Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Clube Tático


Perissé

Posts Recomendados

Com que tática vocês acham uma boa enfrentar o 4-2-3-1? Considerando que minha equipe é capaz de jogar no 4-4-2 e suas variações (posso jogar com volante e ponta, mas não com MAC). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-6-15 at 04:03, Danut disse:

Com que tática vocês acham uma boa enfrentar o 4-2-3-1? Considerando que minha equipe é capaz de jogar no 4-4-2 e suas variações (posso jogar com volante e ponta, mas não com MAC). 

Sem MAC é dificil variar..

Eu começaria com o 442, se o MAC do adv estivesse mandando no jogo, eu meteria um 4141

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, hiroshitk disse:

Sem MAC é dificil variar..

Eu começaria com o 442, se o MAC do adv estivesse mandando no jogo, eu meteria um 4141

Hmm, eu tenho usado mais o 4-1-4-1, era o que pensei mesmo. Não tá funcionando muito, mas acho que o problema é mais geral do time no momento então. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Danut disse:

Hmm, eu tenho usado mais o 4-1-4-1, era o que pensei mesmo. Não tá funcionando muito, mas acho que o problema é mais geral do time no momento então. 

Eu uso um 442 com poucas funções específicas, isso me ajuda a determinar basicamente todas as instruções dos 4 meias e os 2 laterais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Leoc disse:

uma duvida, existe algum tipo de combinações em funções que se encaixam dentro de um sistema? seilá, ex: falso nove com segundo atacante ( atacar )

Cara, não sei se entendi tua pergunta. Sim, existem uma série de combinações que fazem sentido no FM, em tudo que é posição: lateral/ala atacar e meia-ala apoiar, lateral/ala e segundo atacante, falso 9 e segundo atacante, jogador alvo e centroavante... Enfim, tem um monte de combinações que fazem sentido no jogo, a depender de qual sistema tu tá utilizando, que jogadores tu tem disponíveis e tal. Tu tá querendo saber alguma situação específica? Porque senão tua pergunta me pareceu genérica demais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/06/2017 at 04:03, Danut disse:

Com que tática vocês acham uma boa enfrentar o 4-2-3-1? Considerando que minha equipe é capaz de jogar no 4-4-2 e suas variações (posso jogar com volante e ponta, mas não com MAC). 

O negócio sempre que pegar uma tática (especialmente o 4-2-3-1 e o 4-4-2) que tenha dois laterais e dois pontas e eu também tiver pontas (por exemplo, 4-4-2 x 4-5-1, 4-1-4-1 x 4-4-2 e por ai vai) é fazer com o teu ponta se posicione ENTRE o ala adversário e o ponta adversário. Assim ele recebe a bola livre da marcação dos dois e a partir dai o time começa a atacar. Geralmente  eu consigo fazer isso colocando a função em apoiar (isso no 4-3-3) e aumentando ou diminuindo a largura de jogo. Também é bom botar os alas pra atacar porque o ponta vai puxar marcação do ala adversário e o teu ala vai passar livre, livre. É uma barbada. Funciona especialmente bem quando o adversário pressiona.

É especialmente útil botar os pontas em apoiar contra o 4-2-3-1 também quando os alas adversários são absurdamente ofensivos (tipo o Arsenal do Wenger), ai o ponta acompanha o tempo inteiro.

Meu único problema com alguns tipos de 4-2-3-1 é quando o MAC vira praticamente um segundo atacante (como o 4-2-3-1 do United), ai um zagueiro sai pra caçar ele, abre espaço pro atacante sair em velocidade no 1x1 e eu tomo no cu hahahahh!

Basicamente, se eu faço um 4-4-2 em linha e tô tomando pressão, boto os dois pontas pra atacar e os alas pra apoiar (ou atacar). Se tô num 4-3-3, boto pra apoiar. Isso só em casos onde eu tomo pressão e vejo que dá pra marcar gol.

Eu não recomendo o 4-1-4-1 contra um 4-2-3-1 que faça pressão porque a marcação encaixa direitinho contra a tua e tu fica dependendo de um acerto de passe longo nas costas do adversário, coisa esporádica de acontecer. O 4-1-4-1 me parece bom contra táticas que acabem dando espaço pra ti sair jogando (4-3-3, por exemplo) ou equipes que em geral não pressionem na saída de bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Silveira. disse:

O negócio sempre que pegar uma tática (especialmente o 4-2-3-1 e o 4-4-2) que tenha dois laterais e dois pontas e eu também tiver pontas (por exemplo, 4-4-2 x 4-5-1, 4-1-4-1 x 4-4-2 e por ai vai) é fazer com o teu ponta se posicione ENTRE o ala adversário e o ponta adversário. Assim ele recebe a bola livre da marcação dos dois e a partir dai o time começa a atacar. Geralmente  eu consigo fazer isso colocando a função em apoiar (isso no 4-3-3) e aumentando ou diminuindo a largura de jogo. Também é bom botar os alas pra atacar porque o ponta vai puxar marcação do ala adversário e o teu ala vai passar livre, livre. É uma barbada. Funciona especialmente bem quando o adversário pressiona.

É especialmente útil botar os pontas em apoiar contra o 4-2-3-1 também quando os alas adversários são absurdamente ofensivos (tipo o Arsenal do Wenger), ai o ponta acompanha o tempo inteiro.

Meu único problema com alguns tipos de 4-2-3-1 é quando o MAC vira praticamente um segundo atacante (como o 4-2-3-1 do United), ai um zagueiro sai pra caçar ele, abre espaço pro atacante sair em velocidade no 1x1 e eu tomo no cu hahahahh!

Basicamente, se eu faço um 4-4-2 em linha e tô tomando pressão, boto os dois pontas pra atacar e os alas pra apoiar (ou atacar). Se tô num 4-3-3, boto pra apoiar. Isso só em casos onde eu tomo pressão e vejo que dá pra marcar gol.

Eu não recomendo o 4-1-4-1 contra um 4-2-3-1 que faça pressão porque a marcação encaixa direitinho contra a tua e tu fica dependendo de um acerto de passe longo nas costas do adversário, coisa esporádica de acontecer. O 4-1-4-1 me parece bom contra táticas que acabem dando espaço pra ti sair jogando (4-3-3, por exemplo) ou equipes que em geral não pressionem na saída de bola.

Começando pelo final: o bom do 4-1-4-1 é que encaixa a marcação, já que assim eu consigo anular o MAC adversário. O problema é que encaixa a marcação, e aí eu fico sem saída de jogo. 

No geral, se uso o 4-4-2, meu time acaba sendo dominado pelo MAC. Meus zagueiros são lerdões, aí quando um sai para dar combate o CA do adversário consegue aproveitar o espaço, e vejo isso acontecer demais. Então uso o 4-1-4-1 como forma de colocar alguém ali pra incomodar esse MAC. Mas a saída de jogo fica bem ruim mesmo. 

Essa parte do ponta entre o lateral e o ponta adversário é algo que eu tinha observado um pouco já. Que meu ponta acaba tendo nota mais alta em apoiar do que em atacar nesses jogos. Acho que vou começar a usar de forma mais sistemática e ver se traz resultados. A parte do lateral/ala em atacar já é mais complicado, que eu tô na quinta divisão né, não tenho jogadores com nível de Liverpool. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Danut disse:

Cara, não sei se entendi tua pergunta. Sim, existem uma série de combinações que fazem sentido no FM, em tudo que é posição: lateral/ala atacar e meia-ala apoiar, lateral/ala e segundo atacante, falso 9 e segundo atacante, jogador alvo e centroavante... Enfim, tem um monte de combinações que fazem sentido no jogo, a depender de qual sistema tu tá utilizando, que jogadores tu tem disponíveis e tal. Tu tá querendo saber alguma situação específica? Porque senão tua pergunta me pareceu genérica demais...

armador-avançado ''central'' quais funções vao potencializar esse tipo de jogador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Leoc disse:

armador-avançado ''central'' quais funções vao potencializar esse tipo de jogador?

Depende o que teu armador avançado vai fazer. Ele tá ali para armar o jogo ou para ser um jogador de chegada com força na área? Se for para ele marcar gols, eu colocaria um atacante que possa tocar a bola (alguém em função apoiar, um falso 9, algo assim). Se for para ele criar o jogo, coloca com um atacante mais finalizador (mas se for um atacante só, alguém que se movimente um pouco também é melhor). Se for no 4-2-3-1, coloca os pontas para apoiarem na frente também (ponta, raumdeuter ou SA em atacar). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-6-15 at 03:03, Danut disse:

Com que tática vocês acham uma boa enfrentar o 4-2-3-1? Considerando que minha equipe é capaz de jogar no 4-4-2 e suas variações (posso jogar com volante e ponta, mas não com MAC). 

Eu sempre tive bons resultados defensivos com o 41221 (MDC - MC MC - MAE MAD - PLC) contra o 4231. Ofensivamente, eu costumo escalar um extremo com boa capacidade de Avançado Interior em parceria com um lateral ofensivo daquele mesmo lado. O avançado interior está lá pra flutuar por trás dos MCs do 4231 e abrir o corredor para o lateral, o que quase sempre cria uma superioridade numérica caso o time tenha atributos decentes de passe, pra jogar de maneira mais direta. O outro lateral em geral eu seguro como defensivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, GIGANTIH disse:

Eu sempre tive bons resultados defensivos com o 41221 (MDC - MC MC - MAE MAD - PLC) contra o 4231. Ofensivamente, eu costumo escalar um extremo com boa capacidade de Avançado Interior em parceria com um lateral ofensivo daquele mesmo lado. O avançado interior está lá pra flutuar por trás dos MCs do 4231 e abrir o corredor para o lateral, o que quase sempre cria uma superioridade numérica caso o time tenha atributos decentes de passe, pra jogar de maneira mais direta. O outro lateral em geral eu seguro como defensivo.

Hmm, já não tô mais precisando disso para agora porque troquei de equipe. De todo modo, não conseguiria jogar assim na equipe que estava, por falta de qualidade mesmo (era quinta divisão inglesa). Mas vou guardar a informação para quando voltar a enfrentar o esquema em outras situações. Valeu :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe porque já fazem 4 semanas que no treino de jogo, treino o  trabalho em equipe e nunca deixa de aparecer esse aviso nos relatórios de equipe ''ha algum trabalho a ser feito para melhorar os niveis de trabalho em equipe no time ''

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Leoc disse:

Alguém sabe porque já fazem 4 semanas que no treino de jogo, treino o  trabalho em equipe e nunca deixa de aparecer esse aviso nos relatórios de equipe ''ha algum trabalho a ser feito para melhorar os niveis de trabalho em equipe no time ''

Dá uma olhada como tá a coesão da equipe (vai no teu auxiliar > relatórios> reação à palestra). Ali aparece como tá o entrosamento da equipe. Se estiver baixo ali, eu recomendo utilizar também o treino geral de coesão, não apenas o treino de jogo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, hiroshitk disse:

#Ajuda

 

Como extrair o máximo de seu jogador alvo?

Na minha opinião tem que ter pelo menos um jogador próximo a ele, de preferência veloz, o alvo vai poder raspar de cabeça para encontrar ele nas costas da defesa, segurar a bola para fazer um pivô. Além disso, para fazer gols ele precisa estar próximo a barra adversária, já que geralmente não são muito ágeis nem muito velozes, o jeito mais fácil de se conseguir isso é utilizando cruzamentos.
E lembre-se, se você utilizar passes de misto pra longos, os jogadores vão querer sempre lançar no jogador alvo, se ele estiver muito isolado não vai produzir nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou utilizando uma tatica com a Portuguesa, 4 2 3 1 com vol e pontas, está dando certo, porem em jogos fora de casa sempre tenho dificuldade e também levo muitos gols de cruzamento, se alguém puder me ajudar agradeço.

Spoiler

zQnv1c.png

Wnm53B.png

VPBNbI.png

Nesse jogo contra o goias meu time saiu perdendo, mas eu consegui a virada, mesmo sendo amistoso fiquei feliz com o rendimento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Pancaldi disse:

 

  Ocultar conteúdo

 

 A única solução pra diminuir gols de cruzamento é vc ter bons laterais de marcação e uma linha defensiva mais alta .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante a discussão aqui sobre como encarar o 4-2-3-1, que eu particularmente acho uma das táticas mais difíceis de se enfrentar. Geralmente os times que utilizam essa tática, são os melhores times e mais ofensivos de uma liga. E por isso eu quase sempre acabo optando por uma formação mais defensiva como o 4-1-4-1 em contra ataque principalmente pra anular o MAC adversário. Mas como já foi falado aqui, a saída de bola é inexistente. O resultado é que fica um jogo muito truncado com poucas chances de gol, e o time deles criando um pouco mais e tendo mais posse.

Recentemente fiz um jogo nesse molde, mas que foi um desastre, pois minha equipe além de não conseguir nem passar do meio de campo, estava sendo bombardeada chance atrás de chance, com o adversário sempre chegando sozinho na cara do meu goleiro. Só depois de muito tempo é que percebi que eles só atacavam pelo meio, os laterais nem subiam, mas eles vinham sempre afunilando o jogo, trocando passes rápidos e me envolviam completamente.(Meu médio-alas ficavam basicamente parados sem marcar ninguém enquanto eles costuravam pelo meio.)

Não acho que usarei mais essa tática pra enfrentar eles, mas qual seria a melhor solução aqui pra pelo menos não ser tão massacrado na defesa? Diminuir bastante a largura e recuar a linha defensiva, já que eles só atacam pelo meio e saem tocando até entrar na área?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, leh_MA disse:

Interessante a discussão aqui sobre como encarar o 4-2-3-1, que eu particularmente acho uma das táticas mais difíceis de se enfrentar. Geralmente os times que utilizam essa tática, são os melhores times e mais ofensivos de uma liga. E por isso eu quase sempre acabo optando por uma formação mais defensiva como o 4-1-4-1 em contra ataque principalmente pra anular o MAC adversário. Mas como já foi falado aqui, a saída de bola é inexistente. O resultado é que fica um jogo muito truncado com poucas chances de gol, e o time deles criando um pouco mais e tendo mais posse.

Recentemente fiz um jogo nesse molde, mas que foi um desastre, pois minha equipe além de não conseguir nem passar do meio de campo, estava sendo bombardeada chance atrás de chance, com o adversário sempre chegando sozinho na cara do meu goleiro. Só depois de muito tempo é que percebi que eles só atacavam pelo meio, os laterais nem subiam, mas eles vinham sempre afunilando o jogo, trocando passes rápidos e me envolviam completamente.(Meu médio-alas ficavam basicamente parados sem marcar ninguém enquanto eles costuravam pelo meio.)

Não acho que usarei mais essa tática pra enfrentar eles, mas qual seria a melhor solução aqui pra pelo menos não ser tão massacrado na defesa? Diminuir bastante a largura e recuar a linha defensiva, já que eles só atacam pelo meio e saem tocando até entrar na área?

Eu venho passando por uma fase de ajustes táticos para tentar anular e sobrecarregar o adversário . O que isso quer dizer (?) Digamos que meu time em questão jogue no 4-4-2 losango e o oponente no 4-2-3-1. De cara eu já coloco meu Alas como Laterais pra evitar tomar bola nas costas dos pontas adversário e meu volante como médio defensivo(defender) pra anular o MAC. Segundo passo, olhar na distribuição tática se tem algum lateral deles q está avançado, caso tenha e ele seja muito bom ofensivamente, eu puxo um atacante que seja rápido pra jogar aberto nas costas desse lateral , fazendo com que ele pare de avançar ou que tome sempre bola nas costas(nessa parte estarei tanto anulando como sobrecarregando o time em questão) . Terceiro e mais importante passo, jogar pelo meio, como os laterais dele ja estão nulos, os pontas marcados, o MAC sendo perseguido e o atacante solitário , vou vim com um batalhão pelo meio( Mc, Box to box, CJA) forçando ele a jogar mais fechado e ter que mudar drasticamente sua forma de jogar. 

 Conclusão

Falhei muito e perdi a paciência nesse FM quando simplesmente tentei anular o adversário, e foram 2 motivos : Eu não prestava atenção como o time adversário se portava durante a partida(mudança de esquema e função dos jogadores), e minha insistência em deixar de sobrecarregar pra apenas anular, sendo que IA arranjava um jeito de achar brechas na minha marcação . 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Leonardo Castello disse:

Eu venho passando por uma fase de ajustes táticos para tentar anular e sobrecarregar o adversário . O que isso quer dizer (?) Digamos que meu time em questão jogue no 4-4-2 losango e o oponente no 4-2-3-1. De cara eu já coloco meu Alas como Laterais pra evitar tomar bola nas costas dos pontas adversário e meu volante como médio defensivo(defender) pra anular o MAC. Segundo passo, olhar na distribuição tática se tem algum lateral deles q está avançado, caso tenha e ele seja muito bom ofensivamente, eu puxo um atacante que seja rápido pra jogar aberto nas costas desse lateral , fazendo com que ele pare de avançar ou que tome sempre bola nas costas(nessa parte estarei tanto anulando como sobrecarregando o time em questão) . Terceiro e mais importante passo, jogar pelo meio, como os laterais dele ja estão nulos, os pontas marcados, o MAC sendo perseguido e o atacante solitário , vou vim com um batalhão pelo meio( Mc, Box to box, CJA) forçando ele a jogar mais fechado e ter que mudar drasticamente sua forma de jogar. 

 Conclusão

Falhei muito e perdi a paciência nesse FM quando simplesmente tentei anular o adversário, e foram 2 motivos : Eu não prestava atenção como o time adversário se portava durante a partida(mudança de esquema e função dos jogadores), e minha insistência em deixar de sobrecarregar pra apenas anular, sendo que IA arranjava um jeito de achar brechas na minha marcação . 

 

Bem esclarecedor o seu exemplo e a noção de não apenas anular mas também sobrecarregar. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 4-2-3-1 é um esquema bastante ofensivo mesmo, dificilmente você administra a posse de bola. Jogo com o 4-1-2-3 contra esse tipo de esquema, visando equilibrar o foco entre anular e sobrecarregar o meio adversário, que só tem dois jogadores.

Então, uso um armador recuado (defender) como volante, que se posiciona bem e anula o MAC adversário, e dois meia-centrais (apoiar e atacar), sendo que um irá avançar mais no ataque e ficará mais próximo do atacante recuado. Além de usar dois segundos atacantes, que podem abrir ou infiltrar pelo meio, fazendo mais o segundo tipo de jogada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pessoal. aqui vai um desabafo. e pedido de socorro. 

Desabafo. desde que veio o fm 15 nao me adaptei. quando veio o 16 tentei novamente jogar. não consegui. simplesmente NAO joguei mais. de raiva.

Pois bem. tentei novamente esses dias. e segui com os mesmos problemas. Lá vai. 

problema 1. nao tem mais marcação H-H. cara isso é RIDÍCULO. é uma opção que o treinador tem que ter. enfim, com isso, as mulas do meu time na porcaria da marcação por zona vão que nem 'mosca na merda' 3 pra marcar um e abrem espaço ou deixam outro livre... dá muita raiva! 

problema 2. nas pré ordens. de marcação por posição. por ex. sempre mandei pressionar alas e meias abertos. fiz isso, mas, não tem a mesma efetividade que na prévia do jogo ter que ir jogador a jogador, inclusive no que entrar no meio do jogo, mandar marcar. isso enche o saco.

Agora vem os socorros. cara. parece que tudo que acredito sobre futebol não serve pra essa nova forma do FM. e não é o caso. a questão é que não consigo entender as opções que surgiram com o fm15 em diante.

afinal de contas. qual a consequencia ofensiva e defensiva do "manter a posse de bola"?  nao tinha isso nos outros FM's. sempre gostei de transições rapidas e então não tenho marcado isto. mas parece que os caras são BURROS e vão la e atacam so com 2, 3 feito loucos se não tiver esta opção marcada. daí tu marca isto e o levar a bola até area. dá o contrário. tu tem todo o time no campo adversario, mas, o adversario tb já se remontou defensivamente. está dificil encontrar o equilibrio..

antes já tinha a opção de contra-atacar, agora não mais. tu tem que criar uma forma disso ocorrer. nao concordo, mas, ok. tentei fazer isso. mas na maioria das vezes, quando jogo fora e contra um time melhor e tento fazer isso, SOU EU quem toma o gol de contra-ataque. daí pra abandonar a causa. tu fica o jogo inteiro esperando o contra-ataque. daí falha o teu contra-ataque e tu toma de volta? e isso parece que não faz sentido. pq é nitido pra mim, que nestes jogos contra times top fora os caras vem com "manter a posse de bola" e "sobreposições" o que é contraditório ao contra-ataque; pois bem, mas o contra-ataque deles, quando eles recuperam a bola dá certo. não sei mais o que fazer. 

O maior exemplo que posso dar é no meu save do real. e não de times sem a mesma expressão que jogo, como o gremio ou a roma. E digo isso, porque poxa se com um time como o real madrid não dá certo minhas ideias, é porque realmente como disse não entendi o jogo. jogando fora contra o barça. 3 a zero ao natural. e eles fizeram TUDO O QUE EU QUERIA TER FEITO. mudei meu estilo de controlar e fluido. fui ao normal, flexivel, recuei as linhas defensivas e ao inves do passe curto deixei misto e ao inves de procurar sobreposições ou levar a área coloquei incentivar cruzamentos, para o contra-ataque. segurei bem eles sempre! mas tomei 3 gols de contra-ataque, que era o que eu queria fazer. e reitero. nao faz sentido! porque eles jogam no toque rapido e curto (como eu normalmente faço) mas, "mantendo a posse de bola". o que é incompatível a contra-atacar, mas, daí no contra-ataque deles funcionaou que foi uma beleza. pá-pá-pá. neymar-messi gol. é muito irritante.

espero que alguem possa me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lipatin, se tu tá com uns problemas na parte tática e tá batendo cabeça a tempos, recomendo dar uma olhada no índice de guias da área tática do FManager.

Enfim, sobre a marcação homem a homem é simplesmente quando a opção "Usar Marcação Apertada" está marcada, já a marcação por zona é quando a mesma não está habilitada. Se eu entendi bem, essa marcação errada que tu diz que seus jogadores estão fazendo não tem a ver com alguma instrução de pressão no adversário? Dá uma olhada.

Sobre a instrução "manter a posse de bola" é pra equipes que gostem mais de aplicar uma intensidade menor e rodando mais a bola. Já pra contra-ataques, sem aquela opção antiga, tu tem que usar um ritmo maior, chamar mais o adversário pro seu campo (abaixando a pressão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lipatin, como o Yan falou, é bom dar uma lida nos materiais que tem aqui, pois eles são muito bons. Mas só complementando, esse lance de ir 3 jogadores pra marcar 1 adversário, tá mais relacionado à pressão como ele disse, do que marcação por zona. E outra coisa que influencia bastante é os papéis de seus jogadores. Por exemplo, se você estiver jogando com 1 volante e 2 meias centras, sendo que 1 ou os 2 meias estão marcando mais recuado ou estáticos e o seu volante está como um MRB, provavelmente terá uma sobreposição. Pois o MRB é por padrão um jogador que pressiona bastante, então ele vai subir pra dar o combate ocupando basicamente a mesma posição que o meia central.
Só um exemplo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Eu vi num vídeo do Zealand que tem um site que testa as táticas que são submetidas a eles, em 160 partidas, em diferentes situações e contextos, a fim de estabelecer quais seriam as melhores táticas do FM. 
      Alguém já tinha visto? Já testou essas táticas?
      https://beta.fm-base.co.uk/tactics
      EDIT: eu sei que a maioria prefere desenvolver as próprias táticas, mas achei interessante essa ideia. 
      Confesso que tem umas ali com umas instruções que não fazem nenhum sentido para mim. Até por isso fiquei curioso de ver se e como elas funcionam, é uma forma de aprender. 
    • fabioaraujo89
      Por fabioaraujo89
      Fala, pessoal!
      sou novo aqui e no FM. Nunca tinha jogado o jogo, aí vi que liberaram no Xbox pelo Game Pass e viciei! (até tentei passar para a versão normal, mas não rodou bem no meu PC). 
      Hoje estou jogando bastante (em quantidade rs), mas já vi (e confirmei lendo aqui) que o jogo pode ser bem frustrante, especialmente para os iniciantes como eu, que não entendem ainda o que estão fazendo no game. 
      Assim, eu queria uma ajuda com a parte tática. Nesse meu sabe específico, eu comecei no Campeonato de Portugal com a Estrela da Amadora, mas depois de uma curta passagem pelo QPR eu estou há algumas temporadas no Watford, da Inglaterra. 
      Peguei o time na Championship, consegui subir (não foi exatamente “fácil” pra mim, mas eles tinham acabado de cair e tinham um dos elencos mais fortes da divisão) e me estabilizei bem na PL. 
      Eu uso desde sempre um 4-2-3-1 com extremos, tiki-taka personalizado. Era a tática que já era da Estrela lá no começo, eu não mexi muito e fui usando. Já tentei outras, mas essa foi a que mais me serviu ao longo do tempo. 

      Meu time tem um desempenho sempre aceitável. Eu sempre estou ali brigando por uma vaga nas competições continentais, normalmente pego o Camp. Europeu ou o Camp. Europeu II. Teve uma que fui pra Champions.
      Como estou há tempos no clube, eu consegui montar um time bom. Tem vários jogadores muito interessantes, que volta e meia recebem propostas altas de clubes bem maiores e o elenco é equilibrado e com opções. 
      O problema? O time sempre se dava mal no confronto com os grandes ingleses (seja nas taças ou na liga) e perdia uns jogos bobos, que faziam o desempenho cair.
      Aí eu descobri o Rate My Tatic...fiz os ajustes para a tática ficar 5 estrelas (que envolviam alguns ajustes de funções e principalmente remover várias instruções que eu nem sabia que estavam e conflitos. Fiz uma ou outra contratação para fechar.
      E deu bem certo. O time melhorou, diminuiu muito os pontos perdidos em jogos fáceis, fez bons jogos com os grandes, cheguei a sonhar com o título... mas ficou em segundo lugar, a 4 pts do campeão (Chelsea). E ainda perdeu a final da FA Cup pro Arsenal. Foi positivo, mas frustrante demais. 
      Eu sinto que falta só um “ajuste fino” pro time ir mais longe, levantar canecos. Que modificações vocês sugerem? 
      (Não estou conseguindo subir imagem, mas a tática é assim):
      4-2-3-1 com extremos 
      2 Defesas laterais com função de apoio
      2 defesas centrais função defender
      2 Médios centros com função de apoio
      1 médio ofensivo com função apoio
      2 extremos invertidos com função apoio 
      1 atacante completo com função atacar 

      as instruções de equipe 
      com posse:
      passar para espaço 
      jogar a partir da defesa 
      levar bola até a área 
      ritmo muito mais alto (estou pensando em tirar, meu time termina morto todas as partidas e tem quedas de desempenho ao longo da temporada) 
      em transição (não tinha no Rate):
      Pressionar
      contra atacar
      Sem posse
      linhas normais 
      Marcação apertada
      pressao muito mais urgente (o Rate mandou tirar e acho que vou fazer pra próxima temporada porque acho que está tirando meus zagueiros da posição e permitindo infiltrações demais). 
       
      O que vocês acham? Ajudem o novato, pfvr! Abraços!
    • schacoffee
      Por schacoffee
      Boa noite, pessoal, tranquilidade?
      Há um tempo eu venho acompanhando no yt o canal "Táticas de Futebol", assistindo a carreira que fizeram por lá e pegando inspiração das táticas da vida real que replicam no FIFA, só por curiosidade mesmo, afinal nem jogo FIFA. Esse ano iniciaram uma carreira fictícia com o Fábio Carille treinando o 1860 Munich, que está bem legal diga-se, e estou curtindo.
      Eu estou um pouco inspirado e inclinado a fazer algo parecido, jogando defensivamente, e obviamente com outra história e outro clube, só que como um adepto do futebol a la Cruyff e holandeses e de tudo que dali saiu, sempre preferi usar sistemas ofensivos e que valorizassem posse, intensidade, pressão etc, no FM. Andei vendo uns jogos de times defensivos ou que fossem menos ousados no ataque para tentar tirar uma inspiração (entra na conta Mourinho e Simeone, logicamente), porém ainda está difícil de imaginar como quero que meu time jogue. É uma linguagem diferente da que eu venho me acostumando.
      Eis que venho pedir umas dicas de vocês. Modelos de táticas do FM que posso buscar e tirar como base, materiais para eu estudar, vídeos legais para assistir sobre FM, blogs, etc, o que puderem me dispor eu agradeceria.
      Se você que está lendo curte futebol mais cauteloso, diga como que arma seu time e monta sua tática para ajudar o mano aqui.
      *** Eu não gosto de usar tática pronta, geralmente crio a tática personalizada, do zero. Vídeos de tática seriam para me ajudar na tomada de decisão, não download. ***
    • Mtvianna
      Por Mtvianna
      Primeiramente, já de ante mão queria pedir desculpas pelo formato do post, embora seja um membro velho, sempre fui mais de ler do que escrever, então não aprendi muito bem como fazer o upload das imagens hehehe Gostaria de compartilhar com vocês uma experiência que tenho tido com uma tática que desenvolvi desde o FM20
      Sempre parti pras táticas nacionais demais e nunca variava, ou seja, sempre usei um 4-2-3-1 com extremos. Como colorado, fiquei extremamente feliz quando Coudet foi ventilado como possível treinador em 2020, então comecei a olhar com mais carinho pra formações com mais meias e centroavantes, sem extremos. Então desenvolvi minha própria tática sem procurar em nenhum fórum. E por incrível que pareça desde o FM20 ela vem dando muito certo. Gostaria de compartilhar ela com vocês para ver o que vocês acham e até tentar aprimorar ela.
      Posições
      Com posse
      Transição
      Sem posse
      Não sei muito bem como dizer isso, mas eu uso um esquema baseado na posse misturado com o Gegenpress, passes curtos focados no meio e ritmo mais elevado. Com a utilização de 3 meias centrais, sendo o central um construtor de jogo recuado e dois mezzalas (dependendo da características do elenco também pode ser um area a area, como o Patrick), também dou preferência por laterais com características de apoiar. O meia ofensivo quase sempre é como meia ofensivo atacar ou atacante sombra. Já os dois atacantes do time normalmente são um ponta de lança e um atacante recuado (ou dois pontas de lanças). Os três jogadores de frente tem instruções individuais para marcar apertado, rematar mais e correr mais riscos. Claro que dentro jogo acabo fazendo algumas variações, como explorar mais um lado diferente do campo, recuar um pouco as linhas caso eu esteja tomando mais bolas nas costas dos zagueiros, ou então diminuir o ritmo, rematar sempre que puder ou algo assim, dependendo das circunstâncias do jogo.
      Resultados
      Títulos
      Aqui algumas estatísticas dos meus principais atacantes. Além disso, meus laterais costumam dar várias assistências. Heitor teve 15 na temporada.
      Yuri Alberto
      Galhardo
      Abel Hernandez
      Confesso que sofro um pouco defensivamente pela minha defesa ficar tão exposta, mas compenso com muitos gols, principalmente dos atacantes. Não é uma formação muito equilibrada, mas tenho conseguido resultados, inclusive na Europa. Uma das coisas que talvez contribuam muito para ela funcionar bem é ter uma comissão técnica muito boa e focar muito em jovens jogadores, para treiná-los e fazer a adaptação deles desde a base. Gosto muito de fazer o save comprando só jovens jogadores para revender no futuro (quando possível) hahaha
      O que vocês acham? Alguma dica para que eu possa aprimorar mais? Esses prints são do primeiro save que fiz no FM21, no meu save atual joguei 3 temporadas com o juventude, saindo da Série C e chegando até a Libertadores. Depois assumi o River e ganhei o argentino e a libertadores. No meu atual time ainda não tenho resultados porque não começou a temporada, mas assim que encaminhar os primeiros meses com o Racing na segunda Argentina posto mais resultados dela.
       
       
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Os lances acima ocorreram no jogo entre Ipswich e Burton pelo equivalente à terceira divisão inglesa. O atleta é o mesmo, e ele é um zagueiro de 19 anos que está emprestado pelo Arsenal.
      Eu lancei uma pergunta num grupo de WhatsApp e gostei das respostas e achei bacana trazer o debate para cá. Lá eu fiz apenas uma pergunta, com viés mais do lado do treinador. Aqui, vou fazer mais perguntas, para que possamos iniciar um debate e realmente possamos pensar um pouquinho sobre aquilo que nos agrada, seja em termos de estilo de jogo, seja em termos do que os atletas em campo e debater futebol com um pouco mais de qualidade e nos forçar a ir além do simples. Isto posto, vamos as perguntas:
      1) Se você fosse o treinador, como vocês lidariam com esse tipo de comportamento do zagueiro durante o jogo? (Aqui o objetivo é vocês pensarem no que acreditam como que o futebol do seu time deve ser jogado, analisar mais friamente a situação, se é um comportamento que vocês gostam ou não num atleta dessa posição, por exemplo)
      2) Como torcedor, quão confortável você se sentiria ao ver seu zagueiro fazendo isso durante um jogo? (Aqui é para você botar seu coração de torcedor na linha, talvez avaliar as opções que seu time tenha para a zaga, se eles inspiram confiança jogando com os pés e qualquer coisinha mais).
      3) Se você fosse o treinador, que aspectos avaliaria para decidir se esse é um comportamento útil ou não para seu time? (O atleta é titular do seu time, já são 11 jogos com uma média de 86 minutos jogados. Ou seja, aqui é para excluir o que você pensa sobre o comportamento e se colocar no lugar do treinador do Ipswich e pensar o que você utilizaria para decidir se o comportamento é útil).
×
×
  • Criar Novo...