Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

Atacante completo no FM 17 participava muito das jogadas, no FM 18 participa muito menos...

 

Ando utilizando apenas PL - ATACAR, andam participando mais e tocando bastante na bola

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago Anjo disse:

É por que não é só isso a combinação, como falei uma coisa tem que puxar a outra. Por exemplo se o atacante ao invés de segurar a bola e fazer a enfiada, tentar o toque de primeira, chutar, ou tocar pra trás, já vai ser outro estilo de jogo. A tática é um conjunto, e as vezes uma instrução diferente da combinação pode minar tudo no último terço.

Nessa tática que você mostrou, o time tá com um ritmo alto, se o ponta esquerda (atacar) pegar a bola ele vai correr com ela, ou seja, seu lateral esquerdo praticamente fica sem função no ataque. Seu armador central, no apoio joga recuado, ele vai demorar pra chegar no ataque e quando tiver a posse na defesa vai estar muito longe do atacante pra fazer qualquer passe bom pra ele, ai vai ter sempre que jogar de lado sem causar perigo.

Se o time adversário que jogar contra essa tática, te pressionar, vai ter vantagem. Pois como teu time joga rápido e não se preocupa em arriscar, geralmente teus jogadores sempre estarão marcados (sempre vai ter algum adversário perto dele) e a pressão deles não vai ter o lado negativo (sair da formação original deixando mais buracos) pois eles só vão precisar dar 2, 3 passos pra estarem disputando a bola contigo.

Tentar jogar pausado e mantendo a posse (ritmo lento e manter a posse), ai o time vai ter q sair pra dar combate, deixando espaços. Ai você pode explorar esses espaços com movimentação (movimentar-se das posições) e criatividade nas jogadas (seja mais expressivos).

Obs.: Se você perceber que o adversário sempre está com a defesa organizada quando você vai pro ataque, jogar com a função ponta + rapidez, vai fazer seus jogadores ficarem sempre isolados (o ponta correndo pra lateral se afastando do time e o atacante central correndo pra área sem nunca receber o cruzamento. Sendo que o AA/apoio nunca vai participar por que nunca vai conseguir chegar a tempo na intermediária para ser uma opção de passe)

Edit: Obs2: Formação com pontas (função extremo, ponta) combinam mais com um jogo mais direto. Se você quer um jogo mais trabalhado, você deve tentar outras funções para seus jogadores nas pontas (Armador, Sat, etc)

Bah, me senti burro agora, o que tu falou faz muito sentido.

Bem, valeu pela ajuda, vou ver se consigo ajeitar as coisas a partir disso que tu falou.

 

Sobre a movimentação, eu antes tinha tentado jogar com mais movimentação dos jogadores, mas aí tava levando muito gol. Tirei em uma tentativa de ver se a equipe se defendia melhor sem, mas acho que não tá ajudando, e definitivamente complica mais o ataque. Vou voltar com ela.

 

E pro outro usuário, que falou do atacante completo (não consigo citar direito pelo celular): eu tô no FM16 ainda nesse save, então acho que o AC ainda é a melhor opção. Mas se não funcionar, vou testar um centroavante mais normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

54 minutos atrás, fcpessoa07 disse:

Atacante completo no FM 17 participava muito das jogadas, no FM 18 participa muito menos...

 

Ando utilizando apenas PL - ATACAR, andam participando mais e tocando bastante na bola

Eu sempre usava o atacante recuado nas minhas táticas nos outros FM's, nesse ano o PL encaixou bem melhor mesmo.

 

@Danut

Spoiler

m7fgy9.jpg

 

5dnck7.jpg

 

vpvrxe.jpg

 

2v8ivyt.jpg

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Danut disse:

Gente, duas perguntas:

1) faz um tempão que tento fazer um 4-2-3-1 funcionar, mas não consigo. Última vez foi no FM 14 acho. Acho que estou distribuindo errado os papéis. Qual distribuição vocês recomendariam, dos jogadores de meio (volantes ou meias centrais) para a frente?

 

2) Quando estou em uma equipe que deve dominar a maior parte de seus jogos, sempre utilizo esquemas com muita fluidez tática, pressão, passes curtos e ritmo alto, em um estilo netto Klopp de futebol. Andei pensando que não faço ideia de como montar uma tática para uma equipe forte que não seja assim. Em especial, queria saber se vocês já conseguiram sucesso em equipes fortes com uma estrutura mais rígida e/ou com ritmo lento, que são duas instruções que nunca uso. Elas me parecem simplesmente piores do que usar as instruções contrárias (maior fluidez e ritmo alto).

Se alguém já teve sucesso com essas instruções, com que tipo de ideia de jogo uso elas? Algum esqueleto básico para eu começar?

Ja, com o Santos no FM 17. As vezes jogando no fluido acabam fazendo coisas que voce nao quer e atrapalha mais seu jogo que ajuda, entao jogando estruturado o jogo fica melhor pensado. Mas sempre ficava alternando entre estruturado e fluido dependendo do tipo de jogo que encontrava e da fase da equipe. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Danut disse:

Gente, duas perguntas:

1) faz um tempão que tento fazer um 4-2-3-1 funcionar, mas não consigo. Última vez foi no FM 14 acho. Acho que estou distribuindo errado os papéis. Qual distribuição vocês recomendariam, dos jogadores de meio (volantes ou meias centrais) para a frente?

Colocaria um dos meias mais recuados, fazendo a ligação da defesa com o meio, e o outro mais avançado, ligando o meio e o ataque.

Lá na frente depende do seu estilo. Você pode deixar o centroavante agudo e os pontas apoiando ou o inverso, que é o que eu prefiro (dois pontas bem agudos e um atacante recuado). Já o MAC, também depende do seu estilo. Um MAC mais armador (CJA) teoricamente casaria mais com um centroavante mais agudo, enquanto que um MAC mais ofensivo (AS) teoricamente casaria com um centroavante recuado. No meu caso, usava um CJA com um atacante mais completo, voltando, mas se apresentando de forma aguda também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, joguei mais umas partidas hoje. Tentei aplicar o que vocês falaram aqui, em especial a sugestão do @Thiago Anjo sobre ritmo de jogo e movimentação. Mas também algumas outras coisas que falaram aqui, como a parceria Meia Central (defender) e Meia AaA. E no ataque Raumdeuter - CJA (ap) - Segundo Atacante (ap) e um Atacante Completo na frente.

O resultado foi isso aqui:

a04.thumb.png.062ed0665261b3d7a155ad3b972b00c8.png

Agradeço a quem tentou ajudar, de verdade. Mas estou desistindo. Acho que essa é a pior sequência que tive em todo o save. Tô em 10º(!!!) lugar no italiano, ameaçando eliminação na fase de grupos da UCL pro Schalke. Além dos maus resultados, tive jogador de defesa expulso em uns quatro ou cinco desses jogos, porque a defesa toda hora ficava em má posição.

Definitivamente não sei fazer o time jogar nesse esquema. Não dá. Desisto.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, @Danut, o que você viu de erro nesses jogos? Seria bom você pegar a sugestão que lançaram aqui e ir moldando a equipe durante os jogos, vendo no modo completo e tal. Se você tem certeza que o 4-2-3-1 não serve, não hesite em trocar de formação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Yan Perisse disse:

Mas, @Danut, o que você viu de erro nesses jogos? Seria bom você pegar a sugestão que lançaram aqui e ir moldando a equipe durante os jogos, vendo no modo completo e tal. Se você tem certeza que o 4-2-3-1 não serve, não hesite em trocar de formação.

Defensivamente, a equipe ficou muito fraca. Se a bola passa pela minha primeira linha (atacante mais meias ofensivos) fica uma avenida imensa. Os meias centrais e zagueiros não se aproximam, não importa o quanto eu suba a linha defensiva. Aí alguém pega a bola nas costas dos meias e lança pro atacante, que ganha na velocidade dos zagueiros (ou dribla eles).

Ofensivamente, o atacante é nulo. Meu AC só toca na bola pra dar impedimento pro adversário. Os jogadores de lado pegam a bola, mas não conseguem fazer nada com ela. Ninguém penetra na área se livrando da marcação, ninguém abre espaço em lugar algum. O CJA pega a bola, roda pra um lado, roda pro outro, e não acontece nada.

Eu acho que tenho todos os jogadores para um 4-2-3-1. Realmente não acho que o problema seja da equipe. Mas tá dando muito errado, não sei por que.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Danut disse:

Defensivamente, a equipe ficou muito fraca. Se a bola passa pela minha primeira linha (atacante mais meias ofensivos) fica uma avenida imensa. Os meias centrais e zagueiros não se aproximam, não importa o quanto eu suba a linha defensiva. Aí alguém pega a bola nas costas dos meias e lança pro atacante, que ganha na velocidade dos zagueiros (ou dribla eles).

Ofensivamente, o atacante é nulo. Meu AC só toca na bola pra dar impedimento pro adversário. Os jogadores de lado pegam a bola, mas não conseguem fazer nada com ela. Ninguém penetra na área se livrando da marcação, ninguém abre espaço em lugar algum. O CJA pega a bola, roda pra um lado, roda pro outro, e não acontece nada.

Eu acho que tenho todos os jogadores para um 4-2-3-1. Realmente não acho que o problema seja da equipe. Mas tá dando muito errado, não sei por que.

Estranho. Aqui a linha defensiva nem atua no máximo e já cola na linha dos meias, ainda mais com o CJR ou a própria linha defensiva podendo se movimentar pra pegar bolas que sejam lançadas ali no entrelinhas. Acredito que seria interessante colocar um volante que ocupe esse espaço e liberar um meia pra infiltrar na área.

Já ofensivamente, quais são as funções dos pontas? O AC chega a dialogar com o meio ou é a tua aposta de profundidade? Se ele não funciona como profundidade, é hora de deixá-lo com outra função e deixar a função de profundidade com outro jogador (pontas e meias).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente
7 horas atrás, Lucas.Duarte disse:

Com um volante e dois meias centrais? Se for tamo junto nessa hahahaha

Mas isso não é um 4-3-2-1. Isso é um 4-3-3 ou 4-1-2-3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Estranho. Aqui a linha defensiva nem atua no máximo e já cola na linha dos meias, ainda mais com o CJR ou a própria linha defensiva podendo se movimentar pra pegar bolas que sejam lançadas ali no entrelinhas. Acredito que seria interessante colocar um volante que ocupe esse espaço e liberar um meia pra infiltrar na área.

Já ofensivamente, quais são as funções dos pontas? O AC chega a dialogar com o meio ou é a tua aposta de profundidade? Se ele não funciona como profundidade, é hora de deixá-lo com outra função e deixar a função de profundidade com outro jogador (pontas e meias).

O AC só fica impedido. Sério mesmo, é a único coisa que ele faz, receber bola em posição de impedimento. A ideia era que fosse um jogador de profundidade com alguma participação na construção ofensiva, mas acho que só vi ele participar da construção ofensiva em um dos jogos.

Os pontas eu testei algumas variações, mas principalmente Raumdeuter - Segundo Atacante (apoiar). A ideia era ter um que desse mais presença ofensiva também (o Raumdeuter) e outro que participasse do jogo ali na intermediaria/começo da área (SA). Não funcionou, o SA pega a bola e não leva perigo, o RD não toca nela quase (é quem mais faz gols na equipe, mas a participação é nula durante 95% do tempo, e nem todo jogo faz gol).

Eu tentei jogar umas partidas com Atacante Recuado ou Falso 9 e Segundo Atacante - atacar e, no meio, um Atacante Sombra, mas não foi melhor.

Chegue

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danut não tenho certeza, mas acho que foi no FM16 que não conseguia fazer o 4231 funcionar, eu tentei de várias formas, mas o time só rendia quando eu tinha alguém na frente dos zagueiros. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Danut disse:

O AC só fica impedido. Sério mesmo, é a único coisa que ele faz, receber bola em posição de impedimento. A ideia era que fosse um jogador de profundidade com alguma participação na construção ofensiva, mas acho que só vi ele participar da construção ofensiva em um dos jogos.

Os pontas eu testei algumas variações, mas principalmente Raumdeuter - Segundo Atacante (apoiar). A ideia era ter um que desse mais presença ofensiva também (o Raumdeuter) e outro que participasse do jogo ali na intermediaria/começo da área (SA). Não funcionou, o SA pega a bola e não leva perigo, o RD não toca nela quase (é quem mais faz gols na equipe, mas a participação é nula durante 95% do tempo, e nem todo jogo faz gol).

Eu tentei jogar umas partidas com Atacante Recuado ou Falso 9 e Segundo Atacante - atacar e, no meio, um Atacante Sombra, mas não foi melhor.

Chegue

Acredito que você vai ter que escolher entre um atacante que se posicione apenas de forma profunda (PL ou PLF) ou um que se posicione de maneira mais recuada (AR, JA, F9 ou até N10). Assim, teria que deixar os pontas e um dos meias ou MAC com o papel de infiltração e profundidade, que você falou que tentou.

Eu particularmente não curto o AS, por aqui não funciona. A única função de MAC que me dá uma infiltração ou outra é o MAC na tarefa de atacar. No entanto, nesse quesito de infiltração, a dupla que eu mais curti foi o MC com a tarefa de atacar e o B2B, mas teria que mudar o esquema pro 4-1-2-3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danut

Esse é o 4231 que uso, me inspirei um pouco no que o @SilveiraGOD. postou no inicio do save com o Liverpool nesse FM18. Adaptei alguns pontos que acho importante, todos os meus zagueiros treinam na função DBL, laterais automáticos, e mudo de acordo com o jogo. Deixo o time bem compacto, porém sem forçar a posse de bola (tenho um dos melhores indices na liga) só em forçar a saída controlada, o time vai de pé em pé. Gostei muito da função Mezzala nesse FM, dá muita opção pro passe. Nessa função, Can tem feito vários gols chegando ao ataque / seu companheiro Henderson é responsável por organizar o jogo de trás e permanecer no suporte defensivo. Mané dá amplitude e velocidade numa ponta, Salah vem afunilando sempre que possível e ajudando na posse de bola (a função do avançado interior é muito útil pra posse), Coutinho como MO conduzindo mais do que organizando, assim consigo quebrar as linhas de marcação tendo 3 bons jogadores com arranque. Firmino de F9, muita movimentação, assistências e gols por chegar na área sempre de frente pro gol. Perdi alguns jogos bobos, mas confesso que não tenho me dedicado a criar táticas e bolas paradas, mas a tentar misturar o que vejo em campo com o que acho ideal pro time.

OBS1: Tenho instruções individuais pra cada jogador.

OBS2: Nunca acerto postar com Spoiler!

Espero ter ajudado,

20171219000616_1.jpg

20171219000625_1.jpg

20171219000640_1.jpg

20171219000648_1.jpg

20171219001234_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Danut disse:

Bom, joguei mais umas partidas hoje. Tentei aplicar o que vocês falaram aqui, em especial a sugestão do @Thiago Anjo sobre ritmo de jogo e movimentação. Mas também algumas outras coisas que falaram aqui, como a parceria Meia Central (defender) e Meia AaA. E no ataque Raumdeuter - CJA (ap) - Segundo Atacante (ap) e um Atacante Completo na frente.

O resultado foi isso aqui:

a04.thumb.png.062ed0665261b3d7a155ad3b972b00c8.png

Agradeço a quem tentou ajudar, de verdade. Mas estou desistindo. Acho que essa é a pior sequência que tive em todo o save. Tô em 10º(!!!) lugar no italiano, ameaçando eliminação na fase de grupos da UCL pro Schalke. Além dos maus resultados, tive jogador de defesa expulso em uns quatro ou cinco desses jogos, porque a defesa toda hora ficava em má posição.

Definitivamente não sei fazer o time jogar nesse esquema. Não dá. Desisto.

 

Quando acontece isso, eu volto pro simples. Faz um esquema mais seguro, sem uma porrada de instruções e ai tu vai mexendo. Eu troquei de tática 4 vezes em 4 temporadas, todo início era complicado e olha que o time já se conhecia.

Se tu quer um 4-2-3-1, faz o básico: laterais apoiando, um meia defendendo e outro apoiando, dois pontas apoiando (ou um atacando e outro apoiando), um meia atacante apoiando (ou atacando se decidiu pelos dois pontas no apoio) e um atacante apoiando. Posse de bola, pressão e meia altura, passe curto e temporização média. A partir dai, tu vai mexendo no que precisar mexer, aos poucos.

Cara, tem temporada que a tática não funciona e dai na outra, usando A MESMA PORRA DA TÁTICA, o bagulho começa a fluir.

Tenta voltar pro básico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, bstrelow disse:

@Danut não tenho certeza, mas acho que foi no FM16 que não conseguia fazer o 4231 funcionar, eu tentei de várias formas, mas o time só rendia quando eu tinha alguém na frente dos zagueiros. 

 

É, eu também tive pouco sucesso nesse FM com tática sem volantes. E o pouco que consegui foi lá na quinta divisão inglesa, nas divisões mais altas não teve jeito de jogar sem volante. Achei que conseguiria isso agora, porque tenho uma equipe que tem qualidade para dominar os jogos e tal, mas na prática não tá dando mesmo. Já abandonei o 4-2-3-1, vou voltar para o 4-1-2-3 e ver se ainda consigo salvar algo (tô muito perto da demissão, então pode ser que nem dê tempo mais).

 

10 horas atrás, Yan Perisse disse:

Acredito que você vai ter que escolher entre um atacante que se posicione apenas de forma profunda (PL ou PLF) ou um que se posicione de maneira mais recuada (AR, JA, F9 ou até N10). Assim, teria que deixar os pontas e um dos meias ou MAC com o papel de infiltração e profundidade, que você falou que tentou.

Eu particularmente não curto o AS, por aqui não funciona. A única função de MAC que me dá uma infiltração ou outra é o MAC na tarefa de atacar. No entanto, nesse quesito de infiltração, a dupla que eu mais curti foi o MC com a tarefa de atacar e o B2B, mas teria que mudar o esquema pro 4-1-2-3.

Eu vinha jogando no 4-1-2-3 antes, acabei trocando por sentir falta de alguém na posição de MAC e sentir que havia pouca infiltração na área. Não gosto do B2B, parece que ele nunca funciona comigo, tá sempre posicionado fora da jogada. Mas talvez tente novamente, pois em tese ele faria aquilo que eu quero.

Nesse caso, quem tu colocaria como construtor de jogo? O volante? Que função tu daria a ele?

 

8 horas atrás, hiroshitk disse:

@Danut

Esse é o 4231 que uso, me inspirei um pouco no que o @SilveiraGOD. postou no inicio do save com o Liverpool nesse FM18. Adaptei alguns pontos que acho importante, todos os meus zagueiros treinam na função DBL, laterais automáticos, e mudo de acordo com o jogo. Deixo o time bem compacto, porém sem forçar a posse de bola (tenho um dos melhores indices na liga) só em forçar a saída controlada, o time vai de pé em pé. Gostei muito da função Mezzala nesse FM, dá muita opção pro passe. Nessa função, Can tem feito vários gols chegando ao ataque / seu companheiro Henderson é responsável por organizar o jogo de trás e permanecer no suporte defensivo. Mané dá amplitude e velocidade numa ponta, Salah vem afunilando sempre que possível e ajudando na posse de bola (a função do avançado interior é muito útil pra posse), Coutinho como MO conduzindo mais do que organizando, assim consigo quebrar as linhas de marcação tendo 3 bons jogadores com arranque. Firmino de F9, muita movimentação, assistências e gols por chegar na área sempre de frente pro gol. Perdi alguns jogos bobos, mas confesso que não tenho me dedicado a criar táticas e bolas paradas, mas a tentar misturar o que vejo em campo com o que acho ideal pro time.

OBS1: Tenho instruções individuais pra cada jogador.

OBS2: Nunca acerto postar com Spoiler!

Espero ter ajudado,

Cara, tua tática é bem parecida com uma das minhas tentativas - com a diferença que eu utilizei passes curtos, em vez de longos, e subi mais a linha de defesa. Mas distribuição de papéis e tal (sem o Mezzala, porque estou no FM16 ainda nesse save) era quase igual. E não funcionou para mim :( Talvez seja diferença de versão do FM mesmo, talvez alguma outra coisa que eu implementei errado (tipo as instruções individuais). Não sei. De qualquer modo, já desisti do esquema, vou ver se consigo jogar de outra forma.

 

7 horas atrás, SilveiraGOD. disse:

Quando acontece isso, eu volto pro simples. Faz um esquema mais seguro, sem uma porrada de instruções e ai tu vai mexendo. Eu troquei de tática 4 vezes em 4 temporadas, todo início era complicado e olha que o time já se conhecia.

Se tu quer um 4-2-3-1, faz o básico: laterais apoiando, um meia defendendo e outro apoiando, dois pontas apoiando (ou um atacando e outro apoiando), um meia atacante apoiando (ou atacando se decidiu pelos dois pontas no apoio) e um atacante apoiando. Posse de bola, pressão e meia altura, passe curto e temporização média. A partir dai, tu vai mexendo no que precisar mexer, aos poucos.

Cara, tem temporada que a tática não funciona e dai na outra, usando A MESMA PORRA DA TÁTICA, o bagulho começa a fluir.

Tenta voltar pro básico.

O 4-2-3-1 básico eu já tentei, deu tão errado quanto o cheio de instruções. Mas vou ver se tenho mais sucesso voltando para o básico no 4-1-2-3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Danut disse:

Defensivamente, a equipe ficou muito fraca. Se a bola passa pela minha primeira linha (atacante mais meias ofensivos) fica uma avenida imensa. Os meias centrais e zagueiros não se aproximam, não importa o quanto eu suba a linha defensiva. Aí alguém pega a bola nas costas dos meias e lança pro atacante, que ganha na velocidade dos zagueiros (ou dribla eles).

Ofensivamente, o atacante é nulo. Meu AC só toca na bola pra dar impedimento pro adversário. Os jogadores de lado pegam a bola, mas não conseguem fazer nada com ela. Ninguém penetra na área se livrando da marcação, ninguém abre espaço em lugar algum. O CJA pega a bola, roda pra um lado, roda pro outro, e não acontece nada.

Eu acho que tenho todos os jogadores para um 4-2-3-1. Realmente não acho que o problema seja da equipe. Mas tá dando muito errado, não sei por que.

Mostra como ficou tática+instruções no seu teste final

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiras partidas tentando implantar uma forma neutra de jogar, esperando o erro do adversário e partindo com tudo pra cima. Não deu mt certo, e eu ja estava agoniado por não tomar iniciativa, decidi pôr uma abordagem mais corajosa e vem dando certo , 2 vitorias na liga e 1 na copa

VXnV9cx.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Mostra como ficou tática+instruções no seu teste final

Já deletei a tática :/ Desisti mesmo disso, e não costumo usar o salvamento de táticas, aí no que fui mudar já passei por cima dessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

Já deletei a tática :/ Desisti mesmo disso, e não costumo usar o salvamento de táticas, aí no que fui mudar já passei por cima dessa.

Você usava pontas? Você viu ai que ninguém tá usando pontas ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

Você usava pontas? Você viu ai que ninguém tá usando pontas ? 

Os extremos complicam demais quem quer priorizar um jogo de posse de bola

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Leonardo Castello disse:

Os extremos complicam demais quem quer priorizar um jogo de posse de bola

Exatamente! Não digo que é uma função ruim, mas não rola bem com o jogo de controle

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Danut disse:

Eu vinha jogando no 4-1-2-3 antes, acabei trocando por sentir falta de alguém na posição de MAC e sentir que havia pouca infiltração na área. Não gosto do B2B, parece que ele nunca funciona comigo, tá sempre posicionado fora da jogada. Mas talvez tente novamente, pois em tese ele faria aquilo que eu quero.

Nesse caso, quem tu colocaria como construtor de jogo? O volante? Que função tu daria a ele?

Se não quiser usar o B2B, pode colocar o meia-central com a tarefa de atacar. Ele infiltra também e acho que até mais que o B2B.

Sobre o construtor de jogo, eu coloco o volante com a função de CJR com a tarefa de defender. Ele arma a saída de bola entregando aos pontas/laterais ou distribui pros meias (uso um B2B e um meia-central com a tarefa de atacar), que levam a bola até o terceiro terço do campo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Você usava pontas? Você viu ai que ninguém tá usando pontas ? 

Não. Usei pontas por poucos jogos ali antes, porque foi como ponta que o Coman conseguiu suas melhores notas. Mas abandonei antes desse período de jogos que postei, tava usando Raumdeuter e Segundo Atacante.

Se não me engano, a tática era mais ou menos assim:

20171219193932_1.thumb.jpg.3290557cbd831d4a3653902c4410bd96.jpg

20171219193915_1.thumb.jpg.6e9d780bf608680aa440056a9b897a5c.jpg

 

15 minutos atrás, Yan Perisse disse:

Se não quiser usar o B2B, pode colocar o meia-central com a tarefa de atacar. Ele infiltra também e acho que até mais que o B2B.

Sobre o construtor de jogo, eu coloco o volante com a função de CJR com a tarefa de defender. Ele arma a saída de bola entregando aos pontas/laterais ou distribui pros meias (uso um B2B e um meia-central com a tarefa de atacar), que levam a bola até o terceiro terço do campo.

Não entendi a primeira linha. Tu sugere dois meias com tarefa atacar, daí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

46 minutos atrás, Danut disse:

Não entendi a primeira linha. Tu sugere dois meias com tarefa atacar, daí?

Você tinha dito que não gostava do B2B por ele não funcionar contigo. Ofereci o meia-central com a tarefa de atacar que pode infiltrar da mesma forma. Na segunda linha coloquei a minha recomendação de construtor de jogo e o meu exemplo de uso dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...