Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ypiranga: em busca da glória inalcançada


Leonardo Moreno

Posts Recomendados

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Um esporte caótico

MmY0Qmc.png&key=f91aa221dfa63a81244b89f1

O que define o sucesso de um time no futebol? O que define seu fracasso? Uma porção de ações na condição correta? Não se sabe. Por isso o futebol é um esporte caótico. Sem nenhuma alteração tática, o Ypiranga começou a vencer jogos novamente. Assim, desse jeito, simplesmente começou a funcionar novamente o esquema do time. O time emendou alguns bons jogos, vitórias e até goleada. O suficiente pra se afastar da zona da degola. No entanto, logo depois, mais uma pequena sequência sem vitórias. Como lidar com isso? As mesmas ações tem resultados diferentes. 

QT5UHml.png

jboS0vk.png

Na 35ª rodada, o Ypiranga já estava virtualmente salvo do descenso naquele ano. E foi assim que acabou o campeonato. Mesmo com o time terminando na parte inferior, alguns jogadores obtiveram prêmios individuais. 

VNPynaY.png

8QJsabp.png

E no fim do ano, duas más notícias: a diretoria cancelou a melhoria da estruturas de base. Além disso, o orçamento de salários pra temporada seguinte diminuiu e agora é de R$ 500 mil.

CKm894n.png

dUud7G8.png

| Serie B – Final | 1º turno | 2º turno | Série A | Copa do Brasil | Libertadores | Sulamericana |

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu não sei o que aconteceu com esse time, Se aconteceu, eu não tô sabendo. Mas eu acho que futebol não é isso que aconteceu, por que eu não sei o que aconteceu com o Ypiranga mas futebol foi isso ai que aconteceu na Série B, gols, jogadas bonitas e tou feliz por isso. 

Referências a parte, com uma parodia da frase de seu grande artilheiro (manda foto do perfil dele por favor), você terminou na parte de baixo da tabela mas comparado as expectativas iniciais é um bom resultado, pois mostra que a equipe se estabeleceu na Série B. E o estranho é que a mesma tática e abordagem dá resultados diferentes, e o time jogou bem de uma hora pra outra e da mesma forma voltou a jogar mal.

Agora é se estabelecer na B cada vez mais até alcançar a elite e ser uma ameaça constante a dupla Grenal.

Boa Sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, essa temporada foi uma loucura né bicho, e tenho certeza que apesar da Copa do Brasil maravilhosa, você deve estar dando graças a Deus por ela ter terminado. Agora é recolher os cacos da temporada e projetar uma temporada mais sólida na que se aproxima. Potencial o Ypiranga tem (vê-se com a tática mantida, inclusive).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fechou a temporada com a tática voltando a se acertar e em uma posição bem confortável ali pelo meio da tabela. Agora é avaliar o que deu certo e o que deu errado, tentar corrigir e fazer uma campanha ainda melhor na próxima temporada. Vamos ver qual vai ser a movimentação do clube de Erechim nessas férias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felizmente conseguiu a manutenção na Série B. Ainda precisará melhorar, se quiser que o Ypiranga se torne um time estável na Série B, mas o importante foi não cair. O problema é que o treinador não tem ideia do que aconteceu para a equipe melhorar e nem para a equipe piorar e isso é muito ruim. A "desculpa" da imprevisibilidade do futebol é um explicação fácil, mas não resolve seus problemas.

Vendo que o Trem foi semifinalista da Copa do Brasil, creio que você ficou ainda mais chateado por não ter passado pelo Corinthians nas quartas, né? Bola pra frente.

Pensei que a participação na Copa do Brasil teria ajudado mais as finanças, mas pelo jeito não. Depois mostre como ela está para gente. ;)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do susto na série B, poderá fazer uma avaliação com calma sobre o que pode ter dado errado na competição nacional. Pelo que vi, a grana não parece ser suficiente para muitas movimentações na janela. já há algum plano ou contratação planejada para setores específicos do time?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Felizmente conseguiu a permanência na Série B, o que é muito importante para continuar no desenvolvimento da equipe. A eliminação para o Corinthians foi dolorida, mas de certa forma, parece que fez a equipe voltar a jogar bem para escapar do rebaixamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 hours ago, MitoMitológico said:

Olha eu não sei o que aconteceu com esse time, Se aconteceu, eu não tô sabendo. Mas eu acho que futebol não é isso que aconteceu, por que eu não sei o que aconteceu com o Ypiranga mas futebol foi isso ai que aconteceu na Série B, gols, jogadas bonitas e tou feliz por isso. 

Referências a parte, com uma parodia da frase de seu grande artilheiro (manda foto do perfil dele por favor), você terminou na parte de baixo da tabela mas comparado as expectativas iniciais é um bom resultado, pois mostra que a equipe se estabeleceu na Série B. E o estranho é que a mesma tática e abordagem dá resultados diferentes, e o time jogou bem de uma hora pra outra e da mesma forma voltou a jogar mal.

Agora é se estabelecer na B cada vez mais até alcançar a elite e ser uma ameaça constante a dupla Grenal.

Boa Sorte.

Cara... eu não peguei a referência. HAEUEAHUAEHUHU Tá falando do Thuram? Esse aqui ou o original que falou isso aí?

Foto do Thuram tem essa aqui que eu postei quando contratei ele há algumas temporadas:

PeKLoPc.png&key=6260584183c741e3ae251d3f

Essa questão da expectativa aí é meio enrolada. A diretoria esperava escapar do rebaixamento, a própria temporada anterior terminou assim... mas com o desempenho que o time teve no início do ano e na Copa do Brasil, eu esperava mais. Fiquei aliviado por ter escapado no fim, mas também frustrado por não ter pelo menos tentiado um acesso pra A de novo. Mas vendo mais o todo, acho que é isso aí mesmo que tu falou: tentar se estabelecer pra B até alcançar a elite e tentar algo no Gauchão. Valeu!

13 hours ago, marciof89 said:

Bom, essa temporada foi uma loucura né bicho, e tenho certeza que apesar da Copa do Brasil maravilhosa, você deve estar dando graças a Deus por ela ter terminado. Agora é recolher os cacos da temporada e projetar uma temporada mais sólida na que se aproxima. Potencial o Ypiranga tem (vê-se com a tática mantida, inclusive).

Foi loco, bicho! Tu tá certo. É frustrante jogar só pra fugir do rebaixamento. Enquanto a Copa do Brasil tava em disputa, eu tava com animação 110%. Depois que caí, ainda mais do jeito que foi, fiquei bem desanimado. Eu mesmo notei isso pelo meu último post, bem curto. Com relação à tática, vou manter mas só como teste final. Parece que a Série B não tem espaço pra jogo de posse, então vou esperar as rodadas iniciais da temporada seguinte pra definir se vamos manter ou não. O mais provável é que vou ter que voltar pro 4-2-2-2  de passes diretos.

8 hours ago, Herr Jones said:

Fechou a temporada com a tática voltando a se acertar e em uma posição bem confortável ali pelo meio da tabela. Agora é avaliar o que deu certo e o que deu errado, tentar corrigir e fazer uma campanha ainda melhor na próxima temporada. Vamos ver qual vai ser a movimentação do clube de Erechim nessas férias...

A decisão sobre a tática vai ser como falei aqui em cima pro Marcio. Com relação à movimentação... não vai ter. Não vai ter grandes movimentações, pelo menos. Como estou usando a restrição de teto salarial e a diretoria ainda diminuiu meu orçamento... nenhum jogador maravilhoso vai querer vir pra cá. Nenhum que mude o patamar do time, pelo menos. Então o que vai ser é: tentar alguém da base do Botafogo (lá sim pode ter algum jogador 5 estrelas que venha de graça) e quem tiver agente livre.

2 hours ago, ggpofm said:

Felizmente conseguiu a manutenção na Série B. Ainda precisará melhorar, se quiser que o Ypiranga se torne um time estável na Série B, mas o importante foi não cair. O problema é que o treinador não tem ideia do que aconteceu para a equipe melhorar e nem para a equipe piorar e isso é muito ruim. A "desculpa" da imprevisibilidade do futebol é um explicação fácil, mas não resolve seus problemas.

Vendo que o Trem foi semifinalista da Copa do Brasil, creio que você ficou ainda mais chateado por não ter passado pelo Corinthians nas quartas, né? Bola pra frente.

Pensei que a participação na Copa do Brasil teria ajudado mais as finanças, mas pelo jeito não. Depois mostre como ela está para gente. ;)

 

 

Não tenho ideia mesmo. Eu vejo o time entrar em campo no 4-2-2-2, com passes diretos e ritmo alto, tendo 40% da posse, acertando 60% dos passes e ganhando de 2 x 0 e fico sem reação. Ainda mais quando comparo com outros jogos em que entro no 4-1-4-1, tenho 60% da posse, 500 passes concluídos e perco o jogo! 

A frustração da eliminação pro Corinthians foi ainda maior porque eu sabia que seria finalista, sim. Mas fazer o que? Tentar de novo na próxima temporada.

O resumo financeiro vem no post inicial da próxima temporada.

1 hour ago, Vannces said:

Apesar do susto na série B, poderá fazer uma avaliação com calma sobre o que pode ter dado errado na competição nacional. Pelo que vi, a grana não parece ser suficiente para muitas movimentações na janela. já há algum plano ou contratação planejada para setores específicos do time?

Grana nunca vai ter pela limitação do teto salarial. Eu pago pros meus jogadores-chave o que outros clubes pagam pros seus reservas. Como agora tenho a base do Botafogo pra contratar, a maior esperança é justamente essa. 

1 hour ago, Johann Duwe said:

Felizmente conseguiu a permanência na Série B, o que é muito importante para continuar no desenvolvimento da equipe. A eliminação para o Corinthians foi dolorida, mas de certa forma, parece que fez a equipe voltar a jogar bem para escapar do rebaixamento.

Talvez os jogadores realmente estavam se focando mais na Copa do Brasil enquanto ainda estava em disputa. Eu, pelo menos, estava. ;P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Cara... eu não peguei a referência. HAEUEAHUAEHUHU Tá falando do Thuram? Esse aqui ou o original que falou isso aí?

Não é o Thuram, é o João Paulo, que foi o artilheiro na Serie B, eu vi o escudo verdinho e jurei que era o ypiranga mas era o guarani kkkk tenho que usar mais meu óculos para ler kkkk ou então eu tava lendo com sono kkk

Mas enfim, a referência é sobre uma frase do João Paulo, que foi jogador do SP. Escreva no youtube assim: "realmente eu nao sei o que aconteceu se aconteceu eu não to sabendo"

Mas manda foto do perfil dele mesmo assim e talvez tente contratar ele para a próxima temporada por emprestimo quando ele voltar pro São Paulo kkkk

Editado por MitoMitológico
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

As mesmas ações tem resultados diferentes. 

Sim, tenho percebido isso. Geralmente eu costumava deixar cadastrada somente uma tática e ia fazendo as alterações manualmente quando necessário, mas como vi em um vídeo o Miles dizendo que a IA iria aprender a se defender de nossas tática, criei pequenas variações e deixei cadastradas para pelo menos constar que eu jogo de outras formas e tentar ficar menos previsível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, MitoMitológico said:

Não é o Thuram, é o João Paulo, que foi o artilheiro na Serie B, eu vi o escudo verdinho e jurei que era o ypiranga mas era o guarani kkkk tenho que usar mais meu óculos para ler kkkk ou então eu tava lendo com sono kkk

Mas enfim, a referência é sobre uma frase do João Paulo, que foi jogador do SP. Escreva no youtube assim: "realmente eu nao sei o que aconteceu se aconteceu eu não to sabendo"

Mas manda foto do perfil dele mesmo assim e talvez tente contratar ele para a próxima temporada por emprestimo quando ele voltar pro São Paulo kkkk

Errô! HAEUHAEUH

Mandei ali em cima, pow. Ou tu diz do João Paulo?

7 hours ago, thyagocda said:

Sim, tenho percebido isso. Geralmente eu costumava deixar cadastrada somente uma tática e ia fazendo as alterações manualmente quando necessário, mas como vi em um vídeo o Miles dizendo que a IA iria aprender a se defender de nossas tática, criei pequenas variações e deixei cadastradas para pelo menos constar que eu jogo de outras formas e tentar ficar menos previsível.

Eu vi isso também. Mas se a IA aprendeu a defender da tática, ela não deveria voltar a funcionar aleatoriamente depois, né? Ou ela "desaprende" também? HEAUHEAUH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Essa temporada será diferente?

É o que pergunta todo torcedor canarinho. A última temporada teve sonhos que o torcedor do Ypiranga não imaginava viver, mas acabou do mesmo jeito que a temporada anterior; com o time lutando pra não cair pra Série C. Apesar da realidade do time não ser brilhante, o desempenho do time na Copa do Brasil do ano passado levanta uma dúvida: o time não é capaz de voltar pra elite? A temporada de 2021 se inicia assim no Colosso da Lagoa.

A Copa do Brasil salvou o ano do Ypiranga no setor financeiro. O torneio rendeu pouco mais de R$ 7 milhões aos cofres do clube, sendo o carro chefe da receita anual e resultando num saldo positivo de R$ 3 milhões no ano. As receitas de bilheteria receberam uma turbinada também como efeito colateral do bom desempenho na Copa do Brasil (e da possibilidade de jogos em estádios lotados como Maracanã e Arena Corinthians). No entanto, é importante ressaltar que a diretoria injetou cerca de R$ 3 milhões. Na parte das despesas, destaque pro tamanho do custo com o Colosso da Lagoa. Já passou da hora da diretoria cumprir sua promessa de construir um novo estádio...

9kwCcwf.png

VZl8cU3.png

Como antecipado no encerramento da temporada anterior, esse ano a diretoria diminuiu o orçamento pra salário, estabelecendo R$ 500 mil disponíveis. Por esse motivo, alguns jogadores que extrapolariam o limite salarial individual tiveram que ser negociados ou dispensados. A janela de transferências foi relativamente movimentada, no entanto apenas 3 jogadores chegaram para ser titulares. O resto vem apenas pra preencher elenco, o que caracteriza o Ypiranga como underdog em mais uma temporada, sem nenhum grande nome no plantel.

A primeira contratação foi Douglas, goleiro do Ceará que vem pra ser reserva. Sua experiência vem pra agregar valor aos jovens do time, assim como manter o nível na goleira quando Renan Rocha não estiver disponível.

Como Jair – titular da lateral direita – foi dispensado devido à política salarial, Thiago Ennes foi a opção para a titularidade na posição para essa temporada. Bem avaliado pelos olheiros, tem alguns atributos bons e outros ruins, mas foi o que de melhor estava disponível.

Loran veio para ser reserva de Thuram no ataque. Cedido por empréstimo sem custos do clube-mãe Botafogo, é jovem muito promissor com excelentes atributos-chave, como antecipação e equilíbrio, além de boa capacidade de finalização e cabeceio.

Rael foi contratado livre como jovem promissor e reserva de Jean Carlos na ponta esquerda. Alguns atributos ruins, mas de modo geral se adéqua bem pra posição. Espera-se que evolua e dê lucro numa venda futura.

Na temporada anterior, tentamos contratar Borges junto ao Vitória, porém na época ele preferiu o Londrina. Amargou uma temporada no banco e agora conseguimos contratá-lo por empréstimo, infelizmente tendo que arcar com todo salário. Vem com status de titularidade, como primeiro homem de meio à frente da zaga.

O mercado não estava fácil. Precisando de um titular pra zaga, o melhor disponível foi Luizão, vindo também do Londrina, porém em definitivo. A baixa pedida salarial demonstra o nível do zagueiro, que apesar disso tem bons níveis de força, bravura e desarme, o que deve ajudar no 1x1 com atacantes adversários.

Lorran (não confundir com Loran) veio pra ser reserva de Borges na volância. Razoavelmente equilibrado nos atributos, deixa a desejar somente na parte física. Porém como o jogo do time preza pela posse da bola, esperamos que não seja um problema.

O ótimo Renan foi contratado para a reserva da lateral esquerda, ocupada pelo melhor ainda Hyago. Só Deus sabe como esse cara se contentou com o salário e status da equipe.

Por fim, o último reforço foi nada mais nada menos que... Zé Rafael! O mito do cartola! Veio pra ser reserva no meio, como jogador mais ofensivo e criativo. Também não sei como aceitou ser reserva e ganhar essa mixaria. Sorte nossa!

E assim ficou o XI canarinho pra temporada:

FsNf84G.png

| Resumo das transferências |

|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||

Comentário: gostaria de agradecer mais uma vez ao pessoal que mandou um comentário lá na oficina. Achei muito valiosas as dicas de formatação e também de escrita. Tô tentando escrever mais - o que não fazia de propósito, pois achava que gostavam mais quando tinha mais imagens e menos texto. Comentários de quaisquer espécies (maneira de escrever, tática nos jogos) são sempre bem-vindos. E obrigado também a todo mundo que acompanha. Certamente dá um gás nas horas de desânimo, como na derrota da última Copa do Brasil.

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Editado por Leonardo Moreno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Errô! HAEUHAEUH

Mandei ali em cima, pow. Ou tu diz do João Paulo?

Eu vi isso também. Mas se a IA aprendeu a defender da tática, ela não deveria voltar a funcionar aleatoriamente depois, né? Ou ela "desaprende" também? HEAUHEAUH

A tática é apenas uma das inumeras aleatoriedades do algoritmo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, contratou MUITO BEM o Zé Rafael, to assustado hahahah. O cara pode ser muito útil nesta temporada. O problema vai ser essa lateral direita ein. Contratar lateral é sempre um sufoco, e parece que conforme as temporadas passam, isso fica pior kkk mas o importante é que repôs bem nas contratações, e o canarinho tem que voltar pra Série A, a falta de dinheiro vai acabar afundando a equipe e isso não é legal. Falando em elenco, como está o elenco, num geral? Faz tempo que não vejo a imagem do elenco inteiro. Torço por uma boa temporada em 2021.

Ah, eu acho gráficos legais, mas tenho achado muito bacana você escrever mais, pois dá mais ideia do que está acontecendo. Há aspectos que só você pode transmitir. As vezes a gente vê uma análise de jogo onde tá lá 20 chutes a gol do adversário e 2 da sua equipe, mas só você sabe se a equipe adversária realmente jogou melhor. (Vide o jogo contra o Corinthians, onde jogou bem e perdeu em detalhes injustos). Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

A equipe conseguiu se salvar e é o que importa, mas tensa a situação financeira que vai dificultando qualquer planos do Ypiranga em subir de patamar. E pensar que em qualquer outra divisão do mundo, uma visita à primeira divisão traria benefícios enormes para qualquer time e aqui no Brasil, pela forma como os contratos são divididos, é impossível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de ter que passar por um período mais movimentado nas transferências, acho que montou um bom time e deve conseguir terminar a temporada de forma mais confortável, ali pelo meio da tabela, sem correr muitos riscos durante o campeonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A situação do clube, financeiramente falando, obrigou-o a fazer movimentações interessantes no mercado. De qualquer forma, achei que você trouxe peças que o ajudará e muito nessa próxima temporada, destaco aí o Borges, Luizão, esse ainda com bons atributos físicos, o que faz diferença na posição que ele joga, e o Zé Rafael, jogador experiente, mas novo, que mostrará técnica, qualificando e muito o elenco quando sair do banco. Parabéns e boa campanha na sequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz, o que foi aquela eliminação para o Corinthians? Tá doendo em mim até agora, só de ler. Imagino o que tu deve ter sentido quando jogou. 

Na série B conseguiu se manter na divisão, mas parece que o treinador está bastante perdido, e isso é sempre um péssimo sinal. Espero que esse ano consiga te encontrar melhor, identificando os pontos positivos e negativos do jogo da equipe. Só assim é que vai ser capaz de levar a equipe para o próximo nível. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 31/03/2018 at 9:14 AM, marciof89 said:

Nossa, contratou MUITO BEM o Zé Rafael, to assustado hahahah. O cara pode ser muito útil nesta temporada. O problema vai ser essa lateral direita ein. Contratar lateral é sempre um sufoco, e parece que conforme as temporadas passam, isso fica pior kkk mas o importante é que repôs bem nas contratações, e o canarinho tem que voltar pra Série A, a falta de dinheiro vai acabar afundando a equipe e isso não é legal. Falando em elenco, como está o elenco, num geral? Faz tempo que não vejo a imagem do elenco inteiro. Torço por uma boa temporada em 2021.

Ah, eu acho gráficos legais, mas tenho achado muito bacana você escrever mais, pois dá mais ideia do que está acontecendo. Há aspectos que só você pode transmitir. As vezes a gente vê uma análise de jogo onde tá lá 20 chutes a gol do adversário e 2 da sua equipe, mas só você sabe se a equipe adversária realmente jogou melhor. (Vide o jogo contra o Corinthians, onde jogou bem e perdeu em detalhes injustos). Boa sorte na sequência!

Exatamente essa sensação que tenho, a cada temporada fica mais foda contratar lateral. O Zé Rafael é mais nome do que qualidade, eu acho. Ele não é MEU DEUS, um craque pro time, mas vai ser muito útil sim. Pow, o elenco no geral vou ficar te devendo ): heauhaeuh

Valeu!

On 31/03/2018 at 6:48 PM, Henrique M. said:

A equipe conseguiu se salvar e é o que importa, mas tensa a situação financeira que vai dificultando qualquer planos do Ypiranga em subir de patamar. E pensar que em qualquer outra divisão do mundo, uma visita à primeira divisão traria benefícios enormes para qualquer time e aqui no Brasil, pela forma como os contratos são divididos, é impossível.

Pois é, mano. Difícil avançar sem grana. O ideal seria ter a grana pra poder evoluir, mas nessa situação a grana só vem se tu já evoluiu sem ela HAEUHAEUH

On 31/03/2018 at 11:58 PM, Herr Jones said:

Apesar de ter que passar por um período mais movimentado nas transferências, acho que montou um bom time e deve conseguir terminar a temporada de forma mais confortável, ali pelo meio da tabela, sem correr muitos riscos durante o campeonato.

Tu acha? Eu sinceramente não sei avaliar se meu time tá no nível bom pra Série B ou não. A maioria dos jogadores tem avaliação "jogador líder na Série C" por parte dos preparadores. Só alguns são bons jogadores pra Série B.

On 01/04/2018 at 9:47 AM, Vannces said:

A situação do clube, financeiramente falando, obrigou-o a fazer movimentações interessantes no mercado. De qualquer forma, achei que você trouxe peças que o ajudará e muito nessa próxima temporada, destaco aí o Borges, Luizão, esse ainda com bons atributos físicos, o que faz diferença na posição que ele joga, e o Zé Rafael, jogador experiente, mas novo, que mostrará técnica, qualificando e muito o elenco quando sair do banco. Parabéns e boa campanha na sequência.

Ah, sim. O mercado de transferência nesse save é a parte mais difícil, porque além das restrições naturais de reputação e dinheiro, tem as restrições que eu impus no save. Valeu!

12 hours ago, Danut said:

Rapaz, o que foi aquela eliminação para o Corinthians? Tá doendo em mim até agora, só de ler. Imagino o que tu deve ter sentido quando jogou. 

Na série B conseguiu se manter na divisão, mas parece que o treinador está bastante perdido, e isso é sempre um péssimo sinal. Espero que esse ano consiga te encontrar melhor, identificando os pontos positivos e negativos do jogo da equipe. Só assim é que vai ser capaz de levar a equipe para o próximo nível. 

Foi o momento que eu atingi o ponto mais baixo de animação no save. Foi foda.

E sim, não consigo achar uma convicção pra fazer esse time jogar. Não sei se tento jogo de posse, não sei se tento de jogo direto, >queria< conseguir montar defesa sólida mas não consigo... acho que é um fato mesmo, é i m p o s s í v e l montar um time com defesa sólida na Série B. Tá, impossível não é porque vejo os outros times com defesa boa, mas PORRA EU NÃO CONSIGO! ):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[COMUNICADO]

Devido ao fato do tópico estar duas temporadas atrasado da temporada que estou jogando de fato atualmente, decidi postar todas as atualizações da temporada 2021 de uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Mais do mesmo

A expectativa da diretoria para a nova temporada mais uma vez não previa mudanças drásticas no rumo do clube. Ficaria de novo à cargo do treinador e dos jogadores de provocar alguma surpresa, seja no Gauchão, seja na Copa do Brasil ou no Brasileirão. De início, já era perceptível que o time teria que já começar o ano operando um milagre na Copa do Brasil. O sorteio botou o Bahia, candidato ao título da Série B desse ano no caminho do Ypiranga. E ainda por cima o jogo seria fora de casa.

MDZ3Cg9.png

HFR5qij.png

No primeiro jogo da temporada, o que se viu foi um bom sinal pro resto da temporada; o time praticou o melhor futebol visto na temporada anterior nos grandes jogos. Mandou no jogo, teve a posse durante 2/3 do tempo, trocou mais de 500 passes, criou diversas oportunidades. O adversário não era do mais alto nível, mas era melhor do que perder. Que foi o que aconteceu na rodada seguinte. O desempenho foi semelhante, porém o resultado foi diferente. Podemos dizer que nesse jogo, o Ypiranga foi Sunderland e o Cerâmica foi FC United of Manchester (referência aqui).

Na 3ª rodada do Gauchão parecia que o que aconteceu no jogo ia se repetir; Ypiranga mandando, criando chances... e nada. Porém já depois dos 25 do 2º tempo, o placar foi inaugurado pra aliviar o time. No finzinho, ainda ampliamos o placar. No jogo seguinte, mais um atropelo: 4 x 0 no Brasil de Pelotas, com grande exibição de Thuram. O comportamento do time em campo permaneceu o mesmo em todas as partidas. Também vale destacar como rivais regionais do Ypiranga já vão ficando pra trás no decorrer das temporadas.

A 5ª rodada reservava o primeiro grande desafio do Ypiranga na temporada: enfrentaríamos o Internacional no Colosso da Lagoa. O time manteve a regularidade dos jogos anteriores e passou pelo adversário como se tivesse passando pelo Novo Hamburgo; 4 x 1 no rival da elite nacional. Era como se estivéssemos vendo uma versão verde e amarela do carrossel holandês, o carrossel canarinho! (Será que o narrador se empolgou)? O calendário foi cruel e logo em seguida pôs o Grêmio no nosso caminho. Diferentemente do Internacional que já vencemos inúmeras vezes, o Grêmio só perdeu uma vez pro Ypiranga. E esse único resultado não se repetiu dessa vez. Nosso jogo de posse de bola se repetiu, mas não foi páreo pra eficiência e superioridade tricolor. O resultado foi um massacre: 6 x 1 na arena.

Infelizmente o jogo seguinte era justamente contra o Bahia pela Copa do Brasil.

CaWKC2p.png

Abalado pela goleada no Gauchão, o Ypiranga foi patrolado pelo Bahia no 1º tempo na Fonte Nova: 4 x 0. E com direito a hat-trick de zagueiro estreante! Sendo um dos gols de falta! E outra de pênalti!!! Quanto infortúnio. No 2º tempo, o Manchester City voltou pro gramado vestindo o uniforme canarinho e o Ypiranga chegou a diminuir pra 4 x 3. Mas ficou por isso mesmo.

8sJDlGC.png

A eliminação precoce da Copa do Brasil era esperada devido à dificuldade do sorteio, porém fica um gostinho amargo ao lembrar da campanha no ano anterior.

HFR5qij.png

O desempenho no segundo tempo no jogo da Fonte Nova embalou o time pro resto da primeira fase do Gauchão. Nos 5 jogos restantes, 3 vitórias e dois tropeços empates contra Juventude e São José. No jogo contra o Juventude, o Ypiranga atingiu a absurda marca de 700 passes no jogo. Dominou completamente a partida, mas faltou eficiência pra marcar o gol e garantir a vitória. Eficiência que também faltou a Thuram no jogo contra o São José, em que teve um pênalti desperdiçado. O resto do jogo foi atípico devido às expulsões, mas fica a lição.

Mesmo vencendo o Internacional no confronto direto, o Ypiranga terminou a 1ª fase na 3ª colocação. Nosso time não aprende a lição e ano após ano continua tropeçando contra os menores no estadual.

f9ML8j8.png

Nvqx490.png

278LKKN.png

Nas quartas de final, o Caxias era o oponente que nos aguardava. Mas o maior adversário do Ypiranga... foi o próprio Ypiranga. A equipe esbarrou dessa vez não na falta de eficiência, mas na falta de criação. As coisas pioraram quando Hyago foi expulso, já no segundo tempo. O Caxias não perdoou e abriu o placar 10 minutos depois de ter um jogador a mais. Aos 43, a zaga do Caxias vacilou, Loran roubou a bola e invadiu a área S-O-Z-I-N-H-O, mais solto que peido em bombacha, mas mandou a bola lá na caixa-prego.

pIYnTZW.png

lU9ZZvk.png

E essa derrota deu ao Ypiranga um mês de férias até o início da Série B.

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

O triste fim do carrossel canarinho

Bn69UHw.png

É com pesar no coração que anuncio a morte do carrossel canarinho. O time que dentro de campo envolvia e dominava seus adversários teve sua morte decretada após um início de campeonato brasileiro com 7 jogos sem vitórias. O time não foi bem desde o começo, pecando na frente por falta de ofensividade e também atrás por falta de solidez defensiva. Nos 7 jogos iniciais, apenas 1 clean sheet. Além disso, o time só marcou gols em 3 jogos, chegando a ficar 3 jogos seguidos sem marcar gols.

O time só conseguiu vencer na 8ª rodada. E o motivo da vitória foi justamente o fim do carrossel canarinho; nesse jogo, decidi montar o time relembrando os áureos tempos de acesso à Série B e também à Série A, num 4-2-2-2 de ligações diretas. O abandono do jogo de posse foi bem sucedido já na primeira tentativa, numa partida em que o Ypiranga teve menos posse, menos passes concluídos, porém criou oportunidades e bateu o Botafogo da Paraíba por 2 x 0 no Colosso da Lagoa. Como comparação, podemos ver o jogo contra o CRB na 2ª rodada, no qual o time jogou priorizando manter a posse e não teve nenhuma oportunidade clara de gol.

Na rodada seguinte, um vareio: vitória por 6 x 1 em cima do ASA, em Arapiraca. Talvez eu devesse ter aprendido já na temporada passada que a Série B não tem espaço pra jogo bonito, que tem que ser jogo feio mesmo, por mais difícil que seja se livrar de convicções. Nos três jogos seguintes, uma vitória, um empate e uma derrota. Assim, o Ypiranga terminou a 12ª rodada na primeira posição fora da zona de rebaixamento; o que é lamentável, visto que é a quarta temporada seguida que o Ypiranga continua rondando a zona da degola.

bEIBN1e.png

z0w9Eys.png

Nesse período, decidi pegar mais um ótimo atacante da base do Botafogo: David Silva. Com nome de craque, ele tem ótimas características pra fazer o falso nove, função mais utilizada no esquema desde sempre.

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Um time que só joga 85 minutos

Bn69UHw.png

Da 13ª a 24ª rodada da Série B 2021, o Ypiranga deu continuidade ao 4-2-2-2. Assim como no período em que esse esquema era utilizado nas temporadas passadas, os resultados oscilaram. No entanto, o pior defeito do time nessas partidas não foi a oscilação, mas sim a falta de concentração. Fazendo uma análise grosseira, se as partidas desse período terminassem aos 85 minutos e não aos 90, o Ypiranga teria 7 (sete, 07, seven, siete) pontos a mais na tabela. Sete pontos perdidos por desatenção nos finais das partidas. É o tipo de comportamento que um time que está na parte debaixo da tabela não pode ter.

Na 13ª rodada, o Ypiranga foi até São Luís enfrentar o Sampaio Corrêa. Foi jogar, mas poderiam dizer que foi apenas passear. O time não entrou em campo e o Sampaio venceu inapelavelmente por 2 x 0. Porém o time tinha dois jogos em casa em seguida contra Fortaleza e Chapecoense, e conseguiu se recuperar bem com duas vitórias e desempenho bem melhor. Infelizmente, após essas duas vitórias, o time perdeu três jogos seguidos, repetindo o mesmo péssimo desempenho do jogo contra o Sampaio.

E o que aconteceu depois? Uma sequência de seis jogos invicto. E foi justamente nessa sequência que o problema de concentração mostrou-se mais grave. Na 20ª rodada, o Ypiranga recebeu o Goiás. O jogo foi um totó do Ypiranga, porém o Canarinho só conseguiu abrir o placar aos 32 do segundo tempo. Aos 40, o Goiás conseguiu empatar numa jogadinha manjada de cruzamento e chute da entrada da área. Aí o Ypiranga perdeu dois pontos. Na 22ª rodada, recebemos o Bahia num jogo que foi muito difícil. Depois de sair atrás no placar, o Ypiranga conseguiu alcançar a virada aos 31 do segundo tempo. E foi aí que a vacilação aconteceu de novo.

yoKHZjS.png

Mas esse não foi o pior jogo. Na 24ª rodada, o Sport foi o visitante da vez no Colosso da Lagoa. O time já vinha de dois jogos em casa cedendo o empate no finalzinho. Era importante abrir uma vantagem maior pra evitar a fiasqueira de sempre. O Sport saiu na frente, porém mais uma vez o Ypiranga conseguiu a virada. Aos 41 do segundo tempo, o jogo estava 3 x 1 pro Ypiranga. O que o Ypiranga não contava era que Amilton seria o carrasco que faria dois gols no fim do jogo (um aos 48) e faria o Ypiranga perder mais 2 pontos.

Portanto, o Ypiranga atinge a 24ª rodada do Brasileirão em uma sequência invicta de seis jogos, porém com esse sentimento ruim de que poderiam ser seis vitórias consecutivas.

| Calendário | Tabela |

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Onze jogos sem vencer

Bn69UHw.png

Não há time que sobreviva num campeonato passando tanto tempo sem vencer. Da 24ª a 34ª rodada da Série B 2021, o Ypiranga não venceu um jogo sequer. Nos últimos seis jogos foram seis derrotas. Nem quando estava na Série A, esse time passou tanto tempo numa ruim.

Na 25ª rodada, o Ypiranga foi a Santa Catarina enfrentar o Avaí. Mais uma vez foi premiado com um gol no finalzinho e perdeu de 1 x 0. No jogo seguinte, domínio sobre o Náutico, porém a falta de eficiência fez com que o Ypiranga saísse do Colosso da Lagoa com apenas um empate. Nas duas rodadas seguintes, dois empates sem sal contra Botafogo (PB) e ASA.

Aí começou o calvário de verdade. Na 29ª rodada, derrota inapelável pro América. Na rodada seguinte, o alerta acendeu e decidi mudar o time de volta pro 4-1-4-1, porém com as mesmas instruções de jogo pra equipe. O time recebeu o Atlético Goianiense no maior estilo arame liso: só cercou e não machuca. Derrota por 1 x 0 no fim das contas. Com a água batendo na bunda e o time chafurdando na ineficiência ofensiva, busquei uma retranca pra tentar segurar um clean sheet e tentar a sorte numa escapada. Escalei um 3-4-1-2 nunca visto, mas que também não surtiu efeito; mais uma derrota por 1 x 0, dessa vez pro Madureira.

Decidi voltar pro 4-2-2-2 pra receber o Sampaio Corrêa no jogo seguinte. O time respondeu bem, mandou no jogo, criou diversas oportunidades... mas faltou bola na rede. Com direito a pênalti perdido, o time perdeu por 2 x 1. Parece que tinha um sapo enterrado na grama do Colosso da Lagoa. Depois disso, mais duas derrotas colocaram o Ypiranga numa situação delicadíssima.

UXIkqju.png

Estar seis pontos atrás do primeiro time fora da zona com apenas doze a ser disputados é uma tarefa mais que ingrata pra escapar da Série C. Ainda mais com essa sequência maldita, que jogou a moral do time no fundo do poço. Sem recursos pra tirar outro coelho da cartola, a sensação é que o time já se entregou e a única coisa que falta é o último prego no caixão.

| Calendário |

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

De volta à estaca zero

Bn69UHw.png

Seis temporadas jogadas fora. Assumi o Ypiranga em 2016 na Série C, e é a Série C que o Ypiranga jogará em 2022. O time não conseguiu a reação necessária e foi rebaixado à terceira divisão do futebol brasileiro. A sensação é de trabalho jogado fora, mas não tenho ninguém a culpar a não ser a mim mesmo. Minha própria incompetência em me adaptar ao campeonato, na tomada de decisões de contratações e formatação tática levou a isso.

O time chegou na 35ª rodada para enfrentar justamente o Santa Cruz, adversário direto pela permanência. Seria vencer ou vencer. Perder seria confirmar a queda. Vencer seria diminuir a diferença pra três pontos e ainda ter três rodadas pra tirar os outros três. Sabia que teria que tentar algo diferente, então fomos pro jogo num 5-4-1. A melhor coisa que poderia acontecer a um time que joga na retranca é marcar um gol no início. Aos 5 minutos, David Silva recebeu um balão da nossa defesa nas costas da zaga do Santa, invadiu a área e chutou cruzado, meio sem ângulo. O goleirão aceitou e o Ypiranga saiu na frente. Por incrível que pareça, a retranca funcionou e o Santa passou o jogo todo longe do gol canarinho. A vida deles piorou quando o volantão deles foi expulso aos 22 do segundo tempo. E foi isso! Um lance de sorte, uma defesa sólida e uma vitória por 1 x 0 mantiveram o sonho da permanência vivo pro Ypiranga até então.

Ainda tinha chão pela frente e fomos pro Paraná enfrentar o Londrina no mesmo esquema. Mais uma vez David Silva abriu o placar pra nós no comecinho do jogo. Porém dessa vez nossa defesa não foi tão sólida. O Londrina deitou na nossa zaga de tudo que é jeito. O empate veio num lateral longo cobrado na área, no qual houve um desvio de cabeça na entrada da área e o atacante deles desviou pro gol dentro da pequena área. A virada veio num chutaço de 30 metros de alguém do time deles. A pá de cal veio aos 35 do segundo tempo, quando o lateral direito deles cruzou no segundo pau, o ponta escorou de cabeça e o centroavante só empurrou pro gol. Derrota por 3 x 1 e o Ypiranga confirmado na Série C em 2022.

GB7agZX.png

Incrivelmente a diretoria não pressionou durante o campeonato inteiro, solicitando uma reunião somente depois do fim da temporada. Demandaram no mínimo 8 pontos nos próximos 5 jogos, o que foi estranho. Supostamente terei que ir bem no Gauchão se não quiser que minha cabeça role. Mais estranho ainda foi a diretoria pagar o curso da última licença de treinador. A queda pra Série C também refletiu imediatamente no orçamento salarial pra próxima temporada, que caiu drasticamente.

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Ypiranga: em busca da glória inalcançada
  • AllMight unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Danut unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Dias atrás, vi uma notícia sobre a final da Série B do Campeonato Cearense e algo me chamou atenção: o Icasa não conseguiu chegar à final, sendo superado por times sem qualquer renome local, como Cariri e Tirol, este último sagrando-se campeão da competição.
      Essa situação garante uma terceira temporada em que o Verdão do Cariri estará fora da elite do futebol alencarino, relembrando um período sombrio de sua história entre 2017 e 2020, quando também competiu no segundo escalão cearense. Diante desse cenário, fiquei inspirado para iniciar um desafio no FM com o Icasa, aspirando um dia poder rivalizar novamente com os clubes da capital.

      O Icasa é um clube de futebol sediado em Juazeiro do Norte, Ceará, fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome "Icasa" é uma abreviação da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do mesmo fundador do antigo Icasa Esporte Clube. Seu maior rival é o Guarani de Juazeiro, com quem disputa o Clássico do Cariri.
      A história do clube remonta ao Icasa Esporte Clube, fundado em 1963 por Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano. Após alguns reveses e uma ação judicial, o clube foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, que participou dos campeonatos cearenses entre 1999 e 2001. Em 2002, surgiu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, que passou a competir na segunda divisão do Campeonato Cearense.

      O Icasa teve ascensão meteórica, conquistando a segunda divisão estadual em 2003 e chegando à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, obteve três vice-campeonatos estaduais, mas em 2009 foi rebaixado. Rapidamente, em 2010, conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira.
      Destacou-se nacionalmente ao alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. Em 2013, alcançou a quinta posição na Série B, ficando a um ponto do acesso à elite do futebol nacional. No entanto, em 2015, foi rebaixado para a Série D do Brasileirão.

      Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, sendo rebaixado no Campeonato Cearense e não tendo participação em divisões nacionais. Em 2020, conquistou o título da Série B do Campeonato Cearense, retornando à momentaneamente na elite estadual, mas hoje já amarga alguns anos na Série B novamente, depois de ter sido rebaixado pela escalação irregular de um jogador em 2022.
      Apesar de todos esses altos e baixos, o Icasa permanece como um dos clubes mais importantes do interior cearense, com uma história marcada por momentos de glória e desafios a superar.

      Para conseguir comandar o Icasa no FM 2024 foi necessário utilizar o Brasil Mundi Up. Do update, optei pelo arquivo do "Formato Real", sem a Série Regional. Com isto, o Icasa iniciará sua trajetória na Série B do Campeonato Cearense e precisará buscar a classificação para a Série D por meio do Estadual. O Verdão também participará da Copa Fares Lopes, que é a taça da Federação Cearense de Futebol, no segundo semestre de cada temporada.
      Além da estrutura brasileira, carreguei as duas principais divisões dos demais países da América do Sul, com base de dados "Personalizada" (grande, incluindo jogadores de "equipe de topo" do mundo inteiro).


      Os objetivos iniciais do save serão basicamente os marcos mais importantes que um clube cearense poderia ter até chegar à elite do futebol brasileiro.
      Retornar à elite do Campeonato Cearense (rebaixado em 2022) Participar da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar o título Campeonato Cearense (foi vice em 2005, 2007 e 2008 e campeão em 1992) Conquistar o título da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar a vaga para a Série D (última participação em 2022) Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2015) Conquistar o acesso à Série B (última participação em 2014) Conquistar o acesso à Série A (nunca participou) Em uma possível segunda parte do save, se eu ainda tiver gás para seguir, passaremos para um nível mais audacioso de objetivos, visando o âmbito nacional e continental.
      Conquistar o título da Copa do Brasil (participou apenas em 2009 e 2022) Conquistar o título da Série A (nunca participou) Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais) Superar os times da capital Ceará, Fortaleza e Ferroviário no ranking de reputação
      Para assumir o comando do Verdão do Cariri, escolhi como "personagem" o ex-camisa 9 Marciano, um dos principais ídolos e maior artilheiro da história do clube de Juazeiro do Norte. Enquanto jogador, Marciano acumulou pelo menos sete passagens pelo Icasa e marcou 88 gols, segundo matéria do Jornal do Cariri.
      Entre suas idas e vindas, o ex-centroavante passou por clubes como Remo-PA, Brasiliense-DF, Guarany de Sobral-CE, Brasil de Pelotas-RS e Coritiba-PR. Ainda assim, o time onde Marciano jogou por mais tempo foi, sem dúvida, o Icasa-CE. Em 2013, deixou o futebol profissional para se dedicar à carreira na área jurídica.

      O perfil de Marciano foi criado no jogo sem "Qualificações de Treino" e experiência anterior de Futebolista Profissional (Nível Regional).
    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
×
×
  • Criar Novo...