Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação


Danut

Posts Recomendados

23 hours ago, Henrique M. said:

Uma pena que o grego não quer ficar, mas acho mais surpreendente ele ser convocado para a seleção grega jogando na África do Sul, não vejo algo similar ocorrendo na vida real. A temporada vai num ritmo mais tranquilo e agora é manter a pegada para continuar evoluindo.

Realmente, pouco provável um jogador da liga sul-africana figurando em uma seleção europeia. Mais provável que ele já saísse nas categorias de base para um país mais rico, né? Mas se o FM fosse totalmente igual à realidade perderia parte da graça. 

Depois do sufoco que foi a temporada anterior eu estou contente de ver que dessa vez não preciso ficar na ponta da cadeira em todas as partidas. Vou me contentar com uma posição a meio de tabela sem muitas emoções. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me atualizei aqui e já vi que houve um salto de desempenho da última temporada para essa. Bom ver isso acontecer justamente quando a prata da casa começa a integrar o time principal. Acho que o fantasma do rebaixamento vai passar mais longe nesse ano.

Gostei das táticas, adoto duas parecidas no meu save com o Zaragoza, com funções um pouco diferentes. Ver as suas me deu algumas ideias, inclusive.

Eu não sei porque um jovem grego iria jogar nas divisões de base de um time da África do Sul, hahuahua. O rapaz deve ter uma história de vida interessante. Uma pena que ele não queira ficar, é um jogadoraço.

Boa sorte!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 3/23/2023 at 9:47 AM, LuisSilveira said:

Me atualizei aqui e já vi que houve um salto de desempenho da última temporada para essa. Bom ver isso acontecer justamente quando a prata da casa começa a integrar o time principal. Acho que o fantasma do rebaixamento vai passar mais longe nesse ano.

Gostei das táticas, adoto duas parecidas no meu save com o Zaragoza, com funções um pouco diferentes. Ver as suas me deu algumas ideias, inclusive.

Eu não sei porque um jovem grego iria jogar nas divisões de base de um time da África do Sul, hahuahua. O rapaz deve ter uma história de vida interessante. Uma pena que ele não queira ficar, é um jogadoraço.

Boa sorte!

 

Sim, na temporada atual o time já está melhor. Eu achei que ainda teria mais uma temporada muito sofrida antes de virar a curva, mas os garotos estão me surpreendendo. Acho que a partir de agora o time não sofre mais ameaça de queda, nem esse ano nem nos próximos (pois a tendência é melhorar cada vez mais o elenco).

Na parte tática eu só tô mesmo incomodado que não consigo fazer o meia/ponta esquerdo render. O cara tá no top 3 de jogadores do clube em atributos, mas dificilmente joga bem (e numa das táticas sempre joga mal). Já tentei mudar a função e não melhorou, não sei se é algo do jogador mesmo ou do resto da tática em volta dele. Mas enfim, enquanto os resultados estiverem bons não vou mexer demais nisso, se ele continuar jogando mal azar.

O jovem grego é nascido em Pretória. Por isso joga aqui. Não é uma história tão misteriosa :P E realmente pena que ele quer sair, já tentei de tudo e não tá rolando renovação. Vai fazer falta.

 

----------

Pessoal, não larguei o save, mas estou em uma saga com o carregador do meu laptop. Ele estava falhando, então mandei arrumar. A empresa disse que arrumou, mas aí fui conectar ele no laptop e ele desligou na hora que conectei o carregador. Mandei de volta para arrumarem a cagada que fizeram e comprei outro versão chinesa no mercado livre enquanto espero. Esse segundo chegou hoje, só que não carrega (até diz que tá carregando, mas a bateria só cai).

Moral da história estou sem conseguir jogar FM porque meu laptop tá sem bateria e não tenho carregador. Nenhuma loja aqui nesse buraco de cidade vende carregador pro modelo então tenho que esperar arrumarem o que estragaram ou chegar um que funcione da internet. Espero estar com isso resolvido logo, mas é capaz de demorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Criou uma boa gordura contra o rebaixamento e o mais importante é que o desempenho está acima do que os pontos indicam. Agora é tentar equilibrar um pouco mais essa relação para garantir a permanência com sobras. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
On 3/29/2023 at 7:26 AM, #Vini said:

Criou uma boa gordura contra o rebaixamento e o mais importante é que o desempenho está acima do que os pontos indicam. Agora é tentar equilibrar um pouco mais essa relação para garantir a permanência com sobras. 

 

Sim, o rebaixamento já está a uma boa distância. Acho que esse risco já passou, tanto nessa temporada como para o futuro. Nossa briga agora começa a ser por buscar boas colocações na liga.

 

-------------

Pessoal, uma breve atualização sobre minha saga do carregador do laptop: no fim o problema já não era o segundo carregador, e sim o laptop mesmo. Ele estragou alguma coisa (possivelmente por culpa do primeiro carregador). Acabei tendo que levar o laptop numa assistência técnica especializada em outra cidade, e eles ainda disseram que estão muito cheios de coisa e a previsão deles é demorar uma duas semanas até eles chegarem no meu computador pra daí analisar o problema (e aí ainda tem que ver se é algo que dá para resolver). Moral da história: na melhor das hipóteses volto a ter meu laptop funcionando em umas três ou quatro semanas.

Com tudo isso o save vai entrar em pausa oficialmente agora. Espero conseguir voltar, mas vai depender da resposta da assistência quanto ao problema do notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória [em pausa]
  • Fujarra changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória [em pausa]

 AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S04E02 - Retomada

Olá pessoal. Depois de uma pausa forçada de pouco mais de dois meses devido a problemas que tive com meu notebook, estamos de volta. Com tanto tempo sem atualização, imagino que vocês não lembrem mais o que estava rolando, então vamos começar com um resumo da história:

  • Iniciei o save no comando do University of Pretoria FC, também conhecido por AmaTuks. O save é um desafio de base. A escolha do clube se deu porque a equipe da universidade inicia com infraestruturas muito acima do esperado de uma equipe da 2ª divisão sul-africana. E também porque uma equipe ligada a uma universidade, local de formação de jovens adultos, combina com a ideia de um desafio de base.
  • No primeiro ano do save o AmaTuks era visto pela imprensa como candidato ao rebaixamento, mas os veteranos do clube surpreenderam muito e levamos o título da divisão. O acesso acabou sendo providencial, pois - como fui descobrir após iniciar o save - a segundona africana não permite contratos acima de um ano para os jogadores. Na elite, essa restrição não existe, permitindo um planejamento de grupo de prazo mais longo.
  • No segundo ano, o desafio era se manter na elite depois desse acesso inesperado. Novamente conseguimos surpreender, conquistando uma excelente 9ª colocação (de 16).
  • A terceira temporada já foi bem mais sofrida. Com os veteranos cada vez mais longe do auge e os garotos ainda não chegando no mesmo nível, o AmaTuks ficou apenas com a 14ª colocação, escapando por pouco do rebaixamento. Foi uma temporada em que ficamos conhecidos como "os reis do confronto direto", pois vencemos só seis partidas na liga, justamente contra os dois rebaixados e uma das equipes logo acima de nós.
  • A quarta temporada é a que está em disputa no momento. Ela se iniciou com o que parece ser uma virada de curva por parte do clube, com alguns veteranos saindo de cena e os garotos da base começando a atuar no nível necessário para a elite sul-africana. Terminamos a primeira metade em 9º lugar, com 19 pontos - um aproveitamento de 42%.
    AMWts8Cp6DJiv_WbZFVeU24HT5uckaCigHG5r2pIV_OUL9_nEFNqnWlp1yl-r-tZOkW2vocwTdwzBR4as0OBcem6DisJvrwKbmpLlRE2NRZg34che8hBQeizmW4gXwy_aZ5_IBEzS-IyfCb6v6nfJwrWjqmtKA=w839-h572-no?authuser=0
  • Também disputamos no save as taças Sul-africana e da Liga, mas até aqui não fizemos nada que mereça destaque em qualquer uma delas. 

 

Feita a introdução forçada pela pausa, voltamos à programação normal, iniciando pela introdução que eu já tinha escrito dois meses antes:

Na última atualização vimos que o AmaTuks fez uma boa primeira metade de temporada na liga. Apesar do ataque ter marcado apenas cinco gols em treze partidas, conseguimos atingir 42% de aproveitamento até aqui - não é um número espetacular, mas está longe de ser campanha de rebaixado. O treinador também estava otimista sobre o futuro do clube, apostando que poderia atingir entre 49% e 55% de aproveitamento no segundo turno. Hoje vamos ver se essa aposta se concretizou. 

 

Taça Sul-africana

Antes de falar da liga, porém, vamos abordar nossa curta participação na taça sul-africana. Como já é de praxe, enviei apenas os garotos da base para a partida. Não pegamos um adversário tão complicado - eles jogam na segundona -, mas sem qualquer atleta do elenco principal nos faltou qualidade. Eliminação que incomoda a diretoria, mas que não me preocupa nem um pouco. 

AJFCJaVM1hZFgfJ42xT3pWqVD9tqGhQIWpKgHegrlZcZE41rpYBUbOVtHIVeugMO2s-9Y17LI4G3A5xrTRYLg1qrgaAfbqkd0EiFfDv17CymhHIl9PKUUqLPvfKzbtOlrslXA6UCiOoeXTxSxxqxgToDfC4Z9A=w404-h243-s-no?authuser=0

 

Primeira Liga

AJFCJaW3V0-pBSihowDGK8Dk87MEvIcXzSQDYV1MJd1IH-ikV_sdtYCF79HsWO6SpMb_RHVpChe3yKf6ZTkuzDoR1svYAVPDLNEdXYSdtcoEy_-DseFxXAN1JxLPH7eSw8i-PRjF85NKvrh8S9jiRuo63xeWWg=w951-h359-s-no?authuser=0

Começamos a segunda metade da temporada com um jogo sensacional no estádio do Orlando Pirates: o adversário perdeu um pênalti para abrir 3 a 0 no placar aos 85 minutos de partida, e aí nós fomos lá e buscamos o empate, com direito a gol no último lance.

No restante do período conseguimos mais resultados positivos do que negativos, o que me deixou bem satisfeito. O mais triste foi a derrota para os rivais do Mamelodi Sundowns dentro de nosso estádio - buscamos duas vezes o empate contra o time mais forte do país, apenas para sair derrotado com gol aos 90+3. Com o resultado são três derrotas em três jogos em casa contra o rival (fora de casa temos duas derrotas e um empate).

AJFCJaUjqWLxCNJhWm1H7kp_NPOfoL8Q_CIhRmUk

Iniciamos o último quarto da competição com uma derrota para o Maritzburg. Esse foi o último jogo que disputei antes da pausa no save. E também foi nossa última derrota na temporada, pois quando retomei o save o time voltou com tudo.

AJFCJaXJaEk5VQpT1thUORr_J_QecCfCoSYFXVNA00lsKZ8XULHOGRZ_uGoCrwM_3k0mJGNbUUzudmudTiZmMtK2eu-y_pJSVbmep3Si7xVr8U8Tx0dR6WsoLxAknJyrdu86krfymU8k8XjdGhOmSL0knN-q5Q=w440-h684-s-no?authuser=0

Foram seis partidas disputadas e cinco vitórias, incluindo um acachapante 5 a 1 fora de casa sobre os rivais do SuperSport United, num jogo que só não foi ainda pior para eles porque tivemos um atleta expulso no começo do segundo tempo. É nossa segunda vitória sobre o rival no save (a anterior havia sido pelo placar mínimo).

 

Classificação

AJFCJaUhUul5cqDFdyimpKyrXTRVy1_PYcK6vzmTBpYo1hxKpglXvCvNq3LfZfVS9DGwQ5z9M02fEBqVW6YuO4QV_qPK42dVreAFbnzzkbqAj0xMWwVZzBb763l2IW47-dX4iOZ5yToCZjYICmXnm8LstODhyg=w868-h577-s-no?authuser=0

Quando encerramos o primeiro turno eu disse que estava otimista com a equipe e que achava que seria possível buscar entre 49% e 55% de aproveitamento na segunda metade da temporada. Puxados por uma reta final espetacular nós superamos a meta: foram incríveis 66% de aproveitamento no turno. O resultado é um inédito 5º lugar e a melhor campanha da história do AmaTuks (melhor campanha anterior foi um 8º lugar dez anos antes).

E ainda fica a sensação de que podia ter feito mais, pois do jeito que a equipe vinha embalada não é exagero nenhum dizer que só não deu para levar a vaga continental porque o campeonato acabou antes.

Fundamental para a campanha foi o desempenho defensivo. Foram apenas 26 gols sofridos, melhor marca de toda a divisão. O ataque acabou sendo apenas mediano, mas também não fez feio quando comparado com as outras equipes da divisão (tirando o Sundowns, que marcou simplesmente 30 gols a mais do que todo mundo).

 

Elenco

AJFCJaWlmJvwbPW5R2K-8-4Pqq_Q-qDzNvDdB-MKmIKXm9BOSxh34Ys8dViDL7oR01c4DFwbmtV1SHo4VdxnvS8MjGK5nu56b1vqommBob0-tZHkeeiFzJOUnjUCTmH5vUkhIQH3HVZGVb0nDu4q5ZgTv1JS0Q=w932-h720-s-no?authuser=0

Não tem discussão: o melhor atleta da temporada foi Thomas Ispyrlidis. Nosso zagueiro terminou com média 7,33, valor muito alto para um jogador que não participa de gols. O grego foi o principal responsável por termos a defesa menos vazada da competição, se destacando especialmente pela excelente presença aérea. Ispyrlidis foi o jogador que mais ganhou cabeceios em toda a liga, e com grande distância sobre o resto.

AJFCJaUNNg7Ljg3fatkrNp4abUXE4DV-5cDys2nV8kABmMYb01lsZiXkljW1_yltRi2aTSUXcbRo7t0aWwezlqVjZxtVsC26w26_OEGJMRySKpxzNLMPZzDgBmF9IXsFKe9jyJubN9DV5VlYVQ4eaDLbZW3mxA=w704-h363-s-no?authuser=0

O detalhe é que minha equipe como um todo foi a segunda pior da divisão em disputas aéreas vencidas. Que o grego tenha sido o melhor da liga só mostra como ele é diferenciado. Ispyrlidis foi responsável por 37% de todas as disputas aéreas que minha equipe venceu. Sozinho.

O grego venceu 89% das disputas aéreas que entrou. O segundo melhor atleta da equipe foi seu companheiro de zaga, com 83 disputas vencidas e 63% de sucesso.

Ispyrlidis também foi o único atleta formado na base do clube a ter média acima de 7. Isso me deixou um pouco decepcionado. Minha avaliação ao jogar era que esse ano os garotos da base finalmente passaram a ser destaque, mas na avaliação do elenco os quatro outros jogadores com média alta são do grupo que iniciou o save. Ainda não chegamos lá em termos de protagonismo da base.

Tudo isso só me faz ficar ainda mais triste quando lembro que Ispyrlidis não demonstra nenhum interesse em renovar contrato com o clube, já estando inclusive a tentar forçar uma saída na próxima janela.

 

Fornada

AJFCJaVzGcpZLRaFuPZlec_w7S8JejhXvHJWkZGb

Aqui no save estamos acostumados a ter muitos atletas de potencial chegando na base do clube, e esse ano não foi diferente. O grande destaque é o técnico meia central Fernando Fothoane. Além dele, meus olheiros esperam muito de Andrew Van Wyk e Rendani da Silva.

A parte negativa fica por conta das personalidades. Ano passado tinha ficado feliz com a melhora nesse aspecto, mas esse ano voltamos a ter muitos atletas com personalidades ruins. Para tentar melhorar um pouco a situação evitei contratar alguns atletas de menos potencial e personalidade negativa, e fechei contrato com aqueles do fim da lista que tem personalidade positiva.

 

Parceria

Pedi para a diretoria buscar um novo clube satélite para o University of Pretoria, e eles conseguiram achar uma opção que encaixa perfeitamente no save: a School of Excellence, equipe da 4ª divisão local que basicamente existe apenas para formar jovens atletas:

Quote

A Escola de Excelência da Federação Sul-Africana foi criada em 1994. A escola identifica jogadores de talento em comunidades rurais e carentes e os prepara para uma carreira profissional nos campos de futebol. Todos os anos, 120 garotos de ensino médio de todo o país passam pela escola, onde são acompanhados por profissionais de topo que os auxiliam a desenvolver talentos, seja no âmbito futebolístico ou acadêmico.

Desde que foi criada, a escola já recebeu mais de 2 mil jovens. Aqueles que passam pela escola podem em breve estar disputando a bola nos campos nacionais e internacionais, como fizeram seus antecessores Steven Pienaar, Bernard Parker, Daine Klate, Bryce Moon e Masilo Modubi - todos egressos da escola.

(adaptado daqui - em inglês)

Achei a escolha de equipe uma coincidência muito legal. Afinal, se estou jogando um save de formação de jovens no clube da universidade, o que poderia ser melhor do que uma parceria com uma escola dedicada a formar garotos com talento para o futebol?

AJFCJaUmqfMVHe6tacm16Fq1Z9K_mfwzuSMuxW4FlmnJfe2VHk_bR4RJRtewAaa1uY2oBFDsbD8r7n_tT0JtA-bAuFAXVr-_tfYrln5dXdhE1Bg9R5fESfB0u85Mf_JSSGX5HU8l-AdT-5Fij7PBS8USvlpn5g=w984-h304-s-no?authuser=0

No FM, a School of Excellence tem infraestruturas de bom nível e um recrutamento jovem excelente. O único detalhe é que nossa parceria com eles é na verdade uma parceria que permite a primeira opção para a compra de atletas, algo que é teoricamente vedado pela proposta de ser um desafio de base. Mas eu acho que essa parceria faz sentido demais para se ater a formalidades nesse caso. Caso surja algum atleta na base do clube parceiro que venha a ter potencial para o AmaTuks, vou atrás de sua contratação. Não considero que isso quebre o espírito do save, dada a situação da parceria.

 

Notícias gerais

  • A diretoria aceitou melhorar nosso orçamento de treino das camadas jovens, que passou de bom para excelente.
  • Albert Zwane (22A) foi o artilheiro da liga sub-21, com 18 gols marcados em 23 jogos - o dobro de gols do segundo melhor marcador. Nossa equipe terminou a competição em 4º lugar.
  • Thomas Ispyrlidis (21G) foi convocado para a Eurocopa, se tornando nosso primeiro atleta a disputar a competição. O cara é diferenciado demais.
  • Fernando Fothoane (24A) se tornou o atleta mais jovem a disputar uma partida oficial pelo clube, com 15 anos e 15 dias. Uma marca que dificilmente será quebrada no save, e que se torna mais impressionante quando consideramos que o rapaz estreou jogando fora de casa contra um dos nossos maiores rivais (entrou com o jogo 5 a 0, mas isso a gente ignora).
  • Nelson Maluleke marcou o gol mais rápido da história do clube: foram 21 segundos até abrir o placar diante do Cape Town.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Retomada [atualizado em 30/05]

Muito melhor o aproveitamento nesta fase e conseguiste recuperação fantástica acabando num excelente 5° lugar. Para o ano queremos mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, Cadete213 said:

Muito melhor o aproveitamento nesta fase e conseguiste recuperação fantástica acabando num excelente 5° lugar. Para o ano queremos mais.

Fomos bem demais nesse turno. Mas vamos com calma com as expectativas. Todo mundo achava que o AmaTuks seria rebaixado, então esse 5º lugar está muito acima do esperado. Se chegar perto disso ano que vem novamente já estará ótimo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 5º lugar foi bom, mas se tivesse duas derrotas a menos teria terminado em terceiro lugar. Vida que segue e agora é preparar a equipe para se superar ainda mais na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Danut disse:

Fomos bem demais nesse turno. Mas vamos com calma com as expectativas. Todo mundo achava que o AmaTuks seria rebaixado, então esse 5º lugar está muito acima do esperado. Se chegar perto disso ano que vem novamente já estará ótimo. 

Acho que isso aqui resume bem a minha forma de pensar. Fez um ótimo campeonato, terminou bem acima das expectativas, agora é manter.

A questão que entra aqui para mim é o desenvolvimento dos jovens. Não sei como vai ser de uma temporada para a outra, mas é claro que a tendência em geral é ascendente, portanto se eles conseguiram fazer esse campeonato assim, é natural que evoluindo possam manter ou mesmo superar o desempenho. A questão é quando essa evolução vai acontecer, nunca fiz save de base mas imagino que seja algo pontual e a médio longo prazo né, não dá pra ver assim de forma tão imediata.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curiosamente, não sei se era um formato estabelecido em outras atualizações, mas gostei bem da forma como trouxe as informações. Achei sucinto e ao mesmo tempo não deixou nada importante de fora. 

O time está muito bem e realmente se tivesse uns metros a mais nessa corrida, teria terminado melhor. As perspectivas para o próximo ano são boas, especialmente pela fornada que chegou (ainda que exista a questão das personalidades), mas em YC tudo pode acontecer. 

Achei que fez todo o sentido a parceria escolhida. Em saves assim, é importante ter as regras, mas não precisamos ser tão rígidos a ponto de perder algo que cairia bem para a narrativa.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 hours ago, LC said:

O 5º lugar foi bom, mas se tivesse duas derrotas a menos teria terminado em terceiro lugar. Vida que segue e agora é preparar a equipe para se superar ainda mais na próxima temporada.

Verdade. Teria sido ótimo terminar em 3º e levar vaga continental, e não faltou muito. Mas é aquela coisa: o 5º lugar já é uma classificação muito acima do que era esperado, então não dá para ficar focando muito no "e se...". O que aconteceu já tá bom. 

Acho difícil que a próxima temporada supere o resultado dessa, considerando o que se esperava do clube. Mas vamos ver.

 

5 hours ago, Tsuru said:

Acho que isso aqui resume bem a minha forma de pensar. Fez um ótimo campeonato, terminou bem acima das expectativas, agora é manter.

A questão que entra aqui para mim é o desenvolvimento dos jovens. Não sei como vai ser de uma temporada para a outra, mas é claro que a tendência em geral é ascendente, portanto se eles conseguiram fazer esse campeonato assim, é natural que evoluindo possam manter ou mesmo superar o desempenho. A questão é quando essa evolução vai acontecer, nunca fiz save de base mas imagino que seja algo pontual e a médio longo prazo né, não dá pra ver assim de forma tão imediata.

Sim, se conseguir manter o clube nesse patamar tá ótimo.

Sobre o desenvolvimento dos jovens, no médio prazo a tendência da equipe é ir melhorando, realmente. Mas tem um ponto que puxa pra baixo no começo de um save de base que é a saída de cena dos atletas que já estavam no elenco. Se for olhar o desempenho do AmaTuks ainda é muito dependente dos jogadores que já estavam aqui quando cheguei, e esse pessoal não tá ficando melhor com o passar dos anos. É o contrário do que ocorre com os jovens, né. Então ficam essas duas forças puxando em direções opostas. Se o time vai melhorar ou piorar a cada ano por enquanto ainda é difícil de prever, depende do quanto os jovens melhorarem compensa os mais velhos piorando.

Nessa temporada que passou o resultado dessas duas forças foi claramente positivo. Os mais velhos não pioraram muito em relação ao ano anterior, e de outro lado tivemos alguns jovens se saindo bastante bem (tá, basicamente um jovem, o Ispyrlidis, mas ele foi tão bem que vale por uns três). 

O outro ponto a ficar de olho é a saída de jogadores né. O próprio Ispyrlidis já quer se mandar daqui. Se ele sair o time piora, porque não tem ninguém minimamente próximo do nível dele. Talvez em uns três anos tenha, mas hoje ele tá muito acima do resto. 

No fim das contas são vários fatores que impactam essa evolução da equipe. Se o time inicial for ruim, ela ocorre mais rápido (porque não se perde tanto com os mais velhos saindo). Se as finanças tiverem bem, tu consegue segurar mais os atletas que se destacam. E assim vai. No meu caso aqui acho que tá dando para notar uma evolução significativa de alguns garotos em prazos curtos, mas não chega a ser algo que atinge o elenco todo. Consigo apontar uns dois ou três que cresceram muito em uma temporada, mas o grupo como um todo ainda acho que é coisa para 2-4 anos para notar evolução significativa. 

 

20 minutes ago, GG. said:

Ótimo retorno e ótima campanha depois do 14º lugar na temporada passada. Vamos adiante.

Caiu bem essa parceria para o save. 

Foi uma campanha muito boa mesmo. Saltamos nove posições em um ano, é uma evolução muito grande para uma equipe que não contrata. Agora é tentar manter o time nesse patamar no futuro.

Achei essa parceria uma coincidência muito feliz. Espero ter a oportunidade de trazer algum garoto de lá (por enquanto só tem perna de pau no elenco deles, mas talvez os melhores já tenham sido levados por outras equipes). 

 

13 minutes ago, #Vini said:

Curiosamente, não sei se era um formato estabelecido em outras atualizações, mas gostei bem da forma como trouxe as informações. Achei sucinto e ao mesmo tempo não deixou nada importante de fora. 

O time está muito bem e realmente se tivesse uns metros a mais nessa corrida, teria terminado melhor. As perspectivas para o próximo ano são boas, especialmente pela fornada que chegou (ainda que exista a questão das personalidades), mas em YC tudo pode acontecer. 

Achei que fez todo o sentido a parceria escolhida. Em saves assim, é importante ter as regras, mas não precisamos ser tão rígidos a ponto de perder algo que cairia bem para a narrativa.

Boa sorte!

Sinceramente eu queria saber ser mais sucinto do que isso nos meus posts, acho sempre que ficam longos demais. Mas que bom que gostou.

Pois é, a fase final da equipe foi muito boa, uma pena que o campeonato acabava ali. Sobre o próximo ano, minha grande dúvida é como o time vai se portar se perder alguns jogadores (Ispyrlidis, basicamente). Mas vamos ver. Talvez convença ele a ficar (não custa sonhar). A nova fornada foi boa, mas ainda tem uma distância muito grande entre o nível atual dos jovens e o de um atleta pronto para nossa equipe principal. Tem que lembrar que estamos falando de uma divisão de elite, o nível do campeonato não é tão baixo assim. 

Essa parceria foi uma coincidência muito feliz. Eu sou bem dessa visão sobre as regras: elas são importantes para balizar o que se pretende do save. Mas também não dá para ser legalista ao extremo, a regra existe pra dar uma organizada na narrativa e na diversão. Nesse caso eu não veria sentido deixar de trazer gente de uma equipe que se encaixa tão perfeitamente na proposta apenas para seguir a regra de não contratar.

Obrigado :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu poderia ficar tripudiando pelos erros iniciais de configuração e escolhas de dir juvenil,mas não vou ficar trolando autor novo ainda mais sem experiencia em desafio de base 😅

A troco de que apareceu um Grego na sua base? Se fosse um hindu pelo menos...

Inveja da sua capacidade de melhorar o recrutamento.

Com relação a personalidade das fornada tenho quase certeza que a personalidade de toda equipe tecnica influencia. Na duvida ate olheiro cidadao modelo eu contrato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutes ago, Andreh68 said:

Eu poderia ficar tripudiando pelos erros iniciais de configuração e escolhas de dir juvenil,mas não vou ficar trolando autor novo ainda mais sem experiencia em desafio de base 😅

A troco de que apareceu um Grego na sua base? Se fosse um hindu pelo menos...

Inveja da sua capacidade de melhorar o recrutamento.

Com relação a personalidade das fornada tenho quase certeza que a personalidade de toda equipe tecnica influencia. Na duvida ate olheiro cidadao modelo eu contrato

hahaha, vai se catar. Cadê a moderação para dar uma advertência a esse membro aí que tá me zoando? Alô @CCSantos. :P :P

Sobre o grego, tu não é o primeiro a perguntar. O rapaz é nascido em Pretória mesmo, não é que a gente foi lá na Grécia buscar ele.

Eu escolhi uma equipe que tinha boas estruturas para o save né. Se tivesse pegado um time dos cafundós do país talvez a coisa fosse mais complicada, que nem certos outros saves de base que já tivemos na área. Mas depois de ter passado 29 temporadas em um save bugado em que era impossível melhorar a infraestrutura de base eu queria uma experiência mais rápida dessa vez.

Então, sobre a personalidade da equipe técnica, já li algumas versões conflitantes sobre a história. No mínimo todos concordam que a personalidade do diretor é a que tem influência mais forte. De qualquer maneira, minha equipe técnica é toda de equilibrado para cima. Só tem um que é "indiferente". Então não é isso que tá fazendo ter tanta gente acomodada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S05E01 - 90+Trauma

Na última atualização vimos que o AmaTuks conquistou seu melhor resultado da história com um 5º lugar na elite sul-africana. Agora vamos ver se o time consegue manter o ritmo na nova temporada. A expectativa dos jogadores é baixa - ficaram ofendidos quando sugeri que seria possível passar longe do rebaixamento -, mas o treinador está bem otimista.

Nessa atualização vou seguir um formato um pouco diferente. Como a África do Sul tem três competições eliminatórias diferentes, vou fazer uma atualização falando apenas da preparação para a temporada e dessas copas, deixando a liga para os dois posts seguintes. Depois me digam se gostaram dessa divisão.

 

Saídas
Começamos a temporada nos despedindo de Skudu Makudubela, que anunciou sua aposentadoria. O ponta de 34 anos foi muito relevante nas duas primeiras temporadas do save, mas o declínio físico veio. Foram 73 jogos pelo clube e 15 gols marcados - todos nas duas primeiras temporadas do save.

Quem também foi atingido pelo declínio físico foi Samuel Julies. Esse não saiu durante a janela de transferências, e sim em uma leva de dispensas que fiz em novembro. Julies foi um dos heróis do acesso, tendo papel importante também nas temporadas seguintes, por sua qualidade técnica e flexibilidade - do meio de campo para a frente, Julies só não fazia a ponta direita. Acabou perdendo espaço nessa temporada por conta do já citado declínio físico, e como tinha o segundo salário mais alto do clube achei que já não fazia sentido mantê-lo. Foram sete temporadas no AmaTuks, com 148 partidas, 33 gols, 26 assistências e 14 prêmios de melhor em campo.

AJFCJaWLgZ9pRf1zbC7r6lClxL6zeqApqihlTESM

Na mesma barca demiti também Nqubeko Dlamini, atacante de 29 anos. Esse não foi por declínio físico, e sim porque era meio ruim mesmo. Quando não tinha opções ele até chegou a ser titular, mas com os garotos se desenvolvendo preferi liberar o espaço no grupo. Foram seis temporadas no clube, 87 partidas, 18 gols, 6 assistências e 3 prêmios de melhor em campo.

Por último, a grande bomba da janela de transferências: acertamos a venda de Thomas Ispyrlidis. O grego ainda fica no clube até janeiro, mas depois disso vai seguir carreira na Bélgica. Eu já sabia que ele não ficaria muito tempo no clube - seu contrato expirava ao final da temporada -, mas estava disposto a abrir mão dos valores de transferência para manter ele aqui mais esse ano. Infelizmente o garoto quis forçar a saída, e aí prometi que aceitaria propostas a partir de 100 mil euros. O primeiro clube a ofertar esse valor foi o Orlando Pirates, mas como o jogador disse que não tinha interesse em ir para lá eu recusei a proposta. Várias vezes.

AJFCJaUt40w_r-_RUhGs44HjIG2ZsBiXKxERqr6c

Com o final da janela de transferências eu achei que tinha conseguido evitar a venda. Só não contava que logo depois começaria o assédio internacional. Corinthians, Sassuolo, Genk, Antwerp, Austria Viena e Standard de Liège, todos se mostraram interessados em levar o garoto. Acabei aceitando as propostas que atingiram o valor pedido e o atleta decidiu que irá seguir carreira em Liège.

Olhando com alguma distância do momento eu acho que foi um erro enorme ter prometido que venderia o rapaz por 100 mil euros. No momento que falei isso nossa maior venda tinha sido 5 mil euros, então parecia muita grana. Além disso, tomei por base a avaliação de valor do atleta. Mas acho que poderia ter conseguido um valor bem maior, ou pelo menos ter garantido uma participação em venda futura. Como a decisão já foi tomada, só nos resta apreciar os últimos meses do garoto no clube.

 

Taça Top 8

A 5ª colocação na edição passada da liga nos colocou pela primeira vez na competição. Extinta na vida real, a Taça Top 8 é um torneio de tiro curto que reúne as oito melhores equipes da liga no ano anterior. As quartas são disputadas em jogo único com mando sorteado, as semis são disputadas em ida e volta, e a final é jogo único em campo neutro (odeio torneio que inventa moda assim, os caras conseguem ter três regras diferentes para um torneio de três rodadas). Todos os participantes recebem 100 mil euros de premiação - exceto o campeão, que além do troféu leva 1 milhão de euros para casa.

Sendo um torneio disputado apenas pelas oito melhores equipes da liga, ninguém tem vida fácil. Mas também não precisava complicar tanto logo de cara: fomos sorteados para visitar o Mamelodi Sundowns, que além de nosso rival é também a equipe mais forte do país.

AJFCJaXdL7x5gsUcpy68rKlaiMdMyaugaIKHDLGp2ZhJaJ5E7Ak5-1Db-L1nxC8QrGsEqPWc0AS_jz_fKsvhwwozKnuyp-FngDZhU-EwSo7LOXAgiCyp4m9enbJmYWyW2pBwzpvhR-7PJ7SPQ3SVyLTWXpaQog=w458-h593-s-no?authuser=0

A partida começou com o adversário pressionando até abrir o placar, mas minha equipe mostrou muita personalidade e respondeu com a virada em curto espaço de tempo. Depois disso nos preocupamos mais em defender, o que fizemos bem até os 81 minutos de jogo, quando uma falha de comunicação na marcação deixou Mohlala livre para igualar o placar. 

Depois do empate do Sundowns voltamos a defender bem, e eu já estava pensando na prorrogação quando o adversário mandou um balão para a área, meu goleiro errou o tempo do corte de forma bizarra e Hlongwane só teve o trabalho de empurrar para as redes para garantir o delírio dos torcedores do time da casa. Essa é a segunda derrota seguida por 3 a 2 contra o Sundowns, ambas com o gol decisivo saindo em falha de meu goleiro aos 90+3.

 

Taça da Liga

Depois de anos sem dar muita bola para as competições eliminatórias por considerar que precisava poupar o time para a liga, dessa vez achei que minha equipe vinha bem o suficiente para poder se dar ao luxo de disputar a competição a sério. Só faltou combinar com os jogadores. Estreamos contra o Stellenbosch FC, que, embora seja uma equipe forte da divisão, não é nenhum Sundowns. Mas tivemos uma atuação ridícula e fomos eliminados com goleada.

AJFCJaWWnl7IrabdC_W7mjmRoxzjDIUVFhNzKrQPGAU7RkVy_BN5XB4xcQtETjJ77BrkVqPPJ3aRtQ0XDV405DLOWxx5yPXVqTu1_C9axMyAch_4-oiHWd_IXBa_UFNOSqwb20iwoH77-JVKfaa4JP2dbHTdag=w428-h628-s-no?authuser=0

 

Taça Sul-africana

Nossa última oportunidade de fazer alguma coisa nas competições eliminatórias se iniciou recebendo o Golden Arrows. O detalhe é que eles nos enfiaram 5 a 0 em jogo válido pela liga apenas três dias antes, então dá para imaginar que a confiança do torcedor tava nas alturas.

AJFCJaVV9G6JMVx-73-dNMrV3XYdtAWO9O2qs4Vzehi_6fQUXZ0UzQvNJnyVyFM3DrFcopMYTqkNfhqdmVZi6JFOlcQQQ3St7yws3vlkPn1WvMcyUt6S5PNM9Rvf12TzjI2Mtacm4Sp7IDAvJkIDBSSUw_OulA=w443-h472-s-no?authuser=0

A boa notícia é que jogamos melhor dessa vez. A má notícia é que ainda fomos a pior equipe e merecemos a derrota. Ao menos não foi goleada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: 90+Trauma [atualizado em 01/06]

Que taças...tudo para esquecer. Ainda deste luta ao Sundowns. Mas o mais importante vem aí. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As saídas me pareceram uma renovação natural do elenco - à exceção do menino grego ali. Também achei que podia ter sido mais "duro na queda", vendido o garoto mas enchido de cláusulas, colocado valores parcelados, porcentagem em futura venda etc porque qualquer ganho é importante, mesmo que fosse uma base pra negociar. Mas acho também que daqui por diante esse movimento de ser mais firme nas negociações vai ocorrer naturalmente.

E como é que o Corinthians soube do garoto? Digo...FM e o seu mundo globalizado à parte. A vida real podia imitar, tem um monte de africano que é rejeitado pela Europa e que teria tudo pra se firmar no futebol brasileiro.

Pena a eliminação nas copas, mas o lado bom é que agora pode se focar na liga que é o mais importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2023 em 18:46, Danut disse:

 Mas também não precisava complicar tanto logo de cara: fomos sorteados para visitar o Mamelodi Sundowns, que além de nosso rival é também a equipe mais forte do país.

🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

 

Em 01/06/2023 em 18:46, Danut disse:

Olhando com alguma distância do momento eu acho que foi um erro enorme ter prometido que venderia o rapaz por 100 mil euros. No momento que falei isso nossa maior venda tinha sido 5 mil euros, então parecia muita grana. Além disso, tomei por base a avaliação de valor do atleta. Mas acho que poderia ter conseguido um valor bem maior, ou pelo menos ter garantido uma participação em venda futura. Como a decisão já foi tomada, só nos resta apreciar os últimos meses do garoto no 

Eu tenho muita dificuldade de deixar esse tipo de jogador ir, especialmente por dinheiro de pinga

 

PS-

Em 01/06/2023 em 18:46, Danut disse:

Depois do empate do Sundowns voltamos a defender bem, e eu já estava pensando na prorrogação quando o adversário mandou um balão para a área, meu goleiro errou o tempo do corte de forma bizarra e Hlongwane só teve o trabalho de empurrar para as redes para garantir o delírio dos torcedores do time da casa. Essa é a segunda derrota seguida por 3 a 2 contra o Sundowns, ambas com o gol decisivo saindo em falha de meu goleiro aos 90+3.

Máfia das apostas, ta na cara

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

O time já começa a tomar cara de formado totalmente por atletas da base, com alguns veteranos abrindo passagem.

Uma pena a saída do grego, já que você se decepcionou com os valores, recomendo que já na primeira tentativa, pegue um valor ridiculamente alto, mas ainda plausível e veja ele se frustrar, mas dar um valor dentro do limite máximo que gostaria de ser negociado. Talvez o valor fosse bem maior do que esse daí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/2/2023 at 7:04 AM, Cadete213 said:

Que taças...tudo para esquecer. Ainda deste luta ao Sundowns. Mas o mais importante vem aí. 

Pois é. Nosso time não tem um histórico muito positivo nas taças até aqui. Esse ano achei que seria diferente, mas não foi o caso. Esperamos que a liga tenha um resultado diferente.

 

On 6/2/2023 at 8:03 AM, Tsuru said:

As saídas me pareceram uma renovação natural do elenco - à exceção do menino grego ali. Também achei que podia ter sido mais "duro na queda", vendido o garoto mas enchido de cláusulas, colocado valores parcelados, porcentagem em futura venda etc porque qualquer ganho é importante, mesmo que fosse uma base pra negociar. Mas acho também que daqui por diante esse movimento de ser mais firme nas negociações vai ocorrer naturalmente.

E como é que o Corinthians soube do garoto? Digo...FM e o seu mundo globalizado à parte. A vida real podia imitar, tem um monte de africano que é rejeitado pela Europa e que teria tudo pra se firmar no futebol brasileiro.

Pena a eliminação nas copas, mas o lado bom é que agora pode se focar na liga que é o mais importante.

Então, sobre a venda do zagueiro, o problema é que eu prometi para ele que iria vender por 100 mil euros, e aí com a promessa o preço dele ficou marcado como sendo esse. Daí a IA veio com propostas não negociáveis, que é o que geralmente ocorre quando o preço do jogador já tá definido. Inclusive me arrependi da promessa principalmente por não poder negociar valor futuro de venda nesse caso.

Teria sido muito melhor de outra forma, mas na hora que fiz a promessa tava com medo de desestabilizar um atleta relevante no elenco. E achei que os 100 mil eram um bom valor, depois que vi que não eram. Aí faltou experiência com os valores que são praticados na elite sul-africana.

Realmente, o Corinthians ficar sabendo dele é curioso. E sim, poderia mesmo ter um aproveitamento maior desse mercado por parte do futebol brasileiro.

Queria ter feito mais nas copas esse ano, mas paciência. Não estou perdendo noites de sono com elas. Que venha a liga.

 

On 6/2/2023 at 12:35 PM, Andreh68 said:

🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Eu tenho muita dificuldade de deixar esse tipo de jogador ir, especialmente por dinheiro de pinga

PS-

Máfia das apostas, ta na cara

Então, sobre a saída do garoto, eu acabei prometendo que ia vender ele porque fiquei com medo do atleta se desestabilizar durante a temporada. E no momento em que fiz a promessa eu achei que 100 mil era um dinheiro bom para nós, mas depois vi que tem muito mais dinheiro circulando na elite sul-africana. Faltou experiência com a liga, não tinha muita base e acabei fazendo um mau negócio.

Sobre o goleiro entregando, o pior é que ele tem muita moral no clube. Mas que isso aí foi suspeito, foi.

 

10 hours ago, Henrique M. said:

O time já começa a tomar cara de formado totalmente por atletas da base, com alguns veteranos abrindo passagem.

Uma pena a saída do grego, já que você se decepcionou com os valores, recomendo que já na primeira tentativa, pegue um valor ridiculamente alto, mas ainda plausível e veja ele se frustrar, mas dar um valor dentro do limite máximo que gostaria de ser negociado. Talvez o valor fosse bem maior do que esse daí.

Logo mais vamos ter só um ou dois atletas que não são formados na base. É a evolução natural desse tipo de save né. Falta os garotos mostrarem que estão prontos para assumir a bronca.

Então, sobre a saída do grego, o maior problema é que eu não tinha muita noção dos valores que são praticados na elite sul-africana. A nossa maior venda tinha sido uns 5 mil euros, eu olhei o valor do garoto lá em 100 mil e pensei "olha, se pagarem isso aqui tá ótimo". Deveria ter ido atrás de ver quanto os times realmente pagam pelos jogadores, pra ver que dava para tirar muito mais que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S05E02 - Não adianta chorar sobre o Ispyrlidis vendido

Na última atualização vimos que o AmaTuks não conseguiu um bom desempenho nas copas, tendo sido eliminado no primeiro confronto em todas as três competições disputadas. Hoje vamos ver como foi o desempenho no primeiro turno da liga, bem como falar das transferências de meio de temporada e da chegada dos novos garotos da base.

 

Primeira Liga

AJFCJaX-epVwDbb4xNLBXZrBg4QlnZSkhlx9IFWztLCy2ZR0gQSVGilzLfOcCtDx8T_i-mofYA2VC-UDwk8PZWIM5XL_oFWBTEGK5v38CyU7SkJEAO4ugoq6i5MhvWAcV7kMom48xLM-faZ1sxG0Y3qY4YWsdQ=w996-h423-s-no?authuser=0

Fizemos um primeiro quarto de liga interessante, com três vitórias, três empates e duas derrotas. Considero que tivemos um desempenho bem interessante no período. Talvez contra o Amazulu, por ser em casa, desse para esperar pelo menos um empate. Mas, de resto, perdemos contra uma das equipes mais fortes da liga, empatamos outros jogos complicados, e vencemos quem precisávamos vencer.

AJFCJaWIGpH5RilHs2eYJFu1J0yopY1oJ_27pBtTGS2PqCJ8HPw3RG2mHsQzlqdGGH6a0DEbQ-vDATuE0B3mYGHYShSy12B8WN_0A_EGXtFIgaTZU5Xxxb1_iXzKt6qoHhXk53pCY3kQ_5oesarEKhY9NL9PiA=w431-h498-s-no?authuser=0

O destaque fica por conta do empate com o Sundowns. Depois de duas derrotas seguidas com falhas do goleiro aos 90+3, agora fomos nós que comemoramos um gol nos acréscimos. E meu goleiro também teve seu momento de redenção ao segurar uma penalidade máxima.

A segunda, cinco minutos depois, ele não pegou, mas aí já era pedir demais. De qualquer maneira, saiu como o melhor jogador da partida - o que foi merecidíssimo considerando o tamanho da superioridade do rival.

AJFCJaWp4p-Sry1AmEZ_Qh_xG-G1rd8Af8rNwJJSHl-Z89zk3PK0bhXdHYkfP7dXYrlCuQetoi9SmvdhCV559mblxqIXSU3ZgggA7rkeS6kjAmcrJIf_vzvx-N5AT7jEtNGXjnhweMHGRCcR7CLCIqwYfYY0xQ=w792-h295-s-no?authuser=0

A segunda metade do turno foi de desempenho praticamente igual: as mesmas três vitórias, os mesmos três empates. Só mudou que, com um jogo a menos disputado, tivemos uma derrota a menos.

Por outro lado, essa metade de turno teve resultados bem menos "lógicos". Vencemos os fortes Cape Town City e Kaizer Chiefs - esse último, com direito a gol mais rápido do save, aos 16 segundos de partida. Mas perdemos de uma equipe que é no máximo mediana e empatamos com os quase lanternas Bloem Celtic e Cape Town Spurs. Esses empates doeram bastante, pois vieram em um momento em que minha equipe tinha tudo para subir na tabela.

 

Classificação

AJFCJaWFTgysc-TsXSBghtQQOEF_au1Aerysj2orB2XDqumGR8TW8SpNlxlklHrcXpK4Q29R4N11LHdZuMo2bncrOQoYqX6juc_ijZYew7YMU1jY7WyosoYoLVVa6fOhpYoRaxbqXJj6Tclix5yakTn0LQMT8g=w874-h573-s-no?authuser=0

Considero a 5ª posição um ótimo resultado da equipe. Estamos mostrando que o 4º lugar da temporada anterior não foi um acidente, e que o AmaTuks não tem mais nada a ver com a zona de baixo da classificação.

Ao mesmo tempo, fico um pouco chateado com os empates na reta final, pois com apenas três pontos nos separando do Maritzburg não há como não pensar que o clube poderia ter utilizado esses jogos contra os times da rabeira da tabela para buscar uma posição mais forte na briga pelas vagas continentais. A impressão que ficou é que a equipe sentiu a pressão quando teve a chance de chegar lá.

Também é preciso considerar que essa tende a ser nossa metade mais forte da temporada, pois disputamos ela com o estrela Thomas Ispyrlidis (21G) ainda no elenco. A partir de janeiro o garoto passa a jogar no futebol belga, e aí a nossa defesa perde muito em qualidade.

 

Transferências

AJFCJaXeENChJYOPs7SFDlyphP8jDuX2Agy32YmR

Como mencionei acima, janeiro viu a concretização da transferência de Thomas Ispyrlidis (21G) ao futebol belga. E se eu já estava meio chateado com os valores envolvidos na transação, vocês podem imaginar como fiquei depois de ver que o valor do garoto saltou para quase 4 milhões de euros assim que chegou ao novo clube. Essa talvez tenha sido a pior venda que já fiz no FM. Mas enfim, não adianta chorar sobre o Ispirlydis vendido.

O que também quase me fez chorar foi a situação de Sipho Kumalo (21A). Nosso ponta esquerdo titular atraiu a atenção de várias equipes da divisão durante a janela. Após alguma negociação, aceitei vendê-lo ao Orlando Pirates por um milhão de euros, valor que dobraria o caixa do clube. Só faltou combinar com o jogador, que acabou recusando a oferta.

Nesse momento pensei: "bom, era uma oferta irrecusável, mas pelo menos vou continuar contando com um jogador que é titular da equipe". Uma semana depois o jogador sofreu uma lesão grave e vai perder o restante da temporada. 

 

Fornada

AJFCJaXdQJPjyA9q5migInOBJTelIBarsVWbaYsG

Como de praxe, tivemos um bom número de garotos interessantes chegando ao clube. Dessa vez também fiquei feliz com as personalidades. Ainda tem alguns acomodados ali no meio, mas eles não estão entre os atletas de maior potencial.

Mauro Calcagno (25A) é o favorito do meu assistente, sendo um ponta de muita velocidade. Mas o diretor de futebol preferiu destacar outro ponta direito, Lucas Zulu (25E), mais técnico. Eu concordo com o diretor que Zulu parece ter mais futuro. Quem também merece atenção é a dupla de laterais, Lucas Radebe (25B) e Daniel Sanogo (25C).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Não adianta chorar sobre o Ispyrlidis vendido [atualizado em 03/06]

As personalidades melhoraram muito hein. Vc ja tentou usar aquele grupo de monitoria nesse save?

Quanto ao valor disparar na Belgica normal né. Nesse tipo e sempre bom tentar manter uns 35% do passe, mas acho que quando rola essa parada da conversa do valor a gente não  tem como utilizar esse artifício.

Nao quero ser seca pimenteira não, mas o segundo turno pode ser bem diferente. De qqer forma ser a segunda força não parece tão dificil, mas o SUndows parece outra prateleira mesmo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando aparecem as equipas europeias é complicado aguentar os jogadores. Vejo bons resultados, como o empate contra o Sundowns...mas talvez alguns empates a mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar das eliminações nas competições de mata-mata, na competição mais importante, o AmaTuks vem mostrando sua força, reforçando que a campanha da temporada passada não foi casual.

A perda do Thomas Ispyrlidis para o futebol belga poderia ter rendido mais, como vários colegas e até mesmo você já disseram, mas estou mais curioso sobre como será a perda técnica da equipe. Na próxima atualização já teremos ideia sobre isso, pois não há como repor com um novo contratado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação
  • #Vini changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base [atualizado em 15/09] - Arquivar em 15/12
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...