Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

17 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Experimenta ver, enquanto você tá criando sua tática, o jogo em completo, você vai saber o que está dando errado. Caso você não tenha mesmo tempo pra isso, eu entendo sua opção de construção aos poucos. Mas, ainda mantenho a sugestão de que você use o máximo de instruções que você acha possível (sem comprometer sua forma de construção, claro), para tentar colocar as tuas convicções em prática, mesmo que seja pequenos pedaços, isso é um bom exercício de soluções táticas.

Então, segui seu conselho e acrescentei algumas instruções na tática de contra-ataque: passar para o espaço, antecipar cruzamentos e manter as posições (pois não queria mudar pro Estruturado, acho que mexe demais com a forma de jogo). Não funcionou legal com os pontas abertos - eles continuam jogando de forma pouco coletiva e previsível e acaba atrapalhando todo o time - mas com os atacantes interiores foi melhor, a princípio devo manter com eles.

Ainda vou testar o "ritmo mais alto", não gosto muito de mexer com o ritmo porque sempre que fiz isso a equipe desandou, fosse mais baixo ou mais alto. Mas talvez junto com as outras instruções funcione legal. Também quero testar um dos atacantes interiores com tarefa atacar nessa estratégia, porque já notei que ele se aproxima mais do Ponta de Lança e diminui o isolamento natural causado pelo PL como atacante único.

Com a mudança dos Extremos para Atacantes Interiores, um dos pontas ficou sobrando - tem o perfil dele aqui. O fato do sujeito ter passe muito ruim atrapalha tudo, ele não consegue atuar em praticamente nenhuma função do meio e do ataque. O máximo que pensei é tentar fazer ele virar um Ponta de Lança comum, já que tem alguma velocidade. Por outro lado, aí a finalização seria um problema. Tem alguma sugestão de posição onde ele possa se encaixar? Eu dei uma pesquisada aqui mas realmente não vejo nenhuma.

E tem um outro ponta que conseguiria jogar como N10 - atacar, na função de ponta de lança mesmo. Acha que ele consegue substituir o PL tradicional como atacante rápido na hora de contragolpear, de repente tendo próximo dele o Atacante Interior que ataca?

Editado por Tsuru
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Tsuru disse:

Não funcionou legal com os pontas abertos - eles continuam jogando de forma pouco coletiva

O que seria essa forma pouco coletiva no contra-ataque? 

 

15 minutos atrás, Tsuru disse:

Também quero testar um dos atacantes interiores com tarefa atacar nessa estratégia, porque já notei que ele se aproxima mais do Ponta de Lança e diminui o isolamento natural causado pelo PL como atacante único.

Mas pro contra-ataque tem que ter pelo menos 1 ponta no ataque mesmo, pra ficar nas costas do lateral que subir mais do adversário. Contra-ataque com 1 atacante só é pouco produtivo, ele geralmente vai ficar só contra 2 ou 3 jogadores, o que acaba forçando vc a pedir pra ele segurar o jogo enquanto a equipe sobe, matando o elemento surpresa, dando tempo pro adversário se recompor

 

22 minutos atrás, Tsuru disse:

Tem alguma sugestão de posição onde ele possa se encaixar?

Realmente, é como vc falou, pra meia/atacante inferior precisa de passe e pra atacante precisa de finalização, acho que vale a pena botar como atacante e treinar ao máximo a finalização, já que os 12 de compostura ajuda. 

 

26 minutos atrás, Tsuru disse:

Acha que ele consegue substituir o PL tradicional como atacante rápido na hora de contragolpear, de repente tendo próximo dele o Atacante Interior que ataca?

Na minha opinião, o atacante pra contra ataque tem que ter bons atributos de Sem bola, finalização, compostura, velocidade, aceleração e agilidade. Vale a pena tbm se tiver impulsão e cabecemento pra dar um plus nos cruzamentos, mas não é essencial. A função pra mim depende mais do posicionamento da defesa adversária do que propriamente do ataque. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

O que seria essa forma pouco coletiva no contra-ataque? 

Eu diria "egoísta", eles prendem a bola de uma tal forma que não ajuda a equipe. Mesmo com as instruções para antecipar os cruzamentos, insistem em carregar a bola, em tentar o drible, acabam se tornando muito previsíveis, facilitando a marcação adversária. E com a tarefa "Atacar" é ainda pior, porque cismam de chegar à linha de fundo mesmo quando não tem a menor necessidade. Fora que se isolam demais em qualquer comprimento que não seja o "sem pontas", acho inclusive que por um problema da match engine mesmo, ficam abertos em excesso e se afastam dos demais jogadores.

Talvez pra que eles rendam seja necessário soltar mais os laterais, de forma a acontecerem tabelinhas e sobreposições, mas aí pelo menos um dos laterais precisaria de tarefa "Atacar". Eu sinceramente não sei o quanto vale o risco de me expor mais na defesa, ainda mais em jogos onde o adversário tende a me pressionar e está buscando espaços para criar as jogadas dele. Fora que ficaria um time hiper ofensivo (lateral atacando, meia central atacando, ponta atacando e atacante único atacando).

Editado por Tsuru
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que vocês acham de alterar as dimensões do campo? Eu tentei uma única vez num save aqui e em casa o time foi imbatível, mas não gosto de usar esse recurso porque não é realista (qual clube muda o tamanho do campo hoje em dia?), além disso acabo tomando uma ruim fora de casa por causa da diferença do gramado.

Edit: no caso em questão, eu diminuí o gramado pro menor possível e meu time usava jogo pelo meio, então toda partida em casa era 2 x 0, 3 x 0. Porém quando jogava fora de casa, jogava pra não perder. Fui bem sucedido e ganhei títulos assim, mas não gostei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tsuru disse:

Eu diria "egoísta", eles prendem a bola de uma tal forma que não ajuda a equipe. Mesmo com as instruções para antecipar os cruzamentos, insistem em carregar a bola, em tentar o drible, acabam se tornando muito previsíveis, facilitando a marcação adversária. E com a tarefa "Atacar" é ainda pior, porque cismam de chegar à linha de fundo mesmo quando não tem a menor necessidade. Fora que se isolam demais em qualquer comprimento que não seja o "sem pontas", acho inclusive que por um problema da match engine mesmo, ficam abertos em excesso e se afastam dos demais jogadores.

Pelo que você falou, não parece uma narrativa de pontas no estilo de contra-ataque, por que se for, eu creio que é isso mesmo. O papel do Ponta no contra ataque, se jogar apoiando, é levar com o máximo de urgência a bola na linha de fundo para cruzar, usando o drible como primeiro recurso. Com a tarefa atacar, se isolam esperando a equipe recuperar a bola e lançá-lo com urgência. Parece que você está usando a estratégia de contra-ataque em jogos que o adversário não te agride tanto e você fica com a bola um tempo razoável, o qual é melhor trabalhar a base do que jogar rápido (o que faria com que o uso de pontas, extremos, fosse totalmente não recomendado) 

1 hora atrás, Tsuru disse:

tabelinhas e sobreposições,

Pra contra-ataque, talvez não faça muito sentido, já que essas coisas levam tempo e fazem com que o adversário se recomponha. 

1 hora atrás, Tsuru disse:

risco de me expor mais na defesa

Eu recomendo que você deixe sua defesa bem postada, com laterais no máximo em apoio e pelo menos 1 meio campista na "volância", assim liberando os outros jogadores para partirem verticalmente em velocidade com tudo. 

Quem tá contra-atacando é que tem que pegar o adversário exposto, se vc tá recebendo muitos ataques, o adversário tá se expondo e aí vale usar o contra-ataque, mas se tá equilibrado, o adversário não tá se expondo e aí a estratégia de contra-ataque não faz tanto sentido 

Editado por Thiago Anjo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Leonardo Moreno disse:

O que vocês acham de alterar as dimensões do campo? Eu tentei uma única vez num save aqui e em casa o time foi imbatível, mas não gosto de usar esse recurso porque não é realista (qual clube muda o tamanho do campo hoje em dia?), além disso acabo tomando uma ruim fora de casa por causa da diferença do gramado.

Edit: no caso em questão, eu diminuí o gramado pro menor possível e meu time usava jogo pelo meio, então toda partida em casa era 2 x 0, 3 x 0. Porém quando jogava fora de casa, jogava pra não perder. Fui bem sucedido e ganhei títulos assim, mas não gostei.

Eu sugiro que abandone a alteração de dimensões, já que a FIFA já vem impondo a padronização nos países afiliados. No Brasil mesmo, todas as competições da CBF os campos têm que ser padrão FIFA: 105x68m

Edit: infelizmente o jogo ainda pergunta se quer trocar no Brasil, um bug. 

Editado por Thiago Anjo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Parece que você está usando a estratégia de contra-ataque em jogos que o adversário não te agride tanto e você fica com a bola um tempo razoável, o qual é melhor trabalhar a base do que jogar rápido (o que faria com que o uso de pontas, extremos, fosse totalmente não recomendado) 

Não é o caso, mas de qualquer forma vou fazer mais alguns testes antes de tirar uma conclusão definitiva. Até porque pode ter sido alguma circunstância específica das partidas que joguei.

Editado por Tsuru
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Tsuru disse:

Eu diria "egoísta", eles prendem a bola de uma tal forma que não ajuda a equipe. Mesmo com as instruções para antecipar os cruzamentos, insistem em carregar a bola, em tentar o drible, acabam se tornando muito previsíveis, facilitando a marcação adversária. E com a tarefa "Atacar" é ainda pior, porque cismam de chegar à linha de fundo mesmo quando não tem a menor necessidade.

O avançado interior possui a instrução individual de antecipar cruzamentos. Talvez se usar sem os pés trocados e com a tarefar de atacar possa render.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonardo Moreno disse:

E quando a "melhor" formação de acordo com o que tem disponível no plantel é essa? Qual a probabilidade de dar errado? HAEUHAEUHAUH

image.thumb.png.e75c7e46d70e3e9b12b0cda46c76c65f.png

 

Esses jogadores só jogam nessas posições? Nesse caso o Gilmar tem que jogar de atacante recuado/apoio e segurar a bola enquanto o time sobe, senão, fica difícil contra-atacar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutes ago, Thiago Anjo said:

Esses jogadores só jogam nessas posições? Nesse caso o Gilmar tem que jogar de atacante recuado/apoio e segurar a bola enquanto o time sobe, senão, fica difícil contra-atacar

Escalei todos em suas posições e funções preferidas. Foi só pra teste, mesmo. No primeiro amistoso da temporada. Esse plantel é muito desequilibrado; sobra volante e atacante 'oportunista', e falta lateral, ponta e meia ofensivo. Vou tentar montar uma retranca, mas vou testando aos poucos. Ainda tô jogando sem nenhuma instrução, normal, flexível... durante os amistosos vou testando instruções e mudanças no posicionamento. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Yan Perisse disse:

O avançado interior possui a instrução individual de antecipar cruzamentos. Talvez se usar sem os pés trocados e com a tarefar de atacar possa render.

Vou dar mais uma chance para os Extremos, se de todo não funcionar eu testo os Atacantes Interiores sem o pé trocado. É que como os pontas que estão jogando de AI não são naturais da função, trocar eles de lado pode atrasar a adaptação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/03/2018 at 10:21, Tsuru disse:

Vou dar mais uma chance para os Extremos, se de todo não funcionar eu testo os Atacantes Interiores sem o pé trocado. É que como os pontas que estão jogando de AI não são naturais da função, trocar eles de lado pode atrasar a adaptação.

Então, o esquema pra atacar - quando o time joga em casa - tá evoluindo bem, tô conseguindo implementar um estilo de jogo de posse de bola com os AIs. Mas a dificuldade tem sido ao "virar" pro contra-ataque rápido, seja com extremos ou com AIs de pé certo. Teve uma partida onde o adversário estava com 3 chutes a gol, eles vieram pra cima, virei pro contra-ataque em velocidade mas mesmo assim chegaram a mais de 10 finalizações, precisei mandar segurar o jogo e mesmo assim continuaram dominando. Eu tô com a impressão que essa mudança muito brusca - de um estilo de posse pra um outro em velocidade - tá sendo difícil da equipe assimilar. E como tenho muitos construtores de jogo, naturalmente é uma equipe que rende mais com posse mesmo.

@Thiago Anjo você mencionou um esquema de contra-ataque com posse de bola, como seria isso? É tipo o time tocando a bola rápido, de pé em pé, mas no chão mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Tsuru disse:

Então, o esquema pra atacar - quando o time joga em casa - tá evoluindo bem, tô conseguindo implementar um estilo de jogo de posse de bola com os AIs. Mas a dificuldade tem sido ao "virar" pro contra-ataque rápido, seja com extremos ou com AIs de pé certo. Teve uma partida onde o adversário estava com 3 chutes a gol, eles vieram pra cima, virei pro contra-ataque em velocidade mas mesmo assim chegaram a mais de 10 finalizações, precisei mandar segurar o jogo e mesmo assim continuaram dominando. Eu tô com a impressão que essa mudança muito brusca - de um estilo de posse pra um outro em velocidade - tá sendo difícil da equipe assimilar. E como tenho muitos construtores de jogo, naturalmente é uma equipe que rende mais com posse mesmo.

@Thiago Anjo você mencionou um esquema de contra-ataque com posse de bola, como seria isso? É tipo o time tocando a bola rápido, de pé em pé, mas no chão mesmo?

Primeiro seria interessante entender o por que do insucesso do contra-ataque rápido:

- o adversário chegou às finalizações através de que tipo de jogada? 

- mostra um print das instruções de equipe

- quando o adversário veio pra cima, ele liberou os laterais? Como ele construía as jogadas? 

Sobre contra-ataque com posse, ele usa um centroavante capaz de segurar a bola na frente enquanto o time sobe ou um ponta/ala faz a ultrapassagem. Você pode usar para quebrar o ritmo do adversário (usando passes curtos) ou tentar ultrapassagens + passes mistos + cruzamentos pra conseguir o gol. Tentar contra-atacar com passes curtos é muito difícil pq exige muita velocidade e técnica, além de muita resistência, pois basta um passe errado para seu time que tava contra-atacando ser contra-atacado e precisar se recompor imediatamente. Nesse caso o ideal é primeiro montar a estratégia de defesa, observando os pontos fortes do adversário e se concentrando em frustrar todo o ataque. Com a bola no pé você vai observando qual a fragilidade (jogam com pontas? então tem menos gente no meio, posso explorar; etc) e ir explorando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Thiago Anjo disse:

Primeiro seria interessante entender o por que do insucesso do contra-ataque rápido:

- o adversário chegou às finalizações através de que tipo de jogada? 

- mostra um print das instruções de equipe

- quando o adversário veio pra cima, ele liberou os laterais? Como ele construía as jogadas? 

Sobre contra-ataque com posse, ele usa um centroavante capaz de segurar a bola na frente enquanto o time sobe ou um ponta/ala faz a ultrapassagem. Você pode usar para quebrar o ritmo do adversário (usando passes curtos) ou tentar ultrapassagens + passes mistos + cruzamentos pra conseguir o gol. Tentar contra-atacar com passes curtos é muito difícil pq exige muita velocidade e técnica, além de muita resistência, pois basta um passe errado para seu time que tava contra-atacando ser contra-atacado e precisar se recompor imediatamente. Nesse caso o ideal é primeiro montar a estratégia de defesa, observando os pontos fortes do adversário e se concentrando em frustrar todo o ataque. Com a bola no pé você vai observando qual a fragilidade (jogam com pontas? então tem menos gente no meio, posso explorar; etc) e ir explorando

Bem, pelo que observei eles atuaram no 4141 e começaram a tocar a bola perigosamente na nossa intermediária, usando a movimentação pra nos confundir. Jogo de passes curtos mesmo, posse de bola. Quando meu time conseguia recuperar, ou isolava a bola (algumas vezes, pra lateral!) ou dava um chutão pro ponta, que já estava marcado por 3 adversários e perdia a bola. Fora que, talvez pela superioridade numérica, meu time ficava correndo igual barata tonta atrás da bola.

Eu tava usando time Estruturado, largura equilibrada-razoavelmente estreita, aliviar para os flancos, passar para o espaço, manter as posições, antecipar cruzamentos, passe misto. 4123 com dois Extremos abertos, dois meias centrais apoiando (MC apoiar com instrução pra deambular, tipo um MAA, e um CJ apoiar) e um trinco, laterais em apoiar, PL comum. E instruções pro goleiro mandar a bola pra frente.

Sobre contra ataque com posse, entendi, basicamente um jogador forte segurando a bola enquanto outros avançam em velocidade. Parece difícil mesmo de executar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Tsuru disse:

Quando meu time conseguia recuperar, ou isolava a bola (algumas vezes, pra lateral!) ou dava um chutão pro ponta, que já estava marcado por 3 adversários e perdia a bola. Fora que, talvez pela superioridade numérica, meu time ficava correndo igual barata tonta atrás da bola.

Então, isso não era pra ter acontecido. Quais os jogadores que estavam marcando seu ponta? Teoricamente esse ponta que fica mais a frente, tem que estar nas costas de um lateral adversário que suba muito, justamente para quando a bola for recuperada e lançada para lateral ele esteja desmarcado. Sobre o adversário tocar a bola na sua intermediária, é necessário então subir sua linha um pouco e até pressionar os jogadores dessa linha adversária individualmente (instruções ao adversário), no caso desse adversário jogando no 4141, seria pressionar os MCs e o Volante sempre.

10 minutos atrás, Tsuru disse:

Sobre contra ataque com posse, entendi, basicamente um jogador forte segurando a bola enquanto outros avançam em velocidade. Parece difícil mesmo de executar bem.

Isso, tipo o SP com o Adriano, o Colo-Colo com o Lucas Barrios. o SP tentou fazer isso ontem quando colocou o Diego Souza, porém os pontas (caique e Lucas F.) demoravam pra subir e quando chegavam o Diego ao invés de passar, continuava segurando ela (o ideal seria ele tocar pro ponta e ir pra área confiando na jogada individual dele no mano a mano com o lateral)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Então, isso não era pra ter acontecido. Quais os jogadores que estavam marcando seu ponta? Teoricamente esse ponta que fica mais a frente, tem que estar nas costas de um lateral adversário que suba muito, justamente para quando a bola for recuperada e lançada para lateral ele esteja desmarcado. Sobre o adversário tocar a bola na sua intermediária, é necessário então subir sua linha um pouco e até pressionar os jogadores dessa linha adversária individualmente (instruções ao adversário), no caso desse adversário jogando no 4141, seria pressionar os MCs e o Volante sempre.

Pois é, tudo que eu não queria era a minha equipe dando "chutão" e se livrando da bola.

Acho que nesse caso o adversário armou uma armadilha pra mim. Apesar de não ter acesso às instruções dele, me parece que no 4-1-4-1 o lateral adversário normalmente não sobe ou sobe pouco, exatamente porque tem um extremo/médio-ala na frente dele. Isso faz com que o meu ponta tenha pouco espaço pra jogar, porque quando ele receber a bola já vai ter um cara fechando o espaço na frente. Assim ele fica "encaixotado" e facilita a marcação. Vou até rever o teipe da partida pra entender se foi isso mesmo e checar quem marcava o ponta, embora meu raciocínio pareça lógico.

No caso de subir a linha, não vou acabar abrindo espaço nas costas da defesa pro adversário entrar tabelando? Eu tive péssimas experiências com essa instrução...

11 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Isso, tipo o SP com o Adriano, o Colo-Colo com o Lucas Barrios. o SP tentou fazer isso ontem quando colocou o Diego Souza, porém os pontas (caique e Lucas F.) demoravam pra subir e quando chegavam o Diego ao invés de passar, continuava segurando ela (o ideal seria ele tocar pro ponta e ir pra área confiando na jogada individual dele no mano a mano com o lateral)

Entendi. Realmente não sei se a minha equipe tem força pra jogar dessa maneira, mas se realmente o jogo mais aberto não funcionar, pode ser uma alternativa contra equipes que pressionam a gente, especialmente fora de casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Tsuru disse:

o lateral adversário normalmente não sobe ou sobe pouco

 

23 minutos atrás, Tsuru disse:

No caso de subir a linha, não vou acabar abrindo espaço nas costas da defesa pro adversário entrar tabelando? Eu tive péssimas experiências com essa instrução..

Ai o contra-ataque veloz já fica mesmo comprometido. Se o adversário no 4141 só te ataca com 5 jogadores (ou 6 se o volante tbm subir), eu sugiro dois caminhos: 1 controle do jogo mesmo, afinal com os laterais adversários socados o contra-ataque com um ponta é meio inútil, você vai ter que rodar e fazer os laterais descolarem da zaga para surgir espaço para penetrações; ou deixar mais gente à frente para o contra-ataque: você teoricamente precisaria de 7 para se defender de 6 (se o volante subir) ai invés de 2, deixa 3 jogadores na frente esperando o contra-ataque.
 

23 minutos atrás, Tsuru disse:

No caso de subir a linha, não vou acabar abrindo espaço nas costas da defesa pro adversário entrar tabelando? Eu tive péssimas experiências com essa instrução...

Veja bem, não é jogar com linha muito alta, e sim o suficiente para não deixar sua intermediária comprometida, no caso de você já está usando ela no limite do que você acha alta de mais, não suba mesmo não, tenta fazer a pressão na linha de jogadores que fazem as jogadas na sua intermediária. No caso, para impedir tabelas de adversários que jogam pelo meio, você pode estreitar o time, isso impede espaços no meio, mas você acaba dando a lateral, e ai vai ter que ter um bom jogo aéreo para combater os cruzamentos.  

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Ai o contra-ataque veloz já fica mesmo comprometido. Se o adversário no 4141 só te ataca com 5 jogadores (ou 6 se o volante tbm subir), eu sugiro dois caminhos: 1 controle do jogo mesmo, afinal com os laterais adversários socados o contra-ataque com um ponta é meio inútil, você vai ter que rodar e fazer os laterais descolarem da zaga para surgir espaço para penetrações; ou deixar mais gente à frente para o contra-ataque: você teoricamente precisaria de 7 para se defender de 6 (se o volante subir) ai invés de 2, deixa 3 jogadores na frente esperando o contra-ataque.

É, então, nesse caso específico - foi apenas um caso, não dá pra afirmar sempre - era uma armadilha mesmo, porque antes de tentar contra atacar eu mantive a equipe um pouquinho atacando, buscando controlar o jogo, e quase tomamos o empate. Então basicamente eles encontraram uma forma de jogo onde, se atacássemos, ficávamos expostos, e se a gente tentasse contra atacar em velocidade, era inútil. Eu até tentei deslocar um dos MCs para a tarefa de atacar, pra ver se as coisas melhoravam, mas minha equipe continuou se livrando da bola.

Ainda não sei exatamente o que vou fazer em relação a jogos fora de casa e momentos onde o time seja pressionado. Talvez eu insista mais um pouco nos contragolpes em velocidade dessa forma mesmo, talvez busque uma outra forma de contra atacar, de repente uma outra formação. Nunca tive muito sucesso contragolpeando em velocidade com esquemas de um atacante só, sempre tenho a impressão que ele fica isolado e facilita a marcação, mesmo com todo o suporte, e que preciso de um olhar muito dinâmico sobre o jogo pra poder entender exatamente o que está acontecendo e como posso corrigir. Fora que parece que é difícil pra ele pressionar a zaga adversária, porque fica sozinho e tal.

Eu sei que parecem poucos jogos ainda pra avaliar, mas sabe, parece uma diferença muito grande pro esquema de controle e ataque. Sabe quando você olha pra sua equipe e sente que encaixou ou que não encaixou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tsuru disse:

É, então, nesse caso específico - foi apenas um caso, não dá pra afirmar sempre - era uma armadilha mesmo, porque antes de tentar contra atacar eu mantive a equipe um pouquinho atacando, buscando controlar o jogo, e quase tomamos o empate. Então basicamente eles encontraram uma forma de jogo onde, se atacássemos, ficávamos expostos, e se a gente tentasse contra atacar em velocidade, era inútil. Eu até tentei deslocar um dos MCs para a tarefa de atacar, pra ver se as coisas melhoravam, mas minha equipe continuou se livrando da bola.

Ainda não sei exatamente o que vou fazer em relação a jogos fora de casa e momentos onde o time seja pressionado. Talvez eu insista mais um pouco nos contragolpes em velocidade dessa forma mesmo, talvez busque uma outra forma de contra atacar, de repente uma outra formação. Nunca tive muito sucesso contragolpeando em velocidade com esquemas de um atacante só, sempre tenho a impressão que ele fica isolado e facilita a marcação, mesmo com todo o suporte, e que preciso de um olhar muito dinâmico sobre o jogo pra poder entender exatamente o que está acontecendo e como posso corrigir. Fora que parece que é difícil pra ele pressionar a zaga adversária, porque fica sozinho e tal.

Eu sei que parecem poucos jogos ainda pra avaliar, mas sabe, parece uma diferença muito grande pro esquema de controle e ataque. Sabe quando você olha pra sua equipe e sente que encaixou ou que não encaixou?

Imagino, tenta um 442 com pontas, vai ter proteção dos lados e vai ter um parceiro de ataque pro seu centroavante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Imagino, tenta um 442 com pontas, vai ter proteção dos lados e vai ter um parceiro de ataque pro seu centroavante

Tô pensando nisso. Vou fazer uns testes aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2018 at 21:22, Thiago Anjo disse:

Experimenta ver, enquanto você tá criando sua tática, o jogo em completo, você vai saber o que está dando errado. Caso você não tenha mesmo tempo pra isso, eu entendo sua opção de construção aos poucos. Mas, ainda mantenho a sugestão de que você use o máximo de instruções que você acha possível (sem comprometer sua forma de construção, claro), para tentar colocar as tuas convicções em prática, mesmo que seja pequenos pedaços, isso é um bom exercício de soluções táticas. Tenta pequenos combos. Por exemplo:

  Ocultar conteúdo

 

Um contra-ataque veloz explorando os lados:

EmU4puu.jpg 

- Estruturada, para manter as posições e ter uma boa recomposição
- Ritmo mais alto para ter velocidade no contra-ataque
- Largura bem estreita (bosta equilibrada, mas é equilibrada para a e filosofia de contra-ataque), para evitar penetrações pelo meio

 RCT0LiB.jpg

- Linha Defensiva em 50%, para evitar bolas nas costas da zaga e só começar a pressionar na intermediária, atraindo o adversário para que se tenha espaço a explorar
- Sem linha de impedimento, não faz muito sentido por que você não quer bola nas costas e já vai estar muito próximo do seu gol.
- Pressão baixa, para só dar o bote quando o adversário estiver bem no seu campo, deixando muito espaço para contra-atacar
- Não pressionar a saída e Marcação apertada, já que você só vai pressionar no seu próprio campo, se você der espaço podem ter chutes de longe.

JlLxF7G.jpg

- Bola para os lados, para sempre ter uma ligação rápida com um jogador no mano a mano ou nas costas dos laterais, que é por onde o adversário vai vir, já que o centro você congestionou.
- Passar para o espaço, para a bola sempre ser lançada em profundidade para você explorar a velocidade do seu ataque
- Passes em 65% (mais diretos, embora apareça como misto para filosofia de contra-ataque), para que seu passe chegue logo ao destino, pegando o adversário desorganizado.

cOLLJVN.jpg

- Antecipar cruzamento, no mesmo seguimento de pegar defesa adversária desorganizada, explorando a velocidade/antecipação de seu ataque
- Enfrentar Defesa, para que seus atacantes partam pra cima usando a velocidade

PS.: É só um exemplo, que pode ser aplicado contra adversários que estão te atacando muito, e sobem os laterais. Você precisará de atacantes de lado/pontas atacando, para explorar as costas dos laterais que sobem. 

 

Thiago Anjo podes fazer um igual para posse(Guardiola)?


 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, André Fernandes disse:

 

Minha versão pra Guardiola (Lembrando que ajustes em cada partida é necessário de acordo com o adversário, exemplo: um lateral deles é muito ofensivo, eu mudo o AI desse lado para apoio, se precisar, ou ainda mudar o MC-ataque para MO-apoio, e por ai vai)
 

Spoiler

L9ck7v0.jpg

ELxBLj5.jpg

fH8wbI2.jpg

X8CdYxl.jpg

j7fqDol.jpg

S9Iko0v.jpg

GUvP3Pu.jpg

l3KznY3.jpg

ewX7Z6y.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Minha versão pra Guardiola (Lembrando que ajustes em cada partida é necessário de acordo com o adversário, exemplo: um lateral deles é muito ofensivo, eu mudo o AI desse lado para apoio, se precisar, ou ainda mudar o MC-ataque para MO-apoio, e por ai vai)
 

  Mostrar conteúdo oculto

L9ck7v0.jpg

ELxBLj5.jpg

fH8wbI2.jpg

X8CdYxl.jpg

j7fqDol.jpg

S9Iko0v.jpg

GUvP3Pu.jpg

l3KznY3.jpg

ewX7Z6y.jpg

 

Lembrando sempre que as instruções são uma sugestão, é importante você verificar o que funciona ou não pra sua equipe.

Um exemplo simples: meu time fica esquisito quando eu coloco no "Fluido" e mando "Mover das Posições", começa a errar passes e a perder a bola mais do que deveria, talvez porque fique com liberdade demais e não tenha atributos mentais pra isso. Então é importante testar e ir adaptando pra ver como funciona melhor pra você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...