Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Ypiranga: em busca da glória inalcançada


Leonardo Moreno

Posts Recomendados

Pra mim, a parte mais triste dessa sua última atualização foi o rebaixamento da Lusa. Que sacanagem com a pobre Portuguesa. :/

Fez um returno de recuperação e conseguiu se classificar. Já entregou o panetone pro Danut dizendo que conseguiu o acesso, mas discordo dele: Acho que chegou as finais mas subiu como vice XD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa! O que importa é que conseguiu voltar pra Série B (mesmo, né?). O time manteve a escrita do primeiro turno de fazer vários gols mas levando outros tantos. Pela tua tática, talvez não seja o caso de botar os laterais para apoiar e nem sempre para atacar? Ao menos fazer essa variação quando for jogar fora de casa seria interessante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah...rolou spoiler do acesso! Hahahahaha. Bom que conseguiu voltar à Série B, vamos ver se o time conseguiu a taça.

Olhando a tática achei um pouco ofensiva demais e com alguns buracos, mas enfim, não quero ficar cornetando muito, até porque sei que você está mais adiantado no save e de repente já até mudou isso.

Boa sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Mas que vergonha não ter nenhum time mineiro nessa Série C. Como você já deu spoiler que subiu e levou o título, vou esperar a próxima atualização para te parabenizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse primeiro confronto decisivo da série C é sempre o mais complicado. Parece que o time adversário escondeu toda sua força para a fase final. De qualquer forma o rendimento da equipe não deixa dúvidas de que poderá conseguir o acesso sim. Quanto ao título é acreditar, entrar em campo com os pés no chão e não ter medo de ser feliz. Que venha o tão sonhado acesso e como a cereja do bolo, a taça do campeonato. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 4/18/2018 at 1:41 AM, Danut said:

Vou cravar que conseguiu :P

Se acertar, ganha aperto de mão virtual.

On 4/18/2018 at 2:34 AM, marciof89 said:

Pra mim, a parte mais triste dessa sua última atualização foi o rebaixamento da Lusa. Que sacanagem com a pobre Portuguesa. :/

Fez um returno de recuperação e conseguiu se classificar. Já entregou o panetone pro Danut dizendo que conseguiu o acesso, mas discordo dele: Acho que chegou as finais mas subiu como vice XD

Condizente com a realidade, não é? Atualmente a Lusa tá sem divisão mesmo. Infelizmente. Pra tu ver como meia dúzia de dirigentes podem destruir um clube DE VERDADE.

Entreguei o panetone mesmo HUEAHUEAHUEAH pois bem, até agora temos um que aposta no título, outro que aposta no vice. Vamos ver o que vai acontecer.

On 4/18/2018 at 10:13 AM, Tehh said:

Boa! O que importa é que conseguiu voltar pra Série B (mesmo, né?). O time manteve a escrita do primeiro turno de fazer vários gols mas levando outros tantos. Pela tua tática, talvez não seja o caso de botar os laterais para apoiar e nem sempre para atacar? Ao menos fazer essa variação quando for jogar fora de casa seria interessante

É, agora que já entreguei não adianta negar. HUEAHEAUH Mas sim, o que importa é isso, o resto é perfumaria. A tática e os resultados foram os mesmos da outra passagem pela C, muitos gols em ambos os lados do campo. Eu uso os laterais como atacar porque quero que eles vão até a linha de fundo, ultrapassando os pontas muitas vezes. Notei que quando mando apoiar, eles só vão até o segundo terço do campo, nunca vão até a linha de fundo. Aí acabo tendo que aguentar o ônus dessa estratégia. Pretendo testar outras opções no futuro.

On 4/18/2018 at 10:51 AM, baltazar said:

Muito boa recuperação, time deve estar com moral alta pra próxima fase, acho que vem coisa boa por ai.

Boa sorte. 

Não tô entendendo vocês falando em recuperação ): po, fiquei em 3º no primeiro turno, 5 pontos acima do 5º colocado. HEUAHEAUHEAUH Valeu!

On 4/18/2018 at 12:11 PM, Tsuru said:

Ah...rolou spoiler do acesso! Hahahahaha. Bom que conseguiu voltar à Série B, vamos ver se o time conseguiu a taça.

Olhando a tática achei um pouco ofensiva demais e com alguns buracos, mas enfim, não quero ficar cornetando muito, até porque sei que você está mais adiantado no save e de repente já até mudou isso.

Boa sorte na continuação!

Derrapamo na curva!

Corneteia sim, po! Quais buracos? Eu quero que seja ofensiva mesmo, porque eu não consigo montar uma retranca e aí tenho que compensar fazendo mais gols do que os muito que tomo. Vem dando certo, mas certamente eu queria resolver o problema da defesa vazada.

Não tô adiantado não. O post que vou fazer hoje vai ser o último que tenho pronto. O tópico vai estar no mesmo tempo que o save em si.

Valeu!

13 hours ago, Henrique M. said:

Mas que vergonha não ter nenhum time mineiro nessa Série C. Como você já deu spoiler que subiu e levou o título, vou esperar a próxima atualização para te parabenizar.

Bah, nem notei. Quando vê, estão todos na Série B! HUEAHUEAH por exemplo, o Caxias tá na Série B e eu não sabia. Vai rolar um screenshot da classificação final da B no próximo post aí a gente confere.

E o spoiler que eu dei foi só do acesso, não do título. Se eu ganhei ou não, sai no próximo post.

4 hours ago, Vannces said:

Esse primeiro confronto decisivo da série C é sempre o mais complicado. Parece que o time adversário escondeu toda sua força para a fase final. De qualquer forma o rendimento da equipe não deixa dúvidas de que poderá conseguir o acesso sim. Quanto ao título é acreditar, entrar em campo com os pés no chão e não ter medo de ser feliz. Que venha o tão sonhado acesso e como a cereja do bolo, a taça do campeonato. Boa sorte!

Confesso que já tive menos medo. Na outra vez que joguei a Série C, fui todo cagado pro jogo e acabei metendo 5 x 0 já no 1º tempo. Não espero essa facilidade dessa vez, mas não espero também muita dificuldade. Quanto ao título acho que depende mais da sorte e da incompetência dos outros times do que de mim, visto que eu não tenho nenhum ás, nenhuma carta na manga pra caso as coisas deem errado. Se deu certo, deu. Se não deu, não tem o que fazer. Valeu!

4 hours ago, ggpofm said:

Seguiu no bom ritmo do 1ª turno e conseguiu a vaga para o mata-mata. Mesmo com a promoção garantida, vamos como ela ocorreu.

Consegui vaga boa ainda, em 2º, tendo a chance de decidir em casa. Isso é muito importante porque meu time toma muito gol, então ter um primeiro confronto em casa seria conceder muitos gols em casa e ter que jogar contra isso na volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Leonardo Moreno disse:

Corneteia sim, po! Quais buracos? Eu quero que seja ofensiva mesmo, porque eu não consigo montar uma retranca e aí tenho que compensar fazendo mais gols do que os muito que tomo. Vem dando certo, mas certamente eu queria resolver o problema da defesa vazada.

Bom, vamos lá!

Em 18/04/2018 at 01:25, Leonardo Moreno disse:

image.png.901fa3c4f5787912ff22a716703b3510.png

image.thumb.png.425821b58a50656bee4c5bcaa7f5af8e.png

A primeira coisa que me chamou atenção é que você tem SEIS jogadores com tarefa atacar. Eu entendo que você queira montar um time ofensivo, jogar pra frente, mas com essa distribuição de tarefas, seu time tende a ficar super desequilibrado. E isso se intensifica por causa da filosofia "Estruturada", na qual seus jogadores ficam com as mentalidades individuais mais díspares - então por exemplo, todo mundo com tarefa "atacar" na "Estruturada" tende a ter a mentalidade muito mais alta do que os com tarefa "Defender", e a se lançar pra frente desesperadamente. É por isso que dizem que a Estruturada tende a deixar mais espaços entre os setores. Conforme você vai subindo a filosofia as mentalidades individuais vão se equilibrando, até o "Muito Fluido" na qual ela é praticamente a mesma para todos, gerando um efeito "time em bloco" - e que por outro lado aumenta os riscos porque seus zagueiros começam a atacar também.

Com isso, me parece que seus seis jogadores em "atacar" - dois laterais, pontas, armador avançado e o atacante alvo - se mandam pra frente e ficam esperando a bola chegar. Sobram mais atrás o MAA e os três jogadores de defesa, que devem ficar absolutamente sobrecarregados pra lidar com os adversários, fazer a transição defesa-meio e a transição meio-ataque. Isso por si só já deve dar origem a inúmeros erros de passe, situação agravada pelo uso do "Passe Direto" e pela própria filosofia, que exatamente por deixar seus setores mais espaçados faz com que as transições sejam mais rápidas e diretas.

Pra complicar, você ainda colocou o "Ritmo Mais Alto" e "Passar a Frente", a primeira faz com que sua equipe jogue de forma mais rápida e urgente, e a segunda aumenta o número de passes de risco (mais difíceis) que sua equipe faz. E pra complicar mais um pouco você ainda recuou a defesa, fazendo com que ela jogue ainda mais longe do restante do time e isolando seu MAA. Tem mais: o uso de um Atacante Alvo, que estimula passes diretos pra ele mesmo quando há opções melhores. Com tudo isso e analisando de fora, me parece que sua equipe está basicamente pegando a bola e dando chutões a esmo para a frente para se livrar da bola, muitas vezes sem direção alguma, e permitindo que o adversário ocupe a intermediária dele (pois seus jogadores com "Atacar" atuam avançados demais) e a sua (aproveitando o espaço enorme entre sua defesa e seu ataque).

Dito tudo isso, eu não faria nenhuma mudança (muito) drástica nesse momento, porque isso é sempre complicado e, por experiência própria, não costuma trazer bons resultados. Manteria a formação, apenas tentando rever a distribuição de tarefas e funções para deixar o time mais equilibrado, por exemplo fazendo o atacante único recuar pra ajudar mais o meio; em seguida tiraria as instruções de equipe que você setou, escolheria uma mentalidade de jogo e tentaria utilizar as instruções de equipe que já vem com ela, porque isso é meio que pré-setado pelo jogo. Então o passe, o tempo, o comprimento e a linha defensiva da mentalidade "Contra-Ataque", por exemplo, já estão ajustados para atuar nessa mentalidade, não é necessário mexer; entendo que as instruções apenas refinariam ou ajustariam alguma coisa que não estivesse boa, ajudariam contra um adversário específico, etc.

Nesse sentido de escolher a mentalidade, é só lembrar que, quanto mais alta, mais risco - portanto "Contenção" em tese é a que traz menos riscos, e "Sobrecarregar", a mais arriscada. Aí você precisa equilibrar risco e recompensa, e pode inclusive treinar mais de uma mentalidade para ir experimentando e vendo como seu time se comporta com cada uma.

Sobre distribuição de tarefas, existem dois princípios mais conhecidos que ajudam a equilibrar o time. O primeiro é o "323", que estabelece que sua equipe sempre tem três jogadores com tarefa defender, dois com tarefa apoiar, três com tarefa atacar e dois "oscilando" (podendo defender, apoiar ou atacar conforme a mentalidade e a necessidade). E existe um outro princípio que diz que na mentalidade Contenção e Defender você tem 0 ou 1 jogador com tarefa atacar, 1 na Contra Ataque, 2 na Normal, 3 na Controlar, 4 na Atacar e 5 na Sobrecarregar. Pessoalmente gosto mais do 323 porque o outro me deixa perdido, mas vai de cada um. 

Eu não mexeria na filosofia nesse momento porque sua equipe já está acostumada com ela e esse tipo de mudança é sempre complicada, mas no futuro pensaria em migrar para a Flexível, porque ela é a mais fácil de se encaixar em qualquer sistema de jogo e a que menos dá dor de cabeça. Tem um guia aqui que explica um pouco sobre a diferença de distribuição de funções de jogadores entre as várias filosofias, e que você pode combinar com o 323 para montar sua tática: 

Ufa, falei muito. Espero que tenha conseguido te ajudar, eu também tô aprendendo e tentando colocar em prática, e dividir tudo o que tenho lido e visto por aí tem sido muito legal. Tomara que consiga te ajudar também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 hours ago, Tsuru said:

 

Eu estou ciente de que a quantidade de jogadores com a função atacar é excessiva. Atribuí essas funções por ignorância mesmo, pois nem cheguei a pensar no equilíbrio do time, só fui pensando "preciso que os laterais cheguem à linha de fundo; o armador avançado só tem a função Chegar Mais à Frente habilitada se for com a função Atacar, então precisa atacar também" e acabou assim que fiquei com tanto jogador com essa função.

Eu jogava com jogo fluído. A mudança pra jogo estruturado foi a primeira que implementei com base nos materiais que tô lendo. Eu jogava no fluído pois pensava que assim os jogadores de frente ajudariam a defender, mas não me tocava que isso fazia a defesa sair de posição também. Passei a entender a importância dos jogadores defensivos manterem a posição, então mudei pra estruturado e passei a usar a instrução 'manter posição' ocasionalmente, além de parar de usar a instrução 'pressionar mais' pros jogadores de defesa. Pelo nível do meu plantel, creio que os jogadores não estão preparados pra jogar em bloco, atacar e defender como uma unidade. Então creio que devo continuar prezando pela solidez defensiva e saída de jogo "em escapadas". Não vejo meu time atual fazendo algo como aquele time do guia 4-4-2 em losango que tu me passou, sendo sólido defensivamente e também mantendo a posse e sendo agressivo no ataque.

Uso ritmo alto pois como tenho tentado jogar protegendo meu espaço e sair em velocidade. Notei que só com essa instrução que os jogadores buscam o ataque logo que recuperam a bola. Se jogo sem o higher tempo, o jogador recupera a bola e passa pro lado, e eu não quero isso. O "passar pra frente" pelo que entendi era uma instrução obrigatória pra jogo de transição rápida.

O que vou tentar fazer é melhorar esse equilíbrio de funções que tu mencionou e tentar ver como isso funciona na prática. Eu joguei uns jogos do gauchão da próxima temporada ontem e hoje e gostei do que vi, mas é possível que o bom desempenho tenha acontecido só por causa do nível dos adversários. Vou fazer a atualização final dessa temporada e já postar também o que já fiz da próxima temporada pra finalmente atingir definitivamente a linha do tempo do save. Quando fizer isso, vou tentar narrar com detalhes os jogos, as decisões que fiz e a lógica por trás dessas decisões. Digo tentar porque não sei se isso pioraria a narrativa do save, tornando ele desinteressante. Acho válido o teste de qualquer maneira.

Por fim, quero te agradecer muito por todas as dicas que tu tem dado. Tem sido muito valiosas não somente pro jogo, mas também pra compreensão do futebol em si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Retorno sem pompa

rWtQMtf.png&key=bf622a55c69dc41909682cce

De início, o América de Pernambuco já demonstrou que não era favas contadas no caminho do Ypiranga de volta à Série B. O que aparentava ser um confronto fácil (numa análise totalmente empírica) demonstrou ser bem mais difícil. Os primeiros 30 minutos da partida no nordeste foram monótonos, com exceção de uma chegada do Ypiranga numa cobrança de falta. Então, numa bola troca de passes, o América avançou pela direita, chegando à linha de fundo e efetuando um cruzamento pra área que acabou sobrando na ponta oposta. A bola foi cruzada de novo pra entrada da área, e como na maioria das vezes acontece com o Ypiranga, foi gol do adversário. Assim terminou o primeiro quarto dessa decisão.

O segundo tempo não foi muito melhor que o primeiro e a teórica superioridade do Ypiranga não saiu do papel. O jogo continuou morno até os 27, quando o Ypiranga teve uma falta perigosíssima a seu favor na meia-lua adversária. Thuram não perdoou e botou na rede, empatando o confronto e dando um gol fora ao time canarinho. Dois minutos depois, num ataque do América, a bola sobrevoa a área canarinho enquanto um jogador cai no chão... e é pênalti! O famoso pênalti Mandrake. No entanto, Douglas está debaixo das traves e não permite que a cobrança do adversário seja convertida, salvando o Ypiranga de ficar atrás do placar! Infelizmente isso não durou por muito tempo, pois 5 minutos depois o América avançou e o Ypiranga que estava muito mais recuado que o ideal, praticamente na linha do pênalti. Permitimos um chute da entrada da área que desviou em Romário Leiria e matou o goleirão. 2 x 1 pros cara. Mesmo assim me mantive tranquilo todo o tempo, pois o gol fora daria a possibilidade de vencer por apenas 1 x 0 no Colosso da Lagoa, e eu confiava nessa possibilidade. Ainda assim, aos 45, já no finalzinho, o Ypiranga mandou o chuveirinho pra área e o goleirão adversário saiu catando borboleta longe do gol; a bola foi espirrada pra entrada da área e Juliano, o craque dos gols de fora da área, emendou de primeira pro gol desguarnecido pra empatar mais uma vez o jogo pra nós.

BQENRpK.png

Baita vantagem pra volta. Jogo esse que foi extremamente murrinha no primeiro tempo, que se passou inteiramente sem nenhum único lance digno de nota. Sendo assim, entramos pro quarto final da decisão com a classificação na mão; se nada mudasse, estaríamos na Série B. Mas nosso time tinha muita qualidade. Numa cobrança de lateral, Thuram saiu da área pra receber a bola, cruzou rasteiro pro lado inverso e Jeferson Negueba estava lá pra mandar pro gol. 1 x 0! O América tinha a bola e o espaço, mas não conseguia fazer nada de produtivo contra a sólida defesa canarinho. Aos 30, Romário Leiria teve a chance de ampliar após cobrança de escanteio, mas cabeceou na mão do goleiro. O golpe de misericórdia veio aos 35, quando o América tentava desesperadamente avançar e entregava seguidamente a bola ao Ypiranga; numa dessas, o contra ataque veio pela direita, Pablo Dyego invadiu a área e mandou aquele cruzamento pra trás matador, que encontrou Alexandre Tam sozinho. 2 x 0 e fim de papo. Ypiranga de volta à Série B!

cVcRYjH.png

Eu queria dessa vez subir sendo campeão, mas infelizmente fomos atropelados pelo São Raimundo (PA) que já tinha liderado o Grupo 1 com sobras. Não deu nem pro chá em nenhum dos dois confrontos.

MkFqGkb.png

KFlEwDx.png

| Sumário comercial | Série C | Série B | Série A | Copa do Brasil | Libertadores | Sulamericana |

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Achei que tinha sido campeão pelas respostas que estava dando, mas você estava querendo esconder o vexame de perder para um time do Pará que não é o Remo e nem o Paysandu. hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hour ago, Henrique M. said:

Achei que tinha sido campeão pelas respostas que estava dando, mas você estava querendo esconder o vexame de perder para um time do Pará que não é o Remo e nem o Paysandu. hahaha

Pow, eles foram campeões! HAEUHAEUHEAUHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Mais uma chance

A temporada de 2023 está à frente. De volta à Série B, em condições de colocar o trem do Ypiranga nos trilhos do progresso e finalmente cumprir o destino que me propus no começo dessa jornada. A diretoria aumentou o orçamento salarial, o que não é tão relevante visto que na última temporada ficamos longe do teto salarial. Nessa temporada pretendo fazer o mesmo, contratando jogadores por empréstimo sem custos. As expectativas pras competições também não são altas, então penso que terei paz pra conduzir o clube nessa temporada. O único ponto negativo é que meu contrato expira no fim da temporada, então preciso fazer por merecer uma renovação esse ano ou a jornada chega ao fim.

1H6OPZg.png

fgfTtIm.png

Tivemos relativa sorte no sorteio da primeira fase da Copa do Brasil, que é a principal competição da temporada pra nós. Por mais que seja difícil, é importante ir o mais longe possível pelo valor financeiro. As finanças do ano passado foram uma negação e a diretoria teve que fazer diversas intervenções pra manter o clube funcionando. Além disso, logo no início da temporada, me obrigaram a aceitar uma proposta de transferência por Renan, que seria meu lateral esquerdo titular pra temporada.

Jqxx7nc.png

wcsqEjA.png

MQ7TJ4b.png

A janela de transferências foi movimentada com diversos jovens da base do clube sendo dispensados e também com um número considerável de contratações pro plantel principal pra disputa da Série B. Aqui está o resumo das transferências. Vou apresentar novamente o plantel completo:

| Goleiros |

Renan Santos: goleiro experiente que foi dispensado pela Ponte Preta na temporada passada. Contratado para ser titular na goleira.

Luan Polli: contratado ao fim do contrato junto ao Figueirense. Vem para ser reserva de Renan Santos.

| Defensores |

Romário Leiria: dispensa apresentações. Xerife da zaga há várias temporadas.

Gabriel: jovem zagueiro da Coritiba que já estava no nosso plantel ano passado e teve seu empréstimo sem custos renovado junto ao Coritiba.

Luizão: também é remanescente da temporada anterior. Teve seu contrato renovado mas agora seu status na equipe é de reserva.

Wagner: zagueiro experiente contratado no fim de seu contrato com o Bragantino. Também é reserva.

| Laterais |

Douglas: AQUELE. Ex-jogador do Barcelona, campeão da Champions League, foi contratado ao fim de contrato com Botafogo. Será usado em esquema de revezamento e se aposentará no fim da temporada.

Bráulio: que nomezinho infeliz. Jovem lateral direito cedido em empréstimo de baixo custo pelo Palmeiras.

Hyago: um dos mais antigos no elenco (está no time desde 2019). Mesmo com os preparadores dizendo que ele não serve, mantive ele no plantel.

Jussandro: recém contratado pra lateral esquerda após seu contrato com o Remo acabar na temporada anterior.

| Meiocampistas |

Luiz Gustavo: cedido em empréstimo pelo América de Natal, vem pra ser titular no meio de campo. Pode ser volante ou meio campista mais avançado, mas deverá desempenhar uma função defensiva e de transição.

Fábio Júnior: cedido gratuitamente pelo Botafogo. Será jogador de imposição na frente da zaga.

Yago: a contratação da janela. Veio após fim do contrato com Audax, será jogador-chave responsável pela parte de criação no meio. Tem boas características defensivas também.

Sávio: destruidor no meio de campo. Veio em fim de contrato pra ser reserva.

Otávio: cedido gratuitamente pelo Botafogo pela segunda temporada.

Zé Rafael: pela terceira temporada seguida sendo reserva de luxo no nosso time.

| Pontas |

Rincón: rico meiocampista cedido gratuitamente pelo Botafogo que será utilizado na ponta direita.

Pablo Dyego: mais um nego veio no time.

Jean Carlos: as temporadas passam e ele continua como expoente técnico no time.

Luiz Carlos: ponta jovem cedido pelo Botafogo nessa temporada.

| Atacantes |

Thuram: incansável! Porém agora será reserva.

Dione Penchel: boníssimo centroavante cedido pelo Botafogo. Liderará nosso ataque essa temporada.

| Resumo do Plantel |

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Uma centelha de esperança

myTj3iV.png

Hora de falar de futebol. A temporada já começa com o Gauchão na segunda semana do ano, sem espaço pra nenhum amistosinho. E logo de cara enfrentaríamos o Internacional. Deixei o jogo na mão do auxiliar e perdemos por 2 x 0. Os dois jogos seguintes eram contra Lajeadense e São Paulo de Rio Grande; pela inexpressividade dos dois times, também deixei na mão do auxiliar. O placar foi 3 x 0 pra nós nas duas partidas. O quarto jogo foi contra o Pelotas e decidi começar os testes; tentei novamente implementar a tática que prioriza posse da bola, a fim de prepará-la pros jogos contra clubes maiores. Aqui pode-se ver a formatação e aqui pode-se ver as instruções. O jogo foi extremamente improdutivo em todo o primeiro tempo, no qual só conseguimos criar uma chance clara num cruzamento que Pablo Dyego cabeceou pro gol e o goleiro salvou milagrosamente. Mesmo com as instruções, não conseguimos materializar o controle que pensei que teríamos e o jogo acabou bem chato. No início do segundo tempo, uma falha horrível do meu goleiro ao sair do gol numa bola aérea resultou em gol do adversário. Decidi adicionar algumas instruções pra ver se o time se tornaria mais agressivo (ser mais expressivo, enfrentar defesa). Não adiantou. Num lance de sorte já depois dos 30 minutos, meu volante recebeu a bola na entrada da área e acertou um belo chute rasteiro no canto pra empatar.

ntTIAEC.png

O jogo seguinte era contra o inexpressivo Cerâmica, para o qual alinhei a mesma tática dos outros jogos e mandei o auxiliar comandar. O resultado foi uma vitória de 7 x 0. O adversário seguinte era o São José, o qual a imprensa curiosamente dizia ser favorito ao confronto. Por esse motivo e também pela dificuldade que esse time nos impôs em temporadas anteriores, decidi usar esse jogo pra analisar o meu time na tática usual, porém usando o time reserva a fim de poupar o time principal para o próximo jogo que seria pela Copa do Brasil. Já com a bola rolando, o Ypiranga amassou o São José. 3 x 0 no primeiro tempo, fora os ameaço. No segundo tempo, logo aos 5 minutos, Zé Rafael foi expulso. Temi o ímpeto do adversário e recuei ainda mais o time. O São José teve volume, mas não criou nenhuma chance clara. Fizeram um gol de honra numa xiripada e ficou por isso mesmo.

vfkapHE.png

T6I8pdn.png

O jogo contra a Portuguesa seria em São Paulo. Pelo fato de eles terem sidos rebaixados da Série C enquanto nós subimos pra B, nos considerei favoritos. O fato de ter jogado bem contra eles nos dois jogos na temporada passada também pesou nessa análise. De qualquer maneira, fomos para o jogo com a tática usual. A Portuguesa começou o jogo com a posse e com os passes, mas sempre longe do funil que era o que me importava. Estava esperando uma boa escapada em contra-ataque e foi o que aconteceu aos 20 minutos; após uma cobrança de escanteio da Lusa, o Ypiranga recuperou a bola e, após três passes, Dione Penchel estava na cara do goleiro adversário. Infelizmente ele desperdiçou a chance. Aos 38, o lateral da Lusa subiu até a linha de fundo, cruzou na trave e o goleiro deixou passar. A bola sobrou pro atacante sozinho que emendou pro gol... mas Douglas estava lá pra evitar que a bola entrasse! Esses foram os lances do primeiro tempo e também do jogo. O resto da partida continuou com o Ypiranga retraído na defesa, a Lusa mantendo a posse sem conseguir penetrar. E assim nos classificamos à segunda fase. Felizmente o sorteio foi favorável.

nNGtncG.png

MlqsBrc.png

As duas partidas seguintes eram pelo Gauchão e seriam os melhores testes que teríamos no campeonato: contra o Brasil, adversário da B, e contra o Caxias, clube recém rebaixado da B. Em ambas as partidas vencemos dominando amplamente e sem sofrer riscos, o que demonstra o êxito defensivo da estratégia.

O jogo contra o CSA seria mais um fora de casa, mas eu estava confiante. E conforme esperava, o jogo foi um passeio; o Ypiranga esbanjou chances, porém não conseguiu converter nenhuma sequer. O único gol que marcamos foi contra. E ainda tomamos um golzinho safado, no qual o lateral adversário cruzou DE CINCO METROS DA FRENTE DA LINHA DE MEIO DE CAMPO direto no pé do atacante dentro da área, que mandou pro gol. Dessa vez o regulamento dizia que o jogo deveria ser decidido nos pênaltis.

cG6nmPZ.png

A classificação à terceira fase (a partir da qual teríamos ida e volta) colocou à nossa frente uma equipe que está na Série B há várias temporadas e o jogo de ida já seria logo na semana seguinte ao jogo contra o CSA. No intervalo, enfrentaríamos o Grêmio pelo Gauchão. Fechei a casinha, escalei os reservas e mandei o auxiliar para uma surpreendente derrota por 1 x 0 para os titulares do Grêmio, que não criou sequer uma chance clara durante o jogo.

Hora de enfrentar o Santinha pela Copa do Brasil. O primeiro jogo seria em Erechim. Eu vou optar por não descrever textualmente esse jogo. Só vendo pra crer:

KYLHuXz.png

O domínio no primeiro tempo foi inexplicável. Parecia que estávamos jogando contra um time sem divisão do Gauchão. Foi 3 x 0 fora o pênalti perdido. O domínio prosseguiu no segundo tempo e felizmente ampliamos o placar. A classificação foi praticamente assegurada. Antes da volta, enfrentamos o Nóia novamente com reservas e o auxiliar no comando: 4 x 0. Com a classificação virtualmente decidida, fomos à Recife e seguramos o empate com segurança: 2 x 2.

O calendário tem sido apertado, com dois jogos por semana, o que fez com que usássemos time reserva na última rodada da primeira fase do estadual contra o Juventude. Felizmente o bom retrospecto do time continuou e vencemos eles por 2 x 1. E assim terminou a primeira fase do campeonato:

piAyfCO.png

aFX9db1.png

Teremos pela frente agora a quarta fase da Copa do Brasil e as quartas de final do Gauchão, que guardam confrontos dificílimos e que serão verdadeiros testes de fogo pra nossa equipe. O resultado desses confrontos poderá ser um bom spoiler do resto da temporada.

FLKol1w.png

Ltvgbuy.png

 

===================================================================================================================================

Decidi fazer três atualizações em uma só pra cumprir o que falei e deixar o post atualizado com o save. O save, nesse exato momento, está no dia 12 de abril de 2023. Ou seja: 3 dias após a última partida relatada nesse post. 

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente, cara. Achei a tática bem mais equilibrada e as instruções fazem todo o sentido com o estilo que você quer implementar. Só não entendi a filosofia "Fluido".

Eu recomendaria cuidado também com a instrução "Jogar A Partir da Defesa", porque além do efeito mais óbvio, seus laterais/alas, zagueiros e volante recebem a instrução de fazer apenas passes simples, que é um espectro abaixo do "muito curto". Ou seja, eles basicamente vão tocar pro lado de forma muito simples, quase se livrando da bola. Pode ser bom...ou pode não ser. Uma alternativa para a distribuição curta é ajustar as instruções do seu goleiro.

De qualquer forma a melhora se refletiu em campo, especialmente na vitória fantástica sobre o Santa Cruz. Também foi bem contra o Grêmio, fechou o Gauchão apenas atrás dos dois times de Porto Alegre e tem tudo para passar pelo Brasil na próxima etapa.

Avante Ypiranga!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei interessante que você não tenha conseguido o título da Série C e nem ter chegado à decisão da divisão, afinal, no momento, você não tem feito muito por merecer um título nacional, mesmo sendo da Série C. Contudo, isso não invalida sua promoção. Parabéns.

O @Tsuru lhe deu dicas valiosas em um comentário anterior, espero que consiga usá-las de forma adequada. Algumas perguntas: você altera as tarefas (defender, apoiar, atacar) de seus jogadores durante uma partida? Ou segue nessa configuração durante os 90 minutos?

Com uma filosofia fluida, você não acha que sua equipe tem muitas funções especializadas segundo o texto que o Tsuru lhe indicou? Alguns diriam que você tem cinco delas em campo, outros diriam que tem três. 

Com as dificuldades que você têm vivenciado no save acho um contrassenso você deixar o auxiliar comandar a equipe em diversas partidas. Não seria a hora de usar toda e qualquer partida para tentar evoluir na compreensão da dinâmica do FM?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 hours ago, Tsuru said:

Excelente, cara. Achei a tática bem mais equilibrada e as instruções fazem todo o sentido com o estilo que você quer implementar. Só não entendi a filosofia "Fluido".

Eu recomendaria cuidado também com a instrução "Jogar A Partir da Defesa", porque além do efeito mais óbvio, seus laterais/alas, zagueiros e volante recebem a instrução de fazer apenas passes simples, que é um espectro abaixo do "muito curto". Ou seja, eles basicamente vão tocar pro lado de forma muito simples, quase se livrando da bola. Pode ser bom...ou pode não ser. Uma alternativa para a distribuição curta é ajustar as instruções do seu goleiro.

De qualquer forma a melhora se refletiu em campo, especialmente na vitória fantástica sobre o Santa Cruz. Também foi bem contra o Grêmio, fechou o Gauchão apenas atrás dos dois times de Porto Alegre e tem tudo para passar pelo Brasil na próxima etapa.

Avante Ypiranga!

A tática que mostrei no post foi usada só em um jogo, contra o Pelotas. É a mesma tática que eu usei algumas temporadas atrás, na temporada que teve aquela campanha maravilhosa na Copa do Brasil. Essa tática é a minha tática "de conforto". É sempre a primeira tática que tento implementar e a que mais tive sucesso em outros saves. Ela já tava pronta e já tava pré-treinada. Não pretendo usar essa tática essa temporada, só quero deixá-la pronta pra quando subir pra Série A, visto que ela parece ser mais bem sucedida contra os times maiores do que contra os times menores. Em todos os outros jogos desse post, usei a tática que mostrei pro Danut um pouco antes (desequilibrada mesmo, com os 6 jogadores em modo 'atacar' HUEAHUEAH).

Eu uso as instruções do goleiro junto com essa instrução de equipe também. Eu uso essa instrução porque penso que assim o zagueiro vai parar de dar balão e passar pro lateral ou volante mais próximo, mas confesso que apenas assumi isso empiricamente. Terei que analisar com mais detalhe.

O jogo com o Santa Cruz eu confesso que vi só os momentos-chave. Mas, pelo que deu pra perceber, foi como outras partidas que analisei completamente em que o time não teve a bola, ficou esperando o adversário ali na frente da área defensiva e saía em velocidade. Acho que o Santa Cruz jogou dando muitos espaços pra essas escapadas. Mas de modo geral o time tá bem mesmo, sofrendo pouco na defesa mesmo jogando defensivamente e tendo boas transições. No entanto, a maioria dos jogos foi contra adversários desqualificados. Os melhores testes foram contra o Santa e Brasil - que são os times nível Série B. Contra Grêmio e Inter não vejo vantagem em analisar, pois a diferença técnica é muito grande e não teremos adversários desse nível na Série B.

Valeu pela força!

42 minutes ago, ggpofm said:

Achei interessante que você não tenha conseguido o título da Série C e nem ter chegado à decisão da divisão, afinal, no momento, você não tem feito muito por merecer um título nacional, mesmo sendo da Série C. Contudo, isso não invalida sua promoção. Parabéns.

O @Tsuru lhe deu dicas valiosas em um comentário anterior, espero que consiga usá-las de forma adequada. Algumas perguntas: você altera as tarefas (defender, apoiar, atacar) de seu jogadores durante uma partida? Ou segue nessa configuração durante os 90 minutos?

Com uma filosofia fluida, você não acha que sua equipe tem muitas funções especializadas segundo o texto que o Tsuru lhe indicou? Alguns diriam que você tem cinco delas em campo, outros diriam que tem três. 

Com as dificuldades que você tem vivenciado no save acho um contrassenso você deixar o auxiliar comandar a equipe em diversas partidas. Não seria a hora de usar toda e qualquer partida para tentar evoluir na compreensão da dinâmica do FM?

 

Realmente não fiz por merecer, mas também fiz o suficiente pra merecer o acesso. Valeu!

Sim! Nesses jogos aí eu tenho mudado as tarefas em praticamente todos os jogos. Isso acontece porque o time acaba ficando em vantagem no placar e acabo recuando um pouco pra correr menos riscos (mudo os laterais e pontas pra apoiar, por exemplo; também aconteceu de mudar o MAA pra MRB devido a uma ameaça específica).

É possível que sim. Eu li o texto que o Tsuru indicou, mas não apliquei nas minhas táticas ainda. O que eu pretendo fazer primeiro é aplicar o ponto sobre equilíbrio de tarefas (atacar, defender, apoiar, automático) - o que inclusive já tenho feito durante as partidas. Demorou pra cair a ficha sobre a importância da transição pro meu jogo, e isso veio com o textão do Tsuru ali em cima sobre a quantidade de jogadores em modo atacar. Todavia, eu tenho tentado fazer as mudanças nos jogos que eu assisto pra poder realmente entender o que acontece, mas a tática atual (toda desequilibrada) tá funcionando, pelo menos por agora. Mesmo assim, vou me manter atento pra evoluir os pontos que ainda pode evoluir, como em jogos específicos que notei que a defesa sofre um pouco mais e provavelmente precisam de uma postura diferenciada.

Eu deixo o auxiliar comandar as partidas que eu penso que não vão agregar em nada pra mim nesse momento; isso ocorre contra as equipes muito mais fracas e também contra as equipes muito mais fortes (como contra o Grêmio). Tenho pela frente agora o Brasil de Pelotas e pretendo assistir o jogo inteiro, tanto pra analisar o comportamento, como pra testar possíveis mudanças. Depois também pretendo analisar com atenção os jogos da Série B (inclusive o próprio Brasil é o primeiro adversário HUEAHEAUHEA).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiramente parabéns pelo acesso (mas eu já sabia) então não tão parabéns assim. :P (Mentira, parabéns sim, foi merecido).

Eu sabia que se pegasse o São Raimundo você tomaria piau. Os caras fizeram uma primeira fase maravilhosa, estavam anos luz na frente dos outros concorrentes, era uma equipe muito difícil de ser batida. Mesmo assim, vai botando o Ypiranga novamente nos trilhos e isso é importantíssimo para o resgate do clube. Já nesta temporada corrente, fez um jogaço contra o Santinha e agora vai pegar duas pembas: Grêmio na Copa do Brasil, e o B. de Pelotas no gauchão, aquele mesmo time que zombou de você na temporada passada. Tem que partir com sangue nos olhos mesmo, é vencer ou vencer contra os caras. Boa sorte, menos de 8 gols em cima do Brasil de Pelotas eu nem comemoro. XD

Agora, uma coisa que o @ggpofm falou e que me incomodou também foi o fato de você ter deixado o auxiliar comandar 3 jogos no gauchão, inclusive contra o Inter. Apesar de eu não julgar quem deixa o auxiliar comandar algumas partidas (particularmente eu jogo até os amistosos kkkk), eu acho que nesse momento, onde a equipe precisa achar um padrão tático, você precisa mais do que nunca ver como andam as partidas. Uma sugestão que o @Tsuru deu no save dele e que eu achei muito válido no período de oscilação do Tupi no meu save foi ver o jogo em 2D (não sei se vc faz isso). É incrível como dá pra perceber o que todos os jogadores estão fazendo e ir estudando como corrigir. Outra coisa interessante é ver quais tarefas você está dando para os seus jogadores individualmente. Jogadores mais medianos podem ter dificuldade para fazer jogadas mais elaboradas, é interessante verificar se eles estão fazendo um jogo mais seguro ou se estão metendo o loco na partida e com isso, perdendo muitas bolas. (PS: Longe de mim querer te "ensinar" algo, pois eu sou café-com-leite no FM, mas sempre que vejo algo que agrega, eu vou repassando).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Teve uma campanha muito digna no Gaúchão, o melhor fora os dois grandes do estado. Vai pegar um adversário mais complicado na sequência, mas acredito ser um bom teste para o atual nível do Ypiranga e para a série B que se avizinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fez uma boa Série C, e apesar de alguns deslizes defensivos(creio que as dicas do pessoal aqui podem te ajudar muito nesse setor), fez um bom returno de recuperação, se classificando em segundo e conseguindo o acesso, meus parabéns. Pena que não deu pra conquistar o título, porém o São Raimundo estava numa fase boa demais.

E pelo visto está voltando aos trilhos e com o tempo o clube só tende a crescer. E nessa temporada, após classificações sofridas na Copa do Brasil(exceto o último contra o Santa, que foi bem tranquilo) e uma tranquila classificação no Gauchão, terá dois grandes testes de fogo pela frente: contra o Grêmio na Copa e contra o Brasil de Pelotas pelo Estadual. Creio que tem menos favoritismo na Copa e a eliminação seria normal, porém no Estadual acho que a expectativa mínima tem que ser pelo menos a classificação para a semi. Vamos ver como o time irá se sair, espero que dê tudo certo.

E cuidado com os spoilers, rapaz haha o pessoal aqui adora fazer previsão.

Boa sorte na sequência! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante como o time está rendendo. Nas únicas derrotas da temporada até aqui foram para os dois grandes do estado, mas com a supervisão do auxiliar. Acredito que levando o time a campo e acompanhando cada passo nos jogos importantes daqui para frente, tem tudo para surpreender. O jogo contra o Santa Cruz por exemplo, é uma amostra de que o time está realmente jogando o fino da bola. tática e instruções encaixando. Falando em instruções, vi que o time está com absoluto controle da partida quando resolveu pedir aos jogadores pouca pressão e ritmo baixo. Isso parece dar tempo para o time trabalhar sem correr o risco de perder a bola para o adversário. Contra times grandes (Inter e Grêmio) por exemplo, pretende mexer em alguma dessas instruções? Ou o planejamento é esse mesmo? Perguntei isso porque fiquei curioso se vai manter a formação fluída e o controlar mesmo em confrontos contra esses times. Boa sequência nos jogos decisivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela promoção, pena que o titulo não veio, mas tudo bem, existem títulos mais importantes pra vc conquistar no futuro.

Quanto a essa temporada, gostei de algumas contratações. No estadual o time está jogando muito bem, e acredito que deve chegar na semifinal. Campanha na Copa do Brasil tbm está muito boa, pena que pega o Grêmio agora, provavelmente n deve conseguir ir além, mas como o foco é uma boa campanha na série B, a eliminação na Copa n é problema.   

Boa sorte na continuação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

On 20/04/2018 at 12:52 PM, marciof89 said:

Primeiramente parabéns pelo acesso (mas eu já sabia) então não tão parabéns assim. :P (Mentira, parabéns sim, foi merecido).

Eu sabia que se pegasse o São Raimundo você tomaria piau. Os caras fizeram uma primeira fase maravilhosa, estavam anos luz na frente dos outros concorrentes, era uma equipe muito difícil de ser batida. Mesmo assim, vai botando o Ypiranga novamente nos trilhos e isso é importantíssimo para o resgate do clube. Já nesta temporada corrente, fez um jogaço contra o Santinha e agora vai pegar duas pembas: Grêmio na Copa do Brasil, e o B. de Pelotas no gauchão, aquele mesmo time que zombou de você na temporada passada. Tem que partir com sangue nos olhos mesmo, é vencer ou vencer contra os caras. Boa sorte, menos de 8 gols em cima do Brasil de Pelotas eu nem comemoro. XD

Agora, uma coisa que o @ggpofm falou e que me incomodou também foi o fato de você ter deixado o auxiliar comandar 3 jogos no gauchão, inclusive contra o Inter. Apesar de eu não julgar quem deixa o auxiliar comandar algumas partidas (particularmente eu jogo até os amistosos kkkk), eu acho que nesse momento, onde a equipe precisa achar um padrão tático, você precisa mais do que nunca ver como andam as partidas. Uma sugestão que o @Tsuru deu no save dele e que eu achei muito válido no período de oscilação do Tupi no meu save foi ver o jogo em 2D (não sei se vc faz isso). É incrível como dá pra perceber o que todos os jogadores estão fazendo e ir estudando como corrigir. Outra coisa interessante é ver quais tarefas você está dando para os seus jogadores individualmente. Jogadores mais medianos podem ter dificuldade para fazer jogadas mais elaboradas, é interessante verificar se eles estão fazendo um jogo mais seguro ou se estão metendo o loco na partida e com isso, perdendo muitas bolas. (PS: Longe de mim querer te "ensinar" algo, pois eu sou café-com-leite no FM, mas sempre que vejo algo que agrega, eu vou repassando).

Valeu! HAEUAEHUH

Eles realmente foram muito bem, tanto que foram campeões. Eu não me preparei corretamente - em parte porque só me importava MESMO com o acesso -, aí tomei na cabeça. Não vi nem a cor da bola. Também sinto o time indo num bom caminho. Isso é bom pra manter o otimismo; é difícil jogar quando estou pessimista. Não vou projetar os jogos contra Grêmio e Brasil pois já joguei eles e não quero mais dar spoiler :P

É como eu falei, eu deixei o auxiliar cuidar porque não me importava muito com o resultado e também porque pensei que assistir o jogo não ia me agregar muito conhecimento. Posso estar errado? Talvez. Mas agora já era. Quanto a ver o jogo em 2D: confesso que tenho um pouco de preconceito com essa ideia. Acho surreal, o que vai contra a ideia do jogo que é simular o máximo a realidade (afinal qual treinador na vida real assiste o jogo em 2D? Penso que a ideia é tentar visualizar mentalmente o jogo como se fosse em 2D). E cara, uma coisa que se sabe da vida é que todo mundo pode ensinar e todo mundo pode aprender; uns mais, outros menos, mas todos podem ensinar e aprender. Eu quero MUITO que todo mundo que tiver alguma crítica a fazer na maneira como estou conduzindo as coisas se sinta à vontade pra fazer a sua sugestão.

On 20/04/2018 at 3:50 PM, Henrique M. said:

Teve uma campanha muito digna no Gaúchão, o melhor fora os dois grandes do estado. Vai pegar um adversário mais complicado na sequência, mas acredito ser um bom teste para o atual nível do Ypiranga e para a série B que se avizinha.

Acho que pelas últimas temporadas já dá pra dizer que esse é o padrão no Gauchão: ficar em 3º na 1ª fase. Passar pra semi-final às vezes não dá, mas na 1ª fase tem sido assim. No jogo contra o Brasil na 1ª fase, vencemos com tranquilidade porque eles tiveram um jogador expulso.

On 20/04/2018 at 6:29 PM, MitoMitológico said:

Fez uma boa Série C, e apesar de alguns deslizes defensivos(creio que as dicas do pessoal aqui podem te ajudar muito nesse setor), fez um bom returno de recuperação, se classificando em segundo e conseguindo o acesso, meus parabéns. Pena que não deu pra conquistar o título, porém o São Raimundo estava numa fase boa demais.

E pelo visto está voltando aos trilhos e com o tempo o clube só tende a crescer. E nessa temporada, após classificações sofridas na Copa do Brasil(exceto o último contra o Santa, que foi bem tranquilo) e uma tranquila classificação no Gauchão, terá dois grandes testes de fogo pela frente: contra o Grêmio na Copa e contra o Brasil de Pelotas pelo Estadual. Creio que tem menos favoritismo na Copa e a eliminação seria normal, porém no Estadual acho que a expectativa mínima tem que ser pelo menos a classificação para a semi. Vamos ver como o time irá se sair, espero que dê tudo certo.

E cuidado com os spoilers, rapaz haha o pessoal aqui adora fazer previsão.

Boa sorte na sequência! 

Valeu!

Também vejo o time numa crescente. O avanço na Copa do Brasil deve dar um desafogo financeiro, mas o clube ainda tá muito endividado. Na página de apresentação do clube, é informado que o valor devido por empréstimo é muito maior que o valor do clube. Precisamos mudar esse quadro. A classificação contra a Portuguesa na 1ª fase foi sofrida mesmo; o time não jogou bem. Contra o CSA, o time jogou muita bola. Faltou competência pra matar aproveitar as chances que criamos e sorte na hora do golzinho de xiripa dos caras. Menos mal que passamos nos pênaltis.

Tô esperto com os spoilers agora. HAEUHAEUHAEU

23 hours ago, Vannces said:

Interessante como o time está rendendo. Nas únicas derrotas da temporada até aqui foram para os dois grandes do estado, mas com a supervisão do auxiliar. Acredito que levando o time a campo e acompanhando cada passo nos jogos importantes daqui para frente, tem tudo para surpreender. O jogo contra o Santa Cruz por exemplo, é uma amostra de que o time está realmente jogando o fino da bola. tática e instruções encaixando. Falando em instruções, vi que o time está com absoluto controle da partida quando resolveu pedir aos jogadores pouca pressão e ritmo baixo. Isso parece dar tempo para o time trabalhar sem correr o risco de perder a bola para o adversário. Contra times grandes (Inter e Grêmio) por exemplo, pretende mexer em alguma dessas instruções? Ou o planejamento é esse mesmo? Perguntei isso porque fiquei curioso se vai manter a formação fluída e o controlar mesmo em confrontos contra esses times. Boa sequência nos jogos decisivos.

É interessante mesmo. Os números não são muito bons (pouca % de posse, poucos passes certos, muitos cruzamentos), mas a postura do time em campo é boa, pois passamos a maior parte do tempo bem sólidos na defesa. A fase ofensiva é que me desagrada um pouco, a transição às vezes é lenta, às vezes é direta, o que ocasiona muitos erros... mas ocasionalmente o time encaixa a saída e consegue chegar ao gol, o que tem acontecido invariavelmente em todos os jogos. No jogo contra o Santa Cruz, por exemplo, foi que esse encaixe da fase ofensiva aconteceu mais vezes.

Cara, acho que me expressei mal na escrita do post. O único jogo que joguei com a instrução de ritmo baixo e posse de bola foi contra o Pelotas, e que nem foi tão dominante assim. Essa tática é a que eu usava na temporada que venci Inter, Grêmio, Vasco e Fluminense e que acredito que vá render na Série A. Deixo ela treinada pra que ela esteja pronta quando subirmos. Na Série B, pretendo manter esse jogo que preza pela solidez defensiva e transição ofensiva direta. 

Valeu!

23 hours ago, baltazar said:

Parabéns pela promoção, pena que o titulo não veio, mas tudo bem, existem títulos mais importantes pra vc conquistar no futuro.

Quanto a essa temporada, gostei de algumas contratações. No estadual o time está jogando muito bem, e acredito que deve chegar na semifinal. Campanha na Copa do Brasil tbm está muito boa, pena que pega o Grêmio agora, provavelmente n deve conseguir ir além, mas como o foco é uma boa campanha na série B, a eliminação na Copa n é problema.   

Boa sorte na continuação. 

Valeu! É verdade. O título seria gostoso, mas o objetivo mesmo é ganhar uma Copa do Brasil ou Série A.

Ter o Botafogo como clube-mãe foi uma das melhores decisões que tomei nesse save; a base deles é excelente e eles são um clube vencedor, o que ocasiona o fato de muitos jogadores excelentes não terem espaço no elenco principal (como foi o caso do Alexandre Tam na temporada passada). 

A diretoria demandou que chegássemos até a segunda fase da Copa do Brasil. Como já chegamos na quarta, estou satisfeito. E pelo que pude ver pelo sorteio das próximas fases, os cruzamentos não seriam favoráveis também. Tá tudo de bom tamanho. 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cSpYTBu.png&key=737f3ab33c729b7c6c68effc

Copo meio cheio

T6I8pdn.png&key=73862cb629145c2f37900751

O primeiro jogo da sequência de mata-matas foi contra o Grêmio no Colosso da Lagoa, pela ida da quarta fase da Copa do Brasil. O Grêmio veio num 4-4-2 em losango mas tinha ótimos laterais. Por esse motivo, tinha que me preocupar tanto em fechar o meio como em conter o avanço dos laterais. O primeiro lance de perigo foi aos 3 minutos do primeiro tempo: o time do Grêmio estava todo no ataque (7 jogadores no último terço) quando Romário Leiria recuperou a bola e rapidamente ligou Pablo Dyego na ponta direita, nas costas do lateral gremista que atacava. Rápido como ele é, avançou rapidamente e com liberdade até a linha de fundo. Um zagueiro gremista teve que vir marcá-lo, deixando Penchel com apenas um marcador na área. Pablo Dyego cruzou, Penchel emendou pro gol na pequena área! 1 x 0 já de cara! A estratégia de fechar a defesa e sair em velocidade já funcionou na primeira tentativa. Infelizmente o artilheiro se lesionou aos 23 minutos e teve que ser substituído por Thuram. No lance seguinte à lesão, o Ypiranga avançou pra cobrança de um escanteio mas perdeu a bola; a zaga do Grêmio aliviou pro ataque e meu zagueiro falhou na interceptação da bola. O atacante gremista avançou S-O-Z-I-N-H-O pro gol, mas tinha goleiro! No 1 x 1, Renan Santos cresceu pra cima deles e não deixou a bola passar. Escapamos dessa. Porém, logo em seguida, o Grêmio avançou novamente, penetrou na nossa área pela parte direita e mesmo em inferioridade numérica, a bola cruzada encontrou um atacante tricolor que mandou pro gol. 1 x 1 no placar. Talvez a nossa linha defensiva estava muito recuada... Aos 29, Yago entregou a bola pro adversário na intermediária gremista enquanto nosso time estava todo no ataque. Num contra-ataque rápido que pegou nossa zaga fora do lugar, o Grêmio virou o jogo.

No segundo tempo, o jogo seguiu a mesma toada. Aos 12, o Ypiranga desceu pela direita; Douglas chegou à linha de fundo, cruzou no primeiro pau e Thuram estava lá pra conferir! 2 x 2! O time continuou se mantendo sólido na defesa, porém sem conseguir escapar. Aos 29, o Grêmio cobrou escanteio no segundo pau. A bola foi escorada pro meio da área e encontrou o atacante gremista sozinho na marca do pênalti, que mandou pras redes. Que ducha de água fria! Pra piorar, aos 44, Jussandro cometeu falta na meia-lua. O atacante tricolor não desperdiçou e aumentou a vantagem.

VMrdFHQ.png

myTj3iV.png&key=bc4d84cccaeeb0cc7ffe5b04

A vitória não era muito esperada. O que eu esperava era um pouco mais de solidez defensiva. No entanto, não há muito o que falar quando há uma diferença técnica do tamanho da que existe entre Ypiranga e Grêmio hoje. Esse jogo marcou a quebra do recorde de público do Colosso da Lagoa: 7.200 torcedores estavam no estádio! E três dias depois tinha jogo contra o Brasil de Pelotas pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho. O jogo seria em Erechim novamente. A equipe do Brasil seria quase a mesma que do confronto anterior, com exceção de um desfalque: o único meia armador do time. Isso significa que eles viriam com QUATRO volantes no meio. Eu também teria alguns desfalques: Dione Penchel se lesionou por 2 meses. Yago estava suspenso. Fui pro jogo esperando dificuldade de avanço pelo meio, então tentei criar situações de superioridade numérica pelos lados. Adicionei as instruções "jogar pelos lados" e "incentivar cruzamentos".

O jogo começou e logo aos 8 minutos o Ypiranga abriu o placar. Hyago cruzou da esquerda, Pablo Dyego mandou pro gol no segundo pau. Com a vantagem precoce, decidi acalmar um pouco mais o time. Tirei as instruções supracitadas e tentei "equilibrar" mais as funções, botando os pontas pra apoiar, os laterais em modo automático, ficando só com o atacante e um meiocampista em modo atacar. O resto do primeiro tempo correu sem nada digno de nota. Aos 3 minutos, o Brasil teve uma falta a cobrar pela direita. Bola cruzada na área... e pênalti marcado. O juiz marcou mão de alguém. O LATERAL deles foi pra bola e Renan Santos defendeu! Mudam os nomes debaixo da goleira, mas não muda o fato de que o Ypiranga sempre tem um goleiro pegador de pênaltis! Notei que depois da mudança que fiz, meu time parou de ser agressivo no ataque. Se tornou totalmente estéril. Mas estava em vantagem e o Brasil não conseguia ameaçar realmente, então mantive as coisas como estavam. E o castigo veio à cavalo. Aos 37, o Brasil não mantinha a posse da bola rodando a 15 metros da área, quando o volante deles arriscou um chute de muito longe. A bola desviou no meio do caminho e enganou o goleiro. 1 x 1 no placar e o jogo foi pra prorrogação! Decidi voltar à estratégia inicial e (aquela mesmo desequilibrada). Aos 8 minutos dos 30 extras, uma ótima jogada ensaiada após uma cobrança de falta cobrada curta resultou numa belíssima troca de passes do time do Ypiranga que acabou encontrando Gabriel sozinho dentro da área. E o zagueiro não perdoou: 2 x 1 pro Ypiranga! Aos 10 da segunda etapa da prorrogação, mais uma chance: cruzamento da esquerda, Pablo Dyego cabeceando no segundo pau e o goleiro adversário salvou. Acabou os 15 regulamentares e o juiz deu mais um de acréscimo. Nesse minuto de acréscimo, o Brasil foi com tudo pra cima. Numa jogada de inversão rápida de bola, conseguiram achar um espaço no meio da nossa defesa e o atacante mandou pro gol... na trave! Que loucura! Aos 120! E assim acabou o jogo.

b5AAzs3.png

iAg1wj2.png

Como o jogo da Copa do Brasil seria só duas semanas depois, o próximo adversário já seria o Internacional pela semi-final do Campeonato Gaúcho. Serei mais econômico com as palavras sobre esse jogo. O Inter abriu o placar aos 8. Aos 38 já estava 4 x 0 pra eles. Eles não tiveram grandes chances, mas foram extremamente eficientes nas chances. Pra quem conhece o xG, eu diria que em nenhum dos quatro gols eles teve um xG maior que 0.500. O primeiro foi um cruzamento desviado pelo meu zagueiro pro gol. O segundo, uma bola cruzada que o jogador deles desviou sem ângulo. O terceiro, um chute de fora da área. O quarto, um chute da "quina" da grande área. Enfim... foi uma falta de sorte gigante. E ainda por cima, Yago foi expulso no fim do primeiro tempo. Voltei pro segundo tempo com o time com duas linhas de 4 e 1 na frente, como um 4-4-2 inglês. Não sei se o Inter recuou ou se a estratégia de escapar pelos lados rendeu, mas diminuímos o placar pra 4 x 2. Porém o Inter ainda fez mais um golzinho no final.

rF6467s.png

Depois desses jogos contra Brasil e Inter, me questionei se estaria me autosabotando com as mudanças durante o jogo. Quero dizer: se as mudanças ao invés de melhorarem o time estariam piorando. Por causa disso e por causa da eliminação estar virtualmente definida, mandei o auxiliar contra o Grêmio. Defini as instruções e mandei. O resultado foi surpreendente.

pxG0Gnq.png

E o certame estadual acabou com o Grêmio sagrando-se campeão. Nossa campanha de destaque na primeira fase rendeu a seleção do campeonato para três jogadores. Teremos pela frente agora a Série B, o real desafio dessa temporada.

FiHJ0L4.png

4y2Msf4.png

zqeF1vw.png&key=05f57cc80f5bb852f617e348

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Ypiranga: em busca da glória inalcançada
  • AllMight unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Danut unlocked this tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • mfeitosa
      Por mfeitosa
      E aí, pessoal! Dias atrás, vi uma notícia sobre a final da Série B do Campeonato Cearense e algo me chamou atenção: o Icasa não conseguiu chegar à final, sendo superado por times sem qualquer renome local, como Cariri e Tirol, este último sagrando-se campeão da competição.
      Essa situação garante uma terceira temporada em que o Verdão do Cariri estará fora da elite do futebol alencarino, relembrando um período sombrio de sua história entre 2017 e 2020, quando também competiu no segundo escalão cearense. Diante desse cenário, fiquei inspirado para iniciar um desafio no FM com o Icasa, aspirando um dia poder rivalizar novamente com os clubes da capital.

      O Icasa é um clube de futebol sediado em Juazeiro do Norte, Ceará, fundado em 7 de janeiro de 2002. O nome "Icasa" é uma abreviação da empresa Indústria e Comércio de Algodão S/A, do mesmo fundador do antigo Icasa Esporte Clube. Seu maior rival é o Guarani de Juazeiro, com quem disputa o Clássico do Cariri.
      A história do clube remonta ao Icasa Esporte Clube, fundado em 1963 por Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano. Após alguns reveses e uma ação judicial, o clube foi substituído pelo Juazeiro Empreendimentos, que participou dos campeonatos cearenses entre 1999 e 2001. Em 2002, surgiu a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, que passou a competir na segunda divisão do Campeonato Cearense.

      O Icasa teve ascensão meteórica, conquistando a segunda divisão estadual em 2003 e chegando à elite do futebol cearense. Nos anos seguintes, obteve três vice-campeonatos estaduais, mas em 2009 foi rebaixado. Rapidamente, em 2010, conquistou o título da segunda divisão e retornou à primeira.
      Destacou-se nacionalmente ao alcançar a Série B do Campeonato Brasileiro em 2010. Em 2013, alcançou a quinta posição na Série B, ficando a um ponto do acesso à elite do futebol nacional. No entanto, em 2015, foi rebaixado para a Série D do Brasileirão.

      Nos anos seguintes, enfrentou dificuldades, sendo rebaixado no Campeonato Cearense e não tendo participação em divisões nacionais. Em 2020, conquistou o título da Série B do Campeonato Cearense, retornando à momentaneamente na elite estadual, mas hoje já amarga alguns anos na Série B novamente, depois de ter sido rebaixado pela escalação irregular de um jogador em 2022.
      Apesar de todos esses altos e baixos, o Icasa permanece como um dos clubes mais importantes do interior cearense, com uma história marcada por momentos de glória e desafios a superar.

      Para conseguir comandar o Icasa no FM 2024 foi necessário utilizar o Brasil Mundi Up. Do update, optei pelo arquivo do "Formato Real", sem a Série Regional. Com isto, o Icasa iniciará sua trajetória na Série B do Campeonato Cearense e precisará buscar a classificação para a Série D por meio do Estadual. O Verdão também participará da Copa Fares Lopes, que é a taça da Federação Cearense de Futebol, no segundo semestre de cada temporada.
      Além da estrutura brasileira, carreguei as duas principais divisões dos demais países da América do Sul, com base de dados "Personalizada" (grande, incluindo jogadores de "equipe de topo" do mundo inteiro).


      Os objetivos iniciais do save serão basicamente os marcos mais importantes que um clube cearense poderia ter até chegar à elite do futebol brasileiro.
      Retornar à elite do Campeonato Cearense (rebaixado em 2022) Participar da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar o título Campeonato Cearense (foi vice em 2005, 2007 e 2008 e campeão em 1992) Conquistar o título da Copa do Nordeste (nunca participou) Conquistar a vaga para a Série D (última participação em 2022) Conquistar o acesso à Série C (última participação em 2015) Conquistar o acesso à Série B (última participação em 2014) Conquistar o acesso à Série A (nunca participou) Em uma possível segunda parte do save, se eu ainda tiver gás para seguir, passaremos para um nível mais audacioso de objetivos, visando o âmbito nacional e continental.
      Conquistar o título da Copa do Brasil (participou apenas em 2009 e 2022) Conquistar o título da Série A (nunca participou) Conquistar a Libertadores da América ou a Sul-Americana (nunca participou de competições internacionais) Superar os times da capital Ceará, Fortaleza e Ferroviário no ranking de reputação
      Para assumir o comando do Verdão do Cariri, escolhi como "personagem" o ex-camisa 9 Marciano, um dos principais ídolos e maior artilheiro da história do clube de Juazeiro do Norte. Enquanto jogador, Marciano acumulou pelo menos sete passagens pelo Icasa e marcou 88 gols, segundo matéria do Jornal do Cariri.
      Entre suas idas e vindas, o ex-centroavante passou por clubes como Remo-PA, Brasiliense-DF, Guarany de Sobral-CE, Brasil de Pelotas-RS e Coritiba-PR. Ainda assim, o time onde Marciano jogou por mais tempo foi, sem dúvida, o Icasa-CE. Em 2013, deixou o futebol profissional para se dedicar à carreira na área jurídica.

      O perfil de Marciano foi criado no jogo sem "Qualificações de Treino" e experiência anterior de Futebolista Profissional (Nível Regional).
    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • RafaelFS98
      Por RafaelFS98
      Olá pessoas, estou criando alguns adboards para deixar o FM mais imersivo, dou designer e já criei os adboards estáticos do campeonato, agr to criando os animados
      Gostaram? Queria saber se vcs contribuiriam para a criação de projeto focado em competições no Brasil, quem sabe nas americas
       
    • Kapiroto
      Por Kapiroto
      Olá, pessoal!
       
      Não sei mexer muito bem nas regras avançadas do editor do FM, mas na base da engenharia reversa (analisar o trabalho da concorrência e copiando a estrutura para meu arquivo), consegui fazer uma liga no brasil da seguinte forma:
       
      Séries A, B e C: ida e volta, pontos corridos, sobem 4 e descem 4.
       
      Série D: 4 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 2 últimos de cada grupo e classificam os oito primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as semifinais garante o acesso.
       
      Série E: 8 grupos regionalizados de 16 times cada. Caem os 4 últimos de cada grupo e classificam os quatro primeiros para o mata-mata. Quem se classificar para as quartas de final garante o acesso.
       
      Já testei e está tudo direitinho. O único problema que eu preciso resolver para considerar tudo pronto é que na série D, por exemplo, o 1º colocado do grupo pela o 8º colocado do mesmo grupo no mata-mata, em vez do 1ª colocado do grupo A pegar o 8ª do B e assim vai.
       
      Se alguém puder me orientar sobre como solucionar isso, e não houver nenhuma objeção do pessoal que administra o fórum, posso disponibilizar o arquivo ainda hoje.
×
×
  • Criar Novo...