Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Monte a sua seleção


Gourcuff

Posts Recomendados

Brasil-formation-tactics.png

 

 

Esse é o famoso do 4-4-2 diamante, inspiradissimo no Milan de Ancelotti. E também me rendeu muitos titulos no FM hehehe... Porém na real, o Lucas Silva seria o nosso armador recuado e adaptaria o Rafinha como Volante... Lembrando que só necessita saber desarmar  e ter um saida de bola rápida. E no meio campo, quando sem bola, os três jogadores se tornarão recuperadores, sendo o Luiz Gustavo como Destruidor de jogadas. No Ataque, o Neymar como falso nove, penetração na defesa e fator desequilibrante da esquema. E contará com Coutinho, Firmino e Willian, com muita ênfase no jogo sem Bola e criatividade

 

 

Problema é que não temos jogadores com poder de atencipação para fazer essa função no meio, por isso pensei no Willian para ser Area a Area quando sem a bola e quando com a bola ele viraria como Ponta e Meia-atacante.

 

Aceito umas criticas  :yest:  É apenas a minha teoria, como qualquer um, tem erros e acertos.

 

 

Obs.: Estou na duvida sobre Gil, que é o zagueiro mais alto (eu gosto muito e dá muita muita segurança no ar), como está o rendimento dele no clube dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brazil-formation-tactics.png

Eu apostaria nessa seleção, visando a Copa de 2018 e até a de 2022...os dois com asterisco (T. Silva e L. Gustavo) seriam substituídos de acordo com a evolução dos reservas e ai convocaria esses jogadores pra reserva (?Lucão? e L. Silva/Dourado/L.Lima).

Da pra utilizar o Neymar pela esquerda também com o Firmino de F9, ai nesse caso o Coutinho seria reserva e teria que convocar outro atacante que seria o L.Damião (pra ter um atacante que faça pivô e características diferentes dos demais).

@edit

Pensei nessa variação também
Brazil-formation-tactics.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lvwEmnx.jpg

 

Gosto dos nomes do Renato Augusto, Felipe Anderson e do Felipe Melo. Só que não tenho ideia de como o Felipe Melo tem jogado. Raffael parece ser bom jogador, mas conheço muito pouco dele e vi poucos jogos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6weXcXC.png

 

Hoje seria assim.

 

Lucas Silva nem de longe está pronto para uma seleção. Pouquíssima experiência... Como opção até vai, mas já titular de cara, não vejo como.

 

Usaria o Oscar assim, já que ele vem jogando mais recuado e evoluiu bastante taticamente com o Special Retranca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

BRASIL-formation-tactics.png

 

Bugou, mas o sem nome é o menino Neymar.

 

Reservas:

Diego Alves

Danilo

Marquinhos

David Luiz

Alex Sandro

Casemiro

Hernanes

Felipe Anderson

Lucas Moura

Hulk

???

 

Centroavante é foda, faço nem ideia de quem chamar. Essa posição tá escrota. Volante também. Hernanes e Casemiro tão aí por pura falta de opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6weXcXC.png

 

[...]

 

Usaria o Oscar assim, já que ele vem jogando mais recuado e evoluiu bastante taticamente com o Special Retranca.

 

Assim o time ficaria sem saída de bola, dependendo muito de ligação direta, não? O meio do campo ficaria vazio, igual na Copa. Paulinho na Copa tava escondendo atrás do meia adversário, não saía pro jogo. Então o David e o Thiago faziam ligação direta, tentando lançar pra lugar nenhum e perdendo a posse. O time não tem nenhum Andy Carroll, essa não é a melhor opção. Não que você tenha mostrado que quer ligação direta, mas é o que eu imagino que aconteceria nesse meio campo.

 

Não comparo Oscar com o Paulinho da Copa, pois não imagino Oscar se escondendo. O problema é que ele não sabe fazer essa função de sair jogando e alternar ataque~defesa. O Oscar precisa jogar com 2 atrás dele, usando da versatilidade pra ajudar o time na pressão da saída de bola. Se não for assim, acho que ele não rende. Tanto é assim que o Oscar sempre puxou o seu jogo pros lados do campo.  Pelo menos é assim que eu imagino o Oscar como jogador.

 

Logo, na teoria é Coutinho OU Oscar, sendo que escolho o meia do Liverpool pro meu time. Concorda?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Ele não se destacou aí a ponto do Real Madrid pagar de novo pra ter ele novamente? Enfim, mas acho que a longo prazo o Lucas Silva tem mais futebol que ele.

 

Olha, posso-te falar que assisti a todos os 28 jogos que ele fez aqui no Porto.

 

Em 50% deles ele jogou mal (já explico porquê...), em 25% foi mediano, e nos restantes 25 jogou relativamente bem.

Acontece que os jogos em que ele jogou bem, alguns deles foram na UCL... Principalmente frente ao Basileia, onde ele até marca um dos melhores golos da Champions (!?!?) num livre direto.

 

Durante quase metade da época foi preterido por um menino de 17 anos (Rúben Neves), e só quando o volante português se lesionou é que o Casemiro se afirmou definitivamente no onze.

 

Na minha opinião, ele tem boa técnica (para um 1º volante), mas não sabe se posicionar, quase sempre recebe a bola dos zagueiros de costas para os adversários possibilitando que lhe roubem a bola muitas vezes, faz faltas absurdas e grosseiras, tacticamente deixa muito a desejar e nos passes longos é quase sempre um desastre...

 

É verdade que ele chegou ao Porto rotulado de 2º volante; mas ao passo que como 1º volante ele tecnicamente não é mau, como 2º volante precisava de mais técnica, velocidade e sentido táctico.

 

Pode até acontecer eu tar a falar isso tudo e ele agora jogar pela seleção e fazer um jogaço; mas sinceramente eu duvido!

E convém ressalvar que ele pode evoluir e corrigir isso tudo, ainda é jovem...

 

Eu fiquei muito feliz por saber que o Lucas Silva virá para o Porto, é beem melhor que o Casemiro.

 

Quanto ao porquê do Real Madrid ter accionado a cláusula e ter pago ao Porto 7,5M de € pelo seu regresso...

Não é a 1ª nem a 2ª vez que o time merengue faz Reais cagadas nas transferências, mas tbm, como falei no início, os jogos mais conseguidos dele foram na UCL e isso deve ter pesado na escolha.

 

 

PS: Esta é a minha opinião acerca dele, não é concensual no universo portista. Há portistas que gostam dele, mas a maioria não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim o time ficaria sem saída de bola, dependendo muito de ligação direta, não? O meio do campo ficaria vazio, igual na Copa. Paulinho na Copa tava escondendo atrás do meia adversário, não saía pro jogo. Então o David e o Thiago faziam ligação direta, tentando lançar pra lugar nenhum e perdendo a posse. O time não tem nenhum Andy Carroll, essa não é a melhor opção. Não que você tenha mostrado que quer ligação direta, mas é o que eu imagino que aconteceria nesse meio campo.

 

Não comparo Oscar com o Paulinho da Copa, pois não imagino Oscar se escondendo. O problema é que ele não sabe fazer essa função de sair jogando e alternar ataque~defesa. O Oscar precisa jogar com 2 atrás dele, usando da versatilidade pra ajudar o time na pressão da saída de bola. Se não for assim, acho que ele não rende. Tanto é assim que o Oscar sempre puxou o seu jogo pros lados do campo.  Pelo menos é assim que eu imagino o Oscar como jogador.

 

Logo, na teoria é Coutinho OU Oscar, sendo que escolho o meia do Liverpool pro meu time. Concorda?

 

Discordo.

 

Oscar e Coutinho recuariam quando o jogo começa com a gente, numa espécie de 4-1-4-1, ficando próximos ao círculo central, vindo receber a bola e possibilitando triangulações, seja com Neymar/Marcelo ou Danilo/Willian.

 

Não vejo o Oscar como jogador de lado de campo, até entendo quando falas nessa questão de "puxar o jogo para o lado", mas fazendo isso, sendo ele "o cara do lado", não é válido. Cai o futebol dele se precisar fazer a jogada de flanco na minha opinião.

 

Certamente demandaria treino, mas a proposta é escalarmos o que consideramos mais próximo do melhor que teríamos atualmente... eu vejo assim, pq daria para ter muita variação tática dentro da partida, exemplos:

 

Ora defendendo praticamente com 3 zagueiros devido ao recuo do Luiz Gustavo e avançando os dois alas para marcar mais à frente, formando quase um 3-2-2-2-1.

 

Ora jogando quase num 433, com Neymar e Willian bem abertos mais à frente...

 

Até uma espécie de 4231 seria possível, com o Luiz fazendo a função de meia mais defensivo e o Oscar ajudando no combate, mas saindo mais para o jogo e, à frente deles, Neymar - Coutinho - Willian, seja em linha, seja com Coutinho mais recuado..

 

Na verdade pensei em um jogo que não tenha ligação direta. Se fosse para ter ligação direta, precisava, como tu bem falas, de um cara alto para fazer pivô e escorar essas bolas alçadas, mas não pensei nisso...

 

Luiz Gustavo ajudaria na transição em qualquer desses esquemas. Fazia função parecida no Bayern e faz no Wolfsburg também, apesar de que nos lobos certas vezes joga até mais avançado, com o Guilavogui ficando mais em alguns momentos, ele reveza.

 

Certamente teria que ter opções, mas aí vai do técnico também... Oscar teria que dar opção de passe, Danilo e Marcelo pelas laterais, não dá para distribuir os coletes e pensar no jogo assim, certeza que não, mas com um técnico decente conseguiriámos algo melhor do que está.

 

Mas, respondendo teu ultimo questionamento, se eu precisasse escolher, tendo 2 caras atrás, Oscar ou Coutinho, ficaria com o segundo também. Apesar de, como expliquei antes, creio que os dois possam jogar juntos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brazil-formation-tactics.png

 

Testava um por um em cada posição e colocava quem mais rendesse pra jogar.

E mandava jogar retrancado procurando só contra-ataque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Brazil-formation-tactics.png

 

 

A esquerda é muito vulnerável com Neymar, Phillipe Coutinho e qualquer um dos laterais esquerdos. Luiz Gustavo teria que dar uma ajuda por lá. Mas isso nao e problema novo

 

Nao acho que a seleção tenha um segundo volante dinâmico o suficiente, Casemiro muito preguiçoso na marcação, Lucas Silva é muito bom na marcação e distribuição, mas prefiria um volante que chegasse mais forte na frente que ele chega (o perfil dele é mais de um primeiro volante moderno, e não de um segundo volante moderno), e duvido que Elias chegue em 2018 com condição de jogar. Eu iria de Oscar e Coutinho no meio-campo porque os dois tem bons índices de desarme para meias, e sao versáteis e movimentaçao. Mas esse é problema antigo, todos conhecem, desde o Zé Roberto nao temos ngm assim, que marque, que tenha movimentação boa, e que faz uma boa leitura de jogo e distriba. Talisca poderia ser a solução, mas acho que ele ta mais interessado em jogar mais pra frente pelo Benfica.

 

Willian tá em boa fase entao ganha o beneficio da duvida, mas prefiro o Douglas Costa, que é um jogador mais explosivo.

 

Firmino em 10 jogos jogando fora de posição, fez 4 gols da vitória. Tem um potencial sério aí para ser explorado nessa função de falso nove.

 

Na direita o Rafael teve ótima temporada, acho que Danilo, que foi muito bem no Porto, nao fez muito ainda pra merecer uma vaga absoluta. Mas os dois melhores lds brasileiros hoje sao esses dois, sem duvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

c41InYJ.png

 

O Jonas do Benfica, ao meu ver, é o melhor centroavante brasileiro em atividade no mundo.

 

Tinha que ter como fazer o banco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o tipo de tópico que é criado todo ano e que faz a gente, ao olhar as seleções que são montadas aqui, agradecer por ter o técnico que temos. Porque olha, é cada uma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou postar uma tática que muitos acham ultrapassada mas que eu ACHO ser à que melhor exploraria a qualidade dos nossos "laterais". Podem falar o que for mas há anos Marcelo e Dani Alves tão no top 3 do mundo pela qualidade ofensiva, é uma burrice não utilizar o que eles tem de melhor que é o apoio.

Brasil-formation-tactics.png

Nessa tática, Thiago silva poderia subir um pouco mais ao meio pra ajudar na saída de bola.

Lucas Silva e Rafinha se revezariam no apoio e saída de bola dando mais opções de movimentação ofensiva, são uns dos poucos volantes brasileiros que conseguem marcar e sair com qualidade. Ainda não são nenhum Xabi Alonso ou Kroos mas é um puta upgrade pra quem joga com Elias tendo que fazer a saída de bola, sendo que sua principal característica é a chegada ao ataque no espaço vazio.

No ataque acho que pra essa formação o ideal é ter um 9 com presença de área, e no Brasil só vejo Fred ou Ricardo Oliveira que fazem bem essa função hoje. 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentar forçar uma tática sem ter jogadores pra isso tem sido nosso erro de 2006 pra cá. Se não existe centroavante a nível de Seleção, o mais lógico é que a Seleção pare de usar centroavante e não que baixemos o padrão.

 

Com isso em mente as opções seriam Oscar, Firmino, Tardelli, Everton Ribeiro, enfim, opções de maior mobilidade.

 

 

Com volantes com melhor saída de bola e um ataque mais participativo, 3 zagueiros seria desperdício além de diminuir o poderio ofensivo. Se os laterais não conseguem marcar, vale o mesmo raciocínio do centroavante, um 3-4-3 com alas (WM) é melhor que um 5-2-3 com laterais fracos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pensado. Não tinha me ligado nisso. Pensei no que tu disse e montei outra. Essa formação bem treinada podia dar liga. Só não sei se é melhor ter o Firmino ali no meio ou outro jogador, até pq ele não tá acostumado a jogar assim.

Brasil-formation-tactics.png

 

Essa seta do Marquinhos não existe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei dessa formação. Se é uma formação sem centro-avante e o Firmino tiver mobilidade, não vejo problema nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...