Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Diego Costa escolhe Espanha, mas ainda não poderá ser convocado


Guest João Gilberto

Posts Recomendados

....

Somos livres pra ser cidadãos de qualquer país. Ninguém escolheu ser Brasileiro, Espanhol, Italiano... nascemos por acidente no país em que nascemos. Se o cara pela lei virou cidadão de outro país, está livre para representá-lo se essa for sua intenção, simples.

.........

Concordo absolutamente com essa parte do comentário do NetoH, acho essa questão de nacionalidade algo muito insignificante que as vezes toma uma proporção muito grande, inclusive para extremismos, e que no final nem mesmo é uma decisão racional nossa, mas um simples acaso da natureza como citou o NetoH.

Levando essa idéia que tenho ao mundo do futebol, não vejo o menor tipo de problema o caso do Diego Costa querer atuar pela seleção do país onde ele fez sua carreira, e acho terrível a CBF querer tentar impedir isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 92
  • Criado
  • Última resposta

Essa questão de nacionalidade e patriotismo são bastante estúpidas as vezes. O cara não escolheu nascer no Brasil e não deve nada aqui para ter alguma obrigação com o País. Com quem ele se sente identificado ou deseja representar, é escolha dele, e ninguém deveria interferir nisso. Se ele se sente mais espanhol que brasileiro, que seja. Se ele tem direito a nacionalidade espanhola, ele tem o direito de representar o País então.

Tudo isso, de querer prender o cara aqui pelo simples fato de ele ter nascido aqui, é tão estúpido. Deixem as pessoas escolher livremente quem elas desejam representar, pronto. No caso do Marquinhos, se o cara acha que patriotismo é o caralho, o negócio é ele fazer o dele, porque vamos impedir? Só porque nasceu aqui é obrigado a gostar, amar e defender com todo amor do mundo a seleção brasileira, e se não defender é um traidor da pátria que não merece respeito? Que se foda, se ele quiser defender Portugal ou a Tailândia, é interesse dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daqui a pouco o Qatar paga para 22 jogadores top se naturalizar e levam a Copa do Mundo.

Que se foda, problema de quem vai pra lá.

Até porque, se esses caras se importarem mais com o dinheiro, vão ter mesmo todo o afinco e a dedicação necessárias pra defender seleção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jogador se naturalizar acaba fielmente com o conceito de seleção.

Sou totalmente contra, se o cara quer ter uma chance na seleção de seu país, vá treinar, se esforçar, fazer o melhor para ser o melhor e ser convocado.

''Ahhh, mas é o sonho do cara ser convocado para uma Copa do Mundo, mesmo que realize esse sonho jogando por outro país''. Foda-se, o cara tem que jogar pela seleção do seu país, até porque se isso ficar acontecendo vai virar uma esculhambação.

Mas lembrando que eu sou totalmente contra a naturalização apenas no esporte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A escolha é do cara, eu acho que ele tem bola pra jogar na seleção brasileira mas, fazê o que? Cara escolheu jogar na Espanha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enquanto o Brasil continuar exportando jogadores em massa (seja no futebol ou futsal), este tipo de situação vai ocorrer pois é impossivel convocar todo mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vejo problema em uma seleção contar com jogadores de outros países, mas penso que o número não pode ultrapassar de um ou dois por seleção.

Eu tenho descendência Italiana

Na verdade você tem ascendência. Descendência serão seus filhos e netos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Naturalização ao meu ver não é só questão de "sonhar em jogar uma competição". Tem haver com o que representa pra ele ser brasileiro e ser espanhol.

Se é um jogador que tem esse comprometimento não apenas com o esporte no local, mas sim com a cultura, considera o país como casa, estabeleceu família no local é uma coisa. Mas um jogador que apenas se naturaliza pra jogar pela seleção daquele país que tá cagando e andando pra cultura do local e que só irá ficar nesse lugar enquanto estiver atuando em um clube de lá, pra mim é tenso e não concordo.

Ao se aposentar, ele irá ficar na Espanha? Reconhece como casa? Irá retornar ao Brasil? Se identifica com qual nacionalidade?

Tudo passa pelos interesses e infelizmente a lei permite isso.

Por exemplo: Caso um grande jogador de outra nacionalidade se naturalizasse brasileiro e tivesse a oportunidade de jogar você iria gostar? Mesmo sabendo que ele não tá nem aí pro país em si e que depois de passado o seu tempo no futebol retorna pro país de origem.

Eu hein, acredito que só existe uma identificação da própria torcida quanto a seleção quando nos sentimos representados por quem está lá e não gostaria de um estrangeiro que caga e anda pra nós atuando na amarelinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o principal problema é ele já ter jogado pela seleção brasileira principal.

Isso que é foda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim o principal problema é ele já ter jogado pela seleção brasileira principal.

Isso que é foda.

No caso dele, foi por amistoso, que não conta pra vincular alguém a um país (o que eu acho errado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso dele, foi por amistoso, que não conta pra vincular alguém a um país (o que eu acho errado).

Totalmente errado, ainda mais se o amistoso tiver sido em data FIFA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Oi eu sou o Diego Costa tenho o sonho de disputar uma copa do mundo mais o tecnico da seleção brasileira prefere dar chances o pato ao invez de mim,mesmo a seleção espanhola querendo que eu jogue na sua seleção na qual eu seria uns dos principais atacantes acho que vou negar e assistir a copa sentado,vendo pela TV"

:kidding:

Entendi mais na questão de a FIFA não permitir.. se o cara tiver o sonho de jogar um mês em cada clube não vai poder pq tem uma lei que proibe..

Teria que ter uma regra proibindo casos assim..

Como o Mantrax falou, eu sou a favor de naturalização, mas teria que ter uma "investigação" para saber se permite o não, ver a relação dele com o pais, quanto tempo mora, se fala a lingua do pais perfeitamente, se vai ficar no pais "pra sempre" e tal

Do que adianta o cara ter tido uma bisavô italiano, arrumar a cidadania ter feito um curso de italiano na wizard e jogar pelo pais só pelo sonho de jogar a copa ?

É legal para o cara e tal, mas foda-se ele.. futebol é muito grande pra ficar levando sonho de jogador em conta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest João Gilberto

Bem no Valencia, Jonas não aceitaria jogar pela Espanha: 'De jeito nenhum'

O que você acha da possibilidade do Diego Costa defender a seleção da Espanha? Você cogitaria atuar por uma seleção de outro país?

Se o Diego Costa achar que é uma boa para ele, e pode até ser, não vejo problemas. Respeito a vontade dele. Eu, particularmente, gostaria de jogar pela minha seleção. Se existisse essa possibilidade de jogar na seleção espanhola, ou em qualquer outra, eu não aceitaria. De jeito nenhum. Iria me doar ainda mais em campo para me destacar e ser convocado pelo Brasil. Quando você prova o gostinho de vestir a camisa da Seleção, depois você não quer outra coisa. Nunca passou pela minha cabeça jogar por outro país.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah João isso ae é para ser colocado como ponto de vista. Se formos analisar na história, o Cacau por exemplo, foi com 15 anos para a Alemanha, praticamente fez a história dele lá, a carreira dele foi feita, a vida dele foi feita lá, quem deu oportunidade para ele foi a Alemanha, porque aqui no Brasil ele se tornaria estatística. Agora porque defender a seleção de um país ele só jogou nas categorias de base? Detalhe que no caso do Cacau, ele jogou no Palmeiras foi dispensado e foi para o Nacional (SP).

iG: A naturalização foi pedido de alguém, algum técnico, ou decisão sua?

Cacau: Foi uma decisão minha e da minha esposa, e por nossos filhos terem nascido na Alemanha, e também por já estarmos há 10 anos aqui. Queremos dar uma oportunidade para nossos filhos no futuro. Acredito que eles são os principais "culpados" por essa decisão de naturalizar.

Agora o que eu discordo é a putaria que fazem no Guiné-Equatorial. Ali sim tem que entrar uma lei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi mais na questão de a FIFA não permitir.. se o cara tiver o sonho de jogar um mês em cada clube não vai poder pq tem uma lei que proibe..

Teria que ter uma regra proibindo casos assim..

Como o Mantrax falou, eu sou a favor de naturalização, mas teria que ter uma "investigação" para saber se permite o não, ver a relação dele com o pais, quanto tempo mora, se fala a lingua do pais perfeitamente, se vai ficar no pais "pra sempre" e tal

Do que adianta o cara ter tido uma bisavô italiano, arrumar a cidadania ter feito um curso de italiano na wizard e jogar pelo pais só pelo sonho de jogar a copa ?

É legal para o cara e tal, mas foda-se ele.. futebol é muito grande pra ficar levando sonho de jogador em conta

Investigação? Com que critérios? Como se define "laços com uma pátria"? É definível? Dá para mensurar?

Isso é viagem. Dá para criar critérios objetivos, como "cinco anos no mínimo morando no país". O que não dá é colocar como responsabilidade de alguém ou de um colegiado dizer se o sentimento nacionalista é verdadeiro ou não. Isso é íntimo, pessoal e completamente subjetivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o luquinhas disse, da pra ter alguns critérios:

Fala a lingua local fluentemente?

Mora a quantos anos?

Tem esposa local?

Tem filhos nascidos no país?

Sabe o hino local?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o luquinhas disse, da pra ter alguns critérios:

Fala a lingua local fluentemente?

Mora a quantos anos?

Tem esposa local?

Tem filhos nascidos no país?

Sabe o hino local?

Se saber o hino for requisito para dizer se alguém tem laços com algum país, vai ter muito brasileiro ficando órfão de pátria...

Sem contar as arbitrariedades. No que ter uma esposa do país e filhos lá nascidos interfere nesse sentimento? O cara só é verdadeiramente espanhol quando forma uma família espanhola? (sem contar que na questão da esposa, isso é facilmente arranjável - vide casamentos de fachada para se obter o green card, nos EUA).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se saber o hino for requisito para dizer se alguém tem laços com algum país, vai ter muito brasileiro ficando órfão de pátria...

Sem contar as arbitrariedades. No que ter uma esposa do país e filhos lá nascidos interfere nesse sentimento? O cara só é verdadeiramente espanhol quando forma uma família espanhola? (sem contar que na questão da esposa, isso é facilmente arranjável - vide casamentos de fachada para se obter o green card, nos EUA).

Foram exemplos ... mas se o cara gosta do país imagino que ele procure aprender sobre ele.

Laços mais fortes com o país e a cultura ué, o cara mora a x anos, foi novo pro país ... o da esposa pode até ser desconsiderado mas o dos filhos nascer no país é bem razoável. O cara "ama" o país em que ele gostaria de se naturalizar mas os filhos dele foram nascer no país dele de origem, qual a lógica disso? se eu amo a espanha, italia ou qualquer outro lugar eu gostaria que meus filhos fossem desse país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Investigação? Com que critérios? Como se define "laços com uma pátria"? É definível? Dá para mensurar?

Isso é viagem. Dá para criar critérios objetivos, como "cinco anos no mínimo morando no país". O que não dá é colocar como responsabilidade de alguém ou de um colegiado dizer se o sentimento nacionalista é verdadeiro ou não. Isso é íntimo, pessoal e completamente subjetivo.

Usar o bom senso cara, bota uma comissão só pra isso..

Do mesmo jeito que tem investigação para saber se o casamento é de faixada para o greed card ou se casamento só pra ficar com a pensão...

Completamente diferente a naturalização dos filhos do Mazinho, que vivem lá desde pequeno do que a do Marquinhos que tem um passaporte portugues pq algum parente viveu por lá e não sabe nem apontar no mapa onde fica o pais..

Se for continuar levando em conta isso de somente X anos morando no pais, vai ter esses sheiks comprando jogador pra seleção e "forjando" que o cara mora lá... só botar que ele mora lá mais trabalha no time X que fica em outro pais.. não é pq está sempre viajando a trabalho que ele não mora lá, então pode naturalizar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A naturalização tem que ser algo raro e especifico, nego joga 1 ano no país e vê que não tem chance no Brasil e quer defender outra seleção só por desejo próprio, que se foda que é o sonho dele, para ele defender outra seleção ele tem que ter uma relação forte com o país que ele vai defender. Se não, acaba com essa porra de copa, que não vai ter sentido nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest João Gilberto

...mais um contra argumento pra essa galera que defende ele:

Que mané identificação é essa aí que citaram com o clube ou o país, quando cara vivia sendo escanteado/emprestado, inclusive em Portugal e só começou a atuar de fato pelo Atlético de Madrid da temporada passada pra essa?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

...mais um contra argumento pra essa galera que defende ele:

Que mané identificação é essa aí que citaram com o clube ou o país, quando cara vivia sendo escanteado/emprestado, inclusive em Portugal e só começou a atuar de fato pelo Atlético de Madrid da temporada passada pra essa?!

Não sei, pergunta pra ele. Com certeza tem suas razões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tanto faz como tanto fez. Se fosse um cara muito bom, tipo o Thiago, ok. Mas esse ai, tanto faz. Que nem ele tem uns 3 na seleção.

E eu só sou a favor desse negócio se o cara estiver vivendo metade da vida no local. Do contrário, nem fudendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...