Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação


Danut

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

Sentiu o poder do sistema nesse jogo aí contra o Orlando Pirates. O curioso é que no campeonato, eles fazem uma péssima campanha e seu time está voltando para as posições de cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ser eliminado por causa de uma expulsão inventada do juizão é muito "Danut ways" de contar história na PM hauhauhauha

Mas o time tá indo bem, mesmo usando essa tática nada convencional. Ainda assim, gostei da forma como posicionou os jogadores em campo, com uma tática que pode até não parecer, mas é bem competente ofensivamente. Tem só que ver se vai sustentar essa posição na tabela

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/22/2023 at 1:15 PM, Henrique M. said:

Sentiu o poder do sistema nesse jogo aí contra o Orlando Pirates. O curioso é que no campeonato, eles fazem uma péssima campanha e seu time está voltando para as posições de cima.

Bastou o AmaTuks levar seu primeiro título de elite que deram um jeito de começar a roubar para os grandes. Coincidência? Acho que não... Ainda mais considerando o que veio na sequência (cenas da próxima atualização).

A liga sul-africana tem bastante rotação entre as equipes, pelo que estou vendo. Times que em um ano vão mal, no seguinte vão bem. E vice-versa. Esse não é o ano do Orlando Pirates, e se não fosse a intervenção do juiz tenho certeza que levaria a melhor sobre eles também na copa.

 

2 hours ago, Fujarra said:

Ser eliminado por causa de uma expulsão inventada do juizão é muito "Danut ways" de contar história na PM hauhauhauha

Mas o time tá indo bem, mesmo usando essa tática nada convencional. Ainda assim, gostei da forma como posicionou os jogadores em campo, com uma tática que pode até não parecer, mas é bem competente ofensivamente. Tem só que ver se vai sustentar essa posição na tabela

Não sei se entendi o que tu quis ressaltar com essa primeira frase.

Sobre a tática, eu me preocupo mais com a parte defensiva na verdade. Dá para pensar que ela sofreria no ataque por não ter um cara lá com a função designada de atacante, mas na real a gente tem muita gente chegando com força para atacar. O problema mesmo é a defesa, sem laterais/alas. Mas por enquanto tá dando certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegando agora num momento de crescimento da equipe. O grego realmente era um cara fora da curva, uma pena ter saído tão barato.

Eu fico vendo essa história de acomodados aí na formação, é quero acreditar que seja alguma questão com a estrutura da equipe, critérios de liga e afins...

Mesmo assim, na minha cabeça sopra uma voz, sobre a análise de personalidades de uma galerinha estadunidense:

https://www.geledes.org.br/historia-sobre-racismo-institucionalizado-nos-eua-e-a-posicao-de-quarterback/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Danut disse:

Não sei se entendi o que tu quis ressaltar com essa primeira frase.

É muito sua cara perder com algum causo aleatório do FM rolando 😜

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 hours ago, Nei of said:

Chegando agora num momento de crescimento da equipe. O grego realmente era um cara fora da curva, uma pena ter saído tão barato.

Eu fico vendo essa história de acomodados aí na formação, é quero acreditar que seja alguma questão com a estrutura da equipe, critérios de liga e afins...

Mesmo assim, na minha cabeça sopra uma voz, sobre a análise de personalidades de uma galerinha estadunidense:

https://www.geledes.org.br/historia-sobre-racismo-institucionalizado-nos-eua-e-a-posicao-de-quarterback/

Então, eu também cheguei a pensar nessa possibilidade quanto à personalidade dos atletas. Pelo que andei lendo uma época o FM tinha isso mesmo, de ter mais jogadores com certos perfis em certas regiões (e que, obviamente, era totalmente tomada por preconceitos). Supostamente não existe mais isso.

Que a gente fica na dúvida, fica. Mas é sim possível que sejam outros aspectos. 

No mais, estamos mesmo em crescimento, espero manter esse momento. E sim, o grego era muito acima do resto. É até curioso, porque ele foi avaliado como o 7º melhor da sua fornada, mostrando que essas avaliações da equipe técnica por vezes erram feio. 

 

17 hours ago, Fujarra said:

É muito sua cara perder com algum causo aleatório do FM rolando 😜

Entendi :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Eliminados pelo juiz [atualizado em 13/06]

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S07E02 - Azar com os juízes, sorte com a tabela

Olá pessoal. Depois de 60 dias sem atualização, voltamos a postar por aqui. Na última vez que o tópico foi movimentado vimos que o AmaTuks não conseguiu defender o seu título da Taça da Liga, sendo eliminado já na primeira rodada - muito por conta de um erro grotesco da arbitragem, que expulsou nosso atleta por um carrinho que nem encostou no adversário. Por sua vez, na liga as coisas estão indo melhor - ocupamos a 5ª colocação com 28 pontos, igualando nosso melhor turno na competição durante o save.

 

Transferências

AJFCJaWRGRcBfhNAYon005cPFJu7ZwYRGrZUbJPr

Tivemos apenas a saída do veterano Motebejane. Titular da equipe por seis anos (149 partidas e 11 assistências), ele perdeu espaço com a mudança tática. O atleta fechou com o Bizana Pondo Chiefs para a próxima temporada e eu preferi deixá-lo partir de imediato. Uma curiosidade é que eu queria vender o rapaz por 3 mil euros, mas o "vender agora" no meu FM aparece numa letra branca ilegível contra esse fundo claro. Resultado: vendi o rapaz por 3 euros mesmo. Não faz muita diferença, mas a diretoria reclamou dos valores da negociação.

 

Taça Sul-africana

Estreamos na competição contra o Magesi, da 4ª divisão. Por conta do nível do adversário enviei uma equipe de garotos da base a campo. Quem se aproveitou disso foi Sifiso Mathebula (26A), que marcou um hattrick na sua estreia profissional.

AJFCJaV25eSGNXi26g5_yBox8svpc5rRuR_rbReD

Na segunda rodada nosso adversário foi o Golden Arrows. É o terceiro ano seguido que enfrentamos eles em mata-matas, sem sucesso até aqui (eliminados na Taça Top 8 ano passado e na Taça Sul-africana um ano antes). Dessa vez eu estava bem mais confiante na minha equipe, mas não contava com o mais novo reforço do adversário: o juiz.

AJFCJaUUnCKppquZ8xh2sJ_MTNoNfjYi5kwF5B-F

Numa repetição sem-graça do roteiro da Taça da Liga, tivemos um jogador expulso em lance que não foi nada - dessa vez, além do vermelho o juiz ainda deu pênalti.

AJFCJaUlPrult03_nBYJMcHgCFXjXJYnnPP-Mm_7

Tal como na Taça da Liga, a federação depois retirou a suspensão automática do meu atleta, reconhecendo o erro da arbitragem. Mas aí já foi tarde demais.

 

Primeira Liga

AJFCJaWEw9qpuwxzltNXdd_bDuCXxlQ16CK3hWNM

Terminamos o primeiro turno achando que havíamos resolvido os problemas defensivos da equipe, mas na virada de ano voltamos a sofrer muitos gols. Por outro lado, é preciso considerar que tivemos um pedaço de turno muito complicado - de todos os adversários que enfrentamos, só Wits e Baroka não estão na metade de cima da tabela.

O destaque positivo do período foi a vitória em cima do então líder Maritzburg, numa exibição muito sólida do início ao fim. O destaque negativo foi o jogo seguinte, contra o novo líder. Nem acho que jogamos mal - as estatísticas mostram uma disputa parelha -, mas levar 5 a 2 em casa não dá.

AJFCJaU2n6Z8D4PXJ38eOY85hOdPhbQnIH1KZfxC

Fica também a curiosidade que o Sundowns me ofereceu a vaga de treinador um dia antes do nosso confronto na liga. Decerto estavam com medo de perder novamente do AmaTuks e tentaram desestabilizar o treinador.

AJFCJaVMKqY4Y40GKiNM7Uqr4fn-TY231RuBTJRu

Depois de enfrentar quase toda a metade de cima da tabela na primeira metade do turno, a reta final era nossa oportunidade de acumular pontos ao enfrentar as equipes mais fracas. E nós soubemos aproveitar essa oportunidade com maestria. Fomos a melhor equipe nesse quarto da temporada (o que inclusive rendeu 203 mil euros em premiação, já que a liga sul-africana dá dinheiro para a melhor equipe de cada quarto da competição), fazendo uma campanha que só não foi perfeita por perder o clássico na última rodada, quando já não tinha nada por disputar.

Desse período maravilhoso dois jogos merecem destaque especial. O primeiro deles é a goleada de 8 a 0 em cima do Stellenbosch, nosso maior resultado no save (supera as duas vitórias por 5 a 0 sobre Maritzburg em 2023 e Sundowns em 2025). Esse jogo também marcou o recorde individual de gols em uma só partida, com Maluleke balançando as redes quatro vezes.

AJFCJaUVGm01HaKFSVfrhwU0ryg9Di38S_5X4U35

Um detalhe é que o goleiro deles não pegou uma única finalização na direção do gol. Fiquei até me perguntando qual a justificativa para ele ainda levar nota 5,8 na partida. Talvez tenham considerado que ele cobrou bem os tiros de meta, sei lá.

A outra partida que merece destaque é a vitória sobre o Kaizer Chiefs, a três rodadas do final. Enquanto os outros jogos foram contra equipes da metade de baixo da tabela, esse foi o confronto contra o líder, em plena disputa pelo título. E era também um jogo que valia muito para o nosso lado, com Sundowns e Maritzburg a um ponto de distância. Meus garotos mostraram que além de qualidade tem também muita personalidade, conseguindo decidir o jogo com dois gols em três minutos e segurando a pressão do adversário.

AJFCJaVJTN7Tsk4Gs1IyCECiDjEoASY-4puNU32A

Quem agradece é o Cape Town City, pois nossa vitória sobre o Kaizer Chiefs acabou sendo o ponto decisivo na corrida pelo troféu.

 

Classificação

AJFCJaUZQpnG_659E9XQEXccsSuTrSYJkB_rVfaQ

O AmaTuks vai jogar futebol continental pela primeira vez em sua história! Nossa melhor campanha na história viu o clube alcançar a 3ª posição na liga, garantindo uma vaga na próxima Taça das Confederações Liga dos Campeões. Sim, caros leitores: vamos estrear nos palcos internacionais diretamente na competição principal.

Pelo que entendi, a África do Sul tem direito a duas vagas para a Liga dos Campeões: uma para o campeão da liga, outra para o campeão da Taça Sul-africana. Pois bem, o campeão da liga foi o Cape Town City, que levou uma das vagas. A outra vaga seria do campeão da Taça Sul-africana, o Kaizer Chiefs. Só que eles já estão garantidos na próxima Liga dos Campeões, pois venceram a competição continental (sim, depois do Sundowns chegar em cinco finais e perder todas, na primeira vez que outro time do país chegou na final continental o título veio). Com isso, a vaga da Taça Sul-africana passa para o 2º colocado da liga. Que é o próprio Kaizer Chiefs.

Ou seja: nosso terceiro lugar garantiu uma vaga na elite continental apenas porque o campeão da Taça Sul-africana também foi campeão da Liga dos Campeões e terminou entre os dois primeiros da liga local. Uma série de eventos improváveis, mas o que interessa é que estaremos entre os maiores do continente na próxima temporada.

A mesma equipe que ano passado ficou apenas na 10ª posição, sem mudanças no elenco (afinal, é um save de base), apenas com ajustes táticos, vai agora jogar futebol continental no mais alto nível.  Estou muito feliz com o apresentado, e muito orgulhoso da personalidade dos garotos. Muitas equipes danutariam se complicariam ao enfrentar adversários mais retrancados nos jogos decisivos, mas nós fomos lá e emendamos uma sequência de vitórias que nos lançou para os lugares continentais.

Essa também é a primeira vez que terminamos à frente dos nossos dois rivais locais - Sundowns e SuperSport. Curiosamente perdemos 3 dos 4 clássicos disputados na temporada. Mas quem ri por último, ri melhor. E nós vamos rir disputando a Liga dos Campeões.

 

Elenco

AIL4fc_yIQ0YBdZ8wu4Q3UiRzzLjDrto7X_JsMt4

Nossos maiores destaques na temporada foram o zagueiro Darryl Sonopo (22C) e o meia ofensivo Nelson Maluleke. Depois de duas temporadas bastante fracas (média 6,74 em 24/25 e 6,80 em 25/26), Sonopo cresceu demais nesse ano, sendo eleito segundo melhor jovem de toda a liga. Muito do bom desempenho desse ano passa pela capacidade aérea do rapaz, que foi excepcional como primeira linha de combate aos lançamentos longos dos adversários. O detalhe é que ele ainda é avaliado como um atleta bem abaixo da média no nosso elenco, mas isso é a magia do save de base: sem possibilidade de trazer alguém melhor, acabamos dando chances para atletas menos qualificados se destacarem.

Maluleke já tinha mostrado veia goleadora em outras temporadas, mas foi agora que passamos a jogar sem atacante de ofício que ele realmente teve espaço para se transformar no artilheiro da liga. Aliás, o esquema strikerless resultou em grande aumento na produção ofensiva de todos os meias avançados. Maluleke foi o mais finalizador, mas Thato Cele (23G) fez 10 gols e deu 4 assistências, enquanto Rendani da Silva (24C) marcou 5 e deu 9 assistências.

 

Fornada

AJFCJaUDMm4Htjf4u5ClFQYIhLx6P_hmn4GEkMtT

Essa geração me empolgou mais do que algumas anteriores. Vários jogadores de potencial alto e muitas personalidades positivas. Minha maior aposta é o zagueiro Azola Hendricks (27C). Atributo 15 em impulsão e desarme com essa idade é muito fora do comum. Pelo perfil, o rapaz me lembra nossa antiga estrela Ispyrlidis.

Outro jogador de quem eu espero bastante é o goleiro Sibongiseni Mayo (27D). Já minha equipe técnica vê Happy Sithole (27A) e Zama Mbatha (27B) como as maiores promessas.

 

Notícias Gerais

  • Batemos nosso recorde de assistência média, com 8.034 torcedores acompanhando cada jogo do AmaTuks (recorde anterior era de 7.769 em 2024).
  • Rendani da Silva (24C) e Nduduzo Francis (23A) igualaram o nosso recorde de assistências em uma temporada (dez para cada, contando jogos pelas copas).
  • John Chembezi (25J) foi convocado para a seleção do Malawi, se tornando nosso 3º garoto da base a ser convocado por uma seleção principal. Não que deva ser tão difícil integrar a seleção de Malawi - o rapaz nem tem futebol para ser reserva da nossa equipe principal -, mas fica o registro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Azar com os juízes, sorte com a tabela [atualizado em 13/08]

Bem, reta final muito forte que permite uma classificação muito boa na Liga. Vamos ter competições internacionais na próxima época?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande temporada, mesmo apanhando nos clássicos foi lá e bateu os times mais fracos pra se garantir numa improvável Liga dos Campeões, com direito a vitória que tirou o título da liga sobre o campeão do continente.

A garotada vai se mostrando como tinha de ser, mas um dos remanescentes continua se destacando - aliás, os atributos do meia Ah Muleque parecem bons demais para o nível da liga sul-africana, logo menos devem vir atrás dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temporada excelente!

Aos poucos o AmaTuks vai encostando nos principais times, e a participação continental deve melhorar ainda mais as finanças e dar condições de melhoria.

Uma pergunta: pelo que eu vi, você está usando só a África do Sul carregada, correto? Como está sendo a gestão da IA nas contratações dos outros times, ainda mais que a África possui só um país oficialmente no FM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 8/14/2023 at 2:38 AM, Cadete213 said:

Bem, reta final muito forte que permite uma classificação muito boa na Liga. Vamos ter competições internacionais na próxima época?

Vamos disputar a Champions League, graças a uma combinação improvável de resultados: o Kaizer Chiefs foi campeão continental, da copa sul-africana e 2º colocado da liga nacional. Como eles garantem a vaga pelo título continental, a vaga da copa vai para o 2º da liga. Como o 2º da liga também foram eles, passa para o 3º da liga.

Totalmente improvável, mas ficamos felizes demais com a vaga que caiu no colo.

 

23 hours ago, Marcolation said:

Grande temporada, mesmo apanhando nos clássicos foi lá e bateu os times mais fracos pra se garantir numa improvável Liga dos Campeões, com direito a vitória que tirou o título da liga sobre o campeão do continente.

A garotada vai se mostrando como tinha de ser, mas um dos remanescentes continua se destacando - aliás, os atributos do meia Ah Muleque parecem bons demais para o nível da liga sul-africana, logo menos devem vir atrás dele.

Pra lá de improvável essa classificação para a Liga dos Campeões. Eu inclusive escrevi o post dizendo que tava classificado pra Taça das Confederações, pois demorei a perceber que tinha ido para a competição principal (e mais ainda para entender o que tinha rolado para estar classificado).

Nos clássicos realmente não foi nosso melhor ano, mas na liga toda vitória importa, ter sido tão consistente contra os times menores foi fundamental. E mostramos que temos potencial ao tirar do Kaizer Chiefs o título da liga. Aliás, que temporada do Kaizer Chiefs: campeões continentais e da principal copa do país, e vice-campeões na liga, na taça top 8 e na taça da liga. Jogaram pouco esse ano...

Nossos garotos estão começando a chegar num nível legal, mas ainda falta um pouquinho. Com isso a responsabilidade fica com quem já estava no clube. O Maluleke é um cara interessante, que já vinha nos ajudando (foi titular em todas as temporadas do save), mas essa atual foi de longe a melhor temporada dele. Antes era um jogador mediano só, nota 6,9 a 7,0.

Em termos de atributos ele é bom, mas não diria que está fora da curva para a liga não. Meu adjunto também acha que ele é "bom para a maioria dos clubes da divisão". Não lembro dele ter sofrido assédio de outros clubes. Com 29 anos também não acho que agora vão vir atrás dele não.

 

21 hours ago, Nismo said:

Temporada excelente!

Aos poucos o AmaTuks vai encostando nos principais times, e a participação continental deve melhorar ainda mais as finanças e dar condições de melhoria.

Uma pergunta: pelo que eu vi, você está usando só a África do Sul carregada, correto? Como está sendo a gestão da IA nas contratações dos outros times, ainda mais que a África possui só um país oficialmente no FM?

Foi uma temporada muito boa mesmo. E coroada com uma classificação inesperada para a Champions. Não sei se a gente merecia chegar lá já agora, mas fico feliz de qualquer modo.

Quanto às finanças, eu não tenho certeza se a participação continental vai mudar tanto assim. Não estamos na Europa, onde pisar no gramado em jogo da Liga dos Campeões já te deixa rico. A 1ª eliminatória dá 27 mil euros aos participantes, a 2ª 54 mil. Precisa pelo menos chegar na fase de grupos para começar a ganhar um dinheiro bom (109 mil por vitória e 500 mil de participação aos eliminados nessa fase). 

Sim, carreguei só a África do Sul. Meu PC é velho e eu prefiro priorizar uma velocidade razoável de jogo. Depois que comecei o Gilson disse que carregar mais jogadores (jogadores, não ligas) aparentemente teria impacto baixo/nulo no desempenho e melhoraria as transferências, mas aí já era tarde. Sobre a tua pergunta, vou ficar devendo uma resposta, pois não prestei muita atenção nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baita campanha nesta temporada e pena que o juizão não colaborou na Copa para quem sabe o time pudesse sonhar um pouco mais. De quebra foi o fiel da balança na liga em um desfecho emocionante. Agora, queria confirmar uma coisa contigo: essa vaga para a Liga dos Campeões vale para qual temporada? Não lembro se o calendário continental ainda segue o formato anual. 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, #Vini said:

Baita campanha nesta temporada e pena que o juizão não colaborou na Copa para quem sabe o time pudesse sonhar um pouco mais. De quebra foi o fiel da balança na liga em um desfecho emocionante. Agora, queria confirmar uma coisa contigo: essa vaga para a Liga dos Campeões vale para qual temporada? Não lembro se o calendário continental ainda segue o formato anual. 

Boa sorte!

Foi uma campanha muito boa mesmo. Os juízes estiveram de sacanagem - além da Copa Sul-africana fomos eliminados também na Taça da Liga com roubo um erro feio da arbitragem né. Duas vezes no mesmo ano. Pelo menos com isso nos concentramos na liga, onde a boa campanha foi premiada com uma vaga de Liga dos Campeões que caiu no nosso colo. 

Falando nela, a vaga é para a próxima temporada agora mesmo. A Liga dos Campeões segue o calendário europeu, assim como nossa liga nacional. 

Valeu :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S08E01 - Estreia continental

Na última atualização vimos que o AmaTuks terminou a liga em 3º lugar, seu melhor resultado na história. De brinde, levamos uma improvável vaga na Liga dos Campeões, graças a uma combinação de resultados favoráveis em três competições diferentes. Assim, os Tukkies vão estrear no futebol continental diretamente no nível mais alto.

Hoje vamos ver como foram os preparativos para a temporada 2027/28 - 8ª do save - e também falar dos jogos eliminatórios do primeiro semestre.

 

Transferências

AIL4fc8sKcGWmeS8gDcIlczAEPdI4eGlSgyKabsT

Tumisang Mashele não teve o contrato renovado. O zagueiro/lateral de 32 anos foi titular da equipe nas sete temporadas do save, mas sempre mais por falta de opção do que por mérito próprio. Embora tenha bom desarme e marcação, Mashele sofria com a falta de força e impulsão. Quando jogava de lateral ainda dava para ignorar, mas com a troca de esquema passei a utilizá-lo como zagueiro e aí complicou. Com a idade tende a piorar em velocidade também e hoje temos opções melhores na base. Foram 201 jogos pelo clube - um número muito expressivo, já que o atleta com mais aparições tem 213.

A outra saída de expressão veio com o final da novela de Sipho Kumalo. Para quem não lembra, nosso melhor atleta da base recebeu propostas para deixar o clube em 2025 e 2026. Na primeira ocasião quiseram levar ele por 1 milhão de euros. Uma fortuna para nosso clube. Só que o atleta recusou sair. E uma semana depois se lesionou gravemente, perdendo toda a temporada. No ano seguinte a história se repetiu: dessa vez a proposta bateu em 2 milhões de euros. Mas novamente o negócio não se concretizou porque Kumalo não quis sair. E novamente o rapaz se lesionou gravemente logo na sequência, perdendo quase todo o ano.

AIL4fc-WGqodTjnM3gIg9qkXjU9SU_0gyHwWfzAL

Pois não é que depois de recusar as duas propostas milionárias o jogador agora decidiu que só renovava com o AmaTuks se fossem incluída uma cláusula rescisória em seu contrato? Tentei de tudo evitar, mas o rapaz foi inflexível. Era aceitar ou deixar sair sem ganhar nada. Aceitei, a cláusula ficou em 400 mil euros, e é claro que logo surgiram clubes interessados em pagar esse valor. Agora o desgraçado não recusou, e não houve nada que eu pudesse fazer para impedir o Al-Taawoun de levar ele. Foram 7 temporadas no AmaTuks, 135 jogos, 21 gols, 16 assistências, 2 vendas fracassadas e algumas centenas de cabelos arrancados da cabeça do treinador.

 

Elenco

AIL4fc_a_ejj_VUcpZWgI5UH2FJWW3jRUPr1c41u

Nosso elenco para a temporada está assim. São 28 jogadores. O número pode parecer meio exagerado, mas vale lembrar que disputamos cinco competições diferentes (a competição continental, a liga nacional, e mais três copas nacionais). Desses 28 jogadores, 24 são formados na base do clube. A média de idade do grupo é de 20,3 anos.

Em termos de posições, o setor que mais me preocupa é a defesa. Tivemos um dos destaques da última temporada por ali, mas em avaliação de atributos e opinião do adjunto é nosso setor mais fraco. Além disso, o veterano Katlego Mohamme, que é o principal nome do setor, sofreu uma lesão grave no início da temporada e vai perder a maior parte dela.

 

Taça Top 8

Nosso histórico na competição das oito melhores equipes do país não é dos mais interessantes: duas participações, duas eliminações no primeiro jogo. Esse ano finalmente conseguimos avançar de fase, derrotando o Polokwane City fora de casa, com direito a gol decisivo aos 89 minutos.

AIL4fc8dMvA7mnpE3-sxyWiDWA-q6kYutHv8Vmzd

Na semifinal, em formato ida e volta, enfrentamos o atual campeão nacional, Cape Town City. Perdemos os dois jogos, levando 5 a 0 no agregado, para deixar claro que ainda não estamos no nível desejado.

AIL4fc813GxyGPonU3GY1Sl2UEugz1LqLnPEcInT

Pelo menos chegamos mais longe do que nos outros anos, e ainda podemos dizer que perdemos para o campeão - o Cape Town derrotou o Sundowns por 2 a 0 na decisão.

 

Taça da Liga

Diferentemente da Taça Top 8, aqui já levantamos até o título da competição, em 2025. Por outro lado, a campanha do título foi a única em que passamos de fase - em 23, 24 e 26 caímos no primeiro jogo.

O adversário da primeira rodada foi o Stellenbosch, equipe de meio de tabela da liga. Jogamos melhor que eles, mas o gol só veio em uma bola parada em que o goleiro deles saiu errado, já nos minutos finais. Eles empataram nos acréscimos. Quando tudo parecia se encaminhar para a prorrogação, outra bola cruzada na área e outra saída errada do goleiro adversário resolveram o jogo para nós.

AIL4fc_1w2a-NI4hp6WMtaFRJPTxjgDQxVvaQGmt

Na segunda eliminatória recebemos os atuais campeões, o grupo do Cape Town Spurs. Durante o tempo regulamentar eles foram muito superiores, mas pararam três vezes na trave. No tempo extra nós melhoramos muito e, diferentemente do adversário, soubemos transformar domínio em gols.

AIL4fc8gZxBY6UFR7wCzZpVknnkMbbtzWFqw8lXN

Na semifinal fomos visitar o campeão continental e fomos completamente massacrados. Mesmo perdendo por dois gols só finalizamos a primeira vez aos 81 minutos. Esse chute foi gol, é verdade, mas foi a única coisa que fizemos na partida.

AIL4fc_x4qhBtOvUiv5zDUCUQp5QgOUYAYkmEqY9

Perder de 2 a 1 para o Kaizer Chiefs é perfeitamente aceitável. Eles só tem uma derrota e um empate até aqui no ano (em onze jogos). E, assim como na Taça Top 8, perdemos para o futuro campeão. Por outro lado, o tamanho do domínio deles nesse jogo preocupa. Mais do que o resultado em si.

 

Liga dos Campeões

A Liga dos Campeões tem regras um pouco diferentes dos demais campeonatos continentais. Notadamente, todas as equipes iniciam a competição disputando duas fases eliminatórias. Só passando por essas duas rodadas é que se chega na fase de grupos, com 16 equipes divididas em quatro grupos.

Como essa é nossa primeira participação continental, não tinha muita certeza do que esperar do nível dos adversários. Estreamos jogando contra o Al-Ittihad, da Líbia, diante de um público de 63 mil pessoas. Uma situação bem diferente da que estamos acostumados, um teste e tanto para nosso jovem elenco. Por outro lado, o adversário foi eliminado nessa fase nas suas três últimas participações na competição, então eu diria que éramos favoritos.

Saímos na frente logo cedo, mas aí levamos três gols praticamente iguais - todos em cruzamentos da direita para o centro da área. No segundo tempo ainda descontamos, mas voltamos com prejuízo para casa. Resultado frustrante, considerando que fomos a melhor equipe.

AIL4fc8CTiEM_-nD8B9zlIL_dmJKPAKob_L5FRLl

Em casa o domínio do AmaTuks foi completo. Vencemos por 4 a 0 com toda a tranquilidade do mundo, incluindo um hattrick do garoto com nome de filho do Elon Musk.

AIL4fc8FAAl-2PfaPUGMLor55kuve9DJy_QNalSS

A segunda eliminatória nos colocou diante do Asante Kotoko, de Gana. Diferentemente do adversário anterior, o Kotoko tem histórico nas eliminatórias do save - foram três participações na competição continental, e em todas eles chegaram até a fase de grupos.

AIL4fc8KKlr3hFPew_n4pjHzCBwj8e5Uo36rJfpl

Fora de casa tivemos um jogo equilibrado, decidido por um lance isolado que nos deu a vantagem. No jogo de volta eles tiveram um atleta expulso com apenas seis minutos jogados e aí ficou mais fácil. Ainda foi uma partida tensa, por conta da diferença de apenas um gol, mas eles não conseguiram levar perigo real à nossa meta.

AIL4fc-Asvs5KJNdxJXFL3b7Z4QKY1Tcbv46668A

Com a vitória sobre o Asante Kotoko chegamos na fase de grupos em nossa primeira participação continental. No grupo, nosso principal adversário será o Al-Ahly, que tem um título da competição durante o save, além de outra participação na final. Apesar desse adversário duro, a tendência é conseguir a classificação, já que os outros dois times não assustam tanto. Nem Djoliba nem Al-Merreca Al-Merreikh passaram dessa fase durante o save, e não pretendemos deixá-los avançar justo esse ano.

O resultado da fase de grupos virá no próximo post, junto com a campanha na liga.

 

Notícias gerais

  • Embora o objetivo do save não seja focar no clube na vida real, não poderia deixar de mencionar a participação de jogadoras formadas no AmaTuks na Copa do Mundo feminina. O elenco que chegou até as oitavas de final contou com a jovem promessa Wendy Shongwe, estrela do ataque dos Tukkies na liga sul-africana. Além dela, Hildah Magaia também tem passagem pelo University of Pretoria.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Estreia continental [atualizado em 21/08]

As taças serviram de pré-época, deppis de um mercado cirúrgico. Na Champions, eliminaste boas equipas antes de chegar à fase de grupos. Agora, um grupo bem complicado com o gigante Al Ahly e ainda o sempre difícil Omdurman. Não conheço o Djoliba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começo o post relembrando que vários resultados favoráveis te colocaram na Liga dos Campeões da CAF, o que é a coisa menos Danut possível. Daí na sequência você conta a história do Kumalo e aí lembro que essa é a sua realidade no FM, não é possível hahaha

Bem, fez o que pode nas copas e nas duas eliminações ganhou uma pulga atrás da orelha para o restante da temporada pelas atuações da equipe. Vamos ver como o time reage.

Na Liga dos Campeões, confesso que a derrota pro Al-Ittihad me surpreendeu porque a Líbia é uma liga bem fraquinha. Mas deu a volta por cima e contra um time mais tradicional não deu mole e a sorte sorriu de novo na fase de grupos, mesmo tendo que encarar um dos maiores times do mundo.

E que legal saber que o time cedeu jogadoras para a ótima campanha Sul-africana na Copa do Mundo. Elas deram um calor nos colonizadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 8/22/2023 at 2:07 AM, Cadete213 said:

As taças serviram de pré-época, deppis de um mercado cirúrgico. Na Champions, eliminaste boas equipas antes de chegar à fase de grupos. Agora, um grupo bem complicado com o gigante Al Ahly e ainda o sempre difícil Omdurman. Não conheço o Djoliba.

Não é bem pré-época porque elas são disputadas ao longo de todo o primeiro semestre. Eu só dividi dessa forma para facilitar o post.

Sobre a Champions, acho que o único que pode incomodar é o Al-Ahly. Espero passar do grupo com tranquilidade. Estava com bem mais medo das fases anteriores, em que um jogo ruim poderia nos complicar.

 

On 8/24/2023 at 7:19 PM, #Vini said:

Começo o post relembrando que vários resultados favoráveis te colocaram na Liga dos Campeões da CAF, o que é a coisa menos Danut possível. Daí na sequência você conta a história do Kumalo e aí lembro que essa é a sua realidade no FM, não é possível hahaha

Bem, fez o que pode nas copas e nas duas eliminações ganhou uma pulga atrás da orelha para o restante da temporada pelas atuações da equipe. Vamos ver como o time reage.

Na Liga dos Campeões, confesso que a derrota pro Al-Ittihad me surpreendeu porque a Líbia é uma liga bem fraquinha. Mas deu a volta por cima e contra um time mais tradicional não deu mole e a sorte sorriu de novo na fase de grupos, mesmo tendo que encarar um dos maiores times do mundo.

E que legal saber que o time cedeu jogadoras para a ótima campanha Sul-africana na Copa do Mundo. Elas deram um calor nos colonizadores.

kkkk, essa do Kumalo realmente foi foda. Pior que não teve mesmo o que fazer, porque se não tivesse renovado com a cláusula rescisória ele só não renovava e ia embora de graça. Então temos que ficar felizes(?) que ainda levamos 400 mil.

Campanhas nas copas não foram ruins, mas fiquei mesmo desconfiado pelas eliminações. Vamos ver se essa desconfiança se justifica. Espero que não, rs.

A vantagem de não saber nada sobre o futebol da região em que estamos jogando é que eu não tinha ideia do que esperar dos adversários. Como ainda jogo com atributos ocultos o tal Al-Ittihad podia ser um bando de jogador horrível ou um monte de craque. Na minha cabeça era um bando de craque e foi uma classificação sensacional. Não estraga minha imaginação :P

Mas falando sério, acho que a gente foi meio mal ali sim. Espero fazer melhor na sequência.

Achei legal isso das jogadoras também. Acho que mencionaram numa transmissão da CazéTV que a Shongwe era atleta do University of Pretoria. Não tem muito a ver com o save, mas não podia deixar passar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S08E02 - Goleada no Egito

Na última atualização vimos que o AmaTuks chegou à semifinal na Taça Top 8 e na Taça da Liga. Nos dois casos a campanha foi positiva, mas as eliminações mostraram uma distância grande de qualidade para os adversários. Encerramos o post com o início da caminhada continental, tendo o clube atingido a fase de grupos da Liga dos Campeões. Hoje vamos falar da primeira metade da liga nacional, da fase de grupos continental, e dos primeiros jogos na Taça Sul-africana.

 

Primeira Liga

AIL4fc82OSebwZZhIDQextaDAovrVR1v6MXBQsbm

Depois de fazer a melhor campanha da história na temporada passada, a expectativa para o desempenho na liga esse ano era alta. Mas contrariando essas expectativas, iniciamos a liga com um desempenho aterrorizante, lembrando nossas primeiras temporadas na elite, quando o único objetivo era evitar o rebaixamento.

Até temos uma enganada com uma vitória sólida na estreia, mas depois foram três empates, três derrotas e uma única vitória. Destaque negativo para o clássico caseiro contra o SuperSport, em que abrimos dois gols de vantagem logo cedo, dando uma esperança para a torcida de que o time tinha engrenado, mas acabamos deixando eles buscarem o empate.

AIL4fc9HSdfr10w89g4XxasVT8X1-jGmqlfKV458

O segundo período começou tão mal quanto terminou o primeiro. Até arrancamos uma vitória sobre o Stellenbosch, mas logo fomos colocados de volta no lugar com uma derrota por 4 a 0 diante do Golden Arrows - e foi daqueles jogos em que o resultado ficou barato. Quando emendamos mais uma derrota contra o Cape Town Spurs eu comecei a temer seriamente pela nossa continuidade na elite nacional.

Felizmente conseguimos virar um pouco a chave nos dois últimos jogos de 2027, começando com uma excelente vitória fora de casa sobre o forte Maritzburg. Essa mudança nos rumos da equipe se extendeu para depois da pausa de meio de temporada, com direito a vitória fora de casa sobre o Sundowns - gol de pênalti, é verdade, mas seguramos a vantagem por 88 minutos.

AIL4fc9PUDhSWY6zEnzjJZSQrK3Mx_08PQgFU85Q

Era para ter parado nos jogos acima, mas dei uma empolgada e acabei jogando as três primeiras partidas do período seguinte. Acabaram não sendo jogos muito positivos: o Bloem Celtic é adversário direto e nos venceu em casa, o TTM é lanterna e empatamos. Só a vitória sobre o TS Sporting salvou um pouco.

 

Classificação

AIL4fc8N5FZAREzr9Gmc9YqcG-nht04p0UbKm54G

Pelo menos com a melhora na segunda metade do turno conseguimos afastar o fantasma do rebaixamento, e se vencer o jogo em atraso entramos na primeira metade da tabela. Mas a campanha do AmaTuks deixa muito a desejar, ainda mais considerando que essa mesma equipe terminou em 3º no ano anterior.

O principal fator para essa queda de desempenho parece ser a baixa produção ofensiva. Ano passado marcamos 1,83 gol por jogo. Esse ano temos 1,11. Nos gols sofridos, saímos de 1,26 para 1,33. Achei esse dado bem interessante, pois nas minhas tentativas de corrigir a equipe estive focando muito mais na defesa do que no ataque. Talvez seja hora de mudar o olhar.

 

Liga dos Campeões

AIL4fc-2j5oKcotGfr6HfJr87fWSNSj0eR_8ctF8

Se no campeonato nacional as coisas não vão bem, nos palcos continentais o AmaTuks começou em outro ritmo. Derrotamos o Djoliba fora de casa por 4 a 0, com direito a hattrick "puro" (cabeça, pé esquerdo e pé direito) de Rendani Da Silva (24C), e depois batemos o forte Al-Ahly por 3 a 1 - numa partida em que sempre tivemos o domínio das ações, para deixar claro que nossa pretensão é vencer o grupo.

Fechamos o primeiro turno do grupo com uma vitória sobre o Al-Merreikh, com direito a golaço:

AIL4fc99CEWvf_GyHSfU9zXDduZ13AWijTPwZIrl

Passe de três dedos, assistência consciente de cabeça e uma finalização impecável.

Os jogos de volta da fase de grupos começaram com um tropeço. Recebendo o Djoliba, abrimos três gols de vantagem na primeira etapa. Só que aí meu adjunto falou besteira aos atletas no intervalo, eles voltaram todos desanimados e deixaram o adversário buscar o empate. O resultado provavelmente não impacta na nossa classificação, mas é sempre chato deixar de ganhar um jogo desses.

AIL4fc_uh_2cDKNvb_8X1VMel1iWQwD_fOzM8bRI

Voltamos a tropeçar na rodada seguinte, contra o Al-Merreikh. Fomos muito superiores, com 18 finalizações, 7 no alvo. Já eles chutaram 4 vezes, 3 na direção certa. E marcaram 3 gols...

AIL4fc-yT489B9Z4shTocfI_DgS1BDRpJcH3eEvF

Mesmo com os dois empates, já estava com a vaga na próxima fase garantida. Por outro lado, os tropeços significavam que precisava vencer o Al-Ahly no Egito para garantir o primeiro lugar do grupo. Chegamos no Egito sem muita confiança, depois dos dois empates contra equipes bem mais fracas e uma campanha ruim na liga. Mal sabia eu que minha equipe estava apenas guardando seu futebol para o confronto decisivo do grupo. Simplesmente metemos OITO A UM em uma das melhores equipes do continente, com direito a quatro assistências de Thato Cele (23G).

AIL4fc-HT1TktN6mZtQ5p4oL2Ki25ePG1pgTRlTU

Com nove gols no total, a partida quebrou o recorde de jogo com mais gols já disputado pelo AmaTuks (anteriomente um 5 a 3 a favor).

 

Classificação

AIL4fc9Fo3GdYt7gnrQfG_YxEWohs1zFVFODSjuu

Graças à goleada sobre o Al-Ahly garantimos a primeira colocação no grupo, com 14 pontos. Destaque para a quantidade de gols marcados nessa fase de grupos: 23 gols em seis partidas. Marcamos mais gols nesses seis jogos do que nos 18 jogos já disputados pela liga.

Na próxima fase nosso adversário será o Pyramids, também do Egito.

 

Taça Sul-africana

Começamos a disputa da taça enfrentando uma equipe da segundona. Tivemos dificuldades em criar chances no tempo normal, mas na prorrogação marcamos logo três.

AIL4fc8dp4Y0YGJgZ5FRu3t3S1KnnirwUbPKnpMA

Na segunda rodada pegamos uma equipe da 4ª divisão, mas sofremos ainda mais do que na rodada anterior. Eles conseguiram buscar o empate duas vezes e só garantimos nossa vaga nos pênaltis, onde não erramos nenhuma cobrança.

A partir das quartas é que a competição aperta, pois temos apenas uma equipe da segundona e sete da elite vivas.

 

Transferências

Começamos a janela com nosso maior negócio até aqui, e isso sem perder nenhum jogador: é que vendemos a cláusula de lucro na próxima transferência de Kabelo Mzizi (21C), ponta direito de 22 anos que havia deixado o clube rumo ao Al-Ettifaq por 550 mil euros + 40% do lucro da próxima transferência no final de 2025. O rapaz está brilhando no futebol árabe - teve duas temporadas de média acima de 7,5 -, e com isso está avaliado em 3,1 milhão de euros. Em troca dos 40% de lucro de venda que temos direito, o Al-Ettifaq ofereceu 1,1 milhão de euros.

Kabelo Mzizi já era a maior transferência da história do clube contando apenas os 550 mil euros iniciais, então é óbvio que eu não poderia recusar a venda da cláusula pelo dobro desse valor. Talvez ele seja vendido por mais dinheiro no futuro, mas o valor é alto demais para compensar o risco de esperar.

AIL4fc_9CjTXvsgPj3WuQfcFAqJsfs0q_t_v7j19

Na janela propriamente dita tivemos uma saída de bastante peso: Athenkosi Dlala, vendido ao Khorfakkan, dos Emirados Árabes, é o atleta que mais vestiu a camisa do AmaTuks na liga. Em nove temporadas, Athenkosi tem 225 jogos pela liga nacional (249 jogos no total), com 13 gols marcados, 23 assistências e 6 prêmios de melhor em campo. Curiosamente, mesmo sendo o atleta que mais vestiu a camiseta dos Tukkies, Dlala não figura entre o pessoal favorito dos adeptos. Talvez por ter iniciado a carreira em um dos nossos rivais.

Sob o aspecto esportivo, a saída de Dlala representa uma perda para a equipe. O rapaz sempre foi titular no clube, sendo presença certa no meio de campo. Por outro lado, sua média nunca chegou a 7, e aos 29 anos ele não está ficando mais novo. Após negociações fechamos a venda por 300 mil euros + 100 mil em cláusulas, o que significa que ele sai por mais do que o dobro da sua avaliação. Era uma proposta interessante demais para recusar.

AIL4fc_nhRSt5q1cuwEY0YUKjAqHS6ndVkT35lSR

Tivemos também a venda de Lucky Dadla (24E) para o Golden Arrows. O atacante/ponta de 19 anos tem potencial, mas joga em posições que não fazem parte das nossas táticas. Além disso, tem personalidade acomodada, o que me faz duvidar de sua capacidade de atingir o potencial - ou mesmo aprender uma nova posição que se encaixe na tática da equipe. Dadla tem apenas duas partidas pela equipe principal, sendo que a última foi há duas temporadas. É um atleta que estava completamente encostado e que eu imaginava que acabaria saindo de graça. Mas o Golden Arrows quis ele, eu me fiz de difícil e eles acabaram caindo no golpe: aceitaram pagar quase 100 mil euros pelo jogador e ainda vão nos repassar 40% do lucro da próxima transferência.

 

Notícias gerais

  • Depois de vários pedidos negados pela diretoria por falta de orçamento, as vendas dessa janela nos permitiram aprovar a melhoria nas instalações de treino das camadas jovens. A obra vai custar 3,5 milhões de euros - todo o dinheiro que temos em caixa. Lembrando que atualmente as instalações já contam com um nível "excelente" (e já venho do futuro dizer que depois de gastar todo dinheiro que o clube tem o nível continua "excelente", o FM bem que poderia nos mostrar os números de 1 a 20 aqui também, ia ficar melhor de acompanhar).
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Goleada no Egito [atualizado em 27/08]

Me atualizei no save e digo que têm sido bem interessante ver como você levantou a equipe em um tempo relativamente curto, mesmo com todas as restrições adotadas (e da má vontade dos juízes).

Taças estão vindo e o time, embora ainda não dominante, já pode ser considerado como da parte de cima da tabela. Acho que não demorará muito a termos um AmaTuks como uma força a ser considerada no país e no continente.

Boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temporada anterior foi muito boa e o time se encaixou super bem, a classificação continental foi uma consequência do bom trabalho. Nesta acho que ficou claro que falta aquela cancha pros jogadores conseguirem competir no mesmo nível em todas as competições e a irregularidade tá marcando a temporada dos Tukkies no campeonato nacional. De qualquer forma, na liga me parece difícil o rebaixamento; inclusive acho que o time pode se recuperar e ameaçar a parte de cima da tabela. Já no torneio continental é um time que encerra a fase de grupos invicto, mesmo com dois empates em 3x3, mas que encerrou essa fase com direito a uma sonora goleada no tradicional Al-Ahly. A sequência promete bastante. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito irregular na Liga, mas em grande forma na taça. Na Liga dos Campeões, sem palavras...aliás, que goleada inesperada no Egito. Wow. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se no continental as coisas vão bem, na Liga é preciso redobrar o alerta que já havia soado na atualização anterior. Talvez seja o momento de alterações mais assertivas para colocar o time nos eixos. 

Na Liga dos Campeões um resultado exuberante contra o Al-Ahly marca a estreia dos AmaTuks na competição e qualifica o time para voos mais altos na sequência. Senti falta da tabela de classificação e do chaveamento do mata-mata. 

Nas vendas o que posso dizer é que todo dia saem um malandro e um ótario de casa. E você estava do lado certo do ditado hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, Cadete213 said:

Muito irregular na Liga, mas em grande forma na taça. Na Liga dos Campeões, sem palavras...aliás, que goleada inesperada no Egito. Wow. 

Bem inesperada essa goleada mesmo. Achei que ia perder, do nada vamos lá e metemos oito gols neles. 

 

5 hours ago, #Vini said:

Se no continental as coisas vão bem, na Liga é preciso redobrar o alerta que já havia soado na atualização anterior. Talvez seja o momento de alterações mais assertivas para colocar o time nos eixos. 

Na Liga dos Campeões um resultado exuberante contra o Al-Ahly marca a estreia dos AmaTuks na competição e qualifica o time para voos mais altos na sequência. Senti falta da tabela de classificação e do chaveamento do mata-mata. 

Nas vendas o que posso dizer é que todo dia saem um malandro e um ótario de casa. E você estava do lado certo do ditado hahaha.

Já estou testando mudanças para a equipe. Mesmo indo bem na Liga dos Campeões esses maus resultados na competição doméstica mostram que a tática não tá legal do jeito que está. 

Sobre a classificação, eu esqueci totalmente. Não tô acostumado a ter duas classificações para colocar no post, já que até agora era sempre só a liga, rs. Vou ver se consigo pegar ela depois em casa e arrumar ali. Bom toque. 

Sobre a venda, o valor não é tão alto assim né, então não faz taaanta diferença. Mas que foi um negócio excelente considerando a avaliação do jogador e o fato que ele estava encostado, foi. O bom é que mantendo 40% do próximo negócio a gente garante que fez uma venda excelente tanto se ele flopar quanto se jogar muito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, esqueci de responder os dois que vieram antes. Corrigindo isso agora. 

 

On 8/27/2023 at 4:56 PM, LuisSilveira said:

Me atualizei no save e digo que têm sido bem interessante ver como você levantou a equipe em um tempo relativamente curto, mesmo com todas as restrições adotadas (e da má vontade dos juízes).

Taças estão vindo e o time, embora ainda não dominante, já pode ser considerado como da parte de cima da tabela. Acho que não demorará muito a termos um AmaTuks como uma força a ser considerada no país e no continente.

Boa sorte! 

Uma coisa que ajuda muito na velocidade do save é que o AmaTuks já começa com infraestruturas em altíssimo nível, né. Mesmo assim tá sendo mais rápido do que eu esperava, tivemos alguns resultados positivos meio surpreendentes (como essa classificação para a Liga dos Campeões). Mas se começasse numa equipe com infraestruturas ruins, mais ao estilo clássico do youth challenge, certamente o ritmo do save seria outro. 

Olha, eu concordaria com a afirmação de ser um time da parte de cima da tabela, mas esse último período tá mostrando que não é bem assim... Espero que seja só um tropeço. 

Valeu :D

 

On 8/27/2023 at 6:29 PM, Herr Jones said:

A temporada anterior foi muito boa e o time se encaixou super bem, a classificação continental foi uma consequência do bom trabalho. Nesta acho que ficou claro que falta aquela cancha pros jogadores conseguirem competir no mesmo nível em todas as competições e a irregularidade tá marcando a temporada dos Tukkies no campeonato nacional. De qualquer forma, na liga me parece difícil o rebaixamento; inclusive acho que o time pode se recuperar e ameaçar a parte de cima da tabela. Já no torneio continental é um time que encerra a fase de grupos invicto, mesmo com dois empates em 3x3, mas que encerrou essa fase com direito a uma sonora goleada no tradicional Al-Ahly. A sequência promete bastante. Boa sorte!

Foi uma temporada excelente mesmo. E fomos premiados com uma classificação inesperada para a Liga dos Campeões. 

Nessa temporada as coisas estão mais complicadas. Mas é algo bem comum no futebol né, o time que leva uma vaga continental meio de surpresa e aí no ano seguinte acaba indo mal porque não consegue gerir todas as competições ao mesmo tempo. Eu fiquei mais preocupado quando o time chegou a flertar com zona de rebaixamento, mas agora já não acredito mais em queda não. Estamos mal, mas não tão mal assim. Concordo que dá para recuperar e buscar a metade de cima da tabela. Só não sei ainda bem como fazer para melhorar o desempenho. Mas que temos qualidade para isso, temos. 

Essa goleada no Al-Ahly foi massa. Não esperava ela, ainda mais depois dos dois empates. Achei que ficaria em segundo no grupo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando a leitura.

Em 27/08/2023 em 22:29, Herr Jones disse:

acho que ficou claro que falta aquela cancha pros jogadores conseguirem competir no mesmo nível em todas as competições e a irregularidade tá marcando a temporada dos Tukkies no campeonato nacional.

Tive a mesma sensação lendo o tópico. A campanha continental é impecável, com direito a essa sensacional goleada sobre o Al-Ahly, mas parece que o elenco sentiu mesmo a dificuldade de competir em alto nível em duas frentes. Até porque a evolução é nítida né, vide o terceiro lugar na temporada passada. Ao menos conseguiu se afastar um pouco da zona de rebaixamento e quem sabe agora dá pra atacar o pelotão de cima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação
  • #Vini changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base [atualizado em 15/09] - Arquivar em 15/12
  • Fujarra featured this tópico
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...