Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Tsuru

Posts Recomendados

11 minutos atrás, Herr Jones disse:

A Revolução dos Cravos foi o elemento mais importante para a emancipação das colônias portuguesas, sobretudo porque o momento de transição em Portugal acabou tirando muita gente da Direção Geral de Segurança (antiga PIDE) das colônias e, inclusive, em 74 mesmo acabaram sendo terminadas as ações deles, passando um longo período sem atuar por lá, até se reestruturar. Quando aconteceu, o processo de emancipação colonial já estava muito avançado, inclusive com os poucos agentes que permaneceram em território africano presos. 

Quanto ao futebol, não sabia que Eusébio tinha ido se aventurar nos Estados Unidos. Tô na expectativa para a continuação tanto da história quanto do save. 

Eu não sabia de todos esses detalhes, muito obrigado pelo complemento. Tinha lido que a Revolução realmente impulsionou a descolonização mas não tinha ideia do quanto. Posso incluir seu trecho no post original? ;)

A carreira do Eusébio foi mesmo muito interessante, não é? O @ggpofm ia contar a parte do Pantera Negra nos EUA no save dele mas, como terminou antes, farei isso por aqui. É como eu sempre digo, a gente nunca deve deixar de contar uma boa história!

Obrigado pelo comentário e por acompanhar o save!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 879
  • Criado
  • Última resposta

1Lo1C.png

Cinco passos para a Europa
Terceira temporada - parte 8

Faltavam cinco jogos para o Nacional confirmar se participaria mesmo da edição seguinte da Liga Europa. O time estava mais sólido nos últimos jogos e o importante era manter essa pegada.

Eu queria também corrigir o problema dos Extremos, que continuavam ineficientes. A primeira medida foi tentar mexer nas instruções individuais, pedindo para que prendessem menos a bola, mas não funcionou. Tentei em seguida mudar a tarefa deles para “Apoiar”, mas continuava ineficiente. Então escalei os dois como “Médio Alas - Atacar”, mesmo com ambos não sabendo jogar muito bem dessa forma, e enfim consegui resolver o problema. Demorei a descobrir, mas...antes tarde do que mais tarde.

REr74.png

Iniciamos a sequência contra o Estoril, na casa deles. Foi um jogo razoavelmente equilibrado, sem muita emoção, e mais um empate sem gols.

O maior destaque desse jogo foi a lesão de Witi. Ele só volta a jogar no meio da próxima pré-temporada e, devido a cláusulas contratuais, seu salário irá beirar 200 mil mensais. Como tem excelente valor de mercado - cerca de 2 milhões - o moçambicano será vendido para fazer caixa e aliviar a folha. Ou seja, foi a última partida dele com a camisa do Nacional.

BqEi7.png

O adversário seguinte foi o Rio Ave, no Funchal. Conseguimos uma boa vitória com dois gols de Jaime Pinto, duas vezes chutando na saída do goleiro após receber passe açucarado de Nenê Bonilha.

Bq87c.png

A essa altura, faltava uma vitória para a Europa. Achei que, como normalmente acontece comigo no FM, não somaríamos os pontos antes da última rodada, até porque tínhamos o Benfica pela frente.

De novo não contamos com Tengarrinha, agora machucado, Fernandes que não podia jogar por pertencer ao adversário, e nem com Nenê Bonilha, suspenso. Parecia que nossa sina contra os Encarnados nesta temporada era jogar com um time remendado. Escalei um meio-campo com Afonso Sousa e improvisei o jovem zagueiro Vitor Machado na função de meia mais defensivo.

Para minha surpresa o jogo foi equilibrado e o Nacional jogava de igual para igual mesmo em Lisboa. E brilhou a estrela de Erivaldo: ele cruzou para o primeiro gol, marcado por Asencio de cabeça, e fez o segundo também de cabeça, após cruzamento de Afonso Sousa. Uma vitória para ninguém botar defeito.

Bqf3H.png

Com esse triunfo, o Nacional está de volta à Liga Europa! A última participação havia sido na temporada 2014-2015.

Bq0B0.png

Ainda havia dois jogos a disputar, um deles, uma visita ao Feirense. Decidi escalar um time com jovens e reservas para observá-los melhor. Fomos mais eficientes e vencemos por 1 a 0, gol de pênalti de Gedson Fernandes.

Bqqxk.png

Fechando a temporada recebemos o Setúbal e empatamos em 1 a 1, novamente com um time reserva.

BqKl1.png

B5bQW.png

Terminamos com uma ótima folga na tabela, 11 pontos a frente do sexto colocado. O Porto foi o campeão sem grandes dificuldades e a surpresa foi o Benfica, que ficou atrás do Braga e do Sporting.

BLz9U.png

Ficamos também a duas vitórias de brigar por uma vaga na Liga dos Campeões - mais do que a classificação em si, o que me deixa mais satisfeito é saber que o Nacional está chegando cada vez mais perto dos quatro grandes.

E agora vamos em frente rumo à Europa!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que campanha no final! Sensacional a vitória em cima do Benfica! 
Para a Europa League qual vai ser o plano? Qualificar o elenco ou tentar chegar mais longe apenas contando com os jogadores que se tem?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, henriqueGR disse:

Que campanha no final! Sensacional a vitória em cima do Benfica! 
Para a Europa League qual vai ser o plano? Qualificar o elenco ou tentar chegar mais longe apenas contando com os jogadores que se tem?

Foi uma reta final incrível mesmo...vencer os Encarnados em Lisboa foi uma espécie de troféu à parte :)

Na próxima temporada teremos grandes mudanças no elenco devido à necessidade de reduzir a folha salarial. Eu preferia manter a mesma base que conquistou a vaga europeia, mas não sei quanto tempo o clube aguentaria com os prejuízos financeiros que vem sofrendo. Então o desafio vai ser qualificar o elenco diminuindo a folha, e ainda por cima com gasto zero (ou quase zero). 

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que pode, Tsuru. Fique a vontade para acrescentar lá.

Com relação aos últimos jogos, fantástico. O time encaixou bem na reta final e assegurou o retorno à Liga Europa. Terá uma tarefa complicada na próxima temporada, mas tenho confiança de que o time se sairá bem. 

Será que não dá pra fazer uma reformulação menor, mantendo peças chave, ainda que caras, para não desconfigurar muito o time e, assim, brigar melhor no avanço da equipe? Ou você já avaliou o mercado e sente que dá para reorganizar o elenco de forma a melhorá-lo sem aumentar a folha salarial? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pela vaga. Ela veio com a "tranquilidade" que esperávamos nessa reta final.

Terá uma temporada bem movimentada a seguir e se quiser entrar no Top 4 terá que ser mais consistente em suas escolhas antes, durante e após a partidas.  Vamos ver se conseguirá dar esse passo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Herr Jones disse:

Claro que pode, Tsuru. Fique a vontade para acrescentar lá.

Com relação aos últimos jogos, fantástico. O time encaixou bem na reta final e assegurou o retorno à Liga Europa. Terá uma tarefa complicada na próxima temporada, mas tenho confiança de que o time se sairá bem. 

Será que não dá pra fazer uma reformulação menor, mantendo peças chave, ainda que caras, para não desconfigurar muito o time e, assim, brigar melhor no avanço da equipe? Ou você já avaliou o mercado e sente que dá para reorganizar o elenco de forma a melhorá-lo sem aumentar a folha salarial? 

Já está lá, obrigado!

Vamos ver como nos sairemos na Liga Europa. Sinto que a equipe precisa de "casca", pois são jogos bem mais complicados do que os que estamos acostumados a disputar. A primeira meta é chegar na fase de grupos, se conseguir isso já ficarei muito feliz.

Sobre a reformulação, até pretendo manter peças-chave sim, especialmente na defesa. Já no meio-campo não devo conseguir fazer isso, porque pelo menos três jogadores titulares  são emprestados e devem ir embora; além disso, há outros no mesmo setor que estão ganhando mais do que valem e também vão sair.

Por sua vez o ataque vem sendo um problema desde que cheguei ao clube: fora os empréstimos, o único certo é o Luís Peralta, o que não quer dizer muita coisa. A ideia é aproveitar esse momento pra formar uma base mais sólida do meio pra frente, mesmo que isso signifique um pouco mais de inconsistência no início da próxima temporada.

Obrigado pelo comentário!

Agora, ggpofm disse:

Parabéns pela vaga. Ela veio com a "tranquilidade" que esperávamos nessa reta final.

Terá uma temporada bem movimentada a seguir e se quiser entrar no Top 4 terá que ser mais consistente em suas escolhas antes, durante e após a partidas.  Vamos ver se conseguirá dar esse passo. 

Foi até mais tranquilo do que eu imaginava, conhecendo meu histórico como treinador ;)

Já estou trabalhando para dar esse passo, vamos ver se ele se reflete também nos resultados.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Acho que o único jogo que podia ter te complicado era contra o Benfica, mas a equipe foi lá e venceu, mostrando que realmente era o ano de ir para a Europa e que não iria vacilar. Ansioso pela campanha madeirense na próxima EL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Henrique M. disse:

Acho que o único jogo que podia ter te complicado era contra o Benfica, mas a equipe foi lá e venceu, mostrando que realmente era o ano de ir para a Europa e que não iria vacilar. Ansioso pela campanha madeirense na próxima EL.

O time surpreendeu e mostrou postura contra o Benfica. Deu orgulho da equipe, foi uma vitória empolgante.

Vamos ver agora como a equipe se comporta no ano de retorno à Liga Europa. Quanto mais longe conseguirmos ir, melhor - como comentei aqui, precisamos de experiência nesse tipo de competição, que é bem diferente dos campeonatos e copas portugueses.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time mostrou que pode fazer mais e acho que é hora de mudar um pouco de postura em relação ao tamanho do time dentro da Liga. Espero que agora, com a vaga na Liga Europa, o clube dê mais um salto de qualidade e suba de patamar nacionalmente. 

Para isso acontecer, terá de cuidar das finanças e montar um elenco competitivo para as duas frentes. Acha que é possível atingir esses dois objetivos?

Parabéns pela vaga e pelo save em geral. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, vinny_dp disse:

O time mostrou que pode fazer mais e acho que é hora de mudar um pouco de postura em relação ao tamanho do time dentro da Liga. Espero que agora, com a vaga na Liga Europa, o clube dê mais um salto de qualidade e suba de patamar nacionalmente. 

Para isso acontecer, terá de cuidar das finanças e montar um elenco competitivo para as duas frentes. Acha que é possível atingir esses dois objetivos?

Parabéns pela vaga e pelo save em geral. 

Oi Vinny.

Sim, eu concordo. Precisamos nos comportar como o quinto time português e, se possível, começar a incomodar o Braga para brigar pelo quarto lugar. 

A maior dificuldade de fato é financeira, pois as dívidas se acumulam, nossas receitas são baixas e tem sobrado pouco dinheiro - seja para montar um time competitivo, seja para ampliar a capacidade do estádio. Ao mesmo tempo que diminuímos a folha, vamos precisar manter a qualidade em campo e eu só vejo uma solução para isso...que revelarei qual é na próxima atualização ;)

Obrigado pelo comentário e pelos elogios!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Tsuru... fiquei um tempo longe e já correu uma temporada inteira. 

Foi cheia de emoções a trajetória do time nesta temporada, por um momento eu cheguei a pensar que não iria conseguir alcançar a Europa League, mas você fez ajustes táticos que se não resolveram seu problema por completo ao menos melhorou de forma considerável o rendimento do time.

Eu acho que você é um dos treinadores menos convencionais da área com suas tomadas de decisões táticas e de mercado, mas não entenda isso como uma crítica e sim como elogio, por que lendo seus textos eu consigo pegar várias informações que me as vezes me passam despercebidas no FM. Por exemplo a questão dos zagueiros em bloquear e cobrir, para mim só era útil utilizar em formações com 3 zagueiros, mas me sinto instigado a testar mais.

Parabéns pelo ótimo save!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, DiogoHernandes disse:

Oi Tsuru... fiquei um tempo longe e já correu uma temporada inteira. 

Foi cheia de emoções a trajetória do time nesta temporada, por um momento eu cheguei a pensar que não iria conseguir alcançar a Europa League, mas você fez ajustes táticos que se não resolveram seu problema por completo ao menos melhorou de forma considerável o rendimento do time.

Eu acho que você é um dos treinadores menos convencionais da área com suas tomadas de decisões táticas e de mercado, mas não entenda isso como uma crítica e sim como elogio, por que lendo seus textos eu consigo pegar várias informações que me as vezes me passam despercebidas no FM. Por exemplo a questão dos zagueiros em bloquear e cobrir, para mim só era útil utilizar em formações com 3 zagueiros, mas me sinto instigado a testar mais.

Parabéns pelo ótimo save!

Bem-vindo de volta e obrigado pelos elogios! ;)

Então, por um momento também achei que não daria...mas em cima do laço conseguimos arrumar a casa e a equipe correspondeu em campo. O resultado final foi muito bom, mais um pouquinho e teríamos ido para a Liga dos Campeões. Nada mau para um time que há duas temporadas queria apenas não ser rebaixado, não é? O desafio agora é manter esse crescimento.

Sobre a questão tática/de mercado, fico feliz que as dificuldades e a busca por soluções (como uso das funções dos zagueiros) estejam te ajudando também. Às vezes a solução que encontrei ajuda outras pessoas e vice-versa, e esse tipo de debate só enriquece nossos saves e nossa experiência como jogadores.

Tenho pesquisado e lido bastante sobre o aspecto tático do jogo e aprendido bastante também, inclusive jogando, e devo falar sobre isso nas próximas atualizações.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou passando por um problema pessoal e não devo atualizar essa semana, retomando na próxima. Obrigado a todos que têm lido e acompanhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler

As coisas estão melhores, pessoal. Então vamos que vamos que tem atualização!

1Lo1C.png

Mestres e alunos
Temporada 4 - Pré-temporada

Fim de temporada e vaga na Europa garantida, agora era hora de começar a planejar minha quarta temporada a frente do Nacional.

Com nossas finanças apertadas, a diretoria decidiu reduzir a margem de fluxo de caixa para transferências de 35% para 15%. Isso só reforçou a decisão de adequar a política de contratações do Nacional à realidade do clube, de poucas receitas e crescimento potencial limitado devido à população da Ilha da Madeira (260 mil habitantes). 

Ao mesmo tempo, daqui por diante disputaremos cada vez mais competições e precisamos de um elenco de qualidade com boas peças de reposição. Então, como equacionar as coisas? Decidi fazer isso apostando nos “miúdos” - sejam eles prata da casa ou contratados junto a outros clubes.

Seguindo esse raciocínio, troquei nosso sistema de contratações: antes usávamos o “2 por 1” (dois jogadores de mesmo nível para cada posição), e agora será o “Mestre e Aluno”, em que cada posição tem sempre um “miúdo” e um atleta mais experiente.

A ideia não é que os jovens formem um time B, mas sim que entrem no rodízio da equipe sempre acompanhados pelo colega mais velho. Assim, se o lateral direito for um “miúdo”, o esquerdo será o mais experiente e assim “substantivamente”. A exceção serão as posições únicas (o gol, por exemplo), onde os garotos se revezarão normalmente com os mais velhos. Em jogos contra o trio de ferro português, partidas da Liga Europa e finais de campeonatos, esse sistema cai e vamos apenas com os jogadores mais experientes.

É arriscado nesse primeiro momento, mas é a única forma de termos um elenco maior sem gastar tanto; além disso, acredito que renderá ótimos frutos em um futuro não tão distante, porque nossa base está recheada de garotos com alto/bom potencial.

REeUT.jpg

A barca que zarpou da Ilha da Madeira foi quase um transatlântico. Entre os dispensados, jovens sem grande futuro, jogadores encostados, atletas que não deram certo no Nacional, outros cujo ciclo já havia se encerrado (caso de Luis Peralta) e dois que tinham salário muito alto e não eram imprescindíveis ao elenco (Yohan Tavares e Witi). Também emprestamos alguns “miúdos” que têm boa perspectiva de futuro mas que não teriam espaço para se desenvolver na equipe principal.

Dsm1A.png

Após as saídas, o elenco ficou assim:

Goleiros

Ezequiel Unsain segue firme na posição. Para a reserva dele teremos a volta de Ohoulo Framelin, que estava emprestado, e contaremos também com o jovem Mario Barra, contratado por 165 mil junto ao Varzim SC.

BzUpD.png

Laterais

Na esquerda, Javi Noblejas vai se revezar com o “miúdo” Antônio Oliveira, cria das nossas categorias de base. Para a direita contratamos o moçambicano Mauro Riquicho, ex-Feirense, a custo zero. Seu companheiro de posição será o menino Josef Hugli, também formado no nosso CT.

Bz65o.png

Zagueiros

Jadson vai para a sua quarta temporada pelo clube, e Suagher, para a terceira. Os dois terão como missão se revezar e ao mesmo tempo ajudar no desenvolvimento de Vítor Machado, contratado na temporada passada, e Luka Jokanovic que apesar de não ser zagueiro de origem vai começar a se adaptar à posição.

Meias

Aos 30 anos e indo para a terceira temporada no Nacional, Tengarrinha é nosso capitão e referência no setor. Aprovado pelas atuações na temporada passada, embora tenha sido reserva a maior parte do tempo, Nenê Bonilha também continuará no clube, agora como titular. Trouxemos ainda Mattheus, ex-Estoril, e Ewerton, ex-Paços de Ferreira e antigo sonho nosso, ambos em transferência livre.

Como alternativa a eles, teremos os jovens padawans David Garcés, David Gonçalo e Élio Dantas.

BzFsc.png Bz817.png

Médios ofensivos

Facundo Silva, nosso homem de confiança, segue firme na posição; contratamos também o uruguaio Brian Lozano, oferecido por seu agente a custo zero. Os aprendizes serão os jovens Tomás Silva, dispensado pelo Sporting, e Tito Gonçalo, prata da casa.

Bz5Lt.png

Pontas

Depois da excelente temporada passada, Jaime Pinto foi alçado à condição de titular. Sua dupla na posição é o “miúdo” Guilherme, o único ponta esquerdo que surgiu no CT da base. Do lado direito contratamos o argentino Augusto Solari, ex-Belenenses, a custo zero, que terá como missão se revezar com o prata da casa Carlos Oliveira ao mesmo tempo que ajuda no desenvolvimento do garoto.

BzIv1.png

Atacantes

O ataque era um problema desde que cheguei ao Nacional e parecia que a situação ficaria pior, porque dessa vez não consegui encontrar nenhum atacante de técnica razoável a um valor que pudéssemos pagar. Também não queria que nosso centroavante principal fosse emprestado, porque normalmente eles vão embora na temporada seguinte e nos deixam sem opções; no máximo o empréstimo poderia servir para complementar o elenco.

Então me lembrei da história de Guivarc´h, o desconhecido atacante da seleção francesa campeã em 1998 que tinha como função segurar a bola para os dois camisas 10, Zidane e Djorkaeff, virem de trás e fazerem os gols. Apesar de sua pouca técnica, Guivarc´h tentava compensar na força e na raça; assim ele cumpriu seu papel e levantou a taça mais importante do mundo sem ter marcado nenhum gol.

Como já tínhamos dois camisas 10, só faltava encontrar o nosso Guivarc´h.

Achamos dois: o dinamarquês Brock-Madsen e o padawan Valdu Té, contratados a custo zero. Como os dois têm a mesma característica, renovei junto ao Genoa (ITA) o empréstimo do miúdo Asencio, que é um atacante de mais poder de drible e finalização.

BzPtS.pngBzceU.png

O elenco principal ficou assim:

Ds7KD.png

DboVi.jpg

RE0k5.jpg

Com o elenco que temos decidi que vamos utilizar três formações: 3-4-2-1, 4-2-3-1 e 4-3-2-1. As posições e funções dos jogadores ainda estão em aberto, podendo variar também conforme o jeito de jogar dos adversários. O que a princípio não muda é o uso do atacante mais forte na frente, segurando a bola para os meias que vêm de trás - embora até isso possa ser alterado com a entrada do Asencio.

Bzpw2.png BzH5A.png Bznm0.png

Decidi também que quero um estilo de jogo com o time atuando em bloco, com muita posse de bola, toques mais curtos, preenchendo todos os espaços defensivos e evitando ao máximo que o adversário se aproxime do nosso gol. Vou ajustar as táticas aos poucos até que isso se reflita em campo, e quando as funções e instruções estiverem mais maduras posto aqui.

RE8yS.jpg

Como parte da preparação de pré-temporada fiizemos duas excursões, uma à Holanda e outra à Escócia. Os jogos serviram para entrosar mais a equipe e tentar encaixar os esquemas táticos, além de renderem algum dinheiro para nossos cofres.

BzM1N.png

Tivemos que fazer menos jogos do que o habitual e reduzir o foco no treino físico por causa da fase de qualificação da Liga Europa, o que me atrapalhou um pouco na hora de fazer experiências e ajustes táticos. Espero que nenhuma das duas coisas nos traga problemas maiores durante a temporada.

REzvk.jpg

Nossas finanças ficaram no azul graças à verba de 23 milhões em patrocínio, e ao dinheiro injetado pela diretoria para cobrir despesas.

Eu espero sinceramente que consigamos terminar o ano no azul, porque simplesmente não tenho mais como reduzir os salários sem perda sensível de qualidade e não podemos contar com venda de jogadores. Ir bem longe na Liga Europa também ajudaria bastante a encher os cofres.

BLenM.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mudanças profundas, hein?  Gostei a mudança de abordagem na formação do elenco. Espero que consiga manter o nível em campo da temporada passada, apesar de imaginar que o Nacional terá uma queda de desempenho, ainda mais tendo que disputar mais uma competição na temporada.

Estou curioso para ver como será a temporada, mas acho que na questão financeira ela poderá resultar no que você deseja, mesmo não tendo entendido o motivo de você achar que não está no azul, já que exceto pela injeção de dinheiro da Diretoria, a maior parte é de patrocínio. Sendo assim, onde está o déficit?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ggpofm disse:

Mudanças profundas, hein?  Gostei a mudança de abordagem na formação do elenco. Espero que consiga manter o nível em campo da temporada passada, apesar de imaginar que o Nacional terá uma queda de desempenho, ainda mais tendo que disputar mais uma competição na temporada.

Estou curioso para ver como será a temporada, mas acho que na questão financeira ela poderá resultar no que você deseja, mesmo não tendo entendido o motivo de você achar que não está no azul, já que exceto pela injeção de dinheiro da Diretoria, a maior parte é de patrocínio. Sendo assim, onde está o déficit?

Oi gg. Também espero que a queda de rendimento não seja grande demais, ainda mais no ano de retorno à Liga Europa. Para isso vamos precisar de bastante organização em campo, a fim de compensar a falta de experiência dos "miúdos" e o pouco entrosamento dos recém-chegados.

Sobre a questão financeira, não há déficit nesse momento; mas se até o fim da temporada as despesas continuarem maiores do que as receitas, o dinheiro em caixa será gradativamente usado para cobrir o rombo, até ficarmos no vermelho. É isso que eu não queria, mas não sei se há como evitar.

Obrigado pelo comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei bastante da solução encontrada para contornar as dificuldades financeiras. Acredito que tem tudo para colher excelentes frutos no futuro, ainda mais em virtude do ótimo potencial de desenvolvimento dos miúdos. Espero que o entrosamento chegue e essa mudança mais drástica no elenco não atrapalhe o crescimento do clube. Também achei interessante a forma encontrada para reforçar o ataque e acredito que foi um pensamento muito acertado para essa transição de um jogo mais fechado, de contra-ataque, para uma imposição maior de domínio nos adversários, já que o "paredão" da frente pode ser muito importante nos jogos contra o trio de ferro.

Nas finanças, para o começo de temporada e com a reformulação do elenco, eu acho que elas estão em um patamar saudável. Porém, se tirarmos os patrocínios e os investimentos da diretoria, o déficit é bem pequeno. Acho que dá pra segurar o equilíbrio até o final, ainda mais com algumas premiações que poderá receber na Liga Europa, caso consiga uma boa campanha, e em outras competições. Boa sorte na sequência!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Herr Jones disse:

Gostei bastante da solução encontrada para contornar as dificuldades financeiras. Acredito que tem tudo para colher excelentes frutos no futuro, ainda mais em virtude do ótimo potencial de desenvolvimento dos miúdos. Espero que o entrosamento chegue e essa mudança mais drástica no elenco não atrapalhe o crescimento do clube. Também achei interessante a forma encontrada para reforçar o ataque e acredito que foi um pensamento muito acertado para essa transição de um jogo mais fechado, de contra-ataque, para uma imposição maior de domínio nos adversários, já que o "paredão" da frente pode ser muito importante nos jogos contra o trio de ferro.

Nas finanças, para o começo de temporada e com a reformulação do elenco, eu acho que elas estão em um patamar saudável. Porém, se tirarmos os patrocínios e os investimentos da diretoria, o déficit é bem pequeno. Acho que dá pra segurar o equilíbrio até o final, ainda mais com algumas premiações que poderá receber na Liga Europa, caso consiga uma boa campanha, e em outras competições. Boa sorte na sequência!

E aí Herr Jones!

Também fiquei bem satisfeito com a forma como o elenco foi construído. Pode ser que haja uma pequena queda de qualidade, até por conta dos meninos estarem começando, mas tenho certeza que a participação no time principal vai ajudar demais no desenvolvimento deles. Quem não entendeu nada foram os olheiros, que toda hora ficam me oferecendo jogadores hahaha

Sobre o ataque, também fiquei satisfeito com a solução encontrada. Eu não aguentava mais os atacantes mimados emprestados pelo trio de ferro, e nem centroavantes medianos exigindo uma fortuna para perderem gols até cansar. Brock-Madsen e Valdu Té vieram a custo zero, com um salário compatível com o nível deles e ainda encaixam perfeitamente na tática. Eu nem tinha pensado nesse aspecto da transição para impor o domínio sobre os rivais, mas faz todo o sentido. Atirei no que vi e acertei no que não vi, hehe.

Em relação às finanças, a observação foi perfeita. Se o déficit for pequeno, já é ótimo comparado às temporadas anteriores.

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Mudou bastante coisa, mas sinto que existe um grande desequilíbrio entre os titulares e os reservas. Entendo que isso é oriundo de uma política de apostar na base e diminuir os custos, mas num momento em que o Nacional começa a crescer no cenário português, pode acabar custando alguns pontos ao longo do caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Henrique M. disse:

Mudou bastante coisa, mas sinto que existe um grande desequilíbrio entre os titulares e os reservas. Entendo que isso é oriundo de uma política de apostar na base e diminuir os custos, mas num momento em que o Nacional começa a crescer no cenário português, pode acabar custando alguns pontos ao longo do caminho.

De fato, esse desequilíbrio é um dos pontos fracos da equipe nesta temporada. Espero conseguir compensá-lo com organização tática e a combinação entre reservas e titulares para que o Nacional possa pelo menos garantir novamente a vaga na Liga Europa.

Obrigado pelo comentário!

20 horas atrás, lakers20 disse:

Tomara que esse estilo de montagem do elenco dê certo. Boa sorte na temporada.

Eu também espero. Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz bem em apostar na base, mas concordo com o Henrique. Vai chegar uma hora que essa inexperiência de alguns jogadores poderá custar pontos e posições importantes na tabela. Boa sorte na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, LC disse:

Faz bem em apostar na base, mas concordo com o Henrique. Vai chegar uma hora que essa inexperiência de alguns jogadores poderá custar pontos e posições importantes na tabela. Boa sorte na continuação.

Então...esse deve ser o grande ponto fraco da equipe nesta temporada, porque os garotos realmente estão muito "verdes". Tomara que a estratégia de compensar isso mesclando-os com a galera mais experiente ajude a equilibrar as coisas. 

Obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1Lo1C.png

O retorno à Liga Europa
Temporada 4 - parte 1

Além das várias mudanças que ocorreram no Nacional durante a pré-temporada, como a construção do elenco e a definição das táticas, dessa vez também decidi dar atenção especial à formação da equipe técnica, algo que vinha sendo adiado desde que cheguei ao clube.

A imagem abaixo é de antes do jogo contra o Feyenoord, que abriu a série de amistosos de pré-temporada, com a comissão contratada pela diretoria.

D2le1.png

E essa é a imagem da comissão técnica após as contratações que fiz. O salto de qualidade é visível.

DTTkC.png

A diretoria também veio conversar sobre as expectativas para esta temporada. Curiosamente eles não falaram sobre a Taça da Liga, e por um momento achei que não a disputaríamos.

BzeL0.png

Na verdade nós vamos disputar sim a Taça da Liga: é que os cinco primeiros colocados do Campeonato Português não participam da etapa eliminatória, entrando direto na fase de grupos. Isso significa que temos alguma chance de não cair em um grupo com Porto, Benfica ou Sporting, o que aumentaria a chance de vencer essa competição.

A Taça da Liga e a Taça de Portugal são nossas maiores probabilidades de conquistar troféus, e eles são importantes no crescimento de qualquer clube. Quero pelo menos um dos dois nesta temporada, junto com a vaga para a próxima Liga Europa.

E por falar nisso…

DJPw0.png

O sorteio da 3ª fase de qualificação nos colocou diante do ND Gorica, da Eslovênia. Foi a primeira partida oficial da temporada, e portanto um teste para ver o quanto o Nacional havia amadurecido durante as excursões à Holanda e à Escócia.

A primeira partida foi na casa do adversário e fizemos um bom jogo. Abrimos o placar com Javi Noblejas em uma linda cobrança de falta e, com a vantagem, fechamos a casinha para esperar o apito final. Revoltados, os eslovenos partiram para o antijogo e conseguiram tirar Jaime Pinto de combate.

A vantagem no jogo de ida nos dava bastante tranquilidade para a volta, que teve recorde de bilheteria no Estádio da Madeira. Apesar de não termos feito um jogo espetacular, também não tivemos grandes dificuldades para vencer por 4 a 0. O destaque mais uma vez foi Javi Noblejas, que marcou dois gols de pênalti.

O sorteio do playoff colocou um grande desafio em nosso caminho rumo à fase de grupos, ainda mais porque a vaga seria decidida fora de casa.

BzlyA.png

Entre a partida com o Gorica e o confronto com os holandeses, teríamos um amistoso obrigatório contra o AD Camacha, um time local da Madeira, devido à parceria com eles, e enfrentaríamos ainda o Belenenses pela primeira rodada da Liga NOS.

Na partida com o Camacha eu deveria ter escalado apenas os juniores, mas achei que alguns titulares poderiam se beneficiar do ritmo de jogo. A estratégia se revelou um grave erro porque perdemos Facundo Silva, que ficará fora entre 10 dias e 2 semanas. Então pensei: “Isso é bem ruim, mas pelo menos temos Brian Lozano que pode substituí-lo”.

O problema é que, ao enfrentar o Belenenses, Lozano também teve uma lesão no pé. Ele foi se juntar a Facundo Silva, Mattheus e Carlos Oliveira, que já estavam no departamento médico.

Podia ficar pior? Sempre pode: dois dias antes da partida com o PSV, o goleiro reserva Mário Barra chegou para treinar cheio de bolhas nos pés, e na véspera do jogo Brock-Madsen teve uma intoxicação alimentar.

D2JNA.png

Com o departamento médico lotado, fui obrigado a escalar um time cheio de garotos contra o PSV, contrariando o planejamento original de usar a força máxima em confrontos da Liga Europa.

Iniciamos a partida no 4-2-3-1 e conseguíamos anular os holandeses mas eles também nos anulavam; as chances que tivemos pararam na trave ou no goleiro adversário. No segundo tempo troquei para o 4-3-2-1 e conseguimos manter mais a posse de bola, mas continuávamos finalizando muito mal. Melhor para o PSV, que em sua única chance clara de gol abriu o placar com o sueco Sam Larsson, que recebeu cruzamento, girou e bateu no canto de Unsain.

O desespero já começava a tomar conta quando Asencio recebeu, avançou e chutou forte; a bola bateu na trave e atravessou a linha caprichosamente, em segundos que pareceram horas. Nem tudo estava perdido.

A decisão seria na Holanda, com total vantagem para a equipe da casa. Aqui já contávamos com a volta de diversos titulares, mas muitos ainda totalmente fora de ritmo. Melhor para a equipe local, que abriu o placar de cabeça - de novo com Sam Larsson - e conseguiu segurar a vantagem até o final, apesar de termos criado diversas oportunidades.

Fizemos duas partidas muito boas - especialmente a primeira, com vários garotos na equipe - e vendemos caro a nossa derrota. Apesar de não termos chegado à fase de grupos, fiiquei orgulhoso pela forma como a equipe jogou.

D2V62.png

REr74.png

Nossa estreia foi contra o Belenenses, fora de casa. Foi um jogo bastante difícil e equilibrado, com direito a Mário Barra defendendo um pênalti e o nosso ataque apresentando dificuldades para concluir as jogadas. Tomás Silva, aproveitando cruzamento rasteiro, marcou o único gol do jogo.

Na sequência recebemos o Sporting no Funchal. Essa partida aconteceu entre os dois jogos com o PSV e fomos com time misto, formando no 3-4-2-1 para tentar anular o 4-4-2 adversário. Foi mais um jogo equilibrado em que o ataque não funcionou, e que o adversário aproveitou para marcar com um atacante girando e batendo para o gol após cruzamento na área.

Ainda de ressaca pela eliminação na Liga Europa, enfrentamos o Vitória de Setúbal. Cometi uma série de erros na escalação (como Mario Barra no gol em vez de Unsain) e na distribuição das funções dos jogadores, que estavam com o moral baixo. O resultado foi um desastre completo.

A goleada jogou o moral da equipe na lona e acendeu um sinal de alerta. Era hora de parar, analisar o que estava errado e fazer ajustes para a sequência do campeonato. Para nossa sorte havia um intervalo de quase duas semanas até o jogo com o Estoril, permitindo que fizéssemos dois amistosos para arrumar a casa.

Pior para os Canarinhos, que foram massacrados em campo e tiveram sorte de perder apenas por 2 a 0.

Apesar do time estar mais ajeitado e ter jogado bem contra o Rio Ave, de novo o ataque não funcionou, criando muitas oportunidades mas pecando na finalização. O empate foi um resultado mediano para nós e ótimo para eles, que brigam contra o rebaixamento.

D2zR0.png

O oitavo lugar está abaixo das expectativas mas ao mesmo tempo apenas três pontos nos separam do terceiro colocado, o surpreendente Chaves. E o campeonato está apenas começando.

D2kMc.png

Se antes a defesa era um problema e o ataque funcionava, agora é o contrário: passar pela nossa zaga tem sido difícil, mas ofensivamente temos tido muitas dificuldades. O objetivo é consertar isso para subirmos na tabela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Danut changed the title to Projeto Nacional
  • Danut locked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JNZS
      Por JNZS
      Boa tarde pessoal, se alguem puder me responder essa duvida, agradeço.

      Jogo o  FM17 e apos baixar o  pack completo Cut Out, as faces não aparecem e sim uma mancha cinza com uns números.
      O que eu preciso fazer? Baixar o pack desde a versão 2011 e depois as atualizações ate o FM17
       
      Obrigado!
    • JNZS
      Por JNZS
      Pessoal,bom dia! Depois de alguns anos resolvi voltar a jogar essa maravilha, mas ainda retornei no FM 17.
      Procurei packs de kits 3D pro FM 17 em todo lugar e nada. Os packs acima do FM 18 parece que já não funcionam nessa versão.
      Aguma boa alma teria isso em algum backup pessoal, por acaso? 

      Muito obrigado!
    • TH3 K1LL3R
      Por TH3 K1LL3R
      Mais um ano e agora melhor do que sempre.
      Todos os créditos tem de ir para unbearabull, sem ele o update nem teria sido iniciado.
       
      Actualizado para a versão 24.3
      Presente no update:
      4 Níveis Distritais; Taças e supertaças distritais; Estrutura dos juniores.  
      Instruções:
      Meter o ficheiro na pasta /editor data e jogar.
      Adicionem jogadores a equipas jogáveis para haver mais opções na base de dados.
       
      ▶️ DOWNLOAD

      Caso queiram ver um save em 2060, podem ver aqui.
       
      Paguem-nos uma geladinha,
      ou aqui!
    • bstrelow
      Por bstrelow
      Início: 11 ou 13 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Feyenoord
       

      Início: 11 de Agosto de 2023
      Fim: 19 de Maio de 2024
      ATUAL CAMPEÃO: Benfica
    • felipe.avk77
      Por felipe.avk77
      Boa noite! Alguém sabe dizer onde tem a atualização do último Football Manager feito para o Brasil?
      Tipo do 2017 atualizado para 22/23
×
×
  • Criar Novo...