Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Como melhorar no FM 2017? Uma entrevista com o Analista de Futebol da SI


Henrique M.

Posts Recomendados

  • Vice-Presidente

5pVJpKW.jpg

O texto a seguir é uma entrevista realizada por Iain MacIntosh (IM), autor do livro "Football Manager Roubou Minha vida: 20 Anos de uma Maravilhosa Obsessão" (tradução livre do título original "Football Manager Stole My Life: 20 Years of Beautiful Obsession"). O entrevistado é o Analista de Futebol da Sports Interactive (SI) Tom Davidson (TD).

IM: Olá, Tom. Qual é sua profissão?

TD: Olá, Iain. Eu sou o Analista de Futebol da SI. Minha responsabilidade é criar conteúdo em torno da base de dados e novidades do Football Manager (FM). Pode ser qualquer coisa entre avaliar o impacto de uma determinada transferência ou até descrever a próxima geração de jovens diamantes.

IM: Essencialmente você é pago para jogar Football Manager o dia inteiro e escrever sobre isso?

TD: Basicamente, sim.

IM: Isso é magnífico. Você sabe que eu venho jogando esses jogos desde a primeira encarnação em 1992 (Championship Manager), aquele com o homem nervoso na capa. Não estou dizendo que eu sou um Rinus Michel do FM, mas tive meus dias de glória. O problema é que a maioria dessas glórias foi há algum tempo atrás. A última versão em que realmente me destaquei foi o FM 2014. Uma vez eu perdi um jogo no FM 2015 onde o adversário teve mais de 50 chances e o único time que consegui levar além da segunda temporada foi o Real Madrid, o que raramente conta. Então, o que aconteceu? 

TD: O jogo mudou, Iain. Os dias de descobrir "uma tática que encaixa em qualquer time" acabaram. Você não pode somente comprar bons jogadores, colocá-los em um 4-4-2 britânico e continuar apertando continuar até os troféus começarem a acumular. O jogo está mais inteligente do que nunca. Treinadores reais não podem apenas escolher o mesmo time e a mesma estratégia para todos os oponentes. E agora nem você pode mais.

IM: Isso é simplesmente maldade.

TD: Essa é a época em que vivemos agora. Todo mundo tem acesso a cada pedaço de informação. Treinadores estão muito melhores em avaliar as fraquezas dos outros times. É tudo sobre limites. É isso que tentamos realizar no FM. Você tem que ter uma filosofia de trabalho, jogadores que se encaixam nela e ter certeza que todos estão trabalhando para alcançar o mesmo objetivo. E você tem que estar sempre atento. Você não vai defender da mesma maneira diante de um Peter Crouch do que contra um Sergio Aguero, não é mesmo? Você tem que observar suas qualidades e fraquezas, as qualidades e fraquezas do adversário, e então bolar uma estratégia. O FM 2017 terá um Analista de Dados que ajudará nisso, portanto, antes do jogo você terá um relatório completo do adversário e onde estão seus pontos fracos. Use-o.

IM: Isso significa que eu tenho que mudar de tática todo jogo?

TD: Não necessariamente, mas quão mais alto você for, mais terá que se adaptar. É provável que uma mesma estratégia funcione melhor em divisões inferiores, mas você tem que lembrar que os treinadores adversários (inteligência artificial do jogo) e os olheiros também tem atributos. Eles vão estar observando o seu time, avaliando suas táticas e determinando suas fraquezas. Eles estarão planejando sua derrota, então você também tem que planejar a deles. Especialmente na Premier League. As partidas são mais equilibradas, onde o lanterna pode bater o líder, não importa quais foram suas contratações. Esse é o nível em que você se encontra, então ache os limites, as oportunidades. E não tenha medo de fazer alterações táticas durante o jogo. Você pode começar com Controlar, depois passar para Atacar e por fim Defender sua vantagem. Desde que seus jogadores sejam capazes, o jogo não te penalizará por isso.

IM: Eu não gosto da ideia de estar sendo observado pela Inteligência Artificial (IA) do FM.

TD: Pois é, nós temos alguns dos melhores treinadores do mundo na Premier League e isso está representado no jogo. Eles têm habilidades do mesmo jeito que os jogadores. Então você terá que enfrentar um adversário complicado. Mas além disso, a IA do motor do jogo está muito mais inteligente agora. Nos focamos muito na melhoria defensiva e na movimentação dos laterais, em particular. Uma das muitas reclamações que tivemos da versão anterior foi que era muito fácil explorar cruzamentos. Bem, esse ano está mais difícil. Os laterais estão bloqueando cruzamentos, se movem com mais inteligência e isso só vai aumentando de nível dentro do jogo.

IM: Parece muito difícil.

TD: Deve ser muito difícil. Essa é a realidade de um treinador. Você está enfrentando oponentes capazes, você não está apenas jogando contra um conjunto fixo de regras. São treinadores diferentes modelados cuidadosamente com suas características e habilidades, por isso a dificuldade deve ser sentida, como se você realmente fosse um treinador. E sim, muitas pessoas acham, e vão, achar difícil, mas essa é a vida de um treinador. Centenas de treinadores são demitidos anualmente na Europa, então o jogo tem que replicar isso.

IM: Ok, eu aceito que não exista uma tática "mágica". Mas que tão uma simplesmente não é ruim. Uma tática segura e eficiente.

TD: Bem, para iniciantes é melhor ir com um goleiro normal. Se você deseja manter as coisas simples, não escolha um Goleiro Líbero.

IM: Uma linha de 4 defensores que é toda defensiva?

TD: Não, eu acredito que exista uma certa liberdade aqui. Deixe os zagueiros defensivos, mas deixe seus laterais apoiarem o meio-campo. Você não quer isolar seus jogadores, você quer movimentação entre as linhas. Laterais são adaptados para percorrer cada centímetro de grama. Você não precisa ir totalmente para o ataque, deixando sua equipe aberta, mas Suporte deve se sair bem.

IM: Lotar o meio-campo? Ou um 4-4-2 tradicional?

TD: Eu escolheria um 4-2-3-1. Eu acredito que lhe dá opções. Você pode mudar para um meio-campo em linha com 5 jogadores, caso esteja sendo pressionado e encurralado ou tentando segurar um resultado. Mas também lhe dá a liberdade de tentar avançar e atacar. Existe muito mais flexibilidade num 4-2-3-1 do que num 4-4-2. Num 4-4-2 você tem que manter aquelas linhas de 4 juntas. Mas com uma base sólidas você pode mais com um 4-2-3-1 e pode até trazer determinados jogadores para experimentar com a tática.

IM: Eu sempre usei meus meias-atacantes e atacantes na função "Atacar".

TD: Pois bem, não é surpresa que você esteja tendo dificuldades. É imperativo ter aquelas duas funções ofensivas centrais acertadas desde o princípio, seu atacante e o meia-atacante. Eu sempre uso meu meia-atacante em Apoiar, porque eu não quero ele colado no atacante e também quero que ele volte para ajudar defensivamente. O que significa que ele vai receber a bola mais atrás e terá mais opções de passe, ao invés de ter seu jogador mais criativo isolado lá na frente, sem ter para quem tocar. Se você tem um atacante técnico, se ele é capaz de cooperar na construção e defesa, também coloque ele em Apoiar, trazendo mais um pessoa para o jogo, já que a função Atacar pode deixar ele muitas vezes sozinho lá na frente.

IM: Eu tenho a impressão de que as funções de jogadores são primordiais atualmente. Não apenas no que o jogador faz, mas como ele interage com os outros?

TD: Exatamente. Quando incluímos as funções dos jogadores, foi uma grande mudança no funcionamento do jogo. Eles lhe deram liberdade para transmitir sua filosofia, lhe deram mais opções de como os jogadores interagem e o mais importante, é como treinadores verdadeiros fazem. Quando falamos com treinadores reais sobre como implementar táticas, eles viviam dizendo que não falam sobre meias-centrais ou zagueiros. Eles falam sobre Zagueiros que jogam com bola, armador recuado e agora você está vendo esses termos pipocarem nas transmissões televisivas.

As funções de jogadores valem todo tempo que você puder gastar nelas. Leia as descrições, entenda como funciona e como se encaixam com os objetivos do clube e com sua filosofia. Talvez dê uma lida na internet sobre como as coisas funcionam no mundo real também, encontre exemplos da vida real. Assim que você clarear sua mente sobre isso, tudo deve ficar mais fácil.

IM: Me fale sobre as Instruções para Equipe, pois eu sinto que está faltando alguma coisa.

TD: Sim, muitas vezes as nomenclaturas, que são nomeadas para encaixar na terminologia do mundo real, podem ser mal interpretadas. Quando dizemos "Defensivo", não significa que você vai se fechar na entrada da área, tentando ficar com a bola até o apito final. Você ainda tentará buscar o ataque, mas será mais cauteloso quando tentar. Não é como "Contenção", você não está fechando a casinha.

Houve problemas similares com o "Contra-Atacar". As pessoas acham que você vai recuar e não fazer nada, apenas esperando uma oportunidade de bola parada. A realidade é que, novamente, você ainda tentará atacar, mas vai observar e escolher momentos. É como o Leicester City da temporada passada. Eles não estavam apenas se omitindo do jogo e metendo bicuda pra frente. Se nada estivesse acontecendo, eles iam manter a bola e escolher a melhor hora para iniciar um ataque. É essa a visão que temos sobre o "Contra-Atacar". E novamente, apenas colocar "Controlar" não significa que seu time vai virar o Barcelona do Pep Guardiola. Você tentará atacar quando der, mas ainda vai precisar ter os jogadores certos para isso.

IM: Então mentalidade, formação da equipe e jogadores tem que encaixar?

TD: Isso mesmo! Antigamente você não precisa pensar nessas coisas. Você comprava os jogadores, colocava eles em uma formação e mandava ver. Mas agora você tem que pensar sobre sua filosofia. Você tem que decidir o que deseja implementar. É isso que treinadores fazem e é por isso que o jogo funciona assim. Converse com qualquer treinador (substitua por assista uma entrevista) e pergunta como eles irão atuar e ele terá uma ideia definida de como seu time deve jogar. Para nós, fãs, queremos apenas a vitória. Mas o FM agora está fazendo perguntas: Como você quer vencer? Como você irá fazer isso acontecer?

Quando você entender isso e perceber de uma vez que está tudo interligado e que sua filosofia irá permear cada detalhe do jogo, e que é muito mais do dizer que ele marca gols, ele é bom de desarme, eu gosto do 4-3-3, você estará pronto.

IM: Obrigado, Tom. Eu realmente agradeço. Para terminar, você tem algum conselho antes de eu assumir o Everton? 

TD: Sim, arrume outra pessoa para treiná-lo.

Fonte: http://thesetpieces.com/gaming/get-better-fm17-someone-knows/
Autor: Iain MacIntosh
Tradução e Adaptação: Henrique M.
Banner: @_Matheus_

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa entrevista. Mostra, pra quem não sabe, como é o FM hoje em dia e que não é o FM que conhecíamos a 2/3 anos atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Mostra que para treinadores(reais) humanos tem esse monde de coisas ou pra algum dificuldade. Mas a AI (times controlado pela maquina) não tem essa dificuldade não os times da maquina normalmente cruza 10 e faz no minimo 7 gols (independente se tem atributos para tal ou não). Pode colocar no papel quantas vezes vc vai ver um atacante da maquina perder gols no mano a mano. 

  No meu salve a Roma joga sem atacante no segundo tempo sempre retira dezenko e joga num 4-2(vol)-4(MC) e sempre me ganha rs...  ate agora não conseguir descobrir como ganhar desse treinador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Diretor Geral

Bacana a entrevista!

A forma de se jogar FM mudou, e mudou bastante porque o acesso às informações também mudaram. Bate aquela nostalgia das versões anteriores? Ôôô se bate hahahaha, mas pra quem gosta mesmo do jogo não tem escapatória: tem de se adaptar.

Hoje tô me forçando a ser mais detalhista e observar com mais critério as informações que o jogo te dá, principalmente sobre o adversário e seu treinador. A partir daí, tento botar em prática aquilo que já sei sobre meu time, e aí vâmo na base da tentativa e erro hahahahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Baita entrevista, o jogo caminha para uma complexidade absurda, tendo em vista como o futebol ocorre na realidade. Os amantes da organização e tática agradecem ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/11/2016 at 21:26, Yan Perisse disse:

Boa entrevista. Mostra, pra quem não sabe, como é o FM hoje em dia e que não é o FM que conhecíamos a 2/3 anos atrás.

Não tinha visto esse tópico ainda, só reforçou o que falei mais cedo, citando você, o Silveira e o P.S.Y hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bacana a entrevista! Dá uma ideia legal sobre o FM 2017 (e acredito que o FM 2016 também).

Uma coisa que ainda fico na dúvida é sobre como administrar as três táticas possíveis que podemos editar. Eu costumo deixar uma em atacar, outra em controlar e a outra em contra-atacar (isso para times médios/não-favoritos na Europa). Dentro de cada uma, coloco para treinar todas as opções possíveis de estilo de jogo de acordo com a tática.

Ainda não consegui concluir se é melhor manter apenas uma formação com três estilos de jogo diferentes ou treinar mais de uma formação, por exemplo: se minha tática principal é um 4-2-3-1 com pontas, treino também 4-2-3-1 sem pontas (se eu tiver meias-atacantes centrais para isso) e uma variação da tática, que pode ser um 4-5-1 (vol. e pontas), por exemplo. Eu vou para o jogo e nas telas de pré-jogo é que eu vou ajustar a tática de acordo com o adversário ou local da partida.

Tem dado certo, na medida do possível! rs. Acho que tem coisas aí na entrevista que eu meio que já sigo instintivamente, porém perder pontos (e os cabelos) para times nanicos, vendo que seus adversários jamais cometem os mesmos erros, é dose. Ainda não comprei o FM 2017 (e provavelmente só vou comprar lá pro meio do ano ou quando pintar uma boa promoção), mas no FM 2016 a impressão é que a IA funciona 100% para o treinador "humano" só quando você tem no seu time jogadores 4,5 estrelas no mínimo. OU seja: os seus zagueiros "4 estrelas" podem muito bem serem surpreendidos por um atacante lento, concentração baixa, finalização média, mas jamais um jogador do seu time nessas condições irá surpreender os zagueiros bons do jogo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Perissé featured this tópico
  • 4 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • guizanin
      Por guizanin
      Galera apareceu essa mensagem de que eu devo inscrever jogadores para o Mundial, so que ai eu aperto em "responder" e o jogo manda para a segunda tela, que é a do plantel e eu não consigo fazer a inscrição e com isso não consigo avançar o jogo. Alguém pode me ajudar? 
      obs: ir em plantel > jogadores não aparece aquela opção de inscrição de jogadores também. Meu FM é o 22.
       



      Não estou conseguindo colocar as imagens 
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
    • Tsonny
      Por Tsonny
      Valores: 
      FM 20 e 21 - R$15 reais cada
      Fm 18 - R$9 reais
      Fm 16 e 17 - R$7 reais cada
      Fm 13 - R$5 reais cada
      Chamar no Whatsapp: 31 9 87901885 - Thiago
×
×
  • Criar Novo...