Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Os Azuis do Restelo - Os Belenenses


Fujarra

Posts Recomendados

  • Diretor Geral

Que subida incrível, cheia de emoção é verdade... mas não deixa de ser marcante. Finalmente o time engatou boas sequências, o Roka resolveu "acordar" numa nova posição hahaha e o time correspondeu bem a ponto de garantir esse acesso. Faltava essa regularidade e consistência, ela veio e a promoção consequentemente também.

Agora é tentar se manter na elite. Creio que o time precisará de alguns bons enxertos, mas de modo geral acho que não será tão complicada a manutenção na 1ª divisão, não. Óbvio, se perder os principais destaques, o trabalho será maior.

Já engatilhou alguns movimentos no mercado ou ainda não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • AllMight unfeatured this tópico

Atualizando a leitura.

O trabalho em geral é muito bom até aqui, tem garimpado muito bem os jogadores em mercados obscuros e acho que esse é um dos segredos do sucesso dessa nova era do Belenenses. Só ver que quando o Roka caiu de produção você tinha o Mathieu ali prontinho pra substituir.

Sobre as fornadas da base, já experimentou tentar trocar o diretor e buscar um com personalidade melhor? Também não sei como você tem usado as mentorias, aqui elas ajudam bastante a desenvolver não só os melhores mas também os "mais ou menos", aqueles caras que servem ali pra ficar no banco e tal.

Outra coisa que eu tenho feito é pegar os melhores de cada fornada e botar pra treinar/fazer mentoria com o time principal, mas deixando eles disponíveis para o sub 18 ou 23. Assim eles seguem jogando nos times sub mas pegam a experiência dos mais velhos. Pode ser uma boa ideia por aí.

Também não acho que vai ser difícil se manter na Primeira Liga, o nível em geral não é assim tão diferente da segunda (e você mesmo viu isso em alguns confrontos). O difícil vai ser brigar mais em cima da tabela, aí que o bicho pega mesmo, mas isso é assunto pra daqui há umas duas ou três temporadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo acesso!

Foi uma temporada muito equilibrada e poderia ter até subido com vaga direta, mas nem precisou, fez uma ótima eliminatória com o Mafra e "roubou" a vaga deles na elite. Tenho certeza que fará melhor proveito haha

No final das contas, mesmo não tendo o mesmo brilho das últimas temporadas, parece que Roka se reencontrou pra terminar a temporada com 24 participações em gols.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/01/2022 em 22:19, LC disse:

Excelente temporada e agora é tentar ter os pés no chão para fazer uma boa Primeira Liga. No aguardo para ver quem você irá trazer para qualificar a equipe.

PS: O Elias Maluco...Sendo maluco. Putz.🤣🤣🤣

Realmente, agora é pés no chão, pois quem subiu em terceiro não pode se dar ao luxo de achar que vai ter vida fácil hahahah quanto as qualificações do elenco, vai ser difícil, mas vou tentar sim.

Esse Elias Maluco é dose! E segue fazendo dessas esse ano 🤣

 

Em 03/01/2022 em 07:06, Cadete213 disse:

Fase muito positiva mesmo e consegues a subida de divisão, mesmo através do play-off. Esse Maluco, nem sei que dizer...mas as noitadas em Lisboa são espetaculares, ali no Bairro Alto, etc...e cuidado com os pásteis de belém.

hahahaha eu acho que ele deve estar se fartando de pastéis mesmo, pois o garoto gosta muito das noites lisboetas!

Foi uma ótima fase, aliás, já a algumas temporadas que fazemos isso, começamos capengando e depois engrenamos.

Valeu Cadete!

 

Em 03/01/2022 em 08:13, Henrique M. disse:

Sua categoria de base sofre por estar no mesmo lugar de Benfica e Sporting, mas, com o tempo, investindo bem, deve conseguir contornar isso.

Quanto a temporada, chegou aos playoffs, que parecia que era o possível por causa da Vilafranquense e da Académica, e fez bonito diante do Mafra, conquistando a promoção de maneira inquestionável ao sapecar três na casa deles.

Faz todo sentido, dividir as atenções com os 2 grandes deve estar sendo difícil. As vezes inclusive leio notícias de que algum garoto foi captado antes do tempo.

Eu tinha quase certeza que se chegasse aos playoffs eu subia, pois o nível dos times de rabeira na Primeira Liga é bem semelhante aos da Segunda Liga (vide tantos clubes tradicionais por lá). Agora, realmente a campanha da Vilafranquense foi sensacional, não esperava isso deles.

 

Em 03/01/2022 em 08:21, GGilson disse:

Grande returno que o Belenenses fez, mas o Nacional fez um ainda melhor. Ele deve lamentar muito a perda da vaga nos playoffs por conta do saldo. A promoção contra o Mafra foi conquistada fora de casa, depois daquele empate no Restelo. A partida de volta foi um show em Mafra, com os donos da casa pouco fazendo durante os 90 minutos. Parabéns pela promoção.

Sim, o Nacional também teve uma disparada que quase me fez ficar fora dos playoffs, mas ainda bem para nós que ainda não é a vez do Nacional voltar para a Primeira Liga.

Eu me surpreendi com o jogo de volta, mesma escalação, mesma mentalidade, na casa deles e eles recuaram. Aí já era, né? Foi um belo jogo mesmo.

Valeu Gilson!

 

Em 03/01/2022 em 11:32, victor095 disse:

Chegamos no tão aguardado dia, na elite, e pra ficar! Fez uma grande returno principalmente.

Ao meu ver, podemos dizer que foi o primeiro grande objetivo conquistado. Agora é torcer pelo combo de valorização de jogadores, aumento de receitas, dos malditos ingressos de temporada, enfim, uma graninha ajuda o resto todo a funcionar hehe. Boa sorte nesse planejamento pra próxima temporada!

Espero que seja pra ficar mesmo, mas ainda é cedo pra dizer isso hahahaha

Sim, consegui acho que até relativamente rápido, foram 5 temporadas, considerando que a gente estava no quinto nível da pirâmide nacional, foi bem rápido, só 2 anos na Segunda Liga e o resto foi elevador.

Sobre venda de jogadores, posso adiantar que quase ngm rendeu grana pros cofres do clube e isso impactou um pouco negativamente meus planejamentos, mas o aumento de receitas é esperado e eu to torcendo muito para que isso compense algo!

Valeu Victor!

 

Em 03/01/2022 em 17:17, Leho. disse:

Que subida incrível, cheia de emoção é verdade... mas não deixa de ser marcante. Finalmente o time engatou boas sequências, o Roka resolveu "acordar" numa nova posição hahaha e o time correspondeu bem a ponto de garantir esse acesso. Faltava essa regularidade e consistência, ela veio e a promoção consequentemente também.

Agora é tentar se manter na elite. Creio que o time precisará de alguns bons enxertos, mas de modo geral acho que não será tão complicada a manutenção na 1ª divisão, não. Óbvio, se perder os principais destaques, o trabalho será maior.

Já engatilhou alguns movimentos no mercado ou ainda não?

Realmente, foi uma sequência final muito boa e cheia de emoção, subir nos playoffs é sempre um suadeiro hahahah

Sobre o Roka, ele foi muito bem na ponta direita nessa reta final, e enquanto eu tiver o Mathieu, é por ali que ele vai ficar. Acho que é bom até para a maturidade dele aprender uma nova posição que explore bem os excelentes atributos físicos de velocidade que ele tem.

A campanha na Primeira Liga vai depender de manter os bons do elenco e tentar contratar. Posso adiantar que a diretoria aumentou um pouco mais o orçamento salarial, tenho alguns nomes engatilhados e o foco total é trazer um lateral esquerdo e dois meias titulares, pois nessa temporada os que estavam lá não agradaram. Conseguir um ponta esquerda reserva também me agrada. Se as contratações que eu planejo se concretizarem, acredito que dê pra pegar até meio de tabela, pois o nível da metade dos times da Primeira Liga é bem semelhante aos da Segunda Liga. Mas bater de frente com o trio de ferro ainda vai ser impossível hahahah

Valeu Leho!

 

12 horas atrás, Tsuru disse:

Atualizando a leitura.

O trabalho em geral é muito bom até aqui, tem garimpado muito bem os jogadores em mercados obscuros e acho que esse é um dos segredos do sucesso dessa nova era do Belenenses. Só ver que quando o Roka caiu de produção você tinha o Mathieu ali prontinho pra substituir.

Sobre as fornadas da base, já experimentou tentar trocar o diretor e buscar um com personalidade melhor? Também não sei como você tem usado as mentorias, aqui elas ajudam bastante a desenvolver não só os melhores mas também os "mais ou menos", aqueles caras que servem ali pra ficar no banco e tal.

Outra coisa que eu tenho feito é pegar os melhores de cada fornada e botar pra treinar/fazer mentoria com o time principal, mas deixando eles disponíveis para o sub 18 ou 23. Assim eles seguem jogando nos times sub mas pegam a experiência dos mais velhos. Pode ser uma boa ideia por aí.

Também não acho que vai ser difícil se manter na Primeira Liga, o nível em geral não é assim tão diferente da segunda (e você mesmo viu isso em alguns confrontos). O difícil vai ser brigar mais em cima da tabela, aí que o bicho pega mesmo, mas isso é assunto pra daqui há umas duas ou três temporadas.

Fala Tsuru!

Os olheiros tem ajudado imenso o time, buscando jogadores em mercados totalmente obscuros como você pontuou. Quem imaginaria que eu acharia um zagueiro em Gibraltar, um excelente atacante em Martinica e um ponta-direito interessante no Vietnã? Isso sem falar dos já conhecidos e excelentes jovens jogadores da África, que volta e meia aparecem por aqui.

Sobre o diretor, eu não achei um que fosse melhor do atual que está lá, mas já pensei sim. É complicado contratar, mas agora na Primeira Liga, talvez eu consiga, pois a maioria não aceitava vir. E sobre a mentoria, boa ideia, sempre esqueço da possibilidade de deixar os jogadores atuando pelo Sub-19 mesmo no time de cima. Vou fazer isso, apesar de não ter tantos jogadores adultos que serviriam para tutorar assim.

É como você disse, até falei aqui em cima ao Leho, metade da Primeira Liga tem nível mt parecido com os da Segunda, mas em compensação o trio de ferro é quase impensável ainda, o nível é totalmente outro, tem jogador no Time B deles que serviriam como luvas no nosso time. O negócio vai ser tentar diminuir o endividamento do time (como você já sabe, vai ser bem difícil) e aumentar o poder de oferta aos bons jogadores, pois por enquanto o máximo que eu consigo fazer é competir contratualmente para buscar jogadores da Série B do Brasil, e a gente sabe que isso não é suficiente.

Valeu Tsuru!

 

11 horas atrás, div disse:

Parabéns pelo acesso!

Foi uma temporada muito equilibrada e poderia ter até subido com vaga direta, mas nem precisou, fez uma ótima eliminatória com o Mafra e "roubou" a vaga deles na elite. Tenho certeza que fará melhor proveito haha

No final das contas, mesmo não tendo o mesmo brilho das últimas temporadas, parece que Roka se reencontrou pra terminar a temporada com 24 participações em gols.

Valeu Div!

Espero fazer melhor proveito mesmo! Não gosto do Mafra (sei lá pq) então foi legal tirar eles hahaha

Sim, foi uma temporada de reflexão para o Roka, foram 2 grandes lesões que fizeram ele perder a vaga de CA pro Mathieu. Com isso, teve que se reinventar como ponta, teve dificuldade no começo mas depois parece que engrenou. Tenho fé que na próxima temporada ele vai evoluir mais, ainda é jovem, tem espaço para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os-Azuis-do-Restelo1e1a0fd5c7ca1a79.png

Capítulo 6.1 - De volta pra minha terra.

Tal como o famoso quadro que passava no Domingo Legal aos domingos, Os Belenenses passaram uns bons anos sofrendo em um lugar onde não mereciam estar. Foram passados para trás, tiveram que enfrentar muitas adversidades e adversários complicados, mas com a ajuda de sua apaixonada torcida eles estão voltando para o lugar que lhes é de direito. Primeira Liga, aqui vamos nós!

 

Os-Azuis-do-Restelob51cd706e17a683d.png

Para nossa primeira temporada de volta à Primeira Liga, algumas contratações seriam necessárias para manter o nível da equipe competitivo no mais alto escalão, mas tentando manter a espinha dorsal do clube. Para minha surpresa, nenhum jogador meu foi realmente assediado, então tivemos bem poucas baixas. As mais importantes, na verdade, foram às saídas a custo zero por conta de pré-contratos. Elijah Eboh não quis renovar contrato conosco pois vinha sendo constantemente sondado por equipes inglesas, e no fim, o zagueiro/volante nigeriano optou por ir receber 6x mais do que recebia aqui para jogar no Norwich (e no fim nem está jogando no clube inglês). Outras 3 saídas nos mesmos moldes foram de jovens promissores da nossa base, o que é uma pena, mas faz parte do processo de ainda estar se estabilizando. Já dentre as saídas do time principal, apenas Mustafa Mohammad foi vendido. O lateral iraquiano não se adaptou ao clube, pouco fez na campanha da Segunda Liga e foi jogar futebol nos Emirados Árabes Unidos, mais precisamente no Al-Dhafra, que pagou 1,35M pelo passe dele. Vários jogadores também foram dispensados após seus contratos terminarem, com nenhum merecendo grande destaque.

Com poucas saídas, ainda assim nós tínhamos lacunas para preencher no time principal, principalmente no meio (que vem me dando dor de cabeça a 3 temporadas) e na lateral esquerda, que não teve um titular decente desde a saída de Leonardo Buta.

 

GOLEIRO:

John Ofori - Último clube: Hearts of Oak: Meus olheiros trouxeram os relatórios do jovem ganês e eu gostei do que vi: ágil, bons atributos técnicos e com bom posicionamento, chegou com status de "pentelho" para Lekbab se acostumar a ter uma sombra que realmente lhe imponha o medo de perder a titularidade. A baixa auto-estima é um problema, mas espero corrigir este problema com tutoria, assim como espero melhorar alguns atributos dele com treinamentos e rodagem como titular. Pagamos 300m por ele.

 

LATERAIS ESQUERDOS:

Diogo Aqueu - Último clube: Alverca: Minha próxima tentativa para a titularidade na lateral esquerda veio lá do Campeonato de Portugal, mas com atributos interessantes para a primeira divisão. Com apenas 21 anos, chegou a fazer vários jogos pela equipe principal do Benfica e jogou 1 temporada lá no Alverca que, rebaixado, não pode fazer muito quando ofereci 1,5M pelo seu passe, que estava determinado como multa em caso de rebaixamento. Espero que a busca termine com ele.

André Areias - Emprestado pelo Rio Ave: Com apenas 18 anos, o jovem vem mais para dar cobertura à equipe. Tem contrato de apenas 6 meses, para que eu possa observar se vale a pena contar com ele para o restante da temporada.

 

LATERAL DIREITO:

Thiago Santamaría - Emprestado pelo Argentinos Juniors: Outro que vem para ser reserva, mas no caso comigo de olho. O contrato dele acaba no fim da temporada e a intenção é tentar dar um bote nele para oferecer um pré-contrato. Acho ele um lateral bem interessante para o longo prazo.

 

ZAGUEIROS:

Stiwar Mena - Emprestado pelo Once Caldas: Na verdade eu estou satisfeito com minha dupla de zaga atual, mas precisava de um lateral confiável para ser reserva após a saída de Elijah e as dúvidas sobre Bobby Riley. Sendo assim, busquei na Colômbia Mena, que também assinou contrato só até o fim de 2025, já que é quando seu contrato com os colombianos acaba. Se vale a pena assinar pré-contrato ou não, vai depender do empréstimo.

Pål Jørgen Garde - Último clube: Alavés: O jovem basco estava sem contrato e assinou conosco livre. Duas coisas me chamaram muita a atenção nele: A impulsão e o tamanho dele de quase 2 metros. Se ele conseguir se desenvolver, pode se tornar um tanque. Por enquanto, fica no time principal, mas talvez eu empreste ele para ganhar rodagem.

 

MEIAS:

Fernandes - Emprestado pelo Sport: Estava com muita dificuldade em achar meias no mercado, a maioria dos bons meias pedia mais de 200 mil por mês ou eram captados por outros clubes. Com dificuldade em definir uma dupla titular, fui buscar no mercado uma opção por empréstimo e achei Fernandes encostado no Sport, querendo loucamente jogar hahaha. Jogador já pronto, com atributos bem equilibrados e totais condições de ser o coração da equipe no meio de campo. Estamos pagando o salário dele integral, e o Sport definiu o valor de 30M opcionais no fim do empréstimo que obviamente não pagaremos. :P

Denilson Ferreira - Último clube: Varzim: O jovem de Cabo Verde surgiu na base do Varzim e desde que surgiu já jogava na equipe titular dos caras, tendo média geral de 7.10 na carreira, com 6 gols e 22 assistências. Toque de bola refinadíssimo, boa técnica e interessado em evoluir, é o tipo de jogador que pode se desenvolver muito conosco, fora que ainda tem 19 anos. Pagamos 1M por ele, e talvez poderíamos ter pago até menos, já que só com o nosso interesse o jogador se rebelou por lá, mas achei melhor não jogar com o perigo de fazer o agente dele tentar um leilão por ele.

Pedro Rodriguez - Último clube: Águila: Sem perder meu costume em achar jogadores em mercados alternativos, Pedro se ofereceu ao clube após seu contrato em El Salvador acabar. Muito me chamou a atenção seus atributos de passe e primeiro toque, assim como o trabalho em equipe e sua determinação. Se vocês me perguntarem, acredito que ele possa se tornar melhor até que Denilson, mas por ora ele será reserva, comigo preparando o terreno para que a dupla titular se torne os 2 jovens no futuro breve.

 

PONTA ESQUERDA:

José Martinez - Último clube: Olimpia: Outro jogador que estava na América Central, este hondurenho. Geralmente ofereço a jogadores de 18~20 anos que estão livres (e se oferecem na guia de olheiros) um contrato de teste para vê-los mais de perto, e muito me surpreendeu esse tal de Martinez. Achei que ele seria um bom reserva para Marcelinho, mas me deparei com um garoto que pode ser muito melhor que este, já oferecendo real chance de roubar a titularidade do brasileiro. Com atributos físicos ridiculamente bons para a idade e uma personalidade bastante determinada, eu espero que ele se desenvolva o suficiente para se tornar um excelente ativo do clube no futuro.

 

Para não perder o costume, vou mostrar também alguns dos jovens que assinam conosco mas que irão para a base ou serão imediatamente emprestados, com a maioria deles vindo de clubes importantes da Europa. São eles:

Marius Matei, romeno, base do Napoli
Evans Mohammed, ganês, base do Bologna
Bruno Vital, português, base do Rio Ave
Alexandre Carvalheira, português, base do Lusitânia Lourosa
Ryan McCann, norte-irlandês, base do Everton
Domenico Picco, italiano, base do Napoli (olho nele!)
Ítalo Santos, brasileiro, base do Boavista-RJ
Maxim Mukhametshin, russo, base do Zenit
Muntadhar Abed, iraquiano, base do Al-Zawra'a (IRQ)

 

a2fb2e03c13ba8a15c.png

Nessa temporada a gente vai disputar a Primeira Liga, a Taça da Liga e a Taça de Portugal, graças a Deus.

As taças vocês já sabem como funcionam e a diretoria quer o mesmo que queriam na temporada passada: Oitavas na de Portugal e fase de grupos na da Liga. Sobre a Primeira Liga, vamos aos fatos: Estamos no topo e agora não tem mais jogo fácil. De um lado, o trio de ferro Porto, Sporting e Benfica. Do outro, clubes que costumam ser bem encardidos, como Boavista, Portimonense, Braga e Vitória de Guimarães. Tradicionais Rio Ave, Gil Vicente, Paços de Ferreira, Moreirense e Feirense, além da B-SAD, um surpreendente Farense e equipes que já enfrentamos na Segunda Liga: Académica, Vilafranquense e Santa Clara.

 

Classificacaoae69c222d9915223.png

 

A imprensa acha que a gente fica em 13º, algo que me deixou bem feliz, com nossos colegas de subida caindo de novo. Sobre as regras, enfim não precisamos mais cumprir cotas na escalação, mas temos que ter 8 jogadores formados em Portugal inscritos no campeonato, algo extremamente ridículo de se resolver e 6 jogadores recém-profissionalizados. Caso as vagas não sejam preenchidas, ficarão lacunas nas inscrições, que podem ser de até 53 jogadores. Ou seja: a gente não vai ter mais problema nenhum de escalação.

 

Os-Azuis-do-Restelo056bbd02f8ac5dfe.png

Clique nos placares para ver as estatísticas:

Amistosos padrão, que mais serviram para que eu visse Denilson Ferreira marcando 2 gols e mostrando que tem vaga no time titular.

Amistosos8f9ebd2f662aaf3c.png

 

AGOSTO:

F - Gil Vicente - Taça da Liga: 1x3

Começamos a temporada jogando mal demais. Nem Roka que marcou o nosso gol jogou bem, um verdadeiro desastre, com várias notas abaixo de 6,5 nas médias. Péssimo jogo e eliminação precoce na Taça.

C - Paços de Ferreira - Primeira Liga: 3x0

Passada a ressaca do jogo anterior, estreamos na Primeira Liga e agora sim, parece que entramos em campo: 3x0 incontestável, time bem afiado, teve o primeiro gol de Fernandes, teve gol de Marcelinho, teve gol da jogadinha ensaiada que todo mundo já conhece, enfim, passamos o trator em cima do Paços.

F - Portimonense - Primeira Liga: 2x2

Azar. É o que dá pra falar sobre. Dominamos toda a partida, mas por algum motivo os deuses do futebol acharam correto dar ao Portimonense o empate, e ainda perdemos um pênalti! Roka fez os nossos 2 gols na partida, mas acabei tirando ele no segundo tempo pois sentiu um toque. Se estivesse em campo, será que teria feito o hat-trick?

F - Santa Clara - Primeira Liga: 0x0

Na sequência, outro empate, dessa vez sem gols. Mas até que o jogo foi bom, com destaque para nossos defensores, que trabalharam bastante no fim do jogo e interceptaram diversas bolas. Saio satisfeito com o bom resultado fora, ainda mais contra o Santa Clara, que é um timezinho bem chato de enfrentar.

C - Feirense - Primeira Liga: 1x1

Mais um empate e mais um jogo em que a vitória escapou nos detalhes. Jogamos bem até metade do segundo tempo, quando o Feirense decidiu partir pro tudo ou nada e conseguiu achar uma bola livre para marcar. A inexperiência do nosso goleirão está cobrando alto também. Mas bem, seguimos invictos.

 

SETEMBRO:

F - Académica de Coimbra - Primeira Liga: 2x0

Contra nossos colegas de acesso, o homem das bolas paradas resolveu: Ali Faez marcou de pênalti e cobrou escanteio para que o gigante Emerson Lopes guardasse o segundo. Iniciamos bem setembro!

C - Vilafranquense - Primeira Liga: 3x2

O Vilafranquense dessa temporada não parecia em nada o da temporada passada: Até aqui, fez 5 jogos e perdeu todos, amargando a lanterna isolada da competição. Pra mim, esse é o tipo de jogo horrível que eu adoro evitar! E o susto já começou quando levamos um gol aos 4' do primeiro tempo. Comecei a me coçar já pensando no pior, mas Denilson Ferreira marcou o primeiro dele com a camisa dos Belenenses e Andre marcou 10 minutos depois, botando a gente na frente. No segundo tempo, Martinez também marcou o primeiro dele pela nossa equipe, mas o Vilafranquense ainda diminuiu perto dos acréscimos, dando um frio na nossa barriga. Sorte que ficou por isso mesmo.

F - Vitória de Guimarães - Primeira Liga: 0x2

Primeiro confronto contra uma equipe de maior qualidade e a primeira derrota no campeonato. Mesmo com os imensos esforços de Lekbab (melhor em campo), perdemos por 2x0. Nossos jogadores não conseguiram criar quase nada antes que fossem sumariamente desarmados ou bloqueados. É um outro nível de qualidade aqui.

 

OUTUBRO:

F - Marítimo - Taça de Portugal: 4x1

Fiz o jogo e esqueci de escrever sobre ele na hora, então acabei "perdendo" o feeling da partida, mas num geral, o que aconteceu foi um massacre, a tal ponto que sequer sei como o Marítimo fez um gol.

C - Porto - Primeira Liga: 1x2

Perder para o Porto não é nenhum absurdo, dada a qualidade das equipes, mas saio daqui feliz: O fator casa foi importante e os jogadores jogaram muito bem, conseguindo interceptar diversas tentativas de aproximação dos dragões e não se deixando abater com o resultado adverso. Destaque para o golaço de falta de Faez, e ainda tivemos um gol anulado que sinceramente, não sei se estava mesmo impedido.

F - Sporting - Primeira Liga: 1x5

Sequência ingrata né? E fora de casa deu pra perceber que contra essas equipes, o buraco é bem mais embaixo. Fomos sumariamente espancados, e só conseguimos criar alguma coisa de relevante a partir do momento em que João Palinha foi expulso, que foi quando Andre marcou o gol de honra da gente. Mas a essa altura, a gente já perdia por 4x0 e ainda fizeram outro gol após bobeada de Faez. Partida horrível.

 

NOVEMBRO:

C - Rio Ave - Primeira Liga: 2x1

Aqui nós tivemos um primeiro tempo bem sem graça, com poucas investidas e as equipes mais preocupadas em defender do que em atacar. Ainda tivemos a lesão de Emerson Lopes. No segundo tempo o jogo virou outro: Marcamos com Mathieu André aos 53' e seguimos dominando o jogo, mas sem o segundo gol vir. Aos 89' Jambor jogou um balde de água fria na gente, empatando o jogo. Eu achei que seria mais um daqueles placares injustos, mas Denilson Ferreira que havia substituído o cansado Fernandes já no fim do jogo, marcou nos acréscimos o gol da vitória. Importante e complicada vitória.

F - Gil Vicente - Primeira Liga: 2x0

O jogo mal começou e a gente já havia feito gol com Mathieu. O Gil Vicente ficou atordoado, e por grande parte do primeiro tempo, só deu a gente. A partir do segundo tempo, conseguiram equilibrar a posse de bola, mas Fernandes sacramentou a nossa vitória.

C - Arouca - Taça de Portugal: 1x1 (p. 6x5)

Apesar do jogo dominante com a bola rolando, não conseguimos fazer melhor do que apenas um empate em 1x1, mesmo com quase todos os nossos jogadores saindo com uma média altíssima de campo. Na prorrogação, mesma coisa: Muito fluxo de bola nosso, mas nada dela entrar. Daí fomos para os pênaltis, com o maior cagaço que as disputas sempre me proporcionam, e lá, conseguimos vencer nas alternadas, chegando ao sétimo cobrador. Aqui, o argentino Santamaría garantiu o gol da classificação para as Oitavas, que era a meta da direção. Importante demais!

C - Moreirense - Primeira Liga: 2x2

Contra o Moreirense, tivemos algumas dificuldades na primeira etapa, com a equipe adversária conseguindo marcar um gol em falha de Lekbab, que nem pulou pra tentar impedir um chute bastante defensável. No segundo tempo, buscamos o resultado e conseguimos virar, após gol de Martinez aos 56' e Andre aos 63'. E com tudo indicando nossa vitória, eles conseguiram achar um gol para buscar o empate. Acho que mais importante que a não-vitória foi o desempenho da equipe.

 

DEZEMBRO:

F - Belenenses SAD - Primeira Liga: 1x3

Uma coisa muito engraçada que aconteceu antes do jogo: A previsão dizia que o estádio estaria lotado, mas só tinha meia dúzia de gatos pingados na arquibancada, é muito bom ser o verdadeiro Belenenses. Já em campo não tivemos tanta felicidade assim. Nós, que desde o início do save sempre vencemos a B-SAD nos confrontos que tivemos, na Primeira Liga acabamos por perder, e acredito que a derrota tenha passado muito pela inexperiência do goleiro Ofori, que dos 3 gols que levou, 2 foram de longa distância (um inclusive um golaço).

C - Farense - Primeira Liga: 1x1

Contra o surpreendente Farense, terceiro colocado na competição, fizemos um jogo parelho, com oportunidades para ambos os lados, mas o empate acabou acontecendo por uma bobeada de Gonçalo Lacerda, que cometeu pênalti desnecessário, mas que são coisas do futebol, ainda mais em se tratando de um jogador jovem como ele.

F - Sporting da Covilhã - Taça de Portugal: 6x2

Pra finalizar o ano, enfrentamos o Sporting da Covilhã fora de casa pela Taça de Portugal, buscando ultrapassar a nossa melhor campanha até aqui e passar para as Quartas-de-Final. Pois bem, passeamos em campo, com destaque absoluto para Roka que marcou 2 e deu 2 assistências, saindo de campo com nota máxima. Nem os 2 gols do adversário incomodaram.

 

Para nossa primeira temporada, acho que estamos indo bem, vencendo quem dá para vencer, empatando contra quem não é um absurdo empatar e perdendo apenas para os times realmente mais cascudos. Acho que só a derrota para a B-SAD me doeu de verdade.

Os-Azuis-do-Restelo439c37444c644e29.png

 

1b1dce9d26321132b.png

Até aqui, não sofremos nenhum risco de rebaixamento. Na verdade, estamos a 4 pontos da "zona europeia" e a 8 do Z3. Longe de mim achar que vamos conseguir vagas nas competições europeias, mas se viesse eu não reclamaria!

 

classificacao220c02ae7844f0f82.png

 

1b4197f0729bf86f3.png

Pela primeira vez chegamos as quartas, e o confronto lá não é impossível. O Santa Clara estava a 2 temporadas na Segunda Liga, tá pior do que a gente na primeirona e ainda jogaremos em casa.

 

Os-Azuis-do-Restelo7d143beb7d1517dc.png

 

Os-Azuis-do-Restelod5be2a1ba2282c47.png

Até aqui, o melhor jogador da campanha vem sendo Fernandes, como eu já imaginava. Coração da equipe, maior salário e maior valor de mercado, o brasileiro, fez 5 gols, deu 5 assistências e constantemente cria jogadas importantes lá na frente, além de até agora não ter tomado um único cartão. Outro jogador extremamente importante é Emerson Lopes: Desde que surgiu na nossa base, essa vem sendo sua melhor temporada, o que só me faz lamentar cada dia mais por não ter conseguido assinar com ele definitivamente.

O artilheiro, como era de se imaginar, é Mathieu Andre com 10 gols, seguido de Roka com 6. Aliás, este não vem conseguindo mostrar mais o protagonismo de antes, mas ainda assim, é muito importante para a equipe. Outros destaques ficam para Ali Faez e Diogo Aqueu. Parece que enfim tenho um lateral esquerdo!

Pela lista, dá para ver que alguns jogadores estão indo embora na próxima janela, com destaque para o último remanescente da primeira temporada. Suently Alberto pouco vinha jogando e pediu para ser posto na lista de transferências pois queria jogar em outro lugar e assumir papel de protagonismo. Jamais cortaria as pernas do rapaz, que com 29 anos, precisa realmente começar a pensar em planejamento de carreira. Outros que irão sair são Lucas Venuto (e seu imenso salário que já não era compatível com seu tempo de jogo), Pal Jorgen Garde, que vai ser emprestado como eu imaginava e Siwar Mena, que não agradou muito e irá ficar livre no mercado. Ainda há risco de Samuel Costa sair. Com multa rescisória de 4M e atraindo a atenção de times como PSG, City e Everton, dificilmente irei conseguir segurar o angolano se eles investirem no jovem.

 

Ekebco71be9d34cb9606ff.png

 

Os-Azuis-do-Restelo8893f5746f314b4e.png

É meus amigos, despencou! Estamos devendo quase 30M, a diretoria constantemente faz investimentos e mesmo assim a conta não bate. Isso tem muito a ver com os salários nem de jogadores em si, mas de equipe técnica (falarei sobre isso no próximo tópico). Quando subi, recebi a notícia de que ganharíamos quase 20M em receitas televisivas nessa temporada, mas até agora não vi essa grana entrando. Se esse dinheiro não aparecer, tamo ferrado!

 

Financas-Ihaa7d8d187255ba609.png

 

Os-Azuis-do-Restelo795e8380fcdd292f.png

Pelo menos a diretoria não tá se deixando levar pelo rombo nos cofres. Na verdade, se incomodaram mais conosco perdendo para a B-SAD do que para o Sporting. A campanha na Primeira Liga e na Taça tem ajudado muito nesse aspecto.

 

Confiancaafeabd4c6fdc8730.png

 

Como eu falei no tópico de finanças, o salário de equipe técnica tem sido um peso grande nas finanças, mas é um gasto extremamente importante. Como podem ver, temos os melhores preparadores em quase todos os aspectos, exceto para os goleiros. Nossa equipe de scout e recrutamento também é bom, só perdendo para o trio de ferro, e a equipe médica é suficiente também. Se eu quero me manter na Primeira Liga, eu preciso estar com bons profissionais ao meu lado.

Equipe-Tecnicaa752cfa0cfde0764.png

 

Outra coisa importante, a fornada de jovens mais uma vez não deve trazer muitos jogadores interessantes, mas pelo menos dessa vez devemos ganhar um bom jogador de ataque, o que não costuma acontecer com frequência.

Fornadaca73304e0b3c8319.png

 

Ah, o jogo contra o Porto nos deu o recorde de assistência e de arrecadamento. Espero que continuemos assim, pois precisamos de dindin! hahahah

E tem jogador nosso na mira da seleção! O mister Jorge Jesus largou o Benfica direto para a seleção portuguesa e vem acompanhando o futebol de Gonçalo Lacerda e Emerson Lopes.

Jogador-nosso-na-mira-da-selecaoe6c45da8

 

Por fim, vamos as besteirinhas:

Elias Maluco faltou nada menos do que 10 treinamentos. Enquadrei ele e ele meteu esse deboche aqui:

Mas-que-fdpc934b63da5db3eb6.png

 

E a Dilma sempre esteve certa: Pegamos a meta e dobramos a meta!

UAU47340c9be9463e96.png

 

adb25435e134a7f12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses (C6.1) - De volta pra minha terra. [Att: 11/01]
  • Vice-Presidente

Perdeu muito pouco até aqui, o que para um time recém-promovido é bastante coisa. Perdeu para Porto e Sporting, algo completamente previsível, mas, perdeu no clássico também, contra uma equipe que pelo menos está disputando mais acima na tabela. Se continuar não perdendo para quem está abaixo, deve ficar por aí até o final do campeonato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa sua primeira temporada na 1a Liga está lembrando bastante a que fiz com o Nacional no FM 17. O time era cotado para cair mas não passou nem perto disso, terminamos em décimo lugar e ainda chegamos em uma final de copa, acho que da Taça de Portugal. Eu vejo um caminho bem parecido aqui e acho que da mesma forma pode surpreender nas competições eliminatórias.

É aquilo que a gente sempre fala, a primeira divisão portuguesa não é das mais complicadas em si e daqui há duas ou três temporadas isso deve ficar ainda mais claro pra você: vai conseguir dominar com folga as equipes mais fracas mas o bicho vai pegar mesmo contra o Braga e o trio de ferro. Aí a melhor coisa que você faz é garantir vaga europeia todo ano e tentar aumentar as receitas com as participações continentais para poder começar a competir com os maiores.

E essa derrota pro não-Belenenses hein? Dolorida demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 31/12/2021 em 15:39, victor095 disse:

obs: acho que se você conseguir o acesso pra elite, a torcida vai em peso comprar ingresso de temporada e acredito que podem até dobrar esse número hahahahaha

O que eu cravei aqui É SACANAGEM hahahaha 

Até agora já deu pra ver que não deve sofrer mesmo e no mínimo fica ali sonhando se vai dar ou não pra brigar até o fim por uma vaguinha europeia, apesar de ser difícil ainda.

na taça inclusive se passar e o sorteio colaborar, bate uma final contra um dos gigantes, seria legal de ver.  Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campanha ótima pra primeira temporada na elite. Como comentou na postagem, não corre riscos de rebaixamento e ainda não tá muito longe de uma vaga europeia, que seria a cereja do bolo nessa temporada.

Elias Maluco deixando o treinador louco desde 2023 haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

várias mexidas para preparar o regresso ao devido lugar e mesmo sendo poucos os amistosos, foram positivos. A primeira metade da época foi acima do esperado e a posição na tabela assim o mostra. Já na taça, tens tudo para chegar às meias-finais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De volta ao lugar de onde não deveria ter saído, o Belenenses do técnico Fujarra não precisa fazer muito na temporada para que ela seja positiva. 

Contratou vários jovens e dois jogadores com 30 anos por empréstimo. É uma estratégia? Seu objetivo é ter um elenco com quantas nacionalidades?😀

O Belém faz uma temporada tranquila até aqui e espera-se que continue assim até o fim dela. Acho que correrá tudo bem até o fim.

Se o buraco nas finanças pode preocupá-lo, tudo indica que as receitas televisivas chegarão no fim da temporada, já que nada pingou até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Derrotas até aceitáveis, Sporting e Porto. Outras nem tanto, Belenenses SAD. Com um jogo a menos que o Rio Ave é possível terminar o primeiro turno entre o 6º e o 8º lugar. Na torcida para que isso aconteça e as finanças não atrapalhem a caminhada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Po Marcin eu volto depois de mais de 1 mês e ta quase tudo diferente menos em um lugar, as finanças, mas eu ja disse dinheiro é psicológico 

A única coisa triste da temporada até aqui é o SAD está bem, mas disso o Belenenses o Original enquadra esse falsificado kk

Mas porque Fernandes estava encostado no Sport cara, ele é muito bom, que doidera, mas tu também não tem nada a ver com isso o importante é que ele é dono do meio campo kkkk

Elias Maluco simplesmente um ídolo cara, um gênio incompreendido kkkk, completamente dodói da cabeça

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu perdi muita coisa desse save mas não posso ignorar a capacidade de contratação do treinador: Quaresma foi o ponto alto mas o possante Tshabalala também tem sua história pra contar.

A Liga Portuguesa sempre tem um ar de fácil de disputar, impossível de ser campeão. Nesse sentido, o ano de estreia é glorioso e a campanha surpreende apenas os infiéis, já está no meio de tabela e olhando pra cima. O problema que os passos além, que são ligas europeias e título, são inalcançáveis no curto prazo.

Boa sorte na sequência

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem joga em Portugal gosta de bancar o Charlinho: Ou gosta de elenco, ou gosta de dinheiro.

Boa sorte no prosseguimento.

Em tempo: Esse SAD tá melhor que você, hein??? Tá moscando pra passar logo eles, tá fraquinho, olha lá. HAHAHAHAHAHAHA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2022 em 23:18, Fujarra disse:

Ah, o jogo contra o Porto nos deu o recorde de assistência e de arrecadamento. Espero que continuemos assim, pois precisamos de dindin! hahahah

Meteu um PT-PT aqui no arrecadamento hahaha (pode ignorar esse comentário)

--

Bem, a filial portuguesa da ONU vem fazendo um ótimo trabalho na PL. Perder pouco é fundamental nesse início, para dar confiança para as fases mais agudas da temporada. Na taça da liga achei a eliminação precoce uma boa, sinceramente; lógico que ninguém gosta de perder, mas já que perdeu abre uma boa folga no calendário, algo importante para a reestreia na divisão (B-SAD é o caralho). 

Enquanto isso, na taça fez um um estrago contra o Sporting de Covilhã e agora espero fazer o mesmo com o Santa Clara. A depender do chaveamento (é por sorteio?) pode até pintar numa final. 

Dos contratados, achei curioso o basco com nome de norueguês e também daria um livro de autoajuda para o Ofori hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/01/2022 em 07:49, Henrique M. disse:

Perdeu muito pouco até aqui, o que para um time recém-promovido é bastante coisa. Perdeu para Porto e Sporting, algo completamente previsível, mas, perdeu no clássico também, contra uma equipe que pelo menos está disputando mais acima na tabela. Se continuar não perdendo para quem está abaixo, deve ficar por aí até o final do campeonato.

A B-SAD a gente já venceu no passado estando na Terceira e Segunda Liga, quando os enfrentamos pela Taça, então até fiquei um pouco decepcionado sim, mas num geral, acho que fizemos nossa parte nesse primeiro semestre, ganhando pontos importantes que podem ser preciosos para a reta final da temporada.

E enfrentar os times grandes do campeonato ainda é algo muito difícil pra gente, vamos ver se uma hora a gente chega lá.

 

Em 11/01/2022 em 09:30, Tsuru disse:

Essa sua primeira temporada na 1a Liga está lembrando bastante a que fiz com o Nacional no FM 17. O time era cotado para cair mas não passou nem perto disso, terminamos em décimo lugar e ainda chegamos em uma final de copa, acho que da Taça de Portugal. Eu vejo um caminho bem parecido aqui e acho que da mesma forma pode surpreender nas competições eliminatórias.

É aquilo que a gente sempre fala, a primeira divisão portuguesa não é das mais complicadas em si e daqui há duas ou três temporadas isso deve ficar ainda mais claro pra você: vai conseguir dominar com folga as equipes mais fracas mas o bicho vai pegar mesmo contra o Braga e o trio de ferro. Aí a melhor coisa que você faz é garantir vaga europeia todo ano e tentar aumentar as receitas com as participações continentais para poder começar a competir com os maiores.

E essa derrota pro não-Belenenses hein? Dolorida demais.

As competições eliminatórias são boas pois elas permitem sonhar um pouco mais, seja por causa dos sorteios, seja até pela importância que as demais equipes dão a ela. Estamos vivos!

É como você disse mesmo, parece que existem 2 campeonatos em Portugal: Um do trio de ferro misturado a um ou outro intruso e o outro dos demais. Parece quase um estadual grande hahahah

Essa derrota me pegou mesmo, confesso. Espero dar o troco no segundo turno, ainda mais que vai ser em casa.

Valeu Tsuru!

 

Em 11/01/2022 em 10:25, victor095 disse:

O que eu cravei aqui É SACANAGEM hahahaha 

Até agora já deu pra ver que não deve sofrer mesmo e no mínimo fica ali sonhando se vai dar ou não pra brigar até o fim por uma vaguinha europeia, apesar de ser difícil ainda.

na taça inclusive se passar e o sorteio colaborar, bate uma final contra um dos gigantes, seria legal de ver.  Boa sorte!

Rapaz, eu fiquei pensando nisso quando postei HAHAHHAHAHA

Eu acho que nessa temporada é difícil sonhar com vaga europeia, mesmo agora existindo a Conference. Sobreviver já tá de bom tamanho, e isso eu acho que a gente tá tirando de letra.

Na Taça, eu quero muito que os grandes se enfrentem na chave das semis hahahha mas pra isso a gente precisa primeiro chegar lá, né?

Valeu Victor!

 

Em 11/01/2022 em 12:14, div disse:

Campanha ótima pra primeira temporada na elite. Como comentou na postagem, não corre riscos de rebaixamento e ainda não tá muito longe de uma vaga europeia, que seria a cereja do bolo nessa temporada.

Elias Maluco deixando o treinador louco desde 2023 haha

Também acho que é uma ótima campanha até aqui, pra mim ficar no meio termo já tá ótimo, vaga europeia é quase que sonhar demais :P

Elias Maluco, muito maluco mesmo. OBS: Renovei com ele, pq? Sei lá, sou maluco também. HAHAHAHA

 

Em 11/01/2022 em 14:03, Cadete213 disse:

várias mexidas para preparar o regresso ao devido lugar e mesmo sendo poucos os amistosos, foram positivos. A primeira metade da época foi acima do esperado e a posição na tabela assim o mostra. Já na taça, tens tudo para chegar às meias-finais.

Foi um bom mercado, apesar de intenso, mas o medo é para a janela de janeiro, que promete ser muito movimentada, levando em consideração às sondagens que meus jogadores vem recebendo.

Espero chegar nas semis tbm!

Valeu Cadete!

 

Em 11/01/2022 em 15:48, GGilson disse:

De volta ao lugar de onde não deveria ter saído, o Belenenses do técnico Fujarra não precisa fazer muito na temporada para que ela seja positiva. 

Contratou vários jovens e dois jogadores com 30 anos por empréstimo. É uma estratégia? Seu objetivo é ter um elenco com quantas nacionalidades?😀

O Belém faz uma temporada tranquila até aqui e espera-se que continue assim até o fim dela. Acho que correrá tudo bem até o fim.

Se o buraco nas finanças pode preocupá-lo, tudo indica que as receitas televisivas chegarão no fim da temporada, já que nada pingou até o momento.

É como o Tsuru falou e eu emendo: A Primeira Liga parece um pouco uma extensão da Segunda Liga, muitos times de nível semelhante. E aí temos os grandes de Portugal e alguns clubes que frequentam bastante competições europeias e, com isso, também tem uma grana. É um pouco desleal, mas pelo menos nos permite sonhar com segurança em fazer um campeonato tranquilo.

Na verdade é mais difícil de contratar do que parece. Enquanto jovens vivem se oferecendo na central de observação (eu não busco ngm no save, só presto atenção ali, quem se oferece e tá livre no mercado, faz teste e se eu julgar que vale, eu contrato). E daí vou juntando os relatórios e guardando os jogadores que me interessam. Dito isso, é muito complicado trazer jogadores com bagagem pro clube por conta dos altos salários que exigem, então as vezes empréstimos podem ajudar. E Fernandes, o meia do Sport, é um baita jogador pro nosso nível, mesmo pagando muito, acho que vale a pena, até mesmo pra ajudar a tutorar os jovens do clube (afinal, quase não tenho jogadores velhos). Sobre a nacionalidade, não tenho preconceito. Se a liga permite que eu tenha eles, eu to contratando hahaha se houvesse restrições, eu levaria isso em conta, mas não tem, então se tiver um cara de Guatemala que pode fazer parte do elenco e for acessível, é ele!

Eu também acho que a gente se safa sem sustos, e não sonho com vaga europeia por ora. Tá muito bom fazer uma temporada tranquila por ora.

Acredito que seja mesmo o caso, pois não pingou ainda essa grana. Inclusive, já terminei minha participação na Taça de Portugal e realmente, recebemos o dinheiro de contratos televisivos ao fim de nossa participação. Esse dinheiro vai ser muito importante pra nós.

Valeu Gilson!

 

Em 11/01/2022 em 17:05, LC disse:

Derrotas até aceitáveis, Sporting e Porto. Outras nem tanto, Belenenses SAD. Com um jogo a menos que o Rio Ave é possível terminar o primeiro turno entre o 6º e o 8º lugar. Na torcida para que isso aconteça e as finanças não atrapalhem a caminhada.

Concordo com você que as derrotas foram aceitáveis, menos contra a B-SAD, e sobre o jogo a menos, na verdade era um jogo atrasado, que só faremos lá pra frente. hahaha

Valeu LC!

 

Em 12/01/2022 em 16:51, Guilhererme disse:

Po Marcin eu volto depois de mais de 1 mês e ta quase tudo diferente menos em um lugar, as finanças, mas eu ja disse dinheiro é psicológico 

A única coisa triste da temporada até aqui é o SAD está bem, mas disso o Belenenses o Original enquadra esse falsificado kk

Mas porque Fernandes estava encostado no Sport cara, ele é muito bom, que doidera, mas tu também não tem nada a ver com isso o importante é que ele é dono do meio campo kkkk

Elias Maluco simplesmente um ídolo cara, um gênio incompreendido kkkk, completamente dodói da cabeça

As finanças estão capengas, jogar em Portugal é teste pra cardíaco!

Daqui em breve tenho certeza que a gente vai ver a B-SAD sendo rebaixada, anote!

Exato, Fernandes é um ótimo jogador. Agora, o Sport quer cobrar da gente uma nota caso a gente queira ficar com ele, coitados kkkkkkkkkkk

Contrato RENOVADO com Elias Maluco, simplesmente pq sou doido. hahahahha

Valeu Guilherme!

 

Em 14/01/2022 em 22:48, Peepe disse:

Eu perdi muita coisa desse save mas não posso ignorar a capacidade de contratação do treinador: Quaresma foi o ponto alto mas o possante Tshabalala também tem sua história pra contar.

A Liga Portuguesa sempre tem um ar de fácil de disputar, impossível de ser campeão. Nesse sentido, o ano de estreia é glorioso e a campanha surpreende apenas os infiéis, já está no meio de tabela e olhando pra cima. O problema que os passos além, que são ligas europeias e título, são inalcançáveis no curto prazo.

Boa sorte na sequência

Quaresma foi surreal, e mesmo capenga, correspondeu. Tshabalala podia ter dado mais, mas pelo menos trouxe um pouco de folclorismo com seu nome exótico!

Concordo que pensar além de sobrevivência é um pouco demais. Mas realmente, parece uma extensão da Segunda Liga, com alguns clubes juntos que são totalmente fora dos padrões, como o trio de ferro. Ali, pra gente bater de frente, vai demorar um bocado.

Valeu Peepe!

 

13 horas atrás, CCSantos disse:

Quem joga em Portugal gosta de bancar o Charlinho: Ou gosta de elenco, ou gosta de dinheiro.

Boa sorte no prosseguimento.

Em tempo: Esse SAD tá melhor que você, hein??? Tá moscando pra passar logo eles, tá fraquinho, olha lá. HAHAHAHAHAHAHA

Hahahahahahah ótima comparação

A SAD tem vantagem por estar na Primeira Liga desde que começamos o save, né? Mas anota: A gente ainda vai ver eles sendo rebaixados

Valeu Cleyton!

 

12 horas atrás, #Vini disse:

Meteu um PT-PT aqui no arrecadamento hahaha (pode ignorar esse comentário)

--

Bem, a filial portuguesa da ONU vem fazendo um ótimo trabalho na PL. Perder pouco é fundamental nesse início, para dar confiança para as fases mais agudas da temporada. Na taça da liga achei a eliminação precoce uma boa, sinceramente; lógico que ninguém gosta de perder, mas já que perdeu abre uma boa folga no calendário, algo importante para a reestreia na divisão (B-SAD é o caralho). 

Enquanto isso, na taça fez um um estrago contra o Sporting de Covilhã e agora espero fazer o mesmo com o Santa Clara. A depender do chaveamento (é por sorteio?) pode até pintar numa final. 

Dos contratados, achei curioso o basco com nome de norueguês e também daria um livro de autoajuda para o Ofori hahaha

HAHAHAHAHAH é costume de falar o que está escrito, bilheteria fica só na mente

Filial da ONU foi foda hahaha mas realmente, o foco é perder só o necessário (se é que isso é uma estratégia) pra criar gordura lá pra frente. Se me perguntar se acho que a gente se classifica pra competições europeias, te direi que não, mas não achava impossível uma campanha assim.

Concordo que a eliminação veio a calhar. Essa competição é a mais difícil da temporada e ainda falta muito pra gente ter nível pra ela. Se ainda desse grana, mas nem isso.

Rapaz, o Sporting da Covilhã nem viu o que passou por cima deles. Já o Santa Clara é acessível e sim, é sorteio, totalmente aleatório, pode ter um Sporting vs Porto já na segunda fase (que é quando os times da Primeira Liga entram. Eu acho muito bom na verdade, é como deveria ser na Copa do Brasil tbm, prestigia os pequenos e dá chance pra geral surpreender.

O basco me surpreendeu tbm, quando vi achei que ele era da Finlândia HUAHAUHAU já Ofori pode ser um puta goleiro no futuro, mas essa personalidade dele é de foder. Pior que não tenho goleiros de mais idade para tutorar, mas tenho em mente contratar alguém pra meta na próxima temporada que (tente) ajudar Ofori a atingir o seu potencial.

Valeu Vini!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os-Azuis-do-Restelo1e1a0fd5c7ca1a79.png

Capítulo 6.2 - Debandada.

Como o título sugere, após a virada de ano, a janela de transferências de meio de temporada foi danosa ao clube. Bom, entrou grana à rodo, mas a que custo desportivo? Veremos agora.

 

Os-Azuis-do-Restelob51cd706e17a683d.png

Vejam o estrago vocês mesmos.

Transferenciasd356a469ab532a17.png

 

Das saídas que renderam grana ao clube, quase todas foram no período de janeiro. Gonçalo Lacerda, Cyrille Ouédraogo e Samuel Costa foram 3 baixas extremamente infelizes, todos saindo por suas multas rescisórias. O zagueiro burkinês inclusive havia acabado de assinar contrato aumentando a multa, pois a anterior era de só 4M. Já a saída de Roka foi aceita pela diretoria, que achou a proposta do Sevilla por 10M muito boa para se recusar. Consegui pedir a eles uma renegociação, e os espanhóis pagaram 14M + 40% de uma futura transferência. Aos curiosos pelos números do "futuro Eusébio", foram 134 partidas, 101 gols e 23 assistências, quase que aproveitamento de ao menos uma participação em gols por partida, abissal, com média geral de 7,19. Enfim, que tenha boa sorte na Espanha! O único que eu botei à venda foi Lucas Venuto, que pouco vinha jogando e não correspondeu nem na temporada passada, conosco na Segunda Liga. No fim, saiu mais barato do que pagamos por ele.

Com muitas saídas, fomos obrigados a ir ao mercado de transferências. Como saíram muitos salários da nossa folha, consegui trazer alguns jogadores sem grandes preocupações, o problema maior foi achar BONS jogadores para fazer as reposições e, sinceramente, não saí satisfeito, mas no fim, fiz o necessário para ter um elenco pelo menos apto a competir até o fim da temporada. Importante lembrar que Suently Alberto foi vendido, mas imediatamente trazido de volta por empréstimo, num movimento que valeu muito a pena para nós: recebia 30 mil por mês, voltou recebendo 15 mil.

 

Z - Daan Dierckx - Emprestado pelo Genk: Sem opções para a zaga, ou eu trazia o jovem belga para compor elenco ou contratava Rafael Tolói, de muito mais qualidade mas com 35 anos e salário de quase 300 mil por mês. Entre um e outro, preferi o que traria menos prejuízo aos cofres.

LD - João Ferreira - Emprestado pelo Nimes: Outro que veio emprestado pela necessidade, precisava de alguém para revezar com o argentino Santamaría, mas não espero nada além do que um reserva útil do português.

V - Dirceu - Último clube: Fluminense: Aqui eu sinceramente dei sorte, pois vejo em Dirceu potencial para a Primeira Liga. Não vi sentido algum no Fluminense ter dispensado o jovem, exceto que ele tenha feito força para sair. 

M - Rody Abresch - Emprestado pelo VVV-Venlo: Jovem de boa técnica e passe, pode ser um reserva útil para o meio de campo.

PD/CA - Yuri Alberto - Último clube: Nashville: Livre no mercado após seu contrato com a equipe americana se encerrar, teve ótima média nos 3 anos que passou nos Estados Unidos e é minha aposta para substituir Roka. Salário salgado, logo, espero muito dele.

 

Como de costume, contratamos também alguns jovens de potencial, com 2 deles já devidamente emprestados:

Solomon Asare - Ramón PiccininKolbeinn Ódinsson

 

Os-Azuis-do-Restelo056bbd02f8ac5dfe.png

Clique nos placares para ver as estatísticas:

 

 

JANEIRO:

C - Boavista - Primeira Liga: 2x1

Eis um jogo que eu não esperava vencer com tamanha facilidade como foi. Mesmo o jogo tendo sido na nossa casa, o Boavista não jogou nada, o que é em pouco pra um time que vem frequentando Europa League aqui no save. O gol deles, já no finzinho do jogo, foi mais um canto do cisne do que qualquer outra coisa.

F - Benfica - Primeira Liga: 0x3

Extremamente previsível. Próximo!

F - Paços de Ferreira - Primeira Liga: 2x3

Jogo de muitas emoções. O Paços abriu o placar aos 11' após bom início de jogo. Aos poucos, vomos buscando nosso espaço até que conseguimos empatar no fim do primeiro tempo. Ao voltarmos pro segundo tempo, viramos com Martinez e, com isso, passamos a controlar o jogo. Tudo parecia sob controle até que Gonçalo Lacerda tomou cartão amarelo aos 66' e outro aos 68', indo pro vestiário mais cedo. Na cobrança da falta mesmo eles empataram e 5 minutos depois viraram o jogo para eles. Uma lástima.

C - Santa Clara - Taça de Portugal: 2x0

Depois de duas derrotas seguidas, o ânimo no vestiário estava para baixo e cheguei a temer por esta partida, mas os jogadores entraram bem focados e dispostos, fazendo uma boa partida e garantindo os Belenenses nas semifinais!

C - Portimonense - Primeira Liga: 2x0

Voltamos a vencer por 2x0, agora pela Liga. Martinez marcou o primeiro, e a jóia Dirceu mostrou a que veio, marcando gol em sua segunda partida como titular. Talvez eu não sinta falta de Samuel Costa.

C - Santa Clara - Primeira Liga: 1x2

1 semana depois, mesmo jogo em casa contra o mesmo time, agora pela Liga, e com o time já bem desfigurado por conta das vendas que se concretizaram antes desse jogo, tivemos bastante dificuldade, acredito mais pelo entrosamento e, no fim, acabamos tomando a virada, após saírmos vencendo com gol de Van Cuong. Pior que não jogamos mal.

F - Feirense - Primeira Liga: 1x0

Fora de casa, tivemos um jogo duro, apesar das estatísticas mostrarem que chutamos a rodo pra gol. No início só deu eles, mas conforme foram reduzindo a marcha, fomos aumentando a nossa, e em um escanteio, Emerson Lopes foi lá e marcou o preferido dele de cabeça.

C - Académica de Coimbra - Primeira Liga: 2x0

Vencemos sem dificuldades a Académica, que anda mal das pernas no campeonato. Andre voltou a marcar após sei lá quantos jogos sem marcar, enquanto o segundo foi dobradinha de jogadores que acabavam de entrar no segundo tempo: Van Cuong cobrou escanteio na cabeça de Dirceu, que escorou pro gol.

 

FEVEREIRO:

F - Porto - Taça de Portugal: 1x1

Milagre. É como eu posso chamar essa partida. Armei o time num 5-3-2 completamente não-usual a equipe, acostumada apenas a jogar pra frente, pra ver se a gente conseguia impedir uma goleada homérica fora de casa. Pra minha surpresa, Yuri Alberto abriu o placar aos 31', mas 4 minutos depois eles já tinham empatado. O jogo seguiu tenso, nossos jogadores não conseguiam assustar o Porto, mas o Porto também tentava muito mas sempre de muito longe, impedidos por nosso ferrolho. Por fim, a estrela de Yuri e Lekbab foram mais altas, ajudando a gente a sair daqui com um valioso resultado.

C - Vitória de Guimarães - Primeira Liga: 1x1

3 dias depois e a gente já estava jogando pela Liga e aí, decidi escalar um time misto visando o jogo de volta contra o Porto. Aqui, apesar de termos cedido o empate, saio satisfeito, a equipe jogou bem contra um adversário duro e fez o que dava conforme as possibilidades.

C - Porto - Taça de Portugal: 0x4

Se a gente sonhou um dia que era possível passar do Porto, esse balde de água fria mostrou que ainda falta muito (mas muito) chão pro Belenenses. No primeiro tempo, tática defensiva até o talo: tomamos 2 gols. No segundo tempo, tentamos ser mais ofensivos e até conseguimos, mas tomamos 2 gols no contra-ataque. E foi isso, paramos nas semifinais.

F - Braga - Primeira Liga: 1x0

Jogo burocrático, de poucas chances para ambos os lados. Por sorte nossa, vencemos com um gol achado de Yuri Alberto.

F - Porto - Primeira Liga: 1x4

E lá vem eles de novo! Novamente, não tem muito o que falar. Pobre Lekbab...

F - Vilafranquense - Primeira Liga: 1x4

Crise? Jogamos com uma equipe mista já que alguns jogadores estavam cansados da maratona de jogos. E fora de casa, fomos massacrados pelo Vilafranquense, que jogou muito mais do que a gente. E a gente podia ter perdido de mais.

 

MARÇO:

C - Sporting - Primeira Liga: 3x3

Que jogo estressante, minha nossa senhora. O Sporting abriu o placar, mas a gente conseguiu buscar o empate aos 26'. Menos de 10 minutos depois, eles estavam na frente de novo. Passamos grande parte do segundo tempo tentando novamente marcar outro gol, e conseguimos, mas 3 minutos depois eles marcaram outro. Já estava xingando Deus e o mundo quando Mathieu Andre empatou pela terceira vez pra gente. Foi um jogo bem equilibrado, não é um resultado injusto. Injusto seria perder!

F - Rio Ave - Primeira Liga: 2x3

Aqui não dá pra dizer que a derrota foi injusta. Até jogamos bem, mas eles jogaram melhor, aproveitaram os espaços da nossa defesa e marcaram 3 gols, um de pênalti.

C - Gil Vicente - Primeira Liga: 1x0

No primeiro minuto de jogo Santamaría abriu o placar para nós. Depois disso, o jogo ficou morno, com poucas chances levando real perigo aos goleiros. Acho até que o Gil Vicente foi mais agressivo, mas nós fomos mais competentes.

 

ABRIL:

F - Moreirense - Primeira Liga: 1x3

Deu não. Até fizemos um jogo equilibrado, mas não soubemos aproveitar nossas chances, enquanto o adversário sim. Riley marcou um gol contra ridículo, ao ponto de eu me perguntar se o gol nosso era a favor ou contra mesmo, tamanho ímpeto no chute pro nosso gol. Já nos acréscimos, Denilson Ferreira descontou com golaço de fora da área que bateu no travessão e entrou, mas já era muito tarde pra isso significar algo além de um bonito gol.

C - Belenenses SAD - Primeira Liga: 2x2

Na nossa volta à Primeira Liga, não conseguimos vencer a B-SAD. O jogo do segundo turno foi disputado, nossos rivais começaram o jogo já abrindo o placar, buscamos a virada mas já no finzinho um tal de Chico empatou. Fica pra próxima temporada.

F - Farense - Primeira Liga: 3x1

Fora de casa, surpreendemos o quarto colocado do campeonato, mesmo com o desfalque de nosso goleiro titular. Quando o jogo estava empatado, Andre marcou o nosso segundo gol, mas o árbitro injustamente anulou. Irritado, o martiniquense foi lá e marcou outros 2 em um espaço de 3 minutos. Monstro!

C - Braga - Primeira Liga: 4x1

Fizemos um excelente jogo contra o Braga, vencendo com folgas e dominando o jogo todo. Andre novamente marcou 2 gols, os 2 últimos do jogo.

 

MAIO:

F - Boavista - Primeira Liga: 3x1

Outra boa vitória nossa, agora contra o Boavista. Martinez e Andre seguem decidindo jogos para nós, mas o destaque ficou para o golaço contra bisonho do adversário, que foi recuar pro goleirão e acabou encobrindo ele.

C - Benfica - Primeira Liga: 1x5

Dos 5 gols que levamos, 2 foram falhas feias de Lekbab, mas ainda assim, perdemos por muito. Não abdiquei de tentar atacar e fui punido com isso, mas pelo menos consegui manter um volume de jogo parecido com o Benfica.

 

Foi um returno ruim? Foi. Mas eu acho que pelo nível da perda de peças importantes da equipe, fizemos todo o possível e ainda conseguimos bons jogos, como o 4x1 no Braga e um muito surpreendente 3x3 com o Sporting. 

Jogos13cd8898c0beb682.png

 

1b1dce9d26321132b.png

O bom primeiro turno nos fez terminar a temporada numa posição tranquila, mas a 11 pontos do primeiro colocado às competições europeias. Tudo bem, não era o foco, acho que fizemos bonito, seja no primeiro turno onde sonhamos, seja no segundo, onde seguramos o rojão das saídas. Agora, destaque para o rebaixamento horroroso da Académica, que fez só 15 pontos. Achei que o Vilafranquense cairia e eles se mantiveram na metade da tabela.

Ah, para os curiosos, o Benfica venceu o Porto na final da Taça de Portugal por 1x0. 

 

Classificacao-Final23378ae9c46d3df2.png

 

Os-Azuis-do-Restelod5be2a1ba2282c47.png

Como era de se imaginar, poucos jogadores se destacaram até o fim da campanha, após a irregularidade do segundo turno. Emerson Lopes (que foi pra quarta temporada emprestado a nós e irá para a quinta) foi o melhor jogador, fazendo desarmes como esperado e marcando seus golzinhos aqui e ali. Fernandes também termina a temporada como um dos que mais jogaram, se provando um bom investimento, mas este não terá o contrato renovado. Nos gols. Mathieu Andre reinou disparado na artilharia, na frente de José Martinez. Estes 2 são os próximos que eu acho que sairão do clube, com Mathieu Andre eu tenho certeza, pois vem sendo sondado por mais de 50 CLUBES, incluindo as potências da Europa. A multa rescisória dele é de 40M, mas acho que algo em torno de 25~30 milhões a diretoria já pressiona pela venda. Teremos trabalho na temporada que vem para qualificar o elenco e já comecei desde antes do fim da temporada a analisar o mercado, assinando pré-contrato com 2 bons jogadores, os quais conheceremos na próxima postagem.

Dos empréstimos, renovei com Thiago Santamaría (bom reserva, gostei dos jogos que fez como titular) e Emerson Lopes. Fernandes é muito caro, então por ora procurarei outra opção. Lekbab falhou bastante em alguns jogos, me fazendo crer que a passagem dele pelo Belenenses enfim chega ao fim, após 4 temporadas emprestados a nós. Marcelinho é um bom jogador, mas está entrando no último ano de contrato no Celta de Vigo e ele tem cláusula de porcentagem de venda e participação em jogos (e por lá ele jogava), então não quero desperdiçar a chance de lucrar com ele, logo, não trarei ele de novo. Já Suently Alberto, trazido na necessidade por empréstimo logo após ter sido vendido, encerrará de vez sua passagem pela Belenenses, sendo assim o penúltimo jogador da campanha na Distrital a sair do clube, caso queiram considerar Emerson Lopes o último (já que fez parte do elenco principal naquela temporada, mas não chegou a jogar).

Ali Faez fez uma boa temporada, mas está na hora de deixarmos o zagueirão iraquiano seguir a vida dele. Foram 2 ótimas temporadas, mas com 31 anos, já espero queda de qualidade na próxima temporada, e com o salário que ele recebe, a gente traz outro xerife com menos idade e até melhores atributos defensivos. Porém, sou só gratidão a ele.

Jogadoresbf99fc2b6dba02a4.png

 

Os-Azuis-do-Restelo8893f5746f314b4e.png

De uma dívida de quase 30M para 14M em caixa. As vendas de jogadores foram muito benéficas aos nossos cofres, não posso reclamar disso. Fizemos 50M em transferências, muita grana mesmo! Pena que perdemos quase 8M em impostos.

 

Financas00c5e03c6b0388e7.png

 

Mas o mistério ainda fica para as receitas televisivas: Aqui diz que fizemos 23M em transmissões, mas eu não vi essa grana entrando e ela não consta no sumário comercial. Será que aqui é igual no Brasil, que as cotas de televisão servem para penhoras? hahahaa

Uou4b77f4d6bbb8594b.png

 

Por fim quero mostrar isso aqui: Olha a diferença de valores publicitários do Benfica pra gente hahahaha isso porque somos um clube de grande torcida.

kkk344a709f5306b275.png

 

Os-Azuis-do-Restelo61b8b011bb35ede2.jpg

Mais uma vez, uma fornada bem mequetrefe. Não se enganem com o potencial dos 2 primeiros, eles não são bons. Tanta decepção me fez demitir o Diretor da Base e trazer Paulinho Mossoró lá do Brasil. Vamos ver se agora vai, ele é bem melhor que o anterior diretor.

 

Potenciais-Foda-sese34d408b57e7895c.png

 

Os-Azuis-do-Restelo795e8380fcdd292f.png

Tudo nas mil maravilhas maravilhosas, ainda mais depois da campanha de retorno à Primeira Liga que fizemos.

 

Confianca151a8de09a256918.png

 

Me amarro em ver o melhor 11 de todos os tempos, pois a gente vê jogadores de diferentes épocas do clube. Renan até hoje segue soberano no ataque, junto de André Frias. Heróis da resistência! Inclusive, por onde andam os heróis da campanha da 1ª Divisão Distrital?

Melhor-11e67371917af0a160.png

 

Seguimos batendo recorde de público, e dá pra conseguir mais no Restelo!

Recorde-de-Publico9a3a54706ae8a8f8.png

 

Não tivemos prêmios individuais nesta temporada, mas é interessante mostrar que Mathieu Andre quase venceu o NxGn dessa temporada. Pra quem não sabe, é um prêmio destinado aos futuros craques da próxima geração. O Martiniquense tá bem cotado!

NXGN76873d24f04f9bae.png

 

E aliás, tivemos 5 jogadores convocados pra Copa do Mundo, com Samuel Costa que saiu nessa temporada representando Angola também.

 

Por fim, queria mostrar isso pois é muito bom: O time sobe pra primeira divisão e cai no ranking de clubes europeus. XD

Ue875b5c70d7141984.png

 

adb25435e134a7f12.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fujarra changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses (C6.2) - Debandada. [Att: 19/01]

Grande campanha do Belenenses em seu retorno à Primeira Liga. Se geralmente a permanência já é considerada boa nessa situação, o fato do Belém ter ficado na cercania da zona europeia sugere que poderemos esperar uma equipe em competições continentais em pouco tempo.

A janela de janeiro teve tudo para atrapalhá-lo esportivamente no restante da temporada, já que na parte financeira ela foi muito benéfica. Contudo, o Belenenses soube resistir às saídas e fez o 2º turno (27 pontos), melhor que o 1º (23 pontos), o que me leva a questioná-lo o motivo de você ter achado o returno ruim. Você não está muito exigente, não?

Na Taça de Portugal, aquela semifinal contra o Porto deu um sabor de saudade aos adeptos. O empate no Dragão alimentou esperanças, mas no Restelo, o Porto mostrou que não estava para brincadeira e atropelou o Belém e depois fez algo parecido na liga.

Muito estranho esse negócio das receitas da TV. Pior ainda que não consta do sumário. Já não basta a diferença financeira dos Trio de Ferro para os demais clubes?

Em breve, o Restelo estará lotado.

Mathieu Andre não ficará muito tempo em Belém.

No que diz respeito ao ranking, você viu se outras equipes europeias subiram mais que o Belenenses provocando a queda dele mesmo com a promoção? Pode ser uma explicação.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito dinheiro a entrar nos cofres do clube, em Janeiro. Em termos desportivos, considero uma época bem positiva, só não concordo com o FM em ver a SAD terminar nos lugares europeus. De resto, tudo dentro do normal na Liga Portuguesa, com os 3 grandes no pódio e Benfica a vencer a Taça. Já conseguiste resultados interessantes contra os grandes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esperava até uma posição mais baixa, considerando o desmanche que foi feito no clube, estilo São Paulo 2015. Soube buscar boas alternativas, ainda que não sejam da mesma qualidade do que os jogadores vendidos. Agora é planejar o mercado considerando também a janela de janeiro, por que imagino que vá precisar dela para equacionar as finanças durante algum tempo, a não ser que consiga o top-5 rapidamente.

Bateu o teto na Taça, ainda mais que na semi o sorteio deixou os dois grandes em chaves opostas. Mas o primeiro jogo é daqueles para se orgulhar e usar como meta para os próximos encontros. 

Vamos ver o que o escritório diplomático de Portugal aprontará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após o desmanche também imaginei que os resultados seriam piores, mas deu pra perceber que o elenco aguentou bem. Agora é buscar reforços para tentar diminuir esse gap de 11 pontos para as competições continentais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segurou bem o rojão depois de janeiro, era natural ter uma queda ou estagnação depois de tantas saídas.

Olhando a tabela já deu ranço do Fake Belenenses cravando competição europeia e fiquei surpreso com a campanha bem fraca do Braga também.

Aliás, não tem ninguém na Academica pra roubar não? hahahaha

Parabéns pela campanha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Vice-Presidente

Surpreendente esse Farense onde está nessa tabela, dado o desempenho do clube na vida real desde que desceu.

Quanto ao clube, fez o que dava e ainda acho que deu sorte de achar um Yuri Alberto dando sopa por aí. Agora é trabalhar com mais tempo e opções para sonhar mais alto na próxima temporada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande trabalho até agora com o verdadeiro Belém. As dificuldades só começaram a aparecer na Segunda Liga, também muito por culpa do bom trabalho nas camadas jovens que vens a desenvolver desde o início do save. E deu para ver o lado romântico ao fazer regressar o Rolando ao clube que o formou ahah.

Para primeira época na Primeira Liga fizeste uma campanha bastante boa, mesmo depois da debandada que houve no mercado e que poderia indicar uma quebra nas competências da equipa. Agora, com as finanças novamente equilibradas, uma boa estrutura nas camadas jovens e reforços cirúrgicos para a equipa principal, parece que está tudo bem encaminhado para voltarmos a ver o Belenenses na competições europeias novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • div changed the title to Os Azuis do Restelo - Os Belenenses
  • Fujarra featured this tópico
  • div unfeatured this tópico
  • Fujarra locked this tópico
  • Fujarra unlocked this tópico
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Conteúdo Similar

    • JeanMichell6
      Por JeanMichell6
      Depois de mais de 1000 horas no FM 2021, eu tive a brilhante ideia de subir o Corinthian-Casuals da National 7 até a Premier kkk

      No entanto, o time é Amador e estou na National 2 e não estou conseguindo montar elenco competitivo uma vez que não posso pagar salarios e sempre que algum jogador se destaca eu perco ele de graça para outro time.
      Alguem já fez esse desafio de jogar com um time Amador, sabe me dizer se em algum momento ele se torna Profissional, o meu clube já foi adquirido por um consórcio e tem 8 Milhões no caixa mas continua amador
    • Danut
      Por Danut
      Obrigado ao @Fujarrapelo belo banner.
      Olá pessoal, sejam bem-vindos ao meu novo save. Depois de um tempo longe do FM, voltei a acompanhar o que o pessoal tem criado aqui na área. Pretendia ficar apenas como leitor, mas ver as histórias alheias reacendeu minha vontade de jogar, então cá estamos.
      Sem muita enrolação, vamos para a explicação do desafio: vou jogar um desafio de base na África do Sul. Para quem não sabe, o desafio de base é um tipo de save no qual o time treinado está proibido de contratar jogadores, seja por transferência, empréstimo ou mesmo atleta livre no mercado. A única possibilidade de reforçar a equipe é através dos atletas formados na própria base. No desafio original, também se começa com a equipe mais fraca da divisão. No meu caso, não vou seguir essa diretriz, tendo selecionado o clube que achei mais interessante para a proposta. No próximo post farei a apresentação do clube e explicarei a escolha.
      Falando em explicar escolhas, acho importante explicar a escolha do save, pois ela também ajudará os potenciais leitores a compreenderem o que esperar do tópico. Basicamente, eu tinha me decidido a voltar a jogar FM, mas não queria algo muito complicado. Pode parecer paradoxal ter chegado a um desafio de base a partir da busca por algo não muito complicado, mas eu considero que o desafio de base é mais um save longo do que um save complicado. Só o fato de não precisar lidar com observação e contratações já tira metade da enrolação de um save de FM. Fora isso, a rotatividade no elenco tende a ser mais baixa que em outros tipos de desafio, o que permite que o treinador já tenha uma noção do que esperar de seus atletas com o passar dos anos.
      Outro ponto fundamental é que, como o foco é no longo prazo, o desafio de base não precisa se ocupar tanto do dia a dia do clube. Minha pretensão inicial é seguir um estilo de postagem muito menos detalhado do que o que eu costumo utilizar nos meus tópicos, trazendo apenas uma ou duas atualizações por temporada e focando bem mais no panorama geral do que em cada jogo específico. Originalmente eu nem ia trazer o save aqui para a Profissão: Manager, mas aí pensei que a proposta é suficientemente diferente do usual para justificar a presença aqui. E também será um bom exercício para mim, tentar trazer uma história em um formato mais enxuto do que costumo fazer. Os que me acompanharem nessa jornada vão poder dizer no futuro se esse objetivo de escrever menos foi bem alcançado (a julgar por essa introdução, não será).
      Sobre a escolha do país propriamente dita, não teve nenhuma razão especial. Decidi que queria fazer um desafio de base em um país diferente dos suspeitos tradicionais. Bati o olho na África do Sul e resolvi ver as equipes que existiam por lá. Gostei de uma delas e fui adiante.
      Em relação aos detalhes iniciais do save, carreguei apenas as duas ligas da África do Sul, com uma base de dados pequena, pensando no bem do meu velho laptop. Como mostra a tag do tópico, estou jogando no FM 2021, que é o último que eu tenho. Iniciei o save em 19/10/2020, no começo dos jogos oficiais da 2ª divisão (pulei a pré-temporada, já que sigo a corrente que acha que amistoso e ficar em casa dormindo tem o mesmo impacto). Selecionei mascarar atributos e sem orçamentos na primeira janela (não que vá contratar alguém).
      Além disso, por descuido, deixei a possibilidade de utilizar o editor do jogo ativada. Como não ia postar o save aqui não me prestei a reiniciar só por isso. Depois mudei de ideia sobre postar, mas aí já não queria voltar tudo. Enfim, digo isso só para que todos fiquem cientes, mesmo que não esteja fazendo uso do editor. Já vi que dá para esconder o botão do editor nas opções do jogo e fiz isso. Não pretendo utilizá-lo para nada. Se o fizer, será em um futuro muito distante para brincar com o save no encerramento da sua vida útil, e deixarei bem avisado a todos.
      Feitas todas as considerações, é hora de partir para o jogo. No próximo post vou apresentar a equipe e as competições.
    • jvitorsch
      Por jvitorsch
      Fala turma, estou com um bug meio bizarro no meu FM 2021. A classificação das equipes argentinas está totalmente bugada. Quem deveria jogar a Libertadores está classificado para a sulamericana e vice-versa. O próprio River Plate que venceu a última libertadores no meu save, está classificado para jogar a sulamerica e não a libertadores. 
       
      Obs: Uso BRMundiUp e o jogo não é pirata. Estou no ano de 2023, segunda temporada no meu save. 
    • emmystos
      Por emmystos
      Alguém tem ainda alguma licença de FMRTE 21 para vender?
    • CCSantos
      Por CCSantos
      Pois é, cá estamos novamente. Depois de um tempo parado - e sem sequer jogar FM - decidi tirar um pouco a poeira do FM21, e decidir jogar um save que sempre quis tentar, mas que fora muito hypado em FMs anteriores, já que o time havia subido de forma surpreendente para a Série C.
      Estou falando do Atlético Acreano, equipe que foi do êxtase de quase conquistar um acesso à Série B em 2018, ao fato de ficar sem divisão nacional em 2023, já que o time sequer avançou para a segunda fase do Estadual - as vagas devem ficar com Humaitá (campeão estadual de forma inédita) e São Francisco ou ADESG.
      O time está prestes a fazer 70 anos de história (irá fazer esta idade no próximo dia 27 de abril), possui nove títulos Estaduais, e é o único time do Acre a subir na Série D do Campeonato Brasileiro, em 2017.
      No ano seguinte, disputando no Grupo A, encarando os times nordestinos e sofrendo com a questão logística, o time se superou a ponto de poder decidir jogar por uma questão de distância (pouparam atletas nas rodadas finais para encaixar o seu confronto nas quartas), visando o confronto contra o Cuiabá. Acabaram perdendo por 2 a 0 na Arena Cuiabá e empataram em 2 a 2 em Rio Branco, deixando o acesso para a equipe mato-grossense que, posteriormente, viria a subir para a Série A, inclusive retornando para a disputa de competições continentais neste ano de 2022.
      Em 2019, teve o azar de ver uma Série C com dez times nordestinos, a ponto de tirar ele e o Luverdense do Grupo A, repassando-os para o Grupo B - isso daí foi inserido também por uma questão de logística, pois haviam poucos voos diretos de Rio Branco para o Nordeste; não era incomum ver o Atlético fazendo escala até mesmo em Viracopos (Campinas), rumo ao Nordeste em 2018. O resultado disso? Ambas as equipes, com aporte financeiro consideravelmente menor em comparação aos clubes de Sudeste e Sul, acabaram caindo para a Série D.
      Depois disso, o clube se perdeu. Foi lanterna em seu grupo na Série D em 2020, sem ganhar um jogo sequer (oito empates e seis vitórias).
      Para assumir o Galo Carijó, avancei a temporada 2021. Na próxima atualização, repasso o que houve na equipe, antes de minha chegada. O time foi um dos três representantes do Acre na Série D, juntamente com o Rio Branco e o Galvez, porém, só teremos duas vagas a partir da disputa de 2022.
      A única coisa que posso colocar aqui, é que ele já possui vaga para a Série D em 2022, por ter sido vice-campeão estadual em 2021, onde perdeu o título para o Galvez.

      A equipe joga suas partidas na Arena da Floresta, em Rio Branco. Ela possui capacidade para mais de 13 mil torcedores, e nós dividimos o estádio com Rio Branco, Humaitá, Vasco e Plácido de Castro. Antes da era das 'Arenas', o estádio já foi o mais moderno do Norte do País.

      Na próxima atualização, como eu disse, vou destrinchar como foi este 2021 do Atlético Acreano, antes da minha chegada ao clube.
      Conto com vocês nessa. Um abraço.
      -----------------------------------------------------------------------
      Base de dados: 21.4
      Países: Toda a América do Sul (com todos os atletas disponíveis);
      Database utilizada no Brasil: Brasil Série D by F J (É o formato de DB que mais se aproxima do regulamento oficial da Série D, com definição de vagas via Estaduais)
      Outras databases: Argentina (Até a Primera B/Nacional A), Chile (expandido para a 3ªDivisão), Peru (expandido a 2ªDivisão), Uruguai (expandido a 3ªDivisão), Bolívia, Equador, Paraguai e Venezuela (Riddler) + DBs de realismo de treinadores.
×
×
  • Criar Novo...