Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

'Os Gaúchos', por Arnaldo Jabor


Visitante Pedro C.

Posts Recomendados

Complicado esse tópico hein? :huh:

Ah, F J, o que tu tem contra o RS que mal lhe pergunte?

Nada.

Tenho contra ALGUNS gaúchos que se acham superiores e diferentes do resto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 343
  • Criado
  • Última resposta

Eu só não gosto dos gauchos porquem eles se acham superiores ao resto do país, e insistem em serem parecidos com uruguaios e argentinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que "cheguei tarde" aqui na discussão.

Li MUITA, mas MUITA merda até a Pág. 10(onde eu parei para comentar sobre a minha pergunta)..

Pessoal xingando direto o RS, generalizando e blablabla, e ainda chamam a nós de superiores?

Somos subjulgados a todo o instante, escrachados, estereotipados, realmente é complicado ler tudo isso e manter a serenidade, mas fazer o que.

Mas para já nao me chamarem de superior/puxar a sardinha, até onde li vi coisas de pessoal do RS absurdas também.

Poucos conseguirão entender a identificação que o gaúcho tem para com suas raízes, seu povo, seus ideais.. é complicado para quem é de fora entender tudo isso, aqui em nosso estado é quase como uma "hereditariedade" essas coisas, vem do berço, do estilo de criação, mas isso não quer dizer que tenhamos de nos separar.. mas nada impede uma pessoa de se considerar antes gaúcha do que brasileira, qual problema há nisso?

Não consigo entender porque tanta tempestade quanto a isso sinceramente, gostaria de ver argumentos consistentes contrários consistentes em relação à tal tema.

GG9, em um de teus primeiros posts tu falasse uma coisa muito interessante de se discutir e vi que pela parte "porra louca" da discussão todos passaram adiante.. a questão do RS se desenvolver e tal..

Concordo plenamente com o que tu dissesses, o RS deveria investir em suas regiões menos desenvolvidas, falo isso porque faço parte da Metade Sul do estado, e não digo tanto menos desenvolvida, mas a disparidade de investimentos em relação a outras regiões do estado é enorme, o que está fazendo nossa região "sucatear", uma pena.. pois já foi uma "potência" aqui no Estado.

Qualifiquemos o debate então pessoal, deixemos de lado as diferenças e principalmente os xingamentos, garanto que não é saudável a ninguém ficar lendo coisas absurdas como li por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, o que eu, o F J e o resto do Brasil tem contra o sul é essa tendência esnobe (que insiste em ser chamada de revolucionária) de superioridade gaúcha e separatista.

Eu só não gosto dos gauchos porquem eles se acham superiores ao resto do país, e insistem em serem parecidos com uruguaios e argentinos.

Toda generalização = BURRA

Inclusive essa de vcs :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eucks

eu já não acho que seja ruim para o Brasil... é lógico que vai prejudicar as exportações mas também acho que é o momento ideal para a gente começar a se impor e impor nossa moeda...

o Real foi criado com a intenção de ser uma moeda tão forte quanto o dolar e a gente não via isso... estamos começando a ver isso agora... o real ficando cada vez mais forte... produtos entrando no nosso mercado muito mais barato que a anos atrás e possibilitando o povo de comprar um eletro doméstico barato e etc.

tudo tem seus prós e contras... eu até falei isso mais cedo pro Gaucho e tal...

sobre o tópico...

cara, não deve fechar não... do mesmo jeito que rolou uma briga no meio do tópico por xingamentos de um maluco que nem lembro o nome, rolou muitos argumentos e ainda está rolando... havendo respeito não tem pq fechar... ngm aqui é o dono da razão... ninguém aqui é o fodão que sabe de tudo e todo mundo está sujeito a erro falando algumas besteiras... acontece nas melhores famílias.

eu não vejo esse preconceito e esse pouco caso que vcs dizem com os gauchos... juro que não vejo. como eu disse: tenho uns 4 conhecidos do R.Sul e tb nunca vi eles reclamarem desse "pouco caso" que nós do sudeste e resto do brasil fazemos com vcs...

o que mais vejo são pessoas querendo conhecer o sul do Brasil e o nordeste... eu mesmo tenho muita vontade de conhecer o Rio Grande do Sul e o nordeste(completo)... não só pela cultura mas por outros fatores tb...

queira vcs ou não, estamos no mesmo barco... são todos brasileiros... e como eu disse: amar seu estado é uma coisa... achar que o seu estado é a ultima bolacha do pacote é outra... se o Sul é desenvolvido, é bom do jeito que vcs falam, deve-se ao fato do Sudeste e outras regiões darem suporte ao sul... do mesmo jeito que o sul da a sua contribuição ao Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então porque a generalização? o.o

Não generalizei.

Tava me referindo unicamente ao Gaucho_da_Fronteira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, que eu e todas as pessoas que conheço sempre achamos o RSS normal, assim como qualquer outro estado, eu não entendo isso.

Essa revolta de alguns de vcs, dizendo que são melhores, que são excluídos...

RSS é tão normal como o Rio, SP, Minas ou qualquer outro estado.

E outra coisa, questão pessoal mesmo, não troco meu Rio de Janeiro de praias e de sol pelo RSS de frio do cacete nem morto!

hueheuheuhe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado, que eu e todas as pessoas que conheço sempre achamos o RSS normal, assim como qualquer outro estado, eu não entendo isso.

Essa revolta de alguns de vcs, dizendo que são melhores, que são excluídos...

RSS é tão normal como o Rio, SP, Minas ou qualquer outro estado.

E outra coisa, questão pessoal mesmo, não troco meu Rio de Janeiro de praias e de sol pelo RSS de frio do cacete nem morto!

hueheuheuhe

tudo isso que vc disse abaixo é superfulo... eu não troco o RJ por nada por um simples motivo... aliás, dois motivos.

Maracanã e o Flamengo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como se o RS se resumisse ao frio. Santa paciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que eu disse, questão pessoal mesmo, gosto não se discute...

fique aí tomando chimarrão que eu fico aqui na praia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como se aqui fosse só pampa e não tivesse praia.

Como se não tomass mate na praia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como se aqui fosse só pampa e não tivesse praia.

Como se não tomass mate na praia.

Num entendi o pq da 2 frase hehe

Mas sobre Mate é minha bebida preferida, tomo todo dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos que não sabem: O líder do movimento separatista "O Sul é meu país" é um PARANAENSE.

Portanto não é só coisa de Gaúcho.

Mas repito, sou contra separação, sou totalmente a favor de mais autonomia, para que os estados não dependam tanto de Brasília e seus deputados federais e senadores corruptos.

Pra quem quiser saber mais: movimento o sul é meu país

Existem outros movimentos separatista no Brasil, em São Paulo, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GG9, em um de teus primeiros posts tu falasse uma coisa muito interessante de se discutir e vi que pela parte "porra louca" da discussão todos passaram adiante.. a questão do RS se desenvolver e tal..

Concordo plenamente com o que tu dissesses, o RS deveria investir em suas regiões menos desenvolvidas, falo isso porque faço parte da Metade Sul do estado, e não digo tanto menos desenvolvida, mas a disparidade de investimentos em relação a outras regiões do estado é enorme, o que está fazendo nossa região "sucatear", uma pena.. pois já foi uma "potência" aqui no Estado.

Qualifiquemos o debate então pessoal, deixemos de lado as diferenças e principalmente os xingamentos, garanto que não é saudável a ninguém ficar lendo coisas absurdas como li por aqui.

Até que enfim, algum gaúcho depois do Pedro, vem de forma racional!

Sabes o que acontece? Viajando daqui de Campina Grande/Pb até Marabá/Pa de carro, passei por umas plantacoes de soja, e etc... Eram gaúchos que iam, dominavam as coisas, plantavam, e voltavam pro sul... Isso ajudou a desenvolver a economia local, e mostrou que, tendo CAPITAL se consegue mudar as coisas... QUerer que um nordestino que domina a populacao por causa da ignorância dessa queira liberta-la é doidera!

Eu me orgulho da Civilização do Couro! DO sertanejo que acorda cedo pra trabalhar enquanto o sol nao tá forte... Que consegue achar água embaixo do solo... Que tem 1 mês todo de festa que enaltece sua cultura... Da literatura de cordel, das comidas típicas...

Tudo que vcs se orgulham daí, nós temos nosso correspondente aqui!

Digo com conhecimento, os Sulistas em geral são voltados para a própria região em excesso!

Conversa que tive com 2 curitibanos:

1 pra mim: qual a capital da Paraiba?

2 pra 1: deixa de ser burro, muleque, todo mundo sabe que é Pernambuco!

eu pra mim: pqp...

Enquanto nao conhecermos a realidade de cada regiao, nao sairemos dessa corrupcao, sub-desenvolvimento, e etc...

Parabéns, th1ago, pessoas como vc e como o Pedro salvam o rio grande do sul.

PS: do mesmo jeito que fazem piada sobre vossa homossexualidade, vcs tbm dizem que aqui no nordeste só tem seca, povo feio, cabeca chata, ignorante, e etc... Percebem o problema? :specool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu num entendo, qualquer homem que é chamado de viado, nem liga, ri ou zoa também.

Mas os gaúchos sempre ficam mordidos com isso.

Porra aceitem brincadeiras, isso aqui é só um forum.

E vcs não vão deixar de ser homens porcausa de umas piadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu criasse um tópico sobre gaúchos ser gays duvido que não iriam ficar putos.

O próprio Fabio já falou que já criou uma vez e quase saiu morto ahuhauha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu criasse um tópico sobre gaúchos ser gays duvido que não iriam ficar putos.

O próprio Fabio já falou que já criou uma vez e quase saiu morto ahuhauha

só não saí morto pq sou bom de porrada!hauhuahuahuahuahuah

Eu sou gaúcho! Gaúcho macho!

macho! macho-cado! thce!?

uahuahuhauhauhauhauhuahuahua :bleh:

eu tb acho que vcs deveriam levar mais na esportiva... assim não haveria tanta zoação... não é só aqui que os gauchos ficam putos com esse tipo de brincadeira... qualquer gaucho, chamado de viado, fica revoltado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num entendi o pq da 2 frase hehe

Mas sobre Mate é minha bebida preferida, tomo todo dia.

Nosso mate = chimarrão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cultura do RS é muito rica sim. Eu não a conhecia até começar a ler os livros do Érico Veríssimo, que eu acho que deviam ser leitura obrigatória, até mais importantes que Machado de Assis, porque trazem com detalhes boa parte dos costumes, da história do povo gaúcho. Mas eu compartilho da opinião de muitos aqui, o RS é um estado ótimo pra se viver, mas está longe de ser tudo o que os gaúchos dizem. Isto que muitos consideram um sentimento de "arrogância", é uma caracteristica de um povo que valoriza sua cultura e a defende incondicionalmente, e que ás vezes acaba passando uma impressão negativa, que eu acho injusta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...