Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ypiranga: em busca da glória inalcançada


Leonardo Moreno

Posts Recomendados

Consegui me atualizar e so digo uma coisa, a promoção veio!!!!! Até que fim em, imagino a felicidade que teve ao ver que finalmente subiu depois de anos na luta, parece que agora está mais maduro para tentar fazer um bom ano na série A, e pelo menos evitar o rebaixamento.

Essas finanças estão cada dia mais complicadas, so espero que o gasto com esse estádio não piore ainda mais as coisas, pois menos de 1 milhão de folha salarial pra um time de série A não é muita coisa. E agora acho q vai ser mais complicado conseguir empréstimos, já que jogara junto com vários times que te cederam jogadores.

Enfim, vamos ver o que acontece, espero que finalmente o Ypiranga dê o salto que merece, pois já estava na hora.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/13/2018 at 12:24 AM, Vinicius B said:

Bah, jurava que o título da B ficaria nas mãos do Canarinho! Acredito que por mais que a campanha do Sport seja de fato fantástica, tu tropeçou em jogos que não poderia (acho que o do Águia de Marabá foi o principal, ainda mais por não ter uma finalização sequer). Enfim, a temporada foi muito melhor do que o previsto, o acesso foi importante para o clube. Sugiro uma boa análise das opções do mercado, para evitar que o time faça o popular "bate e volta" na Série A. Tô sentindo na pele o quanto isso é difícil, mas é possível roubar pontos dos grandes e trocar pontos com os pequenos. Como o Márcio disse no tópico dele, não se pode ter medo de jogar feio.

Acho que ficar sem o estádio pode ser uma questão negativa para o clube, visto que teve uma campanha ótima na Série B em seus domínios e poderia fazer do estádio um caldeirão para as grandes equipes da Série A. Espero que a equipe não sinta a mudança.

No mais, acho que com alguns reforços, possíveis a partir do orçamento salarial turbinado, a equipe possa lutar forte contra a degola nessa primeira temporada. Quanto aos jogadores emprestados pelo Bota, a parceria continua?

Boa sorte na sequência!

É verdade. Acho que os tropeços definitivos foram as derrotas no último minuto pra Sport e ABC. Se tivesse segurado o placar nesses dois jogos, teria sido campeão. Faltou maturidade pro time, mas não dá pra ficar muito triste. Conseguimos o acesso com folga e no fim das contas é isso que vale.

Quanto a evitar o "bate e volta": tô bem pessimista. Mesmo com chance de montar um time melhor, ainda não vejo o time capaz de bater de frente com Grêmio e Inter, por exemplo. Vai ser MUITO difícil se manter na elite. Vou ter que me reinventar taticamente pois sei que a tática atual não vai funcionar na Série A.

Ficar sem estádio é muito negativo. E vai ser durante grande parte do campeonato. 

A parceria com o Botafogo foi mantida.

Valeu!

On 6/13/2018 at 10:28 AM, ggpofm said:

Parabéns pela promoção. De volta à Série A. Espero que consiga se manter lá e consiga guiar o Ypiranga ao crescimento. A Diretoria parece convicta do crescimento do clube, pois vai reformar o estádio e já aumentou a verba para salários. Agora terá um bom desafio pela frente, pois o Botafogo deve acabar com a parceria e terá trabalho para reformar o elenco. E aí está uma das graças de um save.

Mesmo tendo confirmado a expectativa dos apostadores de promoção, não há como negar que a reta final do Ypirange foi bem ruim. Nessas últimas 10 partidas o Ypiranga conquistou apenas 43% dos pontos,  um desempenho do nível do Guarani,  o 12º colocado! Claro que o Sport foi super bem, mas para ele ser campeão precisou ter um desempenho de 80% o que é bastante alto. O desempenho do Ypiranga no 1º turno foi de 68%.

Fora essa ressalva, parabéns pelo retorno à Série A. Você merece.

Não foi só o Sport, falei do viés de queda da Ponte Preta. E tem gente que acha que eu corneto demais. ?

Valeu! Tô pessimista quanto a manter o time na Série A. Mesmo com a melhora do time, vou ter que me reinventar taticamente e isso vai ser um grande desafio. A parceria com o Botafogo foi mantida e alguns jogadores que eles nos forneceram serão úteis, mesmo sendo do time reserva deles. Mas ainda assim está sendo um desafio reconstruir o elenco. 

A reta final do Ypiranga foi levemente abaixo da meta estipulada: projetamos fazer 15 pontos nos últimos 10 jogos, fizemos 13. Se comparar com o mesmo período no primeiro turno, fica "elas por elas". A projeção que fiz no começo do campeonato se mostrou correta: se tivesse feito os 60 pontos projetados, teria terminado em quarto. Como superamos a projeção, ficamos numa posição melhor. Claro que com a perspectiva do título durante o campeonato, há um ar de desapontamento nisso. Mas prefiro focar na parte positiva. 

Valeu!

E é verdade: tu também previu a derrocada da Ponte. Tá com o olho treinado aehueahu

On 6/13/2018 at 12:34 PM, Danut said:

Danutada seria se tu tivesse perdido a vaga na série A, só perder o título não é pra tanto - por mais que ache que deveria ter sido campeão.

Aliás, por curiosidade, sabe me dizer em quantos dos anos do save teu time seria campeão com os 66 pontos? Vi que ano passado não seria igual, pois o campeão fez 67. Mas queria saber no geral.

Esse campeonato foi tipo empatar com o Barça no Camp Nou com eles tendo 3 expulsos: no geral foi bom, mas pelas circunstâncias podia ter sido melhor.

Em 2024: na Série B, os campeões tiveram 69, 67, 64, 68, 71, 73, 69, 82, 83, 73 e 76 desde o começo do save. Dá pra notar uma queda de nível do campeão nos últimos anos.

On 6/13/2018 at 1:05 PM, marciof89 said:

Po, fez uma campanha muito boa, é natural dar uma relaxada na reta final. Infelizmente o "ixpó" (como diria o pofexô Vanderlei) passou o rolo e chegou na frente. Mesmo assim, acho que subiu com propriedade. E a Série A, qual panorama vc faz agora? Mudou mt de quando vc caiu pra agora? A diretoria pelo menos turbinou o orçamento, isso vai ser bom hahaha boa sorte!

É verdade. A campanha foi regular durante 3 das 4 atualizações, sendo excepcional apenas no final do 1º turno. O Xpó deu aquela disparada e aí não deu pra manter a ponta até o fim. Não sei se a Série A mudou muito, mas vai ser muito difícil. Tem muitos times com nível MUITO acima. Meu campeonato vai ser contra os outros 3 que subiram e Bahia, Figueirense, Vitória. A tendência é que caiam os 4 que subiram, mas vou ter que desafiar a lógica e empurrar um dos outros três de volta pra Série B. Valeu!

On 6/13/2018 at 2:56 PM, PedroJr14 said:

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa não acredito que tu perdeu essa porra!!!!!!!!!!!!!

Parabéns pela campanha, kkkkk

Ano que vem vai ser difícil, mas acho que o time já está bem cascudo e não vai ser só um saco de pancadas na série A! Boa sorte!

Perdi ? A perda do título até tirou um pouco o bom gostinho do acesso, mas prefiro manter a visão otimista. Valeu!

Espero que tu esteja certo.

On 6/13/2018 at 3:06 PM, Tsuru said:

A campanha no geral foi excelente e o título teria sido incrível, mas o que importa mesmo é a subida para a Série A.

O Sport fez mesmo uma campanha perfeita e ficou difícil competir com eles, até porque o Ypiranga teve uma pequena queda de rendimento - super normal.

Agora é trabalhar para se manter na Série A e não sair mais de lá.

Boa sorte na continuação!

O título da Série B não tá na lista de objetivos mas seria bom pra criar uma cultura de vitórias. Esse save já passou das 10 temporadas e ainda não ganhei NADA. Essa foi a primeira vez que fui VICE, inclusive. Nem na Série C tinha sido. Mas no fim das contas o que importa mesmo é o acesso, como bem falou. Valeu!

14 hours ago, Henrique M. said:

O importante é a promoção, poderia ter saído com o título, mas conquistou o tão sonhado retorno à Série A, vamos ver como irá construir um elenco com condições financeiras tão complicadas.

Tocou num bom ponto, pois mesmo com uma sensível melhoria no orçamento salarial, certamente ainda estaremos muito abaixo das outras equipes.

6 hours ago, zk01 said:

Parabéns pelo acesso Leo!!Acho que consegue se manter na Série A,mesmo que seja só na ultima rodada hehe,e quem sabe a dupla Gre-nal não se pega antes e o Ypiranga consegue uma vaga na final do gauchão?Sonhar não custa nada hehe boa sorte na continuação!!

Valeu! É o objetivo! Queria muito ficar na Série A nem que seja pelo último critério de desempate! haeuheau ficando mais um ano na Série A creio que as finanças melhoram, a reputação do time também e aí vai ficar melhor de construir um time mais competitivo. 

E no Gauchão já tá na hora de chegarmos na final também, né? Mas como tu bem falou ainda dependemos da sorte de escapar da dupla grenal nos mata-mata. Valeu!

3 hours ago, baltazar said:

Consegui me atualizar e so digo uma coisa, a promoção veio!!!!! Até que fim em, imagino a felicidade que teve ao ver que finalmente subiu depois de anos na luta, parece que agora está mais maduro para tentar fazer um bom ano na série A, e pelo menos evitar o rebaixamento.

Essas finanças estão cada dia mais complicadas, so espero que o gasto com esse estádio não piore ainda mais as coisas, pois menos de 1 milhão de folha salarial pra um time de série A não é muita coisa. E agora acho q vai ser mais complicado conseguir empréstimos, já que jogara junto com vários times que te cederam jogadores.

Enfim, vamos ver o que acontece, espero que finalmente o Ypiranga dê o salto que merece, pois já estava na hora.

Boa sorte.

Veio! Com um gostinho um pouco amargo por perder o título na última rodada, mas tá valendo. Cara... pra ser sincero, eu fiquei foi frustrado na hora que o acesso se confirmou. Porque ele se confirmou matematicamente na rodada que perdi pro ABC se não me engano. aeuhaeuah mas depois que a frustração de perder o título passou e fui vendo no jogo as notícias do acesso, caiu a ficha que subi e aí fiquei contente. 

Já comecei a jogar a nova temporada e vi que as parcelas dos empréstimos tomados ficaram bem pesadas. Mas acho que a renda da TV da Série A vai cobrir. Como o empréstimo é longo prazo, é de suma importância não voltar mais pra Série B. 

E consegui alguns empréstimos de time da Série A sim. Não mudou nada aparentemente. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de não ter conseguido o título, o time mostrou força em confrontos considerado difíceis. A zaga não levou tantos gols se comparar com os outros times que subiram, o que já é um bom indício de possível boa campanha na série A. Toda vez que um time sobe de divisão a gente fica esperando um trabalho muito difícil. Que planos você poderá colocar em prática para tentar evitar sofrimentos maiores no próximo ano?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/15/2018 at 2:31 PM, Vannces said:

Apesar de não ter conseguido o título, o time mostrou força em confrontos considerado difíceis. A zaga não levou tantos gols se comparar com os outros times que subiram, o que já é um bom indício de possível boa campanha na série A. Toda vez que um time sobe de divisão a gente fica esperando um trabalho muito difícil. Que planos você poderá colocar em prática para tentar evitar sofrimentos maiores no próximo ano?

A zaga foi a menina dos meus olhos nessa temporada: 22 gols sofridos em 38 jogos. ? A solidez defensiva foi de fato o pilar principal da boa campanha. Porém as diretrizes que levaram a esse sucesso defensivo serão abandonadas para a próxima temporada: vou largar o futebol defensivo e reativo. Pretendo ter um time propositivo, com muita posse de bola e mais ofensivo.

Pelo que já venho testando, vai ser um ano MUITO difícil. Mesmo com a evolução financeira, a diferença pros outros times da divisão é ainda mais gritante do que na Série B. Se na Série B era uma diferença de R$ 1 mi/ano para até R$ 15mi/ano, na Série A será uma diferença de R$ 9mi ano para R$ 200mi/ano. É absurdo. Vai ser MUITO difícil permanecer, mas esse é o nosso desafio e estamos aí para superá-lo.

Meus planos: como falei, vou tentar montar um time propositivo. Vou mudar o esquema tático abrindo mão dos pontas e povoando o meio. Um dos motivos pra isso é que a posição que mais tem jogadores de altíssimo nível é o meio-campista ofensivo, então pretendo aproveitar esse ponto tentando formar uma meiuca de qualidade através das contratações disponíveis. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena que não veio o título, ainda mais por tão pouco. Mas o mais importante foi o acesso. Agora vamos ver na Serie A onde o bixo vai pegar. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, ggpofm said:

Como assim?

 O Vannces falou "sempre que um time sobe pra Série A a gente espera um trabalho difícil", aí eu respondi que vai ser muito difícil baseado nos testes que venho fazendo no save. Eu não postei ainda, mas já estou jogando o início da temporada. Baseado nos amistosos que usei pra fazer testes, a temporada vai ser MUITO difícil, pois os resultados nesses amistosos não foram muito bons.

22 minutes ago, lakers20 said:

Pena que não veio o título, ainda mais por tão pouco. Mas o mais importante foi o acesso. Agora vamos ver na Serie A onde o bixo vai pegar. Boa sorte!

Muita pena mesmo. Eu queria demais ? Mas é isso aí, bola pra frente tem outros troféu. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

O fim do ferrolho canarinho

O Ypiranga está de volta à Série A. Toda maturação pela qual o time passou durante os anos da Série B não significa nada na luta pela permanência na elite que está por vir. O abismo que separa a equipe canarinho das equipes dessa divisão continua gigante e conseguir permanecer na Série A vai ser muito mais difícil do que alcançar o acesso da Série B. O objetivo dessa temporada será superar esse desafio.

A disputa da Série A turbinou o orçamento do time; a diretoria disponibilizou R$ 900 mil para salários e R$ 2.7mi para transferências. As expectativas são escapar do rebaixamento no Brasileirão, chegar à semifinal no Gauchão e à segunda fase na Copa do Brasil. Expectativas prudentes da diretoria mesmo com o aumento da reputação do Ypiranga para 'Nacional'. Com o aumento do orçamento e a inesperada manutenção da parceria com o Botafogo, flexibilizei um pouco a filosofia de teto salarial e decidi ser menos rígido com relação aos salários dos jogadores; já que estava 'poupando' de um lado com empréstimos sem custo, poderia gastar um pouco mais de outro. Ainda assim não consegui utilizar todo o usado todo orçamento pra transferências.

| Transferências | Plantel |

Na última temporada o time conseguiu sofrer apenas 22 gols em 38 jogos da Série B - números de um verdadeiro ferrolho. Isso aconteceu graças a uma abordagem extremamente pragmática e defensiva. Para esse ano decidi abandonar essa estratégia e tentar montar um time que preza pela posse de bola. Pensando nisso, contratei uma quantidade considerável de meio-campistas com características de passe e armação. Os destaques da janela são Marcos Cesar, Andrey e Alex. A ideia é tentar montar um esquema tático com o meio povoado. Durante os testes nesse início de temporada variei entre três esquemas, mas não consegui encontrar o definitivo.

iHIlKnu.pngU1aGsEZ.png

ODonuWd.png

myTj3iV.png&key=bc4d84cccaeeb0cc7ffe5b04

Optei por não jogar com a base nesse Gauchão, dando rodagem pros novos contratados. Dessa maneira terminamos a primeira fase com tranquilidade na 3ª posição. O ponto negativo ficou pela forte goleada sofrida para o Grêmio. A derrota sofrida pro Internacional também foi categórica. Nas quartas-de-final a zebra apareceu e caímos pro São José nos pênaltis depois de acumularmos 89 chances perdidas no jogo. Não foi dessa vez que quebramos a maldição do estadual.

pSoq0cg.png

GTD00qK.png

| 0 x 5 Grêmio | 2 x 2 São José |

T6I8pdn.png&key=73862cb629145c2f37900751

Na Copa do Brasil o time conseguiu avançar algumas fases, derrotando o Volta Redonda, Santa Cruz (rival de Série A) e Palmas até cair na 4ª fase pro Santos. Mais um 5 x 0 nos côro pra mostrar que a Série A vai ser absurdamente difícil. Uma vitória simples no jogo de volta contra um tranquilo Santos serviu só pra dar uma pequena esperança pra Série A que está por vir.

9qNeRXQ.png

| 1 x 0 Voltaço | 1 x 1 Santa | 0 x 5 Santos |

Também aproveitei pra fazer alguns amistosos. O time goleou Racing e Independiente, mas foi apenas ilusão; os times argentinos estão num nível muito inferior aos brasileiros. Perdemos pro Vasco, Fluminense e vencemos o São Paulo com mais sorte que juízo. A perspectiva pro futuro é de muito pessimismo.

tkHZePC.png

| 1 x 3 Vasco | 4 x 0 Racing | 1 x 0 São Paulo |

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os resultados contra equipes de Série A até o momento preocupam muito, realmente. Me questiono se essa tua opção para jogar pela posse de bola não tá transformando a equipe em uma versão local da Arábia Saudita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não gostei da combinação de mentalidade, filosofia e instruções de equipe, e nem do encaixe das funções/tarefas. Olhando assim de fora me parece tudo, menos uma equipe que joga com posse de bola. Acho também que optou por correr muitos riscos sendo um time que acabou de subir.

Os resultados, especialmente contra os times da Série A, me pareceram bem preocupantes. Espero que a equipe consiga se encontrar em campo e se manter na primeira divisão.

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 hours ago, Danut said:

Os resultados contra equipes de Série A até o momento preocupam muito, realmente. Me questiono se essa tua opção para jogar pela posse de bola não tá transformando a equipe em uma versão local da Arábia Saudita.

No jogo contra o Grêmio ainda tentei jogar com a mesma tática que usei na temporada passada, mas o resultado provou que eu precisava realmente de uma nova. O jogo de posse tem como objetivo principal não sofrer defensivamente (ao segurar a bola como estratégia defensiva) e pelo menos nos jogos menores vem se provando efetiva. A questão é realmente nos jogos contra os grandes.

3 hours ago, Tsuru said:

Não gostei da combinação de mentalidade, filosofia e instruções de equipe, e nem do encaixe das funções/tarefas. Olhando assim de fora me parece tudo, menos uma equipe que joga com posse de bola. Acho também que optou por correr muitos riscos sendo um time que acabou de subir.

Os resultados, especialmente contra os times da Série A, me pareceram bem preocupantes. Espero que a equipe consiga se encontrar em campo e se manter na primeira divisão.

Boa sorte na continuação!

As escolhas que fiz dessa vez não foram baseadas em observação como na tática anterior, mas sim baseado nas experiências anteriores. Busquei fazer algo parecido como fiz lá na temporada de 2020, aquela temporada que venci Inter, Grêmio, Vasco e Fluminense. Aquele time tinha instruções >um pouco< parecidas com essas. Engraçado que em alguns jogos como contra o São Paulo o time até foi bem, no caso do SP teve até mais de 70% de posse de bola e tal... mas foi exceção. 

A questão dos riscos era pra serem menores ao ter controle da bola - evitando assim que o adversário possa atacar afinal sem a bola não tem como heauha -, mas ainda há ajustes pra fazer, claramente.

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temporada promete bastante emoção. Depois de alguns anos na Série B terá o duro desafio da permanência na temporada de retorno à Série A e essa experiência anterior pode lhe ser bastante útil.

Ainda tem 2/3 do elenco de jogadores emprestados, mas só aos poucos irá construir uma equipe própria, faz parte. Pelo menos já tem 11 jogadores.

Fez um bom Campeonato Gaúcho, mas foi eliminado jogando em casa e com muitas chances de gols. Uma pena. Na Copa do Brasil também avançou bem, mas acabou parando em um dos grandes do Brasil, dando um gostinho do que vai enfrentar na Série A. Estou curioso para ver sua proposta de jogo em ação no Brasileirão. Muitos não trocariam o que funcionou até aqui por uma proposta ousada, ficar com a bola diante das equipes mais fortes do país. O título será escapar do rebaixamento. Se conseguir mais que isso poderá ser a revelação do campeonato. Se cair, vai ter que assumir a bronca pela escolhas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Deu azar em pegar o Santos, mas pelo menos vem fazendo bonito no estadual, mesmo que tenha pintado a zebra nas quartas, fez o que tinha que fazer na fase de grupos,.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, joga muito bem contra equipes pequenas e médias, mas contra os grandes vai passar sufoco. Agora é hora de pegar a experiência passada na Série A e entender o que pode fazer para permanecer. Apesar do time ser formado por jogadores emprestados, tem bons nomes na equipe. Talvez tenha que trabalhar em cima desses nomes e construir um tipo de jogo que priorize eles. A derrota para o Santos foi doída, mas o teste de verdade vai ser agora. Veremos. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 6/20/2018 at 4:12 PM, ggpofm said:

A temporada promete bastante emoção. Depois de alguns anos na Série B terá o duro desafio da permanência na temporada de retorno à Série A e essa experiência anterior pode lhe ser bastante útil.

Na verdade não sei até que ponto a outra temporada na Série A vai ser relevante pra essa. Tô me sentindo como se fosse a primeira vez na Série A.

On 6/20/2018 at 4:12 PM, ggpofm said:

Ainda tem 2/3 do elenco de jogadores emprestados, mas só aos poucos irá construir uma equipe própria, faz parte. Pelo menos já tem 11 jogadores.

Pensei muito no que tu falou sobre ter jogadores como ativos na hora de contratar. No fim das contas, na pior das hipóteses eu tenho uma boa venda a ser feita.

On 6/20/2018 at 4:12 PM, ggpofm said:

Fez um bom Campeonato Gaúcho, mas foi eliminado jogando em casa e com muitas chances de gols. Uma pena. Na Copa do Brasil também avançou bem, mas acabou parando em um dos grandes do Brasil, dando um gostinho do que vai enfrentar na Série A. 

Não me abalei muito com a eliminação no Gauchão. Tenho o desejo de ultrapassar a "barreira" da semi-final, mas por ora o mais importante é construir o time (e dá pra ver que o time jogou bem contra o São José). O avanço na Copa do Brasil demonstrou o bom desenvolvimento do time, mas a goleada sofrida pro Santos mostrou que ainda estamos muitos degraus abaixo dos melhores da Série A.

On 6/20/2018 at 4:12 PM, ggpofm said:

Estou curioso para ver sua proposta de jogo em ação no Brasileirão. Muitos não trocariam o que funcionou até aqui por uma proposta ousada, ficar com a bola diante das equipes mais fortes do país. O título será escapar do rebaixamento. Se conseguir mais que isso poderá ser a revelação do campeonato. Se cair, vai ter que assumir a bronca pela escolhas. 

Há algumas temporadas eu vim com essa tática de valorização da posse e venci Grêmio e Inter no Gauchão, e também venci Vasco e Fluminense pela Copa do Brasil. Mais tarde naquela mesma temporada essa tática se mostrou infrutífera na Série B. O que aprendi disso: na Série B um futebol reativo se dá melhor, na Série A um futebol de posse se dá melhor. Pra provar isso, joguei com a mesma tática do ano passado contra o Vasco e o Grêmio agora, e perdi os dois jogos sem nem chegar perto de vencer. Em contrapartida, jogando com posse, venci o São Paulo, Racing e Independiente. Ainda tem ajustes a serem feitos, mas acho que o caminho a seguir é esse. 

On 6/21/2018 at 1:49 PM, Seketu said:

17 Escanteios contra o São José RS, faltou uma cabeça ai para garantir a vitoria. Boa sorte na serie A!

É verdade. Depois desse jogo mandei o time treinar mais a bola parada, mas acho que falta bons cabeceadores no time mesmo. Valeu!

23 hours ago, Henrique M. said:

Deu azar em pegar o Santos, mas pelo menos vem fazendo bonito no estadual, mesmo que tenha pintado a zebra nas quartas, fez o que tinha que fazer na fase de grupos,.

Pois é. Santos, Grêmio e Flamengo são os grandes vencedores desse save. Pegar eles numa competição mata-mata é eliminação certa. No estadual o time fez o mínimo. Sofreu uma zebra mas não tem problema.

17 hours ago, marciof89 said:

É, joga muito bem contra equipes pequenas e médias, mas contra os grandes vai passar sufoco. Agora é hora de pegar a experiência passada na Série A e entender o que pode fazer para permanecer. Apesar do time ser formado por jogadores emprestados, tem bons nomes na equipe. Talvez tenha que trabalhar em cima desses nomes e construir um tipo de jogo que priorize eles. A derrota para o Santos foi doída, mas o teste de verdade vai ser agora. Veremos. Boa sorte!

A experiência da outra temporada na Série A não vai ser muito relevante, eu acho. Pelo que lembro foi um terror, tentando de tudo no desespero pra permanecer... E realmente a ideia é construir o time tentando aproveitar a habilidade dos melhores do plantel. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Poderia ser pior

lctO6mE.png

Oito anos depois da primeira vez o Ypiranga está de volta à elite do futebol brasileiro. Naquele período o Ypiranga chegava na Série A após uma ascensão meteórica da Série C direto pra Série A em dois anos; dessa vez o Ypiranga vem de uma longa recuperação, de uma longa queda que se iniciou justamente no ano que o time caiu da Série A e chegou até a voltar pra Série C. O desafio dessa vez não é nem um pouco diferente do desafio de outrora: permanecer na Série A.

E é grande esse desafio! A diferença de patamar do Ypiranga pra maioria dos outros clubes é gigante e determina o tamanho do desafio que o time terá que superar. A imprensa obviamente coloca o Ypiranga como grande candidato ao rebaixamento junto dos outros times que subiram da Série B - e que serão os principais adversários na luta contra o descenso, já que o abismo financeiro para as outras equipes do campeonato é enorme.

UNUudHs.png xmcj0AV.png

Em onze temporadas de save apenas duas vezes o 16º colocado da Série A teve mais que 40 pontos. Já teve time se salvando com 33 pontos como foi o caso do Bahia em 2025. Tendo isso em mente, podemos colocar 40 pontos como meta pra salvação. 10 pontos a cada metade de turno. Para os primeiros nove jogos, penso que podemos conseguir a meta vencendo Sport, Vitória e Santa Cruz e empatando com qualquer um dos outros fortes adversários.

YBKQrt8.png

1ª rodada: Botafogo x Ypiranga

Já de cara pegamos um dos times mais fortes do campeonato que também é nosso clube afiliado. Fomos no 4-4-2 losango contra o 4-2-3-1 deles. Apesar de conseguirmos imprimir nosso jogo de posse e dominar as ações na maior parte do tempo, as transições rápidas e ataques pelos lados deles foram letais e o primeiro tempo já terminou 3 x 0 pra eles. Ainda diminuímos no segundo tempo, mas não teve recuperação.

2ª rodada: Ypiranga x Corinthians

No ano passado vencemos o Corinthians por 3 x 0 num amistoso que jogamos muito retrancados. Dessa vez tentaríamos jogar com controle da bola - e conseguimos. Porém o jogo não teve o mesmo resultado. Aos 12 do primeiro tempo já estava 2 x 0 pro Corinthians, que se retrancou na defesa. Dominamos a posse novamente mas falhamos em criar oportunidades claras de gol. Num gol de cruzamento e numa sobra de bola parada conseguimos o 2 x 2 e o primeiro pontinho no campeonato.

3ª rodada: Sport x Ypiranga

O Sport nos levou a taça da Série B ano passado. Apesar disso, contávamos com uma vitória sobre eles para atingirmos nossos objetivos. Mesmo com o jogo de posse ocorrendo "bem" já não conseguíamos criar chances, dessa vez nem a posse tivemos. O Sport abriu o placar aos 20 do segundo tempo e então tentei avançar o time pra buscar uma virada. O resultado foi lamentável.

b4sVQyt.png

4ª rodada: Ypiranga x Vitória

Depois de tomar 9 gols em 3 jogos percebi que precisava fortalecer minha defesa pelos flancos, então voltei pro 4-1-4-1. O mesmo roteiro dos outros jogos se repetiu, com exceção de que fizemos os gols e não tomamos: aos 25 do segundo tempo estava 2 x 0 pra nós. Recuei o time pra segurar o resultado, mas acabei tomando um gol num escanteio aos 34. E aos 46 fui castigado com o gol de empate.

5ª rodada: Santa Cruz x Ypiranga

Mais um jogo que era pra ter sido vencido e não foi; mantive o 4-1-4-1, o Santinha veio no 4-4-2 losango, acharam um gol no início do jogo e aí a partida acabou. 5 jogos e o Ypiranga ainda não consegue criar chances de gol com fluidez.

6ª rodada: Ypiranga x Palmeiras

Curiosamente o time teve menos controle da posse, mas criou mais chances. No entanto falhamos em converter a maioria e acabamos perdendo de 2 x 1 pro verdão paulistano.

7ª rodada: Fluminense x Ypiranga

Depois de seis rodadas e apenas dois pontos conquistados, o fracasso mais uma vez começou a parecer iminente. O desespero começa a bater e a gente se desprende das ideias que nos norteavam inicialmente. Na loucura, decidi relembrar a tática que usei lá no passado quando venci o mesmo Fluminense na Copa do Brasil: um 4-2-2-2 ofensivo. E pra me enlouquecer ainda mais... essa loucura deu certo!

3IF0Sh7.png

8ª rodada: Ypiranga x Vasco

Com o alívio da primeira vitória no campeonato mantive a mesma estratégia pra enfrentar o Vasco. Obviamente não deu certo e fomos controlados do início ao fim do jogo. 2 x 0 pro cruz-maltino.

9ª rodada: Atlético Mineiro x Ypiranga

Eu sabia que não podia insistir na "loucura" da tática saudosista. A tática que mantinha a posse também não vinha dando certo, então decidi retomar a lógica da tática da Série B: fechar o funil e usar os pontas pra proteger os flancos. Fui no 4-1-4-1 novamente, mas dessa vez usando instruções defensivas. Aos 10 minutos, o Ypiranga abriu o placar. O galo tinha volume mas não levava perigo real ao gol canarinho. No segundo tempo levamos um gol logo no início num contra-ataque (!!). Mas três minutos depois, Jhon Flórez devolveu na mesma moeda pra sacramentar a vitória do Ypiranga na partida!

cSMZkO1.png

O time terminou a 9ª rodada da Série A na zona de rebaixamento, mas bem embolado com outros times que estão fora da zona. O saldo final dessa parte é ruim, mas poderia ser pior: o pobre Oeste é lanterna com 4 pontos e apenas 1 golzinho marcado. Apesar dos pesares o ataque do time é melhor do que o de várias equipes do torneio; o que tem que melhorar é a defesa, que sofre em média dois gols por jogo.

PrTgYCl.png

Notícia: diretoria anuncia nova melhoria nas estruturas de base do clube.

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não começou bem o campeonato. Uma pena. Depois de sua resposta no meu último post pensei que sua convicção no futebol de posse de bola para uma equipe recém-promovida fosse maior. A impressão que me passou nesse primeiro 1/4 de campeonato é que você já não tem nem confiança na formação tática que havia projetado e muito menos no estilo de jogo que pensava em jogar. Diante disso, você tem a ideia de qual caminho vai seguir ou já começou a entrar em parafuso? 

Força para a continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Péssimo começo se compararmos com as expectativas já pré-existentes, mas como foi em relação a outra participação na elite brasileira?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Poderia realmente ter sido pior, os últimos jogos animaram um pouco. Tenho fé que dá pra escapar.

O que eu não entendi muito bem foi a razão de você ter largado o ferrolho canarinho da Série B e tentar um jogo de posse na Série A contra adversários muito mais qualificados... não é suicídio isso? Sei que o nível do time também subiu, mas acho que não só a estratégia defensiva é mais lógica como também já estava assimilada pelo clube, sei lá. Gosto dessa coragem de ir pra cima e jogar ofensivamente independente da situação, mas para um plano de longo prazo talvez seja melhor se manter uma temporada só na base da raça e depois ir subindo degrau a degrau

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 hours ago, ggpofm said:

Infelizmente não começou bem o campeonato. Uma pena. Depois de sua resposta no meu último post pensei que sua convicção no futebol de posse de bola para uma equipe recém-promovida fosse maior. A impressão que me passou nesse primeiro 1/4 de campeonato é que você já não tem nem confiança na formação tática que havia projetado e muito menos no estilo de jogo que pensava em jogar. Diante disso, você tem a ideia de qual caminho vai seguir ou já começou a entrar em parafuso? 

Força para a continuação.

Claro que não tenho 100% de convicção. E é esperado, não? Se uma tática não está dando certo, eu acho que tenho que tentar variações. O mais importante pra mim nessa temporada é permanecer na Série A custe o que custar, pois acho que na temporada seguinte já vou ter mais condições de construir um projeto de time a longo prazo. 

As opções táticas que tenho são as outras duas táticas salvas que tenho: uma semelhante à usada na Série B (Defender, Estruturado, passes diretos) e outra mais ofensiva e direta. Primeiro pretendo tentar a tática defensiva. Valeu!

6 hours ago, Henrique M. said:

Péssimo começo se compararmos com as expectativas já pré-existentes, mas como foi em relação a outra participação na elite brasileira?

Quais eram as expectativas? A minha expectativa era mais ou menos essa mesmo, ficar ali pela zona do agrião e se possível se escapar por meio ponto. haeuhau

Na outra passagem pela Série A só fui conseguir a primeira vitória na 9ª rodada. Na mesma altura do campeonato tinha 5 pontos. Então acho que dá pra dizer que estamos melhores dessa vez.

53 minutes ago, Tehh said:

Poderia realmente ter sido pior, os últimos jogos animaram um pouco. Tenho fé que dá pra escapar.

Também acho que ainda dá. 

53 minutes ago, Tehh said:

O que eu não entendi muito bem foi a razão de você ter largado o ferrolho canarinho da Série B e tentar um jogo de posse na Série A contra adversários muito mais qualificados... não é suicídio isso?

Fui com a tática retranqueira contra o Grêmio no estadual e contra o Vasco num amistoso no início da temporada. Os resultados foram horríveis e concluí que usar essa tática na Série A não daria certo. A minha ideia era "se defender com a bola", ter a posse da bola de modo que o adversário qualificado não pudesse atacar. Mas não deu muito certo de início.

54 minutes ago, Tehh said:

Sei que o nível do time também subiu, mas acho que não só a estratégia defensiva é mais lógica como também já estava assimilada pelo clube, sei lá. Gosto dessa coragem de ir pra cima e jogar ofensivamente independente da situação, mas para um plano de longo prazo talvez seja melhor se manter uma temporada só na base da raça e depois ir subindo degrau a degrau

Exatamente isso que penso. O importante é se manter na Série A essa temporada, pois imagino que na próxima temporada o time vai ter mais condições financeiras, mais "porte" pra atrair jogadores bons e aí posso construir um projeto mais interessante, menos "pequeno".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Um lar fora de casa

lctO6mE.png&key=73600ff7c61898cdf2e6f763

Nas primeiras nove rodadas da Série A 2027, o Ypiranga conseguiu 8 pontos; desses apenas 2 conquistados em casa. Em quatro jogos no Vermelhão da Serra - nossa casa emprestada -, o time não venceu nenhuma vez. Nos próximos 10 jogos, o Ypiranga jogaria 6 vezes como mandante. Portanto era de suma importância que o time mudasse esse retrospecto negativo em casa.

10ª rodada: Ypiranga x Santos

Depois de enfrentar o então líder Atlético Mineiro, o Santos pegou novamente o líder da rodada. Já tínhamos enfrentado o Santos duas vezes nessa temporada: tomamos uma goleada na Vila, mas vencemos nosso jogo em Passo Fundo. Repeti a estratégia do segundo jogo e deu certo; o Ypiranga amassou o Santos de um jeito poucas vezes visto. Porém não conseguimos converter domínio em gols e o jogo terminou 0 x 0.

11ª rodada: São Paulo x Ypiranga

Também já enfrentamos o São Paulo no começo da temporada e vencemos com grande domínio. Repeti a mesma estratégia e tudo se repetiu: 65% de posse de bola, mais de 600 passes certos e 1 x 0 pro Canarinho! Grande vitória! Dois jogos seguidos sem levar gol!

6DiVSSa.png

12ª rodada: Ypiranga x Figueirense

Tínhamos que vencer o jogo contra o Figueirense já que eles eram rivais contra o rebaixamento. Tentei botar um time ofensivo mas não deu muito certo. Nosso goleiro pegou um pênalti, tomamos um gol do Neilton (aquele!!!) que tava jogando de volante (!!!!) e só escapamos da derrota no finzinho, com um gol no abafa.

13ª rodada: Internacional x Ypiranga

Depois de 4 jogos sem derrota, fui enfrentar o Internacional com algum otimismo. O time se defendeu bem e saiu na frente no placar. Porém no lance logo em seguida tomou o empate e cinco minutos depois tomou a virada. Fim da sequência sem derrota.

14ª rodada: Ypiranga x Grêmio

Depois de tomar tomado 5 do Grêmio no Gauchão mesmo jogando defensivamente, eu só podia cruzar os dedos e torcer por um milagre nessa partida. Com o Grêmio em má fase no meio da tabela o milagre não foi tão difícil de ser alcançado; o time se defendeu bem e abriu o placar no fim do primeiro tempo. O Grêmio empatou aos 22 do segundo tempo e veio pra cima em busca da vitória mudando sua formatação pro 3-4-3. Vendo isso, mandei o time contra atacar pelas pontas e foi por onde a vitória veio!

TGrZLs4.png

15ª rodada: Cruzeiro x Ypiranga

Nesse dia deu tudo errado. Mesmo jogando fechado o Ypiranga tomou 2 x 0 já no primeiro tempo. Tentei buscar mais o ataque no segundo tempo e só foi pior; o atacante dos caras numa noite inspirada fez CINCO gols e tomamos 6 x 0 na cola.

16ª rodada: Ypiranga x Atlético Paranaense

O atual campeão veio pro norte gaúcho e já foi recebido com gol aos 4 minutos. No entanto, logo em seguida o craque croata ANTE CORIC (!!!!!) empatou num gol de falta. Mesmo jogando melhor, o Ypiranga tomou a virada no segundo tempo mas conseguiu buscar o empate.

17ª rodada: Ypiranga x Oeste

O Oeste chafurdava na lanterna. Talvez por isso tenham vindo fechadinhos e amorcegaram o jogo o máximo que deu. O Ypiranga não conseguiu criar nada concreto e o jogo terminou 0 x 0.

18ª rodada: Bahia x Ypiranga

Mais dois pontos perdidos pro Ypiranga; novamente fomos superiores durante a partida mas não conseguimos botar a superioridade no placar. Terceiro empate seguido.

19ª rodada: Ypiranga x Flamengo

Com 19 pontos na tabela, o Ypiranga figurava na zona de rebaixamento. No entanto bastava um empate para conseguir alcançar a meta de 20 pontos no turno e também sair da zona de rebaixamento. Mandei o time fechadinho pra campo e o time segurou bem as pontas no primeiro tempo. No segundo tempo o time se manteve sólido atrás e vendo a inércia do Flamengo, decidi mandar o time pro ataque nos minutos finais. No abafa mais uma vez, o Flamengo cometeu falta dentro da área e Edimar converteu o pênalti da vitória canarinho!

CVJHoSv.png

NZxy7eu.png

Uma simples vitória no último jogo do turno catapultou o Ypiranga da zona de rebaixamento para a zona de classificação à Sulamericana. Ótima notícia pro moral do time! Mas não dá pra relaxar. A diferença de pontos do 10º colocado pro 18º é de apenas 3 pontos, então tudo pode acontecer. Times como Atlético Paranense, Grêmio e Flamengo estão claramente em subrendimento e é questão de tempo até eles subirem na tabela. No entanto, graças à sequência invicta de jogos no Vermelhão da Serra, o Ypiranga pode respirar tranquilo e comemorar o fim do turno longe da zona da degola.

8amraSy.png

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu uma respirada, né?

Não dá para esperar muito do Ypiranga, exceto conseguir ser melhor do que os quatro piores do campeonato. Melhorou bastante o desempenho nessa parte do 1º turno e isso é muito importante para alcançar o objetivo de permanecer na Série A. 

Pode parecer que não, mas a defesa melhorou um pouco, enquanto o ataque segue na mesma toada. Isso pode ajudá-lo. Como está seu estado de confiança para o returno?

Já conseguiu identificar o motivo para o time dominar alguns adversários e não conseguir decidir favoravelmente a partida para si? Chegou a alguma conclusão sobre não conseguir mais pontos em casa? 

Interessante ver o campeonato separado em dois grupos, um do 1º ao 8º e o outro grupo a partir do Grêmio.

Que venha o returno e também a permanência na Série A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que o Ypiranga está bem, tirando essa quantidade de gols que está levando, o saldo de gols é assustador mas, o que importa é a pontuação e nesse caso você está fora da zona, o que é um alento. Tem que ajeitar a casinha pra poder fazer um segundo turno mais tranquilo ainda. Sinceramente, acho que você se salva sim. Boa sorte!

E WTF um jogador croata no Atlético Paranaense? AHUSHUSAHUASD O Atlético adora inovar com umas contratações muito loucas, me fez lembrar do Piekarski, polonês que foi parar no furacão na década de 90.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

A equipe se encontrou nessa faixa da temporada, agora é lutar para melhorar o desempenho em casa, enquanto mantém o bom aproveitamento fora de Erechim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Ypiranga: em busca da glória inalcançada
  • AllMight unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Danut unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Dias atrás, vi uma notícia sobre a final da Série B do Campeonato Cearense e algo me chamou atenção: o Icasa não conseguiu chegar à final, sendo superado por times sem qualquer renome local, como Cariri e Tirol, este último sagrando-se campeão da competição.
      Essa situação garante uma terceira temporada em que o Verdão do Cariri estará fora da elite do futebol alencarino, relembrando um período sombrio de sua história entre 2017 e 2020, quando também competiu no segundo escalão cearense. Diante desse cenário, fiquei inspirado para iniciar um desafio no FM com o Icasa, aspirando um dia poder rivalizar novamente com os clubes da capital.

      O Icasa é um clube de futebol sediado em Juazeiro do Norte, Ceará, fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome "Icasa" é uma abreviação da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do mesmo fundador do antigo Icasa Esporte Clube. Seu maior rival é o Guarani de Juazeiro, com quem disputa o Clássico do Cariri.
      A história do clube remonta ao Icasa Esporte Clube, fundado em 1963 por Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano. Após alguns reveses e uma ação judicial, o clube foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, que participou dos campeonatos cearenses entre 1999 e 2001. Em 2002, surgiu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, que passou a competir na segunda divisão do Campeonato Cearense.

      O Icasa teve ascensão meteórica, conquistando a segunda divisão estadual em 2003 e chegando à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, obteve três vice-campeonatos estaduais, mas em 2009 foi rebaixado. Rapidamente, em 2010, conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira.
      Destacou-se nacionalmente ao alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. Em 2013, alcançou a quinta posição na Série B, ficando a um ponto do acesso à elite do futebol nacional. No entanto, em 2015, foi rebaixado para a Série D do Brasileirão.

      Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, sendo rebaixado no Campeonato Cearense e não tendo participação em divisões nacionais. Em 2020, conquistou o título da Série B do Campeonato Cearense, retornando à momentaneamente na elite estadual, mas hoje já amarga alguns anos na Série B novamente, depois de ter sido rebaixado pela escalação irregular de um jogador em 2022.
      Apesar de todos esses altos e baixos, o Icasa permanece como um dos clubes mais importantes do interior cearense, com uma história marcada por momentos de glória e desafios a superar.

      Para conseguir comandar o Icasa no FM 2024 foi necessário utilizar o Brasil Mundi Up. Do update, optei pelo arquivo do "Formato Real", sem a Série Regional. Com isto, o Icasa iniciará sua trajetória na Série B do Campeonato Cearense e precisará buscar a classificação para a Série D por meio do Estadual. O Verdão também participará da Copa Fares Lopes, que é a taça da Federação Cearense de Futebol, no segundo semestre de cada temporada.
      Além da estrutura brasileira, carreguei as duas principais divisões dos demais países da América do Sul, com base de dados "Personalizada" (grande, incluindo jogadores de "equipe de topo" do mundo inteiro).


      Os objetivos iniciais do save serão basicamente os marcos mais importantes que um clube cearense poderia ter até chegar à elite do futebol brasileiro.
      Retornar à elite do Campeonato Cearense (rebaixado em 2022) Participar da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar o título Campeonato Cearense (foi vice em 2005, 2007 e 2008 e campeão em 1992) Conquistar o título da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar a vaga para a Série D (última participação em 2022) Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2015) Conquistar o acesso à Série B (última participação em 2014) Conquistar o acesso à Série A (nunca participou) Em uma possível segunda parte do save, se eu ainda tiver gás para seguir, passaremos para um nível mais audacioso de objetivos, visando o âmbito nacional e continental.
      Conquistar o título da Copa do Brasil (participou apenas em 2009 e 2022) Conquistar o título da Série A (nunca participou) Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais) Superar os times da capital Ceará, Fortaleza e Ferroviário no ranking de reputação
      Para assumir o comando do Verdão do Cariri, escolhi como "personagem" o ex-camisa 9 Marciano, um dos principais ídolos e maior artilheiro da história do clube de Juazeiro do Norte. Enquanto jogador, Marciano acumulou pelo menos sete passagens pelo Icasa e marcou 88 gols, segundo matéria do Jornal do Cariri.
      Entre suas idas e vindas, o ex-centroavante passou por clubes como Remo-PA, Brasiliense-DF, Guarany de Sobral-CE, Brasil de Pelotas-RS e Coritiba-PR. Ainda assim, o time onde Marciano jogou por mais tempo foi, sem dúvida, o Icasa-CE. Em 2013, deixou o futebol profissional para se dedicar à carreira na área jurídica.

      O perfil de Marciano foi criado no jogo sem "Qualificações de Treino" e experiência anterior de Futebolista Profissional (Nível Regional).
    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
×
×
  • Criar Novo...