Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

'Os Gaúchos', por Arnaldo Jabor


Visitante Pedro C.

Posts Recomendados

  • Respostas 343
  • Criado
  • Última resposta
Eu só não gosto dos gauchos porquem eles se acham superiores ao resto do país, e insistem em serem parecidos com uruguaios e argentinos.

batata, questao cultural...

Caso não saibas, a cultura gaúcha se assemelha muito mais a cultura uruguaia e argentina do que com a nordestina...

Eucks

eu já não acho que seja ruim para o Brasil... é lógico que vai prejudicar as exportações mas também acho que é o momento ideal para a gente começar a se impor e impor nossa moeda...

o Real foi criado com a intenção de ser uma moeda tão forte quanto o dolar e a gente não via isso... estamos começando a ver isso agora... o real ficando cada vez mais forte... produtos entrando no nosso mercado muito mais barato que a anos atrás e possibilitando o povo de comprar um eletro doméstico barato e etc.

tudo tem seus prós e contras... eu até falei isso mais cedo pro Gaucho e tal...

sobre o tópico...

cara, não deve fechar não... do mesmo jeito que rolou uma briga no meio do tópico por xingamentos de um maluco que nem lembro o nome, rolou muitos argumentos e ainda está rolando... havendo respeito não tem pq fechar... ngm aqui é o dono da razão... ninguém aqui é o fodão que sabe de tudo e todo mundo está sujeito a erro falando algumas besteiras... acontece nas melhores famílias.

eu não vejo esse preconceito e esse pouco caso que vcs dizem com os gauchos... juro que não vejo. como eu disse: tenho uns 4 conhecidos do R.Sul e tb nunca vi eles reclamarem desse "pouco caso" que nós do sudeste e resto do brasil fazemos com vcs...

o que mais vejo são pessoas querendo conhecer o sul do Brasil e o nordeste... eu mesmo tenho muita vontade de conhecer o Rio Grande do Sul e o nordeste(completo)... não só pela cultura mas por outros fatores tb...

queira vcs ou não, estamos no mesmo barco... são todos brasileiros... e como eu disse: amar seu estado é uma coisa... achar que o seu estado é a ultima bolacha do pacote é outra... se o Sul é desenvolvido, é bom do jeito que vcs falam, deve-se ao fato do Sudeste e outras regiões darem suporte ao sul... do mesmo jeito que o sul da a sua contribuição ao Brasil.

Como ja te falei ontem

Moeda Forte + Indústrias Fracas = Economia em crise

=]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo amor de Deus... Olha o nível desse tópico... Somente gênios, nada mais que gênios...

Maior prova disso é o gênio acima... Até pra luta armada tão querendo partir...

Tsc tsc... O que a falta de buceta não faz com os homens...

Meus amigos... Aconselho vocês a sairem de casa, jogarem um bom futebol, irem pra rua à noite procurar mulheres, beber uma boa Bohemia, e esquecerem tantas babaquices quatas foram proferidas por aqui...

Que idiotice... E daí que os gaúchos adoram o estado em que vivem... Mas que porra, alguém tem alguma coisa a ver com isso? Porra... Quanta discussão por um motivo tão tolo...

Enfim... Se divirtam... E aprendam que nem todos são iguais... Se você não ama seu estado tanto quanto um gaúcho ama o Rio Grande do Sul, foda-se... O problema é só seu, ou só dele...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gaucho da fronteira, bastos e mantrax vcs são ridiculos, ja que querem uma nação gayucha, peguem suas armas e cai pra mão, vcs vão toma um pau so do estado de são paulo, naum precisa de mais ninguem fazer força, vcs ja apanharam e sempre vão apanha, pq se acham superiores mas na hora do vamo ve vcs naum sao nadas, por essa e outras que acontece a generalização, e por isso eu canto...

eu não sabia mais o que fazer, mandei os gaucho i pra casa se foder....... arereee gaucho da o cu e fala tcheee.....

Para que essa idiotice para upar esse tópico?

Puta merda, só podia ser mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gaucho da fronteira, bastos e mantrax vcs são ridiculos, ja que querem uma nação gayucha, peguem suas armas e cai pra mão, vcs vão toma um pau so do estado de são paulo, naum precisa de mais ninguem fazer força, vcs ja apanharam e sempre vão apanha, pq se acham superiores mas na hora do vamo ve vcs naum sao nadas, por essa e outras que acontece a generalização, e por isso eu canto...

eu não sabia mais o que fazer, mandei os gaucho i pra casa se foder....... arereee gaucho da o cu e fala tcheee.....

Enlouqueceu Vinnycyus???

Reportado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enloqueceu Vinnycyus???

Reportado!

nossa veio fiquei irritado com os posts que eu li desde o começo, esses cara ai naum merecem nada são ridiculos, me irritei isso ai não marece ter nascido no Brasil.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa veio fiquei irritado com os posts que eu li desde o começo, esses cara ai naum merecem nada são ridiculos, me irritei isso ai não marece ter nascido no Brasil.....

Mas não é motivo pra falar uma merda dessas velho,pelo amor de Deus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nossa veio fiquei irritado com os posts que eu li desde o começo, esses cara ai naum merecem nada são ridiculos, me irritei isso ai não marece ter nascido no Brasil.....

Eu? Fala tanta merda fio, pega aonde eu falei que sou separatista, que quero o RS como uma nação

e não estado, VAI PROCURA, FALOU AGORA PROVA PORRA, a única coisa que eu disse foi que tenho orgulho

pra caralho de ser gaúcho, PEGUE ALGO QUE EU TENHA DITO QUE PREGUE A SEPARAÇÃO. Não há. Não tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, eu não tava querendo postar aqui pq nunca tinha visto um tópico com tanta merda junta. Mas, ainda sim, gostaria de fazer um esclarecimento. Querer ser (ou dizer ser parte de uma) uma nação não é algo completamente absurdo pq não infere em um separatismo consumado.

Vejamos o que diz o dicionário:

nação

do Lat. natione

s. f.,

conjunto de indivíduos de um país organizado politicamente num Estado autónomo;

conjunto de indivíduos que estão ligados fundamentalmente por laços históricos, culturais (podendo ou não ter em comum a língua, a religião ou a origem étnica) e por interesses, necessidades e aspirações comuns;

povo;

raça;

casta;

naturalidade;

pátria;

procedência;

origem.

Exemplos como País Basco, Palestina e, pelo que li hoje, Quebec se encaixam no mesmo termo. Claro que a exarcebação beira o ridiculo e o separatismo é completamente inviável(apesar de que a ideia de paises menores, do tamanho das regiões, me seja mais atraente, ou um Estado Confederado, que dê mais autonomia a seus entes), mas para, daí, ir para ofensas pessoais é uma tamanha falta de civilidade.

Também não vi nenhum post que servisse para o usuário Mantrax ser vítima de ofensas diretas, até porque, ele foi um dos poucos ponderados aqui no tópico.

A questão toda se baseia no orgulho. Quem dera todos os estados fossem tão orgulhosos, talvez isso servisse pra ajudar o país. Entretanto, desde a Grécia antiga os filósofos já falavam em equilibrio e todas as coisas em sua justa medida. No fim das contas, até o orgulho, em quantidade absurda, pode ser nocivo, beirando o etnocentrismo.

Inclusive os gaúchos são um amálgama de espanhóis, índios (sobretudo os charruas, sem dúvida a tribo de ameríndios mais aguerrida do Hemisfério Sul), portugueses, africanos, italianos, alemães e, em menor medida, poloneses, russos, franceses e libaneses. Note-se que muitos são povos deveras orgulhosos (os espanhóis e italianos, por exemplo, formaram os argentinos...). Todos estes, em menor ou maior medida, deram seu sacrifício por este país nas plagas meridionais...

Mudando um pouco de assunto, mas dentro de outro que originou isso tudo a conjuntura da época da Revolução Farroupilha era extremamente favorável à revolta, uma vez que o Império preferia o charque o Uruguai do que o gaúcho! Fora que o Império fazia ouvidos moucos às reclamações dos produtores gaúchos. Há muito, o governo central preferia esquecer as terras do extremo sul. Então vejam, sendo os inspiradores da revolta de inspiração maçônica (quem conhece os maçons da época, sabe que eles tinham verdadeiro frisson por revoluções libertárias nos moldes da Revolução Francesa), sendo o RS esquecido de tal maneira pelo Brasil, e dado o fato de já se ter certo ideário separatista...tcharan! Revolução Farroupilha!

Junte a isso uma promessa de alforria aos escravos que participassem ao lado dos farroupilhas, a ampla adesão dos grandes estancieiros, e o apoio de ninguém menos que Giuseppe Garibaldi, além de franca aprovação de países como o Uruguai...a idéia de uma República no RS não era nem um pouco inviável.

Além disso, nota-se a mentalidade moderna de "nosso País é uma droga"; "se é importado é melhor"; "o bom curriculo é daquele que estudou no exterior" - e que ninguém venha dizer que não é essa a idéia geral que muitos dos brasileiros tem sobre o Brasil e sobre si mesmos. Os brasileiros se "desmerecem", desvalorizam o que é nosso e exaltam o que é "de fora".

E na contra-mão estamos nós, sulistas, exaltando o que é nosso. Adoramos a nossa terra, adoramos a nossa cultura, adoramos o nosso idioma (o famoso portunhol ), nosso sotaque, nossas lendas, nossa história e outros elementos que nos diferenciam, assim como cada região tem(como a riquissima cultura nordestina que foi cidada aqui).

Por fim, um ponto que o pessoal gosta de tocar, de os gaúchos serem "metidos a argentinos", pra isso tem uma explicação simples e remonta do tempo que o Estado brasileiro estava se consolidando, no período imperial... àquela época o RS era praticamente isolado, tanto culturalmente, quanto economicamente do centro economico do país, enquanto que era proximo de Uruguai(que era uma provincia nossa) e Argentina nos mesmos termos, principalmente no interior do estado(sim, Porto Alegre sempre foi mais próxima ao Império), onde existem até hoje influencias culturais.

Como foi citado, O Continente, de Erico Verissimo, mostra bem esse período em que fronteiras eram mal delimitadas pelas pessoas que lá viviam(quero dizer que, num sentido "não politico", as fronteiras não faziam muita diferenças em algumas épocas... a clara exceção são os períodos de guerra) e era tudo parte de uma mesma cultura pampeana.

Por fim, acho que, no decorrer dessas mais de 15 paginas ficou provado que extremismos não levam a lugar algum, mas resta ver quais são os REAIS motivos de uma certa implicância que se pode notar aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

DareDevil

ótimo texto que retrata em suma, algumas coisas que eu falei, principalmente essa de ser ligado mais aos países como uruguai e argentina do que com o resto do Brasil

Como já citei aqui a música do César Oliveira, do Joca Martins e do Leonel Gomes que se chama Pampa diz:

A pampa é um país com três bandeiras;

E o homem que mateia concentrado;

Seus olhos correm por sobre as fronteiras;

E o fazem tã únido e separado.

A Pampa é lugar que se trascende;

Fronteiras são impostas pelas guerras;

"El gaucho" com certeza não entende;

Três nomes, três brasões pra mesma terra.

Aconselho quem quiser baixar ela no emule.

É muito boa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

gaucho da fronteira, bastos e mantrax vcs são ridiculos, so pra mudameu post antes que eu seja banido.......

Ou vc não leu o tópico ou tem memória curta, o Mantrax foi de longe o mais sóbrio da discussão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo

Não tiraria a sobriedade das pessoas que tem opinião contrária a tua.

Me considero bem sensato, tenho as minhas idéias e argumentei com elas.

Argumentos coerentes que embasaram o meu ponto de vista, e isso pra mim é ter sobriedade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns a todo o povo gaucho pela historia e tal... Deixo explicito minha adimiração.

Agora, dizer q mulher prefere gaucho é forçar de mais... quem é carioca e ja teve a oportunidade de conhecer outro estado sabe do que eu to falando... Carioca é o q tem de melhor. Vcs tem o melhor IDH, melhor modo de vida e tal. Muito bonito, mas eu não trocaria o fato de ser Carioca por nada, nem mesmo pelo tão adimirável Sul.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois aqui o meu professor de geografia é carioca e o que parece gay aquele ssssssssss não é brincadeira.

Um dos meus professores é flamenguista e carioca, mais puto impossivel, parece o clodovil falando..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns a todo o povo gaucho pela historia e tal... Deixo explicito minha adimiração.

Agora, dizer q mulher prefere gaucho é forçar de mais... quem é carioca e ja teve a oportunidade de conhecer outro estado sabe do que eu to falando... Carioca é o q tem de melhor. Vcs tem o melhor IDH, melhor modo de vida e tal. Muito bonito, mas eu não trocaria o fato de ser Carioca por nada, nem mesmo pelo tão adimirável Sul.

carioca faz sucesso em qualquer lugar do Brasil...

carioca que vai a bahia então... é papo de mandar fazer fila e escolher.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns a todo o povo gaucho pela historia e tal... Deixo explicito minha adimiração.

Agora, dizer q mulher prefere gaucho é forçar de mais... quem é carioca e ja teve a oportunidade de conhecer outro estado sabe do que eu to falando... Carioca é o q tem de melhor. Vcs tem o melhor IDH, melhor modo de vida e tal. Muito bonito, mas eu não trocaria o fato de ser Carioca por nada, nem mesmo pelo tão adimirável Sul.

E fico muito feliz por isso, ter orgulho da terra onde nasceu é algo muito legal, as vezes exageram ao

comentar que os gaúchos tem tanto orgulho de ser do RS, mas se nós temos esse orgulho exacerbado

é pq amamos tudo aqui, e todos os outros estados tbm deviam ser assim.

Ter orgulho de ser gaúcho e ser separatista são coisas completamente diferentes. Isso é uma coisa que

muitas pessoas não souberam diferenciar nesse tópico e acabaram falando merda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo

Não tiraria a sobriedade das pessoas que tem opinião contrária a tua.

Me considero bem sensato, tenho as minhas idéias e argumentei com elas.

Argumentos coerentes que embasaram o meu ponto de vista, e isso pra mim é ter sobriedade.

Nunca disse que você não foi sóbrio, mas no meu ponto de vista ele foi o que menos se exaltou, defendeu seu ponto de vista (assim como você) e se manteve calmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...