Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação


Danut

Posts Recomendados

7 horas atrás, #Vini disse:

Sobre a situação do Khumalo, só digo uma coisa: puta que pariu. Mas quem sabe não seja a jornada do herói do garoto e ele ainda volte a ser útil para o time. Há Khumalo que vem para o bem 😬

Nas copas, guardou toda a emoção para a copa da Liga e Hendricks talvez seja um dos motivos para o save de base ser tão interessante. Em outro save você poderia largar de mão e trazer um substituto, enquanto que o formato atual te força a achar opções. E caraca, que golaço hein! Fecha com chave de ouro a competição. 

O primeiro título de muitos, espero eu.

P.s.: Não sei se no FM está assim, mas tem uma segunda competição continental sim, é a CAF Confederations Cup. 

caramba, não é que tem mesmo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Danut disse:

Só estourou os ligamentos do joelho e vai ficar UM ANO sem jogar futebol.

Não achei muito grave.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Desculpa eu nem sou capaz de comentar o resto da atualização, se eu conseguir depois eu volto aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O curioso do Hendricks é que ele nem precisa chegar na pequena área pra finalizar.

Nos lances mostrados no que abrem espaço pra ele já emenda pro gol.

E tem outro detalhe, a chance de não fazer o gol era considerável, porque se o goleiro vai firme no lance dificultaria pro atacante.

Por fim, uma coisa que seria bacana, seria afastar do treino o jogador que gostaria de negociar, pra não ter risco de lesão. Assim o FM não iria fazer aquela gozadinha marota conosco né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, Marcolation said:

Uma história de redenção, de confiança do treinador, e com um desfecho belíssimo. Admiro a coragem do treinador em bancar o jogador mesmo numa seca tremenda - apesar de no caso ser mais porque não pode contratar alguém pro lugar do cosplay de Deivid.

No final, foi só fazer o primeiro e o homem, a máquina, a besta enjaulada Hendricks se redimiu de todos os gols perdidos, pênaltis perdidos, assistências em impedimento que na verdade é gol perdido e fez não só um, mas dois  golaços numa final de copa dando o primeiro título relevante da história do clube. É para momentos como esses que jogamos esse simulador de futebol mal desenhado.

Sobre a postagem, acabou que achei legal sim essa forma de mostrar só as copas, ao menos nas duas últimas postagens, e pessoalmente não ligo de ter bem mais coisa para ler (nem achei muito nesse caso). Inclusive, gostei da quantidade de gifs.

A história do carinha que não quis sair só ficou mais trágica. Imagino a frustração, mas está conseguindo boas vendas e isso que importa - principalmente a venda dos acomodados, que vão ser acomodados em outro time do país.

Pois então, essa história da confiança do treinador no jogador é realmente uns 35% confiança do treinador e 65% falta de opções. Eu via o cara chegando nos lugares certos e tal, e ele já tinha mostrado antes que sabia fazer gols. Até a 10ª hora sem gol era eu confiando nele totalmente, mas depois foi ficando cada vez mais só por falta de opção mesmo.

De qualquer maneira, seja por confiança do treinador ou por falta de opção, o fato é que acabou se tornando uma história e tanto. Realmente são os momentos que fazem o FM valer a pena. Não sei onde esse meu save vai dar, mas só por esse título aí eu já acho que foi um save que valeu ter jogado.

Obrigado pelo novo feedback sobre as postagens. No fim eu gostei de ter dividido as copas em um post específico, mas agora na hora de escrever a atualização do 1º semestre da liga achei que ela acabou ficando vazia... Acho que nesse ano vou postar a liga toda de uma vez só. Aí depois vejo o que faço.

Nem me fala na história do Khumalo. Eu não acreditei quando veio a notícia da lesão.

Não sei se diria que as vendas dos acomodados foram boas. Nos livramos deles, mas basicamente só.

 

12 hours ago, #Vini said:

Sobre a situação do Khumalo, só digo uma coisa: puta que pariu. Mas quem sabe não seja a jornada do herói do garoto e ele ainda volte a ser útil para o time. Há Khumalo que vem para o bem 😬

Nas copas, guardou toda a emoção para a copa da Liga e Hendricks talvez seja um dos motivos para o save de base ser tão interessante. Em outro save você poderia largar de mão e trazer um substituto, enquanto que o formato atual te força a achar opções. E caraca, que golaço hein! Fecha com chave de ouro a competição. 

O primeiro título de muitos, espero eu.

P.s.: Não sei se no FM está assim, mas tem uma segunda competição continental sim, é a CAF Confederations Cup. 

Eu fiquei sem acreditar quando veio a notícia da lesão dele. Uma semana a mais e podia ser a história de como o Kaizer Chiefs gastou 2 milhões em um jogador que estourou o joelho logo depois de chegar, mas ele tinha que se lesionar antes da resposta final sobre a venda... Eu já não espero nada dele no futuro não. Mas quem sabe? Ano que vem se ninguém quiser levar ele ainda vai estar jogando por aqui, pode ser que mostre algo.

Sim, essa história do Hendricks foi puro suco de save de base. Como falei para o Marcolation, até a 10ª hora sem gol eu tava confiando inteiramente no rapaz, porque via ele nos lugares certos e tal. Mas chegou um ponto em que já não dava mais. Com certeza em outro save teria colocado o rapaz à venda e buscado outro para o lugar. Por não poder fazer isso é que ele continuou aqui e teve a oportunidade de se redimir com um golaço daqueles.

Espero também que seja o primeiro de muitos :D Mas até aqui tá sendo o ponto fora da curva na temporada.

Fui olhar aqui e tu tá certo sobre as competições continentais. O campeão vai para a Champions, o vice vai para a Taça das Confederações. Campeão da Copa Sul-africana também vai para essa segunda competição continental.

 

10 hours ago, Cadete213 said:

Top 8 e Taça Africana foram aventuras rápidas. Mas na Taça da Liga, depois de várias belas exibições, vences o título pela primeira vez na história do clube e imortalizando teu nome no Amatuks. Quando a base não tem valor, é necessário ir ao mercado. Quem não tem cão, caça com gato.

Nas outras duas taças mantivemos o nosso histórico nada notável. Mas aí a Taça da Liga nos permitiu escrever uma história e tanto. Fico muito feliz com o primeiro título do clube nessa competição.

 

5 hours ago, Andreh68 said:

Só faltou contar que no rachão antes do jogo do fim da seca, Khosipula com sua dificuldade natural de sair do chão percebeu um cavanhaque "nascendo" do chão  ali na sua frente na pequena área. Ao examinarem melhor encontraram uma cabeça de bacalhau enterrada, o que os deixou ainda mais assustados, já que acreditavam que esse nobre peixe fosse acéfalo. Chamaram então um Xamã, que fez um ritual no estádio em que o ponto culminante foram as 35 lapadas na poupança de Hendricks com um rabo de cascavel, correspondente às horas que não marcava. Enquanto isso a torcida bem colorida cantava e dançava nas arquibancadas. Boa atualização, você está no caminho certo. 😁

Agora por esse sujeito pra bater pênalti é mostra do estado delirante do técnico.

Quanto a Khumal voltará das suas lesões de forma ainda mais triunfante que Ronaldo fofonômeno.

kkkkkkkkkk, foi por aí mesmo

O Hendricks é nosso melhor batedor de pênaltis, em atributos. Talvez não devesse ter colocado ele para abrir cobranças na pior fase da sua carreira? Talvez.

Tu e o Vini tão apostando na redenção do Khumalo. Eu sou cético.

 

5 hours ago, felipevalle said:

caramba, não é que tem mesmo kkkk

Eu e tu aprendemos algo novo hoje :D Mas sim, vice da liga e campeão da copa sul-africana vão para lá.

 

48 minutes ago, Fujarra said:

Não achei muito grave.

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Desculpa eu nem sou capaz de comentar o resto da atualização, se eu conseguir depois eu volto aqui

Foi nada não. Lesão básica, acontece comigo toda a semana...

Fico no aguardo da tua volta :P

 

9 minutes ago, felipevalle said:

O curioso do Hendricks é que ele nem precisa chegar na pequena área pra finalizar.

Nos lances mostrados no que abrem espaço pra ele já emenda pro gol.

E tem outro detalhe, a chance de não fazer o gol era considerável, porque se o goleiro vai firme no lance dificultaria pro atacante.

Por fim, uma coisa que seria bacana, seria afastar do treino o jogador que gostaria de negociar, pra não ter risco de lesão. Assim o FM não iria fazer aquela gozadinha marota conosco né.

Pior que no geral o Hendricks faz mais gols de perto da linha do gol mesmo, esses ali foram exceção.

Olha, se o Khumalo voltar a jogar e tiver clube interessado em comprar acho que vou fazer isso mesmo. Com outros jogadores não vejo necessidade, mas esse já me mostrou que é canela de vidro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada clube tem o Endrick que merece. No caso do Amatuks, valeu a pena aguentar os meses de seca. Os méritos ficam para o treinador e o Hendricks. Que belo gol. O golaço do título compensou toda a espera. Vamos torcer para ele melhorar as estatísticas anteriores e iniciar uma trajetória marcante na equipe.

Grande conquista em um momento que o clube ainda dá os primeiros passos no projeto jovem. Parabéns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, GG. said:

Cada clube tem o Endrick que merece. No caso do Amatuks, valeu a pena aguentar os meses de seca. Os méritos ficam para o treinador e o Hendricks. Que belo gol. O golaço do título compensou toda a espera. Vamos torcer para ele melhorar as estatísticas anteriores e iniciar uma trajetória marcante na equipe.

Grande conquista em um momento que o clube ainda dá os primeiros passos no projeto jovem. Parabéns.

Ô se valeu. Os meses de seca em um ano ninguém mais lembra, o título conquistado com os gols do rapaz fica para sempre. E vai ter uma geração inteira que vai contar aos netos no futuro que viu aquele gol ao vivo (aposto que será daquelas coisas que se for ver todo mundo que diz ter assistido ao vivo dá para encher o estádio umas cinco vezes).

Depois do golaço na final da copa o Hendricks entrou em sua melhor fase na (curta) carreira. Infelizmente veremos na próxima atualização que o futebol árabe se meteu na história.

Foi uma conquista que veio bem antes do que eu esperava. Agora é ver se o clube consegue levar esse desempenho para outras competições. Na Taça Sul-africana não conseguimos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S06E02 - Quem tem medo do Sundowns?

Na última atualização vimos que o AmaTuks conquistou o primeiro título de elite da história do clube ao derrotar o Cape Town City na Taça da Liga com dois gols de Ayandra Hendricks (22F). Hoje vamos falar sobre como foi a temporada do clube nos pontos corridos. Já adianto que vou tratar a temporada inteira em um só post, pois não vi diferença suficiente entre as metades para justificar posts separados.

 

Primeira Liga - 1º turno

AJFCJaVPcGLovvDe6uASvaSIfz7oJB3Rxi8qTXtG

Começamos a liga sem conseguir repetir os bons resultados da temporada anterior. No primeiro quarto da temporada foram três vitórias, um empate e quatro derrotas, incluindo o clássico contra o SuperSport United.

AJFCJaWQCdPOkvyfpT0NCIg18XZG57cQDG0dk-7_-r3CATVxFhgUXJ92EZY6aHJFgmhLolI3jGtpb9oZuZdzOHaVGvgyrX3B3Db3xNVfHs1GnaEDX-cyu1fu8XkN5dDY0-39Q9nMC7R2UISiEb_dogO7bLktRg=w374-h463-s-no?authuser=0

Outra derrota incômoda foi contra o TS Sporting, então lanterna da competição. Insatisfeito com o apresentado até ali eu tentei uma mudança tática nessa partida, mas ela claramente não funcionou. O destaque positivo, por sua vez, vai para a emocionante vitória sobre o Stellenbosch: o adversário teve um pênalti para decidir o jogo aos 88 minutos, meu goleiro pegou e logo na sequência nós é que marcamos o gol da vitória.

AJFCJaWCiirG8jxPMqJLh3-1Nn1ukzaX5nCen8tA

A segunda parte do turno foi semelhante à primeira. Três vitórias, quatro derrotas. O jogo que merece destaque foi a bizarra vitória sobre o Mamelodi Sundowns. Simplesmente metemos CINCO A ZERO no nosso rival. É verdade que eles vivem um ano bem esquisito na liga - ocupavam a 9ª posição antes dessa partida. Mas essa foi simplesmente a maior derrota deles no save. Em cinco anos, o Sundowns nem sabia o que era levar uma goleada. Aí foram levar logo uma sapatada dessas.

AJFCJaXUf1HSlTK6bCoyH-z44heXI198AfyrNTB2mhghFhOhhY2OWTKKUVpQywi7LuP2TO_-mtXZof9aTh24gNJurNLSL6qGPtl3s3d51M3DAW3akjmeTnL_OCsN1t9b8DX4tippdHn-L0RZ2M41kYJRjq4Yog=w366-h542-s-no?authuser=0

De nossa parte, o resultado também entra para os recordes do save, empatando como a maior vitória.

 

Classificação - 1º turno

AJFCJaXXaf6welD7Vfyz3OoY8wxAwJExMbDqoNUn

Sem conseguir repetir o desempenho das temporadas anteriores, o AmaTuks chegou na metade do ano empatado com TTM e TS Sporting como segunda equipe que mais perdeu jogos na divisão - só o lanterna Polokwane esteve pior. Nossa sorte é que também empatamos muito pouco, e com isso conseguimos garantir boa distância da zona de perigo.

Não poderia deixar de comentar também a campanha do Sundowns. Campeão em todas as edições da liga do save, nosso rival parece ter se perdido nessa temporada. Não sei explicar porque eles tiveram essa queda tão brusca. Até tentei encontrar alguma explicação para isso - venda de jogadores importantes, mudança de treinador -, mas não parece ter acontecido nada. De qualquer modo, a liga deve ter seu primeiro campeão diferente nessa temporada.

 

Transferências

AJFCJaV84OVE8mWXIk-PXq3sDvNw7xnmoefcjEM5

Um pouco depois do começo do segundo turno veio a bomba: Ayanda Hendricks (22F) foi vendido ao futebol árabe. O herói da Taça da Liga vivia um momento espetacular no clube, com onze gols nas últimas oito partidas da liga. Infelizmente isso foi o suficiente para chamar a atenção do Al-Qadsiah, e como o jogador tinha uma cláusula de rescisão baixa nossa situação ficou complicada. Acabei optando por seguir novamente a estratégia de negociar uma venda um pouco abaixo do valor da cláusula, mas que nos garante parte do lucro de um negócio futuro. Nesse caso, é um negócio de cerca de 350 mil euros + 50% do lucro da próxima transferência. Hendricks esteve no AmaTuks por cinco temporadas, jogou 90 partidas, marcou 34 gols e deu 9 assistências.

Um fim meio triste para uma história que poderia se tornar épica, mas é a realidade de um clube em liga periférica. No futuro espero que com mais dinheiro seja possível diminuir as cláusulas de rescisão envolvidas nos contratos dos garotos, mas por enquanto temos que aceitar que isso deve acontecer mais vezes.

 

Primeira Liga - 2º turno

AJFCJaV1emNW6gphhP3H1DRmRk6LIlNAxFpRjseZ

A virada de turno não melhorou muito nossa situação na competição. Nesse período eu fui trocando bastante de tática, naquele movimento típico de quem está meio perdido quanto ao melhor meio de fazer a equipe jogar. No mês de abril ainda sentimos a saída de Ayanda Hendricks - em três jogos, marcamos apenas um gol.

AJFCJaWX-mU4pui_8PpL7eYsSnqelH-6ryO1HcMn

A falta de Hendricks continuou a cobrar seu preço no último quarto do campeonato, com derrotas para TTM e Cape Town City. Só conseguimos melhorar no mês de maio, quando encaixei um esquema strikerless que, se não chegou a ser nenhuma maravilha, pelo menos nos colocou de volta no caminho dos gols.

AJFCJaXlGGURQoNDUxaffEBkCDWE4pl0D-5ruqJh

Com essa melhora na reta final chegamos a sonhar com a classificação para a próxima Taça Top 8, mas a derrota para o Sundowns no jogo final acabou com nossas chances. Foi a vingança deles para a derrota por 5 a 0 no primeiro turno.

 

Classificação - 2º turno

AJFCJaU1X9ZpX9IDyN2gH7fPwM1NJVHJRrQTeNbC

A 10ª posição nos deixa de fora da Taça Top 8 da próxima temporada, mas acaba sendo um resultado justo para o que apresentamos - tanto é que estamos desde a 5ª rodada praticamente sem sair desse lugar na tabela.

Comparando com a temporada anterior, chama a atenção que marcamos os mesmos 40 gols, mas acabamos levando 13 gols a mais. Considerando toda a seca de Hendricks (e sua saída logo depois que voltou a marcar gols) eu achei que o nosso maior problema era o ataque, mas vendo os números finais talvez tenha me concentrado demais na ponta errada do campo. É algo para levar em conta na próxima temporada.

Falando das demais equipes, o Sundowns realmente acabou por ficar numa péssima (para eles) 7ª colocação. O mais bizarro é que eles levaram 51 gols na temporada, 16 gols a mais do que seria esperado. Dei uma olhada no elenco e o goleiro deles terminou o ano com nota média 6,66. Parece que a explicação do resultado é simplesmente que o goleiro entregou tudo que podia e mais um pouco.

Quem se aproveitou da má temporada do Sundowns foi o Golden Arrows. Aliás, o Arrows foi outra equipe que teve números bem interessantes, só que na direção contrária: eles terminaram o ano com 23 gols de saldo a mais do que o indicado pelas estatísticas de gols esperados. Segundo as estatísticas, o Golden Arrows deveria ter 14 pontos a menos na temporada - o que os deixaria de fora até das competições continentais. Mas a sorte na conversão de chances foi tanta que acabaram levantando o título.

Destaque também para o Polokwane, que depois de um primeiro turno horrível conseguiu ir melhor no segundo, acabou saindo do rebaixamento direto na última partida e depois venceu o triangular para se manter na divisão.

 

Elenco

AJFCJaXEaE1VI2zq4a6Z4ZWEqpunVj1E-BeTzx81

Foi uma temporada de poucos desempenhos notáveis. O único atleta que realmente mereceria destaque já não joga na equipe: Ayanda Hendricks (22F) foi artilheiro do clube na liga com 11 gols mesmo tendo perdido os meses finais da competição.

Dos que ficaram até o final da liga, destaque para os veteranos Dumisani Mbisi (sempre ele) e Nelson Maluleke, além do jovem Ricardo Ndlovu (23E). Ndlovu é o menos técnico dos nossos atletas de meio campo, e por isso por vezes acaba não recebendo o reconhecimento que merece. Mas o que lhe falta em técnica ele compensa em físico e vontade.

AJFCJaWc_BogxaDrrsLHnv4vLhagWy0-tNiDups1

Ainda não sei qual a tática que será utilizada na próxima temporada, mas sei que ela irá incluir Ricardo Ndlovu como médio recuperador de bolas (se o futebol árabe não levar ele também).

 

Fornada

AJFCJaVYkDhXTE8fdMQxE49xIugQW8Q1yp25eKqK

Achei essa fornada com a cara da temporada: não foi terrível, mas também passou longe dos nossos melhores momentos. O ponto positivo é que o atleta de maior potencial é alguém de personalidade profissional, mas olhando os atributos de Sifiso Mathebula eu sinceramente tenho minhas dúvidas se o rapaz vai ser tudo isso. Os outros destaques são Clifford Moremi, Michael Monama e Moegamat Mogotsi.

 

Notícias gerais

  • Depois de muitas tentativas de minha parte, a diretoria finalmente concordou em melhorar as condições das instalações de treino. As obras custarão 1,5 milhão de euros e deverão estar prontas durante a próxima temporada.
  • Nosso sub-19 foi campeão da liga. O sub-21 decepcionou, ficando apenas na metade da tabela.
  • A liga sul-africana se tornou a mais reputada do continente após ultrapassar a liga egípcia e a liga tunisiana.

 

Bônus - competições continentais

Houve alguma discussão nos comentários sobre as competições continentais africanas, então resolvi aproveitar esse momento para trazer um breve histórico sobre elas.

Na África temos duas competições continentais. A principal delas é a Liga dos Campeões, disputada por 64 equipes (52 campeões nacionais + uma segunda equipe de cada um dos 12 países mais bem classificados no ranking). Uma particularidade da competição é que todas as equipes entram na fase preliminar, tendo que passar por duas rodadas de mata-mata antes de chegar na fase de grupos.

Vou entrar em detalhes da fórmula mais adiante no save, quando o AmaTuks conseguir se classificar. Por enquanto, basta saber que é um torneio em que 64 equipes jogam disputas eliminatórias e no final o ES Tunis vence e o Mamelodi Sundowns é vice-campeão.

AJFCJaW_rth-fMwGOjM9nogVyLOE6hPbUwrFIAj0

Eles podem ter conquistado cinco títulos seguidos da liga, mas os torcedores do Sundowns nunca vão superar essa sequência de cinco vices continentais em seis anos.

A outra competição continental é a Taça das Confederações Africanas. Aqui temos uma variedade maior de vencedores, sendo que as equipes sul-africanas acumularam três vices antes de finalmente levantarem um título nessa temporada, com o Kaizer Chiefs.

AJFCJaXISYR97OPoj5Vpl5GDjY6IUrKZ9SDt0w2T

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Quem tem medo do Sundowns? [atualizado em 11/06]

Tudo dentro da normalidade do clube, com destaque maior para a goleada no Sundowns. Equipas norte africanas a dominar as competições continentais. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Realmente, o suco de FM do Kumalo ainda tinha muitos ingredientes para serem adicionados. Que história.

Assim como a do Hendricks, mas, pelo menos essa teve um final feliz com a conquista do título inédito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pena que a queda do Sundowns nao foi aproveitada, especialmente com a saida do artilheiro das grandes secas.

Vc parece nao muito confiante nos seus CAs, quem sabe esse Innocent venha a ter culpa no cartório 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda sobre as competições continentais. Quando você chegar lá, talvez observe o mesmo que eu, que elas se parecem mais com as copas dos campeões de antigamente. Muitos times grandes se encarando sem um sistema de potes para direcionar as forças. Isso de repente pode até ajudar seu time, mas é um papo para outro dia. De qualquer forma, gosto do formato delas. 

Terminou um pouco abaixo o ano, mas parece ter identificado o problema, embora não sei se já seja capaz de solucioná-lo. O elenco é bastante curto é o melhor prospecto para o setor é pouco determinado. A tática precisará dar conta do recado ou então vale dobrar a aposta e buscar ajustes ofensivos para sempre fazer mais gols que o adversário. Inclusive, foi a minha primeira impressão quando vi as estatísticas dos atletas de gols e assistências, me pareceu bem distribuído considerando a quantidade jogos. Agora sem o Hendricks pode ser que outros jogadores tomem a frente e aumentem essa produção ofensiva. 

A venda do Hendricks foi bem inteligente pela forma como fez. Lembro que o @ElPerroMG usou muito desse recurso no YC dele no Brasil e isso rendeu bastante recursos futuros. Creio que o mesmo possa se aplicar aqui. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu para repetir a boa campanha anterior, mas não vejo como um problema. Surpresa foi o desempenho tão bom e rápido na principal divisão do país. Veremos se você não entrará na conhecida espiral de trocas de formações táticas toda vez que os bons resultados não aparecerem.

A saída do Hendricks sinaliza o que acontecerá com seus melhores jogadores, como você mesmo indicou. Saber tirar o melhor proveito dessa situação será um bom desafio para você.

Vai ser interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 hours ago, Cadete213 said:

Tudo dentro da normalidade do clube, com destaque maior para a goleada no Sundowns. Equipas norte africanas a dominar as competições continentais. 

Não repetimos o ano anterior, mas concordo que está dentro da normalidade. Achei curioso esse domínio nas competições continentais. Como a nossa liga é a única jogável, esperaria maior domínio dos times daqui.

 

7 hours ago, Henrique M. said:

Realmente, o suco de FM do Kumalo ainda tinha muitos ingredientes para serem adicionados. Que história.

Assim como a do Hendricks, mas, pelo menos essa teve um final feliz com a conquista do título inédito.

Eu disse que a situação piorava. Pelo menos rendeu umas risadas, rs.

A história do Hendricks foi bem legal. Se fosse combinado acho que não chegaria numa história com tantos elementos quanto essa que o FM criou. E o final feliz com o primeiro título para o clube foi a cereja do bolo. Pena que agora ele já deixou o clube, ia gostar de ver o rapaz conosco por mais tempo (e ele tava fedendo a gol nos últimos jogos).

 

6 hours ago, Andreh68 said:

Uma pena que a queda do Sundowns nao foi aproveitada, especialmente com a saida do artilheiro das grandes secas.

Vc parece nao muito confiante nos seus CAs, quem sabe esse Innocent venha a ter culpa no cartório

A gente ainda não tava em posição de se aproveitar da queda do Sundowns. Eles vinham muito acima, mas nossa equipe ainda estava meio longe de ser "a melhor do resto" de qualquer modo. A saída do Hendricks também não ajudou.

Realmente não confio nos atacantes do grupo. Nem no Innocent nem em nenhum outro.

 

6 hours ago, #Vini said:

Ainda sobre as competições continentais. Quando você chegar lá, talvez observe o mesmo que eu, que elas se parecem mais com as copas dos campeões de antigamente. Muitos times grandes se encarando sem um sistema de potes para direcionar as forças. Isso de repente pode até ajudar seu time, mas é um papo para outro dia. De qualquer forma, gosto do formato delas. 

Terminou um pouco abaixo o ano, mas parece ter identificado o problema, embora não sei se já seja capaz de solucioná-lo. O elenco é bastante curto é o melhor prospecto para o setor é pouco determinado. A tática precisará dar conta do recado ou então vale dobrar a aposta e buscar ajustes ofensivos para sempre fazer mais gols que o adversário. Inclusive, foi a minha primeira impressão quando vi as estatísticas dos atletas de gols e assistências, me pareceu bem distribuído considerando a quantidade jogos. Agora sem o Hendricks pode ser que outros jogadores tomem a frente e aumentem essa produção ofensiva. 

A venda do Hendricks foi bem inteligente pela forma como fez. Lembro que o @ElPerroMG usou muito desse recurso no YC dele no Brasil e isso rendeu bastante recursos futuros. Creio que o mesmo possa se aplicar aqui. 

Até aqui não me ocupei muito das competições continentais, realmente, mas quando chegar lá vai ser interessante ver o que acho delas.

Acho natural que a equipe sofra uma queda com a saída de atletas importantes né. Querendo ou não, foram quatro desfalques entre os cinco melhores jogadores da equipe (o zagueiro grego vendido ano passado, o ponta direito no primeiro semestre desse ano, o atacante no segundo semestre, e o ponta esquerdo por lesão). Sem poder contratar para repor o time vai sentir quando sai tanta gente importante. Agora, se vamos conseguir ajeitar as coisas para o próximo ano é uma grande incógnita. Tenho algumas ideias táticas, mas não sei se funcionarão. Talvez o caminho seja mesmo buscar distribuir mais a função de fazer gols entre vários jogadores.

Essa questão das vendas é tentar tirar o melhor da situação né. Já que os caras passam a valer dez vezes mais assim que pisam no futebol árabe/europeu, que pelo menos a gente tire um pouquinho no futuro. Até agora não aconteceu ainda, mas está cedo no save. Mais adiante espero que traga um dinheiro legal sim.

 

25 minutes ago, GG. said:

Não deu para repetir a boa campanha anterior, mas não vejo como um problema. Surpresa foi o desempenho tão bom e rápido na principal divisão do país. Veremos se você não entrará na conhecida espiral de trocas de formações táticas toda vez que os bons resultados não aparecerem.

A saída do Hendricks sinaliza o que acontecerá com seus melhores jogadores, como você mesmo indicou. Saber tirar o melhor proveito dessa situação será um bom desafio para você.

Vai ser interessante.

Também não vejo como problema. Fiquei triste de ficar de fora da Taça Top 8, mas nada que me faça perder noites de sono. O importante é não flertar com o rebaixamento, o resto a gente vai ajustando conforme der, no ritmo natural de um save de base.

Essa temporada definitivamente teve uma espiral de trocas táticas. Para a próxima eu tenho uma ideia do que quero fazer. Espero que funcione, aí não vai ter tanta mudança.

A saída do Hendricks foi o que acontece quando se joga em país periférico, né? É se acostumar que vai ser assim sempre, quem se destacar vai atrair a atenção de clubes maiores. Cabe ao treinador arrumar um jeito de lidar com a situação, seja negociando contratos sem cláusulas rescisórias ou sabendo contornar as saídas na hora de montar as táticas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressionante as péssimas notas dos defensores da equipe, o que leva a crer que a situação poderia ser ainda pior não fosse o goleiro de seleção que tem na equipe. Seria uma pena se um clube maior viesse tirar esse cara de Pretória...

Hendricks foi do inferno ao céu, e passou das nuvens indo alçar vôos mais altos, e aí teve que inventar (parece ter sido um bom quebra-galho, mas essa tática parece bem pouco equilibrada para usar por longos períodos).

Ao menos dá para comemorar a desgraça do Cenoura e Bronze, onde faltou exatamente o goleiro que te salva (será que vem trairagem ao melhor estilo Bayern de Munique por aí?) deixando o time longe de brigar por qualquer coisa. Bom que eles tiram um descanso dos vices na Liga dos Campeões da CAF. Vai ser interessante ver se foi só uma temporada, ou se a ordem das forças no país começarão a mudar mesmo.

Sobre o momento mais antecipado em um save de base, pessoalmente eu gostei da fornada. Tem lá os acomodados, mas os três melhores prospectos tem personalidade boa - inclusive gostei muito da dupla Moremi e Monama. Um ponta pra cada lado, um mais brigador e outro velocista nato, e com o primeiro tendo personalidade ótima. Vamos ver se a dupla Mo-Mo consegue ter espaço desde já para evoluir bastante. Estou contigo sobre o principal nome da fornada, simplesmente não dá pra saber que tipo de jogador esse cara vai ser. Tem uns atributos muito altos que não fazem sentido juntos, e uns muito abaixo que seriam fundamentais. Mas não desiste dele, vai que é um tipo de jogador único e acaba dando certo em alguma forma de jogar que explore suas qualidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutes ago, Marcolation said:

Impressionante as péssimas notas dos defensores da equipe, o que leva a crer que a situação poderia ser ainda pior não fosse o goleiro de seleção que tem na equipe. Seria uma pena se um clube maior viesse tirar esse cara de Pretória...

th?id=OIP.jtwNIav4Dn2T70lE4ruDawHaDu%26p

 

11 minutes ago, Marcolation said:

(parece ter sido um bom quebra-galho, mas essa tática parece bem pouco equilibrada para usar por longos períodos)

giphy.gif

 

(depois eu dou uma resposta séria ao teu comentário)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surpreendente que o destaque do time (em nota) tenha sido o goleiro. Mais ainda é que nenhum jogador terminou com nota 7. Se nenhum jogador termina com nota 7 numa temporada, pra mim deu tudo errado kkkk mas eu não sei como é a realidade do futibas sulafricano. De qqr forma, é surpreendente que o simples fato do save estar sendo jogado por você influencia até terceiros dentro do jogo, esses 5 vices do Sundowns é um bagulho surreal hahahha e pior ainda é se sumirem das competições africanas por conta de uma queda (?) aleatória de rendimento. Inclusive bem curioso isso, mas enfim.

Talvez seja a sua hora de aproveitar esse vácuo. Sebem que num save de base eu acho difícil que consiga assim, vai ter que ser trabalho de formiguinha mesmo. De qqr forma, apesar das médias ruins e de alguns resultados ruins, temos que considerar as lesões e problemas que enfrentou. Agora é torcer pra nenhum time querer levar teu goleiro embora, pq isso seria o fim do mundo. O cara é bola 🤠

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu comentei que a venda anterior iria mudar a visão do treinador para os negócios futuros e aí está - a primeira das muitas cláusulas de lucro em transações futuras. Uma pena a venda do Hendricks depois de toda a história de superação e dos gols na final da Taça da Liga, digamos assim, a primeira saída talvez do primeiro herói da base que tivemos no save. Parabéns pelo título que ganhou ares de emoção pela forma como foi.

Essa temporada realmente ficou abaixo das anteriores mas, como também já falamos, essa oscilação é normal pela saída de jogadores da base e a reposição que obviamente não vem na mesma velocidade. Faz parte. Pior é a vida do Sundowns com esse monte de vices aí.

Uma vez o Rashidi - sim, o do canal BustTheNet - me deu um conselho sobre táticas que fui me lembrar recentemente. Eu postei um tópico sobre um 4-4-1-1 no fórum gringo e ele comentou que achava que eu estava complicando demais as coisas, sugeriu mudar para um 4-4-2 em duas linhas de quatro e disse que com o 4-4-2 se pode fazer absolutamente qualquer coisa, desde jogar com mais controle de bola e de forma mais ofensiva até um estilo mais reativo e rápido. Da mesma maneira, funciona bem para times grandes e pequenos, inclusive em diferentes situações de jogo. Terminava dizendo algo como "você nunca precisa de nada além de um 4-4-2".

E concordo com ele: quando a gente ameaça entrar em uma espiral tática e está muito complicado, o bom e velho 4-4-2 sempre funciona, pergunta ao @#Vinie ao Botafogo dele que não me deixam mentir. E fica assim a sugestão mesmo que você já tenha em mente como quer jogar (e a essa altura já deve até ter encerrado a próxima temporada hahahaha).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 hours ago, Marcolation said:

Impressionante as péssimas notas dos defensores da equipe, o que leva a crer que a situação poderia ser ainda pior não fosse o goleiro de seleção que tem na equipe. Seria uma pena se um clube maior viesse tirar esse cara de Pretória...

Hendricks foi do inferno ao céu, e passou das nuvens indo alçar vôos mais altos, e aí teve que inventar (parece ter sido um bom quebra-galho, mas essa tática parece bem pouco equilibrada para usar por longos períodos).

Ao menos dá para comemorar a desgraça do Cenoura e Bronze, onde faltou exatamente o goleiro que te salva (será que vem trairagem ao melhor estilo Bayern de Munique por aí?) deixando o time longe de brigar por qualquer coisa. Bom que eles tiram um descanso dos vices na Liga dos Campeões da CAF. Vai ser interessante ver se foi só uma temporada, ou se a ordem das forças no país começarão a mudar mesmo.

Sobre o momento mais antecipado em um save de base, pessoalmente eu gostei da fornada. Tem lá os acomodados, mas os três melhores prospectos tem personalidade boa - inclusive gostei muito da dupla Moremi e Monama. Um ponta pra cada lado, um mais brigador e outro velocista nato, e com o primeiro tendo personalidade ótima. Vamos ver se a dupla Mo-Mo consegue ter espaço desde já para evoluir bastante. Estou contigo sobre o principal nome da fornada, simplesmente não dá pra saber que tipo de jogador esse cara vai ser. Tem uns atributos muito altos que não fazem sentido juntos, e uns muito abaixo que seriam fundamentais. Mas não desiste dele, vai que é um tipo de jogador único e acaba dando certo em alguma forma de jogar que explore suas qualidades.

Realmente, os defensores tiveram notas muito baixas. Se não fosse o goleiro certamente teria perdido mais pontos. Quem sabe até encostado mais na zona de rebaixamento. Por isso vira essa boca para lá sobre levarem ele embora daqui... :P

Mas falando sério, nosso goleirão já vem sendo alvo de assédio há um bom tempo. Aliás, o próprio Cenoura e Bronze (ri muito do apelido) já tentou levar ele por uns 300 mil euros. Nem tinha ligado uma informação à outra, mas realmente, depois de ver como foi a temporada do goleiro deles, entendo porque queriam levar o nosso. Até agora eu rejeitei todas as ofertas né, que ele vale muito mais do que esse dinheiro para nós. Mas o contrato do rapaz só vai até final da próxima temporada, e por enquanto ele não dá sinais de querer renovar...

O Hendricks realmente teve uma ascensão e tanto. Pena que saiu tão cedo do clube, podia ser uma história de muitos capítulos ainda. E ele tava fazendo gol a rodo quando saiu - tanto que foi artilheiro da equipe mesmo só tendo oito jogos de liga entre o primeiro gol (que encerrou a seca) e a saída do clube.

Sobre a nova tática, olha, eu entendo as críticas sobre ela ter desequilíbrios. Na minha versão ideal ela usaria dois alas em vez de dois extremos defensivos. Mas ela encaixou melhor do que eu esperava no grupo de jogadores que eu tenho, e eu gosto de jogar com táticas que outros consideram desequilibradas. No meu último save de base joguei um bom tempo num 3-4-3 em linhas (zagueiros, meias e centrovantes) e acho que deu bem certo, então não se surpreenda se o AmaTuks também jogar mais tempo do que tu esperaria nesse esquema tático. Se vai dar certo a gente vai descobrir, mas que o treinador gosta dessas maluquices, gosta.

Falando de novo do Sundowns, realmente, pelo menos esse próximo ano não serão vice da Liga dos Campeões. Tudo tem seu lado positivo, né? :P Também estou curioso para saber se foi um tropeço de uma temporada apenas ou se vai ser o início de uma nova era no futebol nacional.

Vamos ver se tu está certo sobre o potencial da dupla Mo-Mo. Eu não confio tanto neles não, mas terão sua chance de provar que estou errado. O Mathebula concordo que tem uma distribuição de atributos meio esquisita, mas até chegar no profissional ele pode mudar né. Vamos ver no que vai dar. O legal do save de base é que a gente vê os caras hoje e vai descobrir em umas três ou quatro temporadas se deram em algo ou não.

 

9 hours ago, Fujarra said:

Surpreendente que o destaque do time (em nota) tenha sido o goleiro. Mais ainda é que nenhum jogador terminou com nota 7. Se nenhum jogador termina com nota 7 numa temporada, pra mim deu tudo errado kkkk mas eu não sei como é a realidade do futibas sulafricano. De qqr forma, é surpreendente que o simples fato do save estar sendo jogado por você influencia até terceiros dentro do jogo, esses 5 vices do Sundowns é um bagulho surreal hahahha e pior ainda é se sumirem das competições africanas por conta de uma queda (?) aleatória de rendimento. Inclusive bem curioso isso, mas enfim.

Talvez seja a sua hora de aproveitar esse vácuo. Sebem que num save de base eu acho difícil que consiga assim, vai ter que ser trabalho de formiguinha mesmo. De qqr forma, apesar das médias ruins e de alguns resultados ruins, temos que considerar as lesões e problemas que enfrentou. Agora é torcer pra nenhum time querer levar teu goleiro embora, pq isso seria o fim do mundo. O cara é bola 🤠

Eu acho que em saves de base o sarrafo das notas é um pouco mais baixo. Se eu contrato um monte de gente e eles terminam com nota abaixo de 7 eu realmente concordo que tem alguma coisa muito errada. Quando se tá jogando com a base sou menos exigente. Mas também concordo que as notas do nosso time estão ruins, e que o goleiro ter sido o atleta de nota mais alta mostra que tem que melhorar bastante.

Os cinco vices do Sundowns são bizarros. Eu tinha acompanhado um pouco que eles foram vices num ano ou outro, mas não tinha olhado ainda a tela da competição para ver quantas vezes tinha sido. Coitados dos torcedores deles. Eu prefiro nunca ter pisado numa competição continental do que ter cinco vices acumulados desse jeito, sem brincadeira nenhuma.

E sim, tem que ver se eles vão se recuperar no próximo ano ou se a queda vai ser duradoura. Pior que esse ano ela foi bem aleatória mesmo, porque os números todos indicam que jogaram melhor do que quase todo mundo (o vice-campeão tem números melhores na liga, mas só). Toda essa história do Sundowns é esquisita. Mas futebol é isso né.

Já andei respondendo para alguém mais acima que ainda não vejo o AmaTuks como equipe capaz de ocupar esse lugar, porque a gente ainda estava longe de ser "o melhor do resto". Mas com certeza se o Sundowns continuar mal vai facilitar o trabalho no futuro, porque eles vinham sempre muito acima do resto da liga. Ainda não deve ser por agora, mas quando a gente entrar na briga é melhor se não tiver um time disparando na frente na corrida pelo título.

Nosso goleiro já foi alvo de bastante assédio no passado. Sempre recusei vender, mas agora ele tá entrando no último ano de contrato e não dá sinais de querer renovar. Se alguém oferecer dinheiro por ele vou ter que considerar seriamente se vale mais vender ou ficar por outro ano e depois perder de graça...

 

3 hours ago, Tsuru said:

Eu comentei que a venda anterior iria mudar a visão do treinador para os negócios futuros e aí está - a primeira das muitas cláusulas de lucro em transações futuras. Uma pena a venda do Hendricks depois de toda a história de superação e dos gols na final da Taça da Liga, digamos assim, a primeira saída talvez do primeiro herói da base que tivemos no save. Parabéns pelo título que ganhou ares de emoção pela forma como foi.

Essa temporada realmente ficou abaixo das anteriores mas, como também já falamos, essa oscilação é normal pela saída de jogadores da base e a reposição que obviamente não vem na mesma velocidade. Faz parte. Pior é a vida do Sundowns com esse monte de vices aí.

Uma vez o Rashidi - sim, o do canal BustTheNet - me deu um conselho sobre táticas que fui me lembrar recentemente. Eu postei um tópico sobre um 4-4-1-1 no fórum gringo e ele comentou que achava que eu estava complicando demais as coisas, sugeriu mudar para um 4-4-2 em duas linhas de quatro e disse que com o 4-4-2 se pode fazer absolutamente qualquer coisa, desde jogar com mais controle de bola e de forma mais ofensiva até um estilo mais reativo e rápido. Da mesma maneira, funciona bem para times grandes e pequenos, inclusive em diferentes situações de jogo. Terminava dizendo algo como "você nunca precisa de nada além de um 4-4-2".

E concordo com ele: quando a gente ameaça entrar em uma espiral tática e está muito complicado, o bom e velho 4-4-2 sempre funciona, pergunta ao @#Vinie ao Botafogo dele que não me deixam mentir. E fica assim a sugestão mesmo que você já tenha em mente como quer jogar (e a essa altura já deve até ter encerrado a próxima temporada hahahaha).

Na verdade eu já havia colocado cláusula de lucro na venda do Kabelo Mzizi (21C) uns quatro meses antes. Vou copiar o que falei naquele momento:

Encerrando o tópico das transferências, tivemos nossa maior negociação (concretizada...) com a venda de Kabelo Mzizi (21C) ao Al-Ettifaq, em negócio fechado no mês de novembro. O ponta direito foi nosso artilheiro e destaque na última temporada, mas agora estava mais preocupado em forçar a saída e fazia uma temporada bem ruim. Além disso, tinha uma cláusula rescisória de 700 mil euros. Depois de muito negociar os árabes concordaram em pagar 550 mil à vista mais 100 mil em cláusulas e 40% do lucro da próxima transferência. Um negócio que acaba sendo melhor do que esperar alguém pagar os 700 mil, até porque seu valor de mercado já subiu bastante depois da chegada ao novo clube.

A venda do Hendricks agora segue o mesmo modelo (valor pouco abaixo da cláusula rescisória + cláusulas + lucro da próxima transferência). E mesmo antes do Mzizi eu já tinha feito algumas vendas com cláusula de lucro futuro, de atletas menos importantes. Inclusive na virada dessa temporada que postei para a próxima tive meu primeiro jogador que rendeu 0 euros dessa cláusula (porque foi dispensado pelo clube comprador, rs).

Agora, tu tá certo que o negócio do grego lá mudou minha forma de lidar com a situação, mas só no sentido que não prometo mais que vou vender o jogador se chegar uma proposta de X. Infelizmente o FM não permite a venda com cláusulas quando a gente faz essa promessa de venda por valor X, então só não faço mais ela. Lido com a situação de outras formas.

A temporada foi de oscilação mesmo, mas tem que considerar que a gente perdeu o zagueiro grego um pouco antes (não foi agora, mas em save de base é mais lento para se recuperar de uma saída importante), o ponta esquerdo por lesão, o ponta direito por venda, e o atacante por venda. Os quatro estavam entre os cinco melhores jogadores do clube (sobrou só o goleiro do top 5 de atletas). Aí é normal mesmo cair de produção. Não fico preocupado, embora é claro que esteja tentando buscar alternativas para melhorar.

E sim, ser torcedor do Sundowns deve ser muito pior. Ganharam muitos títulos nacionais no período, mas o preço pago foi absurdo. Cinco vice-campeonatos continentais é de uma crueldade sem tamanho.

O problema com essa história do 4-4-2 é que ele exige que tu tenha dois atacantes no elenco. Eu confio tão pouco nos que tenho que preferi montar uma tática sem atacante nenhum. Quem dirá escalar dois. Fora isso, eu pessoalmente tenho dificuldade em montar um esquema 4-4-2 que funcione. Tem muitos FMs já que eu tento fazer essa tática funcionar e pra mim nunca dá certo. Claramente eu que faço algo errado, mas até hoje não descobri o que é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S07E01 - Eliminados pelo juiz

Na última atualização vimos que o AmaTuks sentiu a perda de jogadores importantes (seja por vendas ao futebol árabe ou por lesões no joelho) e acabou não fazendo uma temporada muito positiva, ficando de fora do top 8 pela primeira vez nos últimos três anos. Como o time terá uma copa a menos para disputar, vou voltar a dividir a temporada em um post para cada semestre.

 

Transferências

AJFCJaXGyylgSGqmLhQyp_EUpfuZUQWjBgJp_6PD

Albert Zwane (22A) foi vendido ao recém-rebaixado TS Sporting. Uma das maiores promessas da nossa base, o atacante nunca conseguiu superar sua acomodação para se transformar em realidade. Esse era para ser o momento dele no clube, com a saída de Hendricks deixando um grande vazio no comando do nosso ataque. Mas pelo que mostrou até aqui e pela (falta de) evolução dos atributos prefiro tirar uns trocados e deixá-lo seguir carreira num nível mais apropriado. Foram cinco temporadas no AmaTuks, 73 jogos disputados (61 como substituto), 9 gols e nenhuma assistência. Números lamentáveis para quem podia ser estrela.

A outra transferência de algum peso foi a saída de Emmanuel Garcia (23F) para o Bloem Celtic. Em valores chegou a ser até maior do que a de Albert Zwane, mas Garcia foi menos relevante no clube, não chegando a jogar pelo time principal.

 

Elenco

AJFCJaVBPKSNNorP6LWMf1KkDJuGf6oSMMUXb2NA

Temos um bom goleiro e um grupo de bons meio-campistas. A defesa (tanto zagueiros quanto laterais) e o ataque, por sua vez, são lamentáveis. Vamos para a temporada com um 3-4-3-0 semelhante ao que utilizamos no final do ano passado, pensando justamente em potencializar a quantidade de bons atletas em campo.

 

Taça da Liga

Iniciamos a defesa do título enfrentando o Orlando Pirates. Começamos bastante bem e fizemos um gol merecido, mas aí fomos garfados pela arbitragem: Mohamme foi expulso por um carrinho que nem falta foi.
AJFCJaWN8RLspf09rU2Rn4AsBCuEwJ9ohFDOd3Z6

Essa expulsão foi tão absurda que a federação aceitou meu apelo e retirou os dois jogos de suspensão automática que o cartão vermelho dá.

Aí ficou complicado. Ainda conseguimos levar para a prorrogação, mas no fim ganhou quem jogou 80 minutos de futebol com um homem a mais. A nós, só restou dar os parabéns ao juiz pela classificação.

AJFCJaVtwnEQ1hh3oNLDZMGioZwBPC877y_aqNE7

 

Primeira Liga

AJFCJaWwYb3mRviRL6j_Gxgw3TgaoMeoUhmeLNOj

O primeiro quarto da liga teve um AmaTuks inconstante. A equipe teve bons momentos no ataque, com gols em jogadas bem trabalhadas, mas sofreu muito no setor defensivo. Destaque negativo para a goleada sofrida contra o Maritzburg, numa partida em que deu tudo errado para nós - para entender o tamanho do buraco, levamos cinco gols e o goleiro foi nosso melhor em campo (e pegou até pênalti). Podia ter sido muito mais.

Outro jogo que deixou a torcida bem descontente foi a derrota para o Sundowns. Levamos o primeiro gol com menos de um minuto de jogo, passamos a partida inteira lutando para empatar, só para entregar tudo de novo em vinte segundos de bola rolando.

AJFCJaV7Tquk1Zr3IicBxWUUEnTM5r_FcKm93anu

Por outro lado, destaco a atuação muito sólida frente ao Orlando Pirates. Vencemos por 3 a 0 e não deixamos eles sequer finalizarem (e não é nem na direção do gol, foram zero finalizações mesmo). Com onze jogadores nós somos muito melhores do que eles.

AJFCJaUKH4ymRxG0YQQjaSC0Kcitaucd3hTOJSmT

A segunda parte do turno trouxe pequenas mudanças na tática, e com elas veio muito mais solidez defensiva. Foram apenas quatro gols sofridos nas sete partidas do período (menos do que levamos apenas no jogo com o Maritzburg...), sendo que dois deles foram ao visitar o líder. Ainda por cima, esse foi um jogo que minha equipe merecia ter ganhado.

AJFCJaXHvm7ViI67RYDcxw7-TQb2kJY5B7XBEnBO

Também acho que merecia um resultado melhor contra o Stellenbosch, mas se tudo fosse justo teria perdido do Kaizer Chiefs, então no fim das contas os dois empates ficam de bom tamanho. De resto vencemos todos que enfrentamos, incluindo os rivais do SuperSport.


Classificação

AJFCJaUjIyF4lSrNzLPRaEeM5kTWddjWzbB3avke

Depois de passar uma temporada inteira na segunda metade da tabela, é bom ver que o AmaTuks volta a se colocar como uma equipe do grupo de cima. E os números indicam que poderia até estar com alguns pontos a mais, pois somos a equipe com a pior taxa de conversão de chutes sofridos em gols.

Uma coisa que me deixa muito feliz é saber que essa recuperação passa totalmente pelas escolhas táticas, já que nosso elenco é o mesmo do ano anterior e não tivemos nenhum jogador com uma evolução tão grande no período. O que mudou é que encontramos nossa forma de jogar, explorando as qualidades do elenco e tapando um pouco os buracos.

Pelo que vejo em campo, estou bastante otimista com o próximo semestre. Não acho que dê para chegar nas vagas continentais, pois ainda falta qualidade no elenco para resolver alguns jogos mais apertados. Mas acredito que dê para ficar onde estamos ou mesmo beliscar o quarto lugar.

 

Tática

AJFCJaVPVMxQWZXwOPdGanHEzix6hMEMlq4MNfex

Como mencionei mais acima, jogamos essa metade de temporada em um 3-4-3-0. Apesar da falta de atacantes de ofício, é uma tática com bastante poder ofensivo, capaz de chegar ao gol tanto no toque de bola envolvente quanto no contra-ataque em velocidade. O grande risco é a falta de apoio aos zagueiros, já que a tática não tem laterais/alas e nem volantes. Mesmo os meias centrais são atletas que fazem uma marcação mais avançada, sem ninguém que tenha a função de ficar fixo mais atrás.

Apesar dos problemas apontados, os resultados com a tática estão sendo interessantes, principalmente na segunda metade do semestre. Um ponto que melhorou muito ela foi trocar o zagueiro central. Originalmente jogamos com Mashele por ali, por ser o homem mais rápido e, portanto, teoricamente o melhor para a função de cobertura. Só que Mashele é muito ruim no jogo aéreo, e notei que os adversários muitas vezes acabavam explorando a bola longa para o atacante que ficava em cima dele. Depois que passei a jogar com Darryl Sonopo no meio - muito mais combativo nas divididas pelo alto - o time passou a sofrer menos com a bola longa do adversário.

 

Notícias gerais

  • Depois das instalações de treino da equipe principal, agora foi a vez de convencer a diretoria a melhorar as instalações da base. A obra vai custar 1,8 milhão de euros, que é basicamente todo o nosso caixa (sobraram uns 20 mil euros).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Eliminados pelo juiz [atualizado em 13/06]

Existem muitos Zwanes no futebol, infelizmente. Essa expulsão foi uma vergonha e parece que equipa se ressentiu um pouco. Valeu que recuperou bem em Novembro e Dezembro para se manter nas posições cimeiras da liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse juiz aí tá de mutretagem com a Máfia das Apostas, não é possível. A coisa foi tão absurda que a federação reconheceu, algo que me lembro de ter visto poucas vezes (sinceramente nem me lembro se já tinha visto).

E o Orlando Pirates hein? Já não é mais o mesmo, pra ganhar precisa de uma mãozinha (mãozona...) do juiz, se vingou deles com uma bela sapatada.

Faz um campeonato bastante sólido até aqui, acredito que brigará por um top 4 mas...dependendo de como for o desempenho e mantendo a pegada atual, de repente consegue até brigar mais em cima.

19 horas atrás, Danut disse:

Fora isso, eu pessoalmente tenho dificuldade em montar um esquema 4-4-2 que funcione. Tem muitos FMs já que eu tento fazer essa tática funcionar e pra mim nunca dá certo. Claramente eu que faço algo errado, mas até hoje não descobri o que é.

Então, quando fizeram esse comentário pra mim eu também não entendi, mas na real ele quis dizer (também) que se você não consegue montar um 4-4-2, terá dificuldades com outras táticas. Longe de mim te dizer pra trocar agora, até porque está funcionando, mas é como se fosse um princípio básico pra todo mundo que gosta de construir tática, entende? É algo a se trabalhar talvez no futuro, quem sabe ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Amatuks vem fazendo novamente uma temporada muito boa, diferente da temporada anterior, quando teve dificuldades. E nesse 1º turno, a grande mudança foi no desempenho defensivo, já que o ofensivo está muito parecido.  Com certeza, você tem outras estatísticas para dizer onde sua equipe está sendo melhor do que a da temporada passada.

É bom que o Amatuks não entrou na espiral de mudanças táticas, como eu disse anteriormente. Espero que a equipe continue indo bem no returno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela primeira parte de temporada, e gostei do desenho tático, embora eu não vá usar nem nos meus mais fortes delírios com o FM, isso é muito fora da casinha para mim hahhahahhahaha

Boa sorte na sequência, e quando Khumalo volta para finalmente você conseguir vender ele? hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/06/2023 em 22:24, Danut disse:

AJFCJaXYQYTI4HIx2R6eu4-ykMgzmqQqBMuSni9w

De fora por 10-12 meses. LESÃO SEM GRAVIDADE. Imagina o que deve ser grave pros brother aí do DM do AmaTuks. HAHAHAHA

No mais, fez uma campanha magnífica na taça da liga e levantou um troféu contra um adversário de boa qualidade. É sinal de que o trabalho feito na base dos Tukkies tá demonstrando render bons frutos. Na liga, contudo, teve uma campanha bem mediana e não chamou muito atenção.

Bem, na temporada seguinte foi uma pena a eliminação contra o Orlando Pirates pelo contexto da expulsão injusta. Mas de qualquer forma, eles aproveitaram a vantagem numérica e souberam não se incomodar com a massiva posse de bola dos Tukkies, fazendo investidas ofensivas de forma bastante frenética. Ainda assim acho que o time foi bastante bravo de segurar até a prorrogação, mas correr 120 minutos com um a menos (por uns 90, não sei fazer conta abraços) é difícil mesmo e a parte física pesou bastante também.

Em contrapartida, apesar da queda precoce na taça da liga, o time vai muito bem no campeonato desta vez e faz uma campanha bem consistente na parte superior da tabela. Não sei se dá para ameaçar os times lá de cima, mas já evidencia que mesmo com as várias perdas que o time teve nestas últimas temporadas para o mercado árabe, as possibilidades de boas campanhas ainda podem sorrir bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/14/2023 at 3:09 AM, Cadete213 said:

Existem muitos Zwanes no futebol, infelizmente. Essa expulsão foi uma vergonha e parece que equipa se ressentiu um pouco. Valeu que recuperou bem em Novembro e Dezembro para se manter nas posições cimeiras da liga.

Esse Zwane me decepcionou muito. Ele tinha um potencial ótimo, e um perfil interessante para se transformar em um atacante mais criativo, que é algo que a gente não teve até aqui. Em FMs anteriores acho que teria conseguido reverter a personalidade dele e transformar em bom jogador, mas já vi que nesses FMs mais novos a coisa não funciona assim. Ficou mais realista, mas eu fiquei triste.

Triste fiquei também com essa eliminação roubada. Falta o VAR no futebol sul-africano (pelo menos faltava em 2021, não sei se hoje tem).

Na liga pelo menos estamos bem. Espero continuar assim.

 

On 6/14/2023 at 1:40 PM, Tsuru said:

Esse juiz aí tá de mutretagem com a Máfia das Apostas, não é possível. A coisa foi tão absurda que a federação reconheceu, algo que me lembro de ter visto poucas vezes (sinceramente nem me lembro se já tinha visto).

E o Orlando Pirates hein? Já não é mais o mesmo, pra ganhar precisa de uma mãozinha (mãozona...) do juiz, se vingou deles com uma bela sapatada.

Faz um campeonato bastante sólido até aqui, acredito que brigará por um top 4 mas...dependendo de como for o desempenho e mantendo a pegada atual, de repente consegue até brigar mais em cima.

Então, quando fizeram esse comentário pra mim eu também não entendi, mas na real ele quis dizer (também) que se você não consegue montar um 4-4-2, terá dificuldades com outras táticas. Longe de mim te dizer pra trocar agora, até porque está funcionando, mas é como se fosse um princípio básico pra todo mundo que gosta de construir tática, entende? É algo a se trabalhar talvez no futuro, quem sabe ;)

Pois então... Foi uma expulsão bem absurda mesmo. Primeira vez que a federação me dá razão, e isso que eu apelo em basicamente toda expulsão (já que aparentemente não custa nada, só não apelo se for muiiito criminosa a entrada). Mas calma que a história vai piorar na próxima atualização...

Esse time do Orlando Pirates é fraquinho, a gente teria ganho com certeza o jogo da copa no 11 contra 11.

Aliás, falando do Pirates, uma coisa curiosa é que tô notando várias equipes que sobem ou caem bastante de nível de uma temporada para a outra. O próprio Orlando Pirates terminou em sexto ano passado (e não tenho o jogo aqui agora pra ver detalhes, mas a tabela já conta que não venceram nenhum dos últimos cinco jogos, então antes estavam até melhor que isso). Aí esse ano tão mal assim. Por outro lado o Polokwane ano passado começou mal demais, se salvou no limite e esse ano tá brigando por vaga continental. Teve também a queda grande do Sundowns... Enfim, várias equipes balançando bastante, sinal de que é uma liga equilibrada.

Se ficar no top 4 eu já vou ficar bem feliz. Acho que mais que isso é irreal.

Sobre o 4-4-2, entendo o argumento, mas eu realmente tenho dificuldade com essa tática em específico. Pra mim tem que ter cinco no meio campo ou três no ataque, a combinação de 4 e 2 eu realmente não consigo fazer funcionar. Não que eu seja um gênio tático no resto, longe disso, mas acho que tenho alguma noção. No 4-4-2 não.

 

On 6/14/2023 at 8:32 PM, GG. said:

O Amatuks vem fazendo novamente uma temporada muito boa, diferente da temporada anterior, quando teve dificuldades. E nesse 1º turno, a grande mudança foi no desempenho defensivo, já que o ofensivo está muito parecido.  Com certeza, você tem outras estatísticas para dizer onde sua equipe está sendo melhor do que a da temporada passada.

É bom que o Amatuks não entrou na espiral de mudanças táticas, como eu disse anteriormente. Espero que a equipe continue indo bem no returno.

Estou bem feliz com a temporada, ainda mais considerando que o elenco não melhorou significativamente do ano passado para esse.

A defesa é realmente onde a coisa parece ter se ajeitado melhor agora. Tenho minhas teorias sobre o que exatamente trouxe a melhora, mas vou esperar mais tempo para ver se a situação se mantém.

Também espero manter o ritmo. E gostei desse desenho tático meio fora do comum, se der para continuar com ele vou continuar.

 

On 6/15/2023 at 3:23 PM, AllMight said:

Bela primeira parte de temporada, e gostei do desenho tático, embora eu não vá usar nem nos meus mais fortes delírios com o FM, isso é muito fora da casinha para mim hahhahahhahaha

Boa sorte na sequência, e quando Khumalo volta para finalmente você conseguir vender ele? hahahaha

Eu gosto de jogar com umas coisas diferentes de vez em quando :D Não sei até quando vai funcionar, mas por enquanto está dando muito certo. Eu gostaria de manter o desenho (ou algo próximo dele) por muito tempo. A ver.

Sobre o Khumalo, rapaz... leve spoiler do futuro, mas ele tinha contrato encerrando e só aceitou renovar com uma cláusula rescisória bem abaixo dos valores que já tinham sido ofertados por ele. Que ódio desse jogador.

 

On 6/16/2023 at 1:11 AM, Herr Jones said:

De fora por 10-12 meses. LESÃO SEM GRAVIDADE. Imagina o que deve ser grave pros brother aí do DM do AmaTuks. HAHAHAHA

No mais, fez uma campanha magnífica na taça da liga e levantou um troféu contra um adversário de boa qualidade. É sinal de que o trabalho feito na base dos Tukkies tá demonstrando render bons frutos. Na liga, contudo, teve uma campanha bem mediana e não chamou muito atenção.

Bem, na temporada seguinte foi uma pena a eliminação contra o Orlando Pirates pelo contexto da expulsão injusta. Mas de qualquer forma, eles aproveitaram a vantagem numérica e souberam não se incomodar com a massiva posse de bola dos Tukkies, fazendo investidas ofensivas de forma bastante frenética. Ainda assim acho que o time foi bastante bravo de segurar até a prorrogação, mas correr 120 minutos com um a menos (por uns 90, não sei fazer conta abraços) é difícil mesmo e a parte física pesou bastante também.

Em contrapartida, apesar da queda precoce na taça da liga, o time vai muito bem no campeonato desta vez e faz uma campanha bem consistente na parte superior da tabela. Não sei se dá para ameaçar os times lá de cima, mas já evidencia que mesmo com as várias perdas que o time teve nestas últimas temporadas para o mercado árabe, as possibilidades de boas campanhas ainda podem sorrir bastante.

Eu só não dei risada quando vi esse "lesão sem gravidade" porque tava puto demais pra isso. Mas foi bizarro, realmente. Acho que eles só considerariam grave se ele tivesse que amputar a perna, sei lá.

Fiquei muito feliz com o título da taça da liga. É a competição menor entre as de elite do país e tal, mas é um título de primeiro escalão. Nosso único na história até aqui. Chegar nele com um time (quase todo) de garotos da base é legal demais. E mesmo quem não é da base, que já tava aqui quando iniciei, é quem tava numa equipe considerada candidata ao rebaixamento na segundona... Espero que seja o primeiro título de muitos, mas por enquanto ainda tô feliz só com ele.

Na temporada atual foi bem injusta a expulsão contra o Orlando Pirates. Foram uns 90 minutos com um a menos mesmo. Aí não teve jeito. Até achei bizarro ver que meu time teve toda aquela posse de bola, durante o jogo chegamos em 75% com dez homens... Mas não criamos muito não. Faltou o 11° jogador.

A campanha na liga está bem interessante. Espero que os árabes parem de nos incomodar. Podiam ir lá gastar uns milhões em jogadores da Europa, ouvi dizer que é o que eles gostam de fazer hoje em dia :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação
  • #Vini changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base [atualizado em 15/09] - Arquivar em 15/12
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...