Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Aleef

Posts Recomendados

  • Respostas 1,3k
  • Criado
  • Última resposta

Ontem estava chegando no Largo pra tomar uma cerveja com a gurizada e passei pelo protesto.

Pacífico mas sempre existe um ou outro babaca tentando criar zona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você NUNCA viu nada disso antes. Nunca viu porque nunca aconteceu.

Já houveram protestos locais contra o transporte público antes (como aquele quebra-pau de 2004 em Floripa). Nunca houveram protestos nacionais, em diversas cidades, como está acontecendo hoje. Tampouco houve tamanha participação como vemos nesses protestos. O protesto marcado para segunda, em São Paulo, tem mais de 140 mil confirmados, e deve chegar até os 200 mil durante o final de semana. Ainda que a maioria não vá, dá para imaginar FÁCIL 20 mil pessoas marchando em São Paulo. Quando que você viu isso?

A continuar nesse desenrolar, esses protestos serão os maiores desde a queda do Collor. Isso é algo para se comemorar e algo para se decepcionar. De se comemorar porque as pessoas parecem ter percebido novamente o poder que é ir a rua e protestar. De se decepcionar porque demoramos mais de vinte anos para voltar a entender o nosso poder.

E onde que o movimento só está chamando atenção de forma negativa? Ele só cresceu. Como algo cresce e ganha reforço popular se "só chama atenção de forma negativa"? Meio contraditório, não acha? Desde o 1º protesto, o apoio só tem aumentado e a mídia tem passado a mostrar os abusos policiais. A despeito dos vandalismos, o movimento só ganha legitimidade e corpo dia após dia.

E não, você não conhece muitas pessoas que fazem parte desses movimentos. Novamente você quer trazer o movimento (não é MPL - o MPL só atua em SP) para um contexto político, de movimentos sociais organizados por PSOL, PSTU, etc. Esses protestos são apolíticos, nasceram no Facebook, e tem entre suas fileiras gente que não é ativista.

Você já foi a um? Se não foi, não tente caracterizá-lo pelo o que não é.

Agora você falou um monte de coisas que não batem com a realidade.

Para começar o que IRÁ acontecer realmente eu não vi. O que eu vi foram manifestações contra aumento de tarifa.

Não lembro o número estimado e não achei aqui na internet, mas supondo que vá as 200 mil pessoas, isso é 1.5% da população de São Paulo. Florianópolis em 2004 tinha o quê? 360mil habitantes? 1.5% disso é 4500 pessoas e o movimento aqui envolveu muito mais gente. Então sim, dá para imaginar. Vi isso pessoalmente, inclusive.

Falam muito de trancar a Av. Paulista nos jornais. Segundo a CET passam por lá 7mil veículos por hora nos períodos de maior movimento. Supondo que esse movimento seja constante isso daria 168mil veículos por dia. E olha o destaque que isso tem em SP. Agora imagine o impacto de trancar as pontes de Florianópolis por onde passam mais de 170 mil veículos por dia em uma cidade de 420mil habitantes (e região metropolitana com 1/10 da população de São Paulo) - o Ministério Público, por exemplo, recomendou descer a porrada em caso de novas tentativas de trancar a ponte em uma das últimas manifestações.

Então sim, já vi algo de tanto impacto.

Outra coisa que aprendi com esses movimentos é que o número de pessoas nunca bate com a realidade. A estimativa da PM sempre coloca para um número abaixo. A dos manifestantes para cima.

Não vou entrar na questão da queda do Collor, mas se você acha que não houve influência da mídia naquilo, é muito ingênuo.

Cresce porque todo mundo tem motivos para estar revoltado e o movimento tem uma causa muito importante (e que afeta MILHÕES em SP). E lá é meio novidade algo nessas proporções (ao menos eu nunca tinha ouvido falar de algo desse tamanho por lá).

O movimento chama atenção de forma negativa porque ele é pouco propositivo. Só se fala em vandalismo e violência policial. A impressão de quem acompanha é que o protesto é contra o aumento da tarifa e não pela situação lamentável do transporte público.

Como não conheço, porra? Eu conheço centenas de pessoas que participaram de manifestações desse tipo (eu estudei durante 8 anos em uma universidade de humanas). Eu estive presente em alguns dias em 2004 e 2005 (eu estudava a 200m do terminal central e naquela época só andava de ônibus) e estive em lugares em outros anos onde ocorreram as manifestações.

A propósito, 2005 tinha tudo para ter um dia maior que 2004, mas o "Dia D" choveu PRA CARALHO e a prefeitura aproveitou para anunciar o cancelamento do aumento (que foi feito logo depois no período de férias).

O Movimento Passe Livre foi muito presente aqui nas manifestações, ou ao menos sempre teve um movimento aqui se nomeando como tal. Aliás, há movimentos homônimos em várias cidades do país. Não sei de onde você tirou que é algo apenas em SP.

Eu quero dizer que é um movimento político??? Quando eu disse isso? Há sim muita gente do PSOL, PSTU, PCdoB e cia. envolvido e aproveitando o momento para tentar ganhar votos. Aqui havia e em SP deve haver também. Mas falar que a maioria tem motivações políticas? Jamais falei isso.

Aqui em 2004 a GRANDE maioria não tinha nada a ver com movimentos sociais organizados ou partidos políticos. E mesmo nessas dos últimos anos.

O que acontece são pessoas de movimentos políticos tentarem se aproveitar disso, pegarem a porra de um megafone e quererem começar a conduzir o negócio o que leva muita gente que é massa de manobra (mas deixa todo mundo que pensa puto com a situação).

E o fato de nascer no Facebook ajuda-me a entender o porque ser tão pouco propositivo.

O resultado das duas grandes manifestações aqui, 2004 e 2005, e das outras que ocorreram nos últimos anos, foi apenas o retardamento do aumento da tarifa. O transporte coletivo é um dos piores do país, a tarifa seguiu aumentando, as mesmas empresas continuam comandando, a nova licitação ainda não saiu (e quando sair provavelmente será vencida por um consórcio dessas mesmas empresas).

Estão perdendo uma grande chance de divulgar todos os problemas existentes (e certamente são muitos) e de propor coisas que poderia melhorar o sistema e ter a certeza que essas coisas chegariam aos ouvidos de quem pode efetivamente colocá-las em prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi agora no facebook que alguns manifestantes em Brasilia foram atropelados por Policiais, se isso for mesmo verdade é ainda mais revoltante!

TOMAR NO CU!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse vídeo é de arrepiar.

Pois bem, acho que não é necessário explicar né.

Eu vi que no Rio vai ter e em São Paulo vai ter a 4º manifestação que irei.

A tag tá certa?

A TAG mais indicada para a TAG Prefixo é a de debate, já consertei. ;)

--------------

Quando o país começa a fazer algo, a se movimentar, aparecem vários babacas que só falam merda. É até difícil de acreditar em certas coisas. Hoje tá tendo manifestação em BH, num deu pra ir, mas na próxima eu pretendo.

Uns posts interessantes que vi, seja pela imbecilidade, pelo arrepio ou pelo argumento bão:

Spotted VSF, daqui da federal:

"VAI SE FUDER pra quem tá querendo fazer (e pra quem apoia quem faz) manifestações durante a Copa das Confederações e a Copa do Mundo. Porra, nunca tem evento nenhum decente no Brasil, a Copa é, provavelmente, a competição mais legal que acontece e vão querer fuder logo ela?

Manifesta antes, manifesta depois, por mim, foda-se, mas para com essa merda durante a Copa. Vão só espantar turistas, prejudicar a experiência da Copa no próprio país (uma de 50 em 50 anos), dar prejuízo pro país (a curto e a longo prazo) e passar uma imagem de que o Brasil não consegue fazer nada direito, nem quando o mundo inteiro tá olhando pra gente."

"Quero mandar um IMENSO VSF pras pessoas quadradas que reclamam: 'JUSTO NA COPA??' Porrrraa seu idiota! E você quer momento melhor pra uma revolução no país??? Ou quer só gritar BRASIIIL nos jogos e fingir mais uma vez que nada acontece com a gente? Sério que você quer torcer pra essa indústria milionária que desvia todo seu dinheiro/atenção/força pra gritar por quem ganha muitos mil por mês e não faz NADA por você?

E para aqueles outros QUADRADOS que não enxergaram ainda a proporção disso, NÃO! NÃO É POR 0,20 CENTAVOS IDIOTA! Já ouviu falar na palavra PRETEXTO? Conhece o significado? Se não, dê descarga nesse seu cérebro de minhoca e para de falar asneira.. Porque na hora de reclamar que o iPhone nos istates é mais barato, que nosso país é merda, você adoooora né? Mas se tem que mover suas perninhas e se juntar às pessoas, começa a falar que brasileiro é burro. BURRO É VOCÊ QUE NÃO APRENDE QUE SÓ VAMOS TER FORÇA SE ATRAPALHARMOS OS PLANOS DE QUEM DIZ QUE 'MANDA' NESSA PORRA!

Incontáveis milhares de VSF pra vocês, SUAS ANTAS.. "

"VAI SE FUDER de novo pra todo mundo que comentou o post anterior sobre manifestações durante a copa e pra quem ainda quer fazer manifestações durante o evento.

Pra começar, não tem ninguém alienado aqui. Eu to lendo sobre os protestos (na internet, não na Veja), sei exatamente a motivação e tudo que aconteceu. Inclusive, concordo completamente com as reivindicações e acho que tem que botar a cara na rua mesmo.

Nunca disse que a Copa é mais importante que saúde, educação, segurança, derrubar a bancada evangélica e o que quer que seja, não é. Que não fosse aqui, então, mas agora que já é, que já gastamos bilhões e bilhões em estádios, em aeroportos, em infra estrutura, que façamos direito. Que mostremos pro mundo que conseguimos fazer uma tão boa quanto a da Alemanha e a da África, que calemos a boca de cada imbecil que ficou seis anos repetindo “imagina na copa” e “é esse o país da Copa?” (e vai tomar no cu de quem fala que o Brasil não faz nada direito).

E é claro que adianta manifestar antes e depois da Copa, povo de país nenhum precisa da visibilidade mundial que ela dá pra conseguir reivindicar.

Finalizando, como sei que vão querer protestar na Copa de qualquer jeito, que o governo, pelo menos, impeça que isso cause transtornos.

P.s.: “e so pra terminar uma perguntinha, o doutor ou a doutoraa vaii ter $$ para comprar os ingressos dos jogoss?? Fdp”

Não precisa, o pai do doutor conhece um diretor do Itaú e provavelmente vai assistir a abertura, os jogos do Mineirão e a final no camarote do banco.

P.p.s: Vai tomar no cu do povo que tá no estádio vaiando a Dilma. E um salve pro Joseph Blatter pedindo respeito.

P.p.p.s: GOLAÇO DO NEYMAR, PQP."

A maravilhosa manifestação "pacífica"

Para quem não me conhece, deixarei uma pequena ilustração de como era a minha mentalidade: acordar para trabalhar e fazer dinheiro me manterá livre de todos esses problemas de gente anarquista que briga desnecessariamente contra a Polícia. Uniforme representa Ordem e Respeito, e eu fui educado a respeitar. Eu corrigi minha irmã dias atrás quando ela me disse "a gente deve respeitar quem exige respeito" para "a gente respeita quem demonstra respeito". Mal sabia eu que a vida esfregaria na minha cara a dura realidade daquilo que eu acabara de verbalizar.

Era uma bela Quinta-feira, e eu tinha de trabalhar, mas a linha que pego pra trabalhar estava parada. Poderia eu pegar 3 ou 4 ônibus a fim de ir para o trabalho? Sim, mas como eu trabalho em diferentes partes daquela linha, eu dependeria não mais dos 15min de trem, mas dos 45min de ônibus, luxo que eu não possuía. Tive de cancelar meus trabalhos do dia. O que me restou? Ficar em casa escrevendo, lendo e estudando.

Fui chamado para essa tal de "Manifestação Pacífica" que teria início em frente ao Teatro Dom Pedro, mas eu me recusei a ir. Por que? Oras, preciso explicar? Manifestantes anarquistas bocós invadindo espaços privados só para mostrar que são pobres e não tem emprego? Não, obrigado pelo convite. Fiquei em casa. Cocei. Dormi. Acordei e comi. Liguei o Face e li algumas manchetes sobre o que REALMENTE aconteceu na Manifestação dos dias anteriores. Pensei. A cachola começou a processar informações. Descansei o cérebro em banho-maria de informações de fontes não tão confiáveis. Li mais. Absorvi mais. Fiquei curioso, e foi aí que tudo começou.

Acabei despertando uma curiosidade de descobrir por mim mesmo o que REALMENTE era essa tal Manifestação. Eu ainda achava que o povão ía todo se reunir xingando partidos (odeio Partidos, eu gosto é de Solução com gente inteligente tomando as rédeas que sempre façam o melhor por aqueles que os colocaram no comando), apedrejariam bonecos enormes, íam ficar berrando no meu ouvido sobre "VOSSÊ TEIN QUE LUTÁ PELUS ÇEUS DIREITU!!!". Sério, eu sou um cara banhado em dinheiro desde que nasci, então a minha percepção era uma bem particular (que viria a se dissolver muito em breve). Fui. Acabei chegando às 17h40. A Polícia havia pedido para todos os Manifestantes sairem de dentro do Metrô Anhangabaú, e assim eles fizeram. Alguns passinhos pra trás e simples.

Lá nos encontramos e de lá fomos para o Teatro. Andamos, vimos policiais de colete amarelo encostados nas paredes híper de boa lá com a gente, fiquei impressionado com a quantidade de gente em volta dos policiais, e nenhum policial/manifestante machucado. Achei linda aquela percepção e pensei: "Nossa, eu sempre via pancadaria quando essa água e esse óleo se juntavam, que coisa!". Continuei andando em direção à concentração. Cheguei lá em menos de 20min. 18h00 eu já estava lá e o pessoal estava todo unido, sorridente, feliz por estar ali. E eu lá, perdidão com medo de alguém me roubar o iPhone. Estranhei por ninguém ter trombado em mim pra me assaltar, e todos aqueles que trombaram em mim, olharam de volta e disseram: "desculpa, cara". Eu não escuto isso nem dentro das empresas onde vou todo arrumadinho!!!! Fiquei abismado, em choque com tamanho respeito.

A concentração começou a tomar proporções que eu não imaginava. Pensei com meus botões "uns 80 sem-ter-o-que-fazer estarão lá brigando pelo Direito do Brasil. HAHAHAHAHA retardados e sem noção, eu devia era tá em casa assistindo seriado que eu ganharia muito mais, tem até bolo em casa", mas não éramos em apenas 80, não éramos apenas em 800, e não éramos apenas 8.000. A contagem foi estimada por baixo em 10.000 (números redondos ajudam a galerinha a lembrar bem). DEZ MIL pessoas lutando pelo Direito dos outros. Eu engoli seco o meu preconceito. Começamos a andar, a passeata estava linda, bem organizada, as pessoas desviavam o senhor e o carro dele de recolher lixo das ruas. Um moço até levantou uma placa de "Vendo Ouro ou Prata" para conseguir alguma coisa daquela concentração tão gostosa e animada. Pessoas saíam de seus apartamentos para danças nas janelas, e não para xingar. O ritmo era tão gostoso que cativava a todos que nos ouviam. Eu fiquei pasmo com tamanho respeito por todos os lados. Eu comecei a entender melhor a ideia da Manifestação.

Caminhávamos BEEEEEEM devagar, sem atropelar ninguém, sem entrar por ruas já não previamente bloqueadas pela Polícia de Trânsito. Sério, era lindo ver TANTA gente caminhando por onde já havia sido previamente combinado por onde andaríamos. Tudo dentro da Lei, tudo respeitoso e harmonioso. Fantástico, seria o que eu diria para descrever tal evento grandioso. Andamos e andamos, pessoas dançavam nas janelas, pais colocavam seus filhos em cima de seus ombros, familiares se abraçavam, casais se beijavam, a galera bem educada, se portando de forma apreciada por qualquer ser humano. Parávamos - para que a Manifestação não se esticasse muito entre cabeça e cauda - e continuávamos quando a concentração realmente se concentrava. Filmei tudo. Queria eu ter tudo aquilo registrado porque eu AINDA não acreditava que tanta gente desconhecida se respeitaria ali por um ato nacional.

Eu tinha ainda 3 pés atrás quanto à educação dos manifestantes (eu esperava ver a máscara dos manifestantes cair para ver que eles realmente eram vândalos, agressores e mal-intencionados, mas tava difícil já porque eu estava esperando por longos 70min já e nenhuma máscara dentre os 10.000 caía, ninguém xingava, ninguém cuspia, quem trombava pedia desculpa e dava abraço até, tava bem complicado achar um errante ali, mas não perdi a fé de que alguém apareceria, que máscaras cairiam).

Chegamos na Praça da República querendo subir a Rua da Consolação. E foi ali que as Máscaras caíram. Paramos, concentramos, nos unimos e por ali ficamos gritando: "Oooooooo, o povo acordou!!!! Ooooooooo, o povo acordou!!!!" Muitas pessoas tiravam fotos, mas ninguém se mexia, não dava. A Polícia lá longe (eu diria uns.... 100 metros? Mais? Não sou bom de cálculo quando se passa de 50 metros) estava fazendo uma barricada enorme na Rua da Consolação para que nós não subíssemos. Ué? Não era por ali que íriamos subi...... POFT! Alguém começa a correr desesperado pela direita traseira empurrando todo mundo. Eu logo pensei "BADERNA! Achei!", e logo vejo o que realmente está acontecendo. A Tropa de Choque avançou nas pessoas que seguravam as flores!

F L O R E S!!!!!

A arma mais letal do Planeta Terra! A Tropa de Choque avançou com Escudos e Cacetetes por trás da gente, encurralando a Manifestação Pacífica na Praça. Pensei comigo: "é AGORA que a gente revida com pedras e paus, quer ver?" O que aconteceu? O povo se uniu, pegou quem tava caído no chão e começou num coro lindo "SEM VIOLÊNCIA! SEM VIOLÊNCIA!". Sério, se eu tinha alguma vergonha na cara, ela entrou pelos meus ouvidos, por minhas narinas e se escondeu, junto com o meu preconceito e ausência de informação. Eu estava no meio da Manifestação esperando ver a Manifestação se tornar Vândala, e o que eu recebo como recompensa? Amor, pedidos de compreensão, tentativa de conversar com a Tropa de Choque.

Foi ali que a MINHA máscara caiu, que os meus olhos abriram, que a minha Realidade se tornou uma só com a dos Manifestantes. Eu era um Boyzinho, um coxinha, um Topzinho esperando ver os Manifestantes virarem agressores, mas em troca eu encontrei pessoas humanas dispostas a se sacrificarem por um bem maior. Não consigo muito explicar em palavras o que eu senti, apenas consigo dizer que tudo aquilo que me foi pintado pela Mídia da TV havia perdido sua tinta. Conversando com o pessoal sobre o que fazer, eles disseram: "Unidos, galera! Unidos!". Nos unimos, e continuamos "ô motorista, ô cobrador, será que seu salário aumentou?" Palavras pesadas, não? Merecidas de uma boas...

BOOOM!!!! BOOOOOM!!!!! BOOOOOM!!!!! BOOOOM!!!!!!!!

Bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas no meio da gente, na nossa frente, atrás da gente! PRA QUÊ???????? Não tinha uma rota que seguiríamos para depois irmos embora? Não é assim com a Marcha de Jesus? Marcha das Vadias? Parada Gay? Marcha dos Ciclistas? Por quê com a gente tinha bomba? Cadê o roteiro, gente?????? Pra que isso????? Eu não passei vinagre em lugar algum. Eu fui com a cara ao tapa e disse "Não, se é pra cheirar essa merda, eu vou cheirar, que venha a Realidade". Senti o cheiro, chorei pra caralho, meu nariz escorreu feito uma cachoeira, minha boca secou, a ânsia de vômito bateu e eu quis morrer ali de tanto amargo no fundo da boca. Entendi como funcionava aquele produto químico, dae, sim, fiz o que podia fazer. Destapei o nariz, esfreguei as lágrimas, dei meus pulos e o efeito passou. Não vomitei, não passei mal, nada me aconteceu. Olhei em volta e....

Gente passando mal Gente caída no chão

Gente sem poder abrir os olhos

Gente desnorteada

Gente vomitando

Precisava???????????????

Eu fui ajudar uma menina que estava caída no chão (já que eu tinha me perdido do meu grupo). BOOOOOM!!!!!! A menina que estava de pé na minha frente caiu dura. A testa dela sangrando loucamente enquanto ela se esperneava no chão. Só pude concluir que acertou uma parte bem irrigada do rosto dela, mas eu não pude ajudá-la porque meus conhecimentos médicos são limitados, então fui ajudar quem dava. Peguei a menina do chão, tonteada e perdida, limpei as narinas dela e limpei os olhos dela. Ela levantou perdida, agradeceu e foi ajudar mais alguém. O meu queixo "caiu" ali ao ver aquela ação. Eu pensei que a menina ía correr pra longe, mas não, ela ficou e lutou.

Eu encontrei o meu grupo de volta e os ajudei como pude. A Manifestação fez o quê? Pegou pedras? Pegou pau? Desenvolveu super-poderes que poderiam ameaçar a vida daqueles policiais bem protegidos e armados? Não. A gente se uniu novamente e berrou aos quatro ventos: "CHEGA DE VIOLÊNCIA!!!! SEM VIOLÊNCIA!!!" A Tropa de Choque chegou com reforço, e foi aí que tudo se perdeu. Uma bomba caiu no meu pé, e em frações de segundos a minha vida passou na frente dos meus olhos enquanto eu só via aquela coisinha estranha soltando gás pra cima de mim. Respirei fundo, protegi os olhos e puxei as pessoas pra longe da bomba enquanto eu tentava chutá-la pra longe.

BOOOOOOM!!!!! BOOOOM!!!!! BOOOOM!!!!! BOOOOM!!!!!

Mais e mais bombas foram lançadas em cima da gente, e mais e mais pessoas se separavam do grupo, não tinha como se manter unido ali. A Manifestação se fragmentou. Eu desci para a Avenida (era a 23 de Maio ali? Não me lembro, tinha muita fumaça no meu cérebro), onde fiquei com a pior parte da Manifestação: os "Vândalos". Foi ali que eu aprendi a defender a Realidade, e não os fatos impostos garganta abaixo. A Polícia vinha de carro atirando borracha na gente, bem estilo joguinho de tiro, sabe? Você vê uma coisa se mexendo, você atira. Simples assim. O que o pessoal pensou em fazer? Debilitar a Polícia de seus carros. Fizeram barreiras nos chãos para que a Polícia não passasse mais brincando de tiro-ao-alvo na gente, e barricadas foram feitas. Concordo com as barricadas? Não. Concordo com brincarem de atirar na gente por diversão? Menos ainda. Fica ao seu critério achar se deveríamos ou não ter feito as barricadas.

A Polícia ficou a pé, igual a gente. A moça do meu lado estava ali de boa quando tomou um treco na cabeça. O cara com ela (possível namorado) assustou e berrou: "EU NÃO TÔ NA BRIGA, MERDA!!!!" A Polícia não liga muito porque nessa hora é muita ameaça que representamos, sabe? 1 camiseta, 1 cueca, 1 calça, 1 par de tênis podem ferir mortalmente um policial potentemente armado e protegido. Cuidado. Por vezes e vezes pensei: "quero ir embora, a polícia tá metendo bala em tudo quanto é gente, tá passando por cima de latões, por cima de lixo, por cima de tudo, e depois vão falar que fomos nós!!!!! Eu quero ficar vivo pra poder viver o dia de amanhã, mas..... mas.... pq eu não vou? Pq eu fico e luto? Pq????" Eu não entendia ainda muito bem o porquê da minha vontade de ficar e defender um ideal. Era difícil, pra mim, acordar em tão pouco tempo, sabe?

Subi a Rua da Consolação ao lado da Cavalaria Policial depois que fomos dispersados. Pensei "acabou". Subi e lá encontrei os repórteres gravando o que o pessoal - indignado - dizia para a TV. Pensei "estou seguro, ninguém jamais faria qualqu....."

BOOOM!!!!!!!!!

Câmera cai. Bomba no meio do povo. Dispersão. Medo. Liberdade de expressão zero. Meu mundo caiu ali. Fiquei sem palavras. A Polícia atirou bomba em pessoas que não tinham nenhuma arma que não a voz. Seria o poder do povo tão forte

assim??? Subindo a Consolação, um milagre. A Manifestação se reencontrou! Estávamos em 2, depois em 100, depois em 1.000! O restinho da Manifestação que ainda lutava por Direitos estava ali!!!! UFA!!!!!! Ninguém desistiu tanto assim! Nos unimos e berramos "Oooooo, o povo acordou!!!" várias vezes, meio entristecidos, mas contentes de termos encontrado outros guerreiros pelos Direitos alheios.

Se tinha uma coisa que aquelas bombas tinham feito era ter me instaurado um medo interno gigantesco, mas.... um presente apareceu depois de alguns metros. Um eco vinha de uma rua estreita, pequena... Não dava pra entender muito bem, mas era muito barulho. Pensei "POLICIA, CORRE, GENTE!!!". Não era a Polícia. Eram os outros 4.000 que havíamos perdido lá atrás na República! Do nada, da minha direita, vem descendo mais uns 3.000!!!! O grupo INTEIRO estava todo reunido!!!! A sensação de libertação do medo passou num instante assim que eu me dei conta de uma única coisa:

"Eles podem machucar o meu corpo, mas não posso permitir que machuquem o meu espírito. Jamais!"

E foi ali que eu nasci de novo. Nasci para o mundo, nasci para a Vida. Claro que aquilo estava longe de acabar pois a Tropa de Choque nos encurralou para que não chegássemos à Paulista, dae desviamos para a Angélica. Pensei comigo "isso é um erro, porque a Angélica é gigantemente fechada pros lados, só tendo Norte ou Sul", mas fiquei na minha. Quando ouvimos alertas da Tropa de Choque atacando por trás e pela frente, a concentração se abraçou, sentou no chão e pedia "SEM VIOLÊNCIA!!!". Não sei quantas bombas foram, sério. A menina que estava a 25 passos à minha frente tomou uma bomba nos peitos. Deduzi que era quente porque ela berrava de dor enquanto aquela granadinha soltava alguma coisa que parecia ser uma massa densa de calor, vapor, queimando a pele dela, a roupa, e ela ficava desesperada aos segundos.

Válido? Pense você, mas só você, sem o auxílio da TV. Eu continuarei lutando até que mais e mais pessoas acordem. Espero que você não me xingue, pois eu não xingo você. Eu te entendo se você está com medo, eu também estava. Você acordará no seu tempo. Ou no seu tempo, ou quando alguém querido seu tomar uma bala na cabeça por respirar quando um policial não havia permitido. Esperemos que você nunca passe por isso.

Victor Samuel Bueno Rosa - viciado em trabalhar com idiomas, comer comida vegana, estudar de tudo um pouco a fim de ajudar ao próximo, ouvir e aconselhar, além de assistir muitos desenhos. (onde está a minha arma aí?)

https://www.facebook...&type=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tarifa dificilmente vai voltar ao preço de antes. Vi isso acontecer uma vez aqui. Só aguardaram a época de férias e a tarifa foi colocada no preço que queriam.

Entendo que seja uma forma de chamar atenção para o problema grave do sistema de transporte, o problema é que não é isso que está acontecendo. Chamam atenção mas de uma forma negativa, só se fala de depredação e um pouco menos da violência policial.

Qual a moral de quebrar ponto de ônibus ou depredar prédio público? É a própria população que vai bancar para arrumar as coisas depois. Isso se o prefeito não deixar ponto de ônibus quebrado com a turma pegando chuva o resto do ano. Estragar estação de metrô? Porra!

Depredam ônibus e acham que quem vai pagar por essa porcaria depois? O próprio usuário. Alguém acha que empresa com esse tipo de concessão (as concessões são absurdas) vai engolir esse prejuízo? Mais cedo ou mais tarde devolvem na tarifa, em dobro.

Esse tipo de manifestação só serve para dar liberdade a marginais, que estão nos dois lados, entre os manifestantes e entre os polícias. Entendo que quando um policial interfere ele precisa agir de maneira enérgica porque nunca sabe como a outra pessoa pode reagir. Mas 5, 6 PMs cercarem e descerem a porrada com a pessoa dominada é crime e não ação enérgica.

Agora era o momento de divulgar idéias, sugerir melhorias no sistema, alternativas para compra de bilhetes, divulgar os problemas do sistema. Mas quais são as idéias que eles levam adiante? Só a porra do "passe livre" que é uma piada.

Convivi com muita gente que fez parte desses movimentos e a maioria não tinha idéia nenhuma, só queria forçar uma revolução que não vai acontecer na força.

Essas empresas de ônibus e os safados que aprovam essas concessões nefastas são dos maiores filhos da puta que existem. Mas quebrando ônibus e tendo confronto com a polícia não chamam atenção para isso. Fica a idéia estúpida que o problema são os R$0,20 sendo espalhada por um monte de gente.

Diria que são burros. Nunca rebeldes sem causa. Existe uma causa, e essa causa é bem relevante. O que são é rebeldes sem idéias, que agem sem pensar.

Cara , mas você queria o que? Que todo mundo fosse com uma florzinha e ficasse dando pulinhos só gritando? Vai ter briga mesmo , é normal , isso que está acontecendo é muito maior do que 20 centavos , é a saúde , é a educação , é a qualidade de vida. Eles estáo pedindo algo que o país nunca teve , eles estão cansados de verem seus dinheiros usados da forma que é. E isso afeta o povo lá de "cima". E esse povo de "cima" não sente cocegas com palavras. Infelizmente , pra ter essa quase Revolução , é preciso ter uma guerra , violência , pois é assim que esse pessoal de cima é derrotado. Com o medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A musica do Rappa nunca fez tanto sentido!

Tem música da Cone Crew fazendo sentido.

"Isto é uma guerra civil

camuflado pela novela

ditadura econômica

democracia ta cela"

Essa porra é sacanagem, PM filho da puta.

Qualquer um que já foi do quartel sabe disso, PM quer mesmo é bater na galera, não ta nem aí pra porra toda. Ainda mais cidade grande.

Depois é os Capitão que se expliquem, mas a galera treinada em GLO (Garantia da Lei e da Ordem) só quer mesmo é descer o cacete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente se acha que o dito ''passe livre'' é a coisa mais justa a se fazer? Obrigar os que não usam, ou que usam pouco, a pagar a passagem dos que utilizam?

É difícil entender que quando tem alguém usando algum produto/serviço sem pagar, ou seja, recebendo algo sem a devida troca de trabalho (produção) por tal coisa, tem alguém não usando que paga, ou seja, trabalhando sem receber o que devia. O pior que nesta última hipótese se enquadra os mais pobres, pois quem paga a passagem destes normalmente é o empregador que, no caso que queira diminuir o custo total do trabalho por causa de estudantes que andam de graça nos ônibus e não pagam tal serviço, irá proceder na diminuição total do salário para compensar o custo de auxílio transporte.

Tudo para alguns andarem de graça (estudantes universitários, normalmente), enquanto outros pagam...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E no outro post ali acho que eu confundi, pelo que estava lembrando, o "Dia D" que choveu pra cacete foi o de 2004 e não de 2005.

Cara , mas você queria o que? Que todo mundo fosse com uma florzinha e ficasse dando pulinhos só gritando? Vai ter briga mesmo , é normal , isso que está acontecendo é muito maior do que 20 centavos , é a saúde , é a educação , é a qualidade de vida. Eles estáo pedindo algo que o país nunca teve , eles estão cansados de verem seus dinheiros usados da forma que é. E isso afeta o povo lá de "cima". E esse povo de "cima" não sente cocegas com palavras. Infelizmente , pra ter essa quase Revolução , é preciso ter uma guerra , violência , pois é assim que esse pessoal de cima é derrotado. Com o medo.

O "povo de cima" não sente nada. O "povo de cima" se locomove de helicóptero, tem motorista, faz seu horário. O "povo de cima" usa a força policial como forma de repressão em um negócio onde manifestantes saem feridos, policiais saem feridos, manifestantes cometem crimes, policiais cometem crimes... e o "de cima" continuam limpos dando sua coletiva para o JN no final do dia.

Eu concordo que o problema é muito maior que R$0.20, mas como disse, já vi pessoalmente muitas manifestações que tiveram como "estopim" o aumento da tarifa e todas elas, violentas ou não, tiveram repressão policial, terminaram com o retorno da tarifa (aumentada pouco tempo depois) e não tiveram efeito político.

Em Florianópolis o caos do transporte público começou porque em 2003 a então prefeita Angela Amin colocou uma merda de um sistema "integrado" que resultou em aumento do tempo da viagem, menor integração com algumas linhas intermunicipais, terminais subutilizados (e 3 terminais fechados, sim, FECHADOS, dois abandonados e um que o DETRAN usa para fazer prova de direção, terminais de milhões).

E o que a população fez? Na última eleição, colocaram no poder o Cesar Souza Jr., um cara que nunca deve ter andado de ônibus na vida. E o vice? João Amin, que acumula o cargo de secretário de obras e é o filho da ex-prefeita.

Qual o discurso dele? "Reduzir a tarifa", "Licitação nos primeiros meses". Agora fizeram uma jogada política de não deixar aumentar a tarifa (em razão da greve dos motoristas), sendo que a passagem deveria diminuir pela desoneração tributária. A nova licitação? Estamos em Junho e nada. Agora prometem para Setembro e os primeiros relatos dão a impressão que pouco irá mudar.

Quem ficou em segundo na eleição? O candidato do então prefeito, que em 8 anos não arrumou as cagadas da Amin e que pulou de 12% para o segundo turno tendo como principal proposta o passe livre para estudantes.

Na prática não mudou nada e ainda estão usando a popularidade do discurso na campanha eleitoral.

Pode ser que seja diferente. Mas a experiência pessoal que obtive de ter acompanhado e convivido com esse tipo de movimento ao longo dos anos mostrous que nenhum dos casos resolveu nem quebrar nem ser pacífico. A grande importância foi ter chamado atenção para o problema, embora eu veja coisas como projeções de população e especialistas estrangeiros convidados em fóruns de mobilidade e cidades modernos tendo mais impacto sobre isso. Boa parte dos movimentos é de universitários, as universidades são grandes entusiastas de projetos de mobilidade (e são grandes responsáveis por muito do movimento), será que não poderia ter surgido boas coisas para serem levadas e mostradas por esses movimentos? Para pressionar os "de cima"? Na situação atual se alguém coloca um bom projeto ou boas idéias de melhorias a própria imprensa divulgaria isso e colocaria isso aos "de cima".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui em BH usaram até gás Sarin nos manifestantes.

20130615162525348867i.jpg

Só que não.

Manifestantes fecham avenidas no Centro de Belo Horizonte

Polícia acompanha o protesto, mas clima no local é pacífico

Alexandre Carneiro

João Henrique do Vale

Pedro Rocha Franco

Publicação: 15/06/2013 14:51 Atualização: 15/06/2013 18:14

20130615160309478476e.jpg

Milhares de pessoas fazem uma manifestação na tarde deste sábado (15) por ruas e avenidas da Savassi e do centro de Belo Horizonte. O grupo, formado por pessoas de diversos movimentos sociais, protesta por diferentes causas: contra a Copa das Confederações, a violência policial em São Paulo e ainda pela revisão do aumento da passagem de ônibus na capital mineira, que aconteceu em janeiro deste ano. Os manifestantes também querem ter acesso as planilhas que definem os valores das passagens.

Os manifestantes se concentraram na Praça da Savassi, seguiram para Praça da Liberdade e passaram pela prefeitura. O grupo chegou à Praça Sete, onde decidiu continuar até a Praça da Estação e, depois, até a Praça Rio Branco, em frente à rodoviária da capital.

A Polícia Militar acompanhou toda a movimentação e estima que cerca de 4 mil pessoas integraram o protesto, mas o número teria chegado a 8 mil quando o grupo chegou à Praça da Estação.

Durante a caminhada, a situação chegou a ficar tensa depois que o grupo fechou a Avenida Cristóvão Colombo. A PM interveio, mas não houve violência, e os protestantes continuaram na via. Posteriormente, a Avenida João Pinheiro também foi fechada, nos dois sentidos, mas o clima no local é pacífico.

Manifestações proibidas

Nessa quinta-feira, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) proibiu manifestações no estado durante a Copa das Confederações. O pedido foi feito pelo Governo Minas Gerais logo após os policiais civis e os professores informarem que iriam fechar ruas e avenidas de acesso ao Mineirão, além de promoverem outros protestos pela cidade durante a realização da Copa das Confederações. A manifestação teria mais intensidade nos dias 17, 22 e 26 de junho, datas em que serão realizados jogos na capital mineira. Em caso de descumprimento, as duas entidades serão penalizadas em multa diária de R$ 500 mil.

Na ação, o governo pede que "a proibição se estenda a todo e qualquer manifestante que porventura tente impedir o normal trânsito de pessoas e veículos, assim como o regular funcionamento dos serviços públicos estaduais, apresentação de espetáculos e de demais eventos esportivos e culturais".

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/06/15/interna_gerais,406309/manifestantes-fecham-avenidas-no-centro-de-belo-horizonte.shtml

20130615180523586848a.JPG

20130615180529155787a.jpg

20130615180509232582u.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso passou do limite do absurdo.

É coisa pra inglês ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ministério Público mandando descer porrada e Tribunal de Justiça proibindo manifestação? A porra toda virou bagunça então.

Mas bah, que novidade esses dois órgãos fazerem isso ehaiueahaeh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que enfim o facebook serviu para alguma coisa.

Leon e Jabor vão tomar no cu seus reacionarios. hauahuahuahauhauhauahuahuah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que enfim o facebook serviu para alguma coisa.

Leon e Jabor vão tomar no cu seus reacionarios. hauahuahuahauhauhauahuahuah

Ta 'serto' ehm

Deixa de falar idiotice ô demente, fica estampando palavras como 'reacionário' para qualquer um que não concorde contigo, não diferenciado a postura de cada um e seus motivos para ser contra essa sua doutrina ridícula.

Muito difícil ligar 'reacionarismo' à alguém totalmente contra o "status quo" dessa bagaça

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passe livre é uma besteira. Infelizmente o maior problema do movimento está justamente na denominação.

Mas já se está bem além de reivindicação do passe livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passe livre é uma besteira. Infelizmente o maior problema do movimento está justamente no título.

Mas já se está bem além de reivindicação do passe livre.

Minha esperança é que tais movimentos se desgarrem dessa besteira sem tamanho e lutam sim para a melhora de reais problemas desse país (gasto ridículos com a Copa e outras obras, corrupção etc), seria bom também não haver muita infiltração partidária que corrompe totalmente tais ações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa: o PL ser uma besteira não significa que o preço da passagem não deva baixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/brasil/2013/06/15/sem-confronto-pm-mineira-abre-caminho-para-8-mil-manifestantes-em-bh.htm

Manifestação realmente começou com nome escroto, mas agora já expôs diversos problemas aí que DEVEM ser mudados. Um deles é o abuso da polícia e dos polítiocos em relação a protestos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...