Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM08] Um tributo a Ernst Happel - de 2007/08 a 2023/24


GG.

Posts Recomendados

200809.png

kickoff-1.jpg

3 de junho de 2009

“Volto para a Europa depois da Copa do Mundo”

Treinador bicampeão da liga diz que não fica na África do Sul ao término de seu contrato

Há um ano nos encontramos com austríaco Lukas Henning, treinador do Ajax Cape Town, para uma entrevista depois da conquista do título da ABSA Premiership em seu 1º ano como treinador de uma equipe principal.

Um ano depois daquela entrevista, Henning recebeu a equipe da Kick Off novamente em sua residência para conversar sobre futebol. Leia abaixo a conversa com o bicampeão sul-africano.

Kick Off: Novamente você mostrou sua competência e conquistou três dos cinco campeonatos da África do Sul. O que você pode falar sobre essa sensação?

Henning: Estou muito feliz pelo que o clube alcançou na temporada. Quando fomos eliminados da Copa Confederação depois de termos perdido a Telkom Knockout Cup e o Supa 8, pensei que a temporada seria de frustrações, mas conseguimos dar a volta na situação e a temporada terminou de forma excelente.

Kick Off: Em duas temporadas você conquistou títulos para o Ajax, que treinadores mais experientes que você e que tiveram mais tempo não conseguiram quando passaram pelo clube. O que faltou a eles quando passaram pelo Ajax?

Henning: Você deve estar se referindo a Gordon Igesund, que dirigiu o clube entre 2002 e 2006. Não dá para comparar as situações. Quando Igesund assumiu o comando do clube, a estrutura, o elenco e a situação dos adversários era outra. Ele fez um trabalho excelente diante do que dispunha e se hoje, eu posso conquistar títulos, em parte foi por conta do trabalho que ele realizou no clube. Claro, que há meu toque no que está sendo feito, mas não podemos avaliar um trabalho apenas pelo número de títulos conquistados. Isso seria um reducionismo do trabalho de um treinador.

Kick Off: Você recusou a proposta de aumento salarial e de expansão do seu contrato por mais um ano que a diretoria do Ajax lhe fez. Você não pretende permanecer no Ajax? Tem alguma outra proposta em vista?

Henning: No momento não tenho nada em vista, mas sempre disse que minha intenção era permanecer na África do Sul até o Mundial de 2010. Por isso, não quis prorrogar meu contrato. Seria injusto prorrogá-lo, quando na realidade penso em voltar à Europa depois da Copa do Mundo.

novocontrato.jpg

Kick Off: Então não há nenhuma possibilidade de você permanecer no país ao término do contrato?

Henning: Não é bem assim. Eu pretendo voltar à Europa, mas até o final do contrato muitas coisas podem acontecer, inclusive, a minha permanência no Ajax.

Kick Off: Na temporada passada você afirmou em entrevista que o Ajax não havia sido a melhor equipe sul-africana da temporada. E sobre a temporada que terminou recentemente, você pensa o mesmo?

Henning: Para essa temporada eu tenho um opinião diferente. O Ajax conquistou três do cinco títulos disputados no país, sendo que dois deles são os mais importantes. Além disso, o time foi vice-campeão das outras duas competições. Por tudo isso, acho que posso afirmar que o Ajax foi a melhor equipe da temporada.

Kick Off: Quais são sua expectativas para a temporada 2009/10?

Henning: Essa temporada será complicada em matéria de preparação. Isso porque os clubes que participam da Liga dos Campeões praticamente não têm férias por conta dos jogos da fase de grupos dessa competição.

Como você sabe há um descompasso entre o calendário sul-africano, que segue o modelo europeu, e o calendário da CAF, que segue o ano solar. Isso causa problemas sérios para a preparação de uma equipe. Para você ter uma idéia, praticamente não faremos uma pré-temporada porque conta dos jogos pela Liga dos Campeões da CAF antes de iniciar a temporada na África do Sul. Em minha opinião era preciso que a Premier Soccer League alinhasse o seu calendário com o calendário da CAF, isso se ela pretende que os clubes sul-africanos se tornem fortes internacionalmente.

O objetivo principal do Ajax para a próxima temporada será a Liga dos Campeões. Será muito difícil conquistá-la, mas chegar à semifinal seria muito bom para o clube. Outro objetivo será novamente a conquista da liga, mas também não será fácil, já que os outros clubes tentarão impedir o tricampeonato do Ajax. As demais competições são importantes, mas creio que deveremos focar as forças nas duas que citei.

Kick Off: Desde o início no Ajax Cape Town, você disse que não usaria o 4-3-3 do Ajax, de Amsterdã e que manteria o 4-4-2 (4-1-2-1-2) que era usado no Ajax Cape Town. Você pretende continuar utilizando-o?

Henning: Sim, pretendo. As modificações que fiz no desenho tático funcionaram muito bem e creio que hoje não exista motivo para modificá-lo.

tatica.jpg

Kick Off: Quais os jogadores você destaca na temporada do time do Ajax?

Henning: Nessa temporada tivemos problemas no ataque, mas a equipe se recuperou bem e Sambo, Mwafulirwa, Shabalala merecem destaque. Não posso esquecer de citar Mahlangu, que chegou nesta temporada e foi importante para a equipe. Mahoa e Johannes são outros que merecem destaque, mas no geral a equipe foi muito bem, com destaque em praticamente todas as posições.

premios.jpg

stats-1.jpg

Kick Off: E os reforços para a próxima temporada?

Henning: Mesmo com o título, creio que é preciso reforçar a equipe e alguns nomes já estão certos: O goleiro Baloyi e Khanyeza, vice-artilheiro da Premiership na temporada, mas contrataremos mais alguns.

Kick Off: E o que você pensa sobre os Bafana Bafana?

Henning: Carlos Alberto Parreira tem feito um bom trabalho na estruturação da seleção da África do Sul, mas na lista dos convocados para a Copa das Confederações apenas dois jogadores atuam por aqui. Sinceramente creio que outros jogadores que atuam nos clubes sul-africanos poderia ser convocados. Shabalala, Mokoena, Mahoa, Mahlangu são alguns dos nomes que poderiam ter uma chance. Pelo menos é o que eu penso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 1.6k
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

  • GG.

    553

  • bbds

    118

  • Henrique M.

    99

  • gq-tricolor

    88

200809.png

supersport2.jpg

20 de julho de 2009

Sem grandes novidades

Novos uniformes ainda não têm data de estréia

O Ajax apresentou no fim da manhã desta segunda-feira a sua nova linha de uniformes para as temporadas 2009/10. O evento foi realizado na sede do clube. A nova camisa dos Urban Warriors ainda não tem estréia marcada, mas sabe-se que será na 1ª partida da ABSA Premiership.

Os uniformes tradicionais sofreram algumas modificações em relação aos utilizados pela equipe na temporada passada. O uniforme principal continuará com as finas listras brancas, mas terá uma gola diferente e mangas com detalhes em vermelho. O 2º uniforme segue o modelo do uniforme principal, mas com as cores invertidas e o 3º uniforme será na cor preta e com detalhes em vermelho.

uniformes-1.png

"Gostei do novo uniforme. O tecido é mais leve que os uniformes anteriores e me senti muito bem com ele. Espero que a gente possa colaborar com um bom retorno para o clube. Mas para que isso aconteça é preciso manter as boas atuações dentro do campo", disse Shabalala, que teve o lateral Mahoa como companheiro na apresentação dos novos uniformes.

As camisas de treino do clube também sofreram algumas modificações. Agora os trajes ganharam um tom em azul, deixando de lado o tradicional vermelho e branco. Além dos uniformes de campo, camisas de passeio para o torcedor também foram apresentadas, assim como os novos trajes de atletas dos esportes amadores.

O treinador Lukas Henning, que assistiu o desfile sentado ao lado do presidente do clube, John Comitis, comentou a atuação de seus comandados na passarela.

"Como modelos, eu prefiro eles em campo. Mas brincadeiras à parte, deve ser muito difícil enfrentar uma passarela. Mas vou dar nota dez para todos eles, pois foram muito bem no geral", brincou o treinador.

O elenco do Ajax se prepara para enfrentar o Liberty, de Gana, no próximo sábado, no Estádio Athlone. Até o momento, o Ajax lidera o grupo com seis pontos, depois das vitórias sobre o Rabat e o Al-Ahly, ambas fora de casa. O 2º colocado é o Al-Ahly, com três pontos.

lcdacaf.gif

rabat01.jpg

lcdacaf.gif

alahly01.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uniformes bonitos e parabens pelos titulos. Estou curioso pra saber o seu proximo time

Soh por curiosidade, no meu save na Inglaterra, em q peguei um time da Conference North (Kettering), o Gainsborough (controlado pelo pc) trouxe por emprestimo 2 jogadores q curiosamente vc tbm trouxe naquele seu save com o Gains, q foram Luke Boden e Ben Wilkinson hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito boa a entrevista Gilson...

tomara que consiga um emprego numa equipe boa...

Bela entrevista, Gilson...

Espero que apareça uma boa proposta na Europa ou mesmo de uma seleção.

Obrigado aos 3 por lerem a entrevista.

Mais uma vez os uniformes estão lindos.

Excelente essa liderança na Liga dos Campeões

Obrigado pelo elogio.

Uniformes bonitos e parabens pelos titulos. Estou curioso pra saber o seu proximo time

Soh por curiosidade, no meu save na Inglaterra, em q peguei um time da Conference North (Kettering), o Gainsborough (controlado pelo pc) trouxe por emprestimo 2 jogadores q curiosamente vc tbm trouxe naquele seu save com o Gains, q foram Luke Boden e Ben Wilkinson hehe

Não tem nenhuma em vista. Talvez fique até desempregado algum tempo.

Interessante essa coincidência. Os dois são muito bons.

muito lindos os kits!

boa situação na liga, estarei torcendo pelo título!

Obrigado pelo apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei bastante da entrevista. Tu já foste especulado em algum clube pra essa renovação não acontecer?

A estréia na Liga foi boa. Liderança provisória porém, importante. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei bastante da entrevista. Tu já foste especulado em algum clube pra essa renovação não acontecer?

A estréia na Liga foi boa. Liderança provisória porém, importante. :)

Nenhum...nem de longe.

Jogar as duas partidas fora e vencer foi importantíssimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem nenhuma em vista. Talvez fique até desempregado algum tempo.

Interessante essa coincidência. Os dois são muito bons.

O Luke Boden eu trouxe por emprestimo, mas nao chegou a jogar pq fiz besteira com os imprestimos.

Ja o Ben Wilkinson eu quase contratei, ele nao aceitou o salario hehe, pediu mais doq eu posso oferecer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

200910.png

citypress.jpg

2 de agosto de 2009

Orlando vence a Charity Cup

Nos pênaltis, Orlando impede o tri do Ajax

O Orlando Pirates é o novo campeão da Telkom Charity Cup. Os Bucanners venceram o Ajax na disputa por pênaltis, depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal. Com o título, a equipe comandada por Owen da Gama levantou o troféu da competição depois de 10 anos e impediu que o Ajax se tornasse tricampeão da competição.

Nessa edição participaram, além do Orlando Pirates e Ajax, o Kaizer Chiefs e o Jomo Cosmos. O Orlando enfrentou o Kaizer e venceu por 3 a 1, enquanto o Ajax derrotou o Jomo por 1 a 0.

telkomcharitygif.gif

jomo-1.jpg

Na final tivemos uma partida com dois tempos distintos. No 1º, o Orlando Pirates foi melhor e fez 1 a 0, mas no 2º, o Ajax foi superior e fez o gol de empate. Aos 59, o Orlando teve um jogador expulso, mas o Ajax não conseguiu marcar e a partida foi para os pênaltis e aí, o Orlando foi melhor e venceu por 4 a 3 e conquistou o título.

telkomcharitygif.gif

final-5.jpg

No final da partida, enquanto os jogadores do Orlando Pirates comemoravam, Henning, treinador da equipe derrotada amenizava a derrota. É claro que eu preferia ter vencido mais essa disputa, mas Orlando e Ajax fizeram uma partida equilibrada, que foi decidida apenas nos pênaltis. Sendo assim, não tenho porque ficar chateado. Além do mais, o que mais importa aqui não é o título, mas a ação de caridade que todos fizeram ao participar da Telkom Charity Cup.

titulo.jpg

Em partida equilibrada, o Orlando foi melhor somente nos pênaltis

O próximo compromisso do Orlando será o amistoso contra o Maritzburg United, enquanto o Ajax disputará a 4ª rodada da fase de grupos, enfrentará em casa, o Al-Ahly. Até o momento, o Ajax venceu as três partidas que fez e caminha para a classificação para a semifinal da Liga dos Campeões.

lcdacaf.gif

liberty01.jpg

tabela3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

200910.png

kickoff-1.jpg

10 de agosto de 2009

Zárate é do Ajax

Atacante argentino é o novo contratado do Ajax

Depois de deixar o Vélez Sarsfield, da Argentina, pelo Al-Sadd, do Qatar, por 16,75 milhões de euros, o atacante argentino, Mauro Zárate, trocará novamente de clube e jogará a temporada 2009/10 na África do Sul, no Ajax.

zarate2.jpg

Zárate assinou um contrato por 4 temporadas

Zárate foi contratado por 1,6 milhão de dólares e é a maior contratação do Ajax nos últimos anos. O atacante de 22 anos faz parte dos reforços do clube de Cape Town para a temporada.

zarate.jpg

Segundo anunciou a diretoria, o treinador Henning recebeu 4,8 milhões de euros para contratações na temporada que se inicia e contratou outros seis jogadores no valor total de 845 mil euros. Quinze jogadores deixaram o Ajax, mas desses, sete estiveram no plantel principal da equipe.

expectativas.jpg

Dos que deixaram o clube, com certeza quem mais fará falta será José Antônio Torrealba, que foi negociado por 3,6 milhões. A decisão de negociar Torrealba foi do presidente do clube. Aos 29 anos, o atacante venezuelano estava no Ajax havia duas temporadas, quando foi contratado ao Sundowns por apenas 230 mil euros. Por isso, quando a oferta da Reggina foi feita, Comitis não pensou duas vezes e negociou o atacante.

torrealba.jpg

Zárate chegou contundido e não tem data para estrear, mas Henning disse que espera que o atacante se recupere o mais rápido possível para poder se integrar ao elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lol..Agora com Zarate o Ajax CT vai ganhar até a ucl. :D hudashdada

Até agora a campanha na CAF está sendo ótima..Tem q ter cuidado com o Coton Sports no outro grupo, q também está com 100% de aproveitamento.

Flw ggpofm. Sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Grande negócio fizestes com Torrealba, Gílson. O atacante foi muito valorizado; Zárate agora poderá se tornar unanimidade na ABSA, excelente contratação também. Tem idéia mais ou menos de qual centro gostaria de migrar na Europa? Itália? Inglaterra?

Boa sorte na nova temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Zarate é mito. Foi bem ousado em dizer que vai atacar o título. Torço pra que tu vença tudo nessa temporada! Boa sorte ggpofm.

Na outra temporada também disse o mesmo. Essa é a opção anterior a "Conquistar o título", ou seja, creio que seja bem adequada para o nível do Ajax.

Obrigado pela torcida, mas não conseguirei ganhar tudo, já que perdi a Charity.

Bela contratação, Gílson, digna de um time campeão. E esse Ajax CT já começou papando o 1º título.

Oi Henrique, título? Acho que você se confundiu. :blink:

Gostei do uniforme deste ano, o anterior eu não tinha gostado muito. E Zarate para um time da África deverá ser um Deus, excelente contratação.

Legal que tenha gostado dessa vez.

Espero isso dele, que jogue e faz muitos gols.

Torrealba não deve fazer falta com a chegada do Zárate, pelo menos espero. =)

O Qatar tomou um prejuízo louco com o Zárate hein?! Oo

Torrealba não teve uma boa temporada, mas até que gostaria que ele ficasse, mas a oferta que foi feita por ele era irrecusável.

O time do Qatar é do filho do Emir do país. Não vai fazer falta.

Lol..Agora com Zarate o Ajax CT vai ganhar até a ucl. :D hudashdada

Até agora a campanha na CAF está sendo ótima..Tem q ter cuidado com o Coton Sports no outro grupo, q também está com 100% de aproveitamento.

Flw ggpofm. Sorte!!

:lol:

EStou atento a eles. Depois que fui desclassificado pelo Vital'O só com jogadores cinzas...tenho medo até da sombra.

Esse é um problema de jogar na África não sabemos o que as equipes podem fazer.

otima contrataçao zarate é fodastico

agora a liga dos campeoes vai boa sorte

Espero que venha.

Grande negócio fizestes com Torrealba, Gílson. O atacante foi muito valorizado; Zárate agora poderá se tornar unanimidade na ABSA, excelente contratação também. Tem idéia mais ou menos de qual centro gostaria de migrar na Europa? Itália? Inglaterra?

Boa sorte na nova temporada.

O presidente fez, né? Quando vi o Zárate disponível, meus olhos brilharam. :rolleyes:

Bem, como você deve ter visto, mantive as outras ligas do save em segredo. Vamos ver para onde irei, mas ainda falta muito tempo.

Zarate brinca.

Boa sorte ai.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...