Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Governo Jair Bolsonaro (2019-2022)


Aleef

Posts Recomendados

5 horas atrás, Rico Orestes disse:

Bom dia

 

Fazer isso é não ter senso de ridículo, os filhos dele não fizeram nada para merecer isso. Nem ele próprio (e nem os corruptos presidentes dos últimos 20 anos) merece esta condecoração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/05/2019 at 17:11, Aleef disse:

Um conservador que defende o Haddad. ?

Quem defende a burocracia não sou eu. Por mim que diminuam, na verdade, eu sou a favor da diminuição do modelo existente como um todo. Sobre educação, eu acho que hoje não é possível separar celular do ensino. Eu acho que não conseguiremos mudar isto.

 

Você se referiu a quem como conservador que defende o Haddad? Você mesmo? Só pode.

Todos aqui percebemos que muito das coisas que diz aparenta não saber mas coloca após uma pesquisa rápida na internet. Não responde quando percebe que escreveu algo equivocado e nem admite.

Existem inumeráveis matérias da imprensa que falam sobre os efeitos negativos na aprendizagem quando o celular é manuseado de forma (e na hora) errada.

Um exemplo: https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/estudo-aponta-melhora-no-desempenho-de-alunos-apos-banimento-de-celulares-em-escolas-16141367

Este daqui é melhor e fala de um exemplo dos exemplos:

Citar
*Trechos da reportagem:*
 
No Vale do Silício proliferam *escolas sem tablets nem computadores* e jardins da infância onde o celular é proibido por contrato.
 
***
 
No Waldorf of Peninsula, uma escola particular onde são educados os *filhos de administradores da Apple, Google e outros gigantes tecnológicos* que rodeiam esta antiga fazenda na Baía de São Francisco, as telas só entram quando eles chegam ao secundário (o ensino médio).
 
***
 
_"Se você coloca uma tela diante de uma criança pequena, você *limita suas habilidades motoras, sua tendência a se expandir, sua capacidade de concentração*"_ (Pierre Laurent, pai de três filhos, engenheiro de computação na Microsoft, na Intel e várias startups, e agora preside o conselho da escola).
 
***
 
Os adultos que melhor entendem a tecnologia dos celulares e dos aplicativos *querem que seus filhos se afastem dela*. Os benefícios das telas na educação infantil são limitados, argumentam, enquanto *o risco de dependência é alto*.
 
***
 
_"Não temos telefones na mesa quando estamos comendo e só lhes demos celulares quando completaram 14 anos"_ ( *Bill Gates*, criador da Microsoft).
 
***
 
_"Em casa, limitamos o uso de tecnologia para nossos filhos"_. ( *Steve Jobs, criador da Apple* - ele também proibia os filhos de usarem iPad.).
 
***
 
_"Na escala entre doces e crack, isso_ (o uso excessivo de telas) _está mais próximo do crack"_( *Chris Anderson*, ex-diretor da revista Wired, bíblia da cultura digital). 
 
***
 
O problema da relação das crianças com a tecnologia é que *o ritmo vertiginoso em que se transforma dificulta a reflexão e o estudo* (pesquisa da _Common Sense Media_, organização dedicada a ajudar as crianças a se desenvolverem em um mundo de mídia e tecnologia).
 
***
 
Estudos relacionam o uso excessivo de telefones celulares por adolescentes com *falta de sono, risco de depressão e até suicídios*.
 
***
 
As famílias com elevado poder aquisitivo têm mais facilidade para impedir que seus filhos passem o dia na frente de celulares. Enquanto os filhos das elites do Vale do Silício são *criados entre lousas e brinquedos de madeira*, os das *classes baixa e média crescem colados em telas*.
 
***
 
[A escola] Waldorf of Peninsula introduz as telas no secundário. [A escola] Hillview anuncia um programa pelo qual cada aluno tem um iPad. Na primeira, o visitante é recebido por um espantalho rústico, colocado em uma horta que os alunos cultivam. Na segunda, por uma tela de LED que expõe os comunicados do dia.
 
***
 
É uma *luta desigual*. Pais superatarefados contra equipes de engenheiros e psicólogos que projetam tecnologia para manter seus filhos viciados.
 
***
 
No ano passado, dois grandes investidores da Apple, a Jana Partners ea CalSTRS enviaram uma carta aberta aos chefes da empresa, pedindo que tomem mais *medidas contra o vício das crianças nos celulares*. 
 
***
 
20 horas atrás, felipevalle disse:

Acho bobagem vilanizar o celular.

Velha maneira de ficar achando culpado pra defender uma teoria.

Eu mesmo durante a aula por uma questão de respeito parava de mexer no celular enquanto o professor explicava a aula dele, terminada a explicação voltava a mexer. Até porque, já me ajudou bastante nas aulas. Antigamente que era ruim, ficar refém de biblioteca ou livro escasso.

 

Que bom que você tinha consciência de que a atenção tem de ser prestada 100% para quem está transmitindo conhecimento.

Me referi ao século XIX porque foi nele que as ideologias (e suas viseiras de burro) que assombram nossa época surgiram de forma tão determinante.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando aqui só pra dizer que o Bolsonaro cancelou sua viagem à NY, onde seria homenageado (após alguns lugares se recusarem a receber o evento e o prefeito da cidade dizer que ele é um homem perigoso), alegando "ideologização da atividade". 

Sim, isso mesmo. Alegaram que IDEOLOGIZAÇÃO. 

O cara tá se perdendo no personagem, tá ficando feio. Americanos comunistas era a última coisa que eu esperava ouvir desse governo hahahahaha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começou o sucateamento do nosso Ensino Superior. O corte que era previsto pra 3 universidades, acusadas de balbúrdia, foi estendido pra TODAS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Segue notícia:

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/05/03/universidades-afirmam-que-corte-de-30percent-do-mec-pode-comprometer-ensino.ghtml

É inegável a vontade do Governo em voltar no tempo. Deixar de tentar prover o senso crítico e buscar pessoas que não pensem sobre o futuro, mas apenas, se deixem levar pelo que é imposto. Logo devem ser anunciadas medidas pra aumentar o número de vagas no ensino técnico, coisa que o Michel Temer já estava fazendo e o Bolsonaro só deve aumentar.

Espero que esses 4 anos passem logo. Pq se durar muito, as ações desse Governo serão refletidas durante muito mais tempo em nossa sociedade. É meus amigos, "a noite é escura e cheia de terrores".

Editado por Mantrax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Mantrax disse:

Começou o sucateamento do nosso Ensino Superior. O corte que era previsto pra 3 universidades, acusadas de balbúrdia, foi estendido pra TODAS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Segue notícia:

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2019/05/03/universidades-afirmam-que-corte-de-30percent-do-mec-pode-comprometer-ensino.ghtml

É inegável a vontade do Governo em voltar no tempo. Deixar de tentar prover o senso crítico e buscar pessoas que não pensem sobre o futuro, mas apenas, se deixem levar pelo que é imposto. Logo devem ser anunciadas medidas pra aumentar o número de vagas no ensino técnico, coisa que o Michel Temer já estava fazendo e o Bolsonaro só deve aumentar.

Espero que esses 4 anos passem logo. Pq se durar muito, as ações desse Governo serão refletidas durante muito mais tempo em nossa sociedade. É meus amigos, "a noite é escura e cheia de terrores".

Os cortes atingem os IFs também... Ele quer tirar o compulsório do sistema S, o que fará com que SENAI/SENAC/SENAT/SENAR percam verba para cursos gratuitos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade os cortes estão em todos os ministérios. Cada ministério faz o corte aonde acha necessário fazer.

“Técnicos do Ministério da Economia dizem que, se a arrecadação não melhorar, vai faltar verba para o pagamento de serviços essenciais para o funcionamento do governo.

São afetados os interesses de empresários, prefeitos, de quem quer que utilize algum serviço público, de rodovias a escolas, talvez hospitais, quase todo o mundo.

O sofrimento com a estagnação econômica tende a ser agravado pelo esgotamento orçamentário. O risco de difusão de conflitos aumenta, agravado pelas falanges extremistas do governismo.”

Paulo Guedes falou que se as reformas ficarem demorando demais ele vai descer a caneta e começar a demitir os funcionários publicos.

Logo mais quero ver sobre a saúde pq ela teve um aumento de gastos de 5% ( o que é normal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Aleef disse:

Na verdade os cortes estão em todos os ministérios. Cada ministério faz o corte aonde acha necessário fazer.

Olha, é verdade que cortes são necessários. Isso eu não discuto, apenas aceito porque já evitei muito de time ser quebrado nos FMs da vida. Sei como é mexer com orçamento. Governo não é time de futebol mas os problemas com orçamento atingem qualquer administrador.

Inclusive filósofo de direita faz ponderações sobre as ações do atual governo brasileiro:

Parece que esse cara não mexe com orçamento, embora tenha uma fala bastante sensata.

E lembrar que em outras épocas os eleitores iriam ficar fazendo passeata para fazer pressão na Dilmãe para atende-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ArquitetoZ disse:

Olha, é verdade que cortes são necessários. Isso eu não discuto, apenas aceito porque já evitei muito de time ser quebrado nos FMs da vida. Sei como é mexer com orçamento. Governo não é time de futebol mas os problemas com orçamento atingem qualquer administrador.

Se tirarmos as questões ideológicas e analisarmos pragmaticamente, os cortes nas universidades seriam os escolhidos.

Corte na verbas dos ministérios

prioridade do governo é educação básica e média

teria que cortar de algum lugar, o lugar foi as universidades.

Se é certo ou não, são outros 500.

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, ArquitetoZ disse:

Verifique isso também:

Questionado sobre a educação básica, o MEC disse que está cumprindo com o contingenciamento estabelecido pelo governo federal. Para garantir que cumprirá a meta fiscal, a equipe econômica estabeleceu que cerca de R$ 30 bilhões dos gastos previstos ficarão congelados. Desse total, determinou inicialmente que R$ 5,8 bilhões viriam do MEC - anteontem aumentou em R$ 1,6 bilhão o bloqueio da pasta. "O ministério estuda a melhor forma de cumprir a determinação", informou a pasta

 

Não é o MEC, veio do ministério da economia a ordem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Aleef disse:

prioridade do governo é educação básica e média

 

Até porque essa é a prioridade constitucional da União, não dos estados e municípios...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Douglas. disse:

Até porque essa é a prioridade constitucional da União, não dos estados e municípios...

A promessa do governo foi esta e é o que estamos vendo. Se é o correto ou não são outros 500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Aleef disse:

A promessa do governo foi esta e é o que estamos vendo. Se é o correto ou não são outros 500.

 

Claro que são... pra você.

 

"Estão colocando Cristianismo em tudo. É inconstitucional, o estado é laico."

"A promessa do governo foi esta e é o que estamos vendo. Se é o correto ou não são outros 500."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim está bastante claro que este país vai se enforcar se tiver que continuar de escolher entre extremos para Presidência da República. Estou cético suficiente para ter a convicção de que nossos problemas estão apenas começando, já que ambos os lados são cegos, perseverantes no erro e utilizam a "democracia" como pretexto para executar seus projetos demagógicos.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Velho, cortar 30% do Ensino Superior é inviabilizar o sistema. Simples assim. As universidades e instituições já não possuem verba de investimento. O dinheiro que existia era apenas pra mantar o negócio. Sem esse dinheiro NÃO TEM COMO MANTER. Vai fechar. Não existe a miníma condição na minha cabeça de isso ser algo aceitável ou plausível pra um governo. Ensino Superior voltará a ser coisa de rico e é isso.

Editado por Mantrax
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

53 minutos atrás, Mantrax disse:

Velho, cortar 30% do Ensino Superior é inviabilizar o sistema. Simples assim. As universidades e instituições já não possuem verba de investimento. O dinheiro que existia era apenas pra mantar o negócio. Sem esse dinheiro NÃO TEM COMO MANTER. Vai fechar. Não existe a miníma condição na minha cabeça de isso ser algo aceitável ou plausível pra um governo. Ensino Superior voltará a ser coisa de rico e é isso.

Exatamente isso. Fora que acabarão com o FIES, PROUNI e tudo mais. Os governos do PT fizeram UM MONTE de cagada, mas a expansão do ensino superior foi uma coisa boa. Concordo com quem diz que deveria ter se priorizado o ensino básico, mas uma coisa não anula a outra. De qualquer forma, não há argumento plausível pra defender isso. É a hora do protesto na rua.

Editado por Léo R.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Mantrax disse:

Velho, cortar 30% do Ensino Superior é inviabilizar o sistema. Simples assim. As universidades e instituições já não possuem verba de investimento. O dinheiro que existia era apenas pra mantar o negócio. Sem esse dinheiro NÃO TEM COMO MANTER. Vai fechar. Não existe a miníma condição na minha cabeça de isso ser algo aceitável ou plausível pra um governo. Ensino Superior voltará a ser coisa de rico e é isso.

Em termos, parcialmente. Gente rica continua representando parcela considerável em vários cursos nas Universidades públicas. Ainda mais porque para entrar, às vezes, o estudante precisa pagar cursinho um ano inteiro, e os que não tem condição precisam arrumar alternativas. Não me surpreenderia se aparecer uma máfia dos cursinhos do ENEM ligado a pessoas do pt.

Vamos às fontes:

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2016/11/1835996-elite-esta-nos-cursos-mais-concorridos-da-usp-a-classe-c-nos-menos.shtml

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/12/proporcao-dos-mais-ricos-no-ensino-superior-publico-caiu-33-desde-2004.html

https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2014/11/1545237-metade-dos-calouros-da-usp-esta-entre-os-20-mais-ricos-do-brasil.shtml

Vemos que "os ricos continuam no Ensino Superior". Entendo que é bom que haja mais pessoas com condições de origem humilde na Universidade (desde que sejam estudantes de verdade, claro), mas não é tão fácil mudar isso porque tem de ter demanda de gente que não é rica e que tem interesse e competência para fazer curso de Ensino Superior.

Aquele ENEM centralizador eu acho uma bosta. Se o governo decidir voltar a como era antes, como foi até 2009 ou 2010 se não me engano, eu apoio. Cada Universidade poderia muito bem voltar a fazer seu próprio Vestibular.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ArquitetoZ disse:

Vemos que "os ricos continuam no Ensino Superior". Entendo que é bom que haja mais pessoas com condições de origem humilde na Universidade (desde que sejam estudantes de verdade, claro), mas não é tão fácil mudar isso porque tem de ter demanda de gente que não é rica e que tem interesse e competência para fazer curso de Ensino Superior.

 

O objetivo não é "Ensino Superior Federal só pra pobres" e sim ser inclusivo.

 

Citar

Aquele ENEM centralizador eu acho uma bosta. Se o governo decidir voltar a como era antes, como foi até 2009 ou 2010 se não me engano, eu apoio. Cada Universidade poderia muito bem voltar a fazer seu próprio Vestibular.

 

Discorra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Douglas. disse:

[1] O objetivo não é "Ensino Superior Federal só pra pobres" e sim ser inclusivo.

 

[2] Discorra.

[1] Já havia gente humilde nas Universidades Federais anteriormente, é bom que o volume de pessoas humildes acessando Ensino Superior seja maior, mas isso não deve parecer obrigatório, ainda mais para quem não tem preparação para nível de ensino superior. Não creio que gente humilde deixará de frequentar Ensino Superior; os que merecem e fazem por onde se garantem. Depende de uma série de fatores, mas hoje em dia está muito mais fácil que alguém com vontade e competência consiga este acesso.

[2] Tive contato com vários relatos de pessoas que tiveram que se mudar para outro estado por causa dessa centralização do ENEM e seu encaminhamento de vagas; gente do centro-sul que foi estudar no Amazonas e teve problemas psicológicos; e gente que era bom estudante no lugar de origem (nordeste, centro-oeste, norte) e se perdeu quando veio estudar no sudeste.

Não acho que colocar o Exame Nacional do Ensino Médio como selecionador de candidatos em Insituições Federais de Ensino Superior seja uma boa ideia. Cada Universidade tinha/tem diferenças no estilo das provas, agora os estudantes são encaminhados sem se prepararem para o tal estilo de cada Instituição que era expresso nas provas do vestibular.

Esta minha opinião é refutável mas eu acredito que não é boa ideia colocar ENEM para selecionar estudantes para Ensino Superior. São vários motivos, melhor elencá-los: (1) é um Exame de Ensino Médio padronizado e não tem provas específicas para entrar em cada curso; (2) a canalização única leva os estudantes a terem de estudar muito longe de casa quando não conseguem acesso à Universidade próxima, ou seja, provoca uma migração nacional de estudantes, que leva a dificuldades psicológicas, econômicas, sociais. Por enquanto são dois motivos que encontro para justificar a minha opinião.

(3) Os vestibulares talvez fossem uma forma de renda extra das Universidades.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa ideia do ENEM valer pra tudo é um absurdo. Cada universidade tem suas peculiaridades, seu modus operandi. É um absurdo tirar na mão das universidades o poder de "escolher" o perfil de estudantes que quer receber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, ArquitetoZ disse:

.

 

12 horas atrás, Lewiks disse:

Essa ideia do ENEM valer pra tudo é um absurdo. Cada universidade tem suas peculiaridades, seu modus operandi. É um absurdo tirar na mão das universidades o poder de "escolher" o perfil de estudantes que quer receber.

 

As faculdades particulares continuam podendo fazer processos seletivos complementares. A maioria aqui em BH ainda faz seu processo pelo menos uma vez por ano. E as federais, embora não tivessem um exame único, sempre compartilhavam a maior parte do conteúdo, inclusive com questões idênticas. Não vejo grande mudança nisso.

A centralização não muda muita coisa pras vagas mais concorridas, as pessoas já se deslocavam pra fazer provas no Sudeste, principalmente em SP, muda mais pras vagas menos concorridas, que muita gente nem tentava porque ia dar conflito de datas e/ou demandar gastos com passagens.

Se tem algo de bom copiado de outros países, pra mim, é o exame unificado. Cada instituição ter o seu próprio era quase coisa nossa - só achei confirmação de México e Bangladesh com exames descentralizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não sei pq reclamam do enem ser unificado. Eu reclamo é de vestibular. Acho um absurdo o modo decoreba que cada instituição fazia. Onde passava quem fazia mais cursinho e decorava os truques pra lembrar fórmulas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Douglas. disse:

(1) As faculdades particulares continuam podendo fazer processos seletivos complementares. A maioria aqui em BH ainda faz seu processo pelo menos uma vez por ano. E as federais, embora não tivessem um exame único, sempre compartilhavam a maior parte do conteúdo, inclusive com questões idênticas. Não vejo grande mudança nisso.

(2) A centralização não muda muita coisa pras vagas mais concorridas, as pessoas já se deslocavam pra fazer provas no Sudeste, principalmente em SP, muda mais pras vagas menos concorridas, que muita gente nem tentava porque ia dar conflito de datas e/ou demandar gastos com passagens.

(3) Se tem algo de bom copiado de outros países, pra mim, é o exame unificado. Cada instituição ter o seu próprio era quase coisa nossa - só achei confirmação de México e Bangladesh com exames descentralizados.

(1) Você acabou de introduzir "faculdades particulares" no debate sobre "educação pública" no Brasil. Vamos falar com relação às Federais e discernir sobre a educação privada.

(2) A centralização "muda alguma coisa" (para não mudar muita coisa tem de estar mudando), vamos sobre sobre o que muda.

(3) Pessoalmente não conheço o processo seletivo em outros países. Por favor, então introduza o leigo aqui para um quadro comparativo. Seja mais objetivo, mantenha o foco nos tópicos do debate e distingua uma coisa da outra.

Bom, agora todos já sabem meu posicionamento sobre a "porta de entrada das universidades". É minha opinião e concorda comigo quem quiser, já que como eu disse antes, admito que é refutável. Afinal não tenho tanta possessividade com a verdade (principalmente em algumas questões inclusive esta). Que a verdade apareça entre debates.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mantrax disse:

Eu não sei pq reclamam do enem ser unificado. Eu reclamo é de vestibular. Acho um absurdo o modo decoreba que cada instituição fazia. Onde passava quem fazia mais cursinho e decorava os truques pra lembrar fórmulas.

Têm prós e contras pro método. Testes padronizados são uma péssima forma de avaliar conhecimento, mas são a forma viável encontrada até então pra ser possível processar grandes quantidades em tempo hábil. Tenho mais ressalvas quanto ao uso dentro dos cursos que pra medir o nível de entrada. Bons professores conseguem fazer bons testes dentro de suas matérias mas nem todos se dão ao trabalho. Já os testes de entrada vão ser mais genéricos mesmo porque aí a ideia é não favorecer um conteúdo, tentar balancear. Aí leva vantagem quem consegue ser mais generalista que especialista. Você pode dominar algum assunto mas tem que manter uma média entre todos.

A redação que acho problemática por ser cansativa. Mas também não sei se não teria um meio melhor de medir o que ela busca medir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Leho. changed the title to Governo Jair Bolsonaro (2019-2022)
  • Leho. featured this tópico
  • Leho. unfeatured this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Dias atrás, vi uma notícia sobre a final da Série B do Campeonato Cearense e algo me chamou atenção: o Icasa não conseguiu chegar à final, sendo superado por times sem qualquer renome local, como Cariri e Tirol, este último sagrando-se campeão da competição.
      Essa situação garante uma terceira temporada em que o Verdão do Cariri estará fora da elite do futebol alencarino, relembrando um período sombrio de sua história entre 2017 e 2020, quando também competiu no segundo escalão cearense. Diante desse cenário, fiquei inspirado para iniciar um desafio no FM com o Icasa, aspirando um dia poder rivalizar novamente com os clubes da capital.

      O Icasa é um clube de futebol sediado em Juazeiro do Norte, Ceará, fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome "Icasa" é uma abreviação da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do mesmo fundador do antigo Icasa Esporte Clube. Seu maior rival é o Guarani de Juazeiro, com quem disputa o Clássico do Cariri.
      A história do clube remonta ao Icasa Esporte Clube, fundado em 1963 por Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano. Após alguns reveses e uma ação judicial, o clube foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, que participou dos campeonatos cearenses entre 1999 e 2001. Em 2002, surgiu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, que passou a competir na segunda divisão do Campeonato Cearense.

      O Icasa teve ascensão meteórica, conquistando a segunda divisão estadual em 2003 e chegando à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, obteve três vice-campeonatos estaduais, mas em 2009 foi rebaixado. Rapidamente, em 2010, conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira.
      Destacou-se nacionalmente ao alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. Em 2013, alcançou a quinta posição na Série B, ficando a um ponto do acesso à elite do futebol nacional. No entanto, em 2015, foi rebaixado para a Série D do Brasileirão.

      Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, sendo rebaixado no Campeonato Cearense e não tendo participação em divisões nacionais. Em 2020, conquistou o título da Série B do Campeonato Cearense, retornando à momentaneamente na elite estadual, mas hoje já amarga alguns anos na Série B novamente, depois de ter sido rebaixado pela escalação irregular de um jogador em 2022.
      Apesar de todos esses altos e baixos, o Icasa permanece como um dos clubes mais importantes do interior cearense, com uma história marcada por momentos de glória e desafios a superar.

      Para conseguir comandar o Icasa no FM 2024 foi necessário utilizar o Brasil Mundi Up. Do update, optei pelo arquivo do "Formato Real", sem a Série Regional. Com isto, o Icasa iniciará sua trajetória na Série B do Campeonato Cearense e precisará buscar a classificação para a Série D por meio do Estadual. O Verdão também participará da Copa Fares Lopes, que é a taça da Federação Cearense de Futebol, no segundo semestre de cada temporada.
      Além da estrutura brasileira, carreguei as duas principais divisões dos demais países da América do Sul, com base de dados "Personalizada" (grande, incluindo jogadores de "equipe de topo" do mundo inteiro).


      Os objetivos iniciais do save serão basicamente os marcos mais importantes que um clube cearense poderia ter até chegar à elite do futebol brasileiro.
      Retornar à elite do Campeonato Cearense (rebaixado em 2022) Participar da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar o título Campeonato Cearense (foi vice em 2005, 2007 e 2008 e campeão em 1992) Conquistar o título da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar a vaga para a Série D (última participação em 2022) Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2015) Conquistar o acesso à Série B (última participação em 2014) Conquistar o acesso à Série A (nunca participou) Em uma possível segunda parte do save, se eu ainda tiver gás para seguir, passaremos para um nível mais audacioso de objetivos, visando o âmbito nacional e continental.
      Conquistar o título da Copa do Brasil (participou apenas em 2009 e 2022) Conquistar o título da Série A (nunca participou) Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais) Superar os times da capital Ceará, Fortaleza e Ferroviário no ranking de reputação
      Para assumir o comando do Verdão do Cariri, escolhi como "personagem" o ex-camisa 9 Marciano, um dos principais ídolos e maior artilheiro da história do clube de Juazeiro do Norte. Enquanto jogador, Marciano acumulou pelo menos sete passagens pelo Icasa e marcou 88 gols, segundo matéria do Jornal do Cariri.
      Entre suas idas e vindas, o ex-centroavante passou por clubes como Remo-PA, Brasiliense-DF, Guarany de Sobral-CE, Brasil de Pelotas-RS e Coritiba-PR. Ainda assim, o time onde Marciano jogou por mais tempo foi, sem dúvida, o Icasa-CE. Em 2013, deixou o futebol profissional para se dedicar à carreira na área jurídica.

      O perfil de Marciano foi criado no jogo sem "Qualificações de Treino" e experiência anterior de Futebolista Profissional (Nível Regional).
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
    • civilEN
      Por civilEN
      Estou criando uma base de dados do Brasil em formato real, com classificação da série D via estaduais, e com campeonatos amadores e de várzea, caso alguém puder ajudar, eu agradeceria muito
    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      Brasil e Venezuela enfrentam-se hoje, 12 de outubro de 2023, às 21h30, em jogo válido pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. 
      Escalações:


×
×
  • Criar Novo...