Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

1 hora atrás, DRMoreira04 disse:

Já jogo com a temporização mais alta e com os passes mais curtos possíveis, porém, apesar de o time manter uma regularidade, perde-se muitas bolas na área central do campo. Acredite que seja pela qualidade dos jogadores, e também, pq todo mundo erra né hehe...

Nesse caso o efeito pode ser o inverso: usar temporização alta faz com que os jogadores prendam menos a bola e tentem tocá-la rapidamente. Se a qualidade do time não for boa e houver problemas de compactação (principalmente em relação às instruções de largura ou instruções como "manter as posições"), os atletas podem acabar perdendo mais a bola do que se gostaria. 

O passe curto mantém mesmo a regularidade e o jogo paciente; observei que a equipe tende a criar menos chances e fazer menos gols, mas é mais consistente e também se arrisca menos. Aí é preciso analisar jogo a jogo o que está acontecendo e ver o que é melhor para cada jogo, como sinalizou o cara do vídeo. Você também pode experimentar passe misto mantendo a posse, pois fica um meio-termo entre o curto e o misto. 

Tem ainda outros fatores que influenciam, como tamanho do campo, formação e estratégia do rival...às vezes não é só a sua tática. Tem um artigo muito bom que acho que pode te ajudar a entender o que quero dizer: https://www.fmscout.com/a-how-to-set-up-a-defensive-442-diamond-narrow.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, DRMoreira04 disse:

Em inglês sim, ajudaria bastante.

Não sei se realmente os textos irão ao encontro de suas expectativas, mas a acredito que entender mais sobre o Futebol/FM poderá levá-lo a outro nível e como você pediu leituras (algo raro), aqui vão algumas sugestões. Os textos não são novos, mas isso pouco importa, pois os princípios que regem o FM seguem os mesmos.

Lines and Diamonds: The Tactician's Handbook for Football Manager 2015 (autor: The Hand of God -THOG): ele fala sobre os princípios de ataque e defesa que são ensinados para técnicos e jogadores e depois os relaciona com o FM. É um material longo, quase 200 páginas, mas que julgo riquíssimo. Por ser longo, deve ser digerido aos poucos. Está no fórum da SI e você poderá baixá-lo completo em pdf.

Pairs and Combinations: The Complete Guide (autor: Llama3): Este textos estava no fórum da SI, mas hoje você pode baixá-lo no FMscout. Ele tem umas 40 paginas e de forma mais direta aborda combinações de funções e tarefas de jogadores no FM.

Sugiro que você procure acompanhar os blogs/sites de dois autores bem antigos e respeitados no FM. Cleon e Rashidi. Ambos participam do subfórum de táticas da SI e sempre compartilham o que pensam por lá. Eles também possuem seus respectivos sitse. Cleon está atualmente com o Tea and Busquets e Rashidi tem o Addicted to FM, indicação do do @baltazar.

Desejo que as indicações possam ajudá-lo de alguma forma. ;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, ggpofm disse:

Lines and Diamonds: The Tactician's Handbook for Football Manager 2015 (autor: The Hand of God -THOG): ele fala sobre os princípios de ataque e defesa que são ensinados para técnicos e jogadores e depois os relaciona com o FM. É um material longo, quase 200 páginas, mas que julgo riquíssimo. Por ser longo, deve ser digerido aos poucos. Está no fórum da SI e você poderá baixá-lo completo em pdf.

Não conhecia e estou lendo. O material é sensacional, obrigado pela dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, DRMoreira04 disse:

Já jogo com a temporização mais alta e com os passes mais curtos possíveis, porém, apesar de o time manter uma regularidade, perde-se muitas bolas na área central do campo. Acredite que seja pela qualidade dos jogadores, e também, pq todo mundo erra né hehe...

 

Bem, ai já pode ser um efeito contrário, por seus jogadores não terem tanta qualidade fica bem mais difícil rodar a bola tão rápido, você poderia tentar ir mais devagar.

Edit: Li agora o que o @Tsuru falou o mesmo, kkkkkkkkkkkk. Penso o mesmo que ele

E sim, não existe uma receita de bolo pra uma tática perfeita que vai servir pra todos os jogos. Eu acredito que tenha que se adaptar a cada adversário e a cada situação.
Mas de fato as adaptações requerem um pensamento, um fundamento, estudar e entender por que tal coisa deve ser feita, pra você enxergar e saber como reagir sempre que aquela situação se repetir.

Por exemplo: se o adversário vem com 1 ponta e 1 lateral atacando em dobradinha, eu recuo meu lateral e peço para ele se manter o máximo na sua posição cercando (diminuindo a pressão), aumento seus passes para direto e coloco um meia ou atacante para explorar as costas desse lateral adversário. A ação de recuar meu lateral e diminuir a pressão vai fazer com que ele cerque enquanto chega um meio campo ou volante para o ajudar e assim ficar um 2x2, e ao recuperar a bola, meu atacante/meia posicionado nas costas do lateral vai poder receber um passe mais longo sem marcação ou com uma marcação desorganizada.

Esse  tipo de situação você passa a enxergar quando entende (seja aprendendo com estudos ou observação) e repete ela. Com o tempo, na análise do pré jogo você já vai estar montando um time que se defenda das forças do adversário e explore as fraquezas também

Edit 2: Valeu pelas indicações @ggpofm, também vou ler esse material!

Editado por Thiago Anjo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tsuru@ggpofm

3 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Bem, ai já pode ser um efeito contrário, por seus jogadores não terem tanta qualidade fica bem mais difícil rodar a bola tão rápido, você poderia tentar ir mais devagar.

Edit: Li agora o que o @Tsuru falou o mesmo, kkkkkkkkkkkk. Penso o mesmo que ele

E sim, não existe uma receita de bolo pra uma tática perfeita que vai servir pra todos os jogos. Eu acredito que tenha que se adaptar a cada adversário e a cada situação.
Mas de fato as adaptações requerem um pensamento, um fundamento, estudar e entender por que tal coisa deve ser feita, pra você enxergar e saber como reagir sempre que aquela situação se repetir.

Por exemplo: se o adversário vem com 1 ponta e 1 lateral atacando em dobradinha, eu recuo meu lateral e peço para ele se manter o máximo na sua posição cercando (diminuindo a pressão), aumento seus passes para direto e coloco um meia ou atacante para explorar as costas desse lateral adversário. A ação de recuar meu lateral e diminuir a pressão vai fazer com que ele cerque enquanto chega um meio campo ou volante para o ajudar e assim ficar um 2x2, e ao recuperar a bola, meu atacante/meia posicionado nas costas do lateral vai poder receber um passe mais longo sem marcação ou com uma marcação desorganizada.

Esse  tipo de situação você passa a enxergar quando entende (seja aprendendo com estudos ou observação) e repete ela. Com o tempo, na análise do pré jogo você já vai estar montando um time que se defenda das forças do adversário e explore as fraquezas também

Edit 2: Valeu pelas indicações @ggpofm, também vou ler esse material!

Obrigado a todos.

Tsuru e Thiago, vou avaliar a respeito disso que vocês disseram para entender o motivo da perda da posse.

As explicações de vocês me ajudaram a enxergar alguns cenários, muito agradecido!

@ggpofm muito obrigado pelos materiais de apoio, já salvei os links para poder utilizar deles mais tarde, tenho certeza de que serão de grande utilidade para mim.

 

De verdade, agradeço a atenção e paciência de todos vocês!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, ggpofm disse:

Cleon está atualmente com o Tea and Busquets e Rashidi tem o Addicted to FM

Desejo que as indicações possam ajudá-lo de alguma forma. ;)

 

Não sabia que o Cleon tinha voltado. Que ótimo. Apesar dele ser uma pessoa meio insuportável as vezes, os materiais dele são excelentes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Por exemplo: se o adversário vem com 1 ponta e 1 lateral atacando em dobradinha, eu recuo meu lateral e peço para ele se manter o máximo na sua posição cercando (diminuindo a pressão), aumento seus passes para direto e coloco um meia ou atacante para explorar as costas desse lateral adversário. A ação de recuar meu lateral e diminuir a pressão vai fazer com que ele cerque enquanto chega um meio campo ou volante para o ajudar e assim ficar um 2x2, e ao recuperar a bola, meu atacante/meia posicionado nas costas do lateral vai poder receber um passe mais longo sem marcação ou com uma marcação desorganizada.

@DRMoreira04, pra você ver como não existe receita de bolo: enquanto o Thiago Anjo resolve o problema do ataque pelas pontas recuando o próprio lateral e o mantendo mais preso, eu faço o inverso: coloco um lateral avançado o suficiente pra marcar mais em cima no campo, a fim de tirar o espaço do ponta adversário e impedir que ele se aproxime da minha grande área. Como meu time joga de forma bem compacta, o ponta rival fica sem espaço para acelerar a jogada e cruzar, e normalmente é desarmado. A estratégia em si funciona bem, o mais difícil foi encontrar um meio-termo: ou o lateral ficava avançado demais ou recuado demais, e levou algum tempo até eu ter certeza do que funcionava melhor.

Então meu conselho é experimentar bastante, não só nos amistosos como dentro da temporada também, que aos poucos você descobre o que funciona melhor. E insista com a formação também, tentando ajustar as instruções e táticas dentro dela. Cansei de trocar formação achando que era o problema, e só ficava mais perdido ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém já conseguiu ter relativo sucesso com um 424 com pontas? Era minha formação preferida do FM 2007 até o 2014. Desde o 2015 não consigo fazer funcionar, sempre bem bastante inconstante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, (SPFC)Coach disse:

Alguém já conseguiu ter relativo sucesso com um 424 com pontas? Era minha formação preferida do FM 2007 até o 2014. Desde o 2015 não consigo fazer funcionar, sempre bem bastante inconstante.

Hoje, você pode facilmente usar um 442 que se transforma num 424 com a bola. Agora eu acho que ele funcione mais num estilo direto já que, na minha opinião, as linhas não favorecem um jogo curto objetivo (suas opções de passes de curtos geralmente são pro lado/pra trás) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, DRMoreira04 disse:

@Tsuru@ggpofm

Obrigado a todos.

Tsuru e Thiago, vou avaliar a respeito disso que vocês disseram para entender o motivo da perda da posse.

As explicações de vocês me ajudaram a enxergar alguns cenários, muito agradecido!

@ggpofm muito obrigado pelos materiais de apoio, já salvei os links para poder utilizar deles mais tarde, tenho certeza de que serão de grande utilidade para mim.

 

De verdade, agradeço a atenção e paciência de todos vocês!

Eu só citei um exemplo em um determinada situação, mas essa mesma situação pode ser contornada de mais de uma forma, então analisa bem o que vale mais a pena no jogo propriamente em questão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Hoje, você pode facilmente usar um 442 que se transforma num 424 com a bola. Agora eu acho que ele funcione mais num estilo direto já que, na minha opinião, as linhas não favorecem um jogo curto objetivo (suas opções de passes de curtos geralmente são pro lado/pra trás) 

Exato. Minha maior dificuldade tem sido encontrar as instruções ao time/ jogadores adequadas para além do passe direto e temporização mais alta. Mas me refiro ao 424 mesmo, até pq a grande maioria dos jogadores no Brasil principalmente são pontas autênticos, não médio alas como se exige no 442

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Tsuru disse:

@DRMoreira04, pra você ver como não existe receita de bolo: enquanto o Thiago Anjo resolve o problema do ataque pelas pontas recuando o próprio lateral e o mantendo mais preso, eu faço o inverso: coloco um lateral avançado o suficiente pra marcar mais em cima no campo, a fim de tirar o espaço do ponta adversário e impedir que ele se aproxime da minha grande área. Como meu time joga de forma bem compacta, o ponta rival fica sem espaço para acelerar a jogada e cruzar, e normalmente é desarmado. A estratégia em si funciona bem, o mais difícil foi encontrar um meio-termo: ou o lateral ficava avançado demais ou recuado demais, e levou algum tempo até eu ter certeza do que funcionava melhor.

Então meu conselho é experimentar bastante, não só nos amistosos como dentro da temporada também, que aos poucos você descobre o que funciona melhor. E insista com a formação também, tentando ajustar as instruções e táticas dentro dela. Cansei de trocar formação achando que era o problema, e só ficava mais perdido ;)

 

7 horas atrás, Thiago Anjo disse:

Eu só citei um exemplo em um determinada situação, mas essa mesma situação pode ser contornada de mais de uma forma, então analisa bem o que vale mais a pena no jogo propriamente em questão

Realmente, é até "engraçado" isso. Eu mesmo, penso da mesma maneira que você, Tsuru. No entanto, não tinha visualizado da maneira que o Thiago abordou o jogo, e também é bem precisa dependendo de como está a partida.

É justamente isso que eu estava dizendo, a questão da visualização do jogo, das alternativas, das saídas para determinadas situações.

Os materiais que o @ggpofm nos indicou vão ser de grande valia, tenho certeza disso.

Novamente, obrigado a todos pela disposição e paciência.

Sucesso para todos nós hehe.

Editado por DRMoreira04
Atualização
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, (SPFC)Coach disse:

Exato. Minha maior dificuldade tem sido encontrar as instruções ao time/ jogadores adequadas para além do passe direto e temporização mais alta. Mas me refiro ao 424 mesmo, até pq a grande maioria dos jogadores no Brasil principalmente são pontas autênticos, não médio alas como se exige no 442

Então, você pode posicionar eles como pontas, o que vai dizer se eles vão formar uma linha de quatro na defesa são as instruções. Você pode colocá-los como extremos no apoio, ou ainda alguma função no ataque, porém com marcação individual sobre lateral adversário (posição/jogador).

Sobre conseguir fazer o time funcionar com passe misto/curto, você precisa ter em conta a formação e movimentação do time, geralmente estratégias que precisam de mais proximidade tendem a demandar que seu time ocupe mais linhas, então eu não recomendo 442, 433, 352, em linhas e com instruções simétricas. Passe curto é um jogo mais paciente, tipo ganhando metro a metro o jogo. Por exemplo, se você quiser um time bem ofensivo, ao invés de um 442 em linha/simétrico, você poderia fazer o seguinte:


____________AvR/ap______PL______________

Ex/at__________________MO/at______Cja/Ap

___________MRB/def______________________

__________________________________________

Lat/ap________DC_______DC________Ala/at

As funções, nesse caso, eu coloquei para que os jogadores assumam uma mentalidade de escadinha, para ter o mínimo de verticalidade com passes curtos, assim sempre que o jogador tiver a posse, ele terá próximo a eles jogadores em posições avançadas e não somente ao seu lado.

Observa como o time não fica com linhas e tem mais proximidade na marcação do adversário:

27ad9aa8b01ff49d7831dbd01ddcbaff.gif

Quando o time recupera a bola os jogadores assumem a formação de ataque e se posicionam como degraus/escada, com opções de passes a frente e diagonais.

2a5b2e9c69c7d2ec86ce13fcd3901bfc.gif

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 28/11/2017 at 15:16, DRMoreira04 disse:

Já jogo com a temporização mais alta e com os passes mais curtos possíveis, porém, apesar de o time manter uma regularidade, perde-se muitas bolas na área central do campo. Acredite que seja pela qualidade dos jogadores, e também, pq todo mundo erra né hehe...

Tenho, na verdade, dificuldade em enxergar o jogo, para ver o que devo mexer, o que não devo alterar, etc...

São essas coisas que tenho dificuldade de entender, de mexer, etc. Pois, jogo muitas vezes com a câmera de melhores momentos - prolongado, e acabo por não ver o que está rolando 100% do jogo. Mas, quando jogo vendo o jogo completo, não sei o que fazer hehe.

   Bom vc deve se concentra no objetivo (estratégia) que vc quer da ao seu time.

   Naquele quadro que aparece após o jogo, numero de passes dados e quais foram os mais usados, passe para frente, lateral e para trás, veja como tá sendo os seus, a partir dai vc pode tentar ajustar.

    No meu time hj base media nos meus jogos é:  Para trás 30, laterais 175, frente 155, Essa é a media do meu time SP desde do começo da temporada independente de contra quem estou jogando. Ainda perco a bola pelo meio, ate porque meu jogadores tem atributos técnico como prioridade.  Mas como não sofro muitos gols e acabo fazendo mais, a perca de bola pelo meio não ta atrapalhando pois roubo bola pelo meio tbem.

  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, duas perguntas:

1) faz um tempão que tento fazer um 4-2-3-1 funcionar, mas não consigo. Última vez foi no FM 14 acho. Acho que estou distribuindo errado os papéis. Qual distribuição vocês recomendariam, dos jogadores de meio (volantes ou meias centrais) para a frente?

 

2) Quando estou em uma equipe que deve dominar a maior parte de seus jogos, sempre utilizo esquemas com muita fluidez tática, pressão, passes curtos e ritmo alto, em um estilo netto Klopp de futebol. Andei pensando que não faço ideia de como montar uma tática para uma equipe forte que não seja assim. Em especial, queria saber se vocês já conseguiram sucesso em equipes fortes com uma estrutura mais rígida e/ou com ritmo lento, que são duas instruções que nunca uso. Elas me parecem simplesmente piores do que usar as instruções contrárias (maior fluidez e ritmo alto).

Se alguém já teve sucesso com essas instruções, com que tipo de ideia de jogo uso elas? Algum esqueleto básico para eu começar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Danut, eu desisti do 4-2-3-1 porque tinha o mesmo problema, não conseguia fazer funcionar. Além da questão das funções dos jogadores, arrumar a defesa nele é algo que nunca consegui fazer, ficam uns buracos enormes no campo.

Depois que desisti, eu li que é uma formação mais voltada para equipes que marcam com linha defensiva alta, jogando com muita intensidade e o tempo todo no ataque. Como meu time não tem essas características, imaginei que era por isso. 

O 4-3-2-1 com dois pontas abertos e o 4-1-2-3 funcionam bem melhor por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Danut disse:

Gente, duas perguntas:

1) faz um tempão que tento fazer um 4-2-3-1 funcionar, mas não consigo. Última vez foi no FM 14 acho. Acho que estou distribuindo errado os papéis. Qual distribuição vocês recomendariam, dos jogadores de meio (volantes ou meias centrais) para a frente?

 

2) Quando estou em uma equipe que deve dominar a maior parte de seus jogos, sempre utilizo esquemas com muita fluidez tática, pressão, passes curtos e ritmo alto, em um estilo netto Klopp de futebol. Andei pensando que não faço ideia de como montar uma tática para uma equipe forte que não seja assim. Em especial, queria saber se vocês já conseguiram sucesso em equipes fortes com uma estrutura mais rígida e/ou com ritmo lento, que são duas instruções que nunca uso. Elas me parecem simplesmente piores do que usar as instruções contrárias (maior fluidez e ritmo alto).

Se alguém já teve sucesso com essas instruções, com que tipo de ideia de jogo uso elas? Algum esqueleto básico para eu começar?

1- Estou usando um 4231 de bastante sucesso até agora, estou na terceira divisão com o Juve Stabia. Perdi só um jogo na temporada e o time tem a melhor defesa até o momento. Na copa consegui eliminar até o Milan, e dei trabalho pro Napoli durante um tempo, mas dei a palestra errada e os jogadores se desmotivaram, aí desandou no segundo tempo kkkkkk

Eu jogo com assim

                 Goleiro libero - apoiar

Dl-def      zag-def      zag-def     ala-atac

                 MAA-ap     MC-def

Ponta-atac          CJA-ap           AI-ap

                              PL-atac

Como da pra ver é uma tática bem equilibrada em termos de função, um tapa o buraco do outro. Quando pego um time mais fácil passo o lateral direito para atacar, assim dando mais uma força lá na frente. 

 

2- Eu também andei pensando a mesma coisa, mas independente do time eu sempre faço táticas com pressão, passes curtos e bastante fluidez, não consigo fazer nada diferente disso funcionar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Tsuru disse:

@Danut, eu desisti do 4-2-3-1 porque tinha o mesmo problema, não conseguia fazer funcionar. Além da questão das funções dos jogadores, arrumar a defesa nele é algo que nunca consegui fazer, ficam uns buracos enormes no campo.

Depois que desisti, eu li que é uma formação mais voltada para equipes que marcam com linha defensiva alta, jogando com muita intensidade e o tempo todo no ataque. Como meu time não tem essas características, imaginei que era por isso. 

O 4-3-2-1 com dois pontas abertos e o 4-1-2-3 funcionam bem melhor por aqui.

Bom, isso descreve a equipe na qual estou querendo fazer a coisa funcionar. Então deve ser possível.

Eu acabo enfrentando uma série de problemas. Não consigo saber o que fazer com o atacante quando tem um meia ofensivo perto dele, especialmente se combinado com pontas ofensivos. Minha tendência com pontas ofensivos é buscar um atacante que procure o jogo. Mas aí ele fica batendo cabeça com o meia ofensivo. Já se coloco ele em função ofensiva, parece que ele acaba fora do jogo, e o meia tem que lidar sozinho com toda a marcação por ali.

E também tive bastante problema na parte defensiva do meio de campo. Não consegui estabelecer o domínio que esperaria de uma tática de pressão por ali, e daí o adversário consegue explorar os espaços.

Eu usei por um tempo o 4-1-2-3 aqui, mas notei que estava tendo dificuldade na parte ofensiva do meio campo. Os adversários conseguiam tirar meu atacante do jogo acumulando marcadores em cima dele (já joguei contra equipe com 3 zagueiros e 2 volantes - mas mesmo em caso onde tem os 2 zagueiros e 1 volante o atacante acaba meio fora do jogo), e os meias simplesmente não estavam oferecendo a contribuição ofensiva que eu gostaria. Por isso pensei no 4-2-3-1, deixando os meias mais defensivos e trocando o volante por um meia ofensivo, que ocupe esse espaço. Só que como falei acima, ou os dois acabam batendo cabeça, ou simplesmente o atacante fica fora do jogo completamente e daí o MO que acaba sendo tirado do jogo pelo(s) volante(s).

Só posso concluir que estou colocando as funções muito erradas, pois o time parece realmente não saber se acertar em campo.

 

1 hora atrás, bstrelow disse:

1- Estou usando um 4231 de bastante sucesso até agora, estou na terceira divisão com o Juve Stabia. Perdi só um jogo na temporada e o time tem a melhor defesa até o momento. Na copa consegui eliminar até o Milan, e dei trabalho pro Napoli durante um tempo, mas dei a palestra errada e os jogadores se desmotivaram, aí desandou no segundo tempo kkkkkk

Eu jogo com assim

                 Goleiro libero - apoiar

Dl-def      zag-def      zag-def     ala-atac

                 MAA-ap     MC-def

Ponta-atac          CJA-ap           AI-ap

                              PL-atac

Como da pra ver é uma tática bem equilibrada em termos de função, um tapa o buraco do outro. Quando pego um time mais fácil passo o lateral direito para atacar, assim dando mais uma força lá na frente. 

 

2- Eu também andei pensando a mesma coisa, mas independente do time eu sempre faço táticas com pressão, passes curtos e bastante fluidez, não consigo fazer nada diferente disso funcionar. 

1 - Interessante a distribuição. Não é tão diferente do que eu havia tentado e não deu certo, mas tem algumas mudanças que podem ser importantes. Vou tentar pegar uma parte do que tu colocou aí e ver como minha equipe se sai com isso. Depois relato aqui os resultados.

Ah, e em termos de instruções coletivas, o que tu usa?

 

2 - Pois é, eu acho que nunca utilizei ritmo mais lento por mais do que alguns jogos, e só utilizo o "estruturado" em equipes que não tem jogadores com capacidade de fazer mais do que uma coisa. Acabam ficando só como instruções para equipes ruins. Mas futebol não é tão simples assim, de "se estiver com equipe boa, joga assim, se ruim, joga assado". Tem que ser possível fazer algo legal com uma equipe mais forte e essas instruções. Não consigo imaginar como, porém :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Leonardo Castello disse:

Já eu não saio da mesmice do 4-3-2-1

Com um volante e dois meias centrais? Se for tamo junto nessa hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Lucas.Duarte disse:

Com um volante e dois meias centrais? Se for tamo junto nessa hahahaha

Sim kkkk

Sempre joguei assim, por causa do barcelona de 2005-2006

Edmilson - Xavi - Deco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Danut disse:

Bom, isso descreve a equipe na qual estou querendo fazer a coisa funcionar. Então deve ser possível.

Eu acabo enfrentando uma série de problemas. Não consigo saber o que fazer com o atacante quando tem um meia ofensivo perto dele(1), especialmente se combinado com pontas ofensivos. Minha tendência com pontas ofensivos é buscar um atacante que procure o jogo. Mas aí ele fica batendo cabeça com o meia ofensivo. Já se coloco ele em função ofensiva, parece que ele acaba fora do jogo, e o meia tem que lidar sozinho com toda a marcação por ali.

E também tive bastante problema na parte defensiva do meio de campo. Não consegui estabelecer o domínio que esperaria de uma tática de pressão por ali, e daí o adversário consegue explorar os espaços.

Eu usei por um tempo o 4-1-2-3 aqui, mas notei que estava tendo dificuldade na parte ofensiva do meio campo. Os adversários conseguiam tirar meu atacante do jogo acumulando marcadores em cima dele (já joguei contra equipe com 3 zagueiros e 2 volantes - mas mesmo em caso onde tem os 2 zagueiros e 1 volante o atacante acaba meio fora do jogo), e os meias simplesmente não estavam oferecendo a contribuição ofensiva que eu gostaria. Por isso pensei no 4-2-3-1, deixando os meias mais defensivos e trocando o volante por um meia ofensivo, que ocupe esse espaço. Só que como falei acima, ou os dois acabam batendo cabeça, ou simplesmente o atacante fica fora do jogo completamente e daí o MO que acaba sendo tirado do jogo pelo(s) volante(s).

Só posso concluir que estou colocando as funções muito erradas, pois o time parece realmente não saber se acertar em campo.

 

1 - Interessante a distribuição. Não é tão diferente do que eu havia tentado e não deu certo, mas tem algumas mudanças que podem ser importantes. Vou tentar pegar uma parte do que tu colocou aí e ver como minha equipe se sai com isso. Depois relato aqui os resultados.

Ah, e em termos de instruções coletivas, o que tu usa?

 

2 - Pois é, eu acho que nunca utilizei ritmo mais lento por mais do que alguns jogos, e só utilizo o "estruturado" em equipes que não tem jogadores com capacidade de fazer mais do que uma coisa. Acabam ficando só como instruções para equipes ruins. Mas futebol não é tão simples assim, de "se estiver com equipe boa, joga assim, se ruim, joga assado". Tem que ser possível fazer algo legal com uma equipe mais forte e essas instruções. Não consigo imaginar como, porém :(

Vai depender do que você escolhe pra explorar no seu time: cruzamentos ou bola no pé. E o que você escolher vai afetar diretamente outras diretrizes do time, como ritmo, tipo  de movimentação, comprimento... E como adversário vem, vai afetar diretamente no rendimento do estilo final que você escolheu.   

O que você deseja, procurar os gols com bola no pé ou investir mais em cruzamentos? Depois dessa escolha, você vai escolher a estratégia, e assim vai, uma escolha vai puxar a outra

Exemplo função do atacante: Se jogo com bola nos pés e tenho um meia ofensivo que tem boa movimentação, é rápido e finaliza bem eu posso colocar pra ele entrar na área adversária como elemento surpresa (atacante sombra, por exemplo) eu escolho o atacante como avançado recuado ou alvo, apoiando, para ele ser a ponte pra o atacante rápido 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@bstrelow, fiz dois jogos rápidos aqui com minha tática modificada um pouco com elementos da tua. Empatei os dois em 0 a 0, sendo que estive mais perto de perder do que ganhar, ambos contra adversários mais fracos :/

Tática e instruções que usei:

20171218163520_1.thumb.jpg.27b1dc8983fb4c6591f3855ab6b1cc47.jpg

 

20171218163104_1.thumb.jpg.6de349a3a3cbf7a855e9d20d3d9f0639.jpg

No segundo jogo coloquei em atacar na metade da primeira etapa, mas não mudou muita coisa. O time não cria perigo na frente, o atacante (Dybala em um jogo, Zaza no outro) fica completamente fora do jogo, nem toca na bola. E o adversário passa como quer pelo nosso meio de campo, forçando zagueiros e laterais a fazerem muitas faltas (termina todo mundo amarelado no setor).

 

@Thiago Anjo, a ideia é jogar primariamente com a bola nos pés. Embora eu tenha atacantes bons na bola aérea também, eles são melhores ainda pelo chão. Se não me engano, já tentei jogar com Atacante Sombra e atacante recuado, e não funcionou bem. Mas vou fazer mais umas tentativas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Danut disse:

@bstrelow, fiz dois jogos rápidos aqui com minha tática modificada um pouco com elementos da tua. Empatei os dois em 0 a 0, sendo que estive mais perto de perder do que ganhar, ambos contra adversários mais fracos :/

Tática e instruções que usei:

20171218163520_1.thumb.jpg.27b1dc8983fb4c6591f3855ab6b1cc47.jpg

 

20171218163104_1.thumb.jpg.6de349a3a3cbf7a855e9d20d3d9f0639.jpg

No segundo jogo coloquei em atacar na metade da primeira etapa, mas não mudou muita coisa. O time não cria perigo na frente, o atacante (Dybala em um jogo, Zaza no outro) fica completamente fora do jogo, nem toca na bola. E o adversário passa como quer pelo nosso meio de campo, forçando zagueiros e laterais a fazerem muitas faltas (termina todo mundo amarelado no setor).

 

@Thiago Anjo, a ideia é jogar primariamente com a bola nos pés. Embora eu tenha atacantes bons na bola aérea também, eles são melhores ainda pelo chão. Se não me engano, já tentei jogar com Atacante Sombra e atacante recuado, e não funcionou bem. Mas vou fazer mais umas tentativas.

É por que não é só isso a combinação, como falei uma coisa tem que puxar a outra. Por exemplo se o atacante ao invés de segurar a bola e fazer a enfiada, tentar o toque de primeira, chutar, ou tocar pra trás, já vai ser outro estilo de jogo. A tática é um conjunto, e as vezes uma instrução diferente da combinação pode minar tudo no último terço.

Nessa tática que você mostrou, o time tá com um ritmo alto, se o ponta esquerda (atacar) pegar a bola ele vai correr com ela, ou seja, seu lateral esquerdo praticamente fica sem função no ataque. Seu armador central, no apoio joga recuado, ele vai demorar pra chegar no ataque e quando tiver a posse na defesa vai estar muito longe do atacante pra fazer qualquer passe bom pra ele, ai vai ter sempre que jogar de lado sem causar perigo.

Se o time adversário que jogar contra essa tática, te pressionar, vai ter vantagem. Pois como teu time joga rápido e não se preocupa em arriscar, geralmente teus jogadores sempre estarão marcados (sempre vai ter algum adversário perto dele) e a pressão deles não vai ter o lado negativo (sair da formação original deixando mais buracos) pois eles só vão precisar dar 2, 3 passos pra estarem disputando a bola contigo.

Tentar jogar pausado e mantendo a posse (ritmo lento e manter a posse), ai o time vai ter q sair pra dar combate, deixando espaços. Ai você pode explorar esses espaços com movimentação (movimentar-se das posições) e criatividade nas jogadas (seja mais expressivos).

Obs.: Se você perceber que o adversário sempre está com a defesa organizada quando você vai pro ataque, jogar com a função ponta + rapidez, vai fazer seus jogadores ficarem sempre isolados (o ponta correndo pra lateral se afastando do time e o atacante central correndo pra área sem nunca receber o cruzamento. Sendo que o AA/apoio nunca vai participar por que nunca vai conseguir chegar a tempo na intermediária para ser uma opção de passe)

Edit: Obs2: Formação com pontas (função extremo, ponta) combinam mais com um jogo mais direto. Se você quer um jogo mais trabalhado, você deve tentar outras funções para seus jogadores nas pontas (Armador, Sat, etc)

Editado por Thiago Anjo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...