Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

19 horas atrás, Danut disse:

Eu escrevi um texto gigante sobre isso nesse tópico mesmo, pouco mais de um ano atrás:

Continua valendo tudo que tá ali. Eu só acrescentaria que na questão da função não só não há impacto nos atributos, como a opinião colocada ali é do teu adjunto. Se tu acha que os atributos chave para uma função são diferentes daqueles que a IA diz, há menos razão ainda para seguir a indicação.

Eu aqui comecei a me preocupar menos com a questão das bolinhas, a tal ponto que agora faço a busca do jogador exclusivamente em cima dos atributos chave para a função/posição que preciso. Se encontrar, por exemplo, um atacante que seria um excelente meia central mais ofensivo, pra mim ele super pode ser um meia central mais ofensivo e pode, inclusive, ser retreinado.

Quando estava buscando zagueiros, tinha um lateral defensivo que pra mim jogaria na zaga e fechei com ele - tinha adequação parcial à posição de zagueiro e à função de Defesa Central (meia bolinha). E posso falar, está jogando muito bem, foi uma das melhores contratações que fiz, ele consegue render mais do que outros jogadores que são naturais nessa função/posição.

A única coisa que pesa nesse caso é a idade do jogador, pois acredito que quanto mais velho, mais difícil de se adequar à outra forma de jogar. Então avalio se vale a pena mesmo contratar e retreinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/02/2019 at 19:56, Danut disse:

Eu escrevi um texto gigante sobre isso nesse tópico mesmo, pouco mais de um ano atrás:

Continua valendo tudo que tá ali. Eu só acrescentaria que na questão da função não só não há impacto nos atributos, como a opinião colocada ali é do teu adjunto. Se tu acha que os atributos chave para uma função são diferentes daqueles que a IA diz, há menos razão ainda para seguir a indicação.

Perfeito. Não lembro se foi esse post que eu vi mas o assunto é esse mesmo. Valeuzão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola meu bons, eu tenho dúvida sobre uma defesa mais compacta, como fazer as linhas ficarem mais juntas sem a posse de bola? Obrigadoooo

Editado por Kssimiro
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
21 horas atrás, Kssimiro disse:

Ola meu bons, eu tenho dúvida sobre uma defesa mais compacta, como fazer as linhas ficarem mais juntas sem a posse de bola? Obrigadoooo

Qual FM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique M. disse:

Qual FM?

FM 2018. Eu jogo num 4-1-4-1 (4 na zaga, 1 volante de proteção no meio, 1 meia como uma especie de 2º volante indo e voltando, 1 Meia de Armação, 2 pontas e 1 Centro Avante)

Obrigadooo!

Editado por Kssimiro
Colocar mais detalhes.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
19 horas atrás, Kssimiro disse:

FM 2018. Eu jogo num 4-1-4-1 (4 na zaga, 1 volante de proteção no meio, 1 meia como uma especie de 2º volante indo e voltando, 1 Meia de Armação, 2 pontas e 1 Centro Avante)

Obrigadooo!

Para ter uma equipe mais compacta no FM, é só colocar a fluidez no máximo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique M. disse:

Para ter uma equipe mais compacta no FM, é só colocar a fluidez no máximo.

Ahh sim, valeu. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Como reduzir os gols de cruzamentos que levo? Todo jogo levo 1 gol desse tipo, o cara cruza, a bola corre toda a área e acha sempre um adversário sozinho pra empurrar a bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Stay Heavy disse:

Como reduzir os gols de cruzamentos que levo? Todo jogo levo 1 gol desse tipo, o cara cruza, a bola corre toda a área e acha sempre um adversário sozinho pra empurrar a bola.

Eu só consegui diminuir isso depois que contratei jogadores melhores. Tente pegar defensores com posicionamento acima da média para sua liga. 

Outra coisa que dá pra tentar fazer é aumentar a pressão dos seus jogadores de lado de campo para o o cruzamento não ocorrer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, bstrelow disse:

Eu só consegui diminuir isso depois que contratei jogadores melhores. Tente pegar defensores com posicionamento acima da média para sua liga. 

Outra coisa que dá pra tentar fazer é aumentar a pressão dos seus jogadores de lado de campo para o o cruzamento não ocorrer. 

Então, estou com o Villarreal, minha zaga e laterais são bons e eu tomo gols assim até de times mais fracos...é sempre 1 por jogo, sempre a mesma jogadinha.

Vou testar aumentar a pressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Stay Heavy disse:

Como reduzir os gols de cruzamentos que levo? Todo jogo levo 1 gol desse tipo, o cara cruza, a bola corre toda a área e acha sempre um adversário sozinho pra empurrar a bola.

Vê se tem relação com o físico e altura/impulsão dos defensores também.

1 hora atrás, bstrelow disse:

Outra coisa que dá pra tentar fazer é aumentar a pressão dos seus jogadores de lado de campo para o o cruzamento não ocorrer. 

O problema é que o lateral pode ser atraído e alguém atacar as costas dele. Cabe o teste, @Stay Heavy, mas é bom ficar de olho nisso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fiz os ajustes que o @bstrelow sugeriu, além de deixar a largura defensiva "com extremos". Melhorou, a incidência dos gols daquele tipo diminuíram.

Então @Perissé, na verdade nesse caso a altura/impulsão não influencia tanto pq os gols não são em disputa pelo alto. O lateral/ala/extremo cruza, a bola passa por toda a defesa e encontra o atacante livre, que geralmente chuta cruzado, de primeira, bem do bico da pequena área.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Stay Heavy disse:

Bom, fiz os ajustes que o @bstrelow sugeriu, além de deixar a largura defensiva "com extremos". Melhorou, a incidência dos gols daquele tipo diminuíram.

Então @Perissé, na verdade nesse caso a altura/impulsão não influencia tanto pq os gols não são em disputa pelo alto. O lateral/ala/extremo cruza, a bola passa por toda a defesa e encontra o atacante livre, que geralmente chuta cruzado, de primeira, bem do bico da pequena área.

Esse cruzamento é mortal. Minha estratégia pra tentar defender é usar linha um nível acima do padrão. Só que aí precisa de zagueiros rápidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/04/2019 at 17:08, Stay Heavy disse:

Bom, fiz os ajustes que o @bstrelow sugeriu, além de deixar a largura defensiva "com extremos". Melhorou, a incidência dos gols daquele tipo diminuíram.

Então @Perissé, na verdade nesse caso a altura/impulsão não influencia tanto pq os gols não são em disputa pelo alto. O lateral/ala/extremo cruza, a bola passa por toda a defesa e encontra o atacante livre, que geralmente chuta cruzado, de primeira, bem do bico da pequena área.

Ah, sim. É que aqui eu sofri uma época com cruzamentos altos na segunda trave.

Enfim, então eu acho melhor cortar o mal pela raiz. Colocar os laterais para marcar alto e, se possível, ajeitar uma cobertura em caso de bolas nas costas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, melhorou bastante aumentar a pressão e deixar a marcação mais larga/alta. 

Ainda tomo gols assim, mas diminuíram uns 80%.

Obrigado pela ajuda turma!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Tô tentando fazer um 4231 no Hamburgo mas tá foda, quase não tem movimento atacante e meu time tem dado MUITO espaço atrás, tá foda.

Tô jogando com os zagueiros na função de defensor com bola e defensor central ambos defender e os meias são construtores de jogo recuado, defesa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Lucas.Duarte disse:

Tô tentando fazer um 4231 no Hamburgo mas tá foda, quase não tem movimento atacante e meu time tem dado MUITO espaço atrás, tá foda.

Tô jogando com os zagueiros na função de defensor com bola e defensor central ambos defender e os meias são construtores de jogo recuado, defesa.

Tenta combinar um cj-def com um meia área área ou um Mc-apoiar. 

Manda um print da tática que fica mais fácil de ajudar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, bstrelow disse:

Tenta combinar um cj-def com um meia área área ou um Mc-apoiar. 

Manda um print da tática que fica mais fácil de ajudar. 

Eu tava usando um b2b mas tava achando que tava dando ainda mais espaço... Vou abrir o jogo aqui e posto aqui, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Spoiler

QQmT99e.jpg

 

lXTUHru.jpg

 

mUsXa4u.jpg

 

dx4Wodp.jpg

@bstrelow ta na mão. Mudei algumas coisas pro próximo jogo... Coloquei ambos zagueiros como defesas centrais e passei a distribuição para os laterais.

Editado por Lucas.Duarte
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Lucas.Duarte disse:
  Ocultar conteúdo

QQmT99e.jpg

 

lXTUHru.jpg

 

mUsXa4u.jpg

 

dx4Wodp.jpg

@bstrelow ta na mão. Mudei algumas coisas pro próximo jogo... Coloquei ambos zagueiros como defesas centrais e passei a distribuição para os laterais.

Então, vamos por partes:

- Muita gente com a função de atacar no meio campo, esses dois construtores recuados com a função de defender e o meia atacante com a função de atacar já estão abrindo uma gap no meio campo. Eu colocaria um dos MC's com uma função de apoio, daí do lado que tu deixar o jogador mais defensivo no meio campo, coloca o lateral desse mesmo lado com a função de atacar e o Avançado interior apoiando. 

- Como está usando linha defensiva alta, coloca ela em linha.

- Pessoalmente não curto usar marcação apertada e desarme agressivo juntos, mas é uma questão de gosto.Quase sempre coloco isso individualmente em alguns jogadores.

- Tentaria também usar o counter-press, teu time já joga dando pressão e e com a linha defensiva mais alta, aproveita que os jogadores já estão avançados e faz uma pressão no adversário.

 

Acho que por hora dá pra testar isso aí e ver como correm as coisas, depois é só ir fazendo ajustes finos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, bstrelow disse:

Então, vamos por partes:

- Muita gente com a função de atacar no meio campo, esses dois construtores recuados com a função de defender e o meia atacante com a função de atacar já estão abrindo uma gap no meio campo. Eu colocaria um dos MC's com uma função de apoio, daí do lado que tu deixar o jogador mais defensivo no meio campo, coloca o lateral desse mesmo lado com a função de atacar e o Avançado interior apoiando. 

- Como está usando linha defensiva alta, coloca ela em linha.

- Pessoalmente não curto usar marcação apertada e desarme agressivo juntos, mas é uma questão de gosto.Quase sempre coloco isso individualmente em alguns jogadores.

- Tentaria também usar o counter-press, teu time já joga dando pressão e e com a linha defensiva mais alta, aproveita que os jogadores já estão avançados e faz uma pressão no adversário.

 

Acho que por hora dá pra testar isso aí e ver como correm as coisas, depois é só ir fazendo ajustes finos.

Eu antes mudei um dos mcs pra b2b novamente num jogo aqui e a atuação já foi bem melhor mas ainda da pra melhorar mais.

Ajustei como você falou, tirei a opção da marcação apertada e setei em jogadores específicos, vamos ver como vai ser, depois dou um feedback aqui, valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 28/04/2019 at 19:11, Lucas.Duarte disse:

Tô tentando fazer um 4231 no Hamburgo mas tá foda, quase não tem movimento atacante e meu time tem dado MUITO espaço atrás, tá foda.

Tô jogando com os zagueiros na função de defensor com bola e defensor central ambos defender e os meias são construtores de jogo recuado, defesa.

@bstrelow Eu particulamente nao gosta de jogar com esses dois meias como construtores de jogo pq assim tanto atacando como defendendo eles ocupam o mesmo espaço, abrindo um buraco e ate podendo atrapalhar um ataque. Pelo menos., como vc disse, um como CDJ e o outro como meia apoiando ou MAA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
Em 09/06/2019 em 15:47, Ricardo_1563 disse:

Alguém sabe para o que serve a opção MARCAR POSIÇÃO ESPECIFICA?  Ela fica na aba Quando o adversário tem a bola. 

 

Ja botei de tudo ali e nada funciona. 

Que o jogador vai fazer marcação especial em qualquer jogador que atue na posição escolhida nessa  opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

    Galera como estão produzindo os seus atacantes (gols) em qual função esta conseguindo melhor resultado?

    Pergunto porque a eficiência dos atacantes ou importância deles tem diminuído bastante no FM, fazer um atacante nato goleador ta precário, no lançamento do FM19 dava para ver que os atacantes tinha mais participação, isso não acontece só no meu time olhei nas estatística dos outros times do campeonato é a mesma coisa os atacante não são goleadores dos times são os pontas ou meia que normalmente joga longe do gol.

 

      Quando é usado uma formação coma linha defensiva recuada e deixa o atacante próximo ao meio campo, o atacante é mais efetivo (participação) do que os pontas, pelas estatística dos time do campeonato são times q jogam mais recuados!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...