Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

[FM12] Pride of Anglia: The 3-4-3 Project - de 2011/12 a 2017/18


GG.

Posts Recomendados

Antes de tudo, obrigado a todos que votaram no meu save para "Save do Mês".

Parabéns aos demais vencedores e a todos que participaram da votação.

Feliz 2012! E fica relax que NÃO vai ser o ultimo! hehe

Com certeza não será. Feliz 2012.

Feliz 2012 Gilson!!! Boas festas!!!

Para vc também.

Passando para dizer que li a história inteira nesse final de semana sem sentir o tempo passar e o pessoal me xingando por aqui. Parabéns pelo ousado desafio proposto e pela forma com que tem lidado com ele, tens sido brilhante!

Só uma pergunta: como saberá que o maior desafio do save - tornar o 3-4-3 efetivo - foi alcançado?

Ah, antes que eu esqueça. Com essa história você me inspirou a criar uma com foco na parte tática do jogo, mas ainda a estou estruturando mentalmente.

Obrigado pela leitura, beck.

Eu creio que o 3-4-3 se tornará efetivo se o futebol praticado pelo Ipswich for um bom futebol. Não quero meu time ganhando a maioria partidas ao acaso, com uma bola parada ou em um lance casual. Quero um time que enfrente os grandes clubes europeus de igual para igual. Que consiga ter posse de bola, troque passes, envolva o adversário e crie jogadas de gol. Se eu conseguir que o 3-4-3 flua em campo, ficarei satisfetio. Infelizmente, só eu poderei ver as partidas, exceto se eu fizer o upload de algumas para vocês ou filmá-las.

Sendo mais objetivo, considero efetividade quando o 3-4-3 tiver o que disse acima e ainda disputar os principais títulos nacionais e continentais, ou seja Premier League, FA Cup e Champions League. Sem disputá-los não vejo como poderei considerar ter alcançado sucesso na implantação da formação tática.

Aproveito para deixar bem claro, que isso não tem nada a ver com o save. Posso, por exemplo, passar 10 temporadas tentando fazer o 3-4-3 funcionar bem e mesmo sem alcançar os grandes títulos e mesmo assim ter tido um save interessante.

Estamos aguardando novidades Gilson.

abraço.

edit: parabéns pelo melhor save do mês :dudeok:

Valeu, Neo.

Cheguei ontem e hoje posto o final da temporada.

Obrigado. É bom voltar a vencer o save do mês depois de vários meses sem participar dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ipfc.png

ucl-ainda-um-sonho.png

partidas.png

Depois da conquista do título tivemos uma importante oportunidade de fazer três pontos diante de um Liverpool em crise. A chuva forte e o meio-campo em losango igual ao nosso dificultaram as coisas, mas conseguimos fazer 1 a 0 em uma bola parada. Quando a partida estava em seu final, quase marcamos o 2º, mas no contra-ataque, Carroll empatou a partida em 1 a 1.

liverpool-02.png

Se na partida contra o Liverpool merecíamos ter vencido apesar dos problemas, na partida seguinte contra a outra equipe de Liverpool, o Everton, vencemos sem jogar bem e com uma boa dose de sorte. Assim, como a partida contra o Reds, a chuva prejudicou o futebol e novamente, uma falta bem cobrada e uma cabeçada de Al-Kamali nos deram a vitória por 1 a 0 e os três pontos.

everton-02.png

Contra o Sunderland, mesmo fora de casa, buscar os três pontos era uma obrigação, mas o 17º colocado do campeonato fez uma partida muito boa e abriu dois gols de vantagem no 1º tempo. Uma bronca no intervalo, algumas alterações e um time mais ousado alcançaram o empate em 2 a 2, mas faltou algo mais para a virada. Pelo menos não saímos derrotados.

sunderland-02.png

Na rodada seguinte enfrentamos o Newcastle. Fizemos uma partida excelente e no 1º tempo decidimos o confronto com 3 a 0. No 2º tempo, administramos a vitória. Com os pontos, Tottenham, Arsenal e Ipswich ficaram empatados com 59, enquanto o Manchester City e Chelsea ficaram um pouco acima com 61. O Manchester United seguia isolado na liderança com 75.

newcastle-02.png

A partida seguinte era importante para continuar sonhando com algo mais que a Europa League. No Etihad Stadium enfrentamos o Manchester City. Dessa vez foi bem diferente da final da Copa da Liga e o City foi pressão do começou ao fim. No entanto, conseguimos resistir e deixamos o gramado com um ponto conquistado no empate em 0 a 0.

Pela primeira vez na temporada, as lesões me preocupavam. Estava sem Darron Gibson e outros quatro zagueiros (César Arzo, Kyle Bartley, Ilori e Nenê). Pela frente, outra equipe que lutava contra o rebaixamento, o Brighton. Assim como o Sunderland, o adversário fez uma partida muito boa e apesar do equilíbrio, saímos derrotados por 2 a 1.

brighton-02.png

Perder pontos para times que estão na zona do rebaixamento e ser derrotado pelo líder do campeonato com facilidade é algo que dá a noção de quanto terei que trabalhar neste save para conseguir fazer do Ipswich um time campeão. Falo isso porque depois de perder para o Brighton, enfrentamos o Manchester United. Fomos derrotados com tranquilidade por 3 a 0, com gols no 1º tempo.

Voltamos a sentir o sabor da vitória na rodada seguinte, a de número 34. Enfrentamos nossa conhecida asa negra, o Wigan, que nunca havia sido derrotado pelo Ipswich. Começamos bem, chegando mais ao ataque, mas o wing play do Wigan é muito difícil de combater com o nosso 3-4-3 e sofremos o gol de Boselli. Foi preciso ir com uma tática arriscada para tentar bloquear o Wigan e deu certo, viramos para 2 a 1 e com 60% de posse de bola dominamos o adversário. Faltou mais um gol para dar tranquilidade.

wigan-02.png

Faltavam quatro rodadas para o término da temporada e o sonho de conseguir uma das quatro vagas inglesas para a Champions League estava mais distante porque o Ipswich era apenas o 6º colocado da Premier League, três pontos atrás do 5º colocado, o Tottenham e cinco pontos atrás de Manchester City e Arsenal, respectivamente o 3º e 4º colocados, ambos empatados com 68 pontos.

Nas últimas cinco rodadas havíamos feito apenas a 9ª melhor campanha e as possibilidades de surpreender eram pequenas e ficaram menores contra o Wolves. A partida foi complicada e até certo ponto injusta. Estivemos na frente do placar em duas oportunidades com gols de Gabriel Torje, mas nos últimos dez minutos, em duas bolas paradas, sofremos dois gols e fomos derrotados por 3 a 2.

wolves-02.png

Depois da derrota nos minutos finais da partida, tivemos outra partida onde fomos penalizados no fim. Enfrentamos o Stoke City, em casa, e sofremos um gol de pênalti aos 27, em uma falta boba de Nenê. A partir dali, crescemos e viramos a partida, mas aos 87. Rodallega empatou para o Stoke e a partida ficou nos 2 a 2.

stoke-02.png

Definitivamente, a sequência final de partidas do returno foi bem diferente da que tivemos no 1º turno. Se naquela oportunidade, essas rodadas serviram para colocar o Ipswich no 3º lugar, nossa melhor colocação na temporada, a sequência final serviu para nos tirar qualquer ideia da cabeça sobre Champions League. Isso se confirmou na partida contra o Reading. A partida foi muito disputada e novamente não passamos de um empate em 2 a 2.

reading-02.png

A última partida da temporada serviu para selar nossa posição final na tabela. Empatamos em 0 a 0 com o Aston Villa. Jogamos muito mal.

classificacao.png

A segunda temporada do Ipswich na Premier League terminou e novamente conquistamos uma vaga na Europa League. Se na primeira temporada ela veio por meio do título da Copa da Liga, na atual temporada, repetimos a dose, mas também garantimos a vaga pela colocação final na Premier League.

38-partidas.png

38-tabela.png

E por falar em colocação final na liga, melhoramos com relação à temporada passada. Na temporada 2012/3, o Ipswich ficou em 11º lugar e na atual temporada ficamos em 6º lugar. No início da atual temporada eu havia estabelecido o objetivo particular de alcançar algumas posições acima do meio da tabela e fizemos isso com certa tranquilidade, pois depois da 5ª rodada a pior posição do Ipswich durante a temporada foi o 6º lugar.

Outro parâmetro que havia estabelecido para analisar a temporada era o número mínimo de derrotas na temporada. Por conta dos confrontos contra Manchester United, Manchester City, Liverpool, Arsenal, Tottenham e Chelsea, defini que 12 derrotas seria um número aceitável de derrotas em uma temporada. No retorno do Ipswich à Premier League tivemos 15 derrotas, mas na temporada atual, tivemos apenas oito derrotas.

O número de vitórias na atual temporada foi maior com relação à anterior. Vencemos 18 partidas contra 12 da temporada passada. Já o número de empates foi semelhante. Empatamos 12 vezes contra 11 da temporada 2012/13.

No quesito gols marcados e sofridos, tivemos uma boa melhora nos gols marcados, saindo de 49 gols em 2012/13 para 68 em 2013/14. Nos gols sofridos a melhora foi tímida. Sofremos 55 gols na temporada 2012/13 e 49 em 2013/14.

Nas copas nacionais, o desempenho do Ipswich foi pior se consideramos que na temporada 2012/13 conquistamos o título da Copa da Liga e fomos vice-campeões na FA Cup, mas em competições eliminatórias é muito complicado prever o desempenho, pois a imprevisibilidade nesse tipo de competição é sempre muito grande. Estou muito feliz com a conquista do bicampeonato da Copa da Liga e poderíamos ter ido melhores na FA Cup, mas não passamos da 4ª eliminatória.

No retorno do Ipswich às competições da UEFA, fizemos uma boa Europa League, vencendo nove e perdendo apenas uma em 12 partidas disputadas. Passamos por duas eliminatórias antes de chegar à fase de grupos e nela nos demos ao luxo de jogar as últimas três partidas com a equipe reserva. Na fase do mata-mata, poderíamos ter ido um pouco mais longe, mas caímos diante do Stuttgart em uma partida na qual utilizamos a equipe reserva por conta da final da Copa da Liga.

financas.png

As finanças do Ipswich estão bem diferentes do que eu imaginava. Não conseguimos o saldo positivo na temporada, mas ficamos com um balanço positivo de 27 milhões de euros. No entanto, a Diretoria acabou por usar a maior parte desse balanço para melhorar a infraestrutura do clube e com isso, na temporada, temos um déficit de mais de 20 milhões de euros com um balanço total positivo de apenas 7 milhões de euros.

financas-19-mai-2014-2.png

Mesmo terminando a temporada no vermelho, estou feliz que as infraestrutura será melhorada. A academia de jovens será aumentada e o estádio Portman Road será ampliado em 9.689 lugares, o que o colocará com uma capacidade próxima dos 38 mil lugares sentados.

expansao-estadio.png

Agora é esperar para ver como esses investimentos impactarão no orçamento para contratações na próxima temporada.

estatisticas.png

A temporada 2013/14 está perto do fim e infelizmente, os dois principais destaques da temporada passada, Adam Hlousek e Darron Gibson, não tiveram um bom desempenho por conta de contusões. Mesmo assim, o principal destaque foi um jogador que já estava no clube e não um recém-contratado.

Jay Emmanuel-Thomas (JET) foi o grande destaque do Ipswich. Formado no Arsenal, JET se tornou o artilheiro da equipe com 18 gols e a melhor média do elenco. Também foi o jogador, ao lado de Gabriel Torje, mais vezes indicado como o Melhor em Campo.

Emmanuel-Thomas é meia-atacante (MA C), mas das 32(9) partidas que atuou, JET jogou em 26 delas como extremo-esquerdo, principalmente por conta das contusões de Adam Hlousek. O bom desempenho de Emmanuel-Thomas em campo lhe rendeu um prêmio na Premier League, o único jogador de elenco premiado na temporada.

jovem-do-ano.png

A temporada foi de muitos novatos no clube e entre eles alguns tiveram um bom desempenho, como foi o caso de Roderick Miranda (contratado em definitivo depois de uma temporada por empréstimo), Tom Cairney, Ivelin Popov, Gabriel Torje, Nenê e Jorge Enríquez.

Para ver as estatísticas completas do elenco, clique aqui:

Partidas disputadas

  • Roderick Miranda: 38(3)
  • Tom Cairney: 36(10)
  • Ivelin Popov: 35(8)
  • Ben Foster: 33(4)
  • Jay Emmanuel-Thomas: 32(9)

    Gols
    • Jay Emmanuel-Thomas: 18
    • Ahmed Soukouna: 12
    • Sloan Privat e Ivelin Popov: 9
    • Modibo Maïga: 6
    • Tom Cairney, Adam Hlousek e Mathieu Valbuena: 5

      Assistências
      • Tom Carney e Gabriel Torje: 13
      • Adam Hlousek: 11
      • Ivelin Popov e Mathieu Valbuena: 8

        Desarmes
        • Jonny Howson: 4,62
        • Chris Basham: 4,51
        • Darron Gibson:4,39
        • Jorge Enríquez: 4,28
        • Chris McCann: 3,45

      Melhor em campo

      [*]Jay Emmanuel-Thomas, e Gabriel Torje: 5

      [*]Sloan Privat e Tom Carney: 3

      Classificação Média

      [*]Jay Emmanuel-Thomas: 7,26

      [*]Roderick Miranda e Gabriel Torje: 7,17

      [*]Darron Gibson: 7,16

      [*]Ivelin Popov: 7,15

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bastante satisfatória essa temporada. O time terminou a Premier League numa boa posição e considero importante o número de derrotas que o time sofreu.

Dependendo de como reforçar a equipe, dá pra sonhar em chegar mais longe na Europa League e fazer um bom trabalho na Premier, lutando pra chegar até a UCL. E o que parece ser bom, que é o investimento na estrutura do time, pode atrapalhar mesmo a sua vontade de reforçar o time com mais qualidade, como você disse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seu time é muito copeiro hahaha, Parabéns pelas copas.

Gostei da sua temporada, o sexto lugar uma posição satifatória, sua equipe está ganhando espaço aos poucos. Como seu time é copeiro, a EL pode ser um título muito interessante na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No final das contas foi uma temporada mto boa. Conseguiu uma ótima classificação final, ficando atrás apenas dos grandes (que vexame do Liverpool hein?!) e conquistando uma Copa.

Acho que além das lesões, o que te atrapalhou um pouco foram os empates.

O time melhorou bem o ataque nessa temporada né?! Marcou mais 19 gols do que na passada.

É sempre bom ver a diretoria investindo na infraestrutura do clube, ainda mais qnd não somos nós que pedimos (nos meus saves, eu sempre tenho que pedir).

Boa sorte nas contratações e na nova temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De grão em grão o time esta se firmando no cenario inglês, fez uma boa temporada, ficou a frente de times mais tradicionais como o Liverpool, mas logo atras da Elite da Premier, significa que quem sabe na proxima ou na outra ainda o time já passe a incomodar essa elite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria interessante se conseguisse manter o ritmo de subir 5 posições na classificação final na temporada que vem. :trollface:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bastante satisfatória essa temporada. O time terminou a Premier League numa boa posição e considero importante o número de derrotas que o time sofreu.

Dependendo de como reforçar a equipe, dá pra sonhar em chegar mais longe na Europa League e fazer um bom trabalho na Premier, lutando pra chegar até a UCL. E o que parece ser bom, que é o investimento na estrutura do time, pode atrapalhar mesmo a sua vontade de reforçar o time com mais qualidade, como você disse.

Também achei e como você disse, foi importante perder menos do que o "aceitável".

Estou preocupado com esse investimento na infra. Pode atrapalhar mesmo e já estou me preparando para isso.

Seu time é muito copeiro hahaha, Parabéns pelas copas.

Gostei da sua temporada, o sexto lugar uma posição satifatória, sua equipe está ganhando espaço aos poucos. Como seu time é copeiro, a EL pode ser um título muito interessante na próxima temporada.

Será que já dá para pegar essa fama. hahahah

A ideia é essa mesmo. Crescer aos poucos e com equilíbrio. Não sei qual será o planejamento para a próxima temporada. Tenho que ver o que priorizarei.

No final das contas foi uma temporada mto boa. Conseguiu uma ótima classificação final, ficando atrás apenas dos grandes (que vexame do Liverpool hein?!) e conquistando uma Copa.

Acho que além das lesões, o que te atrapalhou um pouco foram os empates.

O time melhorou bem o ataque nessa temporada né?! Marcou mais 19 gols do que na passada.

É sempre bom ver a diretoria investindo na infraestrutura do clube, ainda mais qnd não somos nós que pedimos (nos meus saves, eu sempre tenho que pedir).

Boa sorte nas contratações e na nova temporada.

O Liverpool tá mal das pernas. Será que eles me querem lá?

Gostei da temporada. Esperava mais um pouco no final, mas não deu. Acho que as lesões pesaram menos do que parece.

Eu nem pensei em pedir porque ainda tinha uma margem de público para preencher no estádio e a média da temporada estava menor que a anterior. Que bom que eles pensaram de forma diferente.

De grão em grão o time esta se firmando no cenario inglês, fez uma boa temporada, ficou a frente de times mais tradicionais como o Liverpool, mas logo atras da Elite da Premier, significa que quem sabe na proxima ou na outra ainda o time já passe a incomodar essa elite.

Quero que isso aconteça, mas estou preocupado com a finanças e isso pode atrapalhar a busca por reforços. O importante é ficar por ali, perto deles. Um hora eu passo a perna em algum.

Seria interessante se conseguisse manter o ritmo de subir 5 posições na classificação final na temporada que vem. :trollface:

hahahaha. Seria fantástico.

ótimo final de temporada, a equipe mostrou muita evolução.

Valeu, nismo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a equipe fez uma grande temporada, pena esse final que teve tantos tropeços, poderia ter conseguido uma vaguinha na UCL até hein

mas acho que a vaga na UEL é o ideal, ajuda o time no seu crescimento, com alguns reforços tem tudo pra brigar pela UEL.

Na Premier é sempre dificil bater os grandes, vamos ver se na proxima temporada, sobe mais algumas posições.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sofreu um choque de realidade no final dessa temporada então? Hehehe

Realmente, perder pro Brighton e depois Manchester United impressiona, mas é um ótimo trabalho sem dúvida nenhuma, mais uma vaga na Europa League, mais uma temporada com título...Gradativamente o Ipswich vai chegando no bloco da Liga dos Campeões.

Será que pra próxima temporada teremos alguma contratação bombástica pra dar esse salto ou os 7M de balanço não permitem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a equipe fez uma grande temporada, pena esse final que teve tantos tropeços, poderia ter conseguido uma vaguinha na UCL até hein

mas acho que a vaga na UEL é o ideal, ajuda o time no seu crescimento, com alguns reforços tem tudo pra brigar pela UEL.

Na Premier é sempre dificil bater os grandes, vamos ver se na proxima temporada, sobe mais algumas posições.

O time não conseguiu manter o nível no final. Uma pena, mas creio que por enquanto, esse seja o tamanho real da equipe e a UEL está bem dentro disso.

Os reforços me preocupam, pois o déficit está grande.

Sofreu um choque de realidade no final dessa temporada então? Hehehe

Realmente, perder pro Brighton e depois Manchester United impressiona, mas é um ótimo trabalho sem dúvida nenhuma, mais uma vaga na Europa League, mais uma temporada com título...Gradativamente o Ipswich vai chegando no bloco da Liga dos Campeões.

Será que pra próxima temporada teremos alguma contratação bombástica pra dar esse salto ou os 7M de balanço não permitem?

Foi mesmo. Quando poderíamos tentar algo mais, a realidade falou mais alto. Mesmo assim, a temporada foi positiva como você mostrou.

Acho que a próxima temporada será com o cinto apertado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito decepcionante esse fim de temporada. o time mostrou que poderia chegar a UCL ... acho que as lesões pesaram demais nessa hora.

O elenco não tem a profundidade necessária, mas vc mostra que está a cada ano chegando mais perto do topo.

Em todo caso houve um evolução no clube e espero que ela se mantenha ano que vem, principalmente que a bendita vaga na UCL venha.

Agora vejo que o problema sempre volta para a questão financeira, acha que será forçado a vender alguém para arrumar as finanças?

Primeira vez que vejo vc com tantos problemas para chegar ao topo, muito legal esse teu desafio no save ... ainda está a todo gás aqui ou deu uma esmorecida Gilson ?

aguardando as novidade da nova temporada.

abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei muito decepcionante esse fim de temporada. o time mostrou que poderia chegar a UCL ... acho que as lesões pesaram demais nessa hora.

O elenco não tem a profundidade necessária, mas vc mostra que está a cada ano chegando mais perto do topo.

Em todo caso houve um evolução no clube e espero que ela se mantenha ano que vem, principalmente que a bendita vaga na UCL venha.

Agora vejo que o problema sempre volta para a questão financeira, acha que será forçado a vender alguém para arrumar as finanças?

Primeira vez que vejo vc com tantos problemas para chegar ao topo, muito legal esse teu desafio no save ... ainda está a todo gás aqui ou deu uma esmorecida Gilson ?

aguardando as novidade da nova temporada.

abraço e boa sorte.

Apesar da expectativa que vocês tinham com a possibilidade de alcançar a UCL, eu sabia que era algo complicado, mas não esperava resultados tão abaixo no final da temporada.

A limitação dos 25 jogadores inscritos limita a profundidade, pois fora esses 25, os demais precisam ser jovens, já que não precisam ser inscritos para jogar. O elenco tem sido melhorado aos poucos e vai chegar o tempo que terei um time para enfrentar os adversários em todas as frentes.

Essa questão eu não esperava. Lidar com esse problema financeiro vai me atrapalhar, não tenho dúvidas. Tenho alguns jogadores que quero vender para trazer outros melhores, talvez seja um bom momento para tentar negociá-los.

Sabe, acho que todos nós que jogamos o FM há anos sabemos o caminho das pedras e eu faz alguns anos que queria voltar a sentir a dificuldade que eu tinha quando comecei a jogar o FM05. Naquela época, conquistar o título era algo complicado e imprevisível, pois conhecia menos o jogo e suas peculiaridades. Claro, que espero chegar ao ponto de montar um esquadrão invencível, mas até lá estou me divertindo bastante com as dificuldades em todos os aspectos do save.

Ainda continuo muito empolgado com o save, apesar dos períodos longos sem atualizá-lo. Tenho menos tempo para jogar e tenho levado mais tempo antes de tomar determinadas atitudes no save e isso atrasa as atualizações.

Valeu pelo apoio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se formos analisar o temporada como um todo foi excelene. Conseguiu superar quase todas suas expectativas. Mas as lesões prejudicaram um final especial, que seria coroado com uma vaga na UCL, mas isso não ocorreu.

Espero que a UCL venha na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se formos analisar o temporada como um todo foi excelene. Conseguiu superar quase todas suas expectativas. Mas as lesões prejudicaram um final especial, que seria coroado com uma vaga na UCL, mas isso não ocorreu.

Espero que a UCL venha na próxima temporada.

Acho que foi muito boa também. Uma pena a vaga não ter vindo, mas não lamento, pois tivemos bons momentos na EPL, mas talvez falte algo para sonhar por algo melhor.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ipfc.png

qual-e-o-tamanho.png

O Ipswich disputará pela terceira temporada consecutiva a Premier League e nesse retorno à elite do futebol inglês conquistou dois títulos nacionais, o bicampeonato da Copa da Liga. Também nessas duas temporadas conquistou por duas vezes uma vaga para a Europa League, deixando de fora, por exemplo, o Liverpool, que pela 2ª temporada consecutiva não disputará nenhuma competição continental. No entanto, fica a pergunta: qual é o tamanho do Ipswich?

Com quatro títulos nacionais (Premier League 1961/62, FA Cup 1977/78 e bicampeonato da Copa da Liga 2012/13 e 2013/14) e um título continental (Liga Europa 1980/81), o Ipswich não é um clube grande e nunca foi. Na realidade, o Ipswich sempre foi um clube pequeno que em dois momentos de sua história conseguiu um desempenho muito acima do esperado e conquistou títulos.

No save, a história do Ipswich ainda não se modificou muito. Por mais que a conquista do bicampeonato da Copa da Liga tenha sido justa e motivadora, o fato é que a Copa da Liga é uma competição de menor importância no contexto do futebol inglês. A conquista desses dois títulos ajudou a aumentar a reputação no clube, mas o impacto é limitado no caminho para transformar o Ipswich em um grande clube.

No momento, a reputação do Ipswich é nacional, mas o clube tem apenas a 12ª maior reputação entre os clubes ingleses. É bem verdade que no inicio do save, o clube estava abaixo da 30ª posição, mas ainda há um bom percurso antes de o clube entrar no seleto grupo com reputação continental.

reputacao.png

Outro aspecto que serve para dimensionar o Ipswich entre os demais clubes ingleses é a riqueza estimada. Entre os clubes ingleses ainda somos o 10º lugar, uma posição intermediária, que mostra o quanto precisamos crescer.

riqueza.png

Ainda na questão financeira é importante observar que um dos aspectos que define um time grande diz respeito aos salários. Times grandes pagam os maiores salários e por isso atraem os melhores jogadores. O Ipswich ainda paga salários de time pequeno da Premier League. Na atual temporada, depois das contratações que fiz e que serão apresentadas mais adiante, temos a 17ª menor folha salarial, menor, por exemplo, do que a folha do recém-promovido Norwich e menor também do que a de três clubes do Championship (Sunderland, QPR e West Ham).

salarios.png

Deixando de lado o aspecto financeiro, em campo o Ipswich vem buscando crescer. Na temporada de retorno à Premier League, o clube ficou em 11º lugar e na temporada passada teve um bom crescimento e terminou em 6º lugar. Paralelamente a isso, conquistamos o bicampeonato da Copa da Liga, fomos vice-campeões da FA Cup e tivemos uma boa participação na Europa League, que nos colocou em 58º lugar no ranking da UEFA, o 6º entre os clubes ingleses.

coeficiente.png

Concluindo, vejo o Ipswich como um clube em ascensão, se levarmos em conta que ele está há apenas duas temporadas na Premier League. Economicamente, o clube se coloca em um nível intermediário e um pouco distante dos clubes mais ricos da Inglaterra, mostrando que ainda terá que avançar entre os clubes medianos para depois sonhar em entrar no clube dos mais ricos.

Esportivamente, o Ipswich também é de nível médio, apesar dos títulos conquistados nas duas últimas temporadas. Em minha análise, o bicampeonato da Copa da Liga e as duas classificações para a Liga Europa mostram que o clube tem aspirações maiores e que deseja ascender entre os clubes ingleses para no futuro tentar se tornar um clube grande.

Para a temporada 2014/15, tenho o objetivo de dar mais um passo rumo ao topo e creio que seja o momento para tentarmos uma vaga para a Liga dos Campeões. A Inglaterra tem quatro vagas na Liga dos Campeões, sendo que três delas diretamente na fase de grupos.

Com o objetivo de conquistar uma dessas quatro vagas, dedicarei especial atenção às partidas da Premier League sempre levando a melhor equipe que puder. As copas domésticas ficarão em segundo plano, sendo utilizadas, principalmente, para dar ritmo para alguns jogadores, entre eles, os jovens do clube. A Liga Europa terá atenção na medida do possível e dependendo do desempenho do Ipswich na Premier League, pois se estivermos distantes das vagas para a Liga dos Campeões, a Liga Europa receberá mais atenção.

financas.png

As finanças do Ipswich não terminaram a temporada como eu desejava. O balanço de 2013/14 ficou negativo em 23,1 milhões de euros, algo totalmente fora do que eu esperava. Quando a temporada 2014/15 começou a situação ficou um pouco pior com um déficit de 2,4 milhões e o balanço geral positivo em apenas 2,4 milhões.

financas-25jun2014.png

A situação era a pior do save até aquele momento, mas a Diretoria parecia que não estava muito preocupada, pois cedeu 18,5 milhões para contratações. Fiquei feliz por receber essa boa quantia para investir no elenco, mas isso não diminuía minhas preocupações, pois se utilizasse esses recursos ou o ampliasse, o rombo nas finanças ficaria ainda maior.

Desde o final da temporada passada, quando havia visto o déficit da temporada, havia decidido que a temporada 2014/15 deveria ser uma temporada de economia, sem investimentos pesados no elenco e com o objetivo de recuperar economicamente as finanças. Por conta desse planejamento prévio e diante de uma realidade ainda mais preocupante, decidi também que alguns jogadores deixariam o elenco para fazer caixa.

Mais adiante apresentarei as mudanças no elenco, mas o fato é que em 1º de setembro de 2014, temos uma situação um pouco mais confortável nas finanças, com 12,8 milhões de euros no balanço da temporada e um balanço total de 17,7 milhões.

transferencias.png

As mudanças no elenco são sempre algo esperado por quem joga o Football Manager. Mesmo tendo 18,5 milhões para gastar, havia decidido que não mexeria nesses recursos por conta da delicada situação financeira. Havia decidido também que que alguns jogadores deixariam o elenco para gerar recursos para saldar o déficit. Por conta disso, quatro jogadores (César Arzo, Mavraj, Bennett e Harmeet Singh) foram negociados, rendendo 20 milhões ao clube.

No final da temporada passada contratei dois jogadores que seriam minhas únicas contratações para a temporada 2014/15. Tiago Ilori que estava por empréstimo no Ipswich foi contratado em definitivo por 500 mil euros. O outro contratado foi Jonjo Shelvey que me foi oferecido pelo Liverpool por 3,2 milhões. Decidi contratá-lo por ser inglês e por saber que ele ocuparia provavelmente a vaga que Singh deixaria no meio-campo quando fosse negociado.

shelvey.png

Com exceção dessas duas contratações não pretendia fazer outras, mas não foi nada disso que eu fiz. Na temporada passada quando participamos da Liga Europa tivemos o incômodo de não ter o mínimo de quatro jogadores formado no clube, uma exigência dos regulamentos da UEFA. Por conta disso, inscrevi apenas 21 jogadores para a competição e isso me deixou chateado.

transferencias-01-set-2014.png

Nesta temporada, isso voltaria a acontecer e como não sei quantas temporadas demorarei para formar uma equipe vencedora, decidi que precisaria mudar isso, mesmo que fosse a médio prazo.

Sem contar com praticamente nenhum bom jogador formado na base do Ipswich, a solução seria buscá-los no sub-18 de outros clubes. Por conta dessa decisão, não pude poupar os 20 milhões conseguidos nas transferências e gastei quase metade desses recursos na contratação de cinco jogadores. Desses contratados, apenas o francês Julien Perret começará desde agora a jogar na equipe principal do Ipswich. Com 17 anos de idade, Perret foi comprado ao Lyon por 4 milhões de euros. Sondado por Manchester United, Manchester City e Arsenal, o jovem zagueiro foi campeão sub-19 em 2014 com a seleção francesa e é indicado como o novo William Gallas. Para meu adjunto ele tem duas estrelas de CA e quatro e meia de CP.

perret.png

Além desses jogadores, trouxe mais dois outors por empréstimo: Adem Ljajic, que vem para completar a vaga disponível como extremo-esquerdo e Andreu Fontàs, que contratei mais para tirar uma dúvida sobre o seu desempenho, do que por acreditar que ele valha um investimento futuro.

elenco.png

Com as contratações tenho um elenco de 26 jogadores para a temporada, sendo que 23 deles estão inscritos e três deles (Nenê, Tiago Ilori e Julien Perret) não precisam ser inscritos por serem sub-21. No elenco também não tenho problemas com o número de jogadores formados no país, pois tenho 11, três acima do mínimo exigido.

elenco-setembro.png

O elenco é praticamente o mesmo que disputou a temporada passada, com a exceção de Jonjo Shelvey, Julien Perret e os dois jogadores contratados por empréstimo, Adem Ljajic e Andreu Fontàs.

Pela 2ª temporada consecutiva temos o elenco mais jovem da Premier League, com média de 24,15 anos, enquanto o elenco mais velho é do Norwich City com média de 28 anos.

Sei que sem reforçar o elenco será complicado sonhar com algo muito maior do que conseguimos na temporada passada, mas por outro lado, espero ter menos problemas físicos e com isso melhorar o desempenho da equipe.

partidas.png

A estreia na Premier League foi um jogo ruim para o Ipswich. Não jogamos bem e o Chelsea não conseguiu se valer do fato de jogar em casa. No final, o empate em 0 a 0 foi um bom resultado para minha equipe.

chelsea-01.png

Três dias depois da estreia na Premier League, iniciamos nossa participação na Europa League. Diferentemente da temporada anterior começamos na fase anterior à fase de grupos, ou seja, na 4ª eliminatória. O adversário foi o Zilina, da Eslováquia, que nos assustou com um gol aos 13, mas ainda no 1º tempo, viramos o placar. No 2º tempo fizemos 3 a 1 e depois, com uma expulsão de um adversário, construímos a goleada de 5 a 1.

zilina01.png

Antes de decidir a vaga na Liga Europa enfrentamos o recém-promovido, o Leeds United. Novamente fomos surpreendidos e sofremos o 1º gol. Mesmo assim, buscamos a reação que aconteceu no 2º tempo com três gols e Hlousek voltando aos bons tempos com duas assistências e um gol.

leeds-01.png

Na partida de volta conta o Zilina o time misto foi à Eslováquia e vencemos por 3 a 0 com tranquilidade e garantimos a vaga.

Enfrentar o Wolves em seu estádio tinha tudo para ser difícil, pois nos outros dois confrontos no estádio Molinoux o placar foi 3 a 2, uma vez para cada equipe. A partida pela 2ª rodada não foi diferente. O Wolfes entrou em 3-5-2 em linha e fez uma partida bastante disputada, mas precisou de dois pênaltis para marcar seus dois gols. Já o Ipswich precisou marcar três vezes com dois gols de Ferreyra para definir o placar em mais um 3 a 2.

wolves-01.png

partidas-03.png

classificacao.png

A classificação para a fase de grupos da Liga Europa era contada como certa por mim desde o momento em que fiquei sabendo que o adversário seria o Zilina. Não estava enganado e mesmo com o time misto não tivemos dificuldades para superar o campeão eslovaco, que foi desclassificado nas eliminatórias para a Liga dos Campeões.

No sorteio entramos no 2º pote, diferentemente da temporada anterior quando ficamos no 3º pote. Ficamos no Grupo B com Sevilla (Espanha), Maccabi Tel-Aviv (Israel) e OFI (Grécia). O Sevilla foi o 5º colocado da liga espanhola e passou pelo Rapid Bucareste na 4ª eliminatória da Liga Europa. O Maccabi Tel-Aviv, como campeão israelense, disputou as fases eliminatórias da Liga dos Campeões. Passou pelo Zilina, mas perdeu a chance de disputar a fase de grupos ao ser eliminado pelo Rapid Viena. O OFI fez um caminho longo para participar da fase de grupos da Liga Europa e disputou as quatro eliminatórias passando por Ulisses (Armênia), Vaduz (Suíça), Livingston (Escócia) e o Skënderbeu (Albânia).

Minha opinião é que temos totais chances de classificação para a fase seguinte da Liga Europa, desde que não vacilemos diante do OFI e do Maccabi Tel-Aviv.

A Premier League ainda está em seu início e por isso não levo muito em conta o fato de estarmos em 1º lugar, pois sei que o campeonato é longo e tenho alguns adversários de muita qualidade.

tabela-03.png

O favorito dos apostadores é o Manchester City. 3º lugar da Premier League na temporada passada e vice-campeão da Liga dos Campeões (derrota por 4 a 1 para o Barcelona), o milionário clube de Manchester ainda busca o título da liga, mas terá como principal concorrente, segundo os apostadores, o atual campeão inglês e o rival local Manchester United, que foi eliminado na semifinal da Liga dos Campeões pelo próprio Manchester City.

Além desses dois candidatos, os apostadores acreditam que Chelsea, Arsenal (vice-campeão da Liga Europa em derrota para o Shakhtar por 2 a 1), Totthenham e Liverpool são os outros favoritos ao título. O Ipswich melhorou sensivelmente sua cotação entre os apostadores da temporada passada para essa, mas só é visto como candidato se conseguir uma boa sequência de vitórias.

apostas.png

Os novatos na temporada são o arquirrival do Ipswich, o Norwich City, que conquistou o título do Championship pela 4ª vez em sua história; o Southampton, vice-campeão do Championship, que retorna à Premier League depois do rebaixamento em 2004/05 e o Leeds United, vencedor do play-off, que foi rebaixado da Premier League em 2003/04.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a equipe cresceu muito desde a sua chegada, os dados mostram isso. Recebeu uma boa grana para a temporada.

Começou muito bem na Premier, e esse empate contra o Chelsea valeu quase como uma vitória, equipe jogou bem até.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Curioso ver o que disse sobre o crescimento do time. Pra mim, a culpa é quase 100% do 3-4-3, pois limita o crescimento do time dentro de campo por não ser uma certeza tática. Só que se não fosse isso, acho que nem existiria motivação pra postar, né?! :P

O início da equipe foi bom e agora é ver se dá pra segurar as pontas com Europa League vindo aí. A situação na Premier é empolgante e o grupo na EL não assusta. Agora é confiar nos reforços somados ao resto da equipe pra ver se dão certo.

E eu gostei da contratação do Ljajic, apesar de não ter criado apego por esse sérvio na minha Fiorentina. Como pretende usar ele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O time está evoluindo bem Gilson, essas coisas demoram msm, ainda mais com um time que há 4 anos estava na 2ª divisão.

Eu não entendo como funciona essa pontuação dos times. No meu caso, com o Chievo, na temporada 2012/2013, fiquei em 4º lugar na Série A e fiz X pontos nesse coeficiente. Na temporada seguinte, fui campeão da Série A e da Copa da Itália, mas fiz menos pontos nesse coeficiente. Logo, o time subiu menos do que eu esperava.

Voltando ao save. Gostei das contratações. Shelvey é um ótimo jogador e o zagueiro francês parece ter um bom futuro. Também estou curioso para saber com o Ljajic jogará aí, pq aqui eu o contratei para o meu Chievo, para ser titular na meia-esquerda.

Na EL acho que classifica tranquilo, é só não bobear.

Já na Premier, será uma dura caminhada, mas acho que o time tem tudo pra ficar entre os 4 de cima.

Boa sorte!

Editado por Stay Heavy
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vamos ver se quase com o mesmo elenco consegue fazer uma campanha melhor

esse inicio de campeonato foi bom, liderar logo no inicio é importante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a equipe cresceu muito desde a sua chegada, os dados mostram isso. Recebeu uma boa grana para a temporada.

Começou muito bem na Premier, e esse empate contra o Chelsea valeu quase como uma vitória, equipe jogou bem até.

Um boa grana, mas que não dá para gastar.

Empatar é melhor do que começar perdendo, né?

A equipe evoluiu bastante desde o início do save. Até o momento, bons jogos. Na EL tem tudo pra passar de fase.

Valeu pelo apoio.

Curioso ver o que disse sobre o crescimento do time. Pra mim, a culpa é quase 100% do 3-4-3, pois limita o crescimento do time dentro de campo por não ser uma certeza tática. Só que se não fosse isso, acho que nem existiria motivação pra postar, né?! :P

O início da equipe foi bom e agora é ver se dá pra segurar as pontas com Europa League vindo aí. A situação na Premier é empolgante e o grupo na EL não assusta. Agora é confiar nos reforços somados ao resto da equipe pra ver se dão certo.

E eu gostei da contratação do Ljajic, apesar de não ter criado apego por esse sérvio na minha Fiorentina. Como pretende usar ele?

Também desconfio que ele seja o responsável, pois como você disse, limita o crescimento em campo.

Essas competições simultâneas é que sempre atrapalham o desempenho da equipe, como na vida real. Se você observar, verá que os times médios sempre têm dificuldades de jogar as competições europeias e os campeonato locais. Na maioria das vezes, um lado sai prejudicado.

Ele vem para jogar como extremo (apoiar), como reserva do Hlosek. Tenho carências dessa lado. O empréstimo dele é muito bom, pois não paguei nada, exceto uma parte do salário. Lembrei de você quando o contratei.

O time está evoluindo bem Gilson, essas coisas demoram msm, ainda mais com um time que há 4 anos estava na 2ª divisão.

Eu não entendo como funciona essa pontuação dos times. No meu caso, com o Chievo, na temporada 2012/2013, fiquei em 4º lugar na Série A e fiz X pontos nesse coeficiente. Na temporada seguinte, fui campeão da Série A e da Copa da Itália, mas fiz menos pontos nesse coeficiente. Logo, o time subiu menos do que eu esperava.

Voltando ao save. Gostei das contratações. Shelvey é um ótimo jogador e o zagueiro francês parece ter um bom futuro. Também estou curioso para saber com o Ljajic jogará aí, pq aqui eu o contratei para o meu Chievo, para ser titular na meia-esquerda.

Na EL acho que classifica tranquilo, é só não bobear.

Já na Premier, será uma dura caminhada, mas acho que o time tem tudo pra ficar entre os 4 de cima.

Boa sorte!

De degrau em degrau.

Não creio que os desempenho em competições nacionais conte para o ranking da UEFA. Para entendê-lo acesse:

Veja esse link da UEFA: http://pt.uefa.com/memberassociations/uefarankings/club/index.html

http://pt.uefa.com/memberassociations/uefarankings/country/index.html

Espero que os contratados rendam, pois precisarei deles. No meu o Ljajic vem jogar de extremo esquerdo.

NA EL também acho tranquilo. Não estou com medo. É só não bobear como você disse.

Na Premier será duro, mas acho que é momento para tentar algo mais nela.

vamos ver se quase com o mesmo elenco consegue fazer uma campanha melhor

esse inicio de campeonato foi bom, liderar logo no inicio é importante

Estou apostando no maior entrosamento dos jogadores e na adaptação de quem chegou não temporada passada. Se isso não acontecer, não conseguirei os meus objetivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De degrau em degrau.

Não creio que os desempenho em competições nacionais conte para o ranking da UEFA. Para entendê-lo acesse:

Veja esse link da UEFA: http://pt.uefa.com/memberassociations/uefarankings/club/index.html

http://pt.uefa.com/memberassociations/uefarankings/country/index.htmlEspero que os contratados rendam, pois precisarei deles. No meu o Ljajic vem jogar de extremo esquerdo.

NA EL também acho tranquilo. Não estou com medo. É só não bobear como você disse.

Na Premier será duro, mas acho que é momento para tentar algo mais nela.

Entendi agora, vlw Gilson. Msm assim continuo achando estranho. Na temporada que consegui a Dobradinha eu disputei a EL (perdi na 1ª eliminatória) e nos anos anteriores não consegui nda, msm assim pontuei mais, vai entender.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...