Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ypiranga: em busca da glória inalcançada


Leonardo Moreno

Posts Recomendados

rJCkCaZ.png&key=9ada51ef3640c8a26bf2eb27


|| Canarinho Continental

 

Na última atualização vimos a queda do Ypiranga na semifinal da Copa do Brasil, além da queda pra 12ª colocação no Brasileirão, ainda que apenas dois pontos distante do G8. Tendo só a liga pra disputar no resto do ano, vamos ver como o Ypiranga terminou a temporada.

 

NbIsLRb.png&key=b8c6176054016854ad26bafc
Após bater o Juventude fora de casa, o Ypiranga recebeu o Flamengo pela 26ª rodada. O Ypiranga pressionou, criou suas chances, mas o Flamengo foi eficiente e aplicou um sonoro 3 x 0.
BZRWpij.png

 

O jogo seguinte também era em casa, porém contra o inalcançável Santos. Pelos stats, dá pra dizer que o jogo foi equilibrado, mas o Santos passeou e o Ypiranga tomou outro 3 x 0.
3WZCjHK.png

 

Enfrentando um terceiro gigante em sequência após tomar duas goleadas, era esperado que o Ypiranga tomasse outra sacola do Grêmio. Ledo engano; Jhon Flórez liderou o ataque, a defesa foi sólida e o Ypiranga bateu o Grêmio em Porto Alegre.
h3l2Hpv.png

 

Embalado pela inesperada vitória fora de casa, o Ypiranga recebeu o Ceará na esperança de engatar uma sequência de vitórias. Ledo engano novamente; o Ypiranga não conseguiu aproveitar suas chances e quem não faz leva. Perdemos com direito a gol contra.
vS8m3n9.png

 

Testando uma tática super hiper mega ofensiva, o resultado foi bizarro, porém esperado. O Fluminense fica com mais uma goleada aplicada pelo Canarinho na paleta. Já viraram nossos fregueses.
7G9zhJ2.png

 

Dando prosseguimento aos testes de time super ofensivo, derrota fora de casa, dessa vez sem marcar muitos gols. 3 x 1 pro Corinthians.
crtydtH.png

 

Contra o Internacional em casa a tática agressiva funcionou novamente. Abri 2 x 0 e no fim do jogo decidi recuar o time pro modo 'Contenção', a fim de segurar a vantagem. Que nada. Os caras empataram aos 46. É foda... passamos o jogo inteiro em Sobrecarregar e não levamos gol; aí em 10 minutos em modo 'Contenção', levamos dois. (Ó, @Andreh68!).
Zfe6Xgm.png

 

Mais uma partida pro rol de jogos absurdos: 4 x 4 contra o Vasco. Só vendo pra crer.
lpnp6Xu.png

 

Recebendo o Cruzeiro em casa, vamos fazer as contas! Número de finalizações: 26 x 11. Placar final do jogo:
2BxEkJ9.png

 

Depois de uma sequência de festivais de gols... um 0 x 0 que saiu caro pra nós contra o Figueira.
CogwQMg.png

 

Contra o São Paulo Jhon Flórez demonstrou mais uma vez que ele é pro Ypiranga o que foi D'Alessandro pro Internacional em 2013: um craque num time que não foi a lugar nenhum.
IDWCNek.png

 

Pela penúltima rodada, empate fora de casa contra o Londrina.
FGwAfvA.png

 

E pra encerrar o ano de retorno do Canarinho à elite, nada melhor que uma vitória diante da torcida. 2 x 0 no Coritiba.

zRNkp19.png

 

O Ypiranga termina o campeonato longe do rebaixamento e longe da zona de classificação à Libertadores. A 13ª colocação garante ao Canarinho a presença na Copa Sulamericana. Não é o que eu desejava pra essa temporada, mas creio que é aceitável e também adequado pro que o time apresentou no Campeonato. Apesar de sermos o 4º melhor ataque, a defesa acabou prejudicando muito, sendo a 5ª mais vazada.

BW7NPPs.png

 

Na parte financeira está tudo indo muito bem. Novamente o valor dos patrocínios subiram consideravelmente, o que é excelente pro time, visto que - diferentemente da venda de jogadores - a receita de patrocínios é recorrente. A campanha do time na Copa do Brasil também garantiu bons prêmios em dinheiro, assim como o retorno à Série A garantiu um aumento das receitas de TV.

Qf4bWeU.png

 

Por fim, pra não dizer que esse ano não teve taça, o time sub-20 do Ypiranga venceu o Campeonato Brasileiro Sub-20. 

30VPK3D.png

 

De fato, olhando no time sub-20 há muita qualidade, principalmente porque estou constantemente vasculhando o mercado em busca das futuras estrelas, contratando os jogadores que vejo potencial ainda com seus 15 ou 16 anos por valores irrisórios (100, 200 mil). Em uma ou duas temporadas alguns desses jovens rostos devem aparecer no time principal.

 

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ataque mostrou realmente que o time está no caminho certo, mas precisa de equilíbrio, pois como você disse, a defesa não está ajudando muito, os jogos contra Vasco e Fluminense mostram bem isso. Gostei de sua gestão no que se refere à base do time. Investe no futuro sabendo que montar um time super competitivo requer muita grana, o que a equipe não tem no momento se comparar com os clubes maiores. Uma curiosidade estranha é que o Flamengo não é um time ruim no FM e mesmo assim terminou bem baixo na tabela. Bom trabalho na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Testando uma tática super hiper mega ofensiva, o resultado foi bizarro, porém esperado. O Fluminense fica com mais uma goleada aplicada pelo Canarinho na paleta. Já viraram nossos fregueses.
 

Muito gogó! ?

O que importa é a posição final da tabela!?

Como é a tática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Jhon Flórez demonstrou mais uma vez que ele é pro Ypiranga o que foi D'Alessandro pro Internacional em 2013: um craque num time que não foi a lugar nenhum.

Confesso que eu ri, mas com respeito. Afinal de contas em 2013 o Vasco estava sendo rebaixado pela segunda vez.

Fim de temporada levemente satisfatória: foi a uma competição Continental, mas fica o gosto amargo pois a equipe podia chegar mais longe. Essa tática ofensiva é uma Maravilha, se aperfeiçoar ela talvez na próxima temporada você consiga boas coisas.

E olha os jovens de Erechim dando o que falar. Estamos de olho.

Boa sorte mano!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Leo, finalmente consegui me atualizar no seu save! Está bem divertido por sinal.

Achei interessante que durante toda a temporada você teve como objetivo a Libertadores, eu mesmo achei que você subiu muito a régua para o seu time, você acha que pode ter colocado pressão demais em alguns jogos e perdido pontos preciosos em comparação caso você não tivesse um objetivo tão ambicioso?

Por fim é triste ver um jogador jogando muito e o resto do time não ajudando né, como foi no seu caso com o John Flórez?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tá usando de uma abordagem agressiva em jogos fora de casa, onde se espera cautela e pragmatismo. É uma abordagem “louca”, mas interessante. O jogo contra p Fluminense foi bem fora da tangente; gols demais em ambos os lados.

Existe alguma área do Ypiranga que você procura reforçar pra próxima temporada ou fará uso das canteiras?

Força na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou de volta e é bom ver que o Ypiranga continua sua saga para se firmar no cenário nacional.

Achei a tática um pouco ofensiva demais para o momento da equipe, mas o importante é você estar satisfeito com os resultados. E que continue subindo na tabela na próxima temporada.

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo considerando que seu time a pouco tempo atrás estava na série A,  ele caiu pra B e acabou de subir, ou seja, ainda não estava preparado para enfrentar uma série A como uma equipe média, ou seja, essa campanha que deu vaga para sula foi ótima, pois ficou afastado da zona de rebaixamento, o que é importante.

Agora é se reforçar bem para próxima temporada tentar melhorar ainda mais essa campanha e assim quem saber buscar a tão sonhada vaga para libertadores.

Vamos ver o que acontece.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Permaneceu na Série A e isso é o mais importante na minha opinião.

Assustador mesmo foram os testes táticos tão heterodoxos com a equipe em um momento tão distante do início do save (2033), o que parece sugerir que você ainda não sabe o caminho que deveria trilhar para promover o crescimento gradual do Ypiranga e aí, as possibilidades de novos rebaixamentos aumentam. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Tava vendo a outra atualização, com o título de cada vez mais perto e achei que estava bem mais perto do meio da tabela. A seguinte, com esse título enganador, fez parecer com que o time havia engrenado e chegado até a Libertadores. Mas, como é uma temporada de retorno, qualquer resultado que não seja o rebaixamento é o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/22/2018 at 3:53 PM, Vannces said:

O ataque mostrou realmente que o time está no caminho certo, mas precisa de equilíbrio, pois como você disse, a defesa não está ajudando muito, os jogos contra Vasco e Fluminense mostram bem isso. Gostei de sua gestão no que se refere à base do time. Investe no futuro sabendo que montar um time super competitivo requer muita grana, o que a equipe não tem no momento se comparar com os clubes maiores. Uma curiosidade estranha é que o Flamengo não é um time ruim no FM e mesmo assim terminou bem baixo na tabela. Bom trabalho na sequência.

O equilíbrio é a chave do sucesso no jogo mas se fosse fácil de achar as coisas seriam mais simples. É difícil melhorar a defesa sem acabar afetando o ataque, mas vamos buscando a evolução.

Eu não gerencio a base da melhor maneira possível (como num save que se usa só a base, por exemplo), mas tento usar as melhores práticas mais acessíveis, como essa de contratar jovens de outros times antes de estourarem. Ainda não colhi MUITOS frutos disso, só algumas vendas de jogadores com 18, 19 anos com bastante lucro... mas por exemplo ainda não saiu um craque que eu aproveitasse no time principal.

O Flamengo era um dos gigantes do save, mas nos últimos anos parece que deixou de ser. Grêmio, Santos, Botafogo continuam sendo e agora parece que o Vasco chegou no mesmo patamar deles, sendo campeão da Libertadores.

Valeu!

On 9/22/2018 at 9:43 PM, Andreh68 said:

Muito gogó! ?

O que importa é a posição final da tabela!?

Como é a tática?

HAEUHAUEHUAEH sabe como é, temos que forçar uma rivalidade às vezes.

Eu tenho preparado um post bem detalhado sobre as táticas. Vai vir no futuro, daqui umas 2 ou 3 atualizações.

On 9/22/2018 at 10:36 PM, marciof89 said:

Confesso que eu ri, mas com respeito. Afinal de contas em 2013 o Vasco estava sendo rebaixado pela segunda vez.

Fim de temporada levemente satisfatória: foi a uma competição Continental, mas fica o gosto amargo pois a equipe podia chegar mais longe. Essa tática ofensiva é uma Maravilha, se aperfeiçoar ela talvez na próxima temporada você consiga boas coisas.

E olha os jovens de Erechim dando o que falar. Estamos de olho.

Boa sorte mano!

Rapaz... 2013? Pra tu ver, o Inter também foi rebaixado um ano depois de chegar forte na Libertadores. (Foi em 2012 que o Vasco chegou forte na Libertadores, né?).

Fim de temporada foi dentro do esperado, na real. Eu queria mesmo chegar à Libertadores, mas sabia que era improvável. Ainda assim deixamos bons caminhos pra próxima temporada.

Valeu!

On 9/23/2018 at 7:51 PM, DiogoHernandes said:

Oi Leo, finalmente consegui me atualizar no seu save! Está bem divertido por sinal.

Achei interessante que durante toda a temporada você teve como objetivo a Libertadores, eu mesmo achei que você subiu muito a régua para o seu time, você acha que pode ter colocado pressão demais em alguns jogos e perdido pontos preciosos em comparação caso você não tivesse um objetivo tão ambicioso?

Por fim é triste ver um jogador jogando muito e o resto do time não ajudando né, como foi no seu caso com o John Flórez?

Seja bem-vindo, Diogo! Obrigado por acompanhar. 

Exatamente, a própria projeção da imprensa apontava o Ypiranga na 13ª posição (zona de sulamericana), mas eu queria mais. Não deu, mas não fiquei triste também. Vamos jogar Sulamericana e quem sabe a gente chega longe de novo.

Eu acho que o fato de eu querer chegar à Libertadores não me fez abordar os jogos de maneira diferente. O uso da tática mais ofensiva por exemplo não decorreu disso, mas sim do fato de eu achar a tática adequada pros jogos.

É bom e ruim ao mesmo tempo (essa questão do Jhon Florez). Bom porque eu sou uma pessoa que dificilmente consegue fazer o centroavante ser artilheiro, porém ruim porque justamente quando eu consegui essa façanha, o time não acompanhou. É como o Vannces falou ali em cima, tem que achar o equilíbrio. Não adianta eu consertar a defesa e o ataque parar de funcionar também.

Quero te agradecer especialmente pelas dicas lá na Oficina. A dica do redimensionamento das imagens foi VALIOSÍSSIMA! Tu ter falado aquilo me fez perceber que o Photoscape PERMITE AUMENTAR A DIMENSÃO DA FOTO! Eu achava que só permitia diminuir, por isso as imagens pequenas eu deixava pequenas. Agora vou usar o mesmo padrão pra todas. Valeu!

On 9/24/2018 at 9:20 AM, P.S.Y. said:

Você tá usando de uma abordagem agressiva em jogos fora de casa, onde se espera cautela e pragmatismo. É uma abordagem “louca”, mas interessante. O jogo contra p Fluminense foi bem fora da tangente; gols demais em ambos os lados.

Existe alguma área do Ypiranga que você procura reforçar pra próxima temporada ou fará uso das canteiras?

Força na continuação!

Quando essa abordagem for premiada com títulos, os amantes do futebol a chamarão de Morenismo. HEAUHAEUAEHUAEHUHAEUHAEUH

Mas essa temporada foi mais de testes mesmo. Usei com mais liberdade em jogos como contra o Fluminense que eu já esperava vencer. Nunca que eu usaria essa tática, por exemplo, contra o Santos fora de casa. Talvez no futuro (spoiler: com certeza) eu use, mas dependendo do momento sempre. 

A grana tá curta dessa vez, então só pretendo contratar pra repor uma eventual saída. Vou pra terceira temporada com o mesmo esqueleto de time, espero colher os frutos dessa manutenção em breve.

Valeu!

On 9/24/2018 at 11:33 AM, Tsuru said:

Estou de volta e é bom ver que o Ypiranga continua sua saga para se firmar no cenário nacional.

Achei a tática um pouco ofensiva demais para o momento da equipe, mas o importante é você estar satisfeito com os resultados. E que continue subindo na tabela na próxima temporada.

Boa sorte na continuação!

Oi, Tsuru! Seja bem-vindo de volta ao PM (por mais que tu esteja sempre lá no grupo do Whatsapp! aheuaehu).

A tática não é definitiva, eu uso sempre de acordo com os momentos. No post sobre táticas que farei no futuro vou detalhar melhor essa questão. 

Valeu!

On 9/24/2018 at 12:01 PM, baltazar said:

Mesmo considerando que seu time a pouco tempo atrás estava na série A,  ele caiu pra B e acabou de subir, ou seja, ainda não estava preparado para enfrentar uma série A como uma equipe média, ou seja, essa campanha que deu vaga para sula foi ótima, pois ficou afastado da zona de rebaixamento, o que é importante.

Agora é se reforçar bem para próxima temporada tentar melhorar ainda mais essa campanha e assim quem saber buscar a tão sonhada vaga para libertadores.

Vamos ver o que acontece.

Boa sorte.

A classificação pra Sula foi o que era projetado de modo geral. Meu desejo de classificar pra Libertadores era mais do que o esperado, quem sabe eu conseguiria mas no fim das contas não fico frustrado de não ter conseguido.

Como falei ali pro PSY, a princípio só contratarei pra repor eventuais saídas. Mas ainda assim espero conseguir melhorar o desempenho na tabela.

Valeu!

On 9/24/2018 at 12:09 PM, ggpofm said:

Permaneceu na Série A e isso é o mais importante na minha opinião.

Assustador mesmo foram os testes táticos tão heterodoxos com a equipe em um momento tão distante do início do save (2033), o que parece sugerir que você ainda não sabe o caminho que deveria trilhar para promover o crescimento gradual do Ypiranga e aí, as possibilidades de novos rebaixamentos aumentam. 

É importante de fato, mas sinceramente eu não me preocupava com a possibilidade de cair.

Sim, é verdade, mas na minha opinião as táticas devem estar sempre em mudança já que a engine do jogo consegue lidar com elas em algumas partidas. Ainda assim, acho que agora achei o caminho que devo seguir nos próximos anos, fazendo apenas pequenas alterações.

7 hours ago, Henrique M. said:

Tava vendo a outra atualização, com o título de cada vez mais perto e achei que estava bem mais perto do meio da tabela. A seguinte, com esse título enganador, fez parecer com que o time havia engrenado e chegado até a Libertadores. Mas, como é uma temporada de retorno, qualquer resultado que não seja o rebaixamento é o suficiente.

Esse título aí era bait mesmo. HEAUHEAUHUAH

E é verdade, essa campanha foi satisfatória. Só espero conseguir algo ainda melhor na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Leonardo Moreno disse:

Quero te agradecer especialmente pelas dicas lá na Oficina. A dica do redimensionamento das imagens foi VALIOSÍSSIMA! Tu ter falado aquilo me fez perceber que o Photoscape PERMITE AUMENTAR A DIMENSÃO DA FOTO! Eu achava que só permitia diminuir, por isso as imagens pequenas eu deixava pequenas. Agora vou usar o mesmo padrão pra todas. Valeu!

Aumentar a dimensão de uma foto implica em piorar a qualidade dela.

36 minutos atrás, Leonardo Moreno disse:

Sim, é verdade, mas na minha opinião as táticas devem estar sempre em mudança já que a engine do jogo consegue lidar com elas em algumas partidas. Ainda assim, acho que agora achei o caminho que devo seguir nos próximos anos, fazendo apenas pequenas alterações

Mas eu não disse que não podem/devem ser mudadas. O que eu questionei foram as mudanças com pouca consistência e lógica e aparentemente sem muita confiança que você está fazendo. Espero que consiga acertar o caminho no próximos ano, o Ypiranga precisa de consistência para crescer ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rJCkCaZ.png&key=9ada51ef3640c8a26bf2eb27


|| Atualização à la Baltazar

 

Mais uma vez acabei me adiantando muito no save com relação ao tópico. Dessa vez decidi fazer uma atualização diferente, postando numa atualização só uma temporada inteira, do jeito que o @baltazar posta (muito bem, diga-se de passagem) no seu save A Base do Sucesso. 

 

iPwHII7.png

No início da temporada fizemos apenas contratações pontuais:

- Fábio López: jovem e excelente volante box-to-box vindo do Corinthians por R$ 5 mi. Começou como reserva, mas acabou assumindo a titularidade da função no meio-campo, bancando o veterano Thiago Maia;
- Jean Carlos: repatriação do lateral esquerdo que por muitos anos jogou no Ypiranga emprestado pelo Botafogo. Já não é tão jovem, mas precisávamos de um lateral mais ofensivo para atender às necessidades táticas. Titular contratado por R$ 2 milhões;
- Carlos Sánchez: jovem estrela vinda do Independiente del Valle por R$ 4 milhões para ser reserva do craque do time Jhon Flórez. Tenho muitas expectativas pra esse jogador.

No decorrer da temporada foram feitas mais contratações, como por exemplo Adelmo Ferreira, ótimo jovem ponta vindo do Vitória para ser reserva de Alex na ponta direita, já que o reserva anterior (Jéferson) quebrou a perna e ficou quase a temporada toda fora. Pagamos R$ 7 milhões pro Vitória por esse jogador.

zVkqJO3.png

 

Na porta de saída do Estádio do Ypiranga as coisas foram mais movimentadas. Durante a temporada as finanças foram piorando até que o balanço do clube começou a ficar negativo. Então me senti obrigado a me desfazer de algumas peças que estavam sobrando no plantel, a fim de dar uma enxugada nos salários. A maior venda foi de uma das joias da base, o zagueiro Cristiano Machado: R$ 12 milhões mais 15% da próxima venda. Esse jogador é o típico caso do porquê eu não uso jogadores da base no meu time: ele é excelente, bons atributos... mas não tem Concentração. Não posso ter um zagueiro sem Concentração no meu time. Por esse motivo decidi vendê-lo e pelo menos fazer uma boa grana. Além disso, várias pequenas vendas foram ocorrendo, de jogadores que eram usados no plantel e também de jogadores que não foram utilizados (como por exemplo Cléber Augusto, vendido por R$ 5 milhões).

lHvJGmP.png

 

No fim da temporada esse era o plantel:

tUIqblf.png

 

xxJRvOE.png&key=1f6088d9ce4b6cd6bdad12f1

A primeira competição do calendário era o Campeonato Gaúcho. Como sempre, a expectativa da diretoria era que chegássemos à semifinal, o que tem ocorrido sempre nos últimos anos.

nNjSJW0.png

 

E a 1ª fase correu exatamente como nos últimos anos mesmo; vencemos todos os times do interior, empatamos com o Inter e perdemos pro Grêmio, terminando assim em 3º lugar.

cwYFqgy.png

| Tabela da 1ª fase do Gauchão |

 

O que aconteceu de diferente foi que esse ano apareceu uma zebra nas quartas de final: perdemos pro Pelotas por 1 x 0 em pleno Estádio do Ypiranga. Realmente foi um resultado inacreditável, que postergou por mais uma temporada o sonho canarinho de chegar à final do Gauchão.

sHKM6Bu.png

 

ljd5gpC.png&key=5833e6e6358d44de32ea950f

Na Copa do Brasil as coisas também não foram boas pro Ypiranga. Mais uma vez pegamos uma pedreira logo na 1ª rodada, o Corinthians, e mais uma vez fora de casa. Dessa vez não conseguimos cometer outro crime e perdemos pro alvinegro paulista por 2 x 1, abandonando a valiosa competição já no começo.

xc6gzeZ.png

 

Com as desclassificações precoces, o primeiro semestre foi usado pra fazer muitos amistosos, que não levaram a conclusão nenhuma, apenas pra rodagem do plantel:

6FpzIJZ.png

 

ZjCiDs4.png

Com más campanhas na Copa do Brasil e no Gauchão e considerando que título no Brasileirão era impossível, minha maior esperança de conseguir uma taça nessa temporada ficou na Copa Sulamericana. Na 1ª fase passamos com tranquilidade pelo Wanderers do Uruguai com duas goleadas. Na 2ª fase tivemos muita dificuldade contra o Barcelona de Guayaquil: o jogo de ida foi em Erechim e empatamos em 3 x 3. E na volta o Barcelona ainda saiu na frente, mas sem muito esforço conseguimos virar e nos classificarmos com uma vitória por 3 x 1. Nas oitavas de final batemos a Universidad Católica por 3 x 0 em casa e depois só administramos o resultado na volta. Nas quartas de final, a pedreira: o Flamengo. O jogo de ida foi no Maracanã: saímos na frente, tomamos a virada por 3 x 1 e conseguimos buscar o empate no último minuto. Grande resultado o empate com muitos gols fora de casa! Porém na volta aconteceu isso (queria postar no corpo do post mas o editor não deixou ?). Logo no começo do jogo o nosso zagueiro cometeu esse gol contra BIZARRO. O Flamengo se retrancou, joguei nosso time pro ataque e eles fizeram mais um. Logo em seguida diminuímos e nosso craque Jhon Flórez ainda teve uma chance de ouro de fazer o gol da classificação, mas não deu.

wVWCblo.png

 

NbIsLRb.png&key=b8c6176054016854ad26bafc

No Brasileirão a expectativa da diretoria era escapar do rebaixamento, enquanto a imprensa cravava o nosso time na zona de classificação à Sulamericana. Tendo a 15ª folha do certame e depois de tudo que passamos, o objetivo pessoal seria a classificação à inédita Libertadores. 

Previsão da Imprensa | Ranking de folhas salariais

O primeiro turno do Ypiranga começou com bastante oscilação, mas depois da 6ª rodada o Canarinho perdeu apenas um jogo até o fim do turno, engatando duas boas sequências.

sfZCFFH.png

 

O bom desempenho resultou na 5ª posição ao fim da 19ª rodada. Seis pontos de vantagem pro 9º colocado. O destaque do time sem dúvidas foi a defesa, a terceira melhor do campeonato. Tão primordial era o desempenho defensivo do time pra esse momento que só os jogadores de defesa do Ypiranga tem média acima de 7.00.

CuNb1ES.png

Tabela 1º turno | Estatísticas do campeonato: equipes

 

No 2º turno o Ypiranga não desmoreceu e o desempenho foi ainda melhor, ainda que tenham ocorrido alguns deslizes como as derrotas pra Bahia e Vitória e a goleada de 5 x 0 sofrida pro Santos. No fim das contas, a pontuação do 2º turno foi ainda maior que a do 1º turno e a classificação à Libertadores foi consolidada!

NnGEg9P.png

 

A defesa do time piorou um pouco, mas o ataque melhorou e não deixou o time cair na tabela. Inclusive o Ypiranga estava na disputa pelo 3º lugar até a última rodada; se tivesse vencido o jogo contra o Furacão, teria terminado no 3º lugar.

VvZapAM.png

 

O time superou todas as expectativas e no ano que vem, pela primeira vez na história, o Ypiranga jogará a Copa Libertadores da América! Eu esperava que esse fato elevasse o patrocínio do clube, mas não mudou muita coisa.

owFbLu9.png

 

PdxhzjZ.png
- A diretoria renovou meu contrato;
- O Ypiranga sub-20 conquistou o bi-campeonato brasileiro da categoria;
- Vem aí uma nova melhoria nas estruturas das categorias de base.

 

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A classificação para a Libertadores e o desempenho na Sula salvaram um começo de temporada ruim para quem está na Série A.

Parabéns pela quinta colocação e boa sorte para o próximo ano. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ypiranga sofrendo do clássico mal do Tupi: Primeiro semestre frustrante, segundo semestre redentor.

Fez uma ótima temporada no fim do ano, mas a eliminação na segunda fase do gauchão não pode ser esquecida. Precisa melhorar nesse aspecto esportivo, ser eliminado para o Pelotas é sacanagem hahaha

Na Sula fez o que podia, parar para o Flamengo não é nenhum demérito. Já na Copa do Brasil, o fiasco fica por ter sido na primeira fase.

Eu achei que a melhora no patrocínio foi "ok", considerando o porte do clube. O Paraná não ficou rico só por ter ido para a Libertadores em 2007 ?

Tem que se consolidar na américa, ai sim vai passar a ganhar mais dindin.

Boa sorte man, espero que o time se encaixe melhor para na próxima temporada você voar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Finalmente uma temporada imponente do Canarinho. Quanto a questão dos zagueiros sem concentração, tutoria está aí para isso. Talvez valha a pena encontrar um jogador veterano e sem contrato que tem os atributos mentais que você deseja para repassar aos seus jovens. Depois, um jovem tutora o outro e segue a produção de jogadores adequados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E por falar em jovens...Chegou a testar na equipe principal o Cristiano Machado antes de vendê-lo para a Espanha? Como foi o desempenho dele? 

Há alguma perspectiva de vermos jovens nascidos no Ypiranga jogando na equipe principal?

Conseguiu uma boa grana com as negociações na temporada.

Surpresa no Gaúchão. Algo que pode acontecer, ainda mais que sua equipe não conseguir superar esse limite de ser a 3ª força do estado. Uma pena ter perdido em casa tendo sofrido um gol tão cedo e tendo pressionado tanto o adversário e com várias chances claras de gol. Mas nesse caso, acho que fez sua parte em campo.

E a Copa do Brasil, hein? Para quem sonhava com uma excelente campanha, acabou sendo decepcionante, mas planejar campanhas em competições de mata-mata é complicado mesmo, ainda mais quando não se tem sorte no emparelhamento dos adversários.

Zagueirão acabou com você na Sula, hein? Campanha boa.

No Brasileirão, a campanha foi muito boa. Me supreendeu positivamente. Parabéns. Agora é a chance de dar mais alguns passos na escalada entre as equipes brasileiras, já que ainda tem uma folha salarial bem abaixo daquele grupo que gasta acima de 100 milhões por ano. Há muito espaço para crescer em desempenho antes de chegar nesse patamar salarial. Conseguir crescer sustentavelmente seria uma bom desafio.

Boa sorte para a sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/25/2018 at 11:35 PM, Cadu França said:

A classificação para a Libertadores e o desempenho na Sula salvaram um começo de temporada ruim para quem está na Série A.

Parabéns pela quinta colocação e boa sorte para o próximo ano. 

É verdade. A ótima classificação no Brasileirão eclipsou o péssimo desempenho no Gauchão e na Copa do Brasil. A sulamericana foi neutra. Valeu!

On 9/25/2018 at 11:37 PM, marciof89 said:

Ypiranga sofrendo do clássico mal do Tupi: Primeiro semestre frustrante, segundo semestre redentor.

Fez uma ótima temporada no fim do ano, mas a eliminação na segunda fase do gauchão não pode ser esquecida. Precisa melhorar nesse aspecto esportivo, ser eliminado para o Pelotas é sacanagem hahaha

Na Sula fez o que podia, parar para o Flamengo não é nenhum demérito. Já na Copa do Brasil, o fiasco fica por ter sido na primeira fase.

Eu achei que a melhora no patrocínio foi "ok", considerando o porte do clube. O Paraná não ficou rico só por ter ido para a Libertadores em 2007 ?

Tem que se consolidar na américa, ai sim vai passar a ganhar mais dindin.

Boa sorte man, espero que o time se encaixe melhor para na próxima temporada você voar.

Acho que isso é meio normal no Brasil por causa dos estaduais. Tu não tem um mês só pra amistosos, aumentar a coesão do time e familiaridade às táticas. Como falei pro Cadu, a classificação pra Libertadores meio que me fez esquecer que o time caiu pro inexpressivo Pelotas no Gauchão. Mas pra falar a verdade eu não fiquei muito preocupado com essa queda; sempre tem aquele jogo que a gente amassa o adversário mas acaba perdendo por 1 x 0. Na Copa do Brasil foi ruim ter caído na 1ª fase, mas não foi FIASCO porque enfrentamos um time de nível superior fora de casa. Foi azar. Não é todo ano que vamos operar um milagre como contra o Atlético-MG ano passado.

O valor do patrocínio saiu errado por algum motivo: no ano passado tínhamos ganho R$ 22 mi em patrocínios. Esse ano ganhamos R$ 23 mi. Mas pelo que vi na parte das finanças, daqui duas temporadas deve mudar o patrocinador principal e aí (espero) vai ter um grande salto.

Valeu!

On 9/26/2018 at 7:36 AM, Henrique M. said:

Finalmente uma temporada imponente do Canarinho. Quanto a questão dos zagueiros sem concentração, tutoria está aí para isso. Talvez valha a pena encontrar um jogador veterano e sem contrato que tem os atributos mentais que você deseja para repassar aos seus jovens. Depois, um jovem tutora o outro e segue a produção de jogadores adequados.

Finalmente! Eu sempre estou botando meus jogadores do sub-20 pra serem tutorados. Constantemente. Porém acho que atributos psicológicos sobem mais com minutos de jogo. Essa tua dica que tu deu agora foi muito valiosa. Vou procurar fazer isso!

On 9/26/2018 at 8:50 AM, ggpofm said:

E por falar em jovens...Chegou a testar na equipe principal o Cristiano Machado antes de vendê-lo para a Espanha? Como foi o desempenho dele? 

Não testei. Só emprestei pra outros times pra ganhar minutos de jogo e a avaliação dele foi boa.

On 9/26/2018 at 8:50 AM, ggpofm said:

 Há alguma perspectiva de vermos jovens nascidos no Ypiranga jogando na equipe principal?

Pra próxima temporada subi um lateral direito, um lateral esquerdo, dois volantes, um meia e um ponta-esquerda pro plantel principal.

On 9/26/2018 at 8:50 AM, ggpofm said:

 Conseguiu uma boa grana com as negociações na temporada.

Surpreendentemente consegui sim. Surpreendentemente porque não fiz nenhuma GRANDE transação, apenas várias pequenas vendas.

On 9/26/2018 at 8:50 AM, ggpofm said:

Surpresa no Gaúchão. Algo que pode acontecer, ainda mais que sua equipe não conseguir superar esse limite de ser a 3ª força do estado. Uma pena ter perdido em casa tendo sofrido um gol tão cedo e tendo pressionado tanto o adversário e com várias chances claras de gol. Mas nesse caso, acho que fez sua parte em campo.

Penso o mesmo que tu. Fiz tudo que achei ser certo durante a partida, o time pressionou, criou chances, no segundo tempo meteu 14 finalizações contra 0 do adversário... mas a bola não quis entrar. Aí não tem o que fazer mesmo. Ano que vem tem mais Gauchão e a gente tenta de novo.

On 9/26/2018 at 8:50 AM, ggpofm said:

E a Copa do Brasil, hein? Para quem sonhava com uma excelente campanha, acabou sendo decepcionante, mas planejar campanhas em competições de mata-mata é complicado mesmo, ainda mais quando não se tem sorte no emparelhamento dos adversários.

A Copa do Brasil é a menina dos meus olhos por causa da premiação, porém pelo 2º ano seguido peguei um time de nível superior logo na 1ª fase e ainda por cima fora de casa. Contra o Galo ano passado consegui retrancar e meter um golzinho no final, mas dessa vez contra o Corinthians não deu. Também não tem o que fazer a não ser tentar de novo na próxima temporada.

On 9/26/2018 at 8:50 AM, ggpofm said:

 Zagueirão acabou com você na Sula, hein? Campanha boa.

Destaquei esse momento porque achei crucial não porque o zagueiro falhou - o que pode acontecer normalmente -, mas por causa da maneira como foi o lance; ele tenta recuar a bola pro goleiro e mete um golaço contra. Aí é pra quebrar as pernas do cidadão. Pior que durante a partida ainda o time criou chances suficientes pra obter a classificação, mas faltou meter a bola pra dentro também. Jhon Flórez, o artilheiro-mor, deixou a desejar na hora do pega-pra-capar.

On 9/26/2018 at 8:50 AM, ggpofm said:

 No Brasileirão, a campanha foi muito boa. Me supreendeu positivamente. Parabéns. Agora é a chance de dar mais alguns passos na escalada entre as equipes brasileiras, já que ainda tem uma folha salarial bem abaixo daquele grupo que gasta acima de 100 milhões por ano. Há muito espaço para crescer em desempenho antes de chegar nesse patamar salarial. Conseguir crescer sustentavelmente seria uma bom desafio. 

Obrigado! Fiquei muito feliz com a campanha. Mostrou que tudo que plantei nessas últimas três temporadas (desde o começo lá na Série B) em termos de plantel e filosofias táticas realmente deu bons frutos e deve ser mantido. Porém não sei se entendi o que tu quis dizer com "espaço pra crescer antes de chegar no patamar de 100 milhões por ano". Até mesmo porque - como vou detalhar em posts futuros - as finanças do Ypiranga atualmente estão num nível praticamente insustentável, no qual eu sou obrigado a fazer um valor X de vendas na temporada pra poder fechar o balanço no azul ao fim da temporada.

Valeu!

On 9/26/2018 at 2:33 PM, Neynaocai said:

Esse Thiago Maia é o que era do Santos?

Cara, eu levo ele pra onde eu for jogar, PSG, Barcelona, etc. Um dos melhores MRB do FM.

Ele mesmo! Estava na Juventus quando contratei ele com contrato livre. Porém utilizei ele de armador recuado e depois MAA (!!!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rJCkCaZ.png&key=9ada51ef3640c8a26bf2eb27


|| Ano de Libertadores - Prólogo I

 

2034. Depois de 18 temporadas de save, pela primeira vez o Ypiranga vai disputar a Copa Libertadores da América. Nosso time terminou o Brasileirão 2033 na 5ª posição. Um feito grandioso pro pequeno clube de Erechim, mas ainda pequeno se comparando às glórias que queremos alcançar. A classificação à Libertadores rendeu ao Ypiranga uma ascensão no nível do clube, atingindo assim a reputação 'Continental'.
s1NUWL1.png

O Ypiranga agora está em 15º no ranking brasileiro de clubes.

 

Uma série de fatores combinados resultou nesse feito do Ypiranga. Um desses fatores é a equipe de funcionários do clube, que é a melhor do Brasil em todos os três aspectos: equipe de preparadores, equipe de observação e equipe médica. Destaque para a comissão técnica, que conta com 20 integrantes, resultando num nível de treino excelente. A comissão técnica é liderada por mim, Leonardo Moreno, que cheguei no Ypiranga com a menor licença de treinador disponível e hoje já tenho a Licença Continental Pro.

 

iPwHII7.png&key=bb85fb3fd9815842fb2d9f5f

A situação financeira do Ypiranga não é muito confortável. Devido ao fato da folha salarial ter um custo muito maior que a receita recorrente do clube (TV, patrocínios), acaba acontecendo uma dependência das receitas extraordinárias (venda de jogadores). Por esse motivo, para que possamos ter dinheiro pra contratar, é necessário vender - o que não tenho feito com tanto volume quanto em anos anteriores. Vamos primeiro à lista de chegadas:

- Ernesto Sperdutti: boníssimo atacante, contratado para fazer companhia à Jhon Flórez e Carlos Sánchez no ataque canarinho. Veio sem custos do Audax Italiano. Na verdade, contratei-o pois esperava vender Jhon Flórez - que tem ótimo valor de mercado -, mas isso ainda não aconteceu.
- Ralph Margalho: meiocampista contratado sem custos para a reserva na função box-to-box;
- Matheus Guedes: zagueiro veterano, ex-seleção e multicampeão no Grêmio. Assinou sem custos por uma temporada para ser xerife na nossa defesa.
- José Mosquera: excelente meiocampista que veio pra fazer sombra à Edvaldo na função de meiocampista ofensivo;
- José Luis Iza: lateral direito que veio pra qualificar o banco de reserva (alô, @marciof89, sobre o que falamos sobre laterais).

Já na porta de saída tivemos, como sempre, maior movimentação. O maior nome foi Fábio, zagueirão que decidi vender pois já tinha 30 anos, já estava no último ano de contrato, rendia uma boa grana e além disso teríamos reposição (Matheus Guedes). Vitor Rosa, ponta direita promissor da cantera de Erechim, foi vendido ao Villarreal por R$ 10 milhões mais 50% da venda futura. Fiz essa venda com dor no coração.

EquaNCO.png

 

mT5uUFf.png

Em 2033, o Ypiranga bateu a marca de R$ 150 milhões de receita anual. Isso seria ótimo... se a despesa não fosse maior que a receita. Nas receitas o carro chefe foi as vendas de jogadores, totalizando R$ 77 mi. A 2ª maior receita foi a dos patrocínios com apenas R$ 22 mi. Em seguida vem as receitas de TV com R$ 19 mi, as receitas de bilheteria com R$ 16 mi e os prêmios das competições com R$ 8 mi. Se por um lado tivemos R$ 3.8 mi de premiação pela 5ª posição no Brasileirão, a eliminação na Copa do Brasil na 1ª fase deixou apenas R$ 400 mil de premiação nos cofres do Ypiranga.

YuO8OYl.png

 

No lado das despesas a coisa fica ruim. R$ 50 milhões gastos só com a folha salarial do plantel principal. R$ 25 milhões em contratações, R$ 17 mi pra manter as categorias de base (valor muito caro, vou ter que rever minha filosofia de juvenis), R$ 13 mi com a folha dos funcionários. A folha dos jogadores só tende a aumentar - o que é necessário pro clube atingir seus objetivos -, então a máquina de vendas tem que continuar funcionando. E de forma mais eficiente ainda.

ExT061I.png

 

Ainda assim, a perspectiva da temporada 2034 é boa pro Ypiranga: vamos disputar Gauchão, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão. A última temporada deixou uma sensação de que o time pode mais esse ano. Vamos ver se isso vai acontecer de fato ou não.

 

PdxhzjZ.png&key=e0d70a953e29674507183ff5

- O Ypiranga encerrou sua ligação com o Botafogo;
- A temporada de 2033 marcou o recorde de média de público do Ypiranga: 13.344 por jogo;
- Jhon Flórez ultrapassa Thuram e se torna o maior artilheiro da história do Ypiranga.

 

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguns comentários aleatórios.

1) Leonardo Moreno seria o Arsene Wenger de Erechim?

2) Este imposto IVA (que eu imagino ser o Imposto sobre o Valor Agregado), significa que pelo menos em 2034 teremos uma reforma tributária no Brasil?

3) Se eu tivesse a possibilidade de treinar o Ypiranga, você ficaria chateado?

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Porém não sei se entendi o que tu quis dizer com "espaço pra crescer antes de chegar no patamar de 100 milhões por ano". Até mesmo porque - como vou detalhar em posts

Eu quis dizer que se você conseguir resultados esportivos bons com uma folha "baixa" em relação aos demais clubes, terá espaço para ter resultados esportivos ainda melhores quando conseguir elevar sua folha salarial para um patamar maior, já que isso permitirá trazer jogadores melhores. 

Se por um lado (reputação continental) a expectativa é que o Ypiranga consiga dar voos maiores, por outro (finanças) parece ser a grande questão a ser resolvida a curto prazo. Vamos ver o que vem por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O clube está crescendo em reputação. Continuar firmando o passo para se estabelecer no primeiro escalão (time grande não cai).

A média de público crescendo ajudaria nas finanças, mas fazer uma limpeza na folha salarial seria crucial!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 9/28/2018 at 9:20 AM, Neynaocai said:

1) Leonardo Moreno seria o Arsene Wenger de Erechim?

O Arsene Wenger sem o título invicto. haeuhaeuh

On 9/28/2018 at 9:20 AM, Neynaocai said:

 2) Este imposto IVA (que eu imagino ser o Imposto sobre o Valor Agregado), significa que pelo menos em 2034 teremos uma reforma tributária no Brasil?

O IVA já existe hoje. Isso significa que até 2034 NÃO teremos uma reforma tributária ?

On 9/28/2018 at 9:20 AM, Neynaocai said:

 3) Se eu tivesse a possibilidade de treinar o Ypiranga, você ficaria chateado?

Ficaria honradíssimo. Valeu!

On 9/28/2018 at 9:42 AM, ggpofm said:

Eu quis dizer que se você conseguir resultados esportivos bons com uma folha "baixa" em relação aos demais clubes, terá espaço para ter resultados esportivos ainda melhores quando conseguir elevar sua folha salarial para um patamar maior, já que isso permitirá trazer jogadores melhores. 

Ah, entendi. É verdade até certo ponto. Se eu conseguir ganhar todos os títulos com uma folha baixa, não vai ter títulos maiores pra ganhar quando tiver uma folha alta! ?

On 9/28/2018 at 9:42 AM, ggpofm said:

 Se por um lado (reputação continental) a expectativa é que o Ypiranga consiga dar voos maiores, por outro (finanças) parece ser a grande questão a ser resolvida a curto prazo. Vamos ver o que vem por aí.

O Marcio falou que esse saldo negativo das finanças ele cobria com o dinheiro de premiações. Eu, como não sou vencedor ainda, vou precisar cobrir com vendas. Por enquanto tô esperando alguma proposta aparecer, mas se não aparecer... vou ter que sair oferecendo alguns jogadores por aí.

On 9/28/2018 at 10:05 AM, MoonBubbles90 said:

O clube está crescendo em reputação. Continuar firmando o passo para se estabelecer no primeiro escalão (time grande não cai).

A média de público crescendo ajudaria nas finanças, mas fazer uma limpeza na folha salarial seria crucial!

Acho que depois de terminar em 5º não tem mais como acontecer um acidente como foi aquele último rebaixamento. E realmente, o dinheiro de bilheteria foi uma das maiores receitas no ano passado. Quanto a fazer uma limpeza na folha: eu não sei se seria bom futebolisticamente. Poderia tentar, mas aí tenho medo do time rebaixar o nível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rJCkCaZ.png&key=9ada51ef3640c8a26bf2eb27
 

|| Ano de Libertadores - Prólogo II

 

Para a temporada 2034 decidi subir alguns jovens da base do Ypiranga. Não acho que eles estão 100% preparados, mas penso que eles podem ajudar o time. Além do fato de que os minutos no time principal devem ajudar na maturação dos atletas. 

## Plantel

# Goleiros

Christopher: titular da meta verde-amarela. Está no clube desde 2030.
Thales Batista: reserva que está no mesmo nível técnico de Christopher. Está no clube desde 2027.

 

# Defensores

Janderson Terceiro: titular da lateral direita (por enquanto). Está no clube desde 2031.
José Luis Iza: contratado nessa janela para ser reserva da lateral direita.
João Pitbull: promissor jovem da lateral direita recém integrado ao plantel principal.
Jean Carlos: experiente lateral esquerdo que jogou no clube de 2026 a 2029 e foi repatriado em 2033. Titular.
Maurício Frizon: jovem lateral esquerdo recém integrado ao time principal. Único reserva da posição.
Matheus Guedes: comandante da zaga recém contratado.
Jonas: segundo zagueiro titular. Está no clube desde 2032.
Antônio Marcos: experiente zagueiro reserva que está no clube desde 2030.
Francisco Wellington: zagueiro reserva que jogou no clube de 2026 a 2028 e foi repatriado em 2031.

 

# Meiocampistas

Fábio López: titular da função box-to-box. Está no clube desde 2033.
Edvaldo: camisa 10 do time, meiocampista ofensivo titular. No clube desde 2031.
Raul: excelente meiocampista titular da função destruidora. No clube desde 2032.
Ralph Margalho: banco de Fábio López recém contratado.
José Mosquera: banco de Edvaldo recém contratado.
Luan Caldeira: banco de Raul. Recém integrado ao plantel principal.
Paulo Rogério: terceiro reserva da função de meiocampista ofensivo. No clube desde 2031.
Patricio Monllor: quarto reserva da função de meiocampista ofensivo. No clube desde 2033.
Flávio Munhoz: quinto (!) reserva da função de meiocampista ofensivo. Recém integrado ao plantel principal.
Aldomer Vinhais: terceiro reserva da função meiocampista destruidor. Recém integrado ao plantel principal.

 

# Atacantes

Alex: ponta direita titular. Ídolo da torcida. No clube desde 2027.
Adelmo Ferreira: único reserva de Alex. No clube desde 2033.
Orlando Caicedo: ponta esquerda titular. No clube desde 2031.
Joábio: reserva de Caicedo. Está no clube desde 2031.
Élton Marder: terceiro reserva da ponta esquerda. Foi melhor jogador da Série C emprestado ao Náutico na temporada passada. Recém integrado ao plantel principal.
Jhon Flórez: atacante titular. Maior artilheiro da história do Ypiranga. Jogou no clube de 2026 a 2028 e foi repatriado em 2030. Desde então tem média de gols superior a 0,5.
Carlos Sánchez: maior joia do clube. Reserva de Flórez que está no clube desde 2033. (Espera-se que seja) sucessor natural de Flórez na equipe e posteriormente seja vendido por uma pequena fortuna.
Ernesto Sperdutti: terceiro reserva do ataque. Recém contratado.

 

vFplApz.png

Desenvolvidas e consolidadas nas últimas três temporadas, as três táticas que uso atualmente são usadas em praticamente todas as partidas, com seu uso sendo variado conforme o momento do jogo.

# Tática equilibrada

Um 4-3-3 com laterais atacando, com meiocampistas apoiando nas triangulações com os pontas e com o meia mais centralizado se juntando ao atacante no movimento ofensivo. Essa é a tática mais equilibrada que uso na maior parte do tempo. O movimento ofensivo principal é a busca pela lateralização das jogadas pra ocorrência do cruzamento. Gosto de ter meiocampistas com a instrução "Gosta de virar o jogo de lado" pra que a inversão rápida do lado da jogada ocorra, de modo que o ponta e o lateral do lado inverso à jogada tenham superioridade numérica pra obter o cruzamento. O movimento defensivo prima pela sustentação da linha mais defensiva, com o trio de meiocampistas fechando o funil e os pontas acompanhando os laterais adversários. Enquanto a linha de defesa tem instruções individuais pra pressionar menos, os meiocampistas e pontas tem instruções individuais pra pressionar mais e com agressividade.

TcOnpYo.png

 

# Tática ofensiva

Um 4-2-3-1 com 5 jogadores com função atacar. Com a mentalidade 'Sobrecarregar' e formação 'Fluída', essa tática é usada quando o time adversário está retrancado ou é muito inferior tecnicamente ao nosso time. Linha defensiva alta associada à linha burra, pressing alto e desarme agressivo pra evitar lançamentos nas costas da zaga. O movimento ofensivo é semelhante ao da tática equilibrada, com a lateralização das jogadas sendo a maior ocorrência. A diferença é que tem mais jogadores atacando a área pela parte central do campo.

BeK0kdg.png

 

# Tática defensiva

Um 4-1-4-1 que é usado somente quando o adversário é superior tecnicamente >e< está muito focado no ataque, o que normalmente ocorre somente quando estamos em vantagem no placar. É uma tática que visa quase somente a proteção do terço defensivo, sendo rara a incidência de contra-ataques. A manutenção da posse da bola - a despeito das instruções - é recorrente. Os quatro defensores com função 'Defender', associado ao fato da largura do time ser a mais estreita possível e também ao fato de que os pontas tem instrução pra marcar individualmente os laterais adversários resulta muitas vezes numa "linha de 6", com o volante logo à frente da zaga e os dois meiocampistas resguardando o funil. Nas raras ocorrências de contra-ataque, é quase sempre o atacante que recebe o passe longo, segura a bola aguardando apoio e acaba chegando ao ataque no jogo apoiado.

S5b7g37.png

 

Exemplo de jogada #1:

K8FMeFh.png

N89fWUv.png

hk54k7Y.png

KmJlhsn.jpg

Exemplo de jogada #2

54daWaO.png

hKP6MGl.png

3YPtlg6.png

K0GpF57.png

YXf5IGs.png

 

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Ypiranga: em busca da glória inalcançada
  • AllMight unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Danut unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Dias atrás, vi uma notícia sobre a final da Série B do Campeonato Cearense e algo me chamou atenção: o Icasa não conseguiu chegar à final, sendo superado por times sem qualquer renome local, como Cariri e Tirol, este último sagrando-se campeão da competição.
      Essa situação garante uma terceira temporada em que o Verdão do Cariri estará fora da elite do futebol alencarino, relembrando um período sombrio de sua história entre 2017 e 2020, quando também competiu no segundo escalão cearense. Diante desse cenário, fiquei inspirado para iniciar um desafio no FM com o Icasa, aspirando um dia poder rivalizar novamente com os clubes da capital.

      O Icasa é um clube de futebol sediado em Juazeiro do Norte, Ceará, fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome "Icasa" é uma abreviação da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do mesmo fundador do antigo Icasa Esporte Clube. Seu maior rival é o Guarani de Juazeiro, com quem disputa o Clássico do Cariri.
      A história do clube remonta ao Icasa Esporte Clube, fundado em 1963 por Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano. Após alguns reveses e uma ação judicial, o clube foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, que participou dos campeonatos cearenses entre 1999 e 2001. Em 2002, surgiu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, que passou a competir na segunda divisão do Campeonato Cearense.

      O Icasa teve ascensão meteórica, conquistando a segunda divisão estadual em 2003 e chegando à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, obteve três vice-campeonatos estaduais, mas em 2009 foi rebaixado. Rapidamente, em 2010, conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira.
      Destacou-se nacionalmente ao alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. Em 2013, alcançou a quinta posição na Série B, ficando a um ponto do acesso à elite do futebol nacional. No entanto, em 2015, foi rebaixado para a Série D do Brasileirão.

      Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, sendo rebaixado no Campeonato Cearense e não tendo participação em divisões nacionais. Em 2020, conquistou o título da Série B do Campeonato Cearense, retornando à momentaneamente na elite estadual, mas hoje já amarga alguns anos na Série B novamente, depois de ter sido rebaixado pela escalação irregular de um jogador em 2022.
      Apesar de todos esses altos e baixos, o Icasa permanece como um dos clubes mais importantes do interior cearense, com uma história marcada por momentos de glória e desafios a superar.

      Para conseguir comandar o Icasa no FM 2024 foi necessário utilizar o Brasil Mundi Up. Do update, optei pelo arquivo do "Formato Real", sem a Série Regional. Com isto, o Icasa iniciará sua trajetória na Série B do Campeonato Cearense e precisará buscar a classificação para a Série D por meio do Estadual. O Verdão também participará da Copa Fares Lopes, que é a taça da Federação Cearense de Futebol, no segundo semestre de cada temporada.
      Além da estrutura brasileira, carreguei as duas principais divisões dos demais países da América do Sul, com base de dados "Personalizada" (grande, incluindo jogadores de "equipe de topo" do mundo inteiro).


      Os objetivos iniciais do save serão basicamente os marcos mais importantes que um clube cearense poderia ter até chegar à elite do futebol brasileiro.
      Retornar à elite do Campeonato Cearense (rebaixado em 2022) Participar da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar o título Campeonato Cearense (foi vice em 2005, 2007 e 2008 e campeão em 1992) Conquistar o título da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar a vaga para a Série D (última participação em 2022) Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2015) Conquistar o acesso à Série B (última participação em 2014) Conquistar o acesso à Série A (nunca participou) Em uma possível segunda parte do save, se eu ainda tiver gás para seguir, passaremos para um nível mais audacioso de objetivos, visando o âmbito nacional e continental.
      Conquistar o título da Copa do Brasil (participou apenas em 2009 e 2022) Conquistar o título da Série A (nunca participou) Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais) Superar os times da capital Ceará, Fortaleza e Ferroviário no ranking de reputação
      Para assumir o comando do Verdão do Cariri, escolhi como "personagem" o ex-camisa 9 Marciano, um dos principais ídolos e maior artilheiro da história do clube de Juazeiro do Norte. Enquanto jogador, Marciano acumulou pelo menos sete passagens pelo Icasa e marcou 88 gols, segundo matéria do Jornal do Cariri.
      Entre suas idas e vindas, o ex-centroavante passou por clubes como Remo-PA, Brasiliense-DF, Guarany de Sobral-CE, Brasil de Pelotas-RS e Coritiba-PR. Ainda assim, o time onde Marciano jogou por mais tempo foi, sem dúvida, o Icasa-CE. Em 2013, deixou o futebol profissional para se dedicar à carreira na área jurídica.

      O perfil de Marciano foi criado no jogo sem "Qualificações de Treino" e experiência anterior de Futebolista Profissional (Nível Regional).
    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
×
×
  • Criar Novo...