Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tsuru

Posts Recomendados

3 minutos atrás, ggpofm disse:

4 pontos conquistados em 15. Não dá mesmo para achar que a coisa está boa e o Moreirense está chegando... De 7 pontos de vantagem, você só tem 3 no momento. A impressão é que você está pisando sem saber direito qual será o próximo passo.

Disse tudo. Seria muito frustrante perder essa vaga depois de um começo tão bom.

Sobre pisar sem saber o próximo passo, acho que foi bem isso mesmo. Começamos a temporada certos do que queríamos, seguindo um plano de ação, mas perdemos o rumo ao tentar driblar as dificuldades. Agora precisamos sentar e tentar nos organizar de novo para voltar ao caminho certo - antes que os adversários nos ultrapassem.

Obrigado pelo comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 879
  • Criado
  • Última resposta

A situação complicou. Se fosse comigo, já estaria chutando a parede do vestiário no fim de cada tempo, e fazendo uma alteração tática por minuto kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, managersergipano disse:

A situação complicou. Se fosse comigo, já estaria chutando a parede do vestiário no fim de cada tempo, e fazendo uma alteração tática por minuto kkkkk

Hahahahahaha...eu preciso me segurar pra não fazer mais alterações táticas e colocar tudo a perder. Já fiz isso o suficiente por essa temporada :)

Quanto a chutar a parede do vestiário, eu já...bom...deixa pra lá. Hahahahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tsuru, parabens pelo save!

 

Eu sou um leitor "oculto" do PM e do fórum faz 1 ano quase, mas tomei vergonha na cara e me cadastrei. Espero que um dia consiga publicar uma história também, rs.

O seu Save estou acompanhando e torcendo muito. Curto muito Portugal e bem legal você pegar um time da Madeira.

O mês foi ruim, mas nesses próximos 5 jogos dá pra encaixar 10 pontos. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, henriqueGR disse:

Tsuru, parabens pelo save!

Eu sou um leitor "oculto" do PM e do fórum faz 1 ano quase, mas tomei vergonha na cara e me cadastrei. Espero que um dia consiga publicar uma história também, rs.

O seu Save estou acompanhando e torcendo muito. Curto muito Portugal e bem legal você pegar um time da Madeira.

O mês foi ruim, mas nesses próximos 5 jogos dá pra encaixar 10 pontos. Boa sorte!

Muito obrigado Henrique! Seja bem-vindo :)

Que bom que se cadastrou, fico no aguardo do seu save. Se quiser trocar uma ideia sobre ideias ou saves que você tenha vontade de fazer, estou à disposição. O lance é começar, que a galera aqui vai ajudando no restante!

Futebol português é legal mesmo né? Tem muitos times interessantes e carismáticos, embora o nível técnico não seja lá essas coisas. Desde o FM 2008, quando cheguei a iniciar um save com o Nacional e não passei dos primeiros jogos, eu tinha prometido a mim mesmo que um dia levaria o time da Madeira à glória, e enfim esse momento chegou. Tem sido muito divertido para mim, faz tempo que não me empolgava tanto com o jogo e pretendo continuar assim por muito tempo. Que bom que tem sido legal para vocês também :)

Vamos ver o que conseguimos fazer no próximo mês...outra sequência ruim e nosso sonho de ir à Liga Europa pode ir por água abaixo. Tomara que a gente consiga se recuperar bem para disputar a competição continental na próxima temporada.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Tsuru disse:

Muito obrigado Henrique! Seja bem-vindo :)

Que bom que se cadastrou, fico no aguardo do seu save. Se quiser trocar uma ideia sobre ideias ou saves que você tenha vontade de fazer, estou à disposição. O lance é começar, que a galera aqui vai ajudando no restante!

Futebol português é legal mesmo né? Tem muitos times interessantes e carismáticos, embora o nível técnico não seja lá essas coisas. Desde o FM 2008, quando cheguei a iniciar um save com o Nacional e não passei dos primeiros jogos, eu tinha prometido a mim mesmo que um dia levaria o time da Madeira à glória, e enfim esse momento chegou. Tem sido muito divertido para mim, faz tempo que não me empolgava tanto com o jogo e pretendo continuar assim por muito tempo. Que bom que tem sido legal para vocês também :)

Vamos ver o que conseguimos fazer no próximo mês...outra sequência ruim e nosso sonho de ir à Liga Europa pode ir por água abaixo. Tomara que a gente consiga se recuperar bem para disputar a competição continental na próxima temporada.

Obrigado pelo comentário!

O lance do futebol português é desafiar os três grandes mesmo, a diferença entre Sporting, Benfica e Porto é bem grande para os demais. Mas esse desafio é bem legal sim. Eu fiz um save uma vez faz bastante tempo por lá, devo ter jogado umas 5 temporadas, mas era muito difícil batê-los.

 

Eu, futuramente, tenho a ideia de fazer um save e compartilhar aqui com um time do futebol argentino. Eu curto demais. Queria fazer um técnico discípulo da escola do Bielsa e, igual ao contexto que você vai colocando do futebol português entre as atualizações, eu penso em fazer sobre a escola Bilardista vs Menottista, que divide até hoje o país. Vamos ver se vai pra frente, rs. Estou voltando a jogar agora, tô empolgado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, henriqueGR disse:

O lance do futebol português é desafiar os três grandes mesmo, a diferença entre Sporting, Benfica e Porto é bem grande para os demais. Mas esse desafio é bem legal sim. Eu fiz um save uma vez faz bastante tempo por lá, devo ter jogado umas 5 temporadas, mas era muito difícil batê-los.

Eu, futuramente, tenho a ideia de fazer um save e compartilhar aqui com um time do futebol argentino. Eu curto demais. Queria fazer um técnico discípulo da escola do Bielsa e, igual ao contexto que você vai colocando do futebol português entre as atualizações, eu penso em fazer sobre a escola Bilardista vs Menottista, que divide até hoje o país. Vamos ver se vai pra frente, rs. Estou voltando a jogar agora, tô empolgado.

A distância é enorme mesmo...tô terminando a terceira temporada e só agora começo a ter condições de jogar contra o trio de ferro e o Braga. Nas duas primeiras era bem complicado, eu meio que já contava como pontos perdidos quando a bola rolava contra eles. A ideia é continuar progredindo.

Argentina é bem legal, acho a ideia bacana. Mas tenho que alertar que vários usuários que jogaram o FM 17 na América do Sul relataram um bug de que a Libertadores para de acontecer em determinado momento. Isso não acontece com todo mundo, mas a chance existe. Então se for no FM 17 tem que pensar bem antes de começar, pra que você não se empolgue demais e acabe frustrado caso pare mesmo de funcionar.

Querendo falar mais sobre isso, pode me mandar MP que a gente conversa melhor :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique M., seguem abaixo os prints das duas formações e das instruções. Também já acrescentei no tópico.

Procuro sempre seguir o princípio 3-2-3 e uso sempre filosofia "estruturada".

BiUHo.pngBiQTp.png

BiYdM.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
10 horas atrás, Tsuru disse:

@Henrique M., seguem abaixo os prints das duas formações e das instruções. Também já acrescentei no tópico.

Procuro sempre seguir o princípio 3-2-3 e uso sempre filosofia "estruturada".

BiUHo.pngBiQTp.png

BiYdM.png

Você joga com duas opções que no FM são tudo que alguém que busca criar jogadas dificilmente vai conseguir, que é o contra-atacar e o estruturado. Se você quer uma equipe mais criativa, vai ter que abdicar disso. Eu realmente achei que seu problema de criação fosse relativo à isso, mas preferi checar. E outra coisa, meia-atacante não é um jogador de criação, propriamente, nas instruções default do FM. Talvez você deva colocar um dos seus MCs com essa função ou mudar o MAC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Tsuru disse:

Procuro sempre seguir o princípio 3-2-3 e uso sempre filosofia "estruturada".

Você mantém essa configuração durante os 90 minutos? Você altera as tarefas dos jogadores no decorrer da partida? Você altera de contra-ataque para, por exemplo, normal e controlar?

O "Princípio 323" não é uma panacéia, OK? Ele é só uma base a partir da qual você precisará desdobrar outras coisas no FM para que sua equipe jogue bem. 

Formações "estruturada" e "altamente estruturada" limitam demasiadamente a criatividade dos jogadores. Por isso mesmo, para tentar amenizar essa característica, sugere-se a utilização de algumas funções "especializadas" como está descrito no Guia de 12 passos do wwfan. Aí, entra outro detalhe, não basta apenas colocar funções especializadas na equipe, é preciso combiná-las direito. Não creio a que a combinação "Recuperador de Bolas" e um "Área-a-Área" seja positiva. Fico imaginando seus defensores (zagueiros e laterais) com a bola, olhando para o meio-campo e pensando para quem passá-la. Os extremos já saíram correndo e estão no campo adversário esperando receber um bola que precisa ser passada em um passe mais longo e com precisão, pois eles estão distantes dos laterais. O "Recuperador", definitivamente não é uma pessoa que gosta de ter a bola e o Box-to-Box é tipo um pato, não voa bem, não nada bem e não corre bem. Ou seja se precisar fazer uma transição de defesa para o meio-campo, seu time vai penar. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique M. disse:

Você joga com duas opções que no FM são tudo que alguém que busca criar jogadas dificilmente vai conseguir, que é o contra-atacar e o estruturado. Se você quer uma equipe mais criativa, vai ter que abdicar disso. Eu realmente achei que seu problema de criação fosse relativo à isso, mas preferi checar. E outra coisa, meia-atacante não é um jogador de criação, propriamente, nas instruções default do FM. Talvez você deva colocar um dos seus MCs com essa função ou mudar o MAC.

Então, talvez não tenha ficado claro...desenhei o time pra jogar no contra-ataque exatamente porque não somos uma equipe criativa. A criação de oportunidades, portanto, viria dos contragolpes. É aquela velha estratégia: a gente aguenta a pressão o quanto conseguir e tenta marcar quando tem chance.

Sabendo disso os adversários mais fracos passaram a entrar jogando em modo totalmente defensivo e sem dar espaços, o que acaba nos obrigando a atacar - e isso tem acontecido automaticamente, sem mexer na mentalidade nem em instrução alguma. É bizarro, o time tá armado pra jogar nos contra-ataques e de repente se vê pressionando.

O que aliás faz todo o sentido, os adversários estão jogando de forma a explorar nossas fraquezas, buscando não perder o jogo.

Um possível antídoto seria recuar nossas linhas defensivas para forçar os rivais a saírem do campo de defesa. Até tentei fazer isso, mas tivemos dois efeitos práticos:

- Alguns adversários aproveitavam esse recuo e passavam a nos massacrar até fazer gols;
- Alguns adversários se mantinham na defesa e nada acontecia no jogo.

Nesse caso eu tenho duas opções: ou mantenho a estratégia como está e aceito os riscos que ela traz, com as fraquezas e tudo, ou eu tento ter uma carta na manga para quando os adversários recuarem demais e/ou precisarmos jogar de forma mais ofensiva.

Estou tendendo mais pela segunda opção, porque ter alternativas me agrada e porque há situações onde realmente é preciso atacar - as dificuldades para reagir a um placar adverso, por exemplo, são visíveis. Como já terminei a temporada, darei atenção especial a isso no início da próxima.

Sobre o MAC...aguarde as próximas atualizações!

Obrigado pelas dicas e pelo comentário :)

1 hora atrás, ggpofm disse:

Você mantém essa configuração durante os 90 minutos? Você altera as tarefas dos jogadores no decorrer da partida? Você altera de contra-ataque para, por exemplo, normal e controlar?

O "Princípio 323" não é uma panacéia, OK? Ele é só uma base a partir da qual você precisará desdobrar outras coisas no FM para que sua equipe jogue bem. 

Formações "estruturada" e "altamente estruturada" limitam demasiadamente a criatividade dos jogadores. Por isso mesmo, para tentar amenizar essa característica, sugere-se a utilização de algumas funções "especializadas" como está descrito no Guia de 12 passos do wwfan. Aí, entra outro detalhe, não basta apenas colocar funções especializadas na equipe, é preciso combiná-las direito. Não creio a que a combinação "Recuperador de Bolas" e um "Área-a-Área" seja positiva. Fico imaginando seus defensores (zagueiros e laterais) com a bola, olhando para o meio-campo e pensando para quem passá-la. Os extremos já saíram correndo e estão no campo adversário esperando receber um bola que precisa ser passada em um passe mais longo e com precisão, pois eles estão distantes dos laterais. O "Recuperador", definitivamente não é uma pessoa que gosta de ter a bola e o Box-to-Box é tipo um pato, não voa bem, não nada bem e não corre bem. Ou seja se precisar fazer uma transição de defesa para o meio-campo, seu time vai penar. ;)

Então, eu tenho tentado manter essa configuração, usando as instruções da equipe para corrigir ou dar mais ênfase a algo que quero ver acontecendo no jogo. Também tenho evitado mudar demais a mentalidade (contra-ataque para defensivo, por exemplo) para evitar que os jogadores fiquem confusos. Aconteceu mais de uma vez de fazer isso e levar gol logo em seguida, mudar pra forma mais ofensiva e virar o jogo, recuar e sofrer o empate de novo...e em cada mudança, troca a função dos jogadores (de defender para apoiar ou apoiar para atacar, por exemplo). Já imaginou a bagunça, né?

Sobre o princípio 3-2-3, eu entendi...é que se não tiver uma diretriz muito clara eu me perco. O que talvez eu precise é experimentar mais ele dentro das mentalidades. Por exemplo, contra-ataque se usa 5 jogadores na defesa ou 4 no apoio? Controlar é 5 atacando ou 4 apoiando? Só dá pra descobrir testando, e não tem como dizer que funciona sempre da mesma maneira porque isso depende de uma série de fatores. 

Spoiler: a aplicação do 3-2-3 é um ponto sobre o qual falarei mais nas próximas atualizações, porque tem a ver com o que aconteceu na sequência do campeonato :)

Em relação às funções, acho que o que está faltando é fazer o processo inverso: buscar entender como eu quero que as peças se comportem e aí tentar encontrar uma função que represente isso, e que ao mesmo tempo o jogador saiba fazer. Eu sempre achei que MRB/MAA se complementavam bem, mas nunca abri a tela de instruções individuais ou parei pra analisar as funções e ver se isso realmente acontecia.

Além disso, é preciso observar no campo, porque nem sempre as coisas funcionam como na teoria. Talvez ajude jogar os jogos de pré-temporada em modo completo, observando a movimentação; e posteriormente, usar esse mesmo recurso em partidas onde as coisas não estão saindo como deveriam. São coisas que pretendo fazer a partir de agora.

Obrigado pelas dicas e pelo comentário ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, Tsuru disse:

Então, eu tenho tentado manter essa configuração, usando as instruções da equipe para corrigir ou dar mais ênfase a algo que quero ver acontecendo no jogo. Também tenho evitado mudar demais a mentalidade (contra-ataque para defensivo, por exemplo) para evitar que os jogadores fiquem confusos. Aconteceu mais de uma vez de fazer isso e levar gol logo em seguida, mudar pra forma mais ofensiva e virar o jogo, recuar e sofrer o empate de novo...e em cada mudança, troca a função dos jogadores (de defender para apoiar ou apoiar para atacar, por exemplo). Já imaginou a bagunça, né?

Oi, Tsuru. Espero que você não fique chateado com os pitacos. Mas se não gostar, avise. ;)

Já faz algum tempo que o FM exige mudanças em um time durante uma partida. A época em que podíamos jogar quase 90 minutos sem mudar nada ficou para trás faz muito tempo. O que lhe posso garantir, sem medo de errar, justamente porque é assim que eu jogo, é que mudanças de mentalidade e de tarefas (você chamou de funções, mas acho que se equivocou) não impactam negativamente na qualidade de um jogo da equipe, tornando-a confusa ou bagunçada. Elas são necessárias (sugiro que leia este texto) e bem-vindas. Se você não sente confiança para fazer isso, use suas três táticas disponíveis para treinar mentalidades diferentes e também tarefas e até funções diferentes.

Na minha opinião, vejo vários problemas pelas respostas ao Henrique e para mim. Vou listá-los:

- É preciso alterar tarefas durantes as partidas. Não dá para superar uma defesa fechada, mantendo os laterais presos na linha defender (tarefa defender). É preciso correr riscos pelo menos colocando-os com tarefa apoiar. Melhor seria atacar.

-  É preciso alterar mentalidades durante as partidas. É totalmente possível atacar um adversário com mentalidade contra-ataque, sem ser em uma jogada de contra-ataque, mas é preciso entender que as mentalidades mais baixas tem um ritmo de construção de jogo mais lento, o que pode favorecer o adversário, além de serem mentalidades onde sua equipe arrisca menos. Então, se o adversário está sentado na própria área, você precisará correr mais riscos, alterando também a mentalidade ao lado das tarefas.

- Cada mentalidade tem suas próprias instruções coletivas. O FM é configurado para que elas funcionem bem assim e funcionam. O que percebo é que alterar as instruções coletivas, sem alterar a mentalidade e tarefas de seus jogadores, mais pioram do que ajudam seu time.

- Mais do que alterar mentalidades, tarefas, instruções coletivas e individuais é importante compreender o que o momento de uma partida pede. De nada adianta fazer alterações, mesmo que sejam coerentes, em um momento errado. Por isso, tantas reviravoltas em suas partidas como você escreveu.

- Sua equipe não tem a reputação e nem a expectativa de uma equipe que luta na parte de baixo da tabela. Ela já é candidata aos campeonatos continentais. Sendo assim, espera-se que na maioria dos confrontos e em boa parte dos 90 minutos, ela seja protagonista. É preciso assumir essa postura e saber o momento de jogar como equipe média que aspira ser grande e também como equipe pequena que sabe de suas limitações.

;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, ggpofm disse:

Oi, Tsuru. Espero que você não fique chateado com os pitacos. Mas se não gostar, avise. ;)

Já faz algum tempo que o FM exige mudanças em um time durante uma partida. A época em que podíamos jogar quase 90 minutos sem mudar nada ficou para trás faz muito tempo. O que lhe posso garantir, sem medo de errar, justamente porque é assim que eu jogo, é que mudanças de mentalidade e de tarefas (você chamou de funções, mas acho que se equivocou) não impactam negativamente na qualidade de um jogo da equipe, tornando-a confusa ou bagunçada. Elas são necessárias (sugiro que leia este texto) e bem-vindas. Se você não sente confiança para fazer isso, use suas três táticas disponíveis para treinar mentalidades diferentes e também tarefas e até funções diferentes.

Na minha opinião, vejo vários problemas pelas respostas ao Henrique e para mim. Vou listá-los:

- É preciso alterar tarefas durantes as partidas. Não dá para superar uma defesa fechada, mantendo os laterais presos na linha defender (tarefa defender). É preciso correr riscos pelo menos colocando-os com tarefa apoiar. Melhor seria atacar.

-  É preciso alterar mentalidades durante as partidas. É totalmente possível atacar um adversário com mentalidade contra-ataque, sem ser em uma jogada de contra-ataque, mas é preciso entender que as mentalidades mais baixas tem um ritmo de construção de jogo mais lento, o que pode favorecer o adversário, além de serem mentalidades onde sua equipe arrisca menos. Então, se o adversário está sentado na própria área, você precisará correr mais riscos, alterando também a mentalidade ao lado das tarefas.

- Cada mentalidade tem suas próprias instruções coletivas. O FM é configurado para que elas funcionem bem assim e funcionam. O que percebo é que alterar as instruções coletivas, sem alterar a mentalidade e tarefas de seus jogadores, mais pioram do que ajudam seu time.

- Mais do que alterar mentalidades, tarefas, instruções coletivas e individuais é importante compreender o que o momento de uma partida pede. De nada adianta fazer alterações, mesmo que sejam coerentes, em um momento errado. Por isso, tantas reviravoltas em suas partidas como você escreveu.

- Sua equipe não tem a reputação e nem a expectativa de uma equipe que luta na parte de baixo da tabela. Ela já é candidata aos campeonatos continentais. Sendo assim, espera-se que na maioria dos confrontos e em boa parte dos 90 minutos, ela seja protagonista. É preciso assumir essa postura e saber o momento de jogar como equipe média que aspira ser grande e também como equipe pequena que sabe de suas limitações.

;)

Os pitacos não me deixam chateado não, pelo contrário. Eu acho que a troca de ideias só tem a enriquecer o save e o aprendizado do próprio jogo, e esse é o maior objetivo do fórum. Pra mim a ajuda de jogadores mais experientes como você e o Henrique só tem a acrescentar.

Obrigado pelas dicas, vou procurar seguí-las e tenho certeza que ajudarão bastante no crescimento da equipe e do técnico ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1Lo1C.png

Mudando para melhor
Terceira temporada - parte 7

Já fazia algum tempo que os conselhos estapafúrdios do João Abel, meu auxiliar técnico, estavam me incomodando. Ele sugeria formações que favoreciam a marcação adversária, insistia em conselhos táticos que não faziam sentido, enfim.

BqOU4.png

Por algum tempo decidi ignorar o que ele dizia, pois sinceramente achava que isso não fazia diferença. Até o dia que pensei o contrário: se não faz muita diferença, que tal colocar um adjunto melhor? E foi assim que contratei João Pedro Sousa que, se está longe de ser brilhante, é bem melhor que o antecessor.

BqPK5.png

Observando a movimentação da equipe no 4-4-1-1, decidi trocar o Ponta de Lança pelo Avançado Recuado. Talvez esse pequeno ajuste tornasse o time mais compacto e evitasse que o atacante único ficasse muito isolado.

E foi assim que recebemos o Chaves na sequência da temporada.

REr74.png

É claro que o Chaves não tinha paciência conosco e queria se aproveitar do momento para nos receber com uma pancada. Eles sabiam que vínhamos de uma sequência difícil e que não estávamos jogando bem. 

Em campo, fizemos uma boa partida e construímos uma vitória importante com dois gols de Peralta. O primeiro foi de cabeça, após cruzamento de Baldé, e o outro aproveitando o segundo rebote do goleiro em cobrança de falta.

BqM7s.png

Em seguida viajamos até Coimbra para enfrentar a Acadêmica, que é sempre uma pedra no nosso sapato. Até abrimos o placar em chute de Sousa que desviou em Soares, mas o time da casa virou o jogo com gols de Tozé Marreco (aproveitando rebote do chute de Lameira que acertou a trave) e João Teixeira (recebendo livre no meio, avançando e chutando forte, sem chances para Unsain).

BqXBt.png

O jogo seguinte era contra o Porto, no Funchal. Antes da partida, o adjunto sugeriu usar os laterais na tarefa “apoiar”, em vez de “defender”, pois segundo ele táticas de contra-ataque precisam de pelo menos 4 jogadores no apoio.

Resolvi seguir o conselho.e não é que ele tinha razão? O Nacional jogou bem melhor e fez uma partida bastante equilibrada com o Porto. Apesar de termos criado e finalizado menos, qualquer uma das duas equipes poderia ter saído com a vitória. No fim, o empate em 0 a 0 foi um bom resultado.

BqLuJ.png

Aproveitamos a “carona” do Porto e fomos até a cidade deles, onde encaramos o Boavista. O Nacional novamente se mostrou bastante seguro e conseguimos equilibrar o jogo com o adversário, levando outro ponto para a Ilha da Madeira.

BqgkS.png

A última partida desta sequência era contra o Tondela, um time que adora aprontar contra o Nacional. E eles não fugiram à regra ao abrir o placar com Seidl, aproveitando passe rasteiro de Wagner.

Porém, mostramos maturidade e equilíbrio tático para ir em busca da virada. O empate veio com Asencio, que recebeu cruzamento de Lionn, matou no peito, se livrou do zagueiro e encheu o pé: 1 a 1

Seguimos pressionando e fomos recompensados: Fernandes lançou Jaime PInto, que foi à linha de fundo e cruzou rasteiro para Baldé empurrrar para as redes.

BqiCT.png

Foi uma boa sequência, com duas vitórias, dois empates e apenas uma derrota.
  
B5C1C.png

O Moreirense entrou em uma fase muito ruim, caiu na tabela e agora nosso adversário na briga pela Europa é a Acadêmica de Coimbra. O Belenenses até está na cola, mas as chances deles são muito pequenas.

De qualquer forma, abrimos uma distância bastante segura para o sexto colocado e a vaga está bem próxima.

B5teq.png

Faltam cinco jogos para terminar a temporada, o que significa 15 pontos ainda em disputa.

B5mg2.png

Precisamos de 7 pontos - duas vitórias e um empate - para ficarmos com a vaga sem depender de outros resultados. Eu ficaria muito feliz se viessem já nas próximas três rodadas, mas um dos jogos é contra o Benfica em Lisboa e isso sempre complica as coisas.

Esse final promete ser "com emoção".

REzvk.jpg

O alívio na folha salarial fará com que o prejuízo desta temporada - que deve fechar em cerca de 12 milhões - seja mais ou menos a metade do rombo da última época.

B5AsZ.png

Está longe de estar bom: vamos precisar rever toda a nossa política de contratações e montagem de elenco quando o campeonato acabar. Mas estamos devendo menos, e isso me parece um bom sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para mim, seu time já garantiu a vaga na Europa League. Faltando cinco partidas, acho pouquíssimo provável que a Acadêmica consiga tirar oito pontos de desvantagem, pois teria que contar com três derrotas suas e ela precisaria vencer três partidas. E ainda restariam outras duas rodadas que você disputariam a posição. A vaga só depende de você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Tsuru. É bom ver que uma pequena mudança no staff foi peça importante para o Nacional reencontrar o bom futebol e, principalmente, endurecer um jogo contra o enorme Porto. 

Na minha opinião, acho muito difícil perder a vaga na Europa League, talvez, a depender dos resultados, nem precise dos 7 pontos esperados para selar a classificação. Boa sorte! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Concordo com as palavras do Gilson sobre a EL, teria que danutar muito para perder essa vaga. Porém, é inegável que a equipe ainda precisa aprender a lidar melhor com seu rendimento e regularidade, já que às vezes começa bem e decai e outras vezes começa mal e se recupera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que a mudança do auxiliar surtiu efeito na equipe. Isso já aconteceu comigo e acabei por despedir o zé ruela e com o novo auxiliar até os treinamento melhoraram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, ggpofm disse:

Para mim, seu time já garantiu a vaga na Europa League. Faltando cinco partidas, acho pouquíssimo provável que a Acadêmica consiga tirar oito pontos de desvantagem, pois teria que contar com três derrotas suas e ela precisaria vencer três partidas. E ainda restariam outras duas rodadas que você disputariam a posição. A vaga só depende de você.

Também acho que a vaga está muito próxima. Depender apenas da gente me deixa um pouco mais tranquilo - bem como o fato de termos um calendário razoável pra bom. Se além do Benfica enfrentássemos Porto, Braga ou Sporting e mais um time chato como o Paços de Ferreira, eu estaria mais preocupado. 

No entanto, conhecendo nossa irregularidade prefiro pensar jogo a jogo e não comemorar antes do tempo :)

Obrigado pelo comentário!

16 horas atrás, Herr Jones disse:

Opa, Tsuru. É bom ver que uma pequena mudança no staff foi peça importante para o Nacional reencontrar o bom futebol e, principalmente, endurecer um jogo contra o enorme Porto. 

Na minha opinião, acho muito difícil perder a vaga na Europa League, talvez, a depender dos resultados, nem precise dos 7 pontos esperados para selar a classificação. Boa sorte! 

E não é rapaz? Eu não imaginava que bons conselhos poderiam ajudar tanto, e isso com conhecimento tático 13. Imagina se fosse 20 hehehe

De fato a vaga está bem próxima, mas como comentei com o Gilson, prefiro não comemorar antes da hora. Vamos ver o que o time consegue fazer nessa reta final.

Obrigado pelo comentário!

15 horas atrás, Henrique M. disse:

Concordo com as palavras do Gilson sobre a EL, teria que danutar muito para perder essa vaga. Porém, é inegável que a equipe ainda precisa aprender a lidar melhor com seu rendimento e regularidade, já que às vezes começa bem e decai e outras vezes começa mal e se recupera.

Hahahahahahhaa o cara virou até verbo!

Tomara que a equipe deixe a irregularidade de lado e se mantenha com a mesma pegada das últimas partidas. Depois que fiz os pequenos ajustes o time pareceu bem mais sólido, eu espero que isso seja realmente uma mudança na forma de jogo e não algo passageiro ou relacionado aos jogos em si. E claro, ajuda também o fato do treinador não ficar mudando a formação toda hora.

Obrigado pelo comentário!

12 horas atrás, LC disse:

Parece que a mudança do auxiliar surtiu efeito na equipe. Isso já aconteceu comigo e acabei por despedir o zé ruela e com o novo auxiliar até os treinamento melhoraram.

Ajudou mesmo, e é bom saber que não é só comigo hehehe. Darei mais atenção à equipe técnica daqui por diante.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tsuru! Uma ótima campanha!

Se fizer os 6 pontos antes do jogo com o Benfica, às vezes você já até garante a vaga pra Europa. É difícil pensar que o Acadêmica não perca pontos também.

A vaga na Europa vai ser bom para dar uma ajudada nas finanças. Acredito que ela pode ficar azul já no fim da temporada seguinte.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, henriqueGR disse:

Boa Tsuru! Uma ótima campanha!

Se fizer os 6 pontos antes do jogo com o Benfica, às vezes você já até garante a vaga pra Europa. É difícil pensar que o Acadêmica não perca pontos também.

A vaga na Europa vai ser bom para dar uma ajudada nas finanças. Acredito que ela pode ficar azul já no fim da temporada seguinte.

Boa sorte!

Obrigado! Estamos caminhando bem, mesmo :)

Somar 7 pontos seria o ideal pra não depender de outros resultados, mas de repente dá até menos...é que como o Acadêmica vem numa crescente e nosso time às vezes é bem irregular, não quero comemorar antes da hora. Estamos mesmo precisando dessa vaga, tanto em termos financeiros quanto técnicos, pois nos ajudará a alcançar um novo patamar em ambos os aspectos.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1Lo1C.png

O futebol e a Revolução dos Cravos
Histórias da terrinha

Como vimos anteriormente, Salazar estava doente e antes mesmo de sua morte foi substituído por Marcelo Caetano. O Estado Novo português agonizava, enfraquecido pela falta de apoio internacional, problemas econômicos e guerras de independência das colônias lusas na África, que se arrastavam desde os anos 60.

Insatisfeitos com os rumos do governo, os militares portugueses organizaram um golpe que recebeu forte apoio popular. Esse levante, conhecido como Revolução dos Cravos, atingiu seu ápice em 25 de abril de 1974, data em que Caetano foi oficialmente deposto e os militares instalaram um governo de transição em Portugal. O movimento recebeu seu nome em homenagem às rosas vermelhas colocadas nas espingardas dos soldados.

B0Y9t.png

Um dos motes do governo de transição era a descolonização dos territórios africanos. Assim, Moçambique decretou sua independência em 1974 e foi seguido por Angola e Cabo Verde no ano seguinte.

Segundo o amigo @Herr Jones, a Revolução dos Cravos foi o elemento mais importante para a emancipação das colônias portuguesas, sobretudo porque o momento de transição em Portugal acabou tirando muita gente da Direção Geral de Segurança (antiga PIDE) das colônias e, inclusive, em 74 mesmo acabaram sendo terminadas as ações deles, passando um longo período sem atuar por lá, até se reestruturar. Quando aconteceu, o processo de emancipação colonial já estava muito avançado, inclusive com os poucos agentes que permaneceram em território africano presos. 

Essa emancipação colonial mudaria os rumos do futebol português para sempre.

Como já falamos, até 1975 os jogadores nascidos nas colônias costumavam ser recrutados pelos clubes lusos e, se fossem convocados, eram obrigados a atuar pela seleção portuguesa. Com a independência isso deixou de acontecer, já que agora os atletas moçambicanos defenderiam a seleção de seu país e assim por diante. E ao mesmo tempo, eles estavam livres para escolher o mercado onde jogariam.

A mudança forçou os clubes de Portugal a uma nova estratégia: formar mais e melhores atletas lusos para compensar a falta dos ex-colonos. E assim os investimentos em categorias de base foram ampliados.

Os resultados visíveis começaram a aparecer do meio para o final dos 80, com o surgimento de uma boa geração de craques - entre eles, Luís Figo (que estreou pelo Sporting em 1989 - à esquerda) e Rui Costa (que iniciou a carreira em 1990 - à direita). A base também teve papel importante no grande time do Porto nos anos 80, sobre o qual falaremos em breve.

B0Q0S.png B06nj.png

E, em um futuro ainda distante daquela época, o investimento na base ajudaria a formar o maior craque português desde Eusébio: Cristiano Ronaldo, cuja carreira se iniciou em 1993 na Ilha da Madeira. Essa é outra história que contaremos melhor em um próximo capítulo.

Voltando a 1975, a Revolução dos Cravos encontrou Eusébio já em fim de carreira. Sem o mesmo brilho de antes e com o mercado português aberto novamente, o Pantera Negra decidiu aceitar uma proposta para jogar nos Estados Unidos (na foto abaixo ele é o camisa 13, à esquerda). Enquanto isso, do outro lado do oceano, Pelé tomava a mesma decisão.

B0Acs.png

Continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ggpofm disse:

Eusébio, inclusive foi campeão nos EUA antes de Pelé. ;)

Pois é...tô ansioso pra abordar essa parte da história deles nos próximos capítulos :)

O interessante é que eles não apenas eram craques contemporâneos, mas por várias vezes estiveram frente a frente. Certamente foram duelos inesquecíveis para quem viu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Revolução dos Cravos foi o elemento mais importante para a emancipação das colônias portuguesas, sobretudo porque o momento de transição em Portugal acabou tirando muita gente da Direção Geral de Segurança (antiga PIDE) das colônias e, inclusive, em 74 mesmo acabaram sendo terminadas as ações deles, passando um longo período sem atuar por lá, até se reestruturar. Quando aconteceu, o processo de emancipação colonial já estava muito avançado, inclusive com os poucos agentes que permaneceram em território africano presos. 

Quanto ao futebol, não sabia que Eusébio tinha ido se aventurar nos Estados Unidos. Tô na expectativa para a continuação tanto da história quanto do save. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Projeto Nacional
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Início: 11 ou 13 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Feyenoord
       

      Início: 11 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Benfica
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...