Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

To com mt problema quanto a tática. Sempre da certo, mas apenas no inicio. Começa muito bem, vencendo todos times e tal, mas depois só derrota. Já fiz mil táticas diferentes, mil instruções diferentes... To achando muito difícil. Alias, to começando um save no barça agora pra ver se consigo algo nesse FM!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Joao Guilhermeqp disse:

To com mt problema quanto a tática. Sempre da certo, mas apenas no inicio. Começa muito bem, vencendo todos times e tal, mas depois só derrota. Já fiz mil táticas diferentes, mil instruções diferentes... To achando muito difícil. Alias, to começando um save no barça agora pra ver se consigo algo nesse FM!

A AI está mais inteligente, conseguem te decifrar em menos tempo. Minha dica é quando ver que um jogo tá saindo errado, observa ele em completo pra saber o que exatamente está dando errado e corrige, não existe tática invencível, uma hora os adversários aprendem a jogar contra você, e agora aprendem mais rápido ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Thiago Anjo disse:

A AI está mais inteligente, conseguem te decifrar em menos tempo. Minha dica é quando ver que um jogo tá saindo errado, observa ele em completo pra saber o que exatamente está dando errado e corrige, não existe tática invencível, uma hora os adversários aprendem a jogar contra você, e agora aprendem mais rápido ainda.

Pois é, em todos fm's eles "pegavam" a tática, só que é como você disse, demorava mais. 
Vou me atentar mais aos jogos. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, André Fernandes disse:

sim. acabei a 2ª época e ganhei os 2 campeonatos, mas não foi nada fácil comparado com o FM2017, que treinei também o PSG. no último save do FM17 foi no PSG e foi demolidor. ganhei a supertaça, taça da liga, taça de França e Champions. este ano a dificuldade tem sido nos jogos fora e nos últimos minutos. muitos empates e derrotas fora, muitos golos sofridos depois dos 90m numa equipa que tem Donnarumma; Dani Alves, Thiago Silva, Marquinhos, Chiellini, Yuri, Rabiot, Verratti, Di Maria, Alexis Sanchez, Dybala, Pastore, Cavani, Neymar e comecei assim https://www.fmscout.com/a-quicksta-4231-possession-fm18-tactic.html mas depois fiz umas alteraçoes. posta a tua tática pf:1f600:

Fortaleceu bem haha. Achei essa tatica ai interessante, mas o pessoal reclamou muito quanto a defesa, ai só adaptando mesmo. Depois eu posto o print da minha, mas fico variando entre o 4-3-3 (pontas), 4-2-3-1 e 4-4-2. To procurando alguma tatica pra superar os times que jogam no 451, sempre tenho problemas. Posso engolir eles o jogo todo mas numa jogada deles acabam fazendo o gol.

Alias o que vc tem treinado no geral e na preparação de jogo com a equipe?

5 horas atrás, fcpessoa07 disse:

Eu não vejo essas taticas prontas como útil, a menos que seja do mesmo time e com quase os mesmos jogadores... cada equipe tem uma filosofia diferente, fraquezas e posições que desequilibram diferente... nos antigos FM sempre foi comum terem taticas milagrosas e que funcionavam com qualquer time ou jogadas manjadas que funcionem com qualquer time tbm...

Teve época dos bugs dos escanteios, dos cruzamentos rasteiros, bolas nas costas da defesa... 

Mas agora com a IA mto avançada, os jogadores tem muitas interferências externas, errando mais passes, menos chaces de fazer a mesma jogada... por isso eu aconselho sempre a montar a tatica com base no seu time... contrate um ADJUNTO bom em tática para te ajudar, e ouça alguns conselhos dele antes de cada jogo... eu altero muita coisa com base na analise deles...

vc não precisa mudar tudo de um jogo pra outro, mas o tipo de marcação, altura da defesa, isso são importantes e a cada jogo terá um desafio diferente

É até bom pra ver se encontra algo que vc quer ou encaixa no seu time como base e adaptar. Faz tempo que prefiro fazer minhas proprias taticas, usei poucas vezes tatica baixada principalmente nos primeiros FMs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, André Fernandes disse:

[...]

Os adversários não aproveitam esse espaço entre os meias e a linha defensiva? São dois armadores, nenhum com uma função de defender ali e com instrução de pressionar. Colocaria um meia que cobrisse o CJA, de preferência o meia-central (defender).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, André Fernandes disse:

20171228145430_1.jpg

 

20171228145440_1.jpg

De cara já posso destacar alguns erros nessa tática, 

 

1 defesa extremamente alta com os dois laterais apoiando

2 - os dois zagueiros na mesma função, eu sempre uso um defender e o outro cobrir ou bloquear, nunca deixo os dois na mesma função pois quase todos os times usam apenas 1 atacante... e sempre deixo um lateral com a função defender... se você analisar os maiores clubes da atualidade, nenhum (que eu me lembre) tem como característica atacar pelos dois lados do campo.. o real madrid por exemplo, foca toda sua força ofensiva pelo lado esquerdo, aproveitando o forte apoio do marcelo e deixa o lado direito sempre recuado.

aconselho deixar um lateral mais contido, se fosse um time pequeno eu colocaria a função defensiva no rabiot, mas no PSG não vejo problema em jogar sem...

3 -  O psg é obrigado a ganhar todos os jogos, só tem 1 função atacante no time, eu colocaria o neymar com função atacar e o dybala tbm, talvez como um (pivo ofensivo, gosto dos pivos ofensivos)

4 - caso queira jogar só dependendo do cavani, eu deixaria a formação "estruturada" assim os jogadores respeitariam mais as posições e os cruzamentos sempre iriam pro cavani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pela ajuda. De início tentei fazer sozinho mas a equipa ganhava fácil em casa e perdia ou empatava fora e se não fizesse nada iria perder o título. Coloquei essa tática mas depois fiz uns ajustes tendo em conta os jogadores que fui buscar: Chiellini, Dybala, Bruno Fernandes, Alexis Sánchez. Por exemplo, são muitos CJ porque é a melhor função de cada jogador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, fcpessoa07 disse:

1 - defesa extremamente alta com os dois laterais apoiando

2 - os dois zagueiros na mesma função, eu sempre uso um defender e o outro cobrir ou bloquear, nunca deixo os dois na mesma função pois quase todos os times usam apenas 1 atacante... e sempre deixo um lateral com a função defender... se você analisar os maiores clubes da atualidade, nenhum (que eu me lembre) tem como característica atacar pelos dois lados do campo.. o real madrid por exemplo, foca toda sua força ofensiva pelo lado esquerdo, aproveitando o forte apoio do marcelo e deixa o lado direito sempre recuado.

aconselho deixar um lateral mais contido, se fosse um time pequeno eu colocaria a função defensiva no rabiot, mas no PSG não vejo problema em jogar sem...

  • 1) A linha defensiva tá ligeiramente alta, ou seja, um pouco acima do normal;
  • 2) Os dois zagueiros com a mesma função pode não ser bom na sua opinião, mas tá longe de ser um erro. Eu uso em todas as minhas os zagueiros com a mesma função e sempre dá certo. E quanto aos laterais: o Liverpool, United e o City, por exemplo, atacam com os dois laterais. Aqui uso os dois com a função atacar, com um do meio voltando pra fazer a cobertura.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, André Fernandes disse:

Obrigado a todos pela ajuda. De início tentei fazer sozinho mas a equipa ganhava fácil em casa e perdia ou empatava fora e se não fizesse nada iria perder o título. Coloquei essa tática mas depois fiz uns ajustes tendo em conta os jogadores que fui buscar: Chiellini, Dybala, Bruno Fernandes, Alexis Sánchez. Por exemplo, são muitos CJ porque é a melhor função de cada jogador

Mas aí vem aquilo que eu mencionei no meu post da página anterior, sobre funções e posições: a melhor função do jogador nunca é mais importante do que a melhor função para a tática. Teus jogadores são bons como construtores de jogo porque eles são técnicos, de bom passe e boa visão de jogo. Mas isso não significa que eles não possam executar outras funções - o cara pode jogar mais preocupado com a defesa e ainda assim se aproveitar do bom passe e visão de jogo quando necessário. Se for o melhor para a tática, é muito melhor colocar o jogador em outra função.

Além disso, para o construtor funcionar, ele precisa de jogadores à sua volta. O construtor gosta de ter a bola e ditar o ritmo de jogo, sem se preocupar em excesso com a defesa. Para isso, ele precisa que outros jogadores se apresentem para receber o passe dele, e de jogadores que façam um trabalho mais forte de marcação.

Particularmente, eu seguiria a dica do Yan, trocando um dos meias por um meia central - defender. E colocaria o outro jogador como construtor recuado - defender. Assim tu ainda pode ter dois construtores (que, na minha opinião, é o máximo para uma mesma equipe), aproveitando a capacidade técnica deles, mas dá mais preocupações defensivas ao construtor no meio de campo, e deixa ele mais longe do construtor que está mais à frente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Joao Guilhermeqp disse:

Como faz pra postar uma foto? preciso de ajuda aqui na tática.. por favor

Upa ela no site "imgur" ai você posta o link. Se não me engano tira print com F12.

 

Galera, meu time está cruzando MUITAS bolas na área, tem jogo que termina com 55+ cruzamentos e nenhum gol, ta parecendo o time do Galo no meio desse ano.

Não tenho nenhuma instrução individual ou coletiva que peça para cruzarem bolas na área, o que pode ser feito para diminuir isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, DRMoreira04 disse:

Galera, meu time está cruzando MUITAS bolas na área, tem jogo que termina com 55+ cruzamentos e nenhum gol, ta parecendo o time do Galo no meio desse ano.

Não tenho nenhuma instrução individual ou coletiva que peça para cruzarem bolas na área, o que pode ser feito para diminuir isso?

Seu time precisa ganhar mais o meio. Isso acontece muito com táticas com poucos meias, enquanto que o adversário possui três ou até quatro jogadores no meio. Não necessariamente você precisa mudar a formação, mas utilizar melhor esses jogadores do meio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Joao Guilhermeqp disse:

Como faz pra postar uma foto? preciso de ajuda aqui na tática.. por favor

eu costumo fazer no tiny pic ou post image

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, André Fernandes disse:

muito obrigado a todos. eu refiro-me a casos destes. por exemplo, acham que o Gotze desempenha bem a função aqui?

 

20171228220117_1.jpg

Não. Mas aí tu tá pegando um exemplo meio extremo: uma função que é bastante especializada, que exige um jogador com atributos bem específicos, e um jogador que não tem nada a ver com o que a função pede. Tem um mundo entre esse teu exemplo e utilizar o jogador só na função que ele exerce melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é como eu disse, você tem que adequar a tática ao seu time e não o seu time na tática... não dá pra fazer um PSG jogar como o Real Madrid e nem o Real Madrid ter a posse de bola do barcelona.

você tem que ser coerente nas contratações, contratar jogadores com o perfil tático que se encaixa na equipe, não ir atrás de alas quando sua equipe joga numa linha de 4 defensores... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Danut, quais são as funções especializadas?

fcpessoa07: eu de início gosto sempre de jogar em posse, À Guardiola, mas tenho sempre dificuldades e acabo por desistir de tentar. mas se reparares, o  senna889091 utiliza linha de 4 e os laterais são alas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, André Fernandes disse:

Danut, quais são as funções especializadas?

fcpessoa07: eu de início gosto sempre de jogar em posse, À Guardiola, mas tenho sempre dificuldades e acabo por desistir de tentar. mas se reparares, o  senna889091 utiliza linha de 4 e os laterais são alas

O guia do wwfan aponta as seguintes funções como especializadas:

  • Jogador Alvo;
  • Oportunista;
  • Centroavante;
  • Falso 9;
  • Enganche;
  • Armador Avançado;
  • Armador Recuado;
  • Regista;
  • Meio-campista Recuperador de Bolas;
  • Volante;
  • Líbero.

Há outras funções que o guia diz que podem se encaixar em qualquer interpretação, embora para mim também sejam especializadas:

  • Atacante Completo;
  • Atacante Defensivo;
  • Atacante Sombra;
  • Camisa 10;
  • Lateral Limitado;
  • Meio-campista Área-Área;
  • Ala Completo;
  • Defensor com bola.

E as funções genéricas:

  • Atacante Recuado;
  • Meia Atacante;
  • Segundo Atacante;
  • Ponta;
  • Meio-campista Central;
  • Meio-campista Lateral;
  • Meia Defensivo;
  • Terceiro Zagueiro;
  • Lateral;
  • Líbero;
  • Zagueiro;
  • Defensor Limitado;
  • Goleiro Líbero.

Meu jogo também é de posse e uso laterais como alas, mas isso depende demais das outras configurações. Seus laterais podem funcionar bem de várias maneiras, dependendo de como o time esteja organizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, André Fernandes disse:

ias fazer jogo amigável? por onde anda o Dani Alves, Marquinhos, Yuri, Kurzawa? e o Cavani rende como AvR?

Nops, faz tempo que nao faço amistoso com o time senior. 

Yuri - Apesar de jogar bem, sempre jogou pouco comigo, preferindo mais o Kurzawa. 
Tierney - É um jovem escocês recem contratado ao Celtic. Fez bons jogos na L1 e UCL. Atualmente devido a um acumulo de cansaço deu lugar ao Kurzawa, que tem mais poder ofensivo.
Kurzawa - Havia se machucado e quem entrou tava segurando bem, por isso demorou a retornar.
Dani Alves - Tava ocupando a direita até se machucar, dando lugar ao Fagner.
Marquinhos - Tambem fora por um periodo por lesão, ainda teve o plus que essa dupla de zaga teve boas atuações. Retornou ao line-up, mas no banco, para um jogo da UCL. 
Cavani - O que me incomoda nele é que fica muitas vezes impedido, motivo pelo qual to jogando com ele de suporte, alternando entre Atacante Completo e/ou Recuado. De vez em quando coloco ele partindo pro ataque pra empurrar a zaga adversaria e aproveitar melhor os cruzamentos na area. Mas ele rende sim, até demais diria: nos ultimos 20 jogos a maioria das vezes que marcou ou deu assistencia foi como Recuado.

17 horas atrás, André Fernandes disse:

Danut, quais são as funções especializadas?

fcpessoa07: eu de início gosto sempre de jogar em posse, À Guardiola, mas tenho sempre dificuldades e acabo por desistir de tentar. mas se reparares, o  senna889091 utiliza linha de 4 e os laterais são alas

Utilizava haha. Resolvi colocar um dos alas como laterais "automatico".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera preciso da ajuda de vocês

Toda temporada eu troco de tática pois o jogo meio que nerfa o rendimento delas com o passar do tempo. Na atual temporada eu montei uma formação que considero a ideal para os jogadores que tenho e baseado nela eu tentei desenvolver um jogo de passe - que não é meu estilo favorito - pois achei que seria o modo como eu conseguiria extrair ao máximo o potencial do elenco. Entretanto, não vem dando certo. Durante os amistosos que fiz - todos em casa - consegui bons desempenhos, dominando o jogo de forma expressiva, mas logo em seguida perdi pro United e o pro Chelsea sem conseguir dominar o jogo. Após isso venci o Everton em casa, dominando o jogo mas por um placar suado de 1x0.

Como eu falei, não gosto de jogo de posse de bola, sou mais adepto à retranca seguida por contra-ataques, mas pra sair da mesmice resolvi tentar um jogo mais "construtivo" aproveitando que tenho ótimos meias (os melhores da PL). Eu queria algo parecido com um Gegenpressing.

Me deem sugestões do que fazer, a temporada ainda está no início mas não estou confiante.

https://imgur.com/a/eYHfP

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/12/2017 at 14:50, victorpetroll disse:

[...]

Não deu pra ver as tuas instruções, mas sobre elas eu deixo esse tópico acima que fala sobre o gegepressing e uma maneira próxima de reproduzi-lo no FM.

Durante a partida, o que você notava de erros?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...