Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

'Os Gaúchos', por Arnaldo Jabor


Visitante Pedro C.

Posts Recomendados

FJ, meu bruxo.

To ficando preocupado contigo, acho que tu engoliu uma vitrola com o disco arranhado, só sabe dizer isso??

Morar onde?? Eu já moro no lugar onde quero morar. No Rio Grande do Sul.

E vocês pagam de revolucionário revoltado e só ficam falando.

O estado de vocês é sua pátria? Então vocês são uma pátria subordinada a o resto do Brasil. Podem falar mal, podem se achar diferente mas o RS é Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 343
  • Criado
  • Última resposta

Eu paguei de revoltado F_J??

Eu sei que o Brasil é uma unidade federativa brasileira.

Sou sim Gaúcho acima de brasileiro, por que me identifico com o gaúcho, e não com o Brasileiro.

Que identificação eu tenho com um baiano e com a cultura de lá??

O Brasil é um país de múltiplas culturas, cada um se identifica com a sua, me dizer mais brasileiro que gaúcho seria em parte, negar as minhas origens, a minha essência e o meu povo.

Povo com o qual sou identificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu paguei de revoltado F_J??

Eu sei que o Brasil é uma unidade federativa brasileira.

Sou sim Gaúcho acima de brasileiro, por que me identifico com o gaúcho, e não com o Brasileiro.

Que identificação eu tenho com um baiano e com a cultura de lá??

O Brasil é um país de múltiplas culturas, cada um se identifica com a sua, me dizer mais brasileiro que gaúcho seria em parte, negar as minhas origens, a minha essência e o meu povo.

Povo com o qual sou identificado.

Querendo ou não você é primeiro Brasileiro do que Gaúcho, o RS pertence ao Brasil e não ao contrario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Querendo ou não você é primeiro Brasileiro do que Gaúcho, o RS pertence ao Brasil e não ao contrario.

O RS não pertence ao Brasil, ele pertence ao seu povo.

o RS faz parte do Brasil.

Se um dia houvesse a separação, eu deixaria de ser brasileiro, mas não deixaria de ser gaúcho, o que me faz antes de brasileiro, ser gaúcho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O RS não pertence ao Brasil, ele pertence ao seu povo.

o RS faz parte do Brasil.

Se um dia houvesse a separação, eu deixaria de ser brasileiro, mas não deixaria de ser gaúcho, o que me faz antes de brasileiro, ser gaúcho.

Se pertence ao povo ta na hora desse povo tão diferente iniciar o projeto de separação né?

Claro que você deixaria de ser Brasileiro, por aí sim esse E S T A D O passaria ser uma N A Ç Ã O como vocês acham que são

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fechem a merda desse tópico.

Não é algo FÁCIL se separar do país, e não seria nada legal. Nós falamos que é NOSSO PAÍS porque adoramos esse lugar mais do que o resto do País, não quer dizer que tenhamos que nos separar porque os outros ficam de mimimi. OK?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é Elton...

As pessoas não entendem.

Não é porque eu sou gaúcho antes de brasileiro, que vou ter q sair atirando em todo mundo pro RS ficar independente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é Elton...

As pessoas não entendem.

Não é porque eu sou gaúcho antes de brasileiro, que vou ter q sair atirando em todo mundo pro RS ficar independente.

Nós não entendemos esse complexo de superioridade de vocês.

Eu admiro meu estado sem desdenhar e diminuir os outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicada essa questão... axo que ao mesmo tempo que já cansei de ouvir piadas sobre a masculinidade dos gaúchos tbm já cansei de escuta que " O SUL É O MEU PAÍS"... ora, os outros 2 estados do sul por acaso concordam com essa afirmativa?

E quanto aos que reclamam da probeza e miséria do país, mas preferem fugir do problema ao envéz de tentar reverter a situação?

Nenhum povo, eu disse NENHUM é melhor do que NENHUM. Saibam os ricos que exploram os pobres que o que fazem é apenas piorar sua situação, maldita ambição dos homens que faz com que pensem que 1+3=4 é melhor que 2+2=4...

E quanto à revolução do RS em conjunto com a Paraíba? Ha-ha quem arquitetou tudo foi Antônio Carlos, político mineiro revoltado com a quebra do pacto MG-SP, tudo aquilo começou com uma simples disputa de poder entre duas potências, sou

mineiro e tenho orgulho disso, mas sinto vergonha em saber que meu poderoso Estado se preocupava mais com si mesmo do que com o resto do Brasil, quando o cruzeiro foi eliminado da copa dobrasil fiquei triste, quando o Brasil saiu da Copa chorei, e dps chorei de novo vendo o VT...

Sou Mineiro! Mas para mim sudeste tem inicial minúscula, ao contrário do Brasil, esse sim é o meu país!!!

E parabéns aos Gaúchos/Cariocas que não se deixaram contagiar pelo bairrismo, ganharam o meu respeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complexo de superioridade??

Constatar fatos é ter complexo de superioridade??

Amar incondiscionalmente o lugar onde se vive é ter superioridade??

Então tenho mesmo, embora discorde dos critérios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos piores tópicos em termos de argumentos que já vi aqui...

Esse pensamento de "amo meu estado, foda-se o resto" e "Rio Grande do Sul primeiro, depois o Brasil" me lembrou demais os pensamentos de Hitler... talvez não tenha nada a ver, mas foi uma das coisas que me vieram na mente.

Não tenho nada contra gaúchos, mas acho que alguns deviam se preocupar um pouco mais com o resto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complexo de superioridade??

Constatar fatos é ter complexo de superioridade??

Amar incondiscionalmente o lugar onde se vive é ter superioridade??

Então tenho mesmo, embora discorde dos critérios.

Vocês ficam dizendo que não se importam com o Brasil e blablabla.

SP da um BANHO no RS e nem por isso os paulistas ficam dizendo isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prozac

Hitler???

Acho que tu perdeu um pouco a noção, mas tudo bem...

Me preocupo primeiro comigo e com os meus iguais, se os paraibanos e baianos não se preocupam com os iguais, o problema é deles.

Ninguém se preocupa primeiro com os gaúchos pra depois se preocuparem com vocês próprios.

Ao meu ver, quem diz que primeiro se importa com a situação dos outros lugares do país, pra depois se importar com a sua, estã sendo Hipócrita e demágogo

Vocês ficam dizendo que não se importam com o Brasil e blablabla.

SP da um BANHO no RS e nem por isso os paulistas ficam dizendo isso.

Um banho em que sentindo??

Miséria?? Violência?? Desequilíbrio social?? Desemprego??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prozac

Hitler???

Acho que tu perdeu um pouco a noção, mas tudo bem...

Me preocupo primeiro comigo e com os meus iguais, se os paraibanos e baianos não se preocupam com os iguais, o problema é deles.

Ninguém se preocupa primeiro com os gaúchos pra depois se preocuparem com vocês próprios.

Ao meu ver, quem diz que primeiro se importa com a situação dos outros lugares do país, pra depois se importar com a sua, estã sendo Hipócrita e demágogo

Um banho em que sentindo??

Miséria?? Violência?? Desequilíbrio social?? Desemprego??

Talvez seja esse o caso...pelo que sei boa parte de favelas no Rio e Em SP é formada de emigrantes que vieram do norte em busca de condições de vida melhores, e isso vai para os índices socias desses estados...bom, pelo que sei o RS quase não é afetado por essa migração, e talvez por isso alguns gaúchos pensem tanto em si mesmos. Eu queria ver é se a situação do país como um todo afetasse o RS como afeta outros estados, se assim alguns sulinos lembrariam que o "O Brasil é o nosso país".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vocês ficam dizendo que não se importam com o Brasil e blablabla.

SP da um BANHO no RS e nem por isso os paulistas ficam dizendo isso.

NUNCA falei que nao me importava com o Brasil, foi o Bastos

Olhe o complexo de superioridade. SP da um BANHO no RS e nem por isso os paulistas ficam dizendo isso., você acabou de falar. EU, como gaúcho, falei em algum momento que o RS é melhor que SP? NÃO. O senhor, como moderador, não devia deixar o tópico rolar, e pior, como SUPERIOR em termos de hirerarquia do fórum, você NÃO deveria nos discriminar. Sim, DISCRIMINAR. Feche esse tópico e acabe com o assunto, passe bem e obrigado.

Mostramos valor, constância

nesta ímpia e injusta guerra;

sirvam as nossas façanhas

de modelo a toda a terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

NUNCA falei que nao me importava com o Brasil, foi o Bastos

Olhe o complexo de superioridade. SP da um BANHO no RS e nem por isso os paulistas ficam dizendo isso., você acabou de falar. EU, como gaúcho, falei em algum momento que o RS é melhor que SP? NÃO. O senhor, como moderador, não devia deixar o tópico rolar, e pior, como SUPERIOR em termos de hirerarquia do fórum, você NÃO deveria nos discriminar. Sim, DISCRIMINAR. Feche esse tópico e acabe com o assunto, passe bem e obrigado.

Mostramos valor, constância

nesta ímpia e injusta guerra;

sirvam as nossas façanhas

de modelo a toda a terra.

Primeiro:

Joaçaba-SC SANTA CATARINA não é SÃO PAULO

Segundo:

Ja queria fechar esse topico bm antes mas a administração não deixou.

Um banho em que sentindo??

Miséria?? Violência?? Desequilíbrio social?? Desemprego??

Isso não tem no RS né? Aí é o paraíso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo

veja se compreendes o que eu quero dizer abaixo, senão entenderes algo, pergunta-me.

O nosso lugar, é aquilo que representa o que somos, o nosso jeito.

O lugar onde está o nosso povo.

Tu acha que qual das opções abaixo representa melhor o que eu sou:

A- o Rio Grande do Sul, onde está o meu povo, a minha cultura, músicas típicas, comida típica, o meu jeito de falar, o meu jeito de vestir.

B- O Brasil, com 454 povos diferentes, variadas culturas, 48673852 tipos de músicas, comida dos mais variados tipos, palavras que muitas vezes não sei nem o que significam, roupas estranhas.

Acha que estou errado realmente em dizer que sou Acima de Tudo Gaúcho?? Acha que tenho que ter identificação com uma cultura indefinida e mestiça?? Acha que posso me definir como brasileiro?? Mas qual a definição de brasileiro?

Isso não tem no RS né? Aí é o paraíso...

óbvio que tem meu caro... =]

mas não qr comparar os índices daqui com os de outras regiõse né??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PIB

1 São Paulo 546.607.616

2 Rio de Janeiro 222.564.408

3 Minas Gerais 166.564.882

4 Rio Grande do Sul 142.874.611

5 Paraná 108.699.740

Posição Estado Analfabetismo

1 Distrito Federal 4%

2 Rio de Janeiro 4%

3 Santa Catarina 5%

4 São Paulo 5%

5 Rio Grande do Sul 5%

Posição Estado Mort. Infantil

1 Rio Grande do Sul 15,4‰

2 São Paulo 17,4‰

3 Distrito Federal 17,5‰

4 Roraima 17,8‰

5 Santa Catarina 18,2‰

Posição Estado IDH

1 Distrito Federal 0,844

2 Santa Catarina 0,822

3 São Paulo 0,820

4 Rio Grande do Sul 0,814

5 Rio de Janeiro 0,807

Estados Expectativa de vida

Ambos os sexos Homens Mulheres

1 Distrito Federal 74,9 anos 71,2 anos 78,7 anos

2 Santa Catarina 74,8 anos 71,6 anos 78,1 anos

3 Rio Grande do Sul 74,5 anos 70,9 anos 78,3 anos

4 Minas Gerais 74,1 anos 70,7 anos 77,6 anos

5 São Paulo 73,7 anos 69,5 anos 78,0 anos

Participação no PIB

Posição Estado Participação

1 São Paulo 34,9%

2 Rio de Janeiro 12,6%

3 Minas Gerais 9,4%

4 Rio Grande do Sul 8,1%

5 Paraná 6,2%

Não é realmente um banho, mas SP é superior a RS nesses "fatos" citados por você nas outras paginas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qq paulista que da opinião sobre o que nós somos ou deixamos de ser. FODAM-SE OS PAULISTA, FODAM-SE OS CARIOCAS, FODA-SE O PAIS!!!!!!!!!!!!!!!!!

O Brasil nos excluiu durante toda a sua históra e nós temos que ser patriotas? Que se foda o Brasil! Nós cantamos o nosso hino porque nossa história tem muito mais motivo pra se orgulhar do que essa merda de história brasileira que nada foi conquistado com luta, tudo caiu nas mãos!

Por isso essa merda de país é assim! O RS não precisa de vocês, não precisa do bairrismo de vocês!!!!!

EU TENHO ORGULHO DE SER GAÚCHO!!!

Pra um sistema que nos empurra cada vez mais pra uruguai/argentina!!!

SALVE SEPÉ TIARAJU, SALVE BENTO GONÇALVEZ, SALVE O RIO GRANDE!

Palhaço, bebê, criança, prepotente do caralho.

O dono deste post é aquele que diz que o Sport Recife é o melhor time do mundo né?

:thumbsdownsmileyanim: :thumbsdownsmileyanim: :thumbsdownsmileyanim: Falou uma merda do tamanho do mundo agora,deixa de ser ridiculo e cuida do teus estado,que com certeza,está bem pior que o nosso.

E a discussão aqui é de futebol?

pq o dolar a 2reais é uma merda? pq temos que ter uma moeda fraca quando temos total capacidade de termos uma moeda forte? isso é pensar pequeno.

Não é uma merda, Fábio, por que teremos uma moeda mais forte e respeitada. Porém, pras exportações é horrível, porque o lucro causado pelas mesmas diminui e a importação tende a crescer; como o produto importado é de melhor qualidade e o dolar tá baixando, o produto brasileiro fica desqualificado.

Ninguém é superior a ninguém, vivemos na mesma porra de país, estamos no mesmo barco.

Perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ó, foi provado que Sao paulo é melhor que o RS... Pronto, acabou o tópico, MORREU, os outros estados são melhores que o RS, o RS É UMA MERDA, PRONTO, ACABOU O TÓPICO, ADMINISTRAÇÃO, FECHA ESSA MERDA DE TÓPICO, brigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ó, foi provado que Sao paulo é melhor que o RS... Pronto, acabou o tópico, MORREU, os outros estados são melhores que o RS, o RS É UMA MERDA, PRONTO, ACABOU O TÓPICO, ADMINISTRAÇÃO, FECHA ESSA MERDA DE TÓPICO, brigado.

Quem aqui disse que o RS é uma merda? Para de ser neurotico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo

veja se compreendes o que eu quero dizer abaixo, senão entenderes algo, pergunta-me.

O nosso lugar, é aquilo que representa o que somos, o nosso jeito.

O lugar onde está o nosso povo.

Tu acha que qual das opções abaixo representa melhor o que eu sou:

A- o Rio Grande do Sul, onde está o meu povo, a minha cultura, músicas típicas, comida típica, o meu jeito de falar, o meu jeito de vestir.

B- O Brasil, com 454 povos diferentes, variadas culturas, 48673852 tipos de músicas, comida dos mais variados tipos, palavras que muitas vezes não sei nem o que significam, roupas estranhas.

Acha que estou errado realmente em dizer que sou Acima de Tudo Gaúcho?? Acha que tenho que ter identificação com uma cultura indefinida e mestiça?? Acha que posso me definir como brasileiro?? Mas qual a definição de brasileiro?

óbvio que tem meu caro... =]

mas não qr comparar os índices daqui com os de outras regiõse né??

Entendo sim o que vc quer dizer, da mesma forma que noto fortes diferenças quando viajo a outras regiões do país. Me parece que o RS é o estado mais diferenciado em relação aos demais estados brasileiros, se identificando mais com os Argentinos e o Uruguaios...me parece até um bom motivo para separá-lo do resto do país, mas não acredito que isso aconteça. Mas tbm vejo motivos para os sulinos se identificarem com os povos que vivem no Norte! Primeiramente, ambos falam português, num Continente onde a maioria fala espanhol. Ambos sofrem com a corrupção. Ambos aprendem na sala de aula sobre a história do país, embora a maioria das escolas não ensine o patriotismo. Ambas sofrem com a manipulação da mídia por parte da Globo, e usam a mesma moeda, o Real. Mas agora fiquei pensativo: axo que talvez seja fácil para mim reconhecer-me brasileiro, sendo que redes como a Globo parecem querer que todo o Brasil se pareça com o sudeste.

Mas, de qualquer forma, acho bonita essa miscigenação de culturas que háno Brasil, e me seinto responsável pela pobreza que há no país, pois sei que parte da boa condição financeira que possuo vem da exploração de outros. E acho feias comparações bairristas entre os estados.

Isso até me lebra a separação de Minas Gerais em dois estados, me parece que a parte pobre pertenceria ao Nordeste, e a rica ao Sudeste...a parte onde moro melhoria muito seu IDH, e eu poderia compará-lo com o do RS e de SP mas, sinceramente...o que eu ganharia com isso? Creio que nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado esse tópico hein? :huh:

Ah, F J, o que tu tem contra o RS que mal lhe pergunte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado esse tópico hein? :huh:

Ah, F J, o que tu tem contra o RS que mal lhe pergunte?

Thiago, o que eu, o F J e o resto do Brasil tem contra o sul é essa tendência esnobe (que insiste em ser chamada de revolucionária) de superioridade gaúcha e separatista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...