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Lidando com as Personalidades


Henrique M.

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  • Vice-President

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Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.

Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.

Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.

Aprendendo a Personalidade de um Jogador

Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.

Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.

Gerenciando as Personalidades

Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.

Personalidades & Construção do elenco

É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".

Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.

Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.

Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.

Atributos de Personalidade

Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.

Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.

Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.

Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.

Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.

Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.

Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.

Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.

 

Descrição das Personalidades

Personalidades Positivas

  • Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento;
  • Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento;
  • Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação;
  • Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo;
  • Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo;
  • Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo;
  • Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo;
  • Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação;
  • Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento;
  • Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação;
  • Líder - Altíssimo atributo de Liderança;
  • Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação;
  • Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação;
  • Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento;
  • Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade.

Personalidades Negativas

  • Volátil - Baixo atributo de Temperamento;
  • Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento;
  • Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento;
  • Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento;
  • Franco - Alto atributo de Controvérsia;
  • Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação;
  • Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição;
  • Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão;
  • Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação;
  • Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação;
  • Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição;

Personalidades Neutras

  • Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento;
  • Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo;
  • Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo;
  • Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo;
  • Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição;
  • Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação;
  • Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia;
  • Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
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  • General Director

Muito TOP Henrique, valeu.

Eu, até o FM 2012 mais ou menos, dava mt pouca (ou quase nenhuma) atenção para o fator "personalidade do jogador" dentro do jogo. Aí foi quando o pessoal aqui que manja bem começou a atentar a esse fator, da importância dele no desenvolvimento dos atributos, nas reações das palestras e etc, etc, que eu comecei a me policiar melhor sobre ele.

Hoje é parte da minha análise pra saber se contrato ou não determinado jogador pro elenco, e também nas palestras, se posso ou não chamar aquele jogador "pro pau", "pro racha".

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Baita tutorial.

Eu até hoje nunca dei muita atenção aos fatores psicológicos, se não se dava bem comigo ou ficava enchendo o saco (ou não rendia) eu já mando embora e contrato outro, hauheaheuaheuaehuhueahuaeheua!

Só olho atributos chave pra posição e idade mesmo... vou pensar um pouco mais nisso agora, jogar com o tópico aberto, hahahahaha!

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Esse Tuto ai vai pra minha apostila do FM juntos com os outros tutoriais que já imprimir pra guardar e ler trankilo.

Quando chegar em casa vou da uma olhada em cada jogar do meu SP pra ver a personalidade deles, o FDP do ganso pediu pra ir embora com menos de 1 jogo, ficou machucado 4 semanas (7 jogos).

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Parabéns pelo tutorial...

São detalhes como este de personaldades dos jogadores que torna o FM o maior jogo já desenvolvido de simulação... pode até ter alguns bugs, mas são pequenos em relação a todo potencial e grandiosidade desse jogo...

6 anos de save no Bilbao me fizeram perceber muito dos conhecimentos aqui descritos... tinha um jovem 5 estrela de potencial mas com personalidade "acomodado".. e com o passar dos anos ele desenvolveu muito pouco!!! Já outros jogadores que tinha potencial 4 estrelas mas com personalidades positivas desenvolviam muito rápido e superavam o próprio potencial as vezes!!!

agora a perguntaaaaa

tem como tutoriar um jovem acomodado para que ele consiga evoluir sua personalidade para outra positiva?

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  • Vice-President

Parabéns pelo tutorial...

São detalhes como este de personaldades dos jogadores que torna o FM o maior jogo já desenvolvido de simulação... pode até ter alguns bugs, mas são pequenos em relação a todo potencial e grandiosidade desse jogo...

6 anos de save no Bilbao me fizeram perceber muito dos conhecimentos aqui descritos... tinha um jovem 5 estrela de potencial mas com personalidade "acomodado".. e com o passar dos anos ele desenvolveu muito pouco!!! Já outros jogadores que tinha potencial 4 estrelas mas com personalidades positivas desenvolviam muito rápido e superavam o próprio potencial as vezes!!!

agora a perguntaaaaa

tem como tutoriar um jovem acomodado para que ele consiga evoluir sua personalidade para outra positiva?

Sim, é possível. Basta você escolher um jogador que tenha a personalidade desejada e ver se ele e o jovem aceitam o tutoriamento.

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Sim, é possível. Basta você escolher um jogador que tenha a personalidade desejada e ver se ele e o jovem aceitam o tutoriamento.

Pegando o gancho no mesmo assunto: então, isso pode dar certo mesmo se o jogador experiente não for da mesma posição do jogador a ser tutelado?

Eu sempre fico na dúvida quando o adjunto manda algum meia experiente, com bons atributos mentais, liderança, profissionalismo, etc., acompanhar um zagueiro, por exemplo.

Edited by Zakk.
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  • Vice-President

Pegando o gancho no mesmo assunto: então, isso pode dar certo mesmo se o jogador experiente não for da mesma posição do jogador a ser tutelado?

Eu sempre fico na dúvida quando o adjunto manda algum meia experiente, com bons atributos mentais, liderança, profissionalismo, etc., acompanhar um zagueiro, por exemplo.

Sim, tutoriar tem mais haver com o jogador adquirir a personalidade ou atributos mentais do jogador do que com atributos técnicos. Serve também para o jovem aprender movimentos preferidos do tutor.

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Sim, tutoriar tem mais haver com o jogador adquirir a personalidade ou atributos mentais do jogador do que com atributos técnicos. Serve também para o jovem aprender movimentos preferidos do tutor.

Eu tenho uma dúvida quanto aos movimentos preferidos. O jogador pode adquiri-los sozinho ou apenas sendo tutoriado?

Pq se for só sendo tutoriado, eu acho um absurdo um moleque não conseguir desenvolver um estilo de jogo próprio.

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  • Vice-President

Eu tenho uma dúvida quanto aos movimentos preferidos. O jogador pode adquiri-los sozinho ou apenas sendo tutoriado?

Pq se for só sendo tutoriado, eu acho um absurdo um moleque não conseguir desenvolver um estilo de jogo próprio.

Eu não sei se ele pode aprender sozinho, mas você pode pedir para treinar. Muitas vezes, ele deve ser gerado com os movimentos preferidos mesmo, nunca ouvi falar deles aprenderem sozinhos.

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Eu não sei se ele pode aprender sozinho, mas você pode pedir para treinar. Muitas vezes, ele deve ser gerado com os movimentos preferidos mesmo, nunca ouvi falar deles aprenderem sozinhos.

Sim. Não sei se me fiz entender, mas me referia a o cara desenvolver o estilo com o passar dos anos, na categoria de base ou no profissional.

Vamos supor que o mlk de 15 anos começa a treinar e os atributos dele tem uma boa velocidade, drible e equilibrio. Na lógica, esse jogador teria mais facilidade em driblar na velocidade e isso com o passar dos anos poderia ser um diferencial de movimento preferido desenvolvido naturalmente, sem que seja você que tenha que instruir isso.

Você teria apenas que tentar desenvolver outras habilidades no jogador, podendo ter sucesso ou não.

Sei lá, acho que seria mais real, pra não dizer mais desafiador você ter que se adaptar ao desenvolvimento do atleta.

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  • Vice-President

Sim. Não sei se me fiz entender, mas me referia a o cara desenvolver o estilo com o passar dos anos, na categoria de base ou no profissional.

Vamos supor que o mlk de 15 anos começa a treinar e os atributos dele tem uma boa velocidade, drible e equilibrio. Na lógica, esse jogador teria mais facilidade em driblar na velocidade e isso com o passar dos anos poderia ser um diferencial de movimento preferido desenvolvido naturalmente, sem que seja você que tenha que instruir isso.

Você teria apenas que tentar desenvolver outras habilidades no jogador, podendo ter sucesso ou não.

Sei lá, acho que seria mais real, pra não dizer mais desafiador você ter que se adaptar ao desenvolvimento do atleta.

Eu tinha entendido. Provavelmente, você poderá pedir para ele treinar esse movimento preferido, obviamente que fica menos realista, mas dá para contornar com as ferramentas disponível.

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Geralmente alguns newgens ja nascem com algum movimento preferido eu mesmo ja tive um Meio Campo na minha base que veio com um "Voltar pra Buscar Jogo" e "Gere o Ritmo de Jogo"

Nunca prestei atenção se quando eles não tem eles conseguem desenvolver sozinho,maaas eu acho que não só pedindo para eles treinarem ou via Tutor

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Geralmente alguns newgens ja nascem com algum movimento preferido eu mesmo ja tive um Meio Campo na minha base que veio com um "Voltar pra Buscar Jogo" e "Gere o Ritmo de Jogo"

Nunca prestei atenção se quando eles não tem eles conseguem desenvolver sozinho,maaas eu acho que não só pedindo para eles treinarem ou via Tutor

Bom, só dele já vir com algum movimento preferido da base eu já fico um pouco satisfeito.

Mas ainda acho que seria legal o cara desenvolver um estilo de jogo próprio se você não orientá-lo para que tenha um específico.

Vamos supor que você não tutoreie o rapaz e nem o coloque para treinar movimento específico... o cara vai ficar até os 40 sem desenvolver nada porque ninguém disse para ele o que fazer?

Vou iniciar um save novo assim que puder com um time maior e dar uma fuçada na categoria de base.

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  • 2 weeks later...

Cara, jogando o FM 2014 hoje( iniciei no jogo hoje), teve algo bastante inusitado. O Jadson veio falar comigo, alegando que eu não estou lidando bem com a disciplina, como isso nunca aconteceu comigo nos Fm's antigos, eu fiquei boiando.

Já aconteceu isso com alguém? Ou alguém sabe me dizer qual o melhor caminho a seguir?

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Cara, jogando o FM 2014 hoje( iniciei no jogo hoje), teve algo bastante inusitado. O Jadson veio falar comigo, alegando que eu não estou lidando bem com a disciplina, como isso nunca aconteceu comigo nos Fm's antigos, eu fiquei boiando.

Já aconteceu isso com alguém? Ou alguém sabe me dizer qual o melhor caminho a seguir?

Cara aconteceu isso comigo tbm no comando do portsmouth, lembro que falei algo sobre que eu iria mudar minha forma de disciplinar tipo isso..kkkkkk...Esse fm de vez em quando aparece cada coisa!!!

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Cara, jogando o FM 2014 hoje( iniciei no jogo hoje), teve algo bastante inusitado. O Jadson veio falar comigo, alegando que eu não estou lidando bem com a disciplina, como isso nunca aconteceu comigo nos Fm's antigos, eu fiquei boiando.

Já aconteceu isso com alguém? Ou alguém sabe me dizer qual o melhor caminho a seguir?

Provavelmente você não tem multado jogadores expulsos ou com má exibição.

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Provavelmente você não tem multado jogadores expulsos ou com má exibição.

Poxa, legal hein. Vou verificar isso mesmo, bem que percebi que não apareceu a opção de multar jogador expulso.

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Poxa, legal hein. Vou verificar isso mesmo, bem que percebi que não apareceu a opção de multar jogador expulso.

É no menu do jogador. Se clicar com o botão direito nele já aparece ali.

Tem "Falar sobre", onde você pode conversar com o jogador sobre a má exibição. E tem a opção de multá-lo. Por má exibição e por expulsão no jogo anterior.

Isso ajuda a manter a disciplina.

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  • 7 months later...

Essa interação com as personalidade é muito boa. Sempre importante saber tirar proveito disso.

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  • 1 year later...

Ressuscitando um tanto o tópico (desde 2014 sem post novo), mas acho que ele ainda é pertinente.

Minha dúvida é a seguinte: houve alguma alteração nas personalidades desde que esse guia foi criado? Ou continuam existindo as mesmas que existiam então?

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  • Vice-President
23 horas atrás, Danut disse:

Ressuscitando um tanto o tópico (desde 2014 sem post novo), mas acho que ele ainda é pertinente.

Minha dúvida é a seguinte: houve alguma alteração nas personalidades desde que esse guia foi criado? Ou continuam existindo as mesmas que existiam então?

Até onde sei continua do mesmo jeito.

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      Milhões são gastos anualmente em contratações caras e salários na casa dos milhões, porém tudo isso poderá ir por terra se não houver uma boa equipe técnica e uma boa gestão médica por parte do Manager. Isso se torna ainda mais importante quando se trata de equipes menores, onde a estrutura é sucateada e os funcionários da STAFF são escassos e de baixa qualidade. Uma equipe médica adequada pode custar por volta de 3% da folha salarial do elenco.

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      Estratégias Preventivas:

      Como comentamos anteriormente, cientistas desportivos e fisioterapeutas trabalham em conjunto prevenindo lesões, além disso podemos destacar uma boa pré-temporada (falaremos disso detalhadamente mais adiante), treinamento com cargas adequadas, boas instalações de treino, boa qualidade do gramado de jogo (pedir a direção para trocar o gramado), saber quando aumentar e diminuir a intensidade tática durante a temporada, dosar a carga de jogos de cada jogador e cuidados no retorno do jogador aos treinos e jogos após uma lesão.
       
      ◉ Pré-temporada Preventiva

      A pré-temporada deve por excelência destinar as 2 primeiras semanas ou mais para treinamento da parte física, visando melhoria dos atributos, principalmente focados em aptidão física e resistência, que serão úteis durante toda a temporada. Nas semanas a seguir o foco seria o aumento do ritmo de jogo dos atletas com os amistosos.

      Nos primeiros amistosos da época, é recomendável que a intensidade tática seja baixa e os jogadores joguem por no máximo 45 minutos, o que irá aumentando progressivamente conforme o ritmo de jogo melhora e a fisiologia diminui a chance de lesão dos jogadores.

      Sabemos que em alguns países, principalmente no Brasil, é bem complicado fazer uma pré-temporada adequada por conta dos estaduais, porém deve-se fazer o melhor possível dentro da realidade de cada calendário, por vezes usando o estadual como parte da pré-temporada.

      O quadro acima mostra a baixa aptidão física (ritmo de jogo) e consequentemente o elevado risco de lesão.
       
      ◉ Qualidade do gramado

      No quadro acima é mostrada a qualidade perfeita do gramado, porém muitas equipes possuem gramados ruins, muito ruins ou somente OK, o que pode ser mudado pedindo a diretoria que melhore a grama ou mude para grama sintética.
       
      ◉ Evitar uma nova lesão

      O quadro vermelho ao lado do jogador indica que o jogador está em tratamento, já o quadro laranja indica que o mesmo está em fase final de reabilitação. Nessa última fase o jogador ainda não voltou aos treinos com bola mas pode ser relacionado para o próximo jogo, o que poderia gerar uma recidiva (nova lesão). E mesmo que o jogador esteja totalmente liberado, ainda assim é recomendável que treine em meia intensidade por ao menos 7 dias, voltando aos jogos após este período e por no máximo 45 minutos, com aumentos progressivos. Jogadores lesionados podem ser curados de lesões recorrentes caso procurem um médico especialista.
      → Rotação de elenco: buscar junto à fisiologia entender os jogadores que estão com risco muito elevado de se lesionar e fazer a devida gestão/rotação de elenco;
      → Gestão do treino: gerir o próprio treino ou supervisionar o trabalho do Auxiliar Téc. para fazer pequenas modificações na carga de exercícios para que os jogadores estejam sempre frescos para os jogos, evitando acumular fadiga. Jogadores mais velhos, com baixa aptidão física e resistência não são recomendados treinar em dupla intensidade.
      ---
      Buscar afinar cada dia mais o processo preventivo, permitindo que seja o mais individualizado possível, avaliando os resultados ano após ano poderá lhe permitir diminuir a incidência e a severidade das lesões.

      Fonte: https://conferenciafm.wordpress.com
    • marcss.35
      By marcss.35
      Aqui você pode encontrar todos os kits FC’12 feitos pela equipe de fabricantes de Kit Allstar para a temporada oficial de futebol do Football Manager 2020/21.
       
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      Lista revisada e postada: 30/01/2021

      Tópico oficial dos FC'12 Kits no FManager: https://www.fmanager.com.br/topic/128490-fc12-kits-temporada-202021
      Fonte: fmslovakia.com
    • Tsuru
      By Tsuru
      Eternizada pelo argentino Carlos Volante (foto), que jogou nos anos 20, 30 e 40 - daí o nome, porque os técnicos queriam que os atletas “jogassem como Volante” - a posição de meia defensivo viu crescer sua importância no FM nas versões recentes, com o advento do 4-2-3-1 e do 4-1-2-3. Times que não usam volante geralmente o enfrentam, e equipes que o usam ganham uma cobertura extra para liberarem mais seus meias e pontas no ataque (embora usá-lo não seja sinônimo de consistência defensiva). Sendo assim, é importante conhecer as diferentes funções e tarefas dessa posição, seja para saber como usá-la da melhor forma ou para vencer os desafios naturais que traz aos adversários.
       
      Trinco / Primeiro Volante / Anchorman
      Funciona quase como um terceiro zagueiro à frente da defesa. O Trinco geralmente não é o jogador mais técnico, não sai da posição para pressionar os adversários em busca da bola, não se aventura muito no ataque e não se arrisca demais nos passes - leia-se, tende a dar uma bicuda e limpar a jogada em vez de tentar um passe mais elaborado ou algo assim. Por isso, há uma tendência de que seja mais adequado a sistemas onde a solidez defensiva é mais importante, ou onde seja necessária cobertura extra na frente da zaga. Se usado em um jogo de muita pressão na bola, por exemplo, ele pode acabar saindo errado para dar o combate e deixar buracos que seus adversários possam explorar.
       
      Pivô Defensivo / Terceiro Zagueiro / Halfback
      Assim como o Trinco, funciona como um terceiro zagueiro, mas com movimento inverso. Ou seja, é um volante que desce para formar uma linha de três beques, empurrando os outros dois mais para as laterais, e que sobe a frente da zaga em momentos de necessidade, por exemplo quando seu time está com a bola no ataque. Permite diminuir as preocupações defensivas dos laterais, permitindo que ataquem de maneira mais incisiva, além de encostar nos meias mais adiantados e reciclar a posse de bola. É por isso que normalmente o PD se utiliza com dois laterais com função de alas (embora isso não seja de nenhuma maneira obrigatório).
      É geralmente recomendado em formações mais agressivas, exatamente por permitir que os laterais subam e sejam mais incisivos. Eu recomendo bastante cautela ao utilizar essa função no FM, porque há relatos de que a match engine não entende bem e não traduz corretamente os movimentos. Há vezes em que os zagueiros se mantêm muito abertos mesmo sem o PD entre eles, e outros casos - esses eu já pude comprovar - onde o volante com essa função sobe de forma bizarramente agressiva ao ataque, quase atuando como um Regista, o que, além de não ter sido solicitado, pode comprometer a estrutura defensiva da sua equipe.

      Meia Defensivo / Volante / Defensive Midfielder
      Mal comparando, é parecido com um Meia Central, mas obviamente jogando na própria intermediária. É mais versátil, um coringa adequado tanto a sistemas que pedem mais solidez quanto um volante mais participativo e que pressione mais a bola. Mesmo com tarefa Defender, ele vai apoiar mais o ataque do que o Trinco, vai se arriscar um pouco mais nos passes e tende a pressionar um pouco mais os adversários para recuperar a pelota, ainda assim, não tanto que deixe espaços demais à sua volta.
      Pessoalmente, acho o MD uma boa opção para quem não quer um tipo muito específico de volante, não tem um estilo de jogo muito definido ou ainda está buscando a melhor função para ele.

      Construtor de Jogo Recuado / Armador Recuado / Deep-Lying Playmaker
      Atuando na volância, o Armador Recuado é aquele volante que “sabe jogar”. Geralmente tem técnica, elegância, é inteligente, tem bom passe e ao mesmo tempo sabe desarmar e enfrentar os adversários. Carrega a responsabilidade de ajudar a fechar os espaços na intermediária sem se aventurar demais no ataque, e ao mesmo tempo, de ser o sujeito que pensa o jogo após a bola sair da defesa, buscando a melhor opção para iniciar as jogadas. Por esse motivo, o CJR/AR é perfeito para quem quer solidez, um homem para ajudar a defesa a iniciar as jogadas e/ou utilizar um sistema de posse (já que ele atrai a bola e inicia a jogada de trás, dando tempo a seus colegas para se movimentarem no campo).
      Sugestão: não coloque “brucutus” nessa função. Um meia defensivo mais técnico é perfeitamente capaz de atuar de forma mais simples, dando coices e limpando a jogada,  mas o inverso não me parece tão sensato. Um volante mais bruto provavelmente teria dificuldades de carregar a responsabilidade de armar e distribuir passes para iniciar movimentos ofensivos, tendendo a cometer erros bobos e perder a bola.
       
      Meia Recuperador de Bolas / Médio Recuperador de Bolas / Ball Winning Midfielder
      Aqui estamos começando a entrar nos terrenos dos volantes mais agressivos. O MRB é aquele cão-de-guarda que sai atrás da bola buscando recuperá-la de qualquer forma, esteja ela em qualquer zona mais próxima a ele (em alguns casos, nem tão próxima). Caso não consiga, a tendência é cometer uma falta para não perder a viagem. Caso consiga, tende a distribuí-la rapidamente a jogadores mais avançados e criativos, oferecendo mais dinamismo e movimentação do que um passe mais elaborado. 
      Precisa ser um jogador muito bom fisicamente, inteligente e certeiro na hora de “dar o bote”, ou vai tender a cometer muitas faltas e erros na hora de pressionar a bola. A tendência é que funcione melhor em sistemas de maior pressão e onde o objetivo tende a ser a recuperação da bola assim que ela é perdida. Há quem o use em sistemas sem pontas a fim de tentar proteger os laterais, mas há o risco do adversário congestionar um lado, atrair o MRB e inverter rapidamente para o outro, formando uma avenida para jogadores mais rápidos explorarem.
       
      Segundo Volante
      Grosso modo (bem grosso modo), é basicamente um Meia Área-a-Área que joga na volância. É aquele cara de bom físico, boa movimentação e dinamismo, além de boa parte técnica, que ajuda a iniciar a jogada na própria intermediária e aparece para ajudar no ataque, cobrindo uma faixa bem grande do campo. Algumas diferenças para o Organizador Móvel, por exemplo, é que o Segundo Volante não tem responsabilidades de organizar o jogo e que dá para controlar um pouco o ímpeto ofensivo com a escolha da tarefa (Apoiar ou Atacar), enquanto o OM tende a ser mais agressivo mesmo tendo apenas a tarefa Apoiar. Fora que o SV só pode ser utilizado em sistemas com dois volantes, o que o coloca em uma dinâmica bem específica em campo.
       
      Regista / Médio Criativo
      O futebol jogado entre os anos 60 e 80 eternizou a figura do “camisa 10”, aquele meia ofensivo organizador de jogo que atuava na intermediária do adversário e tinha total liberdade para se movimentar, apoiar o ataque e construir as jogadas (e que hoje foi deslocado para os flancos e ganhou mais responsabilidades defensivas). Pois bem, o Regista é basicamente um “camisa 10” que joga na volância. É óbvio que, sendo um meia defensivo, ele terá algumas diferenças em relação ao Trequartista - precisará ajudar a fechar os espaços e descerá entre os zagueiros para fazer a saída Lavolpiana, por exemplo - mas fora isso, terá liberdade para subir ao ataque, se movimentar e organizar o jogo tal qual um camisa 10 faria.
      Função eternizada por Pirlo, geralmente exige um atleta excepcional, muito inteligente, muito técnico e bom de cobertura, caso contrário vai subir para apoiar o ataque na hora errada e formar uma avenida às próprias costas, ou errar um passe e entregar um contragolpe lindo ao adversário (já vi isso acontecer e acreditem, não é legal). Eu diria ainda que o Regista precisa ser usado no sistema correto, contando com encaixe com as funções dos laterais e tendo como colega um meia de característica mais defensiva, para que possa colocar todo o seu talento em prol do time.
       
      Organizador Móvel / Roaming Playmaker
      É aquele volante incansável, de físico invejável, muito técnico e muito inteligente, capaz de subir para o ataque e organizar as jogadas ofensivas, e ao mesmo tempo colaborar um pouco na defesa. Seu papel geralmente é abrir espaços, distribuir a bola e oferecer movimentação ao mesmo tempo que organiza o jogo (playmaker), misturando um pouco de outras funções como Meia Área-a-Área, Armador Avançado e Armador Recuado. Eu diria que a diferença para um Regista, por exemplo, é que o OM tende a se movimentar ainda mais e tem menos responsabilidades defensivas.
      Para exercer bem a função obviamente é necessário ser um jogador excepcional, com bons atributos físicos, técnicos e mentais. E não raro essa movimentação e o fato de deambular da posição vão gerar espaços na defesa, que ou precisarão ser cobertos por algum outro jogador mais “operário” ou não farão diferença porque a qualidade técnica do seu time é tão alta que o adversário não vai conseguir construir muita coisa.
      Sugestões e ideias para complementar o guia são sempre muito bem-vindas.
       
       
      Algumas fontes:
      Football Manager Lines and Diamonds: https://community.sigames.com/topic/345094-lines-and-diamonds-the-tacticians-handbook-for-football-manager-2015/
      Understanding Roles in Football Manager (and real life): https://medium.com/@v_maedhros/understanding-roles-in-football-manager-and-real-life-part-1-73054cfbb303 e https://medium.com/@v_maedhros/understanding-roles-in-football-manager-and-real-life-part-2-a889e488a0f0
      Pairs and Combinations: https://www.fmscout.com/a-tactical-guide-pairs-and-combinations-2020.html
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