,8% de empates) As diferenças em relação ao primeiro cenário são bastante significativas. Jogar em casa aumentou bastante o número de vitórias do time A, e diminuiu as vitórias do time visitante. Os empates se mantiveram relativamente constantes, sendo provável que jogar no próprio estádio ou em estádio neutro não afete significativamente o número de partidas que terminam empatadas. 
      Por outro lado, a partir desses dados, podemos concluir que a diferença de desempenho da equipe jogando no próprio estádio ou em estádio neutro é de cerca de 8% a 9%.
      Ainda, temos que considerar que normalmente quando não estamos jogando no próprio estádio estamos jogando no estádio do adversário (e não em estádio neutro, que costuma ser utilizado só em finais de copa e outras situações extraordinárias). Nesse caso, a diferença na quantidade de vitórias esperadas entre um jogo em nosso estádio e um jogo no estádio do adversário é de aproximadamente 16% a 18%. Simplificando um pouco, isso significa que a cada seis partidas disputadas entre duas equipes semelhantes, a equipe da casa deve vencer uma delas simplesmente por estar jogando em seu estádio. 
      Portanto, esses resultados mostram que o Football Manager possui sim alguma mecânica que dá vantagem ao time que está jogando em seu próprio estádio. Infelizmente não é possível saber exatamente o que muda na engine do jogo para concretizar essa vantagem. Mas que ela existe, existe. 
       
      Outro dado interessante observado no vídeo diz respeito à quantidade de gols marcados. No primeiro cenário, em estádio neutro, os resultados foram os seguintes:
      Gols marcados pelo time A: 1.682 Gols marcados pelo time B: 1.661 Como podemos ver, com duas equipes iguais, jogando com a mesma tática, e partida em estádio neutro, os times marcaram quase a mesma quantidade de gols. Mais uma vez, a diferença é tão pequena que pode ser atribuída à variância normal do jogo. 
      Por outro lado, quando observamos as partidas disputadas no estádio do time A, um dos resultados muda drasticamente:
      Gols marcados pelo time A: 1.703 (+1,2% de gols marcados) Gols marcados pelo time B: 1.377 (-17,1% de gols marcados) Podemos ver, portanto, que a principal diferença entre jogar em casa, em estádio neutro, ou fora de casa, é que os times que jogam fora de casa marcam menos gols. Não temos certeza de quais mecânicas do jogo levam a esse resultado, mas podemos concluir que o Football Manager faz com que a equipe jogando como visitante atue de forma mais defensiva, mesmo que o treinador não faça nenhuma alteração tática nesse sentido. 
       
      Para concluir esse primeiro capítulo, o autor do vídeo ainda faz alguns testes para observar se utilizar uma tática mais defensiva nos jogos fora de casa traz melhores resultados. Essa é uma estratégia comum na vida real, com equipes jogando mais atrás quando estão como visitantes, e algo que muitos buscam replicar no Football Manager.
      Não vou trazer os detalhes desse teste para cá por ser um pouco mais chato de explicar sem o vídeo, e também porque os resultados são um pouco menos confiáveis do que o restante do que foi visto até aqui. Mas, resumindo, o autor conclui que utilizar uma tática mais defensiva do que o usual ao jogar fora de casa reduz o número de gols de ambas as equipes. Porém, a redução no número de gols marcados pela equipe visitante é maior do que a redução no número de gols sofridos. Ou seja: se o seu time normalmente joga com uma tática ofensiva, trocar para um esquema defensivo ao jogar fora de casa provavelmente resultará em mais derrotas do que manter o mesmo estilo de jogo que é utilizado em casa.
      Por outro lado, se o seu objetivo é apenas evitar uma goleada (como, por exemplo, quando se tem uma boa vantagem construída na eliminatória), então jogar de forma mais defensiva pode ser efetivo em diminuir o número total de gols da partida. Da mesma forma, utilizar esquemas mais defensivos de forma moderada para segurar o placar quando já se está em vantagem pode dar resultados. O que não parece compensar é a utilização de esquema defensivo durante os 90 minutos, apenas por estar jogando no estádio do adversário. 
       
      Com isso concluímos o primeiro capítulo dessa série. No próximo post, pretendo fazer um resumo do segundo vídeo da série, no qual o autor aborda o impacto da condição física dos jogadores na sua performance de jogo. 
    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • just12
    • just12
      Por just12
      As lesões no FM são bastante comuns assim como na realidade, a questão é como diminuir a quantidade e o tempo que elas retiram um jogador de atuação. Conhecer as lesões mais frequentes, entender os fatores de risco e traçar estratégias preventivas são fundamentais para termos sucesso nesta área.

      Milhões são gastos anualmente em contratações caras e salários na casa dos milhões, porém tudo isso poderá ir por terra se não houver uma boa equipe técnica e uma boa gestão médica por parte do Manager. Isso se torna ainda mais importante quando se trata de equipes menores, onde a estrutura é sucateada e os funcionários da STAFF são escassos e de baixa qualidade. Uma equipe médica adequada pode custar por volta de 3% da folha salarial do elenco.

      Na área médica do Football Manager temos dois profissionais primordiais, que são os fisioterapeutas, responsáveis por prevenir e recuperar lesões e os cientistas desportivos (fisiologistas), responsáveis por analisar/gerir a condição física e o risco de lesão dos jogadores.
      Além disso, podemos dizer que a estrutura proposta pelo clube como centros de treinamento e condições de treino ajudam demais estes profissionais. Treinar em um gramado duro e fazer musculação em uma academia com aparelhos velhos pode não só prolongar o tempo de lesão de um jogador como também podem gerar ainda mais lesões.

      Jogadores incapacitados afetam diretamente a equipe já que não podem ser utilizados. Com o maior número de baixas, menos peças o treinador terá à disposição e consequentemente menores as chances de alcançar lugares melhores na liga ou em competições internacionais. Atletas contundidos tendem a perder atributos e/ou diminuir seu potencial, o que pode ser crucial na vida de um jovem atleta que poderia ser uma estrela caso não se lesionasse seriamente numa idade em que seus atributos deveriam estar evoluindo com grande progressão.
       
      As lesões mais frequentes no Futebol:
      → Estiramentos e distensões musculares: ambos ocorrem devido ao alongamento excessivo do músculo, mas em locais diferentes: enquanto o estiramento acomete as fibras musculares, a distensão pode ser definida como uma lesão na junção musculotendínea ou no tendão. A classificação também é a mesma: pode não haver ruptura do tecido, ruptura parcial ou completa. Distensões musculares são as lesões mais frequentes em jogadores de futebol;

      → Fraturas por estresse: lesão decorrente da utilização excessiva do osso, que, não suportando a pressão sofre uma fissura. Na maioria das vezes, a sobrecarga acontece por causa do aumento da intensidade do treino e/ou partidas em sequência sem descanso adequado;

      → Entorses: tipo de lesão mais frequente no meio esportivo, é provocada por uma excessiva distensão dos ligamentos e das demais estruturas que garantem a estabilidade da articulação. Pode ocorrer devido a movimentos bruscos, traumatismos, má colocação do pé ou um simples tropeço. Os órgãos mais afetados são tornozelo (tibiotársica) e joelho. No futebol, entorse de joelho com ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) é a lesão incapacitante mais comum, ao lado de problemas nos meniscos;

      → Contusão: resultado de um forte impacto em qualquer parte do corpo, pode causar lesão nos tecidos moles da superfície, músculos, tendões ou ligamentos articulares;

      → Luxação: ocorre quando uma força violenta atua direta ou indiretamente numa articulação, empurrando o osso para uma posição anormal. Embora, de forma leiga possa ser apontado como algo simples, às vezes é mais grave do que uma fratura.
       
      Os fatores de risco para as Lesões são:

      → Propensão do jogador a lesão: há um atributo oculto de 0 a 20 que mostra o quão um jogador é mais propenso a se lesionar. Caso seja importante, o seu preparador lhe avisará no relatório do jogador;

      → Baixa energia: jogadores que não se recuperam totalmente de uma partida ou treino terão maior facilidade em se lesionar;

      → Aptidão Física: mostra quanto um jogador consegue se recuperar de uma partida para outra e quão mais rápidos conseguem se recuperar de uma lesão sem perder atributos;

      → Alto número de partidas em um curto período de tempo: jogar domingo e quarta toda semana sem o devido descanso pode gerar acúmulo de fadiga e consequentemente lesões;

      → Falta de ritmo de jogo: jogadores quando ficam muito tempo sem partidas diminuem seu ritmo de jogo e aumentam seu risco de lesão;

      → Estado do gramado: gramados em péssimo estado são grandes catalizadores dos mais diversos problemas físicos;

      → Treinamento inadequado: a planilha de treinos elaborada pelo Auxiliar Téc. pode ser problemática em muitos aspectos, inserindo treinos e cargas de trabalho desalinhadas, promovendo maior fadiga nos atletas e consequentemente mais lesões;

      → Apressar retorno do jogador depois de uma lesão: quanto menor a qualidade do fisioterapeuta, maior a chance dele errar e apressar o retorno do jogador aos treinos e jogos;

      → Intensidade tática: táticas com ritmo mais rápido, marcação-pressão e de forma cerrada, linhas elevadas e busca incessante do contra-ataque podem gerar forte desgaste nos atletas;
      → Clima: exposição ao frio, chuva, neve, altitude, calor e umidade provocam alterações fisiológicas como a desidratação, aumento do número de quedas e do risco traumático. Condições chuvosas implicam um aumento do contato direto entre os jogadores e alterações do terreno de jogo, predispondo para lesões traumáticas. O calor e a humidade traduzem estados de desidratação com aumento de lesões por fadiga, devido ao intenso desgaste físico.
       
      Estratégias Preventivas:

      Como comentamos anteriormente, cientistas desportivos e fisioterapeutas trabalham em conjunto prevenindo lesões, além disso podemos destacar uma boa pré-temporada (falaremos disso detalhadamente mais adiante), treinamento com cargas adequadas, boas instalações de treino, boa qualidade do gramado de jogo (pedir a direção para trocar o gramado), saber quando aumentar e diminuir a intensidade tática durante a temporada, dosar a carga de jogos de cada jogador e cuidados no retorno do jogador aos treinos e jogos após uma lesão.
       
      ◉ Pré-temporada Preventiva

      A pré-temporada deve por excelência destinar as 2 primeiras semanas ou mais para treinamento da parte física, visando melhoria dos atributos, principalmente focados em aptidão física e resistência, que serão úteis durante toda a temporada. Nas semanas a seguir o foco seria o aumento do ritmo de jogo dos atletas com os amistosos.

      Nos primeiros amistosos da época, é recomendável que a intensidade tática seja baixa e os jogadores joguem por no máximo 45 minutos, o que irá aumentando progressivamente conforme o ritmo de jogo melhora e a fisiologia diminui a chance de lesão dos jogadores.

      Sabemos que em alguns países, principalmente no Brasil, é bem complicado fazer uma pré-temporada adequada por conta dos estaduais, porém deve-se fazer o melhor possível dentro da realidade de cada calendário, por vezes usando o estadual como parte da pré-temporada.

      O quadro acima mostra a baixa aptidão física (ritmo de jogo) e consequentemente o elevado risco de lesão.
       
      ◉ Qualidade do gramado

      No quadro acima é mostrada a qualidade perfeita do gramado, porém muitas equipes possuem gramados ruins, muito ruins ou somente OK, o que pode ser mudado pedindo a diretoria que melhore a grama ou mude para grama sintética.
       
      ◉ Evitar uma nova lesão

      O quadro vermelho ao lado do jogador indica que o jogador está em tratamento, já o quadro laranja indica que o mesmo está em fase final de reabilitação. Nessa última fase o jogador ainda não voltou aos treinos com bola mas pode ser relacionado para o próximo jogo, o que poderia gerar uma recidiva (nova lesão). E mesmo que o jogador esteja totalmente liberado, ainda assim é recomendável que treine em meia intensidade por ao menos 7 dias, voltando aos jogos após este período e por no máximo 45 minutos, com aumentos progressivos. Jogadores lesionados podem ser curados de lesões recorrentes caso procurem um médico especialista.
      → Rotação de elenco: buscar junto à fisiologia entender os jogadores que estão com risco muito elevado de se lesionar e fazer a devida gestão/rotação de elenco;
      → Gestão do treino: gerir o próprio treino ou supervisionar o trabalho do Auxiliar Téc. para fazer pequenas modificações na carga de exercícios para que os jogadores estejam sempre frescos para os jogos, evitando acumular fadiga. Jogadores mais velhos, com baixa aptidão física e resistência não são recomendados treinar em dupla intensidade.
      ---
      Buscar afinar cada dia mais o processo preventivo, permitindo que seja o mais individualizado possível, avaliando os resultados ano após ano poderá lhe permitir diminuir a incidência e a severidade das lesões.

      Fonte: https://conferenciafm.wordpress.com
    • marcss.35
      Por marcss.35
      Aqui você pode encontrar todos os kits FC’12 feitos pela equipe de fabricantes de Kit Allstar para a temporada oficial de futebol do Football Manager 2020/21.
       
      Nation League Status Link  ALL CONMEBOL Nations   View  ALB Kategoria Superiore [v.2.00] View  AND Primera Divisio [v2.00] View  ANG 1. Girabola View  ARM Premier League   View  AUS A League View  AUT Bundesliga   View  AUT 2. Liga   View  AZE Premier League   View  BEL Jupiler Pro League   View  BEL Proximus League   View  BIH Premijer Liga   View  BRA Serie A View  BRA Serie B View  BRA Serie C View  BLR Vysheyshaya Liga   View  BUL Parva liga [v.2.50] View  CAN Premier League   View  CHN Super League   View  COL Primera A   View  CRO HNL [v.2.00] View  CYP Cyta Championship [v.2.00] View  CZE Fortuna:Liga   View  CZE Fortuna Narodni Liga View  DEN Superliga   View  DEN NordicBetLiga [v.2.00] View  ENG Premier League [v.2.00] View  ENG Championship [v.2.00] View  ENG League One [v.2.00] View  ENG League Two [v.2.00] View  ENG National League   View  ENG National League North [v.1.50] View  ENG National League South   View  ENG Isthmian League View  ENG Northern Premier League View  ENG Southern Football League Central View  ENG Southern Football League South View  EST Premium Liiga   View  FRO Betri Deildin   View  FIN Veikkausliiga   View  FRA Ligue 1   View  FRA Ligue 2 [v.1.50] View  FRA Championnat National [v.1.50] View  FRA Championnat National 2   View  GEO Erovnuli Liga   View  GER Bundesliga [v.2.00] View  GER 2. Bundesliga [v.1.50] View  GER 3. Liga   View  GRE Super League [v.200] View  HUN Otp Bank Liga [v.200] View  ISL Pepsi Max Deildin   View  IRN Pro League View  IRL Premier Division   View  ISR Ligat ha’AI [v.1.50] View  ITA Serie A [v.2.00] View  ITA Serie B   View  ITA Serie C [v.2.00] View  JPN J League View  KAZ Premier league   View  KVX Superliga e Kosoves   View  LAT Virsliga [v.2.00] View  LTU A-lyga   View  LUX National Division   View  MLT BOV Premier League   View  MYS Super League   View  MDA Divizia Nationala   View  MNE 1. CFL View  MOZ Moçambola View  NED Eredivisie [v.2.00] View  NED Keuken Kampioen Divisie   View  NED Tweede Divisie   View  NOR Eliteserien [v.2.00] View  NOR OBOS-Ligaen [v.2.00] View  NOR PostNord-Ligaen   View  POL Ekstraklasa [v.2.00] View  POL Fortuna Liga [v.2.50] View  POL 2 Liga View  POR Liga NOS [v.2.00] View  POR Liga Portugal 2   View  QAT Star League View  ROU Liga 1 2 [v.2.00] View  RUS Premier League [v.2.50] View  RUS Football National League [v.2.00] View  SMR Campionato Dilettanti View  KSA Saudi Professional League View  SCO Ladbrokes Premiership [2.00] View  SCO Championship   View  SCO League 1   View  SCO League 2   View  SRB SuperLiga View  SIN Premier League View  SVK Fortuna liga [v.2.00] View  SVK 2. Liga   View  SVN Prva Liga   View  KOR K League 1 View  KOR K League 2 View  ESP La Liga   View  ESP La Liga Smartbank [v2.00] View  SWE Allsvenskan [v2.00] View  SWE Superettan   View  SUI Super League   View  SUI Challenge League   View  TUR Süperlig by mehmetcc48   View  TUR Süperlig by mehmetkan92 [v.1.50] View  TUR Süperlig by Ufuk Abaci [v.2.00] View  TUR TFF 1.LİG by mehmetkan92 [v.2.00] View  TUR Misli 2.LİG by mehmetkan92 [v.2.00] View  TUR Misli 3.LİG by mehmetkan92   View  UAE Arabian Gulf League View  UKR Premier Division [v.3.00] View  URU Primera Division   View  USA MLS   View  VEN Primeira Divisão   View
      Lista revisada e postada: 30/01/2021

      Tópico oficial dos FC'12 Kits no FManager: https://www.fmanager.com.br/topic/128490-fc12-kits-temporada-202021
      Fonte: fmslovakia.com
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