Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

O futuro do Barcelona (e do Messi)


David R.

Posts Recomendados

Jornais destacam revolução no Barcelona e só quatro intocáveis: Ter Stegen, De Jong, Lenglet e... Messi

Vale lembrar que o Setien foi demitido imediamente após a eliminação da Champions League. Ronald Koeman aparentemente é o favorito para o cargo, com Pocchetino correndo por fora. Vale lembrar que o argentino já refutou diversas vezes a possibilidade de comandar o Barça, pela gratidão ao seu antigo clube: Espanyol.

 

 

Este tópico serve para discutirmos o futuro do Barça após o maior vexame da história do clube. Quem será o novo técnico? Como será a reformulação do elenco? Messi fica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho sérias dúvidas se o Marcelo Bechler conseguiria dar um furo desse antes de jornalistas espanhóis. Mas vamos trabalhar com essa notícia aí, embora eu realmente não acredite e se ela for real, vou pensar que é só o Messi pressionando a saída do Bartomeu.

Se o Messi sair, o Barcelona volta a um estágio acho que até atrás do Atlético. Ainda continua tendo várias peças muito boas ao meu ver e que podem carregar o clube num novo momento, mas seria o reinício de um ciclo.

A primeira coisa que eu atenderia é a direção e comissão técnica. Bartomeu PRECISA dispor o cargo. Tem que sair. É um dos grandes culpados por tudo o que vem acontecendo. A segunda coisa é entender por quais motivos jogadores que são claramente bons ou até acima da média (alguns até consagrados) não vingaram: Griezmann, Dembele (esse é mais fácil, né), Arthur, Traíra. Sem contar contratações nível Série B como Douglas. O problema é o método de treinamento? Não se encaixam num modelo tático? É falta de comprometimento? 

Definidas essas coisas, aí viria a limpa e ela seria pesada: Suárez, Vidal, Piqué, Rakitic, Braithwaite, Umtiti. Se der pra desovar: Traíra e Griezmann. Se não der, fiquem no elenco que eu acho que ainda dá pra recuperar legal, especialmente se o Messi sair.

E aí também precisa definir quem vai ajudar a transição, já que a vida não é FM. Eu pegaria três caras que se tornariam RESERVAS: Sergi Roberto, Alba (que eu acho que vai acabar saindo) e Busquets. Esses três serviriam como guias pra quem chegar porque o Barcelona é uma pressão da porra e alguém vai ter que guiar a piazada, e precisa ser gente com muito tempo de casa já. 

Dito isso, ficaria com um elenco de:

Goleiros: StegenGOD e Neto
Zagueiros: Todibo, Ronald Araújo, e Lenglet
Lateral: Alba, Firpo, Semedo e Sergi Roberto
Volância: de Jong (favor, colocar o de Jong onde ele jogar melhor, grato) e Busquets
Meia central: Puig e Pjanic
Pontas: Dembele, Griezmann (pode fazer o 9), Traíra, Trincão e Ansu Fati, Anão (pode fazer o 9, se ficar)
Avante: ?

Com isso, dá um elenco só de 19 jogadores e precisa de no mínimo uns 5 ou 6 nomes, ainda. Faltam mais 2 zagueiros, uns 3 meias e uns 2 avantes. Dá pra pegar mais gente da base? Não sei, não conheço a base do Barcelona mais. Se alguém souber, que avise. Mas estamos falando de Barcelona à deriva, é foda. E tem mais a questão de Griezmann e Traíra. O Griezmann eu acho difícil sair, mas o Traíra acho que não volta. E se não voltar, vai precisar de mais. Saindo essa galera toda, contando salários mais o que ganhariam em cima, acho que dá pra fazer um caixa muito bom. Imagina quanto só o Messi não renderia se saísse em termos de salário mais o valor da saída dele? Eu me assustaria se visse algo abaixo de €150m numa saída dele.

Isso tudo vai depender do técnico, é claro. Pra mim é onde o Barcelona mais vem pecando nos últimos anos. O material tá lá, mas é técnico ruim atrás de técnico ruim. E quando vem um que a gente acha que vai dar bom, o cara não funciona. Acho o Koeman mais outro grande erro. O Erik ten Hag pra mim é um nome melhor. Sabe muito trabalhar com a piazada e joga um futebol ofensivo. 

E aí chega de contratações badaladas, né? Basicamente TODOS os caras badalados dos últimos tempos deram errado. Olha quanto foi gasto em Griezmann e Traíra? Tem é que contratar gente que satisfaça o sistema do novo técnico. Vai jogar dominando a partida tecnicamente? Contrata meias técnicos. Vai jogar com ponta fazendo correria ou armando? O avante vai ser enfiado ou vai descer pra participar do jogo? Os zagueiros precisam sair jogando? O sistema vai ser de pressão? A trabsição vai ser rápida ou mais cadenciada? 

Essas porra tudo tem que conversar. Me parece que a direção do Barcelona contrata quem quiser e foda-se o que o técnico quer. Tá errado.

É quando tu chega no fundo do poço que é o melhor momento pra se reerguer. Só que precisa dar as tacadas certas. Tem muita coisa pra resolver nesse time do Barcelona. Elas vão do Bartomeu, passam pelos vários técnicos e chegam em jogadores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Óia, Lenglet eu não acho lá tãããão intocável também não hein. É o melhor zagueiro do elenco mas isso não é difícil. Se pegar o mais alto nível do Umtiti (que hoje em dia fica só nas lembranças, sdds), o Clement não chega à perna direita do Samuel. E hoje em dia o time precisa de zagueiro naquele nível lá, de não deixar passar nem Wi-Fi. Ia seco num De Vrij, Koulibaly da vida. Rolava sempre uns rumores do Alaba também, eu tentaria uma sondagem, se provou um baita zagueiro nessa temporada e se quiser tem vaga no meio também (que diziam que ele queria jogar mais por ali).

Concordo com o negócio de deixar Sergi, Busquets (que pode ser até melhor começar a usar na zaga, já que tá muito lento e sem intensidade pro meio) e talvez mais um de reserva (não o Alba, esse eu acho que tem que vazar), apesar de a maioria simplesmente querer todos esses fora, acho que seriam úteis no elenco.

Dos que podem sair (chutados), essa é a lista, imagino eu:

- Vidal

- Piqué

- Busquets

- Semedo

- Alba

- Umtiti

- Suárez

- Braithwaite (tinha esquecido dele até)

- Sergi

- Griezmann

- Coutinho

- Firpo

- Dembélé

13 nego, bicho. É muita gente pra sair. E o pior é não ter dinheiro pra repor tudo isso, vai ter que acertar muito na escolha e buscar uma ou outra aposta boa. Na zaga por exemplo, que eu já citei o Koulibaly, seria uma fortuna pra contratar ele, e apesar de ser um dos melhores do mundo, não sei se vale a pena gastar tanta grana nele e não ter recursos pro resto dos setores. Vai ter que garimpar muuuito.

Sobre o técnico, não tenho a menor ideia de quem é uma boa. Sempre preferi o Ten Hag acima do Setién, mas aí entra no mesmo esquema, o elenco tem que comprar a ideia. Com o Setién isso não aconteceu e virou uma desgraça completa. Mas se pegar o Ten Hag, aproveita e traz o gostoso do Tagliafico também que dizem que tá baratinho (25M). Koeman eu não curto muito não, assim como o Pochettino. Se forem no Xavi, pior ainda, acho que não tá na hora dele. Mas é isso que o Silveira disse mesmo, tem que decidir o que quer pro time, se é velocidade, controle, criação. Aí decidi se é jogar mais na posse ou direto, vale lembrar que o melhor time dos últimos anos mesclava bem posse e jogo direto, mas dependia muito do trio de ataque.

Não conto com a saída do Messi porque não acredito nisso (geralmente isso termina comigo quebrando a cara, mas ok), mas se ele sair, mano... Ferrou muito. Precisa de dois armadores, um driblador, um finalizador, um cobrador de falta, um velocista e um bom chutador de fora da área, todos world class, pra tentar substituir o Messi. Isso sem considerar coisas relativas como fator decisivo, inteligência e genialidade, coisas que o Messi têm no mais alto nível, muito difícil de substituir. Quero nem pensar nesse bangue aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci onde vi essa informação, mas na questão de scout e recrutamento, o Barcelona é um dos times mais competentes e que possui mais ferramentas do mundo todo. A questão é que nada dentro desse trabalho e dessa linha é aproveitado porque a direção só contrata jogador através de agente e ninguém que possui cargos mais altos quer deixar o time por conta de poder/dinheiro e outros interesses.

Por isso não adianta nada trocar treinador e contratar/vender jogador se a diretoria não caminha junto. Quem tem que cair é o Bartomeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Bruno Caetano. disse:

@SilveiraGOD. agora vendo do ponto de vista do Messi, que rumo você tomaria?

Eu acho que se o Messi aceitar que provavelmente o Barcelona vai ter que se reconstruir e não levantar grandes títulos pelos próximos 2~3 anos (que é basicamente o fim da carreira dele), tá sussa. Mas embora eu seja completamente contra minorar hierarquia, o Messi tem tamanho mais que suficiente pra aceitar ficar só se o Bartomeu sair. E se não for assim, tem que sentar olho no olho e ele, Bartomeu, apresentar um projeto inteirinho, com quem é alvo, quem vai ser o novo técnico, quem vai sair e por aí vai. Se eu fosse o Messi, JAMAIS gastaria os meus últimos 3 anos de futebol em meio a uma diretoria extremamente incompetente e técnicos medíocres.

Se quiser sair, o PSG seria um bom lugar. Mbappe, um Neymar bem mais experiente e Messi é favorito a praticamente tudo se tiver um time relativamente bom na volta. Ele brincaria no francês e seria dos favoritos pra ganhar uma UCL, sem contar que automaticamente qualquer time que o Messi vá, o nível de investimento em novos jogadores aumenta muito.

Se quiser um desafio maior, é o City. Só que eu não sei se ele gostaria de voltar a trabalhar com o Guardiola e também tem que saber até quando ele vai ficar no City. Já vi podcast com jornalista inglês dizendo que ele sairia ao final da temporada que vem. Aí também tem que conversar, mas eu imagino que se o Messi estivesse disposto a ir pro City, o Guardiola ficaria até o fim da carreira. Estando no City vira favorito à PL, UCL e o que mais for.

Tem que ver o que vai acontecer. O fato é que o Messi é rei e já tá acomodado (no bom sentido da palavra) no Barcelona. Ele tá acostumado com a vida, o clube e afins. A única coisa que deve deixar ele puto é a incompetência da diretoria e dos seus treinadores. Se arrumar isso, acho que ele fica. Mas PSG e City, se ele sair, são os dois clubes alvo.

 

Dos três, o Pochettino é o melhor nome, mas eu duvido ele querer ir pro Barcelona. De repente, agora que tá mais em baixa ele repense essa situação. Porém, muito difícil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Novo técnico: Ronald Koeman como manager

Reformulação do elenco: 45% do elenco vendido e emprestado nesta janela e saída na proxima do resto.

Messi fica? Só se a Internazionale não tiver dinheiro para contratação. O que eu acho bem difícil. Mês passado o Group Sunning já estava contactando alguns grupos chineses sobre possíveis investimentos e também sobre os patrocinadores e como fazer. O Moratti já disse que se realmente forem contratar Messi, ele pode e vai ajudar. Só acho difícil uma proposta boa, mas como o Barcelona tá com a cunha na mão...

Isto se Bartomeu ficar.

 

Se Bartomeu sair e Victor Font ou Laporta for eleito

Novo Técnico: Xavi ou Pochettino

Novo diretor de futebol: Puyol

Reformulação do elenco: 45-50% saindo nessa janela, tendo saindo os principais por causa do mercado e o resto dentro de 3-4 janelas de transferências.

Messi fica? Sim, mas não renova, mas ajudaria na transição dos novos talentos nessa temporada e sairia para ir pra Internazionale.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já discordo de alguns que o elenco tem que mudar tanto, acho que realmente o problema vem de cima pra baixo. Óbvio que alguns jogadores não serviriam em um estilo ou outro escolhido e teriam que sair.

Mas no geral, a maioria dos jogadores em baixa hoje no Barça vestem 10 e faixa em muito time top de tabela pelo mundo. Griezmann, Coutinho e Suárez são 3 muito criticados que tenho certeza que servem MUITO pra muito time. É muito possível um projeto de futebol que envolva pelo menos um desses caras, e que recupere jogadores que estão em baixa, como o Busquets. 

8-2 é foda, mas chegar mudando tudo, lançando moleques e se apoiando em poucos remanescentes com a cobrança de se recuperar de um trauma pode dar merda. 

E lá de cima, o que tem que mudar é achar que o Barcelona tem elenco e é só colocar o time no piloto automático que vem UCL, La Liga, etc... Mas aí eu não conheço nem um pouco os bastidores pra saber se tem que sair a diretoria (ou parte dela) ou só mudar o mindset já ajuda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Aleef disse:

Novo Técnico: Xavi

O problema é a falta de experiência como treinador, mas me agrada muito mais ele do que os propostos.

Ao menos manteria o estilo de passe que me agrada. Agora, se ele for como o Pochet que faz o time arriscar mais no passe direto, então prefiro o segundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Incrível como a diretoria faz cagada em cima de cagada. Se fechar com o Koeman, espero que o Messi saia. Terminar a carreira assim, de forma melancólica, no Barcelona é triste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá passando a hora do Messi pegar o chapéu e mandar geral pra casa do caramba. Ficar desperdiçando o resto da carreira nesse time varzeano não dá.

Agora, que vá para um time com condições de brigar lá em cima. Se é pra ir para uma Inter da vida, melhor ficar na Catalunha.

Queria ver ele novamente ao lado do adulto Ney, ou jogando com papai Cris. Seria topperson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu realmente não duvido da saída do Messi. Se eu como torcedor tô cansado, imagina ele vendo tudo de perto e carregando esse time.

O Bartomeu pelo jeito não vai renunciar, engraçado a mídia catalã "defendendo" o Bartomeu.

A ilusão de vender que o problema era o técnico e jogadores. Setién e o elenco eram só a ponta do iceberg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, felipevalle disse:

O problema é a falta de experiência como treinador, mas me agrada muito mais ele do que os propostos.

Ao menos manteria o estilo de passe que me agrada. Agora, se ele for como o Pochet que faz o time arriscar mais no passe direto, então prefiro o segundo.

Sim.

Mas é o unico que acalmaria a torcida e o social.

Se trouxessem o Pochettino, o Bartomeu iria cair em 2 tempos. Imagina um treinador falar que prefere ser fazendeiro do que ser treinador do time que você torce e depois ele é cotado para assumir o time. 

Eu não iria querer ver pintado de ouro.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Rodrigo9 disse:

VAI TOMAR NO CU TODO MUNDO.

Tiro no próprio pé. Depois do que rolou entre Abidal e Messi pelas redes sociais é mais do que óbvio que os dois não se batem. Mais uma vez reforçando a ideia de que o Messi não vai continuar. É quase certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 hours ago, ZaMBiA said:

Se é pra ir para uma Inter da vida, melhor ficar na Catalunha.

SIM. Sinceramente, não entendo essa tara toda quem a galera tem com o Messi na Inter. Ainda com o Conte lá, estilo de jogo defensivo e fracassado ao extremo em Champions. Pro PSG eu prefiro que o Messi aposente, mas pra Juve seria bacana. Só não sei se rolaria ele e CR juntos, mas seria top. O problema é que a Juve é outro time que precisa de reformulação e rejuvenescimento do time, além de bons jogadores.

/////////

E pelo jeito, nada mudou. Igualzinho o 7x1, continua a mesma bosta. Por isso, nos dois casos, o adversário fez pouco. Era pra estuprar sem dó, fazer o goleiro pedir arrego (desculpe, Stegen), marcar uns 20 logo pra enterrar de vez essa desgraça, porque eles não aprendem. 

////////

Fora a tara de "O Barcelona quer Neymar". QUE QUE O NEYMAR VAI RESOLVER, Ô DEMÔNIO? FICOU 4 ANOS NO CLUBE, MONTOU O MELHOR TRIO DE ATAQUE DA HISTÓRIA E AINDA ASSIM O TIME SÓ FOI REALMENTE BOM EM 14-15. 16-17 O NEYMAR FICOU NO BOLSO DO DANIEL ALVES COM 60 ANOS BICHO, DANIEL ALVES. VSF.

Neysea hoje é outro jogador, ele é um "espelho" do Messi, pelo lado esquerdo. Ele já fazia bastante o papel de armação no Barça, mas ele também era responsável por cuidar da amplitude no lado esquerdo, hoje em dia ele joga mais por dentro pifando os pontas, igual o Messi. Até funciona melhor do que o Griezmann, que é ainda mais difícil de encaixar com o Messi, por ser outro segundo atacante canhoto, mas ainda assim, o Neymar de hoje não é o mesmo daquele do Barça. Fora que gastaria ainda mais dinheiro pra recomprar esse arrombado, e a defesa que é bom, nada. Já gastou 390M com 3 jogadores badalados pra jogar do meio pra frente e não deram certo, e a defesa ainda continuou parecendo que tinha dois Aislans. Vai continuar pique as últimas temporadas, faz 3 e toma 4. A diferença é que agora vai fazer 5 ou 6 e tomar 6 ou 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tem uma questão: imagina o malabarismo no fairplay pra encaixar o Messi em qualquer time minimamente competitivo da Europa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ZaMBiA disse:

Só tem uma questão: imagina o malabarismo no fairplay pra encaixar o Messi em qualquer time minimamente competitivo da Europa...

Não creio que vá ser necessário. O Messi já tem 33 anos, o contrato acaba ano que vem e vai sair por vontade própria, algo como aconteceu com o CR7. Não creio que vá sair por clausula de rescisão e nem por 200, 300 milhoes de euros. Deve ser por algo similar ao que foi o CR7 pra Juve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem o Neto vão manter? Para bens

É por aí mesmo a lista de dispensa. Mas aí vai ser o seguinte né, gente como Semedo e Dembélé vão precisar de paciência e técnico bom pra extrair o melhor deles. O primeiro eu considero bom defensivamente, apesar das estupradas que andou levando recentemente. Não dá pra cobrar dele um Daniel Alves atacando, como 99% das pessoas fazem. Já o Mosquito, também tem que ter muita paciência. Tá a muito tempo sem jogar e ter sequência, e precisa lapidar logo o estilo de jogo dele, senão vai ser inútil. Fora que né, tem que fazer algum trabalho físico específico nele, porque é surreal essa quantidade de lesões.

Edit.

O caso do Semedo pra mim não vai ser legal. Ele já tá bem queimado com a torcida, poucos têm paciência com ele. Qualquer coisinha já vão começar a criticar, e a coisa não vai andar. Pra dar certo, ele (e o time todo, pra potencializá-lo e diminuir as chances de erro) vai precisar jogar num nível muito alto na próxima temporada. E com esse clima todo, acho que num vai rolar não.

Editado por EduFernandes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to O futuro do Barcelona (e do Messi)

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • bstrelow
      Por bstrelow
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Ligue 1 22/23
      A Ligue 1 de 2022–23, também conhecida por Ligue 1 Uber Eats por motivos de patrocínio, será a 85ª edição do Campeonato Francês de Futebol. Começará em 6 de agosto de 2022 e terminará em 04 de junho de 2023.
       
      REGULAMENTO
       
      ATUAL CAMPEÃO
       
      ÚLTIMOS VENCEDORES
       
      REBAIXADOS E PROMOVIDOS
       
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      A La Liga de 2022–23 será a 92ª edição da La Liga. Começará em 12 de agosto de 2022 e terminará em maio de 2023. 
       
      PARTICIPANTES:
       
      REGULAMENTO:
       
      ATUAL CAMPEÃO:
       
      ÚLTIMOS VENCEDORES:
       
      PROMOVIDOS E REBAIXADOS:
       
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Tópico para a discussão das transferências na janela europeia de meio de ano.
      Algumas das principais transferências até agora foram:
       
      Jude Bellingham - Real Madrid Ilkay Gundogan - Barcelona Kai Havertz - Arsenal Mateo Kovačić - Manchester City Mason Mount - Manchester United James Maddison - Tottenham Marco Asensio - PSG Brahim Diaz - Real Madrid Alexis Mac Allister - Liverpool Moise Kean - Juventus Dominik Szoboszlai - Liverpool Sandro Tonali - Newcastle Iñigo Martinez - Barcelona Joselu - Real Madrid Timothy Weah - Juventus Houssem Aouar - Roma Raphaël Guerreiro - Bayern Konrad Laimer - Bayern Marcus Thuram - Internazionale Christopher Nkunku - Chelsea Kim Min-jae - Bayern Milan Skriniar - PSG Ángel Di María- Benfica Dejan Kulusevski- Tottenham Lucas Hernández - PSG Granit Xhaka - Bayer Leverkusen Manuel Ugarte - PSG Caglar Söyünkü - Atlético de Madrid Arda Güler - Real Madrid César Azpilicueta - Atlético de Madrid Vitor Roque - Barcelona
    • EduFernandes
      Por EduFernandes
      Daqui a pouco, transmissão no SBT e no TNT.

×
×
  • Criar Novo...