Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Kemel Demir: Entre Dois Mundos - de 2013/14 a 2027/28


GG.

Posts Recomendados

Os títulos no futebol turco abriram a possibilidade de ir para um time aparentemente bem estruturado e de uma liga muito forte. O início foi surpreendente e muito animador, cheguei a imaginar que lutaria pela Bundesliga até o fim e não descartei um título, mas faltou sorte - ou qualidade no elenco. Enfrentar o Bayern é sempre difícil e mesmo quando entram com quase todo o time reserva eles são favoritos. Chegou perto de vencer na Copa da Alemanha, mas bastou colocarem alguns titulares em campo e o sonho de sair da fila foi embora. O mais importante é a temporada positiva, cumprindo as expectativas da direção, o que garante Kemel Demir mais um tempo no comando do time, ao contrário dos seus antecessores.

Pensa que se tivesse focado na Bundesliga podia ter sido campeão? E qual será o planejamento para a próxima temporada? O que vai planejar? Conquistar a Champions League é utopia, certo? Mas ela pode render o dinheiro que a equipe está precisando para melhorar financeiramente. Já tem as prioridades na cabeça?

Resolvi manter essa questão de Demir ser um treinador turco e algo raro em outros países da Europa e o Gladbach veio a calhar para mim. Clube com uma história legal e de certa forma decadente em títulos, mas bem estruturado como você disse.

Pelos resultados também achei que poderia acontecer uma surpresa, mas perdemos pontos quando não podíamos e a culpa foi toda nossa, sem a sorte estar envolvida.

Apesar da eliminação na copa também, foi muito positiva a temporada e estou feliz. Demir já mostrou suas credenciais e isso é importante. Pode ser que no futuro consiga outro trabalho na Alemanha e não precise retornar à Turquia.

Talvez o título da Bundesliga pudesse vir, afinal perdemos 10 pontos em partidas antes ou depois das partidas da DFB-Pokal, mas isso não é garantia de que teríamos conquistado esses pontos se houvesse levado a equipe titular a campo nessas partidas, pois em outras, mesmo com os titulares em campo, perdemos pontos.

UCL é participar e se divertir. Estou mais interessado no 8,6 milhões da fase de grupo. Tudo vai depender de quanto e como reforçaremos o elenco para a próxima temporada, levando-se em conta que muitos jogadores que gostaria de vender não poderei por conta das regras do save.

Terceiro, e por dois pontos!? Aquela derrota no confronto direto contra o Leverkusen fez a diferença heein, um empatezinho ali já dava o vice hein, já o Munchen acredito que pra próxima temporada a diferença já caia consideravelmente e esses 9 pontos diminuam e quem sabe a luta pelo título heein?!

Boa sorte e que Demir retome o caminho dos títulos!

Pois é, sabemos que a coisa não funciona assim, mas é fato que não poderíamos ter perdido para o Leverkusen em casa e com um penalti. Isso mata qualquer equipe.

Não quero arriscar nenhum palpite quanto a título, pois o poderio financeiro do Bayern é grande e o Jurgen Klopp está no clube há muito tempo.

Mesmo que ele não conquiste títulos ficarei feliz com boas campanhas, afinal quem sabe não aparece outro clube depois?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 831
  • Criado
  • Última resposta

Resolvi manter essa questão de Demir ser um treinador turco e algo raro em outros países da Europa e o Gladbach veio a calhar para mim. Clube com uma história legal e de certa forma decadente em títulos, mas bem estruturado como você disse.

Pelos resultados também achei que poderia acontecer uma surpresa, mas perdemos pontos quando não podíamos e a culpa foi toda nossa, sem a sorte estar envolvida.

Apesar da eliminação na copa também, foi muito positiva a temporada e estou feliz. Demir já mostrou suas credenciais e isso é importante. Pode ser que no futuro consiga outro trabalho na Alemanha e não precise retornar à Turquia.

Talvez o título da Bundesliga pudesse vir, afinal perdemos 10 pontos em partidas antes ou depois das partidas da DFB-Pokal, mas isso não é garantia de que teríamos conquistado esses pontos se houvesse levado a equipe titular a campo nessas partidas, pois em outras, mesmo com os titulares em campo, perdemos pontos.

UCL é participar e se divertir. Estou mais interessado no 8,6 milhões da fase de grupo. Tudo vai depender de quanto e como reforçaremos o elenco para a próxima temporada, levando-se em conta que muitos jogadores que gostaria de vender não poderei por conta das regras do save.

Vai começar em qual fase da Champions? Se tiver isso na atualização, me perdoe hahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai começar em qual fase da Champions? Se tiver isso na atualização, me perdoe hahaha.

São tantas coisas para postar...

Fase de grupo. A Alemanha tem 4 para a UCL e 3 a UEL.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, grande campanha considerando que foi a primeira temporada no clube.

Quanto as notas dos volantes, não acha que pode ser porque as funçoes dos volantes, considerando que eles atuam mais na marcaçao, nao contam tanto para a nota? talvez porque sao avaliados como jogadores de meio-campo?

Digo isso porque assim como você, raramente tenho volantes com altas notas, mesmo quando acho que eles estão jogando bem e as estatisticas de desarme e passes estão boas. por outro lado, zagueiros que fazem basicamente o mesmo, tem muitas notas altas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns, grande campanha considerando que foi a primeira temporada no clube.

Quanto as notas dos volantes, não acha que pode ser porque as funçoes dos volantes, considerando que eles atuam mais na marcaçao, nao contam tanto para a nota? talvez porque sao avaliados como jogadores de meio-campo?

Digo isso porque assim como você, raramente tenho volantes com altas notas, mesmo quando acho que eles estão jogando bem e as estatisticas de desarme e passes estão boas. por outro lado, zagueiros que fazem basicamente o mesmo, tem muitas notas altas

Também achei boa mesma.

Creio que no FM eles não sejam contados como meio-campistas. Observe que ao dar uma palestra, caso você tenha um volante, ele reagirá na parte de defensores e não meio-campistas.

Vou observar como os volantes se comportam em outros saves. Se outros estiverem com médias ruins talvez seja um bug.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temporada foi muito boa na realidade, a equipe mostrou que tem condições de lutar por igual contra as maiores equipes e a vaga na próxima UCL força o clube a melhorar ainda mais o elenco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temporada foi muito boa na realidade, a equipe mostrou que tem condições de lutar por igual contra as maiores equipes e a vaga na próxima UCL força o clube a melhorar ainda mais o elenco.

Também achei, mas não sei como a equipe se comportará com mais essa competição pelo caminho. O elenco terá que reforçar o elenco, mas provavelmente enfrentaremos problemas de orçamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temporada foi muito boa, pois a posição final da Liga te deu uma vaga nas competições europeias. Acredito que na próxima temporada consiga pelo menos o título na Pokal. Boa sorte com o Borussia Mönchengladbach.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temporada foi muito boa, pois a posição final da Liga te deu uma vaga nas competições europeias. Acredito que na próxima temporada consiga pelo menos o título na Pokal. Boa sorte com o Borussia Mönchengladbach.

Eu não sei se o título da Pokal virá, pois na próxima temporada darei menos atenção a ela por conta da UCL e da Bundesliga, mas nunca se sabe onde podemos chegar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei a leitura e percebo um Gladbach com um elenco cada vez mais competitivo e o fato de ter alternado entre reservas e titulares durante a temporada e ter terminado como terminou é bastante positivo. Uma pena que o título da Copa não veio, mas essas dificuldades eram todas esperadas conforme discutimos no meu último post aqui no tópico.

Agora é esperar por bons reforços, o seu encaixe no time e no plano de jogo de Demir. Não quero que Demir ganhe a Bundesliga tão cedo, mas vejo que isso vai ser "inevitável" em uma ou duas temporadas. Como se você tivesse evitando vencer! Hahaha. O histórico dos teus saves aqui na área comprovam minha tese do título nas próximas duas temporadas.

Força, gg!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizei a leitura e percebo um Gladbach com um elenco cada vez mais competitivo e o fato de ter alternado entre reservas e titulares durante a temporada e ter terminado como terminou é bastante positivo. Uma pena que o título da Copa não veio, mas essas dificuldades eram todas esperadas conforme discutimos no meu último post aqui no tópico.

Agora é esperar por bons reforços, o seu encaixe no time e no plano de jogo de Demir. Não quero que Demir ganhe a Bundesliga tão cedo, mas vejo que isso vai ser "inevitável" em uma ou duas temporadas. Como se você tivesse evitando vencer! Hahaha. O histórico dos teus saves aqui na área comprovam minha tese do título nas próximas duas temporadas.

Força, gg!

Para quem não tinha feito campanhas muito boas na Bundesliga, fiquei surpreso com o desempenho que tive da equipe. Fiquei triste com a eliminação da Pokal. Apostava nela para tirar o Gladbach da fila.

Acho que dá para ganhá-la mesmo sem vencer os grandes, mas aí não posso ter tropeços diante dos pequenos. Na próxima temporada continuarei apenas sugerindo contratações ao DdF. Não quero mexer nisso ainda, afinal o clube não está bem financeiramente e ele é de certa forma um desconhecido na Europa.

Valeu pelo apoio/secada pelo título.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-E2M.png

Temporada 2025/26

4-6-0: nascido ao acaso

Táticas: a formação do time titular e o 4-6-0

Este post eu havia prometido quando comecei a temporada passada, mas só agora consegui tempo e disposição para falar um pouco sobre a tática que usei na maioria das partidas da temporada 2024/25, o 4-6-0. Precisava escrever sobre a formação tática porque ela era diferente de tudo que usei, mas por outro lado não queria escrever sobre ela por achar que o 4-6-0 não atingirá a plenitude no Mönchengladbach e não terá vida longa como formação principal, principalmente porque vejo deficiências, que só seriam resolvidas se eu assumisse o controle total das contrações no save, algo que não sei se acontecerá neste momento da carreira de Kemel Demir.

Por conta dessas objeções retardei a redação desse post e talvez ele seja, no final das contas um pouco mais interessante para os novatos no FM, do que para quem acompanha e joga o Football Manager regularmente, pois falarei mais sobre o processo, muitas vezes casual, de formação do 11 titular, um pouco sobre o nascimento do meu 4-6-0 e a definição das funções e tarefas da formação tática da minha equipe.

É importante frisar que nada do que faço é invenção minha e o 4-6-0 também é assim. Ele é fruto de textos e ideias sobre o futebol e sobre o Futebol Manager que são divulgados na internet, livros e TV e como neste save estou mais aberto a fazer experiências do que anteriormente, consegui sair das formações usuais e tentei algo diferente para mim, como fiz em um save passado, quando experimentei o 3-4-3 de inspiração holandesa.

Quando cheguei ao Mönchengladbach já estava decidido a adicionar uma formação táticas às outras duas que havia utilizado com sucesso na Turquia, o 4-3-3 com o meio-campo com um triângulo de base alta (triângulo invertido) e do 4-4-1-1.

Ao analisar as formações táticas das equipes que disputariam a temporada 2024/25 na Bundesliga, oito usavam uma formação com um meia-atacante, seis usavam o 4-4-2 inglês ou uma variante dele e três jogavam com uma formação que usava um volante. Diante disso e dos jogadores dos quais dispunha no elenco optei por adicionar o 4-1-4-1 para se juntar às outras duas formações.

Eu estava também disposto a usar uma fluidez rígida para poder fazer uso das funções ditas especializadas em vez das mais genéricas que geralmente uso ao adotar uma fluidez equilibrada, como sugere o texto do wwfan, How to play FM14: A Twelve Step Guide, traduzido para o português pela equipe do fórum.

Na montagem do time titular eu tinha um goleiro experiente com sete temporadas no clube, Lars Unnerstall.

Na lateral direita surgiram as primeiras dúvidas, pois havia a concorrência de quatro jogadores. Os recém-contratados Grafite e Jackson, ambos vindos de clubes romenos, o jovem de 19 anos, o alemão de origem italiana Ezio Zucco, e também o veterano de 32 anos e favorito do clube, Jannik Vestergaard.

Na outra lateral tinha dois candidatos, ambos favoritos do clube, mas para mim o titular desde o início era o argentino Juan Elizari que se mostrou um excelente lateral (jogando como Ala Completo) ao término da temporada tendo feito gols, alguns de falta e outros de bola rolando, e assistências, algo que não tive nas 11 temporadas na Turquia. Ao final da temporada, Elizari fez 6 gols, 6 assistências, 2 MeC, média 7,20.

Se na esquerda não tinha dúvidas de quem seria o titular, na direita, o favorito à posição, o brasileiro Grafite, que também poderia jogar de Ala Completo, mas se mostrou propenso às lesões. No primeiro mês de Bundesliga usei três jogadores (Grafite, Jackson e Zucco), mas por conta da ofensividade de Elizari (lateral esquerdo) e também porque, segundo os relatórios, a maioria dos adversários fazia mais assistências pelo lado direito da minha defesa, optei por dar mais chances ao jovem Ezio Zucco, que possui características para jogar como um Lateral Limitado. Depois de três partidas abaixo de 7, ele engatou cinco partidas jogando acima de 7 e virou dono da posição.

Na zaga, eu não tinha dúvidas, tinha problemas. Dos três zagueiros de que dispunha não confiava em nenhum deles para formar a dupla titular. O diretor de futebol também pensava assim, tanto que contratou o paraguaio Eduardo Rodríguez e eu solicitei a contratação do veterano Alex Song, que é volante, para fazer dupla com ele na zaga. Mesmo com cinco zagueiros , o miolo da zaga demorou para ser formar.

A temporada começou para valer em 5 de agosto e até 9 de novembro mudei o miolo da zaga em busca da dupla ideal. Joguei 14 partidas com sete duplas diferentes até encontrar a que melhor se encaixava e ela foi encontrada de forma inusitada. Pela velocidade e qualidade de passe, Eduardo Rodriguez sempre foi minha primeira escolha, mas quem surpreendeu foi o veterano Jannik Vestergaard, um dos favoritos do clube. Ele é natural como lateral direito e também como zagueiro, mas é preferencialmente lateral. Deixado de lado por mim na luta pela lateral direita, ele acabou recebendo uma chance na zaga e foi lá que se fixou ao lado de Rodríguez como titular, deixando os demais na reserva e jogando com média acima de 7.

Para os meias externos no meu 4-1-1-1 eu não tive problema até mesmo porque não tinha muitas opções. Para o lado direito a opção era o brasileiro com o nome do antigo ponta da década de 70 e 80 do Juventus e Corinthians, Ataliba. Do lado esquerdo a posição era do alemão de origem italiana Daniele Cardillo. No lado esquerdo, optei por colocar Cardillo como Meio-campista Lateral (apoiar) para permitir que Elizari subisse ao ataque. Adicionei na função de Cardillo a opção Afunilar jogo. No lado direito, com Zucco fixo na defesa, coloquei Ataliba como Ponta (atacar) e com a instrução Mover-se da posições. Ao final, tudo funcionou bem. Ataliba fez 8 gols, 6 assistências, 3 MeC, média 7,15 e Cardillo fez 11 gols, 20 assistências, 6 MeC, média 7,47.

O triângulo de base alta (invertido) do meio-campo tinha o brasileiro Feijão, há cinco temporadas no Borussia, como o volante da equipe. Nas duas vagas de meia-central a disputava estava entre o polonês Piotr Skrzyniarz, o alemão Werner Roth e o norueguês Andreas Mogstad. Minha opção inicial era para um trio formado por Feijão, Skrzyniarz e Roth, deixando Mogstad, o mais inexperiente como opção no banco.

Até o final de setembro, das novas partidas do Gladbach usei cinco formações diferentes para esse trio. Skrzyniarz jogou oito partidas, Feijão jogou sete, Roth jogou seis e Mogstad três e outro jogador, Jentzsch jogou duas.

Contudo foi o acaso que definiu o meio-campo que se tornaria o titular até o final da temporada. Na partida contra o Mainz, Skrzyniarz se contundiu aos 23 minutos e pela primeira vez usei o meio-campo com Feijão, Mogstad e Roth. Mogstad marcou o gol de nossa vitória aos 81 e seguiríamos adiante com esse trio até o final da temporada.

O trio também passou por várias mudanças até eu encontrar as melhores funções e tarefas. No final das contas, Feijão jogou como Volante (defender), Mogstad pela direita como Armador Recuado (apoiar) e Roth pela esquerda como Meia Central (atacar). Mogstad foi colocado na direita com a tarefa apoiar para compensar os avanços de Ataliba e o lado defensivo de Zucco, já que ao recuar Mogstad se tornava mais uma opção de passe para Zucco e também para Ataliba que jogava mais adiantado . Roth foi colocado na esquerda com a tarefa atacar para compensar o lado de apoio de Cardillo e para atuar ofensivamente com Elizari.

Feijão foi juntamente com o zagueiro Eduardo Rodríguez os dois únicos do time titular que não conseguiram média 7. Roth fez 3 gols, 12 assistências, 2 MeC e média 7,07 e Mogstad fez 6 gols (4 de pênalti), 5 assistências, 1 MeC e média 7,21.

No ataque outra unanimidade, o argentino Tomás Leguizamón. Natural como meia-atacante e atacante, Leguizamón é preferencialmente meia-atacante e foi assim que ele jogou 24 das 30 partidas que o Borussia fez na temporada 2023/24, antes da chegada de Demir, com 12 gols, 2 assistências, 4 MeC e média 7,17. Pela ausência de atacantes qualificados, decidi que no 4-1-4-1 e no 4-3-3, ele seria o atacante da equipe.

Foi assim que comecei as partidas da temporada 2024/25, mas Leguizamón é meia-atacante, resolvi arriscar e ver como o time jogava sem um atacante passei a colocá-lo como meia-atacante no 4-6-0, que na realidade era o 4-1-4-1, mas com o atacante na posição de meia-atacante.

O resultado final foi muito bom. Ele jogou 31 partidas, seis a mais do que ele havia jogado na temporada anterior, mas o desempenho dele foi muito melhor. Foram 24 gols, 8 assistências, 9 MeC e média 7,58.

Durante a temporada tive que fazer vários testes para definir qual a melhor função para ele. Das cinco funções existentes para meia-atacante foi como Atacante Sombra que eu achei que Leguizamón funcionou melhor por ele chegar com mais intensidade ao ataque.

4-6-0.png

O maior problema que vejo na minha equipe para manter o 4-6-0 é a ausência de velocidade/aceleração de Leguizamón. É até difícil falar negativamente sobre um jogador que teve o desempenho que ele teve, mas o fato é que na maioria das vezes, quando temos a posse de bola no ataque e alguém faz um passe em profundidade para Leguizamón, ele não consegue chegar à frente dos adversários por conta dessa deficiência e que não será resolvida. Sendo assim, não posso levar o 4-6-0 adiante pela falta de um meia-atacante rápido. Se eu contratar esse jogador, Leguizamón perde espaço na equipe. O único jeito dele permanecer na equipe, caso contrate esse jogador veloz, é desfazer o 4-6-0 e voltar para o 4-4-1-1, com Leguizamón como meia-atacante.

Sendo assim, meu desejo é que na temporada 2025/26, eu consiga revezar entre essas três formações: 4-6-0, 4-3-3 e o 4-4-1-1, dando mais variações à minha equipe e tornando as coisas mais complicadas para os adversários.

Você sabia?

A melhor participação de um clube turco em uma competição europeia é o título do Galatasaray na Copa da UEFA 1999/2000, as outras duas melhores pertencem ao Goztepe e também ao Galatasaray. Na temporada 1968/69, o Goztepe foi semifinalista da Copa da Feiras, a antecessora da Copa da UEFA e atual Liga Europa. Na semifinal, ele foi eliminado pelo Ujpest (Hungria), que seria derrotado pelo Newcastle nas duas partidas da decisão por 0-3 e 3-2. Na temporada 1988/89, o Galatasaray também foi semifinalista na Copa dos Clubes Campeões da Europa, atual Liga dos Campeões. Ele foi eliminado pelo Steaua Bucareste (Romênia), que seria derrotado pelo Milan (Itália) na decisão por 4 a 0.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa essa postagem, Gílson!

Tu busca muitas informações sobre o jogo. A minha dúvida é como você faz antes de criar uma tática. Costuma ler novamente alguns artigos para dar uma renovada na memória ou tem facilidade para lembrar de alguns detalhes que considera importante? Eu procuro ler alguns guias, tutoriais e experiências de outras pessoas, mas com o tempo acabo esquecendo da maioria das dicas e passo a "trabalhar" muito mais com minhas intuições e experiências recentes. Quando as coisas começam a ir muito mal eu paro e vejo tudo novamente, tipo para dar uma reciclada hahaha.

No meu tópico eu te respondi uma pergunta dizendo que toda tática possui pontos fracos. Você citou o problema com a velocidade do meia atacante. Como você encara isso? Concorda que toda tática tem um ponto fraco, mesmo que se tente buscar um equilíbrio? Nesse caso, pelo que eu interpretei, você encarou o ponto fraco da tática como algo muito importante, pretendendo diminuir a utilização dela. Costuma sempre fazer isso? Primeiro tenta ao máximo diminuir o problema encontrado? Pensou em colocar o Leguizamon para treinar velocidade ou criar um treino específico para ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria que o Gasparotto me desse a liberdade de quotar todo o segundo parágrafo da postagem dele. Haha.

Legal ver como é o processo de criação de uma tática na cabeça de outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito legal esse post, aprendi algumas coisas com ele.

Você só coloca um jogador em certa posição só se ele for natural da posição? e na hora de dar as funções aos jogadores, você costuma olhar o relatório do auxiliar para ver em que função o jogador se encaixa melhor ? e nas instruções do jogadores, você já tem determinada instrução para cada posição ou você dar a instrução dependo do jogador que vai faze-la ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito boa essa postagem, Gílson!

Tu busca muitas informações sobre o jogo. A minha dúvida é como você faz antes de criar uma tática. Costuma ler novamente alguns artigos para dar uma renovada na memória ou tem facilidade para lembrar de alguns detalhes que considera importante? Eu procuro ler alguns guias, tutoriais e experiências de outras pessoas, mas com o tempo acabo esquecendo da maioria das dicas e passo a "trabalhar" muito mais com minhas intuições e experiências recentes. Quando as coisas começam a ir muito mal eu paro e vejo tudo novamente, tipo para dar uma reciclada hahaha.

No meu tópico eu te respondi uma pergunta dizendo que toda tática possui pontos fracos. Você citou o problema com a velocidade do meia atacante. Como você encara isso? Concorda que toda tática tem um ponto fraco, mesmo que se tente buscar um equilíbrio? Nesse caso, pelo que eu interpretei, você encarou o ponto fraco da tática como algo muito importante, pretendendo diminuir a utilização dela. Costuma sempre fazer isso? Primeiro tenta ao máximo diminuir o problema encontrado? Pensou em colocar o Leguizamon para treinar velocidade ou criar um treino específico para ele?

Valeu, Gasparotto.

Se eu quiser fazer algo diferente, eu vou ter que fazer como você, ir atrás, ler os artigos e dar uma refrescada na memória. Por um acaso, havia lido um artigo sobre o 4-6-0 e os principais detalhes ficaram na minha cabeça e como eu já tinha cinco na linha do meio-campo e o Leguizmanon é meia-atacante/atacante, achei que dava para tentar algo, mas fazendo como você, usando minha intuição, testando coisas e vendo como elas funcionam.

Sim, não existe tática perfeita e toda tática tem pontos fracos. Outro dia alguém disse na TV, que ao definir uma tática temos que decidir se deixamos espaços nas costas de nossa defesa ou na frente de nosso ataque. Eu diria que além dessas duas opções eu diria que tempos que decidir também como será o espaço entre as linhas de defesa/meio-campo e meio-campo/ataque.

Se você observar bem, eu não falei em ponto fraco da tática. O que eu tenho e que me faz pensar em diminuir a utilização do 4-6-0 é a ausência de velocidade/aceleração do Leguizamon. É um problema do meu elenco não da tática. Se eu tivesse um meia-atacante veloz, poderia continuar insistindo com o 4-6-0. Se Leguizamon não fosse o principal jogador da equipe, bastaria contratar um jogador que se adequasse ao 4-6-0, mas com ele no elenco, não posso deixar de usá-lo e isso me atrapalha, pois a equipe está perdendo força no ataque. No 4-6-0, você atrai a última linha defensiva adversária para se adiantar deixando muito espaço nas costas. Com passes em profundidade você usar a aceleração/velocidade de seus jogadores para chegar no gol cara a cara com o goleiro. O Leguizamon não me dá isso e às várias vezes atrapalha a fluência da equipe.

O Leguizamon tem meia estrela para se desenvolver e creio que não conseguirei reverter a questão da velocidade/aceleração dele por conta desse pouco espaço de evolução. Cheguei a pensar nisso, mas tive que desistir da ideia. Por isso quero mexer na equipe para ter uma forma de trabalhar e surpreender os adversários sem ficar preso a um 4-6-0 que não consegue ser usado em sua plenitude. Se fosse em outro save, procuraria contratar os jogadores que precisaria para fazer o 4-6-0 funcionar.

Quem sabe não faço um save para brincar com o 4-6-0?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

excelente mini-tutorial, mas uma pergunta. Você utiliza o Cardillo apenas como apoiador para que o Elizari avance ou no meio da partida o utiliza como atacante? fez 11 gols,mas não poderia ter feito mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

excelente mini-tutorial, mas uma pergunta. Você utiliza o Cardillo apenas como apoiador para que o Elizari avance ou no meio da partida o utiliza como atacante? fez 11 gols,mas não poderia ter feito mais?

Luiz, nem gosto de chamá-lo de mini-tutorial. Como eu disse é mais uma explicação de como a equipe se formou no 4-6-0 e não um texto com a intenção de ensinar algo. É comum alterar as tarefas e até as funções dos jogadores durante a partida, mas no geral ele jogou como está na tática. Se ele poderia ter feito mais? Sabe aquela história de que uma equipe surge quando o todo se torna mais do que a soma da partes? É isso, acho que ele teve um bom desempenho porque estava bem encaixado na equipe ao lado de outros jogadores e não sei se ele poderia fazer mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ggpofm também é cultura! uahsuahsua

Show de bola cara, belíssima explicação e pelo visto isso vai até servir pro meu save já que meus atacantes tinham começado a se lesionar, vai que funciona neh! Demir sempre mitando! xD auhsuahsu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito legal esse post, aprendi algumas coisas com ele.

Você só coloca um jogador em certa posição só se ele for natural da posição? e na hora de dar as funções aos jogadores, você costuma olhar o relatório do auxiliar para ver em que função o jogador se encaixa melhor ? e nas instruções do jogadores, você já tem determinada instrução para cada posição ou você dar a instrução dependo do jogador que vai faze-la ?

Preferencialmente, eu procuro usar um jogador em sua posição natural, mas uso jogadores também como efetivos. Fora isso, não arrisco muito. Costumo treinar jogadores para outras posições também, mas será o desempenho em campo que definirá se ele poderá jogar na posição A ou B. Em minha opinião não dá para ficar inventando moda do que diz repeito às posições dos jogadores.

Com certeza eu vejo o relatório para ver qual é a função e a tarefa sugerida, mas isso não significa que o colocarei nessa função/tarefa sugerida. Eu preciso ver o que eu quero da minha equipe e como ele joga na minha equipe. Em minha opinião não creio que seja uma boa ideia colocar jogadores nas funções/tarefas sugeridas pelos relatórios e esperar que o time funcione. A coisa não é tão fácil assim.

Geralmente não mexo nas instruções individuais dos jogadores. Deixo no que vem por padrão. Se não estou satisfeito com ela, vejo se existe outra que possa me atender. Somente se não houver, vejo qual instrução posso mexer para que ele se encaixe melhor na equipe.

Minha preocupação maior é sempre com o desempenho coletivo. O desempenho individual de um jogador só me interessa com relação à equipe, por isso muitas vezes, não tenho destaques individuais em prêmios, mas monto equipes vencedoras ou consigo bons resultados com jogadores inferiores na equipe. Minha preocupação é a equipe.

Caramba, um dia ainda vou conseguir fazer tatica sem atacante, sempre quis,mas nunca deu certo...

Eu também nunca fiz, mas nem posso dizer que ele funcionou 100%. Quem sabe eu não tente algo mais sobre isso no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ggpofm também é cultura! uahsuahsua

Show de bola cara, belíssima explicação e pelo visto isso vai até servir pro meu save já que meus atacantes tinham começado a se lesionar, vai que funciona neh! Demir sempre mitando! xD auhsuahsu

Comprou o vip, hein?

Resolvi falar do tema da formação do time, pois geralmente nem falo disso.

Não sei se funcionaria não, pois cada time tem um perfil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

banner-E2M.png



Temporada 2025/26
Uma nova temporada


Elenco e transferências: seis contratados

Como eu disse no último post, a situação financeira do Borussia não era tão boa e afetaria o orçamento de transferências da temporada 2025/26. Recebemos apenas 2,8 milhões, que foram ampliados para 3,7 quando aumentamos o objetivo da temporada como reza uma das regras do save.

Com a venda de vários jogadores conseguimos contratar alguns outros para o elenco. Seis foram contratados, todos sugeridos por Kemel Demir, já que, o diretor de futebol do clube não é dos melhores em matéria de contratações. Dos que deixaram o clube, os destaques vão para Westphal e Grafite. O primeiro era uma goleiro que eu estava preparando para o futuro, mas o clube preferiu não renovar o contrato dele e ele acabou assinando com o Hannover. Já o brasileiro Grafite ficou apenas uma temporada no Gladbach. Ele se contundiu algumas vezes e reclamou da reserva. Insatisfeito com as decisões de Demir, acabou recebendo a autorização para ser negociado.


transferencias-agosto.png


Dos contratados o mais caro foi Coquinho. Com uma internacionalização pela seleção brasileira, o lateral direito do Vitória foi contratado para jogar como zagueiro.

Outro contratado com duas internacionalizações é o alemão Marcus Steger. Com 23 anos, ele pertencia ao Dortmund desde 2020/21.

Quem chegou sem custos foi o ganês de origem francesa André Ayew, que depois de 10 temporadas no Arsenal jogará na Alemanha e ajudará a tutelar jovens do Gladbach.

Os outros três jogadores são o argentino Alan López, o islandês Arnar Bergsson e o croata Stipe Saric.

O elenco terá 28 jogadores, com oito jogadores formados no clube. Se eu pudesse, pelo menos mais uns quatro jogadores deixariam o elenco, mas eu não estou no controle disso.


elenco-agosto.png


Agosto: 100% para começar

Como é de praxe na Alemanha, a temporada começou oficialmente com a DFB-Pokal. Passamos sem dificuldades pelo adversário e iniciamos nossa caminhada na Bundesliga com duas vitórias por 3 a 2 sobre o Hoffenheim e o recém-promovido Dynamo Dresden.

Nas outras duas partidas duas vitórias também difíceis. Contra o Stuttgart por 2 a 1 e o Wolfsburg por 1 a 0 com um gol nos acréscimos, que nos deu uma vitória inesperada.


04-partidas.png


Com as vitórias, começamos a temporada na liderança da Bundesliga, apesar de cotados para a 7ª posição.


tabela-04.png


O próximo mês começa com o encontro entre o Gladbach e o Bayern em nosso estádio.


Liga dos Campeões: no grupo do vice-campeão

Antes de falar do grupo é importante apresentar algumas informações sobre o atual momento do futebol europeu. O ranking das ligas mais reputadas é diferente do que estamos acostumados, pois a Ligue 1 da França trocou de posição com a Liga BBVA da Espanha. Com relação ao ranking dos países na UEFA e que afeta as vagas para as competições continentais, também foi modificado da mesma maneira com a troca de posições entre Espanha e França.

O Mönchengladbach (130º do ranking UEFA) entrou no 4º pote da Liga dos Campeões e era natural que pegasse um grupo com outras equipes fortes. Caímos no grupo do com o vice-campeão da competição na temporada passada, o Mônaco (6º lugar), que foi derrotado em uma final francesa pelo Olympique de Marselha.

O outros adversários serão o Real Madrid (9ºlugar), atual campeão espanhol e da Copa do Rei e o Feyenoord (37º lugar), atual bicampeão holandês e melhor equipe holandesa no ranking da UEFA.


grupos.png


O elencos do adversários (jogadores reais sublinhados em vermelho):

Notícias Goztepeanas

Dos três clubes com os quais joguei antes do Gladbach, o único que me deixou saudades foi o Goztepe e por isso, tenho acompanhado com o que acontece com ele. Deixo a seguir algumas notícias interessantes da temporada 2024/25.

Mesmo sem Kemel Demir, o Goztepe teve uma excelente temporada sob o comando do camaronês Rigobert Song.

Na abertura da temporada, o Goztepe derrotou o Galatasaray por 2 a 1 na Supercopa da Turquia, tornando-se tricampeão.

Na Copa da Turquia, o Goztepe também conquistou o tricampeonato ao derrotar na decisão o seu arquirrival Karsyiaka por 2 a 1 na prorrogação.

Na Super Lig, o clube também conquistou o título, tornando-se tetracampeão turco com 13 pontos de vantagem para o vice-campeão Fenerbahçe.

Na Liga dos Campeões, o clube ficou em 3º lugar atrás de Atlético de Madrid e Juventus e à frente do Dínamo Moscou. Na Liga Europa, o time foi eliminado na 1ª fase do mata-mata pelo Real Madrid.

A melhor taxa de ocupação da Super Lig 2024/25 com 96,01% foi do Goztepe. O clube teve a 5ª melhor média da liga com 22.662. Em todas as competições, a média do Goztepe atingiu um novo recorde do clube com 26.500 pessoas.

Na temporada 2024/25, o Goztepe negociou 30,34 milhões de euros em jogadores. A maior transação foi a venda do zagueiro nigeriano Emeka ao Tottenham por 18,5 milhões.

O Goztepe é o clube mais valioso da Turquia com 91 milhões contra 77 do Galatasaray.

No ranking da UEFA o Goztepe ocupa a 47ª posição. O Galatasaray é o 31º e o Fenerbahçe o 41º.



Você sabia?

Se em apenas em três oportunidades os clubes turcos alcançaram a semifinal e final de uma competição europeia em outras 11 oportunidades eles alcançaram as quartas-de-final:

  • Galatasaray: Copa dos Campeões da Europa 1962/63
  • Fenerbahçe: Recopa Europeia 1963/64
  • Goztepe: Recopa Europeia 1968/69
  • Galatasaray: Copa dos Campeões da Europa 1969/70
  • Bursaspor: Recopa Europeia 1974/75
  • Besiktas: Copa dos Campeões da Europa 1986/87
  • Galatasaray: Recopa Europeia 1991/92
  • Galatasaray: Liga dos Campeões 1993/94
  • Galatasaray: Liga dos Campeões 2000/01
  • Besiktas: Liga Europa 2002/03
  • Fenerbahçe: Liga dos Campeões 2007/08
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...