Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

5 horas atrás, diegodfa disse:

É difícil mesmo jogar com defesa alta e nao sofrer com bolas longas no FM, quem são seus zagueiros? Acredito que sejam bons mas são velozes?
Sobre suas instruções taticas eu diminuiria um degrau, na linha de defesa e na largura e aumentaria um degrau no Ritmo e nas características de passe.
Eu desmarcaria as opções de liberdade criativa e de liberdade de movimentos e tentaria deixar essas opção setadas em alguns jogadores individualmente, e testaria a formação da equipe como fluida, acredito que mesmo com essas mudanças ainda estaria se espelhando no esquema do Guardiola.

Sobre a sua tática, tem muito jogador com a função de apoio e poucos (nenhum) para atacar, colocaria os extremos para atacar o F9 ou Atacante Recuado também como atacar e um dos MCs também, enfim iria testando, mas tem que ter mais gente atacando.

Eu acho que querer se inspirar no Guardiola e ir ao extremo das funções do jogo pode não funcionar em alguns aspectos mesmo tendo os jogadores adequados.

Imaginava que teria que colocar mais gente para atacar. Imagino que eu deva setar essas instruções individuais para um dos MCs né, mas é questão de insistir na tática e ir mudando aos poucos para ver se dá certo. Obrigado.

 

5 horas atrás, Yan Perisse disse:

Focarei apenas nesse problema defensivo, certo? Estou pressupondo que esteja tudo bem na questão ofensiva.

Enfim, acredito que dois pontos podem influenciar nas bolas nas costas da linha defensiva: a pequena familiarização com a tática e os atributos dos seus zagueiros. O primeiro não tem muito mistério, é treino de táticas de jogo até ficar alto. Já o segundo, precisa checar se os seus zagueiros possuem bons atributos de Velocidade, Aceleração, Antecipação e Posicionamento, algo próximo desses atributos. Colocaria também Impulsão nesse grupo.

O problema que pode estar acontecendo é que eu estou renovando o elenco (2023 né haha), capaz que meus zagueiros mais jovens ainda não estão no nível adequado para assumir outra função. Outra duvida que eu tenho é em relação ao MD com função de Pivo Defensivo, eu gostei bastante dele recuar para fazer uma linha de 3 zagueiros e assim liberar os alas, mas para que ele desempenhe essa função eu devo procurar um jogador semelhante a um zagueiro com bola ou a um MD que constroi o jogo mesmo? Atualmente os jogadores que eu testei nessa função foram o Keita e o Wendel (ex-Fluminense), que são jogadores que inclusive podem fazer papéis mais avançados como MC. Com relação aos Alas,eu pensei em testar um dos dois com a função defensiva para tornar meu time menos vulnerável nas laterais. Valeu pelas dicas!

5 horas atrás, EvandroHL disse:

Minha tática é bem parecida com a sua, jogo com o Bayern.

As bolas enfiadas nas costas dos meus zagueiros só consegui resolver colocando a instrução da zaga "Ligeiramente mais profunda", mesmo assim não senti muita diferença na pressão da saída de bola do adversário. O F9 alterei para Atacante Completo, percebi que meu centroavante ficou bem mais participativo do jogo do que na função anterior.

Como o amigo ali em cima já falou, também recomendaria aumentar um nível no ritmo deixando no "baixo" e deixaria os passes no "misto".

Vou rever essa questão do F9, eu achava essa função interessante para que ele trouxesse os dois pontas atacando na área. Talvez seja interessante melhorar a participação dos MCs no ataque para aumentar o número de jogadores próximos a área no momento ofensivo. Com relação ao ritmo de jogo e dos passes, eu acredito que seja isso que vocês disseram mesmo, os passes curtos realmente podem estar limitando alguns ataques meus a simples trocas de passes entorno da área adversária. Obrigado!

5 horas atrás, fcpessoa07 disse:

...

Nunca testei essa função Mezzala nesse FM, talvez por um certo receio de não entender como ela funciona na prática. Vou testar para ver como é seu funcionamento e se é adequada nesse tipo de tática. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, fcpessoa07 disse:

[...] no entretando vemos dois meias (d. silva e d. bruyne) jogando como MEZZALAS, pegam a bola e levam para os lados do campo, proximos aos pontas.

Vendo os jogos do city vc vê em todos os jogos pontos em comum, time com defesa alta, volante que sobe [...]

Não vejo muitos jogos do City, mas por algumas análises que já li, o De Bruyne aparentemente sobe menos que o Silva, algo como um B2B, deixando o Silva como Mezzala. E quanto ao volante, o Fernandinho parece subir pouquíssimo, auxiliando a defesa na saída de bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, davidreisc disse:

O problema que pode estar acontecendo é que eu estou renovando o elenco (2023 né haha), capaz que meus zagueiros mais jovens ainda não estão no nível adequado para assumir outra função. Outra duvida que eu tenho é em relação ao MD com função de Pivo Defensivo, eu gostei bastante dele recuar para fazer uma linha de 3 zagueiros e assim liberar os alas, mas para que ele desempenhe essa função eu devo procurar um jogador semelhante a um zagueiro com bola ou a um MD que constroi o jogo mesmo? Atualmente os jogadores que eu testei nessa função foram o Keita e o Wendel (ex-Fluminense), que são jogadores que inclusive podem fazer papéis mais avançados como MC. Com relação aos Alas,eu pensei em testar um dos dois com a função defensiva para tornar meu time menos vulnerável nas laterais. Valeu pelas dicas!

Aliás, esqueci de contar uma experiência que tive com linha defensiva alta. Já cheguei a usar a opção mais avançada possível, mas recuei apenas uma opção (ligeiramente mais alta) e funcionou bem. Lógico, a experiência foi com a Portuguesa, que não é lá tanto parâmetro para o Liverpool, mas fica a dica.

Bom, sobre o pivô defensivo, vai depender da sua intenção com a função. A função, apesar de parecer bastante defensiva, pode ter a instrução individual de arriscar mais passes, algo que o torna mais armador, mas sem esquecer de suas tarefas defensivas. Se você quiser esse tipo de perfil, seria interessante um jogador com excelente Passe, Visão de Jogo, Técnica e alguns outros menos importantes. Se você quiser um volante mais defensivo, algo como o Casemiro, seria interessante um jogador com excelente Desarme, Marcação e Posicionamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/01/2018 at 10:57, Danut disse:

Eu costumo deixar o que o adjunto fala mesmo. Nunca aprendi como usar essa do levar para o pé mais fraco, então confio no meu adjunto e azar. A única que eu nunca, jamais, sob hipótese alguma deixo o adjunto mandar é a de pressionar mais certo jogador. Nas minhas táticas, isso sempre resulta em porcaria. O jogador sai para pressionar o cara que foi marcado pra pressionar sempre, e abre um buraco enorme no lugar onde ele tava antes. Sempre. Então eu nunca uso essa instrução de pressão, em jogador nenhum. Eu clico para fazer as alterações do adjunto, e aí mudo as instruções de pressão de volta para o normal.

Acho que depende muito da ideia de jogo né. No meu caso, eu utilizei a função "Pressionar Sempre" tem todos os jogadores do adversário, inclusive o goleiro, assim eu acredito que dificulto bastante a saída de bola do adversário e recupero a bola com o time dele menos organizado. Já consegui alguns gols dessa maneira: forçando o adversário ao erro. Claro que existem times que não fazem uma saída de bola dominada, mas de uma maneira geral, eu gostei de aplicar essa ideia. Vou tentar fazer um vídeo depois mostrando como funcionou no meu save.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, davidreisc disse:

Acho que depende muito da ideia de jogo né. No meu caso, eu utilizei a função "Pressionar Sempre" tem todos os jogadores do adversário, inclusive o goleiro, assim eu acredito que dificulto bastante a saída de bola do adversário e recupero a bola com o time dele menos organizado. Já consegui alguns gols dessa maneira: forçando o adversário ao erro. Claro que existem times que não fazem uma saída de bola dominada, mas de uma maneira geral, eu gostei de aplicar essa ideia. Vou tentar fazer um vídeo depois mostrando como funcionou no meu save.

Sim, claro. Não é que a instrução em si é ruim, mas é que vejo ela como aquela que mais pode alterar minha tática. Se tu usa sempre em todos, por exemplo, e deixasse isso na mão do adjunto uma vez (que ia colocar só em alguns), ia complicar tua tática também, né? Não quis dizer que não dá pra usar ela, e sim que deixar ela com o adjunto é complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25 de janeiro de 2018 at 10:04, Henrique M. disse:

Eu não acho que seja desculpa esfarrapada, pois pelo que eles dizem, aparentemente, essas coisas já estão representadas na ME. É realmente uma questão de visão e opinião deles, o que é muito pior. Seria muito mais aceitável se fosse uma questão técnica.

Eu tava vendo vcs falando disso, e o que eu tenho a dizer sendo um frequente usuário do fórum original da SI é que os jogadores e os administradores tão cagando pra isso.

Eu dei uma sugestão de um novo sistema tático em um tópico que eu criei e eles simplesmente ignoraram e mudaram de assunto.

O que eles querem é que os gurus de tática de lá apareçam com táticas é que o sistema deles funcionem,não ligam muito pra melhorias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Masnito disse:

Eu tava vendo vcs falando disso, e o que eu tenho a dizer sendo um frequente usuário do fórum original da SI é que os jogadores e os administradores tão cagando pra isso.

Eu dei uma sugestão de um novo sistema tático em um tópico que eu criei e eles simplesmente ignoraram e mudaram de assunto.

O que eles querem é que os gurus de tática de lá apareçam com táticas é que o sistema deles funcionem,não ligam muito pra melhorias.

qual teu link da tua ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

S.I. precisa urgentemente arrumar os números absurdos de chutes de fora da área mesmo com a opção REMATAR MENOS e fazer jogadores das pontas correrem mais em direção ao guarda redes... os pontas quando recebem sozinhos, vão quase sempre em direção a linha de fundo, não fazem o famoso FACÃO... 

E dar a imprevisibilidade nos chutes, chutes com efeitos, cavadinhas, chutes por cobertura, acontecem poucas bolas na trave...

Ainda falta muito para deixar o motor do jogo parecido com a vida real

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É só minha opinião, mas mesmo assim vou dar a ideia de vcs verem uns videos desse canal aqui (BusttheNet), tem muitos guias uteis de várias coisas, como dicas pra certas táticas (4231,442 e etc) ou como usar cada tipo de role pra posições, cês vão ter q procurar, mas não é nada d+.
 

Não sei como vcs conseguem ver que as táticas do Guardiola na vida real se encaixariam na mentalidade "Fluida" ou "Muito Fluida" no FM, pra mim as táticas que ele sempre usou soam completamente na mentalidade "Estruturada" em relação ao FM. Mas vai saber, as vezes acho que não entendo muito dessas coisas.

No mais, to terminando minha primeira temporada no fm1. Usei praticamente 1 tática só até agora, apesar de ter 3 treinadas, mas me sai mto bem sendo campeão da Bundesliga2 e fazendo um jogão com o Bayern nas quartas da copa da alemanha, depois posto as fotos e a tática, os videos desse canal que indiquei ai me ajudaram mto a entender melhor algumas coisas que sempre tive dificuldade.

Editado por Elai
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Elai disse:

É só minha opinião, mas mesmo assim vou dar a ideia de vcs verem uns videos desse canal aqui (BusttheNet), tem muitos guias uteis de várias coisas, como dicas pra certas táticas (4231,442 e etc) ou como usar cada tipo de role pra posições, cês vão ter q procurar, mas não é nada d+.
 

Não sei como vcs conseguem ver que as táticas do Guardiola na vida real se encaixariam na mentalidade "Fluida" ou "Muito Fluida" no FM, pra mim as táticas que ele sempre usou soam completamente na mentalidade "Estruturada" em relação ao FM. Mas vai saber, as vezes acho que não entendo muito dessas coisas.

No mais, to terminando minha primeira temporada no fm1. Usei praticamente 1 tática só até agora, apesar de ter 3 treinadas, mas me sai mto bem sendo campeão da Bundesliga2 e fazendo um jogão com o Bayern nas quartas da copa da alemanha, depois posto as fotos e a tática, os videos desse canal que indiquei ai me ajudaram mto a entender melhor algumas coisas que sempre tive dificuldade.

Talvez pq a estruturada diminui o "risco coletivo" do time em relação a passes e movimentação. Mas o Fluido faz com que o time atue em bloco tanto atacando quanto defendendo, principalmente defendendo noto jogadores cobrindo posição de companheiro sendo que nem é a dele ali, só pra nao deixar buracos. 

Eu ja conhecia esse canal, é bem interessante 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, senna889091 disse:

Talvez pq a estruturada diminui o "risco coletivo" do time em relação a passes e movimentação. Mas o Fluido faz com que o time atue em bloco tanto atacando quanto defendendo, principalmente defendendo noto jogadores cobrindo posição de companheiro sendo que nem é a dele ali, só pra nao deixar buracos. 

Eu ja conhecia esse canal, é bem interessante 

Falei sobre isso mais pq recentemente eu vi uma entrevista com Henry, acho que é até antiga, dele comentando sobre como era jogar pelo Guardiola. Do jeito que ele explicou como funciona taticamente os comandos do Pep, veio a minha cabeça que a tática dele tem muito a ver com a mentalidade "estruturada" do jogo em si, pelo menos até atingir o ultimo terço do campo. Tanto é que tem uma hora da entrevista que ele fala que saiu da posição dele antes da "hora" e acabou marcando um gol e mesmo assim acabou tomando bronca e sendo substituido no intervalo. Dai so comentei isso, pq a galera confunde d+ essa parte de mentalidade no FM, pra mim qualquer dos times que o Pep. passou, ele sempre aplicou esse esquema (que pra mim remete mais a mentalidade tática estruturada)pra chegar no ultimo terço do campo. Pra dai sim, cada jogador agir com liberdade, mas até chegar lá cada um ocupa sua posição e tem suas funções em relação a mesma, mas essa é apenas a forma que eu vejo isso.

Editado por Elai
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Elai disse:

Falei sobre isso mais pq recentemente eu vi uma entrevista com Henry, acho que é até antiga, dele comentando sobre como era jogar pelo Guardiola. Do jeito que ele explicou como funciona taticamente os comandos do Pep, veio a minha cabeça que a tática dele tem muito a ver com a mentalidade "estruturada" do jogo em si, pelo menos até atingir o ultimo terço do campo. Tanto é que tem uma hora da entrevista que ele fala que saiu da posição dele antes da "hora" e acabou marcando um gol e mesmo assim acabou tomando bronca e sendo substituido no intervalo. Dai so comentei isso, pq a galera confunde d+ essa parte de mentalidade no FM, pra mim qualquer dos times que o Pep. passou, ele sempre aplicou esse esquema (que pra mim remete mais a mentalidade tática estruturada)pra chegar no ultimo terço do campo. Pra dai sim, cada jogador agir com liberdade, mas até chegar lá cada um ocupa sua posição e tem suas funções em relação a mesma, mas essa é apenas a forma que eu vejo isso.

eu acho que é impossivel de fazer ela no FM por causa dessas transições, defesa e construção estruturadas, e ataque flexivel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vou postar a tática e a temporada que tive. Mesmo sendo só 1 temporada, usei praticamente 1 tática só durante a temporada, sem precisar trocar a tática em si, salva uma exceção que até me arrependo que foi um jogo contra o Bayern hahaha. A tática é bem simples na verdade e as instruções eram mais dadas de acordo com a função de jogador do que pela tática. Claramente fui fazendo trocas de funções e instruções durante as partidas, mas só isso.

Treinei 3 táticas, mas dados os testes em amistosos, acabei usando só 1. Que foi a única que funcionou direito com o elenco que eu tinha, pra próxima temporada como subi pra Bundesliga, devo mudar as outras 2, deixando pelo menos 1 delas bem defensiva, já que provavelmente serei o pior time devo sofrer bastante. Enfim, segue as screens.

Táticas Calendário Competições Quartas/Copa da Alemanha

PS: ¹Jogo contra o bayern foi o jogo mais bizarro e tenso que já joguei em qualquer FM. Até agora deu pra me divertir com esse FM :P

       ² Rafael Moura rulando na serie B alemã haha

 

Editado por Elai
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Elai disse:

É só minha opinião, mas mesmo assim vou dar a ideia de vcs verem uns videos desse canal aqui (BusttheNet), tem muitos guias uteis de várias coisas, como dicas pra certas táticas (4231,442 e etc) ou como usar cada tipo de role pra posições, cês vão ter q procurar, mas não é nada d+.
 

Não sei como vcs conseguem ver que as táticas do Guardiola na vida real se encaixariam na mentalidade "Fluida" ou "Muito Fluida" no FM, pra mim as táticas que ele sempre usou soam completamente na mentalidade "Estruturada" em relação ao FM. Mas vai saber, as vezes acho que não entendo muito dessas coisas.

No mais, to terminando minha primeira temporada no fm1. Usei praticamente 1 tática só até agora, apesar de ter 3 treinadas, mas me sai mto bem sendo campeão da Bundesliga2 e fazendo um jogão com o Bayern nas quartas da copa da alemanha, depois posto as fotos e a tática, os videos desse canal que indiquei ai me ajudaram mto a entender melhor algumas coisas que sempre tive dificuldade.

Depende muito do estilo de jogo, Muito Fluída é mais o estilo do guardiola no barcelona, onde o ataque cobria as posições deixadas, principalmente no ataque quando o falso 9 saia da área e os pontas cobriam os espaços...

Eu sou adepto a mentalidade estruturada, principalmente no estilo de jogo inglês, a equipe se divide em blocos e fica mais preparada para contra ataques.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terminei minha primeira temporada (2017) com o SP no FM 18 e não tinha carregado nenhum Update, fui com o plantel que vem padrão no jogo e não fiz nenhuma contratação, perdi a final do paulista Corinthians, perdi a sulamericana nas quartas Cruzeiro, perdi a copa brasil na quarta eliminatória para Vitoria (32-avos de final) e fiquei em 11 no BR tomei goleadas e placares duros de 6x2, 4x2, 3x0 de Gremio, Vitoria, Bahia e Coritiba, nunca tinha tido uma primeira temporada tão ruim em um FM jogando com SP.

Não conseguia ter posse, os adversários do campeonato Brasileiro criavam muitas chances de gol, eu sofria pra criar chances e concretizar, minha tatica tinha extremos que parecem pouco produtivos nesse FM, não jogava com linha alta, alternava mentalidades normal e controlar e por vezes contra atacar, liberdade criativa sempre flexivel e largura equilibrada.

O que notei de diferente nesse FM é que os laterais adversários fazem estragos, eles apoiam muito e dão muita opção e eu dificilmente libero os laterais, sempre deixo em automático, como a direção do SP nao me mandou embora, na temporada seguinte que estou iniciando alem de contratações, eu tentei mudar o estilo da formação, reforcei a Zaga com Marlon que me parece um bom zagueiro com muita velocidade, reforcei o meio com jogadores capazes de fazer papeis de Extremos mas também jogarem por dentro.

Montei um 4-2-3-1 sem extremos, controlar, fluido, defesa ligeiramente mais alta, largura razoavelmente estreita, ser mais expressivo, e ter mais liberdade de movimentos, e coloquei os laterais para atacar, o inicio de temporada tem sido melhor do que a anterior tenho tido mais posse mais chances de gol, o meu grande teste seria contra o Palmeiras acabei perdendo mas joguei melhor e tive mais chances relativei a derrota como azar, até porque na temporada anterior venci o Palmeiras varias vezes mas no geral o time era um desastre.

Enfim, estou achando que está valendo a pena nesse FM em jogos em que é igual ou superior ao adversário deixar a defesa mais alta, liberar os laterias pra subir, e não usar extremos, parece que uma formação mais compacta pelo meio com os laterias atacando e dando amplitude funcione melhor que extremos, os jogadores que atuam pelo meio e jogam avançados consegue fazer melhor o facão e se infiltrar na zaga do que os extremos, não acredito que essas melhoras que notei seja apenas pelas contratações...

Agora o desafio é montar uma tática mais cautelosa e que seja eficaz no contra golpe, pra jogos em que o adversário seja superior e esteja melhor, eu tenho dificuldade em montar essas táticas, porque acabo chamando demais o adversário pro meu campo e as conexões dos meus passes são terríveis, parece que os caras sempre rifam a bola, ou aceleram demais e erram.

Editado por diegodfa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, diegodfa disse:

Terminei minha primeira temporada (2017) com o SP no FM 18 e não tinha carregado nenhum Update, fui com o plantel que vem padrão no jogo e não fiz nenhuma contratação, perdi a final do paulista Corinthians, perdi a sulamericana nas quartas Cruzeiro, perdi a copa brasil na quarta eliminatória para Vitoria (32-avos de final) e fiquei em 11 no BR tomei goleadas e placares duros de 6x2, 4x2, 3x0 de Gremio, Vitoria, Bahia e Coritiba, nunca tinha tido uma primeira temporada tão ruim em um FM jogando com SP.

Não conseguia ter posse, os adversários do campeonato Brasileiro criavam muitas chances de gol, eu sofria pra criar chances e concretizar, minha tatica tinha extremos que parecem pouco produtivos nesse FM, não jogava com linha alta, alternava mentalidades normal e controlar e por vezes contra atacar, liberdade criativa sempre flexivel e largura equilibrada.

O que notei de diferente nesse FM é que os laterais adversários fazem estragos, eles apoiam muito e dão muita opção e eu dificilmente libero os laterais, sempre deixo em automático, como a direção do SP nao me mandou embora, na temporada seguinte que estou iniciando alem de contratações, eu tentei mudar o estilo da formação, reforcei a Zaga com Marlon que me parece um bom zagueiro com muita velocidade, reforcei o meio com jogadores capazes de fazer papeis de Extremos mas também jogarem por dentro.

Montei um 4-2-3-1 sem extremos, controlar, fluido, defesa ligeiramente mais alta, largura razoavelmente estreita, ser mais expressivo, e ter mais liberdade de movimentos, e coloquei os laterais para atacar, o inicio de temporada tem sido melhor do que a anterior tenho tido mais posse mais chances de gol, o meu grande teste seria contra o Palmeiras acabei perdendo mas joguei melhor e tive mais chances relativei a derrota como azar, até porque na temporada anterior venci o Palmeiras varias vezes mas no geral o time era um desastre.

Enfim, estou achando que está valendo a pena nesse FM em jogos em que é igual ou superior ao adversário deixar a defesa mais alta, liberar os laterias pra subir, e não usar extremos, parece que uma formação mais compacta pelo meio com os laterias atacando e dando amplitude funcione melhor que extremos, os jogadores que atuam pelo meio e jogam avançados consegue fazer melhor o facão e se infiltrar na zaga do que os extremos, não acredito que essas melhoras que notei seja apenas pelas contratações...

Agora o desafio é montar uma tática mais cautelosa e que seja eficaz no contra golpe, pra jogos em que o adversário seja superior e esteja melhor, eu tenho dificuldade em montar essas táticas, porque acabo chamando demais o adversário pro meu campo e as conexões dos meus passes são terríveis, parece que os caras sempre rifam a bola, ou aceleram demais e erram.

Digamos que o São Paulo jogou como o o São Paulo da vida real rsrs..

Eu estou penando para montar um tatica defensiva, comecei uma carreira sem clube e fui contratado pelo bognor regis town, time horrivel demais, porém cotado para ficar no meio da tabela, Time tem uns 4 jogadores com capacidade para jogar a liga porém os outros são abaixo da média... estou montando uma tática defensiva e por enquanto estou ajeitando alguns aspectos..

Para uma tática mais cautelosa tem que ter coerência nas posições e nas instruções, não da para jogar no contra ataque com mentalidade muito fluída, pois seu time jogará sempre atrás e os atacantes voltam para marcar, quando for na hora do contra ataque seu time não terá ninguem no ataque.. mais liberdade e posse de bola não combinam.. enfim, tem que imaginar primeiro a forma e depois tentar demonstrar..

Algumas dicas que estou gostando que posso dar é que 4 no meio campo funciona bem e 1 meia central com a função atacar tb (esse será o meia que chegará de surpresa na área e ajudará na velocidade dos contra ataques)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Felipe Pessoa disse:

Digamos que o São Paulo jogou como o o São Paulo da vida real rsrs..

Eu estou penando para montar um tatica defensiva, comecei uma carreira sem clube e fui contratado pelo bognor regis town, time horrivel demais, porém cotado para ficar no meio da tabela, Time tem uns 4 jogadores com capacidade para jogar a liga porém os outros são abaixo da média... estou montando uma tática defensiva e por enquanto estou ajeitando alguns aspectos..

Para uma tática mais cautelosa tem que ter coerência nas posições e nas instruções, não da para jogar no contra ataque com mentalidade muito fluída, pois seu time jogará sempre atrás e os atacantes voltam para marcar, quando for na hora do contra ataque seu time não terá ninguem no ataque.. mais liberdade e posse de bola não combinam.. enfim, tem que imaginar primeiro a forma e depois tentar demonstrar..

Algumas dicas que estou gostando que posso dar é que 4 no meio campo funciona bem e 1 meia central com a função atacar tb (esse será o meia que chegará de surpresa na área e ajudará na velocidade dos contra ataques)

Foi exatamente isso, mas não esperava algo tão próximo a realidade, a imprensa no jogo me colocou como meio de tabela e de fato terminou no meio, acho que ninguém que joga FM ta acostumado com isso, geralmente vc surpreende, belisca uma liberta, briga por um titulo, teve uns jogos tao ruim contra equipes iguais e ate inferiores, só não me demitiram pq no mês que deram ultimato eu consegui alguns resultados a duras penas rsrs.

Eu até tenho isso em mente, geralmente quando jogo no contra ataque tento deixar mais estruturado, com menos liberdade, mantendo posições, evitando o bote so que com isso o adversário vai amassando quando vc ve termina o primeiro tempo com 20 chutes dos caras ja ta um, dois a zero e minha estrategia ja tem que ser desfeita. Parece que o time nao rouba a bola e conecta os passes ou faz isso muito pouco, parece que eu tomo mais a bola quando os caras chutam pra fora ou erram o passe.

Sobre a tática é exatamente essa que estou pensando, mas noa decidi se vou com esse MAC que você falou ou se tiro e coloco um volante atras dos 2 MCs

Editado por diegodfa
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, diegodfa disse:

Foi exatamente isso, mas não esperava algo tão próximo a realidade, a imprensa no jogo me colocou como meio de tabela e de fato terminou no meio, acho que ninguém que joga FM ta acostumado com isso, geralmente vc surpreende, belisca uma liberta, briga por um titulo, teve uns jogos tao ruim contra equipes iguais e ate inferiores, só não me demitiram pq no mês que deram ultimato eu consegui alguns resultados a duras penas rsrs.

Eu até tenho isso em mente, geralmente quando jogo no contra ataque tento deixar mais estruturado, com menos liberdade, mantendo posições, evitando o bote so que com isso o adversário vai amassando quando vc ve termina o primeiro tempo com 20 chutes dos caras ja ta um, dois a zero e minha estrategia ja tem que ser desfeita. Parece que o time nao rouba a bola e conecta os passes ou faz isso muito pouco, parece que eu tomo mais a bola quando os caras chutam pra fora ou erram o passe.

Outra coisa que eu esqueci de mencionar é que nessa versão a mentalidade de jogo "contra ataque" ta muito bosta, eu me dei muito bem na mentalidade "defender".. sempre fazia os gols em contra ataque e sempre era aquilo do time da 12 chutes e não fazer nenhum e eu com 2 ou 3 arremates tinha um gol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Felipe Pessoa disse:

Outra coisa que eu esqueci de mencionar é que nessa versão a mentalidade de jogo "contra ataque" ta muito bosta, eu me dei muito bem na mentalidade "defender".. sempre fazia os gols em contra ataque e sempre era aquilo do time da 12 chutes e não fazer nenhum e eu com 2 ou 3 arremates tinha um gol

Bom saber, vou testar.. dificilmente coloco em defensivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos problemas do FM é essa mentalidade do time. Você só pode escolher como o tido TODO vai jogar, estruturado, fluido, flexível, etc. Isso acaba por prejudicar um jogador criativo, de  boas decisões quando você joga estruturado por exemplo, ou prejudica um jogador fraco nessas áreas quando joga mais fluido. Infelizmente o FM é muito limitado nessa e em outras áreas, não por falta de sugestão da comunidade, mas sim pela arrogância e falta de vontade dos desenvolvedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Elai disse:

É só minha opinião, mas mesmo assim vou dar a ideia de vcs verem uns videos desse canal aqui (BusttheNet), tem muitos guias uteis de várias coisas, como dicas pra certas táticas (4231,442 e etc) ou como usar cada tipo de role pra posições, cês vão ter q procurar, mas não é nada d+.
 

Não sei como vcs conseguem ver que as táticas do Guardiola na vida real se encaixariam na mentalidade "Fluida" ou "Muito Fluida" no FM, pra mim as táticas que ele sempre usou soam completamente na mentalidade "Estruturada" em relação ao FM. Mas vai saber, as vezes acho que não entendo muito dessas coisas.

No mais, to terminando minha primeira temporada no fm1. Usei praticamente 1 tática só até agora, apesar de ter 3 treinadas, mas me sai mto bem sendo campeão da Bundesliga2 e fazendo um jogão com o Bayern nas quartas da copa da alemanha, depois posto as fotos e a tática, os videos desse canal que indiquei ai me ajudaram mto a entender melhor algumas coisas que sempre tive dificuldade.

Esse canal aí é muito bom, os vídeos são bem esclarecedores, foda que não falo inglês aheuaheuah

Outro cara que manja muito é o Cleon do Tea and Busquets

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Twitch tem umas streams boas, The Reckonist é um puta cara que consegue jogar com qualquer time e montando a própria tática ele faz qualquer time minusculo jogar uma bola redonda, porém ele é melhor com táticas ofensivas e toma bastante gols

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, diegodfa disse:

Montei um 4-2-3-1 sem extremos, controlar, fluido, defesa ligeiramente mais alta, largura razoavelmente estreita, ser mais expressivo, e ter mais liberdade de movimentos, e coloquei os laterais para atacar, o inicio de temporada tem sido melhor do que a anterior tenho tido mais posse mais chances de gol, o meu grande teste seria contra o Palmeiras acabei perdendo mas joguei melhor e tive mais chances relativei a derrota como azar, até porque na temporada anterior venci o Palmeiras varias vezes mas no geral o time era um desastre.

Agora o desafio é montar uma tática mais cautelosa e que seja eficaz no contra golpe, pra jogos em que o adversário seja superior e esteja melhor, eu tenho dificuldade em montar essas táticas, porque acabo chamando demais o adversário pro meu campo e as conexões dos meus passes são terríveis, parece que os caras sempre rifam a bola, ou aceleram demais e erram.

Essa formação é bastante interessante em contra-ataques. Sofri muito contra uma equipe que usou essa formação pelos MACs aproveitarem uma superioridade numérica absurda com o CA. Já conhecendo como enfrentar a tática, posso recomendar que você use volante em vez de meias. Isso diminui absurdamente a distância dessa linha do meio pra linha defensiva. Mas lógico, se você conseguir fazer isso com meias, excelente. Talvez fique uma distância entre essa linha e os MACs, mas se o estilo é mais voltado ao contra-ataque, essa distância não é prejudicial. Qualquer coisa, pode avançar um dos volantes pra uma função que o faça participar mais perto dos MACs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...