Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

Em 3/26/2018 at 23:03, Leonardo Moreno disse:

E quando a "melhor" formação de acordo com o que tem disponível no plantel é essa? Qual a probabilidade de dar errado? HAEUHAEUHAUH

image.thumb.png.e75c7e46d70e3e9b12b0cda46c76c65f.png

 

 

Não tem ninguém que possa jogar de MC junto com o outro não? Porque com dois meias fica mais fácil tentar um "rolo compressor", com todo mundo subindo em bloco (organizado) pra pressionar. Dois volantes é algo que não gosto nem pra usar nos últimos minutos porque você entrega a bola com maior frequência pela falta de opções avançadas, a saída é quase que só com bolas esticadas tentando pegar a zaga adversária desarrumada.

Ou isso ou o meia estar em plena sintonia pra acionar os pontas e eles em bom momento pra saberem correr/cruzar na hora certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Tsuru disse:

Lembrando sempre que as instruções são uma sugestão, é importante você verificar o que funciona ou não pra sua equipe.

Um exemplo simples: meu time fica esquisito quando eu coloco no "Fluido" e mando "Mover das Posições", começa a errar passes e a perder a bola mais do que deveria, talvez porque fique com liberdade demais e não tenha atributos mentais pra isso. Então é importante testar e ir adaptando pra ver como funciona melhor pra você.

Exatamente. E pra complementar, pra jogar bem seu time precisa ter compreensão tática e coletiva @André Fernandes, então preste atenção no nível dessas duas coisas, pois leva tempo pra seus jogadores aprenderem a tática e se entrosarem, então não é só colocar e jogar, tem que treinar e exige tempo para aprender e desenvolver:

 

Spoiler

Compreensão coletiva:

vDdRL0s.jpg

Desenvolvimento Tático:

SENGxXh.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutes ago, Douglas. said:

 

Não tem ninguém que possa jogar de MC junto com o outro não? Porque com dois meias fica mais fácil tentar um "rolo compressor", com todo mundo subindo em bloco (organizado) pra pressionar. Dois volantes é algo que não gosto nem pra usar nos últimos minutos porque você entrega a bola com maior frequência pela falta de opções avançadas, a saída é quase que só com bolas esticadas tentando pegar a zaga adversária desarrumada.

Ou isso ou o meia estar em plena sintonia pra acionar os pontas e eles em bom momento pra saberem correr/cruzar na hora certa.

O time que peguei tinha tipo 6 volantes e só 2 MC. E tô tentando construir uma retrancona mesmo. Não vem dando muito certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, André Fernandes disse:

obrigado :1f600: tens o André Balada na tua equipa? 

André foi vendido pelo Sporting ao Sport Recife (time do print do Thiago). Mas o Sport já vendeu ele ao Grêmio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas. Thiago Anjo e que alteracoes costumas fazer durante os jogos. Eu tou com o PSG e fui campeao mas quando apanho o Monaco perco sempre e na champions perdi na meia final ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Imagino, tenta um 442 com pontas, vai ter proteção dos lados e vai ter um parceiro de ataque pro seu centroavante

Explica um pouco mais sobre como jogar no contra-ataque com a 4-2-4.

 

Editado por felipevalle
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

O time que peguei tinha tipo 6 volantes e só 2 MC. E tô tentando construir uma retrancona mesmo. Não vem dando muito certo.

Não precisa ser Natural como MC, se for Competente já dá. Depende mais deles serem todos brucutus ou se ao menos conseguem passar razoavelmente bem.

Retrancar não é muito efetivo mas em todo caso você tem que planejar qual estratégia vai adotar quando eventualmente tiver a bola. Se ficar muito previsível e der muito a bola pro adversário, se ele tiver qualidade vai conseguir furar a defesa em algum momento.

Independente das outras posições, a formação de meio que venho usando mais são 3 meias centrais (o do meio acaba fazendo o papel similar ao de um volante), sem um armador como nos acostumamos aqui no Brasil, mas todos têm que saber passar a bola, senão eu perco o meio-campo, mas geralmente funciona bem mesmo contra 4-2-3-1:

 

BlTCS5q.png

 

Jogando só um um atacante é ainda mais importante que os meias centrais participem do ataque, senão sua única jogada vão ser as bolas esticadas com os wingers e isso facilita a marcação já que eles vão ter que percorrer um caminho longo até chegar em posição de cruzar ou passar a bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, felipevalle disse:

Explica um pouco mais sobre como jogar no contra-ataque com a 4-2-4.

 

4-2-4 é um 442 com os pontas no ataque, eu não recomendo muito deixar os 4 jogadores da frente com a função primaria de atacar numa estratégia de contra-golpes, pois como o primeiro objetivo do contra-ataque é se defender bem, é complicado realizar essa tarefa com 1 ou 2 jogadores a menos que o adversário. O que eu acho que pode-se fazer é observar se o adversário vem com os dois laterais pro ataque, se vier, no máximo você pode arriscar 1 ponta com a função ataque (e mesmo assim vai ser um risco), se você achar que consegue se defender, seus contra-ataques sempre serão um 3X2 contra a zaga adversária 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 hours ago, Douglas. said:

Não precisa ser Natural como MC, se for Competente já dá. Depende mais deles serem todos brucutus ou se ao menos conseguem passar razoavelmente bem.

Retrancar não é muito efetivo mas em todo caso você tem que planejar qual estratégia vai adotar quando eventualmente tiver a bola. Se ficar muito previsível e der muito a bola pro adversário, se ele tiver qualidade vai conseguir furar a defesa em algum momento.

Independente das outras posições, a formação de meio que venho usando mais são 3 meias centrais (o do meio acaba fazendo o papel similar ao de um volante), sem um armador como nos acostumamos aqui no Brasil, mas todos têm que saber passar a bola, senão eu perco o meio-campo, mas geralmente funciona bem mesmo contra 4-2-3-1:

 

BlTCS5q.png

 

Jogando só um um atacante é ainda mais importante que os meias centrais participem do ataque, senão sua única jogada vão ser as bolas esticadas com os wingers e isso facilita a marcação já que eles vão ter que percorrer um caminho longo até chegar em posição de cruzar ou passar a bola.

Como assim retrancar não é muito efetivo? Se a maioria dos meus adversários da liga é superior a mim, faz sentido eu montar um esquema defensivo, não?

Tu falou algumas coisas que são verdade e eu não tinha me tocado. Eu tenho que ter uma estratégia pra quando tiver a bola, e só jogar nos wingers (já foi provado no meu save que) não é efetivo. Mas tu jogando em formação "estruturada" não quer dizer que só os atacantes participam do momento ofensivo?

Não é possível eu dar instruções pro time que vão servir tanto pro momento ofensivo como pro defensivo. Não tem como eu botar mentalidade 'Defender' e dar instruções pra quando o time estiver com a bola. Nem o contrário, não dá pra eu mandar Controlar e conseguir fazer o time se fechar lá atrás quando estiver sem a bola. Ou é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Exatamente. E pra complementar, pra jogar bem seu time precisa ter compreensão tática e coletiva @André Fernandes, então preste atenção no nível dessas duas coisas, pois leva tempo pra seus jogadores aprenderem a tática e se entrosarem, então não é só colocar e jogar, tem que treinar e exige tempo para aprender e desenvolver:

Eu notei que isso no meu time só cresceu, depois de estar estacionado em "bom" pra "muito bom" quando comecei a rodar mais a equipe e em algumas competições mudar o time todo

20 horas atrás, André Fernandes disse:

Obrigado pelas dicas. Thiago Anjo e que alteracoes costumas fazer durante os jogos. Eu tou com o PSG e fui campeao mas quando apanho o Monaco perco sempre e na champions perdi na meia final ?

Monaco é a minha safada no save aqui, alias todos os outros grandes. Só o Nice que consegue me complicar as vezes dentro da L1

19 horas atrás, Douglas. disse:

Não precisa ser Natural como MC, se for Competente já dá. Depende mais deles serem todos brucutus ou se ao menos conseguem passar razoavelmente bem.

Retrancar não é muito efetivo mas em todo caso você tem que planejar qual estratégia vai adotar quando eventualmente tiver a bola. Se ficar muito previsível e der muito a bola pro adversário, se ele tiver qualidade vai conseguir furar a defesa em algum momento.

Independente das outras posições, a formação de meio que venho usando mais são 3 meias centrais (o do meio acaba fazendo o papel similar ao de um volante), sem um armador como nos acostumamos aqui no Brasil, mas todos têm que saber passar a bola, senão eu perco o meio-campo, mas geralmente funciona bem mesmo contra 4-2-3-1:

 

BlTCS5q.png

 

Jogando só um um atacante é ainda mais importante que os meias centrais participem do ataque, senão sua única jogada vão ser as bolas esticadas com os wingers e isso facilita a marcação já que eles vão ter que percorrer um caminho longo até chegar em posição de cruzar ou passar a bola

Eu jogo assim, só as funções que mudam:

Dois Alas (Completos) no Ataque

Dois Mezzalas (ou Carrilelos) e um armador recuado

PL pros atacantes de lados e o do meio de Atacante Defensivo com marcação no volante, se houver

Assim tenho um 433 ou um 4312 com o AD preenchendo o vacuo entre o meio e o ataque e virando um armador ofensivo, alem de ser opção pra finalizar de tras

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, André Fernandes disse:

Obrigado pelas dicas. Thiago Anjo e que alteracoes costumas fazer durante os jogos. Eu tou com o PSG e fui campeao mas quando apanho o Monaco perco sempre e na champions perdi na meia final ?

Alterações, é de jogo pra jogo, reagindo ou agindo contra a estratégia específica do adversário em questão. Quem te complica não é o Mônaco, e sim a estratégia de jogo usada e os bons jogadores, então você teria que dizer qual foi a abordagem e a gente analisa tentando ver qual seria a solução 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Thiago Anjo disse:

4-2-4 é um 442 com os pontas no ataque, eu não recomendo muito deixar os 4 jogadores da frente com a função primaria de atacar numa estratégia de contra-golpes, pois como o primeiro objetivo do contra-ataque é se defender bem, é complicado realizar essa tarefa com 1 ou 2 jogadores a menos que o adversário. O que eu acho que pode-se fazer é observar se o adversário vem com os dois laterais pro ataque, se vier, no máximo você pode arriscar 1 ponta com a função ataque (e mesmo assim vai ser um risco), se você achar que consegue se defender, seus contra-ataques sempre serão um 3X2 contra a zaga adversária 

Imaginei.

E nos testes que fiz a equipe concedia bastante e nem era tão efetiva no ataque assim.

Agora, e uma 4-2-4 propondo o jogo com mentalidade ofensiva?

O que pode ser feito para deixá-la efetiva?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, felipevalle disse:

Imaginei.

E nos testes que fiz a equipe concedia bastante e nem era tão efetiva no ataque assim.

Agora, e uma 4-2-4 propondo o jogo com mentalidade ofensiva?

O que pode ser feito para deixá-la efetiva?

Depende de como você quer construir seus ataques, eu recomendaria ela para quem pensa em explorar cruzamentos e um jogo mais direto, usando extremos atacando/apoiando, um jogador bom no jogo aéreo e um mais técnico e veloz para explorar bolas nas costas da defesa. Caso queira um jogo mais controlado, eu sugiro os pontas como Avançados Interiores com pés trocados no apoio ou pelo menos 1 no apoio, 1 atacante vindo buscar jogo (pode ser f9 ou atacante recuado) e um atacante capaz tanto de segurar a bola como explorar velocidade   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

Como assim retrancar não é muito efetivo? Se a maioria dos meus adversários da liga é superior a mim, faz sentido eu montar um esquema defensivo, não?

Tu falou algumas coisas que são verdade e eu não tinha me tocado. Eu tenho que ter uma estratégia pra quando tiver a bola, e só jogar nos wingers (já foi provado no meu save que) não é efetivo. Mas tu jogando em formação "estruturada" não quer dizer que só os atacantes participam do momento ofensivo?

Não é possível eu dar instruções pro time que vão servir tanto pro momento ofensivo como pro defensivo. Não tem como eu botar mentalidade 'Defender' e dar instruções pra quando o time estiver com a bola. Nem o contrário, não dá pra eu mandar Controlar e conseguir fazer o time se fechar lá atrás quando estiver sem a bola. Ou é?

"Retrancar" é o antigo ferrolho. Em outras versões dava pra ficar só postado na defesa com todo mundo atrás da linha da bola e isso geralmente garantia levar poucos gols mas ao menos desde a última versão, ao menos comigo (apesar de também ter lido relatos) sempre falha, até contra times pequenos.

Minha conclusão é que o motor de jogo favorece quem tem a posse de bola, então mesmo um time ruim, se tiver a bola, eventualmente pode marcar. Com isso minha estratégia defensiva passou a ser jogar de forma mais estruturada pros defensores não deixarem muitos espaços (ainda deixam mas a recomposição ao menos acontece) e tentar manter a posse de bola ou ao menos não arriscar demais com bolas longas, tentar sempre construir o jogo nos meus termos, sem forçar.

As instruções dependem muito dos papéis individuais (Roles). A gente acaba tendo que avaliar bem a descrição na hora de montar a tática, e/ou testar na prática se o que imaginamos realmente acontece. Essas funções de meio são essenciais porque é mais difícil avaliar, então eu sempre sugiro que salvem em um momento e façam testes com papéis diferentes, voltem nesse ponto e testem novamente com outros papéis, até achar o que mais agrada. Eu acho que testei quase todos até ver que o Central Midfielder era o que se encaixava no que eu queria. Tentei por muito tempo o Deep Lying Playmaker (Armador Recuado), que é um dos mais populares, e pras minhas táticas não funcionava.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém ai tem um post explicando sobre essas funções do FM e o que elas fazem? To querendo montar uma formação parecida com a do Milan de 2006.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 hours ago, Douglas. said:

"Retrancar" é o antigo ferrolho. Em outras versões dava pra ficar só postado na defesa com todo mundo atrás da linha da bola e isso geralmente garantia levar poucos gols mas ao menos desde a última versão, ao menos comigo (apesar de também ter lido relatos) sempre falha, até contra times pequenos.

Minha conclusão é que o motor de jogo favorece quem tem a posse de bola, então mesmo um time ruim, se tiver a bola, eventualmente pode marcar. Com isso minha estratégia defensiva passou a ser jogar de forma mais estruturada pros defensores não deixarem muitos espaços (ainda deixam mas a recomposição ao menos acontece) e tentar manter a posse de bola ou ao menos não arriscar demais com bolas longas, tentar sempre construir o jogo nos meus termos, sem forçar.

As instruções dependem muito dos papéis individuais (Roles). A gente acaba tendo que avaliar bem a descrição na hora de montar a tática, e/ou testar na prática se o que imaginamos realmente acontece. Essas funções de meio são essenciais porque é mais difícil avaliar, então eu sempre sugiro que salvem em um momento e façam testes com papéis diferentes, voltem nesse ponto e testem novamente com outros papéis, até achar o que mais agrada. Eu acho que testei quase todos até ver que o Central Midfielder era o que se encaixava no que eu queria. Tentei por muito tempo o Deep Lying Playmaker (Armador Recuado), que é um dos mais populares, e pras minhas táticas não funcionava.

A última versão tu diz o FM18? Porque eu tô jogando no FM17 ainda. De qualquer maneira, vou levar isso em consideração. Meu "sonho" era montar um esquema totalmente reativo mesmo, tipo Leicester na campanha do título... mas se o motor do jogo não permite, fazer o que? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Leonardo Moreno disse:

A última versão tu diz o FM18? Porque eu tô jogando no FM17 ainda. De qualquer maneira, vou levar isso em consideração. Meu "sonho" era montar um esquema totalmente reativo mesmo, tipo Leicester na campanha do título... mas se o motor do jogo não permite, fazer o que? 

Na minha opinião, em qualquer FM, você pode montar QUALQUER esquema, do 97/98 até o 2018, todos estilos funcionaram pra mim. Em todos os saves sempre crio três variações táticas, Controle, Ataque e Contra-ataque, e posso te dizer que no 2017 funcionaram perfeitamente. Se você tem ideia de montar o estilo do City, eu digo que vá em frente, você vai aprender muito no processo e tenho certeza que você vai conseguir, qualquer dúvida durante a criação é só perguntar por aqui que sempre tem alguém pra ajudar na solução

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 hours ago, Thiago Anjo said:

Na minha opinião, em qualquer FM, você pode montar QUALQUER esquema, do 97/98 até o 2018, todos estilos funcionaram pra mim. Em todos os saves sempre crio três variações táticas, Controle, Ataque e Contra-ataque, e posso te dizer que no 2017 funcionaram perfeitamente. Se você tem ideia de montar o estilo do City, eu digo que vá em frente, você vai aprender muito no processo e tenho certeza que você vai conseguir, qualquer dúvida durante a criação é só perguntar por aqui que sempre tem alguém pra ajudar na solução

Montar esquemas propositivos pra mim sempre foi tranquilo. Porém agora estou fazendo uns saves com clubes pequenos e pra isso buscando uma tática reativa, mas não estou tendo sucesso. Vou reunir detalhes pra postar aqui e discutir sobre o que posso estar fazendo errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Anjo  pensei em um ataque rápido, tendo dois MC pelo meio, dois AI nas pontas e dois PL como CA, jogando na mentalidade ofensiva e com passes curtos. Assim a jogada ofensiva começaria com os MC passando para os AI que teria a opção de chute (colocado) ou rolar a bola para o PL chutar de primeira. Além disso, o quarteto ofensivo é driblador e também poderiam driblar o marcador e concluir para o gol individualmente ou com poucas trocas de passes no terço final. Em suma, muita movimentação e passes curtos por parte do quarteto ofensivo e dribles secos seguidos por conclusões rápidas.

Só que não foi tão eficaz quanto usar passe direto. Parece-me que é o componente chave para essa tática render bem. Além de ter dois MC com tarefas de manterem a pressão constante, daí pareei um MRB e MAA.

17 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Caso queira um jogo mais controlado, eu sugiro os pontas como Avançados Interiores com pés trocados no apoio ou pelo menos 1 no apoio, 1 atacante vindo buscar jogo (pode ser f9 ou atacante recuado) e um atacante capaz tanto de segurar a bola como explorar velocidade   

Com passes curtos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

A última versão tu diz o FM18? Porque eu tô jogando no FM17 ainda. De qualquer maneira, vou levar isso em consideração. Meu "sonho" era montar um esquema totalmente reativo mesmo, tipo Leicester na campanha do título... mas se o motor do jogo não permite, fazer o que? 

Isso ainda é possível, só não da mesma forma que funcionava, digamos, pro FM2010. Antes jogar defensivamente era jogar mais sem a bola e tentar contra-ataques mas agora se ficar só nisso a eficiência é bem menor porque o jogo passou a valorizar mais a posse de bola, então você não pode só contra-atacar, tem também que tentar cadenciar o jogo, diminuir as chances de gol do adversário, etc. O jogo só ficou mais complexo, aí você tem que pensar em várias estratégias, antes era mais simplificado.

 

27 minutos atrás, felipevalle disse:

Com passes curtos?

Passes curtos tornam a transição mais lenta. Se quiser um time com jogadas rápidas use passes diretos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Banton disse:

Alguém ai tem um post explicando sobre essas funções do FM e o que elas fazem? To querendo montar uma formação parecida com a do Milan de 2006.

O FManager TV possui uma playlist com vídeos rápidos e explicativos sobre as funções até o FM 2017, ou seja, ainda não possui as quatro (Segundo Volante, Inverted Winger, Mezzala e Carrilero) que entraram no 2018.

6 horas atrás, Aleef disse:

Estou tomando muito gol.

Como estão saindo esses gols? Quais as instruções e funções da sua tática?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, felipevalle disse:

@Thiago Anjo  pensei em um ataque rápido, tendo dois MC pelo meio, dois AI nas pontas e dois PL como CA, jogando na mentalidade ofensiva e com passes curtos. Assim a jogada ofensiva começaria com os MC passando para os AI que teria a opção de chute (colocado) ou rolar a bola para o PL chutar de primeira. Além disso, o quarteto ofensivo é driblador e também poderiam driblar o marcador e concluir para o gol individualmente ou com poucas trocas de passes no terço final. Em suma, muita movimentação e passes curtos por parte do quarteto ofensivo e dribles secos seguidos por conclusões rápidas.

Só que não foi tão eficaz quanto usar passe direto. Parece-me que é o componente chave para essa tática render bem. Além de ter dois MC com tarefas de manterem a pressão constante, daí pareei um MRB e MAA.

Com passes curtos?

De fato eu recomendo o 442 para um jogo mais direto, porém dá pra tentar o jogo com passes curtos. Você precisa que os AI tenham os pés invertidos, que um dos atacantes seja técnico e veloz para pegar bolas enfiadas e um atacante que possa tanto fazer o pivô como cabecear bem, porém não adianta montar um esquema só com informações do seu time, ele pode não ter efeito nenhum contra um adversário com uma solução para seu sistema, então você sempre tem que adicionar o componente adversário na equação de sua tática para a partida.

o 442 com passes curtos, muitas horas vai se parecer com um 4231, com o atacante rápido ou o pivô descendo um pouco para fazer uma função de ligação 

11 horas atrás, Aleef disse:

Estou apanhando demais =( 

 

Estou tomando muito gol

Posta a tática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, Douglas. disse:

Isso ainda é possível, só não da mesma forma que funcionava, digamos, pro FM2010. Antes jogar defensivamente era jogar mais sem a bola e tentar contra-ataques mas agora se ficar só nisso a eficiência é bem menor porque o jogo passou a valorizar mais a posse de bola, então você não pode só contra-atacar, tem também que tentar cadenciar o jogo, diminuir as chances de gol do adversário, etc. O jogo só ficou mais complexo, aí você tem que pensar em várias estratégias, antes era mais simplificado.

 

Passes curtos tornam a transição mais lenta. Se quiser um time com jogadas rápidas use passes diretos.

Sim. No direto tem feito mais gol. 

Em compensação leva bastante ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, felipevalle disse:

Sim. No direto tem feito mais gol. 

Em compensação leva bastante ???

O estilo direto não faz vc fazer ou tomar mais gols. O estilo de passes diretos faz você usar passes mais longos. A sua formação completa com todos os outros aspectos é que vai fazer tomar/levar mais/menos gols. 

O motivo de vc fazer mais gols não tem que estar necessariamente ligado ao motivo de vc tomar mais gols. O melhor a fazer é analisar o jogo todo (em completo) e ver os porquês de casa um. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...