Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação


Danut

Posts Recomendados

9 minutes ago, Tsuru said:

Atualizando a leitura.

Tive a mesma sensação lendo o tópico. A campanha continental é impecável, com direito a essa sensacional goleada sobre o Al-Ahly, mas parece que o elenco sentiu mesmo a dificuldade de competir em alto nível em duas frentes. Até porque a evolução é nítida né, vide o terceiro lugar na temporada passada. Ao menos conseguiu se afastar um pouco da zona de rebaixamento e quem sabe agora dá pra atacar o pelotão de cima.

Opa, respondi o Herr Jones um minuto antes do teu post :D

Essa questão das equipes que conseguem uma classificação continental e aí jogam mal no ano seguinte é bem comum, né? Tanto na vida real quanto no FM. Acho que é parte do que está acontecendo conosco. Claro que tem erro do treinador também, mas alguns erros talvez passassem batidos se não tivesse essa carga extra de jogos. Com a necessidade de rodar mais o elenco a qualidade cai um pouco, e aí eventuais problemas táticos aparecem mais também. 

O rebaixamento deu uma leve assustada, mas agora já estou mais tranquilo. Acho que dá para terminar na primeira metade da tabela, sim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S08E03 - Um golpe no apagar das luzes

Na última atualização vimos que o AmaTuks faz uma campanha ruim na liga, ocupando uma posição na segunda metade da tabela. Por outro lado, a equipe superou com tranquilidade a fase de grupos da Liga dos Campeões e está entre as oito melhores também na Taça Sul-africana. Hoje vamos falar sobre o final da temporada nas três competições, além de apresentar os garotos que chegaram na base.

 

Primeira Liga

AIL4fc_5DtiWkeEx_rTR_8VT0r9Sf0_16_JWa-eb

Já não havia iniciado o segundo turno bem, e depois dos primeiros resultados desse período ficou claro que minha equipe não ia conquistar nada através da liga nessa temporada. Depois do empate no clássico com o SuperSport resolvi passar a usar a competição para dar tempo de jogo aos garotos e testar opções táticas pensando nas demais competições que ainda estava disputando.

AIL4fc8SizqIT7vZYbooIom5F3PM7Osq3kI-eqMo

Considerando que já tinha largado a competição de mão, os últimos resultados nem foram tão ruins. Destaque para a vitória por 2 a 0 sobre o Sundowns. Num ano fraco na liga, vencer as duas sobre o rival deu uma pequena alegria para nossa torcida.

 

Classificação

AIL4fc_-ztFIERjwLaJ_GG0WALATDQZYbX07ZXUd

Terminamos a liga em 10º lugar, logo atrás do Sundowns. Aliás, o momento não é muito bom para nenhuma das equipes de Pretoria, com os três times locais terminando na segunda metade da tabela.

Depois do 3º lugar no ano anterior, é claro que o resultado é bem decepcionante. Por outro lado, vale ordenar um pouco as nossas expectativas: a diretoria ficou contente com a classificação da equipe, e quando disse aos jogadores que seria possível repetir isso no próximo ano eles ficaram furiosos que eu estava cobrando demais.

Eu acho que o FM tá sendo muito baixo no nível de exigência, mas é bom ter essa noção do que diretoria e jogadores esperam para também não sair achando que esse 10º lugar é o fim do mundo.

O que realmente não dá para repetir é o desempenho do ataque. Com 31 gols em 30 jogos tivemos o 3º pior ataque de toda a liga. Nossa defesa é mediana, mas o esquema strikerless não foi capaz de produzir nem perto do que se esperava no âmbito ofensivo.

 

Liga dos Campeões

AIL4fc8esvH7UqcGpa94DS19XctyC_PG3R3k2iVh

Já comentei anteriormente, mas não custa lembrar que na Liga dos Campeões africana ultrapassar a fase de grupos já coloca a equipe nas quartas de final. Ou seja: eram apenas dois adversários nos separando da grande final.

O primeiro desses adversários foi o Pyramids, do Egito. Um clube que representa tudo que há de pior no futebol moderno: criado por gente ligada à monarquia saudita, controlado atualmente por um empresário dos Emirados Árabes, com um nome genérico e sem torcida alguma. No save eles têm presença constante nas fases finais da Taça das Confederações, mas na Liga dos Campeões só chegaram uma vez na semifinal.

Considerava minha equipe favorita, e conseguimos fazer jus a esse favoritismo com duas vitórias. No segundo jogo a situação chegou a ficar um pouco tensa quando eles buscaram o empate logo cedo, mas nem dez minutos depois voltamos a ficar em vantagem e não corremos mais risco algum de eliminação.

AIL4fc8PPlL9VKIKyh7FLmmmPhlCNYG8d9mknCT0

Na semifinal enfrentamos o ES Tunis. Única equipe de fora da África do Sul nessa fase da competição, o Tunis é o maior vencedor da competição no save, com impressionantes cinco títulos em sete edições. Curiosamente, nas duas edições em que não levantaram a taça, eles nem passaram da fase de grupos.

No jogo de ida os tunisianos fizeram valer o seu status de maior clube do continente na atualidade, dominando completamente as ações. O primeiro gol foi anulado, e depois demorou até marcarem, mas no fim das contas o 2 a 0 foi totalmente justo para o que as equipes apresentaram, nos deixando com uma situação muito complicada para o jogo de volta.

AIL4fc_WZAjt4dCoU1yWiw9ZUg831gYoZMs5YWrS

Em casa, começamos jogando bem mal. Nos primeiros 45 minutos não finalizamos uma única bola, completamente inaceitável para quem precisava buscar dois gols só para empatar a disputa. Na volta do intervalo mudamos o esquema tático e finalmente começamos a jogar. Só que aí depois do segundo gol o Tunis resolveu que também precisava atacar e não soubemos lidar com isso.

O ES Tunis acabou conhecendo uma inédita derrota na final ao levar 1 a 0 do Cape Town City.

De nossa parte, foi uma eliminação justa, que mostra que ainda não estamos no nível dos candidatos ao título. Mas também, para a primeira participação continental da história, terminar entre os quatro melhores do continente é excelente. Além de tudo, nos rendeu 1,4 milhão de euros em premiação, uma grana que vai ajudar muito na recuperação do caixa - esvaziado pelas últimas obras de infraestrutura.

 

Taça Sul-africana

O sorteio das quartas de final nos colocou para receber o Maritzburg, uma das melhores equipes do país na temporada. Esperava um confronto muito complicado, mas o que se viu foi um grande domínio do AmaTuks. É verdade que tivemos dificuldade de traduzir em gols, marcando apenas um. Ainda assim, o domínio nos deixou animados para a sequência.

AIL4fc_Yy02MpxUugpVmotmbl0y0JyVU1VtMfC6j

Na semifinal visitamos o Cape Town City. Na outra chave, Sundowns e SuperSport, as outras duas equipes de Pretoria. Ou seja: chegando lá, teria com certeza um clássico local na final. Mas para isso, claro, precisava primeiro passar por ninguém menos que o futuro campeão continental. Jogando no estádio deles, ainda por cima. 

O jogo foi bem curioso. Abrimos dois gols de vantagem na parte inicial, eles descontaram antes do intervalo. No segundo tempo tiveram a chance de empatar de pênalti, mas meu goleiro salvou. Esse acabou se mostrando o ponto de inflexão da partida: o que era para ser um 2 a 2 acabou se transformando em 3 a 1 e aí foi só segurar. Ainda deu tempo de marcar o quarto se aproveitando do desespero deles.

AIL4fc9NgC-QzO7CY0ygwL-SY6OpwoUO5aqInses

O resultado não reflete as chances criadas, mas nós não temos nada a ver com isso. Do outro lado, o Sundowns venceu o SuperSport por 1 a 0.

A final da Taça Sul-africana é sempre disputada no estádio de Cape Town. Com isso, tivemos a bizarra situação de ver duas torcidas da mesma cidade tendo que viajar 1.500 quilômetros para ver suas equipes se enfrentarem. Mesmo com a longa viagem, quase 25 mil torcedores do AmaTuks foram até a Cidade do Cabo em busca do primeiro título da competição, garantindo o maior apoio que nossa equipe já viu. Do outro lado, 32 mil torcedores dos brasileiros (como é conhecido o Sundowns) viajaram na esperança de ver sua equipe levantar o 7º título em 14 finais disputadas.

O jogo foi bastante nervoso, com as duas equipes mais preocupadas em destruírem a construção adversária, mesmo que na base da falta - como mostram os dez cartões amarelos distribuídos pelo juiz. O primeiro gol da partida acabou saindo justamente a partir de um lance desses: Lucas Zulu (25E) cobrou uma falta da entrada da área com perfeição e nos deu a vantagem no placar.

Depois do 1 a 0 o AmaTuks passou a jogar melhor, tendo algumas pequenas oportunidades de ampliar. A maior delas veio aos 75, em finalização de fora da área que acertou a trave. O Sundowns pouco criava. A situação só mudou nos cinco minutos finais, quando eles acertaram uma vez o travessão e finalizaram outra raspando a trave. Ainda assim, nossa vantagem se segurava.

Até o último lance da partida. Aos 94 minutos e 30 segundos o Sundowns cobra um lateral no ataque, a bola é cruzada para área e o atacante deles consegue bater a marcação, cabeceando com força de dentro da pequena área. Nenhuma chance para meu goleiro.

AIL4fc9mBYwtGnIvMB7MynRtKkws_hUDza5o7Yi-

Com esse golpe no apagar das luzes o jogo acabou indo para a prorrogação. Nenhuma das duas equipes conseguiu fazer muita coisa nesses trinta minutos adicionais, e o título foi mesmo para os pênaltis.

Como sempre acontece nessas horas, os heróis acabam por se tornar vilões. Thato Cele (23G), um dos nosso melhores jogadores na competição, desperdiçou a primeira bola. Meu goleiro ainda garantiu a igualdade ao pegar a segunda cobrança, mas aí Lucas Zulu (25E), autor do golaço de falta durante os 90 minutos, perdeu a quarta cobrança e deu o título para os nossos rivais.

AIL4fc_zGlSl8ZkdLK1MrodUiAY4Z_NoLIA8Am-n

O vice-campeonato iguala a melhor participação do AmaTuks na competição em toda sua história. Analisado friamente, é um resultado bem positivo, ainda mais que a equipe não tinha conseguido passar das oitavas da competição durante todo o save. Mas perder desse jeito para o rival dói demais. Vai ter torcedor tendo pesadelo com aquele gol aos 90+5 para o resto da vida.

Dói ainda mais ao perceber que terminamos o ano sem perder uma única partida contra nossos rivais. Contra o SuperSport tivemos dois empates. Contra o próprio Sundowns, duas vitórias pela liga e um empate agora na final. Só que eles venceram nos pênaltis e são campeões pela sétima vez. Já nós ficamos de mãos abanando. E eu só consigo pensar uma coisa: aos 90+5...

 

Elenco

AIL4fc-jutmtpfxUBZfH-iNr4fhlj6E0MnsiwHV-

A campanha fraca na liga se refletiu nas médias da equipe. Contando apenas os jogos da competição, o único que chegou na nota 7 foi nosso goleiro reserva, que atuou nos jogos finais e teve bastante oportunidade de mostrar trabalho (já que os defesas reservas deixaram muita coisa passar). 

Ano passado nossos meias ofensivos foram o grande destaque. Maluleke marcou 19 gols, Thato Cele (23G) e Rendani da Silva (24C) anotaram 14 participações em gol cada. Esse ano Maluleke passou a maior parte do tempo lesionado e não fez muito quando voltou a jogar. Thato Cele e Rendani da Silva também cortaram suas respectivas produções pela metade. E nenhum outro jogador foi capaz de assumir a responsabilidade pelos gols da equipe.

O que mais me preocupa é que não foi só o esquema strikerless que não funcionou. Na parte final da temporada jogamos várias partidas com Ashley Khoza (22E) no comando de ataque, mas ele foi um dos piores jogadores da equipe no ano. 

Geralmente coloco pelo menos uns dois prints de atletas que foram destaques positivos nessa parte do post. Esse ano vou pular essa parte, pois sinceramente não saberia quem mencionar.

 

Fornada

AIL4fc8pMoFWn2KNFGE5i1nQ8oE5IFsvpyatUCP1

Voltamos a ter uma fornada com muitos atletas acomodados. Estou quase iniciando um save em outro continente só para ver se essa situação é comum a todos os clubes nessa versão do FM ou se é algo com meu time/região mesmo.

O lado positivo é que nossas instalações de topo continuam a trazer um grande número de jogadores com muito potencial. Então mesmo se alguns ficarem pelo caminho, o time deve ganhar bons reforços no futuro. Minha aposta pessoal para esse ano é Tokelo September (28B). O ponta esquerdo tem velocidade e capacidade de drible. Se conseguir aperfeiçoar outros aspectos do seu jogo vai se tornar um atleta muito interessante.

Os outros destaques são Jerry Zulu (28C), atacante com uma finalização muito acima da curva, e Bonie van Heerden (28A), meia central que só precisa deixar a acomodação de lado.

 

Notícias gerais

  • Pela segunda temporada seguida, batemos nosso recorde de média de público. Foram 9.992 torcedores por jogo, muito acima do recorde anterior (8.034).
  • A liga sul-africana perdeu o posto de liga de maior reputação do continente para a liga tunisiana. Achei isso muito curioso. Primeiro porque não esperava que a única liga jogável fosse cair de reputação no continente. Segundo que o Cape Town City (da África do Sul) venceu o ES Tunis (da Tunísia) na final continental. E a semifinal contou com três equipes sul-africanas. A lógica diria que nosso país está indo melhor, mas por algum motivo os rankings consideram que a situação é outra.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um golpe no apagar das luzes [atualizado em 29/08]

Foi uma campanha abaixo do esperado na liga. Na Champions, ainda foste longe até apanhares uma equipa daquela que é agora a liga mais forte do continente africano. Depois ainda tens essa Supertaça que é melhor nem falar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/08/2023 em 23:01, Danut disse:

Foram 7 temporadas no AmaTuks, 135 jogos, 21 gols, 16 assistências, 2 vendas fracassadas e algumas centenas de cabelos arrancados da cabeça do treinador.

Esse cara sozinho fez mais pelo save que qualquer jogador poderia. Transforma o joguinho numa história - mesmo que para você seja só tristeza 🤣.

O AmaTuks parece estar pagando o conhecido preço do sucesso que times pequenos que tem campanhas surpreendentes costumam pagar. É exigido demais de um grupo que pode entregar de menos, mas ainda assim não dá pra dizer que está ruim: não só chegou na fase de grupos da Champions como ainda venceu o grupo - com direito a goleada (com cheiro de máfia das apostas) acachapante contra o time mais tradicional do grupo.

Complicado, porque não só seus jogadores ficam visados pelo sucesso, mas você não pode repor saídas ou qualificar o time no mercado. Vamos ver se a base aguenta o tranco.

Aí fui ler a última atualização e fiquei com a sensação que você arriscou demais largando de mão a liga... Dificilmente iria cair, mesmo que perdesse todos os jogos, visto a pontuação final, mas essas posições de diferença não fazem diferença no prêmio?

Acho que no balanço geral foi uma boa temporada, fez bonito na Champions Africana, emendou um esquema de apostas num de pirâmide, e só caiu na semifinal pra um time que é muito tradicional no continente. 

O esquema strikerless que deveria ser só sem atacante acabou te deixando sem ataque. Caramba, 31 gols marcados? Uma explicação possível é essa lesão do Maluleke, mas por outro lado também teve aí o jogo que meteu 8 gols no Al-Ahly...

Uma pena mesmo foi esse gol aos 50' que te tirou o título da copa. Ainda pro rival.

Você vai precisar trabalhar muito pra conseguir botar esse time de volta aos eixos, mas acredito que deve melhorar bastante ter duas competições a menos pra disputar na próxima temporada.

Sobre a fornada, tirou a sorte grande com esses dois caras - September com boa velocidade e finta para um recém-chegado e personalidade maravilhosa, e o Zulu também pode ser sua solução pro comando de ataque, ainda mais com essa personalidade que também é ótima (pra um atacante, então). Pena que o outro craque da fornada é acomodado, com incríveis 1 de Determinação, mas pelo menos uma graninha ele pode trazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 8/29/2023 at 12:33 PM, Cadete213 said:

Foi uma campanha abaixo do esperado na liga. Na Champions, ainda foste longe até apanhares uma equipa daquela que é agora a liga mais forte do continente africano. Depois ainda tens essa Supertaça que é melhor nem falar.

A campanha da Champions salvou o ano. Na liga deixamos bastante a desejar. 

 

12 hours ago, Marcolation said:

Esse cara sozinho fez mais pelo save que qualquer jogador poderia. Transforma o joguinho numa história - mesmo que para você seja só tristeza 🤣.

kkkk, ainda tenho raiva quando lembro do cidadão. Mas realmente deu uma história boa para o tópico. 

 

12 hours ago, Marcolation said:

O AmaTuks parece estar pagando o conhecido preço do sucesso que times pequenos que tem campanhas surpreendentes costumam pagar. É exigido demais de um grupo que pode entregar de menos, mas ainda assim não dá pra dizer que está ruim: não só chegou na fase de grupos da Champions como ainda venceu o grupo - com direito a goleada (com cheiro de máfia das apostas) acachapante contra o time mais tradicional do grupo.

Complicado, porque não só seus jogadores ficam visados pelo sucesso, mas você não pode repor saídas ou qualificar o time no mercado. Vamos ver se a base aguenta o tranco.

Sim, comentei isso em outras respostas aqui. É bem comum o time que chega numa competição continental de forma inesperada acabar se dando mal nas competições domésticas no ano seguinte. A gente vê isso tanto no FM quanto na vida real. E parece ter sido o que aconteceu com o AmaTuks essa temporada. Ainda chegamos longe na competição continental, então teve seu lado positivo. Só na liga que realmente não tivemos perna para acompanhar. Não poder repor jogadores através do mercado certamente contribui para isso né, acaba que não temos (ainda) um grupo tão profundo.  

 

12 hours ago, Marcolation said:

Aí fui ler a última atualização e fiquei com a sensação que você arriscou demais largando de mão a liga... Dificilmente iria cair, mesmo que perdesse todos os jogos, visto a pontuação final, mas essas posições de diferença não fazem diferença no prêmio?

Tirando as equipes bem do topo, a premiação da liga sul-africana é bem pequena. A maior questão de ter aberto mão da liga é ficar fora da Taça Top 8. No fim foram só quatro pontos de distância pro 8º, então talvez devesse ter ido atrás disso. Mas na hora eu esqueci que essa competição existia e nem pensei nisso após cuidadosa análise dos riscos e recompensas achei que era melhor ter mais tempo para desenvolver os garotos e testar táticas, até porque a própria Taça Top 8 só garante uns 100 mil euros em premiação (exceto para o campeão, que leva mais de 1 milhão). 

No fim das contas se tivesse jogado tudo na liga talvez levasse, sei lá, 150 mil euros a mais, já contando a participação na Taça Top 8 ano que vem. Não é um dinheiro que faz tanta diferença, se pensar que nosso caixa costuma fechar em 1 a 3 milhões de lucro por ano. 

 

12 hours ago, Marcolation said:

Acho que no balanço geral foi uma boa temporada, fez bonito na Champions Africana, emendou um esquema de apostas num de pirâmide, e só caiu na semifinal pra um time que é muito tradicional no continente. 

O que eu ri dessa parte aqui do teu comentário não tá escrito. Relendo agora para responder nem foi tão engraçado assim, mas ontem de noite eu fiquei rindo disso por horas, rs. 

Mas sim, foi uma boa campanha na Champions.

 

12 hours ago, Marcolation said:

O esquema strikerless que deveria ser só sem atacante acabou te deixando sem ataque. Caramba, 31 gols marcados? Uma explicação possível é essa lesão do Maluleke, mas por outro lado também teve aí o jogo que meteu 8 gols no Al-Ahly...

Uma pena mesmo foi esse gol aos 50' que te tirou o título da copa. Ainda pro rival.

Hmm, de repente tá aí a explicação: foi um erro de tradução, fui falar para os jogadores que era sem atacante e eles entenderam sem ataque...  31 gols em 30 jogos é bizarro. Muito abaixo, coisa de time que briga pra não cair mesmo. 

Os oito no Al-Ahly foram um ponto fora da curva, daqueles que ninguém sabe bem explicar como aconteceram. Nem assistindo o jogo dá para entender, a gente simplesmente foi metendo gol em cima de gol como se fosse amistoso de pré-temporada. 

O jogo da copa doeu muito. Perder assim pro rival é triste. Mas já adianto que essa não foi a última cena envolvendo Sundowns e AmaTuks. Ano que vem (que eu me empolguei e já joguei inteiro, rs) tem mais...

 

12 hours ago, Marcolation said:

Você vai precisar trabalhar muito pra conseguir botar esse time de volta aos eixos, mas acredito que deve melhorar bastante ter duas competições a menos pra disputar na próxima temporada.

Sobre a fornada, tirou a sorte grande com esses dois caras - September com boa velocidade e finta para um recém-chegado e personalidade maravilhosa, e o Zulu também pode ser sua solução pro comando de ataque, ainda mais com essa personalidade que também é ótima (pra um atacante, então). Pena que o outro craque da fornada é acomodado, com incríveis 1 de Determinação, mas pelo menos uma graninha ele pode trazer.

Se esse ano tivemos a dificuldade típica de equipe que tem muitas competições por disputar, quem sabe o segredo não é justamente esse, ficar fora delas e aí poder focar nas competições restantes? Ainda assim vamos disputar três competições diferentes né, que o calendário sul-africano não é fácil. Mas já será um alívio, com certeza. 

Sobre a base, eu acho que eles podem se tornar jogadores interessantes sim. Nem tinha visto que o outro ali tem 1 de determinação. Triste a situação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerando a temporada anterior, essa até parece mesmo um fiasco. Porém é um time com muitos jovens e a pressão de disputar várias frentes sempre pega de uma forma ou de outra, e eu acredito que o time conseguiu lidar relativamente ok nessas várias competições que disputou, embora ainda tenha algum caminho a percorrer antes da consistência necessária para disputar tudo o que tem direito. O primeiro passo, talvez, seja reavaliar o esquema tático nessa próxima temporada para ver ele funcionando novamente em território nacional, ainda mais agora que tá chegando um atacante que parece ser bastante promissor e precisará de um tempo de jogo em uma função que sua tática não abraça. Será interessante ver o gerenciamento disso e o impacto no desenvolvimento dele. O único problema dele, a meu ver, é a imobilidade que não costuma se dar muito bem com jogadores sem muito repertório no jogo aéreo; mas pode dar certo.

Aproveitando o ensejo para falar da fornada, ela parece ser boa porém as personalidades no geral não são. A questão é que apareceram dois jogadores muito promissores com ótimas personalidades e é ali que tem que residir os esforços para eles se desenvolverem ao máximo de seu potencial. Ainda tem o Twala que não é o cara com a melhor personalidade, mas isso não atrapalha muito quando o time está em boa fase.

Estou bastante curioso para ver o que vai ser pensado para essa próxima temporada, porque tem diversas considerações a serem feitas para reencontrar o bom futebol ou, pelo menos, o caminho dos gols.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Herr Jones said:

Considerando a temporada anterior, essa até parece mesmo um fiasco. Porém é um time com muitos jovens e a pressão de disputar várias frentes sempre pega de uma forma ou de outra, e eu acredito que o time conseguiu lidar relativamente ok nessas várias competições que disputou, embora ainda tenha algum caminho a percorrer antes da consistência necessária para disputar tudo o que tem direito. O primeiro passo, talvez, seja reavaliar o esquema tático nessa próxima temporada para ver ele funcionando novamente em território nacional, ainda mais agora que tá chegando um atacante que parece ser bastante promissor e precisará de um tempo de jogo em uma função que sua tática não abraça. Será interessante ver o gerenciamento disso e o impacto no desenvolvimento dele. O único problema dele, a meu ver, é a imobilidade que não costuma se dar muito bem com jogadores sem muito repertório no jogo aéreo; mas pode dar certo.

Aproveitando o ensejo para falar da fornada, ela parece ser boa porém as personalidades no geral não são. A questão é que apareceram dois jogadores muito promissores com ótimas personalidades e é ali que tem que residir os esforços para eles se desenvolverem ao máximo de seu potencial. Ainda tem o Twala que não é o cara com a melhor personalidade, mas isso não atrapalha muito quando o time está em boa fase.

Estou bastante curioso para ver o que vai ser pensado para essa próxima temporada, porque tem diversas considerações a serem feitas para reencontrar o bom futebol ou, pelo menos, o caminho dos gols.

Se pegar só a liga a temporada foi um fiasco sim. Mas a gente chegou longe na competição continental e foi finalista da Taça pela segunda vez na história. Perdemos pro rival, que foi péssimo, mas em termos de resultado "frio" foi bom. Realmente ainda precisamos melhorar em consistência, mas não me preocupa tanto quanto se tivesse tido esse resultado ruim na liga sem os outros para equilibrar.

O esquema tático foi algo que eu me questionei bastante nessa segunda metade de ano, porque as coisas claramente não estavam funcionando. Ao mesmo tempo, quando eu olho pro meu elenco eu não vejo muitas outras opções, os melhores jogadores estão jogando em suas melhores posições... De repente o futuro é mesmo com um dos atacantes da base. Dando um leve spoiler da próxima atualização, essa questão da tática acabou se mostrando importante logo no início do ano, na janela de transferências, quando tive que decidir quem vender e quem manter.

Sobre a tua análise da fornada, eu venho do futuro (:P) para dizer que tu foi certeiro. Os dois ali com personalidades positivas tem tudo para chegar no time principal, e o Twala também pode se transformar num jogador interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S09E01 - Dobrando a aposta

Na última atualização vimos que o AmaTuks teve uma temporada ruim na liga, terminando na 10ª colocação. Em compensação, chegamos na semifinal continental e na final da Taça Sul-africana - que foi perdida de modo muito doloroso para os rivais do Sundowns, com direito a gol decisivo aos 90+5. Fora das disputas continentais e também da Taça Top 8, o AmaTuks terá um ano bem mais enxuto em número de partidas. Nesse post vamos conferir tudo que aconteceu durante o primeiro semestre.

 

Transferências

Começamos a janela com uma decisão importante na parte tática. Durante quase toda a temporada passada, jogamos sem meias laterais ou pontas. Considero que nossos homens de frente de maior habilidade estão na parte central do campo, e não temos nenhum atacante bom no jogo aéreo para aproveitar a velocidade pelos lados. Por outro lado, o ataque passou longe de funcionar nesse último ano, e isso me fazia questionar se não deveria abandonar o jogo centralizado e investir em um esquema com pontas.

AIL4fc8ZB5piTPJefzeJ07c5BIMEVFvej6EFORSv

A decisão tinha que ser tomada logo no início da janela pois recebemos uma proposta muito atrativa do Black Leopards por Gareth Nyati (23I). O rapaz de 20 anos andava sem espaço no nosso grupo justamente por jogar apenas nas pontas. Até tentei fazê-lo aprender a lateral, mas o progresso estava lento. E sua habilidade defensiva passa longe do ideal. Por outro lado, se decidisse jogar com um esquema com pontas, Nyati seria peça fundamental: veloz, driblador e canhoto, um perfil que não temos igual no restante do elenco.

No fim das contas, decidi dobrar a aposta no esquema centralizado, e aceitei vender o ponta por 70 mil euros + 50% do lucro da próxima transferência. Foram 26 jogos com a camisa do AmaTuks, um gol e duas assistências.

AIL4fc-Wgny5M4GgGbEMXD-TusZ8B_ge75azl7vw

Com a decisão tomada, fechei também o empréstimo de Nduduzo Francis (23A), que é basicamente a versão destra de Nyati - outro atleta de qualidade que ficou sem espaço por não se encaixar em nosso esquema tático. Preferia vendê-lo, mas não surgiram interessados.

As demais saídas foram de atletas que não conseguiram ultrapassar a barreira da base para os profissionais, e agora vão tentar melhor sorte em outros clubes.

 

Taça da Liga

Nosso primeiro e único jogo na competição foi a visita ao Cape Town City. Voltamos para casa com um 5 a 2 nas costas e sem entender como é que perdemos a partida. É até bizarro dizer isso de uma partida com esse placar, mas nós jogamos muito melhor do que eles. Tão melhor que não seria injusto se o placar fosse invertido. Mesmo tendo um atleta expulso no começo da segunda etapa, minha equipe criou mais e melhor, e só não venceu porque toda a pontaria que faltou do nosso lado sobrou para o atacante deles, que marcou quatro vezes - incluindo dois gols dignos de compilado de melhores do ano - e resolveu a partida.

AIL4fc8O3dZ57I8IUhG-DoXkSWLr4fuJOlhQA3wN

As estatísticas mostram que tivemos o domínio do jogo e merecíamos sorte melhor. Até o FM reconheceu que o placar não refletiu a partida, que foi marcada pela atuação brilhante do atacante do Cape Town.

AIL4fc-u4L3JgPxh67xCSFq9t5etDWGEo91zHj2D

Injustiças à parte, o fato é que perdemos logo na estreia e com isso nosso primeiro semestre será inteiramente voltado para a disputa da liga.

 

Primeira Liga

AIL4fc8_QA9sD_lzsxu_9b0sCk7PjA9LtMdNyJp3

Começamos a liga com um empate ruim contra o TS Sporting, que me deixou um pouco preocupado que iríamos repetir o mau desempenho ofensivo do ano anterior. Mas os três jogos seguintes mostraram que estamos com outra cara nessa temporada. Foram treze gols marcados em três partidas. Quase metade do que marcamos em toda a temporada passada (31 gols em 30 jogos).

O destaque, claro, é a vitória por 6 a 2 sobre o Uthongathi, com direito a quatro gols de JP Xulu (25D). Mas o período todo foi positivo, incluindo uma vitória fora de casa sobre o SuperSport. Nem mesmo a derrota pesada contra o Kaizer Chiefs no último jogo apaga nosso belo momento.

AIL4fc9-sRaIyIcnZtNIX8CCxkOGnuzdYGymXPwM

Começamos o segundo período com duas boas vitórias, incluindo a vingança sobre o Cape Town City pela eliminação na Taça da Liga. Mas aí entramos na nossa pior fase da temporada até aqui. Antes de sair da Cidade do Cabo levamos seis gols do Cape Town Spurs. Depois três do Golden Arrows, quatro do Polokwane e dois do Wits. Quinze gols sofridos em quatro partidas. Apenas um ponto conquistado.

Esse período foi uma inversão completa da última temporada, quando a defesa foi mediana e o ataque é que não compareceu. Marcamos gols em todos os jogos, quase sempre mais de um. Só que a defesa foi uma mãe. Entre outros problemas, foram quatro jogos seguidos em que o adversário abriu o placar de pênalti.

Nossa série negativa só se encerrou no último jogo do turno, quando recebemos o Sundowns. Eles estão fazendo sua melhor temporada desde que perderam o posto de equipe dominante no país, mas no momento quem manda em Pretoria somos nós.

 

Classificação

AIL4fc-I50oXGP8j7Exza8i8xE8JabFuH_9Q5fnP

Chegamos a ameaçar uma briga lá no topo, mas a sequência de resultados ruins no final do turno nos trouxe de volta à realidade. De qualquer modo, estamos fazendo uma temporada bem melhor do que a anterior. Especialmente no ataque, que marcou mais gols nessa metade de campeonato do que em todos os trinta jogos do ano anterior. Mesmo com uma das piores defesas da divisão, ainda estamos com um saldo de gols interessante. Se conseguir fechar o buraco atrás o time pode sim brigar por vaga continental.

 

Tática

AIL4fc946_3i5JjtJjzSEgM5mKxSJQsIeJRsUWeK

Curiosamente, nosso desenho tático é bem semelhante ao que utilizei como base na temporada passada. Mas alguns ajustes especialmente no meio de campo e nas instruções com a posse de bola fizeram toda a diferença em termos de produção ofensiva. Espero que o time consiga manter esse ritmo no segundo semestre.

 

Notícias gerais

  • Thato Cele (23G) foi convocado para os jogos olímpicos. Infelizmente ele não vai guardar boas lembranças da competição: foi expulso no primeiro jogo e não participou dos outros dois. A seleção sul-africana acabou em 3º em um grupo com México, Alemanha e Nova Zelândia.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Dobrando a aposta [atualizado em 31/08]

Tática diferente, sem extremos e ponta de lança, mas parece estar a dar mais frutos que na época passada, pois este início foi melhor. Derrota pesada contra o Cape Town City na Taça da Liga, que acaba por ser bem vingada na Liga. Pena a goleada sofrida contra o Kaizer Chiefs mas contra a outra equipa de Cape Town e apesar de estar em 2º na liga, tudo o que seja goleadas sofridas contra equipas que tenham Spurs no nome, não perdoo, kkkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 hours ago, Cadete213 said:

Tática diferente, sem extremos e ponta de lança, mas parece estar a dar mais frutos que na época passada, pois este início foi melhor. Derrota pesada contra o Cape Town City na Taça da Liga, que acaba por ser bem vingada na Liga. Pena a goleada sofrida contra o Kaizer Chiefs mas contra a outra equipa de Cape Town e apesar de estar em 2º na liga, tudo o que seja goleadas sofridas contra equipas que tenham Spurs no nome, não perdoo, kkkkkkkk.

kkkkk, realmente perder de goleada para o Spurs é complicado :P

O desenho tático foge ao comum, mas eu gosto dele. Espero que dê certo. Até aqui estamos bem, apesar das goleadas sofridas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Parabéns pela grande campanha continental, apesar de ter significado uma campanha pior na tabela do país, o que mostra que a equipe ainda não está preparada para ter duas frentes ativas de competição, mas, acho que o gostinho de jogar a principal competição continental vale o sacríficio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 hours ago, Henrique M. said:

Parabéns pela grande campanha continental, apesar de ter significado uma campanha pior na tabela do país, o que mostra que a equipe ainda não está preparada para ter duas frentes ativas de competição, mas, acho que o gostinho de jogar a principal competição continental vale o sacríficio.

Valeu. A campanha continental realmente foi o ponto alto da temporada. Queria ter ido melhor na liga, mas na soma das coisas tá bom assim.

Ter cinco competições pra disputar no mesmo ano é uma loucura. Vamos ver ano que vem, que serão "apenas" três. Aí não teremos desculpa pra ir mal na liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dale @Danut estou com um save de mesma proposta, porém no Uruguai com o Bella Vista. Há um tempo já vinha pensando em tentar esse desafio e vendo sua história aqui me encorajei.

Queria saber como tu deixa setado teus olheiros, eu acho que a única utilidade deles está em observar os times nacionais pra saber os atributos né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time já mostra outra cara em relação ao ano passado, ficando na parte de cima da tabela e se ajeitar a defesa realmente briga por mais coisas. E por falar nisso, como tem sido jogar com um mezzala e um MRB? Tenho a impressão que eles se desgarram muito da posição e isso poderia ser um dos fatores para uma defesa tão vazada.

P.s.: Na atualização passada, na tela do elenco parece que tem algo que não bate entre a imagem e o texto. As participações para gol são bem menores na imagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retomando a leitura do save. Depois de um 3º lugar excelente na liga, o desempenho na temporada seguinte foi bem abaixo das expectativas. Uma pena, aquela campanha foi muito boa, mas pelo que você mostrou em campo, parece que nem sempre o desempenho com os jovens do Amatuks consegue ser replicado neste momento do save. Mais adiante será, tenho certeza.

Se fosse na Europa, com o desempenho abaixo das expectativas eu diria que jogar várias competições simultâneas com um elenco formado apenas no clube e em um clube em crescimento seria uma boa explicação. Contudo no seu save na África do Sul as coisas são diferentes. O desempenho na Liga dos Campeões foi excelente, mas é bom lembrar que o fato de ter apenas a África do Sul ativa e a base de dados pequena carregada com certeza tem impactado nisso e não é à toa que estamos vendo outros sul-africanos chegando à decisão. Tenho um palpite que a liga doméstica tenderá a ser mais competitiva que a liga continental

Agora, na atual temporada a coisa vem melhor e vamos ver se o Ama Tuks consegue uma vaga novamente para a Liga dos Campeões. Bom trabalho para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra featured this tópico
On 9/3/2023 at 7:36 AM, bstrelow said:

Dale @Danut estou com um save de mesma proposta, porém no Uruguai com o Bella Vista. Há um tempo já vinha pensando em tentar esse desafio e vendo sua história aqui me encorajei.

Queria saber como tu deixa setado teus olheiros, eu acho que a única utilidade deles está em observar os times nacionais pra saber os atributos né?

Opa, bom saber que o meu save serviu para inspirar alguém. Só falta te inspirar a compartilhar a história aqui conosco, né? :P

Sobre o olheiro (no singular mesmo, no meu caso), eu deixo ele observando o próximo adversário. Mas na prática não uso os relatórios dele, que eu não mudo minhas táticas baseado no adversário. 

Eu achava que ter maior conhecimento sobre outros países poderia aumentar as chances de ter jogadores desses países surgindo na base, mas pelo que andei vendo agora isso ou não tem efeito nenhum, ou tem um efeito muito, muito pequeno (do tipo pode ser que tu tenha um jogador em 20 anos surgindo daquele país). Então realmente os olheiros não servem de muita coisa, se tu tiver precisando do dinheiro inclusive eu mandaria os olheiros embora assim que possível para economizar essa grana. 

Fico no aguardo do teu save por aqui, rs. 

 

13 hours ago, #Vini said:

O time já mostra outra cara em relação ao ano passado, ficando na parte de cima da tabela e se ajeitar a defesa realmente briga por mais coisas. E por falar nisso, como tem sido jogar com um mezzala e um MRB? Tenho a impressão que eles se desgarram muito da posição e isso poderia ser um dos fatores para uma defesa tão vazada.

P.s.: Na atualização passada, na tela do elenco parece que tem algo que não bate entre a imagem e o texto. As participações para gol são bem menores na imagem.

Sim, melhoramos bastante na liga em relação ao outro ano. Acho que dá para brigar pela vaga continental. 

Sobre a tática, realmente ela deixa a defesa mais exposta. No outro ano eu passei o tempo todo tentando ajeitar a defesa, por achar que ela tava exposta demais, mas no fim das contas o problema foi não marcar gols. Então esse ano eu taquei o foda-se na defesa e tô me preocupando só em fazer mais gols que os adversários. Cheguei a testar jogar com MRB em defender e/ou com um Carrilero no lugar do Mezzala, mas em ambos os casos o time piorou no ataque sem melhorar na defesa. Aí realmente eu só aceitei que vamos levar gols e é isso aí, os defensores que se virem. 

Sobre a atualização passada, acho que tu te confundiu na leitura. Eu tava justamente citando os números da temporada anterior e comparando com essa que recém terminou, para ressaltar que os jogadores fizeram muito menos nesse ano:

Ano passado nossos meias ofensivos foram o grande destaque. Maluleke marcou 19 gols, Thato Cele (23G) e Rendani da Silva (24C) anotaram 14 participações em gol cada. Esse ano Maluleke passou a maior parte do tempo lesionado e não fez muito quando voltou a jogar. Thato Cele e Rendani da Silva também cortaram suas respectivas produções pela metade. 

 

9 hours ago, GG. said:

Retomando a leitura do save. Depois de um 3º lugar excelente na liga, o desempenho na temporada seguinte foi bem abaixo das expectativas. Uma pena, aquela campanha foi muito boa, mas pelo que você mostrou em campo, parece que nem sempre o desempenho com os jovens do Amatuks consegue ser replicado neste momento do save. Mais adiante será, tenho certeza.

Se fosse na Europa, com o desempenho abaixo das expectativas eu diria que jogar várias competições simultâneas com um elenco formado apenas no clube e em um clube em crescimento seria uma boa explicação. Contudo no seu save na África do Sul as coisas são diferentes. O desempenho na Liga dos Campeões foi excelente, mas é bom lembrar que o fato de ter apenas a África do Sul ativa e a base de dados pequena carregada com certeza tem impactado nisso e não é à toa que estamos vendo outros sul-africanos chegando à decisão. Tenho um palpite que a liga doméstica tenderá a ser mais competitiva que a liga continental

Agora, na atual temporada a coisa vem melhor e vamos ver se o Ama Tuks consegue uma vaga novamente para a Liga dos Campeões. Bom trabalho para você.

Seja bem-vindo de volta :D 

Foi uma temporada bem abaixo das expectativas na liga, realmente. Mas acho que a campanha na Champions (e na Taça SAFA) nos dá um pouco de crédito. 

Concordo parcialmente com a avaliação sobre a Champions, realmente ela é mais fácil por essas questões de só ter uma liga ativa e poucos jogadores na base de dados. É basicamente um campeonato disputado pelas equipes sul-africanas e tunisianas, o restante dificilmente assusta. Talvez teu palpite sobre a competitividade da liga ser maior também seja correto (embora eu não tenha certeza quanto a isso, só joguei uma vez a Champions, vou precisar de mais participações para ter certeza). 

Só discordo que por ter uma Champions mais fácil ela não sirva de explicação para o desempenho na liga. Mais fácil ou mais difícil, jogamos um grande número de partidas extras, e com isso a liga acabou sendo disputada muitas vezes com time cansado e/ou reservas. Acho que explica bastante a queda de desempenho sim. Não toda ela, tem coisa que foi erro tático meu mesmo, mas se não fosse essa carga extra de jogos de Champions e Taça e o time teria terminado melhor na liga. 

Estou confiante sobre as chances de classificação continental nessa temporada, consideraria uma decepção ficar de fora. Só não sei se para a Liga dos Campeões ou se para a Taça das Confederações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AMWts8AQlViZ6jPSl-8JcD6usQIEftIL-k1ERX2-

S09E02 - Entre a glória e a desgraça

Na última atualização vimos que o AmaTuks faz uma campanha bem interessante na liga, e mesmo com uma certa queda de desempenho no final do turno ainda estamos na 5ª colocação e firmes na briga por vaga continental. Hoje vamos falar do segundo turno da liga e da Taça Sul-africana.

 

Transferências

AIL4fc8ms0OOcr8XG4kNqAUzDKOOUGdbnjxCN_qM

Dessa vez o futebol árabe nos deixou em paz, então tivemos apenas a saída de garotos sem futuro. O único que chegou a jogar na equipe principal é Daniel Sanogo (25C), que apesar de ser considerado o 3º melhor da sua geração e ter uma personalidade equilibrada, não conseguiu mostrar desenvolvimento suficiente para justificar um novo contrato. O lateral ficou devendo especialmente na parte física, que eu considero fundamental para uma equipe que joga sem pontas para dar auxílio na cobertura daquela faixa do campo. Foram 16 jogos na equipe principal - metade deles na Liga dos Campeões, já que foi titular na campanha continental.

 

Taça Sul-africana

Normalmente começo o post falando da liga, mas nesse caso vou inverter as coisas em nome da narrativa. Fará sentido ao final do post.

AIL4fc97dtU3CyLVeRujeGUl_SIpbXU7TapwCJ5n

Começamos nossa campanha na Taça enfrentando logo uma equipe da 1ª divisão. Felizmente, o Orlando Pirates não faz boa campanha na liga e também não se mostrou melhor na disputa eliminatória, sendo facilmente derrotado.

Na 2ª eliminatória recebemos o Polokwane, time mediano da elite, com potencial para complicar. Eles saíram na frente logo cedo, mas uma atuação de gala de Sifiso Mathebula garantiu a passagem para a fase seguinte de forma tranquila.

Nas quartas de final o sorteio nos ajudou bastante. Não só garantimos o terceiro jogo seguido dentro do nosso estádio, ainda caímos contra uma das duas únicas equipes de fora da elite sul-africana que estavam vivas na competição. Vencer o Chippa United era obrigação, e cumprimos isso com dois gols de escanteio com menos de 90 segundos entre eles.

AIL4fc-W8vfDeB2efpT_9VtFaPg9kFF-2lq3_xqi

A semifinal nos colocou para enfrentar o Maritzburg, enquanto Golden Arrows e Sundowns disputam a outra vaga na decisão. Novamente demos sorte - enquanto Golden Arrows e Sundowns estão no top 5 da liga, o Maritzburg tenta sair da segunda metade da tabela. E não dá nem para reclamar que dessa vez fomos designados como visitante, já que a semifinal da Taça Sul-africana já é disputada em campo neutro (sério, essa galera inventa mais regra do que os brasileiros, onde já se viu disputar semifinal em campo neutro num país daquele tamanho, colocamos 12 mil torcedores nas quartas de final e nem 4 mil na semifinal, isso é ridículo).

AIL4fc-5RDFSkIthMox4AdPbfZxyiP_MRb0NpxY9

Com a equipe descansada depois de ter sido poupada na liga, fizemos um jogo muito bom, só pecando mesmo na finalização. Poderia ter sido cinco ou mais. De qualquer maneira, garantimos nossa vaga na final pelo segundo ano seguido. Ano passado perdemos para o Sundowns graças a um gol aos 90+5. Esse ano vamos novamente tentar buscar o título inédito. O adversário? O Sundowns, é claro. Não poderia ser outro.

É a nossa chance de buscar a vingança. Ou então amargurar outra derrota para o rival no maior palco da nossa história. Cenas para o próximo capítulo.

 

Primeira Liga

AIL4fc85qUKQQXigChGhcZe4vUg2VMqonHTUSTKc

Perfeito. Não há outra forma de descrever o que foi o 3º período da competição para o AmaTuks. 24 gols marcados, 5 sofridos, 24 pontos conquistados em 24 disputados. Para não dizer que foi um passeio, foi preciso um gol no último lance para garantir a vitória sobre o Cape Town Spurs, em disputa direta pela vice-liderança. De resto, parafraseando uma estrela da TV brasileira, não houve adversário para nós na África do Sul.

O destaque fica por conta da goleada sobre o Stellenbosch FC, onde tivemos não apenas um, mas dois jogadores com nota 10. Não sei se já tinha visto isso no FM.

AIL4fc-htrbdD56BGbFI042flT0Df-INPMFnvXIJ

Sifiso Mathebula (26A) teve crédito em todos os gols do jogo: marcou quatro, deu duas assistências. JP Xulu (25D) fez dois gols e deu duas assistências. Rendani Da Silva (24C)... bem, o importante é participar.

A campanha impecável nessa parte do campeonato nos garantiu 200 mil euros em premiação, já que obviamente nenhuma outra equipe superou nosso desempenho nos oito jogos do período. Ainda mais importante: tiramos oito pontos de vantagem em oito jogos, colando no Kaizer Chiefs, líder da competição (e que vive má fase, tendo perdido suas últimas três partidas).

AIL4fc8nuKDUhT7WQPelbs6xG2vfhIBzwgvFIs30

Começamos a reta final da competição mantendo o ritmo do período anterior. Mas se engana quem acha que foi tudo fácil. Logo no segundo jogo conseguimos uma vitória absolutamente gigante, daquelas que te deixam com certeza de que a equipe tem sangue de campeã. Foi contra o TTM, fortíssimo candidato ao rebaixamento e com apenas cinco pontos nos últimos onze jogos. Porém, mesmo contra um adversário fraco, as circunstâncias da partida tornaram ela digna de nota.

Para começo de conversa, essa foi uma partida que jogamos com time reserva. Sabia dos riscos de jogar com reservas num momento tão agudo da temporada e em plena disputa pelo título, mas o calendário não nos deixou escolha - a alternativa era colocar os reservas na semifinal da Taça, o que obviamente seria muito pior.

Pois bem, mesmo com os reservas eu estava confiante que minha equipe tinha qualidade para vencer. Só não contava que teria um zagueiro expulso com 14 minutos jogados.

AIL4fc9XEW_bBOWAev-COcgKQvRl2e1TWc63TIS4

O que se seguiu foi uma partida de muito caráter do AmaTuks. Mesmo com dez em campo optamos por continuar buscando o ataque. Levamos o primeiro gol aos 31, mas continuamos a confiar. Logo antes do intervalo, buscamos o empate. Na segunda etapa continuamos criando mais do que o adversário. De repente eles tiveram um expulso, igualando as coisas. Logo depois, outro expulso. Agora meu time tinha a vantagem numérica. Partimos para cima com tudo e fizemos logo outros três gols, assumindo pela primeira vez a liderança do campeonato.

AIL4fc-VLn0XZA_Wai7OQZRv9EcdWr429diGkVGY

O gráfico deixa claro como minha equipe escalou posições a partir da virada de turno, até chegar no topo a cinco rodadas do final.

AIL4fc9O2baSh_e9rTXLIMtaJLttg5pOO-nzSTkm

Em maio, mais duas vitórias. A segunda delas absolutamente fundamental, no confronto direto com o Kaizer Chiefs. A essa altura, a situação de tabela era a seguinte: o AmaTuks vinha na liderança, com 60 pontos. O Kaizer Chiefs estava cinco pontos atrás, mas tinha um jogo a menos. Além deles, o Cape Town Spurs também vinha ameaçando.

AIL4fc_LuectPLc2IXC6_550Ts-is3EuSOb7bBS5

Foi um jogo feio, mas não importa. Com a vitória sobre o Kaizer Chiefs chegamos a 17 vitórias seguidas (13 delas pela liga). Em outra cancha, o Cape Town Spurs empatou com o Sundowns. Faltando três rodadas para o final da competição, abrimos oito pontos de vantagem. Claro, ainda com um jogo a mais. Mas duas vitórias bastam para nos garantir o título, independentemente de qualquer coisa que os adversários façam.

AIL4fc-e38M3gdPgP_YpZLpnqJLmyxoMye42FL_8

Os três jogos finais são contra Golden Arrows, Wits e Sundowns. Vencer o fraco Wits é obrigação. Se bater também o Golden Arrows, vamos visitar nosso maior rival só com a tarefa de levantar a taça no apito final. Por outro lado, se tropeçar nos jogos anteriores, damos espaço para o Sundowns tentar nos tirar o título.

Tanto na liga quanto na taça, o AmaTuks caminha entre a glória e a desgraça. Podemos levantar nossos dois maiores títulos da história com vitórias sobre o grande rival. Ou podemos virar vítimas de chacota eterna daqueles que já tiraram uma taça das nossas mãos no apagar das luzes na última temporada e que agora podem acabar fazendo isso outras duas vezes.

 

Fornada

AIL4fc89NqYJ8D09D8sfBpjCeKESiAFAtlGR56UW

Pela primeira vez não tivemos nenhum atleta com cinco estrelas de potencial. Claro, como as estrelas são relativas ao resto do elenco, a tendência é que com a melhora do grupo fique mais difícil dos novos garotos se destacarem tanto. Ainda assim é uma notícia ruim, pois mostra que talvez o elenco esteja chegando perto do seu teto de qualidade.

Minha aposta para destaque é o goleiro Sive Matombo (29B), que tem reflexos muito bons para a idade. Eu tenho a teoria de que os reflexos são o que distinguem os grandes goleiros dos goleiros medíocres, então tenho altas expectativas sobre o rapaz. Além dele, destaco o lateral esquerdo Johannes Schlauderer (29D), de físico razoável e boa capacidade defensiva, e o atacante Nkosinathi Masuku (29A), exímio finalizador - o segundo ano seguido que temos um jogador com esse perfil entre os destaques da base.

 

Notícias gerais

  • Nosso sub-21 foi campeão da sua liga com uma campanha avassaladora: 26 vitórias em 30 jogos, com saldo de 81(!!) gols. Para ter noção, o vice-líder terminou com saldo de 12 gols. Os garotos meteram 11 a 0 no sub-21 do TTM, 8 a 0 no Bloem Celtic, 7 no Stellenbosch e no Cape Town Spurs, e por aí vai...
  • Já o sub-19 foi mais comedido, vencendo seu campeonato com "apenas" 19 vitórias em 24 jogos e 45 gols de saldo - contra 26 gols de saldo do vice-campeão. A base vem forte.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Entre a glória e a desgraça [atualizado em 05/09]

Bem, não esperava esta recuperação fantástica. Tática está dando frutos e está na altura de os recolher.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 hours ago, Cadete213 said:

Bem, não esperava esta recuperação fantástica. Tática está dando frutos e está na altura de os recolher.

Eu também não esperava. Achei que brigaria por vaga continental, mas jamais sonhei que faria uma campanha só de vitórias. Só não dou os títulos por garantido porque o treinador tem um longo histórico de entregar na hora decisiva.

 

8 hours ago, GG. said:

Está tudo indo de vento em popa e a torcida é para que o Amatuks fature os dois títulos. 

Esse foi o comentário menos Gilson que eu já vi tu fazer, rs.

Mas obrigado pela torcida. Quero muito os dois títulos, ainda mais com chance de levantar troféu na cara do Sundowns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástica recuperação. Infelizmente só percebemos que a tática tá manjada pelos rituais após uma sequência ruim kkkk

Tenho lido o tópico e me parece que o treinador tem dificuldade em decisões. Será que agora vai? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, IlPartigiano said:

Fantástica recuperação. Infelizmente só percebemos que a tática tá manjada pelos rituais após uma sequência ruim kkkk

Tenho lido o tópico e me parece que o treinador tem dificuldade em decisões. Será que agora vai? :P

Em primeiro lugar, seja bem-vindo ao tópico :D

Sobre a dificuldade do treinador em decisões... rapaz, eu ri quando li esse teu comentário. Aqui na área o pessoal tem uma piada interna que criou o verbo danutar, que consiste justamente em obter uma série de resultados positivos (por vezes inesperados), apenas para entregar a paçoca na hora decisiva. De tanto que isso aconteceu comigo em saves anteriores. 

Então a tua leitura foi muito bem feita. Melhor até do que tu imagina :P 

Mas estou confiante que dessa vez vai. Assim espero. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E eu achando aqui que ia ler no post o desfecho de ambas as competições. Como bom escritor, parou no climax e deixou para o capitulo seguinte hahahah

Belíssima campanha na liga e na copa. Do jeito que o time vem jogando, acho que esse ano ninguém tira os dois titulos do Amatuks. Vai ser com emoção, claro, mas vai ser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Tsuru said:

E eu achando aqui que ia ler no post o desfecho de ambas as competições. Como bom escritor, parou no climax e deixou para o capitulo seguinte hahahah

Belíssima campanha na liga e na copa. Do jeito que o time vem jogando, acho que esse ano ninguém tira os dois titulos do Amatuks. Vai ser com emoção, claro, mas vai ser.

hahaha, a gente precisa valorizar a história, né? Pior que originalmente eu ia postar tudo junto, mas a situação ficou muito propícia para um cliffhanger.

O time venceu todos os jogos do segundo semestre. Tem que ser considerado favorito. Mas a gente não pode ignorar que o treinador gosta de entregar a paçoca na hora decisiva né.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que a indecisão no começo da temporada sobre vender ou não os dois pontas foi interessante, sobretudo porque decidiu apostar pra manter um contexto que na última temporada foi oscilante, mas de forma compreensível porque disputar 5 competições com um elenco recheado de jovens é algo difícil de se fazer. A aposta em manter a mesma mão e continuar no rumo do jogo mais centralizado e sem atacantes se provou muito boa e o time foi, aos poucos, encontrando o bom futebol depois dos ajustes na tática. A única tristeza no caminho foi a queda prematura na Taça da Liga, logo no primeiro jogo, numa partida que me pareceu eletrizante pelas estatísticas e pelo alto número de gols.  Em todo caso permitiu abrir espaço no calendário e dar mais treinamentos para os jogadores, permitindo que eles se familiarizassem melhor com as modificações táticas e tivessem menos sobrecarga de partidas oficiais. Assim o time se encontrou muito bem e agora se mostra avassalador. Na minha opinião, inclusive, franco candidato aos dois títulos em disputa - tanto da liga quanto da Taça Sul-Africana.

Com relação à fornada, desta vez, achei ela bem fraquinha. O goleiro parece ter futuro, com bons atributos físicos e um reflexo de destaque, mas seria bom dar uma melhorada também nesse 1 pra 1 dele. Talvez se tiver espaço numa mentoria com um goleiro de personalidade um pouco melhor é uma boa pedida também, porque aí é um jogador que tem tudo para ir ganhando espaço aos poucos no clube. O restante será meio que na sorte para definir se se tornarão de fato bons jogadores, porque têm algumas deficiências em fundamentos da própria posição (e o atacante, aliás, tem deficiência na própria tática que não tem espaço pra ele, risos). Em todo caso, como o plantel tá melhor consolidado e as peças estão se encaixando melhor, se desenvolvendo e ganhando espaço, acho que uma fornada desse nível acaba não comprometendo tanto o desenvolvimento.

Eu não sei a que pé anda a reputação (e as próprias finanças) dos Tukkies, mas pode ser que tenha espaço para pedir um clube satélite de outro país pra facilitar a chegada de jovens estrangeiros para a base. Vez ou outra aparece alguém interessante e ter esse espaço pra ampliar a captação é algo a ser pensado, senão para agora, para o futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base - Aguardando avaliação
  • #Vini changed the title to AmaTuks - Os garotos de Pretória: Um time de base [atualizado em 15/09] - Arquivar em 15/12
  • #Vini locked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • #Vini
      Por #Vini
      O Tempero do Futuro - Artmedia Petrzalka
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
       
      Apresentação do Save
      Olá, pessoal, tudo bem?
      Depois de quase três meses do término de "Sob o Cruzeiro do Sul", fui por diversos caminhos até encontrar meu novo save. A dificuldade na escolha se deu pela proximidade do FM 24 e também do desafio que eu gostaria de encarar e se ele seria factível no dia-a-dia. 
      Pois bem, depois de muito decidir, resolvi que faria o Youth Challenge, no qual só me utilizarei da base e não farei contratações para o time principal e de base. Decidido o desafio, veio a escolha do país. Sempre tive um interesse pela região da Europa Central, muito por conta da leitura do "Noites Europeias" que detalha um pouco mais sobre o Futebol do Danúbio, que teve como seus maiores expoentes, a Áustria dos anos 30 e a Hungria dos anos 50. Só que não queria fazer o caminho óbvio e decidi ir para um país que teve dias melhores no futebol enquanto unido a outro, mas que caminhando de forma independente tem resultados bastante tímidos, que é a Eslováquia. 
      Como Tchecoslováquia, o currículo é impressionante pelo tamanho do antigo país, com quatro finais de Copa do Mundo e Euro, tendo o título continental de 1976 como o seu maior feito. Além do mais, gosto da história do antigo estado, parte da Cortina de Ferro, seu apreço pelo esporte nacional da defenestração (ato de jogar alguém pela janela) e suas efemérides recentes, que termianam em anos final 8 ou 3, o que acaba tornando o início do save em 2023 repleto de datas comemorativas. 
      Por fim, chegamos ao clube. Quando comecei a acompanhar a Champions League, me chamou a atenção a participação de um time eslovaco, a época chamado Artmedia Bratislava, que na minha cabeça era um BAITA nome de time e em 04/05 foi o primeiro time do país a participar de uma fase final de UCL. E não fizeram feio, ficando em terceiro e por um gol não foram as oitavas de final daquele ano. Hoje o time se chama Artmedia Petrzalka e vive tempos menos auspiciosos, militando na segunda divisão nacional. O nome do save vem do fato que, segundo o Google Tradutor, Petrzalka em eslovaco significa Salsinha. 
      Por falar em efeméride, em 2023 comemoram-se 125 anos do clube, que conta com infraestruturas modestas e ainda conta com o fato de, por estar sediada na capital do país, ter muita concorrência no recrutamento jovem. 

      Expectativas da Diretoria
      Aqui faço um adendo. Como o YC era algo novo para mim e queria me certificar que teria adesão ao save antes de postar, eu joguei três temporadas inteiras antes de começar a relatar o save. Perde-se um pouco da imersão na história, mas acredito que terei bastante tempo de jogo e essas 3 temporadas poderão ser melhor desenvolvidas caso vocês tenham alguma dúvida. Estou me adaptando ao formato do desafio, então caso sintam falta de informações, por favor, me avisem. 
       
      As Temporadas
      Assim, vamos contar um pouco de como as temporadas se desenvolveram até aqui.
      2022/23
      Na primeira temporada do save, sofremos bastante com a falta de laterais e depois de teimar muito em esquemas com 4 homens na zaga, resolvi abrir mão das minhas convicções e alinhar o time em um 3-1-3-3, especialmente após a primeira fornada entregar alguns atacantes. O time conseguiu se recuperar de uma sequência de apenas 13 pontos em 14 jogos, para 22 pontos em 10 jogos. Essa recuperação foi suficiente para afastar o time do rebaixamento e nos seis últimos jogos o time relaxou demais e conquistou apenas um ponto. Terminamos na 11ª posição, com 36 pontos, a 9 do primeiro time rebaixado. 

      Na Copa, avançamos três fases e caímos para o MSK Rimavska Sobota, time sem divisão jogável. 
      Na primeira fornada, muitos nomes inconstantes mentalmente, mas conseguimos que três que saíram na temporada 2022/23 fossem incorporados ao time titular e hoje são peças fundamentais na equipe. São eles: Mentel, Krasnovskis e Jakubov. Eu utilizei o ano que eles surgiram na fornada. Pesquisei a data em que a leva de novos jogadores sai e é em abril, então para os próximos anos, devo aguardar esta data para fazer o ranking de potencial dos atletas.

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - MSK Puchov | Campeão Copa - FK Dunajska Streda 
      2023/24
      No ano seguinte, havia uma expectativa da minha parte de, com mais atletas surgindo e um time mais entrosado, que pudéssemos fazer uma campanha ao menos de parte de top 10. Porém, o time oscilou bastante, especialmente na segunda metade da temporada e terminou com 37 pontos, um ponto a mais que na edição anterior, mas com a 12ª posição. A título de comparação o vice-campeão, que disputa o playoff de promoção com o penúltimo colocado da primeira divisão, fez 59 pontos em 2023/24, contra 53 de 2022/23. 
      Na Copa, mais uma vez avançamos três fases e caímos para o Slovan Bratislava. 
      A fornada de 2023/24 reservou nomes piores do que a anterior e com personalidades bem ruins. Comecei a mexer no staff (que iniciou assim) a partir daí, pois os contratos de boa parte da equipe expiravam em 2023/24. Não consegui nomes que subissem muito o nível, mas tentei pelo menos personalidades melhores. Nenhum deles teve impacto imediato e só na temporada seguinte acabei incorporando mais Vesely, melhor jogador desta fornada e Nemec, que nem parecia tão bom assim, mas um surto de lesões e sua personalidade equilibrada, me levou a testá-lo no time principal. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - FK Pohronie | Campeão Copa - FC ViOn Zlate Moravce 
      2024/25
      Na temporada que se encerrou agora, o time encaixou. Mesclando nomes das fornadas anteriores com os jogadores que já estavam no clube, o time nunca saiu das primeiras posições e duas sequências invictas, uma em outubro e outra em março, contribuíram para que o time conseguisse uma gordura importante para aguentar as oscilações que aconteceram. No final, as coisas ficaram bem acirradas e por apenas dois pontos garantimos o playoff e o título veio com um ponto de diferença, com direito a derrota na última rodada. Esse acesso levou o clube a iniciar obras para aumentar o estádio em 500 lugares.

      Filip Orsula contribuiu com 24 dos 40 gols que marcamos na liga e isso foi um ponto de atenção, visto que os nomes de frente na fornada ainda não se estabeleceram e quando o artilheiro não marcava, tudo ficava mais díficil, tanto é que a defesa, com 25 gols sofridos, foi quem carregou o Petrzalka. 
      Na Copa, um caminho dos sonhos. Depois de passar pelo Puchov, que bateu e voltou na primeira divisão, derrotamos o Spartak Trnava nos pênaltis após aguentar um bombardeio, que corou o goleiro Krizik com uma nota 10. Na semi, vencemos o ViOn Zlate Moravce, então campeão, com um 3 a 2 muito louco na ida, em que saímos perdendo por 2 a 0, nos recuperamos para empatar e no final o goleiro entregou a virada de bandeja em nossas mãos. Ratificamos a ida a final com mais uma vitória por 1 a 0 e encaramos o bicho-papão Slovan Bratislava. Aí, não houve nada que pudéssemos fazer e tomamos um 4 a 1 para mostrar como será a nossa vida na primeira divisão. 

      Liga | Copa
      Campeão 1ª Divisão - Slovan Brastilava | Campeão 2ª Divisão - Artmedia Petrzalka | Campeão Copa - Slovan Brastilava 
       
      --
      ÍNDICE
      Capítulo 1 - Considerações Iniciais
      Capítulo 2 - Slovak Super Liga
      Capítulo 3 - Uma virada de seis pontos
      Capítulo 4 - Cada um tem um 6 a 1 que merece
      Capítulo 5 - Sefcik é o nome da fera
      Capítulo 6 - Azar?
      Capítulo 7 - Assim, porque você é morno, não é frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca.
      Capítulo 8 - Dando adeus às primeiras turmas
      Capítulo 9 - Mais uma repescagem
      Capítulo 10 - Mudar ou mudar de vez
      Capítulo 11 - Um divisor de águas?
    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...