Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Kemel Demir: Entre Dois Mundos - de 2013/14 a 2027/28


GG.

Posts Recomendados

gg, que tipo de instrução tu tem dado ao time no que tange à parte ofensiva? Eu imagino que "passar à frente" esteja entre elas e acho que tu não pede para os jogadores "levarem a bola até a área"... Pede também que eles movam-se livremente?

Ou tu define por posição ou jogador o que cada um vai fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 831
  • Criado
  • Última resposta

Vai fazendo boa campanha com o que tem em mãos, o time não cria muito mas é interessante notar que tem boas oportunidades flagrantes. A eliminação na copa foi dura, perder de virada assim é frustrante, mas pelo menos vai poder focar na liga, onde vai conquistando seu espaço e pode ser que conquiste uma vaguinha ali entre os 5 primeiros. O que notou em relação a movimentaçao quando utilizou o Falso 9 ?

O time é bem fraquinho, por isso tenho jogado bem fechado nas defesa. Creio que seja por isso que as oportunidades claras apareçam, pois os adversários acabam se expondo mais contra minha equipe.

A eliminação foi ruim porque poderíamos ter ido pelo menos até as penalidades, mas o adversário massacrou minha equipe. Bola para frente.

Essa é a vantagem de jogar apenas a liga, mas não sei se com esse futebolzinho essa equipe vai longe.

Não gostei. Acho que por adotar posturas mais defensivas, o F9 recuar demasiadamente e não consegue atrair os zagueiros para alguma penetração de outros jogadores. Como jogo mais recuado, com o F9 a equipe perde profundidade no ataque. Penso que o F9 funcionaria melhor com equipes com mentalidades mais ofensivas.

É, revendo isso está até que bem nesse time aí, deve ser sofrível jogar por aí. haha

Tá sendo interessante ver como as coisas acontecem nesse FM14. É uma novidade para mim.

O time deu uma leve melhorada, mas acho que devido a qualidade do plantel, não dê para tirar muito mais dos jogadores. Porem, acho que o time conquista uma vaguinha nos playoffs.

Como a chegar a essa conclusão, mas estamos em uma posição boa, que se engatar alguns bons resultados poderemos subir na tabela. O difícil é engatá-la.

Muito legal a tua analise tática do elenco e da liga. Eu não costume me prender muito a importância de ter tantos jogadores apoiando e tantos atacando ou defendendo. Eu faço as escolhas das tarefas pensando mais no posicionamento dos jogadores, tentando coloca-los onde eu imagino que seja melhor para a equipe, buscando dessa forma um equilíbrio. Mas é legal ver novos pensamentos e ideias a respeito das táticas. Apenas por curiosidade, atualmente estou jogando com 3 defendendo, 6 apoiando e 1 atacando.

Mas vamos ao save, onde escolheu, como já havia prometido, uma expectativa bem acima da proposta pela direção. Apesar dos pesares, está conseguindo, ocupando a oitava colocação. Esse grupo já parece ter um campeão, ou no máximo duas equipes lutando pelo título, mas os playoffs estão em aberto e conseguindo alguma pequena sequência de bons resultados já pode ser o suficiente para surpreender e lutar por uma remota possibilidade de promoção.

A tua presidente parece ter ido bem nas contratações, apesar de dois jogadores estarem decepcionando até o momento. Mas considerando que todos foram contratados a custo zero, mesmo um deles tendo o maior salário da equipe, ainda acho uma boa porcentagem de acerto. Eu imaginava que com essas "regras" que tu adotou ao save, poucas contratações seriam feitas. Eu nunca joguei assim, por isso imaginava que o FM não contratava muito.

Voltando a falar sobre a parte tática, percebi que mesmo não conseguindo ter a posse da bola e rematar muitas vezes na maioria das partidas, o time está criando oportunidades de gol. Mesmo quando foi eliminado por um time da segunda divisão, teve mais oportunidades claras do que o adversário. Isso se deve a algum jogador especifico, à forma da equipe jogar ou é apenas uma curiosidade? Diga se eu estiver errado, mas todas tuas formações possuem jogadores abertos pelos lados do campo, fazendo com que a equipe jogue bastante pelos lados e chegue com frequência a linha de fundo. Ao mesmo tempo percebo péssimos índices de cruzamentos realizados com sucesso nas estatísticas. O time está sentindo dificuldades em conseguir colocar a bola na área em condições dos atacantes finalizarem para o gol?

Pois é, gui, é como aquele treinador disse: "Tática boa é aquela que vence".

Eu uso aquela ideia do "Princípio 323", mas depois de tanto tempo, me sinto confiante para alterá-la e já não a sigo à risca. Também faço alterações, mas algo que não abro mão são o mínimo de 3 defendendo e pelo menos dois atacando, exceto em momentos muito específicos de uma partida.

Falando da liga, eu não reclamo da equipe por conta disso que você disse. Se fosse em outros saves, estaria satisfeito por estar longe do rebaixamento, não mesmo? Então, por que devo reclamar da equipe quando está no meio da tabela? Os play-offs estão abertos, mas precisaria engatar uma série de bons resultados para sonhar com ele, como você disse. Até agora não está sendo fácil conseguir isso.

O FM contrata sim, às vezes até equivocadamente, sobrecarregando algumas posições, mas minha presidenta é bem sensata.

Como eu disse ao Rodrigo, creio que isso tenha relação com minha postura mais recuada e com o fato de atrair os adversários ao meu campo, aí as chances quando aparecem são mais claras.

Nesse FM até o momento, meus jogadores do lado de campo simplesmente "não cruzam". A coisa é aterrorizante. Sejam laterais ou pontas, os cruzamento praticamente não acontecem. Tanto que não tenho assistências vindas de cruzamentos, como você pode ver abaixo.

relatorio-gols-14-partidas.png

gg, que tipo de instrução tu tem dado ao time no que tange à parte ofensiva? Eu imagino que "passar à frente" esteja entre elas e acho que tu não pede para os jogadores "levarem a bola até a área"... Pede também que eles movam-se livremente?

Ou tu define por posição ou jogador o que cada um vai fazer?

gq, eu não uso instruções coletivas pré-definidas, por isso minhas táticas não têm gritos pré-definidos. Não é para escondê-las, é só porque me sinto melhor jogando dessa forma. O gritos eu uso dependendo do que eu vejo em campo, nas estatística e do que acho que valeria a pena em determinado momento.

Nesse FM ainda não determinei nenhuma instrução nem por posição e nem por jogador. Penso que se eu começar a mexer em tudo, perderei a noção do que está sendo alterado e aí não saberei no que mexer posteriormente. Por enquanto, tenho jogado como jogava anteriormente no FM.

Bela campanha. Se terminar acima da metade da tabela, vai ser muito bom para a primeira temporada.

Esse é o objetivo e será o que irei buscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A esquipe pegou preparação máxima nas táticas bem rápido. Comigo tem demorado mais, mas pode ser porque deixo os treinos na mão do meu staff.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A esquipe pegou preparação máxima nas táticas bem rápido. Comigo tem demorado mais, mas pode ser porque deixo os treinos na mão do meu staff.

Creio que possa ser isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na copa, já havia cumprido as expectativas, de qualquer forma foi uma eliminação dolorosa ao meu ver, pois estava vencendo e a derrota foi desenhada a partir de um erro de seu próprio jogador. No final, a partida ganhou cara de goleada.

Já na Liga, ocupa uma posição boa dentro das perspectivas da equipe. Sem a Copa terá mesmo como se concentrar mais em consolidar esta posição ou galgar mais alguns degraus.

Eu não confio em presidentes contratando no Fm, ainda mais sendo uma mulher kkk. Brincadeira, não é machismo, mas ainda não acostumei com esta ideia de deixar as contratações por conta do FM, ainda que eu ache muito bacana pela realidade que isso traz.

Sorte na continuação!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na copa, já havia cumprido as expectativas, de qualquer forma foi uma eliminação dolorosa ao meu ver, pois estava vencendo e a derrota foi desenhada a partir de um erro de seu próprio jogador. No final, a partida ganhou cara de goleada.

Já na Liga, ocupa uma posição boa dentro das perspectivas da equipe. Sem a Copa terá mesmo como se concentrar mais em consolidar esta posição ou galgar mais alguns degraus.

Eu não confio em presidentes contratando no Fm, ainda mais sendo uma mulher kkk. Brincadeira, não é machismo, mas ainda não acostumei com esta ideia de deixar as contratações por conta do FM, ainda que eu ache muito bacana pela realidade que isso traz.

Sorte na continuação!

Foi ruim ao ver que a virada veio com um gol contra depois de tanto esforço.

Na Liga estamos fazendo o que foi estabelecido e isso é bom.

A diversão de deixar outros tomando conta é justamente essa, arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite ggpofm, estava lendo mas ainda não tinha tempo para comentar de forma a acrescentar algo relevante, hoje tive o desejado tempo. Primeiramente, o banner está lindo, depois disso quero desejar dificuldades para que o save seja mais duradouro.
Vendo você postar eu noto que eu sou um pouco amador no negócio, embora eu tente gerenciar finanças, treinos e tudo, você me deu um nó tático na apresentação das táticas, TT&F09 e tudo mais, mostra que tens muito conhecimento na criação de uma tática, coisa que muitos do fórum fazem no acerto e erro ou baixam prontas.
Você deveria pensar em no futuro escrever tutoriais sobre isso. Aproveito para dizer que em virtude destas aulas táticas, opiniões e experiencias compartilhadas aqui, está sendo um bom aprendizado acompanhar o seu save, que promete muito. Gostei também da escolha da liga, a Turquia tem Ultras muito fanáticos. Desejo um longo save, estarei acompanhando.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite ggpofm, estava lendo mas ainda não tinha tempo para comentar de forma a acrescentar algo relevante, hoje tive o desejado tempo. Primeiramente, o banner está lindo, depois disso quero desejar dificuldades para que o save seja mais duradouro.
Vendo você postar eu noto que eu sou um pouco amador no negócio, embora eu tente gerenciar finanças, treinos e tudo, você me deu um nó tático na apresentação das táticas, TT&F09 e tudo mais, mostra que tens muito conhecimento na criação de uma tática, coisa que muitos do fórum fazem no acerto e erro ou baixam prontas.
Você deveria pensar em no futuro escrever tutoriais sobre isso. Aproveito para dizer que em virtude destas aulas táticas, opiniões e experiencias compartilhadas aqui, está sendo um bom aprendizado acompanhar o seu save, que promete muito. Gostei também da escolha da liga, a Turquia tem Ultras muito fanáticos. Desejo um longo save, estarei acompanhando.

Oi, Like.

Obrigado pelo elogio ao banner, mas como disse anteriormente, os recursos gráficos pararam por aí. :lol2:

Não nego que li e leio muitos textos sobre o FM, mas meu conhecimento não é tão profundo e específico como parece. Gosto de uma abordagem mais generalista e menos específica. Não passa pelas minhas preocupações saber se o atributo "Decisões" realmente é o atributo mais importante de um jogador no FM, ou se preciso de um jogador com um atributo acima de 12 para se atingir determinado resultado em campo. Prefiro não entrar nesse nível de detalhamento ao jogar.

Sobre tutorais, eu não tenho tanto conhecimento como parece, por isso não me sinto à vontade para escrever, além da falta de tempo. Penso que outros aqui do fórum têm mais condições de contribuir a respeito do FM do que eu.

Legal que tenha gostado da Turquia, pois acho que vai ser interessante jogar em um país que pouco explorei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-E2M.png

Temporada 2013/14

Solução para o ataque?

Dezembro: o tombo

As últimas partidas do turno não foram tão boas. Ganhamos do Tarsus, fora de casa, por 2 a 1, o que nos colocou em 7º lugar, mas foi aí que levamos um tombo. Fomos derrotados pelo vice-líder Inegölspor sem conseguir arrematar ao gol e fomos goleados pelo Kirklarelispor, caindo para a 11ª posição.

tarsus-01.png

inelgolspor-01.png

Transferências: reforços para comissão técnica e elenco

A virada do ano chegou com uma nova janela de transferências. A presidenta do clube resolveu reforçar não somente o elenco, como também a comissão técnica com nove profissionais. Com isso, achei adequado reformular as responsabilidades da comissão técnica e o treinador Kemel Demir ganhou algumas atribuições.

responsabilidades-2.png

O elenco foi reforçado com quatro contratados, o que mais me surpreendeu foi uma contratação realizada pela presidenta do clube. Ele contratou a custo zero o atacante Yaser Hacimustafaoglu, um dos artilheiros do 3º colocado do campeonato, o Anadolu Selçukluspor, com seis gols e duas assistências em 10 partidas (uma como reserva) e média 7,17, a 10ª maior média da liga.

hacimustafa.png

Os outros três contratados (Ömer Cug, Ugur Keskin e Kenan Askan) foram sugestões minhas, negociadas pelo diretor de futebol.

Janeiro: em 8º lugar

Na liga, vencemos uma partida e perdemos outra, uma derrota doída, pois perdemos três pontos para uma das piores equipes da liga, o Hatayspor, com falhas individuais de um zagueiro e do goleiro. Mesmo assim, estamos em 8º lugar, dentro do que foi proposto à diretoria do clube.

hatayspor-02.png

tabela-19.png

19-partidas.png

Finanças: subsídios tiram o clube da projeção negativa

Financeiramente, o clube vem muito bem. De uma projeção negativa de 255 mil euros, no momento a projeção está positiva em pouco mais de 13 mil euros. É pouco, mas fico feliz por termos revertido a projeção negativa. A fonte de receita que permitiu essa recuperação é o que o FM indica como “subsídios”. Nesta temporada eles já renderam mais de 235 mil euros. O segundo item de maior receita do clube é o que o FM indica como “outros” e que rendeu pouco mais de 62 mil euros.

financas-02fev2014.png

No que diz respeito aos salários estamos com uma folha salarial de 18.626, um pouco menos de mil euros acima do limite de 17.728, graças às dispensas de jogadores que solicitei à direção do clube.

Você sabia?

A 2.Lig (3ª divisão turca) três equipes são rebaixadas automaticamente ao término da temporada para 3.Lig (4ª divisão turca).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aí, o time no meio da tabela e com chance de embalar, apesar da seqüência ruim. É só ajustar essa defesa que pode dar uma canseira nos líderes no final. Ao mesmo tempo que a campanha intermediária reflete nas finanças, o clube deve buscar outra fonte pra se sustentar, talvez transferências, porque uma equipe ambiciosa não pode ficar dependendo de subsídios. Vamos ver o que o futuro nos reserva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vida dura hein?! Esse perde-ganha está atrapalhando o rendimento do time, mas como vc mesmo disse, estão numa posição condizente com as exigências da diretoria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aí, o time no meio da tabela e com chance de embalar, apesar da seqüência ruim. É só ajustar essa defesa que pode dar uma canseira nos líderes no final. Ao mesmo tempo que a campanha intermediária reflete nas finanças, o clube deve buscar outra fonte pra se sustentar, talvez transferências, porque uma equipe ambiciosa não pode ficar dependendo de subsídios. Vamos ver o que o futuro nos reserva.

Apesar da chance de embalar, acho difícil que isso ocorra. Talvez os novos contratados possam ajudar, mas teremos que esperar. Não creio que o problema maior seja a defesa, que está em um nível mediano na liga, mas creio que o ataque seja o ponto fraco, que é o pior da liga. Acho que é ele que pode mudar algo na vida do Çankirispor nessa temporada.

Com o elenco atual, um dos piores da liga, não dá para sonhar com vendas que tragam dinheiro para o clube. Mesmo que elas acontecessem não creio que teriam um impacto decisivo nas finanças do clube, no estágio atual do clube. O fato de termos saído de uma projeção negativa de mais de 255 mil euros para um saldo pequeno de algumas dezenas de euros em meia temporada me deixa confiante que o caminho inicial do Çankiri não sairá muito dessa rota dos subsídios.

E o que seria subsídios? O governo ? :blink:

Também fiquei curioso, mas não há nada que indique o que é realmente. Olhei no editor do jogo e não há nada que indique o que seja. Realmente é estranho.

Na vida real, o clube foi bancado pela prefeitura até recentemente, quando ela se desligou do clube.

Vida dura hein?! Esse perde-ganha está atrapalhando o rendimento do time, mas como vc mesmo disse, estão numa posição condizente com as exigências da diretoria.

É ruim, atrapalha, mas acho que o time será isso, exceto se os reforços causarem um grande impacto na equipe. É esperar para ver.

Mas é aquilo, se pensarmos que o clube lutaria para não cair, a campanha está sendo muito boa. Exceto se alguém sonhava com o título ou algo parecido na 1ª temporada. Esse não foi meu caso e penso que o seu também não foi. :cool2:

gg, você consegue enxergar a diferença entre seus erros e a limitação da sua equipe e os erros do jogo que prejudicam a sua equipe?

Quando chega uma nova versão do jogo, as coisas modificam um pouco e fica um pouco mais complicado, pois o jogo em campo flui de forma diferente.

Eu consigo ver com um bom acerto, os meus erros e a limitação da minha equipe em campo, e com menos acerto, vejo também alguns erros do jogo e que prejudicam a minha equipe. Logicamente, os mais escarados são fáceis de ver, mas outros eu fico sem saber se são erros mesmo ou se é alguma mudança da nova versão do jogo. Por exemplo, aqui no save, tenho visto minha equipe trocar poucas bolas entre os jogadores. O jogo muitas vezes é de pouca qualidade, mesmo quando faço coisas que teoricamente aumentariam a troca de passes. A pergunta é: isso é um defeito do FM14, já que na versão anterior eles trocavam mais passes, ou é uma nova característica da ME que faz com que times piores não consigam trocar muitos passes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tivesse brigando por título já é que realmente seria de estranhar. O time tá dentro das expectativas, mantém a regularidade ou a irregularidade, mas sempre ficando ali acima do que é esperado dele ou dentro daquilo que você traçou como expectativa.

Olha, aproveitando a deixa, acho que times piores não trocam passes nesta engine, pq aqui acontece a mesma coisa e acontecia com o Rb nas primeiras temporadas. São raros momentos, mesmo quando dominamos na estatística, o jogo corre sem lance chave nenhum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tivesse brigando por título já é que realmente seria de estranhar. O time tá dentro das expectativas, mantém a regularidade ou a irregularidade, mas sempre ficando ali acima do que é esperado dele ou dentro daquilo que você traçou como expectativa.

Olha, aproveitando a deixa, acho que times piores não trocam passes nesta engine, pq aqui acontece a mesma coisa e acontecia com o Rb nas primeiras temporadas. São raros momentos, mesmo quando dominamos na estatística, o jogo corre sem lance chave nenhum.

Também acho. O time é regular na irregularidade, mas está dentro do que foi traçado e não há motivos para achar que algo está ruim.

Bom esse retorno seu sobre o FM14. Assim, passo achar tudo mais natural.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-E2M.png


Temporada 2013/14
Chances reduzidas



Fevereiro: falta algo mais

Com a janela de transferências fechada, voltamos a nos concentrar exclusivamente nas partidas da liga. O resultados foram bons e chegamos a alcançar a 6ª posição, a uma posição da zona de play-offs, mas na partida contra o líder Göztepe, fora de casa, não conseguimos fazer frente ao adversário e perdemos por 3 a 1.


goztepe-02.png


Nessa partida, experimentei pela primeira vez uma nova formação que entrou em substituição ao 3-4-3 que usei no início da temporada. Creio que ela será útil para fortalecer nossa defesa quando jogarmos no contra-ataque.


4-2-3-1.png


O destaque do mês foi Hacimustafaoglu. Em sua 3ª partida pelo clube, a 2ª desde o apito inicial, ele marcou seu 1º gol e abriu o caminho da vitória do Çankirispor diante do Tokatspor, que luta contra o rebaixamento.


tokatspor-02.png


Março: cinco partidas sem vencer

O mês não foi bom. Dos 15 pontos em disputa, o Çankirispor conquistou apenas cinco. Juntando com a derrota para o Göztepe (última rodada de fevereiro), foram cinco partidas sem vencer e que nos colocaram em 11º lugar. No entanto, a vitória sobre o Gaziosmanpasa encerrou essa série e nos posicionamos em 10º lugar e com oito pontos de vantagem para a primeira equipe na zona do rebaixamento.


gaziosmanpasa-02.png


Faltando seis partidas para o término do campeonato, dificilmente seremos rebaixados, apesar da possibilidade existir. Nesse mesmo sentido, ainda temos chances de lutar por uma vaga nos play-offs, apesar de achar difícil conquistarmos a vaga.


tabela-28.png

28-partidas.png


Estatísticas: Hacimustafaoglu se destaca

O destaque continuou sendo Hacimustafaoglu, que em 10 partidas (duas como reserva) marcou quatro gols, fez três assistências e já é a maior média do elenco com 7,10.


stats-28.png


Táticas: um pouco mais do “Princípio 323”

Quando eu falei sobre a distribuição de tarefas por uma equipe, o tal “Princípio 323”, esqueci de mostrar que além de manter a distribuição mínima de três jogadores com tarefa defender, dois com apoiar e três com atacar é preciso distribuir outras três tarefas para jogadores, que geralmente são distribuídas dependendo da mentalidade que a equipe estiver usando durante um momento da partida.

Como pode ser visto acima, fiz três imagens de referência para uma equipe com mentalidades ofensivas, normal e defensiva, respeitando o “Princípio 323”. Por favor, não se concentre nas funções dos jogadores, elas são apenas ilustrativas, concentre-se na distribuição de funções e você verá que há uma base comum a todos:

  • Três jogadores que defendem: dois zagueiros e um volante
  • Dois jogadores que apoiam: um meia central e o centroavante
  • Três jogadores que atacam: um meia central e dois pontas.

O que não pode ser feito é imaginar que os jogadores da defesa precisam apenas defender, do meio-campo precisam apoiar e do atacar precisam atacar, como nesta imagem. Fazer isso é caminhar para o fracasso. Mas essa questão da mistura de tarefas é outra história.

Essas ideias, como eu disse, não são novas e foram enunciadas no TT&F 09 e ainda hoje são aplicadas. Veja o que o wwfan (um dos desenvolvedores do Criador de Táticas) diz no item 4 de seu guia “How to Play FM14: A Twelve Step Guide” ou o The Hand of God diz em “Duties” no item 7 do texto “The Mentality Ladder: A Practical Framework for Understanding Fluidity and Duty” ou no que o lhama3 fala em todo texto sobre as combinações entre jogadores nos três setores de uma equipe no texto “Pairs & Combinations: The Complete Series”.

Isso não significa que essa é a única ou melhor maneira de se jogar. Eu jogo assim porque me sinto confortável, pois com esses conceitos tenho uma base sólida para formatar minhas equipes, ficando mais fácil modificá-las quando necessário e inclusive perceber o que está errado.



Você sabia?

Além da presidenta Sevda Karaali, no mundo real, o Çankirispor tem outras seis mulheres em seu conselho administrativo composto por 11 pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um baita post seu.

Dentro do possível a equipe vem bem, não acredito que vá rebaixar, está muito mais próximo de classificar para os play-offs do que rebaixar, suas maiores dificuldades devem ser pelo motivo de praticamente 7 equipes lutarem por 2 vagas e também pela natural oscilação de desempenho do seu time, que ainda é um pouco limitado tecnicamente.

Caramba, eu imagino uma reunião do Çankirispor com 6 mulheres na mesma sala discutindo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um baita post seu.

Dentro do possível a equipe vem bem, não acredito que vá rebaixar, está muito mais próximo de classificar para os play-offs do que rebaixar, suas maiores dificuldades devem ser pelo motivo de praticamente 7 equipes lutarem por 2 vagas e também pela natural oscilação de desempenho do seu time, que ainda é um pouco limitado tecnicamente.

Caramba, eu imagino uma reunião do Çankirispor com 6 mulheres na mesma sala discutindo!!!

Valeu pela força.

Acho que para cair ou subir teria que acontecer algo excepcional que não aconteceu durante toda a temporada, o perder tudo ou vencer tudo. :yes:

Exato, o time é limitado mesmo. É como eu disse, como jogo com aquele "Princípio 323" sei que nas formações mais comuns tenho consistência tática e que os problemas em campo são fruto da baixa qualidade do elenco.

Fiquei surpreso com isso, quando estava procurando algumas informações sobre o clube a presidenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse mes de março derrubou a equipe. O campeonato tá bem equilibrado ali na briga pela 5ª e 4ª colocação, e apesar de ser dificil conseguir uma vaga, olhando pelo lado bom a permanência é garantida. As vezes as pessoas usam do principio 323 mas acabam errando porque se concentram apenas na distribuição de tarefas, olhando pela ótica do futebol real é normal dizer que os meias apoiam, os caras do meio pra frente atacam e os de tras defendem, mas no FM é preciso considerar a função que o jogador vai desempenhar com aquela tarefa, apesar de ser estranho falar que um atacante sozinho apoia, é a tarefa mais adequada pra que ele envolva os outros jogadores no jogo e não seja apenas um atacante que fica isolado na area esperando bola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse mes de março derrubou a equipe. O campeonato tá bem equilibrado ali na briga pela 5ª e 4ª colocação, e apesar de ser dificil conseguir uma vaga, olhando pelo lado bom a permanência é garantida. As vezes as pessoas usam do principio 323 mas acabam errando porque se concentram apenas na distribuição de tarefas, olhando pela ótica do futebol real é normal dizer que os meias apoiam, os caras do meio pra frente atacam e os de tras defendem, mas no FM é preciso considerar a função que o jogador vai desempenhar com aquela tarefa, apesar de ser estranho falar que um atacante sozinho apoia, é a tarefa mais adequada pra que ele envolva os outros jogadores no jogo e não seja apenas um atacante que fica isolado na area esperando bola.

Março foi ruim mesmo.

Infelizmente estamos praticamente fora dessa disputa, mas próximos de completar o objetivo proposto, o que é muito bom diante do elenco que temos.

Pois é essa visão até certo ponto simplista (defesa defende, meio apoia e ataque ataca) de alguma pessoas sobre o futebol real, acaba ocasionando, como você disse, erros na distribuição das tarefas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-E2M.png


Temporada 2013/14
Objetivos conquistados



Abril e maio: objetivo cumprido

Se alguém esperava uma arrancada rumo aos play-offs ou uma queda rumo à zona do rebaixamento, as últimas seis rodadas do campeonato serviram para confirmar o Çankirispor como uma equipe de meio de tabela, o que acabou por garantir o 8º lugar na classificação final da 2.Lig (Beyaz Group).

Nas rodadas de abril e maio, a equipe de Kemel Demir conquistou apenas seis dos 18 pontos em disputa, o que foram suficientes para o time alcançar o objetivo proposto pelo treinador porque os demais adversários também não conseguiram conquistar muitos pontos.

34-partidas.png

tabela-34.png

A campanha foi dentro do proposto e a considero boa diante da qualidade do elenco e de meu conhecimento do FM14. Nos jogos em casa, fizemos uma campanha de 6º lugar. O problema foi fora de casa, onde o Çankirispor ficou na última posição, o 18º lugar.

Nossa equipe também teve outros problemas. Tivemos o pior ataque do campeonato com 33 gols em 34 partidas, compensada pela 5ª melhor defesa entre as 18 equipes que disputaram a 2.Lig


Estatísticas: um elenco nota seis

Ao final da temporada dá para ver como o elenco foi regular. Não tivemos nenhum jogador com média acima de 7,00. A maior foi de Hacimustafaoglu, 6,97, seguido por Ugur Keskin com 6,96, ambos contratados na janela de janeiro.

stats-34.png

Eu tenho oito contratos de jogadores que terminarão até o final da temporada. Alguns não serão renovados e já comuniquei isso a direção. De outros jogadores eu espero que o diretor de futebol renove os contratos.


Finanças: projeção negativa não se confirma

Eu não sei quais são os cálculos usados pelo FM para projetar um déficit ou superávit, mas o fato é que a previsão pessimista de 255 mil negativos ao término da temporada não se concretizou. A projeção aponta para um balanço positivo de 268 mil.

financas-12mai2014.png

A massa salarial é bem pequena, 233 mil por ano, a penúltima de toda a liga.



Você sabia?

O futebol foi jogado pela primeira vez na Turquia (Império Otomano) em 1875, na cidade de Tessalônica (Grécia) por ingleses que moravam naquela cidade. Dois anos depois o futebol foi jogado em Esmirna, cidade localizada na Turquia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, terminou onde imaginava mesmo, dentro das expectativas. A boa notícia é a saúde financeira.

Gilson, agora que saiu patch novo e seu jogo ainda está "fresco", pretende iniciar no patch novo ou vai manter?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, terminou onde imaginava mesmo, dentro das expectativas. A boa notícia é a saúde financeira.

Gilson, agora que saiu patch novo e seu jogo ainda está "fresco", pretende iniciar no patch novo ou vai manter?

Acho que foi ficando mais ou menos claro no decorrer da temporada que o time não iria muito além e aquele mês de março foi decisivo. Fiquei contente com a colocação alcançada.

A saúde financeira é a melhor notícia nessa história toda. Uma surpresa em relação ao início do save.

Sigo com o save do ponto onde está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • GG. changed the title to Kemel Demir: Entre Dois Mundos - de 2013/14 a 2027/28

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • Helio Nery
      Por Helio Nery
      Tenho os seguintes manager, 2013,2014 e 2015, quem tiver atualização para 2023, me chama no zap 7.5.9.8.8.6.1.1.7.9.5!
    • Henrique M.
      Por Henrique M.
      Cada jogador dentro do FM tem uma quantidade de atributos de personalidade ocultos pelo jogo que afetam como ele desempenha seu futebol, como ele se sai nos treinos, como ele interage com os outros jogadores e com o treinador, como ele interage com a imprensa e se adapta a um novo clube.
      Os atributos de personalidades, em conjunto com os atributos mentais Determinação e Liderança são usados para determinar a descrição da personalidade do jogador, que fica no próprio perfil do jogador.
      Os efeitos de cada personalidade são descritos abaixo, seguido por detalhes de quais atributos estão atrelados a cada tipo de personalidade.
      Aprendendo a Personalidade de um Jogador
      Você pode ter uma ideia dos atributos da personalidade de um jogador não apenas pela interpretação da descrição que o jogo lhe dá, mas também observando como o jogador reage a certas situações, como as palestras individuais, quando você tiver uma conversa privada com ele, quando comentários são feitos sobre ele na imprensa ou quando ele mesmo faz comentários na imprensa. Adicionalmente, você deve se manter de olho na satisfação do jogador por qualquer indicação de quais são seus atributos de personalidade.
      Criar Notas na seção adequada da aba "Histórico" pode lhe ajudar a acompanhar e decifrar os atributos do seus jogadores.
      Gerenciando as Personalidades
      Entender a personalidade de um jogador lhe dará uma ideia de como geralmente lidar com ele, como em suas palestras. Por exemplo, se você tiver um jogador com altos atributos em Determinação e Pressão (atributo de personalidade) você poderá ser mais exigente com ele no jogo, enquanto um jogador com baixo atributo tem que ser encorajado ou ter a pressão retirada de suas costas. Similarmente, se muitos dos jogadores tiverem Ambição (atributo oculto) elevada então é sempre bom ser positivo quanto as suas chances em um jogo nas conferências de imprensa.
      Personalidades & Construção do elenco
      É importante tentar construir um elenco com jogadores que tenham personalidades positivas. Esses jogadores terão uma melhor atitude dentro e fora do campo, enquanto podem ser tutores muito úteis para os jovens jogadores, já que passariam características boas para eles. Você pode ter uma ideia de qual personalidade é mais evidente no seu elenco vendo a "Personalidade do Plantel", na aba 'Informação do Clube" da seção "Clube".
      Particularmente, é muito interessante ter um alto número de jogadores com bom Profissionalismo (atributo de personalidade) no elenco. Tais jogadores são os melhores tutores, já que melhorar esse atributo de jovens jogadores ajudarão eles a se desenvolverem rapidamente no futuro e também se aproveitar dos benefícios do Profissionalismo, que serão detalhados abaixo.
      Jogadores com boa Determinação também são benéficos para o elenco, assim como os que tem Ambição. Entretanto, se estiver treinando uma equipe pequena e estiver preocupado com os jogadores querendo sair, ter jogadores com boa Lealdade deve ser preferencial.
      Além disso, construir um elenco com jogadores com personalidades parecidas ajudarão na Harmonia da Equipe, já que será mais provável que seus jogadores desenvolvam uma boa relação entre eles e brigas serão raras, resultando numa moral melhor e melhores resultados em campo.
      Atributos de Personalidade
      Adaptabilidade - O quão bem um jogador se adapta a um novo país, uma nova cultura.
      Ambição - O quanto um jogador quer o sucesso. Jogadores mais ambiciosos se desenvolvem bem mas é mais provável que desejem sair de um time pequeno quando estiver se destacando ou se seu time não ganhar títulos.
      Controvérsia - O quão sincero um jogador vai ser com a imprensa. Jogadores com uma alta Controvérsia tem a tendência de criticarem seus treinadores publicamente.
      Lealdade - O tanto que um jogador deseja permanecer no mesmo clube. Jogadores leais tem menos chances de aceitar uma oferta melhor de outros clubes.
      Pressão - O quão bem um jogador se sai em situações desafiadoras. Quanto mais alto for em um jogador, mais difícil será ele sentir a pressão das expectativas, por exemplo, quando um treinador adversário comenta sobre ele na imprensa, ou quando o time está lutando por títulos ou para escapar do rebaixamento perto do final da temporada, assim como geralmente nas partidas. Se o jogador estiver preocupado ou chateado com alguma coisa, pode significar que ele tem o atributo baixo.
      Profissionalismo - O tanto que um jogador trabalha duro e o tanto que sua atitude geral é boa. Jogadores mais profissionais terão uma atitude excelente fora de campo, por exemplo, responderão bem a algum tipo de disciplina aplicada, como um aviso por uma péssima exibição. Geralmente, costumam se desenvolver bem, aguentam cargas de treinos mais pesadas e tem carreiras longas.
      Desportivismo - O quão ético o jogador é em uma partida. Jogadores mais desportivistas terão menos chances de trapacear, por exemplo, simular faltas e pênaltis e tem mais chances de jogar a bola para fora quando um jogador está machucado.
      Temperamento - O quão calmo um jogador é em situações ruins contra ele. Jogador com um alto temperamento terão menos tendência a se revoltar quando sofrem faltas, quando o time está perdendo ou quando as decisões tomadas vão contra sua equipe. Se um jogador fica enfurecido, pode indicar que ele tem um alto Temperamento e um baixo Profissionalismo.
       
      Descrição das Personalidades
      Personalidades Positivas
      Cidadão modelo - Bons atributos de Ambição, Determinação, Lealdade, Pressão, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Perfeccionista - Bons atributos de Ambição, Determinação e Profissionalismo, mas baixo atributo de Temperamento; Decidido - Bons atributos de Ambição e Determinação; Profissional Modelo/Profissional/Razoavelmente profissional - Bom atributo de Profissionalismo; Cheio de Energia - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Evasivo - Bons atributos de Pressão e Profissionalismo; Reservado - Baixo atributo de Controvérsia, mas bom atributo de Profissionalismo; Determinado/Razoavelmente Determinado - Bom atributo de Determinação; Líder Carismático - Bons atributos de Liderança, Desportivismo e Temperamento; Líder Nato - Altíssimos atributos de Liderança e Determinação; Líder - Altíssimo atributo de Liderança; Vontade de Ferro - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Persistente - Alto atributo de Pressão e bom atributo de Determinação; Calmo - Bons atributos de Pressão e Temperamento; Muito Ambicioso/Ambicioso/Razoavelmente Ambicioso - Bom atributo de Ambição, mas baixo atributo de Lealdade. Personalidades Negativas
      Volátil - Baixo atributo de Temperamento; Confrontador - Baixos atributos de Desportivismo e Temperamento; Temperamental - Baixíssimo atributo de Temperamento; Pavio Curto - Alto atributo de Controvérsia, mas baixo atributo de Temperamento; Franco - Alto atributo de Controvérsia; Casual - Baixíssimos atributos de Profissionalismo e Determinação; Baixa Determinação/Facilmente Desencorajado - Baixíssimos atributos de Determinação e Ambição; Baixa autoestima - Baixíssimos atributos de Determinação e Pressão; Acomodado - Sem Profissionalismo e baixo atributo de Determinação; Sem Energia - Sem Pressão e baixo atributo de Determinação; Sem Ambição - Baixíssimo atributo de Ambição; Personalidades Neutras
      Equilibrado - Atributos balanceados de Controvérsia, Lealdade, Profissionalismo, Desportivismo e Temperamento; Espirituoso - Bons atributos de Pressão e Temperamento razoável, mas baixo atributo de Profissionalismo; Antidesportivo/Realista - Baixíssimo atributo de Desportivismo; Sereno - Bons atributos de Pressão e Desportivismo; Devotado/Altamente Leal/Leal/Razoavelmente Leal - Altíssimo atributo de Lealdade, mas baixo atributo de Ambição; Honesto/Desportivo/Razoavelmente Desportivo - Bom atributo de Desportivismo, mas baixo atributo de Determinação; Amigo da Imprensa - Baixo atributo de Controvérsia; Balanceado - Tem uma personalidade mista que não se encaixa em nenhuma das descritas acima.
    • Leho.
      Por Leho.
      🗓️ Hoje, 11/06
      ⏰ 16h
      📺 SporTv
      🏟️  Estádio Olímpico (Roma)
       
       
    • Banton
      Por Banton
      Bursaspor Kulübü Derneği ( pronúncia turca:  [buɾsaspoɾ kulyby dæɾneji] ), comumente conhecido como Bursaspor, é um clube esportivo profissional turco localizado na cidade de Bursa, na Turquia. Formada em 1963, as cores do clube são verde e branco, com kits caseiros geralmente apresentando ambas as cores em um padrão listrado.
      Na temporada 2009-2010, o departamento de futebol masculino do Bursaspor venceu o primeiro título da Süper Lig depois de terminar com 75 pontos, um ponto à frente do vice-campeão Fenerbahçe . Bursaspor tornou-se no segundo clube fora de Istambul a conquistar o título da Süper Lig , juntando-se ao Trabzonspor que conquistou o primeiro dos seus seis títulos em 1975-76.
      FILOSOFIA:
      O clube aposta incessantemente nas suas categorias de base e em jogadores turcos mas tem bons olhos para os atletas da América Latina e da região Balcânica.
      LEITURA: 
      Jogadores formados no clube O plantel de 09/10 O curioso estádio dos "Crocodilos Verdes" CURIOSIDADES:
      O Bursaspor em toda sua história teve inúmeros jogadores estrangeiros, mas os brasileiros lideram a lista com 15 jogadores tupiniquins; em seguida vem 13 romenos, 9 bósnios e 8 argentinos. Os Crocodilos Verdes entram na seleta lista de "zebras" assim como Leicester (Premier League), Montpellier (Ligue 1) e Boavista (Liga NOS). ---
       
      UMA NOVA CARREIRA:
      Curtiu a dica? Procurando por mais desafios? Clique aqui e conheça a história de outros clubes espalhados pelo mundo.
    • Douglas.
      Por Douglas.
      Segundo o clube não foi "só" isso.
       
       
×
×
  • Criar Novo...