Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A escalada fascista no Brasil (e o movimento antifascista)


Guilherme Faria

Posts Recomendados

46 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

Todos os lados tentam se apropriar do conceito de democracia, de representar instituições "verdadeiramente" democráticas. O discurso vale para ambos os extremos. Não podemos esquecer que a lógica comunista sempre foi criticar a democracia como um conceito burguês, pois a democracia de fato era uma democracia exercida após uma ditadura do proletariado, quase sempre liderada por um partido.

Antifa não é o que você defende. Antifa é um movimento específico com características específicas. Ser antifascista não me torna antifa, da mesma forma que ser anticomunista não me torna um reacionário monarquista.

Sobre o pessoal da esquerda, podemos começar com os partidos e suas diretrizes, indo para as defesas à Coréia do Norte, Cuba e Venezuela (que já está a maio caminho).


https://brasil.elpais.com/internacional/2020-06-01/antifa-nem-terrorista-nem-organizacao.html

Antifa não é organização, pra começo de conversa. A matéria exprime e explica o que é, entendo seu posicionamento e as coisas que você viveu. Mas você, ou eu, está confundindo as coisas. Se você é contra o fascismo e as causas que ele propaga, você é antifa, sim. Antifa é a abreviação de antifascista, quem é contra o fascismo é o quê? Você pode ser um liberal antifa, se quiser, pode ser um vascaíno antifa, então.

Só que né, é difícil para o liberal brasileiro se desvencilhar do conservadorismo. Posso contar nos dedos os que são assim.

Sobre a parte de Venezuela, Cuba e Coréia do Norte, de fato, tem gente idiota que quer isso, mas é uma minoria. A diretriz de um partido aqui no Brasil não quer dizer porra nenhuma, nunca vi PROTAGONISTA de esquerda/centro-esquerda defender um governo autoritário de esquerda, tá melhor assim?

Lula e Dilma, em algum momento flertaram com isso? Se sim, eu não me lembro e não foi nem de longe perto do que o Bolsonaro tem feito.

----

Ansioso para ver o Aleef criticando o Anonymous pelos "vazamentos".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 171
  • Criado
  • Última resposta

Para o pessoal que tá legitimando descer a porrada em "fascista", gostaria de lembrar que José Serra, Geraldo Alckmin, FHC e Marina Silva, dentre outros, já foram os fascistas da vez. E aí, podemos encher eles de porrada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Pedro-FLU disse:

Para o pessoal que tá legitimando descer a porrada em "fascista", gostaria de lembrar que José Serra, Geraldo Alckmin, FHC e Marina Silva, dentre outros, já foram os fascistas da vez. E aí, podemos encher eles de porrada?

É como eu disse, mas a galera finge que não entende. O movimento Antifa, enquanto entidade, é composto por esquerdistas que taxam tudo que esteja um pouquinho mais a direita de fascista. É evidente que no caso do Bolsonaro, ele é de fato fascista, mas é só olhar para os exemplos que você citou que dá pra perceber claramente que o fascismo da esquerda é, na verdade, uma ferramenta para desqualificar seus adversários políticos. Liberais pregam a redução do estado e a liberdade individual, mas são fascistas de acordo com a esquerda. Isso só pra citar um exemplo de como o termo foi banalizado.

Você pode defender descer o cacete em fascista sem precisar se associar a um movimento que há muito tempo foi cooptado pela esquerda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Léo R. disse:


https://brasil.elpais.com/internacional/2020-06-01/antifa-nem-terrorista-nem-organizacao.html

Antifa não é organização, pra começo de conversa. A matéria exprime e explica o que é, entendo seu posicionamento e as coisas que você viveu. Mas você, ou eu, está confundindo as coisas. Se você é contra o fascismo e as causas que ele propaga, você é antifa, sim. Antifa é a abreviação de antifascista, quem é contra o fascismo é o quê? Você pode ser um liberal antifa, se quiser, pode ser um vascaíno antifa, então.

Só que né, é difícil para o liberal brasileiro se desvencilhar do conservadorismo. Posso contar nos dedos os que são assim.

Depende. No meu Twitter pipocou gente, inclusive conhecidos, falando que só comunistas e anarquistas podem ser antifas. Então, de fato, tem um problema conceitual aí que vai ao encontro do que o @Lowko é Powko disse sobre esse movimento específico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"A real é que o ponto nunca é a FORMA de se protestar. Os que criticam na verdade estão incomodados com O QUE as pessoas estão protestando contra. A forma do protesto é só o disfarce para deslegitimar a questão que o protesto trata. Já percebeu que não raro os críticos dizem "sou a favor do direito de protestar, mas essa não é a forma de fazer isso"? Na visão dessas pessoas os protestos NUNCA são do jeito certo. Na verdade não existe jeito certo pra elas porque o que elas estão minando é A RAZÃO do protesto e não a forma como o mesmo é feito. E fazem isso porque eles sabem que a razão do protesto vai contra um sistema social e econômico que garante a elas uma enxurrada de privilégios."

Mas como diz a citação de John F. Kennedy: "Aqueles que fazem a revolução pacífica impossível tornam a revolução violenta inevitável".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Léo R. disse:


https://brasil.elpais.com/internacional/2020-06-01/antifa-nem-terrorista-nem-organizacao.html

Antifa não é organização, pra começo de conversa. A matéria exprime e explica o que é, entendo seu posicionamento e as coisas que você viveu. Mas você, ou eu, está confundindo as coisas. Se você é contra o fascismo e as causas que ele propaga, você é antifa, sim. Antifa é a abreviação de antifascista, quem é contra o fascismo é o quê? Você pode ser um liberal antifa, se quiser, pode ser um vascaíno antifa, então.

Só que né, é difícil para o liberal brasileiro se desvencilhar do conservadorismo. Posso contar nos dedos os que são assim.

Sobre a parte de Venezuela, Cuba e Coréia do Norte, de fato, tem gente idiota que quer isso, mas é uma minoria. A diretriz de um partido aqui no Brasil não quer dizer porra nenhuma, nunca vi PROTAGONISTA de esquerda/centro-esquerda defender um governo autoritário de esquerda, tá melhor assim?

Lula e Dilma, em algum momento flertaram com isso? Se sim, eu não me lembro e não foi nem de longe perto do que o Bolsonaro tem feito.

----

Ansioso para ver o Aleef criticando o Anonymous pelos "vazamentos".

Eu não lembro se foi nesse tópico mas em algum momento eu tratei como "organização", entre aspas, porque na hora tive preguiça de pensar em uma palavra melhor Mas enfim...

Os movimentos antifascistas surgiram como movimentos opositores ao fascismo já pouco antes da marcha de 22 do Mussolini. Após a 2ª Guerra, o movimenta toma outros contornos por conta da derrota do fascismo e da sua sobrevivência majoritária em pequenos grupos neonazistas e células em partido de extrema-direita. Quando pensamos em antifas, hoje em dia, pensamos diretamente em grupos de esquerda que adotam atitudes mais ou menos iguais para o combate a grupos que são vistos, pelos antifas, como fascistas. Você está confundindo uma palavra com um movimento.

Sabe porque é muito difícil, quase impossível, ser um liberal antifa? Porque os antifas veem o liberalismo como, basicamente, uma teoria proto-fascista. A resistência que os antifas têm em relação a direita, ou mesmo ao centro, não permite que haja um antifascismo como movimento político amplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Pedro-FLU disse:

Para o pessoal que tá legitimando descer a porrada em "fascista", gostaria de lembrar que José Serra, Geraldo Alckmin, FHC e Marina Silva, dentre outros, já foram os fascistas da vez. E aí, podemos encher eles de porrada?

 

43 minutos atrás, raskor disse:

É como eu disse, mas a galera finge que não entende. O movimento Antifa, enquanto entidade, é composto por esquerdistas que taxam tudo que esteja um pouquinho mais a direita de fascista. É evidente que no caso do Bolsonaro, ele é de fato fascista, mas é só olhar para os exemplos que você citou que dá pra perceber claramente que o fascismo da esquerda é, na verdade, uma ferramenta para desqualificar seus adversários políticos. Liberais pregam a redução do estado e a liberdade individual, mas são fascistas de acordo com a esquerda. Isso só pra citar um exemplo de como o termo foi banalizado.

Você pode defender descer o cacete em fascista sem precisar se associar a um movimento que há muito tempo foi cooptado pela esquerda.

Dá pra fazer uma lista atualizada de fascistas, inclusive, nos mesmos moldes daquela lista dos comunistas. O pessoal é tão retardado que daí quando chega um momento na história em que encontramos um líder com tendências fortemente fascistas de verdade não há mais palavras pra descrever o cara. Vamos ter que começar a usar Sauron, Darth Vader, porque fascista só não cabe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ZaMBiA disse:

Pergunta sincera: qual o jeito certo de contrapor quem pede AI5, intervenção militar e fechamento das instituições democráticas do país?

Esse é o ponto e da pra fazer o paralelo com as tensões raciais nos estados unidos em que nada é feito. Há 5 anos atrás uma frase virou mantra na luta contra o racismo: "i can't breath" quando Eric Gardner morreu asfixiado por um policial. 5 anos depois a mesma frase é dita e o mesmo cenário é repetido: policial branco se utilizando de uma força desproporcional contra um homem negro. O que precisa ser feito para algo ser mudado e as pessoas entenderem o quão racista é o mundo? Não existe uma solução simples para um problema tão estrutural. Talvez para dialogar seja necessário criar o cenário para esse diálogo, talvez pichar, depredar patrimônio público/privado, apesar de injusto, possa ser necessário. Não sei.

O mesmo serve para eventual escalada autoritária aqui no Brasil, daqui a pouco manifestações pró intervenção militar, AI5 (Roberto Jefferson falou semana passada na CNN sobre um novo ato institucional) podem deixar de ser apenas uma fala para virar algo mais concreto e talvez o diálogo não seja mais possível.Enfim, não tenho resposta para a sua pergunta, também tenho a dúvida de até onde vai o limite de uma manifestação, porque dependendo do cenário que ela se encontra esse limite muda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Rodrigodm disse:

Esse é o ponto e da pra fazer o paralelo com as tensões raciais nos estados unidos em que nada é feito. Há 5 anos atrás uma frase virou mantra na luta contra o racismo: "i can't breath" quando Eric Gardner morreu asfixiado por um policial. 5 anos depois a mesma frase é dita e o mesmo cenário é repetido: policial branco se utilizando de uma força desproporcional contra um homem negro. O que precisa ser feito para algo ser mudado e as pessoas entenderem o quão racista é o mundo? Não existe uma solução simples para um problema tão estrutural. Talvez para dialogar seja necessário criar o cenário para esse diálogo, talvez pichar, depredar patrimônio público/privado, apesar de injusto, possa ser necessário. Não sei.

O mesmo serve para eventual escalada autoritária aqui no Brasil, daqui a pouco manifestações pró intervenção militar, AI5 (Roberto Jefferson falou semana passada na CNN sobre um novo ato institucional) podem deixar de ser apenas uma fala para virar algo mais concreto e talvez o diálogo não seja mais possível.Enfim, não tenho resposta para a sua pergunta, também tenho a dúvida de até onde vai o limite de uma manifestação, porque dependendo do cenário que ela se encontra esse limite muda. 

O objetivo da pergunta nem era achar uma solução propriamente dita, mas instigar o debate e a reflexão. Parece-me claro que não há solução simples para problema complexo. É muito mais profundo que "sim" ou "não".

Os EUA tem um histórico bem negativo nesse sentido. Em 1991 (acho que foi esse ano), aconteceu algo bastante similar com o Rodney King. Tanto com a violência policial, quanto na reação da população. E, pelo jeito, nada mudou.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além da discussão do quão justificável é a depredação do patrimônio alheio, saques e demais vandalismos...que permeia questões éticas e filosóficas, axiomaticas também...

É a questão puramente utilitarista: não adianta PORRA nenhuma, no fim das contas, fazer isso. 

Então não faz sentido nenhum. 

 

Edit. A indignação é muito válida, plenamente justificável. Mas daí tornar a indignação a atitudes tão primitivas como violência, pura e simples, e barbáries, É, no mínimo, falta de controle emocional e baixa maturidade dos envolvidos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Dr.Thales disse:

Além da discussão do quão justificável é a depredação do patrimônio alheio, saques e demais vandalismos...que permeia questões éticas e filosóficas, axiomaticas também...

É a questão puramente utilitarista: não adianta PORRA nenhuma, no fim das contas, fazer isso. 

Então não faz sentido nenhum. 

 

Edit. A indignação é muito válida, plenamente justificável. Mas daí tornar a indignação a atitudes tão primitivas como violência, pura e simples, e barbáries, É, no mínimo, falta de controle emocional e baixa maturidade dos envolvidos. 

Do ponto de vista utilitário, acho que não da pra saber a resposta Thales, se funcionam ou não, se serve pra chamar mais ou menos atenção (positiva ou negativa) acho que vai mais para uma questão de opinião, são tantos fatores para serem levado em conta que fica difícil saber o que funciona em um momento como esse.

Pra quem enxerga de fora (em outro país), eu não tenho como chegar pra uma parte da população enfurecida e pedir para ela se manifestar de forma pacífica quando ela é constantemente tratada de forma tão desumana. Como agir, por exemplo, quando o seu presidente (Trump) fala de forma muito mais veemente contra depreciação de bens do que contra um vídeo absolutamente chocante de um policial asfixiando um negro com uma mão no bolso? Difícil!

Obs: To falando especificamente do racismo generalizado nos Estados Unidos nesse post, um cenário com uma situação bem caótica, vamos dizer assim. Nesse contexto específico eu não sei como a população deveria se manifestar, já que ela não tem ou tem pouquíssima voz. Totalmente do cenário aqui no Brasil que definitivamente (ainda) há cenário para diálogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que tem que descer o cacete mesmo, tacar fogo e afins. É só ser inteligente o suficiente pra compreender que o alvo dessa ira tem que ser o estado/governo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que essa discussão até poderia ser movida pra um tópico isolado.

3 horas atrás, Rodrigodm disse:

Do ponto de vista utilitário, acho que não da pra saber a resposta Thales, se funcionam ou não, se serve pra chamar mais ou menos atenção (positiva ou negativa) acho que vai mais para uma questão de opinião, são tantos fatores para serem levado em conta que fica difícil saber o que funciona em um momento como esse.

Pra quem enxerga de fora (em outro país), eu não tenho como chegar pra uma parte da população enfurecida e pedir para ela se manifestar de forma pacífica quando ela é constantemente tratada de forma tão desumana. Como agir, por exemplo, quando o seu presidente (Trump) fala de forma muito mais veemente contra depreciação de bens do que contra um vídeo absolutamente chocante de um policial asfixiando um negro com uma mão no bolso? Difícil!

Obs: To falando especificamente do racismo generalizado nos Estados Unidos nesse post, um cenário com uma situação bem caótica, vamos dizer assim. Nesse contexto específico eu não sei como a população deveria se manifestar, já que ela não tem ou tem pouquíssima voz. Totalmente do cenário aqui no Brasil que definitivamente (ainda) há cenário para diálogo.

Pegando exclusivamente o caso do Racismo e da morte do George Floyd:

Eu acho que a manifestação em um tom mais forte teve efeito sim naquela situação. Quando foi divulgado o vídeo, a reação inicial das autoridades foi demitir os três policiais envolvidos...a prisão foi anunciada só depois que iniciaram essa série de protestos em Minneapolis. Ficou claro que “ficaria por isso mesmo” se não houvesse reação da sociedade a respeito, isso sem contar o histórico que já existia lá com relação a violência policial...então foi uma reação condizente com a recorrência do que estava acontecendo e a falta de ação das autoridades.

Quando o Collin Kaepernick, quando jogava pela NFL, fez o protesto pacífico se ajoelhando durante o hino nacional, ele foi criticado e depois disso sequer conseguiu uma equipe pra jogar. Só mostra que o problema da sociedade não está no fato do protesto ser ou não pacífico...mas se incomodaram por tocar num assunto que as autoridades sempre se recusaram a tomar alguma atitude e agir. Em casos assim, eu sou complementarmente a favor de que a reação das manifestações sejam tão violentas quanto a indignação pela situação propõe, já que só aconteceu alguma coisa por causa da pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixando de lados as enormes diferenças culturais e históricas entre Brasil e EUA. Mas nos somos muito anestesiado com a violência policial, esses dias mesmo a policia invadiu uma casa e fuzilou uma criança com dezenas de tiro, levou o corpo embora e só "foi dar noticia pra família mais de um dia depois. E isso foi só o ultimo caso, teve a galera que morreu pisoteada em uma festa em SP, o músico que tomou 80 tiro do exercito, e etc, etc, etc. E quem mais apoia ou se finge de cego com essas ações? Não precisa responder né.

E recentemente, enquanto o Bolsonaro perdeu apoio da centro-direita e da direita mais moderada, a extrema direita começou a fazer cada vez mais barulho. Só olhar quantas noticiais sai por semana de manifestação de extrema-direita Brasil a fora (a maioria protestando contra as medidas de saúde do Corona). E não adianta falar que "nem todo mundo ali é facista", se a galera que mais se destaca nesses movimento é os Morenazi, os pentecostal (junto com os incel deus vult monarquista) e os velho gagá que o cérebro atrofiou de tanto antipetismo. 

Mas nossa, coitados né, tadinhos. Se essa galera volta pra casa sem os dentes não me escorre uma lagrima de dó. E outra, pode ser o MBL descendo o cacete nessa galera que eu vou aplaudir e dar risada. O Bolsonarismo é o maior câncer que eu vi na minha vida, e a gente precisa achar a cura rápida antes que o buraco fique fundo demais. Em tempo, 32 mil mortes! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/1/2020 at 1:52 PM, Henrique M. said:

Mas isso daí não tem nada a ver com fascismo. Você pode ser racista, xenofóbico, homofóbico, machista e todo ista que você quiser que isso não te faz fascista.

A questão é que a galera cooptou um termo bastante específico sobre uma estrutura de governo, que apesar da semelhança da carga de ódio ao próximo, tem características claras, mas, hoje, tudo que é de ruim, é fascista. É só um termo mais chique para chamar alguém de reaça ou coxinha.

O Bolsonaro adoraria um governo fascista? Certamente, suas declarações deixam isso claro. O Brasil atualmente está sob um governo fascista? Ainda não. Quem apoia Bolsonaro é inerentemente fascista? Dificilmente, já que a maioria nem sabe o que é.

A questão é que temos um presidente que tem tesão em ditadura militar, e infelizmente, esse deveria ter sido o foco dessas manifestações, apenas o apoio à democracia. Mas como tudo precisa ter uma narrativa, o antifa é o da vez.

Que aula.

Em tempo, o Podcast NBW dessa semana falou sobre isso. O Braincast também. Conteúdo interessante pra quem quer refletir sobre o que está acontecendo no país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/05/2020 em 22:52, bieleao disse:

Hahahahahahah

Como sempre deturpando as coisas. Tu só é um mau caráter letrado. Não passa disso. 

Quando te mostram fatos te desmentindo,  ou ignora e não responde ou deturpa. Quem tem de crescer aqui não sou eu. 

sentiu

 

Em 31/05/2020 em 23:28, Mantrax disse:

Votou nele pra isso mesmo! Depois do que foi mostrado na reunião, não acredito em caráter de quem apoia esse governo não. Quem compactua com isso não pode achar que é "coisa de adolescente" criticar um governo que consegue se autodestruir mesmo sem ter oposição organizada. 

Inocência atrelado a por nos outros expectativas que não condizem com a realidade. Realpolitik é outros 500. Só demonstra o simples que vemos no país. As pessoas desconhecem o que é o jogo do poder e o peso da cadeira.

 

Em 01/06/2020 em 09:18, Léo R. disse:

O Aleef é fascista, simples assim.

FIca se escondendo atrás de discurso neoliberal, mas no fundo é só mais um conservador fascista bundão.

Aleef, você é a vergonha para a torcida corintiana (é sem th, né?).

Eu achava que você, assim como alguns aqui, eram só um moleque bobo de internet que vive num mundo paralelo, mas não, você é bem pior que isso.

O que você sabe sobre o fascismo Léo? Você já leu algo sobre ele? Autores, pensadores? Como você chegou nesta conclusão?

Você só vomita o que os outros te dão. Eu tenho absoluta certeza que você e outros não sabem nem da onde foi tirado as ideias que defendem. Você é inocente demais. Acha que está lutando contra os malvadões e tal. Por favor Léo, põe a mão na consciência. Se quiser te arrumo uns livros.

 

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na cabeça de um cara de esquerda fascista não é descrição é insulto. Então na cabeça desparafusada da pessoa, se eu nego algo, eu defendo ele. E não só para este tema, mas para todos.  Deve ser por causa das propagandas comunistas que foram muito usadas no país em algumas décadas passadas.

Não vejo o Jair fascista porque não vejo ele querendo fazer controle de tudo (ele vetou uma MP que daria ao estado mais poder sobre os dados da população, seus apoiadores tbm vetaram a pl de hoje e ainda por cima tem um liberal clássico a frente do cargo com um projeto de privatização fortíssimo), não tem militantes que possuem amplo conhecimento militar e um grande apoio popular (30% e  a grande maioria que o apoia é bando de tiozão e outras pessoas que possuem outros motivos), não tem uma cultura imperialista, tbm não faz uso de slogans e simbolismos que identifiquem uma cultura nacionalista, mas é possível de debate, porém é longo. Se ele é favor das ideias de Reale ou não isto não ficou demonstrado nas atitudes que o governo vem adotando.

Outra coisa, como o Jair é fascista e quer implementar um regime de fascismo e ao mesmo tempo fez aqueles acordos, inclusive alguns fornecendo áreas específicas para USA? Fora todas as regras que devemos seguir pra fazer negociação com a União Europeia.

O que difere da ditadura que tivemos no passado que quase foi uma ditadura fascista. A unica diferença de Mussolini por exemplo foi que não se tinha um apoio popular.

Sobre golpe de estado e os caralhos. As instituições funcionam e eu duvido muito que os generais ali presentes pensem nisto. A esquerda já vem há tempos dentro do exército com uma perversão de valores desde a década de 40. Isto sem contar a quantidade de generais positivistas presentes nos batalhões.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Ariel' disse:

 

Bom ponto levantado.

Não é porque sujeito é antifa, que ele é bom. 

E exatamente este o ponto: o movimento antifa (não o termo, mas essa "organização") é de tendências autoritárias e violentas, e não tem como negar isso.

É neste ponto que eu, e muitos outros aqui do fórum, pontuamos.

E que eu, particularmente, ironizei aí pra trás, quando vem sujeito dizer que se você não é antifa, você é fascista (ou legitima o fascismo).

Esse discurso é tão ridículo, que chega a dar dó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Aleef disse:

O que você sabe sobre o fascismo Léo? Você já leu algo sobre ele? Autores, pensadores? Como você chegou nesta conclusão?

 

Você só vomita o que os outros te dão. Eu tenho absoluta certeza que você e outros não sabem nem da onde foi tirado as ideias que defendem. Você é inocente demais. Acha que está lutando contra os malvadões e tal. Por favor Léo, põe a mão na consciência. Se quiser te arrumo uns livros.

 

A não ser que você viva numa bolha e não consuma NADA cultural (entendo que seu conceito de cultura é bem questionável), hora ou outra você esbarra nisso. Ainda mais se, como no meu caso, a pessoa goste de história. O que ler autores sobre isso tem a ver? Primeiro, se eu citar George Orwell, você vai ficar enchendo o saco. Então o que adianta? Autor bom pra você é o Olavo de carvalho. A conclusão sobre você é muito simples, quem apoia cegamente um governo autoritário, despreza minorias, tem comportamentos anti-democráticos, insiste em narrativas mentirosas e aplaude cegamente um líder, é fascista. 

Sobre a segunda parte, de fato talvez não existam malvadões. Mas, repetindo, no meu conceito, quem prega BURRICE e DESINFORMAÇÂO pra ajudar a tentar manipular a massa, quem APLAUDE um governo IRRESPONSÁVEL e AUTORITÀRIO, que nega as posturas RACISTAS de seus pares, que acha bonito pessoas defendendo Golpe Militar e essas laidainhas, é fascista.

È até irônica essa sua postagem, logo você, o cara que foge das perguntas, o cara que defende a "ideia" por trás do Bolsonaro. Talvez, realmente, você não seja fascista, talvez seja só o que eu sempre achei que você fosse, um moleque mimado (prerrogativa de quase todo bolsominion jovem) e bobo. E não, não te acho malvadão, tenho pena de ti.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/06/2020 em 13:30, Lowko é Powko disse:

Sabe porque é muito difícil, quase impossível, ser um liberal antifa? Porque os antifas veem o liberalismo como, basicamente, uma teoria proto-fascista. A resistência que os antifas têm em relação a direita, ou mesmo ao centro, não permite que haja um antifascismo como movimento político amplo.

Exatamente. O problema não vem da gente, vem deles. Eles acham que nós somos fascistas simplesmente por não sermos de esquerda. É o mesmíssimo discurso do tiozão bolsominion ignorante que chama qualquer adversário do Bozo de socialista/comunista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vejamos o que o Emilio Gentile tem a dizer sobre o fascismo:

 

É comum ver o termo fascismo para descrever movimentos autoritários. Está correto?
Acredito que se faz confusão entre o termo fascismo para se referir a qualquer movimento de extrema direita racista, nacionalista e antissemita com aquilo que foi o fascismo histórico, um regime totalitário nacionalista, racista e antissemita, mas com características próprias ligadas a experiências da Itália, Alemanha e outros movimentos de extrema direita que se inspiravam no fascismo do período entre a 1.ª Guerra (1914-1918) e a 2.ª Guerra (1939-1945). Hoje não existem movimentos que desejem instaurar um regime totalitário com um partido armado e um programa de guerra imperialista. Essa é a característica fundamental do fascismo histórico. Mesmo países que querem ter um papel hegemônico o fazem por meio da economia.

Então, o termo fascismo não qualifica os movimentos atuais?
Não, porque hoje são movimentos e partidos que exercem o seu poder com o consenso da maioria dos eleitores. É absurdo pensar que o fascismo, que negava por prática e sobretudo por princípio o conceito de soberania popular, poderia ser representado por movimentos que reivindicam o sucesso eleitoral e se dizem representantes do povo e eleitos pela maioria.

A extrema direita está na Europa, EUA e Brasil. Por que cresce?
Ela aumenta sobretudo nos países que se sentem ameaçados em termos de segurança ou naqueles que presumem que sua identidade nacional esteja ameaçada. E isso é paradoxal. Grandes países como EUA ou Brasil dificilmente podem falar de uma única identidade nacional.

Credito: Estadão

 

Agora nesta entrevista do BBC:

BBC News Mundo - Sobre o que falamos quando falamos de "fascismo"?

Emilio Gentile - Devemos distinguir entre o fascismo histórico, que é o regime que, a partir da Itália, marcou a história do século 20 e se estendeu à Alemanha e a outros países europeus no período entre as duas guerras mundiais, e o que é freqüentemente chamado de fascismo depois de 1945, que se refere a todos aqueles que usam da violência em movimentos de extrema direita.

Gentile - Podemos falar de fascismo ao nos referir ao fascismo histórico, quando um movimento de massas organizado militarmente tomou o poder e transformou o regime parlamentar em um Estado totalitário, ou seja, em um Estado com um partido único que procurou transformar, regenerar ou até criar uma nova raça em nome de seus objetivos imperialistas e de conquista.

BBC News Mundo - Isto é, somente quando nos referimos a esta experiência específica?

Gentile - Sim, para o período histórico entre as duas guerras mundiais, quando ainda havia a vontade de conquistar e se expandir imperialmente por meio da guerra. Se estas características ainda estivessem presentes hoje, poderíamos falar em fascismo. Mas me parece completamente impossível. Mesmo aqueles países que aspiram a ter um papel hegemônico procuram fazer isso por meio da economia, e não da conquista armada.

BBC News Mundo - O senhor acha que existe o perigo de um retorno do fascismo?

Gentile - Não, absolutamente, porque na história nada volta, nem de um jeito diferente. O que existe hoje é o perigo de uma democracia, em nome da soberania popular, assumir características racistas, antissemitas e xenófobas. Mas em nome da vontade popular e da democracia soberana, que é absolutamente o oposto do fascismo, porque o fascismo nega totalmente a soberania popular. Esses movimentos, no entanto, se definem como uma expressão da vontade popular, mas negam que este direito possa ser estendido a todos os cidadãos, sem discriminações entre os que pertencem à comunidade nacional e aqueles que não.

BBC News Mundo - Donald Trump, Vladimir Putin, Jair Bolsonaro, Viktor Orbán e outros líderes políticos foram chamados de fascistas por suas políticas de imigração ou seu nacionalismo. É correto defini-los assim?

Gentile - Se afirmamos isso, poderíamos dizer então que todos são homens e brancos. Mas, ao mesmo tempo, não entenderíamos a novidade destes fenômenos. Não se trata de aplicar o termo "fascista" para todos os contextos, mas de entender quais são as causas que geraram e fizeram proliferar estes fenômenos. Em todos esses países, esses movimentos extremistas se afirmaram com base no voto popular

 

Para quem não sabe Emilio Gentile é um historiador especialista em fascismo sendo inclusive junto com Renzo de Felice os maiores especialistas sobre este assunto. Renzo faleceu há um tempo,então só temos o Emilio vivo.

Brasil tá matando um leão por dia para sustentar a economia e não deixar a inflação comer o dinheiro da própria população, imagina querer fazer algo além disto. Somos parceiros do Uruguai, Paraguai, Chile, com a Argentina temos nossas desavenças, mas todos se uniram e confiaram no país para negociar frente a frente com os países da Europa tanto que deu tão certo que vimos o ministro de economia da Argentina chorando no dia.

 Qual era o lema do Mussolini? "Tudo no estado, nada contra o estado, e nada fora do estado."  Vocês vêm isto no governo?

 

 

Nossa mano, olha vídeo do Joel Pinheiro... pqp

Não tá enviesado não..imagina

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...