Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação


Danut

Posts Recomendados

Citar

Danut:

O que também quase me fez chorar foi a situação de Sipho Kumalo (21A). Nosso ponta esquerdo titular atraiu a atenção de várias equipes da divisão durante a janela. Após alguma negociação, aceitei vendê-lo ao Orlando Pirates por um milhão de euros, valor que dobraria o caixa do clube. Só faltou combinar com o jogador, que acabou recusando a oferta.

Nesse momento pensei: "bom, era uma oferta irrecusável, mas pelo menos vou continuar contando com um jogador que é titular da equipe". Uma semana depois o jogador sofreu uma lesão grave e vai perder o restante da temporada. 

Isso mata qualquer manager. Já aconteceu comigo a uns FMs atrás e recebi a oferta de 30M pelo jogador. O safdo não aceitou e no jogo seguinte se contundiu. Ficou 6 meses sem jogar. Dá uma raiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Danut disse:

Nesse momento pensei: "bom, era uma oferta irrecusável, mas pelo menos vou continuar contando com um jogador que é titular da equipe". Uma semana depois o jogador sofreu uma lesão grave e vai perder o restante da temporada. 

A sua sorte é comovente kkkkkkkkk

O resumo no post de retorno veio muito a calhar, pois percebi que fiquei um bom tempo sem conseguir acompanhar a história. Deu pra me inteirar e voltar aqui pra ver o AmaTuks até que bem na liga, mas sem habilidade alguma para eliminatórias, foi cada eliminação que miséria haahhaa

Sobre a venda do grego, bom, é normal vc vender um jogador pra europa e ele chegar lá com o valor BEM maior do que tinha no seu clube. Ainda assim, acho que 100m foi mal posto mesmo, talvez uns  500 mil vc conseguia. Geralmente jogador de futebol te dá 3 chances de acertar escolher um preço de venda, dá pra jogar um valor acima do que ele vale e ir ajustando.

Bom, terminou no top 8 (vou usar isso como base por causa da taça lá dos 8 times) novamente e isso é algo positivo. Acho que esses garotos vão ter futuro no AmaTuks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 hours ago, Andreh68 said:

As personalidades melhoraram muito hein. Vc ja tentou usar aquele grupo de monitoria nesse save?

Quanto ao valor disparar na Belgica normal né. Nesse tipo e sempre bom tentar manter uns 35% do passe, mas acho que quando rola essa parada da conversa do valor a gente não  tem como utilizar esse artifício.

Nao quero ser seca pimenteira não, mas o segundo turno pode ser bem diferente. De qqer forma ser a segunda força não parece tão dificil, mas o SUndows parece outra prateleira mesmo

 

Sim, bem melhores nessa temporada. Mas não vou me empolgar que outra vez já tinham melhorado também e no ano seguinte veio tudo ruim.

Sobre as mentorias, eu tenho usado sim. Mas os benefícios não são tão significativos. Não sei se eu tô fazendo algo errado ou se é só o processo que é lento mesmo. Tem um ou outro jogador que melhorou, mas vários continuaram com a mesma personalidade (até aparece notícia dizendo que ganharam aspectos positivos na mentoria, mas não o suficiente pra mudar a personalidade).

Concordo que é normal o valor disparar quando o cara chega na Europa. A gente vê isso acontecendo com jogador vendido por clubes brasileiros também. Mas realmente, nesse caso manter uma % do passe teria sido o ideal. Não tive como por ter prometido que aceitaria vender o jogador, mas da próxima vez eu não faço essa promessa. 

Não é tão difícil ser segunda força do país, realmente. Tipo, não acho que a gente esteja próximo disso, mas só porque é um save de base, não pela dificuldade em si. Já alcançar o Sundowns é outra história. Os caras venceram as últimas sete edições da liga e já tem três participações em finais da Liga dos Campeões no save (perderam as três, ok, mas ainda assim).

O curioso é que na vida real eles não eram tudo isso até uns poucos anos atrás. Tinha um bom número de títulos, sim, mas tipo dois ou três por década. Forte, mas nada absurdo. Já de 2018 pra cá eles venceram tudo no FM e na vida real também. Não sei o que aconteceu, mas provavelmente teve alguma injeção grande de dinheiro.

 

12 hours ago, Cadete213 said:

Quando aparecem as equipas europeias é complicado aguentar os jogadores. Vejo bons resultados, como o empate contra o Sundowns...mas talvez alguns empates a mais.

Sim, eu já esperava perder atletas quando começassem a se destacar. Só podia ter lucrado mais com a venda. Mas é parte do desafio de jogar em uma liga periférica.

O empate com o Sundowns foi ótimo, mas concordo que a equipe poderia ter empatado menos no geral.

 

8 hours ago, GG. said:

Apesar das eliminações nas competições de mata-mata, na competição mais importante, o AmaTuks vem mostrando sua força, reforçando que a campanha da temporada passada não foi casual.

A perda do Thomas Ispyrlidis para o futebol belga poderia ter rendido mais, como vários colegas e até mesmo você já disseram, mas estou mais curioso sobre como será a perda técnica da equipe. Na próxima atualização já teremos ideia sobre isso, pois não há como repor com um novo contratado.

Pelo que estamos mostrando na liga dava para ter feito mais nas competições eliminatórias. Mas paciência. Como tu disse o que mais importa é a liga. E é bom ver que não somos uma equipe de uma temporada só.

A saída do Ispyrlidis vai ser muito sentida. Quem entra no lugar dele está muito longe de ter o mesmo nível. Agora é ver se a equipe consegue dar um jeito de compensar essa queda na qualidade.

AJFCJaXMIHBn8aRqTaBU2HMQL0Zz5qvP5ylp8p-u

 

4 hours ago, LC said:

Isso mata qualquer manager. Já aconteceu comigo a uns FMs atrás e recebi a oferta de 30M pelo jogador. O safdo não aceitou e no jogo seguinte se contundiu. Ficou 6 meses sem jogar. Dá uma raiva.

Dá raiva mesmo, né? Mas o jeito é respirar fundo e aceitar que não era para ser. Quem sabe no futuro eu não consigo uma transferência melhor?

 

4 hours ago, Fujarra said:

A sua sorte é comovente kkkkkkkkk

O resumo no post de retorno veio muito a calhar, pois percebi que fiquei um bom tempo sem conseguir acompanhar a história. Deu pra me inteirar e voltar aqui pra ver o AmaTuks até que bem na liga, mas sem habilidade alguma para eliminatórias, foi cada eliminação que miséria haahhaa

Sobre a venda do grego, bom, é normal vc vender um jogador pra europa e ele chegar lá com o valor BEM maior do que tinha no seu clube. Ainda assim, acho que 100m foi mal posto mesmo, talvez uns  500 mil vc conseguia. Geralmente jogador de futebol te dá 3 chances de acertar escolher um preço de venda, dá pra jogar um valor acima do que ele vale e ir ajustando.

Bom, terminou no top 8 (vou usar isso como base por causa da taça lá dos 8 times) novamente e isso é algo positivo. Acho que esses garotos vão ter futuro no AmaTuks

kkkkkkkcrying

Mas calma que (spoiler) a história do Kumalo ainda vai piorar. Daqui a duas atualizações tu vai lembrar desse comentário.

Nosso time começou o save indo mal nas copas porque elas não eram prioridade. Normal. Mas agora parece que os jogadores não entenderam ainda que já dava para virar a chave, é cada exibição ruim nessas competições eliminatórias...

Então, meu problema sobre o valor de venda do grego foi que eu não tinha muita ideia mesmo do quanto de dinheiro circula na liga sul-africana. Achei que os 100 mil eram muita coisa, depois que vi que não. Mas também não acho que chegaria em 500 mil não, talvez uns 250. E olhe lá. O que eu devia ter feito era não prometer a venda, que daí pelo menos dá para negociar depois e garantir uma % sobre venda futura. Com o cara saindo para a Europa é o melhor caminho.

Calma que só postei a primeira metade da liga, rs. Ainda tem 15 jogos para cair fora do top 8.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S05E03 - A primeira vitória

Na última atualização vimos que o AmaTuks fez uma boa primeira metade de campeonato, ocupando a 4ª colocação e a apenas três pontos do vice-líder. Por outro lado, tivemos a saída da estrela da equipe, o zagueiro Thomas Ispyrlidis, além da grave lesão de outro atleta importante. Com tudo isso, a torcida estava apreensiva quanto ao desempenho no segundo semestre. Hoje vamos falar dos quinze jogos finais da liga.

 

Primeira Liga

AJFCJaVMl-wcAM7A0gKJAExmovDG04eM1wD-nzNjO8Uu-efaJsoSCfrSHqjhLNWQ5Z_khnh-4fAdwMpwPKcpSmoUcpFtNZZekueQ2r6OSFrRmXT6lBpToClCgerf1OHywO3K52iQXGuwpbRzw_JtLIYeOtN3BQ=w971-h435-s-no?authuser=0

Abrimos o segundo turno com uma goleada animadora. Aí levamos cinco a zero no jogo seguinte. Março começou com outra derrota e eu já estava ficando muito preocupado com o desempenho sem nosso deus grego, mas nos recuperamos com três resultados muito positivos. Primeiro uma vitória sobre o vice-líder Maritzburg. Depois um empate fora de casa contra outra equipe forte. E o ponto alto da sequência: vitória sobre o Mamelodi Sundowns.

AJFCJaVhlzsp6bEKNMdZAB17I0Wh4tcEHAlcc6qx0wNZPtBtgIb8NIx7BIAzRyxepH3DNoHKLA8d4MB37WFjM_xwh4szVMcuVQAB9sByXncdMVYJNIpbyQ7W-BuKcI9wsYdmGl1CTCn3RcEMgtctPPvHepz5eQ=w436-h473-s-no?authuser=0

Foi pelo placar mínimo, mas não é exagero nenhum chamar essa vitória de nosso melhor resultado no ano. Não apenas é a primeira vitória do AmaTuks sobre o rival no save (2 empates e 6 derrotas), como também encerrou uma sequência impressionante do rival fora de seus domínios: o Sundowns não perdia como visitante há 370 dias (3 empates e 22 vitórias). Ah, e ainda por cima foi a primeira derrota deles nessa edição da liga. Não vale título, mas nossa torcida certamente comemorou como se fosse um.

AJFCJaUdiPnQErWrS7MFwiHo39dd-DlMKLsLYnOtPF7BS6u5Fb-OhttndeAh3u7yQkrrP3l1AmwvDAHO5MgCP6PYGUx1hPxpgNcu1Gz8_YMYkqKIRbeGVLPi0Ep_fugVh_Ys5RmnAPSC7_RelZMYal60Ilk17Q=w927-h282-s-no?authuser=0

Na parte final da temporada voltamos a ter um desempenho mediano. Começamos com boa vitória, mas aí empatamos duas seguidas e ainda perdemos o outro clássico local, contra o SuperSport United. Esses resultados fizeram a equipe cair na tabela, e aí mesmo com vitórias sobre Chiefs e Celtic chegamos na última rodada sem nada para disputar. Desanimados e enfrentando um Cape Town Spurs em seu melhor momento no ano, acabamos encerrando a temporada de forma melancólica.

 

Classificação

AJFCJaWP8nC82tOxjqF7dZ-JRO4qhYsCNDzXVA-RkkQl15RJExKrn0E8nilRq8zRPS9qyBUT-7gIK1MwMd9c7y7ej5mVdRuP-YJibHmCnlLkJ5wBSSaoyJS02_0DHwO97qcWJVZX3NUpHQ8KWHiHyo1cOnLmVg=w873-h572-s-no?authuser=0

Chegamos a sonhar com a classificação continental, mas nunca entramos realmente na briga - sempre que ameaçava encostar, perdia pontos no jogo seguinte. No fim a 6ª colocação é justa para o que a equipe apresentou. E também não é ruim, pois consolida o AmaTuks como uma equipe de top8 mesmo após a saída de seu principal jogador. Claro que podemos olhar para alguns resultados e pensar que era possível fazer mais, mas estou satisfeito com o que apresentamos.

Para quem estava curioso em saber que diferença a saída de Ispyrlidis ia fazer, a resposta parece ser... nenhuma. Somamos os mesmos 24 pontos em cada um dos turnos. É óbvio que isso não significa que o time não perdeu qualidade com a saída do atleta, mas fico feliz de ver que conseguimos manter o desempenho.

 

Elenco

AJFCJaVydiqPhAEPbzgAxyiqwZGCpsaUFocqEk2Y

Nosso grande destaque na temporada (após a saída de Ispyrlidis) foi Kabelo Mzizi (21C). O veloz ponta direito de 19 anos mostrou que atributos não são tudo ao liderar a artilharia da equipe com 11 gols, mesmo tendo só 4 de finalização.

AJFCJaWGl9dkIldCXFv705liljn3OMdvoo2YJw4o

O outro destaque foi o sempre sólido goleiro Dumisani Msibi. Único jogador a atuar em todas as partidas da equipe na liga, Msibi não levou gol em metade delas, igualando o recorde da competição. Não por menos recusei uma proposta de quase 300 mil euros para levar o atleta embora.

 

Notícias gerais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: A primeira vitória [atualizado em 05/06]

poxa, pensei que com essa vitoria gigante a equipe terminaria mais alto na tabela, mas sem dúvida mostra que há umfuturo.

Esse Khosipula é tão bom que eu arriscaria ele algum dia de centroavante! Só não sei se marcaria algum gol de cabeça, afinal ele quase pula...😅🙈

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E continuou a boa forma. Podes te dar ao luxo de dizer que derrotaste o Sundowns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/06/2023 em 20:37, Danut disse:

Uma semana depois o jogador sofreu uma lesão grave e vai perder o restante da temporada. 

Hahahahahahhahahahahahahahahaha. Não é possível.

Começando pela última temporada, fez uma campanha no 2º turno muito boa, e por pouco não foi passear pelo continente já nessa temporada.

A saída de Julies, achei exagerada. Pelo que entendi, foi decisão porque não queria mantê-lo, e não decisão do jogador, mas acho mesmo que um cara dessa qualidade ainda poderia ajudar o clube por uma ou duas temporadas, ajustando sua função.

Nessa temporada, diria que não gostei do formato de uma atualização só para as copas, mas confesso que achei cômico a trágica atualização apanhando em três copas diferentes na estreia e ainda com a saída do principal jogador da equipe. Por falar no grego, nem achei a venda tão ruim assim... Claro que dava para ter colocado algumas cláusulas extras, principalmente de % da próxima venda, mas são 100mil, valor relevante para a equipe por um cara que sairia de graça ao fim do ano. O valor pular para quase 4M é normal, visto que agora está numa liga de maior visibilidade e com contrato longo, então não me preocuparia tanto com isso. Não é como se você fosse usar esse dinheiro pra trazer um substituto também.

O começo na liga está muito bom, e agora parece que a briga do Pretoria é na parte de cima mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez uma primeira temporada muito acima das expectativas e uma segunda temporada que manteve o ritmo, mesmo ficando na parte de baixo da tabela e aparentemente sem muitos riscos de rebaixamento. Na terceira a situação já foi completamente diferente e teve um flerte muito gostoso com a queda, mas deu sorte de vencer os confrontos diretos contra os candidatos à relegação e conseguiu se manter. O legal é que durante essa caminhada a gurizada já pôde se desenvolver um pouquinho melhor e aí facilitou bastante as temporadas seguintes, que o time já brigou lá em cima na tabela e parece interessado em competir internacionalmente.

Achei interessante a parceria com a School of Excellence, mas como eles tão muito abaixo em divisão não jogável (acredito) não deva valer muito a pena emprestar alguns jovens para ganharem rodagem. Outra coisa que melhorou bastante foram as personalidades dos jogadores da base, pouco a pouco vêm menos personalidades negativas (ou menos negativas), o que permite uma escala de desenvolvimento bem melhor para a gurizada. Boa sorte na sequência! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 hours ago, Andreh68 said:

poxa, pensei que com essa vitoria gigante a equipe terminaria mais alto na tabela, mas sem dúvida mostra que há umfuturo.

Esse Khosipula é tão bom que eu arriscaria ele algum dia de centroavante! Só não sei se marcaria algum gol de cabeça, afinal ele quase pula...😅🙈

Esse foi um semestre meio esquisito. Vencemos jogos muito complicados, mas aí entregamos os mais fáceis na hora que valia a escalada na tabela. No fim das contas acho que a classificação foi bem justa, não somos ainda tão bons assim. 

Sobre a piadinha infame, tu te inspirou no @Fujarra é?

 

6 hours ago, Cadete213 said:

E continuou a boa forma. Podes te dar ao luxo de dizer que derrotaste o Sundowns.

Sim, foi um bom ano. E essa vitória conta muito para nós, mesmo que não tenha mudado tanto assim na tabela. 

 

3 hours ago, Marcolation said:

Hahahahahahhahahahahahahahahaha. Não é possível.

Começando pela última temporada, fez uma campanha no 2º turno muito boa, e por pouco não foi passear pelo continente já nessa temporada.

A saída de Julies, achei exagerada. Pelo que entendi, foi decisão porque não queria mantê-lo, e não decisão do jogador, mas acho mesmo que um cara dessa qualidade ainda poderia ajudar o clube por uma ou duas temporadas, ajustando sua função.

Nessa temporada, diria que não gostei do formato de uma atualização só para as copas, mas confesso que achei cômico a trágica atualização apanhando em três copas diferentes na estreia e ainda com a saída do principal jogador da equipe. Por falar no grego, nem achei a venda tão ruim assim... Claro que dava para ter colocado algumas cláusulas extras, principalmente de % da próxima venda, mas são 100mil, valor relevante para a equipe por um cara que sairia de graça ao fim do ano. O valor pular para quase 4M é normal, visto que agora está numa liga de maior visibilidade e com contrato longo, então não me preocuparia tanto com isso. Não é como se você fosse usar esse dinheiro pra trazer um substituto também.

O começo na liga está muito bom, e agora parece que a briga do Pretoria é na parte de cima mesmo.

Não apenas é possível como a história vai piorar. Aguarde a próxima atualização. 

Sobre a saída do Julies: já que aqui não vai ter contratação de jogadores tu resolveu devolver as cornetadas em cima das tuas contratações cornetando as minhas dispensas? :P :P :P 

Brincadeiras à parte, eu não discordo totalmente que ele ainda poderia jogar de vez em quando, mas foi uma decisão pensando no médio prazo mesmo. Tenho uns três garotos de potencial bem interessante para o meio de campo. Já sabia que não tava fazendo uma campanha espetacular na liga. Vale a pena manter um cara que ganha um dos salários mais altos do elenco e que vai ocupar tempo de jogo que poderia ser dos garotos? Eu acho que não, prefiro já liberar o espaço para quem tem potencial para desenvolver e aí vir com mais força nos anos seguintes. 

Obrigado pela opinião sobre a atualização das copas. Até agora só tu te manifestou sobre isso, queria mais opiniões. Pessoalmente eu achei que esse formato me permite fazer atualizações um pouco mais curtas (em termos de quantidade de texto mesmo), que era um dos meus objetivos. Quanto ao desempenho nas copas, melhor nem comentar...

Sobre a venda do grego, eu não pedi cláusulas extras porque foi uma venda originada de uma promessa durante a temporada passada. Aí como tinha definido um valor para o atleta em decorrência dessa promessa os clubes só chegam com propostas já prontas. Inclusive não pretendo mais ficar fazendo essas promessas justamente para evitar isso. Concordo que o valor não foi tão absurdo na nossa realidade, não dá para comparar com os 4 milhões que ele passou a valer depois. Mas podia mesmo ter tirado uns 250 mil + 50% do lucro da próxima transferência, e isso já colocaria a transferência em outro patamar. 

É verdade que não gasto com contratações de atletas. Mas isso não significa que não precise de dinheiro. Desde que começou o save já perdemos qualidade nas instalações de treino, e a diretoria vem sistematicamente rejeitando meus pedidos de melhoria nessa parte (e em outras) por falta de grana. Então vender bem é fundamental para garantir o sucesso no longo prazo. 

Por fim, acho que tu comentou sem ver que tinha mais uma atualização, pois eu já postei o final da temporada na liga. 

 

3 minutes ago, Herr Jones said:

Fez uma primeira temporada muito acima das expectativas e uma segunda temporada que manteve o ritmo, mesmo ficando na parte de baixo da tabela e aparentemente sem muitos riscos de rebaixamento. Na terceira a situação já foi completamente diferente e teve um flerte muito gostoso com a queda, mas deu sorte de vencer os confrontos diretos contra os candidatos à relegação e conseguiu se manter. O legal é que durante essa caminhada a gurizada já pôde se desenvolver um pouquinho melhor e aí facilitou bastante as temporadas seguintes, que o time já brigou lá em cima na tabela e parece interessado em competir internacionalmente.

Achei interessante a parceria com a School of Excellence, mas como eles tão muito abaixo em divisão não jogável (acredito) não deva valer muito a pena emprestar alguns jovens para ganharem rodagem. Outra coisa que melhorou bastante foram as personalidades dos jogadores da base, pouco a pouco vêm menos personalidades negativas (ou menos negativas), o que permite uma escala de desenvolvimento bem melhor para a gurizada. Boa sorte na sequência! :)

Seja bem-vindo ao tópico Senhor Jones :D

A primeira temporada foi excepcional, e acabou sendo fundamental pro save. Se tivesse ficado na segundona, com contratos de no máximo um ano para os jogadores, talvez não tivesse save depois. Não sei mesmo como faria. Nesse sentido, a outra temporada chave foi a terceira, que realmente flertamos com a volta para a segundona. Superados esses momentos de perigo o resto do save deve ser mais tranquilo, mesmo que títulos ainda possam demorar para chegar. 

A parceria com a School of Excellence não envolve o empréstimo de atletas, apenas a prioridade de compra de jogadores deles. Mas se envolvesse eu não emprestaria igual, pois concordo com a tua avaliação. Aliás, os jogadores que eu vejo como sendo de potencial mais relevante eu não empresto nem para time da segunda divisão, pois prefiro que joguem na nossa base e se desenvolvam usando das nossas boas infraestruturas. 

As personalidades melhoraram nessa última fornada, mas ainda é cedo pra saber se é só sorte ou uma melhora que vai se repetir nos próximos anos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conseguiu uma qualificação muito boa ao término da liga, mesmo sem contar com o Ispyrlidis, algo muito diante do receio que a venda dele despertou. Bom mesmo foi o fim da sequência do Sundowns fora de casa.

Na imagem das partidas finais da temporada tem um fatansma branco na linha do Bloem Celtic. O que é aquilo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutes ago, GG. said:

Conseguiu uma qualificação muito boa ao término da liga, mesmo sem contar com o Ispyrlidis, algo muito diante do receio que a venda dele despertou. Bom mesmo foi o fim da sequência do Sundowns fora de casa.

Na imagem das partidas finais da temporada tem um fatansma branco na linha do Bloem Celtic. O que é aquilo?

Sim, eu fiquei com bastante medo com a venda do Ispyrlidis, mas no fim conseguimos repetir a campanha do primeiro turno mesmo sem ter ele. Mas pra não dizer que tudo está ótimo, tem uma coisa que eu nem me liguei na hora que postei aqui, e que chamou a atenção agora: enquanto no 1º turno tivemos saldo de gols de +10, no 2º turno o nosso saldo foi 0. A pontuação foi igual, mas essa diferença toda no saldo indica que o time piorou sim. 

Mas como futebol é resultado eu vou é comemorar a boa classificação e o fim da série do Sundowns :D

Sobre aquela linha branca ali, é só a continuação da lista de marcadores de gols da partida. Quando o primeiro gol é contra o meu FM por algum motivo troca a cor do restante da lista, e eu não consegui descobrir qual a linha que é responsável por definir que será branco nesse caso. Tem alguns outros lugares onde esse texto branco aparece, é meio irritante, mas já tentei resolver e não rolou. E aí decidi que me irrita menos ter isso assim do que continuar tentando resolver. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Danut disse:

Por fim, acho que tu comentou sem ver que tinha mais uma atualização, pois eu já postei o final da temporada na liga.

Foi isso mesmo, não vi que tinha outra página.

Fez um fim de temporada bem ok, consolidando o time ali na parte de cima.

Entendo que o time precisa de dinheiro para funcionar, claro, mas como o save é de base imaginei que não seja tão importante, pois os salários dos garotos em geral são baixos, mas nesse primeiro momento imagino que a situação financeira ainda seja mais pesada. Ainda assim, nem para mentorar os garotos o Julies serviria?

50 minutos atrás, Danut disse:

já que aqui não vai ter contratação de jogadores tu resolveu devolver as cornetadas em cima das tuas contratações cornetando as minhas dispensas? :P :P :P 

Jamais... mas é uma boa ideia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô com o @Marcolation nessa da atualização das copas. Era um texto que poderia se encaixar em outra atualização, eu acho, porque foi basicamente contar a história das saídas + 3 jogos. Porém, vale destacar que ficou assim em uma temporada onde você foi eliminado logo de cara nas competições. Como a África do Sul tem três copas, um ano bom nesse sentido pode encher mais o texto da atualização. Nesse momento com as eliminações rápidas, acho que caberia junto de outro texto; quando o time avançar mais, cabe um texto só para elas. 

Da turma que surgiu na fornada, tem bons prospectos em mãos e vamos ver se essa turminha vai manter os AmaTuks na parte de cima da tabela. Aliás, uma curiosidade inútil: Lucas Radebe é o nome de um jogador sul-africano famoso, que atuou pelo Leeds United. Uns caras que eram torcedores do time e fã dele, resolveram criar o Kaiser Chiefs (banda) em homenagem ao clube em que o jogador começou a carreira. 

A reta final mostrou que o time sente tecnicamente a falta do grego, mas tem brios e bola para se manter entre os 8 primeiros e parece que o time seguirá em um viés de alta. A conferir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, #Vini disse:

Aliás, uma curiosidade inútil: Lucas Radebe é o nome de um jogador sul-africano famoso, que atuou pelo Leeds United. Uns caras que eram torcedores do time e fã dele, resolveram criar o Kaiser Chiefs (banda) em homenagem ao clube em que o jogador começou a carreira. 

E complementando, foi o jogador sul-africano Kaizer Motaung, que jogou nos EUA na época do Pelé que criou o Kaiser Chiefs quando voltou para a África do Sul.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas também, na África não tem um torneio secundário à liga dos campeões africanos, aí fica muito disputado entre os três primeiros colocados, isso quando o país só privilegia o campeão local, como é o caso de países pequenos do continente.

Não que eu não ache certo. A meu ver dar vagas para no máximo um ou dois de cada país já está ótimo, mas por outro lado já vai te dando tempo para ir fortalecendo o time para a próxima liga e até mesmo a copa né.

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/06/2023 em 18:46, Danut disse:

Nessa atualização vou seguir um formato um pouco diferente. Como a África do Sul tem três competições eliminatórias diferentes, vou fazer uma atualização falando apenas da preparação para a temporada e dessas copas, deixando a liga para os dois posts seguintes. Depois me digam se gostaram dessa divisão.

Como você disse que o @Marcolation foi o único que opinou, aqui vai a minha.

No que diz respeito ao tipo de atualização, eu sou bastante flexível, diferentemente de outras coisas. Acho que o principal é você fazer uma atualização que se sinta confortável porque no fim das contas será você quem terá que atualizar o save seguidamente. E aí, pouco importa o tipo de post porque os leitores que quiserem acompanhar seu save acompanharão de uma forma ou de outra, desde que ele não seja, desorganizado. É assim que vejo essa questão. Já fiz saves com posts só de copas, já fiz posts com copas entre as partidas da liga e também já fiz com as copas e ligas juntas no mesmo post, mas separadas por competição.😉

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, #Vini disse:

Lucas Radebe é o nome de um jogador sul-africano famoso, que atuou pelo Leeds United. Uns caras que eram torcedores do time e fã dele, resolveram criar o Kaiser Chiefs (banda) em homenagem ao clube em que o jogador começou a carreira. 

Inclusive no ano 2000 o Radebe ganhou o prêmio Fair Play da Fifa por seus esforços para banir o racismo do futebol. Era parte de um movimento mais amplo contra o racismo, incluindo aquela campanha que aparecia na tela de carregamento dos CMs antigos (não lembro se FMs também):

Kick It Out on Twitter: "7/25 The 'Let's Kick Racism Out of Football'  campaign changes its name to Kick It Out in 1997 to reflect its work  tackling all forms of discrimination.

Depois a campanha mudou de nome e virou uma empresa com foco exatamente nessa mudança positiva:

Kick It Out (organisation) - Wikipedia

O próprio Radebe estava na db do CM 99/00, eu bizarramente sempre tentava contratar ele pro Flamengo e lógico que ele nunca quis ir.

Sobre a atualização, acho que o formato tem que ser o que o autor se sente mais confortável como disse o Gilson. Tá na linha de detalhar mais as partidas? Faz. Quer resumir mais e focar nos jogos mais importantes - por que não? Quer atualizar com 3 jogos apenas? Manda ver. Entendo que quem acompanha o save vai seguir acompanhando de boa. 

Os temores pela saída do grego acabaram não se confirmando, assim como o receio de que o desempenho na temporada anterior tinha sido por sorte ou coisa assim. O AmaTuks mostrou que está mais que consolidado na primeira divisão e que já olha muito mais pra parte de cima da tabela do que pra baixo. Que continue assim.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Essa história do Kumalo é suco de FM. E também acho curiosos a prevalência de atletas europeus nessa sua base.

Foi uma época pior que a passada em termos de classificação, mas começa a ser um sinal de que a qualidade da equipe está aumentando progressivamente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/6/2023 at 2:23 PM, Marcolation said:

Foi isso mesmo, não vi que tinha outra página.

Fez um fim de temporada bem ok, consolidando o time ali na parte de cima.

Entendo que o time precisa de dinheiro para funcionar, claro, mas como o save é de base imaginei que não seja tão importante, pois os salários dos garotos em geral são baixos, mas nesse primeiro momento imagino que a situação financeira ainda seja mais pesada. Ainda assim, nem para mentorar os garotos o Julies serviria?

Jamais... mas é uma boa ideia.

Quem nunca? :P

Gostei dessa temporada. Caímos um pouco em posição na tabela, mas ao mesmo tempo mostramos que não foi só um ano aleatório ali na parte de cima.

Eu não dou tanta bola para a capacidade do cara servir de mentor. Até faço mentorias, mas não ia manter um cara no clube só para isso não. Em FMs mais antigos talvez fizesse, mas o novo sistema de mentoria é muito mais fraco.

 

On 6/6/2023 at 2:30 PM, #Vini said:

Tô com o @Marcolation nessa da atualização das copas. Era um texto que poderia se encaixar em outra atualização, eu acho, porque foi basicamente contar a história das saídas + 3 jogos. Porém, vale destacar que ficou assim em uma temporada onde você foi eliminado logo de cara nas competições. Como a África do Sul tem três copas, um ano bom nesse sentido pode encher mais o texto da atualização. Nesse momento com as eliminações rápidas, acho que caberia junto de outro texto; quando o time avançar mais, cabe um texto só para elas. 

Da turma que surgiu na fornada, tem bons prospectos em mãos e vamos ver se essa turminha vai manter os AmaTuks na parte de cima da tabela. Aliás, uma curiosidade inútil: Lucas Radebe é o nome de um jogador sul-africano famoso, que atuou pelo Leeds United. Uns caras que eram torcedores do time e fã dele, resolveram criar o Kaiser Chiefs (banda) em homenagem ao clube em que o jogador começou a carreira. 

A reta final mostrou que o time sente tecnicamente a falta do grego, mas tem brios e bola para se manter entre os 8 primeiros e parece que o time seguirá em um viés de alta. A conferir.

Pois então, eu pensei que essa divisão faz sentido porque se for mais adiante nas copas vai ficar muita coisa para falar junto com a liga. Nesse momento realmente foram só três jogos rápidos, mas a minha esperança é que em outro momento faça sentido falar em separado. E também permite que eu fale um pouco mais sobre as transferências sem tanto medo de tornar o post gigantesco. Meu maior problema com esse formato é que como a terceira copa começa só lá em fevereiro eu acabo tendo que me adiantar no jogo antes de postar (e depois ficar um tempo sem jogar até os posts alcançarem onde estou no jogo). Mas acho que vou continuar assim por enquanto, nesse momento tô achando mais fácil de organizar o post nesse sistema.

Não fazia ideia dessa história do Lucas Radebe aí. Bem interessante.

Sobre a reta final, achei curioso que conseguimos o mesmo número de pontos nos dois turnos. Mas o saldo de gols foi bem diferente, ali deu para ver que o grego faz falta sim. Se conseguir se consolidar como equipe do top8 eu tô bem feliz.

 

On 6/6/2023 at 2:50 PM, GG. said:

E complementando, foi o jogador sul-africano Kaizer Motaung, que jogou nos EUA na época do Pelé que criou o Kaiser Chiefs quando voltou para a África do Sul.

 

Olha só, mais coisa que eu não sabia.

 

On 6/6/2023 at 3:05 PM, felipevalle said:

Mas também, na África não tem um torneio secundário à liga dos campeões africanos, aí fica muito disputado entre os três primeiros colocados, isso quando o país só privilegia o campeão local, como é o caso de países pequenos do continente.

Não que eu não ache certo. A meu ver dar vagas para no máximo um ou dois de cada país já está ótimo, mas por outro lado já vai te dando tempo para ir fortalecendo o time para a próxima liga e até mesmo a copa né.

Eu vou admitir uma coisa: até esse momento eu não sabia que só tem uma competição continental na África. Como eu nunca cheguei lá não me preocupei muito em ver como funciona essa parte ainda. E estaria mentindo se dissesse que alguma vez já me ocupei com isso antes de começar o save.

 

On 6/6/2023 at 4:39 PM, GG. said:

Como você disse que o @Marcolation foi o único que opinou, aqui vai a minha.

No que diz respeito ao tipo de atualização, eu sou bastante flexível, diferentemente de outras coisas. Acho que o principal é você fazer uma atualização que se sinta confortável porque no fim das contas será você quem terá que atualizar o save seguidamente. E aí, pouco importa o tipo de post porque os leitores que quiserem acompanhar seu save acompanharão de uma forma ou de outra, desde que ele não seja, desorganizado. É assim que vejo essa questão. Já fiz saves com posts só de copas, já fiz posts com copas entre as partidas da liga e também já fiz com as copas e ligas juntas no mesmo post, mas separadas por competição.😉

Depois o Vini também deixou a opinião dele :D

Por enquanto vou usar esse sistema com as copas em separado mesmo. A próxima atualização já vai usar bem esse espaço extra que as copas ganham com um post só delas. Aí depois eu vejo se continuo.

 

On 6/6/2023 at 4:46 PM, Andreh68 said:

Concordo com o @GG.

Ate pq dependendo da temporada as vopas podem assumir outro peso.

Pois então. Será o caso da próxima temporada. #spoiler

 

On 6/7/2023 at 6:58 AM, Tsuru said:

Inclusive no ano 2000 o Radebe ganhou o prêmio Fair Play da Fifa por seus esforços para banir o racismo do futebol. Era parte de um movimento mais amplo contra o racismo, incluindo aquela campanha que aparecia na tela de carregamento dos CMs antigos (não lembro se FMs também):

Kick It Out on Twitter: "7/25 The 'Let's Kick Racism Out of Football'  campaign changes its name to Kick It Out in 1997 to reflect its work  tackling all forms of discrimination.

Depois a campanha mudou de nome e virou uma empresa com foco exatamente nessa mudança positiva:

Kick It Out (organisation) - Wikipedia

O próprio Radebe estava na db do CM 99/00, eu bizarramente sempre tentava contratar ele pro Flamengo e lógico que ele nunca quis ir.

Sobre a atualização, acho que o formato tem que ser o que o autor se sente mais confortável como disse o Gilson. Tá na linha de detalhar mais as partidas? Faz. Quer resumir mais e focar nos jogos mais importantes - por que não? Quer atualizar com 3 jogos apenas? Manda ver. Entendo que quem acompanha o save vai seguir acompanhando de boa. 

Os temores pela saída do grego acabaram não se confirmando, assim como o receio de que o desempenho na temporada anterior tinha sido por sorte ou coisa assim. O AmaTuks mostrou que está mais que consolidado na primeira divisão e que já olha muito mais pra parte de cima da tabela do que pra baixo. Que continue assim.

 

Povo me ensinou bastante coisa aí sobre história do futebol sul-africano/jogadores sul-africanos. Eu não sabia de nada disso.

Obrigado pela opinião sobre as atualizações.

Então, sobre a saída do grego, a gente conseguiu repetir o mesmo número de pontos. Por outro lado, o saldo de gols foi de +10 no primeiro turno a 0 no segundo. É muita diferença de saldo. Não se traduziu em diferença de pontos dessa vez, mas me deixou um pouco mais preocupado com o próximo ano. De qualquer maneira, concordo que nosso time hoje olha para o alto da tabela, sem aquela preocupação com o rebaixamento que tinha nos primeiros anos.

 

On 6/8/2023 at 12:09 PM, Henrique M. said:

Essa história do Kumalo é suco de FM. E também acho curiosos a prevalência de atletas europeus nessa sua base.

Foi uma época pior que a passada em termos de classificação, mas começa a ser um sinal de que a qualidade da equipe está aumentando progressivamente.

 

Suco de FM essa história do Kumalo vai ficar na próxima atualização. Só aguarda.

Realmente tem vários europeus na base. Não sei se é algo que se vê em todos os times da África do Sul ou se tem alguma razão particular. Não temos nenhuma parceria com equipe europeia, nem conhecimento particularmente alto sobre o continente. E são todos atletas com dupla nacionalidade né. Imagino que seja só um reflexo da população local mesmo.

Caímos na tabela, mas acho que isso não é tão relevante. Mais importante é mostrar que conseguimos continuar lá em cima mesmo com algumas saídas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S06E01 - Confiança recompensada

Na última atualização vimos que o AmaTuks terminou em 6º lugar na liga, o que foi considerado pelo treinador como um bom resultado. Hoje vamos falar das mudanças no elenco para a temporada 2026/27 e do desempenho nas três copas disputadas. Já adianto que esse post acabou indo numa direção menos objetiva que os demais, ficando também mais extenso. Quem gosta de histórias mais detalhadas do que acontece nos saves recomendo tirar o tempo para ler com calma.

 

Transferências

AJFCJaUXEtpdnKtTiKcqEL4rHTRgQxgm-K391MBS

Com os mais velhos da base chegando aos 19-20 anos, começa a ficar claro quem não vai atingir o nível para nossa equipe principal. Assim, deixei sair um número considerável de atletas dessas primeiras gerações. Destaque para Puleng Kekana (21B), uma das maiores promessas, que chegou a fazer 29 jogos pelo clube nas três primeiras temporadas (9 gols), mas estagnou completamente em termos de atributos - certamente por conta da personalidade acomodada.

Aliás, as personalidades acomodadas têm se mostrado um problema no desenvolvimento dos garotos. Tivemos vários que não evoluíram e saíram em final de contrato (por isso o FM não mostra na lista de transferências), a maioria deles atletas com personalidade semelhante à de Kekana.

Quem também saiu em final de contrato foram os atletas Christopher Mbhele e Wandile Ndunazaki, que ainda faziam parte do grupo inicial do save. Os dois tinham 26 anos e poderiam ficar no clube um bom tempo, mas não apresentaram o suficiente para justificar o espaço no elenco.

AJFCJaVpFOAPB-xUgnOcGHa2J_wMRCde1Cd11lWZ

Os atributos dele nem são tão ruins, mas o desempenho sim. Na melhor temporada pelo clube Mbhele terminou com nota 6,68.

Seguindo na janela, tivemos a venda de Thabiso Letlotlo (23K) ao Cape Town Spurs. A diferença desse caso para os demais é que Letlotlo é menos uma promessa não realizada e mais um atleta que ainda jovem eu não vejo potencial para chegar na equipe principal, mas que outros clubes acharam bom o suficiente para fazer propostas. Ano passado tivemos uma venda semelhante, e acredito que nos próximos anos esse tipo de venda de garotos de 17 ou 18 anos por 15 a 45 mil euros se torne mais comum. No futuro, não pretendo ficar detalhando essas transferências. Caso algum deles venha a superar a expectativa e se destaque em outra equipe, vou trazer a informação para cá. De resto, não são suficientemente importantes.

Encerrando a janela, tivemos ainda a saga de Sipho Kumalo (21A). Para os leitores que não lembram, na última janela eu aceitei uma proposta de quase 1 milhão de euros para vendê-lo, mas aí ele recusou ir embora e acabou se lesionando na sequência. Pois bem. Recém recuperado de sua lesão, o atleta atraiu o interesse do Kaizer Chiefs. Novamente chegamos no 1 milhão de euros na negociação. Novamente o jogador se recusou a ir embora.

Só que o Kaizer Chiefs insistiu no assunto, apresentando nova proposta. Percebendo que eles estavam muito interessados no rapaz eu joguei a negociação lá para cima. Para minha surpresa, chegamos em 2 milhões de euros para levar o atleta. O dobro do que temos nos cofres do clube. Um dinheiro que nem sonhava em receber nesse momento. E aí, enquanto eu esperava ansiosamente para ver se dessa vez o jogador fechava contrato, veio a bomba:

AJFCJaXYQYTI4HIx2R6eu4-ykMgzmqQqBMuSni9w

Ainda por cima o FM resolveu tirar uma com a minha cara, avisando que o jogador sofreu uma lesão sem gravidade. Só estourou os ligamentos do joelho e vai ficar UM ANO sem jogar futebol. Somando com a lesão anterior, serão quase 18 meses sem atividade para uma promessa de 19 anos. Perdemos um negócio excelente e ainda vamos ficar com um garoto que nunca mais vai ser o mesmo. 

AJFCJaVxYifkIEuMRRH12aAph-ZL-TwFwwk31KiE

Encerrando o tópico das transferências, tivemos nossa maior negociação (concretizada...) com a venda de Kabelo Mzizi (21C) ao Al-Ettifaq, em negócio fechado no mês de novembro. O ponta direito foi nosso artilheiro e destaque na última temporada, mas agora estava mais preocupado em forçar a saída e fazia uma temporada bem ruim. Além disso, tinha uma cláusula rescisória de 700 mil euros. Depois de muito negociar os árabes concordaram em pagar 550 mil à vista mais 100 mil em cláusulas e 40% do lucro da próxima transferência. Um negócio que acaba sendo melhor do que esperar alguém pagar os 700 mil, até porque seu valor de mercado já subiu bastante depois da chegada ao novo clube.

 

Elenco

AJFCJaWmPQBxIbz1XDfqNkkSV5o3dxFH64OwJXLH

Como faz algum tempo que não trago o elenco completo, achei que era uma boa hora para mostrar esse panorama mais geral da equipe. O print é do mês de dezembro, então alguns garotos já subiram em relação à avaliação de início de temporada. Em todo caso, dá para ver que nosso setor mais fraco é a defesa, onde bem poucos jogadores se destacam.

E sim, o grande destaque da equipe é o Sipho Kumalo (21A). Aquele que estourou os ligamentos e só joga ano que vem. Mas não tô chateado com isso não. Imagina.

 

Taça Top 8

AJFCJaWnAwJhPGNlAWodMb0h46NLDieEc8HF_O6eE-f-ve4Fch-pqeJIbR0z7gZ53edePl59_cBLHaliwhH3KAHua0Ya_1kHA04WoNGWjXjPPnN_k5NkP82TmSLubutNqTG0fqqaiCkWIZBPxtkQQJ5LhfNypQ=w449-h591-s-no?authuser=0

Passando para as competições, começamos a temporada com nossa participação relâmpago na Taça Top 8. Foi um jogo em que começamos melhor, mas eles marcaram na primeira finalização. Dez minutos depois meu volante deu um carrinho criminoso e foi expulso. Para piorar, a cobrança da falta resultou no segundo gol do adversário. Aí já era. O Golden Arrows já havia nos eliminado na Taça Sul-africana na última temporada e volta a levar a melhor no confronto.

 

Taça da Liga

Aqui eu vou precisar fazer uma breve pausa na narrativa dos resultados para contar a história de um de nossos jogadores, o atacante Ayanda Hendricks (22F). Peço também que os leitores prestem especial atenção nos próximos parágrafos. Sei que o post está com bastante texto, mas essa é uma história que merece ser compreendida e que precisa de algumas linhas para chegar lá.

Ayanda Hendricks (22F) surgiu na base do AmaTuks em 2022. Na temporada 22/23, fez barulho jogando pelos times de base - 25 gols em 27 jogos -, mas só marcou um na equipe principal, e tudo parecia indicar que a estrela daquela geração seria Albert Zwane (22A), que aos 15 anos já tinha atributos bem interessantes. Isso se é que algum dos dois chegaria a ser titular no time principal, pois naquele momento todos esperavam muito de Puleng Kekana (21B) - e que, por ser um ano mais velho, começava em vantagem.

Só que tanto Kekana - vendido nessa atualização, inclusive - quanto Albert Zwane são jogadores acomodados. Nenhum dos dois se desenvolveu como esperado até aqui, e aí a vaga de titular sobrou para o equilibrado Ayanda Hendricks. E digo que a vaga "sobrou", pois num primeiro momento eu não confiava no jogador, que só foi escalado na base do "se não tem tu, vai tu mesmo".

AJFCJaVlfN8ZVKKS6e8j4LacVrYRCZmPIkJOuMuY

A primeira temporada do jogador como titular da equipe principal não foi muito notável, com nove gols e cinco assistências. Já tive atacantes piores, mas também já vi produzirem bem mais. Cheguei a escrever numa resposta de comentário que havia notado que meu atacante aparece em boas posições, mas que ele tinha dificuldade em concretizar as oportunidades.

Na temporada 24/25 (a última antes dessa que estou postando agora) o jogador começou melhor. Precisou de apenas dezesseis partidas para marcar os mesmos nove gols que levaram trinta jogos na temporada anterior.

AJFCJaXjFk7DKsiMCWLyeLTLEZuwghnuwiH54MbX

Só que aí ele entrou na pior fase que eu já vi um atacante meu entrar. O cara não fez nada o resto da temporada. Continuou sendo titular, porque eu via ele aparecendo nos lugares certos, via que o time criava mais perigo com ele em campo. Mas nada dava certo. Em quinze jogos Hendricks não conseguiu marcar um mísero gol. Ou mesmo dar uma assistência.

Vem então a temporada atual. Só vou trazer os resultados da liga na próxima atualização, mas já adianto a participação de Hendricks na competição até o mês de novembro: quatro jogos (perdeu alguns por lesão), zero gols, zero assistências. Também foi titular na Taça Top 8, onde perdemos por 3 a 0 - obviamente, Hendricks não fez gols na partida. Os jornais locais já sugerem a instalação de um relógio no estádio. Na última contagem, passamos de 33 horas sem gols do atacante.

E o treinador continua apostando no jogador. O time cria mais chances quando Hendricks está em campo, é o que ele sempre diz.

Chegamos então na Taça da Liga, competição disputada pelos 16 clubes da elite sul-africana em formato de mata-mata de jogo único. O AmaTuks estreia contra o TTM. Hendricks está lá, como sempre, escalado para comandar o ataque. Os 90 minutos terminam com um empate em 1 a 1. Hendricks não marcou o gol, mas consta da ata da partida como autor da assistência. Sua primeira em nove meses. Tinha gente que ainda não era nascida quando o jogador participou de um gol pela última vez.

AJFCJaWFtdc2Q8_Yh3zCAVSXdEVs3JEvN5hQ2Xlm

Mas a situação piora. Eu enfatizei que o jogador "consta da ata da partida como autor da assistência" pois essa é a única forma de descrever sua participação no gol como positiva. Na verdade, o que aconteceu é que Hendricks estava perdido na pequena área em posição de impedimento quando seu companheiro de equipe mandou uma bola na trave. Ela voltou para o meio da confusão, o zagueiro não conseguiu tirar, e Hendricks teve a chance de empurrar a centímetros da linha do gol. Só que ele furou a conclusão. A bola deve ter raspado no seu pé - daí ter contado como assistência - antes de sobrar para Maluleke colocar na rede. Ainda demos muita sorte que o bandeirinha não anulou.

Em todo caso, merecida ou não, o fato é que o jogador voltou a ter participação em gol depois de nove meses sem fazer nada. Talvez fosse o que precisava para voltar ao seu melhor futebol, não? Um momento para trazer aquela injeção de confiança.

Bem, voltando ao jogo, como os 90 minutos encerraram empatados, as duas equipes seguiram para a prorrogação. Nela, nenhuma das equipes balança as redes - nossa maior chance é anulada por impedimento de Hendricks. Chegam os pênaltis. O TTM desperdiça a primeira cobrança. Hendricks tem a oportunidade de nos colocar em vantagem logo no início da série. Ele corre pra bola, bate firme, rasteiro, e acerta a trave.

AJFCJaWGaSECybME7720YpiFwF_vAgANoWYMo7_EQjdjFNOfKdzMLlBIqRdPE8f8BscfYJdSEbisI2STRYLVLcOheF27RtKE14_HqO-YFqnHVf68XrJmlJGrezRLW3bD94k5ZBdH9WRHgp0_9PuKUxyKr6sUsg=w360-h698-s-no?authuser=0

Felizmente temos um goleiro de nível de seleção que acabou pegando as duas últimas cobranças do adversário, garantindo nossa classificação para enfrentar o Orlando Pirates.

O jogo de quartas de final foi daqueles difíceis de se assistir. Entramos em campo com o objetivo claro de levar a disputa até os pênaltis, e foi exatamente o que aconteceu.

AJFCJaVMgdWXbj2HH2MWoCTrVfzC903vB9_ycQPSLqXhvWVjJDP0MjGzmSoBynH4vrJaxEb2aly50NbnGvCtpsRKpQa3v4XsTQMOaNEFIzhvcShz3-S4EXD3ihIVjJ6r589G6FBh6JgoohbdNRqQHyzCAxgAyg=w360-h434-s-no?authuser=0

Chegando na marca da cal, mais uma vez abrimos as cobranças com Hendricks. Ele toma grande distância, corre pra bola e... mete a meia-altura, naquela zona que qualquer goleiro do mundo pega.

AJFCJaVa_bMd6fxuas6yHDQVFHq35AEL_CdaVgUcVCjKjdFbQhzSZ3A80gF5yCSF-2r721ZMgqQwnWrHWHNaxw6aD1BA--n4kiSMsGucjUsWhD2eweEN_Qi0OCln-3ryjtUnFpEwCGgsSbkuNbG-c98wxC23FQ=w360-h375-s-no?authuser=0

Mais uma vez, somos salvos pelo nosso goleiro, que inclusive converteu nosso último pênalti, já nas alternadas.

Chegamos então na semifinal da Taça da Liga. Só por isso, já seria o jogo mais importante do save até aqui. Mas tem mais, pois fomos sorteados para receber nossos rivais do SuperSport United.

AJFCJaUTesGfLrufWYeb-fDr3EK0_BpyuuENscewd2qwfiGCVcpSmFSD4Gaz-QVdGnoUyRlc-f6VzzZPhqR2aO84_h9rhUWS-dCYejOfpajFm6xwSJLl4k73xtTb1bhgysJN2dA1wO4jG3RJ1JcPiUB1m2-2vw=w374-h361-s-no?authuser=0

Dessa vez, não precisamos dos pênaltis. Maluleke marcou um gol cedo em linda assistência de Thato Cele (23G) e depois meu goleirão apareceu para segurar a vantagem. Pela primeira vez na sua história, o AmaTuks chega a uma final de Taça da Liga. Hendricks, claro, passou em branco.

 

Taça da Liga - Final

Nosso adversário no jogo decisivo foi o Cape Town City. Diferentemente do AmaTuks, que nunca havia participado da decisão, o Cape Town já levantou o troféu em 2016. Além do histórico favorável, o adversário também contava com o retrospecto recente: onze dias antes da final, o Cape Town havia visitado o AmaTuks pela liga e vencido por 2 a 0.

De nossa parte, eu tinha uma grande esperança para esse jogo: Ayanda Hendricks. Sim, ele mesmo. E minha esperança tinha uma razão bem simples. No último jogo antes da final da Copa, Hendricks voltou a balançar as redes, depois de mais de dez meses sem marcar gols. E, dessa vez, sem ressalvas: foi um gol bonito, decisivo, aos 88 minutos de uma partida que vinha empatada. E como se o primeiro gol fosse tudo que ele precisava para desencantar, Hendricks meteu outro naquele mesmo jogo, nem dois minutos depois.

Se eu passei dez meses confiando no atacante mesmo quando tudo dava errado, agora é que tinha certeza que ele estava predestinado a fazer grandes coisas.

A final é disputada em campo neutro. Esse ano, é em Soweto. Melhor para nossa torcida, que precisou viajar menos de 100 quilômetros. Do outro lado, a torcida encara quase 1.500 quilômetros de estrada. Mesmo assim, o estádio está bem dividido, com apenas uma leve maioria de torcedores do AmaTuks entre os 33.507 que se fazem presentes.

Nós vamos a campo com a mesma estratégia de antijogo que funcionou nos confrontos anteriores. Se chegar nos pênaltis, confio mais em meu goleiro. Se der para resolver com bola rolando, melhor. A primeira etapa termina com duas finalizações do Cape Town e uma do AmaTuks. Futebol da pior espécie. Bem como eu queria.

O segundo tempo começa no mesmo ritmo. A torcida ameaça se animar aos 50 minutos, quando Hendricks puxa um contra-ataque em velocidade, mas o jogador acaba se enrolando com a bola e deixa a marcação se recompor.

Aí, aos 58, a magia acontece. O Cape Town troca passes, Hendricks se adianta ao zagueiro, rouba no meio de campo, corre até a área e chuta com a firmeza de quem nunca passou um dia na vida sem saber como colocar a bola na rede.

AJFCJaWkIMI26kgSYgPFmuEolWZ890FIJOuP0q5N

Nos minutos seguintes o Cape Town vem pra cima com tudo. Só não chegam ao empate porque temos um dos melhores goleiros do país - do continente inteiro, talvez. Aos 65 minutos, o adversário cobra uma falta lançando a bola na área. Meu goleiro tira de soco, e Maluleke completa de cabeça na entrada da área. Hendricks está sozinho no meio de campo. Ele recolhe a bola, faz o giro apostando corrida com o marcador, avança até a entrada da área e...

AJFCJaW2mwUliQwPv_JDeFpld3ivxt7jSe3u2MC7

Se tem uma imagem que vale mais do que mil palavras, é essa aí. Nosso atacante, ridicularizado por quase uma temporada inteira, o homem que perdia gol em cima da linha, que fez tantos torcedores pedirem a cabeça do treinador, simplesmente foi lá e fez o gol mais bonito da história do clube na partida mais importante que essa camisa já disputou.

AJFCJaWsaFtR-KZyVmobig7Jg4kpQsqfkY8Pg3bL

Depois disso, acabou. O lance foi tão bonito que o Cape Town não conseguiu nem esboçar uma reação. O AmaTuks é campeão da Taça da Liga pela primeira vez na sua história.

 

Taça Sul-africana

AJFCJaV5BeeFDpKXp08mSvacr4SDaii6sLaUmEDP

Se alguém pensou que depois do título na Taça da Liga a minha equipe iria avançar também nas outras copas, pensou errado. O Swallows joga a segunda divisão, mas fomos nós que parecemos a equipe menor. O jogo até teve potencial para ser mais uma história de glória do meu goleiro, que catou um pênalti aos 90+6, salvando a equipe da eliminação. Mas aí na disputa de pênaltis em si só Ayanda Hendricks converteu para nós.

 

Notícias gerais

  • Esqueci de mencionar na última atualização: ano passado batemos nosso recorde de público médio, com 7.769 torcedores acompanhando cada jogo do AmaTuks. O recorde anterior era de 7.204 torcedores por jogo na primeira temporada na elite.
  • Michael Khosipula (24F) continua se destacando na seleção de Botswana. Dessa vez, o goleiro teve nota 7,9 em um jogo que acabou 3 a 0 para o adversário.
  • Além do troféu, a Taça da Liga nos garantiu 250 mil euros em premiação. É a menor premiação entre as competições sul-africanas, sendo também considerada a competição menos importante. Mas deixo isso aqui no rodapé pois não será esse detalhe que vai estragar a comemoração da torcida do AmaTuks pelo primeiro título de elite em sua história. Ainda mais do jeito que o título veio.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Confiança recompensada [atualizado em 10/06]

Uma história de redenção, de confiança do treinador, e com um desfecho belíssimo. Admiro a coragem do treinador em bancar o jogador mesmo numa seca tremenda - apesar de no caso ser mais porque não pode contratar alguém pro lugar do cosplay de Deivid.

No final, foi só fazer o primeiro e o homem, a máquina, a besta enjaulada Hendricks se redimiu de todos os gols perdidos, pênaltis perdidos, assistências em impedimento que na verdade é gol perdido e fez não só um, mas dois  golaços numa final de copa dando o primeiro título relevante da história do clube. É para momentos como esses que jogamos esse simulador de futebol mal desenhado.

Sobre a postagem, acabou que achei legal sim essa forma de mostrar só as copas, ao menos nas duas últimas postagens, e pessoalmente não ligo de ter bem mais coisa para ler (nem achei muito nesse caso). Inclusive, gostei da quantidade de gifs.

A história do carinha que não quis sair só ficou mais trágica. Imagino a frustração, mas está conseguindo boas vendas e isso que importa - principalmente a venda dos acomodados, que vão ser acomodados em outro time do país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre a situação do Khumalo, só digo uma coisa: puta que pariu. Mas quem sabe não seja a jornada do herói do garoto e ele ainda volte a ser útil para o time. Há Khumalo que vem para o bem 😬

Nas copas, guardou toda a emoção para a copa da Liga e Hendricks talvez seja um dos motivos para o save de base ser tão interessante. Em outro save você poderia largar de mão e trazer um substituto, enquanto que o formato atual te força a achar opções. E caraca, que golaço hein! Fecha com chave de ouro a competição. 

O primeiro título de muitos, espero eu.

P.s.: Não sei se no FM está assim, mas tem uma segunda competição continental sim, é a CAF Confederations Cup. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Top 8 e Taça Africana foram aventuras rápidas. Mas na Taça da Liga, depois de várias belas exibições, vences o título pela primeira vez na história do clube e imortalizando teu nome no Amatuks. Quando a base não tem valor, é necessário ir ao mercado. Quem não tem cão, caça com gato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só faltou contar que no rachão antes do jogo do fim da seca, Khosipula com sua dificuldade natural de sair do chão percebeu um cavanhaque "nascendo" do chão  ali na sua frente na pequena área. Ao examinarem melhor encontraram uma cabeça de bacalhau enterrada, o que os deixou ainda mais assustados, já que acreditavam que esse nobre peixe fosse acéfalo. Chamaram então um Xamã, que fez um ritual no estádio em que o ponto culminante foram as 35 lapadas na poupança de Hendricks com um rabo de cascavel, correspondente às horas que não marcava. Enquanto isso a torcida bem colorida cantava e dançava nas arquibancadas. Boa atualização, você está no caminho certo. 😁

Agora por esse sujeito pra bater pênalti é mostra do estado delirante do técnico.

Quanto a Khumal voltará das suas lesões de forma ainda mais triunfante que Ronaldo fofonômeno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação
  • #Vini changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base [atualizado em 15/09] - Arquivar em 15/12
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...