Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Kemel Demir: Entre Dois Mundos - de 2013/14 a 2027/28


GG.

Posts Recomendados

Me surpreendi com tua presidente, que fez boas contratações ao longo da temporada, inclusive um dos artilheiros da competição a custo zero. Um dia ainda vou tentar jogar dessa forma.

Eu estava esperando por uma arrancada rumo aos playoffs, mas na penúltima postagem já imaginava que o fim de temporada seria aquele proposto por você à direção. Dito e feito! Mas vamos olhar pelo lado positivo: cumpriu o objetivo proposto nessa primeira temporada. Vamos ver como a presidente vai reforçar a equipe para o próximo ano. Pensa em quantos reforços para conseguir lutar mais em cima na tabela? Alguma posição em especial?

Gostei da pergunta do Renato e da tua resposta. Após quatro meses jogando essa versão, ainda quebro a cabeça sem saber se o problema em alguns momentos sou eu ou o próprio FM. Mas vamos lá, espero que esse patch lançado hoje corrija algumas coisas, principalmente os cruzamentos haha. Percebi que o teu time se adaptou rápido com as táticas, inclusive a que passou a ser treinada durante a temporada. Fez alguma ação para isso? Pergunto pois comigo está difícil para o time encher aquelas barrinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 831
  • Criado
  • Última resposta

Me surpreendi com tua presidente, que fez boas contratações ao longo da temporada, inclusive um dos artilheiros da competição a custo zero. Um dia ainda vou tentar jogar dessa forma.

Eu estava esperando por uma arrancada rumo aos playoffs, mas na penúltima postagem já imaginava que o fim de temporada seria aquele proposto por você à direção. Dito e feito! Mas vamos olhar pelo lado positivo: cumpriu o objetivo proposto nessa primeira temporada. Vamos ver como a presidente vai reforçar a equipe para o próximo ano. Pensa em quantos reforços para conseguir lutar mais em cima na tabela? Alguma posição em especial?

Gostei da pergunta do Renato e da tua resposta. Após quatro meses jogando essa versão, ainda quebro a cabeça sem saber se o problema em alguns momentos sou eu ou o próprio FM. Mas vamos lá, espero que esse patch lançado hoje corrija algumas coisas, principalmente os cruzamentos haha. Percebi que o teu time se adaptou rápido com as táticas, inclusive a que passou a ser treinada durante a temporada. Fez alguma ação para isso? Pergunto pois comigo está difícil para o time encher aquelas barrinhas.

Eu me surpreendi quando ela contratou o atacante. Das vezes que joguei com o presidente ou o diretor de futebol contratando, sem sombra de dúvidas foi, comparativamente, a melhor contratação feita.

Se eu tivesse escolhido escapar do rebaixamento, pareceria uma campanha muito boa a que o clube fez, mas como escolhi dois níveis acima, ficou parecendo algo normal.

Como eu disse, tenho jogadores em fim de contrato, principalmente defensores, que precisarão ser substituídos. Agora eu tenho olheiro para pesquisar e o DdF no comando das negociações, mas isso vai mudar um pouco na nova temporada. Na realidade, o time precisa de reforços em todos os setores, penso eu, mas não quero mudar o time todo, mesmo que isso atrase um pouco o save. Além disso, dependo dos olheiros para ver se há algo que valha a pena.

Você tocou no ponto da assimilação das táticas e resolvi tirar a dúvida e vi que aquelas barras das táticas apresentadas não correspondem aos meses iniciais (julho e agosto) do save, mas correspondem a setembro, quando elas já estavam como daquele jeito das imagens . O que fiz foi o seguinte: como eu não tinha olheiros para preparar relatórios sobre o adversário, o treino para jogo ficou sempre em "Tática apenas".

Bela temporada. Acredito que deva reforçar o elenco com foco no setor ofensivo.

O que tenho evitado fazer é tentar vender um jogador com mais de um ano de contrato restante com o clube. Se ele receber uma oferta é outra história, mas tenho preferido "cumprir" a maior parte do contrato com os jogadores, deixando para negociá-los no inícios do último ano. Sendo assim, terei problemas para remodelar o setor ofensivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu esperava teve todas as dificuldades que tornam o desafio interessante, não pegou os playoffs, algo que achei que viria quando esteve em um momento muito bom no save, mas os últimos meses não foram aquele mumuzinho e o time ficou sem chance de acesso a divisão de elite.

Campanha fora de casa digna de um Náutico da vida. Mas foi legal ver que conseguiu tomar poucos gol, tendo em vista que teu time joga (joga ainda???) num estilo de contra-ataque, se não to enganado. Os jogadores, ao que parece, conseguiram cumprir com o que o treinador espera do seu time e isso vale muito em um jogo tão complexo como o FM.

Boa sorte na sequencia para que não ocorra um desmanche no elenco, já que tem alguns contratos expirando e nunca se sabe o que a presidente irá fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O final de temporada não teve surpresas. O que anima é que a situação financeira da equipe permite com que a diretoria faça um esforço maior para melhorar o nível da equipe, mas precisa contar com a boa vontade deles. Se reforçaram bem a equipe uma vez, acho que podem repetir a fórmula.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Como eu esperava teve todas as dificuldades que tornam o desafio interessante, não pegou os playoffs, algo que achei que viria quando esteve em um momento muito bom no save, mas os últimos meses não foram aquele mumuzinho e o time ficou sem chance de acesso a divisão de elite.

Campanha fora de casa digna de um Náutico da vida. Mas foi legal ver que conseguiu tomar poucos gol, tendo em vista que teu time joga (joga ainda???) num estilo de contra-ataque, se não to enganado. Os jogadores, ao que parece, conseguiram cumprir com o que o treinador espera do seu time e isso vale muito em um jogo tão complexo como o FM.

Boa sorte na sequencia para que não ocorra um desmanche no elenco, já que tem alguns contratos expirando e nunca se sabe o que a presidente irá fazer.

Faltou um pouco mais de consistência para sonhar com algo mais, mas não posso reclamar, não é mesmo?

Sair de Çankiri foi um suplício para a equipe, coisa de time pequeno mesmo.

Vamos dizer que é meu estilo padrão para as partidas com o Çankiri, mas durante elas, isso é modificado como você deve imaginar. O fato de ter um defesa boa me deixou feliz, mas isso se deve, principalmente, ao fato de eu reconhecer as fragilidades do elenco e aí jogar como é possível e não como eu gostaria que fosse.

Vamos deixar rolar para ver como o save correrá. Isso dará um sabor especial ao que quero.

O final de temporada não teve surpresas. O que anima é que a situação financeira da equipe permite com que a diretoria faça um esforço maior para melhorar o nível da equipe, mas precisa contar com a boa vontade deles. Se reforçaram bem a equipe uma vez, acho que podem repetir a fórmula.

Não teve mesmo, mas creio que o saldo foi positivo, ainda mais na questão financeira. Vamos ver o que a presidenta pensa para a próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana o seu save Gilson, e que análise foi essa, muito boa, já cometi e confesso que ainda cometo muitos erros na hora de distribuir as tarefas, porque parece ser um pequeno detalhe mas que faz uma imensa diferença na ME.

Acompanhando, boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bacana o seu save Gilson, e que análise foi essa, muito boa, já cometi e confesso que ainda cometo muitos erros na hora de distribuir as tarefas, porque parece ser um pequeno detalhe mas que faz uma imensa diferença na ME.

Acompanhando, boa sorte.

Resolvi postar algumas coisas de como eu jogo, mas como eu disse anteriormente, não quero dizer que é o que faço é a forma correta para se jogar, mas apenas a abordagem que adoto e que me sinto confortável.

Valeu pelo elogio e apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-E2M.png



Temporada 2014/15
Objetivo: a promoção


A primeira temporada com o Çankirispor correu muito bem e atingimos os dois objetivos definidos com a diretoria. Esse bom desempenho na temporada valeu a renovação do contrato de Kemel Demir, que foi estendido por mais uma temporada.

Para a temporada 2014/15, a diretoria propôs uma colocação no meio da tabela, mas as expectativas foram aumentadas e o Çankirispor lutará pela promoção, mesmo que as apostas o avaliem como candidato ao 11º lugar. Infelizmente, ao contrário da temporada passada, o elenco não reagiu bem diante da ambição de Kemel Demir.


expectativa.png


Finanças: projeção ruim, salários sob controle

Na questão das finanças, o clube vem bem. Fechamos a temporada com um lucro de mais de 116 mil euros, mas a projeção indica um prejuízo de 126 mil euros. Se a temporada correr como a temporada passada, essa projeção será revertida em um saldo positivo. Acredito que isso ocorrerá.


financas-20jun2014.png


Ainda na questão financeira, quero registrar que mesmo com os novos contratados, a massa salarial é um pouco menor do que a da temporada anterior que foi de 19.446. Atualmente, o Çankirispor gasta 19.103 euros e o limite salarial é de 20.020. Com isso, se algo der errado na minha expectativa que o saldo da temporada será positivo, a folha salarial não será a responsável.


Responsabilidades da Comissão Técnica: Demir também contratará

As responsabilidades da comissão técnica ficaram as mesmas do meio da temporada passada, mas fiz uma pequena alteração na busca por jogadores. Até o final da temporada passada, as contratações foram feitas pela presidenta (primeira metade), pelo diretor de futebol (segunda metade) ou eram sugeridas por Kemel Demir e eles encaminhavam a negociação, restando a Demir aceitar ou não a contratação, que passou acontecer em janeiro depois das contratações para a comissão técnica.

Nesta temporada, a contratações serão feitas seguindo outra sistemática. Coloco um jogador como alvo de transferência e o diretor de futebol se encarrega da negociação. Se a negociação falhar, o jogador será colocado novamente como alvo de transferência, mas eu sugiro o status na equipe, e/ou a oferta máxima e/ou o salário máximo. Se essa nova negociação falhar, Kemel Demir assume as negociações com o clube e o jogador no lugar do diretor de futebol. O diretor de futebol continuará fazendo contratações por conta própria, cabendo a Demir confirmar ou não a contratação.


Elenco e transferências: elenco reforçado

Vários jogadores deixaram o clube, sendo que destes, oito estavam no elenco principal na temporada passada. Alguns saíram ao término do contrato, outros foram oferecidos a outros clubes e outros foram procurados por outros clubes. Nas entradas, nove jogadores chegaram, um deles veio por empréstimo do Besiktas, que na temporada passada se tornou o clube-pai do Çankirispor. Os demais foram negociados na forma citada anteriormente.


transferencias-01set2014.png


Abaixo, as imagens dos contratados:

O elenco para a temporada terá 25 jogadores e com as contratações efetuadas, o elenco melhorou de nível, como pode ser visto nas imagens comparativas com outros elencos da 2.Lig.


elenco-setembro.png


Comparação de atributos:

Amistosos: indicação de uma boa temporada?

Todos sabem que não levo muito a sério os resultados dos amistosos de pré-temporada, mas inegavelmente, os resultados deste início são mais animadores do que os da primeira temporada do save. Dos seis amistosos, vencemos cinco e empatamos um.


amistosos.png



Você sabia?

O primeiro clube de futebol criado na Turquia foi fundado em 1894 em Esmirna, atualmente a terceira cidade mais populosa da Turquia, atrás de Istambul e de Ancara. O clube foi batizado como Football Club Smyrna, atualmente extinto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas contratações. O elenco teve uma melhora considerável, e acho que pode surpreender.

Ótima pré-temporada, espero que leve essa forma para o restante da temporada e consiga quem sabe, uma promoção. Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o elenco teve um grande acrescimo de qualidade, acho que nao fostes sonhador quando disse a diretoria sobre a possibilidade da subida, isso fica claro pela comparação dos atributos que tu mostrou, temporada anterior a equipe era pior em grande numero deles, hoje, chega a ser melhor em vários, vamos ver como será em campo

sobre o teu elenco, quem tu considera o melhor jogador? pelo menos nos atributos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi ousado aumentando as expectativas, mas era algo previsto nas regras do save.

De qualquer forma creio que a equipe está melhor que a da temporada anterior. Torço pelo acesso nesta temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apostou em jogadores experientes, e gostei bastante das contratações, especialmente do médio-centro. Propôs a subida de divisão, esperamos que o plantel se aguente com o pedido do treinador.

Só uma dúvida GG, como estás a escolher os reforços? Lembro-me que, pelo menos na divisões baixas inglesas, costumava apostar mais nos atributos físicos e psicológicos do que nos técnicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apostou em jogadores experientes, e gostei bastante das contratações, especialmente do médio-centro. Propôs a subida de divisão, esperamos que o plantel se aguente com o pedido do treinador.

Só uma dúvida GG, como estás a escolher os reforços? Lembro-me que, pelo menos na divisões baixas inglesas, costumava apostar mais nos atributos físicos e psicológicos do que nos técnicos.

Opa, que surpresa agradável ao comentar o save!

Como só posso contratar jogadores observados pelos meus olheiros, tenho um universo pequeno de atletas para contratar e por isso não tenho usado apenas esses critérios que usei em LLMs. Tenho olhados as estatísticas da temporada e estou fazendo uma tentativa de algo voltado para as estatísticas dos jogadores, algo tipo "Meoneyball", que até agora não se mostrou tão acertado.

Quero ver como será essa temporada com a equipe jogando sob pressão.

Foi ousado aumentando as expectativas, mas era algo previsto nas regras do save.

De qualquer forma creio que a equipe está melhor que a da temporada anterior. Torço pelo acesso nesta temporada.

Não posso fugir disso. Se eu não tivesse essa regra do save, seria mais cauteloso como geralmente faço nos meus saves.

Está sim, vamos ver o quanto em breve.

Vou ser ousado: o Çankirispor vai subir.

Valeu pelo apoio, gq.

o elenco teve um grande acrescimo de qualidade, acho que nao fostes sonhador quando disse a diretoria sobre a possibilidade da subida, isso fica claro pela comparação dos atributos que tu mostrou, temporada anterior a equipe era pior em grande numero deles, hoje, chega a ser melhor em vários, vamos ver como será em campo

sobre o teu elenco, quem tu considera o melhor jogador? pelo menos nos atributos

Pois é, estabeleci esse objetivo de sempre escolher dois níveis acima nas expectativas da diretoria e terei que correr atrás para cumpri-los. Mas é como eu digo abaixo para o Baltazar, dá para sonhar com algo mais por conta da melhora do elenco.

Eu considero o atacante Hacimustafaoglu. Sabe fazer gols e dá assistências. Se tivesse que escolher um, escolheria ele.

Boas contratações. O elenco teve uma melhora considerável, e acho que pode surpreender.

Ótima pré-temporada, espero que leve essa forma para o restante da temporada e consiga quem sabe, uma promoção. Boa sorte.

O elenco melhorou mesmo em relação ao da temporada de estreia. E não posso deixar de pensar em surpresas, levando-se em conta que na temporada passada tínhamos uma equipe pior e tivemos oportunidades para pegar o play-off.

Valeu pela força.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ambição de Kemel na temporada passada surtiu efeito e contagiou os jogadores. Desta vez, o plantel inteiro desmotivou-se após a mesma palestra de início de temporada do treinador. Achas que desta vez os jogadores estão acreditando menos no trabalho do treinador ou neles mesmos?
As finanças indicam que um perda de mais de 300 mil euros deverá ocorrer ao longo da temporada. Se não me falha a memória, o mesmo era prometido na temporada passada, entretanto o resultado final fora bastante diferente. De onde entrou esse dinheiro que foi contra as projeções e estabilizou a vida financeira do clube? Curioso pois nesta temporada os salários estão dentro do limite, enquanto o mesmo não ocorreu na época passada - quando ficou pouco mais de mil euros acima, mas na soma total tais doze mil euros podem influenciar um grande prejuízo.
Reparei na mudança de sistemática de contratações para esta nova temporada. Para chegar até o último estágio, o treinador terá que ser muito teimoso em não abrir mão do jogador. (risos) Haja paciência e insistência. Porém, confesso que me agrada bastante esta novidade de trabalho junto do diretor de futebol, pois acaba sendo mais um investimento bem importante para o staff do clube. Deixar as contratações nas mãos de um diretor de futebol pouco capacitado pode ser a promessa de um elenco pobre de qualidade. Nas nove contratações desta temporada, alguma delas foi gerenciada diretamente por Kemel ou todas elas foram manejadas pelo diretor de futebol, tendo o treinador apenas influência na indicação?
Comparado com o elenco da temporada passada, o Çankirispor de 2014/15 tende a ser bastante melhor. Justamente por isso, que a primeira observação/pergunta que fiz no início do comentário volta a ser destaque: por que será que um elenco qualificado não acredita na possibilidade de uma promoção? Eles ainda têm dúvidas, mas eu acredito desde já. A nova temporada tende a ser promissora, gg.
Boa sorte!
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contratou bem. Como eu já havia falado, o Çankirispor vai subir nesta temporada. Boa sorte para o início das competições.

Valeu pelo apoio.

A ambição de Kemel na temporada passada surtiu efeito e contagiou os jogadores. Desta vez, o plantel inteiro desmotivou-se após a mesma palestra de início de temporada do treinador. Achas que desta vez os jogadores estão acreditando menos no trabalho do treinador ou neles mesmos?

As finanças indicam que um perda de mais de 300 mil euros deverá ocorrer ao longo da temporada. Se não me falha a memória, o mesmo era prometido na temporada passada, entretanto o resultado final fora bastante diferente. De onde entrou esse dinheiro que foi contra as projeções e estabilizou a vida financeira do clube? Curioso pois nesta temporada os salários estão dentro do limite, enquanto o mesmo não ocorreu na época passada - quando ficou pouco mais de mil euros acima, mas na soma total tais doze mil euros podem influenciar um grande prejuízo.

Reparei na mudança de sistemática de contratações para esta nova temporada. Para chegar até o último estágio, o treinador terá que ser muito teimoso em não abrir mão do jogador. (risos) Haja paciência e insistência. Porém, confesso que me agrada bastante esta novidade de trabalho junto do diretor de futebol, pois acaba sendo mais um investimento bem importante para o staff do clube. Deixar as contratações nas mãos de um diretor de futebol pouco capacitado pode ser a promessa de um elenco pobre de qualidade. Nas nove contratações desta temporada, alguma delas foi gerenciada diretamente por Kemel ou todas elas foram manejadas pelo diretor de futebol, tendo o treinador apenas influência na indicação?

Comparado com o elenco da temporada passada, o Çankirispor de 2014/15 tende a ser bastante melhor. Justamente por isso, que a primeira observação/pergunta que fiz no início do comentário volta a ser destaque: por que será que um elenco qualificado não acredita na possibilidade de uma promoção? Eles ainda têm dúvidas, mas eu acredito desde já. A nova temporada tende a ser promissora, gg.

Boa sorte!

Pode ser um pouco de desconfiança no trabalho, mas também acho que pode ter sido os tons que escolhi na palestra.

300 mil? Acho que você se equivocou. A indicação é de 126 mil. Como o save estava adiantado quando você começou a ler, creio que você perdeu a parte quando eu disse que o item "subsídios" era o responsável pelo superávit do clube. Infelizmente não há mais informações no FM o que sejam esses subsídios, mas são eles que colocaram o clube no azul.

Fiz questão de manter os salários em um patamar parecido com os da temporada passada e com as dispensas consegui manter a folha sem acréscimos e confiando nos tais subsídios, penso que chegaremos ao final da atual temporada com novo balanço positivo.

Com a nova sistemática de contratações, eu perco agilidade nas negociações e isso pode atrapalhar um pouco na hora de reforçar a equipe, além de manter o DdF ativo. Dos 9 contratados todos foram sugestões minhas, os três primeiros eu tenho certeza que foram responsabilidade total do DdF. Dos outros seis, no máximo dois foram contratados pelo DdF, depois que ele não conseguiu negociar na 1ª fase. Entrei fiz as sugestões e ele as seguiu.

Apesar da reação ruim à reunião com o elenco, tenho confiança que podemos fazer uma boa temporada, justamento pelo que você disse: o elenco é melhor que o anterior.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema da ambição é a cobrança depois dos jogadores. Percebi isso no meu save. Então se o time passar a temporada longe do lugar prometido, pode ser que você receba visitas constantes na sua sala haha.

Já usei a sistemática do diretor para negociar o alvo de transferência e nunca consegui êxito, mas achei bem interessante a ferramenta. Espero que com vc surta efeito. Eles costumam ser exageradamente econômicos em salários e premiações, além que penso que eles não são lá muito fãs daquelas cláusulas de percentual na transferência, que por vezes nos ajuda a fechar um negócio.

Bom que conseguiu montar um time competitivo e que aparentemente tem força para brigar com vc por esse seu objetivo na temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema da ambição é a cobrança depois dos jogadores. Percebi isso no meu save. Então se o time passar a temporada longe do lugar prometido, pode ser que você receba visitas constantes na sua sala haha.

Já usei a sistemática do diretor para negociar o alvo de transferência e nunca consegui êxito, mas achei bem interessante a ferramenta. Espero que com vc surta efeito. Eles costumam ser exageradamente econômicos em salários e premiações, além que penso que eles não são lá muito fãs daquelas cláusulas de percentual na transferência, que por vezes nos ajuda a fechar um negócio.

Bom que conseguiu montar um time competitivo e que aparentemente tem força para brigar com vc por esse seu objetivo na temporada.

Gostei dessa informação sobre as expectativas elevadas. É realmente o que eu quero.

Acho que todos nós sabemos que nossas contratações são melhores que as do FM e assim, aos em pouco tempo, superamos os times sem treinador humano. Da forma com está a sistemática de contratação do save, elas ficam mais lentas e assim, retardo um pouco esse processo de reforçar a equipe, além de usar as ferramente do jogo de forma mais ampla.

Acho que dá para brigar pela promoção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-E2M.png

Temporada 2014/15

Çankirispor mostra evolução e lidera

Para a atual temporada eu pretendo seguir com as mesmas formações táticas que utilizei ao final da temporada atual. A tática principal é o 4-3-3 com meio campo com um triângulo de base invertida, a 2ª tática é o um 4-2-3-1 com dois volantes e a outra é um 4-4-2 adaptado.

Setembro: eliminado precocemente da Copa da Turquia

A temporada não começou tão promissora quanto os amistosos de pré-temporada. Nas duas primeiras partidas, ambas fora de casa, saímos atrás no placar e tivemos que correr atrás do empate. Felizmente, conseguimos empatar as duas partidas por 1 a 1.

Depois vencemos o Gaziosmanpasa, mas pela Copa da Turquia fomos eliminados nas penalidades pelo Kirklarelispor, deixando a diretoria insatisfeita, pois almejava que passássemos de fase. Não deu dessa vez.

kirklarelispor.png

Na última rodada de setembro, conquistamos outra vitória subindo para a 2ª posição do campeonato. O derrotado foi o Turgutluspor que sofreu o 4º gol na temporada de Hacimustafaoglu.

Outubro: invencibilidade na liga

Em outubro tivemos seis partidas pela 2.Lig, mas começamos apenas com um empate diante do Kahramanmarasspor, recém-rebaixado da 1.Lig. Felizmente, os pontos perdidos em casa, foram plenamente recuperados nas duas rodadas seguintes, jogadas fora de casa. Vencemos o Giresunspor e o Sakaryaspor com gols decisivos de Orkan Balkan.

sakaryaspor-01.png

giresunspor-01.png

A boa campanha do Çankirispor seguiu nas duas rodadas seguintes contra o Dardanelspor e o Pendikspor, mas na última rodada do mês apenas conseguimos um empate por 2 a 2 diante do Kartalspor. Um resultado ruim, mas que não teve maiores consequências na tabela de classificação.

Continuávamos na vice-liderança e invictos na liga, atrás do Kahramanmarasspor, favorito ao título da competição. Quem apareceu bem no mês foi Caner Metin, que fez duas boas partidas na última rodadas do mês e vem cavando um lugarzinho na equipe titular.

Quem também merece destaque é Suat Usta. Ele é zagueiro, mas foi contratado para jogar na lateral direita e já fez três assistências e no momento é o maior assistente da equipe.

Novembro: goleadas sofridas e liderança

A excelente campanha do Çankirispor foi balançada depois de uma vitória de 3 a 0 sobre o Erzurum. Contra o Malatayaspor levamos uma goleada de 5 a 1 com cinco gols no 1º tempo, sendo um gol de escanteio e três de falta.

malatyaspor-01.png

Considerei o resultado atípico e fomos para a partida seguinte contra o Tarsus em busca de um melhor resultado. Chegamos a abrir o placar aos 7, mas sofremos o empate aos 38. No 2º tempo, tudo deu errado e fomos goleados por 4 a 1.

tarsus-01.png

Com duas goleadas seguidas, a melhor defesa do campeonato até aquela momento foi posta em xeque. Em momentos de crise, minha opção raramente é por mudanças drásticas. Prefiro fazer poucas alterações, principalmente por confio na abordagem que adoto para o FM. Contra a mesma equipe que nos tirou da Copa da Turquia, o Kirklarelispor, sofremos um gol de pênalti aos 40, mas empatamos logo depois e viramos ainda no 1º tempo e na etapa final construímos a goleada por 4 a 1.

kirklarelispor-01.png

Na última rodada do mês, uma surpresa. Derrotamos o Selçukluspor por 2 a 0 e assumimos a liderança da competição, o que de certa forma foi um prêmio para Kemel Demir, nesse momento do campeonato, em que duas goleadas poderiam ter abalado algumas convicções de outros treinadores.

15-partidas.png

tabela-15.png

Estatísticas: surgem as primeiras notas 7

Com 15 rodadas disputadas, tenho pela primeira vez no save, três jogadores com nota acima de 7,00. Hacimustafaoglu (a 4ª melhor média da 2.Lig), Caner Metin (a melhor média da 2.Lig) e a surpresa Aydemir, vindo por empréstimo do Besiktas.

estatisticas-15.png

Você sabia?

Desde a primeira partida disputada em território do Império Otomano em 1875 e da fundação do primeiro clube em 1894, apenas ingleses e gregos praticavam o futebol em território turco. O primeiro turco a jogar futebol foi um soldado, Fuat Hüsnü Kayacan, que estava em Esmirna e praticou o futebol pela primeira vez em 1898.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vai ser possível brigar pela subida.

Como torcedores estão reagindo? E a moral do elenco, já está em alta novamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa regra de ter sempre um objetivo superior ao da direção nas competições não foi bem aceita pelos jogadores nessa temporada. O que mais me surpreendeu foi ver que a equipe INTEIRA ficou insatisfeita, coisa eu eu não tinha visto ainda nesse FM 14. Mas pelo jeito os amistosos já serviram para aumentar a moral dos jogadores e deixa-los mais confiantes para a temporada.

No início da liga os resultados foram mais apertados, com poucos gols marcados e sofridos. Nas últimas partidas os resultados se tornaram mais largos e com mais gols marcados e sofridos. Analisando pela classificação, o teu ataque e defesa estão equilibrados com os dos primeiros colocados, porém a defesa foi prejudicada por duas goleadas seguidas, sofridas nas últimas partidas. Qual setor tu considera mais forte nesse momento? A defesa, que até a décima partida da temporada não havia levado mais que um gol numa partida, ou o ataque, comandado pelo artilheiro Hacimustafaoglu?

Você citou uma pequena alteração na forma de contratar jogadores, podendo agora o treinador participar das negociações em último caso. Se me passou batido essa informação, me perdoe: como foi de fato a sua participação nas contratações dessa temporada? Chegou a negociar você mesmo e fechar acordo com algum jogador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vai ser possível brigar pela subida.

Como torcedores estão reagindo? E a moral do elenco, já está em alta novamente?

Estou jogando pensando nisso.

O elenco recuperou o moral durante os amistosos da pré-temporada.

Essa regra de ter sempre um objetivo superior ao da direção nas competições não foi bem aceita pelos jogadores nessa temporada. O que mais me surpreendeu foi ver que a equipe INTEIRA ficou insatisfeita, coisa eu eu não tinha visto ainda nesse FM 14. Mas pelo jeito os amistosos já serviram para aumentar a moral dos jogadores e deixa-los mais confiantes para a temporada.

No início da liga os resultados foram mais apertados, com poucos gols marcados e sofridos. Nas últimas partidas os resultados se tornaram mais largos e com mais gols marcados e sofridos. Analisando pela classificação, o teu ataque e defesa estão equilibrados com os dos primeiros colocados, porém a defesa foi prejudicada por duas goleadas seguidas, sofridas nas últimas partidas. Qual setor tu considera mais forte nesse momento? A defesa, que até a décima partida da temporada não havia levado mais que um gol numa partida, ou o ataque, comandado pelo artilheiro Hacimustafaoglu?

Você citou uma pequena alteração na forma de contratar jogadores, podendo agora o treinador participar das negociações em último caso. Se me passou batido essa informação, me perdoe: como foi de fato a sua participação nas contratações dessa temporada? Chegou a negociar você mesmo e fechar acordo com algum jogador?

Eu também tomei um susto quando percebi que não consegui motivar ninguém. Mas tudo já voltou ao normal e com a boa campanha estamos moralizados.

Está tudo bem com a torcida, eles só estão decepcionados com a goleada de 5 a 1 para o Malatyaspor.

No momento a coisa está bem equilibrada mesmo com o ataque e a defesa entre os melhores da liga. Se não tivéssemos sofridos as duas goleadas estaríamos melhor ainda na questão defensiva. Eu considero o ataque, o setor mais forte da equipe. Marcamos em todas as partidas até agora.

O cellus perguntou a mesma coisa. Vou repetir a resposta que dei para ele: Dos 9 contratados todos foram sugestões minhas, os três primeiros eu tenho certeza que foram responsabilidade total do DdF. Dos outros seis, no máximo dois foram contratados pelo DdF, depois que ele não conseguiu negociar na 1ª fase. Entrei fiz as sugestões e ele as seguiu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhoraram as notas individuais, o coletivo responde com liderança. As vezes no Fm isso não é tão óbvio. Uma série tão boa de resultados assim dá a confiança que o time precisa. Uma briga boa no campeonato com quatro times medindo forças. Sorte na continuação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Kemel Demir: Entre Dois Mundos - de 2013/14 a 2027/28

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • Leho.
      Por Leho.
      🗓️ Hoje, 11/06
      ⏰ 16h
      📺 SporTv
      🏟️  Estádio Olímpico (Roma)
       
       
    • Banton
      Por Banton
      Bursaspor Kulübü Derneği ( pronúncia turca:  [buɾsaspoɾ kulyby dæɾneji] ), comumente conhecido como Bursaspor, é um clube esportivo profissional turco localizado na cidade de Bursa, na Turquia. Formada em 1963, as cores do clube são verde e branco, com kits caseiros geralmente apresentando ambas as cores em um padrão listrado.
      Na temporada 2009-2010, o departamento de futebol masculino do Bursaspor venceu o primeiro título da Süper Lig depois de terminar com 75 pontos, um ponto à frente do vice-campeão Fenerbahçe . Bursaspor tornou-se no segundo clube fora de Istambul a conquistar o título da Süper Lig , juntando-se ao Trabzonspor que conquistou o primeiro dos seus seis títulos em 1975-76.
      FILOSOFIA:
      O clube aposta incessantemente nas suas categorias de base e em jogadores turcos mas tem bons olhos para os atletas da América Latina e da região Balcânica.
      LEITURA: 
      Jogadores formados no clube O plantel de 09/10 O curioso estádio dos "Crocodilos Verdes" CURIOSIDADES:
      O Bursaspor em toda sua história teve inúmeros jogadores estrangeiros, mas os brasileiros lideram a lista com 15 jogadores tupiniquins; em seguida vem 13 romenos, 9 bósnios e 8 argentinos. Os Crocodilos Verdes entram na seleta lista de "zebras" assim como Leicester (Premier League), Montpellier (Ligue 1) e Boavista (Liga NOS). ---
       
      UMA NOVA CARREIRA:
      Curtiu a dica? Procurando por mais desafios? Clique aqui e conheça a história de outros clubes espalhados pelo mundo.
    • Douglas.
      Por Douglas.
      Segundo o clube não foi "só" isso.
       
       
×
×
  • Criar Novo...