Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Kemel Demir: Entre Dois Mundos - de 2013/14 a 2027/28


GG.

Posts Recomendados

Fiquei algum tempo sem me atualizar nos saves e repentinamente vejo a notícia da transferência do Demir para o Goztepe. Apesar de achar uma loucura, dentro daquilo que você queria para seu save é compreensível. Legal colocar o treinador dentro desta perspectiva real, ou seja, ser tb movido pelo dinheiro, ainda que tenha que recuar. Além disso, o sucesso com o ex-clube era tão previsível em pouco tempo, que não demoraria muito a ter que deixar a Turquia por não haver mais nada o que fazer.

Já com o Goztepe conseguiu sentir esta emoção ímpar de alcançar o título adepois do Manisaspor amarelar nas rodadas finais. Na próxima tempora terá aquele gostinho de enfrentar sua ex-equipe.

É a única coisa que posso fazer no save para tirá-lo do comum. Não ficarei limitado a um clube porque ele tem chances de ganhar um título. Kemel Demir é um cara de personalidade forte. Infelizmente não esperava pelo recuo, mas rapidamente vi que não conseguiria ficar na Super Lig.

A mudança de clube pelo menos me colocar em um clube histórico do futebol turco, muito maior que os dois anteriores e a emoção do título foi fantástica, ainda mais pela forma como construí o título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 831
  • Criado
  • Última resposta

banner-E2M.png

Temporada 2020/21

Invencibilidade inesperada

Finanças: situação instável, mas com viés de recuperação

A temporada anterior já anunciava que a atual temporada começaria com o cinto apertado até o déficit ser fechado com as receitas provenientes da Super Lig. Até o momento, essa previsão se confirmou e o status financeiro do clube é “instável”, algo pelo qual não passo há muito tempo em um save.

financas-19junho2020.png

Talvez por essa previsão negativa de início de temporada, o diretor de futebol tenha optado por não renovar os contratos de alguns jogadores campeões da 1.Lig e também não contratar alguns jogadores sugeridos por Kemel Demir.

Com essas saídas, a folha salarial caiu para abaixo de 500 mil euros e colocou o Goztepe como a menor folha salarial do Super Lig 2020/21.

Apesar desse começo ruim no aspecto financeiro, o clube sairá desse buraco e é provável que na janela de janeiro, o Goztepe consiga se reforçar e na outra temporada, a situação financeira será melhor.

Elenco e transferências: muitos empréstimos

Com a saída de vários jogadores e a falta de dinheiro, os reforços do clube foram bastante limitados. Dos oito jogadores que chegaram, apenas dois foram contratados em definitivo, enquanto os demais chegaram por empréstimo. Esses dois jogadores contratados em definitivo foram os únicos sugeridos pelo treinador que foram contratados pelo clube. Os demais foram escolhas do diretor de futebol.

transferencias-setembro.png

Um dos contratados em definitivo foi Aytaç Dinçel, que na temporada passada esteve por empréstimo no Goztepe e foi muito importante na reta final da 1.Lig. O outro contratado veio sem custos do Gaziantepspor, onde vez uma bela temporada com média superior a 7. Bertrand Traoré ficou três anos na base do Chelsea, mas não vingou.

O elenco para a temporada é pior que o anterior. Tentei qualificá-lo, mas esbarrei na situação financeira do clube. Tanto, que tenho apenas dois zagueiros (Bardakci e Yagiz). Outro jogador que também é zagueiro é Daniel Traser, mas foi contratado por empréstimo para jogar na lateral direita.

elenco-setembro.png

Agosto: começo cuidadoso

A cotação do Goztepe para a temporada é a parte de baixo da tabela e a proposta inicial da diretoria era lutar contra o rebaixamento, mas como faz parte da proposta deste save, subi dois níveis e segundo Kemel Demir, o Goztepe lutará pela parte de cima da tabela.

expectativas.png

Com um elenco menos qualificado do que o da temporada passada, um elenco com a menor média de idade, 23,62 anos (a maior é do Çaykur com 28,10) e jogando em uma liga de qualidade superior, minha maior preocupação no começo da temporada era ver como a equipe se comportaria nas primeiras rodadas da temporada.

Na primeira rodada do campeonato repetimos a última rodada da temporada passada e enfrentamos o Manisaspor. Não jogamos tão bem e o 0 a 0 não foi ruim. Melhor foi o resultado contra o atual tricampeão da Super Lig, o Galatasaray. Seguramos o empate inicial na casa do adversário.

galatasaray-01.png

Na última rodada do mês, enfrentamos o Kayserispor diante de nossa torcida. Sofremos um gol aos 16, mas no decorrer da partida passamos a jogar melhor e viramos para 2 a 1 com dos dois recém-contratados, Dinçel e Traoré.

kayserispor-01.png

Setembro: invicto

O mês começou contra o Sivasspor. Fora de casa, tivemos uma partida complicada que o placar final de 5 a 2 esconde. Karakus fez um hat-trick e o zagueiro Bardakci marcou dois em escanteios e fizemos um excelente resultado.

sivasspor-01.png

Poderíamos ter dado um salto na tabela diante do Istambul, mas não jogamos bem e conseguimos um empate em 1 a 1, com um gol aos 83, em um pênalti.

Depois de passar pelo Payas, pela 2ª fase de qualificação da Copa da Turquia, jogamos fora de casa contra Çaykur. Não fizemos uma partida inspirada, mas jogamos de forma segura, passando por poucos riscos e conseguimos sair com uma vitória por 1 a 0, gol de Karakus.

caykur-01.png

Eu sei que são apenas seis partidas, mas tivemos um bom arranque na competição, mesmo com todos os problemas que enfrentamos e enfrentaremos até o término da temporada. Estamos em 2º lugar e invictos, ao lado o Galatasaray, o líder, e o Besiktas, o 3º lugar.

06-partidas.png

tabela-06.png

Táticas: a busca pela consistência

Estou pagando uma dívida de quando fiz algumas mudanças táticas no Karabukspor no meio da temporada 2018/19 e que tiraram o clube de uma posição incômoda na tabela e o levaram ao vice-campeonato da Super Lig. Naquele momento disse que falaria sobre as mudanças táticas que fiz, mas acabei sem fazê-lo.

Quem acompanha o save desde o início deve se lembrar que uso o que chamo “Princípio 323” como balizador de minhas formações táticas. Desde o começo do save, até mesmo para testar as possibilidades do FM14, fui bem ortodoxo no uso do “Princípio 323”, mas não consegui a consistência que gostaria e decidi mudar.

As primeiras mudanças ocorreram no início da temporada 2018/19, quando passei a treinar às “Instruções à Equipe”, os famosos “gritos”. Até o FM13 não via motivo para treiná-los, mas no FM14 fui observando que ao usar alguns “gritos” eles pioravam o desempenho da equipe. Aos poucos percebi que seria preciso treiná-los e no início da temporada 2018/19 introduzi essa opção nas minhas formações táticas. No entanto é importante observar que a maioria dos “gritos” não afeta em nada os “níveis de familiaridade tática” e por isso nem precisam ser treinados, como por exemplo todas as cinco opções de “gritos” de “penetração”.

As mudanças que fizeram o Karabuspor subir de desempenho foram pequenas, mas suficientes para estabilizar a equipe e iniciar a arrancada até o vice-campeonato.

Ainda seguindo o “Princípio 323”, estava usando o mínimo de três jogadores com tarefa atacar, mas decidi reduzir esse número para dois, adicionando apenas mais jogadores com as tarefas de apoiar ou defender, dependendo do momento da partida. Com a redução para dois jogadores com a tarefa atacar, mudei também o jogador que teria essa tarefa.

4-4-1-1.png

Outra pequena mudança foi minha desistência, pelo menos por enquanto, de fazer os laterais se tornarem mais atuantes e até protagonistas em determinados momentos das partidas. Com raríssimos exceções isso não acontece em nenhuma das três divisões turcas do save. Com isso, meus laterais passaram a ficar mais focados em defender e em alguns momentos apoiar.

Foram essas mudanças que estabeleceram a maior consistência da equipe do Karabukspor e que venho utilizando até o momento, inclusive com o Goztepe. No clube atual, a principal formação é o 4-3-3 com a seguinte distribuição de tarefas.

4-3-3.png

Por último, vale lembrar que eu não uso a opção “automático” nas tarefas dos jogadores. Eu estou no grupo daqueles que não gosta de deixar ao sabor da inteligência artificial do FM a mudança das tarefas de determinados jogadores em campo. Eu mesmo prefiro defini-las e alterá-las a partir do que desejo e do que enxergo em campo, o que sairia de minhas mãoes se eu escolhesse a opção “automático” das tarefas.

Você sabia?

O Goztepe participou da edição inaugural do campeonato turco de futebol profissional, a atual Super Lig. Naquela edição disputada em 1959, 16 equipes participaram: oito de Istambul, quatro de Ankara e quatro de Esmirna. O Goztepe terminou em 6º lugar, o campeão foi o Fenerbahçe e o vice-campeão foi o Galatasaray.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma bela surpresa esse começo de temporada, espero que a equipe se recupere financeiramente para poder buscar reforços de maior qualidade em Janeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando a partir de agora, novos ares, novos desafios, é esperar e ver, me parece queesta lidando bem com as deficiências do clube! E do time

Qual a principal dica ao seu ver para tirar o clube de uma péssima situação financeira?

Aproveitando, qual é o time imbatível deste ano e quem são os jogadores top do momento no fm?

Grande save, esse diferencial da curiosidade é muito interessante!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma bela surpresa esse começo de temporada, espero que a equipe se recupere financeiramente para poder buscar reforços de maior qualidade em Janeiro.

É uma questão de tempo a recuperação financeira. Espero que alguns reforços possam vir no meio da temporada.

Acompanhando a partir de agora, novos ares, novos desafios, é esperar e ver, me parece queesta lidando bem com as deficiências do clube! E do time

Qual a principal dica ao seu ver para tirar o clube de uma péssima situação financeira?

Aproveitando, qual é o time imbatível deste ano e quem são os jogadores top do momento no fm?

Grande save, esse diferencial da curiosidade é muito interessante!

Valeu pela leitura e pelo apoio.

Estou bem tranquilo e consciente de todas as limitações do Goztepe. Aos poucos, melhoraremos.

No caso do Goztepe, pela experiência anterior na Super Lig sei que aos poucos conseguiremos a recuperação por conta dos prêmios por vitórias/empates que a liga paga.

Quando eu pesquiso, os jogadores mais valiosos são Pogba, Oxlade-Chamberlain, Neymar, Marquinhos (PSG) e Hazard, mas o último Ballon D'or que ganhou foi o Lamela.

O mais recente campeão da UCL é o Bayern

AChei que seria uma boa ir passando informações sobre o futebol turco em vez de fazer um texto, como eu sempre fiz, e que muitas vezes ninguém lê.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começo com felicitações pelo título da 1.Lig conquistado no final da última temporada. Minha profecia acabou se cumprindo, com a rodada final se transformando em uma partida de mata-mata - onde uma leitura de jogo perfeita de Kemel Demir resultou numa grande vitória do Göztepe. Qual foi a importância do treinador na conquista desse título, seja nestas leituras de jogo, mudanças táticas e substituições de jogadores? Através dos teus relatos e prints das partidas, podemos ver que a equipe saiu com vitórias importantes mesmo realizando partidas fracas. Na tua opinião, o título veio por sorte ou competência?
Com a boa campanha na segunda divisão e as finanças conturbadas, imaginei que alguns jogadores pudessem render um bom dinheiro para o clube. No entanto, o clube apenas livrou-se dos demais e apelou para os empréstimos. Dos nomes que chegaram temporariamente, todos agradaram Kemel?
O início na Super League foi bastante promissor. A defesa mostrou-se sólida, inclusive suportando os ataques da maior folha salarial e líder da competição, Galatasaray, fora de casa. Também fora de casa veio a vitória mais expressiva em um jogo equilibrado, contra um adversário que ocupa as primeiras posições da tabela, Sivasspor. Infelizmente, a situação só não é ainda melhor pois o ataque não foi eficiente justamente contra as duas piores defesas da competição até o momento, Manisaspor e Istambul BBSK (lanterna). Principalmente contra o Istambul, por ter o mando de campo, ficou uma certa frustração pelo tropeço ou o resultado foi justo pelo desempenho apresentado?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começo com felicitações pelo título da 1.Lig conquistado no final da última temporada. Minha profecia acabou se cumprindo, com a rodada final se transformando em uma partida de mata-mata - onde uma leitura de jogo perfeita de Kemel Demir resultou numa grande vitória do Göztepe. Qual foi a importância do treinador na conquista desse título, seja nestas leituras de jogo, mudanças táticas e substituições de jogadores? Através dos teus relatos e prints das partidas, podemos ver que a equipe saiu com vitórias importantes mesmo realizando partidas fracas. Na tua opinião, o título veio por sorte ou competência?
Com a boa campanha na segunda divisão e as finanças conturbadas, imaginei que alguns jogadores pudessem render um bom dinheiro para o clube. No entanto, o clube apenas livrou-se dos demais e apelou para os empréstimos. Dos nomes que chegaram temporariamente, todos agradaram Kemel?
O início na Super League foi bastante promissor. A defesa mostrou-se sólida, inclusive suportando os ataques da maior folha salarial e líder da competição, Galatasaray, fora de casa. Também fora de casa veio a vitória mais expressiva em um jogo equilibrado, contra um adversário que ocupa as primeiras posições da tabela, Sivasspor. Infelizmente, a situação só não é ainda melhor pois o ataque não foi eficiente justamente contra as duas piores defesas da competição até o momento, Manisaspor e Istambul BBSK (lanterna). Principalmente contra o Istambul, por ter o mando de campo, ficou uma certa frustração pelo tropeço ou o resultado foi justo pelo desempenho apresentado?

Sua previsão de uma final se concretizou e dessa vez a leitura de jogo foi correta e conquistamos uma grande vitória.

Ao assumir o Goztepe, tive que enfrentar o problema da falta de familiaridade tática, desconhecimento dos jogadores do elenco e a necessidade de conquistar a promoção. Com pouco espaço para erro. Identifiquei onde a equipe estava pior e trabalhei para melhorar esse aspecto. Felizmente as coisas deram certo e a equipe foi subindo na tabela. Quando você tem uma equipe que joga bem e vence, isso é ótimo, mas nem sempre é possível. Algumas vezes jogaremos bem e perderemos as partidas e outras jogaremos mal e venceremos. É da natureza do futebol e o FM busca reproduzir isso. Creio que você concordará comigo que as pessoas que não entendem essa natureza do futebol fracassarão no FM.

Em um campeonato longo sempre haverá momentos assim, exceto se eu tivesse uma equipe muito mais forte e mesmo assim, a sorte daria as caras. Se o título foi a partida final, foi competência. Se ele foi a queda de rendimento do Manisaspor tivemos também a sorte presente.

Dos contratados que pretendo mostrar no decorrer das temporadas, creio que a direção fez boas contratações, mas faltaram peças em algumas posições e isso é mau.

Independentemente da posição da equipe adversária na tabela, sei que dependendo da qualidade dela, as partidas contra nossa equipe podem ser complicadas. Estou tentando levá-las em todos os seus 90 minutos e quando for o momento certo marcar gols e ganhar os três pontos. Às vezes conseguirei, outra não. Preciso ir com calma e não ficar com raiva quando não conseguimos vencer o lanterna e nem quando conseguimos tirar pontos do campeão, pois isso não significa nem que somos muito ruins e nem que somos muito bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os resultados até agora são muito bons, sua equipe esta pertinho de passar o Galatasaray

Você tem razão sobre os resultados, mas na realidade estamos longe de passar o Galatasaray. A diferença de nível das equipes é enorme.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-E2M.png

Temporada 2020/21

Campanha muito boa, mas até quando?

Outubro: ligeira queda

A boa campanha que o Goztepe vinha fazendo em seu retorno à Super Lig teve uma ligeira queda em outubro. Primeiro, empatamos em uma partida daquelas que você acha que fez tudo para ganhá-la, mas termina os 90 minutos sem a vitória. Foi assim contra o Akhisar e o empate em 3 a 3.

akhisar-01.png

Depois da vitória sobre o Gençlerbirligi por 1 a 0, viajamos para enfrentar o Bursaspor. Estivemos duas vezes à frente no placar, mas não resistimos ao melhor futebol do adversário e perdemos por 3 a 2, a primeira derrota na temporada.

bursaspor-01.png

Voltamos a vencer na última partida do mês pela Copa da Turquia contra o Siirspor por 3 a 0.

Novembro: goleada fora de casa

Vencemos novamente na Super Lig na primeira rodada de novembro. Com dois gols antes dos 10 minutos, derrotamos o Balikesirspor, mas na rodada seguinte, diante do Fenerbahçe, perdemos por 2 a 0.

Mesmo perdendo para um dos favoritos ao título, o mais importante para o Goztepe é derrotar as equipes menos fortes e assim foi contra o Kayseri, derrotado por 2 a 0. No entanto, o mês não foi bom para a nossa equipe nas partidas fora de casa. Contra o Kasimpasa fomos goleados por 4 a 1, mesmo com a goleada sofrida, continuávamos em 5º lugar.

kasimpasa-01.png

Dezembro: muitas partidas, pouco descanso

O Eskisehirspor foi o primeiro adversário da série de partidas que fizemos em dezembro e em uma partida equilibrada ficamos no 0 a 0.

Na sequência, precisávamos de uma vitória para alcançar a 5ª eliminatória da Copa da Turquia, objetivo proposto pela diretoria. Conquistamos a classificação diante do Ankaraspor com uma vitória por 1 a 0.

ankaraspor.png

Depois, o primeiro confronto de Kemel Demir contra seu clube anterior o Karabukspor, que faz uma boa temporada, depois de ter ficado em 10º lugar na temporada anterior. Com oito jogadores da equipe formada por Demir, o Karabukspor pressionou durante toda a partida, mas em uma falha defensiva foi derrotado por 1 a 0.

karabukspor-01.png

A equipe vinha sentindo o efeito das partidas seguidas e com prorrogação e pênaltis, acabamos eliminados da Copa da Turquia diante do Istambul BBSK.

istambul.png

Ainda faltavam duas partidas para o término do ano e ficamos em dois empates. Contra o Besiktas, saímos atrás no placar, mas no 2º tempo jogamos melhor, pressionamos e chegamos merecidamente ao empate.

besiktas-01.png

Depois, em uma partida muito igual, ficamos no 0 a 0, fora de casa, contra o Trabzonspor.

17-partidas.png

Estamos em 6º lugar, uma posição muito boa na tabela em uma temporada bem equilibrada até o momento. Estamos apenas três pontos do vice-líder, mas será preciso melhorar, principalmente o desempenho fora de casa, no qual somos apenas o 13º lugar, enquanto em casa somos os 3º. Nossa defesa continua forte (3ª menos vazada), mas o ataque é pouco efetivo (13º mais ofensivo).

tabela-17.png

Elenco e estatísticas: mais um convocado para a seleção turca

O grande destaque da equipe é o atacante Karakus. Com 22 anos, o jogador emprestado pelo Galatasaray está pela segunda temporada no Goztepe e está entre os três primeiros artilheiros da Super Lig, o que lhe valeu a primeira partida pela seleção turca em um amistoso contra a Bélgica.

karakus.png

Outro destaque da equipe é um jovem formado pelo Goztepe. Com 19 anos, Kutlu foi lançado na equipe principal por Kemel Demir na temporada passada e na atual também vem jogando bem e é o 2º artilheiro da equipe (4 gols) e o principal assistente do elenco (5 assistências)

Apesar de termos apenas dois zagueiros no elenco, temos uma das defesas menos vazadas do campeonato até o momento. Em parte, isso é resultado das boas atuações de Bardakci. Com 26 anos, o jogador chegou ao Goztepe na temporada passada vindo do arquirrival Karsiyaka e hoje é uma das maiores média do elenco.

Como disse em outro post, a falta de dinheiro fez com que a diretoria reforçasse o elenco com vários jogadores por empréstimo. Dos seis emprestados ao clube, o grego Kanatas e o alemão Traser voltaram a seus clubes de origem. O primeiro, a pedido do próprio jogador e o segundo a pedido do treinador do Hoffenheim. Com isso, nosso elenco que é limitado, ficou com menos opções ainda.

estatisticas-dezembro.png

Finanças: saldo na temporada está perto de 6 milhões

A previsão está se confirmando. Aos poucos, o Goztepe sai do déficit e vai se tornando o clube viável financeiramente. No momento, o saldo da temporada está próximo dos 6 milhões de euros, mas o saldo geral ainda está negativo em pouco mais de 800 mil euros, mas isso será resolvido no restante da temporada.

Minha grande expectativa é que a diretoria facilite as contratações ainda nesta temporada, pois precisaremos de reforços se a diretoria quiser que a boa campanha se confirme.

financas-26dezembro2020.png

Você sabia?

O melhor desempenho do Goztepe na Super Lig aconteceu na temporada 1970/71, quando o clube ficou em 3º lugar, atrás do campeão Galatasaray e do vice-campeão Fenerbahçe. Além desse 3º lugar, o Goztepe foi 4º colocado outras três vezes (1964/65, 1966/67 e 1967/68).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A campanha do seu clube é realmente muito boa, até esperava mais dificuldades pelos problemas financeiros que estava enfrentando e pela saída de vários jogadores do elenco.

Vamos ver o que consegue em janeiro para reforçar a equipe. Vejo que a defesa é a posição que tem menos gente e corre o risco do desempenho dela cair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A campanha do seu clube é realmente muito boa, até esperava mais dificuldades pelos problemas financeiros que estava enfrentando e pela saída de vários jogadores do elenco.

Vamos ver o que consegue em janeiro para reforçar a equipe. Vejo que a defesa é a posição que tem menos gente e corre o risco do desempenho dela cair.

Eu também pensei nisso, mas tenho conseguido fazer o coletivo ser melhor do que os jogadores somados individualmente.

Minha esperança é essa, que a diretoria aceita minhas sugestões e que reforce a equipe.

A defesa será o setor prioritário nas contratações.

Até qual pos vai pra liga Europa GG, acha que consegue chegar nessa zona?

Está muito bem, parabéns !

Os dois primeiros UCL e os 4 seguintes UEL.

Se conseguir manter vai ser muita ralação. Não arrisco nenhum palpite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após semana sem muito tempo para acompanhar, me assustei com a mudança de clube. Como um membro já comentou, esse FM está pecando nessa parte de novos empregos. Pelas campanhas do Kemel Demir no ex-clube, o mínimo era acertar com um clube da metade superior da tabela, mas teve que seguir a carreira numa divisão inferior. Felizmente foi competente e recomeçou a sua trajetória da melhor forma possível, com uma rápida promoção e já se encontra novamente entre os primeiros times do futebol turco.

A campanha é surpreendente, mas mostra o ótimo trabalho que vem sendo feito no save. Nesse novo clube você está enfrentando um problema de montagem de elenco, mas está se saindo muito bem e a previsão de melhorar as finanças está dando resultado. Você comentou que se "arrependeu" de sair do antigo clube - não teria feito se soubesse da falta de empregos na Super Liga -, mas passado esse momento de divisão inferior e voltando a lutar pelas primeiras posição do principal campeonato do país, pensa que essa troca de clube e passo pra trás acabou sendo legal para a história?

Ainda sobre o desempenho da equipe, quais são as tuas reais expectativas nesse momento? Eu pensei que após a dificuldade em encontrar um clube de bom nível, você recuaria um pouco nas expectativas, mas regras são regras hahaha. Mesmo dizendo para a direção que vai terminar na metade superior, quais são as reais expectativas nesse momento? A boa campanha, principalmente com uma defesa sólida - apesar de poucos jogadores no setor -, te faz sonhar com competições continentais?

Você comentou que não gosta de jogadores com a instrução "automático". Eu também era totalmente contra, pelos mesmos motivos que citou, mas nesse FM 2014 eu testei e me agradou. Quando jogo com dois meias centrais, costumo deixar um como "automático". Eu percebi que eles podem dar uma variação legal no meio de campo, pois vão executar as três tarefas. Pra isso, sempre utilizo um meia central completo e com ótimos atributos mentais, pra saber o momento certo de fazer cada tarefa. Também sobre essa parte tática, você citou rapidamente que os outros times da Turquia não utilizam laterais muito ofensivos e esse seria um motivo pra você recuar nessa intenção, pelo menos por enquanto. Foi isso mesmo? E se foi, você acha que no FM cada país tem uma cultura de jogo diferente e até que ponto o jogo leva isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Simplesmente fenomenal. Apesar de ter levado um tombo na troca de time, parece ter se recuperado bem. Ainda está um pouco distante do líder, mas já está a frente de equipes de investimento muito maior. Se conseguir manter esse rítimo, pode surpreender é até beliscar uma vaga na Liga Europa, basta resolver a deficiência ofensiva do time, que é severa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após semana sem muito tempo para acompanhar, me assustei com a mudança de clube. Como um membro já comentou, esse FM está pecando nessa parte de novos empregos. Pelas campanhas do Kemel Demir no ex-clube, o mínimo era acertar com um clube da metade superior da tabela, mas teve que seguir a carreira numa divisão inferior. Felizmente foi competente e recomeçou a sua trajetória da melhor forma possível, com uma rápida promoção e já se encontra novamente entre os primeiros times do futebol turco.

A campanha é surpreendente, mas mostra o ótimo trabalho que vem sendo feito no save. Nesse novo clube você está enfrentando um problema de montagem de elenco, mas está se saindo muito bem e a previsão de melhorar as finanças está dando resultado. Você comentou que se "arrependeu" de sair do antigo clube - não teria feito se soubesse da falta de empregos na Super Liga -, mas passado esse momento de divisão inferior e voltando a lutar pelas primeiras posição do principal campeonato do país, pensa que essa troca de clube e passo pra trás acabou sendo legal para a história?

Ainda sobre o desempenho da equipe, quais são as tuas reais expectativas nesse momento? Eu pensei que após a dificuldade em encontrar um clube de bom nível, você recuaria um pouco nas expectativas, mas regras são regras hahaha. Mesmo dizendo para a direção que vai terminar na metade superior, quais são as reais expectativas nesse momento? A boa campanha, principalmente com uma defesa sólida - apesar de poucos jogadores no setor -, te faz sonhar com competições continentais?

Você comentou que não gosta de jogadores com a instrução "automático". Eu também era totalmente contra, pelos mesmos motivos que citou, mas nesse FM 2014 eu testei e me agradou. Quando jogo com dois meias centrais, costumo deixar um como "automático". Eu percebi que eles podem dar uma variação legal no meio de campo, pois vão executar as três tarefas. Pra isso, sempre utilizo um meia central completo e com ótimos atributos mentais, pra saber o momento certo de fazer cada tarefa. Também sobre essa parte tática, você citou rapidamente que os outros times da Turquia não utilizam laterais muito ofensivos e esse seria um motivo pra você recuar nessa intenção, pelo menos por enquanto. Foi isso mesmo? E se foi, você acha que no FM cada país tem uma cultura de jogo diferente e até que ponto o jogo leva isso?

Também imaginei que pudesse migrar para um clube maior que o Karabukspor, mas o FM me pregou uma peça e o Goztepe foi algo muito bom na vida de Kemel Demir. Não é um ex-clube de prefeitura e nem um ex-clube de fábrica, mas um clube com bastante história em uma cidade grande, um centro maior do que as duas cidades anteriores (Çankiri e Karabuk). Também teve sorte de pegar uma equipe que disputava o título da 1. Lig e com competência conseguiu a promoção.

Eu deixei tudo mais travado do que vinha fazendo e isso complicou demais a vida de Demir, mas como eu disse outra vez, enfrentar dificuldades nos torna melhores managers de FM. Se soubesse de que teria que disputar a 1.Lig realmente não teria deixado o Karabukspor, mas deixando isso de lado, pegar o Goztepe foi muito melhor. É um clube do jeito que gosto com história e torcida. Ótimo para seguir adiante por um tempo, já que não é nenhum São Caetano da vida e nem um Barueri.

Não dá para recuar na questão das expectativas, não é? Regras são regras com,o você disse, além do mais, Demir é muito confiante. A ideia é forçar os meus limites. Minha real expectativa é alcançar o objetivo proposto, não penso em outras coisas, mas sei que lidando com uma partida de cada vez, posso tentar ir mais longe, mesmo com as dificuldades que tenho. Não quero pensar em UEL ainda.

Boa informação essa de sua experiência no FM14. Posso experiementar isso em algum momento do save. Se eu fizer, eu lhe passo minhas impressões.

O que eu disse é um pouco diferente do que você escreveu. Os laterais dos adversários são ofensivos em determinados momentos das partidas, mas o impacto deles nas partidas é pequeno, exceto em um ou outro clube. E foi por isso que desisti, pelo menos por enquanto, de ter laterais que ataquem, mesmo quando jogo ofensivamente.

Eu sei, olhando pelo editor que os treinadores têm vários atributos e tendências e que isso influenciam como os treinadores não-humanos agirão. No entanto, muitos atributos desses treinadores ficam em branco, como em vários jogadores, o que deixa a cargo do FM gerar esses atributos. O que não tenho certeza é se no FM existiria uma cultura tática por país. Minha impressão maior é que ela não existe. E você acha que ela existe e está bem implantada no FM ou funciona em alguns países apenas?

Simplesmente fenomenal. Apesar de ter levado um tombo na troca de time, parece ter se recuperado bem. Ainda está um pouco distante do líder, mas já está a frente de equipes de investimento muito maior. Se conseguir manter esse rítimo, pode surpreender é até beliscar uma vaga na Liga Europa, basta resolver a deficiência ofensiva do time, que é severa.

Valeu pelo apoio.

Essa temporada o time tem ido além do esperado, mas não aposto em nada muito grande, pois alcançar o objetivo de meio de tabela já é o suficiente.

Não quero ficar pensando na UEL porque pode atrapalhar, ainda mais que as perspectivas de resolver esse problema ofensivo é muito pequena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar dessa queda na reta final, tem que levar em consideração que subiu com o time na temporada passada e não conseguir bons reforços por conta do problema financeiro, então de um modo geral, eu diria que está sendo uma temporada muito boa até aqui e ainda há boas chances de chegar em um lugar com acesso a Liga Europa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar dessa queda na reta final, tem que levar em consideração que subiu com o time na temporada passada e não conseguir bons reforços por conta do problema financeiro, então de um modo geral, eu diria que está sendo uma temporada muito boa até aqui e ainda há boas chances de chegar em um lugar com acesso a Liga Europa.

Você tem toda razão, diante dos problemas os resultados têm sido muito bons.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-E2M.png

Temporada 2020/21

Na luta pela vaga continental

Transferências: reforços para a zaga

Não aconteceu o que eu desejava e o dinheiro continuou curto, mesmo com a recuperação financeira do clube. Mesmo assim, foram feitas três contratações. Dois zagueiros foram contratados por empréstimo, um a pedido do treinador (o argentino Patrício Morón) e outro por decisão do diretor de futebol (o turco Yasir Tetik). Sem custos veio um jogador croata (Mrzljak) que pode jogar no meio e na ponta esquerda.

Janeiro: a pior colocação

Depois de dois amistosos programados para retomar o ritmo, começamos a Super Lig contra o Manisaspor, último colocado. A qualidade da partida não foi boa, mas um gol de Karakus nos deu a vitória fora de casa.

Depois foi a vez de enfrentar o líder Galatasaray em nosso estádio. Fizemos o 1º tempo muito mal e perdendo por 2 a 0 tivemos que ir ao ataque no 2º tempo, mas com gols nos 10 minutos finais, empatamos em 2 a 2.

galatasaray-02.png

Na última rodada do mês enfrentamos o Kayserispor, mas fomos completamente dominados e fomos derrotados por 1 a 0, caindo para a 8ª posição, a pior colocação na temporada até o momento.

kayserispor-02.png

Fevereiro: vitórias em casa

O mês teve quatro partidas. Começamos contra o Sivasspor e perdemos o nosso artilheiro, contundido, no início do 2º tempo, mas o seu substituto, Ergun foi quem marcou o gol da vitória aos 84.

Na rodada seguinte, enfrentamos o Istambul e novamente empatamos em 1 a 1, o 3º empate em três partidas contra a equipe recém-promovida.

istambul-02.png

Fechando o mês, duas importantes oportunidades para subir na tabela. Em duas partidas em casa, vencemos o Çaykur por 1 a 0 e o Akhisar por 3 a 0, em uma partida que nos fez lembrar a partida do turno, quando abrimos vantagem de 2 a 0 e no final empatamos em 3 a 3. Dessa vez fizemos 3 a 0, mas eles reagiram e quase empataram novamente. No final, ganhamos por 3 a 2.

akhisar-02.png

Eu sei que o Goztepe tem uma série de limitações de elenco e por isso é preciso jogar com inteligência para garantir pontos e isso tem sido feito na medida do possível. Na outra atualização questionei até que ponto conseguiríamos manter a equipe em alta e mesmo sem jogar tão bem quanto gostaria, estamos indo muito bem e estamos em 4º lugar.

24-partidas.png

A defesa continua sendo o ponto forte da equipe (3ª menos vazada), compensando a pouca efetividade do ataque (12º mais positivo). Os jogos em casa tem sido fundamentais para o bom desempenho do Goztepe, que tem a 3ª melhor campanha, já que fora de casa temos apenas a 11ª colocação.

tabela-24.png

O Galatasaray segue firme para o tetracampeonato, seguido a certa distância pelo Besiktas. O Kayserispor vem bem desde a 11ª rodada e ocupa o 3º lugar, mas quem surpreendeu nas últimas rodadas foi o Trabzonspor que saiu da 13ª posição para o 5º lugar com cinco vitórias seguidas nas últimas cinco rodadas. Quem vinha bem até a 13ª rodada era o Karabukspor, que teve uma queda acentuada e trocou de treinador recentemente e ocupa a 9ª colocação. O Fenerbahçe e o Bursaspor decepcionam. Faltam 10 rodadas e o campeonato ainda promete muitas emoções para o Goztepe.

Você sabia?

O Goztepe foi à falência em 2007, sendo vendido em um leilão em 20 de agosto do mesmo ano para a holding Altinbas. Mesmo assim, o clube teve que recomeçar sua trajetória futebolística na 5ª divisão, na liga amadora de Esmirna. Atualmente o clube está na 2.Lig (3ª divisão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muita coisa pode acontecer ainda nestas ultimas 10 rodadas mas é bem provável que o Goztepe termine ao menos na 6º colocação nesta temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, atualizei legal a leitura, sempre agradável por sinal. E já voltando um pouco a um post bem anterior gostaria que me citasse quais são as "cinco opções de 'gritos' de 'penetração'”.

Sobre a troca e o desempenho estou achando ótimo para o save, mesmo admitindo que gostaria de vê-lo logo em um grande turco papando de uma vez esse título nacional e a copa doméstica também. Falando nisso, antes que eu esqueça, gostaria que matasse uma curiosidade minha: se surgir uma proposta para treinar um clube de fora da Turquia, antes de assumir um gigante desse país, tu aceitaria (se a proposta fosse interessante, claro)?

Faltando 10 rodadas para o final aposto que fica nessa altura da tabela mesmo e me surpreenderia (não tanto) caso conseguisse uma vaga na UCL. Percebo, gg, que já está dominando o "mundo turco" do futebol e até arrisco dizer que já consegues escrever alguns nomes próprios dessa língua sem olhar outra vez para ter certeza que não está escrevendo bobagem (coisa que passaria batido por mim, de qualquer maneira :heh: ).

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time parece ter resolvido o problema ofensivo e, com muito espírito copeiro, vem conquistando os três pontos nas partidas. Ainda faltam mais 10 rodadas, mas o time parece não estar ameaçado de nada. O título também parece distante, mas quem sabe não e possível dar um gás final para se garantir na Liga Europa? Na pior das hipóteses, acredito que o clube belisque o 7º lugar, o que ainda assim parece uma posição de respeito. Parabéns pelo excelente trabalho, conseguiu tirar desse elenco seu máximo e acredito em sonhos mais altos na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...