Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A escalada fascista no Brasil (e o movimento antifascista)


Guilherme Faria

Posts Recomendados

  • Respostas 171
  • Criado
  • Última resposta
14 minutos atrás, Tehh disse:

5 segundos de pesquisa no Google.

Tem horas que chega a brilhar o chapéu de alumínio de alguns aqui

Partindo de um pré suposto que eu não havia visto o vídeo.

Mas se você não viu nada de importante nisso, ok. É assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já que o tweet to Danilo Gentilli foi desqualificado pq não importa oq é dito, mas quem diz, então vamos de autor desconhecido:

Imagem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique M. disse:

Mas isso daí não tem nada a ver com fascismo. Você pode ser racista, xenofóbico, homofóbico, machista e todo ista que você quiser que isso não te faz fascista.

A questão é que a galera cooptou um termo bastante específico sobre uma estrutura de governo, que apesar da semelhança da carga de ódio ao próximo, tem características claras, mas, hoje, tudo que é de ruim, é fascista. É só um termo mais chique para chamar alguém de reaça ou coxinha.

O Bolsonaro adoraria um governo fascista? Certamente, suas declarações deixam isso claro. O Brasil atualmente está sob um governo fascista? Ainda não. Quem apoia Bolsonaro é inerentemente fascista? Dificilmente, já que a maioria nem sabe o que é.

A questão é que temos um presidente que tem tesão em ditadura militar, e infelizmente, esse deveria ter sido o foco dessas manifestações, apenas o apoio à democracia. Mas como tudo precisa ter uma narrativa, o antifa é o da vez.

Concordo e talvez, ou melhor, provavelmente fui atécnico. Ocorre que nos últimos anos nós saímos de um "simples" ismo que tava mais ligado ao preconceito para a ascenção de movimentos e líderes com planos de governo com uma ideologia que se assemelha muito ao fascismo (ou uma espécie de releitura que talvez ganhe um outro nome no futuro). Então quem apoia líderes que implementem (ou tentem) uma "estrutura de governo" (para utilizar suas palavras) fascista, acaba que pode ser denominada (na minha visão) de fascista, já que compartilha das mesmas ideias.  E isso, óbvio, não se refere aqueles que votaram no Bolsonaro ou apoiaram ele por um suposto governo mais liberal. Me refiro aos que apoiam ele mais do ponto de vista ideológico, que apoiam o golpe e que na maior parte das vezes confluem para vários dos "ismos" citados.

Enfim, mesmo concordando com seu post, acho que as coisas tão entrelaçadas hoje em dia, como o próprio psicopinto falou em cima. Deixa de ser só preconceito, ignorância, má-fé para pessoas que pretendem e apoiam a implementação de um governo fascista.

Quanto a saber ou não o que é (negrito), acho que isso não tem influência. A pessoa pode ser algo sem saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, Tehh disse:

Bolsonaro naziracifascista tomou copo de leite numa live

Fonte: revista Fórum e comentário do Haddad

Citar Mussolini tá bom pra ti, ou precisa mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, jonnyjones81 disse:

 

Eu ouvi essa história ontem. Acho que ao menos tem que ser mais contextualizado pra fazer esse tipo de acusação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique M. disse:

Mas isso daí não tem nada a ver com fascismo. Você pode ser racista, xenofóbico, homofóbico, machista e todo ista que você quiser que isso não te faz fascista.

A questão é que a galera cooptou um termo bastante específico sobre uma estrutura de governo, que apesar da semelhança da carga de ódio ao próximo, tem características claras, mas, hoje, tudo que é de ruim, é fascista. É só um termo mais chique para chamar alguém de reaça ou coxinha.

O Bolsonaro adoraria um governo fascista? Certamente, suas declarações deixam isso claro. O Brasil atualmente está sob um governo fascista? Ainda não. Quem apoia Bolsonaro é inerentemente fascista? Dificilmente, já que a maioria nem sabe o que é.

A questão é que temos um presidente que tem tesão em ditadura militar, e infelizmente, esse deveria ter sido o foco dessas manifestações, apenas o apoio à democracia. Mas como tudo precisa ter uma narrativa, o antifa é o da vez.

Esse é o ponto.

Mas ainda defino o fascista como aquele cara de extrema-direita que tem uma certa "tara" de idolatrar alguém como líder supremo.

O governo fascista seria um governo de extrema-direita interventor, nacionalista, com forte suporte religioso, e que tem em uma pessoa específica como líder supremo, quase divindade, e que, como líder supremo, suas decisões são quase absolutistas.

Tanto que, não sei onde pois há muito tempo, tinha chegado a ler sobre algo parecido com neofascismo, só que mais à esquerda ou identificado com as esquerdas, talvez relacionado ao Chávez e ao Putin (eu nunca considerei nenhum dos dois como ideologicamente de esquerda, são figuras idoelogicamente bem controversas).

A extrema-direita tem crescido? Tem. Tem líderes que se destacam mais que outros.  Tem. Mas, no Brasil (e aqui eu falo só no Brasil, mas há outros exemplos), como o povo tem essa mania de endeusar político, o Bolsonaro se aproxima MUITO do fascismo, pois tem um núcleo duro de apoiadores que não estão com ele por ideologia, mas porque acreditam REALMENTE que ele é a ÚNICA pessoa que pode "salvar o Brasil".

Então, sei que a maioria dos apoiadores seja gado e só esteja nessa situação por desinformação ou benefício próprio (li que o apoio ao Bolsonaro aumentou entre quem recebe os 600 reais emergenciais) e, portanto, fluido. Mas entendo que, dentro da minoria que está mais firme com ele, o núcleo duro é realmente fascista, com poucos se agarrando nas últimas premissas ideológicas que ele defendeu na eleição e que não tenha abandonado ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Aleef disse:

É analfabeto funcional mesmo como eu suspeitava.

Até pensei que era falta de caráter, mas é burrice mesmo. Estude amigo e ame o próximo 😃  Te desejo o melhor.

Se ficar puto é pior, defensor de neonazi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quer saber o que é o fascismo leia o estado corporativo do Mussolini.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Henrique M. disse:

Mas isso daí não tem nada a ver com fascismo. Você pode ser racista, xenofóbico, homofóbico, machista e todo ista que você quiser que isso não te faz fascista.

A questão é que a galera cooptou um termo bastante específico sobre uma estrutura de governo, que apesar da semelhança da carga de ódio ao próximo, tem características claras, mas, hoje, tudo que é de ruim, é fascista. É só um termo mais chique para chamar alguém de reaça ou coxinha.

O Bolsonaro adoraria um governo fascista? Certamente, suas declarações deixam isso claro. O Brasil atualmente está sob um governo fascista? Ainda não. Quem apoia Bolsonaro é inerentemente fascista? Dificilmente, já que a maioria nem sabe o que é.

A questão é que temos um presidente que tem tesão em ditadura militar, e infelizmente, esse deveria ter sido o foco dessas manifestações, apenas o apoio à democracia. Mas como tudo precisa ter uma narrativa, o antifa é o da vez.

É exatamente isso que entendo e penso sobre a situação atual kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, jonnyjones81 disse:

Partindo de um pré suposto que eu não havia visto o vídeo.

Mas se você não viu nada de importante nisso, ok. É assim mesmo.

Acho mais sensato pesquisar melhor sobre o fato antes de tomar revista fórum e um post no facebook como fonte absoluta. Se isso não importa, ok. É assim mesmo.

3 horas atrás, ZaMBiA disse:

Citar Mussolini tá bom pra ti, ou precisa mais?

Quem citou Mussolini? O Bolso? Pergunto porque realmente não vi tudo sobre esse vídeo aí, só fiquei sabendo da acusação e fui descobrir o porquê que eles tomaram esse leite nessa live. Só acho triste tomar uma acusação tão grave como verdade tendo como fonte um site tão patético.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Tehh disse:

Acho mais sensato pesquisar melhor sobre o fato antes de tomar revista fórum e um post no facebook como fonte absoluta. Se isso não importa, ok. É assim mesmo.

Novamente, e correndo o risco de parecer repetitivo, partindo do pré suposto que essas foram minhas únicas fontes. Bem mais fácil conjecturar. É assim mesmo.

Ademais, o post no facebook só traduziu o que penso bem melhor do que eu seria capaz de escrever. por isso trouxe. Além disso, o vídeo não descontextualiza a afirmação, tampouco retira a intenção, principalmente partindo de quem partiu. Porém, entendo que você não veja dessa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, jonnyjones81 disse:

Novamente, e correndo o risco de parecer repetitivo, partindo do pré suposto que essas foram minhas únicas fontes. Bem mais fácil conjecturar. É assim mesmo.

Ademais, o post no facebook só traduziu o que penso bem melhor do que eu seria capaz de escrever. por isso trouxe. Além disso, o vídeo não descontextualiza a afirmação, tampouco retira a intenção, principalmente partindo de quem partiu. Porém, entendo que você não veja dessa forma.

É pior ainda se você pesquisou sobre o vídeo, olhou inúmeras fontes e mesmo assim preferiu seguir uma narrativa conspiratória. É querer achar pêlo em ovo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Lowko é Powko disse:

Não foi o que você disse nos posts anteriores. Minha impressão é que você basicamente condicionou ser contra o fascismo a ser antifascista, no sentido organizacional. Eu sou contra o fascismo e contra o antifascismo enquanto "organização". Achei ruim eles se digladiarem com os bolsonaristas? Não. Achei um bom equilíbrio. Pra mim o único problema foi não ter várias baixas dos dois lados.

Talvez seja MUITO simplório de minha parte, mas quem é contra ou critica, mesmo com ressalvas, a luta pela democracia, pra mim é parte do problema. É isso que eu quero dizer, antifa não é só o magrão que vai lá na rua brigar e quebrar tudo, é quem no mínimo se indigna com posturas que "tendem ao fascismo", já que eu não posso chamar de fascista.

Sobre o pessoal da esquerda defender uma ditadura comunista ou algo assim, eu nunca vi. Se tiver um link, por favor, me mostre. O máximo que eu vi disso foi uma guria do partido comunista (??) brasileiro, que eu saí uma vez, ela tinha umas ideias meio tortas, mas de resto nunca vi nada disso no contexto atual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é só falar em antifascimo que uma galera solta a franga do nada querendo se desvencilhar de algo que nem foi colocado a eles.

Relaxa galera, se vocês não são fascistas não precisam ficar com medo kkkkkk

Ou fiquem de boas ai esperando as longas notas de repúdio dos nossos políticos centristas e anti-radicalismo derrubaram o presidente fascista. Vai dar bom demais.

Esquerda partidaria (especialmente o PT), Liberais (que sempre bom lembrar apoiaram pra caralho o Bolsonaro até a eleição), centristas, direitistas tomaram não moveram UMA PALHA pra tentar freiar a escalada autoritaria do presidente.

Mas é mais fácil criticar a galera que fica puta com tudo que ta acontecendo e resolve dar porrada em maluco que fica pedindo ditadura e levantando bandeira neonazi. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Besouro Azul disse:

é só falar em antifascimo que uma galera solta a franga do nada querendo se desvencilhar de algo que nem foi colocado a eles.

É o que mais tem no fórum, a maioria se esconde na máscara do "sou liberal" mas no fundo todo mundo sabe que adora lamber uma cuturno. Grande parte deu uma sumida depois dessa crise da pandemia mas ainda tão por aí, só o tópico da eleição de 2022 já deu pra reviver alguns. 

Agora um que não tem vergonha de ser safado é o dono do tópico, virou piada já mas vez ou outra vem um com o psicológico fraco e outro advogar passar a mão na cabeça dele e dizer "não é bem assim". 

Tomar no cu, tem que um mês que um monte de morenazi tá acampando em Brasília e ninguém fala nada. Aí junta uns nego pra bater em defensor de governo safado (mais de 20mil mortes) aí é o fim do mundo, extremismo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tô vendo as asinhas de gente democrática batendo palmas pra violência física. 

Mais fácil ter democracia se todos que não rezam sua cartilha não existirem, né?

Claro. Por quê ninguém nunca pensou nisso antes? (Sarcasm?)

Edit. Pra mim são tudo farinha do mesmo saco. Engenheiros sociais que querem uma homogeneidade social/politica/ideológica, nem que pra isso seja necessário usar a força, agressão física, lavagem cerebral e extermínio de opositores/dissidentes/discordantes. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BobJJ, o modo de ação deles é esse mesmo, eles somem. A maioria, pra não dizer todos, vivia do lado do Aleef, aí quando ele descambou a falar merda e a COVID avançou, eles começaram a tirar o pé. Mas sempre que alguém é mais contundente com essas coisas, eles voltam. Daqui a pouco vem o menino sabão em pó inflamar com o post de outra pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Dr.Thales disse:

Tô vendo as asinhas de gente democrática batendo palmas pra violência física. 

Mais fácil ter democracia se todos que não rezam sua cartilha não existirem, né?

Claro. Por quê ninguém nunca pensou nisso antes? (Sarcasm?)

Edit. Pra mim são tudo farinha do mesmo saco. Engenheiros sociais que querem uma homogeneidade social/politica/ideológica, nem que pra isso seja necessário usar a força, agressão física, lavagem cerebral e extermínio de opositores/dissidentes/discordantes. 

É isso aí. Os mesmos que apoiam protestos "pró-democracia" com aquela violência do bem. São esses que acusam os outros de fascistas e que só eles defendem a democracia. Não percebem (ou não querem admitir) que possuem o mesmo discurso dos bolsonaristas que pedem o fim do STF, só que não nas mesmas letras. No fim, o comportamento é o mesmo. Seja feita a minha vontade ou tá tudo errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em uma semana os caras fizeram uma marcha cheia de referências a marchas de supremacismo branco, presidente soltando piada neo-nazi da alt-right amercana e começaram a pipocar bandeiras NEONAZISTAS nas manifestações bolsonaristas. NÃO EXISTE DIALOGO com essa galera, parem de defender NAZISTAS E FASCISTAS ASSUMIDOS seus corno,

Fico imaginando essa galera na Alemanha pré-Hitler

- Hmmm... Veja bem, o Hitler quer matar todo mundo que ele considera de uma raça inferior da forma mais violenta que puder imaginar.... expandir ser governo racista para todo o planeta.... promover guerras e mortes..... parece ruim mas NADA DE VIOLENCIA E CONFRONTOS COM ELES HEIN.... é anti-democratico.

O pior de tudo é que foi exatamente isso que aconteceu na Alemanha e todo mundo sabe no que deu. Nos dias atuais Ucrania e Hungria seguem o mesmo caminho, ta mais que na hora de acabar com essa galera antes que eles realmente tenham força. Se as instituições nada fazem que a galera sai na rua dar porrada e tocar o terro mesmo e foda-se.

 

PAREM DE PASSAR PANO E DEFENDER FACHOS SEU BANDO DE CU SUJO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Léo R. disse:

Talvez seja MUITO simplório de minha parte, mas quem é contra ou critica, mesmo com ressalvas, a luta pela democracia, pra mim é parte do problema. É isso que eu quero dizer, antifa não é só o magrão que vai lá na rua brigar e quebrar tudo, é quem no mínimo se indigna com posturas que "tendem ao fascismo", já que eu não posso chamar de fascista.

Sobre o pessoal da esquerda defender uma ditadura comunista ou algo assim, eu nunca vi. Se tiver um link, por favor, me mostre. O máximo que eu vi disso foi uma guria do partido comunista (??) brasileiro, que eu saí uma vez, ela tinha umas ideias meio tortas, mas de resto nunca vi nada disso no contexto atual.

Todos os lados tentam se apropriar do conceito de democracia, de representar instituições "verdadeiramente" democráticas. O discurso vale para ambos os extremos. Não podemos esquecer que a lógica comunista sempre foi criticar a democracia como um conceito burguês, pois a democracia de fato era uma democracia exercida após uma ditadura do proletariado, quase sempre liderada por um partido.

Antifa não é o que você defende. Antifa é um movimento específico com características específicas. Ser antifascista não me torna antifa, da mesma forma que ser anticomunista não me torna um reacionário monarquista.

Sobre o pessoal da esquerda, podemos começar com os partidos e suas diretrizes, indo para as defesas à Coréia do Norte, Cuba e Venezuela (que já está a maio caminho).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta sincera: qual o jeito certo de contrapor quem pede AI5, intervenção militar e fechamento das instituições democráticas do país?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ZaMBiA disse:

Pergunta sincera: qual o jeito certo de contrapor quem pede AI5, intervenção militar e fechamento das instituições democráticas do país?

Descendo o cacete em propriedades do governo/estado e em governantes.

O que não significa que você precise participar de uma organização de esquerda para tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, raskor disse:

Descendo o cacete em propriedades do governo/estado e em governantes.

O que não significa que você precise participar de uma organização de esquerda para tal.

Sim, só que existe um detalhe particular no Brasil, que tanto em 65-84, quanto agora, quem flerta com esse regime ditatorial elegeu previamente a "esquerda" como seu inimigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...