Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ypiranga: em busca da glória inalcançada


Leonardo Moreno

Posts Recomendados

14 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

- Diretoria do Ypiranga realiza mais um grande corte no orçamento salarial pra temporada 2026, reduzindo a R$ 200 mil por mês o valor disponível;

 

Bah, essa diretoria tá de sacanagem contigo, cara! Eu tive alguns cortes de orçamento nos meus repetidos anos na Série B, mas não tão grande quanto esse. Vai ficando cada vez mais difícil de conseguir jogadores de qualidade. Tu acha que isso se deve somente ao baixo público/prejuízo com o Colosso da Lagoa ou também devido ao fato de tu não realizar muitas vendas/empréstimos de jogadores? Sei que no momento é difícil de se pensar nisso, até porque a situação financeira deve estar horrível, mas quem sabe seria bom buscar melhorar o fluxo de caixa e investir na base. Consegui bons frutos fazendo isso, ainda que minhas condições permaneçam precárias. Falando nisso, tens algum menino de ouro além do Nicoletti?

Quanto aos resultados, acredito que o jogo contra o Ceará realmente seja o chave para teu insucesso em relação ao acesso. Não somente pela decisão errada tomada no 2° tempo, porque o time como um todo acabou não funcionando. Acho que se tu tivesse segurado o empate, possivelmente os demais resultados não seriam tão ruins e o acesso poderia chegar. Passei por isso na minha temporada 2018, quando empatei com o Bragantino na rodada 36 e também dei adeus para o acesso. Sei bem o quanto isso é frustante. Mas bola pra frente, com alguns ajustes o acesso pode vir.

OBS: E esse São Raimundo touca que não rebaixa nunca? Pode colocar 6 pontos na conta deles para a próxima Série B! hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 hours ago, marciof89 said:

?

Pelo menos o contrato foi renovado, mas essa diretoria todo ano piorando o orçamento salarial vai totalmente de encontro com o objetivo que é subir. Cada temporada que passa você faz mais milagre ainda.

E a figura só tende a piorar com o tempo mesmo. Quanto mais demora, mais difícil se torna pra subir. A próxima temporada tem que ser o Dia D.

22 hours ago, Danut said:

Acho que nossa maior discordância na forma de ver o jogo está nessa questão das chances. Pelo jeito que tu fala, tenho a impressão que tu considera uma chance clara algo que chega próxima de ter que ser gol quase. Eu diria que ela é, no máximo, uma chance 50/50. Se teu time teve duas chances claras de gol contra o Botafogo, absolutamente não vejo como fora do normal que não tenha marcado gol em nenhuma - da mesma forma que não é anormal cair duas vezes coroa se jogar uma moeda.

Então na minha visão, se tua equipe cria duas chances claras em uma partida, sem qualquer meia oportunidade para complementar, não tem sentido dizer que é um problema de conversão de chances. Claro que poderia ter ganho, com alguma sorte. Mas está longe de ser um azar fora do normal, que indique problemas nos jogadores.

Quanto ao jogo com o ABC, realmente colocar três vezes a bola na trave é um puta azar. Mas a equipe não criou chances, então dá para analisar isso por outro lado e dizer que as bolas na trave foram um "bônus" - nem deveria ter conseguido chegar nelas. Mas claro, também vou dizer que tive azar em não ganhar uma partida onde isso acontece.

É difícil definir uma constante para o conceito de chance de gol. Pelo que entendi do FM, uma chance clara de gol é quando o jogador chuta sozinho de uma posição muito favorável. Uma meia chance é quando ele chuta marcado de uma posição muito favorável ou desmarcado de uma posição razoavelmente favorável. Mas isso ainda não é constante, pois o jogo pode considerar como chance clara, por exemplo, uma cabeçada da entrada da área em que o atacante tá sozinho mas o cabeceio mais pareceu um recuo. Em contrapartida, uma bola que o atacante tá desmarcado na meia-lua não é considerada nada, quando na verdade é uma baita chance. Eu falo que o problema tem sido a conversão das chances baseado no que eu vejo das partidas. Eu acho que se tivesse o xG no FM esse debate não aconteceria.

A filosofia de jogo que implementei dá margem pra esse "azar" acontecer. É como tu falou: o time não cria várias pequenas chances. A tendência é criar uma ou duas chances claras de gol e converter. Pegar o adversário uma única vez fora de posição e converter essa chance. Tem uma chance considerável de isso dar errado, mas foi a opção que fiz e vem dando razoavelmente certo - o time passou longe de correr riscos nos últimos três campeonatos. O que falta é a "extra mile", o diferencial que eleva o patamar do time. É isso que preciso buscar no futuro.

22 hours ago, Danut said:

Por fim, já que tô discordando de tudo: discordo da tua discordância com a tua decisão ali no jogo com o Ceará ? (em outras palavras: acho que tu tomou a decisão certa no jogo, filosoficamente falando). Claro que olhando a tabela final dá para dizer que era melhor tentar segurar um ponto. Mas naquela altura, e com tua equipe chegando no intervalo do jeito que chegou, tu tinha a obrigação de mudar a equipe e tentar a vitória. Talvez tu tenha errado na forma como mudou, e em não identificar o que estava errado e alterar durante o jogo, ao ver que eles estavam passando por cima (também não sei se tentou alterar, talvez tenha tentado). Mas a ideia de mudar acho que foi correta, considerando os elementos de informação que tu tinha a tua disposição naquele momento.

Imagina se tu não tivesse mudado, e saísse com o empate. Só que aí o Guarani tivesse ganho um jogo a mais do que ganharam. Tu ia chegar na última rodada eliminado. Eu considero que a decisão de tentar resolver as coisas por tua própria conta é mais correta do que arriscar ficar dependente de um tropeço de outra equipe. No fim esse tropeço aconteceu, mas tu não tinha como saber naquele momento.

É verdade que considerei a decisão como errada baseada no resultado e isso não é muito certo. Mas acho que faltou pensar com a mentalidade do "jogo de seis pontos"; eu tirar dois pontos do adversário direto é o mesmo que eu ganhar dois pontos. Então o empate na verdade seria uma vitória e não teria problema segurar mesmo se mantivesse as coisas como foram no primeiro tempo. 

22 hours ago, Danut said:

EDIT: Ah, e uma dúvida: qual a diferença em relação ao orçamento salarial desse ano? E quais os valores gastos atualmente?

2025: 200 mil
2024: 350 mil
2023: 600 mil

16 hours ago, Vannces said:

Os 3 empates finais foram cruciais para perder a vaga, sem falar que a derrota para o Ceará, num jogo com pouca força do Ypiranga e que era um jogo de "6" pontos ajudou a selar o quase na competição. Concordo com o Marcio sobre a questão orçamental. Que diretoria maluca. Cada ano mais difícil. De qualquer forma com a base que tem, talvez algum empréstimo com salário baixo possa ajudar a equipe na próxima temporada. Foi por pouco e deve ter sido emocionante. Agora, olhando por um outro ângulo, talvez seja até melhor a equipe ficar mais um ano na Série B para jogar sem maiores gastos financeiros e com isso, ao conseguir o acesso, poder ter um caixa um pouco mais flexível para qualificar a equipe a ponto de não cair mais. Bom trabalho na sequência.

É verdade. Uma vitória contra o Ituano (que já estava rebaixado) deixaria o Ypiranga com chances na última rodada.

Os empréstimos são o que vem salvando o Ypiranga. Se não fosse os ótimos jogadores cedidos pelo Botafogo, eu acho que o plantel não teria qualidade suficiente pra disputar a Série B. Valeu!

9 hours ago, Vinicius B said:

Bah, essa diretoria tá de sacanagem contigo, cara! Eu tive alguns cortes de orçamento nos meus repetidos anos na Série B, mas não tão grande quanto esse. Vai ficando cada vez mais difícil de conseguir jogadores de qualidade. Tu acha que isso se deve somente ao baixo público/prejuízo com o Colosso da Lagoa ou também devido ao fato de tu não realizar muitas vendas/empréstimos de jogadores? Sei que no momento é difícil de se pensar nisso, até porque a situação financeira deve estar horrível, mas quem sabe seria bom buscar melhorar o fluxo de caixa e investir na base. Consegui bons frutos fazendo isso, ainda que minhas condições permaneçam precárias. Falando nisso, tens algum menino de ouro além do Nicoletti?

O Colosso da Lagoa pesava no fluxo de caixa; todo mês era trezentos, quatrocentos mil só em manutenção de estádio. Eu acho que o que impactou no orçamento salarial foram os empréstimos que o clube tomou. Atualmente o clube deve cerca de R$ 12mi por empréstimos, então a situação do dia-a-dia piora cada vez mais. A falta de vendas também piora tudo. A base foi melhorada só uma vez - quando o time tava na Série A -, depois faltou grana. Sim! Tem um meninão de ouro que vai render uma grana e promete dar uma aliviada nas finanças.

9 hours ago, Vinicius B said:

Quanto aos resultados, acredito que o jogo contra o Ceará realmente seja o chave para teu insucesso em relação ao acesso. Não somente pela decisão errada tomada no 2° tempo, porque o time como um todo acabou não funcionando. Acho que se tu tivesse segurado o empate, possivelmente os demais resultados não seriam tão ruins e o acesso poderia chegar. Passei por isso na minha temporada 2018, quando empatei com o Bragantino na rodada 36 e também dei adeus para o acesso. Sei bem o quanto isso é frustante. Mas bola pra frente, com alguns ajustes o acesso pode vir.

É foda essa sensação de nadar e morrer na praia. De batalhar e acabar sendo eliminado ali na 36ª, 37ª rodada. Mas tentando ver o lado bom, pelo menos serve de lição. Ajuda a construir o caráter. heauhaeuh tô com esse sentimento pra próxima temporada, de que tem que ser agora.

9 hours ago, Vinicius B said:

OBS: E esse São Raimundo touca que não rebaixa nunca? Pode colocar 6 pontos na conta deles para a próxima Série B! hahaha

Pior que eles caíram na outra temporada! ahuehaeuh mas já voltaram ? é foda, tem que acabar essa freguesia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Leonardo Moreno disse:

A filosofia de jogo que implementei dá margem pra esse "azar" acontecer. É como tu falou: o time não cria várias pequenas chances. A tendência é criar uma ou duas chances claras de gol e converter. Pegar o adversário uma única vez fora de posição e converter essa chance. Tem uma chance considerável de isso dar errado, mas foi a opção que fiz e vem dando razoavelmente certo - o time passou longe de correr riscos nos últimos três campeonatos. O que falta é a "extra mile", o diferencial que eleva o patamar do time. É isso que preciso buscar no futuro.

Entendo o que tu colocou no parágrafo anterior - que não citei. Realmente as vezes a gente vê o jogo e considera que teve chances claras, enquanto o FM não.

Agora, nesse parágrafo que citei tu fala mais ou menos o que eu tava querendo dizer. Se tua estratégia de jogo se baseia em ter uma ou duas grandes chances apenas, então não dá para reclamar muito se não converter elas. Tu tá assumindo esse risco. Claro que podemos discutir se teu time tem capacidade de jogar para mais do que isso ou não. Se tiver, acho errada a estratégia. Se não tiver, então concordo contigo que está dando certo. E isso quem pode avaliar é só tu mesmo.

 

4 minutos atrás, Leonardo Moreno disse:

É verdade que considerei a decisão como errada baseada no resultado e isso não é muito certo. Mas acho que faltou pensar com a mentalidade do "jogo de seis pontos"; eu tirar dois pontos do adversário direto é o mesmo que eu ganhar dois pontos. Então o empate na verdade seria uma vitória e não teria problema segurar mesmo se mantivesse as coisas como foram no primeiro tempo. 

A questão é que não era só um jogo de seis pontos. Era também um dos últimos jogos do campeonato, e tinha mais gente à frente. Ok, tu teria tirado pontos do Ceará. Mas e se aumentasse a distância para os 4 de cima? Por mais que fosse briga direta, não era uma briga direta pelo quarto lugar, era pela quinta posição. E aí importa bem mais a distância pro quarto.

 

4 minutos atrás, Leonardo Moreno disse:

2025: 200 mil
2024: 350 mil
2023: 600 mil

Explica melhor isso aí porque te perguntei duas coisas. Qual o orçamento salarial e quanto tu gasta. O que exatamente são esses números?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Botafogo de Erechim

A temporada de 2025 acabou bem pro Ypiranga. O time superou as expectativas na Série B e terminou o certame na 6ª posição. Vejo isso positivamente pois quem fica perto tantas vezes eventualmente acaba por conseguir o objetivo. A temporada de 2026, em contrapartida, começa cheia de desafios. O primeiro deles é a montagem do elenco com um orçamento tão apertado. Pra se ter noção do tamanho do arrocho, aqui está a estimativa das faixas salariais do time baseada na filosofia de teto salarial:

Total disponível: R$ 200.000

Jogador-chave (4): R$ 15.000

Equipe principal (7): R$ 8.500

Revezamento (11): R$ 5.000

Jovem promessa (30): R$ 600

Quinze mil pra estrela do time! A gente pagava isso pros reservas há duas temporadas. Não há absolutamente nenhuma condição de montar um plantel competitivo com esse orçamento. Por esse motivo me joguei de cabeça nos empréstimos. Um total de treze (13!) jogadores do Botafogo foram contratados em caráter de empréstimo. Treze! É mais que um time! Acho que já podemos mudar nosso nome pra Botafogo de Erechim. Além desses, outros cinco jogadores foram emprestados de outros times. Somente três jogadores foram contratados definitivamente.

xutJJZV.png

O plantel mudou de cara. Foi feito praticamente um desmanche do time da temporada anterior pra essa temporada. Os únicos jogadores que restaram foram alguns que já estavam emprestados pelo Botafogo e apenas renovaram o empréstimo por mais um ano (como Nilton Macedo, por exemplo).

JrMGe73.png

Apresentação do time titular:

Spoiler

Gritti: o único jogador que teve contrato renovado da temporada passada. A falta de bons goleiros no mercado deve torna-lo titular no nosso time.

Edimar: lateral direito emprestado pelo Grêmio que também já estava no plantel da última temporada.

Francisco Wellington: boníssimo zagueiro cedido pelo Vasco pra ficar no lado direito da zaga.

Thales: emprestado pelo Botafogo como reserva na temporada passada, esse ano será titular da zaga no lado esquerdo.

Osmar: lateral esquerdo cedido pelo Botafogo. Novato em Erechim.

Josimar: volantão destruidor que fica na frente da zaga. Cedido pelo Botafogo.

Nilton Macedo: anteriormente jogando como volante, agora jogará como meia central devido a escassez de boas opções nessa função.

Hudson: um dos únicos jogadores contratados nessa temporada. Vai fazer o box-to-box.

Rincón: camisa 10 transformado em ponta por mim há algumas temporadas. Jogou a última temporada no América e agora voltou pro Ypiranga.

Pedrão: ponta esquerda remanescente da temporada anterior - teve empréstimo renovado junto ao Botafogo.

Jean Carlos: Dione Penchel viu seu contrato junto ao Botafogo chegar ao fim e por isso não pôde ser emprestado. Tentamos contratá-lo definitivamente mas ele preferiu outro clube. Sendo assim, Jean Carlos é a bola da vez no nosso ataque. Cedido pelo Botafogo.

Com esse elenco, a média de idade do plantel caiu pra 21 anos. A média da Série B é 24.

Mas nem tudo são pedras no caminho do Ypiranga. No início dessa temporada também recebemos a notícia de que o novo estádio - chamado Estádio do Ypiranga - estava pronto. Com peso no coração dissemos adeus ao Colosso da Lagoa, no qual vivemos tantos bons momentos, e recebemos o novo estádio com perspectiva de viver novos bons momentos na nova casa. Com lugar pra 5 mil espectadores e aquecimento do sub-solo, a tendência é que o novo estádio aumente a porcentagem de lotação do Ypiranga e diminua os custos com manutenção do estádio. Outra boa notícia é que a diretoria decidiu melhorar as estruturas de base do clube - provavelmente decorrente da melhoria das finanças com a venda de Tiago Nicoletti pro Braga. Outra venda que deve melhorar o cofre do Ypiranga é a de Gervásio - zagueiro promissor da base - para o futebol chinês; foi emprestado com cláusula de compra obrigatória ao fim do contrato. E o valor? CINCO MILHÕES.

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutes ago, Danut said:

Explica melhor isso aí porque te perguntei duas coisas. Qual o orçamento salarial e quanto tu gasta. O que exatamente são esses números?

Ah, bom. O número que respondi é o orçamento total que a diretoria disponibilizou. O que eu usei sempre foi menos por causa dos empréstimos. Por exemplo segue um screenshot da tela de salários dessa temporada (2026):

image.thumb.png.b875670056fd1423d017adfc8e1143a3.png

Estou usando só R$ 70 mil dos R$ 200 mil disponibilizados. Dá pra ver no gráfico também a queda nos anos anteriores. Em 2025 usei só cerca de R$ 200 mil dos R$ 350 mil disponibilizados; em 2024, R$ 300 mil dos R$ 600 mil.

11 minutes ago, Danut said:

Claro que podemos discutir se teu time tem capacidade de jogar para mais do que isso ou não. Se tiver, acho errada a estratégia. Se não tiver, então concordo contigo que está dando certo. E isso quem pode avaliar é só tu mesmo.

>Eu< acho que essa é a melhor abordagem mais por causa do tipo de futebol que parece dar certo nesse campeonato - um futebol direto. Tu pode dar uma olhada na atualização que acabei de postar e ver o que tu acha do time titular, se tem condições de jogar mais positivo. E é verdade o que tu falou sobre o jogo com o Ceará. Mas eu podia ter dado uma olhada nos resultados parciais da rodada pra ter uma ideia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu não tava brincando mesmo quando falou "por causa dos empréstimos". Virou uma filial do Botafogo, definitivamente.

Espero que a mudança de estádio e a venda do Gervásio (ótimo nome) sirvam para melhorar tua vida nas próximas temporadas. Até porque se conseguir subir não vai dar pra continuar só como time B do fogão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Sabe o que é triste disso tudo, talvez com esse tanto de empréstimos tenha mais chance de subir do que nesses outros anos anteriores que tinha mais dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdi duas atualizações sem comentar e quase perco a terceira. É um dos saves que mais gosto de acompanhar no momento.?

Fez um campeonato bastante seguro, apesar de alguns momentos de irregularidade. Isso é bom. Ficou em 6º lugar com 56 pontos e poderia até ter subido. Com mais uns quatro pontos você teria subido tanto em 2025 como em 2024, ou seja, falta pouco para conseguir isso e com uma vitória e um empate a mais dá para voltar para a Série A. Vai depender de você ajudar seus jogadores a fazer isso em campo.

A diretoria está fechando a torneira a cada temporada, hein? Para atual temporada adotou uma política que pode se mostrar acertada com tantos empréstimos sem custos. Espero que os jogadores se encaixem até o começo da Série B. 

Vi uma resposta sua que me deixou confuso. Por que tem uma margem salarial para usar e não a usa integralmente? O que você ganha com isso?  Se você vive reclamando da qualidade da equipe, não seria mais lógico tentar gastar o dinheiro disponível para reforçar o elenco e montar um time para subir de divisão?  Ou a ideia é sofrer sem precisar? ?

Se eu fosse diretor e disponibilizasse 600 mil e meu treinador só usasse 300 e conseguisse ir bem no campeonato, eu também reduziria o orçamento. Observe que a cada ano que você usou menos da folha salarial, no ano seguinte orçamento também foi reduzido. Na minha opinião, você deveria usar o orçamento que a diretoria lhe oferece. Na hora que tiver um desempenho ruim, ninguém irá lembrar que você é um treinador econômico.

Na minha opinião, você está criando problemas que não precisava ter.

Que venha 2026.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muitos jogadores emprestados mostra realmente que você está lutando com as armas que tem. Acho que uma coisa interessante que pode tentar fazer é diminuir o máximo de gastos possíveis e quem sabe no final da temporada quando aquele jogador, o Gervásio. Caso não haja dívida nenhuma, as finanças estejam bem, quem sabe poderá receber 100% do valor desse jogador, ou quem sabe no mínimo uns 75%. É lutar para se manter na divisão e ao mesmo tempo para não gastar dinheiro e ter essa recompensa no final. Acha que isso seria possível? Boa sorte e bom trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não fosse seu artilheiro entrar numa seca e o time ter tropeçado tanto subiria bem, mas tô vendo que o time conseguiu superar a seca do artilheiro, superou as decisões erradas, vai superando o fogo amigo da diretoria e a baixa do orçamento salarial, dessa vez não dá pra falar em danutada, mas que o time tá buscando se consolidar antes de dar o passo adiante, as contratações foram boas, e o time vem num nível interessante nesse ano, curioso pra ver como o Ypiranga se comportará, sobre o São Raimundo, parece o São Bento com o Tupi do @marciof89, toda hora é uma zebra correndo solta na savana, vamos ver o que o canarinho vai arrumar nessa temporada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A venda do Gervásio (impossível não rir quando se lê esse nome hahaha) certamente vai dar uma aliviada nas finanças, assim como a mudança para o Estádio do Ypiranga (nome muito criativo hahaha). Acho que um estádio com menor capacidade é o ideal para o clube, ainda mais enquanto não acontece a afirmação no cenário nacional. Além disso, o estádio é mais moderno, o que realmente diminui os custos com a manutenção. A tendência é que o rombo financeiro dê uma diminuída.

Quanto ao elenco, realmente virou uma filial do Botafogo. Eu usei essa tática de sucessivos empréstimos nos 2 primeiros anos do meu save, e deu relativamente certo. Acho que é uma boa para recuperar tuas finanças. No entanto, é bastante perigoso não ter tantos atletas vinculados definitivamente ao clube. Talvez uma saída interessante seja usar mais a base, ao invés de apenas negociá-los. Uma outra ideia que te dou é buscar jovens por empréstimo com cláusula de compra em equipes menores, como eu fiz na minha temporada 2017 (dá uma olhada lá no Saves e Desafios, postei uma atualização ontem). Dentre todos aqueles guris, o Kevin (tem o perfil dele lá) virou meu LE titular e foi o recordista de "Melhor jogador em campo" na última temporada, além de conseguir um bom número de assistências. Talvez tu consiga alguns jogadores bons, úteis e baratos.

No mais, o negócio é seguir o trabalho que vem sendo feito. De tanto bater na trave, uma hora a bola entra hahaha. Acho que você perdeu jogadores importantes, mas tem bons jovens que conseguiu por empréstimo, que podem suprir as perdas. 

Boa sorte na sequência!

15 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Atualmente o clube deve cerca de R$ 12mi por empréstimos

Te ganhei nessa, tô devendo R$ 18 milhões (uns R$ 5 milhões pela construção do Estádio e os demais pelas temporadas no vermelho - sobretudo a de 2017, que não teve Copa do Brasil).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois dessa leva de jogadores, podemos mudar o hino nacional brasileiro para "Ouviram do Botafogo as margens plácidas".

Mas é esse o caminho mesmo. Se a direção não dá espaço para contratações decentes, você inova trazendo gente por empréstimo. Uma ótima saída sem dúvidas.

E concordo com a fala do @ggpofm, acho que você não precisa ser econômico com as contratações não. Usa o limite que a direção impor mesmo. hahaha

No mais, parabéns pelo novo estádio. ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 hours ago, Danut said:

Tu não tava brincando mesmo quando falou "por causa dos empréstimos". Virou uma filial do Botafogo, definitivamente.

Espero que a mudança de estádio e a venda do Gervásio (ótimo nome) sirvam para melhorar tua vida nas próximas temporadas. Até porque se conseguir subir não vai dar pra continuar só como time B do fogão.

A venda do Gervásio vai servir pra melhorar a próxima temporada. Tendo em vista que é uma receita não-recorrente, se não fizermos outra venda na temporada seguinte, a tendência é as coisas voltarem ao normal. Mas vamos ver como tudo vai se desenrolar.

18 hours ago, Henrique M. said:

Sabe o que é triste disso tudo, talvez com esse tanto de empréstimos tenha mais chance de subir do que nesses outros anos anteriores que tinha mais dinheiro.

Bah, pior que é verdade. Tem vários bons jogadores dentre esses emprestados, provavelmente melhores do que as opções que teria disponível no mercado.

12 hours ago, ggpofm said:

Perdi duas atualizações sem comentar e quase perco a terceira. É um dos saves que mais gosto de acompanhar no momento.?

Resultado de imagem para flattered

12 hours ago, ggpofm said:

Fez um campeonato bastante seguro, apesar de alguns momentos de irregularidade. Isso é bom. Ficou em 6º lugar com 56 pontos e poderia até ter subido. Com mais uns quatro pontos você teria subido tanto em 2025 como em 2024, ou seja, falta pouco para conseguir isso e com uma vitória e um empate a mais dá para voltar para a Série A. Vai depender de você ajudar seus jogadores a fazer isso em campo.

Eu também vejo com bons olhos essas campanhas. Penso que quem tanto passa perto uma hora atinge o objetivo.

12 hours ago, ggpofm said:

A diretoria está fechando a torneira a cada temporada, hein? Para atual temporada adotou uma política que pode se mostrar acertada com tantos empréstimos sem custos. Espero que os jogadores se encaixem até o começo da Série B. 

Tenho treinado coesão, trabalho em equipe e feito muitos amistoso. O ramp-up dos novos jogadores tá excelente e acho que já estão bem adaptados à equipe.

12 hours ago, ggpofm said:

Vi uma resposta sua que me deixou confuso. Por que tem uma margem salarial para usar e não a usa integralmente? O que você ganha com isso?  Se você vive reclamando da qualidade da equipe, não seria mais lógico tentar gastar o dinheiro disponível para reforçar o elenco e montar um time para subir de divisão?  Ou a ideia é sofrer sem precisar? ?

Porque na maioria dos casos os jogadores que consigo emprestados são melhores tecnicamente do que os jogadores que eu conseguiria contratar definitivamente com o dinheiro disponibilizado. Por exemplo: Rincón, ponta direita cedido gratuitamente pelo Botafogo, é melhor que qualquer ponta que eu pudesse contratar com o dinheiro disponível (podendo pagar até R$ 15 mil/mês). E tem sido tanto assim que só contratei três jogadores definitivamente nessa janela. Aí acabo nem usando todo o orçamento disponível de tantos empréstimos que consigo.

12 hours ago, ggpofm said:

Se eu fosse diretor e disponibilizasse 600 mil e meu treinador só usasse 300 e conseguisse ir bem no campeonato, eu também reduziria o orçamento. Observe que a cada ano que você usou menos da folha salarial, no ano seguinte orçamento também foi reduzido. Na minha opinião, você deveria usar o orçamento que a diretoria lhe oferece. Na hora que tiver um desempenho ruim, ninguém irá lembrar que você é um treinador econômico.

Na minha opinião, você está criando problemas que não precisava ter.

Que venha 2026.

Teu pensamento faz sentido, mas será que o jogo se comporta dessa maneira mesmo? Porque já me lembro de jogar em times maiores, não usar todo o orçamento salarial disponível e não notar essa redução de orçamento simplesmente "porque não usei". Mas é como falei: não é um problema. Estou contratando os melhores jogadores disponíveis. Contratar menos emprestados não vai fazer o time ser mais qualificado. 

9 hours ago, Vannces said:

Muitos jogadores emprestados mostra realmente que você está lutando com as armas que tem. Acho que uma coisa interessante que pode tentar fazer é diminuir o máximo de gastos possíveis e quem sabe no final da temporada quando aquele jogador, o Gervásio. Caso não haja dívida nenhuma, as finanças estejam bem, quem sabe poderá receber 100% do valor desse jogador, ou quem sabe no mínimo uns 75%. É lutar para se manter na divisão e ao mesmo tempo para não gastar dinheiro e ter essa recompensa no final. Acha que isso seria possível? Boa sorte e bom trabalho.

O único gasto disponível que tem pra diminuir agora é o salário gasto com funcionários. Porém isso implicaria em diminuir a qualidade da comissão técnica, então eu prefiro manter esse custo. E é verdade! Eu não tinha pensado nisso. Não sei quantos % da transferência vou ter disponível pro orçamento. É capaz de dar uma boa turbinada nos salários. Baita dica! Valeu!

6 hours ago, DiegoCosta7 said:

Se não fosse seu artilheiro entrar numa seca e o time ter tropeçado tanto subiria bem, mas tô vendo que o time conseguiu superar a seca do artilheiro, superou as decisões erradas, vai superando o fogo amigo da diretoria e a baixa do orçamento salarial, dessa vez não dá pra falar em danutada, mas que o time tá buscando se consolidar antes de dar o passo adiante, as contratações foram boas, e o time vem num nível interessante nesse ano, curioso pra ver como o Ypiranga se comportará, sobre o São Raimundo, parece o São Bento com o Tupi do @marciof89, toda hora é uma zebra correndo solta na savana, vamos ver o que o canarinho vai arrumar nessa temporada...

Realmente foi uma questão de detalhes essa temporada. Também é verdade que o time se consolidou na Série B com boas pontuações e colocações nas últimas três temporadas. Claro que tudo pode mudar de uma temporada pra outra, mas acho que já podemos dizer que #SérieCNuncaMais. 

Sobre o São Raimundo: tá loco! Ninguém aguenta mais eles. Nem eles mesmos! aehuhaeuh 

6 hours ago, Vinicius B said:

A venda do Gervásio (impossível não rir quando se lê esse nome hahaha) certamente vai dar uma aliviada nas finanças, assim como a mudança para o Estádio do Ypiranga (nome muito criativo hahaha). Acho que um estádio com menor capacidade é o ideal para o clube, ainda mais enquanto não acontece a afirmação no cenário nacional. Além disso, o estádio é mais moderno, o que realmente diminui os custos com a manutenção. A tendência é que o rombo financeiro dê uma diminuída.

Já notei a diferença nas finanças. Ultimamente o saldo tem estado sempre positivo, não sei se por causa da diminuição das despesas ou se a diretoria vem sempre injetando dinheiro. A venda do Gervásio (rsrs) só deve entrar nos cofres na próxima temporada. Eu penso que o estádio menor vai dar uma taxa maior de ocupação e vai diminuir os custos de manutenção, como bem falaste. 

6 hours ago, Vinicius B said:

Quanto ao elenco, realmente virou uma filial do Botafogo. Eu usei essa tática de sucessivos empréstimos nos 2 primeiros anos do meu save, e deu relativamente certo. Acho que é uma boa para recuperar tuas finanças. No entanto, é bastante perigoso não ter tantos atletas vinculados definitivamente ao clube. Talvez uma saída interessante seja usar mais a base, ao invés de apenas negociá-los. Uma outra ideia que te dou é buscar jovens por empréstimo com cláusula de compra em equipes menores, como eu fiz na minha temporada 2017 (dá uma olhada lá no Saves e Desafios, postei uma atualização ontem). Dentre todos aqueles guris, o Kevin (tem o perfil dele lá) virou meu LE titular e foi o recordista de "Melhor jogador em campo" na última temporada, além de conseguir um bom número de assistências. Talvez tu consiga alguns jogadores bons, úteis e baratos.

O empréstimo é a única tática disponível. Eu não tenho escolha! haeuaehuh ou jogo com emprestados, ou jogo com o time sub-20 eahuhaeuh

Eu não gosto muito dos jogadores que tem saído da minha base. Tiago Nicoletti, Gervásio... todos esses tinham condições de jogarem no time principal segundo os preparadores, mas no fim eu não gostava muito dos atributos deles. Gervásio tinha ótima impulsão e força, mas era meio ruim nos atributos psicológicos. Então, por ora, achei melhor vender eles já que pelo menos resolve o problema financeiro. Eu tenho um jogador da base no meu elenco, o ponta esquerda Elomar Zilio, que fui obrigado a aproveitar da base pois não achei nenhum jogador melhor que ele pra reserva da posição. Ele vem cumprindo bem o que é cobrado, sem deixar a desejar e tendo boas atuações até. Mas por enquanto é só ele.

6 hours ago, Vinicius B said:

No mais, o negócio é seguir o trabalho que vem sendo feito. De tanto bater na trave, uma hora a bola entra hahaha. Acho que você perdeu jogadores importantes, mas tem bons jovens que conseguiu por empréstimo, que podem suprir as perdas. 

Boa sorte na sequência!

Penso mais ou menos isso aí mesmo! aheuhaeu de tanto passar perto, uma hora acerta. Valeu!

6 hours ago, Vinicius B said:

Te ganhei nessa, tô devendo R$ 18 milhões (uns R$ 5 milhões pela construção do Estádio e os demais pelas temporadas no vermelho - sobretudo a de 2017, que não teve Copa do Brasil).

Porra, R$ 6 mi é muita diferença pra botar só na conta de uma copa do brasil - que dá uns R$ 500 mil por fase em média. Tem que ligar o alerta nisso aí, hein?4

1 hour ago, marciof89 said:

Depois dessa leva de jogadores, podemos mudar o hino nacional brasileiro para "Ouviram do Botafogo as margens plácidas".

Mas é esse o caminho mesmo. Se a direção não dá espaço para contratações decentes, você inova trazendo gente por empréstimo. Uma ótima saída sem dúvidas.

E concordo com a fala do @ggpofm, acho que você não precisa ser econômico com as contratações não. Usa o limite que a direção impor mesmo. hahaha

No mais, parabéns pelo novo estádio. ?

olha sóó a piada booua [/paulo brito] hauehauh

É uma ótima saída, mas porém não tinha opções. Essa era a única alternativa possível. aehuaeh

É como eu falei pra ele: tenho contratado os melhores disponíveis. Não faz sentido contratar um jogador em definitivo se posso contratar um melhor que ele por empréstimo. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Leonardo Moreno disse:

Porra, R$ 6 mi é muita diferença pra botar só na conta de uma copa do brasil - que dá uns R$ 500 mil por fase em média. Tem que ligar o alerta nisso aí, hein?4

1 hora atrás, marciof89 disse:

Já liguei o alerta quanto a isso, e a direção vem me ajudando a diminuir o panorama negativo (já foram 2 investimentos de R$ 600-800 mil em cerca de 1 mês). Procurei manter orçamentos menores nos últimos anos, e vem dando certo, com uma dívida acumulada entre todas as temporadas de algo em torno de R$ 1,5 milhões. Já estive com quase R$ 4 milhões, então acho que estou no caminho certo. No próximo ano tem Série A e estádio novo sendo concluído, a expectativa é das melhores! O problema é que as dívidas de empréstimo seguem em cerca de R$ 250 mil mensais, o que contribuía para o aumento da dívida quando eu não tinha ninguém que prestasse para vender hahaha. Agora já tá bem melhor! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Declínio no estadual

Eu costumo dividir o ano do Ypiranga em duas partes - Estadual/Copa do Brasil e Série B - não por causa do período (já que a Série B começa em maio), mas sim por causa da quantidade de jogos. A primeira parte do calendário de jogos do Ypiranga em 2026 teve o Gauchão, a Copa do Brasil e MUITOS amistosos.

Os amistosos foram disputados em todas as lacunas entre os jogos das competições oficiais. Essa abordagem foi adotada pra dar rodagem a todo o elenco, aumentar a familiaridade de todos à tática (visto que o elenco era praticamente todo novo) e também fazer alguns testes táticos. Os adversários foram os mais variados: clubes de outros países, clubes da primeira divisão brasileira até clubes sem divisão. Aqui é possível ver o resumo:

DmlBIhK.png

Os destaques ficam por conta da goleada sobre o Nacional do Paraguai, o empate contra o Vasco, a vitória contra o Tigre e também contra o Criciúma. O teste mais bem sucedido foi a mudança tática para o uso da instrução 'Defender' como tática inicial das partidas. Tornou-se uma tendência e passei a utilizar com frequência essa abordagem tática.

myTj3iV.png&key=bc4d84cccaeeb0cc7ffe5b04

No Campeonato Gaúcho, decidi dar bastante rodagem pra alguns jogadores promissores que temos no time Sub-20 do Ypiranga. Isso comprometeu nosso desempenho mesmo nas partidas mais fáceis e o time não terminou a 1ª fase do certame na tradicional 3ª colocação. Os tropeços contra times frágeis como São Luiz, Cruzeiro e Novo Hamburgo custaram caro.

YAid83O.png

mYbAXHq.png

A colocação ruim na 1ª fase resultou num confronto difícil logo nas quartas-de-final, colocando o Internacional à frente. Mesmo querendo muito avançar e chegar à final do Estadual pela primeira vez, o jogo foi difícil. O Internacional saiu na frente mesmo com a nossa retranca fortíssima. Aos 20 do segundo tempo, eles tiveram um jogador expulso e no minuto seguinte empatamos, conseguindo assim levar a partida pra prorrogação. Mesmo com um a menos, eles conseguiram fazer 2 x 1 mas conseguimos buscar o empate novamente! Nos minutos finais decidi me jogar pro ataque devido à superioridade numérica, mas acabei me dando mal e eles conseguiram ganhar o jogo. No entanto, pela primeira vez em todo o save o jogo travou e tive que encerrar o processo. Por sorte, mantenho o save atualizado sempre e pude reiniciar o jogo a partir da última partida. Sendo assim, apenas simulei o confronto contra o Inter novamente e perdemos por 2 x 0.

T6I8pdn.png&key=73862cb629145c2f37900751

Na Copa do Brasil o sorteio da 1ª fase colocou o rival de Série B América-RN pela frente. A nova tática defensiva se mostrou extremamente bem-sucedida e passamos a patrola no time potiguar mesmo fora de casa. Infelizmente na 2ª fase o adversário sorteado foi o Flamengo, um dos mais forte possíveis. Mesmo jogando em casa, não conseguimos exercer nosso jogo e fomos derrotados por 2 x 0.

FmUVORr.png

E mais uma vez o Ypiranga terá a Série B pela frente, com um desafio cada vez maior a cada ano que passa. Curiosamente dessa vez a imprensa nos coloca como um dos favoritos ao acesso, mesmo tendo - de longe - a menor folha salarial do campeonato.

mxiUb4j.png

CLViLuW.png

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, até o Águia de Marabá tá na tua frente em salários... Lembro que joguei com eles uma vez no FM14, o time não tinha dinheiro pra pagar um único jogador que fosse, o salário do treinador já era maior que o orçamento. Aí era só empréstimo gratuito. Acabei rebaixado para divisão não jogável.

Voltando ao teu save, acabou indo mal no gauchão, mas acho que a decisão de dar rodagem aos jogadores mais novo pode ter sido correta mesmo assim. Pena que não deu para vencer o Inter, a chance era essa - já que eles jogaram com um a menos.

Na Copa do Brasil deu azar no sorteio. Não tinha muito a fazer contra o Flamengo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Porque na maioria dos casos os jogadores que consigo emprestados são melhores tecnicamente do que os jogadores que eu conseguiria contratar definitivamente com o dinheiro disponibilizado. Por exemplo: Rincón, ponta direita cedido gratuitamente pelo Botafogo, é melhor que qualquer ponta que eu pudesse contratar com o dinheiro disponível (podendo pagar até R$ 15 mil/mês). E tem sido tanto assim que só contratei três jogadores definitivamente nessa janela. Aí acabo nem usando todo o orçamento disponível de tantos empréstimos que consigo.

O questionamento que fiz não foi só sobre a atual temporada, mas errei ao não deixar isso claro. Para a atual temporada, apoio completamente sua decisão de transformar o Ypiranga em um "time B do Botafogo". Os salários estão comprimidos e pelos seus relatos não existem muitas saídas. Claro que, tem toda a questão de você acabar sem ativos para vender e trazer dinheiro para o clube, já que os jogadores não são seus, e também a questão de você não ter um elenco próprio com o uso generalizado de empréstimos e que ao final da temporada pode voltar para o Botafogo e deixá-lo na mão se o contrato de empréstimo for de apenas um ano. Mas essas decisões estão embutidas nas escolhas que fez e aí o ônus e o bônus delas são totalmente seu. Nós só vamos cornetar se algo der errado. ? Minha aposta é que vai subir para a Série A nesta temporada.

Posso estar engando, mas em seus posts e respostas dos comentários para outras pessoas, vejo um certo tom de lamúria sobre a qualidade do elenco e o que é possível tirar dele em campo como algo provocado apenas pela diretoria que limita sua margem salarial, quando você tem boa parte de responsabilidade nisso, pois boa parte desse problema que você aponta para formação do elenco desde que voltou para a Série B tem sido provocado por você mesmo, quando algumas temporadas atrás você teve condições para ampliar os gastos de sua folha salarial e contratar bons jogadores livres e/ou por empréstimo pagando parte do salário e até ter subido pelo que vem demonstrando na Série B, mas preferiu um caminho de segurar os gastos abaixo do teto da folha.

Observe, por exemplo em 2023. Você tinha 663 mil de margem salarial e usou 283 mil. No total (3,4 milhões no ano em salários), o que o colocou como a 19ª folha salarial da série B. Se tivesse usado os 663 mil que tinha para pagar salários de jogadores você teria gasto 7,9 milhões no ano em salários e passaria a ter a 8ª folha salarial da Série B. Sem contar que poderia ter usado 525 mil para transferências e dar um gás a mais nos salários. Será que não dava para montar uma boa equipe com esses recursos? Em 2024 foi algo parecido. Tinha 600 mil de margem e usou 300 no total de 3,7 milhões por ano em salários. Com isso teve novamente a 19ª folha salarial da Série B, mas se usasse toda margem teria a 11ª. O que eu quero dizer é que você tem conseguido colocações muito boas na Série B, mas que se tivesse usado melhor a folha salarial, talvez já tivesse subido novamente. Geralmente, quando o treinador humano pode contratar ele se sobrepõe ao treinadores do jogo. Os números que apresentei podem variar um pouco por conta da fonte que peguei as informações em seu save.?

 

20 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Teu pensamento faz sentido, mas será que o jogo se comporta dessa maneira mesmo? Porque já me lembro de jogar em times maiores, não usar todo o orçamento salarial disponível e não notar essa redução de orçamento simplesmente "porque não usei". Mas é como falei: não é um problema. Estou contratando os melhores jogadores disponíveis. Contratar menos emprestados não vai fazer o time ser mais qualificado. 

Eu também não sei se o fator "não-promoção" colaborou para essa redução. Nas divisões de elite há tanto dinheiro que mesmo economizando, o orçamento cresce quase espontaneamente durante um tempo, mas já nas divisões mais baixas parece que mesmo sendo cuidadoso financeiramente, o buraco parece nunca fechar porque as receitas são pequenas. Parece ser esse o seu caso. Você tem como nos dizer como fechou o balanço anual dos últimos anos do Ypiranga na Série B?

Eu acho que é legal sua preocupação com as finanças do clube, mas que acredito ela não deve ser seu foco principal. Quem tem que cuidar disso é a Diretoria. O treinador só deve entrar nessa questão de forma complementar, já que não possui muitas formas para manobrar todas as finanças do clube. Encontrar o equiíbrio entre um bom desempenho em campo e uso da folha salarial e as vendas/compras de jogadores é seu trabalho. Vejo o clube entrando em desequilíbrio, pois você, mesmo sendo muito econômico e ajudando o clube desportivamente não consegue tirar a equipe da Série B e se passar mais tempo aí, talvez inviabilize o futuro do Ypiranga, pois já está praticamente sem elenco próprio e já não consegue atrair jogadores.

Um detalhe importante no que eu escrevi no meu comentário do outro post: eu não falei em nenhum momento que você não devia trazer jogadores emprestados. Meu questionamento não foi esse.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temporada 2026 não começou muito bem na minha opinião. Depois de algumas temporadas mostrando ser a 3ª força do estado, o Ypiranga não fez Gaúchão bom, com a abertura que você fez para os jogadores do sub-20.

Na Copa do Brasil não conseguiu ir longe novamente, mas o que importante é a Série B, onde depois de três anos com bons desempenhos parece estar aumentando a reputação do clube e aparece como favorito à promoção. Não lembro o que a Diretoria deseja de você neste ano na Série B. Pode dizer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Não fez um bom Gauchão, mas como a prioridade desse ainda é de Internacional e Grêmio, o que vier é lucro. Depois de uma ou duas temporadas na Série A é que ficará feio ter esse tipo de campanha. E uma pena o azar no sorteio da Copa do Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/8/2018 at 2:28 AM, Danut said:

Rapaz, até o Águia de Marabá tá na tua frente em salários... Lembro que joguei com eles uma vez no FM14, o time não tinha dinheiro pra pagar um único jogador que fosse, o salário do treinador já era maior que o orçamento. Aí era só empréstimo gratuito. Acabei rebaixado para divisão não jogável.

Voltando ao teu save, acabou indo mal no gauchão, mas acho que a decisão de dar rodagem aos jogadores mais novo pode ter sido correta mesmo assim. Pena que não deu para vencer o Inter, a chance era essa - já que eles jogaram com um a menos.

Na Copa do Brasil deu azar no sorteio. Não tinha muito a fazer contra o Flamengo.

Por que raios tu fez um save com o Águia de Marabá? haeuheauh

Mesmo que tivesse vencido o Inter teria perdido a partida pois o FM travou em seguida ?

Pois é. Contra um Vasco ou Fluminense até tinha alguma chance como daquela vez. Flamengo é top 3 do país. Sem chance.

On 6/8/2018 at 10:13 AM, ggpofm said:

O questionamento que fiz não foi só sobre a atual temporada, mas errei ao não deixar isso claro. Para a atual temporada, apoio completamente sua decisão de transformar o Ypiranga em um "time B do Botafogo". Os salários estão comprimidos e pelos seus relatos não existem muitas saídas. Claro que, tem toda a questão de você acabar sem ativos para vender e trazer dinheiro para o clube, já que os jogadores não são seus, e também a questão de você não ter um elenco próprio com o uso generalizado de empréstimos e que ao final da temporada pode voltar para o Botafogo e deixá-lo na mão se o contrato de empréstimo for de apenas um ano. Mas essas decisões estão embutidas nas escolhas que fez e aí o ônus e o bônus delas são totalmente seu. Nós só vamos cornetar se algo der errado. ? Minha aposta é que vai subir para a Série A nesta temporada.

Nas outras temporadas os jogadores emprestados também eram melhores que os que estavam sem contrato - na maioria dos casos. Esse ano só ficou mais evidente ainda essa situação. Claro que tem o ônus de uma política assim: como tu falou não tem ativos pra venda, no fim do ano posso perder a maioria dos jogadores... Mas por esse lado eu também fazia contratos curtos com os outros jogadores, então não faz muita diferença. 

On 6/8/2018 at 10:13 AM, ggpofm said:

Posso estar engando, mas em seus posts e respostas dos comentários para outras pessoas, vejo um certo tom de lamúria sobre a qualidade do elenco e o que é possível tirar dele em campo como algo provocado apenas pela diretoria que limita sua margem salarial, quando você tem boa parte de responsabilidade nisso, pois boa parte desse problema que você aponta para formação do elenco desde que voltou para a Série B tem sido provocado por você mesmo, quando algumas temporadas atrás você teve condições para ampliar os gastos de sua folha salarial e contratar bons jogadores livres e/ou por empréstimo pagando parte do salário e até ter subido pelo que vem demonstrando na Série B, mas preferiu um caminho de segurar os gastos abaixo do teto da folha.

Observe, por exemplo em 2023. Você tinha 663 mil de margem salarial e usou 283 mil. No total (3,4 milhões no ano em salários), o que o colocou como a 19ª folha salarial da série B. Se tivesse usado os 663 mil que tinha para pagar salários de jogadores você teria gasto 7,9 milhões no ano em salários e passaria a ter a 8ª folha salarial da Série B. Sem contar que poderia ter usado 525 mil para transferências e dar um gás a mais nos salários. Será que não dava para montar uma boa equipe com esses recursos? Em 2024 foi algo parecido. Tinha 600 mil de margem e usou 300 no total de 3,7 milhões por ano em salários. Com isso teve novamente a 19ª folha salarial da Série B, mas se usasse toda margem teria a 11ª. O que eu quero dizer é que você tem conseguido colocações muito boas na Série B, mas que se tivesse usado melhor a folha salarial, talvez já tivesse subido novamente. Geralmente, quando o treinador humano pode contratar ele se sobrepõe ao treinadores do jogo. Os números que apresentei podem variar um pouco por conta da fonte que peguei as informações em seu save.?

Acho que 2023 foi o ano que me afiliei ao Botafogo e foi quando passei a ter acesso a jogadores que normalmente não jogariam no meu time. Tanto é que teve uma temporada aí que RODINEI (o lateral direito) veio jogar no meu time, sendo que ele tava ganhando mais de R$ 100 mil/mês no Botafogo. E veio de graça! Que jogador eu poderia contratar desse nível? Eu pensei em readequar a filosofia de teto salarial pra usar todo o orçamento disponível nos jogadores não emprestados. Por ex.: as faixas salariais são previstas pra 22 jogadores. Se eu previsse ela só pra, sei lá, 10, eu poderia pagar um salário muito maior pra esses jogadores, aí talvez eu conseguisse uns jogadores melhores (aqueles que se recusaram a vir pro Ypiranga porque o salário era pequeno). Mas decidi não fazer assim, melhor manter as coisas simples.

Quanto ao uso do orçamento de transferências pra turbinar o orçamento de salários. Além de não aumentar significativamente o orçamento de salários, o orçamento de transferências é importante pra pagar o valor do agente e as luvas do jogador.

Mas é verdade que não posso me lamuriar muito porque muito (ou tudo) disso fui eu que me coloquei. Direta ou indiretamente é tudo consequência das decisões anteriores. 

17 hours ago, ggpofm said:

A temporada 2026 não começou muito bem na minha opinião. Depois de algumas temporadas mostrando ser a 3ª força do estado, o Ypiranga não fez Gaúchão bom, com a abertura que você fez para os jogadores do sub-20.

Eu acho o Gauchão importante, mas enquanto houver esse abismo entre eu e a dupla grenal, eu não vejo muita diferença entre ficar nas quartas ou ficar nas semis. Aí pelo menos dou uma rodagem no time sub-20, acelero um pouco a evolução dos jogadores já que agora eu vi que eles podem ser muito úteis.

17 hours ago, ggpofm said:

Na Copa do Brasil não conseguiu ir longe novamente, mas o que importante é a Série B, onde depois de três anos com bons desempenhos parece estar aumentando a reputação do clube e aparece como favorito à promoção. Não lembro o que a Diretoria deseja de você neste ano na Série B. Pode dizer?

Pois é! Será que o desempenho em 6º colocado no ano anterior aumentou a reputação? A diretoria espera escapar do rebaixamento novamente. Acho que esqueci de colocar as expectativas provavelmente porque eram as mesmas (fugir do rebaixamento, chegar à 2ª fase da Copa do Brasil, chegar à semi-final do Gauchão).

2 hours ago, Henrique M. said:

Não fez um bom Gauchão, mas como a prioridade desse ainda é de Internacional e Grêmio, o que vier é lucro. Depois de uma ou duas temporadas na Série A é que ficará feio ter esse tipo de campanha. E uma pena o azar no sorteio da Copa do Brasil.

Exatamente. Quando tiver mais competitividade contra a dupla aí sim vou ir com tudo pra quebrar essa barreira que é a semi-final do Gauchão. E na Copa do Brasil ainda dependemos da sorte, torcemos sempre pra pegar uma equipe de até segundo escalão. Pegar Flamengo, Grêmio, Botafogo, Palmeiras, Santos... esses aí que tão sempre ganhando a Libertadores é foda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Agora vai/A desforra

A Série B 2026 é a quarta temporada seguida que o Ypiranga jogará na 2ª divisão após subir da Série C pela segunda vez. Em 2023, o Canarinho terminou na 7ª posição. Em 2024 na 11ª; na temporada anterior, o Canarinho terminou na 6ª colocação. Em todas essas temporadas o time teve grandes chances de conseguir o acesso. Será que agora vai?

Fazendo uma projeção da pontuação necessária: nas últimas três temporadas, o 4º colocado teve respectivamente 57, 58 e 60 pontos. Projetando em cima da divisão que faço do campeonato (dividi-lo em 4 partes), se a cada 9 partidas fizermos 15 pontos (5 vitórias), na 36ª rodada estaremos com 60 pontos. Esse é, então, o objetivo de cada atualização: fazer 15 pontos. Nas temporadas anteriores o Ypiranga fez 56, 53 e 56 pontos, o que demonstra que estamos sempre perto.

K6Xrux7.png&key=d63ddbd2946be72584b8c522

1ª rodada: ASA x Ypiranga

A primeira rodada reservou pro Ypiranga o ASA de Arapiraca que recém subiu da Série C. O confronto foi no nordeste e eu esperava uma vitória pra começar bem o campeonato. A nova tática "defensiva" se mostrou excelente e o Ypiranga dominou o jogo e curiosamente também as ações: com 56% de posse de bola e 76% dos passes certos, um número incomum pro que estamos acostumados. O jogo terminou 2 x 0 pro Ypiranga.

2ª rodada: Ypiranga x CRB

Se na primeira rodada enfrentamos um time vindo da Série C, na segunda rodada enfrentamos um time vindo da Série A. O CRB era uma parada duríssima, mas foi derrotado com facilidade pelo Ypiranga com a tática sendo bem-sucedida mais uma vez: 55% de posse de bola, 80% de passes certos e vitória por 2 x 1.

3ª rodada: Atlético Goianiense x Ypiranga

Depois de enfrentar dois times no 4-2-2-2, o oponente do canarinho dessa vez veio num 4-1-4-1 com pontas recuados. O jogo acabou sendo muito truncado com poucas chances pra cada lado e o placar final foi 0 x 0.

4ª rodada: Ypiranga x Oeste

Essa partida marcou o terceiro clean sheet do Ypiranga em quatro rodadas de campeonato. Quanta solidez defensiva! O time aproveitou bem as poucas chances que e alcançou uma excelente vitória que o deixou na liderança do campeonato. Que início excelente do Canarinho!

0MZaWU5.png

5ª rodada: Madureira x Ypiranga

O início avassalador do Ypiranga parou por aí. O Madureira foi destruidor no ataque e conseguiram marcar 3 gols na nossa defesa que até então só tinha sofrido um gol de falta. A criação ofensiva foi inexistente e acabamos perdendo por 3 x 1.

6ª rodada: Ypiranga x América (RN)

Esse jogo foi inacreditável. Criamos várias chances e o adversário só deu 2 chutes a gol na partida inteira - e foram todos no fim do jogo. Perdemos com um gol contra inacreditável, numa bola bizarra do nosso zagueirão. Cortesia do departamento de bizarrices da SI.

hcgSPL5.png

7ª rodada: Ypiranga x Fortaleza

Mais um jogo fraco do nosso setor ofensivo. Até criamos algumas chances mas faltou eficiência na hora de botar a bola na rede. Defensivamente sólidos novamente, mas não teve gol contra e o jogo acabou 0 x 0.

8ª rodada: Ypiranga x Criciúma

Quarto jogo sem vitória do Ypiranga. Mais um 0 x 0 no qual a defesa fez sua parte e o ataque deixou a desejar. Sinto que devia fazer mudanças pra melhorar a parte ofensiva mas o receio de comprometer o sucesso defensivo me mantém inerte.

9ª rodada: São Raimundo x Ypiranga

Ao fim da partida contra o Criciúma, estava frustrado pelo terceiro jogo do time sem marcar gols. Quando vi que o adversário seguinte era o São Raimundo então eu fiquei desolado. O São Raimundo é a touca do Ypiranga nesses últimos anos, tendo um total de seis confrontos com quatro derrotas e dois empates. Aqui é possível ver esse retrospecto.

Todavia fui pro jogo com a tática de sempre esperando que dessa vez a sorte fosse diferente. Saímos na frente no placar, mas não comemoramos muito, pois o empate veio logo em seguida. O primeiro tempo terminou 1 x 1. Aí aconteceu o inacreditável: aparentemente o massagista do Ypiranga, o Aldo da Colônia, já cansado dessa freguesia contra o time paraense, chegou no vestiário no intervalo com uma garrafinha batizada e deu um gole pra cada um dos jogadores. O Ypiranga voltou pro segundo tempo parecendo o Real Madrid. Aos 9', gol: Ypiranga 2 x 1. Aos 19, mais um! Aos 24: mais um! Aos 25: mais um! E mais um! Meu Deus! Que goleada! Que momento! O São Raimundo até fez mais um no finzinho, mas não diminuiu a CHINELADA que o time levou. A torcida do Ypiranga foi à desforra com esse tundão que o time deu em campo.

OvjNyFX.png

A história do massagista pode ter sido um delírio meu no momento da euforia, mas é fato que o Ypiranga marcou SEIS gols após três jogos sem marcar. Que explicação tem pra isso?

Essa goleada encerrou o primeiro quarto do campeonato com o Ypiranga atingindo a pontuação desejada: 15 pontos. A colocação do time no campeonato é boa, mas, como sempre, a tabela está embolada e não podemos reduzir a marcha.

urHK0ZA.png

7TB6eHb.png

Rapidinha:

- Ypiranga contratou dois laterais junto ao Botafogo em contrato de empréstimo por dois anos: Jean e Wilfredo. Ótimas contratações já pensando na temporada seguinte.

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O save com o Águia era justamente porque eles eram a equipe mais pobre entre as divisões jogáveis no FM. Mas acabou que eram pobres demais pra dar pra fazer algo.

Sobre tua atualização, conseguiu os pontos necessários, mas a impressão que me passou é que a equipe ainda não convence. Não tenho muita certeza de que conseguirá manter o ritmo para a subida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a ler a atualização e me animei com os 5 primeiros jogos. Pensei comigo mesmo: agora vai! No entanto, o restante da campanha deixou um pouco a desejar. Parece que a boa e velha irregularidade do Ypiranga, que acaba custando sempre uns 4-5 pontos decisivos no final, está ainda presente. Ao menos para mim, acendeu um sinal de alerta. Espero que essa goleada tenha exorcizado a touca do São Raimundo, assim como o 8x1 do Inter liquidou com o Juventude. Já estava na hora da passar o carro neles.

Acho que tens que tomar cuidado quando o time fica mais de dois jogos seguidos sem marcar. Como falei anteriormente, esses pontos podem fazer falta no final. Como tu só enfrentou 1 dos 5 clubes acima de ti e a pontuação está próxima, acho que dá para conseguir uma boa arrancada, vencendo os confrontos diretos. Estarei na torcida para que isso aconteça! Tens que melhorar o desempenho em casa também, pode ser a chave para o acesso!

Boa sorte na sequência!

Editado por Vinicius B
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que a promoção virá nesta temporada? Os sentimentos são contraditórios. Enquanto a Diretoria crê na luta contra o rebaixamento, os apostadores pensam que a equipe do Ypiranga é um dos favoritos à promoção. Eu acho que está na hora de subir, mas ainda tem poucas rodadas para traçar um panorama da equipe nessa edição da B. Quero ver mais partidas para ver onde isso vai dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Começou próximo da parte de cima, mas tem que tomar cuidado com a sequência de derrotas e empates ao longo da temporada, para não evitar que a equipe se mantenha próximo do bolo da promoção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Ypiranga: em busca da glória inalcançada
  • AllMight unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Danut unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Dias atrás, vi uma notícia sobre a final da Série B do Campeonato Cearense e algo me chamou atenção: o Icasa não conseguiu chegar à final, sendo superado por times sem qualquer renome local, como Cariri e Tirol, este último sagrando-se campeão da competição.
      Essa situação garante uma terceira temporada em que o Verdão do Cariri estará fora da elite do futebol alencarino, relembrando um período sombrio de sua história entre 2017 e 2020, quando também competiu no segundo escalão cearense. Diante desse cenário, fiquei inspirado para iniciar um desafio no FM com o Icasa, aspirando um dia poder rivalizar novamente com os clubes da capital.

      O Icasa é um clube de futebol sediado em Juazeiro do Norte, Ceará, fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome "Icasa" é uma abreviação da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do mesmo fundador do antigo Icasa Esporte Clube. Seu maior rival é o Guarani de Juazeiro, com quem disputa o Clássico do Cariri.
      A história do clube remonta ao Icasa Esporte Clube, fundado em 1963 por Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano. Após alguns reveses e uma ação judicial, o clube foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, que participou dos campeonatos cearenses entre 1999 e 2001. Em 2002, surgiu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, que passou a competir na segunda divisão do Campeonato Cearense.

      O Icasa teve ascensão meteórica, conquistando a segunda divisão estadual em 2003 e chegando à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, obteve três vice-campeonatos estaduais, mas em 2009 foi rebaixado. Rapidamente, em 2010, conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira.
      Destacou-se nacionalmente ao alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. Em 2013, alcançou a quinta posição na Série B, ficando a um ponto do acesso à elite do futebol nacional. No entanto, em 2015, foi rebaixado para a Série D do Brasileirão.

      Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, sendo rebaixado no Campeonato Cearense e não tendo participação em divisões nacionais. Em 2020, conquistou o título da Série B do Campeonato Cearense, retornando à momentaneamente na elite estadual, mas hoje já amarga alguns anos na Série B novamente, depois de ter sido rebaixado pela escalação irregular de um jogador em 2022.
      Apesar de todos esses altos e baixos, o Icasa permanece como um dos clubes mais importantes do interior cearense, com uma história marcada por momentos de glória e desafios a superar.

      Para conseguir comandar o Icasa no FM 2024 foi necessário utilizar o Brasil Mundi Up. Do update, optei pelo arquivo do "Formato Real", sem a Série Regional. Com isto, o Icasa iniciará sua trajetória na Série B do Campeonato Cearense e precisará buscar a classificação para a Série D por meio do Estadual. O Verdão também participará da Copa Fares Lopes, que é a taça da Federação Cearense de Futebol, no segundo semestre de cada temporada.
      Além da estrutura brasileira, carreguei as duas principais divisões dos demais países da América do Sul, com base de dados "Personalizada" (grande, incluindo jogadores de "equipe de topo" do mundo inteiro).


      Os objetivos iniciais do save serão basicamente os marcos mais importantes que um clube cearense poderia ter até chegar à elite do futebol brasileiro.
      Retornar à elite do Campeonato Cearense (rebaixado em 2022) Participar da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar o título Campeonato Cearense (foi vice em 2005, 2007 e 2008 e campeão em 1992) Conquistar o título da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar a vaga para a Série D (última participação em 2022) Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2015) Conquistar o acesso à Série B (última participação em 2014) Conquistar o acesso à Série A (nunca participou) Em uma possível segunda parte do save, se eu ainda tiver gás para seguir, passaremos para um nível mais audacioso de objetivos, visando o âmbito nacional e continental.
      Conquistar o título da Copa do Brasil (participou apenas em 2009 e 2022) Conquistar o título da Série A (nunca participou) Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais) Superar os times da capital Ceará, Fortaleza e Ferroviário no ranking de reputação
      Para assumir o comando do Verdão do Cariri, escolhi como "personagem" o ex-camisa 9 Marciano, um dos principais ídolos e maior artilheiro da história do clube de Juazeiro do Norte. Enquanto jogador, Marciano acumulou pelo menos sete passagens pelo Icasa e marcou 88 gols, segundo matéria do Jornal do Cariri.
      Entre suas idas e vindas, o ex-centroavante passou por clubes como Remo-PA, Brasiliense-DF, Guarany de Sobral-CE, Brasil de Pelotas-RS e Coritiba-PR. Ainda assim, o time onde Marciano jogou por mais tempo foi, sem dúvida, o Icasa-CE. Em 2013, deixou o futebol profissional para se dedicar à carreira na área jurídica.

      O perfil de Marciano foi criado no jogo sem "Qualificações de Treino" e experiência anterior de Futebolista Profissional (Nível Regional).
    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
×
×
  • Criar Novo...