Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Quem eram os 23 jogadores da histórica Turquia de 2002 e o que foi deles depois da Copa


Iagotta

Posts Recomendados

Citar

Quem eram os 23 jogadores da histórica Turquia de 2002 e o que foi deles depois da Copa

Quando as bolinhas do sorteio mostraram o caminho do ouro para o Brasil na fase de grupos da Copa de 2002, o prognóstico era praticamente unânime: barbada. A China vinha para a sua estreia internacional. A Costa Rica até possuía seus destaques e fez bom papel em 1990, mas nada que metesse medo. E a Turquia surgia como uma oponente de pouca tradição nos Mundiais. Faltava regularidade a um time que passou cinco anos sem vencer amistosos, apesar das participações nas duas Eurocopas anteriores. Ao final, prevaleceu a impressão de que os turcos foram subestimados. Fizeram milhões de brasileiros suarem frio na estreia, assim como ofereceram perigo nas semifinais. Terminaram coroados com um honroso terceiro lugar, resultado histórico para uma geração que, de fato, merecia mais consideração.

Tudo bem que a Turquia deu sua dose de “sorte” na sequência da campanha. Eliminou o Japão em um jogo apertadíssimo nas oitavas. Depois, fez um confronto cardíaco contra Senegal, se garantindo graças ao gol de ouro. E a decisão do terceiro lugar contou com uma atuação de gala contra a Coreia do Sul, principalmente do veterano Hakan Sükür, principal referência daquela geração.

Muitos dos jogadores turcos já tinham causado impacto no cenário europeu. A base do time era formada pelo Galatasaray de Fatih Terim, que conquistou a Copa da Uefa em cima do Arsenal em 2000 e ainda desbancou o Real Madrid na Supercopa Europeia seguinte. O esquadrão dos Aslanlar era complementado por craques estrangeiros, como Taffarel e Gheorghe Hagi. De qualquer maneira, sua alma permanecia entre os locais. No elenco, bastante homogêneo e experiente, despontavam ainda alguns jogadores que levariam ao país à semifinal da Eurocopa seis anos depois, como Nihat Kahveci e Emre Belozoglu.

Fato é que, entre os medalhões daquela Turquia, quase ninguém vingou depois do Mundial. Tiveram melhor sorte aqueles que permaneceram na Süper Lig, adorados pelas fanáticas torcidas locais. Raros foram os que impactaram além das fronteiras, e apenas os mais jovens. Lesões, dificuldade na adaptação e outros problemas implacáveis minaram os seus caminhos. Assim, aproveitando as semanas em que os 15 anos da Copa de 2002 voltaram à tona, relembramos quem eram os 23 jogadores turcos e o que foi de cada um deles. Também falamos sobre o técnico Senol Günes, este ainda em alta até hoje, à frente do Besiktas.

Continue Lendo...

Só coloquei a introdução da matéria por que tem um texto pra cada jogador do elenco e ficaria gigantesco pra colocar aqui, confiram lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aff, prenderam o Hakan. Mas também com a ditadura que vivem lá não é pra menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caralho, eu lembro certinho dessa seleção. Eu acho doido demais qnd essas seleções sem tradição fazem campanhas histórica na Copa do Mundo...torço demais por elas hahahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Stay Heavy disse:

Caralho, eu lembro certinho dessa seleção. Eu acho doido demais qnd essas seleções sem tradição fazem campanhas histórica na Copa do Mundo...torço demais por elas hahahaha.

Croácia de 98 que o diga kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caraca bicho, essa Copa pra mim foi bastante marcante, a primeira que assisti com mais noção do que estava acontecendo. Minha maior memória dessa seleção foi o jogo da semi contra o Brasil, um dos jogos mais tensos pra mim naquela competição.

O que é engraçado que eu jurava que o treinador deles na época era o Fatih Terim, que coisa haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

  • Conteúdo Similar

    • JGDuarte
      Por JGDuarte
      O Brasil começou sua jornada hoje (24 de julho) na Copa do Mundo Feminina de 2023, que teve início sexta-feira, dia 20. A Seleção já deu seu primeiro passo com o pé direito, ao vencer convincentemente o Panamá por 4x0, com 3 gols de Ary Borges e 1 de Bia Zaneratto. Sábado, às 7h, enfrentaremos a França, adversária que em tese é a mais complicada do grupo, mas já tropeçou ontem num empate em 0x0 contra a Jamaica. 
      Não somos considerados primeira prateleira no futebol feminino, mas podemos brigar pra conquistar a primeira estrela. O bom futebol de hoje é um sinal disso, apesar do adversário fraco, debutante em Copas. 
       
      A Copa tem transmissão dos Canais Globo e da CazéTV.
       
      Tabela com os grupos do torneio:

       
      Por fim, fiquem com o golaço que fez a Bia Zaneratto hoje:
       
    • Cadete213
      Por Cadete213
      Aqui está a grande final. Quem irá levantar o tão desejado troféu?



       
       
    • Cadete213
      Por Cadete213
      Meias-finais do Mundial de Futebol. Tudo aponta para uma final entre França e Argentina, mas que bom seria ver um Croácia vs Marrocos?
      Mas a maior questão andará à volta da qualidade da arbitragem, que até ao momento tem sido VERGONHOSA...

    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Primeiro tempo bem ruim do Brasil, muito engessado novamente. Acho que a preparação toda contou com a ideia de que a Croácia ia retrancar, mas, todo mundo sabe que não é assim que os croatas jogam. Alternam momentos de pressão e sabem quando tem que se defender. Enquanto isso, os únicos que estão se movendo do engessado jogo de posição do Tite são o Neymar e o Danilo.
      E grandes intervenções do TS no final da primeira etapa. Tenho dó de quem não gosta por causa de 2014.
      Vini apagado graças ao grande jogo do Juranovic na direita, marcando muito e ainda aparece nas costas do Vini para infernizar.
    • Cadete213
      Por Cadete213
      É já amanhã.

       
       
      Brasil, Países Baixos, Portugal e França são as minhas apostas.
×
×
  • Criar Novo...