Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

4 minutos atrás, Masca disse:

É normal tomar muitos gols de cabeça nessa FM21?

Oi Masca.

Notei uma certa tendência a isso sim, especialmente se você usa uma tática mais reativa e solta um pouco mais os laterais.

Às vezes tenho a impressão que a IA tem dois tipos de gol padrão no 21: bola nas costas da defesa e bola aérea (cruzamento/escanteio). E olha que meus zagueiros são altos e com bom nível de impulsão. Meio que até desencanei um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Tsuru disse:

Oi Masca.

Notei uma certa tendência a isso sim, especialmente se você usa uma tática mais reativa e solta um pouco mais os laterais.

Às vezes tenho a impressão que a IA tem dois tipos de gol padrão no 21: bola nas costas da defesa e bola aérea (cruzamento/escanteio). E olha que meus zagueiros são altos e com bom nível de impulsão. Meio que até desencanei um pouco.

Se não desencanar a gente enlouquece tentando dar jeito, né? kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Masca disse:

Se não desencanar a gente enlouquece tentando dar jeito, né? kkkkk

Pois é. Já tentei tudo...diminuir comprimento defensivo, botar os laterais pra pressionar mais, fazer marcação individual, usar os laterais em funções mais contidas (tipo DL em vez de Ala), mexer na função do volante, mas em geral não senti grande diferença. É sempre a mesma coisa: troca de passes no meio, o adversário lança um jogador nas costas do lateral no flanco, o cara vai certinho e cruza lindo pra área. Aí quando é com a gente na mesma jogada, nosso homem de flanco taca sempre a bola em cima do adversário ou fica esperando ele se aproximar, chuta em cima dele e é escanteio.

Mesma coisa com as enfiadas de bola nas costas da defesa - eu achava que era questão da mentalidade mais alta, porque geralmente uso a linha defensiva no padrão da mentalidade, mas baixei a mentalidade e continua a "merma" coisa. Seja em Positiva, Equilibrada ou Cautelosa, sempre pinta um espertinho que lança um jogador adversário e meus zagueiros ficam que nem uns idiotas deixando a bola passar, aí se desesperam e têm que correr atrás pra resolver.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Masca, ontem eu tava jogando FM com uma formação sem pontas e nelas os cruzamentos são um inferno (pior do que quando se usa pontas), porque basicamente são os seus laterais enfrentando dois adversários de flanco. Testei algumas medidas iniciais que num primeiro momento ajudaram bastante a reduzir os cruzamentos (ao menos até o adversário mudar a estratégia no segundo tempo):

  • Usei as instruções à oposição para pedir "Pressionar Mais" os laterais adversários;
  • Coloquei a largura defensiva como "Defender Mais Aberto" (ou "Forçar o Adversário a Entrar pelo Centro"), convidando o adversário a jogar onde eu tinha mais atletas;
  • Coloquei Desarme Agressivo.

Estava usando mentalidade Positiva e não mexi na intensidade de pressão nem usei Contra-Pressão. E olha...melhorou bastante. Ao menos nessa partida meus jogadores de defesa conseguiram bloquear direitinho os cruzamentos, de uma maneira inclusive parecida com a que os adversários fazem (aquele lance da bola bater no defensor e virar escanteio). Só não foi melhor porque um dos meus laterais exagerou nas cacetadas, foi expulso e quase mandou a vaca pro brejo. Hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/06/2021 em 10:59, Tsuru disse:

@Masca, ontem eu tava jogando FM com uma formação sem pontas e nelas os cruzamentos são um inferno (pior do que quando se usa pontas), porque basicamente são os seus laterais enfrentando dois adversários de flanco. Testei algumas medidas iniciais que num primeiro momento ajudaram bastante a reduzir os cruzamentos (ao menos até o adversário mudar a estratégia no segundo tempo):

  • Usei as instruções à oposição para pedir "Pressionar Mais" os laterais adversários;
  • Coloquei a largura defensiva como "Defender Mais Aberto" (ou "Forçar o Adversário a Entrar pelo Centro"), convidando o adversário a jogar onde eu tinha mais atletas;
  • Coloquei Desarme Agressivo.

Estava usando mentalidade Positiva e não mexi na intensidade de pressão nem usei Contra-Pressão. E olha...melhorou bastante. Ao menos nessa partida meus jogadores de defesa conseguiram bloquear direitinho os cruzamentos, de uma maneira inclusive parecida com a que os adversários fazem (aquele lance da bola bater no defensor e virar escanteio). Só não foi melhor porque um dos meus laterais exagerou nas cacetadas, foi expulso e quase mandou a vaca pro brejo. Hehehehe

Isso de aumentar a largura defensiva eu também usei, assim como tentar aumentar a largura do time como um todo. Só que vezes melhora nos cruzamentos mas piora nas bolas enfiadas pelo meio da zaga hahaha

Mas de forma geral melhorou, passou a ser um número aceitável de gols sofridos dessa forma.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Masca disse:

Isso de aumentar a largura defensiva eu também usei, assim como tentar aumentar a largura do time como um todo. Só que vezes melhora nos cruzamentos mas piora nas bolas enfiadas pelo meio da zaga hahaha

Mas de forma geral melhorou, passou a ser um número aceitável de gols sofridos dessa forma.

Então, o que fiz foi aumentar a largura defensiva e fechar o meio - no caso usei um 4-4-2 diamante, mas poderia ser qualquer formação com um ou dois volantes. Assim eu "convidava" o adversário a entrar pelo centro mas é lá que estava concentrada a maioria dos meus jogadores, criando uma armadilha tática por assim dizer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

E aí pessoal, essa é minha primeira postagem aqui no fórum. Comecei a jogar o FM 20 faz algum tempo, sempre jogando com o Internacional, e ultimamente venho tendo bons resultados no primeiro ano de treino. Tem muitos detalhes no jogo que eu não consigo dominar muito bem, então às vezes apanho da máquina mais do que deveria. Gostaria de saber se essa formação está de bom tamanho: https://imgur.com/a/oxPftkp 

(não consegui inserir imagem pela URL)

Com o Rodrigo Dourado lesionado, eu utilizo um 4-2-3-1 positivo, que é mais efetivo que o 4-1-2-3. Meu maior problema é quando os pontas não funcionam direito na partida, ficando com as piores notas (6,5 pra baixo). Como faço pra eles atuarem melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/07/2021 em 13:32, miguel96 disse:

E aí pessoal, essa é minha primeira postagem aqui no fórum. Comecei a jogar o FM 20 faz algum tempo, sempre jogando com o Internacional, e ultimamente venho tendo bons resultados no primeiro ano de treino. Tem muitos detalhes no jogo que eu não consigo dominar muito bem, então às vezes apanho da máquina mais do que deveria. Gostaria de saber se essa formação está de bom tamanho: https://imgur.com/a/oxPftkp 

(não consegui inserir imagem pela URL)

Com o Rodrigo Dourado lesionado, eu utilizo um 4-2-3-1 positivo, que é mais efetivo que o 4-1-2-3. Meu maior problema é quando os pontas não funcionam direito na partida, ficando com as piores notas (6,5 pra baixo). Como faço pra eles atuarem melhor?

Fala @miguel96 bem-vindo ao fórum, mano! Primeira coisa que eu gostaria de falar é para você dar uma lida se possível em todas essas 58 páginas deste tópico e os tutoriais criados aqui no Centro Tático - FManager Brasil e acho que esse aqui em especial:

Sobre a sua tática, eu acho que o Guerrero como AvR (Ap) é perfeito porque esse é o estilo de jogo dele na vida real. Também gostei dos pontas entrando no espaço do Guerrero, mas a função não é a ideal porque o Extremo Invertido é um jogador mais passivo, ele é mais um criador de jogadas. Tentaria um Avançado Interior ai ou se quiser experimentar o Raumdeuter também é bem-vindo. Essas funções são mais agressivas, são jogadores que buscam finalizar jogadas criadas vindo das pontas.

Gostei da sua meiuca. É bem interessante. Ao meu ver você tá tentando recriar o Liverpool campeão da UCL pelas funções. Não mudaria nada ai. Talvez colocaria o volante na função de Trinco para ser a âncora do ataque porque o MAA e o MEZ avançam bastante e seus laterais também.

Na defesa eu vejo problemas nas laterais. Eu não sei se eles em automático por padrão seriam ideal. Procura analisar o time adversário e vai colocando de acordo com as fraquezas deles. Exemplo: Se flanco esquerdo do adversário é fraco, põe o Ala direito na tarefa Atacar. Se for ok defensivamente e ofensivamente, põe em Apoiar. Se for o setor mais forte do time, põe em Defesa Lateral - Apoiar ou até mesmo em Defender se for o caso. Não gosto muito do Ala na tarefa Defender - Inclusive é algo que eles precisam melhorar.

Sobre as instruções, eu acho que só lendo os tópicos mesmo. Mas minha dica é: Quanto menos, melhor. Quem manda no teu estilo de jogo é as funções dos jogadores. As instruções na minha visão é apenas para corrigir ou fortalecer algum aspecto da equipe.

 

Editado por Banton
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 08/06/2021 em 10:59, Tsuru disse:

@Masca, ontem eu tava jogando FM com uma formação sem pontas e nelas os cruzamentos são um inferno (pior do que quando se usa pontas), porque basicamente são os seus laterais enfrentando dois adversários de flanco. Testei algumas medidas iniciais que num primeiro momento ajudaram bastante a reduzir os cruzamentos (ao menos até o adversário mudar a estratégia no segundo tempo):

  • Usei as instruções à oposição para pedir "Pressionar Mais" os laterais adversários;
  • Coloquei a largura defensiva como "Defender Mais Aberto" (ou "Forçar o Adversário a Entrar pelo Centro"), convidando o adversário a jogar onde eu tinha mais atletas;
  • Coloquei Desarme Agressivo.

Estava usando mentalidade Positiva e não mexi na intensidade de pressão nem usei Contra-Pressão. E olha...melhorou bastante. Ao menos nessa partida meus jogadores de defesa conseguiram bloquear direitinho os cruzamentos, de uma maneira inclusive parecida com a que os adversários fazem (aquele lance da bola bater no defensor e virar escanteio). Só não foi melhor porque um dos meus laterais exagerou nas cacetadas, foi expulso e quase mandou a vaca pro brejo. Hehehehe

       Eu jogo sem pontas desde do FM19 uso o 4-3-3 verdadeiro em linha, não aquele que com pontas marcando lateral, e variantes da tática é 2 atacantes sem pontas. 

      A IA do FM usa a maioria das táticas 4-5-1 com pontas, muda apenas o posicionalmente do trio do meio campo a IA força muito o jogo pela laterais cruzando ou penetração do pontas,  para força IA a parar de fazer isso coloque sua linha defensiva mais alta e linha de impedimento vai força a IA a tentar jogar a bolas nas costa do seus zagueiros ao invés de ficar  jogando pelas pontas o tempo todo.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Rudsonnunes disse:

A IA do FM usa a maioria das táticas 4-5-1 com pontas, muda apenas o posicionalmente do trio do meio campo a IA força muito o jogo pela laterais cruzando ou penetração do pontas,  para força IA a parar de fazer isso coloque sua linha defensiva mais alta e linha de impedimento vai força a IA a tentar jogar a bolas nas costa do seus zagueiros ao invés de ficar  jogando pelas pontas o tempo todo.  

Exato. O problema é que aqui quando faço isso eles tentam fazer um monte de enfiadas nas costas da defesa...e sempre conseguem fazer gol. Hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Tsuru disse:

Exato. O problema é que aqui quando faço isso eles tentam fazer um monte de enfiadas nas costas da defesa...e sempre conseguem fazer gol. Hehehehe

    Zagueiro com Impulsão e cabeceio aqui eu tenho dória (aquele que era do bota) e o Y. Rabelo (atl. Mineiro) bola por cima difícil passar, tomo gols de bola enfiadas aquelas rasteiras, tabela mas a proporção de gols tomados é pouca se comparado a ter que ficar o jogo inteiro  tentando conter os ponta do time adversários.

    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Alguém já testou a 4-3-2-1 "Árvore de Natal"?

Fiquei curioso para testar ela, pensando em jogar com Defesa Lateral Atacar e dois Carrilero para eles darem amplitude na meiuca como Meia Central Direita/Esquerda, deixando o Meia Central "do meio" como MC Defender ou MRB.

Aí ofensivamente seriam dois Avançados Sombra e um Avançado Recuado. Não sei como seria a questão de amplitude mas acredito que com os laterais mais ofensivos seja a decisão correta, não tenho certeza quando aos Carrilero pois imagino que eles iriam se trombar com os laterais.

Outra opção seria usar Mezzala no lugar dos Carrilero, mas fico receoso de ficar muitos espaços no meio campo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Johann Duwe disse:

Alguém já testou a 4-3-2-1 "Árvore de Natal"?

Fiquei curioso para testar ela, pensando em jogar com Defesa Lateral Atacar e dois Carrilero para eles darem amplitude na meiuca como Meia Central Direita/Esquerda, deixando o Meia Central "do meio" como MC Defender ou MRB.

Aí ofensivamente seriam dois Avançados Sombra e um Avançado Recuado. Não sei como seria a questão de amplitude mas acredito que com os laterais mais ofensivos seja a decisão correta, não tenho certeza quando aos Carrilero pois imagino que eles iriam se trombar com os laterais.

Outra opção seria usar Mezzala no lugar dos Carrilero, mas fico receoso de ficar muitos espaços no meio campo. 

Da pra tentar usar um Carrilero de um lado, junto com um lateral com mentalidade mais ofensiva e um mezzala do outro com lateral menos ofensivo, ou até mesmo um lateral invertido, mas aí acho que o mezzala não daria conta da amplitude, só testando pra ter certeza.

Outra coisa que já vi é usar a primeira linha de meio campo com um MC, um ME e um MD, daí sim a ideia de laterais invertidos casa muito bem, Só que depende do plantel que tu tem em mãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Johann Duwe disse:

Alguém já testou a 4-3-2-1 "Árvore de Natal"?

Fiquei curioso para testar ela, pensando em jogar com Defesa Lateral Atacar e dois Carrilero para eles darem amplitude na meiuca como Meia Central Direita/Esquerda, deixando o Meia Central "do meio" como MC Defender ou MRB.

Aí ofensivamente seriam dois Avançados Sombra e um Avançado Recuado. Não sei como seria a questão de amplitude mas acredito que com os laterais mais ofensivos seja a decisão correta, não tenho certeza quando aos Carrilero pois imagino que eles iriam se trombar com os laterais.

Outra opção seria usar Mezzala no lugar dos Carrilero, mas fico receoso de ficar muitos espaços no meio campo. 

Eu usei durante pouco tempo no segundo save do Nacional.

Em teoria funciona bem com um meia central mais defensivo (MRB-D/MC-D/CJR-D) ladeado por dois Carrileros, os laterais como Ala Completo (eu usava um Atacar e outro Apoiar). Aí você tem duas opções: ou você bota o lateral mais agressivo do lado do meia central mais ofensivo (e vice-versa) e cria uma espécie de sobrecarga, ou você põe um meia ofensivo em apoiar para dar suporte ao lateral atacar (e vice-versa). Ou você pode usar os dois como Ala Completo Apoiar.

Dá para usar várias combinações de ataque: MO-Ap/CJA-AT/PL, CJA AP/MO AT/PL, CJA AP/Atacante Sombra/Atacante Recuado ou Jogador Alvo, enfim. 

Há quem use Mezzala em formação sem pontas, em vez de dois Carrileros - eu sinto que é uma faca de dois legumes. Com dois Carrileros o time fica certinho defensivamente, mas não é lá muito criativo no meio. Com um Mezzala fica mais agressivo mas abre um monte de buracos.

Como formação eu gosto bastante, o problema que eu senti é que ofensivamente o time ficava uma porcaria. Atacava, atacava, atacava e nada de gols. Como passei por isso também no 4-4-2 diamante, talvez tenha a ver mesmo com o fato de serem formações estreitas: o adversário se fecha, compacta o centro da área e você depende de um cruzamento perfeito para fazer um gol, porque passar a bola fica bem difícil. 

Você tem também algumas alternativas além de usar a formação original. Se você armar um 4-3-3 com três MCs e puser os dois pontas jogando por dentro (talvez reforçando com a instrução "Afunilar Jogo"), basicamente vai formar uma árvore de natal quando estiver na posse da bola. Ou um 4-2-3-1 com três meias ofensivos onde o do meio joga como MO Apoiar (talvez com a instrução "Manter Posição" e os outros dois avançam, com laterais bem soltos, também formando um desenho parecido. 

Tem ainda uma outra opção que é uma "árvore de natal com três zagueiros": bota três zagueiros, dois alas, dois MCs e dois meias ofensivos (formando um quadrado) e um atacante, tentando puxar a marcação para o centro e abrir mais espaço para os alas jogarem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois das dicas desencantei e levei Brasileirão, Libertadores e Recopa com o Inter, só perdi pro Liverpool na final do Mundial por 2 a 0. Depois eu posto aqui o retrospecto e o time principal. Agora na outra temporada eu ainda não me resolvi em formações alternativas, continuo usando o 4-1-4-1 MD Com Extremos principalmente, mas continuo tendo uma dúvida. A função de Jogador Alvo (AP) não é tão eficaz quanto a de Avançado Recuado (Ap) é? Meu outro atacante além do Guerrero é o Gustavo (Gustagol) mas nem sempre ele ajuda no jogo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutes ago, miguel96 said:

Depois das dicas desencantei e levei Brasileirão, Libertadores e Recopa com o Inter, só perdi pro Liverpool na final do Mundial por 2 a 0. Depois eu posto aqui o retrospecto e o time principal. Agora na outra temporada eu ainda não me resolvi em formações alternativas, continuo usando o 4-1-4-1 MD Com Extremos principalmente, mas continuo tendo uma dúvida. A função de Jogador Alvo (AP) não é tão eficaz quanto a de Avançado Recuado (Ap) é? Meu outro atacante além do Guerrero é o Gustavo (Gustagol) mas nem sempre ele ajuda no jogo. 

Posso vê como tá sua tática atualmente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, senna889091 disse:

Posso vê como tá sua tática atualmente?

Formação: https://imgur.com/a/OjrJN1M

Em Posse: https://imgur.com/a/wqloNAU

Transição: https://imgur.com/a/pgybbWY

Sem Bola: https://imgur.com/a/182R3U0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, miguel96 disse:

    Parceiro vc usa só um jogador com função atacante, qual a media de gols?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2021 em 16:09, miguel96 disse:

Põe o Atacante Interior como Atacar e o Extremo Invertido como Apoiar e vê se não melhora um pouco a questão dos gols.

O Atacante Recuado e o Jogador Alvo são diferentes. O Alvo usa basicamente a força física e o jogo direto para se impor diante dos zagueiros, é mais adequado a um estilo direto e de passes mais longos. O Recuado cadencia mais o jogo, troca mais passes e espera mais pelos companheiros, costuma ser mais utilizado em um estilo de posse e controle da bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Rudsonnunes disse:

    Parceiro vc usa só um jogador com função atacante, qual a media de gols?  

não é muito boa, no caso do Brasileirão que ganhei foi pq perdi só 4 partidas no campeonato. Nessa temporada aumentou um pouco, mas meu time peca mais em finalização mesmo, consegue criar bastante mas erra consideravelmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/08/2021 em 03:54, miguel96 disse:

Qual a melhor estratégia para dias chuvosos?

Em teoria, passes mais diretos, cruzar logo a bola e mais chutes de longe. Não que eu use, mas foi o que sempre ouvi.

Na prática, não vejo assim tanta diferença entre campo seco e campo molhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Masca disse:

Alguém já conseguiu emplacar uma tática que fuja desse jogo com 2 pontos e 1 atacante centralizado?

 

Eu já consegui algo no 4132 e no 4312, mas é bem complicado, muitas vezes a IA sobrecarrega as pontas e dependendo dos atributos dos teus jogadores eles não seguram a bronca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Masca disse:

Alguém já conseguiu emplacar uma tática que fuja desse jogo com 2 pontos e 1 atacante centralizado?

Não vou falar que eu gostei dela mas funciona:

 

L1oPiDn.png

 

Eu não gosto muito porque ela centraliza seus gols nos atacantes, e aí se algum deles estiver em má fase seu desempenho vai junto. Quando acontece com pontas você tem como trocar funções deles e no meio-campo com maior facilidade. Com 2 na frente suas opções são mais limitadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...