Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

A escalada fascista no Brasil (e o movimento antifascista)


Guilherme Faria

Posts Recomendados

  • Respostas 171
  • Criado
  • Última resposta
1 hora atrás, raskor disse:

 

Israel é um estado completamente racista, assim como era o Terceiro Reich. Só muda o alvo: Os perseguidos são os palestinos. Nazistas e sionistas tem mais em comum do que aparentam, apesar de serem inimigos históricos. Duas faces da mesma moeda.

Você tem razão, mas não deixa de ser curioso hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Léo R. disse:

Usar Danilo Gentili, um dos maiores idiotas desse país, só perde para a família bolsonaro e para o Olavo (não tem como competir), só valida ainda mais o que eu estou falando.

Eu poderia ter cortado a foto e nome do autor. Mas deixei ali de propósito só para ver isso aqui. 😄

No mais, defesa da democracia é meu ovo. Bolsonaro tb jura que defende a democracia. Vocês são todos fezes do mesmo cu. Só muda o tom do marrom.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS. Eu como arquirracionalista, adoraria reduzir todos aos conceitos de A e não-A.

Mas como sei que isso é inviável, assim como não há apenas preto e branco - e sim vários tons de cinzas ali no meio, só acho graça desse tipo de raciocínio (será?) bastante...ahm...peculiar? 

Me faltam adjetivos aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, raskor disse:

 

Israel é um estado completamente racista, assim como era o Terceiro Reich. Só muda o alvo: Os perseguidos são os palestinos. Nazistas e sionistas tem mais em comum do que aparentam, apesar de serem inimigos históricos. Duas faces da mesma moeda.

Se eu falar mal dos sionistas, já vão me chamar de nazista.

Mas você tem total e absoluta razão no seu post.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Psicopinto disse:

Eu poderia ter cortado a foto e nome do autor. Mas deixei ali de propósito só para ver isso aqui. 😄

No mais, defesa da democracia é meu ovo. Bolsonaro tb jura que defende a democracia. Vocês são todos fezes do mesmo cu. Só muda o tom do marrom.

 

Nunca vi nenhum candidato/governo (recente) de esquerda defendendo o fim da democracia (se você falar na época da ditadura, até concordo com essa afirmação, muitos queriam uma ditadura de esquerda).

Também nunca vi protesto de esquerda pedindo o fim dela.

Só por aí, você já tem a resposta.

Ninguém em sã consciência acha a esquerda brasileira maravilhosa, mas ela é, no mínimo, menos nociva que a direita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não acho que a coisa é tão polarizada como o Léo pinta e tbm não acho que forçar a barra no antifascista ou fascista seja algo positivo. Pelo contrário, acho q pode acabar unindo grupos de direita que se separaram.

Acho q forçar a barra no fascismo separa grupos q estão se unindo (em oposição, não em ideias) em função das políticas que o Governo vem adotando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mantrax disse:

Eu não acho que a coisa é tão polarizada como o Léo pinta e tbm não acho que forçar a barra no antifascista ou fascista seja algo positivo. Pelo contrário, acho q pode acabar unindo grupos de direita que se separaram.

Talvez realmente não seja, mas as coisas vão caminhar cada vez mais pra isso, isso parece ser uma tendência.

Toda onda de direita gera uma onda de esquerda tão radical quanto.

Ser antifa não é sair dando porrada em quem é contra, é simplesmente ter a noção de que o fascismo é errado e que não deve ser relativizado.

O mesmo vale para o racismo, você não pode admitir que ele simplesmente existe e se calar, você tem a obrigação de ser contra ele.

Se tu sabe do problema e mesmo assim não faz nada, nem se indigna, você é parte do problema. É clichê, mas eu penso dessa forma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Mantrax disse:

Eu não acho que a coisa é tão polarizada como o Léo pinta e tbm não acho que forçar a barra no antifascista ou fascista seja algo positivo. Pelo contrário, acho q pode acabar unindo grupos de direita que se separaram.

Acho q forçar a barra no fascismo separa grupos q estão se unindo em função das políticas que o Governo vem adotando.

Esses sujeitos tão acabando com a possibilidade de tirar a turma do Bozo do poder em 2022.

E por pura burrice: era só darem corda pra se enforcarem.

Mas não sei se não é pensado, pelos cacifes políticos e intelectuais maquiavélicos (muahahahaha).

Ambas as partes se retroalimentam e precisam um do outro...

Só observo. Espero que peguem armas e se matem logo, se é pra ficar nesse lenga-lenga por mais 2/3 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Léo R. disse:

Quem passa pano, quem relativiza, é fascista. Não tem espaço na democracia para fascista. Chega.

E só quem se ofende com isso, quem acha isso errado, é fascista. Ponto.

 

40 minutos atrás, Léo R. disse:

HAUAHAEAEUHEAUAHE

Sim, o movimento antifascista se resume a isso aí, né?  Sair metendo a porrada em todo mundo que não é contra o fascismo.

Você já teve uma experiência com antifas, Léo? Eu já tive. Saí do hospital com três pontos na cabeça, sem o couro de parte da palmas das duas mãos, além de algumas outras escoriações e ralados menores. Uma semana sem sair de casa, também, porque até seguir de carro os caras seguiam. Nunca mais frequentei alguns lugares específicos da cidade.

A violência é uma característica de qualquer grupo, e quanto mais extremo, mais violento tende a ser. Nem todos os antifas são violentos dessa forma, e nem todos o bolsonaristas são violentos dessa forma, mas eles são potencialmente mais violentos. Quando você relativiza a violência e cria um nós versus eles, como você criou, você abre espaço para os mais variados tipos de violência e opressão.

Então, vou quotar mais um post seu que me ofenderia bastante se eu fosse uma pessoa tão radical ou personalizadora quanto você.

1 hora atrás, Léo R. disse:

Ué, tá certo então? Francamente.

Complete a frase:

Só quem é ______ se ofende com antifascista.

----

Ademais, fico curioso pra saber o que a escola austriacah de liberalismo (levanta o dedo minguinho pra falar isso), pensa sobre movimentos antidemocráticos.

Eu não sei qual é o contato que você tem com essas coisas fora do fórum, nem qual tua idade, nem nada disso, mas eu vi as invasões universitárias em 2011 na UFPR de perto, fui nas manifestações em 2013 (quando ainda não tinha descambado), vi por dentro a postura de vários grupos diferentes na faculdade, e te garanto que a violência e a mentira são armas bastante utilizadas quanto mais extremo é o grupo, com justificação dependendo sempre de apontar o dedo para o grupo oposto e de todos os que estão no caminho ideológico entre você e esse grupo. É por isso que o PCO diz que o PSOL é partido burguês, ou que os bolsonaristas dizem que a centro-direita é formada por comunistas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

 

Você já teve uma experiência com antifas, Léo? Eu já tive. Saí do hospital com três pontos na cabeça, sem o couro de parte da palmas das duas mãos, além de algumas outras escoriações e ralados menores. Uma semana sem sair de casa, também, porque até seguir de carro os caras seguiam. Nunca mais frequentei alguns lugares específicos da cidade.

Sim, ajudei eles inclusive em algumas ações sociais. Mas é naquela, assim como TO também faz isso, não torna elas santas. Em resumo o que eu quero dizer é que você não precisa ser um ANTIFA de ir na rua e sair metendo porrada em todo mundo, e sim que você tem que ser contra o facismo. Entende?

Já apanhei da PM por nada (tava no meio da reral de grêmio na frente do olímpico) em jogo do grêmio, por isso devo achar que a pm sempre está errada?

Que tem gente que só quer causar baderna e é ruim, isso é normal.

Minha cobrança é mais no sentido de ser contra o fascismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É aquele negócio, o extremo sempre é algo negativo. As duas pontas são perigosas e tem pessoas perigosas em seus meios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu entendo a indignação, e compartilho, em relação a um fascismo bem presente na nossa sociedade que passou anos dormente ou escondido por uma parte da população. São pessoas racistas, xenofóbicas, homofóbicas, machistas, enfim, que não se reconhecem assim  ou relativizam atitudes com essas características ou agem dessa forma de forma escondida. É achar que ter dinheiro te faz ter mais direito do que pessoas com menos dinheiro. Que acha o racismo "choro e mimimi". Que tripudia dos "direitos humanos", exceto quando você é a vítima. Dentre outras coisas. Isso existe e não pode ser ignorado ou omitido.

Isso, na minha opinião, não tem a ver com espectro político, linhas de pensamento nem nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Lowko é Powko disse:

 

Você já teve uma experiência com antifas, Léo? Eu já tive. Saí do hospital com três pontos na cabeça, sem o couro de parte da palmas das duas mãos, além de algumas outras escoriações e ralados menores. Uma semana sem sair de casa, também, porque até seguir de carro os caras seguiam. Nunca mais frequentei alguns lugares específicos da cidade.

Eita, desculpa perguntar, mas porque te bateram?

-------------------------

Galera, dá pra ser contra fascistas e contra antifas. O movimento antifa foi tomado pela esquerda, e hoje o que se vê é antifa querendo taxar de fascista qualquer posicionamento que eles não concordam. O movimento deixou de ser (ou talvez nunca tenha sido) um movimento exclusivamente anti-fascismo/nazismo para ser um movimento anti-direita. E nós sabemos muito bem o nome dado a quem persegue pessoas por conta de pensamentos políticos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Léo R. disse:

Sim, ajudei eles inclusive em algumas ações sociais. Mas é naquela, assim como TO também faz isso, não torna elas santas. Em resumo o que eu quero dizer é que você não precisa ser um ANTIFA de ir na rua e sair metendo porrada em todo mundo, e sim que você tem que ser contra o facismo. Entende?

Já apanhei da PM por nada (tava no meio da reral de grêmio na frente do olímpico) em jogo do grêmio, por isso devo achar que a pm sempre está errada?

Que tem gente que só quer causar baderna e é ruim, isso é normal.

Minha cobrança é mais no sentido de ser contra o fascismo.

Não foi o que você disse nos posts anteriores. Minha impressão é que você basicamente condicionou ser contra o fascismo a ser antifascista, no sentido organizacional. Eu sou contra o fascismo e contra o antifascismo enquanto "organização". Achei ruim eles se digladiarem com os bolsonaristas? Não. Achei um bom equilíbrio. Pra mim o único problema foi não ter várias baixas dos dois lados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, raskor disse:

Eita, desculpa perguntar, mas porque te bateram?

-------------------------

Galera, dá pra ser contra fascistas e contra antifas. O movimento antifa foi tomado pela esquerda, e hoje o que se vê é antifa querendo taxar de fascista qualquer posicionamento que eles não concordam. O movimento deixou de ser (ou talvez nunca tenha sido) um movimento exclusivamente anti-fascismo/nazismo para ser um movimento anti-direita. E nós sabemos muito bem o nome dado a quem persegue pessoas por conta de pensamentos políticos.

Houve uma festa há muito esperada em comemoração a formatura de um amigo que não iria fazer o baile porque não tinha grana, na frente da escadaria da faculdade. Um dia antes houve a invasão da faculdade e no dia da festa também houve uma manifestação organizada pelo MBL, em frente, por causa dessa invasão do dia anterior. Os antifas que invadiram o Prédio Histórico (Direito e Psicologia) confundiram um amigo meu com alguém que tinha tentado impedir a invasão no dia anterior, e nos pegaram quando fomos mijar. Eu acabei me envolvendo porque estava dois contra um mais a irmã dele e a minha ex-namorada. Do nada deixou de ser dois contra dois e eu lembro de pouquíssimas coisas dos segundos seguintes. kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Léo R. disse:

Nunca vi nenhum candidato/governo (recente) de esquerda defendendo o fim da democracia (se você falar na época da ditadura, até concordo com essa afirmação, muitos queriam uma ditadura de esquerda).

Também nunca vi protesto de esquerda pedindo o fim dela.

Só por aí, você já tem a resposta.

Ninguém em sã consciência acha a esquerda brasileira maravilhosa, mas ela é, no mínimo, menos nociva que a direita.

Como não? Basicamente todos os grupos de esquerda do PCdoB pra lá advogam essa ideia, e isso relativizando um pouco o PSOL.

-----

Malz o flood mas me enrolei nas respostas aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
1 hour ago, Rodrigodm said:

Eu entendo a indignação, e compartilho, em relação a um fascismo bem presente na nossa sociedade que passou anos dormente ou escondido por uma parte da população. São pessoas racistas, xenofóbicas, homofóbicas, machistas, enfim, que não se reconhecem assim  ou relativizam atitudes com essas características ou agem dessa forma de forma escondida. É achar que ter dinheiro te faz ter mais direito do que pessoas com menos dinheiro. Que acha o racismo "choro e mimimi". Que tripudia dos "direitos humanos", exceto quando você é a vítima. Dentre outras coisas. Isso existe e não pode ser ignorado ou omitido.

Mas isso daí não tem nada a ver com fascismo. Você pode ser racista, xenofóbico, homofóbico, machista e todo ista que você quiser que isso não te faz fascista.

A questão é que a galera cooptou um termo bastante específico sobre uma estrutura de governo, que apesar da semelhança da carga de ódio ao próximo, tem características claras, mas, hoje, tudo que é de ruim, é fascista. É só um termo mais chique para chamar alguém de reaça ou coxinha.

O Bolsonaro adoraria um governo fascista? Certamente, suas declarações deixam isso claro. O Brasil atualmente está sob um governo fascista? Ainda não. Quem apoia Bolsonaro é inerentemente fascista? Dificilmente, já que a maioria nem sabe o que é.

A questão é que temos um presidente que tem tesão em ditadura militar, e infelizmente, esse deveria ter sido o foco dessas manifestações, apenas o apoio à democracia. Mas como tudo precisa ter uma narrativa, o antifa é o da vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Henrique M. disse:

Mas isso daí não tem nada a ver com fascismo. Você pode ser racista, xenofóbico, homofóbico, machista e todo ista que você quiser que isso não te faz fascista.

A questão é que a galera cooptou um termo bastante específico sobre uma estrutura de governo, que apesar da semelhança da carga de ódio ao próximo, tem características claras, mas, hoje, tudo que é de ruim, é fascista. É só um termo mais chique para chamar alguém de reaça ou coxinha.

O Bolsonaro adoraria um governo fascista? Certamente, suas declarações deixam isso claro. O Brasil atualmente está sob um governo fascista? Ainda não. Quem apoia Bolsonaro é inerentemente fascista? Dificilmente, já que a maioria nem sabe o que é.

A questão é que temos um presidente que tem tesão em ditadura militar, e infelizmente, esse deveria ter sido o foco dessas manifestações, apenas o apoio à democracia. Mas como tudo precisa ter uma narrativa, o antifa é o da vez.

O problema é que nesse ínterim, temos:

a) aquela propaganda do Secretário;

b) o copo de leite;

c) a manifestação com tochas; e

d) a motivação por trás do uso da bandeira ucraniana (independentemente do que realmente significa).

 

São atos isolados que singularmente podem não significar muita coisa, entretanto, não se pode interpretar, ao meu ver, fora de um contexto geral.

 

E isso me preocupa muito, sinceramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ZaMBiA disse:

O problema é que nesse ínterim, temos:

a) aquela propaganda do Secretário;

b) o copo de leite;

c) a manifestação com tochas; e

d) a motivação por trás do uso da bandeira ucraniana (independentemente do que realmente significa).

 

São atos isolados que singularmente podem não significar muita coisa, entretanto, não se pode interpretar, ao meu ver, fora de um contexto geral.

 

E isso me preocupa muito, sinceramente.

Mas não se duvida dos componentes claramente fascistas do governo ou de seu apoio. O problema é como isso é interpretado e generalizado pela esquerda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Henrique M. disse:

Mas isso daí não tem nada a ver com fascismo. Você pode ser racista, xenofóbico, homofóbico, machista e todo ista que você quiser que isso não te faz fascista.

A questão é que a galera cooptou um termo bastante específico sobre uma estrutura de governo, que apesar da semelhança da carga de ódio ao próximo, tem características claras, mas, hoje, tudo que é de ruim, é fascista. É só um termo mais chique para chamar alguém de reaça ou coxinha.

O Bolsonaro adoraria um governo fascista? Certamente, suas declarações deixam isso claro. O Brasil atualmente está sob um governo fascista? Ainda não. Quem apoia Bolsonaro é inerentemente fascista? Dificilmente, já que a maioria nem sabe o que é.

A questão é que temos um presidente que tem tesão em ditadura militar, e infelizmente, esse deveria ter sido o foco dessas manifestações, apenas o apoio à democracia. Mas como tudo precisa ter uma narrativa, o antifa é o da vez.

[2]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, ZaMBiA disse:

O problema é que nesse ínterim, temos:

b) o copo de leite;

...

E isso me preocupa muito, sinceramente.

Bolsonaro naziracifascista tomou copo de leite numa live

Fonte: revista Fórum e comentário do Haddad

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Tehh disse:

Bolsonaro naziracifascista tomou copo de leite numa live

Fonte: revista Fórum e comentário do Haddad

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • F J
      Por F J
      Pessoal esse ano não estarei disponibilizando de graça o arquivo.
      Eu tenho me dedicado há 15 anos à comunidade do FM, tanto no oficial quanto em MODs gratuitamente (sim a pesquisa não é paga), e tem sido cada vez mais penoso, maçante e com pouca recompensa, é muito fácil "roubar" arquivos disponibilizados e falar que foi você quem fez e ainda cobrar, já vi vários casos de gente usando coisas que eu fiz em seus MODs cobrados, eu realmente não me importava antes mas agora mudou.
      Estarei cobrando um valor simbólico, é quase uma vida de trabalho em cima disso e pela primeira vez decidi fazer algo do tipo.
      --
      Estou disponibilizando aqui um SAVEGAME degustação, nele está jogável somente a Série A com a database mínima, e as outras podem serem vistas para vocês testarem e se gostarem do que verem, podem entrar em contato comigo na DM que estarei repassando as informações de como adquirir o arquivo completo.
      ▶️ https://drive.google.com/file/d/1L4cN_JZZm5xih4QUdTaS3TGqvVgeCL4P/view?usp=sharing
      --
      Lembrando que A ÚNICA COISA EDITADA NO UPDATE É A SÉRIE D, todo o resto está igual ao jogo original e não dou suporte para coisas não relacionadas.
      É necessário estar com a última versão (no momento 24.3) do FM. Caso saia outras estarei adaptando e repassando a quem já adquiriu (ou em último caso devolvendo o dinheiro se não conseguir o funcionamento apropriado).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Perissé
      Por Perissé
      APRESENTAÇÃO
      De maneira simples e efetiva, sem muita palhaçada na forma de contar e depois de mais de 2 anos longe daqui, queria mostrar meu save com o Cruzeiro - no FM 2022 ainda - que eu ressuscitei nesse verão. Foi por um acaso que ele foi ressuscitado. Isso porque eu tinha largado ele na metade de 2023 com frustrações e iria comprar o FM 2024 em dezembro. Só que eu quis só confirmar se eu seria demitido e decidi ir lá no save terminar essa tortura.
      Mas não fui demitido e cá estou.
      Assim, contextualizando, a escolha pelo Cruzeiro foi por ser um clube grande na Série B na época, buscando a tradicional missão de trazer de volta à Série A e tentar ganhar tudo. Optei por não ter janela de transferência no início do ano e trabalhar com o que tinha. Além disso, não usei nenhum update, coloquei um perfil de treinador com a melhor licença possível, mas com um passado de jogador semiprofissional. Teremos nesse 1º ano a disputa do Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e a Série B, foco do clube e na qual se espera a subida.
       
      ELENCO
      A situação do elenco era de 16 dos 28 nomes em último ano de contrato e muitos empréstimos. Um deles, o do goleiro Gabriel Brazão (Internazionale), foi terminado devido ao alto salário para um reserva, dando espaço para o recém-contratado Gabriel Mesquita (24 anos). Além desse caso, alguns veteranos foram para o Cruzeiro reservas por não estarem nos meus planos e que serão negociados se possível, como Luvannor, Felipe Machado, Pedro Castro, Mateus Silva e Eduardo Brock.
      Dá para fazer esse time jogar bola. Fora que não tem nenhuma posição com escassez de jogador. Então, vamos à luta. A expectativa da direção e de Ronaldo é de chegar à semifinal do Mineiro nesse início.


      Obs.: Peço que ignorem as datas dos prints, o elenco no início do ano era esse com as mudanças relatadas acima.
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
×
×
  • Criar Novo...