Ir para conteúdo
AJUDE O FMANAGER! Seja Membro VIP ou faça uma DOAÇÃO! ×
  • Cadastre-se

Lidando com as Personalidades


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

9c2z1hD.jpg

Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.

Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.

Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.

Aprendendo a Personalidade de um Jogador

Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.

Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.

Gerenciando as Personalidades

Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.

Personalidades & Construção do elenco

É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".

Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.

Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.

Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.

Atributos de Personalidade

Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.

Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.

Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.

Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.

Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.

Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.

Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.

Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.

 

Descrição das Personalidades

Personalidades Positivas

  • Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento;
  • Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento;
  • Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação;
  • Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo;
  • Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo;
  • Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo;
  • Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo;
  • Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação;
  • Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento;
  • Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação;
  • Líder - Altíssimo atributo de Liderança;
  • Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação;
  • Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação;
  • Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento;
  • Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade.

Personalidades Negativas

  • Volátil - Baixo atributo de Temperamento;
  • Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento;
  • Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento;
  • Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento;
  • Franco - Alto atributo de Controvérsia;
  • Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação;
  • Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição;
  • Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão;
  • Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação;
  • Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação;
  • Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição;

Personalidades Neutras

  • Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento;
  • Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo;
  • Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo;
  • Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo;
  • Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição;
  • Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação;
  • Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia;
  • Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
Link para o comentário
  • Diretor Geral

Muito TOP Henrique, valeu.

Eu, até o FM 2012 mais ou menos, dava mt pouca (ou quase nenhuma) atenção para o fator "personalidade do jogador" dentro do jogo. Aí foi quando o pessoal aqui que manja bem começou a atentar a esse fator, da importância dele no desenvolvimento dos atributos, nas reações das palestras e etc, etc, que eu comecei a me policiar melhor sobre ele.

Hoje é parte da minha análise pra saber se contrato ou não determinado jogador pro elenco, e também nas palestras, se posso ou não chamar aquele jogador "pro pau", "pro racha".

Link para o comentário

Baita tutorial.

Eu até hoje nunca dei muita atenção aos fatores psicológicos, se não se dava bem comigo ou ficava enchendo o saco (ou não rendia) eu já mando embora e contrato outro, hauheaheuaheuaehuhueahuaeheua!

Só olho atributos chave pra posição e idade mesmo... vou pensar um pouco mais nisso agora, jogar com o tópico aberto, hahahahaha!

Link para o comentário

Esse Tuto ai vai pra minha apostila do FM juntos com os outros tutoriais que já imprimir pra guardar e ler trankilo.

Quando chegar em casa vou da uma olhada em cada jogar do meu SP pra ver a personalidade deles, o FDP do ganso pediu pra ir embora com menos de 1 jogo, ficou machucado 4 semanas (7 jogos).

Link para o comentário

Parabéns pelo tutorial...

São detalhes como este de personaldades dos jogadores que torna o FM o maior jogo já desenvolvido de simulação... pode até ter alguns bugs, mas são pequenos em relação a todo potencial e grandiosidade desse jogo...

6 anos de save no Bilbao me fizeram perceber muito dos conhecimentos aqui descritos... tinha um jovem 5 estrela de potencial mas com personalidade "acomodado".. e com o passar dos anos ele desenvolveu muito pouco!!! Já outros jogadores que tinha potencial 4 estrelas mas com personalidades positivas desenvolviam muito rápido e superavam o próprio potencial as vezes!!!

agora a perguntaaaaa

tem como tutoriar um jovem acomodado para que ele consiga evoluir sua personalidade para outra positiva?

Link para o comentário
  • Vice-Presidente

Parabéns pelo tutorial...

São detalhes como este de personaldades dos jogadores que torna o FM o maior jogo já desenvolvido de simulação... pode até ter alguns bugs, mas são pequenos em relação a todo potencial e grandiosidade desse jogo...

6 anos de save no Bilbao me fizeram perceber muito dos conhecimentos aqui descritos... tinha um jovem 5 estrela de potencial mas com personalidade "acomodado".. e com o passar dos anos ele desenvolveu muito pouco!!! Já outros jogadores que tinha potencial 4 estrelas mas com personalidades positivas desenvolviam muito rápido e superavam o próprio potencial as vezes!!!

agora a perguntaaaaa

tem como tutoriar um jovem acomodado para que ele consiga evoluir sua personalidade para outra positiva?

Sim, é possível. Basta você escolher um jogador que tenha a personalidade desejada e ver se ele e o jovem aceitam o tutoriamento.

Link para o comentário

Sim, é possível. Basta você escolher um jogador que tenha a personalidade desejada e ver se ele e o jovem aceitam o tutoriamento.

Pegando o gancho no mesmo assunto: então, isso pode dar certo mesmo se o jogador experiente não for da mesma posição do jogador a ser tutelado?

Eu sempre fico na dúvida quando o adjunto manda algum meia experiente, com bons atributos mentais, liderança, profissionalismo, etc., acompanhar um zagueiro, por exemplo.

Editado por Zakk.
Link para o comentário
  • Vice-Presidente

Pegando o gancho no mesmo assunto: então, isso pode dar certo mesmo se o jogador experiente não for da mesma posição do jogador a ser tutelado?

Eu sempre fico na dúvida quando o adjunto manda algum meia experiente, com bons atributos mentais, liderança, profissionalismo, etc., acompanhar um zagueiro, por exemplo.

Sim, tutoriar tem mais haver com o jogador adquirir a personalidade ou atributos mentais do jogador do que com atributos técnicos. Serve também para o jovem aprender movimentos preferidos do tutor.

Link para o comentário

Sim, tutoriar tem mais haver com o jogador adquirir a personalidade ou atributos mentais do jogador do que com atributos técnicos. Serve também para o jovem aprender movimentos preferidos do tutor.

Eu tenho uma dúvida quanto aos movimentos preferidos. O jogador pode adquiri-los sozinho ou apenas sendo tutoriado?

Pq se for só sendo tutoriado, eu acho um absurdo um moleque não conseguir desenvolver um estilo de jogo próprio.

Link para o comentário
  • Vice-Presidente

Eu tenho uma dúvida quanto aos movimentos preferidos. O jogador pode adquiri-los sozinho ou apenas sendo tutoriado?

Pq se for só sendo tutoriado, eu acho um absurdo um moleque não conseguir desenvolver um estilo de jogo próprio.

Eu não sei se ele pode aprender sozinho, mas você pode pedir para treinar. Muitas vezes, ele deve ser gerado com os movimentos preferidos mesmo, nunca ouvi falar deles aprenderem sozinhos.

Link para o comentário

Eu não sei se ele pode aprender sozinho, mas você pode pedir para treinar. Muitas vezes, ele deve ser gerado com os movimentos preferidos mesmo, nunca ouvi falar deles aprenderem sozinhos.

Sim. Não sei se me fiz entender, mas me referia a o cara desenvolver o estilo com o passar dos anos, na categoria de base ou no profissional.

Vamos supor que o mlk de 15 anos começa a treinar e os atributos dele tem uma boa velocidade, drible e equilibrio. Na lógica, esse jogador teria mais facilidade em driblar na velocidade e isso com o passar dos anos poderia ser um diferencial de movimento preferido desenvolvido naturalmente, sem que seja você que tenha que instruir isso.

Você teria apenas que tentar desenvolver outras habilidades no jogador, podendo ter sucesso ou não.

Sei lá, acho que seria mais real, pra não dizer mais desafiador você ter que se adaptar ao desenvolvimento do atleta.

Link para o comentário
  • Vice-Presidente

Sim. Não sei se me fiz entender, mas me referia a o cara desenvolver o estilo com o passar dos anos, na categoria de base ou no profissional.

Vamos supor que o mlk de 15 anos começa a treinar e os atributos dele tem uma boa velocidade, drible e equilibrio. Na lógica, esse jogador teria mais facilidade em driblar na velocidade e isso com o passar dos anos poderia ser um diferencial de movimento preferido desenvolvido naturalmente, sem que seja você que tenha que instruir isso.

Você teria apenas que tentar desenvolver outras habilidades no jogador, podendo ter sucesso ou não.

Sei lá, acho que seria mais real, pra não dizer mais desafiador você ter que se adaptar ao desenvolvimento do atleta.

Eu tinha entendido. Provavelmente, você poderá pedir para ele treinar esse movimento preferido, obviamente que fica menos realista, mas dá para contornar com as ferramentas disponível.

Link para o comentário

Geralmente alguns newgens ja nascem com algum movimento preferido eu mesmo ja tive um Meio Campo na minha base que veio com um "Voltar pra Buscar Jogo" e "Gere o Ritmo de Jogo"

Nunca prestei atenção se quando eles não tem eles conseguem desenvolver sozinho,maaas eu acho que não só pedindo para eles treinarem ou via Tutor

Link para o comentário

Geralmente alguns newgens ja nascem com algum movimento preferido eu mesmo ja tive um Meio Campo na minha base que veio com um "Voltar pra Buscar Jogo" e "Gere o Ritmo de Jogo"

Nunca prestei atenção se quando eles não tem eles conseguem desenvolver sozinho,maaas eu acho que não só pedindo para eles treinarem ou via Tutor

Bom, só dele já vir com algum movimento preferido da base eu já fico um pouco satisfeito.

Mas ainda acho que seria legal o cara desenvolver um estilo de jogo próprio se você não orientá-lo para que tenha um específico.

Vamos supor que você não tutoreie o rapaz e nem o coloque para treinar movimento específico... o cara vai ficar até os 40 sem desenvolver nada porque ninguém disse para ele o que fazer?

Vou iniciar um save novo assim que puder com um time maior e dar uma fuçada na categoria de base.

Link para o comentário
  • 2 semanas atrás...

Cara, jogando o FM 2014 hoje( iniciei no jogo hoje), teve algo bastante inusitado. O Jadson veio falar comigo, alegando que eu não estou lidando bem com a disciplina, como isso nunca aconteceu comigo nos Fm's antigos, eu fiquei boiando.

Já aconteceu isso com alguém? Ou alguém sabe me dizer qual o melhor caminho a seguir?

Link para o comentário

Cara, jogando o FM 2014 hoje( iniciei no jogo hoje), teve algo bastante inusitado. O Jadson veio falar comigo, alegando que eu não estou lidando bem com a disciplina, como isso nunca aconteceu comigo nos Fm's antigos, eu fiquei boiando.

Já aconteceu isso com alguém? Ou alguém sabe me dizer qual o melhor caminho a seguir?

Cara aconteceu isso comigo tbm no comando do portsmouth, lembro que falei algo sobre que eu iria mudar minha forma de disciplinar tipo isso..kkkkkk...Esse fm de vez em quando aparece cada coisa!!!

Link para o comentário

Cara, jogando o FM 2014 hoje( iniciei no jogo hoje), teve algo bastante inusitado. O Jadson veio falar comigo, alegando que eu não estou lidando bem com a disciplina, como isso nunca aconteceu comigo nos Fm's antigos, eu fiquei boiando.

Já aconteceu isso com alguém? Ou alguém sabe me dizer qual o melhor caminho a seguir?

Provavelmente você não tem multado jogadores expulsos ou com má exibição.

Link para o comentário

Provavelmente você não tem multado jogadores expulsos ou com má exibição.

Poxa, legal hein. Vou verificar isso mesmo, bem que percebi que não apareceu a opção de multar jogador expulso.

Link para o comentário

Poxa, legal hein. Vou verificar isso mesmo, bem que percebi que não apareceu a opção de multar jogador expulso.

É no menu do jogador. Se clicar com o botão direito nele já aparece ali.

Tem "Falar sobre", onde você pode conversar com o jogador sobre a má exibição. E tem a opção de multá-lo. Por má exibição e por expulsão no jogo anterior.

Isso ajuda a manter a disciplina.

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • 1 ano atrás...

Ressuscitando um tanto o tópico (desde 2014 sem post novo), mas acho que ele ainda é pertinente.

Minha dúvida é a seguinte: houve alguma alteração nas personalidades desde que esse guia foi criado? Ou continuam existindo as mesmas que existiam então?

Link para o comentário
  • Vice-Presidente
23 horas atrás, Danut disse:

Ressuscitando um tanto o tópico (desde 2014 sem post novo), mas acho que ele ainda é pertinente.

Minha dúvida é a seguinte: houve alguma alteração nas personalidades desde que esse guia foi criado? Ou continuam existindo as mesmas que existiam então?

Até onde sei continua do mesmo jeito.

Link para o comentário

Participe da Conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Cadastre-se Agora para publicar com Sua Conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons são permitidos.

×   Seu link foi incorporado automaticamente.   Exibir como um link em vez disso

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar Editor

×   Você não pode colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...