Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A escalada fascista no Brasil (e o movimento antifascista)


Guilherme Faria

Posts Recomendados

Eu não sei qual é dessa discussão. 

Pode trocar o termo fascismo por extrema direita que de todo jeito vem os mesmo arrombados fazer o malabarismo de sempre pra defender. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 171
  • Criado
  • Última resposta
17 minutos atrás, BobJJ disse:

Eu não sei qual é dessa discussão. 

Pode trocar o termo fascismo por extrema direita que de todo jeito vem os mesmo arrombados fazer o malabarismo de sempre pra defender. 

O problema agora é o termo. Fascista, não pode ser chamado.Embora o governo atual e seus apoiadores sejam racistas, autoritários, xenofóbicos e maus-caracteres. Possuem quase tudo em comum com o que se conhece por fascismo, mas devido à época, um autor, e uma ou outra divergência, não podem ser "rotulados" dessa forma. 

Sobre os antifas e tudo mais, não importa se eles estão certos em suas reinvidicações, o que importa é se eles tem ligação ou não com a esquerda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Léo R. disse:

O problema agora é o termo. Fascista, não pode ser chamado.Embora o governo atual e seus apoiadores sejam racistas, autoritários, xenofóbicos e maus-caracteres. Possuem quase tudo em comum com o que se conhece por fascismo, mas devido à época, um autor, e uma ou outra divergência, não podem ser "rotulados" dessa forma. 

Sobre os antifas e tudo mais, não importa se eles estão certos em suas reinvidicações, o que importa é se eles tem ligação ou não com a esquerda.

Gramsci se deleita com tais palavras.
Que o Bolsonaro é autoritário isso é certo, agora dizer que o cara é racista, xenófobo é outros quinhetos.
Fico impressionado, quando Lula chamava de "Negão", "Bahiano preguiçoso" tudo eram flores.

A sociedade está perdendo seus valores, nunca se teve tamanho inconsciente coletivo.
Onde já se viu alegar que os atos de vandalismo são em partes resposta a atitude da polícia? 
Qual é o sentido de depredar patrimônios públicos e privados para justificar uma causa, que é nobre! Estão politizando e utilizando de oportunidade para inflamar a sociedade como um todo e isso é ruim! Estamos em tempos de pandemia e precisamos pensar numa solução coesa e que beneficie quem precise de ajuda nesse momento.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, skp disse:

Gramsci se deleita com tais palavras.
Que o Bolsonaro é autoritário isso é certo, agora dizer que o cara é racista, xenófobo é outros quinhetos.
Fico impressionado, quando Lula chamava de "Negão", "Bahiano preguiçoso" tudo eram flores.

A sociedade está perdendo seus valores, nunca se teve tamanho inconsciente coletivo.
Onde já se viu alegar que os atos de vandalismo são em partes resposta a atitude da polícia? 
Qual é o sentido de depredar patrimônios públicos e privados para justificar uma causa, que é nobre! Estão politizando e utilizando de oportunidade para inflamar a sociedade como um todo e isso é ruim! Estamos em tempos de pandemia e precisamos pensar numa solução coesa e que beneficie quem precise de ajuda nesse momento.


 

O que você sugere? Bora fazer um (mais um) abaixo-assinado? Bater umas panelas na janela? Subir uma hashtag?

Embora sejam atitudes válidas, a eficácia disso é bem questionável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Léo R. disse:

O que você sugere? Bora fazer um (mais um) abaixo-assinado? Bater umas panelas na janela? Subir uma hashtag?

Embora sejam atitudes válidas, a eficácia disso é bem questionável.

Que tal usar a ferramenta da democracia. As eleições.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BobJJ disse:

Eu não sei qual é dessa discussão. 

Pode trocar o termo fascismo por extrema direita que de todo jeito vem os mesmo arrombados fazer o malabarismo de sempre pra defender. 

Eu não vejo problema em confundir a extrema-direita com os fascistas porque no fundo eles representam coisas bem parecidas em termos sociais, como a estratificação social em conjunto com a valorização de um passado idealizado, embora divirjam em vários pontos. Da mesma forma, não me incomodo com a combinação dos regimes fascistas e comunistas dentro de um mesmo conceito mais amplo de regimes totalitários, militaristas e etc, que representam quase o mesmo risco para a democracia.

O meu ponto é que não há apenas esse intercâmbio de termos quando falamos de fascismo e extrema-direita. Há uma consideração geral, como o Léo deixou muito claro, de que qualquer um que não adote uma postura empacotada daqueles que levam a oposição ao fascismo no nome é cúmplice da ideologia, o que virtualmente transforma qualquer pessoa não esquerdista em fascista. Isso fica muito claro nessa frase: "O fascismo é o mal, ponto. Se você o defende, relativiza ou qualquer coisa do gênero, VOCÊ É FASCISTA." Por acaso, é EXATAMENTE a mesma postura que enfrentei quando questionei um bolsonarista: O comunismo é o mal. Se você relativiza a posição antibolsonarista, você é cúmplice e, portanto, comunista igual. Qual é a diferença?

1 hora atrás, Léo R. disse:

Sobre os antifas e tudo mais, não importa se eles estão certos em suas reinvidicações, o que importa é se eles tem ligação ou não com a esquerda.

Você quer retirar uma reivindicação de um grupo que representa algo muito maior como se política cherry picking. Isso não existe.

Eu posso usar a mesma lógica e perguntar se, havendo um grupo fascista que está resistindo a uma manifestação ou tentativa de golpe dos comunistas, deixa de importar o fato de eles serem fascistas. Não deixa. Eu me arrisco a dizer que mais de 95% das pessoas que compõem o movimento antifa, que se definem como antifas, são comunistas ou anarquistas. Você quer fazer os antifascismo passar como um movimento amplo que se baseia na oposição ao fascismo, o que ele não é, e não é há muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Aleef disse:

Que tal usar a ferramenta da democracia. As eleições.

 

 

 

Democracia não pressupõe apenas eleições. Eu posso ter eleições ao mesmo tempo que tenho uma repressão absurda de minorias, se esse sistema não for acompanhando por um estado de Direito que proteja alguns valores, como a vida, a liberdade e a propriedade, ainda que (e essa não é a minha posição) em seu sentido mais estrito, vamos dizer.

A resposta deve ser mais complexa que isso e eu entendo o questionamento sobre o que fazer, se não se pode rebelar, porque a autoridade do sistema é difusa e protegida por um aparato policial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Aleef disse:

Que tal usar a ferramenta da democracia. As eleições.

Essa que você e seus amigos querem que acabe? Irônico demais. Dessa forma, hoje, Bolsonaro não tem a maioria do apoio popular. Tirando pessoas alienadas como vossa senhoria, ninguém está do lado dele. Além disso, Bolsonaro já cometeu DIVERSOS crimes de decoro, improbidade administrativa e corrupção e nada é feito. Quem tem que fiscalizar isso é a porra do judiciário e tem que puní-lo. Se o STF não o faz, deve-se protestar, sim. A democracia garante o direito ao protesto, é óbvio que ele não deve ser violento, mas é naquela, no meio de tanta coisa errada, as coisas se perdem. Já que você gosta de ler, lê um pouco sobre o que é democracia, não precisa nem ser em livro, lê em qualquer artigo no google.

--

@Lowko é Powko, cara, você realmente acredita que um movimento antifa, que é a junção de um MONTE de grupos de esquerda e de pessoas alheias a isso tudo (Torcida Organizada, por exemplo), vai gerar uma ditadura comunista? Tem bastante ideia errada no meio disso tudo, é óbvio, mas você não se sente incomodado com as ameaças constantes contra a democracia feitas por Bolsonaro e sua turma? Você não se sente incomodado com o racismo institucional no mundo todo? Se as pessoas estão protestando contra isso, tentando de alguma forma melhorar ou abrir os olhos das pessoas para isso, você acha que elas estão erradas SÓ por terem uma visão política de esquerda? Outra coisa, nem todo mundo de esqueda é comunista. Você está inferindo que TODO antifa é comuna, eu acho que não é por aí. Basta ler um pouco das matérias sobre os antifas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Léo R. disse:

O que você sugere? Bora fazer um (mais um) abaixo-assinado? Bater umas panelas na janela? Subir uma hashtag?

Embora sejam atitudes válidas, a eficácia disso é bem questionável.

Parte da conscientização cara, educar seus filhos de forma correta para enxergar o mundo e as pessoas como pessoas e não por diferença de raças.
Parte da segregação racial é advinda da cultura, entende-se como hábitos de uma certa comunidade.
A mudança não pode ser imposta por violência. 
Não sou racista, pelo contrário tenho avós negros, primos negros e sou pardo mas me dá uma aflição quando vejo adjetivos raciais na frente de uma característica da pessoa: por exemplo o caso da Mariele, antes de negra e homossexual teria de vir um MÃE, pois essa é uma característica mais importante que a raça dela ou escolha/opção sexual. 
Foi brutalmente assassinada, deixou filha, namorada, etc.
Moro desde os dois anos na periferia e sei que realmente o tratamento é diferente, mas nada justificar eu FORÇAR a igualdade com truculência a baderna.
Isso pelo contrário só aumenta a polarização.
Aqui no Brasil os casos são amenos se comparados com os EUA, daí vão TORCIDAS ORGANIZADA, SIM ESSAS MESMAS QUE AO VER UM TORCEDOR RIVAL PARTE PARA CIMA PARA BATER/ESPANCAR outro ser humano por ter uma escolha de um clube futebol diferente, fazer "protesto a favor" da DEMOCRACIA.

É de cair o CU da bunda, de hipocrisia. Eles não respeitam o direito do outro de ir e vir e escolhas e querem ser a favor da democracia?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quem mobiliza esses protestos, devem ter encontrado neles essa vontade de protestarem. 

Era quem estava disponível para o momento. E claro, sempre há um interesse em pagá-los para atingirem um certo fim, ou ruirem aos poucos uma solidez governamental, já que produzirá um efeito dominó sobre inúmeras esferas da sociedade.

É como no caso das reivindicações nas casas, ou as manifestações periódicas nas ruas. De pouco em pouco vai derrocando um governo, pois dá apoio para que das instituições um grupo se fortaleça e se mobilize paŕa uma mudança. Agora, isolar um evento protestante e esperar que dele surja o efeito esperado para uma mudança é ingenuidade. Infelizmente mudou pra pior na deposição da Dilma. Mas em outras áreas uma ou outra coisa pode ter melhorado (ainda que bem pouco), já que inúmeras classes protestaram por melhorias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

Por acaso, é EXATAMENTE a mesma postura que enfrentei quando questionei um bolsonarista: O comunismo é o mal. Se você relativiza a posição antibolsonarista, você é cúmplice e, portanto, comunista igual. Qual é a diferença?

É uma lógica simples, mas a preguiça mental de alguns prefere afirmar que isso é "malabarismo".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Léo R. disse:

@Lowko é Powko, cara, você realmente acredita que um movimento antifa, que é a junção de um MONTE de grupos de esquerda e de pessoas alheias a isso tudo (Torcida Organizada, por exemplo), vai gerar uma ditadura comunista? Tem bastante ideia errada no meio disso tudo, é óbvio, mas você não se sente incomodado com as ameaças constantes contra a democracia feitas por Bolsonaro e sua turma? Você não se sente incomodado com o racismo institucional no mundo todo? Se as pessoas estão protestando contra isso, tentando de alguma forma melhorar ou abrir os olhos das pessoas para isso, você acha que elas estão erradas SÓ por terem uma visão política de esquerda? Outra coisa, nem todo mundo de esqueda é comunista. Você está inferindo que TODO antifa é comuna, eu acho que não é por aí. Basta ler um pouco das matérias sobre os antifas.

Não, não acho que eles vão gerar uma ditadura comunista. Da mesma forma que eu não acho que, no meu exemplo hipotético, um grupo fascista iria necessariamente gerar uma ditadura fascista, mas isso não significa que eu iria apoiá-los.

Eu me sinto incomodado com as ameaças do Bolsonaro, mas não acho que há possibilidade de um regime caracteristicamente de extrema-direita ou ditatorial no Brasil, tanto por conta da sociedade civil quanto por conta das instituições. Da mesma forma que não me incomodo com o PSTU poder disputar eleições, ainda que abertamente promova a o fim da própria democracia.

Quanto a orientação ideológica, eu aposto uns cem reais com você que a maioria esmagadora é formada por comunistas e anarquistas, e não por social-democratas ou liberais sociais.

Aliás, outra coisa: eu não disse que eles estão errados nesse caso em específico. Eu disse que eles estão errados de forma geral, e eles estão tão errados que esse caso em específico não apaga o quão merda eles são. Novamente, você acha que é possível destacar um ato na análise conjunto, enquanto eu acho impossível. Um grupo só pode ser analisado pelo conjunto de suas posições. Enquanto você está julgando o ato e me pedindo para que julgue o ato, eu estou falando que este ato em si é de pouca importância, a não ser no sentido de que é útil para balancear os extremos sociais e mantê-los equilibrados.

---

Aproveitando para responder o que você disse num post anterior que não consigo quotar:

Citar

"Sobre a parte de Venezuela, Cuba e Coréia do Norte, de fato, tem gente idiota que quer isso, mas é uma minoria. A diretriz de um partido aqui no Brasil não quer dizer porra nenhuma, nunca vi PROTAGONISTA de esquerda/centro-esquerda defender um governo autoritário de esquerda, tá melhor assim?
Lula e Dilma, em algum momento flertaram com isso? Se sim, eu não me lembro e não foi nem de longe perto do que o Bolsonaro tem feito."

Tá melhor assim. Mas é uma afirmação bem diferente da inicial.

Além de que a posição de um candidato importa, mas a do grupo que o acompanha também. Eu teria muitos problemas em votar em alguém que competisse por um partido que expressa que seus maiores valores são as Forças Armadas, o retorno aos good old days, Deus, etc., independente de quem seja o candidato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, skp disse:

Parte da conscientização cara, educar seus filhos de forma correta para enxergar o mundo e as pessoas como pessoas e não por diferença de raças.
Parte da segregação racial é advinda da cultura, entende-se como hábitos de uma certa comunidade.
A mudança não pode ser imposta por violência. 
Não sou racista, pelo contrário tenho avós negros, primos negros e sou pardo mas me dá uma aflição quando vejo adjetivos raciais na frente de uma característica da pessoa: por exemplo o caso da Mariele, antes de negra e homossexual teria de vir um MÃE, pois essa é uma característica mais importante que a raça dela ou escolha/opção sexual. 
Foi brutalmente assassinada, deixou filha, namorada, etc.
Moro desde os dois anos na periferia e sei que realmente o tratamento é diferente, mas nada justificar eu FORÇAR a igualdade com truculência a baderna.
Isso pelo contrário só aumenta a polarização.
Aqui no Brasil os casos são amenos se comparados com os EUA, daí vão TORCIDAS ORGANIZADA, SIM ESSAS MESMAS QUE AO VER UM TORCEDOR RIVAL PARTE PARA CIMA PARA BATER/ESPANCAR outro ser humano por ter uma escolha de um clube futebol diferente, fazer "protesto a favor" da DEMOCRACIA.

É de cair o CU da bunda, de hipocrisia. Eles não respeitam o direito do outro de ir e vir e escolhas e querem ser a favor da democracia?

 

Esse texto é um prato cheio pra uma das diversas torcidas que você mesmo cita com razão: você vai ser criticado por não ter lugar de fala porque não é negro (como ele ousa dizer "até tenho avós negros"!!!); por ser omisso porque conhece a realidade da periferia e mantém essa postura pacífica (quem se isenta vendo tanta morte é responsável, como ele ousa não fazer nada!!!); por ser conivente com o governo porque respeita o diálogo, opiniões contrárias e não participa de briga torcida (quem não briga contra o governo é a favor, fascista!!!).

Coisa triste. 

Hipocrisia resume toda essa polarização que vivemos em todas instâncias sociais, o problema é que os milenials não devem saber o isso significa, tão pouco a expressão teto de vidro. 

Penso às vezes que a Internet veio cedo demais, fico pesando se os benefícios que ela trouxe compensa os pontos negativos que vieram de bônus em relação ao comportamento do indivíduo. Tudo é tão instantâneo, global e "seguro" (no sentido de você não precisar estar presente fisicamente) que ninguém precisa pesar as consequências antes de apertar o enter e postar, porque sempre vai ter uma bolha pronta pra acolher a sua opinião, e daí pra eclodir numa bolha radical é minutos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Lowko é Powko disse:

Democracia não pressupõe apenas eleições. Eu posso ter eleições ao mesmo tempo que tenho uma repressão absurda de minorias, se esse sistema não for acompanhando por um estado de Direito que proteja alguns valores, como a vida, a liberdade e a propriedade, ainda que (e essa não é a minha posição) em seu sentido mais estrito, vamos dizer.

A resposta deve ser mais complexa que isso e eu entendo o questionamento sobre o que fazer, se não se pode rebelar, porque a autoridade do sistema é difusa e protegida por um aparato policial.

Não adianta querer tirar um governo que foi eleito democraticamente porque ele não está agindo de acordo com os princípios que outro terço da população esperava e usar de forma agressiva ainda por cima para que ele saia. Isto não é democracia.

 

1 hora atrás, Léo R. disse:

Essa que você e seus amigos querem que acabe? Irônico demais. Dessa forma, hoje, Bolsonaro não tem a maioria do apoio popular. Tirando pessoas alienadas como vossa senhoria, ninguém está do lado dele. Além disso, Bolsonaro já cometeu DIVERSOS crimes de decoro, improbidade administrativa e corrupção e nada é feito. Quem tem que fiscalizar isso é a porra do judiciário e tem que puní-lo. Se o STF não o faz, deve-se protestar, sim. A democracia garante o direito ao protesto, é óbvio que ele não deve ser violento, mas é naquela, no meio de tanta coisa errada, as coisas se perdem. Já que você gosta de ler, lê um pouco sobre o que é democracia, não precisa nem ser em livro, lê em qualquer artigo no google.

Por que você acha que este governo e seus apoiadores querem o fim da democracia? Como você chegou nesta conclusão? Volta àquilo que comentei na página passada. Você tira do seu peito algo que julga como verdade como outras coisas dos seus últimos textos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Aleef disse:

Não adianta querer tirar um governo que foi eleito democraticamente porque ele não está agindo de acordo com os princípios que outro terço da população esperava e usar de forma agressiva ainda por cima para que ele saia. Isto não é democracia.

Talvez seja verdade, mas essa é uma afirmação diferente da que eu contestei. Não é porque um governo foi eleito que ele é democrático, ainda que ele tenha sido eleito democraticamente. Se meus filhos morrem porque a polícia entra e mata, e isso acontece de forma reiterada, e de forma reiterada meu voto e meus protestos não contam para proteger a minha vida e dos meus, tanto faz pra mim se o governo foi eleito, se foi eleito democraticamente ou se ele não foi eleito.

No caso dos antifas, a movimentação não foi para derrubar o Bolsonaro, foi para combater um grupo que abertamente prega o fim da democracia. Aliás, você está subvertendo os fatos: são os bolsonaristas que acamparam em frente ao STF e ao Congresso ameaçando invadir, e não os antifas que acamparam em frente ao Palácio da Alvorada. Novamente, democracia é um sistema de distribuição de poderes, não um processo eleitoral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então @Lowko é Powko, através das falas do Jair e do filho, podemos já tirar uma conclusão do porvir, guardada as devidas proporções, é claro. Já que as ameças nesse discurso não foram à toa, como algumas provocações que esse governo tem feito. Quando o assunto era sério ideologicamente pra eles, foram lá e fizeram.

Só se atentar pra fala do Goebbels, levemente comparando com a do filho do Jair. Em última análise, coisa boa não virá deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Aleef disse:

Por que você acha que este governo e seus apoiadores querem o fim da democracia? Como você chegou nesta conclusão? Volta àquilo que comentei na página passada. Você tira do seu peito algo que julga como verdade como outras coisas dos seus últimos textos.

 

Basta olhar as redes sociais diariamente do presidente, dos seus familiares e do círculo de amigos e aliados mais próximos. A todo instante eles ameaçam as instituições democráticas, e isso chegou a ser pauta em reunião ministerial. Se mandar prender alguém pelo simples motivo de não fazer as suas vontades é uma vontade democrática, eu confesso que não sei mais identificar o que é uma democracia.

É impossível dizer se as palavras anti-democráticas do círculo do governo são para serem levadas a sério, ou constituem uma real ameaça ao poder, as vezes me parecem tão vazias que são como um tiozão na frente da TV, vendo o jornal e xingando os outros. Ainda assim, a proximidade com o poder, torna esse grupo extremamente perigoso e os movimentos antifa são uma reação natural pra chamar a atenção e mostrar que no meio de toda a oposição por hashtag, tem quem esteja disposto a fazer algo a mais em defesa da democracia (o que o General Heleno fez questão de dizer em nome do exército um dia desses, só que do outro lado). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

Talvez seja verdade, mas essa é uma afirmação diferente da que eu contestei. Não é porque um governo foi eleito que ele é democrático, ainda que ele tenha sido eleito democraticamente. Se meus filhos morrem porque a polícia entra e mata, e isso acontece de forma reiterada, e de forma reiterada meu voto e meus protestos não contam para proteger a minha vida e dos meus, tanto faz pra mim se o governo foi eleito, se foi eleito democraticamente ou se ele não foi eleito.

No caso dos antifas, a movimentação não foi para derrubar o Bolsonaro, foi para combater um grupo que abertamente prega o fim da democracia. Aliás, você está subvertendo os fatos: são os bolsonaristas que acamparam em frente ao STF e ao Congresso ameaçando invadir, e não os antifas que acamparam em frente ao Palácio da Alvorada. Novamente, democracia é um sistema de distribuição de poderes, não um processo eleitoral.

Não falo do partido ou do Bolsonaro. Falo das ferramentas que os eleitores possuem. Quando tomarem o poder e tirarem o Jair, se não for eleito um cara de direita ou extrema direita, ae vão fazer de novo? Até quando isto? Só vale então se tiver um cara de esquerda no poder? Outra, o caso dos bolsonaritas não tem nada haver com os atos dos antifas. Os motivos são diferentes.

18 minutos atrás, Peepe disse:

Basta olhar as redes sociais diariamente do presidente, dos seus familiares e do círculo de amigos e aliados mais próximos. A todo instante eles ameaçam as instituições democráticas, e isso chegou a ser pauta em reunião ministerial. Se mandar prender alguém pelo simples motivo de não fazer as suas vontades é uma vontade democrática, eu confesso que não sei mais identificar o que é uma democracia.

É impossível dizer se as palavras anti-democráticas do círculo do governo são para serem levadas a sério, ou constituem uma real ameaça ao poder, as vezes me parecem tão vazias que são como um tiozão na frente da TV, vendo o jornal e xingando os outros. Ainda assim, a proximidade com o poder, torna esse grupo extremamente perigoso e os movimentos antifa são uma reação natural pra chamar a atenção e mostrar que no meio de toda a oposição por hashtag, tem quem esteja disposto a fazer algo a mais em defesa da democracia (o que o General Heleno fez questão de dizer em nome do exército um dia desses, só que do outro lado). 

Eu olho e não vejo o fim. Vejo mais grave por exemplo a declaração do José Dirceu na época quando a Dilma estava no poder do que nas falas do Jair.

Eles não ameaçam as instituições, eles exigem respeito. O que é bem diferente. O ato do STF por exemplo, foi um ato de desrespeito ao executivo. Não se respeitou a independencia dos poderes. A gente não vê o executivo intervindo no judiciário e no legislativo. Não vemos movimentos vindo do executivo no que tange a liberdade de direitos ou ataque aos LGBT+ como foram falados no passado. O que vemos é um presidente sem tino para seu cargo no que tange a algumas falas, mas isto é de criação, vivência, anyway.

Sequer dá para aplicar uma intervenção militar neste país. O ato por si só é inconstitucional.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Aleef disse:

Eu olho e não vejo o fim. Vejo mais grave por exemplo a declaração do José Dirceu na época quando a Dilma estava no poder do que nas falas do Jair.

Eles não ameaçam as instituições, eles exigem respeito. O que é bem diferente. O ato do STF por exemplo, foi um ato de desrespeito ao executivo. Não se respeitou a independencia dos poderes. A gente não vê o executivo intervindo no judiciário e no legislativo. Não vemos movimentos vindo do executivo no que tange a liberdade de direitos ou ataque aos LGBT+ como foram falados no passado. O que vemos é um presidente sem tino para seu cargo no que tange a algumas falas, mas isto é de criação, vivência, anyway.

Sequer dá para aplicar uma intervenção militar neste país. O ato por si só é inconstitucional.

 

A forma como se pede respeito pode ser uma ameaça. A nota em nome das forças armadas não teve significado diplomático, e com certeza teve concordância do presidente. Eu já desdenhei muito do caráter autoritário do governo, hoje não faço mais e nem acho que a Constituição impeça alguma coisa. 

Isso não quer dizer que eu ache que ele vá dar um golpe, mas hoje eu vejo que um cenário propício vai sendo criado lentamente (por vezes, sem intervenção de seus aliados) e se em algum momento existir essa oportunidade, o Bolsonaro rasga a Constituição e dá o golpe. Você não acredita nisso, faz parte, mas eu olho com cuidado uma série de atitudes dele que você diminui e trata como se não fosse nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Aleef disse:

Por que você acha que este governo e seus apoiadores querem o fim da democracia? Como você chegou nesta conclusão? Volta àquilo que comentei na página passada. Você tira do seu peito algo que julga como verdade como outras coisas dos seus últimos textos.

Eu não deveria nem te responder, mas já vou lhe fazer uma pergunta, tá passando Jimo nessa sua cara? Olha, madeira, se não for tratada, pode atrair cupim.

Fora a menina Sara Winter e seus 300, que não passam de 50, acampada em Brasília falando merda 24h/dias? Se não forem suficientes eu trago mais, é só jogar no google 2 ou 3 palavras.


https://brasil.elpais.com/brasil/2019/11/22/politica/1574424459_017981.html

https://brasil.elpais.com/brasil/2020/01/12/politica/1578841564_993293.html

https://brasil.elpais.com/politica/2020-04-19/bolsonaro-endossa-ato-pro-intervencao-militar-e-provoca-reacao-de-maia-stf-e-governadores.html

https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,apoiadores-de-bolsonaro-fazem-novo-protesto-em-brasilia,70003320275

https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/05/31/manifestantes-fazem-ato-em-brasilia-em-apoio-a-bolsonaro-e-em-defesa-de-medidas-inconstitucionais.ghtml

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Aleef disse:

Não falo do partido ou do Bolsonaro. Falo das ferramentas que os eleitores possuem. Quando tomarem o poder e tirarem o Jair, se não for eleito um cara de direita ou extrema direita, ae vão fazer de novo? Até quando isto? Só vale então se tiver um cara de esquerda no poder? Outra, o caso dos bolsonaritas não tem nada haver com os atos dos antifas. Os motivos são diferentes.

Você está falando da pressão pelo impeachment ou da marcha contra os bolsonaristas? Eu preciso saber do que você está falando pra seguir a argumentação. Eu estou falando da manifestação dos antifas e relacionados, afinal estava tratando do que significam métodos violentos de tomada de poder.

 

1 hora atrás, felipevalle disse:

então @Lowko é Powko, através das falas do Jair e do filho, podemos já tirar uma conclusão do porvir, guardada as devidas proporções, é claro. Já que as ameças nesse discurso não foram à toa, como algumas provocações que esse governo tem feito. Quando o assunto era sério ideologicamente pra eles, foram lá e fizeram.

Só se atentar pra fala do Goebbels, levemente comparando com a do filho do Jair. Em última análise, coisa boa não virá deles.

Entendo o problema mas considero os cenários políticos diferentes. É por isso que uma parte importante do que você escreveu é "guardadas as devidas proporções".

O cenário de impeachment não é um cenário de descontinuidade democrática, mas com certeza deveria ser um momento especial dentro do sistema. O sistema eleitoral deve ser pensado de forma que o impeachment não seja necessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Aleef disse:

 

Por que você acha que este governo e seus apoiadores querem o fim da democracia? Como você chegou nesta conclusão? Volta àquilo que comentei na página passada. Você tira do seu peito algo que julga como verdade como outras coisas dos seus últimos textos.

 

 

Coronavírus: Bolsonaro endossa ato pró-intervenção militar e ...

Foi muito difícil chegar nessa conclusão

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Sewko disse:

Coronavírus: Bolsonaro endossa ato pró-intervenção militar e ...

Foi muito difícil chegar nessa conclusão

 

Por isso eu digo, tem que ser MUITO, mas MUITO, cara de pau para fazer aquela pergunta. Chega a ser engraçado.

---

Ademais, deixo esse perfil do twitter aqui, não acho que se encaixe no outro tópico:

Eu sinceramente gostaria de entender como NINGUÉM fiscaliza essa porra.

https://twitter.com/fraudadorescota
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Perissé
      Por Perissé
      APRESENTAÇÃO
      De maneira simples e efetiva, sem muita palhaçada na forma de contar e depois de mais de 2 anos longe daqui, queria mostrar meu save com o Cruzeiro - no FM 2022 ainda - que eu ressuscitei nesse verão. Foi por um acaso que ele foi ressuscitado. Isso porque eu tinha largado ele na metade de 2023 com frustrações e iria comprar o FM 2024 em dezembro. Só que eu quis só confirmar se eu seria demitido e decidi ir lá no save terminar essa tortura.
      Mas não fui demitido e cá estou.
      Assim, contextualizando, a escolha pelo Cruzeiro foi por ser um clube grande na Série B na época, buscando a tradicional missão de trazer de volta à Série A e tentar ganhar tudo. Optei por não ter janela de transferência no início do ano e trabalhar com o que tinha. Além disso, não usei nenhum update, coloquei um perfil de treinador com a melhor licença possível, mas com um passado de jogador semiprofissional. Teremos nesse 1º ano a disputa do Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B, foco do clube e na qual se espera a subida.
       
      ELENCO
      A situação do elenco era de 16 dos 28 nomes em último ano de contrato e muitos empréstimos. Um deles, o do goleiro Gabriel Brazão (Internazionale), foi terminado devido ao alto salário para um reserva, dando espaço para o recém-contratado Gabriel Mesquita (24 anos). Além desse caso, alguns veteranos foram para o Cruzeiro reservas por não estarem nos meus planos e que serão negociados se possível, como Luvannor, Felipe Machado, Pedro Castro, Mateus Silva e Eduardo Brock.
      Dá para fazer esse time jogar bola. Fora que não tem nenhuma posição com escassez de jogador. Então, vamos à luta. A expectativa da direção e de Ronaldo é de chegar à semifinal do Mineiro nesse início.


      Obs.: Peço que ignorem as datas dos prints, o elenco no início do ano era esse com as mudanças relatadas acima.
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
×
×
  • Criar Novo...